BRPI0905586A2 - composição e uso de composto cosmético para aplicação dermatológica - Google Patents

composição e uso de composto cosmético para aplicação dermatológica Download PDF

Info

Publication number
BRPI0905586A2
BRPI0905586A2 BRPI0905586-0A BRPI0905586A BRPI0905586A2 BR PI0905586 A2 BRPI0905586 A2 BR PI0905586A2 BR PI0905586 A BRPI0905586 A BR PI0905586A BR PI0905586 A2 BRPI0905586 A2 BR PI0905586A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
dermatological
cosmetic compound
composition
rutin
cosmetic
Prior art date
Application number
BRPI0905586-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Tonino Meneghetti
Maria Lucia Carrara
Original Assignee
Antonio Meneghetti Ind E Com De Artigos De Vestuario Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Antonio Meneghetti Ind E Com De Artigos De Vestuario Ltda filed Critical Antonio Meneghetti Ind E Com De Artigos De Vestuario Ltda
Priority to BRPI0905586A priority Critical patent/BRPI0905586A8/pt
Publication of BRPI0905586A2 publication Critical patent/BRPI0905586A2/pt
Publication of BRPI0905586A8 publication Critical patent/BRPI0905586A8/pt

Links

Landscapes

  • Cosmetics (AREA)

Abstract

Composição e uso de composto cosmético para aplicação dermatológica A invenção refere-se à composição e uso de composto cosmético para uso humano consistente em extrato da planta Hedychium coronarium (lírio do brejo) encontrada no Recanto Maestro em percentuais aceitáveis e úteis ao tratamento cosmético humano.

Description

Composição e uso de composto cosmético para aplicaçãodermatológica
Setor tecnológico da invenção:
A presente invenção, objeto deste relatório descritivo, diz respeito àcomposição e uso de composto cosmético para uso humano consistente na rutinaoriunda da planta Hedychium coronarium (lírio do brejo) encontrada no RecantoMaestro.
Descrição do estado da técnica conhecido:
Atualmente, existem diversas utilizações de rutina na áreacosmética, incluindo estabilidade e estudo de penetração cutânea em vidro darutina veiculada em uma emulsão cosmética através de um modelo debiomembrana alternativo, conforme destacam na literatura de André Rolim Baby,Carlos Alberto Haroutiounian-Filho, Fernanda Daud Sarruf, Carlos RobertoTavante-Júnior, Claudinéia Aparecida Sales de Oliveira Pinto, Vivian Zague,Elizabeth Pinheiro Gomes Arêas, Telma Mary Kaneko, Maria Valéria RoblesVelasco. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences vol. 44, n. 2, abr./jun.,2008
A rutina é empregada como antioxidante e na prevenção dafragilidade capilar. Estudos de penetração em vidro através da pele humana seriaa situação ideal, entretanto, há dificuldades de sua obtenção e manutenção desua viabilidade. Entre os demais modelos de membrana, a muda de pele decobra se apresenta como extrato córneo puro, fornecendo barreira similar aohumano e é obtida sem a morte do animal. Os objetivos desta pesquisa foramdesenvolver e avaliar a estabilidade de uma emulsão cosmética contendo rutinae, como promotor de penetração cutânea, o propilenoglicol; e avaliar apenetração e a retenção cutânea em vidro da referida substância ativa daformulação, empregando um modelo de biomembrana alternativo. A emulsão foidesenvolvida com rutina e propilenoglicol, ambos a 5,0% p/p. Quantificou-se arutina das emulsões por espectrofotometria a 361,0 nm, método previamentevalidado. A penetração e retenção cutânea em vidro foram realizadas em célulasde difusão vertical com muda de pele de cobra de Crotalus durissus, comomodelo de biomembrana alternativo, e água destilada e álcool etílico absoluto99,5% (1:1), como fluido receptor. O experimento foi conduzido em um períodode seis horas, a 37,0 ± 0,5 oC e agitação constante de 300 rpm. Empregou-se ométodo espectrofotométrico validado a 410,0 nm para a quantificação da rutinaapós penetração e retenção cutânea. A emulsão não promoveu a penetraçãocutânea da rutina através da muda de pele de C. durissus, retendo 0,931 ±0,0391 pg de rutina/mg de muda de pele de cobra. Nas condições dearmazenamento a 25,0 ± 2,0 oC; 5,0 ± 0,5 oC e 45,0 ± 0,5 oC, a emulsãoapresentou-se quimicamente estável durante 30 dias. De acordo com osresultados, a emulsão não favoreceu a penetração cutânea da rutina, masapenas sua retenção no estrato córneo de C. durissus, condição consideradaestável no período de 30 dias.
Outra utilização é a associação da Rutina com p-Metoxicinamato deOctila e Benzofenona-3: Avaliação em vidro da Eficácia Fotoprotetora porEspectrofotometria de Refletância, conforme defendido por Maria V.R.VELASCO, Tatiana S. BALOGH, Carla A. PEDRIALI, Fernanda D.SARRUF.CIaudinéia A.S.O. PINTO, Telma M. KANEKO & André R. BABY. Lat.Am. J. Pharm. 27 (1): 23-7 (2008).
Basicamente, existe a tendência atual de desenvolvimento defotoprotetores possuindo reduzida concentração de filtros químicos e de proteçãoelevada frente às radiações UVA e UVB. O presente trabalho propôs a obtençãoe a avaliação da eficácia em vidro de fotoprotetores contendo rutina, um flavonolglicosídico provido de propriedades antioxidantes, associada ou não a filtrossolares orgânicos UVA (benzofenona-3) e UVB (p-metoxicinamato de octila). Asformulações foram avaliadas em vidro por espectrofotometria de refletância comesfera integrada, quanto aos seguintes parâmetros: fator de proteção solarestimado (FPS), comprimento de onda crítico (nm) e razão UVA/UVB. A eficáciafotoprotetora da rutina a 0,1%p/p apresentou-se dependente da concentração epresença dos filtros químicos UVA e UVB, sendo que houve sinergismo naelevação do FPS, de 7,34 ± 0,24 para 9,97 ± 0,18, quando o flavonóide foiassociado com os filtros nas concentrações mínimas. A rutina não associada aosfiltros químicos exerceu proteção frente à radiação UVA superior à formulaçãoausente de compostos ativos e às suas associações.
Indo adiante no estado da técnica, temos a avaliação daestabilidade de máscaras faciais peel-off contendo rutina, de autoria deNishikawa, D.O.; Zague, V.; Pinto, C.A.S.O.; Vieira, R.P.; Kaneko, T.M.; Velasco,M.V.R.; Baby, A.R. Rev. Ciênc. Farm. Básica Apl., v. 28, n.2, p.227-232, 2007.
Máscaras faciais peel-off baseiam-se em resinas vinílicasformadoras de filme. O álcool polivinílico (PVOH) é amplamente utilizado nesteproduto cosmético e interfere nas propriedades da película formada. A rutina,flavonóide da classe dos flavonóis, é empregada como potente antioxidante. Opresente estudo contemplou como objetivo a avaliação da estabilidade física,físico-química e química de máscaras faciais peeloff contendo rutina, adicionadaou não de agente quelante, EDTA dissódico. Máscaras faciais peel-off foramdesenvolvidas com 12,0% p/p de PVOH e 0,05%p/p de rutina. As amostras emestudo foram avaliadas quanto ao valor de pH, viscosidade aparente (cP) e teorda rutina remanescente nas amostras quantificada por espectrofotometria naderivada de primeira ordem a 410,0 nm, previamente validada; durante 45 diasnas seguintes condições de armazenamento: (1) 40,0 + 0,5 oC; (2) exposição àluz solar indireta e direta, à temperatura ambiente (22 + 2 oC); e (3) 5,0 + 0,5 oC.Verificou-se que a presença do EDTA Na2 (0,1% p/p) na formulação contribuiupara elevar a estabilidade da rutina nas condições de 22 ± 2 °C e 5,0 ± 0,5 °C.Sem a presença do agente quelante, o princípio ativo sofreu degradação emtodas as temperaturas de armazenamento. Observou-se que valor de pH paraambas as preparações apresentou tendência para redução quando estas foramarmazenadas a 40,0 ± 0,5 °C, porém, não interferiu na estabilidade da rutina. Osresultados permitem concluir que o EDTA Na2 contribuiu para elevar aestabilidade do flavonóide na máscara facial peel-off elaborada com PVOH emcondições consideradas normais e de temperaturas reduzidas de armazenamento(22 ± 2 °C e 5,0 ± 0,5 °C).
A rutina (3-O-rutinosídeo-quercetina), flavonóide da classe dosflavonóis, é empregada como potente antioxidante, na prevenção ou tratamentoda insuficiência venosa ou linfática e da fragilidade ou permeabilidade capilar(Bruneton, 1991).Existem alguns produtos cosméticos já conhecidos no mercado queutilizam rutina na sua composição, como os a seguir destacados:
1. - Venoxyl: Rico em bioflavonóides (rutina e quercitina), escina etaninos; Atua sobre a micro-circulação superficial aumentando a permeabilidade evascularização dos vasos capilares superficiais; Reduz reações inflamatórias ealérgicas; Possui ação atin-radicais iivres; Ativaaor ao metabolismo ceiuia.
2. - Farmaderm: CREME PARA OLHEIRAS E ANTI-SINAIS:Desenvolvido à base de DMAE1 Lotus Rutina, Haloxyl e Ginkgo bilobaLipossomada, ameniza linhas de expressão, promove firmeza a pele, suaviza asolheiras e inchaço ao redor dos olhos, proporcionando um efeito iluminador,rejuvenescendo o olhar.
3. - Viafarma: PHYTEXCELL GREEN TEA: É uma tecnologia únicade microondas que resulta em um extrato do chá verde, livre de resíduos desolventes orgânicos e preservativos. Dentre dos ativos que constituem oPhytexcell Green Tea, a cafeína e a teofilina possuem ação estimulante elipolítica, os flavoides (quercetina e rutina) possuem vitamina P e retiramradiacais, e os taninos, catequina e epicatequina-3-0-galato, são adstringentes eantioxidante
4. - COFFEESKIN: O CoffeeSkin é um complexo de extrato dasemente do café, rutina, cafeína vetorizada e carcinina que propiciam efeitoantioxidante. Entre todas as teorias e reconlhecimento, o conceito de radicaislivres tem recebido maior atenção científica. Cada vez mais os estudos estãovoltados para a busca de antioxidantes mais potentes. CoffeeSkin é um potenteantioxi-dante natural (flavonóides e polife nóis do café) e de ação global. Inibem aperoxidação lipídica, além de atuar nos radicais hidrofilicos e lipofílicos ao mesmotempo protegendo o DNA e a célula como um todo. Cafeína Natural e VetorizadaCoffee Skin possui exclusiva combinação de cafeína natural (derivada dasemente do café) mais a cafeína vetorizada obtida por tecnologia. O produtoestimula a lípolise sem comprometer o metabolismo celular. Esta ação lipolítica éacompanhada por um efeito regenerador sobre o tecido conjuntivo cricundante, oque estimula a micro-circulação, favorece as trocas celulares econsequentemente, melhora a aparência da pele. Essa associação balanceada eestável de princípios ativos especialmente selecionados por seus efeitoscomplementares promove uma ação remodelante facial, além de também reduzira formação de bolsas ao redor dos olhos.
Descrição detalhada da invenção:
A planta Hedychium coronarium, coletada no Racanto Maestro emSão João do Polesine, Rio Grande do Sul, em que foi retirada a flor para análisee posterior uso em produtos cosméticos, é de uma região única, onde não existepoluição, a natureza é abundante, a água é pura e esta não teve nenhumautilização até agora, fazendo então parte de um projeto sustentável.
A maciez e delicadeza das flores brancas do Hedychiumcoronarium, conhecida como lírio do brejo, colhida nas margens dos riachos doRecanto Maestro, proporcionam efeitos hidratantes, revitalizantes, regeneradorese potente efeito anti-envelhecimento devido a alta concentração de flavonóides.Possui atividade anti-inflamatória e anti-oxidante, reforça os micro vasos ecapilares, combate a formação de edemas e eritemas foto-induzidos.
A rutina extraída da planta Hedychium coronarium forma umcomplexo com os radicais livres, protegendo as estruturas vasculares contra suaação lesiva, pois possui ação antilipoperoxidante, impedindo a oxigenação dasgorduras. Também possui efeito adstringente e seborregulador devido a presençade taninos.
O extrato foi preparado por meio de maceração estática da drogavegetal em 70% de água e 30% de propilenoglicol (solvente hidroglicólico)adicionado 300g da flor em Ilitro deste solvente hidroglicólico. Foram deixadosmacerar em vidro âmbar por uma semana. Após filtração e medidas de pH, obtidoextrato a 30%.
Para a preparação do cosmético foi usado 10% do extratohidroglicólico da flor do hedychium coronarium (lírio do brejo coletado no RecantoMaestro), foi adicionado a base cremosa facial e em outras bases como xampu,sabonete líquido, loção, gel creme, tônico creme contorno dos olhos econdicionador. Também é possível a utilização de percentuais menores oumaiores do extrato hidroglicólico da flor do hedychium coronarium, tais comoentre 2% e 30%, preferencialmente entre 4% e 15%.
Efeitos referentes ao óleo essencial: (cineol) limpante, antisepticomédio, refrescante (IinaIoI) regenerador da pele, cicatrizante, antioxidante,imunoestimulante
Ainda com o benefício de agregar aos efeitos dos ativos como arutina os efeitos do óleo essencial da planta.
A análise da planta seca, parte coletada da flor, laboratórioHerbarium, feito em 27 de março de 2009 teve como resultados a identificação:
Presença de Taninos, Leucoantocianidinas,Flavonóides,Cumarina1Esteroides e ou triterpenos e grupo amino.
- Pela Cromatografia em Camada Delgada feita pelo laboratórioHerbarium foi identificado o Flavonóide Rutina.
- Pela Análise do laboratório de farmacognosia e Controle de
Qualidade de Fitoderivados da Faculdade de Farmácia /UFRGS, foi extraído pordestilação a vapor e analisado o óleo essencial da planta-flor Hedychiumcoronarium, lírio do brejo, conforme resultado da Qualifito.
<table>table see original document page 7</column></row><table><table>table see original document page 8</column></row><table>
Há também a possibilidade de composição da rutina oriunda daplanta Hedychium coronarium com Aloe Vera para aplicação cosmética, pois éum excelente auxiliar para o restabelecimento do equilíbrio fisiológico, tem açãoregeneradora, tônica e emoliente, age diretamente nas diferentes camadas dapele. Os nutrientes contribuem para manter a elasticidade, produzindoflexibilidade, tonificação, hidratação e proteção à pele.
Por fim, destaca-se que as corporificações descritas neste pedidode patente são apenas para exemplificar a presente invenção, mas não paralimitar o escopo da mesma. Conseqüentemente, qualquer modificação ouvariação equivalente de acordo com o espírito da presente invenção é paratambém ser incluída dentro do escopo desta. Destaca-se, ainda, que o presentepedido de patente de invenção preenche os requisitos de novidade, atividadeinventiva, aplicação industrial e suficiência descritiva exigidos por lei, devendo seconcedida a patente de invenção.

Claims (6)

1. Composição de composto cosmético para aplicaçãodermatológica, caracterizada pelo composto cosmético resultante apresentarde 2% a 30% de extrato hidroglicólico da flor do hedychium coronarium,preferencialmente de 4% a 15% de extrato hidroglicólico da flor do hedychiumcoronarium, e ainda mais preferencialmente de 10% de extrato hidroglicólico daflor do hedychium coronarium.
2. Composição de composto cosmético para aplicaçãodermatológica, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo compostocosmético resultante ser adicionado a base facial cremosa, xampus, saboneteslíquidos, loções, géis creme, tônicos creme, cremes para contorno dos olhos econdicionadores.
3. Composição de composto cosmético para aplicaçãodermatológica, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por sercomposta adicionalmente por aloe vera.
4. Uso de composto cosmético para aplicação dermatológica,de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela aplicação para tratamentodermatológico.
5. Uso de composto cosmético para aplicação dermatológica,de acordo com as reivindicações 1 e 4, caracterizado pela composição adicionalde aloe vera na aplicação para tratamento dermatológico.
6. Uso de composto cosmético para aplicação dermatológica,de acordo com a reivindicações 1, 4 e 5, caracterizado pela aplicação paratratamento dermatológico contra rugas, hidratação da face e fragilidade capilar.
BRPI0905586A 2009-12-21 2009-12-21 Composição e uso de composto cosmético para aplicação dermatológica BRPI0905586A8 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0905586A BRPI0905586A8 (pt) 2009-12-21 2009-12-21 Composição e uso de composto cosmético para aplicação dermatológica

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0905586A BRPI0905586A8 (pt) 2009-12-21 2009-12-21 Composição e uso de composto cosmético para aplicação dermatológica

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0905586A2 true BRPI0905586A2 (pt) 2011-08-23
BRPI0905586A8 BRPI0905586A8 (pt) 2017-10-10

Family

ID=44484629

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0905586A BRPI0905586A8 (pt) 2009-12-21 2009-12-21 Composição e uso de composto cosmético para aplicação dermatológica

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0905586A8 (pt)

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3342465A1 (en) 2016-12-30 2018-07-04 Bayer Consumer Care AG Hedychium extract and compositions thereof and their use in the treatment of skin affected by harmful environmental influences
WO2019110887A1 (fr) * 2017-12-08 2019-06-13 Societe D'exploitation De Produits Pour Les Industries Chimiques Seppic Nouveau procédé anti-stress de la peau induit par l'exposition à la lumière bleue

Cited By (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3342465A1 (en) 2016-12-30 2018-07-04 Bayer Consumer Care AG Hedychium extract and compositions thereof and their use in the treatment of skin affected by harmful environmental influences
WO2018121973A1 (en) 2016-12-30 2018-07-05 Societe D'exploitation De Produits Pour Les Industries Chimiques Seppic Composition comprising a plant extract of the specie hedychium coronarium, for use in a method for treatment of the human body by therapy
WO2019110887A1 (fr) * 2017-12-08 2019-06-13 Societe D'exploitation De Produits Pour Les Industries Chimiques Seppic Nouveau procédé anti-stress de la peau induit par l'exposition à la lumière bleue
FR3074684A1 (fr) * 2017-12-08 2019-06-14 Societe D'exploitation De Produits Pour Les Industries Chimiques Seppic Nouveau procede anti-stress de la peau induit par l'exposition a la lumiere bleue
CN112105421A (zh) * 2017-12-08 2020-12-18 化工产品开发公司Seppic 用于减轻蓝光诱导的应激对皮肤的影响的新型方法
JP2021515028A (ja) * 2017-12-08 2021-06-17 ソシエテ・デクスプロワタシオン・デ・プロデュイ・プール・レ・アンデュストリー・シミック・セピックSociete D’Exploitation De Produits Pour Les Industries Chimiques Seppic 皮膚に及ぼす青色光誘発ストレスの影響を低減する新規な方法

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0905586A8 (pt) 2017-10-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2749750C (en) Skin care compositions and methods of use thereof
ES2697773T3 (es) Uso cosmético y/o dermatológico de un extracto de hojas de Hamamelis virginiana
PT1392282E (pt) Composições dermatológicas e cosméticas
CN104135993B (zh) 耐光的防晒组合物
BR102013030307A2 (pt) Sistemas de dois componentes para liberar ácido ascórbico estabilizado
KR102142311B1 (ko) 텐저레틴을 함유하는 피부 외용제 조성물
CN109481370A (zh) 一种舒缓抗过敏抗刺激护肤组合物及其制备方法和应用
CN110573136B (zh) 用于改善头发保湿力的化妆品组合物
JP3787566B2 (ja) 男性の皮膚および毛髪を手入れするための化粧品組成物
US10363212B2 (en) Aesculus hippocastanum extract
BRPI1106832A2 (pt) Composições que compreendem extratos de lilium martagon e usos das mesmas
KR100638053B1 (ko) 소루쟁이 추출물을 유효성분으로 함유하는 피부자극 완화용화장료 조성물
KR101056756B1 (ko) 생약재 추출물을 함유하는 화장료 조성물
BRPI0905586A2 (pt) composição e uso de composto cosmético para aplicação dermatológica
KR102525901B1 (ko) 지면패랭이꽃 추출물을 포함하는 항노화용 피부외용제 조성물
JP2002080322A (ja) 日光浴後の皮膚を手当し、そして冷やすための化粧用または皮膚科学用配合物
KR20190137328A (ko) 병아리꽃나무 추출물을 포함하는 항노화용 피부외용제 조성물
KR20030005258A (ko) 케라틴 물질의 화장용 처리에 있어서의 알콜디하이드로게나아제 저해제의 용도
ES2285187T3 (es) Utilizacion de un extracto de chrysantellum indicum para el tratamiento del acne rosacea.
BR112017026097B1 (pt) Processo para a preparação de um extrato de gentiana acaulis e/ou de gentiana septemfida
KR102518763B1 (ko) 일엽초 추출물 및 민들레 전초 추출물을 포함하는 피부장벽 강화용 화장료 조성물
FR3008890B1 (fr) Extrait de chene, composition comprenant ledit extrait et utilisations notamment cosmetiques
RU2454217C1 (ru) Косметическое средство для ухода за кожей лица, тела и волосами (варианты)
EP2314277B1 (en) External preparation for skin, and wrinkle-repairing agent
KR102628074B1 (ko) 꿩의밥 추출물을 포함하는 항노화용 피부외용제 조성물

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 8, 10, 11, 13, 24 E 25 DA LPI

B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: ANTONIO MENEGHETTI IND. E COM. DE ARTIGOS DE VESTU

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A61Q 19/00 (2006.01)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ONIOTAN DO BRASIL LTDA (BR/RS)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: MARIA LUCIA TEIXEIRA DE SOUZA CARRARA (BR/RS)