BRPI0905189A2 - ferramenta de impacto - Google Patents

ferramenta de impacto Download PDF

Info

Publication number
BRPI0905189A2
BRPI0905189A2 BRPI0905189-9A BRPI0905189A BRPI0905189A2 BR PI0905189 A2 BRPI0905189 A2 BR PI0905189A2 BR PI0905189 A BRPI0905189 A BR PI0905189A BR PI0905189 A2 BRPI0905189 A2 BR PI0905189A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tool
impact
bit
tool holder
holder
Prior art date
Application number
BRPI0905189-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Hiroki Ikuta
Masao Miwa
Takuya Sumi
Original Assignee
Makita Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Makita Corp filed Critical Makita Corp
Publication of BRPI0905189A2 publication Critical patent/BRPI0905189A2/pt
Publication of BRPI0905189B1 publication Critical patent/BRPI0905189B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25DPERCUSSIVE TOOLS
    • B25D17/00Details of, or accessories for, portable power-driven percussive tools
    • B25D17/11Arrangements of noise-damping means
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25DPERCUSSIVE TOOLS
    • B25D17/00Details of, or accessories for, portable power-driven percussive tools
    • B25D17/08Means for retaining and guiding the tool bit, e.g. chucks allowing axial oscillation of the tool bit
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25DPERCUSSIVE TOOLS
    • B25D17/00Details of, or accessories for, portable power-driven percussive tools
    • B25D17/24Damping the reaction force
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25DPERCUSSIVE TOOLS
    • B25D2211/00Details of portable percussive tools with electromotor or other motor drive
    • B25D2211/003Crossed drill and motor spindles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25DPERCUSSIVE TOOLS
    • B25D2217/00Details of, or accessories for, portable power-driven percussive tools
    • B25D2217/0011Details of anvils, guide-sleeves or pistons
    • B25D2217/0019Guide-sleeves
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25DPERCUSSIVE TOOLS
    • B25D2222/00Materials of the tool or the workpiece
    • B25D2222/54Plastics
    • B25D2222/57Elastomers, e.g. rubber
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25DPERCUSSIVE TOOLS
    • B25D2250/00General details of portable percussive tools; Components used in portable percussive tools
    • B25D2250/345Use of o-rings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Percussive Tools And Related Accessories (AREA)

Abstract

FERRAMENTA DE IMPACTO. Um objetivo da invenção consiste em reduzir o ruido causado pelo deslocamento de uma broca de ferramenta em uma ferramenta de impacto. A ferramenta de impacto representativa de acordo com a invenção inclui um suporte de ferramenta 137 que aloja uma broca de ferramenta 119, de tal maneira que a broca de ferramenta possa se movimentar tinearmente em sua direção axial, e um barril 108 que é integralmente conectado ao suporte de ferramenta 137. A ferramenta de impacto inclui adicionalmente um elemento elástico 155 que é disposto entre uma superfície circunferencial interna do suporte de ferramenta 137 e uma superfície circunferencial externa da broca de ferramenta 119 em uma região de extremidade da broca de ferramenta 119 no lado do barril e conectado intimamente ao suporte de ferramenta 137 e à broca de ferramenta 119 ao longo de um comprimento pré-determinado da broca de ferramenta 119 na direção axial. O elemento elástico 155 aplica uma força de inclinação para evitar um deslocamento da broca de ferramenta 119 em uma direção transversal à direção axial. Adicionalmente, um elemento intermediário 145 entra em contato de ponto com a broca de ferramenta 119 em sua linha central axial. Desenhos Representativos: Figura 1.

Description

"FERRAMENTA DE IMPACTO"
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Campo da Invenção
A invenção refere-se a uma redução de ruído em uma ferramenta deimpacto tal como um martelete e uma furadeira de impacto.
Descrição da Técnica Relacionada
A publicação de patente japonesa ns 2646108 revela uma ferramenta deimpacto que executa uma operação de martelamento em uma peça de trabalho talcomo concreto. Quando a broca de ferramenta é acionada e a operação demartelamento é executada, a broca de ferramenta recebe uma força de reação da peçade trabalho.
Em muitos casos, a força de reação inclui não somente componentesaxiais, mas também componentes radiais, de modo que a broca de ferramenta sesubmete a um deslocamento em uma direção radial. Tal deslocamento radial é causadonão somente na broca de ferramenta, mas também em um elemento intermediário talcomo um parafuso de impacto, pois o parafuso de impacto está em contato com a brocade ferramenta. Quando a broca de ferramenta e o parafuso de impacto se submetem aodeslocamento radial e golpeiam um suporte de ferramenta para retê-lo, um som demetal contra metal causado por tal golpeamento gera ruído para o exterior através dosuporte de ferramenta e do barril conectado ao suporte de ferramenta.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Assim sendo, um objetivo da invenção consiste em reduzir efetivamente oruído que é causado pelo deslocamento de uma broca de ferramenta em umaferramenta de impacto.
Um objetivo descrito acima pode ser alcançado por uma invençãoreivindicada. A ferramenta de impacto representativa de acordo com a invenção incluium suporte de ferramenta que aloja a broca de ferramenta e um barril integralmenteconectado ao suporte de ferramenta. A ferramenta de impacto inclui ainda um elementode percussão alojado no interior do barril para executar um movimento linear e umelemento intermediário também alojado no interior do barril para ser acionado peloelemento de percussão para se mover linearmente na direção axial para o contato coma broca de ferramenta, transmitindo assim uma força de acionamento para a broca deferramenta. O elemento intermediário entra em contato de ponto com a broca deferramenta em sua linha central axial. Ao menos o elemento intermediário ou a broca deferramenta pode ser formado com uma superfície esférica a fim de fornecer o contato deponto.
A ferramenta de impacto inclui adicionalmente um elemento elástico que édisposto entre uma superfície circunferencial interna do suporte de ferramenta e umasuperfície circunferencial externa da broca de ferramenta em uma região deextremidade da broca de ferramenta no lado do barril e conectada intimamente aosuporte de ferramenta e a broca de ferramenta por um comprimento pré-determinado dabroca de ferramenta na direção axial. Com esta construção, o elemento elástico aplicauma força de inclinação para evitar um deslocamento da broca de ferramenta em umadireção transversal à direção axial.
De acordo com a invenção, quando a broca de ferramenta se submete aodeslocamento em uma direção transversal à direção axial pela força de reação aplicadaa partir da peça de trabalho para a broca de ferramenta durante uma operação daferramenta de impacto, o elemento elástico disposto entre a broca de ferramenta e osuporte de ferramenta aplica uma força de inclinação para evitar o deslocamento dabroca de ferramenta. Como um resultado, o deslocamento da broca de ferramenta podeser minimizado de modo que o golpeamento da broca de ferramenta contra o suporte deferramenta pode ser evitado ou reduzido. Adicionalmente, devido ao fato de que oelemento intermediário entra em contato de ponto com a broca de ferramenta, evita-seque o movimento da broca de ferramenta em qualquer direção além da direção axialseja transmitido para o elemento intermediário. Dessa forma, o deslocamento doelemento intermediário pode ser aliviado. Desta maneira, o ruído causado pelodeslocamento da broca de ferramenta pode ser efetivamente reduzido.
De acordo com um aspecto adicional da invenção, o elemento elásticopode ser conectado intimamente à broca de ferramenta somente parcialmente em umadireção circunferencial da broca de ferramenta. Para este recurso, o elemento elásticopode ser conformado como um anel que é contínuo na direção circunferencial, e umasuperfície da parede externa do anel pode ser conformada de modo que o anel sejamantido em contato com a broca de ferramenta em uma pluralidade de pontos em suadireção circunferencial. Alternativamente, o elemento elástico pode ser formado por umapluralidade de elementos elásticos separados entre si na direção circunferencial.
Em uma ferramenta de impacto tal como um martelete elétrico e umafuradeira de impacto, a broca de ferramenta pode ser mantida de tal maneira que sejalinearmente móvel através da inserção de uma haste da broca de ferramenta em umorifício de retenção de broca do suporte de ferramenta na direção longitudinal. Deacordo com a invenção, o elemento elástico é mantido em contato com a broca deferramenta somente parcialmente em sua direção circunferencial. Portanto, quando abroca de ferramenta é inserida no orifício de retenção de broca do suporte de ferramentaa fim de fixar a broca de ferramenta ao suporte de ferramenta, o elemento elástico podeser mais facilmente deformado de modo que a broca de ferramenta possa ser maisfacilmente inserida no orifício de retenção de broca do suporte de ferramenta.
De acordo com um aspecto adicional da invenção, o elemento elásticopode ter um formato similar a anel e a broca de ferramenta ou o elemento elástico podeter uma seção circular e o outro pode ter uma seção poligonal.
De acordo com um aspecto adicional da invenção, ao menos parte doelemento intermediário pode ser disposta no interior do suporte de ferramenta, uma luvapode ser disposta entre o elemento intermediário e o suporte de ferramenta, e ummembro elástico pode ser disposto entre a luva e o suporte de ferramenta.
De acordo com um aspecto adicional da invenção, o elementointermediário pode entrar em contato de ponto com o elemento de percussão em sualinha central longitudinal. Outros objetivos, recursos e vantagens da presente invençãoserão prontamente entendidos após a leitura da seguinte descrição detalhada junto comos desenhos e as reivindicações em anexo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 é uma vista lateral seccional que mostra um martelete elétricointegral 101 de acordo com uma modalidade representativa da invenção.A Figura 2 é uma vista seccional ampliada de uma parte (em um lado dabroca da furadeira de impacto) da Figura 1, sob condições não carregadas nas quais abroca da furadeira de impacto 119 não é pressionada contra uma peça de trabalho.
A Figura 3 é uma vista seccional ampliada da parte (no lado da broca dafuradeira de impacto) da Figura 1, sob condições carregadas nas quais a broca dafuradeira de impacto 119 é pressionada contra uma peça de trabalho.
A Figura 4 é uma vista seccional que mostra uma estrutura de encaixe deum anel de borracha 155 em uma porção de diâmetro pequeno 119c da broca dafuradeira de impacto 119.
A Figura 5 é uma vista seccional que mostra uma variante da estrutura deencaixe do anel de borracha 155 na porção de diâmetro pequeno 119c da broca dafuradeira de impacto 119.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Cada um das etapas de método e recursos adicionais reveladas acima eabaixo pode ser utilizada separadamente ou em conjunto com outras etapas de métodoe recursos para fornecer e fabricar ferramentas de impacto aprimoradas e método parauso de tais ferramentas de impacto e dispositivos utilizados no mesmo. Os exemplosrepresentativos da presente invenção, cujos exemplos utilizaram muitas destas etapasde método e recursos adicionais em conjunto, serão descritos agora em detalhes comreferência aos desenhos. Esta descrição detalhada é meramente destinada a ensinardetalhes adicionais para um versado na técnica para praticar os aspectos preferenciaisdos presentes ensinamentos e não se destina a limitar o escopo da invenção. Somenteas reivindicações definem o escopo da invenção reivindicada. Portanto, as combinaçõesde recursos e etapas reveladas na seguinte descrição detalhada podem não sernecessárias para a prática da invenção em seu sentido mais amplo e, adversamente,são ensinadas simplesmente para descreverem particularmente alguns exemplosrepresentativos da invenção, cuja descrição detalhada será dada no momento comreferência aos desenhos em anexo.
Uma modalidade representativa da invenção é descrita agora comreferência às Figuras de 1 a 5. A Figura 1 mostra um martelete elétrico integral 101como uma modalidade representativa de uma ferramenta de impacto de acordo com ainvenção. As Figuras 2 e 3 são vistas parcialmente ampliadas do martelete elétrico 101na Figura 1, sob condições não carregadas nas quais uma broca da furadeira deimpacto 119 não é pressionada contra uma peça de trabalho e sob condiçõescarregadas nas quais a broca da furadeira de impacto 119 é pressionada contra a peçade trabalho, respectivamente. A Figura 4 mostra uma estrutura de encaixe de um anelde borracha 155 em uma porção de diâmetro pequeno 119c da broca da furadeira deimpacto 119, e a Figura 5 mostra uma variante da estrutura de encaixe do anel deborracha 155 na porção de diâmetro pequeno 119c da broca da furadeira de impacto119.
Conforme mostrado na Figura 1, o martelete elétrico 101 de acordo comesta modalidade representativa inclui principalmente um corpo de ferramenta na formade um corpo 103 que forma uma carcaça externa do martelete elétrico 101, um suportede ferramenta 137 conectado a uma região de extremidade apical (no lado esquerdoquando visualizado na Figura 1) do corpo 103 em sua direção longitudinal, uma broca dafuradeira de impacto 119 montada de modo separável ao suporte de ferramenta 137 euma pega manual 109 que é conectada à outra extremidade (no lado direito quandovisualizado na Figura 1) do corpo 103 em sua direção longitudinal e projetada para sersegurada por um usuário. A broca da furadeira de impacto 119 é um recurso quecorresponde a uma "broca de ferramenta" de acordo com a invenção. A broca dafuradeira de impacto 119 é presa pelo suporte de ferramenta 137 de tal modo que sejapermitida a alternância em relação ao suporte de ferramenta em sua direção axial (adireção longitudinal do corpo 103) e evitada a rotação em relação ao suporte deferramenta em sua direção circunferencial. A guisa de conveniência na explicação, emuma posição horizontal do corpo 103 na qual uma direção axial da broca da furadeira deimpacto 119 coincide com uma direção horizontal, o lado da broca da furadeira deimpacto 119 é adotado como a frente, e o lado da pega manual 109 como a traseira.
O corpo 103 inclui principalmente um alojamento de motor 105 que alojaum motor de acionamento 111, um alojamento de engrenagem 107 que é conectado aoalojamento de motor 105 e aloja um mecanismo de conversão de movimentação 113 eum mecanismo de redução de velocidade de engrenagem 117 e um barril tubular 108que é conectado ao alojamento de engrenagem 107 e aloja um mecanismo depercussão 115. O alojamento de engrenagem 107 é disposto em uma região na frente eacima do alojamento de motor 105. O barril 108 é disposto em uma extremidade frontaldo alojamento de engrenagem 107 e se estende para frente em um eixo geométrico dabroca da furadeira de impacto 119. Adicionalmente, uma pega manual 109 é conectadaà traseira do alojamento de motor 105 e forma uma empunhadura em formato de D.
Uma chave elétrica 131 que energiza o motor de acionamento 111 e um membrooperacional 133 que é operado para mover a chave elétrica 131 entre uma posição deliga e uma posição de desliga são dispostos em uma região superior da pega manual109. O membro operacional 133 é montado na pega manual 109 de tal modo que possadeslizar em uma direção horizontal (direção transversal) transversal à direção axial dabroca da furadeira de impacto. Quando o usuário desliza o membro operacional 133pelo dedo a fim de mover a chave elétrica 133 para a posição de liga, o motor deacionamento 111 é energizado.
Uma saída rotatória do motor de acionamento 111 é apropriadamenteconvertida em movimentação linear pelo mecanismo de conversão de movimentação113 e, então, transmitida para o mecanismo de percussão 115. Como um resultado,uma força de impacto é gerada na direção axial da broca da furadeira de impacto 119através do mecanismo de percussão 115. O motor de acionamento 111 é disposto de talmodo que um eixo geométrico do eixo de saída 112 se estenda em uma direçãotransversal para o eixo geométrico da broca da furadeira de impacto 119. O mecanismode conversão de movimentação 113 é alojado em uma região superior de um espaçointerno do alojamento de engrenagem 107 e serve para converter a saída rotatória domotor de acionamento 111 em movimentação linear e transmiti-la ao mecanismo depercussão 115.
O mecanismo de conversão de movimentação 113 que serve paraconverter a rotação do motor de acionamento 111 em movimentação linear e transmiti-lapara o mecanismo de percussão 115, inclui principalmente um mecanismo de manivela.
O mecanismo de manivela é projetado de tal modo que, quando o mecanismo demanivela é acionado rotatoriamente pelo motor de acionamento 111, um pistão 129 queforma um membro móvel final do mecanismo de manivela se move linearmente nadireção axial da broca da furadeira de impacto no interior de um cilindro 141. O pistão129 é um recurso que corresponde ao "elemento de acionamento" de acordo com ainvenção. O mecanismo de manivela é disposto na frente do motor de acionamento 111e acionado pelo motor de acionamento 111 em velocidade reduzida através domecanismo de redução de velocidade de engrenagem 117 que é formado por umapluralidade de engrenagens. As construções do mecanismo de conversão demovimentação 113 e do mecanismo de redução de velocidade de engrenagem 117 sãobem conhecidas e, portanto, sua explicação detalhada é omitida.
O mecanismo de percussão 115 inclui principalmente um elemento depercussão na forma de um percussor 143 que é disposto de modo deslizável no interiorde um furo do cilindro 141 junto com o pistão 129, e um parafuso de impacto 145 que édisposto de modo deslizável no interior do suporte de ferramenta 137. O percussor 143é acionado através de uma ação elástica de ar ou variações de pressão de uma câmarade ar 141a do cilindro 141 que é ocasionado pelo movimento deslizante do pistão 129 e,então, o percussor 143 colide com o parafuso de impacto 145 e transmite a força depercussão para a broca da furadeira de impacto 119 através do parafuso de impacto145. O percussor 143 e o parafuso de impacto 145 são recursos que correspondem ao"elemento de percussão" e o "elemento intermediário", respectivamente, de acordo coma invenção.
Conforme mostrado nas Figuras 2 e 3, o parafuso de impacto 145 éconfigurado como um membro colunar escalonado que tem uma porção de diâmetrogrande 145a, uma porção de diâmetro pequeno 145b e uma porção escalonada radial145c formada em uma região limítrofe entre a porção de diâmetro pequeno e grande145a, 145b, na direção axial do parafuso de impacto 145. Adicionalmente, o parafuso deimpacto 145 é disposto no interior do suporte de ferramenta 137 com a porção dediâmetro grande 145a na frente e a porção de diâmetro pequeno 145b na traseira.
O martelete elétrico 101 trem um membro de posicionamento 121.
Quando um usuário aplica força de pressionamento dianteira ao corpo 103 e, dessaforma, a broca da furadeira de impacto 119 é pressionada contra uma peça de trabalho,que é definida as condições carregadas conforme mostrado na Figura 3, o parafuso deimpacto 145 é impulsionado para trás para o lado do pistão 129 junto com a broca dafuradeira de impacto 119. Neste estado, o membro de posicionamento 121 entra emcontato com a porção escalonada 145c do parafuso de impacto 145 e assim posiciona ocorpo 103 em relação à peça de trabalho. O membro de posicionamento 121 éconfigurado como uma parte unitária que inclui um anel de borracha 123, uma arruelametálica frontal rígida 125 que é conectada a uma superfície frontal axial do anel deborracha 123 e pode ser mantida em contato com a porção escalonada 145c doparafuso de impacto 145, e uma arruela metálica traseira rígida 127 que é conectada auma superfície traseira axial do anel de borracha 123 e mantida em contato com asuperfície da extremidade frontal do cilindro 141. O membro de posicionamento 121pode ser encaixado livremente sobre a porção de diâmetro pequeno 145b do parafusode impacto 145. Adicionalmente, é evitado o movimento para trás do cilindro 141 nadireção axial pelo alojamento de engrenagem 107 (vide Figura 1).
O suporte de ferramenta 137 é conectado de modo separável à região deextremidade apical do barril 108 por roscas 151. O suporte de ferramenta 137 éconfigurado como membro de retenção de broca e tem um orifício de retenção de broca137a com uma seção hexagonal através da qual a broca da furadeira de impacto 119 éinserida. A broca da furadeira de impacto 119 tem uma haste poligonal 119a com umaseção hexagonal no meio em sua direção axial, e a haste poligonal 119a é inserida eencaixada no orifício de retenção de broca 137a, de tal modo que a broca da furadeirade impacto 119 é impedida de girar em relação ao suporte de ferramenta 137.
Um entalhe plano 119b é formado em uma parte circunferencial da hastepoligonal 119a da broca da furadeira de impacto 119 e se estende por um comprimentopré-determinado na direção axial. Um retentor de ferramenta 153 é fornecido no suportede ferramenta 137 e serve para evitar que a broca da furadeira de impacto 119 inseridano orifício de retenção de broca 137a deslize para fora. O retentor de ferramenta 153 éum membro de pino em formato similar a bastão que tem uma seção circular e édisposto transversalmente na direção axial da broca da furadeira de impacto 119.Adicionalmente, o retentor de ferramenta 153 é engatado a uma porção de extremidadetraseira do entalhe 119b da broca da furadeira de impacto 119 e evita assim que a brocada furadeira de impacto 119 deslize para fora. Neste estado, permite-se o movimento dabroca da furadeira de impacto 119 em relação ao suporte de ferramenta 137 na direçãoaxial em uma faixa do comprimento do entalhe 119b. Adicionalmente, um entalhe plano,que não é mostrado, é formado em uma parte circunferencial do retentor de ferramenta153 e se estende por um comprimento pré-determinado em sua direção longitudinal.
Quando o retentor de ferramenta 153 é girado em torno de seu eixo geométrico parauma posição na qual o entalhe do retentor de ferramenta 153 está oposto ao entalhe119b da broca da furadeira de impacto 119, o retentor de ferramenta 153 é desengatadodo entalhe 119b, de tal modo que seja permitido que a broca da furadeira de impacto119 seja removida do orifício de retenção de broca 137a.
Um furo 137b que tem uma seção circular e um diâmetro maior que odo orifício de retenção de broca 137a é formado em uma região de extremidade traseirado suporte de ferramenta 137. Uma porção de diâmetro pequeno 119c que tem umaseção circular e um diâmetro menor que o da haste poligonal 119a é formada na porçãode extremidade traseira da brpca da furadeira de impacto 119. Em um estado no qual abroca da furadeira de impacto 119 é inserida no orifício de retenção de broca 137a eimpedida de deslizar (conforme mostrado na Figura 2), a porção de diâmetro pequeno119c é localizada no interior do furo 137b. Um anel de borracha 155 que tem um orifíciode anel de uma seção poligonal é encaixado no furo 137b em contato próximo com asuperfície de parede do furo. Portanto, quando a broca da furadeira de impacto 119 éinserida no orifício de retenção de broca 137a, o anel de borracha 155 prendeelasticamente a porção de diâmetro pequeno 119c inserida no orifício do anel deborracha 155.
Especificamente, o anel de borracha 155 é disposto entre a superfície deparede do furo 137b e a porção de diâmetro pequeno 119c sobre a porção deextremidade traseira da broca da furadeira de impacto 119, e mantida em contatopróximo com a superfície de parede do furo 137b e a superfície circunferencial externada porção de diâmetro pequeno 119c sobre um comprimento pré-determinado da brocada furadeira de impacto 119 em sua direção axial. Portanto, quando a broca da furadeirade impacto 119 se move linearmente em sua direção axial, o anel de borracha 155exerce uma força de inclinação sobre a broca da furadeira de impacto 119 em direçõesque minimizem o deslocamento da broca da furadeira de impacto 119 em uma direção(doravante chamada de direção radial) transversal a sua direção axial. O anel deborracha 155 é um recurso que corresponde ao "elemento elástico" de acordo com ainvenção.
Adicionalmente, conforme mostrado na Figura 4, o orifício de anel do anelde borracha 155 tem um formato hexagonal e a porção de diâmetro pequeno 119c dabroca da furadeira de impacto 119 tem uma seção circular. Com esta construção, o anelde borracha 155 mantém a porção de diâmetro pequeno 119c em contato em seispontos na direção circunferencial. Portanto, quando a broca da furadeira de impacto 119é inserida no orifício de retenção de broca 137a a fim de ser montado no suporte deferramenta 137, a porção de diâmetro pequeno 119c é mantida em contato com oorifício de anel superfície de parede do anel de borracha 155 parcialmente na direçãocircunferencial e, neste estado, a porção de diâmetro pequeno 119c é inserida no orifíciode anel do anel de borracha 155. Neste instante, comparado com uma construção, porexemplo, no qual a porção de diâmetro pequeno é mantida em contato com o orifício deanel superfície de parede em sua totalidade na direção circunferencial, o anel deborracha 155 pode ser mais facilmente deformado, de modo que a broca da furadeira deimpacto 119 possa ser mais facilmente inserida no orifício de retenção de broca 137a.
A superfície frontal do anel de borracha 155 é mantida em contato comuma superfície de extremidade 137c que é radialmente formada em uma porçãoescalonada entre o furo 137b e o orifício de retenção de broca 137a, de modo que o anelde borracha 155 seja impedido de se movimentar adicionalmente para frente.Adicionalmente, uma luva 157 é disposta na traseira do anel de borracha 155 (no ladodo percussor 143). A luva 157 serve como um membro para impedir que o anel deborracha 155 se movimente para trás. Uma extremidade traseira axial da luva 157 émantida em contato com a arruela metálica frontal 125 do membro de posicionamento121 e sua extremidade frontal axial é mantida em contato com uma superfície traseira doanel de borracha 155 através de uma arruela metálica 161. Com esta construção, o anelde borracha 155 é disposto no interior do furo 137b do suporte de ferramenta 137 noestado no qual é impedido de se movimentar na direção axial. Adicionalmente, a arruelametálica 161 é encaixada livremente sobre a porção de diâmetro pequeno 119c dabroca da furadeira de impacto 119.
Adicionalmente, a luva 157 também serve como um membro para guiarum movimento linear do parafuso de impacto 145. A luva 157 é coaxialmente dispostano interior do furo 137b do suporte de ferramenta 137 e o parafuso de impacto 145 éencaixado de modo deslizável no furo. Um diâmetro externo da luva 157 é menor queum diâmetro do furo 137b do suporte de ferramenta 137, de tal modo que uma folgapré-determinada seja definida entre a superfície circunferencial externa da luva e asuperfície de parede do furo. Adicionalmente, uma pluralidade de (três nestamodalidade representativa) anéis em O 159 é encaixada na luva 157 em intervalospré-determinados na direção axial, e a luva 157 é conectada ao suporte de ferramenta137 através dos anéis em O 159. Com esta construção, os anéis em O 159 servem paraevitar ou reduzir a transmissão de vibração do parafuso de impacto 145 para o suportede ferramenta 137 através da luva 157. O anel em O 159 é um recurso que correspondeao "membro elástico" de acordo com a invenção.
Adicionalmente, uma superfície da extremidade frontal 145d e umasuperfície de extremidade traseira do parafuso de impacto 145 na direção axial sãodimensionada esfericamente de tal modo que um impacto da broca da furadeira deimpacto 119 para o parafuso de impacto 145 e um impacto do parafuso de impacto 145para o percussor 143 sejam transmitidos na direção axial. Uma superfície deextremidade traseira da broca da furadeira de impacto 119 e uma superfície daextremidade frontal do percussor 143 compreendem uma superfície plana perpendicularà direção axial. Portanto, o parafuso de impacto 145 entra em contato esférico com asuperfície de extremidade traseira da broca da furadeira de impacto 119 e a superfícieda extremidade frontal do percussor 143. Especificamente, o parafuso de impacto 145entra em contato de ponto com a broca da furadeira de impacto 119 e o percussor 143em sua linha central axial. A superfície de extremidade traseira da broca da furadeira deimpacto 119 e a superfície da extremidade frontal do percussor 143 também podem serdimensionadas esfericamente. Adicionalmente, todos dentre a broca da furadeira deimpacto 119, o suporte de ferramenta 137, o barril 108, a luva 157, o parafuso deimpacto 145 e o percussor 143 são feitos de metal.
No martelete elétrico 101 construído conforme descrito acima, quando omotor de acionamento 111 é acionado, o pistão 129 do mecanismo de manivela semove linearmente no interior do cilindro 141, que faz com que o percussor 143 sejaacionado através da ação elástica do ar da câmara de ar 141a. Então, o percussor 143aplica uma força de percussão na direção axial à broca da furadeira de impacto 119através do parafuso de impacto 145. Deste modo, a broca da furadeira de impacto 119 éocasionada a se mover linearmente na direção axial e executa uma operação demartelamento sobre a peça de trabalho.
Durante a operação de martelamento descrita acima, uma força de reaçãoé aplicada a partir da peça de trabalho para a broca da furadeira de impacto 119 após omovimento de percussão. Esta força de reação pode incluir não somente componentesaxiais, mas também componentes radiais, de tal modo que a broca da furadeira deimpacto 119 possa se mover linearmente enquanto é submetida ao deslocamento emuma direção transversal para a direção axial.
Consequentemente, nesta modalidade representativa, o anel de borracha155 encaixado no furo 137b do suporte de ferramenta 137 mantém a porção dediâmetro pequeno 119c da broca da furadeira de impacto 119 na região de extremidadetraseira da broca da furadeira de impacto 119 e aplica uma força de inclinação nasdireções que evitam ou minimizam o deslocamento radial da broca da furadeira deimpacto 119. Portanto, mesmo se a força de reação que tem não somente componentesaxiais, mas também componentes radiais aplicados a partir da peça de trabalho para abroca da furadeira de impacto 119, o deslocamento radial da broca da furadeira deimpacto 119 pode ser evitado ou minimizado. Dessa forma, o golpeamento da broca dafuradeira de impacto 119 contra o suporte de ferramenta 137 pode ser evitado oureduzido. Como um resultado, o ruído (som de metal contra metal que é causado poruma colisão entre a broca da furadeira de impacto 119 e o suporte de ferramenta 137)que é liberado para o exterior através do suporte de ferramenta 137 e do barril 108conectado ao suporte de ferramenta 137 pode ser reduzido.
Adicionalmente, nesta modalidade representativa, o parafuso de impacto145 é projetado para entrar em contato com a superfície de extremidade traseira dabroca da furadeira de impacto 119 através de sua superfície esférica. Portanto, mesmose a broca da furadeira de impacto 119 entrar em contato com o parafuso de impacto145 enquanto se submete ao deslocamento radial, o impacto que é causado pela forçade reação da broca da furadeira de impacto 119 é aplicado ao parafuso de impacto 145na direção axial. Especificamente, mesmo se a broca da furadeira de impacto 119 semover linearmente enquanto é submetida ao deslocamento na direção radial, omovimento da broca da furadeira de impacto 119 em qualquer direção diferente dadireção axial é impedido de ser transmitido para o parafuso de impacto 145. Dessaforma, o deslocamento do parafuso de impacto 145 pode ser evitado ou atenuado.
Adicionalmente, nesta modalidade representativa, a luva 157 é dispostaentre o parafuso de impacto 145 e o suporte de ferramenta 137, e os anéis em O 159são dispostos entre a periferia externa da luva 157 e a superfície de parede do furo 137bdo suporte de ferramenta 137. Portanto, a transmissão de vibração do parafuso deimpacto 145 para o suporte de ferramenta 137 através da luva 157 pode ser evitado oureduzido pelos anéis em O 159. Como um resultado, o ruído que é liberado para oexterior através do suporte de ferramenta 137 e do barril 108 conectado ao suporte deferramenta 137pode ser reduzido adicionalmente.
Adicionalmente, como para a estrutura de encaixe do anel de borracha155 na porção de diâmetro pequeno 119c da broca da furadeira de impacto 119, oorifício de anel do anel de borracha 155 tem um formato hexagonal e a porção dediâmetro pequeno 119c tem um formato circular. Entretanto, conforme mostrado naFigura 5, isto pode ser de outro modo ou, especificamente, o orifício de anel do anel deborracha 155 pode ter um formato circular e a porção de diâmetro pequeno 119c podeter um formato hexagonal. Adicionalmente, qualquer formato poligonal além do formatohexagonal pode ser usado. Adicionalmente, a fim de mantida em contato com a porçãode diâmetro pequeno 119c da broca da furadeira de impacto 119 em uma pluralidade depontos na direção circunferencial, o anel de borracha 155 pode ser configurado para teruma superfície da parede externa com projeções e depressões que se estendemaxialmente que são alternadamente dispostas na direção circunferencial.Adicionalmente, como o elemento elástico, uma pluralidade de elementos elásticos quesão separados entre si na direção circunferencial pode ser usada em vez do anel deborracha 155.
Adicionalmente, uma mola metálica também pode ser usada como oelemento elástico no Iugardo anel de borracha 155. A mola metálica pode ser fornecida,por exemplo, de tal modo que uma pluralidade de molas Iamelares que se estendemaxialmente são separadas entre si na direção circunferencial ou de tal modo que umelemento tubular seja formado como sua base e uma pluralidade de peças de mola quese estendem axialmente que são cortadas e elevadas radialmente para dentro doelemento tubular são dispostas na direção circunferencial. Adicionalmente, nestamodalidade representativa, o elemento elástico é formado pelo anel de borracha 155 econfigurado para ser mantido em contato com a porção de diâmetro pequeno 119c dabroca da furadeira de impacto 119 em uma pluralidade de pontos na direçãocircunferencial, mas pode ser configurada para ser mantido em contato em suatotalidade na direção circunferencial.
Adicionalmente, nesta modalidade representativa, a superfície daextremidade frontal 145d e a superfície de extremidade traseira 145e do parafuso deimpacto 145 são dimensionadas esfericamente de tal modo que um impacto da broca dafuradeira de impacto 119 para o parafuso de impacto 145 e um impacto do parafuso deimpacto 145 para o percussor 143 sejam transmitidos na direção axial. Entretanto, alémdisso, a superfície de extremidade traseira da broca da furadeira de impacto 119 e asuperfície da extremidade frontal do percussor 143 também podem ser dimensionadasesfericamente. Alternativamente, a superfície da extremidade frontal 145d e a superfíciede extremidade traseira 145e do parafuso de impacto 145 podem compreender umasuperfície plana perpendicular à direção axial, enquanto a superfície de extremidadetraseira da broca da furadeira de impacto 119 e a superfície da extremidade frontal dopercussor 143 podem compreender uma superfície esférica.Adicionalmente, na modalidade representativa descrita acima, o marteleteelétrico 101 é explicado como um exemplo representativo da ferramenta de impacto.
Entretanto, esta modalidade representativa não se limita ao martelete elétrico e tambémpode ser aplicada a uma furadeira de impacto que pode acionar a broca da furadeira deimpacto para executar um movimento de martelamento na direção axial e ummovimento de perfuração na direção circunferencial.
Adicionalmente, em relação aos aspectos descritos acima, os seguintesrecursos podem ser fornecidos:
"Quando o lado da broca da furadeira de impacto é definido como a frentee o lado do mecanismo de acionamento como a traseira, o movimento frontal do anel deborracha disposto no interior do suporte de ferramenta é evitado por uma superfície deparede que é radialmente formada no suporte de ferramenta, e adicionalmente impedidode se movimentar para trás por uma luva que é disposta no interior do suporte deferramenta e impedida de se mover para trás".
"Uma arruela similar a anel pode ser disposta entre o anel de borracha e a luva".
Descrição dos Numerais
101 martelete elétrico (ferramenta de impacto)
103 corpo (corpo de ferramenta)
105 alojamento de motor
107 alojamento de engrenagem
108 barril
109 pega manual
111 motor de acionamento
112 eixo de saída
113 mecanismo de conversão de movimentação115 mecanismo de percussão
117 mecanismo de redução de velocidade de engrenagem119 broca da furadeira de impacto (broca de ferramenta)119a haste poligonal119b entalhe
119c porção de diâmetro pequeno
121 membro de posicionamento
123 anel de borracha
125 arruela metálica frontal
127 arruela metálica traseira
129 pistão
131 chave elétrica
133 membro operacional
137 suporte de ferramenta
137a orifício de retenção de broca
137b furo
137c superfície de extremidade
141 cilindro
141a câmara de ar
143 percussor (elemento de percussão)
145 parafuso de impacto (elemento intermediário)
145d superfície da extremidade frontal
145e superfície de extremidade traseira
151 rosca
153 retentor de ferramenta
155 anel de borracha (elemento elástico)
157 luva
159 anel em O (membro elástico)

Claims (7)

1. Ferramenta de impacto, CARACTERIZADA pelo fato deque compreende:um suporte de ferramenta que aloja uma broca de ferramentaque se move linearmente em uma direção axial da broca de ferramenta,um barril integralmente conectado ao suporte de ferramenta,um elemento de percussão alojado no interior do barril, sendoque o elemento de percussão executa um movimento linear,um elemento intermediário alojado no interior do barril, sendoque o elemento intermediário é acionado pelo elemento de percussão einduzido a se mover linearmente na direção axial até o contato com abroca de ferramenta, transmitindo assim uma força de acionamento para abroca de ferramenta, sendo que o elemento intermediário entra em contatode ponto com a broca de ferramenta na linha central axial da broca deferramenta, eum elemento elástico que é disposto entre uma superfíciecircunferencial interna do suporte de ferramenta e uma superfíciecircunferencial externa da broca de ferramenta em uma região deextremidade da broca de ferramenta no lado do barril, sendo que oelemento elástico é conectado em contato próximo com o suporte deferramenta e com a broca de ferramenta por um comprimento pre-determinado da broca de ferramenta na direção axial para aplicar umaforça de inclinação para evitar um deslocamento da broca de ferramentaem uma direção transversal para a direção axial.
2. Ferramenta de impacto, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pelo fato de que o elemento elástico é conectado emcontato próximo com a broca de ferramenta somente parcialmente em umadireção circunferencial da broca de ferramenta.
3. Ferramenta de impacto, de acordo com a reivindicação 2,CARACTERIZADA pelo fato de que o elemento elástico tem um formatosimilar a anel e a broca de ferramenta ou o elemento elástico tem umaseção circular e o outro tem uma seção poligonal.
4. Ferramenta de impacto, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pelo fato de que ao menos parte do elementointermediário é disposta no interior do suporte de ferramenta, uma luva édisposta entre o elemento intermediário e o suporte de ferramenta, e ummembro elástico é disposto entre a luva e o suporte de ferramenta.
5. Ferramenta de impacto, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pelo fato de que o elemento intermediário entra emcontato de ponto com o elemento de percussão em sua linha central axial.
6. Ferramenta de impacto, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pelo fato de que, quando o lado da broca do marteleteé definido como a frente, e o lado do mecanismo de acionamento como atraseira, o anel de borracha disposto no interior do suporte de ferramentaé impedido de se movimentar para frente por uma superfície de paredeque é radialmente formada no suporte de ferramenta, e adicionalmenteimpedido de se movimentar para trás por uma luva que é disposta nointerior do suporte de ferramenta e impedida de se movimentar para trás.
7. Ferramenta de impacto, de acordo com a reivindicação 6,CARACTERIZADA pelo fato de que uma arruela similar a anel é dispostaentre o anel de borracha e a luva.
BRPI0905189-9A 2008-12-19 2009-12-21 ferramenta de impacto BRPI0905189B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008324775A JP5294826B2 (ja) 2008-12-19 2008-12-19 打撃工具
JP2008-324775 2008-12-19

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0905189A2 true BRPI0905189A2 (pt) 2011-02-15
BRPI0905189B1 BRPI0905189B1 (pt) 2021-03-09

Family

ID=41739315

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0905189-9A BRPI0905189B1 (pt) 2008-12-19 2009-12-21 ferramenta de impacto

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8413742B2 (pt)
EP (1) EP2199030B1 (pt)
JP (1) JP5294826B2 (pt)
CN (1) CN101745895A (pt)
BR (1) BRPI0905189B1 (pt)
RU (1) RU2520242C2 (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5180697B2 (ja) * 2008-06-19 2013-04-10 株式会社マキタ 手持式作業工具
DE102011007433A1 (de) * 2010-04-20 2011-12-08 Robert Bosch Gmbh Handwerkzeugmaschinenvorrichtung
SE534844C2 (sv) * 2010-05-28 2012-01-17 Atlas Copco Rock Drills Ab Bergborrmaskin, löstagbar patron, stoppning och borrigg innefattande bergborrmaskinen
WO2012094800A1 (en) * 2011-01-10 2012-07-19 Bosch Power Tools (China) Co., Ltd. Impact tool
BR112014008062B1 (pt) * 2011-10-04 2020-11-03 The Gsi Group, Llc pêndulo fixável a uma saída de tremonha no fundo de um recipiente de material dispersível
US20160138238A1 (en) * 2013-06-07 2016-05-19 Progressive Ip Limited Improvements in & relating to pile and post driving equipment
EP2821183B1 (en) 2013-07-05 2017-06-21 Black & Decker Inc. Hammer Drill
EP2842696B1 (de) * 2013-08-30 2016-06-01 HILTI Aktiengesellschaft Handwerkzeugmaschine
US9573254B2 (en) 2013-12-17 2017-02-21 Ingersoll-Rand Company Impact tools
US10850381B2 (en) 2016-05-18 2020-12-01 Makita Corporation Impact tool
US20170080554A1 (en) * 2016-11-30 2017-03-23 Caterpillar Inc. Hydraulic hammer assembly
US10814468B2 (en) 2017-10-20 2020-10-27 Milwaukee Electric Tool Corporation Percussion tool
WO2019147919A1 (en) 2018-01-26 2019-08-01 Milwaukee Electric Tool Corporation Percussion tool
WO2020150622A1 (en) * 2019-01-17 2020-07-23 Carlson Donald W Multi-stroke powered safety hammer system
JP7236921B2 (ja) * 2019-04-18 2023-03-10 株式会社マキタ 打撃工具
US11318596B2 (en) * 2019-10-21 2022-05-03 Makita Corporation Power tool having hammer mechanism

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE440894A (pt)
SU118457A1 (ru) * 1958-03-10 1958-11-30 И.М. Батуев Ударный механизм
US4015671A (en) * 1973-04-17 1977-04-05 Vladimir Mikhailovich Borisov Electric hammer
US4239143A (en) * 1979-05-21 1980-12-16 Olin Corporation Driver assembly for small-diameter fasteners
DE3224176C2 (de) * 1982-06-29 1995-02-02 Bosch Gmbh Robert Motorisch angetriebene schlagende Handwerkzeugmaschine
JP2646108B2 (ja) 1988-05-18 1997-08-25 株式会社芝浦製作所 衝撃工具
SU1662832A1 (ru) * 1988-09-23 1991-07-15 Московское Научно-Производственное Объединение По Механизированному Строительному Инструменту И Отделочным Машинам Машина ударного действи
US5335409A (en) * 1993-06-18 1994-08-09 Enderes Tool Co., Inc. Screwdriver including a handle with an O-ring therein for retaining a removable bit and method of assembly therefor
US5407018A (en) * 1994-01-10 1995-04-18 Tc Services Pneumatic impact tool having improved vibration and noise attenuation
GB2285763B (en) * 1994-01-11 1997-06-11 Ingersoll Rand Co Fluid metering device for compressed fluid operated tool
DE4418103A1 (de) * 1994-05-24 1995-11-30 Hilti Ag Bohr- und/oder Meisselgerät
JP3459493B2 (ja) * 1995-05-25 2003-10-20 株式会社マキタ 打撃工具
JP2002254352A (ja) * 2001-03-01 2002-09-10 Hitachi Koki Co Ltd 衝撃工具
JP4016772B2 (ja) * 2001-11-16 2007-12-05 日立工機株式会社 ハンマドリル
JP4275930B2 (ja) 2002-11-07 2009-06-10 株式会社マキタ 作業工具
JP4647957B2 (ja) 2004-08-27 2011-03-09 株式会社マキタ 作業工具
JP2007007738A (ja) 2005-06-28 2007-01-18 Yamada Kikai Kogyo Kk ブレーカ
JP4686372B2 (ja) * 2006-02-01 2011-05-25 株式会社マキタ 衝撃式作業工具
JP4793755B2 (ja) 2006-03-07 2011-10-12 日立工機株式会社 電動工具
DE102007000059A1 (de) * 2007-01-31 2008-09-18 Hilti Aktiengesellschaft Handwerkzeugmaschine mit Schwingungstilger
US7878265B2 (en) * 2007-02-06 2011-02-01 Makita Corporation Impact power tool
US7861799B2 (en) * 2008-03-21 2011-01-04 Makita Corporation Impact tool

Also Published As

Publication number Publication date
CN101745895A (zh) 2010-06-23
EP2199030B1 (en) 2015-01-28
JP5294826B2 (ja) 2013-09-18
US8413742B2 (en) 2013-04-09
BRPI0905189B1 (pt) 2021-03-09
US20100155094A1 (en) 2010-06-24
EP2199030A1 (en) 2010-06-23
RU2009147219A (ru) 2011-06-27
RU2520242C2 (ru) 2014-06-20
JP2010142916A (ja) 2010-07-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0905189A2 (pt) ferramenta de impacto
JP5744639B2 (ja) 電動工具
JP4291173B2 (ja) インパクトドライバ
JP4552843B2 (ja) 打撃工具用アダプター
US7591326B2 (en) Power tool
US9339924B2 (en) Hammer
JP2009248241A (ja) 手持式作業工具
JP2008183633A (ja) ハンマドリル
JP2007237355A (ja) 作業工具
EP3213876B1 (en) Striking device
BR102012013240B1 (pt) ferramenta elétrica
US20180001463A1 (en) Work tool
JP2017042887A (ja) 打撃工具
EP2085190B1 (en) Percussion tool
JP4456558B2 (ja) 衝撃式作業工具
JP2009142931A (ja) 打撃工具
JP2008126378A5 (pt)
JP4664253B2 (ja) 打撃工具
JP2009241195A (ja) ハンマドリル
JP5455159B2 (ja) 打撃工具
JP2006095654A (ja) 打撃工具
JP6517633B2 (ja) 打撃工具
JP2021074796A (ja) 打撃工具
JP2007326193A (ja) 打撃工具
JP2007160441A (ja) 作業工具

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/03/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.