BRPI0912677B1 - método de fabricação de objetos tridimencionais (w). - Google Patents

método de fabricação de objetos tridimencionais (w). Download PDF

Info

Publication number
BRPI0912677B1
BRPI0912677B1 BRPI0912677A BRPI0912677A BRPI0912677B1 BR PI0912677 B1 BRPI0912677 B1 BR PI0912677B1 BR PI0912677 A BRPI0912677 A BR PI0912677A BR PI0912677 A BRPI0912677 A BR PI0912677A BR PI0912677 B1 BRPI0912677 B1 BR PI0912677B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
layer
base material
fact
layers
stimulation
Prior art date
Application number
BRPI0912677A
Other languages
English (en)
Inventor
Maurizio Costabeber Ettore
Original Assignee
Maurizio Costabeber Ettore
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Maurizio Costabeber Ettore filed Critical Maurizio Costabeber Ettore
Publication of BRPI0912677A2 publication Critical patent/BRPI0912677A2/pt
Publication of BRPI0912677B1 publication Critical patent/BRPI0912677B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C64/00Additive manufacturing, i.e. manufacturing of three-dimensional [3D] objects by additive deposition, additive agglomeration or additive layering, e.g. by 3D printing, stereolithography or selective laser sintering
    • B29C64/10Processes of additive manufacturing
    • B29C64/106Processes of additive manufacturing using only liquids or viscous materials, e.g. depositing a continuous bead of viscous material
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B33ADDITIVE MANUFACTURING TECHNOLOGY
    • B33YADDITIVE MANUFACTURING, i.e. MANUFACTURING OF THREE-DIMENSIONAL [3-D] OBJECTS BY ADDITIVE DEPOSITION, ADDITIVE AGGLOMERATION OR ADDITIVE LAYERING, e.g. BY 3-D PRINTING, STEREOLITHOGRAPHY OR SELECTIVE LASER SINTERING
    • B33Y10/00Processes of additive manufacturing
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B33ADDITIVE MANUFACTURING TECHNOLOGY
    • B33YADDITIVE MANUFACTURING, i.e. MANUFACTURING OF THREE-DIMENSIONAL [3-D] OBJECTS BY ADDITIVE DEPOSITION, ADDITIVE AGGLOMERATION OR ADDITIVE LAYERING, e.g. BY 3-D PRINTING, STEREOLITHOGRAPHY OR SELECTIVE LASER SINTERING
    • B33Y30/00Apparatus for additive manufacturing; Details thereof or accessories therefor
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C35/00Heating, cooling or curing, e.g. crosslinking or vulcanising; Apparatus therefor
    • B29C35/16Cooling
    • B29C2035/1608Cooling using Peltier-effect

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Powder Metallurgy (AREA)

Description

(54) Título: MÉTODO DE FABRICAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENCIONAIS (W).
(73) Titular: ETTORE MAURIZIO COSTABEBER. Endereço: Via Kennedy, 26 1-36010 Zane (VI), ITÁLIA(IT) (72) Inventor: ETTORE MAURIZIO COSTABEBER.
Prazo de Validade: 20 (vinte) anos contados a partir de 13/05/2009, observadas as condições legais
Expedida em: 11/12/2018
Assinado digitalmente por:
Liane Elizabeth Caldeira Lage
Diretora de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados
1/12
MÉTODO DE FABRICAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS (W)
Descrição
A presente invenção se refere um método de fabricação de objetos tridimensionais em camadas, o que no jargão técnico é conhecido como estereolitografia.
A presente invenção também se refere a uma máquina de estereolitografia que emprega o referido método.
Como é conhecida, a estereolitografia é extensamente usada para rapidamente realizar a prototipação tridimensional, mesmo objetos complexos, na medida em que permite que os referidos objetos sejam fabricados em um tempo bastante curto e praticamente sem necessidade de uso de qualquer equipamento especial.
Em geral, a técnica de estereolitografia inclui uma primeira divisão virtual da geometria do objeto a ser reproduzido em camadas dotado de uma espessura predefinida, as quais são então atualmente produzidas por uma máquina de estereolitografia que as coloca em cima uma da outra de modo a criar o objeto.
As camadas são produzidas de uma resina liquide que pode se solidificar de modo permanente sob o efeito de estimulação adequada.
Mais precisamente, a resina é espalhada em uma superfície de suporte na espessura correspondendo a uma camada do objeto a ser reproduzido e então é seletivamente exposta a estimulação nas áreas correspondendo ao volume do objeto.
Uma resina com base em plástico é em geral usada e a sua solidificação é obtida por polimerização através de exposição a raio laser.
De acordo com uma primeira forma de construção conhecida, a máquina de estereolitografia compreende um tanque contendo a resina líquida, no qual uma plataforma verticalmente móvel que suporta o objeto sendo produzido é imersa.
A plataforma é abaixada até que cobre cada camada do objeto com uma camada de líquido cuja espessura corresponde àquela necessária para as sucessivas camadas.
A camada líquida é então submetida à estimulação nas áreas correspondendo ao volume do objeto a ser fabricado, de modo que a mesma se solidifica e adere à camada subjacente.
O processo para a fabricação de objeto tridimensional prossegue de modo análogo para as camadas sucessivas, com a plataforma sendo progressivamente
2/12 abaixada.
A técnica conhecida descrita acima sofre do inconveniente de que é relativamente difícil se controlar a espessura das camadas.
De fato, a espessura reduzida de cada camada, que é em geral apenas poucas frações de um milímetro, e a viscosidade do material de base no estado líquido impede a distribuição da resina líquida no objeto sendo produzido.
Conseqüentemente, a espessura das camadas com freqüência é desprovida de uniformidade e isto conduz à a produção de um objeto acabado cujas dimensões são imprecisas.
Diversos dispositivos são conhecidos, os quais tendem a limitar o inconveniente acima mencionado, substancialmente com base no uso de espátulas que nivelam a superfície da resina líquida, mas nenhum deles soluciona o problema em um modo satisfatório.
Um inconveniente adicionalmente relativo a técnica conhecida descrita acima é representado pela necessidade de preparar um determinado número de suportes para o objeto sendo produzido e arranjar os mesmos em uma plataforma.
Os suportes são necessários não só para suportar o peso morto do objeto, em especial no caso onde o mesmo é dotado de partes que se projetam em direção do lado de fora, e para suportar as partes as quais, em configurações particulares do objeto, são inicialmente separadas a partir do corpo do objeto em si.
Apenas como exemplo, a área escura de Figura 1 ilustra de modo esquemático um objeto tridimensional genérico produzido de acordo com a técnica conhecida, que é indicada por W’, enquanto a área hachurada mostra os suportes S acima mencionados relacionados à mesma.
Os suportes também tornam possível se opor à tensão que é gerada durante a polimerização das camadas e que, em virtude da espessura reduzida das camadas em si, deformariam as mesmas em um modo inaceitável.
Os suportes, entretanto, apresentam o inconveniente de que os mesmos necessitam de um estagio de design adicional, o que aumenta o tempo e o custo de produção geral do objeto.
Os suportes também apresentam outro inconveniente, pelo fato de que os mesmos não podem ser reutilizados para a produção de outros objetos e portanto, são descartados, aumentando adicionalmente assim o custo do objeto.
Adicionalmente, quando o objeto a ser fabricado é particularmente
3/12 complexo, não é possível se produzir os suportes, os quais atualmente limitam a aplicabilidade da técnica de estereolitografia.
De acordo com a técnica conhecida, os suportes são produzidos pela máquina de estereolitografia ao mesmo tempo em que o objeto tridimensional, constituindo assim uma parte integral do último.
Obviamente, além dos inconvenientes já descritos, a técnica acima mencionada apresenta um inconveniente adicional, representado pelo fato de que é necessário se remover os suportes mecanicamente, com um conseqüente aumento adicional no custo do objeto.
Adicionalmente, a remoção dos suportes envolve o risco de ruptura do objeto, o que é outro inconveniente.
Além dos acima, há um inconveniente adicional representado pela demora na fabricação do objeto, na medida em que a estimulação do material de base deve ser realizada também nas áreas correspondendo aos suportes.
Em uma tentativa de superar os inconvenientes acima mencionados, outra técnica foi desenvolvida, a qual usa uma resina a qual a temperatura ambiente se apresenta na forma de uma geléia e, portanto é substancialmente estável sob o ponto de vista dimensional.
De acordo com a referida técnica de construção, a resina em geléia é aquecida de modo a liquefazer a mesma, de modo que ela pode ser espalhada no objeto sendo produzido.
Portanto, diferente a partir do caso anterior, o objeto não é imerso em uma resina líquida.
Uma vez espalhada no objeto, a resina resfria e forma uma camada de geléia que é relativamente estável a temperatura ambiente e é então polimerizada por meio de um procedimento de estimulação seletivo análogo àquele já descrito.
O processo é repetido para as camadas sucessivas, até que completa o objeto, que é finalmente aquecido de modo a obter a liquefação da resina nãopolimerizada e assim extrair o objeto acabado.
De modo vantajoso, a técnica descrita acima torna possível se evitar o uso de suportes para o objeto sendo produzido, o qual de fato é suportado pela resina em geléia circundante.
Entretanto, a técnica acima mencionada apresenta uma série de inconvenientes, entre os quais está o fato de que é relativamente lento, em virtude do tempo necessário para cada camada depositada resfriar.
Um inconveniente adicional está no fato de que a resina sofre deterioração
4/12 parcial em virtude do ciclo de duplo aquecimento ao qual a mesma é submetida, durante o espalhamento de cada camada e no final do processo de produção, em detrimento das características mecânicas do objeto.
O inconveniente acima mencionado, que quer dizer que o excesso de resina não pode ser usado de novo para produzir outros objetos, junto com a lentidão já mencionada da referida técnica, adicionalmente aumenta os custos do objeto acabado.
Adicionalmente, de modo análogo à primeira técnica conhecida anteriormente descrita, a referida segunda técnica conhecida não resolve o problema relativo ao controle da espessura das camadas também, mas pode ainda piorar a mesma.
De fato, durante o espalhamento de cada camada, a viscosidade da resina é muito alta, o que pode gerar irregularidades na superfície da própria camada.
O Documento US 5 820 811 descreve um método adicional para formar um objeto tridimensional, compreendendo o uso de a resina fotossensível que é líquida a temperatura ambiente, em que a resina é resfriada de modo a fazer com que a mesma coagule antes de induzir a sua permanente solidificação por meio de irradiação de luz.
A presente invenção pretende superar todos os inconvenientes da técnica conhecida delineada acima.
Em particular, é um primeiro objetivo da presente invenção implementar um método e desenvolver uma máquina para a fabricação de objetos tridimensionais formados por uma pluralidade de camadas superpostas, as quais não requerem o uso de suportes para o objeto tridimensional sendo produzido.
É um objetivo adicional da presente invenção propor um método e uma máquina que torna possível produzir objetos tridimensionais mais rapidamente em comparação à técnica conhecida, os objetos dotados de mesma geometria.
É outro objetivo da presente invenção obter objetos tridimensionais que são mais precisos do que os que são obtidos com a técnica conhecida sob o ponto de vista dimensional.
É outro objetivo, embora não de menos importância, da presente invenção, garantir que o material de base usado para produzir o objeto não deteriore excessivamente durante um processo de produção.
Os objetivos descritos acima são alcançados por um método de fabricação de objetos tridimensionais de acordo com a reivindicação 1, assim como por uma máquina que emprega o referido método e realizada de acordo com a
5/12 reivindicação 13.
Detalhes adicionais do método e da máquina que são os objetivos da presente invenção são descritos nas reivindicações dependentes correspondentes.
De modo vantajoso, a ausência de suportes torna possível reduzir o custo do objeto acabado tridimensional em comparação ao custo do mesmo objeto obtido por meio da primeira técnica conhecida descrita acima.
Ainda de modo vantajoso, a ausência de suportes torna possível a fabricação de objetos que são geometricamente mais complexos do que aqueles que podem ser obtidos através dos métodos conhecidos.
Ainda de modo vantajoso, o fato de que o material de base não deteriora permite que o excesso de material seja usado de novo para a fabricação de outros objetos.
Adicionalmente, de modo vantajoso, o tempo de produção reduzido e a possibilidade de reutilizar o excesso material de base torna possível se reduzir o custo do objeto comparado à segunda técnica conhecida descrita acima.
Adicionalmente, o maior grau de precisão alcançado pelo método que é o objetivo da presente invenção comparado à técnica conhecida de modo vantajoso torna possível satisfazer as necessidades de mais setores do mercado.
Os referidos objetivos e vantagens, e outros que serão melhor observados abaixo, serão ilustrados em detalhes na descrição de uma modalidade preferida do método e da máquina da presente invenção, que é proporcionada apenas como exemplo não limitante com referência aos desenhos anexos, em que:
A Figura 1 mostra uma vista esquemática de um objeto tridimensional que [pertence à técnica conhecida;
A Figura 2 mostra uma vista esquemática da máquina que é o objetivo da presente invenção;
As Figuras de 3 a 9 mostram diferentes fases de operação do método que é o objetivo da presente invenção.
O método da presente invenção, conhecido como estereolitografia no jargão técnico, é particularmente adequado para rapidamente realizar prototipação de objetos tridimensionais W.
Como já explicado, o método consiste de fazer o objeto tridimensional W ao superpor uma pluralidade de camadas L de um material de base M.
O material de base acima mencionado M é líquido a temperatura ambiente mas, em seguida de estimulação adequada, pode alterar a sua estrutura
6/12 molecular de tal modo a se solidificar de modo permanente.
O material de base acima mencionado M é preferivelmente mas não necessariamente um fotopolímero que se solidifica através de polimerização quando é exposto a uma fonte de radiações predefinidas, tal como, por exemplo luz a laser.
Materiais do tipo descrito acima são bem conhecidos e amplamente usada no campo de estereolitografia, e portanto não serão descritos em maior detalhes aqui.
É também evidente que, na construção de variantes da presente invenção, é possível se escolher um material de base M que seja sensível a um tipo de estimulação diferente a partir de luz a laser, desde que o mesmo seja capaz de ocasionar permanente solidificação do material de base M nas áreas estimuladas.
O método que é o objetivo da presente invenção é descrito com particular referência à máquina mostrado de modo esquemático na Figura 2 e indicada como um todo por 1 na mesma.
Pode ser observado que a máquina 1 compreende meios 2 para suportar o objeto tridimensional W sendo produzido, o qual preferivelmente compreende a plataforma 2a.
A máquina 1 é também proporcionada com meios 3 para dispensar o material de base M, adequado para depositar cada camada L na camada anterior do objeto tridimensional W e preferivelmente mas não necessariamente compreendendo um bocal de dispensar 6.
Adicionalmente, há meios 4 adequados para emitir a estimulação acima mencionada, capaz de seletivamente solidificar áreas pré-fixadas K da camada L correspondendo ao volume do objeto tridimensional W a ser obtido e indicado pelas áreas mais escura por uma questão de simplicidade.
Preferivelmente, os meios de emissão 4 compreendem um gerador de laser 9 o qual de modo vantajoso torna possível solidificar uma área bem limitada K do material de base M, assim contribuindo para o alcance do objeto dimensionalmente preciso W.
De acordo com a presente invenção, a máquina 1 compreende meios 5 para resfriar as camadas depositadas L, de modo a manter as mesmas em uma temperatura operacional pré-fixada mais baixa do que temperatura ambiente.
Preferivelmente, os referidos meios de resfriamento 5 são associados com os referidos meios de suporte 2 de modo a ser de modo vantajoso arranjados em contato direto com as camadas L e assim garantir o resfriamento eficaz.
7/12
Adicionalmente, o referido meio de resfriamento 5 preferivelmente compreende células Peltier 10 as quais de modo vantajoso apresentam dimensões gerais limitadas e alta eficácia de resfriamento.
É evidente, entretanto, que em outras variantes de construção da presente invenção, não representadas aqui, não só a posição mas também o tipo de meio de resfriamento 5 pode ser diferente a partir dos descritos e ilustrados aqui.
Preferivelmente mas não necessariamente há também meios 7 para o nivelamento das camadas L, as quais preferivelmente compreendem uma ferramenta 8 para a remoção mecânica de material, tal como, por exemplo, um cortador 8a.
Os meios de suporte 2, os meios de dispensar 3, os meios de emissão 4 e os meios de nivelamento 7 podem se mover em um em relação ao outro graças a presença de meios de energia que não são ilustrados aqui mas são conhecidos em si por aqueles versados na técnica.
O método da presente invenção para a fabricação de objetos tridimensionais W compreende uma primeira operação para espalhar a camada L1 de material de base líquido M na camada anterior L, como mostrado na Figura 4.
Durante a operação acima mencionada, o material de base M está preferivelmente a temperatura ambiente, de modo que, de modo vantajoso, o mesmo espontaneamente assume a forma líquida sem a necessidade de ser aquecida.
O método que é o objetivo da presente invenção adicionalmente compreende a exposição seletiva da referida camada L1 para pré-estabelecer a estimulação em áreas pré-definidas K que correspondem ao volume do objeto tridimensional W a ser obtido e são representados por áreas mais escuras nas figuras.
O espalhar acima mencionado e a exposição seletiva são repetidos para cada camada sucessiva L do objeto tridimensional W.
De acordo com a presente invenção, o método compreende uma operação adicional para resfriar as camadas L a uma temperatura de operação mais baixa do que temperatura ambiente, de modo que o material de base M das camadas L solidifica e as mesmas podem assumir uma forma estável.
As camadas L, solidificadas como descrito acima, são capazes de suportar as camadas sucessivas e assim eliminar a necessidade de uso de suportes para o objeto tridimensional W sendo produzido, assim alcançando o primeiro objetivo
8/12 da presente invenção.
As camadas L mantém a referida forma estável desde que o material de base M seja mantido na temperatura operacional.
A temperatura operacional é preferivelmente mas não necessariamente suficientemente baixa para induzir uma solidificação temporária do material de base M.
Obviamente, nas variantes de construção da presente invenção será possível se adotar uma temperatura de operação que mesmo se sem solidificar completamente o material de base M, consideravelmente aumenta a sua viscosidade, por exemplo, para proporcionar a consistência de geléia .
A referida temperatura de operação é preferivelmente mantida constante nas camadas L por toda a duração da operação de espalhamento e da exposição das camadas L, até que o objeto tridimensional W tenha sido completado.
Adicionalmente, o resfriamento de cada camada sucessiva L1 preferivelmente ocorre espontaneamente por contato com a camada anterior L, assim alcançando a solidificação quase instantânea do material de base M.
De acordo com uma variante da construção da presente invenção, não representada aqui, o material de base M é espalhado seletivamente e apenas nas áreas correspondendo ao volume do objeto W, de modo vantajoso tornando possível se reduzir o tempo de produção do objeto W e conseqüentemente os custos relacionados.
A referida operação de espalhar seletiva pode ser adotada em particular se o material de base M resfria muito rapidamente, por exemplo, quando a nova camada L1 é muito delgada e resfria por contato com a camada precedente L.
O efeito de resfriamento é preferivelmente obtido por meio de células Peltier 10 as quais de modo vantajoso garantem uma alta eficácia e ao mesmo tempo muito limitado de dimensões.
É evidente, entretanto, que nas variantes de construção da presente invenção o resfriamento das camadas L pode ser obtido por meio de fluidos de resfriamento, jatos de gás de baixa temperatura ou de qualquer outro modo conhecido.
Preferivelmente, e como ilustrado na Figura 5, o método da presente invenção compreende uma operação para nivelar a última camada depositada L1, antes do espalhamento da camada sucessiva e, preferivelmente mas não necessariamente, antes da estimulação.
A referida operação de nivelamento permite que o excesso material a ser
9/12 removido a partir de a camada L1, de tal modo que alcance a espessura desejada e obtenha uma superfície uniforme.
De fato, uma vez que a camada L1 é resfriada e portanto estável, é possível se remover o material de base M com maior precisão, por exemplo, por meio de um processo mecânico.
Adicionalmente, a camada L1 mantém a espessura obtida após a operação de nivelamento.
Portanto, a referida operação de nivelamento alcança o objetivo ao aumentar a precisão de dimensão total do objeto tridimensional W em comparação ao grau de precisão que pode ser obtido com os métodos conhecidos.
Obviamente, a maior estabilidade do material de base Μ, o mais alto grau de precisão alcançado, em particular quando o material de base M é resfriado até que se torne sólido.
Com relação ao espalhamento das camadas L, o mesmo é preferivelmente realizado por meio de um dispositivo de dispensar 6 que de modo vantajoso torna possível o controle preciso da quantidade de material de base M usada.
O método que é o objetivo da presente invenção também inclui uma operação para eliminar o material de base M1 que não foi estimulado, preferivelmente ao expor as camadas L a temperatura ambiente.
Na referida temperatura, o material não-estimulado de base M1 retorna ao estado líquido, enquanto o material estimulado K permanece sólido, graças à sua condição polimerizada.
O dito acima claramente mostra que para a duração total do processo que implementa o método da presente invenção o material de base M não é aquecido acima temperatura ambiente.
Portanto, diferente a partir do segundo método conhecido descrito acima, o material de base M não é submetido à deterioração, e portanto um dos objetivos da presente invenção é assim alcançado.
Obviamente, a eliminação do não-material estimulado M1 pode ocorrer mesmo acima da temperatura ambiente, assim permitindo a liquefação do material M1 seja acelerada.
Diferente do segundo método conhecido descrito acima, o método da presente invenção não requer tempo para a estabilização do material de base M.
De fato, a referida estabilização ocorre em virtude do resfriamento praticamente instantâneo do material de base M quando entra em contato com a
10/12 camada precedente L, em vez de através de exposição a temperatura ambiente como no caso do referido método conhecido.
Portanto, o método da presente invenção alcança o objetivo ao garantir uma produção mais rápida do objeto W comparado aos métodos conhecidos mencionados acima.
Preferivelmente mas não necessariamente, e como mostrado na Figura 7, o método da presente invenção inclui o espalhamento da base camada L0 em contato direto com a plataforma 2a, e a referida camada de base não é submetida a estimulação.
A camada de base não estimulada L0 de modo vantajoso evita que o objeto W adira à plataforma 2a, assim facilitando a sua coleta uma vez que a produção tenha sido concluída.
De fato, durante a eliminação acima mencionada do material não estimulado M1, a camada de base L0 se torna líquida e faz com que o objeto W se torne destacado a partir de a plataforma 2a.
A partir de um ponto de vista operacional e como ilustrada na Figura 4, uma camada L1 do material de base M no estado líquido é depositada na camada anterior L por meio do bocal de dispensar 6.
O material de base IVI se solidifica quase instantaneamente quando o mesmo entra em contato com as camadas L anteriormente espalhadas e mantidas frias pelas células Peltier 10.
Como mostrado na Figura 5, a camada resfriada L1 é nivelada por meio do cortador 8a.
Então, por meio do gerador de laser 9, a camada L1 é submetida a estimulação seletiva em áreas predeterminadas K correspondendo ao volume do objeto tridimensional W a ser obtido, como mostrado na Figura 6.
O método prossegue com o processamento da camada sucessiva L, com o que a plataforma 2a é abaixada, em relação aos meios de dispensar 3, aos meios de emissão 4 e aos meios de nivelamento 7, de uma distancia correspondendo à espessura da camada L1 a ser obtida, como mostrado na Figura 3.
A situação após a superposição de um determinado número das referidas camadas L é ilustrada na Figura 7, mostrando o material de base M estimulado a nível das áreas pré-definidas K que constituem o objeto tridimensional W sendo produzido, indicado pelas áreas escuras.
A coleta do objeto acabado tridimensional W, representado na Figura 9, é realizada ao resfriar o material de base M a temperatura ambiente de tal modo a
11/12 fazer com que o material não estimulado M1 retorne ao estado líquido, como mostrado na Figura 8.
A referida coleta é facilitada pela presença da camada não-estimulada LO, visível na Figura 3, interposta entre a plataforma 2a e o objeto W.
As setas visíveis nas figuras ilustram os movimentos da plataforma 2a, do gerador de laser 9, do bocal de dispensar 6 e do cortador 8a durante as diversas operações descritas.
Em particular, a plataforma 2a é preferivelmente acionada na direção vertical, enquanto o bocal 6, o cortador 8a e o gerador de laser 9 se movem horizontalmente, em um eixo ou em dois eixos ortogonais um ao outro.
É evidente, entretanto, que na construção de variantes da presente invenção os movimentos relativos dos dispositivos acima mencionados 2a, 6, 8a e 9 podem ser diferentes a partir dos ilustrados aqui e podem incluir, por exemplo, o movimento nos três eixos da plataforma 2a apenas em relação aos outros dispositivos.
Em qualquer case, como já mencionado, os meios de força dos referidos dispositivos são conhecidos em si por aqueles versados na técnica.
É mostrado acima que o método e a máquina da presente invenção alcançam o conjunto de objetivos.
Em particular, o resfriamento do material de base permite que o mesmo se solidifique e suportar o objeto tridimensional sendo produzido, assim eliminando a necessidade de suportes especiais.
Adicionalmente, o resfriamento do material de base ocorre quase instantaneamente, o que elimina qualquer tempo de espera e torna o método da presente invenção particularmente rápido.
Adicionalmente, na medida em que o material de base não é aquecido acima da temperatura ambiente, o mesmo não deteriora e portanto qualquer excesso de material pode ser reutilizado para os ciclos sucessivos de produção.
Além do dito acima, o endurecimento do material de base obtido pelo resfriamento torna o mesmo adequado a ser processado mecanicamente de modo a obter as camadas com espessura mais precisa em comparação àqueles obtidos com os métodos conhecidos.
No estágio de construção, o método e a máquina que são os objetivos da presente invenção podem sofrer mudanças ou modificações adicionais relativas, por exemplo, ao tipo de material de base usado e, conseqüentemente, ao tipo de estimulação usada para alcançar a permanente solidificação do referido material.
12/12
Outras variantes de construção podem ser relativas aos movimentos das diversas partes da máquina.
Em qualquer caso, as modificações ou variantes acima mencionadas, mesmo que não estejam descritas aqui nem ilustradas nos desenhos, devem 5 todas ser consideradas protegidas pela presente patente, desde que as mesmas se encontrem inseridas no âmbito das reivindicações anexas.
Onde as características técnicas mencionadas em qualquer reivindicação são seguidas por sinais de referência, os referidos sinais de referência foram incluídos com o único propósito de aumentar a inteligibilidade cãs reivindicações e 10 de acordo os referidos sinais de referência não apresentam qualquer efeito limitante na interpretação de cada elemento identificado por meio de exemplo pelos referidos sinais de referência.
1/2

Claims (2)

REIVINDICAÇÕES
1/9
1. Método de fabricação de objetos tridimensionais (W), consistindo de uma pluralidade de camadas superpostas (L) de um material de base (M), líquido à temperatura ambiente e capaz de solidificar de modo permanente seguindo uma
5 ação de estimulação, compreendendo as operações descritas abaixo:
espalhar a camada (L1) do material de base líquido (M) na camada anterior (L);
seletivamente expor a camada (L1) à estimulação em uma ou mais áreas predefinidas (K);
10 - repetir a operação de espalhar e a exposição para cada camada sucessiva do objeto tridimensional (W);
resfriar as camadas (L) a uma temperatura de operação predefinida abaixo da temperatura ambiente antes da estimulação, de modo a fazer o material de base (M) solidificar, caracterizado pelo fato de que compreende uma 15 operação para espalhar a camada base (LO) do material de base (M) antes espalhar a primeira camada do objeto tridimensional (W), a camada de base (LO) não sendo submetida à estimulação.
2. Método, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a operação de resfriamento toda a duração da operação de espalhar e
20 exposição das camadas (L).
3. Método, de acordo com reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o resfriamento de cada uma das camadas (L) acontece espontaneamente por contato com a camada anterior (L).
4. Método de acordo com qualquer umas das reivindicações 1 a 3, 25 caracterizado pelo fato de que a operação de resfriamento é realizada por meio de células Peltier (10).
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que compreende uma operação for nivelar cada uma das camadas (L) antes espalhar a camada sucessiva.
30
6. Método, de acordo com reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a operação de nivelação acontece antes da estimulação.
7. Método, de acordo com reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a operação de nivelação operação é realizada através da ferramenta (
8) for remoção mecânica de material.
35 8. Método, de acordo com reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a ferramenta (8) é um cortador (8a).
2/2
9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que espalhar material de base (M) acontece seletivamente áreas predefinidas.
10. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, 5 caracterizado pelo fato de que espalhar cada uma das camadas (L) acontece por meio de UM bocal de dispensar (6).
11. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que o material de base (M) é um fotopolímero e a estimulação é alcançada por meio de radiações predefinidas.
10
12. Método, de acordo com reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a radiação predefinida é emitida através de um gerador de laser (9).
13. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que compreende uma operação for eliminar o material de base não-estimulada (M1).
15 14. Método, de acordo com reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a eliminação é alcançada pela exposição das camadas (L) à temperatura ambiente.
2/9
BRPI0912677A 2008-05-14 2009-05-13 método de fabricação de objetos tridimencionais (w). BRPI0912677B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000109A ITVI20080109A1 (it) 2008-05-14 2008-05-14 Metodo di produzione di oggetti tridimensionali e macchina impiegante tale metodo
PCT/IB2009/005583 WO2009138859A2 (en) 2008-05-14 2009-05-13 Method for manufacturing three-dimensional objects and machine employing said method

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0912677A2 BRPI0912677A2 (pt) 2016-09-20
BRPI0912677B1 true BRPI0912677B1 (pt) 2018-12-11

Family

ID=40303222

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0912677A BRPI0912677B1 (pt) 2008-05-14 2009-05-13 método de fabricação de objetos tridimencionais (w).

Country Status (13)

Country Link
US (1) US8603385B2 (pt)
EP (1) EP2285552B1 (pt)
JP (1) JP5593538B2 (pt)
KR (1) KR101262636B1 (pt)
CN (1) CN102026797B (pt)
AT (1) ATE533612T1 (pt)
BR (1) BRPI0912677B1 (pt)
CA (1) CA2724075C (pt)
HK (1) HK1155418A1 (pt)
IL (1) IL208870A (pt)
IT (1) ITVI20080109A1 (pt)
RU (1) RU2457112C1 (pt)
WO (1) WO2009138859A2 (pt)

Families Citing this family (31)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20170151719A1 (en) 2011-08-29 2017-06-01 Impossible Objects Llc Methods and Apparatus for Three-Dimensional Printed Composites Based on Folded Substrate Sheets
US9833949B2 (en) 2011-08-29 2017-12-05 Impossible Objects, Inc. Apparatus for fabricating three-dimensional printed composites
US9776376B2 (en) 2011-08-29 2017-10-03 Impossible Objects, LLC Methods and apparatus for three-dimensional printed composites based on flattened substrate sheets
EP3345744A1 (en) 2011-08-29 2018-07-11 Impossible Objects, Inc. Methods and apparatus for 3d fabrication
WO2014134224A2 (en) * 2013-02-26 2014-09-04 Impossible Objects Llc Methods and apparatus for three-dimensional printed composites
US10343243B2 (en) 2013-02-26 2019-07-09 Robert Swartz Methods and apparatus for construction of machine tools
US9393770B2 (en) 2013-03-06 2016-07-19 Impossible Objects, LLC Methods for photosculpture
CN105339173B (zh) * 2013-05-31 2018-10-09 惠普发展公司,有限责任合伙企业 修改对象的基层
US9751260B2 (en) 2013-07-24 2017-09-05 The Boeing Company Additive-manufacturing systems, apparatuses and methods
KR101954589B1 (ko) * 2014-03-24 2019-06-17 디더블유에스 에스.알.엘. 스테레오리소그라피를 통한 삼차원 물체 만들기에 사용 적합한 삼차원 물체의 수치 표현을 생성하기 위한 방법 및 장치
WO2015190168A1 (ja) * 2014-06-11 2015-12-17 コニカミノルタ株式会社 三次元造形装置および三次元造形方法
WO2016064489A1 (en) * 2014-09-16 2016-04-28 Aerojet Rocketdyne, Inc. Additive manufacturing using pressurized slurry feed
KR101653817B1 (ko) * 2014-11-04 2016-09-05 주식회사 휴로 가변노즐헤드가 구비되는 3d프린터 및 그 작동방법
GB201500608D0 (en) * 2015-01-14 2015-02-25 Digital Metal Ab Sintering method, manufacturing method, object data processing method, data carrier and object data processor
EP3377322B1 (en) 2015-11-17 2020-10-28 Impossible Objects, LLC Additive manufacturing method and apparatus
WO2017139766A1 (en) 2016-02-12 2017-08-17 Impossible Objects, LLC Method and apparatus for automated composite-based additive manufacturing
US9975322B2 (en) * 2016-02-23 2018-05-22 Xerox Corporation Method and device for building three-dimensional cylindrical objects
KR101849140B1 (ko) * 2016-08-23 2018-04-17 주식회사 로킷 용융 침착 모델링 방식의 삼차원 프린터
US10946592B2 (en) 2016-09-11 2021-03-16 Impossible Objects, Inc. Resistive heating-compression method and apparatus for composite-based additive manufacturing
WO2018075035A1 (en) * 2016-10-19 2018-04-26 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Three-dimensional object generation
US11040490B2 (en) 2017-03-17 2021-06-22 Impossible Objects, Inc. Method and apparatus for platen module for automated composite-based additive manufacturing machine
US10597249B2 (en) 2017-03-17 2020-03-24 Impossible Objects, Inc. Method and apparatus for stacker module for automated composite-based additive manufacturing machine
US10967577B2 (en) 2017-03-17 2021-04-06 Impossible Objects, Inc. Method and apparatus for powder system recycler for printing process
EP3473418B1 (en) * 2017-10-19 2023-12-06 Essilor International Method for manufacturing an ophthalmic lens
US11167484B2 (en) 2019-04-10 2021-11-09 Northrop Grumman Systems Corporation Printing machine for fabricating 3D integrated composite structures and having a rotatable extruder module
US11167483B2 (en) 2019-04-10 2021-11-09 Northrop Grumman Systems Corporation Methods and apparatus for fabrication of 3D integrated composite structures
US11413806B2 (en) 2019-04-10 2022-08-16 Northrop Grumman Systems Corporation Method for fabricating a 3D composite structure including smoothing of support structures
US11220044B2 (en) 2019-04-10 2022-01-11 Northrop Grumman Systems Corporation Methods for deposition and fabrication of 3D integrated composite structures
US11173654B2 (en) 2019-04-10 2021-11-16 Northrop Grumman Systems Corporation Method for fabricating multi-material structure for 3D integrated composite structures
US11117319B2 (en) 2019-04-10 2021-09-14 Northrop Grumman Systems Corporation Printing machine for fabricating 3D integrated composite structures and having a multiple extruder module
KR102332535B1 (ko) * 2020-07-17 2021-12-01 비즈 주식회사 표면 평탄화가 가능한 와이어 아크 직접에너지적층 3d 프린팅 장치

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RU2080963C1 (ru) * 1992-12-14 1997-06-10 Николай Константинович Толочко Способ изготовления трехмерных изделий из порошковых материалов
US5820811A (en) 1995-07-06 1998-10-13 Japan Synthetic Rubber Co., Ltd. Optical molding process
JPH0970897A (ja) * 1995-07-06 1997-03-18 Japan Synthetic Rubber Co Ltd 光造形法
JP3786467B2 (ja) * 1996-05-29 2006-06-14 Jsr株式会社 立体形状物の光造形装置
JP2000309057A (ja) * 1999-04-27 2000-11-07 Teijin Seiki Co Ltd 光学的立体造形方法および装置
JP4275260B2 (ja) * 1999-08-05 2009-06-10 株式会社クラレ 光造形法用樹脂組成物
DE10105504A1 (de) * 2001-02-07 2002-08-14 Eos Electro Optical Syst Vorrichtung zur Behandlung von Pulver für eine Vorrichtung zum Herstellen eines dreidimensionalen Objekts, Vorrichtung zum Herstellen eines dreidimensionalen Objekts und Verfahren zum Herstellen eines dreidimensionalen Objekts
JP2003011237A (ja) * 2001-07-03 2003-01-15 Kuraray Co Ltd 立体造形物の製造方法
US7011783B2 (en) 2001-10-24 2006-03-14 3D Systems, Inc. Cooling techniques in solid freeform fabrication
JP2004123840A (ja) 2002-09-30 2004-04-22 Fuji Photo Film Co Ltd 光造形用樹脂組成物及びそれを用いた光造形方法
FR2846333B1 (fr) * 2002-10-23 2004-12-03 Atofina Augmentation du point de fusion et de l'enthalpie de fusion des polyamides par un traitement a l'eau
JP2007000964A (ja) * 2005-06-23 2007-01-11 Tohoku Univ 樹脂製マイクロマシン部品の製造方法
US20070241482A1 (en) * 2006-04-06 2007-10-18 Z Corporation Production of three-dimensional objects by use of electromagnetic radiation

Also Published As

Publication number Publication date
EP2285552B1 (en) 2011-11-16
US20110121491A1 (en) 2011-05-26
CN102026797A (zh) 2011-04-20
BRPI0912677A2 (pt) 2016-09-20
EP2285552A2 (en) 2011-02-23
CA2724075A1 (en) 2009-11-19
KR101262636B1 (ko) 2013-05-08
HK1155418A1 (en) 2012-05-18
JP5593538B2 (ja) 2014-09-24
KR20110021871A (ko) 2011-03-04
JP2011520652A (ja) 2011-07-21
CA2724075C (en) 2013-07-02
WO2009138859A3 (en) 2010-04-01
ATE533612T1 (de) 2011-12-15
ITVI20080109A1 (it) 2009-11-15
RU2457112C1 (ru) 2012-07-27
US8603385B2 (en) 2013-12-10
WO2009138859A2 (en) 2009-11-19
IL208870A (en) 2015-07-30
IL208870A0 (en) 2011-01-31
RU2010150897A (ru) 2012-06-20
CN102026797B (zh) 2013-11-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0912677B1 (pt) método de fabricação de objetos tridimencionais (w).
US10888925B2 (en) Three-dimensional printing of three-dimensional objects
ES2807596T3 (es) Aparatos de fabricación adicionales y métodos relacionados con estrategias de escaneo especiales
ES2754073T3 (es) Dispositivo y procedimiento para generar estructuras tridimensionales
JP2022066211A (ja) アクセス困難な場所に冷却孔を有する鋳造部品を製造するための統合鋳造コア・シェル構造
CN108604047A (zh) 采用投影运算和反投影方法的成像和成型方法
JP2007050250A (ja) 粒子治療設備の粒子線の粒子エネルギー分布拡大装置、粒子線監視及び粒子線調節ユニット及び方法
JP2014511788A (ja) 3次元物体を作製するためのステレオリソグラフィ機械及び前記機械に適用可能なステレオリソグラフィ方法
BR112019017273A2 (pt) método para controlar um sistema de irradiação e dispositivo para a fabricação camada por camada
BR112020003593A2 (pt) fabricação aditiva por refrigeração líquida seletiva
JP2019521876A (ja) 切断縁部構造体及び高分子切断縁部構造体の製造方法
TWI232786B (en) Method of making a three-dimensional sintered product
JP6874349B2 (ja) 鋳型の作成方法及び鋳型作成装置、並びにモデル材の成型方法
CN106132668B (zh) 用于对借助于立体光刻工艺制造的对象的支承元件的开发点进行限定的改进的计算机实施方法
RU2015101694A (ru) Улучшенное наведение сфокусированного ультразвука высокой интенсивности
JP7362471B2 (ja) シミュレーション方法、シミュレーション装置およびプログラム
BR112021016001A2 (pt) Método e sistema para fabricação de um elemento de volume óptico desde um material curável usando uma tecnologia de fabricação aditiva
TWI729999B (zh) 生醫支架及其製造方法
PT107096B (pt) Sistema de estéreo termo litografia multimaterial e respetivo processo
JP5207248B2 (ja) 分子配向の揃った分子配向部材およびその製造方法
ES2652507B1 (es) Procedimiento de reconstruccion fotografica en fabricacion aditiva por fusion de polvo metalico
Lou et al. Acquisition of thin coronal sectional dataset of cadaveric liver
JP2004223810A (ja) アンカー基板を備えたマイクロ光造形装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/05/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2622 DE 06-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.