BRPI0909594B1 - método para a formação de uma variante de uma peça de chapa metálica, ferramenta e dispositivo para a implementação do referido método - Google Patents

método para a formação de uma variante de uma peça de chapa metálica, ferramenta e dispositivo para a implementação do referido método Download PDF

Info

Publication number
BRPI0909594B1
BRPI0909594B1 BRPI0909594-2A BRPI0909594A BRPI0909594B1 BR PI0909594 B1 BRPI0909594 B1 BR PI0909594B1 BR PI0909594 A BRPI0909594 A BR PI0909594A BR PI0909594 B1 BRPI0909594 B1 BR PI0909594B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
contour
variant
tool
variants
tools
Prior art date
Application number
BRPI0909594-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Barry Christophe
Prajescu Ghislaine
Caron Moïse
Cheval Stéphane
Original Assignee
Peugeot Citroeen Automobiles Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Peugeot Citroeen Automobiles Sa filed Critical Peugeot Citroeen Automobiles Sa
Publication of BRPI0909594A2 publication Critical patent/BRPI0909594A2/pt
Publication of BRPI0909594B1 publication Critical patent/BRPI0909594B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B21MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21DWORKING OR PROCESSING OF SHEET METAL OR METAL TUBES, RODS OR PROFILES WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21D53/00Making other particular articles
    • B21D53/88Making other particular articles other parts for vehicles, e.g. cowlings, mudguards
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B21MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21DWORKING OR PROCESSING OF SHEET METAL OR METAL TUBES, RODS OR PROFILES WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21D22/00Shaping without cutting, by stamping, spinning, or deep-drawing
    • B21D22/20Deep-drawing
    • B21D22/22Deep-drawing with devices for holding the edge of the blanks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Shaping Metal By Deep-Drawing, Or The Like (AREA)
  • Punching Or Piercing (AREA)

Abstract

método para a formação de uma variante de uma peça de chapa metálica, ferramenta e dispositivo para a implementação do referido método a invenção refere-se a um método para a formação de múltiplas variantes de uma peça de chapa metálica, uma ferramenta de moldagem , bem como um dispositivo a implementação do referido método. o acima mencionado dispositivo inclui ferramentas de estampagem e ferramentas para operações adicionais, como corte, perfuração e picotagem. a invenção é caracterizada por o dispositivo incluir ao menos um ferramenta de modelagem comum à todas as variantes, referida ferramenta tendo uma forma transversal formando uma abertura (4) entre a superfície de trabalho e a pré-forma estampada (e), referida forma transversal sendo localizada oposta à préforma (e) correspondente ao à extremidade diferente (1b) da variante tendo o menor comprimento. a invenção poderá ser usada na área envolvida na elaboração de peças de chapa metálica, em particular para veículo automotivos.

Description

“MÉTODO PARA A FORMAÇÃO DE UMA VARIANTE DE UMA PEÇA DE CHAPA METÁLICA, FERRAMENTA E DISPOSITIVO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO REFERIDO MÉTODO” [0001] A presente invenção se refere a um método de formação de múltiplas variantes de uma peça de chapa metálica, uma ferramenta para modelar, e um dispositivo para a implementação do referido método, esta peça podendo ser uma peça para um veículo automotivo.
[0002] Mais particularmente, mas de maneira não limitativa, a presente invenção se refere a um método de formação de um rack para o teto do veículo. O referido rack é geralmente uma chapa metálica. Ela é fabricada por um método de formação com as operações sucessivas propriamente ditas de estampagem, corte e picotagem. A fabricação de um rack para o teto de veículo servirá como ilustração de uma aplicação do método de formação de uma peça de chapa metálica objeto da invenção, sem que seja limitativa.
[0003] Para a fabricação do referido rack, será necessário utilizar ao menos cinco ferramentas s de estampagem ou de operações adicionais.
[0004] Em um método de estampagem, uma chapa metálica é deformada com o auxílio de um perfurador móvel para uma matriz fixa, a chapa metálica sendo intercalada entre o perfurador e a matriz.
[0005] Em certos casos, a etapa de estampagem é seguida das etapas de corte e perfuração realizadas com o auxílio de um perfurador de recorte deslocado transversalmente com relação à direção de deslocamento da matriz. Para isso será necessário exercer um contra-apoio ao encontro da força do perfurador de recorte, mantendo a peça embutida com o auxílio de uma nova matriz vindo em contato com a face da peça correspondente à matriz de estampagem.
[0006] Com o aparecimento de racks de teto panorâmico, certos modelos de racks apresentando um vidro aumentando as dimensões desses modelos de
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 9/34
2/15 racks variando de maneira conseqüente, notadamente no comprimento. Um rack para teto panorâmico é fabricada sujeitando a sua parte de chapa metálica a um método de estampagem similar a um método de estampagem de um rack clássica, mas com adaptações especificas das ferramentas utilizadas em relação às dimensões desse rack para teto panorâmico diferentes daquelas de um rack clássico.
[0007] Isso se traduz pela obrigação de se utilizar ferramentas de estampagem específicas para a variante de rack de teto panorâmico.
[0008] Atualmente, para um mesmo tipo de veículo, a variante do rack clássico não é fabricada utilizando as ferramentas de estampagem comum com a variante do rack de teto penorâmico e cada variante do rack tendo suas ferramentas de estampagem específicas, seja cinco ferramentas para um rack clássico e cinco ferramentas de estampagem para um rack de teto panorâmico.
[0009] Ele tem sido experimentado após longo tempo para reduzir o número dessas ferramentas e da utilização de ferramentas para a formação de um rack clássico igualmente para a formação de um teto panorâmico.
[00010] Isto se contrasta com o problema criado pelas dimensões diferentes dos dois tipos de rack.
[00011] Como o comprimento de um rack para o teto panorâmico é mais curto que o comprimento de um rack clássico, quando para uma operação de estampagem, a parte dianteira ou traseira desse rack do teto panorâmico é posicionado para tratamento, existindo um risco de esmagamento da parte oposta traseira ou dianteira desse rack de teto panorâmico que não é colocado no mesmo ponto da ferramenta de formação utilizada para a parte correspondente de um rack clássico mais longo.
[00012] Igualmente, em geral, um rack de teto panorâmico não apresenta as mesmas partes dianteira e traseira que um rack clássico e esses dois racks não tendo a mesma curvatura.
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 10/34
3/15 [00013] A presente invenção tem por objetivo normalizar os métodos de formação e as ferramentas utilizadas na formação de um conjunto de variantes de um determinado tipo de peças de chapa metálica, notadamente essas variantes divergindo em seu comprimento.
[00014] Nesse sentido, a invenção tem por objetivo um método para a formação de uma variante de uma peça de chapa metálica, a referida peça apresentando múltiplas variantes com extremidades dianteira e traseira conectadas por uma parte longitudinal de diferente comprimento, o referido método compreendendo as seguintes etapas:
[00015] - concepção das alternativas das variantes afim que todas elas apresentem uma parte de extremidade dianteira ou traseira similar com uma mesma curvatura, essa extremidade sendo denominada de extremidade similar e a outra extremidade oposta sendo denominada extremidade diferente, a referida parte da extremidade similar se estendendo sobre o comprimento da variante mais curta;
[00016] - realização de um contorno correspondente à opção do formato da variante;
[00017] - estampagem (configuração) no comprimento do referido contorno, essa estampagem sendo efetuada com uma ferramenta específica adaptada ao comprimento do referido contorno;
[00018] - posicionamento do contorno em posição de trabalho por sua extremidade similar;
[00019] - estampagem da referida parte da extremidade similar do contorno, essa estampagem sendo realizada por uma ferramenta comum para as diferentes variantes, a pressão da estampagem não sendo aplicada na zona do contorno correspondente à referida extremidade diferente de ao menos a variante apresentando o menor comprimento.
[00020] Vantajosamente, o método compreende, após a primeira etapa de estampagem, uma etapa de corte específica para cada contorno, esse corte
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 11/34
4/15 sendo efetuado com uma ferramenta específica adaptada ao comprimento do contorno embutido, e após a segunda etapa de estampagem, uma etapa de corte da referida parte extrema similar do contorno e as laterais de sua parte longitudinal, esse corte sendo realizado por uma ferramenta comum para as diferentes variantes, sem a aplicação de uma ferramenta na zona de contorno correspondente à referida extremidade diferentes de ao menos a variante apresentando o menor comprimento.
[00021] Vantajosamente, ao menos uma variante da peça, outra que a variante apresentando a parte menor longa é submetida após a uma etapa de formação para a retomada do trabalho da formação na referida zona.
[00022] A invenção se refere igualmente à uma ferramenta para a aplicação do referido método, essa ferramenta sendo utilizada na segunda etapa de estampagem e na etapa de corte que segue a referida segunda etapa, caracterizada por compreender ao menos uma forma transversal realizando um espaçamento entre sua superfície de trabalho e o contorno embutido, essa forma transversal se situando diante da zona de contorno correspondente à referida extremidade diferente da variante apresentando o menor comprimento.
[00023] Vantajosamente, a referida forma é uma ranhura transversal.
[00024] A invenção se refere igualmente a um dispositivo para a aplicação do referido método, esse dispositivo compreendendo ferramentas de estampagem e ferramentas para operações adicionais tais como corte, [00025] picotagem, relevo, caracterizado por compreender ao menos uma ferramenta comum à todas as variantes para sua formação, a referida ferramenta apresentando uma forma transversal realizando um espaçamento entre sua superfície de trabalho e o contorno embutido, essa forma transversal se situando à frente da zona do contorno correspondente à referida extremidade diferente da variante apresentando o menor comprimento.
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 12/34
5/15 [00026] De acordo com as características adicionais da presente invenção: [00027] - o dispositivo apresenta duas ferramentas específicas para cada contorno e duas referidas ferramentas à todas variantes apresentando uma forma transversal;
[00028] - quando houver mais que duas variantes, a ferramenta comum apresentará igualmente outras formas transversais de espaçamento conforme o número de variantes diminuídas a uma , cada forma transversal se situando diante da zona de contorno correspondente à extremidade diferente de cada variante sem o comprimento máximo.
[00029] O efeito técnico obtido é uma diminuição do número de ferramentas necessárias quando da estampagem da parte similar à todas as variantes.
[00030] A invenção será melhor compreendida, pela descrição detalhada dos desenhos em anexo, apresentados em caráter exemplificativo e não limitativo, nos quais:
- A Figura 1 é uma representação esquemática de uma vista superior de um contorno do rack do teto de um veículo, mostrando os locais no contorno das diferentes operações de estampagem ou associadas à estampagem efetuada sobre ele;
- A Figura 2 é uma representação esquemática de uma vista de três quartos da lateral traseira de um rack de teto panorâmico e de um rack de teto clássico representando as características comuns do rack, conforme a invenção;
- A Figura 3 é uma representação esquemática de uma vista superior de uma meia parte do rack de um teto normal ao lado de uma meia parte do rack de um teto panorâmico, mostrando as partes comuns desses dois racks;
- A Figura 4 é uma representação esquemática de um corte de um rack de um teto realizando uma operação sobre a parte traseira feita com uma
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 13/34
6/15 ferramenta comum para um rack de teto normal e um rack de teto panorâmico.
[00031] No que se segue, a peça de chapa metálica mostrada na ilustração é um rack de um teto de um veículo automotivo. Será entendido que a peça de chapa metálica, de acordo com a presente invenção, poderá ser uma outra peça de chapa metálica, por exemplo, mas não somente de um veículo automotivo, notadamente uma peça de carroceria, como um capô, uma porta traseira, uma tampa do motor.
[00032] A Figura 1 mostra as diversas operações de estampagem e operações associadas que formam uma peça preliminar da chapa metálica antes de se transformar em um rack de teto panorâmico.
[00033] Essa peça preliminar em chapa metálica será designada pelo nome de contorno, mas também sendo denominada como metálica e designada como a matéria prima ainda não embutida.
[00034] Um método de estampagem se realiza com o auxílio de prensas para embutir munidas com ferramentas especiais de alta potência compreendendo, em geral, uma matriz em um vazio, combinando a forma de uma face do contorno, um perfurador em relevo, combinando a forma da face oposta do contorno, esse perfurador sendo vantajosamente rodeado por uma pinça metálica.
[00035] O princípio da estampagem é baseado na deformação plástica do contorno consistindo em um alongamento ou um espaço restrito local da chapa metálica para a obtenção da forma desejada da peça final. As zonas do contorno sujeitas a um alongamento apresentam uma espessura diminuída e as zonas de contorno sujeitas a um espaço restrito apresentam uma espessura ou a formação de enrugamento em sua superfície. Essas áreas devem ser evitadas e as ferramentas deverão ser configuradas para limitar a formação das tais áreas ou zonas e/ou o deslocamento nas partes
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 14/34
7/15 do contorno que serão eliminadas em uma etapa posterior do método de formação.
[00036] Assim, após uma operação de estampagem, será comum realizar o corte da peça, ou seja, a remoção das partes de contorno de tornam desnecessárias, referidas partes apresentando mal formação, como pregas ou saliências da matéria.
[00037] A matriz deverá apresentar um estado de superfície sem qualquer risco de rompimento e permitindo a limitação do aparecimento das zonas com pregas ou confina-las em outras partes do contorno.
[00038] A configuração e o desenvolvimento das ferramentas de estampagem e as operações especiais nessa estampagem são muito onerosas e muito especializadas. Por conseguinte deverão limitar, tanto quanto possível, o número de ferramentas utilizadas para um método de formação da referida peça.
[00039] Na Figura 1, o contorno ou pré-forma (E) realiza uma operação de estampagem P2 em toda sua superfície, seguida de uma operação de corte associada P3.
[00040] Como essas etapas do método se referem ao contorno (E) inteiro, não será possível usar as ferramentas para trabalhar em espaços de diferentes dimensões, notadamente de comprimentos diferentes e essas ferramentas P2 e P3 sendo específicas para cada contorno ou espaço e não podendo ser agrupadas para todas as variantes.
[00041] Em seguida, o contorno E realiza uma operação de estampagem P4 de sua parte traseira, por exemplo para formar uma calha como mostrado na Figura 1, em seguida de uma operação de corte, e de elevação e de perfuração P5.
[00042] Como estas etapas do método de formação do contorno são limitadas a uma parte do contorno, as ferramentas para a implementação
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 15/34
8/15 desse método poderão ser combinadas para diferentes variantes de contorno não obstante quais seja as condições.
[00043] A primeira condição é que a parte traseira de cada variante da peça final e portanto de seu contorno e que será apresentada às etapas P4 e P5, aqui um rack de teto panorâmico e um rack de teto clássico, deverão ser rigorosamente o mesmo para todas variantes.
[00044] A segunda condição é que a curvatura de cada variante da peça final e portanto seu contorno deverá ser rigorosamente o mesmo para todas as variantes. Pela curvatura da peça, será entendido a forma da face superior da peça.
[00045] As Figuras 2 e 3 são respectivamente uma vista de três quartos da lateral traseira de um rack de teto panorâmico e de um rack de teto normal, e uma vista superior de uma meia parte do rack de teto normal ao lado de uma meia parte de um rack de teto panorâmico, mostrando as partes comuns desses dois racks, os racks mostrados nessas figuras sendo formados de acordo com a presente invenção.
[00046] Deve-se notar que se as variantes do rack de teto foram reagrupadas como na Figura 2 para efeito comparativo, sua formação não será feita de forma simultânea.
[00047] Um rack de teto panorâmico 1 e um rack de teto normal 1' apresentam a mesma parte traseira 3 bem como as mesmas partes laterais comuns aos dois racks. A superfície superior desses dois racks 1 e 1' é idêntica da parte traseira 3 comum desses rack até a extremidade dianteira 1 b do rack de teto panorâmico 1. O rack de teto clássico 1, de comprimento maior que o rack do teto panorâmico 1', se prolonga, sobre uma inteira parte não comum com o rack do teto panorâmico 1, até sua extremidade dianteira, a face superior dessa parte do rack clássico não apresentando descontinuidade com a face superior comum aos dois racks 1 e 1' e estando no prolongamento deste.
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 16/34
9/15 [00048] Um rack de teto panorâmico 1 apresenta em sua extremidade dianteira uma peça 2 em prolongamento da parte inferior de sua extremidade dianteira 1b, servindo como suporte para receber o vidro prolongando esse rack 1 no teto do veículo.
[00049] Na Figura 2, essa peça 2 em prolongamento se encontra na superfície inferior desse rack 1 estando sob a forma de um esquadro com sua parte inferior sensivelmente paralela ao rack. Essa peça 2 em prolongamento supera a parte dianteira 1b do rack do teto panorâmico 1, bem como sua parte inferior. Há portanto um risco que a parte dianteira 1b desse rack 1, notadamente essa peça 2 em prolongamento, seja danificado quando do método de formação do rack.
[00050] Para remediar este problema, a presente invenção prevê que as ferramentas de formação utilizadas em comum para um rack normal 1' e um rack de teto panorâmico 1compreendam, na mesma zona 4 correspondente à presença desta peça 2 em prolongamento, uma forma permitindo manter um espaçamento entre eles e essa peça 2 em prolongamento, afim que ele não sobra alguma pressão e não se danifique no momento das operações de formação.
[00051] Essa forma será necessária para não esmagar a extremidade dianteira do rack do teto panorâmico que é mais curto, bem como a peça de prolongamento associada à essa extremidade dianteira. Essa forma poderá ser sob a forma de uma ranhura transversal, não mostrada nas figuras, ou de um outro meio qualquer permitindo a manutenção do referido espaçamento.
[00052] No que concerne ao dispositivo para a realização do método, compreendendo as ferramentas de estampagem e as ferramentas para as operações adicionais, tais como de corte, de perfuração, de picotagem, de levantamento, ele compreende ao menos uma ferramenta comum para a
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 17/34
10/15 formação de todas as variantes da peça para cada etapa P4 ou P5 descritas na Figura 1, portanto duas peças no total para essas duas etapas.
[00053] De acordo com a presente invenção, o dispositivo para a realização do método compreende ao menos uma ferramenta comum apresentando uma forma transversal realizando um espaçamento entre sua superfície de trabalho e o contorno a ser formado, essa zona transversal se situando diante da zona do contorno correspondente à extremidade dianteira da variante apresentando o menor comprimento.
[00054] Assim, o dispositivo de acordo com a invenção, apresenta duas ferramentas específicas para cada contorno e duas das referidas ferramentas apresentando uma forma transversal, as referidas ferramentas sendo comuns aos contornos.
[00055] Quando houver mais de duas variantes, a ferramenta apresentará muitas formas transversais de espaçamento como o número de variantes será diminuído à um, essa forma transversal se situando diante da zona de contorno correspondente à extremidade não similar de cada variante não apresentando o comprimento máximo.
[00056] Em relação às Figuras 1 à 3, o método de acordo com a presente invenção proporciona um método de formação de uma variante de um peça de chapa metálica 1, 1', referida peça apresentando múltiplas variantes com extremidades dianteira 1b e traseira 1a conectadas por uma parte longitudinal do comprimento diferente, o referido método compreendendo as seguintes etapas:
[00057] - de concepção de variantes afim que elas apresentem uma parte extrema dianteira 1b ou traseira com a mesma curvatura, essa extremidade sendo denominada extremidade diferente 1b, a referida parte extrema similar 1 a se estendendo sobre o comprimento da menor das variantes;
[00058] - de realização de um contorno E correspondente à variante a ser formada.
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 18/34
11/15 [00059] - de estampagem P2 no comprimento do referido contorno E, essa estampagem P2 sendo efetuada com uma ferramenta específica adaptada ao comprimento do referido contorno E;
[00060] - de posicionamento do contorno E em posição de trabalho por sua parte extrema similar 1a;
[00061] - de estampagem P4 da referida parte extrema similar 1a do contorno E, essa estampagem P4 sendo realizado por uma ferramenta comum para diferentes variantes, a pressão da estampagem P4 não sendo aplicada na zona do contorno E correspondente à referida extremidade diferente 1b de ao menos a variante apresentando o menor comprimento.
[00062] De acordo com a invenção, a peça em chapa metálica a ser formada não será limitada portanto a uma peça de forma sensivelmente retangular como o rack 1 ou 1' mostrados nas figuras.
[00063] De mais, para uma determinada peça, poderá haver mais de duas variantes, contrariamente ao rack do teto com sua variante de rack clássico e rack de teto panorâmico. Uma liberação poderá ser prevista para a referida extremidade diferente de cada contorno apresentando uma variante de comprimento reduzido com relação à variante mais longa.
[00064] Assim, se obterá um dispositivo para a formação com ao menos uma ferramenta comum a mais de duas variantes, essa ferramenta apresentando partes liberadas associadas à extremidade diferente de cada variante e correspondente a um comprimento específico da variante da peça, com exceção à variante da peça mais longa.
[00065] Vantajosamente, o método compreende após a primeira etapa de estampagem, uma etapa de corte específica para cada variante, esse contorno sendo efetuado com uma ferramenta específica, adaptada ao comprimento do contorno embutido, e após a segunda etapa de estampagem, uma etapa de corte da referida parte extrema, o contorno e as laterais de sua parte longitudinal, esse contorno sendo realizado por uma
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 19/34
12/15 ferramenta comum para diferentes contornos, sem aplicação de ferramenta na zona de contorno correspondente à referida extremidade diferente de ao menos a variante apresentando o menor comprimento.
[00066] Preferivelmente, como as partes das variantes, outras que as variantes apresentando o menor comprimento, essas partes se encontrando sobre cada peça na zona na mesma distância da referida extremidade similar de referência que a referida extremidade diferente da variante mais curta, não podendo trabalhar na formação da configuração, essas variantes podendo ser submetidas a uma retomada de trabalho na formação adaptada ao menos na zona correspondente à referida extremidade diferente da variante de menor comprimento.
[00067] Assim, de acordo com uma característica preferencial do método da invenção, ao menos a variante da peça, outra que aquela apresentando o menor comprimento, será submetida posteriormente a uma etapa de formação para a retomada do trabalho na formação da referida zona.
[00068] Quando houver mais de duas variantes, isto poderá ser feito para a extremidade diferente de cada variante, com exceção da extremidade da variante mais longa.
[00069] O método de acordo com a presente invenção, concerne portando ao menos uma variante da peça podendo ser qualificado de padrão e uma variante da peça de comprimento reduzido.
[00070] No entanto será evidente que a presente invenção poderá permitir ainda uma variante peça padrão e uma variante peça de largura reduzida. O teor do método permanecer sensivelmente inalterado com a única modificação da substituição de uma extremidade similar traseira ou dianteira para as duas peças por uma borda longitudinal similar para essas duas peças.
[00071] A presente invenção permite utilizar duas ferramentas de estampagem específica à cada variante de rack, no momento das etapas P2
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 20/34
13/15 e P3, mostradas na Figura 1, assim como duas ferramentas de estampagem comuns no momento das etapas P4 e P5.
[00072] A sucessão dos métodos de formação poderá ser a seguinte. Uma série de uma variante da peça é fabricada, seguida de uma série de uma outra variante dessa peça. No momento dessa troca de série, somente as duas ferramentas correspondentes às etapas P2 e P3 descritas na Figura 1 serão alteradas.
[00073] Se poderá ter múltiplos tipos de peças para a mesma peça, por exemplo vários tipos de racks de teto normal. De mais, esses tipos de peças apresentando ao menos duas variantes, por exemplo um rack de teto clássico específico e um rack de teto panorâmico. As ferramentas para a formação serão também alteradas para cada tipo de peça, por exemplo para cada tipo de rack de teto clássico. Assim para um rack de teto clássico poderá existir cinco tipos desse rack, cada um deles podendo ter ainda uma variante de rack com teto panorâmico. Para todos os tipos de rack, existirá cinco categorias de ferramentas que são funções do tamanho do tipo do rack de teto clássico. Isto será facilmente constatado que a concentração de uma ou várias ferramentas quando do método de formação de uma variante de peças proporciona uma enorme vantagem econômica, sendo dado a existência independente das variantes de uma pela, ou de vários tipos de peças.
[00074] Quanto à formação das variantes de uma peça de acordo com o método da presente invenção, por exemplo, para um tipo de rack clássico e sua variante de rack panorâmico, serão seis ferramentas, ou seja, duas ferramentas específicas para um teto normal, duas ferramentas específicas para um teto panorâmico, bem como duas ferramentas comuns aos dois racks, que serão necessários para a fabricação desses dois tipos de racks.
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 21/34
14/15 [00075] Em comparação, o estado da técnica utiliza cindo ferramentas para cada variante da peça sendo ao total dez ferramentas, sendo dado, não haver ferramenta comum aos dois racks.
[00076] Um exemplo de um dispositivo de estampagem é mostrado na Figura 4. Esse exemplo não será limitativo e tendo apenas caráter ilustrativo. [00077] A Figura 4 mostra um corte de um rack de teto, representando a superposição de um rack de teto clássico com um rack de teto panorâmico 1, todos os dois configurados de acordo com a presente invenção. A parte comum 5 aos dois racks apresenta a mesma curvatura, ou seja, a mesma superfície superior. Os dois racks 1 superpostos da Figura 4 apresentam também as mesmas bordas laterais até o final do rack do teto panorâmico terminando com sua borda dianteira e a peça de prolongamento 2, formando o suporte para o vidro panorâmico, em sua parte inferior.
[00078] No momento de estampagem e do corte de acordo com as etapas P2 e P3, a extremidade traseira tem sido trabalhada, mas não formando ainda a calha traseira 3 final. A forma do contorno da calha após essas etapas é indicada pela referência FP3.
[00079] Isto será feito durante as etapas P4 e P5. O perfurador 7 é prensado, notadamente no estado direcionado pelos elementos tais como uma serra metálica 8 cooperando com uma outra serra metálica disposta na parte comum 5, do outro lado do referido perfurador 7, essencialmente na direção Y contra o perfil FP3 do contorno da calha. O outro lado do perfil FP3 é apoiado por uma matriz 6 prensada contra ele de acordo com a flecha X. Isto resulta na formação do perfil final FF da calha 3.
[00080] Como a deformação do contorno se faz de maneira plástica ultrapassando o limite da elasticidade e que a estampagem não plastifica inteiramente o contorno então embutido, um estudo de retorno elástico será necessário para assegurar o conjunto final.
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 22/34
15/15 [00081] A etapa do método de formação, referente à parte traseira semelhante para o rack de teto normal e para o rack de teto panorâmico 1, se executa com a mesma ferramenta, a parte comum 5 estando também sujeita à ação de um meio de pressão.
[00082] Nestas condições, sem uma adaptação específica da ferramenta se encontrando sob o rack, a extremidade dianteira 1b do rack do teto panorâmico 1, bem como a peça em prolongamento 2 poderão ser esmagadas, o que não ocorre na presente invenção, sendo dado que a ferramenta compreende uma forma permitindo sua liberação de um contato com o contorno se criando um espaçamento entre essa ferramenta e o contorno.
[00083] As etapas do método do rack de teto panorâmico 1 são idênticas àquelas do rack de teto normal, tendo como diferença o comprimento da formação dependendo diretamente do comprimento do rack tratado.
[00084] A invenção não estará somente limitada à configuração descrita e ilustrada, a qual é dada a título de exemplo.

Claims (8)

1. “MÉTODO DE FORMAÇÃO DE UMA VARIANTE DE UMA PEÇA DE CHAPA METÁLICA”, a referida peça apresentando múltiplas variantes com as extremidades dianteira (1b) e traseira (1a) conectadas por uma parte longitudinal de comprimento diferente, caracterizado por compreender as seguintes etapas: de concepção de variantes afim que todas elas tenham uma extremidade dianteira (1b) ou traseira (1a) similar com similar curvatura, essa extremidade sendo denominada extremidade similar (1a) e a outra extremidade oposta sendo denominada extremidade diferente (1b), a referida parte da extremidade similar se estendendo sobre o comprimento da mais longa das variantes, de realização de um contorno (E) correspondente à variante a ser formada, de estampagem (P2) sobre o comprimento do referido contorno (E) , essa estampagem (P2) sendo efetuada com uma ferramenta específica adaptada ao comprimento do referido contorno (E), de posicionamento do contorno (E) em posição de trabalho por sua parte de extremidade similar (1a), de estampagem (P4) da referida parte de extremidade similar (1a) do contorno (E), essa estampagem (P4) sendo realizada por uma ferramenta comum para as diferentes variantes, a pressão da estampagem (P4) não sendo aplicada à zona do contorno (E) correspondente à referida extremidade diferente (1b) de ao menos a variante apresentando o menor comprimento.
2. “MÉTODO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender após a primeira etapa de estampagem (P2), uma etapa de corte específico (P3) para o contorno (E), esse corte (P3) sendo efetuado com uma ferramenta específica, adaptada ao comprimento do contorno (E), e após a segunda etapa de estampagem (P4) uma etapa de corte (P5) da referida parte da extremidade similar (1a) do contorno (E), esse corte (P5) sendo realizado por uma ferramenta comum para as diferentes variantes, sem aplicação de ferramenta na zona do contorno (E) correspondente á
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 24/34
2/3 referida extremidade diferente (1 b) de ao menos a variante apresentando o menor comprimento.
3. “MÉTODO”, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por ao menos uma variante da peça, outra que a variante apresentando o menor comprimento, estar sujeita posteriormente a uma etapa de formação para o reinício dos trabalhos da formação da referida zona.
4. “FERRAMENTA”, de acordo com as reivindicações 1 e 2, sendo utilizada na segunda etapa de estampagem e na etapa de corte que segue a referida segunda etapa, caracterizada por compreender ao menos uma forma transversal criando um espaçamento (4) entre sua superfície de trabalho e o contorno (E) embutido, essa forma transversal se situando diante da zona do contorno (E) correspondente à referida extremidade diferente (1b) da variante apresentando o menor comprimento.
5. “FERRAMENTA”, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por a referida forma ser uma ranhura transversal.
6. “DISPOSITIVO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO”, de acordo com as reivindicações 1, 2 e 3, compreendendo ferramentas de estampagem e ferramentas para operações adicionais tais como corte, perfuração e levantamento, caracterizado por compreender ao menos uma ferramenta comum a todas as variantes para a sua formação, a referida ferramenta apresentando uma forma transversal criando um espaçamento (4) entre sua superfície de trabalho e o contorno (E), essa forma transversal se situando diante da zona do contorno (E) correspondente à referida extremidade diferente (1 b) da variante apresentando o menor comprimento.
7. “DISPOSITIVO”, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por apresentar duas ferramentas específicas para cada contorno (E) e duas das referidas ferramentas comuns à todas as variantes apresentando uma forma transversal.
Petição 870190080032, de 19/08/2019, pág. 25/34
3/3
8. “DISPOSITIVO”, de acordo com as reivindicações 6 e 7, caracterizado por quando houver mais de duas variantes, a referida ferramenta ou as referidas ferramentas comuns possuírem muitas formas transversais de espaçamento (4) e o número de variantes diminuindo a um, cada forma transversal se situando diante da zona do contorno (E) correspondente à extremidade diferente (1b) de cada variante não apresentando o comprimento máximo.
BRPI0909594-2A 2008-07-22 2009-06-29 método para a formação de uma variante de uma peça de chapa metálica, ferramenta e dispositivo para a implementação do referido método BRPI0909594B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0854990A FR2934184B1 (fr) 2008-07-22 2008-07-22 Procede de mise en forme de plusieurs variantes d'une piece en tole, outil de mise en forme ainsi que dispositif pour la mise en oeuvre de ce procede
FR0854990 2008-07-22
PCT/FR2009/051242 WO2010010261A1 (fr) 2008-07-22 2009-06-29 Procede de mise en forme de plusieurs variantes d'une piece en tole, outil de mise en forme ainsi que dispositif pour la mise en oeuvre de ce procede

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0909594A2 BRPI0909594A2 (pt) 2018-01-09
BRPI0909594B1 true BRPI0909594B1 (pt) 2019-11-19

Family

ID=40291347

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0909594-2A BRPI0909594B1 (pt) 2008-07-22 2009-06-29 método para a formação de uma variante de uma peça de chapa metálica, ferramenta e dispositivo para a implementação do referido método

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2310153B1 (pt)
CN (1) CN102105238B (pt)
BR (1) BRPI0909594B1 (pt)
ES (1) ES2390012T3 (pt)
FR (1) FR2934184B1 (pt)
WO (1) WO2010010261A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101941032B (zh) * 2010-07-15 2012-03-28 联伟汽车零部件(重庆)有限公司 汽车纵梁前段后盖板局部拉延成型工艺
FR2987766B1 (fr) * 2012-03-06 2014-03-28 Peugeot Citroen Automobiles Sa Outil pour l’emboutissage et le tombage de bords d’un capot d’un vehicule
CN102784850B (zh) * 2012-08-21 2015-04-08 武汉钢铁(集团)公司 热冲压成形曲边坯料的定位方法
DE102013011951A1 (de) * 2013-07-18 2015-01-22 GM Global Technology Operations LLC (n. d. Ges. d. Staates Delaware) Verfahren zum Fertigen von Kraftfahrzeug-Karosserieteilen
CN106914536A (zh) * 2017-03-29 2017-07-04 柳州职业技术学院 一种有或无天窗共用的汽车顶盖能共模冲压生产的加工工艺
CN110976691B (zh) * 2019-12-24 2021-04-27 东风汽车集团有限公司 一种汽车顶盖和顶盖后横梁嵌套拉延成型方法

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN1081942A (zh) * 1993-07-18 1994-02-16 丹东汽车工具厂 汽车驱动桥整体式桥壳体制造方法及其模具
JPH07299527A (ja) * 1994-05-09 1995-11-14 Mazda Motor Corp プレス成形装置
RU2096232C1 (ru) * 1994-12-05 1997-11-20 Акционерное общество "Научно-технический центр АвтоВАЗ" Способ сборки автомобильных кузовов разного типа и кузов автомобиля, изготавливаемый таким способом
DE29510120U1 (de) * 1995-06-22 1995-09-07 Daimler Benz Ag Kraftwagen mit veränderbarem Aufbau
DE50013758D1 (de) * 2000-06-05 2006-12-28 Webasto Vehicle Sys Int Gmbh Moduldach eines kraftfahrzeugs
US20020003054A1 (en) * 2000-07-10 2002-01-10 Teruo Kamada Vehicular body panel or component part and method for manufacturing same
JP2004516188A (ja) * 2000-12-23 2004-06-03 バイエリッシェ モートーレン ウエルケ アクチエンゲゼルシャフト 車両の車体外板の面部分
DE10318345A1 (de) * 2002-04-18 2003-10-30 Gerhard Semrau Fahrzeugdach

Also Published As

Publication number Publication date
ES2390012T3 (es) 2012-11-05
EP2310153B1 (fr) 2012-08-29
CN102105238B (zh) 2014-07-23
FR2934184A1 (fr) 2010-01-29
FR2934184B1 (fr) 2011-03-18
CN102105238A (zh) 2011-06-22
EP2310153A1 (fr) 2011-04-20
BRPI0909594A2 (pt) 2018-01-09
WO2010010261A1 (fr) 2010-01-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0909594B1 (pt) método para a formação de uma variante de uma peça de chapa metálica, ferramenta e dispositivo para a implementação do referido método
CN205613918U (zh) 一种汽车后门铰链组件连续冲压模具
CN109570359B (zh) 拉延凸模、拉延模具及拉延工艺
CN105855381A (zh) 一种修边废料冲裁模具及其修边废料工艺
DE102013004034B4 (de) Formwerkzeug zum Warmumformen und/oder Presshärten mit wenigstens einem Schneidstempel zum Erzeugen einer Ausnehmung im noch warmen Blechmaterial
US3566660A (en) Manufacturing method to produce printing type
CN205310408U (zh) 一种塑料打孔切边装置
CN106311865A (zh) 冲压工具
CN106040847B (zh) 异形四爪半壳的切边冲孔模具
CN205613917U (zh) 一种汽车卷圆支架连续冲压模具
CN107666974A (zh) 半开口式冲压件的成型
CN205085242U (zh) 一种修边整形模具
CN205380201U (zh) 一种汽车板簧三折弯压型模具
CN105499372A (zh) 侧冲孔模具
CN103442860B (zh) 基板剪断方法及装置
US2033900A (en) Method of formation of radiator shells
US2869611A (en) Apparatus including a female die receiving a reciprocating articulated male die for stretch-forming hollow blades
CN205599761U (zh) 价格牌落料级进模凹模板
JP6209571B2 (ja) ピン分離テンプレートおよびピン分離テンプレートの製造方法
CN205904306U (zh) 异形四爪半壳的切边冲孔模具
JPS5950923A (ja) ブランキング加工金型
CN204381198U (zh) 端板级进模设备
CN2891293Y (zh) 发光二极管的支架结构改良
CN216466132U (zh) 带切割结构的表皮成形模具
CN208427594U (zh) 一种汽车天窗冲压模具

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06T Formal requirements before examination
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/11/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/11/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS