BRPI1002341B1 - veículo incluindo dispositivo antifurto - Google Patents

veículo incluindo dispositivo antifurto Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002341B1
BRPI1002341B1 BRPI1002341-0A BRPI1002341A BRPI1002341B1 BR PI1002341 B1 BRPI1002341 B1 BR PI1002341B1 BR PI1002341 A BRPI1002341 A BR PI1002341A BR PI1002341 B1 BRPI1002341 B1 BR PI1002341B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
battery
main battery
threshold
theft device
vehicle
Prior art date
Application number
BRPI1002341-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Yuichi Sugiyama
Original Assignee
Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha filed Critical Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha
Publication of BRPI1002341A2 publication Critical patent/BRPI1002341A2/pt
Publication of BRPI1002341B1 publication Critical patent/BRPI1002341B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R2325/00Indexing scheme relating to vehicle anti-theft devices
    • B60R2325/30Vehicles applying the vehicle anti-theft devices
    • B60R2325/306Motorcycles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R25/00Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles
    • B60R25/10Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles actuating a signalling device
    • B60R25/102Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles actuating a signalling device a signal being sent to a remote location, e.g. a radio signal being transmitted to a police station, a security company or the owner
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R25/00Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles
    • B60R25/40Features of the power supply for the anti-theft system, e.g. anti-theft batteries, back-up power supply or means to save battery power
    • B60R25/403Power supply in the vehicle

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Charge And Discharge Circuits For Batteries Or The Like (AREA)
  • Burglar Alarm Systems (AREA)
  • Secondary Cells (AREA)
  • Electric Propulsion And Braking For Vehicles (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO ANTIFURTO E VEÍCULO INCLUINDO O MESMO. Um dispositivo antifurto 10 inclui um controlador 101, um controlador de corrente 108, e uma sub-bateria 109. Uma bateria principal 12 carrega a sub-bateria 109 através do controlador de corrente 108. O controlador 101 obtém o nível de carga da bateria principal 12. O controlador 101 para de carregar a sub-bateria 109 quando o nível de carga da bateria principal 12 for menos de 11,5 V. O controlador 101 retoma o carregamento da sub-bateria 109 quando o nível de carga da bateria principal 12 não for menos de 12V.

Description

Antecedentes da Invenção Campo da Invenção
A presente invenção diz respeito a um veículo dotado de um dispositivo usado para impedir furto de veículo, e mais especificamente a um dispositivo antifurto preferivelmente incluindo um dispositivo de GPS (Sistema de Posicionamento Global) e capaz de medir a posição presente do veículo. Um veículo de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 é conhecido a partir da patente japonesa no. 3901566.
Descrição do Antecedente da Técnica
Vários tipos de dispositivos antifurto são fornecidos em veículos para o propósito de impedir furto de veículos. Recentemente, veículos equipados com um dispositivo antifurto incluindo um dispositivo de GPS e um dispositivo de radiocomunicação têm sido fornecidos.
Patente japonesa No. 3901566 revela um veículo incluindo um dispositivo antifurto. O dispositivo antifurto é alimentado por uma bateria montada no veículo (doravante referida como uma “bateria principal”) quando um motor está parado. Em um veículo roubado, a posição presente do veículo é medida por um dispositivo de GPS fornecido no dispositivo antifurto. A informação posicionai presente acerca do veículo e informação acerca do furto são transmitidas para um centro de monitoramento do veículo roubado através de radiocomuni-cação. Uma rede de comunicação de telefonia móvel por exemplo é usada como a radioco-municação.
Quando um veículo é roubado, e uma linha de provisão de potência que conecta um dispositivo antifurto e uma bateria principal é cortada, a potência já não é provida ao dispositivo antifurto de uma bateria principal. Isto também se aplica quando a bateria principal é descarregada e o nível de tensão é diminuído. Quando a provisão de potência para o dispositivo antifurto estiver desconectada, a função do dispositivo antifurto é substancialmente invalidada.
Para solucionar o problema acima descrito, uma segunda bateria (doravante referida como uma “sub-bateria”) é fornecida no dispositivo antifurto. Desse modo, se uma linha de provisão de potência que conecta o dispositivo antifurto e a bateria principal for cortada, a provisão de potência para o dispositivo antifurto é garantida pela sub-bateria no dispositivo, de forma que a localização do veículo roubado pode ser especificada.
A bateria principal é carregada pelo motor e a sub-bateria é carregada pela bateria principal. Quando o motor é acionado, a bateria principal tem tensão alta e capacidade sufi-ciente de carregar a sub-bateria. Quando o motor é parado, a bateria principal enfraquece enquanto carrega a sub-bateria. Portanto, na revelação da Patente japonesa No. 3901566, enquanto um sinal de operação do motor não for entrado, a sub-bateria é intermitentemente carregada. Desse modo, a descarga da bateria principal pode ser reduzida.
De acordo com a Patente japonesa No. 3901566, porém, embora a bateria principal possa ser menos esgotada, ela ainda assim enfraquece com o tempo.
Quando a bateria principal for esgotada em um estado estacionário, um motor de partida não pode ser ativado na partida do motor, e o motor pode não ser iniciado.
Sumário da Invenção
Um dispositivo antifurto de acordo com uma modalidade preferida da invenção é um dispositivo acionado com potência provida de uma primeira bateria que é carregada por um motor iniciado por um motor de partida e inclui uma segunda bateria, e um controlador, e preferivelmente um dispositivo de medição de posição, e um dispositivo de radiocomunica- ção. A segunda bateria é carregada pela primeira bateria e provê ao dispositivo antifurto energia elétrica quando nenhuma energia elétrica for provida da primeira bateria para o dispositivo antifurto. O controlador deixa de carregar a segunda bateria quando a tensão provida da primeira bateria for reduzida para menos que um primeiro limiar. O dispositivo de medição de posição mede a posição presente do dispositivo antifurto. O dispositivo de radio- comunicação é usado para relatar a informação posicionai medida pelo dispositivo de medição de posição para um centro de gerenciamento através de radiocomunicação.
É um objeto da presente invenção fornecer um dispositivo antifurto capaz de operar por um longo período enquanto reduzindo a exaustão da primeira bateria e garantindo que a partida do motor possa ser efetuada. Tal objeto é obtido através de um veículo de acordo com a reivindicação 1.
Outros recursos, elementos, etapas, características e vantagens da presente invenção ficarão mais evidentes a partir da descrição detalhada a seguir das modalidades preferidas da presente invenção com referência aos desenhos anexados.
Breve Descrição dos Desenhos
Fig. 1 é uma vista geral de um sistema antifurto incluindo um dispositivo antifurto.
Fig. 2 é um diagrama de blocos de um dispositivo antifurto e componentes elétricos em uma periferia do dispositivo antifurto.
Fig. 3 é um diagrama de uma estrutura periférica de um gerador.
Fig. 4 é uma tabela que mostra uma relação entre um nível de tensão de carga de uma bateria principal e um estado de carga de uma sub-bateria.
Descrição Detalhada das Modalidades Preferidas
Quando uma motocicleta é roubada, e um cabo de um dispositivo antifurto é arran-cado ou cortado, a provisão de potência de uma bateria principal para um dispositivo antifurto é cortada. Neste caso, a sub-bateria permite acionar o dispositivo antifurto. Portanto, de acordo com a Patente japonesa No. 3901566, a sub-bateria é sempre intermitentemente carregada enquanto um motor está parado. Isto permite ativar o dispositivo antifurto durante um período longo após o furto, de forma que a localização do veículo roubado pode ser es- pecificada no período longo após o furto.
De acordo com a Patente japonesa No. 3901566, porém, a sub-bateria é constan-temente carregada onde quer que o motor seja parado. Portanto, se a motocicleta 1 ficar estacionada durante um período longo sem ser usada, a bateria principal pode ser esgotada e o motor de partida pode não ser ativado para iniciar o veículo.
O inventor que sugeriu a presente modalidade preferida atentou ao fato que quando a motocicleta 1 for estacionada em casa, várias medidas antifurto podem ser tomadas, enquanto tais medidas são impossíveis de ser tomadas quando a motocicleta for estacionada na rua. Mais especificamente, a motocicleta 1 poderia ser roubada enquanto fica estacionada na rua ou um criminoso pode roubar a motocicleta 1 do motociclista na rua e fugir.
Se a motocicleta 1 for roubada na rua, a bateria principal 12 é suficientemente car-regada porque a motocicleta 1 percorreu até o momento do roubo.
Portanto, em um tal caso, se a provisão de potência ao dispositivo antifurto 10 da bateria principal 12 for cortada pelo criminoso, a sub-bateria 109 fica em um estado suficiente de carga. Portanto, o dispositivo antifurto 10 pode ser ativado durante um período longo após o furto, e a posição do veículo roubado pode ser especificada durante o período longo. Portanto, há uma possibilidade alta de descobrir o veículo enquanto a sub-bateria 109 do dispositivo antifurto ainda opera.
O inventor que sugeriu a modalidade preferida propôs, portanto, a idéia de realizar o controle de forma que carga para a sub-bateria 109 é parada quando a tensão provida da bateria principal 12 for menor que um primeiro limiar. Desse modo, a tensão da bateria principal 12 pode ser impedida de enfraquecer até um tal nível que o motor de partida 52 não pode ser ativado, e, portanto o arranque do motor pode ser garantido. Além disso, se a tensão da bateria principal 12 não for menor que o primeiro limiar, em outras palavras, se for um período curto após o motor ficar parado ou se o motor estiver em operação, a sub- bateria 109 é carregada e, portanto o dispositivo antifurto opera durante um período longo após o veículo ser roubado. Portanto, há uma possibilidade alta de descobrir o veículo.
Como descrito acima, um dispositivo antifurto capaz de operar durante um período longo após o furto do veículo enquanto reduzindo o esgotamento da bateria principal e ga-rantindo o arranque do motor, pode ser fornecido.
1. Estrutura Geral do Sistema Antifurto
Agora, a modalidade preferida da presente invenção será descrita junto com os de-senhos em anexo. Fig. 1 é uma vista geral de um sistema antifurto de acordo com a modali-dade preferida. O sistema antifurto inclui um dispositivo antifurto 10 fornecido em uma moto-cicleta 1, um satélite GPS (Sistema de Posicionamento Global) 21, um centro de gerencia-mento 31, e outros.
Como o sistema antifurto opera será descrito. O dispositivo antifurto 10 da motoci- eleta 1 inclui uma função de recepção de GPS, recebe sinais transmitidos do Satélite GPS 21 e pode medir a localização presente do dispositivo antifurto 10. Uma vez que o dispositivo antifurto 10 é fornecido na motocicleta 1, ele pode medir a localização presente da motocicleta 1.
O dispositivo antifurto 10 tem uma função de radiocomunicação e pode transmitir a informação posicionai presente da motocicleta 1 ao centro de gerenciamento 31 através de radiocomunicação. De acordo com a presente modalidade preferida, GSM (Sistema Global para Comunicação Móvel) é usado como a radiocomunicação.
Quando a motocicleta 1 for roubada, o motociclista da motocicleta 1 imediatamente relata o fato ao centro de gerenciamento 31 através de telefone ou outros. O centro de ge-renciamento 31 obtém informação posicionai transmitida do dispositivo antifurto 10 fornecido na motocicleta 1 e descobre o veículo roubado.
2. Estrutura do Dispositivo Antifurto e Componentes Periféricos
Fig. 2 é um diagrama de blocos do dispositivo antifurto 10 fornecido na motocicleta 1 e os componentes elétricos em uma periferia do dispositivo antifurto 10.
A motocicleta 1 inclui um dispositivo antifurto 10, um motor 11, uma bateria principal 12, um motor de partida 52, um interruptor de ignição 13, um ressoador de alarme 14, um pisca-pisca 15, e uma ECU (Unidade de Controle do Motor) 16. Uma “primeira bateria” de acordo com a presente invenção corresponde à “bateria principal 12” de acordo com a presente modalidade preferida.
Fig. 3 é uma vista de uma estrutura periférica de um gerador 54. O motor 11 tem um eixo de manivela 51. Quando o motor inicia, o motor de partida 52 começa a girar em resposta à operação do motociclista. À medida que o motor de partida 52 gira, a potência é transmitida através de um mecanismo de transmissão 53 incluindo uma engrenagem e outros componentes, de forma que o eixo de manivela 51 começa a girar. O eixo de manivela 51 gira por força explosiva através de combustão no cilindro do motor 11.0 gerador 54 é fornecido em uma extremidade do eixo de manivela 51. À medida que o eixo de manivela 51 gira, o gerador 54 gera energia elétrica. A energia elétrica gerada carrega a bateria principal 12 fornecida no veículo.
A bateria principal 12 é carregada pelo motor 11. À medida que o motor de partida 52 gira em resposta à operação do motociclista, o motor 11 é iniciado. O motor de partida 52 é provido com energia elétrica da bateria principal 12. A bateria principal 12 é uma bateria montada no veículo fornecida para prover energia elétrica a vários componentes elétricos fornecidos na motocicleta 1 exceto dar partida ao motor 11. A bateria principal 12 tem, por exemplo, uma capacidade de carga de 12 V.
Uma linha de provisão de potência 151 conectada à bateria principal 12 é conectada ao interruptor de ignição 13. A linha de provisão de potência 151 é conectada com três linhas de provisão de potência 152, 153, e 158. As linhas de provisão de potência 152, 153, e 158 proveem energia elétrica ao dispositivo antifurto 10.
O ressoador de alarme 14 é conectado ao lado a jusante do interruptor de ignição 13 através da linha de provisão de potência 154. O pisca-pisca 15 é conectado ao lado a jusante do interruptor de ignição 13 através da linha de provisão de potência 155. O ressoador de alarme 14 recebe energia elétrica da bateria principal 12 em resposta à operação do motociclista e gera um som de alarme quando o interruptor de ignição 13 é ligado e o motor 11 é acionado. O Pisca-pisca 15 recebe energia elétrica da bateria principal 12 e pisca em resposta à operação do motociclista de instruir uma lâmpada indicadora de direção ou uma lâmpada de perigo para ligar quando o interruptor de ignição 13 for ligado e o motor 11 for acionado.
A linha de provisão de potência 156 é conectada ao lado a jusante do interruptor de ignição 13. A linha de provisão de potência 156 é fornecida dentro do dispositivo antifurto 10. A linha de provisão de potência 156 é conectada à linha de provisão de potência 157 no dispositivo antifurto 10. A linha de provisão de potência 157 é conectada à ECU 16. A ECU 16 controla o acionamento do motor 11. Desse modo, na motocicleta 1 de acordo com a presente modalidade preferida, a energia elétrica é provida da bateria principal 12 à ECU 16 por meio da instalação elétrica disposta através do dispositivo antifurto 10.
O dispositivo antifurto 10 inclui um controlador 101, um acionador 102, um sensor de aceleração 103, um dispositivo de medição de posição 104, e um dispositivo de radioco- municação 106. Além disso, o dispositivo antifurto 10 inclui um controlador de corrente 108 e uma sub-bateria 109. Uma “segunda bateria” de acordo com a presente invenção corresponde à “sub-bateria 109” de acordo com a presente modalidade preferida.
O controlador 101 inclui um microprocessador, uma RAM (Memória de Acesso Aleatório), uma ROM (Memória Exclusiva de Leitura) e outros e controla o dispositivo antifurto 10 como um todo. O controlador 101 está conectado com a linha de provisão de potência acima descrita 158. O controlador 101 recebe a provisão de potência da bateria principal 12 através da linha de provisão de potência 158.
O acionador 102 é conectado com a linha de provisão de potência acima-descrita 152. O acionador 102 provê energia elétrica através da linha de provisão de potência 152 ao ressoador de alarme 14 e ao pisca-pisca 15. Desse modo, o ressoador de alarme 14 e o pisca-pisca 15 podem ser acionados através do acionador 102 até mesmo quando o interruptor da ignição 13 estiver desligado.
Embora não mostrado, o sensor de aceleração 103, o dispositivo de medição de posição 104, e o dispositivo de radiocomunicação 106 são providos com energia elétrica da bateria principal 12.
O sensor de aceleração 103 detecta a aceleração em três direções, isto é, direções X, Y, e Z. O sensor de aceleração 103 libera a informação de aceleração de saídas nas direções X, Y, e Z ao controlador 101. O controlador 101 detecta uma anormalidade acerca da motocicleta 1 com base na entrada de informação de aceleração do sensor de aceleração 103. Por exemplo, se o interruptor de ignição 13 estiver em um estado desligado e a inclinação do veículo igual ou maior que um valor prescrito for detectada ou se a aceleração de pelo menos um valor prescrito for detectado, o controlador determina a ocorrência de uma anormalidade.
O dispositivo de medição de posição 104 pode funcionar como um receptor de GPS. Uma antena de GPS 105 é conectada ao dispositivo de medição de posição 104. O Satélite GPS 21 (Fig. 1), o dispositivo de medição de posição 104, e a antena de GPS 105 formam um sistema de GPS 2. O dispositivo de medição de posição 104 recebe sinais do Satélite GPS 21 e mede a localização presente do dispositivo antifurto 10. Declarado diferentemente, o dispositivo de medição 104 mede a posição presente da motocicleta 1. O dispositivo de medição de posição 104 libera a informação posicionai medida para o controlador 101.
O dispositivo de radiocomunicação 106 pode funcionar como um dispositivo de rádio de GSM. Uma antena de radiocomunicação 107 é conectada com o dispositivo de radiocomunicação 106. O centro de gerenciamento 31 (Fig. 1), o dispositivo de radiocomunicação 106, e a antena de radiocomunicação 107 formam um sistema de GSM 3. O dispositivo de radiocomunicação 106 realiza a comunicação com o centro de gerenciamento 31 mostrado na Fig. 1 através de uma estação de base de rádio para telefones celulares, que não é mostrada. O controlador 101 transmite a informação posicionai presente da motocicleta 1 ao centro de gerenciamento 31 usando o dispositivo de radiocomunicação 106. Observe, porém, que o dispositivo de radiocomunicação de acordo com a presente invenção não é necessariamente limitado a este arranjo.
O controlador de corrente 108 provê energia elétrica através da linha de provisão de potência 153 à sub-bateria 109. A sub-bateria 109 provê energia elétrica ao controlador 101, acelerador sensor 103, dispositivo de medição de posição 104, dispositivo de radiocomunicação 106, e vários componentes elétricos fornecidos no dispositivo antifurto 10.
O controlador 101 mede a tensão de carga da bateria principal 12 da energia elétrica provida através da linha de provisão de potência 153. O controlador 101 determina se ou não carrega a sub-bateria 109 dependendo da tensão de carga obtida da bateria principal 12. O método de determinar se ou não carrega a sub-bateria 109 será descrito depois.
Quando o interruptor de ignição 13 estiver em um estado desligado e a motocicleta 1 for provida com vibração, o sensor de aceleração 103 detecta a aceleração. A informação de aceleração é informada ao controlador 101 do sensor de aceleração 103 e se a ocorrência de uma anormalidade for determinada, o controlador 101 controla o ressoador de alarme 14 através do acionador 102 e gera um som de alarme. O controlador 101 também controla o pisca-pisca 15 através do acionador 102 e tem a lâmpada de perigo ligada.
O controlador 101 transmite a informação posicionai ao centro de gerenciamento 31 através do dispositivo de radiocomunicação 106 ao determinar uma anormalidade. Desse modo, quando o interruptor de ignição 13 estiver em um estado desligado e for aplicada vibração à motocicleta 1, o dispositivo antifurto 10 pode ser ativado e a informação posicionai pode ser transmitida ao centro de gerenciamento 31.
3. Método de Carregar a Sub-Bateria
Agora, referindo à Fig. 4, o método de determinar se ou não carrega a sub-bateria 109 será descrito. Fig. 4 é uma tabela que mostra a relação entre o estado de carga da bateria principal 12 e o resultado de determinar se ou não carrega a sub-bateria 109. Fig. 4 é uma vista da relação entre o estado de carga da bateria principal 12 e informação transmitida ao centro de gerenciamento 31.
Na Fig. 4, o estado de carga da bateria principal 12 é dividido em quatro níveis. A tensão de carga da bateria principal 12 é pelo menos 12 V em um primeiro nível, pelo menos 11,5 V e menos de 12 V em um segundo nível, pelo menos 5 V e menos de 11,5 V em um terceiro nível, e menos de 5 V em um quarto nível.
Uma tensão de 12 V é fixada a fim de impedir a bateria principal 12 de trepidar e manter a sub-bateria 109 completamente carregado. Uma tensão de 11,5 V é fixada como uma tensão de limiar para a bateria principal 12 iniciar o motor 11, em outras palavras, como uma tensão de limiar usada para dirigir o motor de partida 52. Uma tensão de 5 V é fixada como uma tensão com a qual potência suficiente para acionar o dispositivo antifurto 10 não pode ser provida quando a tensão de carga da bateria principal 12 estiver reduzida.
De acordo com a presente invenção, primeiro, segundo, e terceiro limiares são pre-viamente fixos como limiares para determinar o estado da tensão de carga da bateria principal 12. O “primeiro limiar” de acordo com a presente invenção é 11,5 V na presente modalidade preferida. O “segundo limiar” de acordo com a presente invenção é 12 V na presente modalidade preferida. O “terceiro limiar” de acordo com a presente invenção é 5 V na presente modalidade preferida. Observe, porém, que os valores numéricos na presente modalidade preferida são um exemplo e é apenas necessário que a relação representada pelo “terceiro limiar” < o “primeiro limiar” < o “segundo limiar” seja estabelecida, e os valores numéricos não são limitados. De acordo com a presente invenção, o primeiro limiar necessita apenas ser ajustado para um nível de tensão que possa acionar o motor de partida 52.
Se ou não carregar a sub-bateria 109 é determinado com base em dois casos. O primeiro caso é quando a tensão de carga da bateria principal 12 tender a diminuir. Este caso é indicado como caso “A” na Fig. 4. O segundo caso é quando a tensão de carga da bateria principal 12 tende a aumentar. Este caso é indicado como caso “B” na Fig. 4.
Aqui, o caso em que a tensão tende a diminuir corresponde quando a tensão altera de um estado alto para um estado baixo. Declarado diferentemente, refere-se quando a tensão da bateria principal 12 enfraquece. Quando o motor 11 para e nenhuma energia elétrica é gerada pelo gerador 54, a tensão da bateria principal 12 enfraquece. Quando energia elétrica é provida por exemplo aos componentes elétricos da bateria principal 12 enquanto o motor 11 está em um estado estacionário, a tensão da bateria principal 12 enfraquece. Além, a bateria principal 12 tem sua tensão esgotada por autodescarga.
Inversamente, o caso em que a tensão tende a aumentar corresponde quando a tensão alterar de um estado baixo para um estado alto. Declarado diferentemente, é quando a bateria principal 12 estiver em um estado carregado. Quando o motor 11 gira e energia elétrica é gerada pelo gerador 54, a bateria principal 12 é carregada. A tensão da bateria principal 12 altera de um estado baixo para um estado alto por exemplo quando o motor 11 é iniciado após ter ficado parado por um período longo e a tensão da bateria principal 12 fica reduzida.
Na Fig. 4, o sinal “J” indica que o controlador 101 determina que a sub-bateria 109 será carregada. O sinal “K” indica que o controlador 101 determina que a sub-bateria 109 não será carregada. O sinal “L” indica um modo de sub-bateria.
Em os casos C11 e C21, a tensão de carga da bateria principal 12 é pelo menos 12 V. Declarado diferentemente, em ambos os casos C11 e C21, a tensão de carga da bateria principal 12 não é menor que o segundo limiar. Neste caso, o controlador 101 determina que a sub-bateria 109 será carregada independente se o nível de carga da bateria principal 12 tende a diminuir ou aumentar.
No caso C12, a tensão de carga da bateria principal 12 é pelo menos 11,5 V e menos de 12 V, e a tensão de carga da bateria principal 12 tende a diminuir. Declarado diferentemente, no caso C12, a tensão de carga da bateria principal 12 é pelo menos o primeiro limiar e menor que o segundo limiar, e a tensão de carga da bateria principal 12 tende a diminuir. De acordo com a presente modalidade preferida, a transição do nível da bateria principal 12 do primeiro nível (pelo menos 12 V) para o segundo nível (pelo menos 11,5 V e menos de 12 V) é considerada como uma tendência decrescente. No caso C12, o controlador 101 determina que a sub-bateria 109 será carregada.
No caso C22, a tensão de carga da bateria principal 12 é pelo menos 11,5 V e menos de 12 V, e a tensão de carga da bateria principal 12 tende a aumentar. Declarado diferentemente, no caso C22, a tensão de carga da bateria principal 12 é pelo menos o primeiro limiar e menor que o segundo limiar, e a tensão de carga da bateria principal 12 tende a aumentar. De acordo com a presente modalidade preferida, a transição do nível da bateria principal 12 do terceiro nível (pelo menos 5 V e menos de 11,5 V) para o segundo nível (pelo menos 11,5 V e menos de 12 V) é considerado como uma tendência crescente. No caso C22, o controlador 101 determina que a sub-bateria 109 não será carregada.
Desse modo, até mesmo quando a tensão de carga da bateria principal 12 estiver no mesmo segundo nível, se ou não carregar a sub-bateria 109 é determinado dependendo se o estado de tensão de carga tende a diminuir ou aumentar.
No caso C22, a tensão de carga da bateria principal 12 é elevada do terceiro nível para o segundo nível. Considerando que o nível de carga da bateria principal 12 foi diminuído para um tal nível que o motor 11 não pode ser iniciado, um período de carga suficiente deveria ser garantido. Portanto, quando o nível de carga tender a aumentar até mesmo no segundo nível, é determinado que a sub-bateria 109 não será carregada.
Inversamente, no caso C12, a tensão de carga da bateria principal 12 é vertida do primeiro nível para o segundo nível. A bateria principal 12 tem tensão de carga suficiente e portanto ainda tem tensão mais que necessário para iniciar o motor 11. É determinado que o estado de carga da bateria principal 12 é bom e que a sub-bateria 109 é para ser carregada. O carregamento para a sub-bateria 109 pode ser impedido de ser parado em resposta às alterações de minuto na tensão de carga.
Em ambos casos C13 e C23, a tensão de carga da bateria principal 12 é pelo menos 5 V e menos de 11,5 V. Declarado diferentemente, em ambos os casos C13 e C23, a tensão de carga da bateria principal 12 não é menor que o terceiro limiar e menor que o primeiro limiar. Nestes casos, o controlador 101 determina que a sub-bateria 109 não será carregada independente se a tensão de carga da bateria principal 12 tende a diminuir ou aumentar.
Nos casos C13 e C23, a tensão de carga da bateria principal 12 é menor que a tensão necessária para iniciar o motor 11. Neste caso, o carregamento para a sub-bateria 109 é parado independente do estado da tensão de carga da bateria principal 102 no passado. Considerando que a tensão de carga da bateria principal 12 não está em um nível suficiente para dar partida ao motor, a bateria principal 12 deve ser impedida de ser esgotada. A partida do motor 11 pela bateria principal 12, em outras palavras, o percorrendo da motocicleta 1 tem precedência neste controle.
Em ambos os casos C14 e C24, a tensão de carga da bateria principal 12 é menos de 5 V. Nestes casos, o controlador 101 altera o modo do dispositivo antifurto 10 para o modo de sub-bateria. Mais especificamente, o controlador 101 altera o modo do dispositivo antifurto 10 do modo motriz pela bateria principal 12 para o modo motriz pela sub-bateria 109.
Assuma que um criminoso que tenta roubar a motocicleta 1 arranca ou corta o cabo do dispositivo antifurto 10. Neste caso, o controlador 101 determina que a tensão de provisão da bateria 12 alterou para o quarto nível. O controlador 101 aciona o dispositivo antifurto 10 pela sub-bateria 109.
Quando a tensão de carga da bateria principal 12 for menos de 5 V, não só o carre-gamento da sub-bateria 109 é parado mas também o acionamento do dispositivo antifurto 10 pela bateria principal 12 é parado. Isto é para o propósito de impedir a bateria principal 12 de enfraquecer também e a capacidade de carga da bateria principal 12 de ser diminuída para o quarto nível.
Desse modo, de acordo com a presente modalidade preferida, o controlador 101 determina se ou não carrega a sub-bateria 109 dependendo do estado de carga da bateria principal 12 independente se o motor 11 está acionado ou parado.
4. Transmissão da Informação do Nível de Carga
A terceira fileira na Fig. 3 indica informação de transmissão acerca do nível de carga. O controlador 101 não transmite informação ao centro de gerenciamento 31 quando o nível de carga da bateria principal 12 estiver no primeiro nível (pelo menos 12 V). Aqui, o primeiro nível não é menor que o segundo limiar.
O controlador 101 transmite a segunda informação de nível ao centro de gerenciamento 31 quando o nível de carga da bateria principal 12 for alterado do primeiro nível (pelo menos 12 V) para o segundo nível (pelo menos 11,5 V e menos de 12 v). O controlador 101 transmite a segunda informação de nível ao centro de gerenciamento 31 quando o nível de carga da bateria principal 12 for alterado do terceiro nível (pelo menos 5 V e menos de 11,5 V) para o segundo nível (pelo menos 11,5 V e menos de 12 V). A segunda informação de nível é transmitida independente se o estado de carga da bateria principal 12 tende a diminuir ou aumentar. Quando o nível prosseguir para o segundo nível, a informação para transmitir pode ser diferente dependendo se a transição é transição descendente ou transição superior. Aqui, o segundo nível não é menor que o primeiro limiar e menor que o segundo limiar. O terceiro nível não é menor que o terceiro limiar e menor que o primeiro limiar.
O controlador 101 transmite informação de terceiro nível ao centro de gerenciamento 31 quando o nível de carga da bateria principal 12 altera do segundo nível (pelo menos 11,5 V e menor que 12 V) para o terceiro nível (pelo menos 5 V e menos de 11,5 V). O controlador 101 transmite a informação de terceiro nível ao centro de gerenciamento 31 quando o nível de carga da bateria principal 12 altera do quarto nível (menos de 5 V) para o terceiro nível (pelo menos 5 V e menos de 11,5 V). A informação de terceiro nível é transmitida independente se o estado de carga da bateria principal 12 tende a diminuir ou aumentar. Aqui, o quarto nível é menor que o terceiro limiar.
O controlador 101 transmite informação indicando que o modo é alterado no modo de sub-bateria quando o nível de carga da bateria principal 12 altera para o quarto nível (menos de 5 V).
Desse modo, informação acerca do estado de carga da bateria principal 12 é transmitida ao centro de gerenciamento 31, de forma que o centro de gerenciamento 31 pode fornecer o serviço de informar ao cliente do estado de carga. Se o acionador não deu partida ao motor 11 da motocicleta 1 durante um período longo, a bateria principal 12 fica esgotada por autodescarga em alguns casos. Em um tal caso, o centro de gerenciamento 31 notifica o motociclista da necessidade de carregar a bateria principal 12. A capacidade de carga da bateria principal 12 pode ser impedida de ser diminuída.
De acordo com a presente modalidade preferida, o dispositivo antifurto acionado com provisão de potência da bateria principal que é carregada pelo motor iniciado pelo motor de partida tem uma sub-bateria, e controlador, e preferivelmente um dispositivo de medição de posição, e um dispositivo de radiocomunicação.
A sub-bateria é carregada pela bateria principal e provê ao dispositivo antifurto energia elétrica quando nenhuma potência for provida da bateria principal para o dispositivo antifurto. O controlador deixa de carregar a sub-bateria quando a tensão provida para o dispositivo antifurto da bateria principal for alterada para menos que o primeiro limiar. O dispositivo de medição de posição mede a posição presente do dispositivo antifurto. O dispositivo de radiocomunicação relata a informação de posição medida pelo dispositivo de medição de posição para o centro de gerenciamento através de radiocomunicação.
Desse modo, a tensão da bateria principal 12 pode ser impedida de enfraquecer até um tal baixo nível a ponto de o motor de partida não poder ser ativado, e, portanto o arranque do motor pode ser garantido. Além disso, quando o nível de tensão da bateria principal 12 não for menor que o primeiro limiar, em outras palavras, logo após o motor ser parado, ou quando o motor estiver em operação, a sub-bateria 109 é carregada, de forma que o dispositivo antifurto opera durante um período longo após a motocicleta 1 ter sido roubada. Portanto, um dispositivo antifurto capaz de operar durante um período longo após a motocicleta ser roubada enquanto reduzindo o esgotamento da bateria principal e garantindo o arranque do motor, pode ser fornecido.
De acordo com a presente modalidade preferida, quando o controlador deixar de carregar a sub-bateria e o nível de tensão provido da bateria principal para o dispositivo antifurto alcançar pelo menos o segundo limiar que é maior que o primeiro limiar, o carregamento para a sub-bateria é retomado.
Além disso, de acordo com a presente modalidade preferida, quando o carregamento para a sub-bateria for realizado, e a tensão provida da bateria principal para o dispositivo antifurto atingir um nível que não é menor que o primeiro limiar e menor que o segundo limiar, o controlador continua tendo a sub-bateria carregada.
Abaixo do primeiro limiar, a tensão da bateria principal fica em um estado de queda. Portanto, o carregamento não é retomado até a tensão da bateria principal voltar para pelo menos o segundo limiar maior que o primeiro limiar, de forma que tempo suficiente para carregar a bateria principal pode ser garantido. Desse modo, o arranque do motor pode ser melhorado. Além disso, o nível de tensão em que o carregamento é parado por causa da redução na tensão e o nível de tensão em que o carregamento é retomado por causa do aumento na tensão são ajustados em valores diferentes, e, portanto, o carregando pode ser impedido de alternar frequentemente entre parar e retomar por causa das alterações de minuto na tensão da bateria principal ao redor dos limiares causadas pelas flutuações na revolução do motor.
Além disso, de acordo com a presente modalidade preferida, o primeiro limiar é o nível da tensão predeterminada que permite o motor dar partida pela bateria principal.
Desse modo, a sub-bateria pode ser carregada em uma tal faixa que o arranque pode ser garantido. Portanto, um dispositivo antifurto capaz de operar durante um período de longo após o veículo ser roubado enquanto garantido o arranque, pode ser fornecido.
De acordo com a presente modalidade preferida, quando a tensão provida da bateria principal não atingir um nível menor que o primeiro limiar e menor que o segundo limiar, o dispositivo antifurto transmite primeira informação indicando que a capacidade restante da bateria principal está reduzida ao centro de gerenciamento usando um dispositivo de radio-comunicação.
Além disso, de acordo com a presente modalidade preferida, quando a tensão pro-vida da bateria principal não atingir um nível menor que o terceiro limiar e menor que o pri-meiro limiar, o dispositivo antifurto transmite segunda informação indicando a capacidade restante da bateria principal está reduzida ao centro de gerenciamento usando o dispositivo de radiocomunicação.
Desse modo, o motociclista pode estar atento de uma queda na tensão da bateria principal. Portanto, o motor pode ser iniciado para aumentar a tensão da bateria principal para o segundo limiar ou mais. Portanto, o período em que a sub-bateria pode ser carregada pode ser prolongado. Como resultado, um dispositivo antifurto capaz de operar durante um período longo após o veículo ser roubado garantindo o arranque do motor pode ser fornecido.
De acordo com a presente modalidade preferida, o dispositivo antifurto inclui uma linha de entrada usada para introduzir potência da bateria principal e uma linha de provisão usada para prover entrada de potência pela linha de entrada para a unidade de controle de motor.
Desse modo, um criminoso não pode dirigir a motocicleta 1 após remover o disposi-tivo antifurto 10 da motocicleta 1.
De acordo com a presente modalidade preferida, o dispositivo antifurto de acordo com a presente invenção é fornecido na motocicleta. A motocicleta tem um tamanho menor que um automóvel. Portanto, a capacidade máxima da bateria principal da motocicleta é menor que a bateria principal do automóvel. Portanto, na motocicleta, a tensão da bateria principal é mais provável de cair para um nível menor que o primeiro limiar que o nível de tensão que permite iniciar o motor pela bateria principal, e a invenção é efetivamente aplica- da.
Embora as modalidades preferidas da presente invenção tenham sido descritas acima, é para ser entendido que variações e modificação serão evidentes àqueles versados na técnica sem abandono do escopo e espírito da presente invenção. O escopo da presente 5 invenção, portanto, é para ser determinado somente pelas reivindicações a seguir.

Claims (9)

1. Veículo (1) compreendendo um motor (11), uma primeira bateria (12) que é car-regada pelo motor (11) e um dispositivo antifurto (10) acionado com energia provida a partir da primeira bateria (12), que é carregada pelo motor (11) cuja partida é feita por um motor de partida (52), compreendendo: uma segunda bateria (109) carregada pela primeira bateria (12) e provendo o dis-positivo antifurto (10) com energia elétrica quando nenhuma energia elétrica for provida a partir da primeira bateria (12) para o dispositivo antifurto (10); e CARACTERIZADO por um ECU (16) controlando o acionamento do motor (11), em que a energia elétrica da primeira bateria é provida para o ECU (16); e o dispositivo antifurto (10) compreendendo adicionalmente um controlador (101) que interrompe o carregamento da segunda bateria (109) quando a tensão provida ao dispositivo antifurto (10) a partir da primeira bateria (12) for reduzida para menos que um primeiro limiar.
2. Veículo (1), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o controlador (101) retoma o carregamento da segunda bateria (109) quando o carregamento da segunda bateria (109) é interrompido e a tensão provida para o dispositivo antifurto (10) a partir da primeira bateria (12) aumenta para pelo menos um segundo limiar que é maior que o primeiro limiar.
3. Veículo (1), de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o controlador (101) continua tendo a segunda bateria (109) carregada quando o carregamento da segunda bateria (109) for efetuado e a tensão provida a partir da primeira bateria (12) para o dispositivo antifurto (10) cair para o intervalo de pelo menos o primeiro limiar e menor que o segundo limiar.
4. Veículo (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro limiar é uma tensão predeterminada que permite que o motor (11) dê a partida pela primeira bateria (12).
5. Veículo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo antifurto adicionalmente compreende: um dispositivo de medição de posição (104) que mede a posição atual do dispositivo antifurto (10).
6. Veículo (1), de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que dispositivo antifurto compreende adicionalmente: um dispositivo de radiocomunicação (107) usado para relatar a informação posicionai medida pelo dispositivo de medição de posição (104) para um centro de gerenciamento (31) através de radiocomunicação.
7. Veículo (1), de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o controlador (101) instrui o dispositivo de radiocomunicação (106) a transmitir a primeira informação que indica que a tensão provida da primeira bateria (12) está reduzida para o centro de gerenciamento (31) quando a tensão provida da primeira bateria (12) é alterada para a faixa de pelo menos o primeiro limiar e menor que o segundo limiar.
8. Veículo (1), de acordo com a reivindicação 6 ou 7, CARACTERIZADO pelo fato de que o controlador (101) instrui o dispositivo de radiocomunicação (106) a transmitir a se-gunda informação que indica que a tensão provida da primeira bateria (12) está reduzida para o centro de gerenciamento (31) quando a tensão provida da primeira bateria (12) é alterada para a faixa de pelo menos um terceiro limiar que é menor que o primeiro limiar e 10 menor que o segundo limiar.
9. Veículo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADO pelo fato de que o veículo (1) é uma motocicleta.
BRPI1002341-0A 2009-08-05 2010-07-01 veículo incluindo dispositivo antifurto BRPI1002341B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009-182077 2009-08-05
JP2009182077A JP2011036085A (ja) 2009-08-05 2009-08-05 盗難防止装置および盗難防止装置を搭載した車両

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1002341A2 BRPI1002341A2 (pt) 2011-07-26
BRPI1002341B1 true BRPI1002341B1 (pt) 2020-10-27

Family

ID=42990107

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002341-0A BRPI1002341B1 (pt) 2009-08-05 2010-07-01 veículo incluindo dispositivo antifurto

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP2284052B1 (pt)
JP (1) JP2011036085A (pt)
BR (1) BRPI1002341B1 (pt)
ES (1) ES2544777T3 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5581447B2 (ja) * 2011-06-23 2014-08-27 本田技研工業株式会社 車両盗難防止装置
DE102012014471A1 (de) 2011-07-27 2013-01-31 Marquardt Gmbh Energieversorgungsschaltung für elektrische Komponenten
JP5998855B2 (ja) * 2012-11-01 2016-09-28 株式会社デンソー 車両位置情報通知装置
JP2015122843A (ja) * 2013-12-20 2015-07-02 株式会社日本セラテック 補助電源ユニット、盗難防止装置および電力供給方法
MY184338A (en) * 2014-10-31 2021-04-01 Piaggio & C Spa Rechargeable battery pack for electric or hybrid vehicles comprising a communication interface
JP2018058543A (ja) * 2016-10-07 2018-04-12 株式会社オートネットワーク技術研究所 車載機器
JP2020004243A (ja) * 2018-06-29 2020-01-09 株式会社ネクスティエレクトロニクス 紛失防止ユニット
JP7013518B2 (ja) * 2020-03-31 2022-02-15 本田技研工業株式会社 通信装置、車両および車両管理システム
CN113879251A (zh) * 2021-10-26 2022-01-04 一汽解放汽车有限公司 防盗系统及商用车

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1989012343A1 (en) * 1988-06-06 1989-12-14 Brett David Dornbusch Accumulator switching/security apparatus
GB2272337B (en) * 1992-11-05 1997-05-21 Clifford Electronics Inc Vehicle security system siren with backup rechargeable battery
DE19530721A1 (de) * 1995-08-18 1997-02-20 Kiekert Ag Steuerungsanlage für ein Kraftfahrzeug mit einer Notstrombatterie sowie einer Notbetriebsschaltung
JP4643074B2 (ja) * 2001-08-29 2011-03-02 株式会社デンソー 車両の電源供給制御装置
JP3901566B2 (ja) * 2002-04-17 2007-04-04 セコム株式会社 充電装置及び盗難防止装置
JP4337733B2 (ja) * 2004-02-12 2009-09-30 株式会社デンソー 車載無線機

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1002341A2 (pt) 2011-07-26
EP2284052B1 (en) 2015-07-29
ES2544777T3 (es) 2015-09-03
EP2284052A3 (en) 2011-11-23
JP2011036085A (ja) 2011-02-17
EP2284052A2 (en) 2011-02-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1002341B1 (pt) veículo incluindo dispositivo antifurto
US9855905B2 (en) Vehicle power supply device
JP4587975B2 (ja) バッテリ情報管理システム、車両用電子制御装置及び車両用電子制御装置のプログラム修正方法
JP6215221B2 (ja) 車両用電源装置
KR101668288B1 (ko) 사물인터넷을 이용한 자동차용 배터리의 모니터링 시스템 및 방법
JP6790474B2 (ja) 二次電池の監視装置、電池システム、二次電池の保護システム、車両
US10040410B2 (en) Vehicular starter battery management system
JP4003170B2 (ja) 自動車用の補助機能装置およびその運転方法
US9849850B2 (en) System for monitoring battery provided in vehicle
US9234470B2 (en) Idling stop device, power control method, deterioration notification method and battery charging method
US20050285445A1 (en) Battery management system
US20130106174A1 (en) Control unit for vehicle
US20150377979A1 (en) Method for testing an energy store in a motor vehicle
US20070200431A1 (en) Dead battery preventing device for preventing engine start failure of vehicle having economy running function and dead battery prevention method
JP2003226207A (ja) 車両用電源システム
JP2015033859A (ja) 車両用電源システム
JP2004254483A (ja) 車両状態表示装置
JP4489101B2 (ja) 電力供給制御装置及び電力供給制御方法
JP2003226209A (ja) 車両用電源システム
JP5293891B2 (ja) 劣化度合判定装置
JP2007152983A (ja) 車両用電源制御装置
JP5634459B2 (ja) 車両バッテリ監視システム
US20190054871A1 (en) Stop control circuit
JP4168550B2 (ja) ジャンパースタート判定装置および車両制御装置
JP3901566B2 (ja) 充電装置及び盗難防止装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06T Formal requirements before examination
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H01M 10/44 , B60R 25/00

Ipc: B60R 25/102 (2013.01), B60R 25/40 (2013.01)

B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/10/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.