BRPI0921174B1 - Instrumento de escrita com tampa com ranhuras internas - Google Patents

Instrumento de escrita com tampa com ranhuras internas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0921174B1
BRPI0921174B1 BRPI0921174-8A BRPI0921174A BRPI0921174B1 BR PI0921174 B1 BRPI0921174 B1 BR PI0921174B1 BR PI0921174 A BRPI0921174 A BR PI0921174A BR PI0921174 B1 BRPI0921174 B1 BR PI0921174B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
writing
cover
lid
projections
grooves
Prior art date
Application number
BRPI0921174-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Franck Rolion
Laurent Beaucher
Original Assignee
SOCIéTé BIC
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40481761&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0921174(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by SOCIéTé BIC filed Critical SOCIéTé BIC
Publication of BRPI0921174A2 publication Critical patent/BRPI0921174A2/pt
Publication of BRPI0921174B1 publication Critical patent/BRPI0921174B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B43WRITING OR DRAWING IMPLEMENTS; BUREAU ACCESSORIES
    • B43KIMPLEMENTS FOR WRITING OR DRAWING
    • B43K23/00Holders or connectors for writing implements; Means for protecting the writing-points
    • B43K23/08Protecting means, e.g. caps
    • B43K23/12Protecting means, e.g. caps for pens
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B43WRITING OR DRAWING IMPLEMENTS; BUREAU ACCESSORIES
    • B43KIMPLEMENTS FOR WRITING OR DRAWING
    • B43K23/00Holders or connectors for writing implements; Means for protecting the writing-points
    • B43K23/08Protecting means, e.g. caps
    • B43K23/12Protecting means, e.g. caps for pens
    • B43K23/126Protecting means, e.g. caps for pens with clips
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B43WRITING OR DRAWING IMPLEMENTS; BUREAU ACCESSORIES
    • B43KIMPLEMENTS FOR WRITING OR DRAWING
    • B43K25/00Attaching writing implements to wearing apparel or objects involving constructional changes of the implements
    • B43K25/02Clips
    • B43K25/022Clips attached to a pen cap

Landscapes

  • Pens And Brushes (AREA)

Abstract

instrumento de escrita com tampa com ranhuras internas o instrumento de escrita comporta um corpo de escrita e uma tampa (c) removível para cobrir a ponta de escrita (11) em uma posição de acoplamento com o corpo de escrita. a tampa apresenta um fundo (35), uma parede tubular (5 32) que se estende longitudinalmente entre uma primeira extremidade (20a) de junção com o fundo (35) e uma segunda extremidade (20b) que define uma abertura (24). a parede tubular (32) apresenta vantajosamente uma superfície interior sobre a qual saliências (31) capazes de engatar com o corpo de escrita (10) na posição de acoplamento se projetam para fora, apresentando a superfície interior da tampa (c) pelo menos uma ranhura (33) disposta entre as duas saliências (31) e que se estende até a segunda extremidade (20b) da parede tubular. a ranhura impede assim a compressão da tampa (c) durante a sua colocação ou a depressão durante a retirada, sem prejudicar a retenção da tampa e conservando uma determinada simplicidade de concepção.

Description

“INSTRUMENTO DE ESCRITA COM TAMPA COM RANHURAS INTERNAS”
CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere a instrumentos de escrita tais como canetas de tinta e especialmente aos instrumentos de escrita que comportam um corpo de escrita que se estende de uma extremidade que apresenta uma ponta de escrita solidária com o corpo de escrita e uma tampa removível que cobre a ponta de escrita em uma posição de acoplamento da tampa com o corpo de escrita, apresentando a tampa um fundo, uma parede tubular que se estende seguindo um eixo central entre uma primeira extremidade de junção com o fundo e uma segunda extremidade que define uma abertura axial, apresentando a parede tubular uma superfície interior sobre a qual são projetadas saliências que são capazes de reter a tampa por engate com o corpo de escrita na posição de acoplamento.
ANTECEDENTES TÉCNICOS DA INVENÇÃO
Um instrumento de escrita do tipo citado acima, tal como uma caneta esferográfica, pode armazenar uma tinta aquosa ou qualquer tinta convencional. A tampa permite que se evite um ressecamento excessivo da ponta por cobertura desta durante os períodos em que não se utiliza o instrumento. Uma estanqueidade em relação ao exterior pode ser obtida graças a um contato anular da parede tubular da tampa sobre uma extremidade do corpo de escrita adjacente à ponta de escrita. Em alguns casos, a tampa comporta uma tampa interna que não cobre a ponta de escrita.
No entanto, durante o acoplamento do corpo do instrumento de escrita com a tampa, o ar no interior da tampa está comprimindo gerando assim um aumento da pressão interna na tampa, às vezes perceptível por determinados usuários. Quando a tampa está destacada, a pressão de ar que reina no interior da tampa é subitamente abaixada, o que provoca uma descarga e um bombeamento da tinta. Como a tampa está alternativamente acoplada e destacada do corpo do instrumento de escrita durante uma utilização normal, uma quantidade significativa de tinta pode ser deslocada e risca de ser desperdiçada, restando, por exemplo, bloqueada dentro das chicanas de uma cavidade de colocação ao ar livre. Os inventores perceberam que este fenômeno poderia ser sensível em todos os casos em que uma tinta líquida é utilizada, ou dentro de um reservatório a tinta livre, mas também no caso de tinta líquida estocada em um tampão fibroso.
Uma solução para equilibrar a pressão interna na tampa consiste em se praticar um orifício do lado oposto da abertura. O documento US 5441356 prevê assim uma passagem de ar para evitar se comprimir o inteiro da tampa durante a sua colocação sobre um corpo de caneta. Esta passagem é formada no fundo da tampa e obturada por uma válvula de obturação associada a uma mola. Com este tio de dispositivo, o ar pode sair pelo orifício imediatamente antes do acoplamento e a mola permite que se obture a passagem de ar
Petição 870190096667, de 27/09/2019, pág. 9/21 quando a tampa está presa fixamente sobre o coro da caneta. A conservação em posição de obturação é garantida pelo engate de diversas saliências internas pontuais da tampa com um rebordo anular formado na periferia exterior do corpo da caneta.
Um inconveniente deste tipo de instrumento de escrita consiste na complexidade do sistema de obturação que necessita de diversas peças dentre elas uma mola. A montagem da tampa é então mais dispendiosa, o que limita o atrativo das canetas que incluem um tal sistema.
DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO
A presente invenção tem por objetivo propor um instrumento de escrita que permite que se evitem perdas de tinta durante operações de acoplamento e retirada da tampa, e que seja de projeto simples.
Para tal fim, o instrumento de escrita de acordo com a presente invenção é caracterizado pelo fato de que a superfície interior da tampa apresenta pelo menos uma ranhura praticada entre duas saliências e que se estendem até a segunda extremidade da parede tubular.
Assim, é obtido, graças à ranhura que se estende até a segunda extremidade, um escoamento do ar acumulado no fundo da tampa na direção da abertura da tampa durante uma operação de fechamento. A ranhura é utilizada como uma passagem de ar intercalada entre a tampa e o corpo de escrita. Fica assim impedida a pressurização da tampa durante a sua colocação ou a depressão durante a retirada, assegurando a ou as ranhuras uma função de equilíbrio da pressão. Além disso, este recurso não prejudica a retenção da tampa e o fundo da tampa pode ser concebido de modo simples.
De acordo com uma outra particularidade, o instrumento de escrita compreende um elemento de estanqueidade integral com a tampa, praticado entre a pelo menos uma ranhura e a primeira extremidade da tampa. O elemento de estanqueidade compreende, por exemplo, uma nervura anular formada na superfície interior da tampa a uma distância da primeira e da segunda extremidades, a pelo menos uma ranhura se estendendo até uma zona mediana da tampa e na proximidade da nervura anular. Assim um contato de estanqueidade anular pode ser obtido com a nervura na posição de acoplamento, de modo a impedir a secagem da ponta de escrita. A posição aproximada da ranhura em relação à nervura anular destinada ao contato de estanqueidade permite que se evacue pela ranhura todo o excesso de ar acumulado no fundo da tampa no momento da penetração da extremidade de escrita do instrumento na tampa.
De acordo com uma outra particularidade, o corpo de escrita comporta um cartucho contendo tinta livre, incluindo o cartucho um reservatório e uma cavidade interna praticada entre a ponta de escrita e o reservatório, estando a cavidade em comunicação com o reservatório e comunicando-se diretamente com o exterior por um orifício aberto para o
Petição 870190096667, de 27/09/2019, pág. 10/21 exterior do corpo de escrita, sendo a cavidade adaptada para absorver um derrame de tinta. Ficam assim evitados os vazamentos em caso de utilização de sistemas de tinta sensíveis a variações de pressão e a presença da tampa com ranhura(s) limita, além disso, os eventuais deslocamentos da tinta durante a fase de retirada da tampa. De acordo com uma outra particularidade,e são previstas pelo menos duas ranhuras sobre a superfície interior da parede tubular, que apresenta uma alternância entre as saliências e as ranhuras. As saliências são, de preferência, pelo menos em número de três e são distribuídas de modo circular, podendo o número de ranhuras ser igual ao número das saliências. Cada uma das ranhuras se estende seguindo uma direção geral paralela ao eixo central e o conjunto das ranhuras define no nível da abertura axial os vértices de um polígono regular. Graças a esta disposição distribuída, o ar pode escapar facilmente, qualquer que seja a eventual inclinação relativa entre a tampa e o corpo do instrumento de escrita durante a colocação da tampa.
De acordo com uma outra particularidade, cada uma das ranhuras é adjacente às duas saliências e as separa. Assim, a previsão de depressões e saliências na circunferência da tampa permite que se torne a retenção muito eficaz, otimizando-se ao mesmo tempo o efeito de equilíbrio de pressão durante a colocação da tampa. Em uma zona anular da tampa em que estão distribuídas as saliências, as saliências e as ranhuras podem então ocupar mais da metade da circunferência interna da tampa, pelo menos 75% desta circunferência interna, por exemplo.
De acordo com uma outra particularidade, a distância da ranhura ou das ranhuras em relação ao elemento de estanqueidade está compreendida entre 0,1 e 0,5 mm. Assim, a extremidade das ranhuras está o mais próximo da zona de estanqueidade da tampa. Devido à disposição das ranhuras (cuja largura pode corresponder a 40% ou mais da profundidade da tampa), podendo o volume de ar ser evacuado pelas ranhuras é mais considerável e o ar comprimido no fundo da tampa pode escapar ao longo da inserção do corpo de escrita na tampa, mesmo no caso em que a parte de preensão do corpo de escrita está firmemente envolvida pela tampa. Uma proximidade demasiado grande é, no entanto, evitada para não criar uma deformação não uniforme do elemento de estanqueidade.
De acordo com uma outra particularidade, o corpo de escrita apresenta uma superfície, cilíndrica de preensão adjacente à ponta de escrita, apresentando esta superfície de preensão um rebordo saliente anular para cooperar com as saliências, sendo o rebordo saliente disposta em oposição à ponta de escrita para permitir uma cobertura completa da superfície de preensão pela tampa. As saliências são então previstas na proximidade da segunda extremidade.
Assim a retenção pelas saliências, de preferência próximas da abertura da tampa, corresponde a uma fixação com um contato de material com material, por exemplo, de plástico com plástica, que se produz no fim da colocação da tampa, quando a maioria do ar
Petição 870190096667, de 27/09/2019, pág. 11/21 inicialmente contido na tampa foi evacuado. As ranhuras são alongadas e praticadas em uma tampa que tem tipicamente um comprimento de mais de 2 cm, de preferência de mais de 4 cm, de modo a cobrir a parede de preensão do corpo de escrita utilizada durante a escrita.
De acordo com uma outra particularidade, a superfície exterior da parede tubular da tampa é lisa pelo menos do lado da segunda extremidade, tendo a tampa uma seção transversal circular. A tampa tem assim uma preensão conformável e apresenta uma superfície desprovida de arestas, mais agradável ao toque. Existe, portanto, uma diferença de forma entre a superfície externa lisa e a superfície interna ranhurada. A espessura da tampa continua delgada e pode variar, por exemplo, entre um máximo da ordem de 1 mm e um mínimo da ordem de 0,6 mm. A tampa pode assim apresentar no nível de cada uma das ranhuras uma espessura compreendida entre 40% e 70% da espessura geral da tampa.
De acordo com uma outra particularidade, o corpo de escrita apresenta um ressalto anular com uma face axila em contato com a segunda extremidade da tampa na posição de acoplamento. Assim, o instrumento de escrita com a tampa fechada apresenta exteriormente um aspecto comum, permitindo o ressalto sobre o qual se apóia a tampa que se obture pelo menos parcialmente as ranhuras formadas no interior da tampa.
De acordo com uma outra particularidade, o corpo de escrita comporta um cartucho e um cilindro que cobre parcialmente o cartucho do lado oposto da ponta de escrita, apresentando o cartucho um filete macho que permite que se fixe o cilindro, estando o ressalto formado por uma extremidade do cilindro. Assim, um cilindro tipicamente sem relevo exterior e agradável de ser manipulado pelo usuário pode ser disposto com vantagem no prolongamento da tampa e obturar a saída de cada uma das ranhuras.
DESCRIÇÃO SUCINTA DOS DESENHOS
Outras características e vantagens da invenção aparecerão no decorrer da descrição que segue de diversas modalidades, dadas a título de exemplos não limitativos, relativas aos desenhos apensos em que:
- a Figura 1 é uma visa em uma primeira seção longitudinal de um coro de tampa de acordo com uma modalidade preferida da invenção;
- a Figura 2 é uma vista do corpo de tampa da Figura 1 em uma segunda seção longitudinal;
- as Figuras 3A e 3B representam respectivamente um primeiro detalhe e um segundo detalhes da parede tubular do corpo de tampa ilustrado na Figura 2;
- a Figura 4 é uma visa explodida representando um cartucho e o cilindro associado que constituem o corpo de uma caneta que pode cooperar com uma tampa de acordo com a invenção;
- a Figura 5 é uma vista explodida representando elementos constituintes de uma
Petição 870190096667, de 27/09/2019, pág. 12/21 tampa de acordo com a invenção;
- a Figura 6 é uma vista axial da abertura da tampa das Figuras 1 e 2;
- as Figuras 7 e 8 ilustram a posição de acoplamento da tampa com o corpo da caneta.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES PREFERIDAS DA INVENÇÃO
Nas diferentes figuras, referências idênticas indicam elementos idênticos ou análogos. O instrumento de escrita 1 permite que se escreva por qualquer meio de escrita, de deleção ou de sublinhamento, que será denominado doravante abaixo tinta.
Com referência às Figuras 1, 2, 4, 5, o instrumento de escrita 1 compreende um corpo de escrita 10 e uma tampa removível C adaptada para cobrir uma ou outra das extremidades (10a, 10b) do corpo de escrita 10 em uma posição de acoplamento. Uma ponta de escrita 11 está montada em uma das extremidades (10a, 10b) do corpo de escrita 10. A título de exemplo não limitativo, o corpo de escrita 10 pode compreender uma peça tubular 12 de matéria plástica, que contém uma reserva de tinta 13 e permite que se aloje um dispositivo 14 de alimentação com tinta que sustenta a ponta de escrita 11.
Na modalidade da Figura 4, a peça tubular 12 com a reserva de tinta 13, o dispositivo 14 de alimentação com tinta e a ponta de escrita 11 definem um cartucho 15. O cartucho 15 é inserido em um cilindro 16 e pode ser ligado de modo permanente ou removível a este cilindro 16. No exemplo da Figura 4, a fixação é removível e pode ser produzida por meio de um filete macho 17 formado exteriormente sobre a peça tubular 12 do cartucho 15. O cilindro 16 pode comportar um filete fêmea formado na sua parede interna, de modo que o cilindro 16 e o cartucho 15 possam ser fixados de modo removível um ao outro. Compreende-se que um cartucho de troca pode então ser inserido no cilindro 16 quando a tinta estiver esgotada. O modo de fixação pode ser de natureza diferente, tal como, por exemplo, de modo não limitativo, por uma fixação por contato por inserção com força, por encaixe. Uma ligação química ou uma ligação por ultra-som pode também ser prevista, não sendo o cartucho 15 dissociável do cilindro 16 neste caso. Alternativamente, ou como um complemento, o instrumento de escrita 1 pode compreender um reservatório destacável contendo uma reserva de tinta 13. Este reservatório é fixado neste caso na parte de trás do cartucho 15.
Conforme ilustrado nas Figuras 5, 7 e 8, o instrumento de escrita 1 compreende uma tampa C capaz de cooperar com o corpo de escrita 10. A tampa C pode apresentar um corpo de tampa 20 tubular, uma tampa interna 21 e um grampo 22, assim como uma peça inserida 23 em uma extremidade 20a da tampa C para fixar de modo permanente o grampo 22 ao corpo de tampa 20. A tampa interna 21 serve para evitar o ressecamento da ponta 11. Ela pode, naturalmente, ser suprimida em determinadas formas de realização da tampa C. A abertura axial 24 da tampa C tem um diâmetro interno que corresponde essencialmente ao
Petição 870190096667, de 27/09/2019, pág. 13/21 diâmetro exterior da parte de preensão 30 do corpo de escrita 10. Esta parede de preensão 30 pode ser cilíndrica ou de uma outra forma adaptada a ser agarrada entre o polegar e o indicador durante uma operação de escrita. No exemplo não limitativo das Figuras 4, 7 e 8, a parte de preensão 30 faz parte integrante do cartucho 15.
Em uma modalidade preferida da invenção, o corpo 20 da tampa C apresenta saliências 31 que se projetam para fora e são capazes de se engatar com o corpo de escrita 10 quando a tampa C está na posição de acoplamento. Conforme se pode ver nas Figuras 1 e 2, as saliências 31 podem ser distribuídas de modo anular na proximidade da abertura axial 24 da tampa c. Estas saliências 31 são formadas, por exemplo, por projeções salientes radialmente na direção do eixo central Z da tampa C. A parede tubular 32 do corpo da tampa 20 apresenta também na sua superfície interior uma ou mais ranhuras 33 praticadas na espessura do corpo de tampa 20. Estas ranhuras 33 se estendem axialmente entre uma zona mediana M da tampa C e a extremidade 20b onde é formada a abertura 24 da tampa C. Cada uma das ranhuras 33 é praticada entre duas saliências 31 adjacentes. A seção de cada ranhura 33 pode corresponder a um “U” tendo uma forma de um U que se alarga à medida que se abre, conforme ilustrado, por exemplo, na Figura 6. A extremidade das ranhuras 33 na parte oposta à abertura 24 pode apresentar uma profundidade decrescente. Isto é, o entalhe das ranhuras 33 pode ser realizado com inclinações laterais e uma inclinação do lado oposto da abertura 24. A variação da espessura não é demasiado brusca. Esta forma de ranhura permite que se evitem as compressões ou marcas visíveis do exterior da tampa C, especialmente quando a parede é delgada.
Com referência às Figuras 4, 7 e 8, a parte de preensão 30 do corpo de escrita 10 apresenta uma superfície cilíndrica com um rebordo anular B que se salienta para cooperar com as saliências 31. O rebordo anular B é neste caso disposto do lado oposto da ponta de escrita 11 para permitir a cobertura completa da parte de preensão 30 pela tampa C. Como uma variante, os meios de fixação capazes de cooperar com as saliências 31 podem apresentar uma forma diferente da de um rebordo anular, e de modo não limitativo, por exemplo, uma ou mais formas, cada uma das quais se estendendo sobre menos da metade da circunferência da parte de preensão 30.
Será claramente evidente na Figura 8 que o engate das saliências pontuais se efetua quando a tampa C atinge sua posição fechada criando um encaixe por pressão. Nesta posição, as saliências 31 retêm, portanto, a tampa C sobre o corpo de escrita 10 de modo tal que a tampa C não possa mais sair do corpo de escrita 10 sem uma ação do usuário. Desde que o usuário desengate as saliências 31 do rebordo anular B, a retirada será em seguida especialmente fácil.
Com referência às Figuras 1 e 2, de modo opcional, a parede tubular 32 do corpo de tampa 20 apresenta também na sua superfície interna uma nervura anular 34 ou
Petição 870190096667, de 27/09/2019, pág. 14/21 saliência análoga à que é destinada a tornar estanque um volume interno da tampa C situado no nível do fundo 35 da tampa quando a tampa C está montada sobre o corpo de escrita 10. As ranhuras 33 se estendem a uma distância do fundo 35 entre a saída da tampa C e um nível adjacente à nervura anular 34. A posição desta nervura anular 34 é próxima de um plano médio transversal da tampa C, por exemplo, ou coincide com ele, e não está mais geralmente distante das extremidades 20a e 20b do corpo de tampa 20.
Conforme se pode ver nas Figuras 1, 2, 3A, 7 e 8, a nervura anular 34 formada no interior do corpo de tampa 20 permite um confinamento do volume V de ar na proximidade do fundo 35 impedindo que este ar escape para o exterior quando a tampa C está em uma posição completamente acoplada. As ranhuras 33 exercem uma função de equilíbrio de pressão durante a inserção do corpo de escrita 10 na tampa C, e isto até o momento que precede o contato do rebordo ou da nervura anular 34 com o corpo de escrita 10. Este contato é realizado com fricção e pode se produzir imediatamente antes que o corpo de escrita 10 se encaixe por pressão nas saliências 31 ou simultaneamente com este encaixe. Assim no mais tardar quando as saliências 31 estão engatadas sobre o rebordo anular B do corpo de escrita 10, a estanqueidade é garantida para o volume V de ar que envolve a ponta de escrita 11. As Figuras 7 e 8 ilustram a zona mediana M onde pode ser tipicamente formada a barreira de estanqueidade.
As ranhuras 33 não atrapalham a função de retenção das saliências 31 devido ao seu posicionamento em alternância com as saliências 31. Cada uma das ranhuras 33 se estende assim numa direção geral paralela ao eixo central Z. Cada uma das ranhuras 33 constitui uma passagem que permite que o ar acumulado na proximidade do fundo 35 da tampa C escape pela grande abertura axial 24. De modo não limitativo, o número de ranhuras 33 pode ser superior ou igual a três. Na modalidade da Figura 6, seis ranhuras 33 são formadas na espessura da parede tubular 32 do corpo da tampa 20. Estas ranhuras 33 formam assim, no nível da abertura axial 24 da tampa C, os vértices de um hexágono regular. Naturalmente, a distância angular entre as ranhuras pode ser diferente de 60°.
Com referência às Figuras 1-2 e 6-8 ilustrando o interior da tampa C, as saliências 31 são distribuídas de modo circular. A tampa apresenta no exemplo ilustrado uma seção circular. Existe neste caso um círculo imaginário em contato com o conjunto das saliências 31 que é inscrito em um plano transversal, de preferência perpendicular ao eixo Z e tendo um diâmetro D1 estritamente inferior ao diâmetro D2 do rebordo anular B. As saliências 31 e as ranhuras 33 se estendem, por exemplo, pelo menos por 75%, de preferência pelo menos por 90%, da circunferência interna da tampa C. Nas Figuras 1 e 2, cada uma das ranhuras 33 separa duas saliências 31 adjacentes. O afastamento entre duas saliências 31 sucessivas pode corresponder assim essencialmente à largura de uma ranhura 33.
A superfície externa da parede tubular 32 é, de preferência, lisa, pelo menos do
Petição 870190096667, de 27/09/2019, pág. 15/21 lado da abertura 24 da tampa C. Mais geralmente, nenhuma fenda ou saliência longitudinal análoga aparece do lado oposto às ranhuras 33 e estas são inteiramente praticadas de modo interno na tampa C. A ausência de aspereza nesta parede 32 torna a pegada do instrumento de escrita 1 mais agradável ao toque ao usuário. O cilindro 16 do instrumento de escrita 1 pode cooperar com o cartucho 15 e vir se posicionar de frente à saída das ranhuras 33, conforme ilustrado nas Figuras 7 e 8. A título de exemplo, o cilindro 16 pode apresentar um diâmetro exterior essencialmente igual ao diâmetro externo da tampa C, ou ligeiramente inferior, obturando ao mesmo tempo a saída de cada uma das ranhuras 33.
Em uma modalidade opcional uma estanqueidade no interior da tampa C pode ser realizada por um contato anular estanque entre o cilindro 16 e a extremidade 20b do corpo da tampa 20. Para se obter isso, um revestimento de estanqueidade ou uma junta (não representada) pode eventualmente ser fixado ou encostado na extremidade do cilindro 16 na proximidade da parte de preensão 30 do corpo de escrita 10. Esta estanqueidade pode completar ou substituir a estanqueidade produzida pela nervura anular 34. Compreende-se que a estanqueidade no interior da tampa C pode ser assim obtida por um contato estanque entre a borda anular na extremidade 20b da tampa C e o ressalto 40 do corpo de escrita 10. Este ressalto 40 anular, tendo uma face axial que se encontra aqui em contato com a segunda extremidade 20b da tampa C na posição de acoplamento pode alternativamente simplesmente servir para prolongar a tampa C e para obturar pelo menos em parte a saída das ranhuras 33, sem que o contato seja estanque. Este ressalto 40 pode ser formado fazendo parte integrante do cartucho 15 ou por meio de um anel.
No exemplo das Figuras 7 e 8, o cartucho 15 apresenta um filete macho 17 que permite que se fixe o cilindro16 e uma projeção anular 45 radial na proximidade deste filete 17. A projeção anular 45 define um batente para o cilindro 16 inteiramente aparafusado no cartucho 15. O eixo 15 representa então um papel de batente para a tampa C quando as saliências 31 estão engatadas atrás do rebordo anular B, conforme ilustrado na Figura 8. em uma variante de realização, a detenção axial da tampa C pode ser realizada no nível do cartucho 15. Conforme ilustrado nas Figuras 1, 2 e 8, a tampa c pode apresentar um aumento do seu diâmetro interior do lado da segunda extremidade 20b. Isto permite uma adaptação à projeção anular 45.
No nível de cada uma das ranhuras 33, a espessura e2 pode esta compreendida entre 40 e 70% da espessura e1 geral da tampa C, conforme se pode ver nas Figuras 6, 7 e
8. A altura da seção de passagem de ar pode ser maximizada. nO caso de uma tampa C formada de plástico por injeção, a espessura e2 restante pode ser limitada a aproximadamente 0,6 mm, permanecendo esta espessura suficiente para não gera problemas com o enchimento durante o processo de injeção. É compreensível que somente as partes descontínuas do rebordo anular B formado no corpo de escrita 10 estão em
Petição 870190096667, de 27/09/2019, pág. 16/21 contato com a tampa C quando esta última está em posição de acoplamento.
De modo não limitativo, a tampa C pode apresentar um comprimento da ordem de pelo menos 2 cm e de preferência de pelo menos 4-5 cm. As saliências 31 são próxima da extremidade que delimita a abertura axial 24 da tampa C e a distância em relação à borda da abertura 24 representa, por exemplo, de 10 a 25% do comprimento das ranhuras 33. Assim, é somente no fim do processo, durante a operação de acoplamento da tampa, que as saliências 31 engatam com o rebordo anular B ou com qualquer outro elemento de fixação formado atrás da parede de preensão do corpo de escrita 10. Compreende-se que o comprimento das ranhuras 33 pode corresponder essencialmente ao comprimento da parte de preensão 30 do corpo de escrita 10, formada entre o rebordo anular B ou análogo e a extremidade superior da peça tubular 12 onde está fixada a ponta de escrita 11. Na modalidade das figuras, o comprimento é o mesmo para as diferentes ranhuras 33 e representa no mínimo 40% da profundidade 50 da tampa C. Mais geralmente, o comprimento de cada ranhura 33 depende da arquitetura do corpo de escrita 10 e pode também ser ajustado em função da forma global da tampa C.
O cartucho 15 ilustrado na Figura 4 pode comportar um dispositivo 14 de alimentação de tinta da ponta de escrita, ao qual está associada uma cavidade adaptada para absorver um derrame de tinta (não representado). A parte do cartucho 15 coberta pelo cilindro 16 corresponde essencialmente ao reservatório de tinta e a cavidade é praticada entre o dispositivo 14 e este reservatório onde está armazenada a reserva de tinta 13. O dispositivo de alimentação de tinta delimita, por exemplo, juntamente com a peça tubular 12 uma cavidade em comunicação com o reservatório. Esta cavidade se comunica diretamente com o exterior por meio de um orifício (não representado) aberto para o exterior. Com o equilíbrio de pressão e a presença que uma tal cavidade para absorver os derrames de tinta, torna se extremamente reduzido o risco de escapamento de tinta.
Uma das vantagens da invenção consiste na capacidade de uma tampa C, tipicamente suficientemente longa para cobrir uma porção de preensão 30 do corpo de escrita 10, de evacuar o ar confinado no interior e efetuar assim um equilíbrio de pressão, sem que a concepção desta tampa C crie inconvenientes de sobrecarga e/ou de montagem.
Em uma variante não ilustrada a tampa interna pode apresentar a forma de uma cavidade para acolher e envolver a ponta de escrita 11. A cavidade da tampa interna apresenta uma abertura cuja borda se apoia contra uma geratriz de contato na extremidade do corpo de escrita 10. Isto evite que a tinta seque na ponta de escrita 11 sem provocar a gota de tinta na periferia da ponta 11. Isto evita que se suje o suporte de escrita durante uma posterior utilização do instrumento de escrita 1.
É uma vantagem o fato de que a tampa interna pode então ser montada sobre uma mola que empurre a borda da abertura da cavidade desta tampa interna contra um ressalto
Petição 870190096667, de 27/09/2019, pág. 17/21 radial do corpo de escrita 10. A tampa interna 21 pode assim ser produzida de um material elastomérico ou então apresentar uma borda revestida por uma camada elastomérica para assegurar a estanqueidade na geratriz de contato.
Para os corpos de escrita que compreendem um reservatório de tinta líquida, ligado ao exterior por um conduto em chicana que desemboca na parte cônica do corpo de escrita 10, é útil que a cavidade da tampa interna envolva também o orifício de saída do conduto em chicana.
A presença das ranhuras 33 de evacuação de ar é neste caso extremamente vantajosa para evitar o efeito do bombeamento da tinta do reservatório do instrumento de escrita 1.
É compreensível que cada uma das formas e dos detalhes de realização descritos acima, pode ser utilizada isoladamente ou em combinação. Deve ser evidente aos versados na técnica que a presente invenção permite modalidades em uma série de outras formas específicas sem que haja desvio do domínio de aplicação da invenção como ela vem reivindicada. mais especificamente, embora a descrição mencione ranhuras 33 praticadas na espessura da tampa C de modo paralelo ao eixo central Z com uma largura constante, os versados na técnica observarão que qualquer outra forma de canal com uma componente longitudinal convém para permitir que o ar escape pela abertura 24 da tampa C durante o fechamento da tampa C. É compreensível que a ranhura ou as ranhuras 33 formadas no nível da superfície interna da tampa C podem resultar de uma previsão do interior da tampa C. Pelo menos uma ranhura 33, por exemplo, pode ser formada por uma fenda de uma peça interna da tampa C ou por um espaçamento entre diferentes elementos constituintes da superfície interior da superfície da tampa C.

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Instrumento de escrita compreendendo um corpo de escrita (10) que se estende a partir de uma extremidade (10a) tendo uma ponta de escrita (11) integral com o corpo de escrita e uma tampa removível (C) cobrindo a ponta de escrita (11) em uma posição de acoplamento da tampa com o corpo de escrita (10), a dita tampa (C) apresentando um fundo (35), uma parede tubular (32) que se estende ao longo de um eixo central (Z) entre uma primeira extremidade (20a) de junção com o fundo (35) e uma segunda extremidade (20b) definindo uma abertura axial (24), a dita parede tubular (32) apresentando uma superfície interior sobre a qual saliências (31) são aptas a reter a tampa (C) por engate com o corpo de escrita (10) na posição de acoplamento, CARACTERIZADO pelo fato de que as referidas saliências (31) somente se estendem perto da segunda extremidade (20b), de maneira que as saliências (31) podem acoplar-se com uma porção do corpo de escrita (10) que está distante da ponta de escrita, através de um contato que resulta na conclusão da montagem da tampa e em que a superfície interior da tampa (C) possui pelo menos uma ranhura (33) disposta entre duas das ditas saliências (31) e que se estende para a segunda extremidade (20b) da parede tubular (32), a dita ranhura estendendo-se ainda longitudinalmente em direção ao fundo (35) até uma área afastada das ditas protuberâncias (31).
  2. 2. Instrumento de escrita de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por compreender um elemento de estanqueidade integral com a tampa (C), disposto entre a dita pelo menos uma ranhura (33) e a dita primeira extremidade (20a) da tampa.
  3. 3. Instrumento de escrita de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo de que o elemento de estanqueidade compreender uma nervura anular (34), formada sobre a superfície interior da tampa (C), a uma distância da primeira e da segunda extremidades (20a, 20b), a dita pelo menos uma ranhura (33) se estendendo até uma zona mediana (m) da tampa e na proximidade da nervura anular (34).
  4. 4. Instrumento de escrita de acordo com a reivindicação 2 ou 3, CARACTERIZADO pelo fato de que a distância da pelo menos uma ranhura (33) em relação ao elemento de estanqueidade estar compreendida entre 0,1 e 0,5 mm.
  5. 5. Instrumento de escrita de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos duas ranhuras (33) são fornecidas na superfície interior da parede tubular (32) que alterna entre as ditas saliências (31) e as ditas ranhuras (33).
  6. 6. Instrumento de escrita de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que cada uma das ranhuras (33) é adjacente a e separa as duas das ditas saliências (31).
  7. 7. Instrumento de escrita de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO pelo fato de que as ditas saliências (31) são pelo menos três em
    Petição 870190096667, de 27/09/2019, pág. 19/21 número e distribuídas de modo circular, o número de ranhuras (33) sendo igual ao número das ditas saliências, cada uma das ranhuras (33) se estendendo em uma direção paralela ao eixo central (Z) e o conjunto de ranhuras definindo os vértices de um polígono regular na abertura axial (24).
  8. 8. Instrumento de escrita de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADO pelo fato de que o corpo de escrita (10) tem uma superfície de preensão cilíndrica adjacente à ponta de escrita (11), esta superfície de preensão apresentando um rebordo (B) saliente em forma de anel para cooperar com as ditas saliências (31), o rebordo saliente (B) sendo disposto de modo oposto à ponta de escrita (11) para permitir que a dita superfície de preensão seja completamente coberta pela tampa (C).
  9. 9. Instrumento de escrita de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADO pelo fato de que a superfície exterior da parede tubular (32) da tampa (C) é lisa pelo menos do lado da segunda extremidade (20b), a tampa tendo uma seção transversal circular.
  10. 10. Instrumento de escrita de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de que a tampa (C) apresenta uma espessura (e2) no nível de cada uma das ranhuras (33) compreendida entre 40% e 70% da espessura geral (e1) da tampa.
  11. 11. Instrumento de escrita de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, CARACTERIZADO pelo fato de que o corpo de escrita (10) tem um ressalto (40) anular com uma face axial em contato com a segunda extremidade (20b) da tampa (C) na posição de acoplamento.
  12. 12. Instrumento de escrita de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o corpo de escrita (10) compreende um cartucho (15) e um cilindro (16) cobrindo parcialmente o cartucho (15) do lado oposto da dita ponta de escrita (11), o cartucho (15) apresentando um filete macho (17) permitindo o eixo ser fixado, o dito ressalto (40) sendo formado por uma extremidade do dito cilindro (16).
  13. 13. Instrumento de escrita de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, CARACTERIZADO pelo fato de que em uma zona anular da tampa (C) onde as ditas saliências (31) estão distribuídas, as saliências (31) e as ranhuras (33) ocupam pelo menos 75% da circunferência interna da tampa (C).
BRPI0921174-8A 2008-11-28 2009-11-25 Instrumento de escrita com tampa com ranhuras internas BRPI0921174B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0858104A FR2939079B1 (fr) 2008-11-28 2008-11-28 Instrument d'ecriture et capuchon pour un instrument d'ecriture
FR0858104 2008-11-28
PCT/FR2009/052289 WO2010061130A2 (fr) 2008-11-28 2009-11-25 Instrument d'ecriture et capuchon a rainures internes pour un instrument d'ecriture.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0921174A2 BRPI0921174A2 (pt) 2016-02-23
BRPI0921174B1 true BRPI0921174B1 (pt) 2020-03-03

Family

ID=40481761

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0921174-8A BRPI0921174B1 (pt) 2008-11-28 2009-11-25 Instrumento de escrita com tampa com ranhuras internas

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8807860B2 (pt)
EP (1) EP2362835B1 (pt)
JP (1) JP5340405B2 (pt)
CN (1) CN102271930B (pt)
BR (1) BRPI0921174B1 (pt)
FR (1) FR2939079B1 (pt)
MX (1) MX2011005682A (pt)
WO (1) WO2010061130A2 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2988328B1 (fr) * 2012-03-23 2014-12-19 Bic Soc Dispositif d'application de fluide et ses utilisations
KR102487643B1 (ko) * 2014-10-17 2023-01-11 주식회사 네오랩컨버전스 전자펜, 전자펜과 연동되는 전자기기, 전자기기의 제어방법 및 전자기기의 제어방법을 실행하는 프로그램을 기록한 기록매체
DE202015004739U1 (de) 2015-07-02 2016-10-05 Schwan-Stabilo Cosmetics Gmbh & Co. Kg Schoner für einen Stift
DE102016002477A1 (de) * 2016-03-03 2017-09-07 C. Josef Lamy Gmbh Schreibgerät
USD946084S1 (en) 2020-06-18 2022-03-15 Common Understanding, Inc. Marker cartridge

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2392942A (en) * 1944-05-20 1946-01-15 Parker Pen Co Fountain pen cap construction
JPS5676476U (pt) * 1979-11-20 1981-06-22
JPH0434064Y2 (pt) * 1986-08-06 1992-08-13
JPS63134788U (pt) * 1987-02-26 1988-09-05
GB2236509B (en) * 1989-10-04 1992-11-11 Mitsubishi Pencil Co A removable cap for a writing instrument
US5230578A (en) * 1991-11-13 1993-07-27 Bic Corporation Cap for writing and marking instruments
JP2570242Y2 (ja) * 1992-11-30 1998-05-06 株式会社壽 ペ ン
EP0685348B1 (en) * 1993-12-06 2000-04-05 Mitsubishi Pencil Kabushiki Kaisha Ball-point pen
JP2906391B2 (ja) * 1994-10-03 1999-06-21 ゼブラ株式会社 筆記具用キャップ
US5441356A (en) * 1995-03-10 1995-08-15 Cho; Cheong K. Cap for writing device
JP3796287B2 (ja) * 1996-02-15 2006-07-12 ゼブラ株式会社 筆記具
JP2002192888A (ja) * 2000-12-27 2002-07-10 Pentel Corp 筆記具
US7172359B2 (en) * 2004-07-21 2007-02-06 Moeck Gerhard Marking implement
JP4798982B2 (ja) * 2004-10-28 2011-10-19 パイロットインキ株式会社 筆記具
US20060210348A1 (en) * 2005-03-18 2006-09-21 Liang Wang Writing instruments
CN2780479Y (zh) * 2005-03-26 2006-05-17 李永庚 一种钢笔笔帽与笔体连接结构

Also Published As

Publication number Publication date
CN102271930B (zh) 2014-04-30
WO2010061130A3 (fr) 2010-07-29
CN102271930A (zh) 2011-12-07
WO2010061130A2 (fr) 2010-06-03
US20110236122A1 (en) 2011-09-29
BRPI0921174A2 (pt) 2016-02-23
JP5340405B2 (ja) 2013-11-13
JP2012510386A (ja) 2012-05-10
EP2362835A2 (fr) 2011-09-07
FR2939079B1 (fr) 2011-08-19
MX2011005682A (es) 2011-06-30
US8807860B2 (en) 2014-08-19
FR2939079A1 (fr) 2010-06-04
EP2362835B1 (fr) 2015-08-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0921174B1 (pt) Instrumento de escrita com tampa com ranhuras internas
JP2002321387A5 (ja) インクジェットヘッドの保管形態
CN109717909A (zh) 一体式采样装置及一体式采样拭子
ES2345339T3 (es) Instrumento de escribir.
TWM456178U (zh) 沖牙器結構改良
KR102015281B1 (ko) 휴대용 진공보관용기
TWI771457B (zh) 自來水毛筆
US20150298487A1 (en) Fountain pen
JPS6323179Y2 (pt)
CN217338139U (zh) 一种可实现精准装配的盖体及使用其的杯子
US2663751A (en) Water replenishing device for storage batteries
KR20080028535A (ko) 리저버 탱크의 캡부 및 게이지 구조
CN211327146U (zh) 一种空气清新剂喷雾壳体
JP3003064U (ja) 液体容器の口栓装置
CN221013158U (zh) 一种清洁液箱和清洁基站
JP2009192037A5 (pt)
JP3245204U (ja) 分岐防止アイライナー
CN211513055U (zh) 预充式导管冲洗器
JP4048672B2 (ja) 温水コンセント
CN208565539U (zh) 一种防外跑型水漏密封件
TWI381047B (zh) Leakage of the fermentation vessel
US1290545A (en) Fountain-pen.
KR200368892Y1 (ko) 장기간 사용이 가능한 필기구
JPS5812683Y2 (ja) エア−ポツト
JP2022128031A5 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/03/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2646 DE 21-09-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.