BRPI0809720A2 - Depósito de drêches e processo de filtragem para produção de mosto - Google Patents

Depósito de drêches e processo de filtragem para produção de mosto Download PDF

Info

Publication number
BRPI0809720A2
BRPI0809720A2 BRPI0809720-8A BRPI0809720A BRPI0809720A2 BR PI0809720 A2 BRPI0809720 A2 BR PI0809720A2 BR PI0809720 A BRPI0809720 A BR PI0809720A BR PI0809720 A2 BRPI0809720 A2 BR PI0809720A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
filtering
deposit
tank
drinks
remaining fluid
Prior art date
Application number
BRPI0809720-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Kurt Stippler
Original Assignee
Krones Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Krones Ag filed Critical Krones Ag
Publication of BRPI0809720A2 publication Critical patent/BRPI0809720A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12FRECOVERY OF BY-PRODUCTS OF FERMENTED SOLUTIONS; DENATURED ALCOHOL; PREPARATION THEREOF
    • C12F3/00Recovery of by-products
    • C12F3/06Recovery of by-products from beer and wine
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12CBEER; PREPARATION OF BEER BY FERMENTATION; PREPARATION OF MALT FOR MAKING BEER; PREPARATION OF HOPS FOR MAKING BEER
    • C12C7/00Preparation of wort
    • C12C7/14Lautering, i.e. clarifying wort
    • C12C7/16Lautering, i.e. clarifying wort by straining
    • C12C7/17Lautering, i.e. clarifying wort by straining in lautertuns, e.g. in a tub with perforated false bottom

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Filtration Of Liquid (AREA)
  • Distillation Of Fermentation Liquor, Processing Of Alcohols, Vinegar And Beer (AREA)
  • Adjustment And Processing Of Grains (AREA)
  • Filling Or Emptying Of Bunkers, Hoppers, And Tanks (AREA)
  • Tea And Coffee (AREA)
  • Optical Filters (AREA)
  • Pipeline Systems (AREA)

Description

DEPÓSITO DE DRÊCHES E PROCESSO DE FILTRAGEM PARA PRODUÇÃO DE MOSTO
A presente invenção refere-se a um depósito de drêches, bem como um processo de filtragem para a produção de 5 mosto conforme os preâmbulos das reivindicações 1 e 8.
Após o esmagamento do malte, a mistura é a segunda etapa do processo de produção de mosto na cervejaria. Ao final do processo de mistura, a massa consiste de uma mistura aquosa de matéria dissolvida e não dissolvida. A solução 10 aquosa que contém o material de extração é denominada mosto e as partes não dissolvidas são denominadas drêches. Para a produção de cerveja, apenas o mosto é utilizado e, com este propósito, ele deve ser separado dos drêches o mais completamente possível. Este processo de separação é
denominado filtragem. Trata-se de um procedimento de filtragem em que os drêches assumem o papel do material de filtro. De forma bem conhecida, a filtragem é realizada em uma banheira de filtragem em duas fases, que são a drenagem do primeiro mosto e a lavagem dos drêches (último mosto) com 20 a água de pulverização. Após a filtragem, o mosto é fornecido para o recipiente de cobre de mosto ou um de condução prévia correspondente para processamento adicional. Essa banheira de filtragem e esse processo de filtragem, respectivamente, são conhecidos de forma geral e ilustrados com mais detalhes, por 25 exemplo, em Technologie Brauer und Málzer, Kunze, oitava edição, (19)89, VLB Berlim, págs. 2(43) - 271. Os termos técnicos utilizados no presente pedido são descritos ali com mais detalhes.
Os drêches separados na banheira de filtragem
3 0 necessitam finalmente ser removidos da banheira de filtragem e descartados. Para garantir produtividade mais alta, é desejável reduzir o tempo de filtragem.
A partir daqui, é objeto da presente invenção fornecer um método e dispositivo que permitam reduzir o tempo de filtragem, em que podem consequentemente ser atingidos ciclos maiores de fermentação.
Segundo a presente invenção, este objeto é atingido 5 pelas funções caracterizantes das reivindicações 1 e 12, bem como por um dispositivo de filtragem, particularmente uma banheira de filtragem conforme a reivindicação 17.
Segundo a presente invenção, é projetado um depósito de drêches para receber drêches de um dispositivo de filtragem, tal como de uma banheira de filtragem, de tal forma que pelo menos uma parte do abrigo seja projetada como superfície filtrante na região inferior do abrigo. Desta forma, os drêches no depósito de drêches que ainda não tenham sido completamente desidratados podem ser adicionalmente desidratados. Isso oferece a vantagem de que os drêches podem ser ainda mais bem secos sem extensão do tempo de filtragem na banheira de filtragem. Por pelo menos uma parte do abrigo que é realizado como superfície filtrante na região inferior, o fluido restante com mais ou menos extrato remanescente, ou seja, a última quantidade de pulverização ou o último mosto, respectivamente, podem ser bombeados e descartados através da superfície filtrante. Como a superfície filtrante é disposta na parte inferior do abrigo, o bombeamento é facilitado, pois o fluido remanescente flui para baixo nos drêches devido à gravidade. A superfície filtrante pode ser realizada, por exemplo, na forma de placa puncionada, como fundo falso moído ou ranhurado ou como disposição de piso de fios. Região inferior no presente indica uma região que está situada na metade inferior do depósito de drêches. O fato de que a superfície filtrante é realizada na região inferior indica pelo menos na região inferior.
É particularmente vantajoso que o abrigo seja realizado essencialmente como um funil pelo menos na região inferior. Desta forma, os drêches podem ser facilmente descartados do depósito de drêches pelo dispositivo de fornecimento.
Segundo uma realização preferida, pelo menos uma 5 parte das paredes laterais do abrigo e/ou pelo menos uma parte das paredes frontal e traseira é realizada na forma de superfície filtrante. 0 fundo do abrigo pode também compreender diversas aberturas através das quais o fluido remanescente que vaza através do fundo pode drenar ou ser 10 bombeado para fora. O fundo pode ser ao menos parcialmente realizado na forma de superfície filtrante, da mesma forma que as paredes laterais, para também desidratar eficientemente os drêches do fundo.
Convenientemente, uma banheira é disposta 15 externamente na superfície filtrante através da qual o fluido remanescente pode ser retirado dos drêches. A banheira pode terminar em uma descarga através da qual o fluido remanescente é bombeado por meio de uma bomba. Caso diversas superfícies filtrantes sejam dispostas no abrigo, podem ser 20 fornecidas banheiras correspondentes ou uma banheira mútua que terminam em uma descarga para a água dos drêches. Abaixo da superfície filtrante, pode também ser disposto um canal simples por meio do qual é drenado o fluido remanescente em seguida.
Convenientemente, o dispositivo de fornecimento
possui a sua velocidade controlada. Isso oferece a vantagem de que, por exemplo, segundo uma primeira realização, ele não funciona durante a desidratação ou é dirigido apenas sob baixo desempenho, ou seja, no caso de uma rosca condutora, 30 ela corre apenas sob baixa velocidade, de tal forma que os drêches sejam soltos pelo dispositivo de fornecimento. Para a remoção, a capacidade de condução pode ser aumentada e, no caso de uma correia condutora, por exemplo, a velocidade é aumentada para possibilitar remoção rápida. Ao alterar o sentido de rotação, pode-se atingir o afrouxamento sem que os drêches sejam transportados para fora do depósito. Para melhor afrouxamento, pode também ser fornecido um dispositivo 5 de afrouxamento acima do dispositivo de fornecimento que solta os drêches.
Convenientemente, o dispositivo de fornecimento é uma rosca de pressão que pressiona o fluido remanescente para fora dos drêches. Convenientemente, a superfície filtrante é 10 disposta em seguida no fundo do abrigo na forma de cesto filtrante tubular e possui uma abertura dirigida para cima, em que a rosca de pressão corre no cesto filtrante tubular. Desta forma, os drêches podem cair na cesta filtrante e a rosca de pressão por meio de abertura, ser prensados e 15 fornecidos para fora do depósito de drêches. Desta forma, os drêches podem ser opcionalmente prensados mecanicamente até atingirem um teor de água de cerca de 60%. A rosca pode compreender, neste caso, meios de controle da potência de pressão ou do desempenho de pressão sobre os drêches. Com 20 este propósito, a rosca pode ter sua frequência ou velocidade controlada, de forma que o desempenho possa ser adaptado. Para isso, alternativa ou adicionalmente, pode ser fornecida uma resistência de fluxo controlável ao final da rosca de pressão.
Segundo uma realização preferida, a rosca de
pressão compreende uma primeira seção disposta na região inferior do abrigo e uma segunda seção que se estende lateralmente ao abrigo, preferencialmente em diagonal para c ima.
3 0 Em um método conforme a presente invenção, já em
direção ao final da última pulverização ou quando o último mosto estiver sendo retirado do dispositivo de filtragem, tal como a banheira de filtragem, os drêches são removidos para ura depósito de drêches, no qual o fluido remanescente é extraído dos drêches através de uma superfície filtrante. Isso significa que, após o final do processo de pulverização, ou seja, após o final da aplicação da quantidade completa de 5 água de pulverização durante a drenagem da última pulverização, a(s) porta(s) de drêches é (são) aberta(s) e os drêches são descartados para o depósito de drêches em um estado claramente mais úmido que anteriormente. Também é possível já abrir a(s) porta(s) de drêches durante a retirada 10 do último mosto (ou seja, quando o fluido remanescente for drenado da banheira de filtragem que compreende um baixo teor de extrato e não for orientado para o tanque de cobre de mosto, mas, por exemplo, para um último tanque de mosto) e remover os drêches para o depósito de drêches. Ao realizar a 15 drenagem da última pulverização ou a drenagem do último mosto (de forma diferente do processo de filtragem convencional) paralelamente à remoção dos drêches ou pelo menos por sobreposição destes procedimentos (o que significa que, por exemplo, a última pulverização ainda não foi completamente
2 0 drenada ou que o último mosto não foi completamente retirado
durante a remoção dos drêches), o tempo de filtragem pode ser claramente reduzido, de forma a atingir ciclos de fermentação maiores. É também possível secar os drêches ainda melhor do que antes, embora os drêches sejam descartados em uma 25 condição ainda claramente úmida. Desidratando-se os drêches no depósito de drêches, o período de drenagem da última pulverização ou o período de retirada do último mosto na banheira de filtragem pode ser grandemente reduzido.
0 fluido restante retirado no depósito de drêches
3 0 pode ser fornecido para um tanque, particularmente um último
tanque de mosto, e ser utilizado em seguida, por exemplo, para pulverização ou como água de mistura para a fermentação seguinte. Caso os drêches já sejam orientados para o depósito de drêches durante a drenagem da última pulverização sejam desidratados ali, de forma que a água remanescente retirada ainda seja rica em extratos, esta pode também ser fornecida para um recipiente de condução prévia ou um recipiente de 5 cobre de mosto disposto abaixo no fluxo. Os drêches compactados desidratados são orientados em seguida por meio de um dispositivo de fornecimento do depósito de drêches, por exemplo, para um silo de drêches.
Os drêches compactados são, após a extração do 10 fluido remanescente, descartados do depósito de drêches por meio de um dispositivo de fornecimento. Convenientemente, o dispositivo de fornecimento é uma rosca de pressão, de forma que o fluido remanescente possa ser prensado para fora dos drêches pela rosca de pressão. Desta forma, o dispositivo de 15 fornecimento pode assumir duas funções, pressionando por um lado os drêches e, por outro lado, descarregando os grãos prensados. Convenientemente, o desempenho de pressão ou a potência de pressão sobre os drêches pode ser controlada e, desta forma, adaptada a processos diferentes.
A presente invenção será ilustrada abaixo com mais
detalhes com referência às figuras a seguir.
A Figura 1 exibe aproximadamente de forma esquemática uma primeira realização de um depósito de drêches conforme a presente invenção em uma representação perspectiva.
A Figura 2 exibe uma seção cruzada através de uma segunda realização possível de um depósito de drêches conforme a presente invenção.
A Figura 3 exibe uma banheira de filtragem junto 3 0 com o depósito de drêches conforme a presente invenção.
A Figura 4 exibe aproximadamente em forma esquemática o depósito de drêches conforme a presente invenção junto com a banheira de filtragem, bem como a banheira de mistura e o recipiente de cobre de mosto.
A Figura 5 exibe uma primeira realização possível do método conforme a presente invenção.
A Figura 6 exibe uma segunda realização possível do método conforme a presente invenção.
A Figura 7 exibe uma vista esquemática de um dispositivo de fornecimento e também de um dispositivo de afrouxamento.
A Figura 8 exibe esquematicamente um teor de
extrato em resposta ao tempo.
A Figura 9 exibe aproximadamente de forma esquemática uma terceira realização conforme a presente invenção em uma representação perspectiva.
A Figura 10 exibe aproximadamente de forma
esquemática uma seção ao longo da linha II-II na Figura 9 através da terceira realização.
A Figura 11 exibe aproximadamente de forma esquemática uma seção através da cesta filtrante conforme uma realização preferida.
2 0 A Figura 3 exibe aproximadamente de forma
esquemática uma banheira de filtragem. A Figura 3 é apenas um exemplo de uma possível banheira de filtragem. A banheira de filtragem (19) consiste de um recipiente cilíndrico que compreende um fundo de banheira (23) e um fundo falso ou um
2 5 fundo de tela de buraco de agulha (20) , por exemplo, com
larguras de furos na faixa de 0,7 a cerca de 1,5 mm e uma área de peneira livre de até 20%. O fundo pode também compreender um fundo ranhurado com furos de, por exemplo 0,7 mm a 80 mm e uma área de peneira livre de até 20%. O
3 0 algarismo de referência (35) designa uma admissão de mistura.
De forma conhecida, a banheira de filtragem compreende ainda facas de entalhe (25) bem como meios tais como bocais (26) de fornecimento da água de pulverização. Os drêches permanecem em repouso sobre o fundo falso (20) enquanto o mosto é drenado através do fundo falso e retirado através das tulipas de filtragem (cones de filtragem) (22) por meio de uma bomba de filtragem (31) e podem ser fornecidos para um recipiente 5 de condução prévia (34) ou um tanque de cobre de mosto (3 0) ou um último tanque de mosto (36) (vide a Figura 4) de forma bem conhecida.
Pelo menos um depósito de drêches (1) é disposto abaixo da banheira de filtragem. O depósito de drêches (1) 10 pode ser conectado, por exemplo, ao fundo da banheira (23) por meio da caixa de resíduos de drêches (32), em que é(são) fornecida(s) porta(s) de drêches no fundo da banheira de filtragem (23) através das quais os drêches podem ser removidos. Para tanto, de forma bem conhecida, é fornecido um 15 ancinho de remoção de drêches não ilustrado que é dobrado e empurra os drêches em direção à porta de drêches. Também é possível erguer as facas cortantes e, no processo, orientar as facas (25) transversalmente, de forma que os drêches sejam descarregados.
2 0 Como se pode observar a partir das Figuras 1 e 3, o
depósito de drêches (1) conforme a presente invenção é realizado de forma a poder receber drêches da banheira filtrante (19) de cima, conforme representado pela seta T na Figura I. Nesta realização, a região inferior (4) do depósito 25 de drêches possui um projeto similar a funil, ou seja, as duas paredes laterais (11a,11b) estendem-se entre si. Nesta realização concreta, as paredes frontal e traseira (12a,12b) são dispostas paralelamente entre si. Na região inferior do abrigo (4), nesta realização, as paredes laterais (11a,11b) 30 são ao menos parcialmente realizadas como uma superfície filtrante (5a,5b). A superfície filtrante pode ser realizada na forma de uma placa puncionada ou pode ser feita de uma superfície, por exemplo, que é industrializada como o fundo falso de uma banheira de filtragem, tal como um fundo falso ranhurado ou moído ou um fundo de piso de fios. A peneira ou o tamanho de mesh desta superfície filtrante corresponde no presente aos tamanhos de mesh e áreas de peneira descritos acima do fundo falso (20) ou, de forma particularmente vantajosa, é de 0,2 a 0,5 mm. O fundo (6) do depósito de drêches é realizado no presente na forma de uma depressão e compreende preferencialmente diversas aberturas não ilustradas, de tal forma que o fluido remanescente que vaza até o fundo possa ser drenado ou retirado. Conforme representado na Figura 2, o fundo (6) pode também ser ao menos parcialmente realizado na forma de uma superfície filtrante (5). As paredes frontal e lateral podem também ser realizadas na forma de uma superfície filtrante. Externamente, nas superfícies filtrantes, são dispostas banheiras correspondentes (7) , de forma que a água restante retirada possa ser descarregada entre a parede da banheira e a superfície filtrante. No processo, por exemplo, conforme representado na Figura 3, podem ser fornecidos diversos condutores (28) dispostos ao longo da parede lateral que orientam o fluido remanescente dos tubos para um cano de saída (8) . Na Figura 1, para as duas superfícies filtrantes (5a,5b), é fornecida uma banheira separada (7) cada. Também é possível, entretanto, fornecer uma banheira mútua (7) para regiões de filtro correspondentes, conforme representado na Figura 2. É fornecida uma bomba (9) no condutor de drenagem (8) , de forma que o fluido remanescente possa ser extraído dos drêches através das superfícies filtrantes (5).
0 dispositivo de fornecimento pode ser também um dispositivo de pressionamento, como será ilustrado com mais detalhes com relação à realização exibida nas Figuras 9 a 11.
É fornecido um dispositivo de fornecimento (3) na região inferior do abrigo, que fornece os drêches para fora do depósito de drêches. 0 dispositivo de fornecimento (3) indicado apenas esquematicamente na Figura 1 pode ser, por exemplo, uma rosca condutora que se estende ao longo do comprimento do depósito de drêches e é dirigida por um motor não ilustrado. Convenientemente, o dispositivo de fornecimento possui potência ou velocidade controlada e/ou pode ser dirigido em direções alternadas. Desta forma, o dispositivo de fornecimento (3) pode ser utilizado, por um lado, para separar os drêches durante a desidratação, quando a velocidade é apenas baixa e possivelmente também a direção de rotação pode ser alterada. Caso os drêches devam ser descarregados, isso pode ser feito em velocidade mais alta. Os drêches desidratados podem ser descarregados do depósito de drêches (1) para um silo de drêches.
Segundo uma realização preferida da presente invenção, o depósito de drêches compreende, além do dispositivo de fornecimento (3) , um dispositivo de afrouxamento (40), conforme representado na Figura 7. O dispositivo de afrouxamento (40) é disposto acima do dispositivo de fornecimento (3). O dispositivo de afrouxamento (40) estende-se na direção longitudinal do depósito de drêches (1), da mesma forma que o dispositivo de fornecimento (3) . O dispositivo de afrouxamento (4 0) compreende diversos elementos de afrouxamento que se estendem radialmente e podem compreender seções de gancho para atingir melhor afrouxamento. Como o dispositivo de fornecimento (3), o dispositivo de afrouxamento (4 0) tem sua velocidade controlada e/ou pode ser dirigido em direções alternadas. O dispositivo de afrouxamento (4 0) no processo, como o dispositivo de fornecimento, é girado por um dispositivo não representado na Figura 7, conforme exibido pelas setas. O diâmetro do dispositivo de afrouxamento (40), ou seja, a altura na Figura 7, é maior que o diâmetro do dispositivo de fornecimento (3) , de forma a poder-se atingir afrouxamento suficiente no depósito de drêches (1).
As Figuras 5 e 6 exibem possíveis realizações do método conforme a presente invenção.
De forma conhecida, no processo de filtragem, a
mistura é fornecida em primeiro lugar à banheira de filtragem, tal como por meio da admissão de mistura (35) (SI) .
Por fim, o mosto final é filtrado pela primeira vez (S2). 0 primeiro mosto é fornecido para um tanque de cobre de mosto (3 0) (vide a Figura 4) e/ou um tanque de condução prévia (34).
Em seguida, é realizada a última pulverização, na qual água de pulverização é introduzida na banheira de 15 filtragem (19) por meio dos bocais (26) (S3) e também é filtrada (S4) . Os mostos mais finos de drenagem são denominados as últimas pulverizações. Durante a filtragem, existe pelo menos uma última pulverização. A pulverização pode também ser realizada diversas vezes, de tal forma que 20 diversas últimas pulverizações sejam filtradas.
Segundo a presente invenção, os drêches agora já foram removidos, enquanto a última pulverização (33) é drenada por meio de abertura da(s) porta(s) de drêches (33) e empurrando-se os drêches para o depósito de drêches, 25 desidratando-os, conforme ilustrado com relação à Figura 1 (S5) .
A Figura 8 exibe uma curva de extração da qual pode-se concluir que o primeiro mosto filtrado compreende um alto teor de extrato, em que as últimas pulverizações
3 0 compreendem um teor de extrato mais baixo, o último mosto é retirado com um teor de extrato previamente determinado e, em seguida, não é mais fornecido para o recipiente de condução prévia ou para o recipiente de cobre de mosto. 0 teor de extrato correspondente depende, entretanto, do tipo de cerveja a ser fermentado, de forma que a Figura 8 é apenas um exemplo de uma possível curva de extração. Por meio da remoção prematura dos drêches antes do final da última 5 pulverização, a banheira de filtragem está pronta para a fermentação seguinte mais cedo. Como a filtragem da última pulverização na banheira de filtragem é suspensa prematuramente e os drêches são fornecidos para o depósito de drêches (1), o depósito de drêches pode assumir uma parte da 10 função da banheira de filtragem (19).
Isso significa que, conforme a presente invenção, os drêches são removidos para o depósito de drêches em um estado claramente mais úmido que o anterior (com teor de água, por exemplo, de 80 a 90%) . Sem aumentar o tempo de 15 filtragem, os drêches podem ser extremamente desidratados no depósito de drêches e fornecidos para o silo de drêches em um estado muito seco.
Enquanto a última pulverização estiver sendo drenada indica no presente que o mosto retirado ainda contém uma faixa de extrato de mais de 1 a 8%, preferencialmente 2 a 6%, dependendo do tipo de cerveja.
A Figura 6 exibe uma outra realização da presente invenção. Também aqui, a mistura é primeiramente bombeada em (SI) conforme descrito acima, o primeiro mosto é filtrado de 25 forma conhecida (S2), pulverizado pelo menos uma vez (S3), pelo menos uma última pulverização é filtrada (S4a) e, em seguida, quando a última parte da última pulverização que houver sido filtrada compreender um teor de extrato muito baixo de até cerca de 1% ou mais, dependendo do tipo de 30 cerveja, é retirado o último mosto (S4b) que em seguida não é mais bombeado para o tanque de condução prévia ou o recipiente de cobre de mosto, mas sim, por exemplo, para o último tanque de mosto para ser utilizado na fermentação seguinte, tal como na forma de água de mistura, ou adicionado à água de pulverização.
Nesta realização, a porta de grãos usados (33) é aberta enquanto o último mosto estiver sendo filtrado e os 5 drêches úmidos são empurrados para o depósito de drêches (1). No depósito de drêches (1) , os drêches são adicionalmente desidratados.
Como fica claro especificamente com relação à Figura 8, conforme a segunda realização, o procedimento do 10 desenho do último mosto na banheira de filtragem (19) pode ser suspenso prematuramente, em que o último mosto é adicionalmente colocado no depósito de drêches (1) . Por meio da remoção prematura dos drêches antes do final da deposição do último mosto, a banheira de filtragem está pronta para a 15 fermentação seguinte mais cedo.
Isso significa que o depósito de drêches conforme a presente invenção assume uma parte do processo de filtragem do último mosto e/ou uma parte do desenho do último mosto.
No depósito de drêches, os drêches úmidos são
2 0 adicionalmente desidratados em seguida conforme descrito
acima.
A Figura 4 exibe aproximadamente de forma esquemática o recipiente de mistura (29) do qual a mistura é orientada para a banheira de filtragem (vide a seta Pl) . 0 25 primeiro mosto filtrado, bem como as últimas pulverizações filtradas, é encaminhado da banheira de filtragem (19) diretamente para o tanque de cobre de mosto (30) (vide as setas P3, P4, P9) ou é orientado em primeiro lugar para o recipiente de condução prévia (34) (P3, P5) do qual o mosto
3 0 pode ser encaminhado para o tanque de cobre de mosto (30)
(P8, P9). Conforme descrito acima, o fluido remanescente que é extraído dos drêches no depósito de drêches (1) pode também ser fornecido para o tanque de cobre de mosto (3 0) no método exibido na Figura 5 (P2, P7) ou pode ser fornecido para o tanque de cobre de mosto (30) (P2, P6, P8, P9) por meio do recipiente de condução prévia (P2, P6) . Caso o teor de extrato do fluido remanescente que é extraído dos drêches no 5 depósito de drêches esteja abaixo de um limite que depende do tipo de cerveja (tal como de 0,8 a 1 ou ~ ^ 1%), este fluido remanescente não é mais fornecido para o tanque de cobre de mosto, mas sim, por exemplo, para um último tanque de mosto (36) (P2, PIO).
No método descrito com relação à Figura 6, o último
mosto também é fornecido pelo depósito de drêches (1) , por exemplo, para o último tanque de mosto (36) (vide as setas P2, PIO) . A Figura 4 é apenas uma representação esquemática aproximada que não exibe as válvulas e bombas necessárias correspondentes.
A Figura 9 exibe, em uma representação em perspectiva, uma outra realização conforme a presente invenção. Esta realização corresponde essencialmente às realizações acima, mas aqui o dispositivo de fornecimento (3)
2 0 é formado por uma rosca de pressão que extrai o fluido remanescente dos drêches por meio de pressão.
Como se pode observar particularmente a partir das Figuras 9 a 11, aqui a superfície filtrante (5) é realizada na forma de um cesto filtrante dobrado de forma 25 essencialmente tubular. Como se pode observar a partir da Figura 9, o cesto filtrante é conectado às paredes laterais do abrigo (2) , aqui com as paredes laterais afiladas na região inferior. 0 cesto filtrante no presente possui, por exemplo, uma seção cruzada similar a um círculo dividido. A 30 superfície filtrante é realizada de forma correspondente às superfícies filtrantes, conforme descrito nas realizações anteriores. O cesto filtrante estende-se na região inferior do abrigo (2) do depósito de drêches (1) , convenientemente pelo menos ao longo do comprimento total do depósito de drêches (1). No seu lado superior, o cesto filtrante compreende uma abertura (4 0) que se estende convenientemente ao longo do comprimento total. Por meio da abertura (40), os drêches podem cair no cesto filtrante (5).
No centro do cesto filtrante, o dispositivo de fornecimento (3) , aqui a rosca de pressão, estende-se axialmente. A rosca de pressão aqui possui duas funções. Por um lado, ela conduz os drêches prensados na direção da seta F 10 para fora do depósito de drêches; além disso, ela pressiona o fluido restante dos drêches que pode ser drenado em seguida através do cesto filtrante. A rosca de pressão poderá terminar na região posterior do depósito de drêches e descarregar os drêches ali. Conforme exibido na Figura 10, a 15 presente realização compreende uma rosca de pressão que compreende uma primeira seção na região inferior do abrigo
(2) , seguida por uma segunda seção (3a) que é disposta ao lado do abrigo, estendendo-se preferencialmente em diagonal em direção ao topo. Nesta região, o cesto filtrante (5a) pode 20 ser fechado em volta da rosca de pressão (3a). Para coleta da água de pressão, abaixo do cesto filtrante (5) ou abaixo do cesto filtrante (5a), pode ser fornecido um canal de gotejamento (7), em que cada qual possui uma inclinação. A inclinação do canal de gotejamento abaixo da rosca de pressão
2 5 (3) é, por exemplo, de 1%, de tal forma que o fluido
remanescente possa ser drenado através da saída (42). O canal de gotejamento (7a) pode ser conectado ao canal de gotejamento (7) ou pode remover o fluido restante separadamente. Como se pode observar a partir da Figura 11,
3 0 como alternativa para um canal disposto abaixo do cesto
filtrante, correspondente às realizações acima (vide a Figura 2) , pode ser disposto um abrigo fechado em volta do cesto filtrante (5). A rosca de pressão (3) tem a sua velocidade ou frequência controlada, de forma que o desempenho possa ser adaptado. Para gerar uma potência de pressão, pode-se utilizar, por exemplo, uma rosca de pressão, cujo diâmetro 5 aumenta na direção F ou em direção à sua região posterior, tal como uma rosca de pressão cônica. Alternativa ou adicionalmente, como se pode observar particularmente a partir da Figura 10, uma resistência (41), aqui um cone de pressão, pode ser fixada na extremidade da rosca de pressão 10 (3,3a), que determina o poder de pressão sobre os drêches. A resistência pode ser controlada pneumaticamente, de tal forma que a potência de pressão possa ser ajustada por meio da posição do elemento de resistência, aqui o cone (41) , bem como dependendo da velocidade da rosca de pressão. Quando 15 mais o elemento de resistência fechar a região de saída (43) e quanto mais alta for a velocidade, mais alta é a potência de pressão na rosca de pressão (3) . Desta forma, no método conforme a presente invenção, os drêches na rosca (3,3a) podem ser desidratados em primeiro lugar sob alta potência de 20 pressão, ser descarregados em seguida por meio do dispositivo de fornecimento (3) e da saída (43) e ser fornecidos em seguida, por exemplo, para um silo de drêches por meio de um dispositivo de transporte não ilustrado. 0 método conforme a presente invenção corresponde ao método exibido acima, em que 25 o fluido remanescente da saída (42) é encaminhado conforme ilustrado com relação à Figura 4.
Por meio da presente invenção, a última pulverização ou o último mosto, que até aqui haviam sido completamente depositados na banheira de filtragem, podem
3 0 agora ser ao menos parcialmente colocados no depósito de drêches (1), de tal forma que o tempo de filtragem geral seja reduzido, resultando em ciclos de fermentação maiores. Além disso, sem o aumento do tempo de filtragem na banheira de filtragem, os drêches podem ser secos mais eficientemente.
As realizações foram descritas com relação a uma banheira de filtragem. Basicamente, entretanto, no lugar da banheira de filtragem, podem ser utilizados outros 5 dispositivos de filtragem para separar os drêches (particularmente por meio de uma superfície filtrante) em que a filtragem é suspensa prematuramente conforme descrito e prossegue no depósito de drêches.
Segundo a presente invenção, os drêches podem ser removidos prematuramente, em que o teor de água no presente é, por exemplo, ainda de 80 a 90%. No depósito de drêches, o teor de água pode ser reduzido em seguida para cerca de 70 a 60%.

Claims (17)

1. DEPÓSITO DE DRÊCHES, para receber drêches de um dispositivo de filtragem, particularmente de uma banheira de filtragem (19) , com um abrigo (2) e um dispositivo de 5 fornecimento (3) disposto em uma região inferior (4) do abrigo (2) e que transporta os drêches do depósito de drêches (1) , caracterizado pelo fato de que, na região inferior (4) do abrigo (2) , pelo menos uma parte do abrigo é realizada na forma de uma superfície filtrante (5, 5a, 5b).
2. DEPÓSITO DE DRÊCHES, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o abrigo (2) é realizado essencialmente como um funil pelo menos na região inferior (4).
3. DEPÓSITO DE DRÊCHES, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma parte das paredes laterais (Ila), (Ilb) do abrigo (2) e/ou pelo menos uma parte das paredes frontal e traseira (12a), (12b) é realizada na forma de uma superfície filtrante (5, 5a, 5b).
4. DEPÓSITO DE DRÊCHES, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o abrigo (2) compreende um fundo (6) que compreende várias aberturas ou é realizado ao menos parcialmente na forma de superfície filtrante.
5. DEPÓSITO DE DRÊCHES, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que externamente na superfície filtrante (5) , ê disposta uma banheira (7) por meio da qual o fluido remanescente pode ser extraído dos drêches ou um canal é disposto abaixo da superfície filtrante (5) por meio da qual o fluido remanescente é drenado.
6. DEPÓSITO DE DRÊCHES, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que, no abrigo (2), são dispostas diversas superfícies filtrantes (5) que compreendem banheiras correspondentes (7) ou uma banheira mútua (7).
7. DEPÓSITO DE DRÊCHES, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de fornecimento possui preferencialmente a velocidade controlada e/ou pode ser dirigido em direções alternadas.
8.DEPÓSITO DE DRÊCHES, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que um dispositivo de afrouxamento (40) é disposto acima do dispositivo de fornecimento (3).
9. DEPÓSITO DE DRÊCHES, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de fornecimento (3) é uma rosca de pressão que pressiona o fluido remanescente para fora do drêche.
10. DEPÓSITO DE DRÊCHES, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a superfície filtrante (5) é disposta na forma de cesto filtrante tubular no fundo (6) do abrigo (2) e compreende uma abertura (4 0) dirigida para o topo, em que a rosca de pressão (3) corre no cesto filtrante tubular.
11. DEPÓSITO DE DRÊCHES, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que a rosca de pressão (3) compreende uma primeira seção disposta na região inferior do abrigo (2) e uma segunda seção (3a) que se estende lateralmente a partir do abrigo (2) , preferencialmente em diagonal para o topo.
12. PROCESSO DE FILTRAGEM PARA PRODUÇÃO DE MOSTO, por meio de um dispositivo de filtragem, particularmente por meio de uma banheira de filtragem, em que a mistura é introduzida no dispositivo de filtragem, o primeiro mosto e, em seguida, pelo menos uma última pulverização é filtrada, caracterizado pelo fato de que, durante a drenagem da última pulverização ou durante a deposição do último mosto, os drêches são removidos do dispositivo de filtragem para um depósito de drêches e o fluido remanescente do depósito de drêches é extraído dos drêches por meio de uma superfície filtrante.
13 . PROCESSO DE FILTRAGEM, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o fluido remanescente extraído no depósito de drêches (1) é fornecido para um tanque (10), particularmente um último tanque de mosto, um recipiente de condução prévia ou um tanque de cobre de mosto.
14. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 ou 13, caracterizado pelo fato de que o fluido remanescente extraído no depósito de drêches (1) é utilizado para a fermentação seguinte.
15. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 14, caracterizado pelo fato de que os drêches compactados são, após a retirada do fluido remanescente, descartados do depósito de drêches por meio de um dispositivo de fornecimento.
16. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de fornecimento (3) é uma rosca de pressão que pressiona o fluido remanescente para fora do drêche, em que a potência de pressão é preferencialmente controlável.
17. DISPOSITIVO DE FILTRAGEM, particularmente uma banheira de filtragem para filtragem de mosto, que compreende pelo menos um depósito de drêches conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11.
BRPI0809720-8A 2007-04-30 2008-04-03 Depósito de drêches e processo de filtragem para produção de mosto BRPI0809720A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07008788.7 2007-04-30
EP07008788A EP1988151B1 (de) 2007-04-30 2007-04-30 Treberbunker
PCT/EP2008/002671 WO2008131839A1 (de) 2007-04-30 2008-04-03 Treberbunker

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0809720A2 true BRPI0809720A2 (pt) 2014-09-30

Family

ID=38728842

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0809720-8A BRPI0809720A2 (pt) 2007-04-30 2008-04-03 Depósito de drêches e processo de filtragem para produção de mosto

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20100196570A1 (pt)
EP (2) EP1988151B1 (pt)
JP (1) JP2010524792A (pt)
CN (1) CN101675155B (pt)
BR (1) BRPI0809720A2 (pt)
CA (1) CA2681019C (pt)
DK (1) DK1988151T3 (pt)
RU (1) RU2427619C2 (pt)
WO (1) WO2008131839A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN104563986A (zh) * 2013-10-25 2015-04-29 王建军 钻井液粉末状药品自动添加装置

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1403092A (en) * 1919-08-13 1922-01-10 Carl P Miller Grain-washing machine
DE1107421B (de) 1958-12-05 1961-05-25 Kodak Ag Diapositivbehaelter und Durchgangsregler
DE1804342U (de) * 1959-10-03 1960-01-21 Uerdingen Ag Waggonfabrik Uebergangsbruecke mit umlaufendem faltenbalg fuer schienenfahrzeuge.
GB976838A (en) * 1960-02-25 1964-12-02 Ramsden & Son Realisations Ltd Improvements in the mashing of malt
DE1197421B (de) * 1960-11-23 1965-07-29 Weigelwerk Ag Vorrichtung zur kontinuierlichen Gewinnung von Bierwuerze aus Braumaische
DE6605918U (de) * 1965-05-25 1970-07-23 Ziemann Gmbh A Hopfenseiher
AT269783B (de) * 1967-05-17 1969-04-10 Magyar Orszagos Soeripari Vall Verfahren und Vorrichtung zur kontinuierlichen Trennung von Maische in Bierwürze und Treber und zum kontinuierlichen Auslaugen der Treber im Gegenstrom
DE1804343A1 (de) * 1968-10-22 1970-05-14 Dr Eugen Harsanyi Vorrichtung zur Trennung der Wuerze von den Trebern fuer die Bierherstellung
DE2019167A1 (de) * 1970-04-21 1971-11-11 Conrad Lenz Einrichtung zum Ablaeutern von Bierwuerze
DE2257646A1 (de) * 1971-12-23 1973-07-12 Fortschritt Veb K Vorrichtung zum laeutern von bierwuerze
SU682263A1 (ru) * 1974-12-02 1979-08-30 Новочеркасский Ордена Трудового Красного Знамени Политехнический Институт Им.Серго Орджоникидзе Шелушитель дл зерновых материалов
CH607825A5 (pt) * 1976-04-15 1978-11-15 Sulzer Ag
SU1289410A1 (ru) * 1985-07-02 1987-02-15 Научно-производственное объединение по сельскохозяйственному машиностроению Выгрузное устройство бункера зерноуборочного комбайна
HU197347B (en) 1985-10-01 1989-03-28 Koebanyai Soergyar Apparatus for continuous separating beer-wort and spent grains and for leaching spent grains
FR2717822A1 (fr) * 1994-03-25 1995-09-29 Claulin Guy Procédé et installation de brassage de bière.
DE19539180A1 (de) * 1995-10-20 1997-04-24 Steinecker Maschf Anton Verfahren und Vorrichtung zum Abläutern der Nachgüsse bei der Bierherstellung
DE19541225C1 (de) * 1995-11-04 1996-10-17 Rational Beratungsgesellschaft Läuterbehälter, vorzugsweise für eine Heimbrauerei
CN2444955Y (zh) * 2000-09-29 2001-08-29 李培富 快速麦汁过滤槽
DE10054575A1 (de) * 2000-11-03 2002-05-08 Stefan Soine Vorrichtung zur Herstellung von Bierwürze
DE50206117D1 (de) * 2002-07-26 2006-05-11 Krones Ag Läuterbottich mit Sammelwanne
DE10349004B4 (de) 2003-10-17 2007-05-16 Huppmann Ag Läuterbottich und Verfahren zum Betrieb eines Läuterbottichs

Also Published As

Publication number Publication date
CA2681019C (en) 2012-07-03
JP2010524792A (ja) 2010-07-22
DK1988151T3 (da) 2012-10-29
CN101675155B (zh) 2013-08-28
EP1988151A1 (de) 2008-11-05
RU2009134477A (ru) 2011-06-10
CA2681019A1 (en) 2008-11-06
US20100196570A1 (en) 2010-08-05
WO2008131839A1 (de) 2008-11-06
EP2142633A1 (de) 2010-01-13
CN101675155A (zh) 2010-03-17
EP1988151B1 (de) 2012-07-25
RU2427619C2 (ru) 2011-08-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2314974T3 (es) Dispositivo y metodo para la preapracion de bebidas calientes por escaldado de una sustancia en forma de particulas extraible mediante agua.
ES2286481T3 (es) Filtracion de pasta de vegetales.
US20150076084A1 (en) Rotating Separator
KR101202947B1 (ko) 와류형 나물세척장치
CA2205627A1 (en) Beverage brewer chamber assembly
CN211211344U (zh) 一种椰汁生产系统
CN107160731B (zh) 一种螺旋压榨机
BRPI0809720A2 (pt) Depósito de drêches e processo de filtragem para produção de mosto
JPH08510953A (ja) 向流拡散抽出装置
US3176606A (en) Apparatus for separating hop leaves from wort
CN205086218U (zh) 一种pet瓶片清洗除杂的绞龙输送装置
CN105058623B (zh) 一种pet瓶片清洗除杂的绞龙输送装置
CN210226851U (zh) 一种双孢菇快速除水装置
CN204219910U (zh) 植物水提取及澄清装置
CN219612964U (zh) 一种蛋制品分离输送系统
CN208370865U (zh) 一种豆芽去壳清洗机
CN214974900U (zh) 一种用于离心机刮料机构的喷洒装置
KR20040064040A (ko) 섬유 가공기용 진공탈수장치
KR200412343Y1 (ko) 약재 세척기
US2689650A (en) Cleaning apparatus for removing foreign matter from peas
JP3785335B2 (ja) 回転式単室型濾過機及びその洗浄方法
CN216204706U (zh) 一种糖姜半成品沥干装置
CN210543683U (zh) 一种应用于药物填充系统的药物浓缩装置
JP3657760B2 (ja) 砂の脱水機における水切体の洗浄装置
CN215620254U (zh) 同步对煎药容器清洗及中药药渣脱水压榨处理设备

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]