BRPI0906097B1 - Tela de projeção do tipo refletiva. - Google Patents

Tela de projeção do tipo refletiva. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0906097B1
BRPI0906097B1 BRPI0906097-9A BRPI0906097A BRPI0906097B1 BR PI0906097 B1 BRPI0906097 B1 BR PI0906097B1 BR PI0906097 A BRPI0906097 A BR PI0906097A BR PI0906097 B1 BRPI0906097 B1 BR PI0906097B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
projection screen
substrate
diffusion layer
fact
light
Prior art date
Application number
BRPI0906097-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Eric W. Teather
STEVEN WILLIAM MacMASTER
Original Assignee
E.I. Du Pont De Nemours And Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by E.I. Du Pont De Nemours And Company filed Critical E.I. Du Pont De Nemours And Company
Publication of BRPI0906097A2 publication Critical patent/BRPI0906097A2/pt
Publication of BRPI0906097B1 publication Critical patent/BRPI0906097B1/pt
Publication of BRPI0906097B8 publication Critical patent/BRPI0906097B8/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G03PHOTOGRAPHY; CINEMATOGRAPHY; ANALOGOUS TECHNIQUES USING WAVES OTHER THAN OPTICAL WAVES; ELECTROGRAPHY; HOLOGRAPHY
    • G03BAPPARATUS OR ARRANGEMENTS FOR TAKING PHOTOGRAPHS OR FOR PROJECTING OR VIEWING THEM; APPARATUS OR ARRANGEMENTS EMPLOYING ANALOGOUS TECHNIQUES USING WAVES OTHER THAN OPTICAL WAVES; ACCESSORIES THEREFOR
    • G03B21/00Projectors or projection-type viewers; Accessories therefor
    • G03B21/54Accessories
    • G03B21/56Projection screens
    • G03B21/60Projection screens characterised by the nature of the surface

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Overhead Projectors And Projection Screens (AREA)
  • Optical Elements Other Than Lenses (AREA)
  • Transforming Electric Information Into Light Information (AREA)

Abstract

"tela de projeção do tipo refletiva" a presente invenção refere-se a uma tela de projeção do tipo refletiva que possui ganho uniformemente alto ao longo de uma ampla faixa de ângulos de observação. a tela de projeção inclui um substrato de sustentação refletor de luz com duplo propósito, que inclui pelo menos uma folha de filmefibrila plexifilamentar de fiação rápida não pigmentada que possui uma refletância de luz de mais de cerca de 85% e um brilho de menos de cerca de 10% quando medido em um ângulo de incidência de 60° e uma camada de difusão óptica de um polímero transmissivo de luz processável por fusão que contém partículas de aumento da difusão que cobrem pelo menos uma superfície do substrato. a tela de projeção possui um ganho óptico de entre cerca de 0,90 a cerca de 2,0 e o ganho óptico desvia em não mais de cerca de 8% ao longo de ângulos de observação entre -60° a +60°. a tela de projeção possui boa drapeabilidade, flexibilidade quanto ao dobramento e capacidade de ser depositada e pendurada de forma plana. a tela de projeção pode também ser reciclada.

Description

“TELA DE PROJEÇÃO DO TIPO REFLETIVA”
Campo da Invenção [0001] A presente invenção refere-se a uma tela de projeção do tipo refletiva aprimorada que compreende um substrato e uma camada de difusão que possui um alto ganho óptico e um alto grau de refletância difusa.
Antecedentes da Invenção [0002] Telas de projeção do tipo refletiva são utilizadas em conjunto com projetores para exibir imagens e vídeo. O obscurecimento da luz ambiente frequentemente é necessário para observar claramente as imagens sem redução do contraste visual. A clareza da imagem pode ser aprimorada utilizando-se um projetor com alta potência e/ou por meio do aumento da luminância refletida, também denominada ganho óptico da tela de projeção. Ao idealizar-se uma tela de projeção para que possua ganho maior que 1,0, entretanto, é típico encontrar “pontos quentes” (hot spotting). A formação de pontos quentes ocorre quando o ganho da tela for maior quando observado em um ângulo de incidência normal e menor quando observado a partir de ângulos laterais. Com “pontos quentes”, o centro da imagem parece mais brilhante que as suas extremidades para os que a observam a partir de ângulos laterais, como resultado da difusão insuficiente de luz. Em ambientes tais como cinemas, salas de aula, áreas de apresentação em escritórios e áreas de expectadores domésticas, o observador frequentemente está posicionado em um ângulo significativo com relação à direção da imagem projetada pelo projetor, ou seja, a direção da luz projetada incidente; necessita-se, portanto, que a tela possua um ângulo de observação efetivo maior que o que seria possível caso fosse utilizada uma tela de projeção altamente refletiva (ou seja, especular). Seria desejável terse uma tela de projeção com ganho uniformemente alto ao longo de um amplo ângulo de observação, sem tendência de formação de “pontos quentes”.
[0003] O desejo de produção de telas de projeção do tipo refletiva
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 10/26
2/15 que possam ser drapeadas, enroladas ou desenroladas e que sejam depositadas ou penduradas sob leve tensão e sem formação de rugas, dobras ou ondulações formadas a partir do enrolamento e desenrolamento é bem estabelecido. São conhecidas telas de projeção que utilizam tecido de cloreto de polivinila (vinil) como substrato drapeável. As telas de vinil típicas incorporam um pigmento, tal como dióxido de titânio, para tornar a superfície moderadamente refletiva e fazem uso de uma superfície gravada para obter reflexão moderadamente difusa e, desta forma, um amplo ângulo de observação. O vinil pigmentado geralmente apresenta um ganho de menos de 1,5. Telas especializadas podem incluir uma camada refletiva sobre um tecido ou substrato de sustentação e um filme de difusão sobre a camada refletiva para atingiras propriedades ópticas desejadas. Para criar uma tela que seja depositada ou pendurada, uma camada de vinil mole pode ser revestida ou aderir-se a um forro tecido, de tal forma que a camada de vinil forneça a superfície de tela refletiva sem rugas e o forro forneça estabilidade dimensional.
[0004] Enquanto o vinil, que contém opcionalmente plastificantes para fornecer capacidade de solda e flexibilidade sob baixa temperatura, é eficaz no fornecimento de características de drapeabilidade, flexibilidade quanto ao dobramento e ser depositada/ pendurada de forma plana, sabe-se que o vinil apresenta desvantagens do ponto de vista ambiental, tanto durante a produção do vinil que entra na tela de projeção quanto após a vida útil da tela de projeção, já que o vinil é de difícil reciclagem e existem riscos inerentes no descarte do vinil por meio de incineração e/ou em aterros sanitários. Os plastificantes orgânicos utilizados para atingir propriedades mecânicas desejadas em vinil podem também ser difundidos do material ao longo do tempo, o que resulta em exposição interna a compostos orgânicos voláteis (VOCs). Seria desejável terse uma tela de projeção com características de drapeabilidade, flexibilidade quanto ao dobramento e de ser depositada de forma plana desejadas, sem as
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 11/26
3/15 desvantagens ambientais associadas ao uso do vinil.
[0005] A Patente U.S. n° 7.057.812 (Sinkoff) descreve uma tela de projeção que inclui um substrato que possui pelo menos uma primeira superfície, uma camada refletiva que possui uma primeira superfície e uma segunda superfície oposta e uma camada de difusão que possui uma primeira superfície definida por um acabamento fosco e uma segunda superfície oposta. A segunda superfície da camada refletiva é afixada (tal como por meio de um adesivo) à primeira superfície do substrato e a segunda superfície da camada de difusão é afixada (tal como por meio de um adesivo oticamente transparente) à primeira superfície da camada refletiva. A segunda superfície da camada de difusão possui um acabamento preferencialmente macio, mas pode incluir irregularidades desejadas para atingir um desempenho de direcionalidade da tela desejado.
[0006] A Patente U.S. n° 6.144.491 (Orikasa et al) descreve uma tela de projeção do tipo refletiva que contém um substrato, uma camada refletiva de luz feita com uma resina transparente na qual os flocos de um material refletor de luz são dispersos e uma camada de difusão transparente feita de uma resina transparente na qual são dispersas partículas cristalinas finas de calcita e um pigmento. Os filmes são indesejavelmente complicados, caros e de difícil fabricação.
[0007] A Patente U.S. n° 6.040.941 (Miwa) descreve uma tela de projeção do tipo refletiva que possui um substrato refletor de luz laminado a uma camada de polímero transmissivo de luz que possui fendas ou “fissuras” de absorção de luz com direcionalidade regular nela dispostas. As fendas são preenchidas com uma substância absorvente de luz, tal como um pigmento ou tintura preta.
[0008] A Patente U.S. n° 5.456.967 (Nezu) descreve uma tela do tipo refletiva que pode ser enrolada em forma de rolo e desenrolada conforme a
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 12/26
4/15 necessidade e compreende uma folha de substrato ao qual é laminada uma camada de reflexão e difusão de alta densidade e uma camada de difusão da luz translúcida que inclui uma folha de cloreto de vinila mole, em que a camada de difusão da luz translúcida possui uma superfície que recebe um padrão irregular fino difusor de luz.
[0009] Seria desejável produzir economicamente uma tela de projeção do tipo refletiva que possua boas características de drapeabilidade, flexibilidade quanto ao dobramento e de ser depositada/ pendurada de forma plana, que seja reciclável e que forneça ganho uniformemente alto ao longo de uma ampla série de ângulos de observação.
Descrição Resumida da Invenção [0010] A presente invenção refere-se a uma tela de projeção do tipo refletiva que compreende:
a. um substrato de sustentação refletor de luz com duplo propósito, que possui uma superfície frontal e uma superfície traseira que compreende pelo menos uma folha de filme-fibrila plexifilamentar de fiação rápida não pigmentada (unpigmented flash-spun plexifilamentary film-fibril sheet) tendo uma espessura entre cerca de 127 pm (5 mils) a cerca de 381 pm (15 mils) e tendo uma refletância de luz de mais de cerca de 85% e um brilho de menos de cerca de 10% quando medido em um ângulo de incidência de 60°; e
b. uma camada de difusão óptica que cobre a superfície frontal do substrato tendo uma espessura de entre cerca de 5,08 pm (0,2 mil) a cerca de 381 pm (15 mils) compreendendo um polímero transmissivo de luz processável por fusão contendo partículas de aumento da difusão;
em que a tela de projeção possui um ganho óptico de entre cerca de 0,90 a cerca de 2,0 e em que o ganho óptico desvia em não mais de cerca de 8% ao longo de ângulos de observação entre -60° a +60°.
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 13/26
5/15
Breve Descrição das Figuras [0011] A figura 1 é um gráfico que ilustra o ganho óptico de telas de projeção controle e comparativas ao longo de uma série de ângulos de observação.
[0012] As figuras 2 e 3 são gráficos, em que cada qual ilustra o ganho óptico ao longo de uma série de ângulos de observação de uma amostra de controle não revestida e três amostras revestidas de acordo com a presente invenção.
Descrição Detalhada da Invenção [0013] O ganho óptico de uma tela, também denominado na presente invenção como ganho, é uma medida da luz refletida pela tela em comparação com a luz refletida por um padrão de teste, quando a medição for tomada para luz incidente dirigida à tela e refletida perpendicularmente ou normal para a tela.
[0014] Uma superfície que possui um alto grau de refletância difusa é caracterizada pela difusão de luz incidente, de tal forma que a luminância da superfície geralmente é mais uniforme ao longo de uma ampla variedade de ângulos de observação em comparação com uma superfície que possui um alto grau de refletância especular. O aumento da quantidade de difusão de luz resulta tipicamente em uma redução do ganho de luz refletida sob incidência normal (perpendicular) e um aumento do ganho de luz refletida em ângulos de observação oblíquos, de forma a reduzir a formação de pontos quentes.
[0015] A tela de projeção de acordo com a presente invenção compreende um substrato de sustentação refletor de forma difusa com duplo propósito que contém uma folha de filme-fibrila plexifilamentar de fiação rápida não pigmentada e uma camada de difusão que contém partículas de aumento da difusão.
[0016] A tela de projeção de acordo com a presente invenção
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 14/26
6/15 maximiza o ângulo de observação, maximizando ao mesmo tempo o ganho e minimizando a ocorrência de formação de pontos quentes. A tela de projeção possui um ganho de cerca de 0,9 a cerca de 1,2, até cerca de 0,9 a cerca de 1,4, até cerca de 0,9 a cerca de 1,6, até cerca de 0,9 a cerca de 1,8 e até cerca de 0,9 a cerca de 2,0. Apesar do alto ganho, o ganho da superfície de tela é “plano”, ou seja, uniforme ao longo de uma ampla faixa de ângulos de observação, de forma a eliminar a ocorrência de formação de pontos quentes. Uma superfície branca fosca é um exemplo de superfície difusa plana que reflete a luz projetada uniformemente quando observada de qualquer ângulo e fornece, portanto, clareza de imagem superior. O ganho da tela de projeção desvia em não mais de cerca de 8% ao longo de ângulos de observação de -60° a +60°, até não mais de cerca de 4% e até não mais de cerca de 2%.
[0017] Segundo a presente invenção, o uso de um substrato que possui refletância de mais de cerca de 85%, até mais de cerca de 90%, até mais de cerca de 95% e até mais de cerca de 98%, fornece à tela de projeção um ganho óptico de mais de cerca de 0,9. A refletância difusa pode ser definida como refletância total de luz menos a refletância especular. A refletância especular é diretamente proporcional ao brilho que pode ser medido. A refletância difusa é inversamente proporcional ao brilho. Uma superfície que possui um brilho de zero seria considerada totalmente difusa.
[0018] O substrato da tela de acordo com a presente invenção atende ao propósito duplo de agir como camada refletiva e uma camada de sustentação com dimensões estáveis. O substrato possui integridade mecânica suficiente para demonstrar boas características de drapeabilidade, flexibilidade quanto ao dobramento e ser depositada/pendurada de forma plana. A resistência à tensão do substrato é convenientemente de cerca de 48 kPa a cerca de 496 kPa conforme medido de acordo com ASTM D5035. O alongamento até a quebra do substrato é convenientemente de cerca de 10% a cerca de 28%, medido de
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 15/26
7/15 acordo com ASTM D5035. A resistência ao rasgo Elmendorf do substrato é convenientemente de cerca de 3 kPa a cerca de 9 kPa conforme medido de acordo com ASTM D1424. A resistência à tensão do substrato é convenientemente de cerca de 551 Pa a cerca de 5,5 kPa conforme medido de acordo com ASTM D2724.
[0019] A tela de projeção de acordo com a presente invenção possui resistência à tensão mais alta que filmes de vinil calandrados ou moldados na mesma espessura. Flexibilidade sem potencial excessivo de ondulação é necessária para fornecer capacidade de enrolamento e de ser depositada e/ou pendurada de forma plana para de telas de projeção suspensas. O substrato para uso na tela de projeção é pelo menos uma folha de filme-fibrila plexifilamentar de fiação rápida, tal como folha de polietileno de alta densidade disponível comercialmente por meio da E. I. du Pont de Nemours & Co. sob o nome comercial Tyvek®. A folha de fiação rápida pode ser formada com um polímero selecionado a partir do grupo que consiste em polietileno, polipropileno, poliésteres, resina de acetil polioximetileno e poliamidas. Cada camada de fiação rápida no substrato possui espessura média de cerca de 127 pm (5 mils) a cerca de 381 pm (15 mils). Duas ou mais camadas de substratos podem ser utilizadas para aumento da opacidade, refletância ou rigidez mecânica.
[0020] A camada de difusão difunde luz refletida pelo substrato sem perda significativa de ganho e restringe o padrão de fibrilas do substrato. A camada de difusão possui espessura de cerca de 25,4 pm (1 mil) a cerca de 508 pm (20 mils), até cerca de 50,8 pm (2 mils) a cerca de 203,2 pm (8 mils) de espessura. Caso a camada de difusão seja espessa demais, o ganho da tela de projeção é reduzido. Caso a camada de difusão seja fina demais, resulta a formação de pontos quentes.
[0021] Os polímeros apropriados para uso na camada de difusão incluem polímeros transmissivos de luz (ou seja, transparentes ou translúcidos)
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 16/26
8/15 processáveis por fusão. Os polímeros que formam estruturas cristalinas ou semicristalinas com tamanhos de domínio correspondentes a comprimentos de onda de luz visível (menos de cerca de 1 pm) interdispersos com polímeros amorfos ou não cristalinos com índices de refração diferentes também servem para difundir luz com efeito similar às partículas de aumento da difusão. Os polímeros apropriados para uso na camada de difusão incluem polímeros de polietileno que incluem polietileno de alta densidade, polietileno de baixa densidade, polietileno linear de baixa densidade e MPE (polietileno catalisado por metaloceno), polietileno modificado e misturas de polímeros de polietileno; polipropileno que inclui homopolímero de polipropileno e copolímero de propileno e etileno; copolímeros de etileno que incluem copolímeros de etileno e vinil acetato (EVA), copolímeros de etileno e hidrogênio maleato de etila (MAME), também denominados E/MAME, copolímeros de etileno e acrilatos, tais como acrilato de metila e acrilato de n-butila; e misturas de copolímero de etileno com E/MAME, tais como misturas de E/MAME com EVA, misturas de E/MAME e copolímeros de etileno e acrilatos. A camada de difusão pode ser moldada ou extrudada sobre a superfície do substrato, laminada termicamente ou laminada de forma adesiva ao substrato.
[0022] O polímero permeia um pouco a superfície do substrato para fornecer níveis de adição que resultam em resistências à delaminação de 2 kPa ou mais. Além da transmissão e difusão da luz, a camada de difusão aumenta convenientemente as características de ser depositada e pendurada de forma plana da tela de projeção.
[0023] A camada de difusão contém ainda partículas de aumento da difusão para difundir luz e até o ganho ao longo dos ângulos de observação, o que resulta em uma curva de ganho relativamente plana. As partículas servem de centros de difusão e aumentam a quantidade de difusão sem reduzir a refletância total. Além disso, essas partículas mascaram o padrão de filme-fibrila
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 17/26
9/15 sobre a superfície do substrato. Partículas apropriadas incluem pigmentos, flocos metálicos, microlentes e esferas de microvidro utilizadas em óptica geométrica sem formação de imagens. Os pigmentos apropriados incluem silicatos, carbonatos de metais alcalinos, carbonatos de metais alcalino-terrosos, titanatos de metais alcalinos, titanatos de metais alcalino-terrosos, sulfatos de metais alcalinos, sulfatos de metais alcalino-terrosos, óxidos de metais alcalinos, óxidos de metais alcalino-terrosos, óxidos de metais de transição, óxidos metálicos, hidróxidos de metais alcalinos e hidróxidos de metais alcalinoterrosos. Exemplos específicos que incluem dióxido de titânio, carbonato de cálcio, argila, mica, talco, hidrotalcita, hidróxido de magnésio, sílica, silicatos, esferas de silicato ocas, wollastonita, feldspato, caulim, carbonato de magnésio, carbonato de bário, sulfato de magnésio, sulfato de bário, sulfato de cálcio, hidróxido de alumínio, óxido de cálcio, óxido de magnésio, alumina, pó de amianto, pó de vidro e zeólito. Os diâmetros de partículas de pigmento típicos variam de cerca de 0,10 pm a cerca de 0,44 pm. A carga de partículas na camada de difusão é de cerca de 1% em peso a menos de cerca de 10% em peso da camada de difusão, até menos de cerca de 6% em peso e até menos de cerca de 3% em peso.
[0024] A camada de difusão pode incluir adicionalmente aditivos retardantes de chama para permitir que o composto total atenda aos padrões reguladores necessários para uso interno, tais como NFPA 701, Standard Methods of Fire Tests for Flame Propagation of Textiles and Films (Métodos Padrões de Teste de Fogo para Propagação de Chamas em Têxteis e Filmes). Os tipos mais comuns de sistemas retardantes de chama utilizados para poliolefinas incluem um composto do tipo resfriador halogenado que age na fase de vapor para resfriar radicais livres e suspender a reação de combustão e um sinérgico de óxido metálico que funciona para conduzir o halogênio para a chama por meio da formação de compostos de óxi-haleto vaporizáveis. Os
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 18/26
10/15 compostos halogenados apropriados incluem óxido de decabromodifenila, óxido de octabromodifenila, diglicidil éter de tetrabromobisfenol A, etilenobistetrabromoftaliamida, septabromotrimetilfenil indano, octabromotrimetilfenol indano e tetrabromobisfenol A, bis (2,3-dibromopropil éter). Os sinérgicos de óxido metálico incluem trióxido de antimônio, pentóxido de antimônio e antimonito de sódio. Como alternativa para um retardante de chama sinérgico/halogenado, podem ser utilizados os sistemas retardantes de chama inorgânicos que incluem polifosfato de amônio, fósforo vermelho, di-hidróxido de magnésio (MDH), tri-hidróxido de alumínio (ATH) e borato de zinco. Estes podem também ser combinados com sistemas halogenados ou compostos não halogenados mais novos tais como triazina (por exemplo, Ciba® FLAMESTAB® NOR® 116) ou EDAP (sal de fosfato de etil diamina).
[0025] Podem ser incluídos aditivos adicionais na camada de difusão, tais como antioxidantes, agentes antiamarelamento, adsorventes de UV, extratores de radicais livres e fotoestabilizadores. Podem ser adicionados agentes de brilho óptico que absorvem luz UV e emitem energia no espectro visível para aumentar o brilho ou ganho e/ou adicionar uma coloração azul.
[0026] Uma camada adicional de polímero pode ser moldada, extrudada ou laminada à superfície traseira da tela ou oposta ao observador. A camada adicional pode ser utilizada para aprimorar as características de ser depositada e pendurada de forma plana e reduzir a ondulação de extremidades da tela. Preto de carvão ou um pigmento adsorvente de luz similar pode ser adicionado ao polímero utilizado para revestir o lado da tela oposto ao observador para fornecer opacidade, de tal forma que a luz ambiente de outras fontes não seja exibida através da tela. Uma concentração de pigmento cinza ou preto de carvão em cerca de 1% a cerca de 6% em peso é necessária para atingir “blackouf ou opacidade completa.
[0027] O substrato e as camadas de difusão da tela de projeção são convenientemente recicláveis. Particularmente, ao utilizar-se E/MAME na camada de
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 19/26
11/15 difusão, o E/MAME assiste na dispersão de aditivos, a fim de formar uma composição homogênea e, desta forma, aprimorar as propriedades mecânicas da composição.
Métodos de Teste
Ganho:
[0028] O ganho de uma amostra de tela é determinado por meio da divisão da luminância angular da amostra ao longo de uma faixa específica de ângulos pela luminância angular de um padrão de teste conhecido. O padrão é um padrão branco difuso de Spectralon® rastreável NIST disponível comercialmente por meio da Labsphere, Inc. (North Sutton NH) montado sobre um goniômetro inclinado a -5o sobre um estágio de rotação de 360° de 30,5 cm disponível por meio da Newport Corporation (Irvine CA). Um “A” iluminado uniforme, fonte de luz colimada de 2856K disponível por meio da Labsphere, Inc., foi montado junto ao estágio de rotação em uma distância de 50 cm do padrão difuso a -5o iluminando um ponto de 15 mm sobre a superfície do padrão, de tal forma que o ângulo de iluminação e a distância da fonte de luz permanecessem constantes e trafegassem com a amostra à medida que ela gira. Um Espectrorradiômetro Prichard Photo Research PR-1980B, disponível por meio da Photo Research, Inc. (Chatsworth CA), foi montado em posição normal ao estágio de rotação. Com a fonte de iluminação ligada e estabilizada, foram tomadas medidas de luminância em intervalos de 5o e registradas. Ao término da medição padrão, as amostras de tela de projeção foram montadas no lugar do padrão e uma medição idêntica da amostra foi tomada e registrada. As medições de amostra em cada ângulo foram divididas em seguida pela medição similar do padrão, resultando no ganho da amostra em ângulos de observação que variam de -60° a +60°. Estes dados de ganho em cada ângulo foram plotados em seguida.
Refletãncia:
[0029] A refletãncia em cinco locais sobre cada amostra foi medida utilizando um Espectrofômetro de Esferas SP-64 calibrado, disponível por meio
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 20/26
12/15 da X-Brite, Inc. (Grand Rapids, Michigan) com a média de refletância em comprimentos de onda na faixa de 400 nm a 700 nm relatada, bem como a refletância em um comprimento de onda de 550 nm, mais próximo do pico da reação fotópica do olho.
Brilho:
[0030] O brilho especular de cada amostra foi medido de acordo com ASTM D523 utilizando um Medidor de Brilho e Opacidade GL-4601, disponível por meio da Paul A. Gardner Company, Inc. (Pompano Beach, Flórida) nos cinco pontos idênticos nos quais a refletância foi medida. Medições médias do brilho tiveram relatados os ângulos de incidência de 20°, 60° e 85°.
Exemplos [0031] Amostras de folhas de filme-fibrila plexifilamentar de fiação rápida de polietileno de alta densidade disponível por meio da Ε. I. du Pont de Nemours & Co. (Wilmington, Delaware) sob o nome comercial Tyvek® foram testadas para determinar o ganho óptico ao longo de uma faixa de ângulos de observação de -60° a +60°. Conforme relacionado na Tabela 1, foram testadas Amostras Controle 1 e 2 que não possuem camada de difusão e exemplos de tela de acordo com a presente invenção que possuem pelo menos uma camada de difusão (Exemplos 1 a 7). Em cada um dos exemplos, a camada de difusão foi uma mistura de 80% em peso da mistura total de um copolímero de etileno e acrilato de metila (índice de fluxo de fusão de 8,0 conforme medido a 190 °C) e 20% em peso da mistura total de um copolímero de etileno e MAME. O copolímero de etileno e acrilato de metila foi de 80% em peso de etileno e 20% em peso de acrilato de metila. O copolímero de E/MAME foi de 90,5% em peso de etileno e 9,5% em peso de MAME. Adicionou-se dióxido de titânio (DuPont TiPure® R104) em uma quantidade de 2% ou 3% com base no peso da mistura. A mistura foi revestida por extrusão sobre o substrato para formar a camada de difusão. Além disso, um sistema retardante de chama composto de triazina a 2%
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 21/26
13/15 (Flamestab® N0R116 disponível por meio da Ciba) e 7% tetrabromobisfenol A, bis (2,3-dibromopropil éter) e trióxido de antimônio foi adicionado nos Exemplos 2, 3 e 5. Também nos Exemplos 2, 3 e 5, um pacote que inclui um absorvente de UV, antioxidante e antiamarelamento foi adicionado a 1%.
[0032] A Tabela 1 relaciona o ganho óptico médio ao longo da faixa de ângulos testados para as Amostras de Controle 1 e 2, Exemplos 1 a 7 e três amostras de telas de vinil branco fosco disponível comercialmente (Exemplos Comparativos 1 a 3). O Exemplo Comparativo 1 foi uma tela disponível comercialmente por meio da 3M denominada Vinil PS, composta de um filme gravado de vinil branco laminado sobre um material tecido de fibra de vidro e que inclui um fundo de filme de vinil preto; o Exemplo Comparativo 2 foi uma tela disponível comercialmente denominada Branco Draper FG, composta de filme gravado de vinil branco laminado sobre um material tecido de fibra de vidro e que inclui um fundo de filme de vinil preto; e o Exemplo Comparativo 3 foi uma outra tela disponível comercialmente denominada Draper M1300, composta de um filme de vinil branco não sustentado.
[0033] A Figura 1 exibe o ganho graficamente ao longo dos ângulos testados para os Exemplos Comparativos 1 a 3 e a Amostra Controle 1. A Figura 2 exibe o ganho graficamente ao longo dos ângulos testados para os Exemplos 1 a 3 e a Figura 3, o ganho graficamente ao longo dos mesmos ângulos testados para os Exemplos 4 a 7. As Amostras Controle não revestidas, que não contêm camada de difusão, exibiram um ganho óptico máximo desejavelmente alto de cerca de 1,18 a cerca de 1,4; essas amostras exibiram, entretanto, um ângulo de observação indesejavelmente estreito devido à formação de manchas quentes. A formação de manchas quentes pode ser observada graficamente na Figura 1 por meio da forma da curva de ganho, que possui um pico no ângulo normal (ângulo de incidência de 0o) e numericamente por um desvio padrão de ganho de mais de 11%. Por outro lado, o desvio padrão do ganho dos exemplos
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 22/26
14/15 de acordo com a presente invenção foi de menos de 2%. A camada de difusão de E/MAME e partículas de aumento da difusão de pigmento serviram para controlar o ganho óptico da tela de maneira uniforme e eliminar a formação de manchas quentes.
TabelaI
Amostra Ganho
Espessura do revestimento (pm / mils) % deTiO2 Número de lados revestidos Média Desvio padrão (%) Máx. Mín.
Controle 1 0/0 0% NA 0,97 11,0% 1,18 0,79
Exemplo 1 101,6/4 3% 2 0,99 1,5% 1,03 0,96
Exemplo 2 101,6/4 2% 2 0,96 1,0% 0,98 0,95
Exemplo 3 127/5 2% 2 0,97 1,4% 1,02 0,95
Controle 2 0/0 0% NA 1,09 13,3% 1,36 0,90
Exemplo 4 101,6/4 3% 1 1,00 2,0% 1,05 0,98
Exemplo 5 101,6/4 2% 2 1,00 1,3% 1,05 0,98
Exemplo 6 101,6/4 3% 2 1,07 1,6% 1,11 1,04
Exemplo 7 203,2 / 8 3% 2 1,03 1,4% 1,07 1,01
3M Vinil PS 0,90 3,3% 0,96 0,84
Draper FG Branco 0,91 4,7% 1,00 0,85
Draper M1300 0,89 3,0% 0,94 0,85
[0034] A Tabela 2 inclui as medições de brilho e refletância tomadas sobre amostras de substrato de Tyvek® 1085D, 1443R e 1079 (não
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 23/26
15/15 revestido) bem como amostras disponíveis comercialmente de filme de poliéster com microlacunas RE240 disponível por meio da Teijin DuPont Films Japan Ltd. (Tóquio, Japão), folha de poliéster microcelular em forma de espuma MCPET disponível por meio da Furukawa América, Inc. (Peachtree City, Geórgia) e uma tela revestida com vinil comercial disponível por meio da Draper, Inc. (Spiceland, Indiana).
Tabela 2
Amostra % de Refletância R médio R550 % de Brilho 20 60 85
Tyvek® 1085D 91,94 92,24 2,1 8,4 5,0
Tyvek® 1079 85,41 85,56 2,0 7,9 6,2
Tyvek® 1443R 88,64 89,22 1,9 7,8 5,2
DTF RE240 97,03 98,28 7,4 48,5 89,3
MCPET 97,59 98,74 96,3 96,8 96,6
Draper FG Branco 79,89 81,81 1,6 5,0 3,4
Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 24/26

Claims (7)

  1. Reivindicações
    1. TELA DE PROJEÇÃO DO TIPO REFLETIVA, caracterizada pelo fato de que compreende:
    a) um substrato de sustentação refletor de luz com duplo propósito, que possui uma superfície frontal e uma superfície traseira que compreende pelo menos uma folha de filme-fibrila plexifilamentar de fiação rápida não pigmentada tendo uma espessura entre cerca de 127 pm a cerca de 381 pm e tendo uma refletância de luz de mais de cerca de 85% e um brilho de menos de cerca de 10% quando medido em um ângulo de incidência de 60°; e
    b) uma camada de difusão óptica que cobre a superfície frontal do substrato tendo uma espessura de entre cerca de 5,08 pm a cerca de 381 pm e compreendendo um polímero transmissivo de luz processável por fusão contendo partículas de aumento da difusão;
    em que a tela de projeção possui um ganho óptico de entre cerca de 0,90 a cerca de 2,0 e em que o ganho óptico desvia em não mais de cerca de 8% ao longo de ângulos de observação entre -60° a +60°.
  2. 2. TELA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a camada de difusão óptica contém menos de cerca de 10% em peso de partículas de aumento da difusão com base no peso do polímero processável por fusão.
  3. 3. TELA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o substrato compreende um polímero selecionado a partir do grupo que consiste em polietileno, polipropileno, poliéster, resina de acetil polioximetileno e poliamida.
  4. 4. TELA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a camada de difusão óptica compreende um polímero selecionado a partir do grupo que consiste em polímeros de polietileno e suas misturas, polímeros de polipropileno, copolímeros de propileno e etileno, copolímeros de
    Petição 870180164115, de 17/12/2018, pág. 25/26
    2/2 etileno, copolimeros de etileno e acetato de vinila, copolimeros de etileno e acrilato, misturas de copolimeros de etileno, misturas de copolimeros de etileno com E/MAME e E/MAME.
  5. 5. TELA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que as partículas de aumento da difusão compreendem um pigmento selecionado a partir do grupo que consiste em dióxido de titânio e carbonato de cálcio.
  6. 6. TELA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente uma camada de fundo que cobre a superfície traseira do substrato que compreende polímero processável por fusão que contém um agente opacificante.
  7. 7. TELA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a camada de difusão é formada sobre a superfície do substrato por meio de moldagem, extrusão, laminação térmica ou laminação por adesivo.
BRPI0906097A 2008-03-04 2009-03-04 Tela de projeção do tipo refletivo BRPI0906097B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US6800008P 2008-03-04 2008-03-04
US61/068,000 2008-03-04
PCT/US2009/036006 WO2009111548A1 (en) 2008-03-04 2009-03-04 Improved reflection-type projection screen

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0906097A2 BRPI0906097A2 (pt) 2015-06-30
BRPI0906097B1 true BRPI0906097B1 (pt) 2019-02-26
BRPI0906097B8 BRPI0906097B8 (pt) 2023-01-31

Family

ID=40756364

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0906097A BRPI0906097B8 (pt) 2008-03-04 2009-03-04 Tela de projeção do tipo refletivo

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8014066B2 (pt)
EP (1) EP2250532B1 (pt)
JP (1) JP5161982B2 (pt)
KR (1) KR101623995B1 (pt)
CN (1) CN101960379B (pt)
BR (1) BRPI0906097B8 (pt)
WO (1) WO2009111548A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8783873B2 (en) * 2010-09-30 2014-07-22 Palomar Display Products, Inc. Image system
TWI475723B (zh) * 2010-12-16 2015-03-01 Ind Tech Res Inst 發光元件
US9448465B2 (en) 2012-01-11 2016-09-20 Joseph Luis Ramirez Projection screen with gold coated projection receiving surface
US8570651B1 (en) * 2012-06-04 2013-10-29 Hae-Yong Choi Both side screen for combined use of 2D/3D images
JP2014123033A (ja) * 2012-12-21 2014-07-03 Dainippon Toryo Co Ltd 基材とレンズ状粒子との複合材料及びその製造方法
CN103131076B (zh) * 2013-01-25 2015-03-25 福建奥峰科技有限公司 一种具阻燃效果的透气膜专用料及其制备方法
EP3663851B1 (en) 2014-03-10 2021-10-27 Dolby Laboratories Licensing Corporation High performance screens for laser projection
CN108292090B (zh) * 2015-12-02 2019-04-26 Jxtg能源株式会社 反射型透明屏幕和具有该反射型透明屏幕的图像投影装置
US11722648B2 (en) * 2020-07-07 2023-08-08 Mirraviz, Inc. Reflective display
CN112738489B (zh) * 2020-12-23 2021-12-07 深圳市火乐科技发展有限公司 投影设备控制方法、装置、介质及电子设备

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3752733A (en) 1969-10-29 1973-08-14 Monsanto Co Bonded nonwoven fibrous product
US3922424A (en) * 1972-05-22 1975-11-25 Monsanto Co Non-woven fibrous material bonded with ethylene/vinyl chloride interpolymers
US5140460A (en) * 1990-11-07 1992-08-18 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Motion-picture screen
JP2926454B2 (ja) 1992-10-02 1999-07-28 大日本印刷株式会社 反射型映写スクリーン
JP2944926B2 (ja) * 1996-02-29 1999-09-06 大日本印刷株式会社 反射型映写スクリーン
US6144491A (en) * 1996-02-29 2000-11-07 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Reflection-type projection screen
JPH1039418A (ja) * 1996-07-19 1998-02-13 Kimoto & Co Ltd 反射型スクリーンおよびその製造方法
JP3332211B2 (ja) * 1998-01-07 2002-10-07 株式会社きもと プロジェクタ用反射型スクリーン
US6530664B2 (en) * 1999-03-03 2003-03-11 3M Innovative Properties Company Integrated front projection system with enhanced dry erase screen configuration
JP3876718B2 (ja) * 2002-01-15 2007-02-07 オーエス工業株式会社 映写用スクリーン
US6724529B2 (en) * 2002-04-17 2004-04-20 Howard Sinkoff Reflection-type projection screens
AU2003264392A1 (en) * 2002-10-11 2004-05-04 Yupo Corporation Screen
JP2006243453A (ja) * 2005-03-04 2006-09-14 Toray Ind Inc スクリーン
US7660040B2 (en) * 2005-05-17 2010-02-09 E. I. Du Pont De Nemours And Company Diffuse reflective article
US7253953B2 (en) * 2005-08-29 2007-08-07 Stewart Filmscreen Corporation Polymer sheet for projection screen

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0906097A2 (pt) 2015-06-30
EP2250532A1 (en) 2010-11-17
EP2250532B1 (en) 2018-10-17
US20090225416A1 (en) 2009-09-10
WO2009111548A1 (en) 2009-09-11
US8014066B2 (en) 2011-09-06
JP2011513793A (ja) 2011-04-28
CN101960379B (zh) 2012-04-25
KR20100124794A (ko) 2010-11-29
BRPI0906097B8 (pt) 2023-01-31
CN101960379A (zh) 2011-01-26
KR101623995B1 (ko) 2016-05-24
JP5161982B2 (ja) 2013-03-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0906097B1 (pt) Tela de projeção do tipo refletiva.
US7365906B2 (en) Projection screen and projection system containing same
ES2629447T3 (es) Pantalla de retroproyección
US6381068B1 (en) Reflective projection screen and projection system
US6744558B2 (en) Back face transmission screen
US6607794B1 (en) Light-reflecting molded articles and methods of making the same
US7522339B2 (en) High contrast projection systen
JP5239097B2 (ja) 背面映写可能な産業資材シート
JP2002098808A (ja) 面光源反射部材用白色積層ポリエステルフィルム
JPH10104747A (ja) 反射型映写スクリーン
JP5376230B2 (ja) 背面映写可能な産業資材シートの製造方法
WO2010018878A1 (ja) 照明装置用反射フィルム
JPH086160A (ja) 反射型映写スクリーン
JPH09160132A (ja) 透過型スクリーン
JPH0934012A (ja) 反射型映写スクリーン
WO2002103416A1 (en) The light-diffusing film and composition for the same
JP2008032777A (ja) 光制御シート
JP2001226501A (ja) 面光源反射部材用白色ポリエステルフィルム
JP3028352B2 (ja) 透過型スクリーン
JP2788173B2 (ja) 映写用反射型スクリーン材
KR20060112818A (ko) 투사형 백색 스크린
JP2993421B2 (ja) 反射型映写スクリーン
JP2021179482A (ja) シート及び画像投影システム
JP2002107827A (ja) 反射型スクリーン
JPH07270917A (ja) 反射型スクリーン

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/03/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: DUPONT SAFETY AND CONSTRUCTION, INC. (US)