BRPI0904432A2 - ferramenta elétrica - Google Patents

ferramenta elétrica Download PDF

Info

Publication number
BRPI0904432A2
BRPI0904432A2 BRPI0904432-9A BRPI0904432A BRPI0904432A2 BR PI0904432 A2 BRPI0904432 A2 BR PI0904432A2 BR PI0904432 A BRPI0904432 A BR PI0904432A BR PI0904432 A2 BRPI0904432 A2 BR PI0904432A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
circular arc
fingers
user
rear end
curvature
Prior art date
Application number
BRPI0904432-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Tomohiro Hachisuka
Original Assignee
Makita Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Makita Corp filed Critical Makita Corp
Publication of BRPI0904432A2 publication Critical patent/BRPI0904432A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25FCOMBINATION OR MULTI-PURPOSE TOOLS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; DETAILS OR COMPONENTS OF PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS NOT PARTICULARLY RELATED TO THE OPERATIONS PERFORMED AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B25F5/00Details or components of portable power-driven tools not particularly related to the operations performed and not otherwise provided for
    • B25F5/02Construction of casings, bodies or handles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Portable Power Tools In General (AREA)
  • Details Of Spanners, Wrenches, And Screw Drivers And Accessories (AREA)

Abstract

FERRAMENTA ELéTRICA. Um objetivo da invenção é fornecer uma estrutura de redução da fadiga numa ferramenta elétrica manual. Uma parafúsadeira representativa 100 inclui um corpo 101, uma bigorna 106, uma broca de acionamento 110, um motor de acionamento 120, um cabo de manuseio 130, um gatilho 131, uma cavidade da extremidade posterior 109 pressionada para frente em direção a broca de acionamento 110, enquanto é segurada com os primeiro e segundo dedos da mão do usuário sobre uma lateral da extremidade posterior 101a do corpo 101, uma porção em arco circular 130c que possui uma seção horizontal de uma forma em arco circular sobre uma extremidade posterior do cabo de manuseio 130 e uma porção central 109b que possui uma seção horizontal de uma forma em arco circular sobre uma lateral da extremidade posterior 101a da parte de preensão, cuja forma em arco circular tem uma curvatura maior do que aquela da forma em arco circular da primeira porção em arco circular.

Description

"FERRAMENTA ELETRICA" PI0904432—9
Fundamentos da Invenção
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a uma ferramenta elétrica manual.
Descrição da Arte Relacionada
A publicação Japonesa de Patente No. 2000-167785 não examinada revelauma parafusadeira portátil. Dentre as chaves de fenda conhecidas, um compartimento alojaum motor cilíndrico e inclui um cano que se estende ao longo do eixo de rotação de umabroca de acionamento. Um cabo de manuseio se estende para baixo a partir de umaextremidade do cano de alojamento do lado oposto a broca de acionamento. Durante umaoperação das chaves de fenda conhecidas, o usuário segura a parafusadeira para realizar umaoperação seletivamente segurando o cabo de manuseio ou segurando diretamente um corpodo compartimento. Em tais circunstâncias, é desejado reduzir a fadiga do usuário daparafusadeira.
Resumo da Invenção
Consequentemente, um objetivo da invenção é fornecer uma estrutura deredução da fadiga em uma ferramenta elétrica manual.
O objetivo acima descrito pode ser a pela invenção reivindicada. Aferramenta elétrica representativa para a invenção pode ser uma ferramenta elétrica manuale incluir pelo menos um corpo de alojamento, uma peça de montagem da ferramenta, ummecanismo de acionamento, um cabo de manuseio, uma peça de operação, uma peça deretenção, uma primeira porção de arco circular e uma segunda porção de arco circular. A"ferramenta elétrica" aqui preferencialmente inclui vários tipos de ferramentas elétricas asquais são usadas para aparafusamento, corte, moagem, polimento, pregagem, rebitagem,perfuração ou outras operações similares.
O corpo de alojamento é adaptado para alojar os componentes principais queincluem o mecanismo de acionamento. A peça de montagem da ferramenta é configuradacomo uma peça a qual, uma broca de ferramenta que realiza uma operação predeterminadasobre uma peça de trabalho é montada na extremidade frontal do corpo de alojamento. Omecanismo de acionamento é configurado como um mecanismo que é alojado dentro docorpo de alojamento e aciona a broca da ferramenta. Como mecanismo de acionamento, ummotor elétrico ou um mecanismo de pneumaticamente acionado podem ser preferivelmenteusados. O mecanismo de acionamento aciona a broca da ferramenta que realiza umaoperação predeterminada sobre uma peça de trabalho. A "broca da ferramenta" podepreferivelmente incluir brocas de ferramenta que realizam aparafusamento, corte, moagem,polimento, pregagem, rebitagem, perfuração ou outras operações similares sobre uma peçade trabalho. Além disso, a broca da ferramenta pode ser um componente da ferramentaelétrica, ou pode ser um componente separado da ferramenta elétrica.
O cabo de manuseio se estende a partir do corpo de alojamento numa direçãotransversal à direção axial da broca da ferramenta e é adaptado para ser segurado peloscinco dedos do usuário.A peça de operação (também referida como um "gatilho") é providanuma porção frontal de preensão do cabo de manuseio e é pressionada pelo dedo do usuáriode modo a acionar o mecanismo de acionamento. A peça de retenção é pressionada parafrente em direção a broca da ferramenta, enquanto é segurado com os primeiro e segundodedos da mão do usuário na extremidade posterior do corpo de alojamento. A primeiraporção de arco circular possui uma seção horizontal em forma de arco circular numaextremidade posterior do cabo de manuseio. A segunda porção de arco circular possui umaseção horizontal em forma de arco circular numa extremidade posterior do peça de retenção,e a forma de arco circular da segunda porção de arco circular possui uma curvatura maior doque aquela da forma de arco circular da primeira porção de arco circular. A "seçãohorizontal"é preferivelmente definida como um plano que se estende ao longo da direçãoaxial da broca da ferramenta. Tal ferramenta elétrica que possui tanto o cabo de manuseio ea peça de retenção pode ser usada no primeiro padrão de retenção em que o cabo demanuseio é segurado com todos os cinco dedos da mão do usuário e no segundo padrão deretenção em que a porção da extremidade posterior do corpo de alojamento é pressionadapara frente em direção a broca da ferramenta, enquanto é diretamente seguradaprincipalmente com os primeiro e segundo dedos da mão do usuário. Especificamente, nosegundo padrão de retenção, uma parte em rede entre o primeiro dedo e o segundo dedo éposta sobre a extremidade posterior do corpo de alojamento de modo a pressionar contraeste.O cabo de manuseio é configurado para ser segurado com os cinco dedos dousuário de acordo com um primeiro padrão de preensão. Por outro lado, a peça de retenção ésegurada com os primeiro e segundo dedos do usuário de acordo com um segundo padrão depreensão. Deste modo, a primeira porção de arco circular na extremidade posterior do cabode manuseio é diferente da segunda porção de arco circular na extremidade posterior dapeça de retenção nas configurações em arco circular de modo a aliviar a fadiga e a dor dousuário. Especificamente, no segundo padrão de preensão, uma carga tende a ser aplicada deuma maneira mais concentrada na parte em rede entre os primeiro e segundo dedos do queno primeiro padrão de preensão. Deste modo, é efetivo fornecer uma curvatura da forma emarco circular da segunda porção de arco circular maior do que aquela da forma em arcocircular da primeira porção de arco circular.
Com tal construção, tanto no primeiro e segundo padrões de preensão parasegurar a peça de retenção, a fadiga e a dor do usuário podem ser alivadas.
Preferivelmente, num outro aspecto da invenção, a forma em arco circular dasegunda porção de arco circular pode ser configurada para apresenta uma curvatura tal que aporção em arco circular seja segurada em contato próximo com uma parte em rede entre oprimeiro e segundo dedos quando a peça de retenção é segurada com os primeiro e segundodedos da mão do usuário e para apresentar a curvatura de 22 mm ou mais. Por isto, a formaem arco circular da segunda porção em arco circular pode ter uma curva suave dentro deuma faixa de curvaturas em que a segunda porção em arco circular é segurada em contatopróximo com a parte em rede entre os primeiro e segundo dedos da mão do usuário quandoo usuário segura a peça de retenção, e com uma curvatura de 22 mm ou mai$,
Com tal configuração, quando a ferramenta é usada no segundo padrão depreensão, a segunda porção em arco circular é disposta quase uniformemente ao longo daparte em rede entre os primeiro e segundo dedos da mão do usuário, tal que uma carga sobrea parte em rede pode ser uniformemente distribuída sobre uma ampla área da parte em rede.Assim, uma estrutura que oferece menos fadiga e dor na parte em rede pode ser realizada.
Na ferramenta elétrica de acordo com uma outra realização invenção,preferivelmente, a forma de arco circular da primeira porção em arco circular é configuradapara ter uma curvatura tal que a porção em arco circular seja segurada em contato próximocom uma parte em rede entre o primeiro e segundo dedos quando a peça de retenção ésegurada com os cinco dedos da mão do usuário e a forma em arco circular da segundaporção em arco circular é configurada para apresentar uma curvatura tal que a curvatura daporção em arco circular é segurada com os primeiro e segundo dedos da mão do usuário.
Além disso, preferencialmente, o raio da curvatura da forma em arco circular da segundaporção em arco circular da curvatura da forma em arco circular da primeira porção em arcocircular é 1,3 ou mais. Com esta configuração, a forma em arco circular da segunda porçãoem arco circular pode apresentar uma curva suave dentro de uma faixa de curvaturas em quea segunda porção em arco circular é segurada em contato próximo com a parte em redeentre os primeiro e segundo dedos da mão do usuário quando o usuário segura a peça deretenção, e com uma curvatura 1,3 vezes ou mais da forma em arco circular da primeiraporção em arco circular.
Com tal configuração, quando a ferramenta é usada no segundo padrão depreensão, a segunda porção em arco circular é disposta ao longo da borda da parte em redeentre os primeiro e segundo dedos da mão do usuário, tal que uma carga sobre a parte emrede pode ser uniformemente distribuída sobre uma ampla área da parte em rede. Assim, afadiga e a dor do usuário na parte em rede pode ser aliviada.
De acordo com um outro aspecto da invenção, a peça de retenção podepreferivelmente apresentar uma terceira porção em arco circular possuindo uma seçãohorizontal de uma forma de arco circular e formada contiguamente à segμnda porção emarco circular sobre uma superfície lateral, e a forma em arco circular da terceira porção emarco circular possui uma curvatura maior do que aquela da forma em arco circular dasegunda porção em arco circular. A terceira porção em arco circular pode ser provida pelomenos sobre uma das superfícies laterais direita e esquerda da ferramenta contígua asegunda porção em arco circular. A parte em rede entre os primeiro e segundo dedos da mãodo usuário é posta sobre a segunda porção em arco circular de modo a pressionar contraesta, e os primeiro e segundo dedos do usuário são postos sobre a terceira porção em arcocircular. A terceira porção em arco circular é provida com uma forma em arco circular quepossui uma curva mais suave do que a segunda porção em arco circular, para a formacurvada dos primeiro e segundo dedos contíguos a parte em rede da mão do usuário, emambas as operações de pressionamento e empurração da ferramenta no segundo padrão depreensão.
De acordo com um outro aspecto da invenção, a peça de retenção podepreferivelmente incluir uma porção reentrante que é deprimida para dentro de uma direçãolateral da ferramenta e formada contiguamente com a terceira porção em arco circular naextremidade frontal do corpo de alojamento em direção a terceira porção em arco circular. Aporção reentrante pode ser provida com pelo menos uma das superfícies laterais direita eesquerda da ferramenta contígua a terceira porção em arco circular. Com tal configuração, apeça de retenção pode ser facilmente encaixada com as áreas das pontas dos dedos dosprimeiro e segundo dedos da mão do usuário quando a ferramenta é usada no segundopadrão de preensão.
Outros objetivos, características e vantagens da presente invenção serãoprontamente compreendidos após a leitura da descrição detalhada seguinte junto com osdesenhos anexos e as reivindicações.
Breve Descrição dos Desenhos
Figura 1 é uma vista lateral esquerda que mostra uma parafusadeira 100 deacordo com a invenção.
Figura 2 é uma vista posterior da parafusadeira 100 mostrada na figura 1.
Figura 3 é uma-vista em perspectiva posterior da parafusadeira 100 comovista obliquamente de cima
Figura 4 é uma vista em perspectiva que mostra um segundo padrão depreensão em que uma porção da extremidade posterior de um corpo 101 da parafusadeira100 desta realização é segurado pelo usuário.
Figura 5 é uma vista seccional parcial da ferramenta, tomada ao longo dalinha A-A da figura 1, que mostra o segundo padrão de preensão mostrado na figura 4 comovisto de cima.
Descrição Detalhada da Invenção
Cada uma das características adicionais e etapas do método reveladas acima eabaixo podem ser utilizadas separadamente ou em conjunto com -outras características eetapas do método para fornecer e fabricar ferramentas elétricas aperfeiçoadas e método parauso de tais ferramentas e dispositivos elétricos utilizados nesta. Exemplos representativos dapresente invenção, cüjos exemplos utilizaram muitas das características adicionais e etapasdo método em conjunto, serão agora descritos em detalhes com referência aos desenhos.
Esta descrição detalhada é meramente pretendida para ensinar um técnico da área, detalhesadicionais para praticar os aspectos preferidos dos presentes ensinamentos e não épretendida para limitar o escopo da invenção. Apenas as reivindicações definem o escopo dainvenção reivindicada. Deste modo, as combinações de características e etapas reveladasdentro da seguinte descrição detalhada podem não ser necessárias a prática da invenção nosentido mais amplo, e são ao invés disso ensinadas meramente para descreverparticularmente alguns exemplos representativos da invenção, cuja descrição detalhada seráagora dada com referência aos desenhos anexos.
Uma ferramenta elétrica representativa de acordo com a invenção é agoradescrita com referência aos desenhos. Uma parafusadeira movida a bateria é descrita comoum exemplo de uma ferramenta elétrica de acordo com a invenção.
As figuras 1 a 3 mostram uma vista externa de uma parafusadeira 100 comovisto a partir da lateral esquerda, a figura 2 é uma vista posterior da parafusadeira 100mostrada na figura 1, e a figura 3 é uma vista em perspectiva posterior da parafusadeira 100como vista obliquamente de cima.
Como mostrado na figura 1, a parafusadeira representativa 100 inclui umcorpo 101 que forma uma casca externa da a parafusadeira 100, um motor de acionamentoelétrico 120 para acionar uma broca de acionamento 110 que realiza uma operação de apertode vários tipos de parafusos e um cabo de manuseio 130. O corpo 101, o motor deacionamento 120 e o cabo de manuseio 130 são características que respectivamentecorrespondem ao "corpo de alojamento", o "mecanismo de acionamento" e o "cabo demanuseio" de acordo com a invenção. Na presente realização, por questão de conveniênciada explicação, na parafusadeira 100, o lado da broca de acionamento 110 é tomado como olado frontal e o lado do cabo de manuseio 130 como o lado posterior.
O corpo 101 inclui um alojamento de motor 103 e um alojamento deengrenagem 105. O corpo de alojamento da parafusadeira 100 é também referido comosendo formado pelo corpo IOleo cabo de manuseio 130. Além disso, na parafusadeira 100desta realização, a broca de„ acionamento 110 também pode ser referida como umcomponente da ferramenta elétrica.
O alojamento do motor 103 aloja o motor de acionamento 120 que aciona abroca de acionamento 110 protuberante a partir da extremidade frontal do alojamento deengrenagem 105. O motor de acionamento 120 é uma característica que corresponde ao"mecanismo de acionamento" de acordo com esta invenção. A broca de acionamento 110que é um elemento de acionamento para ser acionado pelo motor de acionamento 120 é umacaracterística que corresponde a "broca da ferramenta" de acordo com esta invenção.
Embora não mostrado, o alojamento de engrenagem 105 aloja um mecanismode redução de velocidade para reduzir adequadamente a velocidade de rotação de um eixode saída do motor de acionamento 120, um fuso que é girado pelo mecanismo de redução develocidade, um martelo que é girado pelo fuso através de um membro de transmissão naforma de bolas, e uma bigorna 106 que é girado pelo martelo. A extremidade da bigorna 106se projeta a partir da extremidade do alojamento de engrenagem 105. A broca deacionamento 110 é montada de modo destacável nesta extremidade protuberante da bigorna.
A bigorna 106 forma uma "peça de montagem de ferramenta" nesta invenção.
O cabo de manuseio 130 é um cabo que é segurado pelos cinco dedos dousuário para realizar uma operação de carregar a ferramenta elétrica. O cabo de manuseio130 é definido como uma área (região) sobre a qual a força de preensão (aderência) da mãodo usuário é exercida quando o usuário segura a ferramenta elétrica com a mão. O cabo demanuseio 130 desta realização se estende a partir da extremidade posterior do alojamento101a sobre a lateral do corpo 101 (o lado do alojamento do motor 103) até uma extremidadedo cabo 130a numa direção transversal a direção axial da broca de acionamento 110. Umgatilho 131 para lançar um contato elétrico (não mostrado) do motor de acionamento 120 éprovido sobre uma porção frontal do cabo 130b (na lateral esquerda como visto na figura 1)do cabo de manuseio 130. O gatilho 131 é um membro de operação que é pressionado como dedo do usuário para acionar o motor de acionamento 120, e liberando o gatilhointerrompe-se o motor de acionamento 120. Além disso, uma porção em arco circular 130cque possui uma seção horizontal de uma forma em arco circular é provida sobre aextremidade posterior do cabo (sobre a lateral direita como visto na figura 1) do cabo demanuseio 130. A "seção horizontal" aqui é definida como um plano que se estende ao longoda direção axial da broca de acionamento 110. Como mostrado na figura 2, o cabo demanuseio 130 possui um cabo de largura dl na direção lateral da ferramenta na porção emarco circular 130c e sua área circundante. O cabo de manuseio 130, o gatilho 131 e a porçãoem arco circular 130c são características que correspondem ao "cabo de manuseio", a "peçade operação" e a "primeira porção em arco circular", respectivamente, de acordo com estainvenção.
Além disso, nesta realização, o corpo 101 que inclui o cabo de manuseio 130possui uma caixa feita em material duro (material de resina sintética dura ou outro materialsimilar). Além disso, uma parte acolchoada de material macio (material de resina sintéticamacia, material em borracha ou outro material similar) que é mais macio do que o materialduro é provido em torno da caixa. A parte acolchoada é formada, por exemplo, por umaporção de contato frontal do cabo 132 que é mostrada na figura 1. Pela provisão da parteacolchoada que possui tal construção, a parafusadeira pode fornecer uma sensação macia deaderência ao usuário que segura o cabo de manuseio 130 e realiza uma operação, e podetambém fornecer uma impressão de ter aparência nova.
Como mostrado nas figuras 2 e 3, as cavidades laterais 107 são formadas nassuperfícies laterais do direita e esquerda do alojamento 101b do corpo 101 (o alojamento domotor 103).
Cada uma das cavidades laterais 107 é uma cavidade reentrante geralmentelinear a partir da extremidade frontal da cavidade 107a até a extremidade posterior dacavidade 107b ao longo da direção axial da broca de acionamento 110. As cavidades lateraisdireita e esquerda 107 são dispostas sobre os lados opostos do alojamento do motor 103 docorpo 101. As cavidades laterais 107 são reentrantes voltadas para dentro na direção lateralferramenta e formadas contiguamente às porções em arco circular 109c da cavidade daextremidade posterior 109 (que é descrita abaixo) sobre a extremidade frontal da lateral docorpo 101 na direção das porções em arco circular 109c. As cavidades laterais 107 aqui sãocaracterísticas que correspondem a "porção reentrante" de acordo com esta invenção. Alémdisso, uma pluralidade de projeções 108 é formada sobre as cavidades laterais 107 e possuicomponentes de projeção que se estedem numa direção transversal a direção de extensãodas cavidades laterais 107. As projeções 108 servem como um batente deslizante quandoenvolvidos com os dedos do usuário colocados sobre as cavidades laterais 107.
Além disso, a cavidade da extremidade posterior 109 que possui uma seçãohorizontal (um plano que se estende ao longo da direção axial da broca de acionamento 110)de uma forma em arco circular é provida sobre a lateral da extremidade posterior doalojamento 101a do corpo 101 (o alojamento do motor 103).
Como mostrado na figura 2, a cavidade da extremidade posterior 109 possuiuma seção de largura d2 maior do que a largura do cabo dl do cabo de manuseio 130 nadireção lateral da ferramenta. A cavidade da extremidade posterior 109 é configuradageralmente como uma cavidade em forma de C que se estende a partir de uma extremidadeda cavidade 109a contígua a extremidade posterior da cavidade 107b de uma cavidadelateral 107 até a outra extremidade da cavidade 109b sobre a lateral da extremidadeposterior do alojamento 101a. Assim, as cavidades laterais 107 são conectadas asextremidades posteriores da cavidade 107b até as extremidades da cavidade 109a dacavidade da extremidade posterior 109. Como resultado, uma cavidade que se estendecontinuamente é formada, a qual se estende em uma forma reentrante a partir daextremidade frontal da cavidade 107a de uma cavidade lateral até a extremidade frontal dacavidade 107a da outra cavidade lateral 107 através da cavidade da extremidade posterior 109.
Além disso, a cavidade da extremidade posterior 109 possui a porção central109b que possui uma seção horizontal de uma forma de arco circular sobre a lateral daextremidade posterior do alojamento 101a do corpo 101, e a curvatura da forma em arcocircular da porção central 109b é maior do que a curvatura da forma em arco circular daporção em arco circular 130c do cabo de manuseio 130. Além disso, sobre as superfícieslaterais direita e esquerda do alojamento 101b contígua a porção central 109b, as porçõesem arco circulares 109c são providas entre a porção central 109b e as extremidades dacavidade 109a. Cada uma das porções em arco circular 109c possuem uma seção horizontal(um plano que se estende ao longo da direção axial da broca de acionamento 110) de umaforma em arco circular e sua curvatura· desta forma em arco circualr é maior do que acurvatura da forma em arco circular da porção central 109b. A porção central 109b e asporções em arco circular 109c são características que correspondem a "segunda porção emarco circular" e a "terceira porção em arco circular", respectivamente, de acordo com estainvenção. Além disso, uma flange 111 (projeção) é formada sobre a extremidade superior dacavidade da extremidade posterior 109 e se prolonga numa forma tipo flange na direção daabertura da cavidade da extremidade posterior 109 (lateralmente e posteriormente a partir daferramenta).
Na parafusadeira 100 que possui a construção acima mencionada, quando ousuário segura o cabo de manuseio 130 e pressiona o gatilho 131 para lançar o contatoelétrico, o motor de acionamento 120 é acionado. A broca de acionamento 110 é entãogirada através do mecanismo de redução de velocidade, o fuso, o martelo e a bigorna erealiza uma operação de aperto de parafuso. O princípio da operação da parafusadeira 100 éconhecido na arte, e deste modo sua construção e operação não serão descritas em detalhe.
Modos de operação concebíveis que utilizam a parafusadeira 100 incluem amaneira de realizar uma operação enquanto pressiona-se na direção da broca deacionamento 110 segurada numa posição horizontalmente estendida, a maneira de realizaruma operação enquanto pressiona-se para cima ou para baixo a broca de acionamento 110segurada numa posição verticalmente estendida, e a maneira de realizar uma operaçãoenquanto pressiona-se para cima ou para baixo a broca de acionamento 110. segurada numaposição obliquamente estendida.
Nesta realização, a parafusadeira 100 pode ser usada nos primeiro e segundopadrões de preensão em cada um dos modos de operação acima descritos. O primeiropadrão de preensão é definido como um padrão em que o cabo de manuseio 130 entre aspartes da parafusadeira 100 é segurado com todos os cinco dedos da mão do usuário. Osegundo padrão de preensão é definido como um padrão em que a porção da extremidadeposterior do corpo 101 entre as partes da parafusadeira 100 é pressionada para frente emdireção a broca de acionamento 110, enquanto está sendo segurada principalmente com osprimeiro e segundo dedos da mão do usuário.
Um exemplo do segundo padrão de preensão é mostrado nas figuras 4 e 5.Aqui, a figura 4 é uma vista em perspectiva que mostra o segundo padrão de preensão emque a porção da extremidade posterior do corpo 101 da parafusadeira 100 desta realização ésegurada pelo usuário. A figura 5 é uma vista seccional parcial tomada ao longo da linha A-A da figura 1, que mostra o segundo padrão de preensão mostrado na figura 4 como visto decima da ferramenta.
Como mostrado nas figuras 4 e 5, no segundo padrão de preensão, umprimeiro dedo (polegar) 201 e um segundo dedo (dedo indicador) 202 de uma mão 200 dousuário são postos sobre as cavidades laterais direita e esquerda 107 de modo a segurá-lasentre os dedos, e uma parte em rede 203 entre os primeiro dedo 201 e o segundo dedo 202 éposta sobre a cavidade da extremidade posterior 109 de modo a pressioná-la contra esta. Ascavidade laterais 107 e a cavidade da extremidade posterior 109 na lateral da extremidadeposterior do alojamento 101a do corpo 101 formam uma área que é pressionada para frenteem direção a broca de acionamento 110 enquanto é segurada pelo primeiro dedo 201 e osegundo dedo 202 da mão do usuário 200. Deste modo, as cavidades laterais 107 e acavidade da extremidade posterior 109 formam a "parte de preensão" nesta invenção. Alémdisso, neste segundo padrão de preensão, embora não mostrado, preferivelmente, umterceiro dedo (dedo médio) da mão do usuário 200 é posto sobre a superfície lateral doalojamento 101b do lado do segundo dedo 202 no corpo 101, e um quarto dedo (dedoanular) e um quinto dedo (dedo mínimo) da mão do usuário 200 são postos sobre o gatilho131 do cabo de manuseio 130.
No segundo padrão de preensão, os dedos do usuário são postos sobre o eixoda broca de acionamento IlOe pressionados contra a ferramenta pela parte posterior, tal quea broca de acionamento 110 pode ser pressionada fortemente contra a peça de trabalho.
Deste modo, o segundo padrão de preensão é efetivo em realizar facilmente uma operaçãosobre uma peça de trabalho relativamente dura. Além disso, no segundo padrão de preensão,as áreas das pontas dos dedos dos primeiro 201 e segundo 202 dedos da mão do usuário 200são encaixadas nas cavidades laterais 107 e ainda impedidas de deslizarem pelas projeções108 das cavidades laterais 107. Deste modo, o segundo padrão de preensão também éefetivo em impedir o deslizamento da ferramenta com relação ao primeiro 201 e segundo202 dedos da mão do usuário 200. Para este propósito, preferivelmente, a profundidade dascavidades laterais 107 (preferivelmente, uma profundidade de cavidade d3 entre a partesuperior da porção em arco circular 109c e a parte inferior da cavidade lateral 107 da figura5) é estabelecida em 1,0 mm ou mais. Assim, com esta disposição, a ocorrência dedeslizamento da ferramenta com relação ao primeiro dedo 201 e o segundo dedo 202 damão do usuário 200 pode ser mais prontamente evitada no segundo padrão de preensão.
Além disso, no segundo padrão de preensão, a flange 111 cobre uma partesuperior do primeiro dedo 201 e do segundo dedo 202 entre os quais as cavidades lateraisdireita e esquerda 107 são seguradas. Assim, a flange 111 impede os primeiro e segundodedos 201, 202 de se desencaixarem na direção superior das cavidades laterais 107. Alémdisso, a flange 111 é efetiva em prover o usuário com uma sensação de segurança.
Em uma ferramenta elétrica tal como uma parafusadeira 100 que possui asconstruções acima descritas, como a configuração da porção de extremidade posterior docorpo 101 que é segurada com o primeiro dedo 201 e segundo dedo 202 da mão de usuário200, é desejado fornecer uma estrutura de redução de fadiga que pode oferecer menos fadigae dor ao usuário.
A este respeito, o cabo de manuseio 130 é configurado para ser segurado comos cinco dedos do usuário, enquanto as cavidades laterais 107 e a cavidade da extremidadeposterior 109 são seguradas com os primeiro e segundo dedos do usuário. Deste modo, aporção em arco circular sobre a extremidade posterior do cabo de manuseio 130 (a porçãoem arco circular 130c) é diferente da porção em arco circular sobre a extremidade posteriorda cavidade da extremidade posterior 109 (a porção central 109b) nas configurações emarco circular que oferecem menos fadiga e dor ao usuário. Especificamente, no segundopadrão de preensão, uma carga tende a ser aplicada de uma maneira mais concentrada naparte em rede entre os primeiro e segundo dedos do que no primeiro padrão de preensão.
Deste modo, é efetivo se a curvatura da forma em arco circular da porção central 109b dacavidade da extremidade posterior 109 for maior do que aquela da forma em arco circular daporção em arco circular 130c do cabo de manuseio 130. Aqui, a porção em arco circular130c do cabo de manuseio 130 é projetada para ter uma forma em arco circular que possuital curvatura com tal curvatura que a porção em arco circular é segurada em contatopróximo com a parte em rede entre os primeiro e segundo dedos quando o cabo de manuseio130 é segurado com os cinco dedos da mão do usuário. Além disso, a porção central 109bda cavidade da extremidade posterior 109 é porojetada para ter uma forma em arco circularque possui tal curvatura que a porção central é segurada em contato próximo com a parte emrede entre os primeiro e segundo dedos quando a lateral da extremidade posterior doalojamento IOla do corpo 101 é segurada com os cinco dedos da mão do usuário.
Com tal construção, tanto no primeiro padrão de preensão do cabo demanuseio 130 quanto no segundo padrão de preensão das cavidades laterais 107 e dacavidade da extremidade posterior 109, a estrutura de preensão que pode oferecer menorfadiga e dor ao usuário pode ser realizada.
Além disso, os inventores desta invenção encontraram com sucesso que, se acurvatura da forma em arco circular da porção central 109b da cavidade da extremidadeposterior 109 está mais apropriadamente adequada dentro de uma faixa de curvaturas emque a porção central é segurada, em contato próximo com a, parte em rede entre os primeiro esegundo dedos, tal configuração é efetiva em reduzir a fadiga e a dor, nos primeiro esegundo dedos a partir dos quais o usuário sofre com o contato com a porção central 109bda cavidade da extremidade posterior 109 durante uma operação de pressão da ferramenta.
Além disso, também foi encontrado um efeito em que a lateral da extremidade posterior doalojamento 101a do corpo 101 é mais facilmente segurada mesmo durante uma operação depuxão da ferramenta. Especificamente, na cavidade da extremidade posterior 109 na lateralda extremidade posterior 101a do corpo 101, particularmente, a porção central 109b épreferivelmente configurada para apresentar uma forma em arco circular que possui umacurvatura de 22 mm ou mais. Com tal configuração, no uso da ferramenta no segundopadrão de preensão, a porção central 109b da cavidade da extremidade posterior 109 é quaseuniformemente disposta ao longo da borda da parte em rede entre os primeiro e segundodedos da mão do usuário, tal que uma carga sobre a parte em rede pode ser uniformementedistribuída sobre uma área ampla da parte em rede. Além disso, a curvatura máxima daforma em arco circular da porção central 109b pode ser estabelecida, por exemplo, de 30 a35 mm em relação à profundidade do corpo 101.
Além disso, estabelecendo-se a curvatura da forma em arco circular daporção central 109b como acima descrito, os inventores conduziram avaliações quantitativasde fadiga da mão do usuário com o uso das estruturas de preensão de um exemplo detrabalho e um exemplo comparativo. As medidas e avaliações foram feitas pelo critério A(razão músculo carga) e critério B (força de preensão ou também referida como "fator depotência").
- Estruturas de preensão do exemplo de trabalho e exemplo comparativo -
Numa parafusadeira usada em um exemplo de trabalho, a porção central 109bda cavidade da extremidade posterior 109 possui uma forma em arco circular que possuiuma curvatura de 22 mm ou mais, enquanto, numa parafusadeira usada em um exemplocomparativo, esta possui uma curvatura de cerca de 17 mm. Além disso, as parafusadeirasdo exemplo de trabalho e do exemplo comparativo possuem quase as mesmas massas,ambas na faixa de 3,0 a 3,2 kg.
-Critério A-
Numa medida de razão músculo carga do critério A, eletrodos de umeletromiógrafo de superfície conhecido são conectados sobre as áreas (superfície da pele) dobraço do indivíduo a ser medido. O indivíduo segura a lateral da extremidade posterior doalojamento 101a (as cavidade laterais 107 e a cavidade da extremidade posterior 109) docorpo 101 por um período de tempo fixado, e neste estado, o potencial do músculo sobre asuperfície da pele é medido. Conforme as áreas do braço do indivíduo a ser medido, quatrodos músculos do braço, ou músculo carpi ulnaris extensor, músculo carpi ulnaris flexor,músculo braquio-radial e músculo carpi radialis flexor são selecionados. Esses quatromúsculos são conhecidos como músculos que possuem um efeito particularmente sobre apreensão dos dedos ou da mão·. A razão do potencial do músculo do exemplo de trabalhocom aquela do exemplo comparativo é definido como a "razão músculo carga (%)" nestarealização.
- Critério B -
Numa medida da força de preensão do critério B, a ponta da ferramenta éconectada a um dispositivo de medição de tração de carga e o indiyíduo a puxa enquantosegura a lateral da extremidade posterior do alojamento 101a do corpo 101 (as cavidadeslaterais 107 e a cavidade da extremidade posterior 109), e neste momento, a tração de cargaé medida pelo dispositivo de medição de tração de carga. A razão da tração de carga doexemplo de trabalho com aquela do exemplo comparativo é definido como a "força depreensão (%)" nesta realização.Os resultados dos cálculos da razão músculo carga do indivíduo no critério Amostra que o potencial do músculo é menor no exemplo de trabalho do que aquela noexemplo comparativo, e é verificado que, no exemplo de trabalho, a razão músculo carga éreduzida a cerca de 50 a 80% daquela do exemplo comparativo. Sabe-se que o grau dopotencial do músculo geralmente se correlaciona com o grau da atividade do músculo e opotencial do músculo se torna maior pela realização de uma ação que requer maior forçamuscular ou energia cinética. Deste modo, para a estimativa da carga de trabalho oumelhoria do emprego, julga-se que um emprego, o qual pode ser feito com uma forçamuscular menor pode ser feita com uma carga de trabalho menor, ou com uma preensãomais fraca. Assim, foi verificado quantitativamente que uma melhoria do emprego pode serfeita em um grau de modo a reduzir a razão músculo carga em cerca de 20 a 50% quando,na cavidade da extremidade posterior 109 sobre a lateral da extremidade posterior 101a docorpo 101, particularmente, a porção central 109b é configurada para apresentar uma formade arco circular que possui uma curvatura de 22 mm ou mais.
Além disso, os resultados dos cálculos da força de preensão do indivíduo nocritério B mostra que a força de preensão é cerca de 1,7 a 1,8 vezes mais forte no exemplode trabalho do que aquela no exemplo comparativo. Assim, foi quantitativamente verificadoque a melhoria do emprego pode ser feita tal que um trabalho pode ser feito com uma forçade preensão mais fraca quando, na cavidade da extremidade posterior 109 na lateral daextremidade posterior 101a do corpo 101, particularmente, a porção central 109b éconfigurada para apresentar uma forma em arco circular que possui uma curvatura de 22mm ou mais.
Pelo uso da parafusadeira 100 da realização acima descrita, quando, nacavidade da extremidade posterior 109 na lateral da extremidade posterior 101a do corpo101, a porção central 109b é configurada para apresentar uma forma em arco circular quepossui uma curvatura de 22 mm ou mais, uma estrutura pode ser realizada, a qual oferecemenos fadiga e dor ao usuário no segundo padrão de preensão em que o usuário segura alateral da extremidade posterior do corpo do alojamento.
Em relação a esta configuração, nesta realização, a razão da curvatura daforma em arco circular da porção central 109b da cavidade da extremidade posterior 109 dacom a curvatura da forma em arco circular da porção em arco circular 130c do cabo demanuseio 130 pode ser estabelecido em 1,3 ou mais. Com esta configuração, a forma emarco circular da porção central 109b pode ter uma curva suave dentro de uma faixa decurvaturas em que a porção central é segurada em contato próximo com a parte em redeentre os primeiro e segundo dedos da mão do usuário quando o usuário segura aextremidade posterior lateral da extremidade posterior IOla do corpo 101, e com umacurvatura 1,3 vezes ou maior do que aquela da forma em arco circular da porção em arcocircular 130c. Com tal configuração, quando a ferramenta é usada no segundo padrão depreensão, a porção central 109b é disposta ao longo da borda da parte em rede entre osprimeiro e segundo dedos da mão do usuário, tal que uma carga sobre a parte em rede podeser distribuída uniformemente sobre uma· ampla área da parte em rede. Assim, uma estruturaque oferece menos fadiga e dor na parte em rede pode ser realizada.
Além disso, nesta realização, a razão da largura da seção d2 da porção emarco circular 109c da cavidade da extremidade posterior 109 na direção lateral da ferramentacom a largura do cabo dl da porção em arco circular 103c do cabo de manuseio 130 nadireção lateral da ferramenta pode ser estabelecida em 1,3 ou mais. Com esta configuração,também pode ser realizada uma estrutura que oferece menos fadiga e dor ao usuário nosegundo padrão de preensão em que o ,usuário segura a lateral da extremidade posterior101a do corpo 101.
Além disso, de acordo com esta realização, a parte em rede 203 entre oprimeiro dedo 201 e o segundo dedo 202 da mão do usuário é posta sobre a porção central109b da cavidade da extremidade posterior 109 de modo a pressioná-la contra esta, e oprimeiro dedo 201 e o segundo .dedo 202 são postos sobre as porções em arco circular 109cda cavidade da extremidade posterior 109. Deste modo, a estrutura de preensão da cavidadeda extremidade posterior 109 é realizada tal que a porção central 109b da cavidade daextremidade posterior 109 oferece menos fadiga e dor na parte em rede 203 da mão dousuário e em que as porções em arco circular 109c da cavidade da extremidade posterior109 se molda facilmente com uma forma em arco circular que possui uma curva mais suavedo que a porção central 109b, para a forma curvada dos primeiro e segundo dedos 201, 202contígua com a parte em rede .203 da mão do usuário, em ambas as operações de pressão epuxão da ferramenta no segundo padrão de preensão.
Além disso, de acordo com esta realização, a provisão das cavidades laterais107 as quais são reentrantes, voltadas para dentro na direção lateral da ferramenta eformadas contiguamente com as porções em arco circular 109c da cavidade da extremidadeposterior 109 na lateral frontal da ferramenta das porções em arco circular 109c, a estruturade preensão é realizada tal que se encaixa facilmente com as áreas das pontas do primeirodedo 201 e do segundo dedo 202 da mão do usuário.
- Outra Realização -
A invenção não está limitada a realização acima, mas, pode ser adicionada,modificada, substituída com alternativas ou outras modificações. Por exemplo, as seguintesprovisões podem ser feitas no pedido desta realização.
Na realização acima, com relação a configuração da lateral da extremidadeposterior 101a do corpo 101, as porções em arco circular 109c são descritas como tendouma forma em arco circular com uma curvatura maior do que aquela da forma em arcocircular da porção central 109b e como sendo providas na lateral frontal da ferramenta daporção central 109b da cavidade da extremidade posterior 109. Nesta invenção, contudo, acurvatura da forma em arco circular das porções em arco circular 109c pode serapropriadamente selecionadas independentemente da correção com á curvatura da forma emarco circular da porção central 109b. Além disso, nesta invenção, pelo menos uma dasporções em arco circular direita e esquerda 109c pode ser dispensada conforme necessário.
Além disso, na realização acima, com relação à configuração da lateral daextremidade posterior 101a da corpo 101,- as cavidades laterais 107 são descritas comosendo reentrantes, voltadas para dentro na direção lateral da ferramenta e formadascontiguamente com as porções em arco circular 109c. Nesta invenção, contudo, pelo menosuma das cavidades laterais 107 direita e esquerda pode ser dispensada conforme necessário.
Além disso, na realização acima, a parafusadeira 100 para uso na operação deaparafusamento é descrita como uma realização representativa da ferramenta elétrica, masesta invenção não está limitada à parafusadeira 100. Esta pode ser aplicada a várias outrasferramentas elétricas que são ..usadas para cortar, moer, polir, pregar, rebitar ou perfurar.
Neste momento, um método de acionamento de uma broca de ferramenta pode serapropriadamente selecionado, tal como um método de acionamento da broca da ferramentapor um motor de acionamento que é alimentado por uma corrente elétrica AC ou umabateria, e um método de acionamento da broca de ferramenta por pressão de ar ou gás. Emresumo, a invenção pode ser aplicada em várias ferramentas elétricas que podem ser usadastanto no primeiro padrão de preensão em que o cabo de manuseio é segurado com todos oscincos dedos da mão do usuário e no segundo padrão de preensão em que a porção daextremidade posterior do corpo do alojamento é pressionado para frente em direção a brocada ferramenta, enquanto é segurada diretamente principalmente com os primeiro e segundodedos da mão do usuário.
Além disso, na visão da descrição da realização acima e modificações, ainvenção pode ser provida com as seguintes características.
"Uma ferramenta elétrica manual com um corpo de alojamento, uma peça demontagem na ferramenta a qual uma broca da ferramenta para realizar uma operaçãopredeterminada sobre uma peça de trabalho é montada na extremidade frontal do corpo dealojamento, um mecanismo de acionamento que é alojado dentro do corpo de alojamento eaciona a broca da ferramenta, um cabo de manuseio que se estende do corpo do alojamentonuma direção transversal a direção axial da broca da ferramenta e é projetado para sersegurado pelos cinco dedos do usuário, uma peça de operação que é provida sobre umaporção frontal do cabo e é pressionada pelo dedo do usuário de modo acionar o mecanismode acionamento, uma parte de preensão que pressionada para frente em direção a broca daferramenta, enquanto é seguradà com os primeiro e segundo dedos da mão do usuário sobreuma extremidade posterior do corpo de alojamento, e uma porção em arco circular quepossui uma seção horizontal de uma forma em arco circular sobre a extremidade posteriorda parte de preensão, em que a forma em arco circular da segunda porção em arco circularsobre uma extremidade posterior da parte de preensão, em que a forma em marco circular dasegunda porção em arco circular é configurada par ter tal curvatura em que a porção em arcocircular é segurada em contato próximo com a parte em rede entre os primeiro e segundodedos, quando a parte de preensão é segurada com os primeiro e segundo dedos da mão dousuário e para ter a curvatura de 22 mm ou mais."
"Uma ferramenta elétrica manual com um corpo de alojamento, uma peça demontagem na ferramenta a qual uma broca da ferramenta para realizar uma operaçãopredeterminada sobre uma peça de trabalho é montada na extremidade frontal do corpo dealojamento, um mecánismo de acionamento que é alojado dentro do corpo de alojamento eaciona a broca da ferramenta, um cabo de manuseio que se estende do corpo do alojamentonuma direção transversal a direção axial da broca da ferramenta e é projetado para sersegurado pelos cinco dedos do usuário, uma peça de operação que é provida sobre umaporção frontal do cabo e é pressionada pelo dedo do usuário de modo acionar o mecanismode acionamento, uma parte de preensão que pressionada para frente em direção a broca daferramenta, enquanto é segurada com os primeiro e segundo dedos da mão do usuário sobreuma extremidade posterior do corpo de alojamento, e uma primeira porção em arco circularque possui uma seção horizontal de uma forma em arco circular sobre a extremidadeposterior da parte de preensão, em que a razão de uma largura de seção da forma em arcocircular da segunda porção em arco circular numa direção lateral da ferramenta com umalargura de seção da forma em arco circular da primeira porção em arco circular numadireção lateral da ferramenta é 1,3 ou mais."
"A ferramenta elétrica como definida na reivindicação 5, onde a porçãoreentrante deprimida em 1,0 mm ou mais para dentro com relação a terceira porção em arcocircular."
Descrição das Referências Numéricas
100 - parafusadeira (ferramenta elétrica)
101 - corpo
101a- extremidade posterior do alojamento
101 - superfície lateral do alojamento
103 - alojamento do motor
105-compartimento de engrenagem
106-bigorna -
107 - cavidade lateral
107a - extremidade frontal da cavidade
107b - extremidade posterior da cavidade
108-projeção109 - cavidade da extremidade posterior109a - extremidade da cavidade
109b - porção central
109c - porção em arco circular
110 - broca de acionamento (broca da ferramenta)
111 - flange
120 - motor de acionamento
130 - cabo de manuseio
130a - extremidade do cabo
130b - porção frontal do cabo
130c - porção em arco circular
131-gatilho
132 - porção de contato frontal do cabo
200 - mão
201 - primeiro dedo
202 - segundo dedo
203 - parte em rede

Claims (6)

1. Ferramenta elétrica manual CARACTERIZADA por compreender:- um corpo de alojamento (101),- uma peça de montagem na ferramenta a qual uma broca da ferramenta (110)é montada provida sobre a extremidade frontal do corpo de alojamento,- um mecanismo de acionamento (120) que é alojado dentro do corpo dealojamento (101) e aciona a broca da ferramenta (110),- um cabo de manuseio (130) que se estende do corpo do alojamento (101)numa direção transversal a direção axial da broca da ferramenta (110) e é segurado peloscinco dedos do usuário,- uma peça de operação (131) que é provida sobre uma porção frontal docabo de manuseio (130) e é pressionada pelo dedo do usuário de modo acionar o mecanismode acionamento (120),- uma parte de preensão que pressionada para frente em direção a broca daferramenta (110), enquanto é segurada com os primeiro e segundo dedos da mão do usuáriosobre uma extremidade posterior do corpo de alojamento (101),- uma primeira porção em arco circular que possui uma seção horizontal deuma forma em arco circular sobre a extremidade posterior (130a) do cabo de manuseio e- uma segunda porção em arco circular que possui uma seção horizontal deuma forma em arco circular sobre a extremidade posterior da parte de preensão, a forma emarco circular tendo uma curvatura maior do que a curvatura da forma em arco circular daprimeira porção em arco circular.
2. Ferramenta elétrica de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pela forma em arco circular da segunda porção em arco circular serconfigurada para ter uma curvatura em que a porção em arco circular é segurada em contatopróximo com a parte em rede entre os primeiro e segundo dedos quando a parte de preensãoé segurada com os primeiro e segundo dedos da mão do usuário e para ter a curvatura de 22mm ou mais.
3. Ferramenta elétrica de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pela forma em arco circular da primeira porção em arco circular serconfigurada para ter uma curvatura em que a porção em arco circular é segurada em contatopróximo com a parte em rede entre os primeiro e segundo dedos quando o cabo de manuseioé segurado com os cinco dedos da mão do usuário e a forma em arco circular da segundaporção em arco circular é configurada para ter uma curvatura em que a porção em arcocircular é segurada em contato próximo com a parte em rede entre os primeiro e segundodedos quando a parte de preensão é segurada com os primeiro e segundo dedos da mão dousuário e em que a razão da curvatura da forma em arco circular da segunda porção em arcocircular com a curvatura da forma em arco circular da primeira porção em arco circular é 1,3ou mais.
4. Ferramenta elétrica de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pela parte de preensão ter uma terceira porção em arco circular quepossui uma seção horizontal de uma forma em arco circular e formada contiguamente com asegunda porção em arco circular sobre uma superfície lateral da ferramenta, a forma emarco circular da terceira porção em arco circular possuindo uma curvatura maior do queaquela da forma em arco circular da segunda porção em arco circular.
5. Ferramenta elétrica de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pela parte de preensão incluir uma porção reentrante (107) que édeprimida para dentro numa direção lateral da ferramenta e formada contiguamente com aterceira porção em arco circular na lateral da extremidade frontal do corpo do alojamento(101) na direção da terceira porção em arco circular.
6. Ferramenta elétrica de acordo com a reivindicação 5,CARACTERIZADA pela porção reentrante ser deprimida em 1,0 mm ou mais para dentroem relação a terceira porção em arco circular.
BRPI0904432-9A 2008-11-14 2009-11-13 ferramenta elétrica BRPI0904432A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008292562A JP5467757B2 (ja) 2008-11-14 2008-11-14 作業工具

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0904432A2 true BRPI0904432A2 (pt) 2010-09-21

Family

ID=41631599

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0904432-9A BRPI0904432A2 (pt) 2008-11-14 2009-11-13 ferramenta elétrica

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8261853B2 (pt)
EP (1) EP2186609B1 (pt)
JP (1) JP5467757B2 (pt)
CN (1) CN101733741B (pt)
BR (1) BRPI0904432A2 (pt)
RU (1) RU2505391C2 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8267192B2 (en) * 2009-02-24 2012-09-18 Black & Decker Inc. Ergonomic handle for power tool
EP2364818B1 (de) * 2010-03-08 2017-08-16 HILTI Aktiengesellschaft Handwerkzeugmaschine
CN103747922A (zh) * 2011-08-26 2014-04-23 胡斯华纳有限公司 引导及控制组件
JP2014028412A (ja) * 2012-07-31 2014-02-13 Makita Corp 動力工具
USD735005S1 (en) * 2012-11-06 2015-07-28 Robert Bosch Gmbh Screwdriver
JP6085225B2 (ja) 2013-06-27 2017-02-22 株式会社マキタ ネジ締め電動工具
US20150151424A1 (en) * 2013-10-29 2015-06-04 Black & Decker Inc. Power tool with ergonomic handgrip
USD725981S1 (en) * 2013-10-29 2015-04-07 Black & Decker Inc. Screwdriver with nosepiece
USD753976S1 (en) * 2014-01-20 2016-04-19 Robert Bosch Gmbh Screw gun
JP6246649B2 (ja) * 2014-04-10 2017-12-13 株式会社マキタ 電動工具
EP3235604B1 (en) * 2015-01-13 2019-06-26 Black & Decker Inc. Power tool with ergonomic handgrip
CN215617873U (zh) * 2019-01-10 2022-01-25 米沃奇电动工具公司 电动工具以及冲击工具
US20220009072A1 (en) * 2020-07-09 2022-01-13 Snap-On Incorporated Ergonomic housing for a power tool
CN113787484A (zh) * 2021-09-28 2021-12-14 苏州造物空间智能科技有限公司 电动螺丝批的操作方法

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3352368A (en) * 1965-08-30 1967-11-14 Black & Decker Mfg Co Pivoted trigger means for power-operated reversible tool
US4330093A (en) * 1980-08-08 1982-05-18 Western Electric Company, Inc. Thumb-controlled hand-held tool
JPH0355176U (pt) * 1989-05-26 1991-05-28
JPH05309509A (ja) * 1992-05-11 1993-11-22 Shibaura Eng Works Co Ltd 電気ドリル
DE19605202C1 (de) * 1996-02-13 1997-09-18 Atlas Copco Elektrowerkzeuge Elektrowerkzeugmaschine mit Umschalteinrichtung für Rechts-/Linkslauf
US5829099A (en) * 1997-04-14 1998-11-03 Kopelman; Larry J. Universal ergonomic handle
JP3676609B2 (ja) * 1998-09-29 2005-07-27 株式会社マキタ 電動工具における吊り下げ具の装着構造
JP2001150366A (ja) * 1999-11-26 2001-06-05 Hitachi Koki Co Ltd 電動工具
JP2001198856A (ja) * 2000-01-13 2001-07-24 Hitachi Koki Co Ltd 電動工具
US6158528A (en) * 2000-01-27 2000-12-12 S.P. Air Kabusiki Kaisha Hand-held pneumatic rotary drive device
US6676557B2 (en) * 2001-01-23 2004-01-13 Black & Decker Inc. First stage clutch
US6688407B2 (en) * 2001-10-10 2004-02-10 Porter-Cable/Delta Belt clip for hand-held power tools
ITVI20010264A1 (it) * 2001-12-21 2003-06-21 Dolking Ltd Macchina utensile a funzionalita' migliorata
CN1293992C (zh) * 2002-07-30 2007-01-10 谢智庆 改良结构的活动扳手
US7363685B2 (en) * 2002-10-28 2008-04-29 Black & Decker Inc. Handle assembly for tool
USD488978S1 (en) * 2002-11-13 2004-04-27 One World Technologies Hammer drill
JP4525298B2 (ja) * 2004-10-28 2010-08-18 日立工機株式会社 携帯用工具
JP4456499B2 (ja) * 2005-02-10 2010-04-28 株式会社マキタ 作業工具
USD566506S1 (en) * 2006-07-20 2008-04-15 Robert Bosch Gmbh Power operated screwdriver
JP5117102B2 (ja) * 2007-05-15 2013-01-09 株式会社マキタ 可搬型動力工具
EP2147754B1 (en) 2007-05-15 2013-07-31 Makita Corporation Portable power tool
JP5210024B2 (ja) 2008-04-03 2013-06-12 株式会社マキタ 可搬型動力工具
US8267192B2 (en) * 2009-02-24 2012-09-18 Black & Decker Inc. Ergonomic handle for power tool
USD617168S1 (en) * 2009-11-10 2010-06-08 Makita Corporation Portable electric hammer drill

Also Published As

Publication number Publication date
EP2186609B1 (en) 2015-10-21
EP2186609A3 (en) 2011-12-07
EP2186609A2 (en) 2010-05-19
JP2010115765A (ja) 2010-05-27
US20100122825A1 (en) 2010-05-20
JP5467757B2 (ja) 2014-04-09
RU2009142032A (ru) 2011-05-27
CN101733741B (zh) 2013-02-27
CN101733741A (zh) 2010-06-16
US8261853B2 (en) 2012-09-11
RU2505391C2 (ru) 2014-01-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0904432A2 (pt) ferramenta elétrica
US11260518B2 (en) Ergonomic handle for power tool
JP4456499B2 (ja) 作業工具
US5445479A (en) Ergonomically designed, electrically energized hand drill having a housing, longitudinally aligned with a hand, wrist and forearm support
BRPI1001977A2 (pt) cabo auxiliar
EP1321246A2 (en) Functional hand held power tool
US6752045B2 (en) Adjustable wrench
AU2004205226A1 (en) Power tool
JP2543355B2 (ja) 電気鋸
KR860001081B1 (ko) 수동 공구용 손잡이
CN106180885A (zh) 便携式切割机
JP2008023648A (ja) 作業工具
CN108214406A (zh) 一种可拆卸式多功能工作锤
CN215017921U (zh) 一种手持式神经内科临床用叩击检查装置
JP5354758B2 (ja) 作業工具
JP2003039346A (ja) 電動工具
JP5722976B2 (ja) 作業工具
Lyon Ergonomic guidelines for hand-held tools
JP2014037053A5 (pt)
JP2010167554A (ja) 作業工具
Tichauer Ergonomic/Biomechanical Principles
JP3154387U (ja) 歯科用冠等の作業用プライヤー
Sanchez et al. Effect of a Manual Screwdriver with a Pistol-Grip Handle on Maximum Torque and Muscle Activity
Freivalds The Pennsylvania State University, University Park, Pennsylvania
TW200702119A (en) Wrench joint rod

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements