BRPI1015033B1 - máquina de lingotamento contínuo - Google Patents

máquina de lingotamento contínuo Download PDF

Info

Publication number
BRPI1015033B1
BRPI1015033B1 BRPI1015033-1A BRPI1015033A BRPI1015033B1 BR PI1015033 B1 BRPI1015033 B1 BR PI1015033B1 BR PI1015033 A BRPI1015033 A BR PI1015033A BR PI1015033 B1 BRPI1015033 B1 BR PI1015033B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
plate
support
cylinders
distance
cylinder
Prior art date
Application number
BRPI1015033-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Shuntaro Imai
Masatsugu Kuroki
Yosuke Oka
Original Assignee
Nippon Steel Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nippon Steel Corporation filed Critical Nippon Steel Corporation
Publication of BRPI1015033A2 publication Critical patent/BRPI1015033A2/pt
Publication of BRPI1015033B1 publication Critical patent/BRPI1015033B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D11/00Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths
    • B22D11/12Accessories for subsequent treating or working cast stock in situ
    • B22D11/128Accessories for subsequent treating or working cast stock in situ for removing

Abstract

MÁQUINA PARA FUNDIÇÃO CONTÍNUA". A presente invenção refere-se a uma máquina para fundição contínua, que inclui um grande número de cilindros de suporte dispostos di- ante um do outro de modo que uma passagem de uma placa seja interposta entre os cilindros de suporte, em que cada um dos cilindros de suporte possui um grande número de cilindros divididos dispostos em uma direção da largura da placa e em que, para cada cilindro de suporte disposto em um local na passagem em que a placa possui uma fração sólida central igual a ou maior do que 0,2 e menor do que 1 ,O durante um processo contínuo de fundição: quando uma distância entre os cilindros divididos do cilindro de suporte, que estão adjacentes entre si na direção da largura da placa, for definida como uma distância A mm e quando uma distância entre (i) um cilindro de suporte adjacente a uma lateral a montante na direção de fundição e (ii) outro cilindro de suporte adjacente a uma lateral a jusante na direção da fundição for definida como uma distância B mm, a distância A e a distância B satisfazem as seguintes equações: A :5 0,001 xB2 - 1,5 x B + 735 e 400 :5 B 680

Description

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO Campo da Invenção
[001] A presente invenção refere-se a uma máquina de lingota- mento contínuo que possui cilindros de suporte dispostos diante um do outro de modo que uma passagem para placa seja interposta entre os cilindros de suporte.
[002] É reivindicada prioridade no Pedido de Patente Japonesa N°. 2009-097681, depositado em 14 de abril de 2009, cujo teor é aqui incorporado como referência.
Descrição da Técnica Relacionada
[003] Uma máquina de lingotamento contínuo para a fabricação de uma placa de um metal fundido inclui uma passagem para placa através da qual uma placa formada em um molde passa de um depósito e de um par de grupos de cilindro dispostos diante um do outro de modo que a passagem para placa esteja interposta entre os grupos de cilindro. O grupo de cilindro possui um grande número de cilindros de suporte que direcionam a placa e os cilindros de suporte estão dispostos em uma direção de lingotamento da placa. Cada cilindro de suporte está instalado para poder ser girado baseado sobre um eixo central que se estende em uma direção na largura da placa de modo que a placa seja retirada e transportada em uma direção de lingotamento predeterminada ao mesmo tempo sendo suportada entre os cilindros de suporte. Cada cilindro de suporte gira juntamente com o movimento da placa de modo a direcionar a placa suavemente.
[004] Na máquina de lingotamento contínuo, abaixo do molde pode ocorrer abaulamento na placa devido a uma pressão positiva de aço fundido não solidificado. Em particular, como ambas as extremidades do cilindro de suporte mencionado antes são suportadas por rolamentos, uma quantidade de abaulamento é aumentada próximo a uma parte central da placa em uma direção da largura quando o cilindro de suporte for flexionado próximo a uma parte central da placa em uma direção da largura da placa. Por esta razão, para diminuir a quantidade de abaulamento, o cilindro de suporte é convencionalmente dividido em um grande número de cilindros divididos em uma direção da largura da placa de modo que os cilindros divididos sejam suportados por rolamentos intermediários (Documento de Patente 1).
[005] Além disso, para suprimir o abaulamento, como a placa possui uma fração sólida correspondente a 0,3 ~ 0,9 durante o processo de lingotamento contínuo, também foi proposto deixar uma distância menor entre os cilindros de suporte a jusante do que uma distância entre os cilindros de suporte a montante (Documento de Patente 2).
Documento de Patente
[006] [Documento de Patente 1] Pedido de Patente Japonesa Não Examinada, Primeira Publicação No. 2007-30012
[007] [Documento de Patente 2] Pedido de Patente Japonesa Não Examinada, Primeira Publicação N°. 2005-193265
SUMÁRIO DA INVENÇÃO Problema Técnico
[008] No entanto, os inventores descobriram por investigação que o abaulamento pode ser suprimido insuficientemente em alguns casos somente quando o cilindro de suporte é dividido apenas em um grande número de cilindros divididos. Por exemplo, entre os cilindros divididos de um único cilindro de suporte, que são adjacentes entre si em uma direção da largura da placa, há uma região sem ser de suporte em que o cilindro não entra em contato com a placa. Mesmo se os cilindros divididos estiverem dispostos a intervalos regulares, foi descoberto que a quantidade de abaulamento pode não ser suprimida na região sem ser de suporte em alguns casos e assim o abaulamento nem sempre é suprimido suficientemente. Além disso, a segregação central, que é um defeito interno da placa, é gerada devido ao abaulamen- to, que prejudica a qualidade da placa.
[009] A presente invenção é realizada em consideração com o exposto acima e um objetivo da presente invenção é suprimir a segregação central de uma placa por diminuição de uma quantidade de abaulamento da placa.
Solução para o Problema
[0011] Para se realizar o objetivo acima, em um aspecto da presente invenção, é fornecida uma máquina de lingotamento contínuo, que inclui um grande número de cilindros de suporte dispostos diante um do outro diante um do outro de modo que uma passagem de uma placa esteja interposta entre os cilindros de suporte, em que cada um dos cilindros de suporte possui um grande número de cilindros divididos dispostos em uma direção da largura da placa e em que, para cada cilindro de suporte disposto em uma locação na passagem em que a placa possui uma fração sólida central igual a ou maior do que 0,2 e menor do que 1,0 durante um processo de lingotamento contínuo: quando uma distância entre os cilindros divididos do cilindro de suporte, que são adjacentes entre si na direção da largura da placa, é definida como uma distância A mm e quando uma distância entre (i) um cilindro de suporte adjacente a um lado a montante em uma direção de lingotamento e (ii) outro cilindro de suporte adjacente a um lado a jusante na direção de lingotamento é definida como uma distância B mm, a distância A e a distância B satisfazem as seguintes equações (1) e (2): A <0,001XB2-1,5 X B + 735— (1) 400 < B < 680”” (2).
Efeitos Vantajosos da Invenção
[0012] De acordo com a presente invenção, a segregação central de uma placa pode ser suprimida diminuindo uma quantidade de abau- lamento da placa.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0013] A figura 1 é um diagrama esquemático que ilustra uma configuração de uma máquina de lingotamento contínuo de acordo com uma modalidade.
[0014] A figura 2 é um diagrama esquemático que ilustra uma configuração observada de uma lateral de um dispositivo de segmento do cilindro.
[0015] A figura 3 é um diagrama esquemático que ilustra uma configuração observada de uma lateral do dispositivo de segmento do cilindro.
[0016] A figura 4 é um diagrama que indica um arranjo planar de cilindros divididos.
[0017] A figura 5 é um gráfico que indica uma relação entre uma largura sem ser de suporte de uma região e um índice de abaulamen- to.
[0018] A figura 6 é um gráfico que indica uma relação entre um comprimento sem ser de suporte de uma região e uma largura sem ser de suporte de uma região.
DESCRIÇÃO DETELHADA DA INVENÇÃO
[0019] Aqui a seguir, será descrita uma modalidade da presente invenção. A figura 1 é um diagrama esquemático que ilustra uma configuração de uma máquina de lingotamento contínuo 1 de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0020] A máquina de lingotamento contínuo 1 inclui um depósito 2 que armazena aço fundido, um bocal 4 para injetar aço fundido em um molde 3 de uma parte do fundo do depósito 2, uma passagem para placa 5 através da qual passa uma placa H formada no molde 3 e um par de grupos de cilindros 6 e 7 dispostos diante um do outro de modo que a passagem da placa 5 esteja interposta entre os grupos de cilindros 6 e 7, como apresentado na figura 1.
[0021] Um par de grupos de cilindros 6 e 7 é respectivamente instalado em uma lateral da superfície móvel (uma chamada lateral da superfície L, aqui a seguir também denominada "uma lateral periférica interna") e uma lateral da superfície fixa (uma chamada lateral da superfície F, aqui a seguir também preferida como "uma lateral periférica externa") da passagem da placa 5 para direcionar a placa H em uma direção de lingotamento D1 ao longo da passagem da placa 5. O grupo de cilindro 6 na lateral periférica interna possui um grande número de cilindros de suporte 10 para direcionar uma lateral periférica interna da placa H na passagem da placa 5. Os cilindros de suporte 10 estão dispostos em uma fileira ao longo da direção de lingotamento D1 de modo que o eixo central dos cilindros de suporte 10 esteja em uma direção da largura da placa H. Além disso, o grupo de cilindro 7 na lateral periférica externa possui um grande número de cilindros de suporte 11 para direcionar uma lateral periférica externa da placa H na passagem da placa 5. Os cilindros de suporte 11 estão dispostos em uma fileira ao longo da direção de lingotamento D1 de modo que o eixo central dos cilindros de suporte 11 esteja em uma direção da largura da placa H.
[0022] Como apresentado nas figuras 2 e 3, os cilindros de suporte 10 e 11 são montados em um dispositivo de segmento de cilindro 20. O dispositivo de segmento de cilindro 20 inclui um grande número de armações periféricas externas 21 sobre as quais estão montados os cilindros de suporte 10 na lateral periférica interna e um grande número de armações periféricas externas 22 sobre as quais estão montados os cilindros de suporte 11 na lateral periférica externa. Um elemento de suporte 23 está instalado entre a armação periférica interna 21 e a armação periférica externa 22 para suportar a armação periférica interna 21 e a armação periférica externa 22 de modo que seja ajustada uma distância entre os cilindros de suporte 10 e 11. Um cilindro hidráulico 24 está instalado no elemento de suporte 23. Além disso, é usado um bastão cilíndrico ou um corpo cilíndrico por exemplo como o elemento de suporte 23. Em um caso em que for usado um corpo cilíndrico, o elemento de suporte 23 é de preferência configurado para ajustar o seu comprimento por aparafusamento. Por exemplo, é possível adotar a configuração tal que a unidade de aparafusamento esteja dividida em duas partes ou uma unidade de aparafusamento está disposta entre o elemento de suporte 23 e a armação periférica externa 22.
[0023] O cilindro de suporte 10 na lateral periférica interna está dividido em um grande número de cilindros divididos 30a, 30b e 30c, por exemplo, três cilindros divididos, em uma direção da largura D2 da placa H. Cada cilindro 30 dividido possui um formato aproximadamentecilíndrico de modo que um eixo 31 que se estende na direção da largura D2 da placa possa ser introduzido no centro da mesma. O cilindro dividido 30 e o eixo 31 podem ser configurados em um artigo ou separadamente. Além disso, o eixo 31 pode ser dividido em uma direção axial por medidas de uma unidade de rolamento intermediário 33. Nesta configuração, o cilindro dividido 30 pode girar baseado no eixo 31. As unidades de rolamento terminais 32 estão instaladas em ambas as partes terminais do eixo 31. Além disso, uma unidade de rolamento intermediário 33 (ver figura 2) está instalada no eixo 31 entre os cilindros divididos 30. Em um caso em que o eixo 31 estiver dividido na direção axial por medidas da unidade de rolamento intermediário 33, dois rolamentos estão dispostos na unidade de rolamento intermediário 33. As unidades de rolamento terminais 32 e a unidade de rolamentointermediário 33 são suportadas pela armação periférica interna 21.
[0024] Neste caso, uma distância B (mm) entre dois cilindros de suporte adjacentes na direção de lingotamento em relação a um único cilindro de suporte (em outras palavras, um cilindro de suporte adjacenteà lateral à jusante na direção de lingotamento e um cilindro de suporte adjacente na lateral a montante à direção de lingotamento) é definida como uma distância de uma parte central de cada cilindro, em um plano apresentado na figura 4.
[0025] Como um resultado de pesquisa acumulada nos mínimos detalhes, os inventores descobriram que a segregação central de uma placa não é suficientemente suprimida apenas pelo ajuste de uma distância entre os cilindros de suporte na direção de lingotamento. Enquanto isso, se uma distância entre cilindros divididos de um único cilindro de suporte, que são adjacentes entre si na direção da largura da placa, for ajustada a uma faixa adequada em correspondência com a distância dos cilindros de suporte na direção de lingotamento, além do ajuste acima, a segregação central pode ser suprimida com mais eficiência. Em outras palavras, os inventores descobriram que, para suprimir suficientemente uma quantidade de abaulamento que é a causa da segregação central, é insuficiente ajustar simplesmente o arranjo dos cilindros divididos como no caso convencional e também é necessário ajustar os arranjos dos cilindros de suporte e dos cilindros divididos bidimensionalmente. Portanto, como para um único cilindro de suporte, uma quantidade de abaulamento é avaliada por análise da deformação bidimensional de uma placa plana (uma folha) na faixa abrangida tanto pelos cilindros de suportes (um cilindro de suporte próximo ao único cilindro de suporte em uma locação frontal na direção de lingotamento e um cilindro de suporte adjacente a uma lateral a montante na direção de lingotamento e outro cilindro de suporte simples adjacente a uma lateral a jusante na direção de lingotamento) adjacente ao cilindro de suporte simples baseado em uma região sem ser de suporte da placa entre cilindros divididos adjacentes entre si na direção da largura da placa. Além disso, a equação (1) é derivada da relação entre a quantidade de abaulamento e a segregação central como uma condição para suprimir suficientemente a segregação central.
[0026] Além disso, se a distância entre o único cilindro de suporte e ambos os cilindros de suporte for igual a ou maior do que 680 mm, foi descoberto que a quantidade de abaulamento é aumentada excessivamente de modo que a segregação central não possa ser suficientemente suprimida mesmo se for satisfeita a equação (1). Portanto, na equação (2), é estabelecido um limite superior como sendo de 680 mm.
[0027] Além disso, na equação (2), um limite inferior é de 400 mm, que é determinado como a distância mínima com a qual o cilindro de suportes pode ser instalado realmente em uma máquina de lingota- mento contínuo.
[0028] Como descrito acima, na máquina de lingotamento contínuo da presente invenção, os cilindros de suporte (cilindros divididos) estão dispostos para satisfazer as equações (1) e (2). Por esta razão, a segregação central de uma placa pode ser suficientemente suprimida por diminuição da quantidade de abaulamento da placa.
[0029] Além disso, a fração sólida central pode ser definida como uma fração sólida em uma parte central na direção da espessura da placa e a uma região da massa fundida na direção da largura da placa.
[0030] Além disso, a fração sólida central pode ser obtida calculando-se a transferência de calor e a solidificação e o cálculo da transferência de calor e da solidificação pode ser realizado usando qualquer método como métodos de entalpia e métodos de calor específico equivalente são amplamente conhecidos na técnica. Além disso, a equação a seguir é bem conhecida na técnica e esta equação também pode ser usada de maneira conveniente.
[0031] Fração sólida central = (temperatura da linha de liquidus - temperatura de uma região de massa fundida) / (temperatura da linha de liquidus - temperatura da linha de solidus)
[0032] Neste caso, a temperatura de uma região de massa fundida mede uma temperatura em uma parte central na direção da espessura da placa e a uma região de massa fundida da placa e desse modo a temperatura de uma região de massa fundida pode ser obtida por cálculo da transferência de calor e da solidificação. Além disso, a temperatura da linha de liquidus pode ser calculada consultando-se, por exemplo "Iron and steel, Japanese Iron and Steel Institute magazine, Vol. 55, N°. 3(19690227) S85, Japanese Iron and Steel Institute Corporation" e a temperatura da linha de solidus pode ser calculada consultando-se, por exemplo, "Hirai, Kanemaru, Mori; Science Promotion 19 Committee, 5thSolidification Phenomenon Conference data, Solidification 46 (Dezembro, 1968)".
[0033] Os cilindros divididos 30 estão dispostos em um padrão denominado em zigue-zague (um padrão para ponto de acabamento) como apresentado na figura 4. Em outras palavras, são formadas distâncias entre os cilindros divididos de modo que os cilindros divididos estejam dispostos em um padrão de zigue-zague sem ser em uma fileira ao longo da direção delingotamento. Além disso, durante o lingo- tamento contínuo, quando um cilindro de suporte 10a do grupo de cilindro 6 estiver posicionado em um local em que uma placa H possuir a fração sólida central igual a ou maior do que 0,2 e menor do que 1,0, uma distância entre cilindros divididos 30 do cilindro de suporte 10a, em outras palavras uma distância A (aqui a seguir, também denominada"largura A da região sem ser de suporte") entre cilindros divididos 30a e 30b que estão adjacentes entre si na direção da largura D2 da placa e uma distância B (aqui a seguir, também denominada "comprimento B da região sem ser de suporte") entre ambos os cilindros de suporte 10b e 10c que estiverem adjacentes ao cilindro de suporte 10a na direção de lingotamento são ajustados para satisfazer as equações (1) e (2) a seguir. Estas equações (1) e (2) serão descritas posteriormente em detalhe. Além disso, um valor mínimo da largura A da região sem ser de suporte é um valor com o qual os cilindros divididos 30 podem ser realmente instalados e é, por exemplo, em torno de 100 mm. A^0,001XB2-1.5XB+735"" (1) 4OO<B<68O-- (2)
[0034] Neste caso, A é uma distância (mm) entre os cilindros divididos 30a e 30b do cilindro de suporte 10a que estão adjacentes entre si na direção da largura D2 da placa e B é uma distância (mm) entre ambos os cilindros de suportes 10b e 10c que estão adjacentes ao cilindro de suporte 10a na direção de lingotamento D1.
[0035] Como apresentado nas figuras 2 e 3, o cilindro de suporte 11 na lateral periférica externa também é dividido em um grande número de cilindros divididos, por exemplo três cilindros divididos 40a, 40b e 40c em uma direção da largura D2 da placa H, similar ao cilindro de suporte 10 na lateral periférica interna. Cada cilindro dividido 40 possui um formato aproximadamente cilíndrico de modo que um eixo 41 que se estende na direção da largura D2 da placa seja introduzido através do centro da mesma. Cada cilindro dividido 40 e o eixo 41 podem possuir uma estrutura integrada ou uma estrutura separada. Além disso, o eixo 41 pode estar dividido em uma direção axial por medidas de um rolamento intermediário 43. Nesta configuração, o cilindro dividido 40 pode ser girado no eixo 41. As unidades de rolamento terminais 42 estão instaladas em ambas as partes terminais do eixo 41 e a unidade de rolamento intermediário 43 está instalada no eixo 41 entre os cilindros divididos 40. Em um caso em que o eixo 41 estiver dividido na direção axial pela unidade de rolamento intermediário 43, a unidade de rolamento intermediário 43 possui dois rolamentos. A unidade de rolamento terminal 42 e a unidade de rolamento intermediário 43 estão suportadas pela armação periférica externa 22. Além disso, o arranjo planar dos cilindros divididos 40 é substancialmente idêntico ao arranjo planar dos cilindros divididos 30 (ver a figura 4) na lateral periférica interna e não é descrito aqui. Em outras palavras, o cilindro de suporte 11 e os cilindros divididos 40 estão dispostos para satisfazer as equações (1) e (2).
[0036] Serão descritas operações da máquina de lingotamento contínuo 1 configuradas como acima. Primeiro, o aço fundido armazenado no depósito 2 é injetado no molde 3 pelo bocal 4. No molde 3, o aço fundido é resfriado e solidificado partindo da periferia externa para formar uma placa H. A placa H de move do molde 3 para a passagem da placa 5 pelo direcionamento dos grupos de cilindros 6 e 7, a jusante ao longo da direção de lingotamento D1. Nesta ocasião, nos grupos de cilindros 6 e 7, uma distância entre os cilindros de suporte 10 e 11 é ajustada de modo que a placa H possua uma espessura predeterminada de acordo com o dispositivo do segmento do cilindro 20. Além disso, a placa H também é resfriada pela passagem da placa 5 de modo que até mesmo o seu interior seja solidificado.
[0037] A seguir, serão descritas as equações (1) e (2). Como um resultado de pesquisa acumulada nos mínimos detalhes, os inventores descobriram que não apenas uma distância entre os cilindros de suporteporém também uma distância entre os cilindros divididos adjacentes de um único cilindro de suporte precisaria ser ajustada para suprimir suficientemente a segregação central de uma placa. Em outras palavras, uma distância entre cilindros precisaria ser ajustada bidimensionalmente para suprimir suficientemente uma quantidade de abaulamento que será a causa de segregação central.
[0038] Por aquela razão, como apresentado na figura 4, uma quantidade de deformação (aqui a seguir, denominada "quantidade de abaulamento") em uma direção da espessura de uma placa em uma placa plana bidimensional (uma região S sem ser de suporte) que se espalha de uma região da placa H sem ser de suporte entre os cilindros divididos 30a e 30b do cilindro de suporte 10a que estão adjacentes entre si na direção da largura D2 da placa H a ambos os cilindros de suporte 10b e 10c que estão adjacentes ao cilindro de suporte 10a na direção de lingotamento D1 é analisada usando-se o Método de Elemento Finito para avaliar a quantidade de abaulamento. A quantidade de abaulamento é avaliada para o grupo de cilindro 6 correspondente a um local em que a placa H possui uma fração sólida central de 0,8. A fração sólida central é igual a ou maior do que 0,2 e menor do que 1.0. O valor da fração sólida central acima é ajustado como um valor representativo pois é controlado separadamente que o abaula- mento da placa H é gerado quando a fração sólida central for igual a ou maior do que 0,2 e menor do que 1,0. Além disso, na região S sem ser de suporte a largura da região A é mudada para ser igual ou menor do que 400 mm e o comprimento da região B sem ser de suporte é mudado para 450 mm, 560 mm, 600 mm, 640 mm e 680 mm para avaliar quantidade de abaulamento.
[0039] O resultado da avaliação da quantidade de abaulamento é apresentada na figura 5. O eixo horizontal de figura 5 representa a região A sem ser de suporte. Além disso, o eixo vertical de figura 5 representa uma proporção da quantidade de abaulamento na suposição de que a quantidade de abaulamento seja 1 quando a região A sem ser de suporte for de 0 mm e o comprimento da região B sem ser de suporte for de 560 mm e assim é definido como um índice de abaula- mento. Além disso, o caso em que a região A sem ser de suporte for de 0 mm representa que o cilindro de suporte não é dividido. Neste caso, o comprimento da região B sem ser de suporte é de 280 mm. No entanto, mesmo se a região A sem ser de suporte for de 0 mm, o comprimento da região B sem ser de suporte é acentuado como de 560 mm para a comparação com o caso em que o cilindro de suporte for dividido.
[0040] Além disso, em um caso em que a largura da região A sem ser de suporte for de 0 mm e assim o cilindro de suporte não for dividido, de fato o abaulamento ocorre quando o cilindro de suporte se flexiona como descrito acima. No entanto, neste caso, supõe-se que o cilindro de suporte não se flexione quando se controla o caso em que a largura da região A sem ser de suporte e o comprimento da região B sem ser de suporte forem mudados, de modo que o caso em que a largura da região A sem ser de suporte for de 0 mm se torna um critério para o caso em que a quantidade de abaulamento for a menor de todas.
[0041] Neste caso, o caso em que a largura da região A sem ser de suporte for de 0 mm e o comprimento da região B sem ser de suporte for de 560 mm é usado como um critério porque, em um caso em que os cilindros de suporte não são divididos (A = 0 mm), a distância entre os cilindros de suporte na direção ajustada de lingotamento D1 é de modo geral de aproximadamente 280 mm. Portanto, os inventores investigaram e descobriram que a segregação central de uma placa H pode ser suficientemente suprimida se o índice de abaulamento for igual ou menor do que 2,8. Em outras palavras, foi descoberto que a segregação central pode ser suprimida na faixa abaixo de uma linha pontilhada espessa na figura 5.
[0042] Por esta razão, há uma demanda da largura da região A sem ser de suporte e do comprimento da região B sem ser de suporte para ter uma relação que satisfaça uma condição tal que o índice de abaulamento seja igual a ou menor do que 2,8. Em outras palavras, há uma demanda de uma largura da região A sem ser de suporte em que o índice de abaulamento seja igual a ou menor do que 2,8 quando o comprimento da região B sem ser de suporte for mudado. A largura da região A sem ser de suporte e o comprimento da região B sem ser de suporte nesta faixa são comparados graficamente como apresentado na figura 6. Além disso, a aproximação polinomial é executada para os gráficos na figura 6 para derivar a equação (1).
[0043] Além disso, como apresentado na figura 5, em um caso em que o comprimento da região B sem ser de suporte for igual a ou maior do que 680 mm, é determinado que a segregação central é deteriorada como um todo pois o comprimento da região B sem ser de suporteé demasiadamente grande, até mesmo se a largura da região A sem ser de suporte for pequena. Além disso, também foi descoberto que, em um caso em que a largura da região A sem ser de suporte for de 0 mm (ou, em um caso em que são usados os cilindros de suporte que não estão divididos), a segregação central pode não ser suficientemente suprimida pois o índice de abaulamento é igual a ou maior do que 2,0 (que está em uma região acima de uma linha pontilhada fina na figura 5). Portanto, em uma equação (2), o limite superior do comprimento da região B sem ser de suporte é ajustado para ser de 680 mm. Além disso, na equação (2), o menor limite é de 400 mm, que é determinado baseado no fato de que uma distância mínima com a qual os cilindros de suporte 10 e 11 adjacentes entre si na direção de lingo- tamento D1 podem ser instalados realmente na máquina de lingota- mento contínuo 1 é de 200 mm.
[0044] Embora as modalidades acima tenham sido ilustradas baseadas no caso em que a fração sólida central da placa H for de 0,8, podem ser obtidos os mesmos resultados como acima depois da realização do mesmo experimento para um grande número de locais correspondentesà faixa igual a ou maior do que 0,2 e menor do que 1,0.
[0045] Como descrito antes, de acordo com the presente invenção, como os cilindros de suporte 10 e 11 (os cilindros divididos 30 e 40) dos grupos de cilindros 6 e 7 em locais em que uma placa H pos- sui a fração sólida central igual a ou maior do que 0,2 e menor do que 1,0 estão dispostos para satisfazer as equações (1) e (2), a quantidade de abaulamento da placa H pode ser diminuída enquanto a placa H estiver passando através da passagem da placa 5. Portanto, a segregação central da placa H pode ser suficientemente suprimida de modo que a placa possa apresentar alta qualidade.
[0046] Além disso, um aspecto da aparelhagem de acordo com the presente invenção é uma máquina de lingotamento contínuo que possua um grande número de cilindros de suporte dispostos um diante do outro com uma passagem para placa estando interposta entre os mesmos como descrito a seguir e cada cilindro de suporte é dividido em um grande número de cilindros divididos em uma direção da largura da placa de modo que a placa possua a fração sólida central igual a ou maior do que 0,2 e menor do que 1,0 durante o trabalho de lingo- tamento contínuo, em que uma distância A entre cilindros divididos do cilindro de suporte correspondente que estão adjacentes entre si na direção da largura da placa e uma distância B entre ambos os cilindros de suporte que estão adjacentes ao cilindro de suporte correspondente na direção de lingotamento satisfazem as seguintes equações (1) e (2).
Aplicabilidade Industrial
[0047] A presente invenção é útil para a máquina de lingotamento contínuo que possui cilindros de suportes dispostos diante um do outro de modo que uma passagem para placa esteja colocada entre os cilindros de suporte. Lista de Sinais de Referência 1: MÁQUINA DE LINGOTAMENTO CONTÍNUO 2: DEPÓSITO 3: MOLDE 4: BOCAL 5: PASSAGEM DA PLACA 6: 7: GRUPO DE CILINDROS 10, 11: CILINDRO DE SUPORTE 20: DISPOSITIVO SEGMENTO DE CILINDRO 21: 22: ARMAÇÃO 23: ELEMENTO DE SUPORTE 24: CILINDRO HIDRÁULICO 30, 40: CILINDRO DIVIDIDO 31, 41: EIXO 32, 42: UNIDADE DE ROLAMENTO TERMINAL 33, 43: UNIDADE DE ROLAMENTO INTERMEDIÁRIO H: PLACA S: REGIÃO SEM SER DE SUPORTE

Claims (1)

1. Máquina de lingotamento contínuo, que inclui um grande número de cilindros de suporte dispostos diante um do outro de modo que uma passagem da placa seja interposta entre os cilindros de suporte, em que cada um dos cilindros de suporte possui um grande número de cilindros divididos dispostos em uma direção da largura da placa, caracterizada pelo fato de que para cada cilindro de suporte disposto em um local sobre a passagem em que a placa possui uma fração sólida central igual a ou maior do que 0,2 e menor do que 1,0 durante um processo de lingota- mento contínuo: quando uma distância entre os cilindros divididos do cilindro de suporte, que estão adjacentes entre si na direção da largura da placa,é definida como uma distância A mm, e quando uma distância entre (i) um cilindro de suporte adjacente a uma lateral a montante na direção de lingotamento e (ii) outro cilindro de suporte adjacente a uma lateral a jusante na direção de lin- gotamento é definida como uma distância de B mm, a distância A e a distância B satisfazem as seguintes equações: A <0,001XB2-1,5 X B + 735— (1) 400 < B < 680”” (2).
BRPI1015033-1A 2009-04-14 2010-04-14 máquina de lingotamento contínuo BRPI1015033B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009-097681 2009-04-14
JP2009097681 2009-04-14
PCT/JP2010/002718 WO2010119680A1 (ja) 2009-04-14 2010-04-14 連続鋳造設備

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1015033A2 BRPI1015033A2 (pt) 2016-04-12
BRPI1015033B1 true BRPI1015033B1 (pt) 2021-02-02

Family

ID=42982353

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1015033-1A BRPI1015033B1 (pt) 2009-04-14 2010-04-14 máquina de lingotamento contínuo

Country Status (4)

Country Link
JP (1) JP4880089B2 (pt)
CN (1) CN102387878B (pt)
BR (1) BRPI1015033B1 (pt)
WO (1) WO2010119680A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2881196B1 (en) * 2012-07-31 2016-09-14 JFE Steel Corporation Method for continuously casting steel
US9782824B2 (en) * 2013-05-02 2017-10-10 Nippon Steel and Sumitomo Metal Corporation Continuous casting equipment
JP6394271B2 (ja) * 2014-10-17 2018-09-26 新日鐵住金株式会社 連続鋳造用鋳片圧下装置及び連続鋳造方法
CN112371937A (zh) * 2020-10-30 2021-02-19 五矿营口中板有限责任公司 一种改善超厚板坯包晶钢中心偏析的方法

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2721382B2 (ja) * 1989-01-31 1998-03-04 新日本製鐵株式会社 鋼鋳片の組識微細化方法
JPH03110049A (ja) * 1989-09-25 1991-05-10 Sumitomo Metal Ind Ltd 連続鋳造用分割ロールの軸受装置
JP3002071B2 (ja) * 1992-12-28 2000-01-24 新日本製鐵株式会社 薄スラブ連鋳機におけるスプリットロール
JP3124466B2 (ja) * 1995-04-20 2001-01-15 新日本製鐵株式会社 鋼の連続鋳造装置および連続鋳造方法
JP3398093B2 (ja) * 1999-07-15 2003-04-21 株式会社神戸製鋼所 連続鋳造設備

Also Published As

Publication number Publication date
JPWO2010119680A1 (ja) 2012-10-22
BRPI1015033A2 (pt) 2016-04-12
JP4880089B2 (ja) 2012-02-22
WO2010119680A1 (ja) 2010-10-21
CN102387878B (zh) 2013-11-27
CN102387878A (zh) 2012-03-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1015033B1 (pt) máquina de lingotamento contínuo
JP5598614B2 (ja) 連続鋳造機の二次冷却装置及び二次冷却方法
WO2020042924A1 (zh) 连铸大方坯平辊和凸辊组合的轻压下方法
ES2547423T3 (es) Conformación de precisión de vidrio plano y aparato de laminación de vidrio plano
US20150047403A1 (en) Casting product reduction apparatus
BRPI0519146B1 (pt) Equipamento para a fundição horizontal de tiras de aço
BR112015008906B1 (pt) Método de lingotamento contínuo de aço
TWI639475B (zh) 鑄片彎曲檢測裝置、及鑄片彎曲檢測方法
BR112019019503B1 (pt) Método para produção de placa de aço inoxidável austenítico
JP5426915B2 (ja) 連続鋳造設備の軽圧下装置
KR101858864B1 (ko) 주편 냉각 방법 및 장치
KR20190074658A (ko) 주조용 몰드장치
BR112019019818A2 (pt) método de fundição contínua de aço
KR101129891B1 (ko) 압연기의 스트리퍼 장착 장치
TW202035035A (zh) 具有固定中間區域噴桿的保持裝置的滾輪托架
CN106102962B (zh) 上引式连续铸造装置和上引式连续铸造方法
KR102400467B1 (ko) 연속주조기용 세그먼트 및 이를 포함하는 연속주조기
JP2001269701A (ja) プレスによるスラブの幅圧下方法および幅圧下装置
JP2016010803A (ja) 連続鋳造機のロール間隔調整方法および鋼片の連続鋳造方法
KR101424463B1 (ko) 가이드블록 중심 측정장치
CN209849847U (zh) 连铸结晶器足辊总成及具有其的连铸结晶器
KR20140012444A (ko) 연속주조기용 세그먼트
JPH06297125A (ja) スラブの連続鋳造方法
KR101748951B1 (ko) 가속냉각기의 상하수량비 측정 장치
JP6206236B2 (ja) 生砂造型設備用金枠

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: NIPPON STEEL AND SUMITOMO METAL CORPORATION (JP)

B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal
B12B Appeal: appeal against refusal
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: NIPPON STEEL CORPORATION (JP)

B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/02/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.