BRPI0906878B1 - Coluna da direção para um automóvel e processo para a produção de uma coluna da direção tipo telescópio para um automóvel - Google Patents

Coluna da direção para um automóvel e processo para a produção de uma coluna da direção tipo telescópio para um automóvel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0906878B1
BRPI0906878B1 BRPI0906878-3A BRPI0906878A BRPI0906878B1 BR PI0906878 B1 BRPI0906878 B1 BR PI0906878B1 BR PI0906878 A BRPI0906878 A BR PI0906878A BR PI0906878 B1 BRPI0906878 B1 BR PI0906878B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
protection tube
plastic material
bushing
protection
fact
Prior art date
Application number
BRPI0906878-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Rony Schnitzer
Original Assignee
Thyssenkrupp Presta Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Thyssenkrupp Presta Ag filed Critical Thyssenkrupp Presta Ag
Publication of BRPI0906878A2 publication Critical patent/BRPI0906878A2/pt
Publication of BRPI0906878B1 publication Critical patent/BRPI0906878B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D1/00Steering controls, i.e. means for initiating a change of direction of the vehicle
    • B62D1/02Steering controls, i.e. means for initiating a change of direction of the vehicle vehicle-mounted
    • B62D1/16Steering columns
    • B62D1/18Steering columns yieldable or adjustable, e.g. tiltable
    • B62D1/185Steering columns yieldable or adjustable, e.g. tiltable adjustable by axial displacement, e.g. telescopically
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/49826Assembling or joining
    • Y10T29/49908Joining by deforming

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Steering Controls (AREA)
  • Springs (AREA)
  • Switches With Compound Operations (AREA)
  • Sliding-Contact Bearings (AREA)

Abstract

coluna da direção para um automóvel e processo para a produção de uma coluna da direção tipo telescópio para um automóvel a presente invenção refere-se a uma coluna da direção para um automóvel com um console (1) que porta uma unidade de proteção superior (3) e uma unidade de proteção inferior (5), sendo que as unidades de proteção (3, 5) cercam um eixo de direção (8) apoiado de modo girável nelas, e sendo que as unidades de proteção (3, 5) apresentam um tubo de proteção interno (10) e um tubo de proteção externo (11) que cerca, pelo menos parcialmente, o tubo de proteção interno (10), tubos estes que são dispostos um dentro do outro na sua direção axial de modo girável por meio de uma bucha de material plástico termoplástico (6) que se encontra entre eles. isenção de folga é obtida devido ao fato de que a bucha de material plástico (6) é inserida no tubo de proteção externo (11) com um ajuste forçado, e que o tubo de proteção externo (11) apresenta pelo menos uma abertura (12) em cuja área a bucha de material plástico (6) encosta-se ao tubo de proteção interno (10) em virtude de deformação.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COLUNA DA DIREÇÃO PARA UM AUTOMÓVEL E PROCESSO PARA A PRODUÇÃO DE UMA COLUNA DA DIREÇÃO TIPO TELESCÓPIO PARA UM AUTOMÓVEL".
[1] A presente invenção refere-se a uma disposição de coluna da direção e a um processo de produção.
[2] As colunas da direção em automóveis em geral são ajustáveis, a fim de poder adaptar a posição do volante às condições dos diversos motoristas. Para a capacidade de ajuste axial da coluna da direção, no estado da técnica, frequentemente é prevista uma disposição de dois tubos concêntricos que podem ser movidos um dentro do outro de modo de um telescópio. Entre os dois tubos é previsto um apoio que garante a deslocabilidade axial e eventualmente também permite uma torção relativa.
[3] As colunas da direção que não são axialmente ajustáveis também apresentam uma estrutura similar onde duas partes de proteção coaxiais são apoiadas de modo móvel uma dentro da outra a fim de permitir uma compressão da coluna da direção em caso de uma colisão.
[4] No estado da técnica é conhecido, usar elementos de material plástico. Os elementos de material plástico unem propriedades au-tolubrificantes com propriedades amortecedoras de vibração e por esta razão são especialmente bem-apropriados para esses mancais.
[5] Os documentos US 5 902 186 e EP 153 8365 A1 apresentam colunas da direção onde são usadas buchas de material plástico para poder absorver vibrações e energia de impacto. Porém, estas buchas de material plástico não assumem nenhuma tarefa de guia.
[6] Do documento US 5 417 614 é conhecida uma coluna da direção de comprimento regulável onde um tubo de proteção externo serve como apoio rotativo de um eixo. O eixo apoiado nele é equipado, por meio de pulverização externa, com uma bucha de material plástico que por sua vez desliza dentro do tubo de proteção. A bucha de material plástico não fornece nenhuma guia de deslizamento.
[7] O estado da técnica mais próximo é publicado no documento EP 17 17 127 A1 e mostra uma guia telescópica para uma coluna da direção com uma bucha de material plástico que é inserida entre um eixo e um tubo de proteção. Essa bucha é fixada no eixo interno com elementos de material plástico formado inteiriçamente e desliza no tubo de proteção em direção axial e em direção circunferencial. Por fim, o documento EP 175 4646 A2 mostra uma bucha de apoio para uma coluna da direção do tipo telescópio. Essa bucha é dispendiosa e equipada com elementos de apoio especiais que devem providenciar um apoio isento de folga das duas partes de tubo giráveis e deslocá-veis um dentro do outro. Este apoio é especialmente dispendioso.
[8] Portanto, a presente invenção tem a tarefa de criar um apoio tipo telescópio de dois tubos axialmente deslocáveis um em relação ao outro por meio de uma bucha de material plástico que pode ser produzido e montado de maneira simples e assim mesmo pode ser fabricado de maneira especialmente isenta de folga.
[9] A tarefa é solucionada com uma coluna da direção para um automóvel com um console que porta uma unidade de proteção superior e uma unidade de proteção inferior, sendo que as unidades de proteção cercam um eixo de direção apoiado nelas de modo girável, e sendo que as unidades de proteção apresentam um tubo de proteção interno com uma superfície externa e um tubo de proteção externo que cerca o tubo de proteção interno pelo menos em segmentos, que são apoiados de modo deslocável um dentro do outro na sua direção axial por meio de uma bucha de material plástico termoplástico que se encontra entre os dois, bucha esta que apresenta uma face interna que é voltada para o tubo de proteção interno, e uma face externa voltada para o tubo de proteção externo, onde, de acordo com a presente invenção, a bucha de material plástico é inserida no tubo de proteção externo por meio de um ajuste forçado e onde o tubo de proteção externo possui pelo menos uma passagem em cuja área, a bucha de material plástico na sua face interna apresenta protuberâncias em direção ao tubo de proteção interno, ou um eixo central, onde a bucha de material plástico é encostada na face externa do tubo de proteção interno.
[10] De acordo com isso, a bucha de material plástico age como uma bucha de deslizamento.
[11] O contato das protuberâncias, no caso, é causado por uma deformação plástica ou elástica ou por uma combinação de deformação plástica e elástica. A deformação elástica preferencialmente é providenciada por um elemento de mola que age de modo resiliente sobre as protuberâncias em direção à superfície do tubo de proteção interno.
[12] A tarefa também é solucionada com um processo para a produção de uma coluna da direção telescópica para um automóvel com console que porta uma unidade de proteção superior e uma unidade de proteção inferior, sendo que as unidades de proteção cercam um eixo de direção apoiado de modo girável dentro delas, e sendo que as unidades de proteção apresentam um tubo de proteção interno com uma superfície externa e um tubo de proteção externo que cerca pelo menos em segmentos o tubo de proteção interno, tubos estes que são apoiados um dentro do outro de modo deslocável na sua direção axial por meio de um a bucha de material plástico termoplástica que se encontra entre os dois, sendo que de acordo com a presente invenção, a bucha de material plástico é disposta dentro do tubo de proteção externo por meio de ajuste forçado, o tubo de proteção interno é introduzido na bucha de material plástico com um assento corrediço, e que na área de pelo menos uma abertura do tubo de proteção externo a bucha de material plástico é encostado ao tubo de proteção interno por meio de deformação plástica.
[13] No caso preferido, a deformação plástica é obtida por meio de uma deformação, no caso mais simples, um aperto sob ação de calor. Em um outro caso preferido, o aquecimento é feito com ultras-som através de um sonotrodo que ao mesmo tempo é usado como matriz de prensagem.
[14] Fendas pequenas que surgem em virtude do esfriamento posterior e/ou da flexibilidade do material da bucha de material plástico devem ser consideradas como muito pequenas que uma guia sem folga dos dois tubos de proteção é garantida. É preciso levar em consideração que para um deslocamento suave sempre é prevista uma folga de apoio. Esta também pode ser ajustada através do processo de contração.
[15] Adicionalmente ou no lugar da deformação plástica pode ser providenciada uma deformação elástica através de um elemento de mola mantido sob tensão previa.
[16] Uma vez que a bucha de material plástico é inserida no tubo de proteção externo com um ajuste forçado e o tubo de proteção externo apresenta uma abertura em cuja área a bucha de material plástico é encostada ao tubo de proteção interno devido à deformação, é garantida uma junção quase que sem folga que não prejudica o funcionamento telescópico. Dessa forma é dada ao motorista uma sensação segura e firme ao manipular a coluna da direção.
[17] Além da propriedade telescópica, caso seja desejado, também pode ser providenciada uma girabilidade quando os tubos de proteção e a bucha de material plástico apresentam seções transversais orbiculares.
[18] Se as aberturas forem previstas em relação à direção axial dos tubos de proteção em pelo menos duas posições axialmente distanciadas também podem ser absorvidos forças de alavanca que agem sobre a coluna da direção, de modo que um emperramento dos tubos de proteção um no outro, por exemplo, em uma colisão, é impedido.
[19] Superfícies de contato mais ou menos em forma de ponto com uma superfície de contato pequena podem ser obtidas quando os sonotrodos apresentam um diâmetro redondo, deixando assim uma impressão quase que redonda na parede externa da bucha de material plástico depois do seu uso. As aberturas no tubo de proteção externo também podem ser furos ou estampas redondas redondos.
[20] Uma vantagem importante da presente invenção é a possibilidade de usar sonotrodos econômicos e de forma simples para a produção. O sonotrodo somente precisa passar através das respectivas aberturas.
[21] Quando as aberturas forem feitas como fendas que pelo menos em parte vão em direção circunferencial do tubo de proteção externo podem ser obtidos contatos em forma de linhas ou retangulares.
[22] Uma vez que no processo de produção de uma coluna da direção telescópica para um automóvel é previsto que a bucha de material plástico é inserida no tubo de proteção externo com um ajuste forçado, que o tubo de proteção interno é introduzido na bucha de material plástico com um assento de deslizamento, e que na área de pelo menos uma abertura do tubo de proteção externo a bucha de material plástico é encostada ao tubo de proteção interno através de deformação plástica, somente são necessários poucos componentes que, além disso, apresentam uma execução especialmente simples. Isenção de folga é obtida em particular graças ao fato de que a deformação plástica da bucha de material plástico é obtida por meio de ação de calor. Nisso pode ser vantajoso que a deformação plástica seja obtida por meio da ação de ultrassom e pressão radial.
[23] Uma boa guia em direção longitudinal é alcançada quando a deformação é feita em pelo menos três pontos que são distanciados um do outro em direção axial da bucha de material plástico.
[24] Um funcionamento seguro em caso de um impacto, mas também no uso como coluna da direção axialmente ajustável, é facilitado se o tubo de proteção interno apresenta uma superfície externa tão lisa que também depois da colocação da bucha de material plástico em virtude da deformação local é possibilitado uma deslocabilidade do tubo de proteção interno na bucha de material plástico.
[25] Em um aperfeiçoamento da presente invenção, também pode ser previsto um desbaste no tubo de proteção interno que corresponde com um desbaste no tubo de proteção externo para dentro do qual é pressionado material da bucha de material plástico vindo de fora, também com a ajuda de um sonotrodo. Desse modo pode ser criado um elemento de soltura que somente libera o deslocamento depois de uma determinada força em direção de deslocamento dos dois tubos de proteção ter sido superada. Como alternativa, o elemento de soltura também pode ser disposto diretamente na extremidade ou até a uma certa distância da extremidade do tubo de proteção interno, fazendo com que um desbaste especial no tubo de proteção interno pode ser dispensado.
[26] Uma vantagem especial da solução de acordo com a presente invenção consiste no fato de que as protuberâncias que são dispostas na bucha de material plástico para a formação das áreas de contato entre a bucha de material plástico e o tubo de proteção interno e/ou para a formação dos elementos de soltura sejam feitas inteiriçamente com a bucha de material plástico e não como peças separadas que depois precisam ser juntadas.
[27] O uso da solução de acordo com a presente invenção pode acontecer em colunas da direção que são ajustáveis na sua altura e/ou no seu comprimento ou que não são ajustáveis. No caso de uma coluna da direção não ajustável ou somente ajustável na sua altura, a bucha de material plástico serve de elemento de guia em caso de colisão. No caso de uma coluna da direção ajustável no seu comprimento, a bucha de material plástico também pode servir de guia durante o ajuste. Nisso, também pode ser previsto um elemento de soltura que limita o caminho de deslocamento durante um ajuste pelo motorista.
[28] A seguir, a presente invenção é descrita com a ajuda de desenhos de exemplos de execução. Eles mostram: [29] a figura 1 mostra uma coluna da direção com um apoio executado de acordo com a presente invenção em uma apresentação em perspectiva.
[30] A figura 2 mostra os componentes do apoio da coluna da direção em uma apresentação esquematizada.
[31] A figura 3 mostra os componentes do apoio da figura 2 na posição de trabalho.
[32] A figura 4 mostra um outro exemplo de execução, mostrado em um corte longitudinal ao longo do eixo central da disposição de acordo com a figura 3.
[33] A figura 5 mostra uma seção transversal através da disposição de acordo com a figura 4 ao longo da linha V - V.
[34] A figura 6 mostra uma forma de execução alternativa em um recorte, em vista análoga à da figura 5.
[35] A figura 1 mostra em perspectiva uma coluna da direção para um automóvel com um console 1 para a fixação firme na carroce-ria. O console 1 porta um sistema de aperto 2 para a fixação de uma unidade de proteção superior 3 e um apoio giratório 4 onde é apoiada uma unidade de proteção inferior 5. A unidade de proteção superior 3 e a unidade de proteção inferior 5 são dispostas concentricamente uma em relação à outra com o eixo central 26 comum que coincide com o eixo de direção 8. Eles são essencialmente tubulares. Entre a unidade de proteção superior 3 e a unidade de proteção inferior 5 é encaixada uma bucha de material plástico 6. A bucha de material plástico 6 (vide a figura 2) possui uma superfície externa 25 e uma superfície interna 24 que são alinhadas mais ou menos paralelamente entre si. Uma alavanca de ajuste 7 serve para manipular o sistema de aperto 2.
[36] No interior das unidades de proteção 3 e 5 é apoiado de modo girável um eixo de direção 8.
[37] A presente invenção não se restringe à execução onde a unidade de proteção superior e inferior são dispostas concentricamen-te uma em relação à outra. É imaginável e possível dispor as unidades de proteção de maneira excêntrica entre si.
[38] A figura 2 mostra os componentes dispostos coaxialmente entre si da unidade de proteção superior 3 e da unidade de proteção inferior 5 e a bucha de material plástico 6 em uma apresentação es-quematizada antes da junção. A unidade de proteção inferior 5, no caso, possui um tubo de proteção interno 10 com uma superfície externa 27. A unidade de proteção superior 3 possui um tubo de proteção externo 11. Entre o tubo de proteção interno 10 e o tubo de proteção externo 11 é prevista a bucha de material plástico 6. No exemplo de execução mostrado são feitas ao todo quatro aberturas 12 no tubo de proteção externo 11 na sua superfície circunferencial externa, que com vantagem têm uma forma redonda. De preferência, um outro furo de ajuste 13 é disposto entre as aberturas 12. A bucha de material plástico 6 porta um furo de ajuste 14 correspondente que é disposto centralmente na circunferência externa.
[39] A figura 3 mostra os componentes da figura 2 em estado montado. Para a montagem, a bucha de material plástico 6 foi prensada com um ajuste forçado para dentro do tubo de proteção externo 11, precisamente com vantagem até o ponto que o furo de ajuste 13 do tubo de proteção externo 11 coincide com o furo de ajuste 14 da bucha de material plástico 6. Para dentro da bucha de material plástico 6 firmemente disposta no tubo de proteção externo 11 devido ao ajuste forçado, o tubo de proteção interno 10 foi inserido com um assento corrediço. O tubo de proteção interno 10 é axialmente deslocável na bucha de material plástico 6 com pouco dispêndio de força.
[40] Preferencialmente, o tubo de proteção interno 10 e o tubo de proteção externo 11 são dispostos concentricamente um em relação ao outro com o eixo central 26. Porém, é imaginável e possível dispor os dois tubos de proteção 10, 11 excentricamente um em relação ao outro. Neste caso, a superfície externa 25 da bucha de material plástico 6 é disposta excentricamente à superfície interna 24 da bucha de material plástico 6. No caso. O pequeno deslocamento excêntrico entre o tubo de proteção interno 10 e o tubo de proteção externo 11 que surge devido à formação das protuberâncias 23 é negligenciado.
[41] O furo de ajuste 14 também pode ser dispensado. Nesse caso, podem ser previstos outros meios para o posicionamento durante a montagem, por exemplo, esbarros nas ferramentas de montagem, ou a bucha de material plástico 6 é simplesmente pressionada para dentro do tubo de proteção externo 11 até o esbarro.
[42] Uma outra etapa de produção é mostrada na figura 4, também de modo esquematizado. Um sonotrodo 15 é introduzido em uma abertura 12 e colocado em contato mecânico com a bucha de material plástico 6 na área da abertura 12. Ao se ativar o sonotrodo 15, a potência mecânica do ultrassom aplicado a bucha de material plástico 6 é localmente aquecida e amolecida. Desse modo, a bucha de material plástico 6 se torna deformável e sob pressão mecânica do sonotrodo 15 é prensada sobre o tubo de proteção interno 10. Surge um ponto de contato local entre a bucha de material plástico 6 e o tubo de proteção interno 10 na forma de uma estampagem. Esta estampagem da bucha de material plástico 6 reduz a folga do tubo de proteção interno 10 na bucha de material plástico 6 para uma medida pequena, de preferência, para zero. De acordo com isso procede-se nos outros desbastes 12, de modo que surgem vários pontos de contato na superfície circun-ferencial do tubo de proteção interno 10, dentro do possível, isentos de folga.
[43] O exemplo de execução de acordo com a figura 4 é modificado em comparação com o exemplo de execução mostrado nas figuras 2 e 3 no sentido de que adicionalmente são previstos elementos de soltura 16, 18, 20. Os elementos de soltura, em analogia aos pontos de contato, são formados diretamente a partir da bucha de material plástico 6 por meio de um sonotrodo, que é conduzido através dos desbastes 17, 19, 20 e que sob excitação por ultrassom aquece o material plástico produzindo uma protuberância por meio de prensagem, de modo que os elementos de soltura 16, 18, 20 se projetam para dentro da via de movimentação do tubo de proteção interno 10. De acordo com o exemplo de execução, um elemento de soltura 16 é formado em um desbaste 22 no tubo de proteção interno 10. Mesmo que o exemplo de execução mostre três elementos de soltura, o número pode ser selecionado livremente. Em especial, um único elemento de soltura pode ser suficiente. O comprimento da bucha de material plástico, no caso, é adaptado às necessidades.
[44] As protuberâncias dos elementos de soltura 16, 18, 20 projetam-se sobre a superfície externa 27 do tubo de proteção interno 10, preferencialmente em uma faixa de 0,5 mm a 4 mm, de preferência especial, em um a faixa de 1 mm a 2,5 mm. Desse modo consegue-se que um deslocamento dos dois tubos de proteção 10, 11 é impedido, pelo menos até uma força predefinida. Ao mesmo tempo, ao ultrapassar uma força predefinida, o elemento de soltura pode ser raspado ou pressionado para trás, de modo que o deslocamento dos dois tubos de proteção 10, 11 entre si se torna possível. Como força deve ser entendida a força em direção ao eixo central 26 sobre os tubos de proteção 10, 11 para gerar um deslocamento, como ocorre especialmente em caso de colisão.
[45] No caso de uma coluna da direção ajustável, o elemento de soltura 20 é disposto de tal modo que somente depois de alcançar um determinado caminho de deslocamento, a continuação do deslocamento seja impedida ao não alcançar uma força correspondente. No presente exemplo, o elemento de soltura 20 apresenta uma determinada distância do tubo de proteção interno 10 quando as unidades de proteção 3 e 5 são esticadas para ter o comprimento Máximo. Como alternativa, o desbaste 22 pode ser um furo oblongo.
[46] A figura 5 mostra em uma seção transversal o estado gerado na etapa de processo descrito como último, onde são mostrados os três componentes montados concentricamente um dentro do outro.
[47] Uma outra forma de execução é mostrada de modo es-quematizada na figura 6. De acordo com essa forma de execução, a bucha de material plástico 6 é solicitada localmente pela sua superfície externa 25 com uma força de mola. Para tal é disposta uma mola 28 que atravessa respectivamente aberturas 12 no tubo de proteção externo 11 e que é mantida sob tensão previa com um elemento de fixação 29 no tubo de proteção externo 11. Dessa forma, a bucha de material plástico 6 é encostada à superfície externa 27 do tubo de proteção interno 10 ou elasticamente deformada e respectivamente apertada em áreas superficiais 30, correspondendo às protuberâncias 23. Com vantagem, mas não obrigatoriamente, como já foi descrito no contexto das outras formas de execução da presente invenção, anteriormente já foram formadas, por meio de deformação plástica, as pro-tuberâncias 23 correspondentes na bucha de material plástico 6. Em virtude do uso da força de mola adicional, as folgas residuais já descritas acima, como surgem devido a processos de contração ou resiliên-cia entre a bucha de material plástico 6 e a superfície externa 27 do tubo de proteção interno, podem ser eliminadas caso necessário. No uso dessa forma de execução é preciso levar em consideração que a força de deslocamento para o deslocamento dos dois tubos de proteção 10, 11 aumenta devido à força de mola.
[48] Como resultado surge, em virtude da disposição descrita e do processo de produção, uma disposição coaxial de uma parte de proteção inferior em uma parte de proteção superior, com uma bucha de material plástico entre as duas. A disposição é quase que ou completamente isenta de folga, de modo que especialmente também não surge nenhum chacoalhar durante a operação prática. Se a propriedade telescópica da unidade de proteção é prevista como elemento de segurança para uma colisão, a junção isenta de folga acima descrita garante também nesse caso uma guia segura. Em particular um em-perramento dos componentes coaxiais fica excluído. A função almejada, de acordo com a qual a unidade de proteção em caso de uma colisão pode ser contraída sob a ação de forças axiais, é garantida.
[49] Exemplos de execução alternativos da presente invenção também podem apresentar, diferentemente da execução descrita, tubos de proteção não redondos e a respectiva bucha de material plástico não redonda. Sendo assim, a presente invenção, por exemplo, também pode ser aplicada em tubos de proteção 10, 11 onde as superfícies apresentam um ou vários pequenos alisamentos correspondentes a fim de fornecer uma proteção contra torção. Mas também são imagináveis e possíveis outras formas poligonais ou elípticas ou outras formas não redondas.
[50] A forma e a disposição das aberturas no tubo de proteção externo podem divergir. Por exemplo, também podem ser previstas aberturas que se estendem com uma forma de fendas em direção circunferencial do tubo de proteção externo cobrindo um ângulo circunferencial de 45° a 180°.
[51] A bucha de material plástico é feita de um material termo-plástico, de modo que não somente a plastificação atualmente preferida do material com um sonotrodo é possível, e sim também pode ser usado um outro aquecimento local, por exemplo, estampagem quente ou radiação laser infravermelha. Na formação de aberturas em forma de fendas também pode ser obtida uma superfície de contato linear do tubo de proteção interno 10 na bucha de material plástico 6. Também pode ser obtida uma deformação da bucha de material plástico 6 sem pressão mecânica, usando-se uma bucha de material plástico 6 que se contrai ao ser aquecido. Nesse caso, a bucha de material plástico 6 é aquecida na área das aberturas do tubo de proteção externo contraindo-se automaticamente devido às suas propriedades de material como a tensão superficial emergente para dentro em direção ao tubo de proteção interno 10, obtendo desse modo um contato seguro e depois do esfriamento do material, também firme, isento de folga.
LISTA DE REFERÊNCIAS 1 Console 2 Sistema de aperto 3 Unidade de proteção superior 4 Apoio giratório 5 Unidade de proteção inferior 6 Bucha de material plástico 7 Alavanca de ajuste 8 Eixo de direção 10 Tubo de proteção interno 11 Tubo de proteção externo 12 Aberturas 13 Furo de ajuste 14 Furo de ajuste 15 Sonotrodo 16 Elemento de soltura 17 Desbaste 18 Elemento de soltura 19 Desbaste 20 Elemento de soltura 21 Desbaste 22 Desbaste 23 Protuberâncias 24 Superfície interna da bucha de material plástico 25 Superfície externa de bucha de material plástico 26 Eixo central 27 Superfície externa do tubo de proteção interno 28 Elemento de mola 29 Elemento de fixação 30 Área de superfície REIVINDICAÇÕES

Claims (14)

1. Coluna da direção para um automóvel, com um console (I) , que porta uma unidade de proteção superior (3) e uma unidade de proteção inferior (5), sendo que as unidades de proteção (3, 5) cercam um eixo de direção (8) apoiado de modo girável nelas, e sendo que as unidades de proteção (3, 5) apresentam um tubo de proteção interno (10) com uma superfície externa (27) e um tubo de proteção externo (II) que cerca, pelo menos parcialmente, o tubo de proteção interno (10), tubos estes que são dispostos um dentro do outro na sua direção axial de modo girável por meio de uma bucha de material plástico ter-moplástico (6) que se encontra entre eles, bucha esta que apresenta uma superfície interna (24) que é voltada para o tubo de proteção interno (10), e uma superfície externa (25) que é voltada para o tubo de proteção externo (11), caracterizada pelo fato de que a bucha de material plástico (6) é inserida no tubo de proteção externo (11) com um ajuste forçado, e que o tubo de proteção externo (11) apresenta pelo menos uma abertura (12) em cuja área a bucha de material plástico (6) apresenta protuberâncias (23) na sua superfície interna apontando em direção ao tubo de proteção interno (10), onde a bucha de material plástico (6) encosta-se à superfície externa (27) do tubo de proteção interno (10).
2. Coluna da direção de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que no tubo de proteção externo é formado pelo menos um desbaste (17, 19, 21) em cuja área, a bucha de material plástico (6) apresenta na sua superfície interna outra protuberân-cia, cuja distância de um eixo central (26) dos tubos de proteção (10, 11) é menor do que a distância da superfície externa (27) do tubo de proteção interno (10) na área da protuberância.
3. Coluna da direção de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a outra protuberância é executada como elemento de soltura (16, 18, 21), isto significa que em caso de uma determinada força que age em direção de deslocamento dos dois tubos de proteção (10, 11) sobre estes tubos de proteção (10, 11) ser ultrapassada, a protuberância quebra e libera o deslocamento.
4. Coluna da direção de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que os tubos de proteção (10, 11) e a bucha de material plástico (6) apresentam seções transversais orbiculares.
5. Coluna da direção de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que as aberturas (12) são previstas em relação à direção axial dos tubos de proteção em pelo menos duas posições axialmente distanciadas.
6. Coluna da direção de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que as aberturas (12) são executadas como furos redondos ou estampagens.
7. Coluna da direção de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que as aberturas (12) são executadas como fendas que pelo menos parcialmente vão em direção circunferencial do tubo de proteção externo (11).
8. Coluna da direção de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que é previsto um elemento de mola (28) que atravessa pelo menos uma abertura (12) e que sob tensão prévia é retido em uma área de superfície (30) da superfície externa (25) da bucha de material plástico (6) em direção ao tubo de proteção interno (10).
9. Processo para a produção de uma coluna da direção tipo telescópio para um automóvel com um console (1) que porta uma unidade de proteção superior (3) e uma unidade de proteção inferior (5), sendo que as unidades de proteção (3, 5) cercam um eixo de direção (8) apoiado de modo girável nelas, e sendo que as unidades de prote- ção (3, 5) apresentam um tubo de proteção interno (10) com uma superfície externa (27) e um tubo de proteção externo (11) que cerca, pelo menos parcialmente, o tubo de proteção interno (10), tubos estes que são dispostos um dentro do outro na sua direção axial de modo girável por meio de uma bucha de material plástico termoplástico (8) que se encontra entre eles, caracterizado pelo fato de que a bucha de material plástico (6) é inserida no tubo de proteção externo (11) com um ajuste forçado, que o tubo de proteção interno (10) é introduzido na bucha de material plástico (6) com um assento de deslocamento e que na área de pelo menos uma abertura (12) do tubo de proteção externo (11) a bucha de material plástico (6) é encostada ao tubo de proteção interno (10) por meio de deformação plástica.
10. Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que na área de pelo menos uma abertura (17, 19, 21) do tubo de proteção externo (11) é colocada por meio de deformação plástica na bucha de material plástico (6) uma protuberância cuja distância de um eixo central (26) dos tubos de proteção (10, 11) é menor do que a distância da superfície externa (27) do tubo de proteção interno (10) nesta área.
11. Processo de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que a deformação plástica é providenciada por meio de calor.
12. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 9 a 11, caracterizado pelo fato de que a deformação plástica é providenciada por meio da ação de ultrassom e pressão radial.
13. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 9 a 12, caracterizado pelo fato de que a deformação é feita em pelo menos dois pontos que são distanciados um do outro em direção axial da bucha de material plástico (6).
14. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 9 a 13, caracterizado pelo fato de que o tubo de proteção interno (10) apresenta uma superfície externa lisa que também depois do contato da bucha de material plástico (6) devido à deformação local fornece uma possibilidade de deslocamento e/ou de rotação do tubo de proteção interno (10) na bucha de material plástico (6).
BRPI0906878-3A 2008-01-18 2009-01-09 Coluna da direção para um automóvel e processo para a produção de uma coluna da direção tipo telescópio para um automóvel BRPI0906878B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102008005256.6 2008-01-18
DE102008005256A DE102008005256B4 (de) 2008-01-18 2008-01-18 Lenksäule mit Kunststoffgleithülse
PCT/EP2009/000089 WO2009090018A1 (de) 2008-01-18 2009-01-09 Lenksäule mit kunststoffgleithülse

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0906878A2 BRPI0906878A2 (pt) 2015-07-07
BRPI0906878B1 true BRPI0906878B1 (pt) 2020-03-10

Family

ID=40552039

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0906878-3A BRPI0906878B1 (pt) 2008-01-18 2009-01-09 Coluna da direção para um automóvel e processo para a produção de uma coluna da direção tipo telescópio para um automóvel

Country Status (9)

Country Link
US (2) US8549953B2 (pt)
EP (1) EP2244927B1 (pt)
CN (1) CN101918263B (pt)
AT (1) ATE554988T1 (pt)
BR (1) BRPI0906878B1 (pt)
DE (1) DE102008005256B4 (pt)
ES (1) ES2386934T3 (pt)
PL (1) PL2244927T3 (pt)
WO (1) WO2009090018A1 (pt)

Families Citing this family (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008005256B4 (de) * 2008-01-18 2009-10-22 Thyssenkrupp Presta Ag Lenksäule mit Kunststoffgleithülse
DE102010007823A1 (de) * 2010-02-11 2011-08-11 ZF Lenksysteme Nacam GmbH, 28259 Lenksäulenanordnung mit einstellbarer Gleitbuchse
EP2602170B1 (en) * 2010-08-04 2016-12-14 NSK Ltd. Steering apparatus
US8382157B2 (en) * 2010-08-18 2013-02-26 Trw Automotive U.S. Llc Steering column
DE102011101482B4 (de) * 2011-05-13 2017-05-11 Thyssenkrupp Presta Aktiengesellschaft Sensoranordnung für eine drehbare Welle
US8960044B2 (en) * 2011-07-26 2015-02-24 Nsk, Ltd. Manufacturing method for a steering column, and steering apparatus that uses that steering column
EP2740647B1 (en) * 2011-07-26 2018-09-05 NSK Ltd. Steering column and manufacturing method thereof, and steering device using said steering column
CN103608240B (zh) * 2012-03-06 2016-03-30 日本精工株式会社 冲击吸收式转向装置
CN103879438B (zh) * 2012-12-20 2016-05-04 北汽福田汽车股份有限公司 转向管柱、转向操纵机构、转向系统和车辆
US8915521B2 (en) * 2013-03-15 2014-12-23 Steering Solutions Ip Holding Corporation Steering column telescoping bushing with roller springs
DE102013103328A1 (de) * 2013-04-03 2014-10-09 Thyssenkrupp Presta Aktiengesellschaft Verfahren zur Herstellung einer Lenkspindellagereinheit
CN103192865B (zh) * 2013-04-08 2015-05-20 杭州电子科技大学 电动汽车的多功能方向盘机构
CN103273956B (zh) * 2013-06-27 2016-05-11 长城汽车股份有限公司 用于汽车的转向管柱组件和具有其的汽车
CN103359154B (zh) * 2013-07-31 2016-01-06 安徽江淮汽车股份有限公司 一种汽车转向管柱溃缩吸能结构
DE102014011965A1 (de) * 2014-08-15 2016-02-18 Thyssenkrupp Ag Lenksäule mit Hybrid-Bauteilen als tragende Strukturen
US9862412B2 (en) * 2014-11-21 2018-01-09 Steering Solutions Ip Holding Corporation Elastically mounted vibration damper for a shaft assembly
DE102015002889B3 (de) 2015-03-09 2016-05-12 Thyssenkrupp Ag Verstellbare Lenksäule mit verbesserter Steifigkeit
DE102015216326B4 (de) 2015-08-26 2016-09-08 Thyssenkrupp Ag Motorisch verstellbare Lenksäule für ein Kraftfahrzeug
DE102015217761B3 (de) 2015-09-16 2016-10-13 Thyssenkrupp Ag Lenksäule für Kraftfahrzeuge mit Energieabsorber für den Crashfall
DE102015219086B3 (de) 2015-10-02 2017-03-16 Thyssenkrupp Ag Energieabsorptionselement für eine Lenksäule eines Kraftfahrzeugs und Lenksäule für ein Kraftfahrzeug
DE102015225488B3 (de) 2015-12-16 2016-12-22 Thyssenkrupp Ag Verstellbare Lenksäule für Kraftfahrzeuge mit Energieabsorptionsvorrichtung
DE102015225907A1 (de) * 2015-12-18 2017-06-22 Thyssenkrupp Ag Lenksäule für ein Kraftfahrzeug
DE102015122525A1 (de) * 2015-12-22 2017-07-06 Masterwork Machinery Co., Ltd. Kunststoffbuchse für eine Prägevorrichtung in einer Faltschachtel-Klebemaschine
JP2017124715A (ja) * 2016-01-13 2017-07-20 株式会社ショーワ 操舵装置
DE102016215023B4 (de) * 2016-08-11 2023-02-02 Thyssenkrupp Ag Verfahren zur Herstellung einer längenveränderbaren Lenkwelle und längenveränderbare Lenkwelle
DE102016114970A1 (de) 2016-08-11 2018-02-15 Thyssenkrupp Ag Lenkwelle für ein Kraftfahrzeug
US10518798B2 (en) * 2016-10-07 2019-12-31 Yamada Manufacturing Co., Ltd. Steering device
DE102017201709A1 (de) * 2017-02-02 2018-08-02 Thyssenkrupp Ag Längsverstellbare Lenkwelle für ein Kraftfahrzeug und Profilhülse für eine Lenkwelle
US10458462B2 (en) * 2017-08-15 2019-10-29 Thyssenkrupp Presta Ag Steering column engineered tape
DE102017123161A1 (de) * 2017-10-05 2019-04-11 Thyssenkrupp Ag Verfahren zur Herstellung von Baugruppen mit axial verschiebbaren Bauteilen
DE102017123770A1 (de) * 2017-10-12 2019-04-18 Thyssenkrupp Ag Verfahren zur Herstellung von Baugruppen mit axial verschiebbaren Bauteilen
DE102017123769A1 (de) * 2017-10-12 2019-04-18 Thyssenkrupp Ag Verfahren zur Herstellung von Baugruppen mit axial verschiebbaren Wellenteilen einer Lenkwelle
JP7017955B2 (ja) * 2018-03-12 2022-02-09 株式会社山田製作所 ステアリング装置
HUE051410T2 (hu) * 2018-07-02 2021-03-01 Fluehs Drehtechnik Gmbh Felsõ szeleprész
DE102019205784B3 (de) 2019-04-23 2020-06-25 Thyssenkrupp Ag Längenverstellbare Lenkwelle für ein Kraftfahrzeug und Profilhülse für eine Lenkwelle
US11396319B2 (en) * 2020-11-23 2022-07-26 Steering Solutions Ip Holding Corporation Steering column jacket stiffening sleeve
DE102022121115A1 (de) 2022-08-22 2024-04-25 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Längenverstellbare Bedieneinheit und Steer-by-Wire-System

Family Cites Families (41)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1555214A (en) * 1924-02-09 1925-09-29 Cleveland Graphite Bronze Co Bearing
FR1530799A (fr) * 1966-08-25 1968-06-28 Nissan Motor Dispositif amortisseur de chocs par déformation plastique, notamment pour la protection des véhicules contre les collisions
US3482653A (en) * 1966-08-25 1969-12-09 Nissan Motor Shock absorbing device
GB1289471A (pt) * 1968-09-23 1972-09-20
GB1395320A (en) * 1971-07-30 1975-05-21 Gkn Transmissions Ltd Joint structures in or for rotary shafts
US3877319A (en) * 1973-11-19 1975-04-15 Gen Motors Corp Steering column assembly
US4069573A (en) * 1976-03-26 1978-01-24 Combustion Engineering, Inc. Method of securing a sleeve within a tube
AT384405B (de) * 1985-07-22 1987-11-10 Supervis Ets Laengenveraenderbare lenkspindel fuer lenkvorrichtungen bei kraftfahrzeugen
GB2236168B (en) * 1989-09-21 1993-04-07 Torrington Co Vehicle steering column
US5476284A (en) * 1991-09-11 1995-12-19 Itt Corporation Energy absorbing collapsible steering apparatus
WO1993004903A1 (en) * 1991-09-11 1993-03-18 Itt Industries, Inc. Collapsible steering shaft apparatus
US5606790A (en) * 1993-04-09 1997-03-04 Charles E. Laue Method of making a two piece pedal rod
US5348345A (en) * 1993-05-27 1994-09-20 General Motors Corporation Variable length shaft assembly
JP2935950B2 (ja) * 1993-12-03 1999-08-16 株式会社山田製作所 ステアリングシャフト及びその製造装置
US5417614A (en) 1994-03-14 1995-05-23 General Motors Corporation Variable length shaft assembly
US5495777A (en) * 1994-03-25 1996-03-05 General Motors Corporation Steering column for motor vehicle
FR2737173B1 (fr) * 1995-07-26 1997-10-10 Nacam Colonne de direction reglable en profondeur, avec dispositif de guidage
US5722300A (en) * 1996-08-16 1998-03-03 General Motors Corporation Motor vehicle steering column
KR19980058889A (ko) * 1996-12-30 1998-10-07 오상수 차량용 스티어링 칼럼의 충격흡수장치
US5902186A (en) 1997-08-08 1999-05-11 Douglas Autotech Corp. Intermediate shaft assembly for steering columns
DE19750005C1 (de) * 1997-11-12 1999-04-22 Supervis Ets Längenveränderbare Lenkspindel für Lenkvorrichtungen bei Kraftfahrzeugen
GB2341914B (en) * 1998-09-23 2002-12-11 Nastech Europ Ltd Vehicle steering column assembly
DE19849262A1 (de) * 1998-10-26 2000-04-27 Mannesmann Vdo Ag Teleskopierbare Lenkspindel mit einem Deformationskörper
US6324935B1 (en) * 1999-11-22 2001-12-04 Daimlerchrysler Corporation Collapsible steering assembly
JP4488588B2 (ja) * 2000-05-29 2010-06-23 株式会社ニフコ クリップ
US6371519B1 (en) * 2000-10-23 2002-04-16 Daimlerchrysler Corporation Steering shaft support mechanism
DE10107871C2 (de) * 2001-02-20 2003-07-17 Daimler Chrysler Ag Sicherheitslenksäule
JP4354742B2 (ja) * 2003-05-27 2009-10-28 日本精工株式会社 車両用ステアリングコラム装置
DE10343685B4 (de) * 2003-09-20 2009-03-19 Daimler Ag Fahrzeuglenksäulenanordnung
US7784830B2 (en) * 2003-10-23 2010-08-31 Chrysler Group Llc Axially adjustable steering column assembly with flexible bearing sleeve
FR2863239B1 (fr) 2003-12-04 2006-03-03 Nacam France Sas Dispositif d'absorption d'energie pour colonne de direction
US20050200111A1 (en) * 2004-03-11 2005-09-15 Cymbal William D. Multi piece bearing for telescoping steering column assembly
US7516985B2 (en) * 2004-03-11 2009-04-14 Delphi Technologies, Inc. Multi piece bearing for telescoping steering column assembly
JP4609203B2 (ja) * 2004-08-05 2011-01-12 日本精工株式会社 ステアリングコラム装置
US20060243089A1 (en) 2005-04-28 2006-11-02 Cymbal William D Telescoping steering shaft
US8127639B2 (en) * 2005-08-16 2012-03-06 Steering Solutions IP Holding Company, a Delaware corporation Sleeve bearing for collapsible steering column
US7497470B2 (en) * 2005-11-21 2009-03-03 Delphi Technologies, Inc. Energy absorbing apparatus
US7905518B2 (en) * 2007-07-19 2011-03-15 Fci Americas Technology, Inc. Collapsible vehicle steering column
US8096036B2 (en) * 2007-08-29 2012-01-17 Nexteer (Beijing) Technology Co., Ltd. Method of manufacturing a steering column
DE102008005256B4 (de) * 2008-01-18 2009-10-22 Thyssenkrupp Presta Ag Lenksäule mit Kunststoffgleithülse
US8627742B2 (en) * 2008-04-04 2014-01-14 Steering Solutions Ip Holding Corporation Steering column assembly with shearable jacket connector

Also Published As

Publication number Publication date
PL2244927T3 (pl) 2012-09-28
EP2244927B1 (de) 2012-04-25
US20140020502A1 (en) 2014-01-23
ATE554988T1 (de) 2012-05-15
CN101918263B (zh) 2014-01-01
BRPI0906878A2 (pt) 2015-07-07
US20100307280A1 (en) 2010-12-09
US8714048B2 (en) 2014-05-06
CN101918263A (zh) 2010-12-15
ES2386934T3 (es) 2012-09-06
EP2244927A1 (de) 2010-11-03
DE102008005256B4 (de) 2009-10-22
WO2009090018A1 (de) 2009-07-23
DE102008005256A1 (de) 2009-08-06
US8549953B2 (en) 2013-10-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0906878B1 (pt) Coluna da direção para um automóvel e processo para a produção de uma coluna da direção tipo telescópio para um automóvel
JP3764145B2 (ja) 自動車用ステアリング・コラム装置
KR101115084B1 (ko) 자동차의 충격 흡수식 조향 컬럼
JP5687538B2 (ja) ステアリング装置
JP2005138644A5 (pt)
KR20160106236A (ko) 자동차의 조향컬럼
JP5894888B2 (ja) ステアリング装置
JP2009090856A (ja) ステアリング装置
JP6402922B2 (ja) ステアリング装置
JP4390343B2 (ja) 自動車用操向コラムの調節装置
KR20080084357A (ko) 충격 흡수식 조향장치
CN110181818B (zh) 接合装置
KR20100051944A (ko) 자동차 조향컬럼의 힌지 마운팅 브라켓
JP6575803B2 (ja) ステアリング装置
KR100738381B1 (ko) 텔레스코픽 부쉬를 구비하지 않는 텔레스코프 조향장치
JP6313996B2 (ja) ステアリング装置
JP3856610B2 (ja) 舵取装置
KR100387803B1 (ko) 조향축의 틸팅 장치
CN204978816U (zh) 转向装置
US7425020B2 (en) Steering wheel suspension system
JP3880266B2 (ja) 舵取装置及びこれに用いる取付具
KR20070047582A (ko) 자동차의 충격 흡수식 조향 컬럼
CN204750268U (zh) 转向装置
KR100723722B1 (ko) 틸트 및 텔레스코프 장치의 조절 레버 및 이를 구비한자동차의 조향 컬럼
KR101002671B1 (ko) 충격 흡수 기능을 구비한 조향장치의 틸트 스프링

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/03/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.