BRPI1103564A2 - moinho - Google Patents

moinho Download PDF

Info

Publication number
BRPI1103564A2
BRPI1103564A2 BRPI1103564-1A BRPI1103564A BRPI1103564A2 BR PI1103564 A2 BRPI1103564 A2 BR PI1103564A2 BR PI1103564 A BRPI1103564 A BR PI1103564A BR PI1103564 A2 BRPI1103564 A2 BR PI1103564A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
housing
grinding disc
grinding
retainer
bearing
Prior art date
Application number
BRPI1103564-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Klaus Kroesen
Sebastian Beule
Original Assignee
Severin Elektrogerate Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Severin Elektrogerate Gmbh filed Critical Severin Elektrogerate Gmbh
Publication of BRPI1103564A2 publication Critical patent/BRPI1103564A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J42/00Coffee mills; Spice mills
    • A47J42/12Coffee mills; Spice mills having grinding discs
    • A47J42/16Coffee mills; Spice mills having grinding discs mechanically driven

Abstract

MOINHO. A presente refere-se a um moinho (1) para material a ser moído, especialmente café em grãos, com um alojamento (2), o retentor de disco de moagem (4), mantido girável, no qual está fixado um primeiro disco de moagem (5) em formato anelar, um segundo disco de moagem (6) em formato anelar, montado inamovível no alojamento (2), com uma abertura de alojamento (3) superior para o enchimento de material a ser moldo, uma abertura de descarga (19) para farinha moída, conformada no lado do alojamento, bem como um acionamento (9) elétrico para girar o retentor do disco de moagem (4), sendo que neste moinho solicitações de dobramento dos discos de moagem são evitados na forma mais ampla possível, sendo logrado um grau de moagem inalterado do material a ser moído, sendo proposto que entre o retentor do disco de moagem (4) e um componente do alojamento (10) esteja disposto um mancal oblíquo (11), em sentido vertical ou axial abaixo dos discos de moagem (5) ,(6) anelares.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MOINHO".
A presente invenção refere-se ao moinho para moagem de ma- terial, especialmente café em grãos, com um alojamento, um retentor do dis- co de moagem montado girável no alojamento, no qual está fixado um pri- meiro disco anelar de moagem, um segundo disco de moagem anelar, mon- tado de modo inamovível no alojamento, com uma abertura do alojamento superior para enchimento do material a ser moído, com uma abertura de descarga para a farinha moída e que é conformada no lado do alojamento, bem como um acionamento elétrico para girar o retentor do disco de moa- gem.
Estes moinhos já são conhecidos no estado da técnica. Estes moinhos operam com dois discos de moagem que são conformados anela- res, sendo que um dos discos de moagem é fixo e outro disco de moagem é rotativo. Através de um retentor de disco de moagem, este é acoplado com o acionamento elétrico. O material de moagem será enchido no alojamento em posição central por cima através de uma abertura. Nesta abertura se projeta um cone do retentor do disco de moagem, pelo qual, o material moído será transportado em direção radial para o exterior até a fenda, situada entre os discos. O material para moagem que é alimentado pelo centro será fragmen- tado pelo disco de moagem e pela força centrífuga será transportado para fora, para o interior de um canal de moagem revolvente. Na fragmentação de material de moagem duro, por exemplo, café em grãos apresenta-se eleva- das solicitações similares a impulsos entre os discos de moagem, que são acolhidos pelos discos de moagem que os protegerão na sua armazenagem.
Esta elevada solicitação não pode resultar em um movimento dos discos no sentido de um afastamento recíproco, já que, nesta hipótese, ao menos tem- porariamente, se modificaria a distância entre os discos e, com isto, o grau da moagem. Para evitar obstruções e superaquecimento, e também deverá ser assegurado que o canal circundante de material de moagem seja cons- tantemente esvaziado> por que do contrário o produto moído fica superaque- cido e o grau da moagem também poderá se alterar porque o material moído permanece tempo demasiado longo entre os discos de moagem. Segundo o estado da técnica é comum conduzir e montar o su- porte do disco de moagem rotativo sempre no centro com um mancai axial e o mancai radial. Esta disposição central dos mancais, em conseqüência do princípio, faz com que seja formado um grande braço de alavanca entre o mancai e a região da moagem, entre os discos de moagem, de maneira que pela solicitação incidente na moagem dos grãos se apresenta um dobramen- to muito intenso do suporte do disco de moagem. Isto, por sua vez, resulta em conecção com um folga inevitável nos mancais, em oscilações nas dis- tâncias entre os discos de moagem e, portanto, em conseqüência se apre- sentarão oscilações indesejadas no grau do material moído. Além disso, es- pecialmente o disco móvel de moagem será intensamente solicitado em sen- tido mecânico pela carga de dobramento, o que no caso menos vantajoso deveria resultar na ruptura dos discos de moagem. Para evitar esta ocorrên- cia, moinhos e discos de moagem convencionais até agora foram produzidos de materiais relativamente caros com alto grau de resistência (metal), os quais são difíceis de serem trabalhados sob o ponto de vista mecânico. Para evitar obstruções no canal de material de moagem circundante, este foi con- formado para volume grande, o que faz com que o material de moagem, com uso raro, permanece longo tempo dentro do canal do material de moa- gem. O material de moagem, por exemplo, farinha, café e farinha, perdem assim rapidamente o seu aroma e o café terá um gosto desagradável.
Partindo deste estado da técnica, a presente invenção tem como objetivo criar o moinho dessa espécie mencionada, no qual solicitações de dobramento sobre os discos de moagem são amplamente evitados, sendo logrado um grau de moagem inalterado do material moído. Além disso, o transporte e a remoção do material moído do canal de material moído devem se processar de modo mais contínuo possível e os resíduos não devem permanecer dentro do canal do material moído.
Para solucionar essa tarefa é proposto que entre o retentor do disco de moinho e o componente do alojamento, esteja disposto o mancai oblíquo, em direção vertical ou axial abaixo dos discos de moagem anelares. Pelo fato de que os mancais oblíquos estão dispostos imediata- mente abaixo dos discos de moagem anelares, ou seja, não no centro, po- rém relativamente situados mais externamente em sentido radial, se conse- gue que na operação do moinho, os discos de moagem sejam apoiados i- mediatamente pelo mancai, de maneira que se obtém um posicionamento preferível, no qual são evitadas oscilações na largura da fenda do moinho entre os discos. Como resultado será assim produzida uma farinha mais uni- forme durante o processo da moagem. Além disto, esta conformação faz com que as solicitações de dobramento sob o retentor do disco de moinho e dos discos de moagem sejam evitadas, o que resulta em uma durabilidade mais longa e na operação mais protegida contra falhas. Também estas me- didas permitem que o moinho, com melhor constância do grau de moagem, que pode ser produzido mais leve e / ou de materiais mais vantajosos.
De preferência está previsto que o mancai oblíquo seja confir- mado como o mancai de esferas oblíquo.
Além disto, está previsto preferencialmente que o mancai oblí- quo seja conformado em sentido anelar.
Os mancais oblíquos são de tal modo conformados e seleciona- dos que podem ser acolhidos sem problemas tanto forças axiais como tam- bém radiais.
Para evitar que o material moído atinja a região da montagem do posicionamento dos mancais está previsto que no alojamento, especialmen- te em uma ranhura anelar, esteja integrado um anel vedante, de preferência um anel de feltro, em uma face do alojamento que está vizinha do lado infe- rior do retentor do disco de moagem e, referido a este disco, está conforma- do em sentido radial externo, fora do âmbito do mancai oblíquo.
Este anel vedante, especialmente o anel de feltro, protege o mancai contra material já moído.
Para assegurar um bom sincronismo do moinho e para garantir uma condução exata do retentor do disco de moagem, está previsto que o referido retentor do disco de moagem transfixe com um avanço axial o piso do alojamento, sendo que este avanço axial está previsto em uma bucha de mancai fixa do alojamento, apoiando-se axialmente com um colar, mediante intercalação de um mancai deslizante, por exemplo, um anel molar, em colar da bucha do mancai.
Desta maneira será favorecida a marcha síncrona do moinho.
Para poder conseguir uma remoção de transporte boa e comple- ta do material já moído, está previsto que em posição radial externa, entre os discos de moagem e o alojamento, seja conformada uma fenda para o mate- rial moído, sendo que nesta fenda penetra um dispositivo de arraste que es- tão fixamente unidos com o retentor dos discos de moagem ou que são con- figurados inteiriços com esta unidade, por meio dos quais, no giro do retentor do disco de moagem, a farinha que se encontra na fenda pode ser transpor- tada até uma abertura de descarga do alojamento.
Para a remoção do material já moído estão conformados corres- pondentes ressaltos de arraste no suporte do disco de moagem, por meio dos quais o material moído é transportado dentro do canal, até que seja de- positado junto da abertura de descarga. Com esta conformação, a fenda po- derá ser dimensionada relativamente pequena, sendo que mesmo assim é logrado uma remoção boa do material moído e uma remoção completa deste mesmo material.
De preferência está previsto no caso que na direção da rotação do retentor do disco de moagem, imediatamente atrás da abertura da des- carga, seja conformada ou disposta um ressalto de descarga ou uma super- fície de descarga do alojamento.
Deste modo, o material moído que é transportado pelos arrastes na direção da abertura de descarga, será conduzido com alta segurança até a abertura de descarga, já que o ressalto de descarga ou a superfície de descarga transporta o material moído levado pelos arrastes, até a descarga, ou seja, até a abertura da descarga. Com esta conformação é logrado um transporte aprimorado, de maneira que sempre será fornecido material moí- do fresco e não se apresentam obstruções, superaquecimentos, ou moa- gens excessivas por material de moagem remanescente na fenda.
Um exemplo de execução da invenção está representado na fi- gura sendo a seguir explicitado.
A figura mostra:
figura 1 componentes essenciais de um moinho em vista, figura 2 o moinho de acordo com a invenção além dos com- ponentes correspondentes em vista superior.
figura 3 igual visto em corte Ill-Ill da figura 2.
figura 4 uma vista análoga a figura 1.
figura 5 o moinho de acordo com figura 4, em vista superior,
figura 6 igual ao corte Vl-Vl da figura 5.
figura 7 igual ao corte Vll-Vll da figura 5.
O desenho apresenta de uma maneira generalizada um moinho I para material a ser moído, especialmente café em grãos. O moinho 1 apre- senta um alojamento 2 o qual, na posição de uso, apresenta na parte supe- rior de uma abertura de enchimento 3 para material a ser moído. No aloja- mento 2 está previsto o retentor de disco de moagem 4, montado de forma rotativa, no qual está preso um primeiro disco de moagem 5 em formato ane- lar. Acima deste primeiro disco de moagem 5, unido de forma rotativa com o recipiente de disco de moagem 4, está disposto um segundo disco de moa- gem 6 anelar de requer fixo no alojamento, ou seja, não pode acompanhar a rotação. Entre os dois discos de moagem 5 ,6 é formada a fenda de moa- gem no qual o material é submetido ao processo da moagem o qual depois, em conseqüência de força centrífuga, será transportado em sentido radial para o exterior. Nesse processo o material moído alcança o canal anelar 7. A partir desse canal anelar será descarregado através de uma calha de des- carga δ. A partir do alojamento 2 se estende uma abertura de descarga até a calha 8. Para a operação do moinho, de modo já conhecido, está previsto um motor elétrico 9, o qual está acoplado com o retentor de disco de moa- gem 4 através de um acionamento sem fim, para pôr esta unidade em mo- vimento giratório. O alojamento 4, em vista por cima, apresenta conformação circular redonda.
De acordo com a invenção, entre o retentor do disco de moagem 4 e um componente do alojamento 10 está disposto um mancai oblíquo 11. Este mancai está disposto de tal maneira que se encontra posicionado ime- diatamente a baixo dos discos de moagem 5, 6 anelares. O mancai oblíquo 11 está conformado como mancai oblíquo de esferas, de maneira que pode acolher tanto forças axiais como também radiais. Além disso, o mancai oblí- quo 11 é conformado como um anel. Uma concha externa do mancai se a- poia no alojamento 2 e no componente 10 do alojamento, ao passo que a concha do mancai interno está posicionada em componentes do retentor do disco de moagem 4. Com esta disposição se consegue que na operação do moinho 1 não atuem forças de dobramento intensas sobre os discos de mo- agem 5,6, ou seja, sobre o retentor de disco de moagem 4, já que as forças incidentes na moagem do material a ser moído são capitadas pelo mancai oblíquo 11. As vantagens daí resultantes são explicadas na descrição pre- cedente.
Além disso, no alojamento 2, em uma ranhura anelar correspon- dente, está previsto um anel vedante, de preferência um anel de feltro, sen- do que o posicionamento se verifica de tal modo que o anel vedante 12 en- coste-se ao lado inferior do retentor do disco de moagem 4 e isto em sentido radial fora do mancai oblíquo 11. Consegue-se desta maneira que o materi- al moído (farinha) não possa penetrar naquela região onde está montado o mancai oblíquo 11.
O retentor do disco de moagem 4 transfixa com uma saliência axial 13 o fundo do alojamento, sendo que o avanço axial 13 está montado girável em uma bucha de mancai 14 fixa no alojamento e com um colar 15, mediante intercalação de um mancai deslizante 16, por exemplo, um anel molar, se apoia em um colar 17 da bucha de mancai 14.
Em posição radial externa entre os discos de moagem 5,6 e o alojamento 2, está conformada a fenda 7 para o material moído. Dentro da fenda 7 penetram arrastes 18 que estão fixamente unidos com o retentor do disco de moagem 4 ou que com eles são conformadas inteiriças. Por meio destes arrastes 10, no giro do retentor do disco de moagem 4, a farinha exis- tente na fenda 7 será transportada na direção da abertura de descarga 19 e, assim, até a calha 8. Na direção de giro do retentor do disco de moagem 4, atrás da abertura de descarga 19, está conformado ou disposto o ressalto de des- carga 20 no alojamento 2. Este faz com que a farinha dos grãos de café e semelhante material transportado pelos arrastes 18 na fenda 7, sejam trans- portados forçosamente até a abertura de descarga 19 e até a calha de des- carga 8.
A presente invenção não está restrita ao exemplo de execução, porém no contexto da descrição é variável de muitas maneiras.
Todas as novas características individuais ou combinadas na descrição e/ou nos desenhos são consideradas como essenciais para a in- venção.

Claims (7)

1. Moinho (1) para material a ser moído, especialmente café em grãos, com um alojamento (2), com o retentor de disco de moagem (4), mon- tado girável dentro do alojamento (2), sendo que neste retentor está fixado um primeiro disco de moagem (5) anelar, o segundo disco de moagem (6) em formato anelar, montado inamovível e de formato anelar, uma abertura de alojamento (6) na parte superior para o enchimento do material a ser mo- ído, uma abertura de descarga (19) conformada no lado do alojamento e destinada à farinha moída, bem como um acionamento elétrico (9) para gi- rar o retentor do disco de moagem (4) caracterizado pelo fato de que, entre o retentor do disco de moagem (4) e um componente do alojamento (10), está integrado um mancai oblíquo (11) isto em sentido vertical ou axial abaixo dos discos de moagem 5 ,6 anelares.
2. Moinho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, o mancai oblíquo (11) é conformado como mancai oblíquo de esferas.
3. Moinho de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, carac- terizado pelo fato de que, os mancais oblíquos (11) são conformados em sentido do anelar.
4. Moinho de acordo com uma das reivindicações de 1 a 3, ca- racterizado pelo fato de que, no alojamento 2, especialmente em uma ranhu- ra anelar, está previsto um anel vedante (12) preferencialmente um anel de feltro, em uma superfície do alojamento, que é vizinha do lado inferior do disco de moagem (4) e referente a esta unidade está conformada em posi- ção radial externa, fora do mancai oblíquo (11).
5. Moinho de acordo com uma das reivindicações de 1 a 4, ca- racterizado pelo fato de que, o retentor de disco de moagem (4) transfixa como uma saliência axial (13) o fundo do alojamento (2), sendo que a sali- ência axial (13) está montada em uma bucha de mancai (14) fixa do aloja- mento e com um colar (15), mediante intercalação de mancai deslizante (16), por exemplo, um anel molar, se apoia axialmente em um colar (17) da bucha de mancai (14).
6. Moinho de acordo com a reivindicação 1, especialmente de acordo com uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de que, em posição radial fora, entre os discos de moagem (5,6) e o alojamento (2), está conformada uma fenda (7) para a farinha moída, sendo que dentro da fenda (7) penetram arrastes (18) estando fixamente unidos com o retentor do disco de moagem (4) o que são conformados inteiriços com esta unidade, por meio dos quais, na rotação do retentor do disco de moagem (4), a fari- nha existente na fenda (7) poderá ser transportada até uma abertura de descarga (19) do alojamento (2).
7. Moinho de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que na direção de giro do retentor do disco de moagem (4), imedia- tamente atrás da abertura de injeção (19), estão conformados ou dispostos no alojamento (2) um ressalto de descarga (20) ou superfície de descarga.
BRPI1103564-1A 2010-07-05 2011-07-04 moinho BRPI1103564A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102010017721A DE102010017721A1 (de) 2010-07-05 2010-07-05 Mahlwerk

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1103564A2 true BRPI1103564A2 (pt) 2012-11-20

Family

ID=43218060

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1103564-1A BRPI1103564A2 (pt) 2010-07-05 2011-07-04 moinho

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20120001005A1 (pt)
EP (1) EP2404534B1 (pt)
CN (1) CN102343293B (pt)
AU (1) AU2011202903A1 (pt)
BR (1) BRPI1103564A2 (pt)
CA (1) CA2744661A1 (pt)
DE (1) DE102010017721A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ATE541492T1 (de) * 2009-08-21 2012-02-15 Schaerer Ag Mahlwerk für eine kaffeemaschine
EP2897505B1 (en) * 2012-09-21 2017-07-26 Koninklijke Philips N.V. Coffee grinder, coffee machine containing a coffee grinder and method for grinding coffee beans
EP2764807A1 (de) * 2013-02-12 2014-08-13 Jura Elektroapparate AG Mahlwerk
US10426296B2 (en) * 2013-12-20 2019-10-01 Van Deuce Pty Ltd Coffee grinder
CN104971793A (zh) * 2015-05-21 2015-10-14 常州大学 一种电动磨盘式黄豆加工装置
ES2699548T3 (es) * 2015-07-10 2019-02-11 Jura Elektroapparate Ag Instalación de molienda para máquinas de café
DE102016103806B4 (de) * 2016-03-03 2019-01-17 Eugster / Frismag Ag Kaffeemühle sowie Kaffeevollautomat mit Kaffeemühle
TWI735654B (zh) * 2016-09-19 2021-08-11 義大利商辛巴利集團公司 用於適用製造飲料之植物性產品,尤其是烤咖啡豆的研磨裝置之研磨室
EP3581078A1 (de) 2018-06-14 2019-12-18 Jura Elektroapparate AG Mahlvorrichtung zum mahlen von kaffeebohnen
WO2021004836A1 (de) 2019-07-11 2021-01-14 Creatrix Ag Einheit einer kaffeevorrichtung
JP7422879B2 (ja) * 2019-12-18 2024-01-26 メリッタ プロフェッショナル コーヒー ソリューションズ ゲゼルシャフト ミット ベシュレンクテル ハフツング ウント コンパニー コマンディートゲゼルシャフト グラインダ、グラインダのための挽砕ディスク、およびこのようなグラインダを備えたコーヒーメーカー

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1415808A (en) * 1922-05-09 dellinger
US1969899A (en) * 1933-02-15 1934-08-14 Hamilton Beach Mfg Company Coffee grinder attachment
US2255071A (en) * 1939-05-04 1941-09-09 Marco Company Inc Disk mill
US2572373A (en) * 1946-02-28 1951-10-23 Niethamer Julius Grinding disk or pulverizer
US2852202A (en) * 1954-04-28 1958-09-16 Ditting Coffee grinder
CH339709A (de) * 1956-04-13 1959-07-15 Benz Ag Fabrik Elektrischer Ma Mühle mit vertikaler Welle zum Mahlen von Kaffee und dergleichen
US2968444A (en) * 1956-11-07 1961-01-17 Ed Jones Corp Refining discs
IT1034846B (it) * 1975-04-04 1979-10-10 Pozzato Tarcisio Dispositivo di regolazione per mulino a dischi per mulino a dischi per ghiaia e simili
US4039153A (en) * 1976-04-26 1977-08-02 Hoffman Douglas L Grinding mill
EP0324357B1 (de) * 1988-01-09 1993-05-19 C. & E. FEIN GmbH & Co. Einrichtung zum Spannen eines scheibenförmigen Werkzeugs
IT1226095B (it) * 1988-07-06 1990-12-10 Lucio Grossi Dispositivo di macinazione per caffe'.
CN2057862U (zh) * 1989-07-01 1990-06-06 胡明厚 立式磨浆机
US5058814A (en) * 1989-08-16 1991-10-22 Modern Process Equipment, Inc. Coffee grinder
US5172868A (en) * 1991-10-24 1992-12-22 Bunn-O-Matic Corporation Home coffee grinder
DE9115709U1 (pt) * 1991-12-18 1992-03-26 Bosch-Siemens Hausgeraete Gmbh, 8000 Muenchen, De
CN201493130U (zh) * 2009-08-12 2010-06-02 商安平 一种自分离磨浆机防漏装置

Also Published As

Publication number Publication date
EP2404534B1 (de) 2014-08-13
AU2011202903A1 (en) 2012-01-19
DE102010017721A1 (de) 2010-12-30
EP2404534A1 (de) 2012-01-11
CN102343293A (zh) 2012-02-08
CA2744661A1 (en) 2012-01-05
US20120001005A1 (en) 2012-01-05
CN102343293B (zh) 2015-03-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1103564A2 (pt) moinho
JP3738367B2 (ja) 粉砕機
US20180243745A1 (en) Anti-spin dust seal for cone and gyratory crushers
US20090008488A1 (en) Comminution rotor for producing wood chips
CN102985183B (zh) 用于破碎装置的导叶
WO2002034396A1 (fr) Broyeur rotatif
US2591141A (en) Rotary beater mill with cylindrical separator structure adjacent the mill outlet
JP3703847B2 (ja) ディスク型リファイナーのための一対の協働する精砕要素
CN103938479B (zh) 一种可调间隙的双锥形磨浆机
CZ268095A3 (en) Pump with cutting mechanism
CN106216063B (zh) 粉碎研磨机
KR102210826B1 (ko) 분쇄기
BR102014006533B1 (pt) Carcaça de trituração externa de triturador giratório
CN201711195U (zh) 浆粕粉碎装置
JP6692274B2 (ja) 竪型破砕機のブレーカ構造
CN205462458U (zh) 一种锤式粉碎机
JP2003080092A (ja) 粉砕機
KR200393660Y1 (ko) 고추분쇄기용 분쇄롤러
JP4897134B2 (ja) 切削片を切削するための冠状カッター切削機
EP2560762B1 (en) Hammer mill
US2436608A (en) Cantilever column assemblage for crushers
JP4288650B2 (ja) 竪型粉砕機
CN215996955U (zh) 一种饲料原料粉碎机
CN207307972U (zh) 改进了切刀片的秸秆粉碎机
CN110235740B (zh) 一种防缠绕电动割胶刀

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2268 DE 24/06/2014.