BRPI1105691A2 - ferramenta elÉtrica - Google Patents

ferramenta elÉtrica Download PDF

Info

Publication number
BRPI1105691A2
BRPI1105691A2 BRPI1105691A BRPI1105691A2 BR PI1105691 A2 BRPI1105691 A2 BR PI1105691A2 BR PI1105691 A BRPI1105691 A BR PI1105691A BR PI1105691 A2 BRPI1105691 A2 BR PI1105691A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vibration
rotating
drill
power tool
handle
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Ryo Sunazuka
Hirokatsu Yamamoto
Takaaki Osada
Original Assignee
Makita Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Makita Corp filed Critical Makita Corp
Publication of BRPI1105691A2 publication Critical patent/BRPI1105691A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25FCOMBINATION OR MULTI-PURPOSE TOOLS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; DETAILS OR COMPONENTS OF PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS NOT PARTICULARLY RELATED TO THE OPERATIONS PERFORMED AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B25F5/00Details or components of portable power-driven tools not particularly related to the operations performed and not otherwise provided for
    • B25F5/006Vibration damping means
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24BMACHINES, DEVICES, OR PROCESSES FOR GRINDING OR POLISHING; DRESSING OR CONDITIONING OF ABRADING SURFACES; FEEDING OF GRINDING, POLISHING, OR LAPPING AGENTS
    • B24B41/00Component parts such as frames, beds, carriages, headstocks
    • B24B41/007Weight compensation; Temperature compensation; Vibration damping

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Finish Polishing, Edge Sharpening, And Grinding By Specific Grinding Devices (AREA)
  • Portable Power Tools In General (AREA)
  • Percussive Tools And Related Accessories (AREA)

Abstract

FERRAMENTA ELÉTRICA. Trata-se de uma ferramenta elétrica portátil aperfeiçoada que pode reduzir de forma eficaz a vibração de giro causada pela instabilidade de um elemento de rotação. A ferramenta elétrica tem uma pega 109 que é conectada a um corpo de ferramenta 103 e é projetada para ser empunhada por um usuário, e tem um mecanismo auto-síncrono 121 que reduz a vibração de giro causada no corpo de ferramenta 103 ou na pega 109 quando a broca 113 é acionada. O mecanismo auto-sincrono 121 é um tipo de fase variável que tem um corpo giratório 125 que serve como um vibrador e é acionado de forma giratória por uma fonte de acionamento 123 diferente de uma fonte de acionamento para a broca 113. Omecanismo auto-síncrono 121 é disposto no corpo de ferramenta 103 ou na pega 109 em que a vibração de giro é ocasionada, e disposto de modo que uma fase de vibração do corpo giratório 125 é automaticamente orientada para uma fase da vibração de giro, reduzindo, deste modo, a vibração de giro.

Description

"FERRAMENTA ELÉTRICA".
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a uma ferramenta elétrica portátil que pode reduzir vibração remoinhante causada em um corpo de ferramenta ou uma pega quando a broca de ferramenta é acionada.
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA RELACIONADA
A Publicação de patente não examinada aberta a inspeção pública nQ JP 2007-237357 apresenta uma ferramenta elétrica portátil, tal como um esmeril elétrico de disco, que tem uma estrutura a prova de vibração para reduzir a transmissão de vibração de um corpo de ferramenta na forma de um alojamento para uma pega. Na estrutura a prova de vibração conhecida mencionada acima, a pega é conectada a uma extremidade axial do alojamento através de uma estrutura esférica e um membro elástico é disposto entre o alojamento e a pega de maneira que a transmissão de vibração do alojamento para a pega seja reduzida.
No esmeril elétrico de disco que executa uma operação de esmerilhação/polimento pela rotação de uma broca de ferramenta na forma de uma roda de esmeril, quando os elementos rotativos (uma roda de esmeril, um motor, etc.) contanto que nenhum esmeril elétrico de disco seja acionado de maneira rotacional, se os elementos rotativos estiverem fora de equilíbrio com respeito ao eixo geométrico de rotação (o centro de massa e o centro de rotação estão desalinhados), os elementos rotativos remoinham ou giram no eixo geométrico de rotação deslocado em uma direção (direção radial) perpendicular ao eixo geométrico de rotação. Assim, o corpo de ferramenta ou a pega é induzido a executar um movimento de oscilação (movimento circular ou elíptico) em redor do centro de gravidade do esmeril elétrico de disco.
Especificamente, o corpo de ferramenta ou a pega é induzido a oscilar no centro de gravidade do esmeril elétrico de disco, com o desvio do eixo geométrico longo em uma direção perpendicular ao eixo geométrico longo, de maneira que a vibração remoinhante é induzida. Tal vibração remoinhante é constantemente causada sem levar em consideração a presença ou a ausência de carga na roda de esmeril. Na estrutura conhecida à prova de vibração em que a transmissão de vibração para a pega é reduzida pelo uso do membro elástico, no entanto, a vibração remoinhante descrita acima não pode ser reduzida adequadamente. Nesse ponto, um aprimoramento adicional é desejado.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Consequentemente, é um objetivo da invenção fornecer uma ferramenta elétrica portátil melhorada que possa reduzir efetivamente a vibração remoinhante causada pelo desequilíbrio de um elemento rotativo.
O objetivo descrito acima é atingido por uma invenção reivindicada. A ferramenta elétrica representativa é fornecida tendo um corpo de ferramenta e que executa uma operação predeterminada pela ativação de uma broca de ferramenta fixada ao corpo de ferramenta através a fonte de ativação predeterminada.
A ferramenta elétrica tem uma pega que é conectada ao corpo de ferramenta e projetada para ser segurada por um usuário, e um mecanismo auto sincronizado que reduz a vibração remoinhante causada no corpo de ferramenta ou na pega quando a broca de ferramenta é acionada. O mecanismo auto sincronizado é de um tipo de fase variável e tem um corpo rotativo que serve como um vibrador e é acionado de maneira rotacional por uma fonte de ativação diferente da fonte de ativação para a broca de ferramenta. Ademais, o mecanismo auto sincronizado é disposto no corpo de ferramenta ou a pega em que a vibração remoinhante é induzida, e disposta de modo que uma fase de vibração do corpo rotativo seja automaticamente ajustado para uma fase da vibração remoinhante do corpo de ferramenta ou da pega, através disso reduzindo a vibração remoinhante.
A "ferramenta elétrica" de acordo com a invenção é representada tipicamente por uma ferramenta giratória portátil tal como um esmeril elétrico de disco e uma roçadora que executa uma operação em uma peça de trabalho pela ativação rotacional de uma broca de ferramenta. A "vibração remoinhante causada no corpo de ferramenta ou na pega" neste se refere a uma vibração causada pelo movimento de oscilação (movimento circular ou elíptico) do corpo de ferramenta ou na pega em redor do centro de gravidade da ferramenta elétrica, e esse movimento de oscilação é induzido pela rotação de um elemento rotativo da ferramenta elétrica com o centro de massa (centro de gravidade) do elemento rotativo desalinhado do eixo geométrico de rotação do elemento rotativo, ou pelo desvio (oscilação) do elemento rotativo em uma direção (direção radial) perpendicular ao eixo geométrico de rotação do elemento rotativo. Em outras palavras, é uma vibração causada quando o corpo de ferramenta ou na pega gira com o desvio do eixo geométrico longo em uma direção perpendicular ao eixo geométrico longo. Geralmente, tal ferramenta elétrica tem uma pluralidade de elementos rotativos. Portanto, a velocidade de rotação do corpo rotativo do mecanismo auto sincronizado preferencialmente configurado para coincidir com a velocidade de rotação de um ou mais elementos rotativos que causam a vibração remoinhante na ferramenta elétrica.
De acordo com a invenção, quando a broca de ferramenta da ferramenta elétrica é acionada e a vibração remoinhante é induzida no corpo de ferramenta ou na pega, a fase de vibração do corpo rotativo do mecanismo auto sincronizado que é acionada de maneira rotacional separadamente da broca de ferramenta é automaticamente ajustada para a fase da vibração remoinhante do corpo de ferramenta ou na pega. Assim, a vibração remoinhante causada no corpo de ferramenta ou na pega pode ser reduzida.
A maneira em que "a fase de vibração do corpo rotativo é automaticamente ajustada para a fase de vibração remoinhante do corpo de ferramenta ou na pega" neste é chamada como a maneira (fenômeno) em que, com a finalidade de reduzir a vibração de um elemento vibratório (o corpo de ferramenta ou a pega), um elemento vibratório diferente (o corpo rotativo) de um tipo de fase variável é fornecido, e a amplitude e a freqüência de vibração do elemento vibratório de fase variável é ajustado para o de vibração do elemento vibratório a ser reduzida, e nesse momento, a fase de vibração do elemento vibratório de fase variável é automaticamente ajustado, ao longo do tempo após a ativação do motor, para estar oposto à fase de vibração do elemento vibratório a ser reduzida. Nesse caso, o completo acordo entre a amplitude não é um requerimento essencial, mas é apenas necessário que pelo menos parte da amplitude possa ser cancelada.
De acordo com uma modalidade adicional da invenção, o corpo rotativo é disposto de modo que o eixo geométrico de rotação se estenda perpendicularmente ou transversalmente a um plano da vibração remoinhante causada no corpo de ferramenta ou na pega. Com tal disposição, a fase do corpo rotativo pode ser ajustada eficientemente para a fase de vibração remoinhante.
De acordo com uma modalidade adicional da invenção, a broca de ferramenta é acionada de maneira rotacional e os eixos de rotação da broca de ferramenta e do corpo rotativo intersectam entre si. Portanto, no caso de um esmeril elétrico de disco em que a broca de ferramenta na forma de a roda de esmeril é montada em uma região de extremidade frontal do corpo de ferramenta alongado na direção longitudinal e pode girar em redor do eixo geométrico de rotação se estendendo em uma direção transversal a direção longitudinal do corpo de ferramenta, o corpo rotativo pode ser disposto no lado do corpo de ferramenta ao longo da direção longitudinal, de maneira que um espaço de instalação para o corpo rotativo possa ser facilmente garantido.
De acordo com uma modalidade adicional da invenção, o corpo
rotativo é disposto em um lado oposto de um centro de gravidade da ferramenta
elétrica da broca de ferramenta. A vibração remoinhante causada no corpo de
ferramenta ou na pega é um movimento rotacional em redor do centro de
gravidade da ferramenta elétrica. Portanto, com essa construção, a vibração
remoinhante causada no corpo de ferramenta ou na pega pode ser eficientemente reduzida.
De acordo com uma modalidade adicional da invenção, o corpo rotativo compreende um peso colocado em uma posição deslocada do eixo geométrico de rotação. De acordo com a invenção, pelo ajuste da massa, do peso ou da distância de deslocamento do peso do eixo geométrico de rotação, a amplitude de vibração do elemento vibratório de fase variável pode ser facilmente ajustada para a amplitude de vibração do elemento vibratório a ser reduzida.
De acordo com uma modalidade adicional da invenção, a ferramenta
elétrica tem um motor principal que serve como a fonte de ativação para a ativação
da broca de ferramenta e um motor auxiliar que serve como a fonte de ativação
para ativar de maneira rotacional o corpo rotativo. Ademais, a fonte de ativação do
motor principal também serve como a fonte de ativação do motor auxiliar. Tanto
uma fonte AC quanto uma fonte DC podem ser usadas como a fonte de ativação neste.
De acordo com a invenção, uma ferramenta elétrica portátil melhorada que possa reduzir efetivamente vibração remoinhante de uma pega é fornecida.
Outros objetivos, características e vantagens da presente invenção serão prontamente entendidos após a leitura da seguinte descrição detalhada junto com desenhos e as reivindicações em anexo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figurai é uma vista em seção mostrando estrutura completa de um esmeril elétrico de disco de acordo com essa modalidade.
A Figura2 é uma vista em plano mostrando uma aparência externa do esmeril elétrico de disco.
Figura 3 é uma vista lateral também mostrando uma aparência externa do esmeril elétrico de disco.
A Figura 4 é uma vista em seção aumentada mostrando parte da
Figura 1.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Cada uma das características adicionais e etapas do método apresentadas acima e abaixo podem ser utilizadas separadamente ou em conjunção com outras características e etapas do método para fornecer e fabricar ferramentas elétricas e métodos melhorados parar usar tais ferramentas elétricas e dispositivos utilizados neste. Exemplos representativos da presente invenção, cujos exemplos utilizam muitas das características adicionais e etapas do método em conjunção, serão agora descritas em detalhes com referência aos desenhos. Essa descrição detalhada tem meramente a intenção de ensinar uma pessoa versada na técnica detalhes adicionais a praticar os aspectos preferenciais dos presentes ensinamentos e não tem a intenção de limitar o escopo da invenção. Apenas as reivindicações definem o escopo da invenção reivindicada. Portanto, as combinações de características e etapas apresentadas dentro da seguinte descrição detalhada podem não ser necessárias para praticar a invenção em um sentido mais amplo, e são ensinadas meramente descrever particularmente alguns exemplos representativos da invenção, cuja descrição detalhada será dada agora com referência aos desenhos em anexo.
Uma modalidade da invenção é descrita agora com referência às Figuras de 1 a 4. Nessa modalidade, um esmeril elétrico de disco é explicado como sendo um exemplo representativo de uma ferramenta elétrica portátil de acordo com a invenção. O esmeril elétrico de disco 101 (neste posteriormente chamado como o esmeril de disco) principalmente inclui um corpo 103 que forma uma carcaça externa do esmeril de disco 101, e uma roda de esmeril 113 (vide a Figura 3) que é disposta em uma região de extremidade frontal do corpo 103. O corpo 103 principalmente inclui um alojamento de motor 105 e a alojamento de engrenagem 107. O corpo 103 e a roda de esmeril 113 são características que correspondem ao "corpo de ferramenta" e a "broca de ferramenta", respectivamente, de acordo com a invenção. Por motivos de conveniência de explicação, o lado de roda de esmeril 113 em uma direção longitudinal do corpo 103 é tomado como frente e o lado oposto como a traseira.
A Figura 1 mostra a estrutura interna do esmeril de disco 101. Conforme mostrado na Figura 1, o alojamento de motor 105 tem geralmente um formato cilíndrico e aloja um motor de ativação 111 no espaço interno do mesmo. O motor de ativação 111 é uma característica que corresponde a "fonte de ativação para a ativação da broca de ferramenta" e o "motor principal" de acordo com a invenção. O motor de ativação 111 é disposto de modo que o eixo geométrico de rotação se estenda paralelo à direção longitudinal do esmeril de disco 101 ou a direção longitudinal do corpo 103.
O alojamento de engrenagem 107 é conectado a uma extremidade frontal (extremidade esquerda conforme visto na Figura 1) do alojamento de motor 105 e aloja um mecanismo transmissor de energia (que inclui uma engrenagem de ativação 115 e uma haste de saída final na forma de um eixo motor 117 mostrado na Figura 1 como os componentes) para transmitir uma saída rotativa do motor de ativação 111 para a roda de esmeril 113. A roda de esmeril 113 é uma característica que corresponde a "broca de ferramenta" de acordo com essa invenção. A saída rotativa do motor de ativação 111 é transmitida como a rotação em uma direção circunferencial para a roda de esmeril 113 através do mecanismo transmissor de energia 115, 117. O eixo motor 117 é disposto em uma extremidade (extremidade frontal) do corpo 103 na direção longitudinal e se estende em uma direção vertical de modo que o eixo geométrico de rotação se estenda perpendicularmente a direção longitudinal do corpo 103 (para o eixo geométrico de rotação do motor de ativação 111). Ademais, conforme mostrado na Figura 3, uma extremidade do eixo motor 117 na direção de extensão (axial direção) que se sobressai por um comprimento predeterminado do alojamento de engrenagem 107 para a área externa, e essa extremidade protuberante é projetada como uma parte de montagem de roda de esmeril 117a para montar a roda de esmeril 113. A roda de esmeril 113 é fixada de maneira removível na parte de montagem de roda de esmeril 117a do eixo motor 117 e gira junto com o eixo motor 117.
Uma pega 109 é conectada integralmente em uma extremidade traseira (extremidade direita conforme visto nos desenhos) do alojamento de motor 105 e projetada para ser segurada por um usuário quando este está operando o esmeril de disco 101 para executar uma operação. Conforme mostrado na Figura 2, a pega 109 consiste de duas metades pela divisão ao longo da direção axial. As partes de extremidade frontal das metades esquerda e direita da pega são encaixadas sobre uma parte de extremidade traseira do alojamento de motor 105, e nesse estado, as metades esquerda e direita da pega são unidas umas às outras por parafusos (não mostrado). Portanto, a pega 109 é integrada com o alojamento de motor 105. A pega 109 é formada geralmente em uma forma cilíndrica que tem um diâmetro menor que o alojamento de motor 105 exceto na região de extremidade frontal que é encaixada sobre a parte de extremidade traseira do alojamento de motor 105. Ademais, a pega 109 é projetada e fornecida de modo que o eixo geométrico longo se estenda na direção longitudinal do corpo 103. Especificamente, a pega 109 se estende linear e substancialmente na mesma direção como a da direção longitudinal do corpo 103. Embora não mostrado, adicionalmente a pega 109, o esmeril de disco 101 tem uma pega auxiliar que pode ser montada de maneira destacável ao lado ou ao topo do alojamento de engrenagem 107. A pega auxiliar é montada no alojamento de engrenagem 107 de modo que o eixo geométrico longo se estenda substancial e perpendicularmente para a direção longitudinal do corpo 103. O usuário pode segurara a pega 109 e a pega auxiliar com as mãos e executar a esmerilhação, corte ou outra operação similar em uma peça de trabalho pela ativação rotacional a roda de esmeril 113.
Durante a operação que usa o esmeril de disco 101, quando o motor de ativação 111, a roda de esmeril 113 e o mecanismo transmissor de energia 115, 117 para transmitir a saída rotativa do motor de ativação 111 para a roda de esmeril 113 do esmeril de disco 101 (a partir de agora chamados de elementos rotativos do esmeril de disco 101) são acionados de maneira rotacional, se o centro de massa e o eixo geométrico de rotação dos elementos rotativos estiverem desalinhados (os elementos rotativos estiverem rotativamente assimétricos), os elementos rotativos do esmeril de disco 101 oscilar com desvio do eixo geométrico de rotação em uma direção perpendicular ao eixo geométrico de rotação, ou especificamente, os elementos rotativos causam a vibração remoinhante. Essa vibração remoinhante é induzida sem levar em consideração a presença ou a ausência da carga na roda de esmeril 113 quando o motor de ativação 111 é acionado e a roda de esmeril 113 é girada. Nessa modalidade, a vibração remoinhante é induzida principalmente devido ao desequilíbrio da roda de esmeril 113 fixada ao lado de saída do eixo motor 117. Conforme mostrado nas Figuras 2 e 3, o corpo 103 ou a pega 109 é induzida para oscilar em um centro de gravidade G do esmeril de disco 101 pela vibração remoinhante dos elementos rotativos. Especificamente, o corpo 103 ou a pega 109 é induzida a oscilar com o desvio em uma direção (direção radial) perpendicular ao eixo geométrico longo L do corpo 103. Mais especificamente, o corpo 103 ou a pega 109 causa a vibração remoinhante, ou oscila no centro de gravidade G do esmeril de disco 101, com o desvio ao longo a plano (plano X-Y definido por um eixo geométrico X perpendicular ao plano da Figura 3 e um eixo geométrico Y que se estende na direção vertical na Figura 3) perpendicular ao eixo geométrico longo L do corpo 103 que passa através do centro de gravidade G.
Portanto, nesta modalidade, com a finalidade de reduzir a vibração remoinhante da lateral do corpo causada no corpo 103 ou na pega 109 devido ao desequilíbrio dos elementos rotativos do esmeril de disco 101, conforme mostrado na Figura 1, um meio de redução de vibração na forma de um mecanismo auto- sincronizante a prova de vibração 121 é instalado no corpo 103. O mecanismo auto-sincronizante a prova de vibração 121 é uma característica que corresponde ao "mecanismo auto sincronizado" de acordo com essa invenção.
Conforme mostrado na Figura 4, a qual é uma vista aumentada mostrando parte da Figura 1, o mecanismo auto-sincronizante a prova de vibração 121 principalmente inclui um motor auxiliar 123 que serve como uma fonte de ativação de geração de vibração, e um vibrador na forma de um peso excêntrico 125 que é acionado de maneira rotacional pelo motor auxiliar 123. O peso excêntrico 125 é uma característica que corresponde ao "corpo rotativo" de acordo com essa invenção. O peso excêntrico 125 é fornecido de modo fixo para uma haste de saída 123a do motor auxiliar 123 e serve como um membro desequilibrado que é projetado de modo que o centro de gravidade seja colocado em uma posição espaçada (deslocado) e em uma distância predeterminada de um eixo geométrico de rotação da haste de saída 123a em uma direção transversal ao eixo geométrico de rotação.
O mecanismo auto-sincronizante a prova de vibração 121 é disposto na traseira do motor de ativação 111 no alojamento de motor 105 de modo que um eixo geométrico de rotação do motor auxiliar 123 e assim o eixo geométrico de rotação do peso excêntrico 125 se estende perpendicularmente para um plano (plano X-Y) de vibração remoinhante causada no esmeril de disco 101. Especificamente, o eixo geométrico de rotação do motor auxiliar 123 coincide com o eixo geométrico longo L do corpo 103 se estendendo na direção longitudinal através do centro de gravidade G do esmeril de disco 101. Ademais, o motor auxiliar 123 e, portanto o peso excêntrico 125 giram na mesma direção como a direção de rotação da vibração remoinhante causada no esmeril de disco 101.
O mecanismo auto-sincronizante a prova de vibração 121 construído conforme descrito acima gera a vibração remoinhante ao longo de um plano perpendicular ao eixo geométrico de rotação do peso excêntrico 125 quando o peso excêntrico 125 é acionado de maneira rotacional pelo motor auxiliar 123. Na descrição seguinte, a vibração remoinhante gerada pelo mecanismo auto- sincronizante a prova de vibração 121 é chamada de uma vibração remoinhante de peso lateral. O mecanismo auto-sincronizante a prova de vibração 121 forma um gerador de vibração (fonte de vibração) de um tipo de fase variável que pode ajustar a fase de vibração remoinhante de peso lateral com respeito à vibração remoinhante da lateral do corpo. O mecanismo auto-sincronizante a prova de vibração 121 é ajustado de modo que a amplitude e a freqüência da vibração remoinhante de peso lateral entre em conformidade com a vibração remoinhante da lateral do corpo. Nessa modalidade, a velocidade de rotação do peso excêntrico 125 é projetada para ser igual à velocidade de rotação da roda de esmeril rotativo 113 junto com o eixo motor 117 causando a vibração remoinhante da lateral do corpo. Resumidamente, esta é configurada para ser igual à velocidade de rotação dos elementos rotativos que causam a vibração remoinhante no corpo. Ademais, a amplitude da vibração remoinhante de peso lateral pode ser ajustada pela mudança da massa do peso excêntrico 125 e a distância de deslocamento do peso excêntrico 125 do eixo geométrico de rotação.
Ademais, nessa modalidade, o motor de ativação 111 é um motor AC e o motor auxiliar 123 é um motor DC. Portanto, o motor de ativação 111 é acionado por uma fonte AC suprida através de um fio do lado externo e o motor auxiliar rzô e acionado por uma tonte UC suprida através de um conversor para converter uma corrente alternada em corrente direta. Assim o motor de ativação 111 é acionado quando um gatilho 109a na pega 109 for pressionado.
O esmeril de disco 101 dessa modalidade é construído conforme descrito acima. Quando o gatilho 109a é pressionado com o fim de executar uma operação pelo esmeril de disco 101, o motor de ativação 111 e o motor auxiliar 123 são acionados. Pela ativação do motor de ativação 111, a roda de esmeril 113 é acionada de maneira rotacional através do mecanismo transmissor de energia 115, 117, que causa a vibração remoinhante da lateral do corpo 103 ou da pega 109. Ademais, pela ativação do motor auxiliar 123, o peso excêntrico 125 é acionado de maneira rotacional, que causa com que o mecanismo auto-sincronizante a prova de vibração 121 gere a vibração remoinhante de peso lateral. Com a disposição em que a amplitude e a freqüência da vibração remoinhante de peso lateral é ajustado para aquela da vibração remoinhante da lateral do corpo, a fase da vibração remoinhante de peso lateral (a fase do peso excêntrico 125) é automaticamente ajustada, ao longo do tempo após a ativação dos motores, para estar oposta a fase da vibração remoinhante da lateral do corpo a ser reduzida. Especificamente, a vibração remoinhante gerada pelo mecanismo auto- sincronizante a prova de vibração 121 é ajustado oposto à fase de vibração remoinhante causada no esmeril de disco 101 de modo a reduzir a vibração remoinhante sem amplificação. Como um resultado disso, a vibração remoinhante do corpo 103 ou a pega 109 pode ser reduzida.
Dessa maneira, de acordo com essa modalidade, o peso excêntrico desequilibrado 125 é fornecido separadamente dos elementos rotativos do esmeril de disco 101, e a vibração remoinhante gerada pela rotação do peso excêntrico 125 cancela a vibração remoinhante causada no corpo 103 do esmeril de disco 101, de maneira que a vibração remoinhante do esmeril de disco 101 seja reduzida. Portanto, pelo ajuste da amplitude e da freqüência da vibração remoinhante do peso excêntrico 125 para as da vibração remoinhante da lateral do corpo a ser reduzida, as vibrações que tem uma grande faixa de amplitudes e as rrequéncias podem ser reduzida. Nesse caso, completo acordo entre as amplitudes não é um requerimento essencial. Por exemplo, até mesmo se a amplitude da vibração remoinhante do peso excêntrico 125 for menor que a da vibração remoinhante da lateral do corpo, parte da amplitude da vibração remoinhante da lateral do corpo pode ser cancelada (reduzida).
Ademais, de acordo com esta modalidade, a pega 109 pode ser formada integralmente com ou conectada ao corpo 103 por parafusos ou outro meio de fixação similares, de maneira que a rigidez de montagem da pega 109 para o corpo 103 pode ser aumentada. Em uma estrutura a prova de vibração que usa um membro elástico conforme apresentado na técnica anterior descrita acima, a pega 109 se deforma m relação ao corpo 103 através do membro elástico, de maneira que a usabilidade (operabilidade) de operação diminui. De acordo com essa modalidade, no entanto, conforme descrito acima, a rigidez de montagem da pega 109 pode ser aumentada, de maneira que a operabilidade da pega 109 na operação possa ser melhorada.
Nessa modalidade, o eixo geométrico de rotação do peso excêntrico 125 se estende perpendicularmente ao plano (plano X-Y) da vibração remoinhante da lateral do corpo. Portanto, a fase da vibração remoinhante de peso lateral é ajustada efetivamente para aquela da vibração remoinhante da lateral do corpo e a efeito redutor de vibração pode ser melhorada. Com a finalidade de obter o efeito redutor de vibração, no entanto, é necessário para o eixo geométrico de rotação do peso excêntrico 125 se estenda transversalmente, e não apenas perpendicularmente, ao plano da vibração remoinhante da lateral do corpo. Nessa modalidade, o mecanismo auto-sincronizante a prova de
vibração 121 é instalado dentro do alojamento de motor 105 do corpo 103 que é colocado no lado oposto do centro de gravidade G do esmeril de disco 101 da roda de esmeril 113. Com essa construção, um espaço de instalação para o mecanismo auto-sincronizante a prova de vibração 121 pode ser facilmente garantido e a vibração remoinhante da lateral do corpo pode ser efetivamente reduzida. Nessa modalidade, pelo ajuste da massa do peso excêntrico 125 ou da distância de deslocamento do peso excêntrico 125 do eixo geométrico de rotação, a amplitude da vibração remoinhante de peso lateral pode ser facilmente ajustado para a amplitude da vibração remoinhante da lateral do corpo a ser reduzida.
Nessa modalidade, o motor de ativação 111 para ativar a roda de esmeril 113, e o motor auxiliar 123 são acionados por uma fonte comum de ativação de energia, de maneira que um circuito de ativação possa ser logicamente fornecido. Nessa modalidade, uma fonte AC é descrita como uma fonte de energia, mas a fonte DC (bateria recarregável) também pode ser usada.
Essa modalidade é explicada como sendo aplicada ao esmeril de disco 101 como um exemplo representativo da ferramenta elétrica, mas a invenção não é limitada a isso, e pode também ser aplicada a uma ferramenta elétrica tal como uma roçadora em que a vibração remoinhante é induzida no corpo ou na pega devido ao desequilíbrio dos elementos rotativos quando a broca de ferramenta é acionada de maneira rotacional.
A fonte de ativação do mecanismo auto-sincronizante a prova de vibração 121 não inclui apenas um motor elétrico mas também um motor a ar e um mecanismo.
Em vista dos aspectos da invenção descritos acima, as seguintes características são fornecidas.
(1)
"A ferramenta elétrica conforme definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, em que a ferramenta elétrica compreende um esmeril elétrico de disco em que a broca de ferramenta compreende uma roda de esmeril que é acionada de maneira rotacional para executar uma operação de esmerilhação/polimento em uma peça de trabalho."
(2)
"A ferramenta elétrica conforme definida em (1), que compreende um motor principal que serve como a fonte de ativação para a ativação da broca de ferramenta, e um motor auxiliar que serve como a fonte de ativação para ativar de maneira rotacional o corpo rotativo, em que o motor principal e o motor auxiliar são dispostos próximos entre si".

Claims (8)

1. Ferramenta elétrica, que compreende: um corpo de ferramenta CARACTERIZADO pelo fato de que a ferramenta elétrica desempenha uma operação pré-determinada através do acionamento de uma broca anexada ao corpo de ferramenta através da fonte de acionamento, uma pega acoplada ao corpo de ferramenta empunhada por um usuário e um mecanismo auto-síncrono que reduz a vibração de giro causada no corpo de ferramenta e / ou cabo quando a broca é acionada, em que: o mecanismo auto-síncrono é definido por um tipo variável por fase, que tem um corpo giratório como um vibrador que é acionado de fçrma giratória por uma fonte de acionamento fornecida de forma diferente em relação à fonte de acionamento para a broca, sendo que o mecanismo auto-síncrono é disposto no corpo de ferramenta e/ou pega onde a vibração de giro é ocasionada e disposta de modo que uma fase de vibração do corpo giratório seja automaticamente orientada para uma fase da dita vibração de giro para reduzir a vibração de giro.
2. Ferramenta elétrica, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o corpo giratório é disposto de modo que o eixo geométrico de rotação do corpo giratório se estende da maneira perpendicular ou transversal em relação a um plano da vibração de giro.
3. Ferramenta elétrica, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a broca é acionada de forma giratória e os eixos geométricos de rotação da broca e o corpo giratório se cruzam um com o outro.
4. Ferramenta elétrica, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o corpo giratório é disposto em um lado oposto de um centro de gravidade da ferramenta elétrica a partir da broca.
5. Ferramenta elétrica, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o corpo giratório compreende um peso disposto em uma posição deslocada de seu eixo geométrico de rotação.
6. Ferramenta elétrica, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende um motor principal que serve como a fonte de acionamento para acionar a broca, e um motor auxiliar que serve como a fonte de acionamento para acionar de forma giratória o corpo giratório, sendo que: a fonte de acionamento do motor principal também serve como a fonte de acionamento do motor auxiliar.
7. Ferramenta elétrica, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a ferramenta elétrica compreende um esmeril de disco elétrico, sendo que a broca compreende uma roda de esmeril que é acionada de forma giratória para desempenhar uma operação de esmerilhamento/polimento em uma peça de trabalho.
8. Ferramenta elétrica, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende, adicionalmente, um motor principal como a fonte de acionamento para acionar a broca, e um motor auxiliar como a fonte de acionamento para acionar de forma giratória o corpo giratório, sendo que o motor principal e o motor auxiliar são dispostos próximos um do outro.
BRPI1105691 2010-11-22 2011-11-22 ferramenta elÉtrica BRPI1105691A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010260220A JP5535051B2 (ja) 2010-11-22 2010-11-22 動力工具

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1105691A2 true BRPI1105691A2 (pt) 2013-04-24

Family

ID=45023700

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1105691 BRPI1105691A2 (pt) 2010-11-22 2011-11-22 ferramenta elÉtrica

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8888566B2 (pt)
EP (1) EP2455197B1 (pt)
JP (1) JP5535051B2 (pt)
CN (1) CN102554884B (pt)
BR (1) BRPI1105691A2 (pt)
RU (1) RU2011147303A (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10432045B2 (en) 2012-11-06 2019-10-01 Milwaukee Electric Tool Corporation Electric motor for a power tool
US20140124231A1 (en) * 2012-11-06 2014-05-08 Milwaukee Electric Tool Corporation Electric motor for a power tool
DE112014001040T5 (de) * 2013-02-28 2015-11-26 Hitachi Koki Co., Ltd. Elektrowerkzeug

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3692370A (en) * 1971-09-23 1972-09-19 John R Hasz Damping means for increasing the minimum dynamic stiffness of a shaft
JPS6044530B2 (ja) * 1980-03-13 1985-10-04 正治 窪川 振動機器の防振緩衝把手
SE421182B (sv) * 1980-04-25 1981-12-07 Atlas Copco Ab Vibrationsdempat slagverktyg
JP2683911B2 (ja) * 1988-04-28 1997-12-03 株式会社芝浦製作所 振動工具
JP2683910B2 (ja) * 1988-04-28 1997-12-03 株式会社芝浦製作所 振動工具
SE465960B (sv) * 1990-05-04 1991-11-25 Atlas Copco Tools Ab Vibrationsdaempad handhaallen rotationsslipmaskin
JPH0825249A (ja) * 1994-07-12 1996-01-30 Makita Corp 振動工具及び防振リング
US5697456A (en) * 1995-04-10 1997-12-16 Milwaukee Electric Tool Corp. Power tool with vibration isolated handle
DE19646622B4 (de) * 1996-11-12 2004-07-01 Wacker Construction Equipment Ag An einem Handgriff führbares Arbeitsgerät
US6974362B2 (en) * 2002-05-14 2005-12-13 Skf Autobalance Systems Ab System and method for automatically compensating for unbalanced resistance forces
FR2852648B1 (fr) * 2003-03-20 2006-06-30 Eurocopter France Dispositif antivibratoire a masselottes rotatives
CN101898352B (zh) * 2003-03-21 2013-01-23 百得有限公司 动力工具的减振设备及装有这种设备的动力工具
DE602004026134D1 (de) * 2003-04-01 2010-05-06 Makita Corp Kraftwerkzeug
DE102004056919A1 (de) * 2004-11-25 2006-06-01 Andreas Stihl Ag & Co. Kg Handgeführtes Arbeitsgerät
EP1870209B1 (en) * 2005-04-11 2016-12-21 Makita Corporation Electric hammer
EP1728596B1 (en) * 2005-06-02 2009-02-11 Makita Corporation Power tool
DE102005031074A1 (de) * 2005-06-24 2007-01-04 C. & E. Fein Gmbh Kraftgetriebenes Handwerkzeug mit Dämpfungseinrichtung
JP4962896B2 (ja) * 2006-03-10 2012-06-27 日立工機株式会社 動力工具
DE102008063113A1 (de) * 2008-01-09 2009-07-16 Marquardt Gmbh Elektrowerkzeug
CN101780668A (zh) * 2009-01-19 2010-07-21 苏州宝时得电动工具有限公司 动力工具
CN201511357U (zh) * 2009-09-15 2010-06-23 苏州宝时得电动工具有限公司 摆动动力工具

Also Published As

Publication number Publication date
US8888566B2 (en) 2014-11-18
CN102554884B (zh) 2015-04-22
CN102554884A (zh) 2012-07-11
JP5535051B2 (ja) 2014-07-02
EP2455197B1 (en) 2016-02-17
EP2455197A3 (en) 2014-08-06
US20120129436A1 (en) 2012-05-24
RU2011147303A (ru) 2013-05-27
EP2455197A2 (en) 2012-05-23
JP2012110986A (ja) 2012-06-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20170136599A1 (en) Work tool
JP5266870B2 (ja) 電動歯ブラシ
BRPI0906057B1 (pt) Dispositivo vibratório para cuidados com a aparência
JP6229045B2 (ja) 工具、工作機械、及び工作物の機械加工方法
BRPI1106154A2 (pt) ferramenta rotatória
CN105313064A (zh) 电动工具及转动冲击工具
US11027349B2 (en) Power tool
EP0169898A1 (en) Cast cutter apparatus
BRPI1105691A2 (pt) ferramenta elÉtrica
JP2018058190A (ja) 電動工具
JP3665728B2 (ja) 工具駆動装置
JP6615675B2 (ja) アタッチメントおよび作業工具
JP2015033733A (ja) 手持式動力工具
JP2007326215A (ja) 手工具装置
ES2324827T3 (es) Dispositivo de corte movil con unidad de accionamiento aislada de vibraciones.
JP2006289562A (ja) ハンドル
JP2013103326A (ja) オービタルサンダ
WO2019233380A1 (zh) 动力工具
JP6697895B2 (ja) 作業工具
JP2008100302A (ja) 電動工具
JP5763425B2 (ja) 振動発生装置
JP4338469B2 (ja) 携帯型作業機
CN210138207U (zh) 一种电动牙刷
ES2941990T3 (es) Bateadora vibratoria para compactar un lecho de balasto de una vía
CN103963018B (zh) 电动工具

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.