BRPI0903852A2 - motocicleta - Google Patents

motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI0903852A2
BRPI0903852A2 BRPI0903852A BRPI0903852A2 BR PI0903852 A2 BRPI0903852 A2 BR PI0903852A2 BR PI0903852 A BRPI0903852 A BR PI0903852A BR PI0903852 A2 BRPI0903852 A2 BR PI0903852A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle body
fuel pump
main frame
accessory
subarm
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Ken Kojika
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=42247711&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0903852(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI0903852A2 publication Critical patent/BRPI0903852A2/pt
Publication of BRPI0903852B1 publication Critical patent/BRPI0903852B1/pt

Links

Landscapes

  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Cooling, Air Intake And Gas Exhaust, And Fuel Tank Arrangements In Propulsion Units (AREA)

Abstract

Em urna motocicleta, uma armação principal (24) estende-se obliquamente na direção para trás e para baixo a partir de um tubo principal, um trilho de assento (28) estende-se de modo a recuar a partir de uma porção intermediária da armação principal (24), uma subarmação (41) estende-se entre uma porção inferior da armação principal (24) e uma porção da extremidade traseira do trilho de assento (28), um motor é montado na porção inferior da armação principal (24), um tanque de combustível é montado em uma porção superior da armação principal (24) e uma bomba de combustível (46) que fornece combustível ao motor a partir do tanque de combustível é provida. Em tal motocicleta, a subarmação (41) é disposta em uma maneira desviada para um dentre os lados esquerdo e direito com relação à linha central do corpo de veículo (115) que passa através do centro de um corpo de veículo e a bomba de combustível (46) é disposta em um espaço (111) formado devido à disposição desviada da subarmação (41).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MOTOCICLETA".
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a um aperfeiçoamento de umamotocicleta.
Técnica Anterior
Como uma motocicleta convencional, tem sido conhecida umamotocicleta em que uma bomba de combustível que fornece o combustível aum motor a partir de um tanque de combustível é disposta separada do tan-que de combustível (ver Documento de Patente 1, por exemplo).
[Documento de Patente 1] JP-A-2003-293887
De acordo com a figura 1 e figura 2 do Documento de Patente 1,um suspensor de motor 3 é montado em uma armação do corpo de veículo 1de uma motocicleta M, um motor E do tipo V é montado no suspensor demotor 3 e um tanque de combustível 8 é montado na armação do corpo deveículo 1 disposta acima do motor E.
Uma bomba de combustível 25 que é posicionada abaixo de umbanco frontal 7f do motor E é disposta na frente do motor E.
Descrição da Invenção
Problemas a Serem Solucionados pela Invenção
Na motocicleta M de grande porte tendo a constituição acimamencionada, um espaço do corpo de veículo é relativamente suficiente e,portanto, é fácil dispor, por exemplo, a bomba de combustível 25 como umacessório no espaço do corpo de veículo na frente do motor E do tipo V eabaixo do banco frontal 7f. Todavia, em uma motocicleta tendo um pequenocorpo de veículo tal como uma motocicleta miniaturizada cujo corpo de veí-culo tem uma pequena altura de veículo e uma pequena extensão longitudi-nal, um espaço do corpo de veículo é pequeno e, portanto, é difícil dispor umacessório tal como uma bomba de combustível abaixo de um bloco de cilindro.
É um objetivo da presente invenção proporcionar uma motocicle-ta que possa dispor um acessório aí embora a motocicleta seja pequena emtamanho.
Meios para Solucionar o Problema
A invenção descrita na reivindicação 1 é direcionada a uma mo-tocicleta em que uma armação principal estende-se obliquamente na direçãopara trás e para baixo a partir de um tubo principal, um trilho de assento es-tende-se de modo recuado a partir de uma porção intermediária da armaçãoprincipal, uma subarmação estende-se entre uma porção inferior da armaçãoprincipal e uma porção da extremidade traseira do trilho de assento,um mo-tor é montado em uma porção inferior da armação principal e um acessório émontado em um corpo de veículo, em que a subarmação é disposta em umamaneira desviada para um dentre um lado esquerdo e um lado direito comrelação a uma linha central do corpo de veículo que passa através do centrodo corpo de veículo e o acessório é disposto em um espaço formado devidoa disposição desviada da subarmação.
Pela disposição do acessório no espaço formado devido à dis-posição desviada da subarmação, é possível reduzir uma quantidade de pro-jeção do acessório para o exterior na direção da largura do veículo em com-paração a um caso em que a subarmação é disposta no centro do corpo deveículo, por exemplo.
A invenção de acordo com a reivindicação 2 é caracterizada pelofato de que o acessório é disposto em um lado oposto à subarmação comrelação à linha central do corpo de veículo e em um estado que o acessóriosobrepõe a subarmação quando visto em uma vista lateral.
Quanto à maneira de operação, pela disposição da subarmaçãoem uma maneira desviada para um dentre o lado esquerdo e o lado direitocom relação à linha central do corpo de veículo, é possível gerar um espaçoem um outro do lado esquerdo e lado direito oposto à subarmação com rela-ção à linha central do corpo de veículo.
Pela disposição do acessório no espaço em um estado que oacessório sobrepõe a subarmação quando visto em uma vista lateral, é pos-sível reduzir a quantidade de projeção do acessório para o exterior na dire-ção da largura do veículo comparado a um caso em que a subarmação édisposta no centro do corpo de veículo, por exemplo.
A invenção de acordo com a reivindicação 3 é caracterizada pelofato de que o acessório tem uma sua direção longitudinal estendida em umadireção vertical, o acessório é inclinado em um estado que uma parte deuma porção superior do acessório é inserida entre o trilho de assento e asubarmação e o acessório sobrepõe verticalmente o trilho de assento e asubarmação.
Quanto à maneira de operação, pela disposição de uma porçãoinferior do acessório em um lado da subarmação e por permitir a parte daporção superior do acessório ser inserida entre o trilho de assento e subar-mação, o acessório é inclinado.
Como um resultado, o acessório sobrepõe o trilho de assento ea subarmação verticalmente, assim, trazendo o centro de gravidade do a-cessório mais próximo à linha central do corpo de veículo.
Ainda, devido à inclinação do acessório, um tamanho vertical doacessório é reduzido assim facilitando a disposição do acessório mesmo queum tamanho vertical do espaço do corpo de veículo seja pequeno.
A invenção de acordo com a reivindicação 4 é caracterizada pelofato de que o acessório é montado na subarmação por meio de um braço desuporte.
Quanto à maneira de operação, é possível assegurar uma dis-tância apropriada entre o acessório e a subarmação.
A invenção de acordo com a reivindicação 5 é caracterizada pelofato de que o acessório é disposto em uma posição abaixo do trilho de as-sento e mais alta do que um nível de um bloco de cilindro do motor quandovisto em uma vista lateral.
Quanto à maneira de operação, pela disposição do acessórioabaixo do trilho de assento, é possível trazer o centro de gravidade do aces-sório mais próximo ao centro do veículo. Ainda,pela disposição do acessóriona posição mais alta do que o nível do bloco de cilindro, o acessório é difi-cilmente influenciado pelo calor proveniente do motor.
A invenção de acordo com a reivindicação 6 é caracterizada pelofato de que o acessório é uma bomba de combustível que fornece combustí-vel ao motor a partir de um tanque de combustível montado em uma porçãosuperior da armação principal.
O centro de gravidade da bomba de combustível que é um obje-to pesado é trazido mais próximo a linha central do corpo de veículo e, por-tanto, é possível aumentar a capacidade acionável da motocicleta.
Efeito Vantajoso da Invenção
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 1, a subar-mação é disposta em uma maneira desviada para um dentre o lado esquer-do e o lado direito com relação à linha central do corpo de veículo que passaatravés do centro do corpo de veículo e o acessório é disposto no espaçoformado devido à disposição desviada da subarmação. Devido a tal constitu-ição, o acessório todo pode ser disposto próximo à linha central do corpo deveículo, de modo que uma largura do veículo pode ser reduzida. Conse-quentemente, é possível dispor de modo compacto o acessório em um veí-culo ultraminiaturizado tal como uma motocicleta miniaturizada cujo corpo deveículo possui uma pequena altura de veículo e uma pequena extensão lon-gitudinal.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 2, o acessó-rio é disposto no lado oposto à subarmação com relação à linha central docorpo de veículo e em um estado que o acessório sobrepõe a subarmaçãoquando visto em uma vista lateral. Devido a tal constituição, é possível dis-por o acessório mais próximo à linha central do corpo de veículo e, portanto,uma largura do veículo pode ser reduzida.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 3, o acessó-rio possui a sua direção longitudinal estendida na direção vertical, o acessó-rio é inclinado em um estado que uma parte da porção superior do acessórioé inserida entre o trilho de assento e a subarmação e o acessório sobrepõeverticalmente o trilho de assento e a subarmação. Devido a tal constituição,o acessório pode ser disposto em um local tendo um pequeno tamanho ver-tical. Ainda, o centro de gravidade do acessório é trazido mais próximo àlinha central do corpo de veículo e, portanto, a capacidade acionável do veí-culo pode ser aumentada.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 4, o acessó-rio é montado na subarmação por meio de um braço de suporte. Devido a talconstituição, é possível assegurar uma distância apropriada entre o acessó-rio e a subarmação.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 5, o acessó-rio é disposto na posição abaixo do trilho de assento e mais alta do que onível do bloco de cilindro do motor quando visto em uma vista lateral. Devidoa tal constituição, é possível trazer o centro de gravidade do acessório maispróximo ao centro do veículo. Ainda,pela disposição do acessório na posiçãomais alta do que o nível do bloco de cilindro.é possível prevenir que o calorproveniente do motor influa no acessório.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 6, o acessó-rio é uma bomba de combustível que fornece combustível ao motor a partirde um tanque de combustível montado em uma porção superior da armaçãoprincipal. Devido a tal constituição, é possível trazer o centro de gravidadeda bomba de combustível que é um objeto pesado mais próximo à linha cen-tral do corpo de veículo e, portanto, a capacidade acionável tal como a ca-pacidade de viragem da motocicleta pode ser aumentada.
Melhor Modo para Realizar a Invenção
A seguir, um melhor modo para realizar a presente invenção éexplicado em conjunção com os desenhos anexos. Os desenhos são vistosna direção dos símbolos.
Breve Descrição dos Desenhos
A figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta de acordo coma presente invenção.
A figura 2 é uma vista lateral de uma parte essencial mostrandoum estado de montagem de uma bomba de combustível de acordo com apresente invenção.
A figura 3 é uma vista explicativa de uma armação do corpo deveículo de acordo com a presente invenção.
A figura 4 é uma vista posterior de uma parte essencial mostran-do um estado de montagem da bomba de combustível de acordo com a pre-sente invenção.
A figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta de acordo coma presente invenção. A motocicleta 10 é um veículo ultraminiaturizado comum assento 11, cuja altura está aproximadamente no nível de um joelho deum condutor, por exemplo. Isto é, a motocicleta 10 é aquela chamada "mo-tocicleta miniaturizada ". A motocicleta 10 inclui uma armação do corpo deveículo 13, uma forquilha frontal 16 que é montada no tubo principal 14constituindo uma porção da extremidade frontal da armação do corpo deveículo 13 em uma maneira dirigível, um par de guidões(barras de direção)esquerdo e direito 17, 18 (apenas o símbolo em um lado do observador émostrado) que é montado em uma porção da extremidade superior da forqui-lha frontal 16, uma roda frontal 22 que é montada em uma porção da extre-midade inferior da forquilha frontal 16 por meio de um eixo 21, um tanque decombustível 25 que é montado em uma porção superior de uma armaçãoprincipal 24 estendendo-se obliquamente na direção para trás e para baixo apartir do tubo principal 14, um motor 27 que é montado na armação principal24 e uma placa articulada 26 que é unida a uma porção da extremidade infe-rior de uma porção traseira da armação principal 24, o assento 11 que émontado em um trilho de assento 28 que se estende de modo recuado apartir de uma porção intermediária da armação principal 24 por meio de es-tais 31, 31 e estais 32, 32, um braço oscilante 36 que é montado na placaarticulada 26 em uma maneira verticalmente oscilável por meio de um eixoarticulado 34, uma roda traseira 38 que é montadas em uma porção da ex-tremidade traseira do braço oscilante 36 por meio de um eixo 37 e uma uni-dade de amortecedor traseira (não-mostrada no desenho) que se estendeentre o trilho de assento 28 e o braço oscilante 36.
A armação do corpo de veículo 13 é constituída de tubo principal14, a armação principal 24, a placa articulada 26, o trilho de assento 28 euma subarmação 41 que é montada em uma maneira estendida entre umaporção da extremidade inferior da armação principal 24 e uma porção daextremidade traseira do trilho de assento 28.A armação principal 24 é suavemente inclinada no sentido oblí-quo e descendente na direção para trás na vizinhança do tubo principal 14 e,a seguir, estende-se de modo oblíquo na outra direção para trás e para bai-xo enquanto curvando-se grandemente para baixo.
Uma porção da extremidade frontal do trilho de assento 28 émontada em uma porção da armação principal 24 em que a armação princi-pal 24 inicia seu grande encurvamento de modo descendente.
Uma bomba de combustível 46 é conectada ao tanque de com-bustível 25 por meio de um tubo de fornecimento de combustível 43 e umtubo de retorno de combustível 44.
A bomba de combustível 46 é montada em um suporte de bom-ba 47 montado na subarmação 41 por meio de um membro de banda 48.
O motor 27 é constituído de um cárter 51, um bloco de cilindro52 que é montado em uma porção da extremidade frontal do cárter 51, umacabeça de cilindro 53 que é montada em uma porção da extremidade frontaldo bloco de cilindro 52, uma coberta da cabeça 54 que fecha uma porção daabertura da porção da extremidade da cabeça do cilindro 53 e uma trans-missão 56 que é integralmente montada em uma porção traseira do cárter51. Uma porção superior do motor 27 é montada na armação principal 24por meio de um par de suspensores de motor esquerdo e direito 57, 58 ( a-penas o símbolo 57 no lado do observador é mostrado) e uma porção daextremidade traseira do motor 27 é montada na placa articulada 26.
Um dispositivo de admissão 61 é conectado a uma porção supe-rior da cabeça do cilindro 53 e um dispositivo de descarga 62 é conectado auma porção inferior da cabeça do cilindro 53.
O dispositivo de admissão 61 é constituído de um cano de distri-buição de admissão 65 que é conectado à cabeça do cilindro 53, um corporegulador 66 que é conectado a uma porção da extremidade do cano de dis-tribuição de admissão 65, um depurador de ar 68 que é conectado ao corporegulador 66 por meio de um tubo de conexão 67 e uma válvula de injeçãode combustível 69 que é montada no cano de distribuição de admissão 65. Aválvula de injeção de combustível 69 é conectada à bomba de combustível46 por meio de um tubo de alimentação de combustível 72.
O dispositivo de descarga 62 é constituído de um tubo de des-carga 75 que é conectado à cabeça do cilindro 53, um dispositivo de controlede emissão de descarga 76 que é montado em uma porção intermediária dotubo de descarga 75 e um silencioso 77 que é conectado a uma porção daextremidade traseira do tubo de descarga 75.
A bomba de combustível 46 é disposta acima de uma linha hori-zontal 78 que passa através de uma extremidade superior do bloco de cilin-dro 52 e, portanto, a bomba de combustível 46 é dificilmente influenciadapelo calor do motor 27.
No desenho, o símbolo 81 indica um farol dianteiro, os símbolos82, 82 (apenas o símbolo 82 em um lado do observador é mostrado) indicamum par de estais de farol dianteiro esquerdo e direito que é montado na for-quilha frontal 16 para suportar o farol dianteiro 81, o símbolo 83 indica ummedidor, o símbolo 84 indica um para-lama dianteiro que cobre a roda frontal22 por cima, os símbolos 86, 86 ( apenas o símbolo 86 em um lado do ob-servador é mostrado) indicam um par de braços de suporte de guidão es-querdo e direito que é montado em uma porção da extremidade superior daforquilha frontal 16 para suportar os guidões 17, 18, o símbolo 87 indica umatampa que fecha um orifício de carregar o óleo do tanque de combustível 25,o símbolo 88 indica um eixo de saída da transmissão 56, o símbolo 91 indicauma roda dentada de acionamento que é montada no eixo de saída 88, osímbolo 92 indica uma roda dentada acionada que é integralmente montadana roda traseira 38, o símbolo 93 indica uma correia que se estende entre eé enrolada em torno da roda dentada de acionamento 91 e roda dentada a-cionada 92, o símbolo 94 indica um descanso lateral que é montado em umaporção inferior do cárter 51, o símbolo 96 indica um farol traseiro que é mon-tado em uma porção da extremidade traseira do trilho de assento 28 pormeio de um estai traseiro 97 e o símbolo 98 indica um para-lama traseiroque cobre a roda traseira 38 por cima.
A figura 2 é uma vista lateral de uma parte essencial mostrandoum estado de montagem da bomba de combustível de acordo com a presen-te invenção, em que o braço de bomba 47 é montado em uma superfícielateral esquerda de uma porção intermediária da subarmação 41 e o mem-bro de banda 48 é montado na bomba de combustível 46 de tal modo que omembro de banda 48 tem preso uma periferia da bomba de combustível 46e as porções da extremidade em formato de L 48a do membro de bandas 48são montadas no suporte de bomba 47 por meio de dois parafusos 101,101.
Devido a tal constituição, a bomba de combustível 46 é dispostade tal modo que a direção longitudinal da bomba de combustível 46 estende-se verticalmente e sobrepõe uma porção inferior da subarmação 41 quandovisto em uma vista lateral. Aqui, o símbolo 103 indica um cabo para forneci-mento de eletricidade a um motor ( não-mostrado no desenho) incorporadona bomba de combustível 46.
As figuras 3(a), (b) são vistas explicativas da armação do corpode veículo, de acordo com a presente invenção.
A figura 3(a) é uma vista lateral da armação do corpo de veículo13. Aqui, uma subarmação 41 que constitui um membro de reforço é monta-da em um estado que a subarmação 41 estende em uma maneira inclinadaentre uma porção inferior da armação principal 24 e uma barra transversal105 que é montada em uma porção da extremidade traseira do trilho de as-sento 28 em uma maneira penetrante. O suporte de bomba 47 é montadoem uma porção intermediária da subarmação 41. Aqui, os símbolos 47a, 47aindicam furos de rosca fêmea com os quais os parafusos 101, 101 (ver figura2) são rosqueadamente engatados.
A figura 3(b) é uma vista em planta da armação do corpo de veí-culo 13. Aqui, a subarmação 41 ( uma porção no desenho, cujo perfil é indi-cado por uma linha descontínua nítida) estende-se na direção longitudinal detal modo que a subarmação 41 sobrepõe parcialmente a linha central docorpo de veículo 110 que se estende na direção longitudinal enquanto pas-sando através do centro de uma largura do veículo. Ainda, a subarmação 41é disposta em uma maneira desviada para um lado esquerdo com relação àlinha central do corpo de veículo 110.
Como um resultado, um espaço 111 é formado abaixo do trilhode assento 28 e em um lado esquerdo da subarmação 41 e a bomba decombustível 46 pode ser disposta no espaço 111.
A figura 4 é uma vista posterior de uma parte essencial mostran-do um estado de montagem da bomba de combustível de acordo com a pre-sente invenção. Isto é, a figura 4 mostra uma bomba de combustível assu-mindo um estado inclinado seguidor. A subarmação 41 ( uma porção a qualo sombreamento transversal é aplicado para facilitar o entendimento de umformato da subarmação 41) é disposta em uma maneira desviada para umlado direito do corpo de veículo com relação à linha central do corpo de veí-culo 115 que se estende na direção vertical do corpo de veículo que passaatravés do centro da largura do veículo e o suporte da bomba 47 é montadona subarmação 41 em uma maneira inclinada. Consequentemente, umaporção inferior da bomba de combustível 46 é disposta em um lado esquer-do de uma porção inferior da subarmação 41 e uma porção superior dabomba de combustível 46 avança mais para a direita do que uma porção deborda 41a da subarmação 41. Isto é, a porção superior da bomba de com-bustível 46 é disposta entre a armação principal 24 e a subarmação 41.
A linha central do corpo de veículo acima mencionada 115 é po-sicionada em um plano vertical não-mostrado no desenho que se estende nadireção longitudinal juntamente com a linha central do corpo de veículo aci-ma mencionada 110 ( ver figura 3(b)).
O símbolo 121 no desenho indica uma coberta lateral que cobreum lado da bomba de combustível 46 e o símbolo 122 indica um assentoque é disposto acima da bomba de combustível 46. A bomba de combustível46 que constitui um acessório é disposta mais para dentro do corpo de veí-culo do que uma superfície lateral do assento 122.
Como acima descrito, uma porção da bomba de combustível 46é disposta no espaço 111 e, ainda, uma porção da bomba de combustível 46é disposta em um espaço 112 em um lado mais direito do que a porção deborda esquerda 41a da subarmação 41. Consequentemente, em compara-ção a um caso em que a porção superior da bomba de combustível 46 não éinclinada para um lado direito, esta concretização pode reduzir uma quanti-dade de projeção da bomba de combustível 46 para um lado esquerdo docorpo de veículo. Ainda, uma quantidade de projeção para esquerda do tubode fornecimento de combustível 43 (ver figura 1) que é conectado à bombade combustível 46 e uma quantidade de projeção para esquerda do tubo deretorno 44 que é conectado à bomba de combustível 46 pode ser reduzida,assim reduzindo uma largura do veículo.
Como mostrado na figura 1, figura 2 e figura 4, na motocicleta10, a armação principal 24 estende-se obliquamente na direção para trás epara baixo a partir do tubo principal 14, o trilho do assento 28 estende-se demodo recuado a partir da porção intermediária da armação principal 24, asubarmação 41 estende-se entre a porção inferior da armação principal 24 ea porção da extremidade traseira do trilho de assento 28, o motor 27 é mon-tado na porção inferior da armação principal 24 e a bomba de combustível46 que constitui o acessório é montada no corpo de veículo. Em tal motoci-cleta 10, a subarmação 41 é disposta em uma maneira desviada para umdos lados, esquerdo e direito, com relação à linha central do corpo de veícu-lo 115 que passa através do centro do corpo de veículo e a bomba de com-bustível 46 é disposta no espaço 111 formado devido à disposição desviadada subarmação 41. Devido a tal constituição, a bomba de combustível toda46 pode ser disposta próxima à linha central do corpo de veículo 115, demodo que uma largura do veículo pode ser reduzida. Consequentemente, épossível dispor de modo compacto a bomba de combustível 46 em um veí-culo ultraminiaturizado tal como uma motocicleta miniaturizada, cujo corpodo veículo tem uma altura pequena de veículo e uma extensão longitudinal pequena.
A bomba de combustível 46 é disposta no lado oposto à subar-mação 41 com relação à linha central do corpo de veículo 115 e em um es-tado que a bomba de combustível 46 sobrepõe a subarmação 41 quandovisto em uma vista lateral e, portanto, é possível dispor a bomba de combus-tível 46 mais próxima à linha central do corpo de veículo 115, pelo que umalargura de veículo pode ser reduzida.
Ainda, a bomba de combustível 46 tem uma sua direção longitu-dinal estendida na direção vertical, a bomba de combustível 46 é inclinadaem um estado que a parte da porção superior da bomba de combustível 46 éinserida entre o trilho de assento 28 e a subarmação 41 e a bomba de com-bustível 46 sobrepõe verticalmente o trilho de assento 28 e a subarmação 41.Devido a tal constituição, a bomba de combustível 46 pode ser disposta emum local tendo um pequeno tamanho vertical. Ainda, o centro de gravidadeda bomba de combustível 46 que é um objeto pesado é trazido mais próximoà linha central do corpo de veículo 115 e portanto, a capacidade acionáveldo veículo pode ser aumentada.
Ainda, a bomba de combustível 46 é montada na subarmação41 por meio de um suporte de bomba 47 que constitui o braço do suporte e,portanto, é possível assegurar uma distância apropriada entre a bomba decombustível 46 e a subarmação 41.
Ainda mais, a bomba de combustível 46 é disposta na posiçãoabaixo do trilho de assento 28 e mais alta do que um nível do bloco de cilin-dro 52 do motor 27 quando visto em uma vista lateral e portanto, é possíveltrazer o centro de gravidade da bomba de combustível 46 mais próximo aocentro do veículo. Ainda, pela disposição da bomba de combustível 46 naporção mais alta do que o nível do bloco de cilindro 52, é possível prevenir ocalor do motor 27 de influir na bomba de combustível 46.
Ainda, o acessório é a bomba de combustível 46 que fornececombustível ao motor 27 a partir do tanque de combustível 25 montado naporção superior da armação principal 24. Devido a tal constituição, é possí-vel trazer o centro de gravidade da bomba de combustível 46 que é um obje-to pesado mais próximo à linha central do corpo de veículo 115 e, portanto, acapacidade acionável tal como a capacidade de viragem da motocicleta 10(ver figura 1)pode ser aumentada.
O acessório acima mencionado é a bomba de combustível 46que fornece combustível ao motor 27 a partir do tanque de combustível 25montado na porção superior da armação principal 24. Devido a tal constitui-ção, é possível trazer o centro de gravidade da bomba de combustível 46que é um objeto pesado mais próximo à linha central do corpo de veículo115 e,portanto, a capacidade acionável tal como capacidade de viragem damotocicleta 10 pode ser aumentada.
Aqui, na concretização acima mencionada, como mostrado nafigura 4, a subarmação 41 é disposta em uma maneira desviada para o ladodireito com relação à linha central do corpo de veículo 115 e a bomba decombustível 46 é disposta no lado esquerdo com relação à subarmação 41 ea linha central do corpo de veículo 115 e em um estado que a bomba decombustível 46 sobrepõe a subarmação 41 quando visto em uma vista late-ral. Todavia, a disposição da subarmação 41 e a bomba de combustível 46não está limitada a tal disposição e a subarmação 41 pode ser disposta emuma maneira desviada para um lado esquerdo com relação à linha centraldo corpo de veículo 115,e, a bomba de combustível 46 pode ser disposta nolado direito com relação à subarmação 41 e a linha central do corpo de veí-culo 115 e em um estado que a bomba de combustível 46 sobrepõe a sub-armação 41 quando visto em uma vista lateral.
Ainda, como acessório usado na presente invenção, uma bateri-a, uma caixa do componente elétrico ou similar podem ser adotados além dabomba de combustível 46.
Aplicabilidade Industrial
A presente invenção é de preferência aplicável a uma motocicle-ta ultraminiaturizada.
Descrição dos Números e Sinais de Referência
10:motocicleta, 14:tubo principal, 24:armação principal,25:tanque de combustível, 27:motor, 28:trilho de assento, 41:subarmação,46:acessório (bomba de combustível), 47:braço do suporte (suporte dabomba), 52:bloco de cilindro, 115: linha central do corpo de veículo

Claims (6)

1. Motocicleta em que uma armação principal estende-se obli-quamente na direção para trás e para baixo a partir de um tubo principal, umtrilho de assento estende-se de modo recuado a partir de uma porção inter-mediária da armação principal, uma subarmação estende-se entre uma por-ção inferior da armação principal e uma porção da extremidade traseira dotrilho de assento, um motor é montado em uma porção inferior da armaçãoprincipal e um acessório é montado em um corpo de veículo, em quea subarmação é disposta em uma maneira desviada para umdentre lado esquerdo e lado direito com relação à linha central do corpo deveículo que passa através do centro do corpo de veículo e o acessório é dis-posto em um espaço formado devido à disposição desviada da subarmação.
2. Motocicleta de acordo com a reivindicação I, em que o aces-sório é disposto em um lado oposto à subarmação com relação à linha cen-tral do corpo de veículo e em um estado que o acessório sobrepõe a subar-mação quando visto em uma vista lateral.
3. Motocicleta de acordo com a reivindicação 1 ou Reivindicação 2,em que o acessório tem uma sua direção longitudinal estendida em uma dire-ção vertical, o acessório é inclinado em um estado que uma parte de uma por-ção superior do acessório é inserida entre o trilho de assento e a subarmação e0 acessório sobrepõe verticalmente o trilho de assento e a subarmação.
4. Motocicleta de acordo com qualquer uma das Reivindicações 1 a 3, em que o acessório é montado na subarmação por meio de um braçodo suporte.
5. Motocicleta de acordo com qualquer uma das Reivindicações 1 a 4, em que o acessório é disposto em uma posição abaixo do trilho deassento e mais alta do que um nível de um bloco de cilindro do motor quan-do visto em uma vista lateral.
6. Motocicleta de acordo com qualquer uma das Reivindicações 1 a 5, em que o acessório é uma bomba de combustível que fornece com-bustível ao motor a partir de um tanque de combustível montado em umaporção superior da armação principal.
BRPI0903852A 2008-09-30 2009-09-28 motocicleta BRPI0903852B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008254736A JP5150441B2 (ja) 2008-09-30 2008-09-30 自動二輪車

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0903852A2 true BRPI0903852A2 (pt) 2010-07-20
BRPI0903852B1 BRPI0903852B1 (pt) 2019-01-29

Family

ID=42247711

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0903852A BRPI0903852B1 (pt) 2008-09-30 2009-09-28 motocicleta

Country Status (4)

Country Link
JP (1) JP5150441B2 (pt)
CN (1) CN101712352B (pt)
AR (1) AR073518A1 (pt)
BR (1) BRPI0903852B1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2857299B1 (en) 2012-05-28 2017-12-13 Honda Motor Co., Ltd. Saddle-type vehicle
BR112016009696B1 (pt) * 2013-11-29 2021-07-13 Honda Motor Co., Ltd Estrutura de quadro de chassi de veículo para um veículo do tipo de montar em selim
CN105804899B (zh) * 2016-04-25 2019-01-29 江门市大长江集团有限公司 燃油泵布置结构及电喷车

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0586785U (ja) * 1991-08-06 1993-11-22 本田技研工業株式会社 自動2輪車のフレーム
JP4205297B2 (ja) * 2000-09-08 2009-01-07 本田技研工業株式会社 自動二輪車のエンジン取付構造
JPWO2004038213A1 (ja) * 2002-10-25 2006-02-23 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車
JP2005119570A (ja) * 2003-10-20 2005-05-12 Yamaha Motor Co Ltd スクータ型車両の車体構造
JP5246462B2 (ja) * 2007-02-06 2013-07-24 省吾 中川 自動二輪車

Also Published As

Publication number Publication date
JP2010083328A (ja) 2010-04-15
JP5150441B2 (ja) 2013-02-20
CN101712352A (zh) 2010-05-26
AR073518A1 (es) 2010-11-10
BRPI0903852B1 (pt) 2019-01-29
CN101712352B (zh) 2012-07-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2013206576B2 (en) Front air guide structure for a motorcycle
JP2019119292A (ja) 鞍乗り型車両のabs配置構造
JP2008222078A (ja) 自動二輪車
BRPI1004168A2 (pt) estrutura perifÉrica de estribo de um veÍculo do tipo de montar no selim
BR102015024345A2 (pt) veículo do tipo para montar
BRPI1003964B1 (pt) veículo do tipo motoneta
BR102014019406B1 (pt) Veículo do tipo montar em selim
BRPI1003725A2 (pt) motocicleta
TW201620762A (zh) 跨坐型車輛之電氣零件安裝構造
BR102013008692A2 (pt) Estrutura de alimentação de combustível para veículos do tipo de montar em selim
BRPI0903852A2 (pt) motocicleta
EP2042414B1 (en) Motorcycle comprising an air intake port structure
BRPI1005256A2 (pt) veÍculo tipo lambreta
GB2512447A (en) Motorcycle
BR102014018308A2 (pt) veículo do tipo para montar
BR102016003183B1 (pt) Estrutura frontal de veículo do tipo para montar
TWI458655B (zh) 機車
BR102014024930A2 (pt) estrutura de corpo de veículo, e um veículo tipo de montar possuindo a mesma
BR102015019714B1 (pt) Veículo do tipo para montar
BR102014023633A2 (pt) veículo do tipo para viajar montado
BRPI1104638B1 (pt) estrutura traseira para motocicleta
JP2009190577A (ja) 自動二輪車の配線保持構造
CN104010931B (zh) 跨骑式车辆
BRPI1003006B1 (pt) Estrutura de carenagem inferior de um veículo do tipo para montar em sela
JP2009173216A (ja) 鞍乗り型車両のシート構造

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/09/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.