PT107096B - Sistema de estéreo termo litografia multimaterial e respetivo processo - Google Patents

Sistema de estéreo termo litografia multimaterial e respetivo processo Download PDF

Info

Publication number
PT107096B
PT107096B PT107096A PT10709613A PT107096B PT 107096 B PT107096 B PT 107096B PT 107096 A PT107096 A PT 107096A PT 10709613 A PT10709613 A PT 10709613A PT 107096 B PT107096 B PT 107096B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
layer
work platform
image
magnet
tub
Prior art date
Application number
PT107096A
Other languages
English (en)
Other versions
PT107096A (pt
Inventor
De Amorim Almeida Henrique
Jorge Da Silva Bártolo Paulo
Jorge Dos Santos Mateus Artur
Martins Ferreira Nélson
Manuel Fernandes Alves Nuno
Marisa Fernandes Patrício Tatiana
Miguel Santana De Oliveira Luís
Filipe Brás Pereira Rúben
Maria Pinto Elodie
Original Assignee
Inst Politécnico De Leiria
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inst Politécnico De Leiria filed Critical Inst Politécnico De Leiria
Priority to PT107096A priority Critical patent/PT107096B/pt
Publication of PT107096A publication Critical patent/PT107096A/pt
Publication of PT107096B publication Critical patent/PT107096B/pt

Links

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO DIZ RESPEITO A UM SISTEMA DE ESTÉREO TERMO LITOGRAFIA MULTIMATERIAL DESTINADO À PRODUÇÃO DE MACRO E MICRO MODELOS TRIDIMENSIONAIS, MONO OU MULTIMATERIAL. OS MODELOS SÃO PRODUZIDOS ATRAVÉS DA COMBINAÇÃO DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA E/OU INFRAVERMELHA, DESENCADEANDO MECANISMOS DE POLIMERIZAÇÃO OU CURA (POLÍMEROS TERMOENDURECÍVEIS) OU FUSÃO SEGUIDA DE SOLIDIFICAÇÃO (POLÍMEROS TERMOPLÁSTICOS). O EQUIPAMENTO É CONSTITUÍDO POR DIVERSOS SISTEMAS, NOMEADAMENTE, ROTAÇÃO E POSICIONAMENTO DE VÁRIAS TINAS DE MATERIAIS, POSICIONAMENTO DA PLATAFORMA DE TRABALHO, DEPOSIÇÃO E NIVELAMENTO DE CADA CAMADA, POSICIONAMENTO DE MAGNETE, LUZ E ÓPTICO, GERAÇÃO DE MÁSCARAS E REMOÇÃO DE MATERIAL EXCEDENTE. AS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DIFERENCIADORAS DO EQUIPAMENTO INCLUEM O PROCESSAMENTO DE MODELOS MULTIMATERIAL COM OU SEM CARGAS METÁLICAS (ORIENTAÇÃO CONTROLADA POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICO) E CERÂMICAS. A UTILIZAÇÃO COMBINADA DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA E INFRAVERMELHA PERMITE QUE O SISTEMA PROPOSTO SEJA O ÚNICO CAPAZ DE PROCESSAR TERMOENDURECÍVEIS E TERMOPLÁSTICOS. ESTE EQUIPAMENTO É AINDA CAPAZ DE PROCESSAR HIDROGÉIS COM CÉLULAS ENCAPSULADAS.

Description

DESCRIÇÃO
Sistema de estéreo termo litografia multimaterial e respetivo processo
Domínio técnico da invenção
A presente invenção está relacionada com um novo sistema estereolitográfico, designado por estéreo termo litografia multimaterial. Este sistema promove o fabrico, camada-acamada, de macro e micro modelos tridimensionais através da utilização de sistemas de geração de máscaras adaptados à radiação ultravioleta e infravermelha. Os modelos obtidos podem ser mono ou multimaterial com orientação controlada de cargas metálicas (dependendo da constituição do sistema polimérico), permitindo a produção de estruturas com gradientes funcionais ou estruturas compósitas com orientação controlada segundo direções específicas. Os reforços podem ser igualmente cerâmicos, sendo também possível processar combinações cerâmico/metal em matriz polimérica.
Estado da técnica da invenção
A estereolitográfia é um processo de fabricação aditiva que se encontra em constante evolução. Atualmente, esta técnica possui uma vasta gama de sistemas, nomeadamente, a estereolitográfia convencional descendente e ascendente, a estereolitográfia por infravermelhos, a estéreo termo litografia e a estereolitográfia de metais e de cerâmicos.
Os documentos US4575330 e US4929492 divulgam processos estereolitográficos para a produção de modelos /14 tridimensionais e executam o procedimento segundo o modelo de estereolitografia convencional descendente (processo de fotopolimerização por irradiação ultravioleta de um sistema polimérico, contendo foto-iniciador).
A presente invenção difere das supracitadas pois é capaz de executar outro procedimento similar ao mencionado anteriormente, denominado por estereolitografia por infravermelho, ou seja, a fotopolimerização por irradiação de luz infravermelha. Contrariamente ao sistema de estereolitografia por infravermelhos, descrito na literatura que utiliza um laser de CO2 (P. Bárolo. Stereolithography: Materials, Processes and Applications, n°.l, pp. 57 - 79, 2011), a presente invenção utiliza uma lâmpada ( opção economicamente vantajosa) e um sistema de geração automática de imagens adaptado à radiação infravermelha, possibilitando a foto polimerização integral de uma camada. Por outro lado, todos estes processos baseiam-se em mecanismos de foto polimerização de sistemas poliméricos termoendurecíveis (resinas epoxídicas, poliésteres insaturados, acrílicas, etc.), não sendo utilizados para a fusão de termoplásticos de baixo ponto de fusão (por exemplo policaprolactona) como é o caso da presente invenção.
Para além dos processos mencionados, o presente invento permite processar com a combinação de radiação ultravioleta e infravermelha, que se traduz numa melhoria de versatilidade do sistema, velocidades de processamento, eficiência de polimerização e obtenção de macro ou micro modelos com melhores propriedades mecânicas.
/14 equipamento possui um sistema de magnete permitindo a orientação controlada de cargas metálicas existentes no sistema polimérico. A utilização do sistema de magnete possibilita ao utilizador um controlo localizado das propriedades mecânicas o que constitui mais uma importante inovação do equipamento. Existem estudos que demonstram que a aplicação de um campo magnético é capaz de produzir certos alinhamentos em células o que poderá ser de grande importância para aplicações médicas, nomeadamente em engenharia de tecidos.
Uma vez que a presente invenção processa diversos materiais, é imprescindível a existência de um sistema de limpeza e remoção de material excedente. Desta forma, evita-se a contaminação dos outros materiais e mantém-se a peça limpa para posterior foto polimerização com um material diferente.
Descrição geral da invenção
A presente invenção refere-se a um sistema de estéreo termo litografia multimaterial, permitindo o fabrico, camada-acamada, de macro e micro modelos tridimensionais em materiais termoendureciveis e termoplásticos contendo ou não cargas metálicas ou cerâmicas para produção de estruturas compósitas e estruturas com gradientes funcionais.
Este sistema também permite a polimerização de hidrogéis para encapsulamento de células.
A estéreo termo litografia multimaterial é constituída por uma plataforma rotativa possuindo seis tinas para o /14 processamento de materiais distintos. 0 presente invento possui:
• um sistema de limpeza e remoção de material excedente para evitar contaminação de materiais no processo de troca de tinas;
• um sistema de criação de um campo magnético para controlar a orientação de cargas metálicas, permitindo ao utilizador, ter controlo localizado (à escala micro e nano) das propriedades mecânicas das estruturas produzidas;
• um sistema de irradiação constituído por:
o uma fonte de luz; o um sistema óptico; e o um sistema de geração automática de imagens para posterior formação e projeção nas camadas a fabricar (camada a camada).
A utilização de radiação ultravioleta e infravermelha de forma isolada ou combinada permite o funcionamento do equipamento em quatro modos distintos de operação, dependendo do material a processar e da aplicação pretendida para o modelo:
• MODO DE OPERAÇÃO I (estereolitografia convencional) utilização de radiação ultravioleta para processar materiais termoendurecíveis e termoplásticos, com ou sem cargas metálicas ou cerâmicas, hidrogéis, com ou sem células, respectivamente, contendo uma determinada concentração de foto-iniciador;
• MODO DE OPERAÇÃO II (estereolitografia por infravermelhos) - utilização de radiação infravermelha para processar materiais termoendurecíveis e /14 termoplásticos, com ou sem reforços metálicos ou cerâmicos, contendo uma determinada quantidade de termo iniciador; e utilização de radiação infravermelha para fundir de forma seletiva material termoplástico sob a forma de pó polimérico;
• MODO DE OPERAÇÃO III (estereolitografia convencional assistida por radiação infravermelha) - utilização de radiação ultravioleta para processar materiais termoendurecíveis e termoplásticos, com ou sem reforços metálicos ou cerâmicos, contendo uma determinada quantidade de foto-iniciador e radiação infravermelha para, fornecendo calor ao meio, acelerar a reação de polimerização, aumentando a percentagem de material curado, as propriedades mecânicas das estruturas produzidas, diminuindo igualmente tempos de produção e evitando operações de pós-cura;
• MODO DE OPERAÇÃO IV (estéreo termo litografia) utilização simultânea de radiação ultravioleta e infravermelha para processar materiais termoendurecíveis e termoplásticos, com ou sem reforços metálicos ou cerâmicos, contendo muito pequenas quantidades de foto e termo iniciador aumentando de forma substancial a profundidade de penetração (as concentrações de ambos os iniciadores deve ser substancialmente menor que as consideradas nos restantes modos de operação).
Descrição das Figuras
Indicação dos n°s de referência:
(1) estrutura envolvente do equipamento;
(2) tampa frontal da estrutura (2);
/14 (3) porta de visualização da zona de construção;
(4) magnete;
(5) sistema de rotação do magnete;
(6) sistema de elevação da plataforma de trabalho;
(7) sistema de nivelamento de cada camada;
(8) sistema de filtros para a radiação ultravioleta;
(9) lente de focagem da imagem;
(10) sistema de sobreposição de imagens;
(11) sistema de geração automática de imagens;
(12) sistema de limpeza e remoção do material excedente;
(13) sistema de movimentação da plataforma de trabalho;
(14) fonte de luz;
(15) plataforma de tinas;
(16) tina;
(17) plataforma de trabalho;
(18) veio de elevação da plataforma;
(19) sistema de filtros para a radiação infravermelha;
(20) estrutura de suporte dos componentes;
(21) cabo de fibra óptica.
Figura 1: Representação esquemática do sistema de estéreo termo litografia multimaterial em que (1) representa a estrutura envolvente do equipamento; (2) representa a tampa frontal da estrutura envolvente do equipamento; (3) representa a porta de visualização da zona de construção; (4) representa o magnete; (5) representa o sistema de rotação do magnete; (6) representa o sistema de elevação da plataforma de trabalho; (7) representa o sistema de nivelamento de cada camada; (8) representa o sistema de filtros para a radiação ultravioleta; (9) representa a lente de focagem da imagem; (10) representa o sistema de sobreposição de imagens; (11) representa o sistema de geração automática de imagens para a /14 irradiação ultravioleta e outro para a irradiação infravermelha; (12) representa o sistema de limpeza e remoção do material excedente; (13) representa o sistema de movimentação da plataforma de trabalho; (14) representa a fonte de luz e (15) representa a plataforma de tinas.
Figura 2: Representação esquemática do sistema de plataforma de tinas de materiais em que (4) representa o magnete; (5) representa o sistema de rotação do magnete; (6) representa o sistema de elevação da plataforma de trabalho; (15) representa a plataforma de tinas; (16) representa a tina e (17) representa a plataforma de trabalho.
Figura 3: Representação esquemática do sistema de elevação da plataforma de trabalho em que (6) representa sistema de elevação da plataforma de trabalho; (16) representa uma tina; (17) representa a plataforma de trabalho e (18) representa o veio de elevação da plataforma.
Figura 4: Representação esquemática do sistema de magnete em que (4) representa o magnete; (5) representa o sistema de rotação do magnete; (16) representa a tina; (17) representa a plataforma de trabalho.
Figura 5: Representação esquemática do sistema de nivelamento de cada camada em que (7) representa o nivelador; (16) representa a tina e (17) representa a plataforma de trabalho.
Figura 6: Representação esquemática da configuração do sistema óptico em que (8) representa o sistema de filtros para a radiação ultravioleta; (9) representa a lente de focagem de imagem; (10) representa o sistema de sobreposição /14 de imagens; (11) representa o sistema de geração automática de imagens um para a radiação ultravioleta e outro para a radiação infravermelha; (14) representa a fonte de luz; (16) representa a tina; (18) representa o veio de elevação da plataforma de trabalho; (19) representa o sistema de filtros para a radiação infravermelha; (21) representa o cabo de fibra óptica que leva a luz de espectro total para os filtros correspondentes à irradiação ultravioleta e à irradiação infravermelha; (20) representa a estrutura de suporte dos componentes.
Figura 7: Representação esquemática do sistema de limpeza e remoção de material excedente em que (12) representa o sistema de limpeza e remoção do material excedente; (13) representa o sistema de movimentação da plataforma de trabalho; (16) representa uma tina; (17) representa a plataforma de trabalho e (18) representa o veio de elevação da plataforma de trabalho.
Descrição detalhada da invenção
O presente evento é constituído por hardware e software de controlo destinado ao seu funcionamento automático. Em termos de hardware, o equipamento é constituído por uma estrutura envolvente (1), uma fonte de luz (14) para geração de irradiação infravermelha ou ultravioleta, sistema ótico (figura 6), plataforma de trabalho (17), sistema de nivelamento de cada camada (figura 5) , sistema de magnete para orientação de cargas metálicas (figura 4), plataforma de tinas (figura 2) e sistema de limpeza e remoção de material excedente (figura 7).
/14 primeiro passo da utilização do equipamento consiste em ligar o mesmo à corrente e ligar o computador que fornecerá a informação dos parâmetros de produção de cada modelo através do software de controlo. Através do software de controlo devem ser importadas as diferentes imagens correspondentes a cada camada a produzir. Estas imagens devem ser previamente criadas num qualquer software de CAD ou de desenho e gravadas no formato bmp. Uma vez importadas as imagens definidoras de cada camada devem ser especificados os diferentes parâmetros de produção: número de vezes que cada imagem deve ser lida pelo software de controlo e que permite assim definir o número total de camadas a produzir; espessura de cada camada; identificação dos materiais a utilizar por seleção das tinas e da respectiva sequência de utilização (troca de tinas) durante o processo de construção; identificação do modo ou modos de operação e sequência de atuação dos diferentes sistemas de irradiação (ultravioleta e infravermelha) provenientes da fonte de luz (14); especificação da utilização ou não do magnete e no caso da sua utilização, especificação do seu posicionamento angular para cada camada; especificação dos tempos de irradiação de cada camada. Esta informação permitirá controlar o processo de troca de tina, movimento da plataforma associada a cada tina, sistema de nivelamento de camadas e de limpeza.
Antes do processo de construção, devem colocar-se o(s) material (ais) a processar nas tinas (16) e posicionarem-se as plataformas de cada uma das tinas (15) na posição adequada. A plataforma que contém as tinas deve em seguida rodar, posicionando a tina que contém o primeiro material a processar na posição correspondente à zona de irradiação (16).
/14
A posição inicial do magnete (4) é do lado esquerdo permitindo a passagem do sistema de movimentação da plataforma de trabalho (13). Através do software de controlo, o sistema de movimentação da plataforma de trabalho (13) avança até à tina (16) posicionando-a sobre o veio de elevação da plataforma de trabalho (18) e recua para a posição inicial. A plataforma de trabalho (17) imerge para o interior da tina (16) a profundidade igual à espessura da camada a processar. 0 magnete (4) roda para o lado direito permitindo a passagem do sistema de nivelamento de cada camada (7) que avança até à tina (16) e recua até à posição inicial. É enviada informação ao sistema de geração automática de imagem (11) com a imagem a ser projetada nessa camada.
No caso de se processar um material com cargas metálicas e, caso se pretenda controlar a sua orientação, deve utilizarse o magnete (4) de forma a orientá-las. A especificação de utilização do magnete e o respetivo posicionamento angular é feito através do software de controlo do equipamento.
Para aplicações contendo uma determinada concentração de foto-iniciador, o software pode:
1) acionar o sistema de filtros de radiação ultravioleta (8) para processar o material; ou
2) acionar, de forma combinada, o sistema de filtros de radiação ultravioleta (8) e sistema de filtros de radiação infravermelha (19), para processar o material através da radiação ultravioleta e acelerar o processo com o auxílio de calor, proveniente do sistema infravermelho.
/14
No primeiro caso, o software aciona apenas o sistema de filtros de radiação ultravioleta (8), a luz é projetada para o respectivo sistema de geração automática de imagem (11) sendo de seguida projetada, com a imagem a reproduzir nessa camada, para uma lente de focagem de imagem (9) que depois é direcionada sobre o sistema de sobreposição de imagem (10) e, posteriormente, incidida sobre a camada de material a processar. No segundo caso, o software aciona o sistema de filtros de radiação ultravioleta (8) e o sistema de filtros de radiação infravermelha (19), ambas as radiações são projetadas para os respectivos sistemas de geração automática de imagem (11) : sistema de geração de imagem irradiado pela radiação ultravioleta contém a informação da imagem a produzir na camada e o sistema irradiado por radiação infravermelha não possui qualquer imagem tendo em conta que, a luz infravermelha apenas tem a função de fornecer calor ao material, acelerando a cinética de processamento. Ambos os feixes de luz são reflectidos para as lentes de focagem de imagem (9), incidem sobre o sistema de sobreposição de imagem (10) e posteriormente incidem sobre a camada de material a processar.
Caso o processamento envolva um material contendo uma pequena concentração de foto-iniciador e de termo iniciador, o software aciona o sistema de filtro de radiação ultravioleta (8) e o sistema de filtro de radiação infravermelha (19) para processar o material, utilizando ambas as radiações em simultâneo. As duas radiações são projetadas para os respectivos sistemas de geração automática de imagem (11), ambos contendo a informação da imagem a produzir na camada. Ambos os feixes de luz são reflectidos para as lentes de focagem de imagem (9), incidem sobre o sistema de sobreposição /14 de imagem (10) e posteriormente incidem sobre a camada de material a processar.
No caso de se processar um material contendo determinada concentração de termo iniciador, o software aciona o sistema de filtros de radiação infravermelha (19) que projeta a luz para o respectivo sistema de geração automática de imagem (11), sendo de seguida reflectida, com a imagem a produzir nessa camada, para uma lente de focagem de imagem (9) que depois é direcionada sobre o sistema de sobreposição de imagem (10) e, posteriormente, incidida sobre a camada de material a processar. Para todos os casos, a lente de focagem só deve ser utilizada posteriormente caso se pretenda reduzir a dimensão do objecto criado no sistema de geração automática de imagem (11).
Após terminada a irradiação de uma camada:
• Caso se pretenda utilizar o mesmo material para as restantes camadas e se anteriormente foi utilizado o magnete (4), então a plataforma de trabalho (17) imerge novamente para o interior da tina a profundidade igual à espessura da camada e, através do software o magnete (4) roda para a direita permitindo a passagem do sistema de nivelamento de cada camada (7) . O procedimento repetese desde o envio da informação ao sistema de geração automática de imagem (11) por parte do software, até à produção do modelo com este material ter terminado.
• Caso se processe outro material, a plataforma de trabalho (17) emerge da tina (16), o magnete (4) roda para o lado esquerdo e o sistema de movimentação da plataforma de /14 trabalho (13) avança de forma a retirar a plataforma de
trabalho (17) e do veio de elevação da plataforma de
trabalho (18) . 0 sistema de movimentação da plataforma
de trabalho (13) recua até ao sistema de limpeza e
remoção de material excedente (12). A plataforma de tinas (15) desce e roda para a tina (16) com o material seguinte. 0 procedimento repete-se desde a subida da plataforma de tinas (15) para posterior irradiação até ao processamento com este material estar concluído.
Após terminado o processamento de material para a obtenção do modelo, a plataforma de trabalho (17) emerge da tina (16), o magnete (4) roda para o lado esquerdo e o sistema de movimentação da plataforma de trabalho (13) avança de forma a pegar na plataforma de trabalho (17) e retirá-la do veio de elevação da plataforma de trabalho (18). 0 sistema de movimentação da plataforma de trabalho (13) recua até chegar ao sistema de limpeza e remoção de material excedente (12) . Depois de terminado o processo de limpeza e remoção do material excedente do modelo final, este é retirado da plataforma de trabalho (17).
Em seguida remove-se o material de cada tina (16), e a plataforma de tinas (15) volta à sua posição inicial. Por fim, desliga-se o software e o equipamento.
Exemplos de aplicação
A estéreo termo litografia multimaterial é usada para produzir macro ou micro modelos multimaterial com ou sem reforço, destinados a aplicações no dominio da engenharia mecânica, automóvel, electrónica e para a produção de matrizes de /14 suporte com gradiente funcional para engenharia de tecidos. As baixas intensidades da radiação ultravioleta permitem igualmente a produção de estruturas em hidrogel polimérico encapsulando células.

Claims (6)

1. Sistema de estéreo termo litografia multimaterial constituído por estrutura envolvente do equipamento (1), tampa frontal da estrutura (2), porta de visualização da zona de construção (3) , sistema de elevação da plataforma de trabalho (6); sistema de nivelamento de cada camada (7), lente de focagem da imagem (9), sistema de sobreposição de imagens (10), sistema de geração automática de imagens (11), veio de elevação da plataforma (18) e cabo de fibra óptica (21) caracterizado por ser constituído por:
a) magnete (4) ;
b) sistema de rotação do magnete (5);
c) sistema de filtros para a radiação ultravioleta (8);
d) sistema de limpeza e remoção do material excedente (12) ;
e) sistema de movimentação da plataforma de trabalho (13) ;
f) sistema de irradiação constituído por fonte de luz (14) e sistema ótico;
g) plataforma de tinas (15);
h) tina (16) ;
i) plataforma de trabalho (17);
j) sistema de filtros para a radiação infravermelha (19) .
2. Processo de estéreo termo litografia multimaterial que integre o sistema conforme descrito na reivindicação 1, caraterizado por apresentar as seguintes etapas:
a) importação de imagens correspondentes a cada camada a produzir e especificação do número de vezes que cada imagem deve ser lida;
1/7
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
i)
j)
k)
D
m)
n)
o)
P) definição do número total de camadas a produzir e da espessura de cada camada;
identificação dos materiais a utilizar por seleção das tinas e da respectiva sequência de utilização; identificação dos diferentes sistemas de irradiação; colocação dos materiais a processar nas tinas (16); posicionamento das plataformas de cada uma das tinas (15) na posição adequada;
rotação da plataforma que contém as tinas;
posicionamento da tina que contém o primeiro material a processar na posição correspondente na zona de irradiação (16);
avanço do sistema de movimentação da plataforma de trabalho (13) até à tina (16), sua colocação sobre o veio de elevação da plataforma de trabalho (18) e recuo para a posição inicial;
imersão da plataforma de trabalho (13) para o interior da tina (16) a profundidade igual à espessura da camada a processar;
envio de informação ao sistema de geração automática de imagem (11) com a imagem a ser projetada nessa camada; processamento do material e irradiação de cada camada; emersão da plataforma de trabalho (17) da tina (16); rotação do magnete (4) para o lado esquerdo;
avanço do sistema de movimentação da plataforma de trabalho (13) e sua remoção do veio de elevação da plataforma de trabalho (18);
recuo do sistema de movimentação da plataforma de trabalho (13) até ao sistema de limpeza e remoção de material excedente (12);
2/7
q) depois de terminado o processo de limpeza e remoção do material excedente do modelo final, este é retirado da plataforma de trabalho (17).
3. Processo de acordo com a reivindicação 2 caracterizado por após a etapa de identificação dos diferentes sistemas de irradiação serem realizadas as seguintes etapas:
a) especificação da utilização do magnete, seu posicionamento angular e tempos de irradiação para cada camada;
b) posicionamento do magnete (4) do lado esquerdo e passagem do sistema de movimentação da plataforma de trabalho (13) ;
c) avanço do sistema de movimentação da plataforma de trabalho (13) até à tina (16), sua colocação sobre o veio de elevação da plataforma de trabalho (18) e recuo para a posição inicial;
d) imersão da plataforma de trabalho (13) para o interior da tina (16) a profundidade igual à espessura da camada a processar;
e) rotação do magnete (4) para o lado direito e passagem do sistema de nivelamento de cada camada (7), avanço até à tina (16) e recuo até à posição inicial;
f) envio de informação ao sistema de geração automática de imagem (11) com a imagem a ser projetada nessa camada;
g) processamento do material e irradiação de cada camada;
h) emersão da plataforma de trabalho (17) da tina (16);
i) rotação do magnete (4) para o lado esquerdo;
j) avanço do sistema de movimentação da plataforma de trabalho (13) e sua remoção do veio de elevação da plataforma de trabalho (18);
3/7
k) recuo do sistema de movimentação da plataforma de trabalho (13) até ao sistema de limpeza e remoção de material excedente (12);
l) depois de terminado o processo de limpeza e remoção do material excedente do modelo final, este é retirado da plataforma de trabalho (17).
4. Processo de acordo com as reivindicações 2 e 3, caraterizado por o processamento de material com concentração de foto-iniciador apresentar as seguintes etapas:
a) acionar o sistema de filtros de radiação ultravioleta (8) para processar o material;
b) projeção da luz para o respectivo sistema de geração automática de imagem (11);
c) projeção da imagem a reproduzir nessa camada para lente de focagem de imagem (9) e seu direcionamento sobre o sistema de sobreposição de imagem (10) e sobre a camada de material a processar.
5. Processo de acordo com a reivindicações 2 e 3, caraterizado por o processamento de material com concentração de fotoiniciador apresentar as seguintes etapas:
a) acionar o sistema de filtros de radiação ultravioleta (8) e o sistema de filtros de radiação infravermelha (19) ;
b) projeção de ambas as radiações para os respectivos sistemas de geração automática de imagem (11);
c) reflexão de ambos os feixes de luz para as lentes de focagem de imagem (9);
4/7
d) incidência sobre o sistema de sobreposição de imagem (10) e posterior incidência sobre a camada de material a processar.
Processo de acordo com as reivindicações 2 e 3, caraterizado por o processamento de material com concentração de foto-iniciador e de termo iniciador apresentar as seguintes etapas:
a) acionar o sistema de filtro de radiação ultravioleta (8) e o sistema de filtro de radiação infravermelha (19) para processar o material, utilizando ambas as radiações em simultâneo;
b) projeção das duas radiações para os respectivos sistemas de geração automática de imagem (11), ambos contendo a informação da imagem a produzir na camada;
c) reflexão de ambos os feixes de luz para as lentes de focagem de imagem (9);
d) incidência sobre o sistema de sobreposição de imagem (10) ;
e) incidência sobre a camada de material a processar.
7. Processo de acordo com as reivindicações 2 e 3, caraterizado por o processamento de material com concentração de termo iniciador apresentar as seguintes etapas:
a) acionar o sistema de filtros de radiação infravermelha (19);
b) projeção da luz para o respectivo sistema de geração automática de imagem (11);
c) reflexão da luz com a imagem a produzir nessa camada, para uma lente de focagem de imagem (9) que depois é
5/7 direcionada sobre o sistema de sobreposição de imagem (10) ;
d) incidência sobre a camada de material a processar.
8. Processo de acordo com a reivindicação 3, caraterizado por na etapa de processamento de material, quando este apresenta cargas metálicas, a sua orientação ser realizada pelo magnete (4).
9. Processo de acordo com a reivindicação 2, caraterizado por após terminada a irradiação de uma camada e caso o material seja igual para as restantes camadas, apresentar as seguintes etapas:
a) imersão da plataforma de trabalho (17) novamente para o interior da tina a profundidade igual à espessura da camada;
b) rotação do magnete (4) para a direita e passagem do sistema de nivelamento de cada camada (7).
10. Processo de acordo com as reivindicações 2 e 3, caraterizado por após terminada a irradiação de uma camada e caso o material seja diferente para as restantes camadas, apresentar as seguintes etapas:
a) emersão da plataforma de trabalho (17) da tina (16);
b) rotação do magnete (4) para o lado esquerdo;
c) avanço do sistema de movimentação da plataforma de trabalho (13);
d) remoção da plataforma de trabalho (17) e do veio de elevação da plataforma de trabalho (18);
e) recuo do sistema de movimentação da plataforma de trabalho (13) até ao sistema de limpeza e remoção de material excedente (12);
6/7
f) descida da plataforma de tinas (15) e sua rotação para a tina (16) com o material seguinte.
PT107096A 2013-08-02 2013-08-02 Sistema de estéreo termo litografia multimaterial e respetivo processo PT107096B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107096A PT107096B (pt) 2013-08-02 2013-08-02 Sistema de estéreo termo litografia multimaterial e respetivo processo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107096A PT107096B (pt) 2013-08-02 2013-08-02 Sistema de estéreo termo litografia multimaterial e respetivo processo

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT107096A PT107096A (pt) 2015-02-02
PT107096B true PT107096B (pt) 2016-06-06

Family

ID=52630062

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT107096A PT107096B (pt) 2013-08-02 2013-08-02 Sistema de estéreo termo litografia multimaterial e respetivo processo

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT107096B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6926094B2 (ja) 2016-01-21 2021-08-25 スリーエム イノベイティブ プロパティズ カンパニー メタルボンド及びガラス質ボンド研磨物品の製造方法、並びに研磨物品前駆体
EP3436269A4 (en) 2016-03-30 2019-11-20 3M Innovative Properties Company METHOD FOR PRODUCING A METAL BOND AND GLASS-TYPE GRINDING MATERIALS AND GRINDING PROCESSORS

Citations (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5943235A (en) * 1995-09-27 1999-08-24 3D Systems, Inc. Rapid prototyping system and method with support region data processing
US20020145213A1 (en) * 2001-04-10 2002-10-10 Junhai Liu Layer manufacturing of a multi-material or multi-color 3-D object using electrostatic imaging and lamination
US20060022379A1 (en) * 2004-07-30 2006-02-02 Board Of Regents, The University Of Texas System Multi-material stereolithography
US20060072090A1 (en) * 2004-10-06 2006-04-06 Asml Netherlands B.V. Lithographic apparatus with enhanced spectral purity, device manufacturing method and device manufactured thereby

Patent Citations (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5943235A (en) * 1995-09-27 1999-08-24 3D Systems, Inc. Rapid prototyping system and method with support region data processing
US20020145213A1 (en) * 2001-04-10 2002-10-10 Junhai Liu Layer manufacturing of a multi-material or multi-color 3-D object using electrostatic imaging and lamination
US20060022379A1 (en) * 2004-07-30 2006-02-02 Board Of Regents, The University Of Texas System Multi-material stereolithography
US20060072090A1 (en) * 2004-10-06 2006-04-06 Asml Netherlands B.V. Lithographic apparatus with enhanced spectral purity, device manufacturing method and device manufactured thereby

Also Published As

Publication number Publication date
PT107096A (pt) 2015-02-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10315252B2 (en) Three-dimensional printing of three-dimensional objects
CN109689341B (zh) 用于基于光刻地增生制造三维成型体的方法和设备
ES2754073T3 (es) Dispositivo y procedimiento para generar estructuras tridimensionales
Beluze et al. Microstereolithography: a new process to build complex 3D objects
ES2811272T3 (es) Dispositivo de estereolitografía con unidad constructiva de recipiente
EP3287262A1 (de) Vorrichtung und verfahren zur lasergestützten bearbeitung von körpern oder oberflächen
CN1300667A (zh) 利用可光固化液体形成三维层状产品的方法和装置
ES2814282T3 (es) Aparato de impresión tridimensional
KR20180095546A (ko) 적층 제조 시스템 및 적층 제조 방법
PT107096B (pt) Sistema de estéreo termo litografia multimaterial e respetivo processo
JP2016083933A (ja) 3次元の構造を製作する方法
EP3395550B1 (en) Three-dimensional object shaping device and manufacturing method
Steenhusen et al. Multi-photon polymerization of inorganic-organic hybrid polymers using visible or IR ultrafast laser pulses for optical or optoelectronic devices
CN110267795A (zh) 具有改进的光学组的立体光刻机
JP3378406B2 (ja) 三次元造形方法およびそれに用いる装置
JP7136815B2 (ja) 重合された材料で作られる物品を製造する方法
ES2818602T3 (es) Dispositivo de formación de objetos tridimensionales y procedimiento para el mismo
Duan et al. Microfabrication of Two and Tree Dimensional Structures by Two-Photon Polymerization
JPH0499618A (ja) 立体形状物の形成方法
JP2021120209A (ja) 立体物造形装置
JP2889767B2 (ja) 3次元物体形成方法および3次元物体形成システム
JPH07333395A (ja) コリメータの製造法
KR101965261B1 (ko) 이광자 스테레오리소그라피에 의한 3차원 메쉬형 미세구조체 제조방법
JPH11170377A (ja) 光造形加工法、該加工法を用いた可動装置および光造形加工装置
Palmer et al. Advancing three-dimensional MEMS by complimentary laser micromanufacturing

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20140210

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20160601