BRPI0902331B1 - Canal para sistema de drenagem de águas pluviais - Google Patents

Canal para sistema de drenagem de águas pluviais Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902331B1
BRPI0902331B1 BRPI0902331-3A BRPI0902331A BRPI0902331B1 BR PI0902331 B1 BRPI0902331 B1 BR PI0902331B1 BR PI0902331 A BRPI0902331 A BR PI0902331A BR PI0902331 B1 BRPI0902331 B1 BR PI0902331B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
channel
grouting
walls
perfect
cover
Prior art date
Application number
BRPI0902331-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Santiago Dos Santos Mauricio
Original Assignee
Santiago Dos Santos Mauricio
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Santiago Dos Santos Mauricio filed Critical Santiago Dos Santos Mauricio
Priority to BRPI0902331-3A priority Critical patent/BRPI0902331B1/pt
Priority to PCT/BR2010/000203 priority patent/WO2011003159A1/pt
Priority to EP10796600.4A priority patent/EP2479345A4/en
Priority to US13/382,003 priority patent/US8678710B2/en
Publication of BRPI0902331A2 publication Critical patent/BRPI0902331A2/pt
Publication of BRPI0902331B1 publication Critical patent/BRPI0902331B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03FSEWERS; CESSPOOLS
    • E03F3/00Sewer pipe-line systems
    • E03F3/04Pipes or fittings specially adapted to sewers
    • E03F3/046Open sewage channels
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01CCONSTRUCTION OF, OR SURFACES FOR, ROADS, SPORTS GROUNDS, OR THE LIKE; MACHINES OR AUXILIARY TOOLS FOR CONSTRUCTION OR REPAIR
    • E01C1/00Design or layout of roads, e.g. for noise abatement, for gas absorption
    • E01C1/002Design or lay-out of roads, e.g. street systems, cross-sections ; Design for noise abatement, e.g. sunken road

Abstract

canal para sistema de drenagem de águas pluviais. refere-se a presente invenção a um canal (1) para utilização na área de serviços de saneamento básico, mais especificamente a um canal pré-moldado para sistemas de drenagem de águas pluviais, desenvolvido de forma a atender as necessidades de escoamento superficial das bacias hidrográficas e ao crescimento da densidade demográfica urbana. o canal (1) objeto da presente invenção não depende de aterros estabilizados, pode trabalhar na superfície das vias, permite o tráfego e a pavimentação do trecho em execução e pode utilizar módulos de comprimentos variáveis, podendo inclusive, quando funcionando, já servir de piso para o tráfego urbano. o canal (1) desenvolvido é composto de quatro elementos modulares básicos pré-moldados de concreto armado ou de concreto protendido, a saber: berço guia (2), fundo (3), paredes (4) e (5) e tampa (6), sendo as dimensões dos elementos vanáveis em função do projeto do sistema coletor.

Description

(54) Título: CANAL PARA SISTEMA DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS (51) Int.CI.: E03F 1/00 (73) Titular(es): MAURÍCIO SANTIAGO DOS SANTOS (72) Inventor(es): MAURÍCIO SANTIAGO DOS SANTOS (85) Data do Início da Fase Nacional: 06/07/2009 *
Relatório Descritivo da Patente de Invenção CANAL PARA SISTEMA DE
DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS.
CAMPO TÉCNICO
Refere-se a presente invenção a um canal para utilização na área de serviços de saneamento básico, mais especificamente a um canal pré-moldado para sistemas de drenagem de águas pluviais, desenvolvido de forma a atender as necessidades de escoamento superficial das bacias hidrográficas e ao crescimento da densidade demográfica urbana dos diversos núcleos em desenvolvimento.
ESTADO DA TÉCNICA
Foi criada recentemente no Brasil, uma lei que prevê a universalização dos serviços de saneamento básico que incluem abastecimento de água, rede de esgoto e drenagem de águas pluviais, além de coleta de lixo.
Neste processo em que as águas do ciclo hidrológico iniciam o escoamento superficial, todo um processo de desagregação urbana se inicia, desde a contaminação dos aquíferos e lençol freático, comprometendo a qualidade das águas deste processo vital para a sobrevivência da vida humana.
A partir das precipitações pluviométricas, o ciclo hidrológico se completa com as fases de: evaporação e transpiração; infiltração, absorção e escoamento subterrâneo; e escoamento superficial. Do volume total precipitado, uma parte é interceptada pela vegetação, enquanto o restante atinge a superfície do solo. O acúmulo da água nas depressões existentes na superfície do solo começa a ocorrer somente quando a intensidade de precipitação excede a taxa de infiltração, ou quando a capacidade de armazenamento de água no solo for ultrapassada. Esgotada a capacidade de retenção superficial, a água começará a escoar.
A avaliação ou determinação da quantidade de água que escoa superficialmente em consequência das chuvas é de grande interesse para a solução dos diversos problemas de engenharia, entre os quais se incluem projetos de dimensionamento de sistemas de drenagem de águas pluviais de áreas urbanas, com a elaboração do hidrograma das águas superficiais e modelagem hidrológica.
O ciclo hidrológico natural é constituído por diferentes processos físicos, químicos e biológicos. Quando o homem atua sobre esse sistema e concentrase no espaço, produz grandes alterações, que mudam dramaticamente esse ciclo, trazendo consigo impactos significativos (muitas vezes de forma irreversível) para o próprio homem e a natureza.
Como a água é a base do saneamento, dá para entender o perverso resultado dessa operação: a cada ano fica mais difícil o acesso à água e à quantidade necessária. Consequentemente diminui a possibilidade de saneamento e aumenta o risco de doenças e mortes.
O desenvolvimento de várias cidades dos países em desenvolvimento tem sido realizado com moderada cobertura de redes de coleta de esgoto, além da quase total falta de tratamento desse esgoto. À medida que a cidade cresce e não ocorrem investimentos no sistema, o esgoto sanitário de diferentes origens é conectado à rede pluvial. Esse escoamento, por sua vez, converge para os rios urbanos e o sistema fluvial de jusante, gerando os conhecidos impactos negativos na qualidade da água.
Atualmente, os sistemas coletores utilizam vários elementos em sua constituição, tais como:
- tubos pré moldados em concreto armado ou simples, com junta rígida ou junta elástica incorporada, tipo ponta e bolsa e macho e fêmea, fabricados de acordo com a norma brasileira NBR 8890/07 e tubos de classes especiais (alta resistência), empregados para águas pluviais;
- galeria celular constituída de aduelas de concreto com junta rígida tipo macho e fêmea, com sessões quadradas ou retangulares, fechadas e abertas, tipo (U) ou (L), fabricadas sob encomenda, conforme projeto fornecido pelo cliente ou, ainda, fabricadas com base em informações sobre altura de aterro, tipo de solo de base e tipo de tráfego que incidirá sobre as peças, empregadas na canalização de córregos, cursos d’água e drenagem de águas pluviais, podendo, ainda exercer a função de pontes;
- tubos ovóides com junta rígida tipo ponta e bolsa, fabricados sob encomenda, conforme altura de aterro e tráfego, também empregados na drenagem de águas pluviais, canalização de córregos, passagem de gado ou travessia de pedestres, indicados para obras com necessidade de alta resistência devido à grande altura de aterro; e
- tubos para cravação, que é um tubo de concreto de alta resistência, utilizado no método de túneis através de cravação, onde o tubo é impulsionado por macacos hidráulicos e cravado no solo. Com o avanço da máquina, vai-se apoiando no trecho executado para o posicionamento do novo tubo. Este método exige altíssima tecnologia e são ainda poucas as indústrias capacitadas para a fabricação dos mesmos. Este sistema é indicado para construção de galerias de água pluviais, esgotos, canalização de dutos telefônicos e elétricos em todo tipo de solo.
Em função da ação da gravidade e das características dos elementos atualmente utilizados, os sistemas coletores de águas pluviais ficam comprometidos e limitados pela questão de níveis, gerando a necessidade do emprego de estações elevatórias. Além disso, devido às limitações dos elementos responsáveis pela execução dos sistemas coletores (modelagem hidrológica e os elementos atualmente utilizados), tais sistemas dependem de aterros estabilizados para sua proteção, que quanto maior o trem-tipo, mais estabilizado deverá ser o sistema coletor. Ainda, como tais sistemas coletores utilizam elementos de dimensões pequenas, que normalmente variam de 1,0 até 1,5 m de comprimento linear, o processo executivo dos sistemas torna-se repetitivo e deficiente. Acrescente-se, ainda, que o peso próprio dos elementos dificulta o lançamento e nivelamento dos mesmos, tornando extremamente difícil o lançamento para montagem e o deslocamento no sentido horizontal para se encaixar as peças e seus módulos.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
É objetivo da presente invenção, propor um canal para sistema de drenagem de águas pluviais desenvolvido de forma a eliminar os inconvenientes mencionados acima, em especial, proporcionar sistemas coletores que não dependam de aterros estabilizados para a sua proteção e que vençam os esforços dos diversos trem-tipo.
É outro objetivo da presente invenção, propor um canal para sistema de drenagem de águas pluviais desenvolvido de forma a permitir que os sistemas coletores trabalhem na superfície das vias urbanas ou rurais.
É outro objetivo da presente invenção propor um canal para sistema de drenagem de águas pluviais desenvolvido de forma a permitir, se necessário, o tráfego e a pavimentação dos trechos onde os sistemas coletores estejam sendo executados.
É ainda outro objetivo da presente invenção propor um canal para sistema de drenagem de águas pluviais desenvolvido de forma a permitir que os sistemas coletores utilizem módulos de comprimento que podem variar dependendo das necessidades do projeto.
Conforme poderá ser depreendido da leitura do presente relatório, o canal objeto da presente invenção incorpora, tendo em vista seu processo executivo, as inúmeras vantagens acima mencionadas em relação aos elementos pré-moldados apresentados e convencionalmente empregados em sistemas de drenagem de águas pluviais. O canal desenvolvido não depende de aterros estabilizados, pode trabalhar na superfície das vias, permite o tráfego e a pavimentação do trecho em execução e pode utilizar módulos de comprimentos variáveis. O produto acabado, ou seja, o canal funcionando, pode inclusive, já servir de piso para o tráfego urbano (trem-tipo classe 45, estabelecida na norma ABNT NB-6 de 1982, registrada no SINMETRO como
NBR-7188).
Para o desenvolvimento do canal objeto da presente invenção foram levados em consideração diversos aspectos técnicos, tais como processo construtivo, rapidez de execução e montagem, custo-benefício, grandes vazões, seção hidráulica ideal para se manter um escoamento laminar em baixas, médias e altas vazões, baixa manutenção, entre outros.
A geometria do canal foi projetada e apresenta uma seção hidráulica ideal, em atendimento ao diagrama de velocidade em canais e galerias, tornando-se auto-limpante e não proporcionando a formação de depósito de resíduos que possam obstruir o fluxo d’água, o que garante um baixo custo de manutenção. Além disso, tendo a mesma altura de uma manilha rodoviária duplamente armada utilizada atualmente nos sistemas de drenagem de águas pluviais, o canal objeto da presente invenção apresenta uma vazão final 20% superior.
O sistema utilizando o canal objeto da presente invenção conta, ainda, com outra vantagem importante, qual seja, a utilização das características das peças pré-moldadas, que produzidas individualmente, são isostáticas, para convertê-las após a montagem em estruturas hiper-estáticas, regiamente solidarizadas como qualquer estrutura convencional, tendo-se assim um sistema completamente vedado e estático.
O canal desenvolvido é composto de módulos pré-moldados, de grande utilidade, praticidade e funcionalidade aos fins destinados, compreendendo um sistema onde foram introduzidos importantes melhoramentos que têm como efeito um aprimoramento tecnológico no respectivo campo de atividade, proporcionando uma série de vantagens técnicas e econômicas.
DESCRIÇÃO
O canal (1) objeto da presente invenção é composto de quatro elementos modulares básicos pré-moldados de concreto armado ou protendido, a saber: berço guia (2), fundo (3), preferencialmente de concreto protendido e de alto desempenho, paredes (4) e (5) com alturas variáveis em função das solicitações de nível, e tampa (6), podendo ser rodoviária, nervurada e preferencialmente de concreto protendido e de alto desempenho.
As dimensões dos elementos variam em função do projeto do sistema coletor.
Exemplificarmente, podemos ter um sistema coletor com um fundo circular (3) de concreto protendido com 10 m de comprimento, uma tampa (6) de concreto protendido com 2 m linear e com apoios de 4,5 m e paredes (4) e (5) com 2,5 m de largura e alturas variadas conforme solicitação em atendimento ao desnível. Assim, em uma forma de realização da invenção, por exemplo, para a construção de um canal de 10 m, utilizam-se um fundo circular (3) de 10 m de comprimento, cinco berços guia (2), oito paredes (4) e (5) e cinco tampas rodoviárias (6).
A figura 1 é uma vista em corte frontal do canal (1) objeto da presente invenção resultado da montagem dos elementos básicos que o constituem:
berço guia (2), fundo circular (3), protendido, paredes (4) e (5) e tampa (6) rodoviária e protendida.
A figura 2 é uma vista frontal do berço guia (2), o qual dispõe de hastes variáveis de fixação (7) e superfície interna (8) de formato adequado para o assentamento perfeito do fundo (3) e no fundo uma fenda guia (9) para orientação topográfica.
A figura 3 é uma vista superior do berço guia (2).
A figura 4 é uma vista frontal do fundo (3), o qual dispõe em suas extremidades superiores, de superfícies (10) do tipo fêmea para o assentamento perfeito e grauteamento das paredes (4) e (5) ao fundo (3), bem como de elementos de protenção (11).
A figura 5 é uma vista superior do fundo (3).
A figura 6 é uma vista frontal da parede (4), a qual dispõe na extremidade inferior, superfície (12) do tipo macho e hastes metálicas (13) para o assentamento perfeito e grauteamento ao fundo (3) e, na extremidade superior, superfície (14) do tipo macho e hastes metálicas (15) para o assentamento perfeito e grauteamento à tampa (6).
A figura 7 é uma vista frontal da parede (5), a qual também dispõe na extremidade inferior, superfície (12) do tipo macho e hastes metálicas (13) para o assentamento perfeito e grauteamento ao fundo (3) e, na extremidade superior, superfície (14) do tipo macho e hastes metálicas (15) para o assentamento perfeito e grauteamento à tampa (6).
A figura 8 é uma vista superior da parede (4) mostrando as hastes metálicas (15) e as superfícies (16) do tipo macho e fêmea para assentamento perfeito e grauteamento de uma parede (4) à outra.
A figura 9 é uma vista superior da parede (5) mostrando as hastes metálicas (15) e as superfícies (16) do tipo macho e fêmea para assentamento perfeito e grauteamento de uma parede (5) à outra.
A figura 10 é uma vista frontal da tampa (6), a qual dispõe nas suas extremidades, superfícies (17) e (18) do tipo fêmea para o assentamento perfeito e grauteamento às paredes (4) e (5) e orifícios (19) e ( 20) onde serão encaixadas as hastes metálicas (15) das paredes (4) e (5).
A figura 11 é uma vista superior da tampa (6) mostrando os orifícios (19) e (20) onde serão encaixadas as hastes metálicas (15) das paredes (4) e (5).
A figura 12 é uma vista lateral da tampa (6) mostrando as superfícies (21) do tipo macho e fêmea para assentamento perfeito e grauteamento de uma tampa (6) à outra.
A figura 13 é uma vista explodida em perspectiva de uma forma de realização do canal (1).
As peças ou elementos que compõe o canal são pré-moldadas em concreto armado ou em concreto armado protendido ou de concreto de alto desempenho, permitindo a confecção de peças esbeltas e longas com seus pesos próprios reduzidos, que aperfeiçoam o processo construtivo de galerias para escoamento das águas pluviais urbanas e rurais, em função do processo e sua concepção diferirem radicalmente dos demais utilizados atualmente.
Os módulos berço guia (2), de concreto armado, são elementos projetados para que possa receber os fundos circular (3) e possibilitar o monitoramento dos desníveis necessários, uma vez que serão assentados com auxilio da topografia e da fenda guia (9), e projetados de forma a terem a função de elemento de fundação e de estabilização do canal (1), não permitindo de nenhuma forma algum tipo de recalque diferencial, além de possibilitarem o contraventamento das paredes junto ao fundo circular (3). Os berços guia (2) podem ser assentados com distâncias entre si que variam de acordo com a necessidade do projeto, preferencial mente a cada 2,5 m.
Os módulos fundos (3), preferencialmente de concreto protendido e fabricado com tecnologia do concreto de alto desempenho, de superfície interna circular, com comprimento variável em função da necessidade do projeto, preferencialmente entre 5 m e 10 m, o que possibilita vencer trechos maiores com menos elementos.
Após o lançamento dos fundos circulares (3) necessários para se vencer os diversos trechos, aterram-se os mesmos para estabilização da sub-base e base e, a seguir, inicia-se o lançamento das paredes (4) e (5). Estes lançamentos serão também acompanhados e monitorados pela topografia, que dará a perfeita abertura para se ter o vão de apoio das tampas (6). Constatado a posição ideal segundo projeto, travam-se as paredes por extensores nos ganchos de ancoragem existentes nos fundos circulares (3) de forma a estabilizá-las. Em seguida inicia-se o re-aterro das cavas agora até o nível limite das paredes (4) e (5), re-aterro e compactação das laterais do canal (1), para a colocação das respectivas tampas (6), que após o lançamento serão grauteadas às paredes (4) e (5).
A invenção objeto do presente pedido pode ser aplicada em sistema de canalização de córregos, rios urbanos, rurais e bacias hidrográficas, em operação realizada de maneira rápida e econômica, sendo que cada projeto é adaptado à necessidade de vazão das águas pluviais a serem canalizadas, de acordo com a região, índice pluviométrico e outros, adequando-se o tamanho das peças de forma a obter-se uma obra viável, econômica e tecnicamente ideal. Após a abertura das cavas no solo, com o auxilio da topografia pode-se efetuar o nivelamento e estabilização do leito para o assentamento do berço guia (2) que servira para receber os fundos circulares (3) nas cotas necessárias à manutenção do fluxo d’água em atendimento ao hidrograma. Pode-se, caso se faça necessário, prover a injeção de nata no leito para proporcionar a estabilização do mesmo.
Diante do exposto, pode-se verificar que o canal objeto da presente invenção apresenta as vantagens técnicas, práticas, funcionais e econômicas proporcionadas pelos módulos pré-moldados para a canalização, os quais se revestem de características próprias e inovadoras, proporcionando um diferencial na forma de sua execução, na sua seção hidráulica, bem como pela otimização pelo tamanho dos elementos que o compõem: somente quatro, perfeitamente harmônicos, que durante o processo de montagem com o emprego do grauteamento irão formar um sistema coletor hidraulicamente ideal.

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Canal para sistema de drenagem de águas pluviais caracterizado por compreender elementos modulares básicos pré-moldados de concreto armado ou de concreto armado protendido, cujas dimensões variam em função do
    5 projeto do sistema coletor, composto de berço guia (2), fundo (3), paredes (4) e (5) e tampa (6); dispondo o berço guia (2), de hastes variáveis de fixação (7) e superfície interna (8) de formato adequado para o assentamento perfeito do fundo (3) e, no fundo uma fenda guia (9) para orientação topográfica; dispondo o fundo (3), em suas extremidades superiores, de superfícies (10) do tipo
    10 fêmea para o assentamento perfeito e grauteamento das paredes (4) e (5) ao fundo (3), bem como de elementos de protenção (11); dispondo as paredes (4) e (5) na extremidade inferior, de superfície (12) do tipo macho e hastes metálicas (13) para o assentamento perfeito e grauteamento ao fundo (3) e, na extremidade superior, superfície (14) do tipo macho e hastes metálicas (15)
    15 para o assentamento perfeito e grauteamento à tampa (6) e as superfícies (16) do tipo macho e fêmea para assentamento perfeito e grauteamento de uma parede (4) à outra e de uma parede (5) à outra; e dispondo a tampa (6), nas suas extremidades, superfícies (17) e (18) do tipo fêmea para o assentamento perfeito e grauteamento às paredes (4) e (5) e orifícios (19) e (20) onde serão
    20 encaixadas as hastes metálicas (15) das paredes (4) e (5) e as superfícies (21) do tipo macho e fêmea para assentamento perfeito e grauteamento de uma tampa (6) à outra.
  2. 2. Canal de acordo com o reivindicado em 1, caracterizado por ser o fundo (3) de seção circular e preferencialmente de concreto protendido e concreto de alto desempenho.
  3. 3. Canal de acordo com o reivindicado em 1 ou 2, caracterizado por ser
    5 o fundo (3) de comprimento preferencialmente entre 5 e 10 m.
  4. 4. Canal de acordo com o reivindicado em 1, caracterizado por ser a tampa (6) rodoviária e preferencial mente de concreto protendido e de concreto de alto desempenho.
  5. 5. Canal de acordo com o reivindicado em 1 ou 4, caracterizado por ser
  6. 10 a tampa (6) nervurada.
    F
BRPI0902331-3A 2009-07-06 2009-07-06 Canal para sistema de drenagem de águas pluviais BRPI0902331B1 (pt)

Priority Applications (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902331-3A BRPI0902331B1 (pt) 2009-07-06 2009-07-06 Canal para sistema de drenagem de águas pluviais
PCT/BR2010/000203 WO2011003159A1 (pt) 2009-07-06 2010-06-29 Canal para sistema de drenagem de águas pluviais
EP10796600.4A EP2479345A4 (en) 2009-07-06 2010-06-29 CHANNEL FOR RAINWATER DRAINAGE SYSTEM
US13/382,003 US8678710B2 (en) 2009-07-06 2010-06-29 Rainwater channel drain

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902331-3A BRPI0902331B1 (pt) 2009-07-06 2009-07-06 Canal para sistema de drenagem de águas pluviais

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0902331A2 BRPI0902331A2 (pt) 2011-03-09
BRPI0902331B1 true BRPI0902331B1 (pt) 2018-08-14

Family

ID=43428684

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902331-3A BRPI0902331B1 (pt) 2009-07-06 2009-07-06 Canal para sistema de drenagem de águas pluviais

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8678710B2 (pt)
EP (1) EP2479345A4 (pt)
BR (1) BRPI0902331B1 (pt)
WO (1) WO2011003159A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE1019124A3 (nl) * 2009-12-23 2012-03-06 Maes Luc Module geschikt voor het aanleggen van een rijweg of een voetpad boven een waterloop.
US8297005B1 (en) * 2010-12-29 2012-10-30 Dry Basement, Inc. Apparatus and method for diverting water at basement joints
CZ22267U1 (cs) * 2011-04-22 2011-05-23 Novotný@Petr Zpevnený príkop nebo vodotec
RU173911U1 (ru) * 2016-12-20 2017-09-19 Общество с ограниченной ответственностью "Нанотехнологический центр композитов" (ООО "НЦК") Водоотводный лоток
RU2658086C1 (ru) * 2017-08-11 2018-06-19 Михаил Иванович Голубенко Способ устройства водоотводного сооружения
RU2658081C1 (ru) * 2017-08-15 2018-06-19 Михаил Иванович Голубенко Способ устройства водоотводного сооружения
CN111005759A (zh) * 2019-12-04 2020-04-14 中交第二公路勘察设计研究院有限公司 一种适用于寒冷地区的超长隧道清污分离排水结构
CN112962390B (zh) * 2021-03-04 2022-08-30 青岛西海岸市政工程有限公司 一种沿海城市市政道路防水隔离保护结构及施工方法
CN114032860A (zh) * 2021-10-27 2022-02-11 湖北盛达泰水利水电工程有限公司 农田水利工程的灌溉排水渠结构及其施工方法

Family Cites Families (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US229576A (en) * 1880-07-06 Liquid-holder
US2444688A (en) * 1945-09-17 1948-07-06 Nina Mae Wilson Flume
US3225545A (en) * 1962-07-10 1965-12-28 Josam Mfg Co Drain construction
FR1432366A (fr) * 1965-04-17 1966-03-18 Trottoirs préfabriqués avec logement intérieur pour canalisations
FR1491703A (fr) * 1966-08-31 1967-08-11 Elément préfabriqué pour la construction de canaux et autres
AT300681B (de) * 1970-10-28 1972-08-10 Karl Waldl Betonwarenerzeugung Kanal od.dgl. aus am Verlegungsort zusammenbaubaren Fertigteilen
CH658285A5 (de) * 1982-11-23 1986-10-31 Poly Bauelemente Ag Stegrost und verfahren zu dessen herstellung.
US4815888A (en) * 1988-01-05 1989-03-28 Stegmeier William J Swimming pool drain
BR8805843A (pt) * 1988-11-03 1990-06-19 Sigma Engenharia De Projetos L Sistema construtivo modular para canais,galerias ou semelhantes
CA1313956C (en) * 1988-11-21 1993-03-02 Hyun-Ho Hwang Prefabricated culvert system
ATE79427T1 (de) * 1989-01-31 1992-08-15 Poly Bauelemente Ag Entwaesserungsrinne.
ZA91432B (en) * 1990-02-05 1991-11-27 Steiner Silidur A G Andelfinge Covering members for drainage ducts
US5066165A (en) * 1990-08-13 1991-11-19 Wofford Ray F Modular and componential trench drain system
US5181793A (en) * 1990-12-24 1993-01-26 Joseph Dekel Gutter drain apparatus
JPH08311804A (ja) * 1995-05-22 1996-11-26 Mirukon:Kk 道路拡幅用ブロック、及びそれを用いた水路兼用拡幅構造物
US5647689A (en) * 1995-12-06 1997-07-15 Abt, Inc. Drainage channel grates for athletic playing surfaces and associated methods
CA2193760C (en) * 1995-12-29 2001-12-04 Allen R. Becker Trench drain
JPH09242162A (ja) * 1996-03-06 1997-09-16 Shinwa Concrete Kogyo Kk 側 溝
DE19805836A1 (de) * 1998-02-13 1999-08-19 Blessing Ersatz-Oberteil für eine Schlitzrinne aus Beton
US6000881A (en) * 1998-02-17 1999-12-14 Zurn Industries, Inc. Trench drain
CH697138A8 (de) * 1999-01-19 2008-06-25 Vonroll Infratec Invest Ag Entwässerungsrinne.
US6612780B2 (en) * 2000-11-15 2003-09-02 Quaker Plastic Corporation Modular trench drain system
DE10130917B4 (de) * 2001-06-27 2006-08-31 Aco Severin Ahlmann Gmbh & Co. Kg Abdeckung, insbesondere Abdeckrost für eine Entwässungsrinne zur Oberflächenentwässerung
US7059804B2 (en) * 2001-10-04 2006-06-13 Aco Severin Ahlmann Gmbh & Co. Kg Drainage device
US6942424B2 (en) * 2003-06-09 2005-09-13 James W. Charon Width expandable modular ditch liners
US6860678B2 (en) * 2003-01-13 2005-03-01 Abt, Inc. Method and apparatus for aligning channel sections with an adjustable alignment key
JP2004278206A (ja) * 2003-03-18 2004-10-07 Takara Kizai:Kk 排水溝
US20050230317A1 (en) * 2004-04-20 2005-10-20 Environmental Equipment Service Corp. Watershed runoff drainage device & method
US20060159520A1 (en) * 2004-06-07 2006-07-20 Charon James W Modular drainage components
US7125506B2 (en) * 2004-06-21 2006-10-24 Aco Polymer Products, Inc. Drainage channel installation device
JP5085052B2 (ja) * 2005-06-08 2012-11-28 積水化学工業株式会社 雨水流出抑制排水路構造
US7736092B2 (en) * 2006-06-13 2010-06-15 Josam Company Trench drain with sloping rails

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0902331A2 (pt) 2011-03-09
US8678710B2 (en) 2014-03-25
EP2479345A1 (en) 2012-07-25
EP2479345A4 (en) 2014-11-05
US20120099927A1 (en) 2012-04-26
WO2011003159A1 (pt) 2011-01-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0902331B1 (pt) Canal para sistema de drenagem de águas pluviais
CN103306236B (zh) 在地下古河道古冲沟构筑地下水库的方法
PT1285140E (pt) Sistema de gestão de água de tempestade
CN205171305U (zh) 具有排水结构的沥青路面
Roy et al. Potential interaction between transport and stream networks over the lowland rivers in Eastern India
CN206457777U (zh) 堤岸管廊一体式结构
Winston et al. Hydrologic performance of a permeable pavement and stormwater harvesting treatment train stormwater control measure
CN207228292U (zh) 一种先集水后慢漏排水系统
CN112854405B (zh) 一种多功能生物滞留池及其施工方法
CN106013400A (zh) 一种人行道综合管网及蓄排水系统
CN107558587A (zh) 一种先集水后慢漏排水系统
Mohammed et al. Impact of soil compaction on vegetated basin transition
CN209555946U (zh) 一种高路堤垮塌的修复结构
Kian et al. An analysis of stormwater runoff rehabilitation for integrated BIOECODS using EPA-SWMM
KR20140020510A (ko) 측구
CN106284615A (zh) 建筑垃圾作为内置材料的海绵城市雨水渗井及制作方法
CN205329670U (zh) 软土地基的雨水促渗系统
Mohammed et al. Hydrologic Performance of a Multicell Vegetated Basin with Different Soil and Outlet Structure Characteristics
CN203284880U (zh) 带调蓄功能的雨水口
CN215714367U (zh) 一种基于透水路面的排水结构
Chen et al. Discussion on the characteristics and calculation method of material source for the debris flow in Tian Mo Gully
RU46772U1 (ru) Водопропускная труба на автомобильной дороге с пучинистым основанием
Das Hydrology and storm sewer design
Quasem et al. A study of rooftop rainwater harvesting method for artificial recharge of Dhaka city
KR101186361B1 (ko) 하천에서 배수되는 제방용 조립블럭

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: AURIVERDE LTDA. (BR/RJ) ; BEATRIZ GRION SANTIAGO (BR/RJ)