BRPI0808854A2 - Fechamento de conexão de cabo ótico e sistema de interconexão ótica - Google Patents

Fechamento de conexão de cabo ótico e sistema de interconexão ótica Download PDF

Info

Publication number
BRPI0808854A2
BRPI0808854A2 BRPI0808854-3A BRPI0808854A BRPI0808854A2 BR PI0808854 A2 BRPI0808854 A2 BR PI0808854A2 BR PI0808854 A BRPI0808854 A BR PI0808854A BR PI0808854 A2 BRPI0808854 A2 BR PI0808854A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
module
optical
section
cable
coated
Prior art date
Application number
BRPI0808854-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Tsuyoshi Imaizumi
Kenichiro Ohtsuka
Akio Kishi
Shinya Watanabe
Akira Murozono
Tetsuya Oosugi
Original Assignee
Sumitomo Electric Industries
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from JP2007062475A external-priority patent/JP2008224998A/ja
Priority claimed from JP2007150223A external-priority patent/JP2008304601A/ja
Priority claimed from JP2007257953A external-priority patent/JP2009086464A/ja
Application filed by Sumitomo Electric Industries filed Critical Sumitomo Electric Industries
Publication of BRPI0808854A2 publication Critical patent/BRPI0808854A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B6/00Light guides; Structural details of arrangements comprising light guides and other optical elements, e.g. couplings
    • G02B6/44Mechanical structures for providing tensile strength and external protection for fibres, e.g. optical transmission cables
    • G02B6/4439Auxiliary devices
    • G02B6/444Systems or boxes with surplus lengths
    • G02B6/4441Boxes
    • G02B6/4446Cable boxes, e.g. splicing boxes with two or more multi fibre cables

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Light Guides In General And Applications Therefor (AREA)
  • Mechanical Coupling Of Light Guides (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "FECHAMENTO DE CONEXÃO DE CABO ÓTICO E SISTEMA DE INTERCONEXÃO ÓTICA".
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a um fechamento de conexão de
cabo ótico e a um sistema de interconexão ótica.
Antecedentes da Técnica
Como um fechamento de conexão de cabo ótico convencional, um descrito na literatura de Patente 1 é conhecido, por exemplo. O fecha10 mento de conexão de cabo ótico descrito na literatura de Patente 1 compreende um envoltório de armazenamento de bandeja fornecido dentro de um corpo principal de fechamento e uma bandeja para a disposição de fibras revestidas que é constituída por bandejas inferior e superior empilhadas e armazenadas no envoltório de armazenamento de bandeja de forma que 15 possa ser livremente inserida e removida desse local. Cada uma das bandejas inferior e superior é fornecida com uma seção de entrada/saída de fibra ótica revestida para guiar as fibras óticas revestidas para dentro e para fora, uma seção de armazenamento de conector para armazenar um conector que conecta as fibras óticas revestidas uma à outra, uma seção de armaze20 namento para armazenar um divisor ótico conectado às fibras óticas revestidas, e uma seção de armazenamento de comprimento adicional de fibra revestida para armazenar um comprimento adicional das fibras óticas revestidas.
É conhecido como um exemplo de redes utilizando cabos de 25 fibra ótica um modo no qual um cabo ótico é levado diretamente para dentro de um local de permanência (FTTH: Fibre To The Home). Um fechamento de conexão de cabo ótico para FTTH é um que compreende uma seção de módulo de divisor que divide oticamente uma fibra ótica revestida ou uma seção de módulo de fibra revestida ramificada para a conversão de múltiplos 30 núcleos/núcleo único da fibra ótica revestida (vide, por exemplo, literatura de Patente 2). Em tal fechamento de conexão de cabo ótico, uma primeira fibra ótica revestida em um primeiro cabo ótico e uma segunda fibra ótica revestida em um segundo cabo ótico são conectadas a uma seção de módulo através de um painel de encerramento.
Literatura de Patente 1: Pedido de Patente Japonês Publicado N0 2003-215355
Literatura de Patente 2: Pedido de Patente Japonês aberta a
inspeção pública N0 2007-121603.
Descrição da Invenção Problema Técnico
Para a utilização dos fechamentos de conexão de cabo ótico 10 convencionais tal como os mencionados acima, demandas por melhoria de sua conveniência têm aumentado. Portanto, em vista do acima exposto, é um objetivo da presente invenção se fornecer um fechamento de conexão de cabo ótico e sistema de interconexão ótica que pode melhorar a conveniência.
Solução do Problema
Um aspecto da presente invenção é alcançado sob as seguintes circunstâncias. Em FTTH, os fechamentos de conexão de cabo ótico são localizados em três pontos de conexão (um ponto de alimentação, um ponto de distribuição, e um ponto de queda) entre um provedor central e a casa de 20 um assinante em uma rede utilizando um cabo ótico, enquanto o cabo ótico é ramificado em cada fechamento, de forma que os cabos óticos sejam interconectados como uma árvore a partir do provedor central agindo como um ponto de partida.
Prevalecendo em tais redes FTTH encontra-se um sistema PON 25 (Rede Ótica Passiva) no qual um divisor ótico é localizado no provedor central ou fechamento, de modo a dividir um sinal ótico de núcleo único em 32 no máximo e transmitir, dessa forma, os sinais divididos para as casas dos assinantes. Enquanto o cabo ótico no lado do provedor central incorpora tipicamente uma fibra ótica de múltiplos núcleos revestida com fita, o mesmo é 30 conectado aos cabos óticos de entrada do assinante núcleo por núcleo, o que torna necessário que um dos fechamentos realize a separação de núcleo único. Em vista do acima exposto, as funções de conexão necessárias para os fechamentos de conexão de cabo ótico variam totalmente entre os pontos de conexão de cabo. Atualmente, os fechamentos dedicados possuindo estruturas diferentes em conformidade com as respectivas funções de 5 conexão necessárias nos pontos de conexão de cabo são localizados aqui. No entanto, é muito difícil se responder às mudanças nas funções de conexão necessárias para o fechamento se algum e, dessa forma, não pode lidar com as modificações no sistema de interconexão ótica que são esperados no futuro.
É, portanto, um objetivo de um aspecto da presente invenção se
fornecer um fechamento de conexão de cabo ótico e sistema de interconexão ótica que pode responder prontamente às mudanças nas funções de conexão necessárias se houver.
O fechamento de conexão de cabo ótico para alcançar o objeto mencionado acima compreende uma caixa possuindo uma seção de armazenamento de módulo e um módulo de conexão, armazenado na seção de armazenamento de módulo de modo a ser inserido livremente e removido da mesma, para conexão de primeira e segunda fibras óticas uma com a outra; em que o módulo de conexão possui um corpo principal de módulo, primeiro e segundo conectores fixados ao corpo de módulo e conectados respectivamente às primeira e segunda fibras óticas, e uma seção de conexão ótica, fornecidas no corpo principal do módulo, para conectar os primeiro e segundo conectores um ao outro; e onde a seção de armazenamento de módulo é construída de forma a ser capaz de armazenar uma pluralidade de tipos de módulos de conexão possuindo a mesma estrutura de corpo principal de módulo e funções de conexão diferentes nas seções de conexão ótica.
Em tal fechamento de conexão de cabo ótico, uma pluralidade e tipos de módulos de conexão possuindo a mesma estrutura de corpo principal de módulo e diferentes funções de conexão nas seções de conexão ótica 30 pode ser armazenada na seção de armazenamento de módulo na caixa de forma a ser inserida e removida livremente daí. Portanto, quando uma função de conexão necessária para um fechamento de conexão de cabo ótico é alterada, será suficiente se um módulo de conexão de um tipo adaptado à função de conexão necessária for armazenado na seção de armazenamento de módulo da caixa no lugar do módulo de conexão existente. Visto que o corpo principal do módulo do módulo de conexão é fornecido com primeiro e 5 segundo conectores, o conector conectando os primeiro e segundo cabos óticos facilita a permuta dos módulos de conexão. Isso pode facilmente responder às mudanças nas funções de conexão necessárias para o fechamento de conexão de cabo ótico.
Preferivelmente, a seção de conexão ótica possui qualquer uma das funções de conexão direta dos primeiro e segundo conectores um com o outro, conectando os primeiro e segundo conectores um ao outro com uma conversão de número de núcleo, e conectando os primeiro e segundo conectores um ao outro com a ramificação ótica.
Dessa forma, a utilização de três tipos de módulos de conexão 15 possuindo qualquer uma dentre as funções de conexão direta, conversão de número de núcleo, e ramificação ótica como uma função de conexão da seção de conexão ótica possibilita a construção de uma pluralidade de modos de sistemas de interconexão ótica entre um cabo ótico do lado do provedor e um cabo ótico do lado do assinante, por exemplo.
Preferivelmente, os primeiro e segundo conectores são forneci
dos em uma parte de extremidade do corpo principal de módulo, enquanto a seção de armazenamento de módulo possui uma estrutura para armazenar o módulo de conexão verticalmente com relação à caixa de forma que os primeiro e segundo conectores estejam voltados para o lado dianteiro da caixa.
Em tal estrutura, uma pluralidade de módulos de conexão pode ser armazenada enquanto é disposta na seção de armazenamento de módulo da caixa. Portanto, em um sistema de interconexão ótica construído entre um cabo ótico de lado de provedor e um cabo ótico de lado de assinante, por 30 exemplo, se torna adequado para um fechamento de conexão de cabo ótico conectado a um cabo ótico do lado de provedor ter um grande número de núcleos das fibras óticas. O primeiro conector pode ser fornecido em uma parte de extremidade do corpo principal de módulo, o segundo conector pode ser fornecido na outra parte de extremidade do corpo principal de módulo, e a seção de armazenamento de módulo pode possuir tal estrutura de modo a armazenar 5 o módulo de conexão verticalmente com relação à caixa de forma que os primeiro e segundo conectores estejam voltados para os lados esquerdo e direito com relação ao lado dianteiro da caixa.
Tal configuração pode fazer com que a caixa obtenha uma estrutura menor e mais fina quando apenas um módulo de conexão é armazena10 do na seção de armazenamento de módulo da caixa. Portanto, em um sistema de interconexão ótica construído entre um cabo obtido de lado de provedor e um cabo ótico de lado do assinante, por exemplo, se torna adequado que um fechamento de conexão de cabo ótico seja conectado a um cabo ótico de núcleo único de lado de assinante.
A presente invenção fornece um sistema de interconexão ótica
para a interconexão ótica aérea entre um cabo ótico do lado do provedor e um cabo ótico do lado do assinante, o sistema compreende um primeiro cabo ótico conectado ao cabo ótico do lado do provedor, um segundo cabo ótico conectado ao cabo ótico do lado do assinante, um fechamento do lado 20 do provedor conectando o cabo ótico do lado de provedor e o primeiro cabo ótico um ao outro, um fechamento do lado de assinante para conectar o cabo ótico do lado do assinante e o segundo cabo ótico um ao outro, e um fechamento intermediário para conectar os primeiro e segundo cabos óticos um ao outro; em que o fechamento do lado de provedor, o fechamento do 25 lado de assinante, e o fechamento intermediário são, cada um, constituídos pelo fechamento de conexão de cabo ótico mencionado acima e possuem tipos respectivos de módulos de conexão diferentes um do outro.
Em tal sistema de interconexão ótica, o fechamento de conexão de cabo ótico mencionado acima é utilizado como cada um dos fechamento do lado de provedor, fechamento do lado de assinante, e fechamento intermediário. Portanto, pode responder facilmente às mudanças nas funções de conexão necessárias para o fechamento do lado de provedor, fechamento do lado de assinante, e fechamento intermediário se algum, por exemplo, pela substituição dos mesmos por tipos de módulos de conexão se conformando às funções de conexão necessárias.
O aspecto acima da presente invenção pode responder facil5 mente às mudanças nas funções de conexão necessárias para os fechamentos de conexão de cabo ótico, se algum, sem se projetar e fabricar recentemente um fechamento de conexão de cabo ótico. Isso pode lidar totalmente com as modificações nos sistemas de interconexão ótica que são esperados no futuro.
Outro aspecto da presente invenção é alcançado sob as seguin
tes circunstâncias. Como mencionado acima, o comprimento adicional das fibras revestidas tende a se tornar maior nos fechamentos de conexão de cabo ótico convencionais, visto que as primeira e segunda fibras óticas revestidas são conectadas à seção de módulo através de um painel de encer15 ramento. Isso pode tornar trabalhoso o manuseio das fibras óticas revestidas. Visto que o comprimento adicional das fibras revestidas é maior, as fibras óticas revestidas devem ser manuseadas de forma mais cuidadosa, levando mais tempo, reduzindo a eficiência do trabalho na conexão ou armazenamento das fibras óticas revestidas.
É, portanto, um objetivo de outro aspecto da presente invenção
se fornecer um fechamento de conexão de cabo ótico que possa encurtar o comprimento adicional das fibras revestidas.
O fechamento de conexão de cabo ótico para alcançar o objetivo mencionado acima é um fechamento de conexão ótica utilizado para conec25 tar uma primeira fibra ótica revestida em um primeiro cabo ótico e uma segunda fibra ótica revestida em um segundo cabo ótico uma à outra, o fechamento de conexão de cabo ótico compreendendo uma seção de módulo de divisor para dividir oticamente a primeira fibra ótica revestida e conectando a primeira fibra ótica revestida dividida dessa forma com a segunda fibra 30 ótica revestida ou uma seção de módulo de fibra revestida ramificada para a conversão de múltiplos núcleos/núcleo único da primeira fibra ótica revestida e conectando a primeira fibra ótica revestida convertida dessa forma na segunda fibra ótica revestida, e uma seção de corpo principal para o armazenamento da seção de módulo; em que a seção de módulo é fornecida com um primeiro conector para conectar a primeira fibra ótica revestida e um segundo conector para conectar a segunda fibra ótica revestida.
Nesse fechamento de conexão de cabo ótico, a primeira fibra
ótica revestida é conectada diretamente ao primeiro conector fornecido na seção de módulo, enquanto a segunda fibra ótica revestida é conectada diretamente ao segundo conector fornecido na seção de módulo. Isso pode encurtar o comprimento adicional das fibras revestidas, visto que as fibras óti10 cas revestidas não são conectadas à seção de módulo através de qualquer painel de encerramento e, dessa forma, podem ser impedidas de aumentar seu comprimento adicional. Como resultado disso, se torna mais fácil o manuseio das fibras óticas revestidas, em que a eficiência do trabalho em sua conexão ou armazenamento pode ser aperfeiçoada.
Preferivelmente, a seção de módulo de divisor e a seção de mó
dulo de fibra revestida ramificada possuem formas externas respectivas idênticas uma à outra. Nesse caso, a seção de módulo divisor e a seção de módulo de fibra revestida ramificada são compatíveis uma com a outra, de forma que uma utilizada como a seção de módulo de fibra revestida ramifi20 cada pode ser comutada para a seção de módulo de divisor para uso, por exemplo. Portanto, as fibras óticas revestidas podem ser colocadas livremente dentro da seção de corpo principal.
Preferivelmente, a seção de módulo é disposta de forma a ser empilhada. Nesse caso, a seção de módulo é armazenada favoravelmente dentro da seção de corpo principal.
Preferivelmente, a seção de módulo é disposta de modo a ser rotativa em torno de um eixo geométrico rotativo fornecido perto do primeiro conector. Nesse caso, a rotação da seção de módulo como desejado pode localizar o segundo conector em uma posição onde a segunda fibra ótica 30 revestida é fácil de fixar e remover. Isso pode aperfeiçoar a capacidade de destacamento da segunda fibra ótica revestida.
Preferivelmente, o fechamento de conexão de cabo ótico compreende adicionalmente uma seção guia dentada, fornecida dentro da seção de corpo principal, para orientar a segunda fibra ótica revestida. Nesse caso, a introdução da segunda fibra ótica revestida dentro de uma ranhura da seção guia dentada pode impedir que a segunda fibra ótica revestida cause 5 congestionamento.
A presente invenção também fornece um fechamento de conexão de cabo ótico utilizado para conexão de uma primeira fibra ótica revestida em um primeiro cabo ótico e uma segunda fibra ótica revestida em um segundo cabo ótico uma à outra, o fechamento de conexão de cabo ótico 10 compreendendo uma seção de módulo de divisor para dividir oticamente a fibra ótica revestida, uma seção de módulo de fibra revestida ramificada para converter múltiplos núcleos/núcleo único à fibra ótica revestida, e uma seção de corpo principal para armazenar as seções de módulo, em que uma dentre a seção de módulo de divisor e a seção de módulo de fibra revestida ramifi15 cada é fornecida com um primeiro conector para conectar com a primeira fibra ótica revestida em que a outra dentre a seção de módulo de divisor e a seção de módulo de fibra revestida ramificada é fornecida com um segundo conector para conectar com a segunda fibra ótica revestida e em que cada uma dentre a seção de módulo de divisor e a seção de módulo de fibra re20 vestida de ramificação é fornecida com um terceiro conector para conectar com uma terceira fibra ótica revestida para conectar a seção de módulo de divisor e a seção de módulo de fibra revestida ramificada uma à outra.
Nesse fechamento de conexão de cabo ótico, a primeira fibra ótica revestida é conectada diretamente ao primeiro conector fornecido na 25 seção de módulo de divisor, enquanto a segunda fibra ótica revestida é conectada diretamente ao segundo conector fornecido na seção de módulo de fibra revestida ramificada. A terceira fibra ótica revestida é conectada diretamente ao terceiro conector fornecido em cada uma das seções de módulo. Isso pode encurtar o comprimento adicional das fibras revestidas, visto que 30 as fibras óticas revestidas não são conectadas à seção de módulo através de qualquer painel de encerramento e, dessa forma, podem ser impedidas de aumentar seu comprimento adicional. Visto que a seção de corpo principal é compartilhada pela seção de módulo de divisor e a seção de módulo de fibra revestida ramificada, não é necessário se fornecer dois tipos de seções de corpo principal respectivamente correspondente às mesmas.
O aspecto acima da presente invenção pode encurtar o comprimento adicional das fibras revestidas. Como resultado disso, se torna mais fácil se manusear as fibras óticas revestidas, onde a eficiência de trabalho em sua conexão ou armazenamento pode ser aperfeiçoada.
Efeitos Vantajosos da Invenção
A presente invenção pode fornecer um fechamento de conexão de cabo ótico e sistema de interconexão ótica que podem melhorar a conveniência facilitando a resposta às mudanças nas funções de conexão necessárias se alguma ou encurtando o comprimento adicional das fibras revestidas.
Descrição das Modalidades A seguir, as modalidades preferidas da presente jnvenção serão
explicadas em detalhes com referência aos desenhos. Nos desenhos, constituintes iguais ou equivalentes serão referidos com os mesmos sinais enquanto omitindo as descrições sobrepostas. Os termos tal como "superior" e "inferior" na explicação a seguir são baseados nos estados ilustrados nos desenhos por motivos de conveniência.
Primeira Modalidade
A figura 1 é uma vista estrutural de um sistema de interconexão ótica equipado com a primeira modalidade do fechamento de conexão de cabo ótico de acordo com a presente invenção. Nos desenhos, o sistema de 25 interconexão ótica é um sistema interconectando oticamente um aparelho de transmissão dentro de um provedor para uma pluralidade de casas de assinantes com cabos óticos.
O sistema de interconexão ótico 101 compreende um cabo de alimentação 102 orientado de sob o solo para o ar, um cabo de queda 103 se estendendo a partir da casa de cada assinante, cabos ramificada 104 conectados ao cabo de alimentação 102 e um cabo ramificada 105 conectado ao cabo de queda 103 e cabo ramificada 104. Como ilustrado na figura 2, cada um dos cabo de alimentação 102 e cabo ramificada 104 possui um espaçador 107 fornecido com um elemento de tensão 106 em uma parte central do mesmo, enquanto o espaçador 107 é formado com uma pluralidade (aqui 5) de ranhuras helicoidais 5 (fendas) 108. Uma pluralidade de (aqui 5) fitas de fibra ótica revestida de 4 núcleos (doravante, simplesmente referidas como fitas de fibra revestidas de
4 núcleos) 109 é disposta dentro de cada fenda 108. O espaçador 107 é coberto com uma jaqueta de cabo 110 formada de polietileno (PE) ou similares.
Como ilustrado na figura 3, o cabo de queda 103 possui um fio
de suporte 111, uma fibra ótica revestida de núcleo único 112 e um par de elementos de tensão 113 dispostos em ambos os lados da fibra ótica revestida 112. O fio de suporte 111, a fibra ótica revestida 112, e cada um dos elementos de tensão 113 são coletivamente cobertos por uma bainha 114 feita de PE ou similares.
Como ilustrado na figura 4, o cabo ramificada 105 compreende uma pluralidade de (aqui 8) fibras óticas revestidas de núcleo simples 115 e um par de elementos de tensão 116 dispostos em ambos os lados das fibras óticas revestidas 115. As fibras óticas revestidas 115 são dispostas em duas 20 amarrações. Cada uma das fibras óticas revestidas 115 e dos elementos de tensão 116 é coberta com uma bainha 117 feita de PE ou similar.
O cabo de alimentação 102 e os cabos ramificada 104 são conectados juntos através de um fechamento de alimentador 118 em um ponto de alimentação. O ponto de alimentação é um ponto no qual o cabo ótico emerge de sob o solo para o ar.
Como ilustrado na figura 5, o fechamento de alimentação 118 possui uma caixa 121 constituída de um corpo principal de fechamento em formato de caixa 119 e uma porta 120. A porta 120 é suportada de forma rotativa por uma parte de extremidade inferior do corpo principal do fecha30 mento 119, de modo a ser capaz de abrir e fechar o corpo principal do fechamento 119. O corpo principal do fechamento 119 possui uma seção de armazenamento de módulo 122. Na seção de armazenamento de módulo 122, uma pluralidade de módulos de conexão 123 é disposta ao longo de uma direção de largura (direção lateral) enquanto é erguida (em um estado vertical) com relação à face inferior do corpo principal do fechamento 119.
Especificamente, uma prateleira de armazenamento do tipo de 5 retirada dianteira (não apresentada) é disposta na seção de armazenamento de módulo 122. Cada um dos módulos de conexão 123 é armazenado na prateleira de armazenamento de modo a ser inserido e removido livremente através do lado dianteiro (lado de porta 120). Quando armazenados na prateleira de armazenamento, os módulos de conexão 123 são presos na prate10 Ieira de armazenamento através de meios de fixação tal como um parafuso ou uma placa de conexão à quente, por exemplo.
Uma parte de extremidade do corpo principal do fechamento 119 é fornecida com uma seção de introdução de cabo 124 possuindo uma entrada para introduzir as fitas de fibra revestidas de 4 núcleos 109 retiradas 15 pela remoção da jaqueta de cabo 110 de uma parte de extremidade do cabo de alimentação 102. A outra parte de extremidade do corpo principal do fechamento 119 é fornecida com uma seção de introdução de cabo 125 possuindo uma entrada para a introdução de fitas de fibra revestidas de 4 núcleos 109 retiradas pela remoção da jaqueta de cabo 110 de uma parte de 20 extremidade do cabo ramificada 104. Apesar de a caixa 121 ser formada a partir de um plástico ou similares, as seções de introdução de cabo 124, 125 são formadas a partir de uma borracha ou similares de forma a garantir a capacidade de vedação e impermeabilidade.
A face posterior do corpo principal do fechamento 119 é forneci25 da com duas fixações 126 para permitir que uma antena de fio mensageiro aéreo (não apresentado) mantenha e prenda o fechamento de alimentação 118. Uma placa em formato de L e uma placa plana que mantém a antena do fio mensageiro são fixadas juntas com as fixações 126 por parafusos, por exemplo, onde o fechamento de alimentação 118 é fixado a antena de fio 30 mensageiro.
Como ilustrado nas figuras 5 e 6, cada módulo de conexão 123 possui um corpo principal de módulo tipo painel em formato de paralelepípedo retangular 127, enquanto uma pluralidade (nesse caso, 5) de conectores MT de 4 núcleos 128, 129 é fixada respectivamente em uma fileira vertical a uma face de extremidade do corpo principal do módulo 127.
Uma seção de conexão ótica 130 para conectar os conectores MT 128, 129 um ao outro é disposta dentro do corpo principal do módulo 127. A seção de conexão ótica 130 funciona para conectar diretamente cada par de conectores MT 128,129 um ao outro através de uma fibra ótica 131.
Cada módulo de conexão 123 é armazenado na seção de armazenamento de módulo 122 de forma que os conectores MT 128, 129 estejam 10 voltados para o lado dianteiro da caixa 120. As fitas de fibra revestidas de 4 núcleos 109 do cabo de alimentação 102 são conectadas por conector aos conectores MT 128, enquanto as fitas de fibra revestidas de 4 núcleos 109 do cabo ramificada 104 são conectadas por conector aos conectores MT 129. Consequentemente, as fitas de fibra revestidas de 4 núcleos 109 do 15 cabo de alimentação 102 e as fitas de fibra revestidas de 4 núcleos 109 do cabo ramificada 104 são conectadas juntas através do módulo de conexão 123.
Os cabos ramificada 104, 105 são conectados por ramificação um ao outro através de um fechamento de distribuição 132 em um ponto de distribuição.
Como ilustrado na figura 7, o fechamento de distribuição 132 possui uma caixa 135 constituída por um corpo principal de fechamento em formato de caixa 133 e uma porta 134. A caixa 135 possui a mesma estrutura que a da caixa 120 do fechamento de alimentação mencionado acima 25 118. O corpo principal de fechamento 133 possui uma seção de armazenamento de módulo 136, na qual um módulo de conexão 137 e uma pluralidade de módulos de conexão 138 são dispostos ao longo da direção de largura enquanto são erguidos com relação à face inferior do corpo principal do fechamento 133. A estrutura para o armazenamento dos módulos de conexão 30 137, 138 na seção de armazenamento de módulo 136 é totalmente igual à estrutura para o armazenamento dos módulos de conexão 123 na seção de armazenamento de módulo mencionada acima 122. Uma parte de extremidade do corpo principal do fechamento 133 é fornecida com uma seção de introdução de cabo 139 possuindo uma entrada para introduzir as fitas de fibra revestidas de 4 núcleos 109 tiradas pela remoção da jaqueta de cabo 110 a partir de uma parte intermediaria do cabo 5 ramificada 104. A outra parte de extremidade do corpo principal do fechamento 133 é fornecida com uma seção de introdução de cabo 140 possuindo uma entrada para introduzir oito fibras óticas revestidas com núcleo único 115 retiradas pela remoção da bainha 117 de uma parte de extremidade do cabo ramificada 105. Apesar de não ser ilustrado na figura 7, o cabo ramifi10 cada 104 passa através do corpo principal do fechamento 133 através das seções de introdução de cabo 139, 140 (vide figura 1). As seções de introdução de cabo 139, 140 são formadas a partir de uma borracha ou similares como com as seções de introdução de cabo mencionadas acima 124, 125.
A face posterior do corpo principal do fechamento 133 é fornecida com duas fixações 141 para permitir que uma antena de fio mensageiro (não apresentado) mantenha e prenda o fechamento de distribuição 132. A estrutura das fixações 141 é igual à das fixações mencionadas acima 126.
Como ilustrado nas figuras 7 e 8(a), o módulo de conexão 137 possui um corpo principal de módulo 142. O corpo principal do módulo 142 20 possui a mesma estrutura e as mesmas dimensões que as do corpo principal do módulo 127 do módulo de conexão mencionado acima 123. Um conector MT de 4 núcleos 143 e uma pluralidade de (nesse caso, 4) conectores de núcleo único 144 são fixados em uma fileira vertical com uma face de extremidade do corpo principal do módulo 142. Um conector SC ou conector 25 FAZ, por exemplo, é utilizado como o conector de núcleo único 144.
Uma seção de conexão ótica 145 para conectar o conector MT 143 a cada um dos conectores de núcleo único 144 é disposta dentro do corpo principal do módulo 142. A seção de conexão ótica 145 funciona para conectar o conector MT 143 a cada um dos conectores de núcleo único 144 30 com a conversão de 4 núcleos/núcleo único (conversão de número de núcleos) através da fibra ótica 146.
Como ilustrado nas figuras 7 e 8(b), cada módulo de conexão 138 possui um corpo principal de módulo 147 com a mesma estrutura e dimensões que as do corpo principal de módulo mencionado acima 142. Um conector de núcleo único 148 e uma pluralidade (aqui 8) de conectores de núcleo único 149 são fixados em uma fileira vertical a uma face de extremi5 dade de cada corpo principal de módulo 147. Como conectores de núcleo único 148, 149, os idênticos aos conectores de núcleo único mencionados acima 144 são utilizados.
Uma seção de conexão ótica 150 para conectar o conector de núcleo único 148 a cada um dos conectores de núcleo único 149 é disposta 10 dentro do corpo principal do módulo 147. A seção de conexão ótica 150 inclui um divisor ótico (dispositivo de ramificação ótica) 151 para dividir uma entrada ótica em uma pluralidade de (aqui 8) saídas e funciona para conectar o conector de núcleo único 148 a cada um dos conectores de núcleo único 149 com ramificação ótica através da fibra ótica 152.
O módulo de conexão 137 é armazenado na seção de armaze
namento de módulo 136 de forma que o conector MT 143 e os conectores de núcleo único 144 estejam voltados para o lado dianteiro da caixa 135, enquanto cada módulo de conexão 138 é armazenado na seção de armazenamento de módulo 136 de forma que os conectores de núcleo único 148, 20 149 estejam voltados para o lado dianteiro da caixa 135. A fita de fibra revestida de 4 núcleos 109 do cabo ramificada 104 é conectada por conector ao conector MT 143, enquanto cada uma das fibras óticas revestidas 115 do cabo ramificada 105 são conectadas por conector aos respectivos conectores de núcleo único 149. Os conectores de núcleo único 144,148 são conec25 tados por conector um ao outro através de uma fibra ótica de conexão 153. Consequentemente, a fita de fibra revestida de 4 núcleos 109 do cabo ramificada 104 e cada fibra ótica revestida 115 do cabo ramificada 105 são conectadas uma {a outra através do módulo de conexão 137, conectando a fibra ótica 153, e o módulo de conexão 138.
O cabo ramificada 105 e o cabo de queda 103 são conectados
por ramificação um ao outro através de um fechamento de queda 154 em um ponto de queda. Como ilustrado na figura 9, o fechamento de queda 154 possui uma caixa 157 constituída por um corpo principal de fechamento em forma de caixa 155 e uma porta 156. A porta 156 é suportada de forma rotativa por uma parte de extremidade inferior do corpo principal do fechamento 155, de 5 forma a ser capaz de abrir e fechar o corpo principal do fechamento 155. A caixa 157 é menor e mais fina do que a caixa 121 do fechamento de alimentação 118.
O corpo principal do fechamento 155 possui uma seção de armazenamento de módulo 159 para armazenar um módulo de conexão 158 10 inserido e removido de forma livre. Com os meios de fixação tal como parafuso ou gancho, por exemplo, o módulo de conexão 158 é fixado a uma face interna posterior 155a do corpo principal do fechamento 155 como sendo erguida (em um estado localizado verticalmente) com relação à face inferior do corpo principal do fechamento 155.
Uma parte de extremidade do corpo principal do fechamento 155
é fornecida com uma seção de introdução de cabo 160 possuindo uma entrada para introduzir cada uma das fibras óticas revestidas 115 retiradas pela remoção da bainha 117 a partir de uma parte intermediária do cabo ramificada 105. A outra parte de extremidade do corpo principal de fechamento 20 155 é fornecida com uma seção de introdução de cabo 161 possuindo uma entrada para introduzir o cabo de queda 103. Apesar de não ser ilustrado na figura 9, o cabo ramificada 105 passa através do corpo principal do fechamento 155 através das seções de introdução de cabo 160, 161 (vide figura 1). As seções de introdução de cabo 160, 161 são formadas a partir de uma 25 borracha ou similar como com as seções de introdução de cabo mencionadas acima 124, 125.
A face posterior do corpo principal de fechamento 155 é fornecida com a fixação 162 para permitir que a antena de fio mensageiro (não apresentado) mantenha e prenda o fechamento de queda 154. A estrutura das fixações 162 é igual à das fixações mencionadas acima 126.
Como ilustrado nas figuras 9 e 10, o módulo de conexão 158 possui um corpo principal de módulo 163. O corpo principal de módulo 163 possui totalmente a mesma estrutura e dimensões que as do corpo principal do módulo 127 do módulo de conexão mencionado acima 123. Um conector de núcleo único 164 é fixado a uma face de extremidade do corpo principal do módulo 163, enquanto um conector de núcleo único 165 é fixado à outra 5 face de extremidade do corpo principal do módulo 163. Como os conectores de núcleo único 164, 165, os idênticos aos conectores de núcleo único mencionados acima 144 são utilizados.
Uma seção de conexão ótica 167 funcionando para conectar diretamente os conectores de núcleo único 164, 165 um ao outro através de uma fibra ótica 166 é disposta dentro do corpo principal do módulo 163.
O módulo de conexão 158 é armazenado na seção de armazenamento de modulação 159 de forma que os conectores de núcleo único 164, 165 estejam voltados para os lados esquerdo e direito com relação ao lado dianteiro da caixa 157. A fibra ótica revestida 115 do cabo ramificada 15 105 é conectada por conector ao conector de núcleo único 164, enquanto o cabo de queda de núcleo único 103 é conectado por conector ao conector de núcleo único 165. Como conseqüência disso, a fibra ótica revestida 115 do cabo ramificada 105 e do cabo de queda 103 são conectadas uma à outra através do módulo de conexão 158.
Visto que as partes de conexão de cabo do fechamento de ali
mentação 118, do fechamento de distribuição 132, e do fechamento de queda 154 são moduladores e possuem estruturas conectáveis por conector no sistema de interconexão ótica acima 101, se torna fácil a realização das operações de conexão de cabo, onde o tempo de operação pode ser encurtado. Segunda Modalidade
A figura 11 é uma vista estrutural de outro sistema de interconexão ótica equipado com a segunda modalidade do fechamento de conexão de cabo ótico de acordo com a presente invenção. Nesse desenho, os elementos idênticos ao do sistema de interconexão ótica ilustrado na figura 1 serão referidos com os mesmos sinais enquanto omitidas suas explicações.
No sistema de interconexão ótica 170 ilustrado na figura 11, um cabo de alimentação 102 e um cabo ramificada 104 são conectados um ao outro através de um fechamento de alimentação 171 em um ponto de alimentação.
Como ilustrado na figura 12, o fechamento de alimentação 171 possui uma caixa 121 similar à do fechamento de alimentação mencionado acima 118, enquanto uma pluralidade de módulos de conexão 172 é disposta ao longo da direção de largura como sendo erguidos com relação à face inferior de um corpo principal de fechamento 119.
Como ilustrado nas figuras 12 e 13, cada módulo de conexão 172 possui um corpo principal de módulo 173 possuindo a mesma estrutura e as mesmas dimensões que as do módulo de conexão mencionado acima
123. Um conector MT de 4 núcleos 174 e uma pluralidade (nesse caso, 8) de conectores MT de 4 núcleos 175 são fixados em uma fileira vertical a uma face de extremidade do corpo principal do módulo 173.
Uma seção de conexão ótica 176 para conectar os conectores MT 174, 175 é disposta dentro do corpo principal do móduta 173. A seção de conexão ótica 176 inclui quatro divisores óticos 151 (mencionados acima) e funciona para conectar os conectores MT 174, 175 juntamente com a ramificação e consolidação ótica através das fibras óticas 177.
Cada módulo de conexão 172 é armazenado na seção de arma20 zenamento de módulo 122 de forma que os conectores MT 174, 175 estejam voltados para o lado dianteiro da caixa 120. A fita de fibra revestida de 4 núcleos 109 do cabo de alimentação 102 é conectada por conector ao conector MT 174, enquanto as fitas de fibra revestidas de 4 núcleos 109 do cabo ramificada 104 são conectadas por conector aos respectivos conectores MT 25 175. Consequentemente, a fita de fibra revestida de 4 núcleos 109 do cabo de alimentação 102 e as fitas de fibra revestidas de 4 núcleos 109 do cabo ramificada 104 são conectadas uma à outra através do módulo de conexão 172.
Os cabos ramificada 104, 105 são conectados de forma ramificada um ao outro através de um fechamento de distribuição 178 em um ponto de distribuição.
Como ilustrado na figura 14, o fechamento de distribuição 178 possui uma caixa 135 similar à do fechamento de distribuição mencionado acima 132, enquanto uma pluralidade de módulos de conexão 137 (vide figura 8(a)) é disposta ao longo da direção de largura da seção de armazenamento de módulo 136 da caixa 135 sendo erguido com relação à face inferi5 or do corpo principal do fechamento 133.
Cada um dos módulos de conexão 137 é armazenado na seção de armazenamento de módulo 136 de forma que os conectores MT de 4 núcleos 143 e os conectores de núcleo único 144 estejam voltados para o lado dianteiro da caixa 135. A fita de fibra revestida de 4 núcleos 109 é conectada 10 por conector ao conector MT 143, enquanto as fibras óticas revestidas 115 do cabo ramificada 105 são conectadas por conector aos respectivos conectores de núcleo único 144. Consequentemente, a fita de fibra revestida de 4 núcleos 109 e cada fibra ótica revestida 115 do cabo ramificada 105 são conectadas uma à outra através do módulo de conexão 137.
___O cabo ramificada 105 e o cabo de queda 103 são conectados
por ramificação um ao outro através de um fechamento de queda 154 em um ponto de queda como no sistema de interconexão ótica 101 ilustrado na figura 1.
Visto que o fechamento de alimentação 171 é fornecido com o 20 módulo conector 172 possuindo uma função de ramificação ótica, o sistema de interconexão ótica 170 pode aumentar o número de cabos ramificada 104 conectados ao fechamento de alimentação e o número de assinantes conectados a um provedor, melhorando, dessa forma, a eficiência de uso do sistema.
Terceira Modalidade
A figura 15 é uma vista estrutural de outro sistema de interconexão ótica equipado com a terceira modalidade do fechamento de conexão de cabo ótico de acordo com a presente invenção. Nesse desenho, os elementos idênticos aos dos sistemas de interconexão ótica ilustrados nas figuras 1 30 e 11 serão referidos com os mesmos sinais enquanto se omite suas explicações.
No sistema de interconexão ótica 180 ilustrado na figura 15, um cabo de alimentação 102 e um cabo ramificada 104 são conectados um ao outro através do fechamento de alimentação 118 em um ponto de alimentação como no sistema de interconexão ótica 101 ilustrado na figura 1. Os cabos ramificada 104, 105 são conectados por ramificação através do fecha5 mento de distribuição 178 em um ponto de distribuição como no sistema de interconexão ótica 170 ilustrado na figura 11.
O cabo ramificada 105 e o cabo de queda 103 são conectados por ramificação um ao outro através de um fechamento de queda 181 em um ponto de queda.
Como ilustrado na figura 16, o fechamento de queda 181 possui
uma caixa 157 similar à do fechamento de queda mencionado acima 154; um módulo de conexão 182 é armazenado na seção de armazenamento de módulo 159 da caixa 157 enquanto é erguido com relação à face inferior do corpo principal do fechamento 155. A estrutura para o armazenamento do
módulo de conexão 182 na seção de armazenamento de módulo 159 é totalmente igual à estrutura para o armazenamento do módulo de conexão 158 mencionado acima.
Como ilustrado nas figuras 16 e 17, o módulo de conexão 182 possui um corpo principal de módulo 183 com a mesma estrutura e dimen
sões que as do módulo de conexão mencionado acima 158. Um conector de núcleo único 184 é fixado a uma face de extremidade do corpo principal de módulo 183, enquanto uma pluralidade (aqui, 8) de conectores de núcleo único 185 é fixada à outra face de extremidade do corpo principal de módulo 183.
Uma seção de conexão ótica 186 para conectar os conectores
de núcleo único 184, 185 um ao outro é disposta dentro do corpo principal do módulo 183. A seção de conexão ótica 186 inclui um divisor ótico 151 (mencionado acima) e conecta os conectores de núcleo único 184, 185 um ao outro com a ramificação ótica através das fibras óticas 187.
O módulo de conexão 182 pode ser feito como um módulo dedi
cado separado do módulo de conexão mencionado acima 158, ou o conector de núcleo único 184 pode ser feito de forma seletivamente fixável a ambas as partes de extremidade do corpo principal do módulo 183, de forma a ser utilizável também como o módulo de conexão mencionado acima 158.
O módulo de conexão 182 é armazenado na seção de armazenamento de módulo 159 de forma que os conectores de núcleo único 184, 5 185 estejam voltados para os lados esquerdo e direito com relação ao lado dianteiro da caixa 157. A fibra ótica revestida 115 do cabo ramificada 105 é conectada por conector ao conector de núcleo único 184, enquanto o cabo de queda de núcleo único 103 é conectado por conector a cada conector de núcleo único 185. Consequentemente, a fibra ótica revestida 115 do cabo 10 ramificada 105 e cabo de queda 103 são conectadas uma à outra através do módulo de conexão 182.
Visto que o fechamento de queda 181 é fornecido com o módulo de conexão 182 possuindo uma função de ramificação ótica no sistema de interconexão ótica 180, o sistema pode ser efetivamente utilizado sem aumentar desnecessariamente o número de cabos ramificada 104,„105. em áreas onde as casas de muitos assinantes estão densamente localizadas.
Como exposto acima, uma pluralidade de tipos de módulos de conexão 123, 137, 138, 158, 172, 182 que são diferentes um do outro em termos de modos (funções) de conexão de conectores óticos um ao outro 20 nas primeira a terceira modalidades possuem corpos principais de módulo com a mesma estrutura e dimensões. Além disso, as seções de armazenamento de módulo das caixas nos fechamentos de alimentação e distribuição possuem a mesma estrutura. Portanto, os módulos de conexão 123, 137, 138, 172 podem ser utilizados para qualquer um dos fechamentos de ali25 mentação e distribuição, enquanto os módulos de conexão 158, 182 podem ser utilizados para o fechamento de queda. Dessa forma, mesmo quando o sistema de interconexão ótica é alterado, é desnecessário se desenhar e fabricar os fechamentos de alimentação e distribuição em conformidade com as funções de conexão necessárias.
Especificamente, quando da alteração do sistema de intercone
xão ótica ilustrado na figura 1 para o ilustrado na figura 11, as fitas de fibra revestidas de 4 núcleos 109 do cabo de alimentação 102 e as fitas de fibra revestidas de 4 núcleos 109 do cabo ramificada 104 são removidas do módulo de conexão 123 enquanto a porta 120 do fechamento de alimentação 118 é aberta, e então o módulo de conexão 123 é puxado para fora da caixa 121. Então, outro módulo de conexão 172 é armazenado dentro da seção de 5 armazenamento de módulo 122 da caixa 121, e a fita de fibra revestida de 4 núcleos 109 do cabo de alimentação 102 e as fitas de fibra revestidas de 4 núcleos 109 do cabo ramificada 104 são conectadas por conector ao módulo de conexão 172. Isso constrói o fechamento de alimentação 171 ilustrado na figura 12.
Enquanto a porta 134 do fechamento de distribuição 132 é aber
ta, cada fibra ótica revestida 115 do cabo ramificada 105 é removida do módulo de conexão 138, a fibra ótica de conexão 105 é removida dos módulos de conexão 137, 138, e então o módulo de conexão 138 é puxado para fora da caixa 135. Depois disso, cada fibra ótica revestida 115 do cabo ramifica15 da 105 é conectada por con^ctonao módulode conexão 137. Isso constrói o fechamento de distribuição 178 ilustrado na figura 14.
De forma similar, quando da alteração do sistema de interconexão ótica ilustrado na figura 1 para o ilustrado na figura 15, o módulo de conexão 138 é puxado para fora da caixa 135 do fechamento de distribuição 20 132, e cada fibra ótica revestida 115 do cabo ramificada 105 é conectada por conector ao módulo de conexão 137, de forma a construir o fechamento de distribuição 178 ilustrado na figura 14.
Enquanto a porta 156 do fechamento de queda 154 está aberta, a fibra ótica revestida 115 do cabo ramificada 105 e do cabo de queda 103 25 são removidas do módulo de conexão 158, e então o módulo de conexão 158 é puxado para fora da caixa 157. Depois disso, outro módulo de conexão 182 é armazenado na seção de armazenamento de módulo 159 da caixa 157, e a fibra ótica revestida 115 do cabo ramificada 105 e os cabos de queda 103 são conectados por conector ao módulo de conexão 182. Isso 30 constrói o fechamento de queda 181 ilustrado na figura 16.
Dessa forma, quando as funções de conexão necessárias para os fechamentos de distribuição e queda são alteradas, será suficiente se outros tipos de módulos de conexão em conformidade com as exigências alteradas substituírem os antigos ou tais tipos de módulos de conexão sejam deixados como estão em uma pluralidade de tipos de módulos de conexão armazenados na caixa. Isso pode facilmente lidar com as mudanças futuras 5 nos sistemas de interconexão ótica.
A presente invenção não está limitada às primeira a terceira modalidades descritas acima. Por exemplo, apesar de as primeira e terceira modalidades mencionadas acima se referirem a sistemas de interconexão ótica construídos entre um aparelho de transmissão dentro de um provedor e 10 uma pluralidade de casas de assinantes, o fechamento de conexão de cabo ótico da presente invenção também é aplicável a outros modos de sistemas de interconexão ótica.
Quarta Modalidade
O fechamento de conexão de cabo ótico de acordo com a quarta modalidade da presente invenção será explicado agora. A figura 18 é uma vista em perspectiva interrompida ilustrando o fechamento de conexão de cabo ótico de acordo com a quarta modalidade da presente invenção, enquanto a figura 19 é uma vista em perspectiva ilustrando uma seção de módulo de divisor no fechamento de conexão de cabo ótico da figura 18. Como ilustrado na figura 18, o fechamento de conexão de cabo ótico 201 é utilizado para conectar os cabos óticos. Aqui, o fechamento de conexão de cabo ótico 201 interconecta um cabo principal (primeiro cabo ótico) TO para distribuir informação de comunicação da Internet e similar com um cabo ramificada (segundo cabo ótico) T1 possuindo uma fibra ótica revestida de vários a várias dezenas de núcleos e existindo perto de uma área de permanência. O fechamento de conexão de cabo ótico 201 possui uma seção de corpo principal 202, uma pluralidade de seções de módulo de divisor 203, e uma seção guia 204.
A seção de corpo principal 202, que constrói a circunferência externa do fechamento de conexão de cabo ótico 201, é formatada como uma caixa alongada. A seção de corpo principal 202 é hermeticamente vedável com uma tampa (não apresentada) e armazena na mesma as seções de módulo de divisor 203 e a seção guia 204. O cabo principal TO passa através da parte superior da seção de corpo principal 202 ao longo de uma direção longitudinal (doravante referida como "direção frente-trás"). O cabo ramificada T1 é conectado à parte de extremidade traseira (apresentado no 5 lado direito) da seção de corpo principal 202.
Cada seção de módulo de divisor 203 divide oticamente uma fibra ótica revestida (primeira fibra ótica revestida) 206 do cabo principal TO e conecta as ramificações obtidas dessa forma com as fibras óticas revestidas (segundas fibras óticas revestidas) 208 do cabo ramificada Tl. A seção de 10 módulo de divisor 203, que é do tipo de cassete em forma de placa, é construída de modo a ter um guia de onda ótica dentro da mesma, por exemplo. Quando observada na direção da espessura, a seção de módulo de divisor 203 possui um formato retangular que é alongado na direção frente-trás.
Especificamente, como ilustrado na figura 19, a seção de móduIo de divisor 203 é formada como um retângulo possuindo uma_parte de canto recortada, de forma que uma superfície inclinada 203e com relação à direção iongitudinai seja formada na face periférica externa. Mais especificamente, a face periférica externa da seção de módulo de divisor 203 compreende faces de extremidade 203a, 203b que são perpendiculares à direção longitudinal, faces laterais 203c, 203d que são paralelas à direção longitudinal, e a superfície inclinada 203e e é construída de forma que a face lateral 203c continue com as faces de extremidade 203a, 203b em um lado de extremidade, a superfície inclinada 203e continua com a face de extremidade 203a no outro lado de extremidade, e a face lateral 203d continua com a superfície inclinada 203e e a face de extremidade 203b.
A superfície inclinada 203e da seção de módulo de divisor 203 é fornecida com um conector de entrada (primeiro conector) 205 ao qual a fibra ótica revestida 206 do cabo principal TO é conectado. Como a fibra ótica revestida 206, uma fita de fibra revestida de 4 núcleos é utilizada. Como o 30 conector de entrada 205, um conector MT de conexão de fibra de múltiplos núcleos (Mecanicamente Transferível) é utilizado, por exemplo.
A face de extremidade 203b da seção de módulo de divisor 203 é fornecida com uma pluralidade de conectores de saída (segundos conectores) 207 aos quais as fibras óticas revestidas 208 do cabo ramificada T1 são conectados. Aqui, quatro conectores de saída 207 são dispostos em uma fileira ao longo da direção de largura da seção de módulo de divisor 203.
Cada um dos conectores de saída 207 é conectável a duas fibras óticas revestidas 208. Dessa forma, oito fibras óticas revestidas 208 podem ser conectadas à seção de módulo de divisor 203. Como a fibra ótica revestida 208, uma fita de fibra revestida de 4 núcleos é utilizada. Por exemplo, um conector MT conectando uma fibra de múltiplos núcleos é utilizado como o 10 conector de saída 207. A fibra ótica revestida 208 é protegida por um tubo ID (não apresentado) para identificação e proteção da fibra ótica revestida.
Uma ranhura de engate 209 para engatar o eixo rotativo G é fornecido na face lateral 203c da seção de módulo de divisor 203 na parte de extremidade próxima do conector de entrada 205.
Retornando-se à figura 18, as seções de módulo de divisor 203
são dispostas dentro da seção de corpo principal 202 de forma que os conectores de entrada 205 sejam posicionados no lado dianteiro (os conectores de saída 207 estão no lado traseiro). Seis seções de módulo de divisor 203 são empilhadas em uma fileira vertical, enquanto suas ranhuras de en20 gate 209 engatam o eixo rotativo G (vide figura 19) passando através dos mesmos. Isso torna cada seção de módulo de divisor 203 rotativa por uma faixa angular predeterminada (aqui, uma faixa de 0o a 90°) nas direções da seta a. Dessa forma, as seções de módulo de divisor 203 são construídas de forma a serem rotativas em torno do eixo geométrico do eixo rotativo G for25 necido perto dos conectores de entrada 205.
A seção guia 204, que é utilizada para orientar as fibras óticas revestidas 208, é fornecida atrás das seções de módulo de divisor 203 dentro da seção de corpo principal 202. A seção guia 204 possui peças em formato dentado 204a, cada uma se estendendo na direção de largura da se30 ção de corpo principal 202, disposta em uma fileira vertical. Dessa forma, a seção guia 204 é dentada.
Especificamente, as peças em formato dentado 204a são dispostas em uma fileira vertical com intervalos predeterminados correspondentes às respectivas espessuras dos módulos de divisor empilhados 203. Isso permite que as fibras óticas revestidas 208 conectadas a cada módulo de divisor 203 avance através de seu espaço correspondente entre as peças 5 em formato dentado 204a, impedindo, assim, que as fibras óticas revestidas 208 causem congestionamento.
Em um fechamento de conexão de cabo ótico no FTTH convencional, a seção de corpo principal 202 armazena tipicamente uma seção de solda por fusão (painel de encerramento ou similares) através do qual as 10 fibras óticas revestidas 206, 208 são conectadas às seções do módulo de divisor 203. Portanto, um comprimento de fibra revestida adicional de cerca de 1 metro é necessário para a junção por fusão dentro da seção de corpo principal 202 a partir do ponto de vista de estimativa de 5 a 10 vezes de falhas de junção e garantindo a distância de trabalho com relação ao elemento 15 de junção por fusão. Isso aumenta o comprimento adicional das fibras óticas revestidas, tornando trabalhoso o manuseio das fibras óticas revestidas.
Visto que o comprimento adicional das fibras óticas revestidas é maior, o tempo de armazenamento para o armazenamento (acomodação) das fibras óticas revestidas 206, 208 na seção de corpo principal 202 au20 menta. Um tempo de junção de cerca de 3 a 5 minutos é necessário para se unir por meio do elemento de junção por fusão. Portanto, medo de se causar problemas se torna grande em uma operação de abertura de uma linha ótica possuindo um número enorme de fibras revestidas.
No fechamento de conexão de cabo ótico 201 da quarta modali25 dade, em contraste, as fibras óticas revestidas 206 são diretamente conectadas aos conectores de entrada 205, enquanto que as fibras óticas revestidas 208 são diretamente conectadas aos conectores de saída 207, de forma que as fibras óticas revestidas 206, 208 possam ser restringidas de aumentar seu comprimento adicional, onde o comprimento adicional das fibras re30 vestidas pode ser encurtado. Como resultado disso, se torna mais fácil o manuseio das fibras óticas revestidas 206, 208, onde a eficiência do trabalho na conexão ou armazenamento das fibras óticas revestidas 206, 208 pode ser aperfeiçoada. Adicionalmente, reduz as operações trabalhosas tal como o processamento de comprimento adicional das fibras revestidas, possibilitando que se evite que a qualidade seja afetada de forma adversa pelo contato com as fibras óticas revestidas 206, 208 e encurtando o tempo de operação.
No fechamento de conexão de cabo ótico 201, as seções de módulo de divisor 203 são construídas de forma a serem rotativas em torno do eixo geométrico rotativo G fornecido perto dos conectores de entrada 205 como mencionado acima. Portanto, as seções de módulo de divisor 203 po10 dem ser giradas como desejado quando da fixação/remoção das fibras óticas revestidas 208 a/dos conectores de saída 207, de forma a localizar os conectores de saída 207 nas posições nas quais as fibras óticas revestidas 208 são fáceis de fixar/remover. Como resultado disso, a capacidade de destacamento das fibras óticas revestidas 208 pode ser aperfeiçoada.
Quando do armazenamento de fibras óticas revestidas 208 de
pois da fixação e remoção das mesmas, as posições das seções de módulo de divisor 203 podem ser giradas novamente, de modo a armazenar as fibras óticas revestidas 208 com uma alta densidade dentro da seção de corpo principal 202. Visto que cada módulo de divisor 203 é fornecido com uma 20 pluralidade de conectores de saída 207 aos quais as fibras óticas revestidas 208 são conectadas, o efeito de aperfeiçoar a capacidade de destacamento das fibras óticas revestidas 208 é particularmente eficiente.
No fechamento de conexão de cabo ótico 201, as seções de módulo de divisor 203 são dispostas de forma a serem empilhadas dentro da seção de corpo principal 202 como mencionado acima e, dessa forma, podem ser favoravelmente armazenadas em um espaço menor dentro da seção de corpo principal 202.
Visto que o fechamento de conexão de cabo ótico 201 é equipado com a seção guia 204 formada dentada, as fibras óticas revestidas 208 podem avançar através dos espaços (partes de ranhura) entre suas peças em formato de dentes de pente 204a, impedindo, assim, que as fibras óticas revestidas 208 causem congestionamento, e seguindo suavemente os movimentos das seções de módulo de divisor 203. Visto que as peças em formato de dentes de pente 204a são colocadas em intervalos predeterminados correspondentes às espessuras respectivas das seções de módulo de divisor empilhadas 203, as fibras óticas revestidas 208 podem ser divididas em grupos respectivos conectados às seções de módulo de divisor 203.
No fechamento de conexão de cabo ótico 201, as seções de módulo de divisor 203 podem ser fixadas a ou removidas da seção de corpo principal 202 pela inserção ou remoção de conectores 205, 207 e, dessa forma, podem ser facilmente substituídas por seções de módulo de divisor 10 possuindo funções diferentes, por exemplo. Como resultado disso, no caso onde uma rede de fiação vizinha é alterada após a instalação do fechamento de conexão de cabo ótico 201, por exemplo, as funções das seções de módulo podem ser facilmente substituídas parcialmente, onde se torna desnecessário se fornecer outro fechamento.
Visto que o conector de entrada 205 é fornecido na superfície
inclinada 203e na seção do módulo de divisor 203 como mencionado acima, a fibra ótica revestida 206 pode ser facilmente conectada ao conector de entrada 205. Visto que o conector de entrada 205 é posicionado no lado dianteiro da seção de corpo principal 202, enquanto os conectores de saída 20 207 são posicionados no lado traseiro, as fibras óticas revestidas 206, 208 dentro da seção de corpo principal 202 são adicionalmente impedidas de causar congestionamento.
Quinta Modalidade
O fechamento de conexão de cabo ótico 210 de acordo com a quinta modalidade da presente invenção será explicado agora. Nas explicações a seguir, diferenças da quarta modalidade mencionada acima serão apresentadas basicamente enquanto se omite as descrições similares.
A figura 20 é uma vista em perspectiva interrompida ilustrando o fechamento de conexão de cabo ótico de acordo com a quinta modalidade da presente invenção. Como ilustrado na figura 20, o fechamento de conexão de cabo ótico 210 interconecta um cabo principal TO com um cabo ramificada (segundo cabo ótico) T2 constituído por uma pluralidade de cabos de queda (segundas fibras óticas revestidas) 218. Cada cabo de queda 218 é uma fibra ótica revestida de núcleo único, que é frequentemente utilizada para guiar uma fibra ótica revestida para dentro de uma área de permanência. O fechamento de conexão de cabo ótico 210 difere do fechamento de 5 conexão de cabo ótico mencionado acima 201 pelo fato de as seções de módulo de fibra revestida ramificada 213 serem fornecidas no lugar das seções de módulo de divisor 203.
As seções de módulo de fibra revestida ramificada 213 conecta as fibras óticas revestidas 206 do cabo principal TO aos cabos de queda 218 10 do cabo ramificada T2 através da conversão de múltiplos núcleos/núcleo único. As seções de módulo de fibra revestida ramificada 213 possuem formas externas similares às das seções de módulo de divisor mencionadas acima 203. Uma pluralidade de conectores de saída (segundos conectores)
217 é fornecida na face de extremidade traseira 213b de cada seção de módulo de fibra revestida ramificada 213. Aqui, quatro conectores de saída são
disposto em uma fileira ao longo da direção de largura da seção de módulo de fibra revestida ramificada 212. Como o conector de saída 217, um conector de retenção de bainha é utilizado.
Esse fechamento de conexão de cabo ótico 210 também resulta em um efeito similar ao do fechamento de conexão de cabo ótico mencionado acima 201, isto é, o efeito de que o comprimento adicional de fibra revestida pode ser encurtado.
Visto que a seção de módulo de divisor mencionada acima 203 e a seção de módulo de fibra revestida ramificada 213 possuem formas exter25 nas idênticas uma à outra, as seções de módulo 203, 213 são compatíveis uma com a outra, onde uma utilizada como seção de módulo de fibra revestida ramificada 213 pode ser permutada pela seção de módulo de divisor 203 ou vice-versa, por exemplo. Portanto, as fibras óticas revestidas 206, 208,
218 podem ser interconectadas livremente dentro da seção de corpo principal 202.
Visto que o conector de retenção de bainha é utilizado como o conector de saída 217 como mencionado acima, o cabo de queda 218 pode ser diretamente conectado ao conector de saída 217 de forma favorável. Isso é, mesmo os cabos de queda 218 de colocação aérea dentro da seção de corpo principal 202 podem ser impedidos de serem contatados e de causarem falhas de qualidade.
Apesar de as modalidades preferidas da presente invenção se
rem explicadas acima, a presente invenção não está limitada às quarta e quinta modalidades mencionadas acima. Por exemplo, o fechamento de conexão de cabo ótico pode ter ambas a seção de módulo de divisor 203 e a seção de módulo de fibra revestida ramificada 213.
Especificamente, como ilustrado na figura 21 (a), um fechamento
de conexão de cabo ótico 230 pode compreender seções de módulo 203, 213. As seções de módulo 203, 213 são fornecidas dentro da seção de corpo principal 202 de forma a serem empilhadas em uma fileira vertical. Especificamente, três seções de módulo de divisor 203 são empilhadas no lado 15 superior das seções de módulo de fibra revestida ramificada 213. Nesse fechamento de conexão de cabo ótico 230, uma fibra ótica revestida 208 conectada a um conector de saída 207 de uma seção de módulo de divisor 203 é conectado a um conector de entrada 205 de uma seção de módulo de fibra revestida ramificada 213. Dessa forma, a fibra ótica revestida 208 constitui 20 uma terceira fibra ótica revestida, enquanto o conector de saída 207 da seção de módulo de divisor 203 e o conector de entrada 205 da seção de módulo de fibra revestida ramificada 213 constituem os terceiros conectores.
Como ilustrado na figura 21 (b), um fechamento de conexão de cabo ótico 240 pode compreender seções de módulo de divisor 203 empi25 Ihados em uma fileira vertical no lado dianteiro da seção de corpo principal 202 e seções de módulo de fibra revestida ramificada 213 empilhadas em uma fileira vertical no lado posterior da seção de corpo principal 202. Nesse fechamento de conexão de cabo ótico 240, seções guia respectivas 204 são fornecidas atrás das seções de módulo 203, 213. Nesse fechamento de co30 nexão de cabo ótico 240, as fibras óticas revestidas 208 conectadas a um conector de saída 207 de uma seção de módulo de divisor 203 são conectadas a um conector de entrada 205 de uma seção de módulo de fibra revestida ramificada 213. Dessa forma, a fibra ótica revestida 208 constitui uma terceira fibra ótica revestida, enquanto o conector de saída 207 da seção de módulo de divisor 203 e o conector de entrada 205 da seção de módulo de fibra revestida ramificada 213 constituem os terceiros conectores.
Nesses fechamentos de conexão de cabo ótico 230, 240, uma
fibra ótica revestida 206 é conectada diretamente a um conector de entrada 205 de uma seção de módulo de divisor 203, enquanto um cabo de queda
218 é conectado diretamente a um conector de saída 217 de uma seção de módulo de fibra revestida ramificada 213. A fibra ótica revestida 208 é co10 nectada diretamente a um conector de saída 207 da seção de módulo de divisor 203 e o conector de entrada 205 da seção de módulo de fibra revestida ramificada 213. Isso resulta no efeito de se possibilitar o encurtamento do comprimento adicional de fibra revestida como acima.
Visto que a seção de corpo principal 202 é compartilhada pelas seções de módulo de divisor 203 e pelas seções de módulo de fibra revestida ramificada 213, não é necessário se fornecer dois tipos de seções de corpo principal 202 correspondente às mesmas nos fechamentos de conexão de cabo ótico 230, 240.
Nos fechamentos de conexão de cabo ótico 230, 240, uma fibra 20 ótica revestida 206 pode ser conectada a um conector de entrada 205 da seção de módulo de fibra revestida ramificada 213, um cabo de queda 218 pode ser conectado a um conector de saída 207 de uma seção de módulo de divisor 203, e uma fibra ótica revestida 207 pode ser conectada a um conector de saída 217 da seção de módulo de fibra revestida ramificada 213 e 25 um conector de entrada 205 da seção de módulo de divisor 203. Nesse caso, a fibra ótica revestida 208 constitui uma terceira fibra ótica revestida, enquanto o conector de entrada 205 da seção de módulo de divisor 203 e o conector de saída 217 da seção de módulo de fibra revestida ramificada 213 constituem terceiros conectores.
Sexta Modalidade
A sexta modalidade da presente invenção será explicada agora. A sexta modalidade da presente invenção refere-se a uma estrutura de encerramento para um cabo de queda agregado no qual uma pluralidade de cabos de queda são trançados juntos e um fechamento empregando essa estrutura.
Primeiro, uma técnica antecedente na sexta modalidade da pre5 sente invenção será explicada. Conhecida como um método de construção de uma rede por cabos de fibra ótica é um método que instala fechamentos para o armazenamento de seções de conexão de fibras óticas em três estágios de um ponto de alimentação, um ponto de distribuição, e um ponto de divisão a partir de uma estação base para a casa de um assinante e arma10 zenando seletivamente os cabos de fibra ótica nos respectivos fechamentos nos pontos de instalação a fim de obter conexões racionais nos respectivos estágios.
Por exemplo, um cabo de fita com fendas e múltiplos núcleos é tipicamente armazenado como uma linha de ramificação em um fechamento 15 no ponto de alimentação posicionado no lado da estação base. Um fechamento no ponto de divisão contendo uma linha de queda para a casa de um assinante armazena um número adequado de cabos de queda, cada um incluindo uma fibra ótica de núcleo único ou 2 núcleos como a linha de queda. Por outro lado, a fim de se economizar trabalho de colocação de linhas 20 de queda, tem se tornado comum a utilização de um cabo de queda agregado possuindo uma estrutura na qual uma pluralidade de cabos de queda são trançados juntos como uma linha de subraificação nos cabos de fibra ótica para conexão do fechamento no ponto de distribuição com o fechamento no ponto de divisão.
As figuras 28 e 29 ilustram exemplos estruturais dos cabos de
queda agregados utilizados como uma linha de subraificação entre um ponto de distribuição e um ponto de queda. O cabo de queda agregado 311 ilustrado na figura 28 possui uma estrutura na qual quatro cabos de núcleo único 313 (elementos de núcleo único) são trançados em torno de um fio de 30 suporte 312. Cada cabo de queda de núcleo único 313 possui uma estrutura na qual uma fibra ótica 314 e dois elementos de tensão 315 flanqueando a fibra ótica 314 em ambos os lados são cobertos com um revestimento 316. O cabo de queda agregado 317 ilustrado na figura 29 possui uma estrutura na qual um feixe circular constituído por um número maior de cabos de queda de núcleo único 313 trançados juntos é suportado longitudinalmente por um fio de suporte 318, enquanto um fio de união 319 une o feixe de cabos de queda de núcleo único 313 e o fio de suporte 318 juntos.
Quando da introdução/remoção de tal cabo de queda 311 ou 317 para/de um fechamento, os cabos de queda de núcleo único trançados 313 são convencionalmente desamarrados, de modo a serem inseridos ou mantidos um por um em uma seção de entrada/saída de cabos do fechamento.
A figura 30 ilustra a estrutura de uma seção de entrada/saída de cabos em uma parte de extremidade de um fechamento convencional. A seção de entrada/saída de cabos 341 ilustrada aqui, que é descrita no Pedido de Patente japonês aberta a inspeção pública N0 2005-295749, é constituída 15 por uma placa de face de extremidade de vedação 371 para fechar hermeticamente uma parte de abertura em cada extremidade de uma caixa cilíndrica do fechamento, e um dispositivo de retenção de cabo 373 fornecido perto da placa de face de extremidade 371 dentro do corpo principal da caixa do fechamento.
Como também ilustrado na figura 31, a placa de face de extre
midade 371 é formada com uma seção de inserção de cabo 363 para a inserção de um cabo principal 303 através da mesma, duas seções de inserção de cabo 365 para inserção de cabos ramificada 305 através da mesma, e uma pluralidade de seções de inserção de cabo 367 para inserir os respec25 tivos cabos de queda 307 através da mesma. Cada uma das seções de inserção de cabo 363, 365 é construída de forma a ser capaz de abrir sendo dividida em duas como ilustrado na figura 32 a fim de que os cabos sejam simplesmente inseridos por cunhagem.
Como ilustrado na figura 30, o dispositivo de retenção de cabo 373 é constituído por um corpo principal de dispositivo 374 preso ao corpo principal da caixa do fechamento, porcas de ajuste 343 aparafusadas no corpo principal do dispositivo 374 a fim de manter os cabos 303, 305 e posicionar as placas de regulagem 375 presas ao corpo principal do dispositivo 374 a fim de manter os cabos de queda 307.
Um par de porcas de ajuste 343 é disposto em cada uma das posições correspondentes às seções de inserção de cabo 363, 365, 365 e mantém o cabo 303, 305 inserido através da seção de inserção de cabo 363, 365, 365 com um par de buchas de ajuste.
Cada uma das placas de regulagem de posição 375, que é um produto moldado a partir de resina, é formada com uma pluralidade de ranhuras de retenção de cabo 389, em intervalos predeterminados, para reter 10 os cabos de queda 307 e mantém uma pluralidade de cabos de queda 307 em um estado alinhado pela cunhagem individual dos cabos de queda 307 inseridos através das seções de inserção de cabo 367 nos respectivas ranhuras de retenção de cabo 389 um por um.
Um problema da técnica antecedente mencionada acima e um 15 objetivo da sexta modalidade será explicado agora. A operação de soltura dos cabos de queda de núcleo único 313 constituindo os cabos de queda agregados 311, 317 ilustrados nas figuras 28 e 29, inserção dos mesmos um por um através das seções de inserção de cabo 367 da placa de face de extremidade de vedação 371 ilustrada na figura 30, e cunhagem dos mes20 mos nas ranhuras de retenção de cabo 389 para os cabos de queda no dispositivo de retenção de cabo 373 um por um, por exemplo, exige muito trabalho, consumindo, dessa forma, muito tempo.
Além disso, o número de seções de inserção de cabo 367 ou ranhuras de retenção de cabo 389 para os cabos de queda fornecidos na 25 seção de entrada/saída de cabo 341 no fechamento existente é cerca de 12 a 16 no máximo, de forma que um cabo de queda agregado de múltiplas partidas 317 no qual 16 ou mais cabos de queda que são trançados não possam ser armazenado no fechamento existente 351.
O objetivo da sexta modalidade da presente invenção é superar o problema mencionado acima e fornecer uma estrutura de encerramento para um cabo de queda agregado que torna desnecessário se inserir cabos de queda, um por um, através das seções de inserção de cabo ou ranhuras de retenção para os cabos de queda quando levando os cabos de queda agregados para dentro e para fora do fechamento, de modo a ser capaz de aperfeiçoar a capacidade de trabalho, e permitir que o fechamento existente armazene até mesmo um cabo de queda de múltiplas partidas incluindo ca5 bos de queda possuindo um número que excede o número de cabos de queda que se espera armazenar no fechamento existente, e um fechamento empregando essa estrutura.
Meios fornecidos na sexta modalidade da presente invenção para se superar o problema mencionado acima e alcançando o objetivo men10 cionado acima serão explicados agora. (1) Para se superar o problema mencionado acima, a estrutura de encerramento para um cabo de queda agregado de acordo com a sexta modalidade é uma estrutura de encerramento para um cabo de queda agregado constituído pelo trançar de uma pluralidade de cabos de queda, a estrutura compreendendo uma seção de união à 15 prova de água enfeixada com uma fita à prova de água enrolada em torno de uma área mantida com uma placa de face de extremidade de vedação de um fechamento e uma seção de união de retenção enfeixada com uma fita de retenção enrolada em torno de uma área mantida com um dispositivo de retenção de cabo; em que, depois que a pluralidade de cabos de queda é 20 disposta na fita à prova de água ou fita de retenção, a seção de união à prova de água e a seção de união por retenção são enroladas juntas com a fita de um lado de extremidade da fita, de forma a ser acabada como um feixe substancialmente circular possuindo a pluralidade de cabos de queda dispostos de forma espiral.
(2) A estrutura de encerramento mencionada acima para um ca
bo de queda agregado pode ser caracterizado pelo fato de pelo menos uma superfície da fita à prova de água ser formada por um elastômero termoplástico possuindo um grau baixo de dureza e uma elasticidade.
(3) A estrutura de encerramento mencionada acima para um cabo de queda agregado pode ser caracterizado pelo fato de uma superfície da fita de retenção ser formada com uma parte antideslizamento para impedir que um membro em contato com a superfície se mova. (4) Para se superar o problema mencionado acima e alcançar o objetivo mencionado acima, o fechamento de acordo com a sexta modalidade é um fechamento, possuindo a estrutura de encerramento para um cabo de queda agregado de acordo com qualquer um dos mencionados acima (1) 5 a (3), para resultar em entrada e saída de cabo de queda, o fechamento compreendendo, como uma seção de entrada/saída de cabo para inserção do cabo de queda agregado através daí, uma placa de face de extremidade de vedação para inserção da seção de união à prova de água e um dispositivo de retenção de cabo para reter a seção de união de retenção.
Nessa estrutura de encerramento para um cabo de queda agre
gado, a fita à prova de água enrolada em espiral preenche e veda os espaços entre os cabos de queda que são adjacentes um ao outro em uma direção radial do espiral, de forma que a seção de união à prova de água em uma parte de extremidade do cabo de queda agregado não perca sua im15 permeabilidade nas seções de inserção de cabo mesmo quando coletivamente inseridos como um único cabo à prova de água possuindo um diâmetro maior em um estado enfeixado.
A fita de retenção enrolada em espiral é intercalada entre os cabos de queda que são adjacentes um ao outro em uma direção radial do es20 piral, de forma que a seção de união de retenção em uma parte de extremidade do cabo de queda agregado seja unido como um cabo de múltiplos núcleos no qual os cabos de queda adjacentes são mantidos contra o deslizamento relativo com relação um ao outro, e, dessa forma, podem reter de forma favorável todos os cabos de queda mesmo quando mantidos coleti25 vãmente como um único cabo possuindo um grande diâmetro em um estado enfeixado pelo dispositivo de retenção de cabo.
Pela designação de uma seção de inserção de cabo para um cabo principal ou cabo ramificada em uma seção de inserção de cabo para inserção de uma seção de união à prova de água de um cabo de queda a30 gregado e um dispositivo de retenção de cabo para um cabo principal ou cabo ramificada a um dispositivo de retenção de cabo para reter a seção de união de retenção, por exemplo, o fechamento de acordo com a sexta modaIidade pode armazenar um cabo de queda agregado de múltiplas partidas sem modificar a placa de face de extremidade de vedação existente ou dispositivo de retenção de cabo e dando trabalho.
A estrutura de encerramento para um cabo de queda agregado 5 de acordo com a sexta modalidade da presente invenção será agora explicada em detalhes com referência aos desenhos.
A figura 22 é uma vista dianteira de um modo de realização de um fechamento para a entrada e saída do cabo de queda agregado na estrutura de encerramento de acordo com a sexta modalidade, a figura 23 é uma 10 vista em perspectiva ilustrando uma estrutura para manter o cabo de queda agregado na seção de entrada/saída do cabo do fechamento ilustrada na figura 22, a figura 24 é uma vista em perspectiva da estrutura de encerramento para o cabo de queda agregado inserido na seção de entrada/saída de cabo ilustrada na figura 23, e a figura 25 é uma vista em corte tirada ao 15 longo da linha B-B da figura 24.
O fechamento 351 ilustrado na figura 22, que é instalado em um ponto de distribuição de uma rede de cabo ótico e armazena e protege uma seção de conexão de cabo ótico 309 para conectar um cabo ramificada ou cabo de queda agregado 306 como uma linha de subraificação a um cabo 20 principal 303 tal como um cabo de fita com fenda de múltiplos núcleos, e é constituído por uma caixa cilíndrica 353 que cerca a periferia externa da seção de conexão de cabo ótico 309 e seções de entrada e saída de cabo 341 fornecidas nas partes de abertura 353a, 353b em ambas as extremidades da caixa cilíndrica 353 através da qual os cabos 303, 306 entram e saem.
Utilizado como um cabo de queda agregado 306 é um cabo ob
tido pela sujeição de qualquer um dos cabos de queda agregados 311, 317 ilustrados nas figuras 28 e 29 e similares a um processo de encerramento que será explicado posteriormente.
Como mencionado acima, a caixa cilíndrica 353 é uma formando uma estrutura cilíndrica que se abre em ambas as extremidades por um corpo principal de caixa 354 armazenando a seção de conexão de cabo ótico 309 e abrindo a face dianteira e uma cobertura 355 cobrindo a face aberta do corpo principal da caixa 354. No exemplo ilustrado, a cobertura 355 possui uma borda lateral 355a articulada ao corpo principal da caixa 354 de modo a ser aberta e fechada. A outra borda lateral 355b da cobertura 355 é fornecida com um batente elástico 355c adaptado para engatar uma seção de 5 engate no lado do corpo principal de caixa 354 quando a cobertura 355 está fechada.
A seção de entrada/saída de cabo 341 compreende placas de face de extremidade de vedação 371 que fecham hermeticamente as partes de abertura 353a, 353b em ambas as extremidades da caixa cilíndrica 353 e 10 são formadas com seções de inserção de cabo 363, 365, 367, e os dispositivos de retenção de cabo 373 que mantêm e prendem os cabos 303, 306 e os cabos de queda de núcleo único inseridos através das seções de inserção de cabo 363, 365, 367.
Como ilustrado na figura 23, a placa de face de extremidade de 15 vedação 371 compreende uma base de envoltório externa 377 que é formada por uma resina dura, metal ou similar e define uma forma de envoltório externo, e placas de vedação 379, 380, 381 feitas de borracha que são anexadas à parte periférica interna da base de envoltório externa 377 e fornecem seções de inserção de cabo respectivas 363, 365, 367.
A placa de face de extremidade de vedação 371 possui a mes
ma estrutura que a ilustrada nas figuras 30 a 32. A seção de inserção de cabo 363 formada na placa de vedação 379 feita de uma borracha é um furo para inserção do cabo principal 303, a seção de inserção de cabo 365 é um furo para inserção do cabo ramificada 305 (vide figura 30) ou o cabo de que25 da agregado 306, e as seções de inserção de cabo 367 são furos para inserção dos respectivos cabos de queda de núcleo único 307 um por um. Cada uma das seções de inserção de cabo 363, 365 é construída de modo a ser capaz de abrir através da divisão em dois como ilustrado na figura 32 a fim de que os cabos sejam simplesmente inseridos por cunhagem.
Como ilustrado na figura 23, o dispositivo de retenção de cabo
373 é constituído por um corpo principal de dispositivo 374 preso ao corpo principal da caixa 354, porcas de ajuste 343 aparafusadas ao corpo principal do dispositivo 374 a fim de reter os cabos 303, 305, 306 e posicionar as placas de regulagem 375 presas ao corpo principal de dispositivo 374 a fim de manter os cabos de queda de núcleo único 307.
Um par de porcas de ajuste 343 é disposto em cada uma das 5 posições correspondentes às seções de inserção de cabo 363, 365 e mantém e prende o cabo 303, 305, 306 inserido através da seção de inserção de cabo 363, 365 por bucha.
Cada uma das placas de regulagem de posição 375, que é um produto moldado por resina, é formada com uma pluralidade de ranhuras de 10 retenção de cabo 389, em intervalos predeterminados, para reter os cabos de queda 307 e é construído de forma a reter uma pluralidade de cabos de queda 307 em um estado alinhado pela cunhagem individual dos cabos de queda 307 inseridos através das seções de inserção de cabo 367 nas respectivas ranhuras de retenção de cabo 389 um por um. No entanto, essa 15 modalidade não utiliza quaisquer cabos de queda de núcleo único 307 e, dessa forma, não utiliza as placas de regulagem de posição 375.
No fechamento 351 dessa modalidade, como ilustrado na figura 23, o cabo de queda agregado 306 é inserido através da seção de inserção de cabo 365 para o cabo ramificada 305 possuindo um diâmetro de furo cor20 respondente ao diâmetro externo do cabo de queda agregado 306 e preso pela bucha com um par de porcas de ajuste 343 correspondente à seção de inserção de cabo 365.
Como ilustrado na figura 24, em uma parte de extremidade do cabo de queda agregado 306, uma seção de união à prova de água 323 é 25 formada pelo enrolamento de uma fita à prova de água 321 em torno de um feixe de todos os cabos de queda de núcleo único 313 constituindo o cabo em uma área a ser mantida com a placa de face de extremidade de vedação 371 da seção de entrada/saída de cabo 341 no fechamento 351. Uma seção de união de retenção 327 é formada pelo enrolar de uma fita de retenção 30 325 em torno de um feixe de todos os cabos de queda de núcleo único 313 constituindo o cabo em uma área a ser mantida com o dispositivo de retenção de cabo 373 da seção de entrada/saída de cabo 341. Uma pluralidade de cabos de queda não amarrados 313 é disposta em uma fileira na fita à prova de água 321 ou fita de retenção 325 como ilustrado na figura 25, e então é enrolada juntamente com a fita 321, 325 a partir de um lado de extremidade como ilustrado na figura 26, onde a se5 ção de união à prova de água 323 e a seção de união por retenção 327 são acabadas como um feixe substancialmente cilíndrico no qual uma pluralidade de cabos de queda 313 é disposta de forma espiral.
Para o preenchimento de espaços entre os cabos de queda 313 dispostos na superfície, pelo menos uma superfície da fita á prova de água 321 é formada a partir de um elastômero termoplástico (copolímero SEBS) possuindo um baixo grau de dureza e elasticidade. A espessura da fita à prova de água 321 é configurada para cerca de 1 a 2 mm.
A fita de retenção 325 é formada pela extrusão de um material de resina tal como polietileno ou polipropileno em um formato de fita e pos15 sui uma superfície formada com partes antideslizantes onduladas ou irregulares para impedir que os cabos de queda 313 entrem em contato com a superfície. A espessura da fita à prova de água 325 é configurada para cerca de 1 a 2 mm.
As partes antideslizantes são as que dão aspereza à superfície 20 com as irregulares mencionadas acima, por exemplo, pela gravação da superfície no momento da extrusão da resina. Uma fita metálica também pode ser utilizada como a fita de retenção 325. As irregularidades antideslizantes e similares para impedir o movimento dos elementos contatáveis também são formadas pela gravação da superfície nesse caso.
Na estrutura de encerramento para o cabo de queda agregado
306 explicado acima, a camada elastomérica da fita à prova de água enrolada em espiral 321 preenche os espaços entre os cabos de queda 313 adjacentes um ao outro na direção radial do espiral, vedando, dessa forma, os espaços nos cabos de queda 313 adjacentes um ao outro nas direções radi30 al e circunferencial, onde a seção de união à prova de água 323 na parte de extremidade do cabo de queda agregado 306 não perde a impermeabilidade na seção de inserção de cabo 365 mesmo quando coletivamente inseridos como um único cabo à prova de água possuindo um diâmetro grande em um estado enfeixado.
Visto que a fita de retenção enrolada em espiral 325 é intercalada entre os cabos de queda 313 adjacentes um ao outro na direção radial do 5 espiral e enrola os mesmos como um cabo de múltiplos núcleos no qual os cabos de queda adjacentes 313 são impedidos de deslizar com relação um ao outro, a seção de união de retenção 327 do cabo de queda agregado 306 pode manter e reter favoravelmente todos os cabos de queda 313 mesmo quando são coletivamente presos como um único cabo em um estado enfei10 xado possuindo um diâmetro maior por um par de porcas de ajuste 343.
Portanto, quando da inserção do cabo de queda agregado 306 através da seção de entrada/saída do cabo 341 do fechamento 351, a estrutura de encerramento para o cabo de queda agregado 306 de acordo com a sexta modalidade pode levar o cabo em um estado enfeixado para dentro e 15 para fora do fechamento 351, por exemplo, pela utilização da seção de inserção de cabo 365 para os cabos ramificada e porcas de inserção 343 como ilustrado na figura 23 sem utilizar as seções de inserção de cabo dedicadas 367 para inserir os cabos de queda um por um, possibilitando assim a redução do trabalho de armazenamento dentro do fechamento 351 e aper20 feiçoando a capacidade de trabalho. Mesmo um cabo de queda de múltiplas partidas incluindo cabos de queda cujo número excede o número estimado como sendo armazenáveis no fechamento existente 351 pode ser armazenado.
Visto que a fita à prova de água 321 utilizada para a formação 25 da seção de união à prova e água 323 possui uma superfície formada por um elastômero termoplástico possuindo um baixo grau de dureza e uma elasticidade, os cabos de queda de núcleo único 313 em contato com a superfície da fita aderem na superfície devido à essa deformação elástica, de forma que os espaços entre os cabos de queda adjacentes 313 sejam pre30 enchidos, o que possibilita a obtenção de impermeabilidade favorável.
A fita de retenção 325 utilizada para a formação da seção de união de retenção 327 possui uma superfície formada com partes antideslizantes, de forma que o deslizamento seja mais difícil de ocorrer quando mantido pelas porcas de ajuste 343, o que facilita a retenção.
Pela designação da seção de inserção 365 para os cabos ramificada para a seção de inserção de cabo para inserir a seção de união à pro5 va de água 323 do cabo de queda agregado 306 e as porcas de ajuste 343, que são dispositivos de retenção de cabo para os cabos ramificada, para os dispositivos de retenção para reter a seção de união de retenção 327 do cabo de queda agregado 306, o fechamento 351 empregando a estrutura de encerramento dessa modalidade é aplicável ao cabo de queda agregado de 10 múltiplas partidas 306 sem modificar a placa de face de extremidade de vedação existente 371 o dispositivo de retenção de cabo 373 e gerando trabalho.
O cabo de queda agregado encerrado 306 é inserido através da seção de inserção de cabo 365 para o cabo ramificada 305 na modalidade mencionada acima, mas pode ser inserido através da seção de inserção de cabo 363 para o cabo principal 303.
Breve Descrição dos Desenhos
a figura 1 é uma vista estrutural ilustrando um sistema de interconexão ótica equipado com a primeira modalidade do fechamento de conexão de cabo ótico de acordo com a presente invenção;
a figura 2 é uma vista em corte ampliada do cabo de alimentação e cabo ramificada ilustrado na figura 1;
a figura 3 é uma vista em corte ampliada do cabo de queda ilustrado na figura V1
a figura 4 é uma vista em corte ampliada do cabo de subraifica
ção ilustrado na figura 1;
a figura 5 é uma vista em perspectiva do fechamento de alimentação ilustrado na figura 1 em seu estado aberto;
a figura 6 é uma vista plana esquemática do módulo de conexão ilustrado na figura 5;
a figura 7 é uma vista em perspectiva do fechamento de distribuição ilustrado na figura 1 em seu estado aberto; a figura 8 é uma vista plana esquemática de cada módulo de conexão ilustrado na figura 7;
a figura 9 é uma vista em perspectiva do fechamento de queda ilustrado na figura 1 em seu estado aberto;
a figura 10 é uma vista plana esquemática do módulo de cone
xão ilustrado na figura 9;
a figura 11 é uma vista estrutural ilustrando outro sistema de interconexão ótica equipado com a segunda modalidade do fechamento de conexão de cabo ótico de acordo com a presente invenção;
a figura 12 é uma vista em perspectiva do fechamento de ali
mentação ilustrado na figura 11 em seu estado aberto;
a figura 13 é uma vista plana esquemática do módulo de conexa ilustrado na figura 12;
a figura 14 é uma vista em perspectiva do fechamento de distribuição ilustrado na figura 11 em seu estado aberto;
a figura 15 é uma vista estrutural ilustrando outro sistema de interconexão ótica equipado com a terceira modalidade do fechamento de conexão de cabo ótico de acordo com a presente invenção;
a figura 16 é uma vista em perspectiva do fechamento de queda ilustrado na figura 15 em seu estado aberto;
a figura 17 é uma vista plana esquemática do módulo de conexão ilustrado na figura 16;
a figura 18 é uma vista em perspectiva em corte ilustrando o fechamento de conexão de cabo ótico de acordo com a quarta modalidade da presente invenção;
a figura 19 é uma vista em perspectiva ilustrando uma seção de módulo do fechamento de conexão de cabo ótico na figura 18;
a figura 20 é uma vista em perspectiva em corte ilustrando o fechamento de conexão de cabo ótico de acordo com a quinta modalidade da presente invenção;
a figura 21 é uma vista em corte ilustrando o fechamento de conexão de cabo ótico de acordo com um exemplo modificado das quarta e quinta modalidades da presente invenção;
a figura 22 é uma vista dianteira de um modo de realização de um fechamento para guiar o cabo de queda agregado para dentro e para fora na estrutura de encerramento de acordo com a sexta modalidade da presente invenção;
a figura 23 é uma vista em perspectiva ilustrando a estrutura para manter o cabo de queda agregado na seção de entrada/saída de cabo do fechamento ilustrado na figura 22;
a figura 24 é uma vista em perspectiva da estrutura de encerramento para o cabo de queda agregado inserido na seção de entrada/saída de cabo ilustrada na figura 23;
a figura 25 é uma vista explicativa de um método de formação da seção de união à prova de água e seção de união por retenção ilustrada na figura 24;
a figura 26 é uma vista em corte de um estado onde uma fita
começa a ser enrolada em espiral a partir do estado ilustrado na figura 25;
a figura 27 é uma vista em corte tirada ao longo da linha B-B da
figura 24;
a figura 28 é uma vista em perspectiva de um exemplo do cabo de queda agregado na sexta modalidade;
a figura 29 é uma vista em perspectiva de outro exemplo do cabo de queda agregado na sexta modalidade;
a figura 30 é uma vista em perspectiva ilustrando a estrutura de uma seção de entrada/saída de cabo em um fechamento convencional;
a figura 31 é uma vista dianteira da placa de face de extremida
de de vedação ilustrada na figura 30; e
a figura 32 é uma vista dianteira da placa de face de extremidade de vedação 371 ilustrada na figura 31 no estado onde as seções de inserção de cabo para os cabos principal e de ramificação são abertas.

Claims (11)

REIVINDICAÇÕES
1. Fechamento de conexão de cabo ótico, compreendendo: uma caixa possuindo uma seção de armazenamento de módulo; e um módulo de conexão, armazenado na seção de armazenamento de módulo de forma a ser inserido e removido livremente, para conectar as primeira e segunda fibras óticas uma à outra; em que o módulo de conexão possui um corpo principal de módulo, primeiro e segundo conectores fixados ao corpo de módulo e respectivãmente conectados às primeira e segunda fibras óticas, e uma seção de conexão ótica, fornecida no corpo principal de módulo, para conectar os primeiro e segundo conectores um ao outro; e em que a seção de armazenamento de módulo é construída de forma a ser capaz de armazenar uma pluralidade de tipos de módulos de conexão possuindo a mesma estrutura de corpo principal de módulo e diferentes funções de conexão nas seções de conexão ótica.
2. Fechamento de conexão de cabo ótico, de acordo com a reivindicação 1, em que a seção de conexão ótica possui qualquer uma das funções de conexão direta dos primeiro e segundo conectores um ao outro, conectando os primeiro e segundo conectores um ao outro com uma conversão de número de núcleo e conectando os primeiro e segundo conectores um ao outro com a ramificação ótica.
3. Fechamento de conexão de cabo ótico, de acordo com a reivindicação 1, em que os primeiro e segundo conectores são fornecidos em uma parte de extremidade do corpo principal de módulo; e em que a seção de armazenamento de módulo possui uma estrutura para armazenar o módulo de conexão verticalmente com relação à caixa de forma que os primeiro e segundo conectores estejam voltados para o lado dianteiro da caixa.
4. Fechamento de conexão de cabo ótico, de acordo com a reivindicação 1, em que o conector é fornecido em uma parte de extremidade do corpo principal de módulo, enquanto o segundo conector é fornecido em outra parte de extremidade do corpo principal do módulo; e em que a seção de armazenamento de módulo possui tal estrutura para armazenar o módulo de conexão verticalmente com relação à caixa de forma que os primeiro e segundo conectores estejam voltados para os lados da esquerda e direita com relação ao lado dianteiro da caixa.
5. Sistema de interconexão ótica para a interconexão ótica aérea entre um cabo ótico do lado do provedor e um cabo ótico do lado do assinante, o sistema compreendendo: um primeiro cabo ótico conectado ao cabo ótico do lado de provedor; um segundo cabo ótico conectado ao cabo ótico do lado de assinante; um fechamento de lado de provedor conectando o cabo ótico do lado do provedor e o primeiro cabo ótico um ao outro; um fechamento de lado de assinante para conectar o cabo ótico de lado de assinante e o segundo cabo ótico um ao outro; e um fechamento intermediário para conectar os primeiro e segundo cabos óticos um ao outro; em que o fechamento de lado de provedor, o fechamento do lado de assinante, e o fechamento intermediário são, cada um, constituídos pelo fechamento de conexão de cabo ótico como definido na reivindicação 1, e possuem tipos respectivos de módulos de conexão diferentes um do outro.
6. Fechamento de conexão de cabo ótico utilizado para conectar uma primeira fibra ótica revestida em um primeiro cabo ótico e uma segunda fibra ótica revestida em um segundo cabo ótico uma à outra, o cabo ótico conectando o fechamento compreendendo: uma seção de módulo de divisor para divisão ótica da primeira fibra ótica revestida e conectando, dessa forma, a primeira fibra ótica revestida dividida dessa forma à segunda fibra ótica revestida ou uma seção de módulo de fibra revestida ramificada para converter múltiplos núcleos/núcleo único a primeira fibra ótica revestida e conectando a primeira fibra ótica revestida convertida dessa forma à segunda fibra ótica revestida; e uma seção de corpo principal para armazenar a seção de módulo; em que a seção de módulo é fornecida com um primeiro conector para conectar com a primeira fibra ótica revestida e um segundo conector para conectar com a segunda fibra ótica revestida.
7. Fechamento de conexão de cabo ótico, de acordo com a reivindicação 6, em que a seção de módulo de divisor e seção de módulo de fibra revestida ramificada possui formas externas respectivas idênticas uma à outra.
8. Fechamento de conexão de cabo ótico, de acordo com a reivindicação 6, em que a seção de módulo é disposta de forma a ser empilhada.
9. Fechamento de conexão de cabo ótico, de acordo com a reivindicação 6, em que a seção de módulo é disposta de forma a ser rotativa em torno de um eixo geométrico rotativo fornecido perto do primeiro conector.
10. Fechamento de conexão de cabo ótico, de acordo com a reivindicação 6, compreendendo adicionalmente uma seção guia em formato dentado, fornecida dentro da seção de corpo principal, para orientar a segunda fibra ótica revestida.
11. Fechamento de conexão de cabo ótico utilizado para conectar uma primeira fibra ótica revestida em um primeiro cabo ótico e uma segunda fibra ótica revestida em um segundo cabo ótico uma à outra, o fechamento de conexão de cabo ótico compreendendo: uma seção de módulo de divisor para dividir oticamente a fibra ótica revestida; uma seção de módulo de fibra revestida ramificada para converter múltiplos núcleos/núcleo único a fibra ótica revestida; e uma seção de corpo principal para armazenar as seções de módulo; em que uma dentre a seção de módulo de divisor e a seção de módulo de fibra revestida ramificada é fornecida com um primeiro conector para conectar com a primeira fibra ótica revestida; em que a outra dentre a seção de módulo de divisor e a seção de módulo de fibra revestida ramificada é fornecida com um segundo conector para conebtar com a segunda fibra ótica revestida; e em que cada uma das seções de módulo de divisor e seções de módulo de fibra revestida ramificada é fornecida com um terceiro conector para conectar com uma terceira fibra ótica revestida para conectar a seção de módulo de divisor e a seção de módulo de fibra revestida ramificada uma à outra.
BRPI0808854-3A 2007-03-12 2008-03-11 Fechamento de conexão de cabo ótico e sistema de interconexão ótica BRPI0808854A2 (pt)

Applications Claiming Priority (7)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2007-062475 2007-03-12
JP2007062475A JP2008224998A (ja) 2007-03-12 2007-03-12 光ケーブル接続用クロージャ及び光配線システム
JP2007150223A JP2008304601A (ja) 2007-06-06 2007-06-06 集合ドロップケーブルの端末処理構造及び該構造を適用したクロージャ
JP2007-150223 2007-06-06
JP2007257953A JP2009086464A (ja) 2007-10-01 2007-10-01 光ケーブル接続用クロージャ
JP2007-257953 2007-10-01
PCT/JP2008/054336 WO2008111572A1 (ja) 2007-03-12 2008-03-11 光ケーブル接続用クロージャ及び光配線システム

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0808854A2 true BRPI0808854A2 (pt) 2014-09-09

Family

ID=39759507

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0808854-3A BRPI0808854A2 (pt) 2007-03-12 2008-03-11 Fechamento de conexão de cabo ótico e sistema de interconexão ótica

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8254741B2 (pt)
EP (1) EP2128668A4 (pt)
BR (1) BRPI0808854A2 (pt)
HK (1) HK1141089A1 (pt)
MY (1) MY180503A (pt)
SG (1) SG179452A1 (pt)
TW (1) TWI422888B (pt)
WO (1) WO2008111572A1 (pt)

Families Citing this family (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2008111572A1 (ja) * 2007-03-12 2008-09-18 Sumitomo Electric Industries, Ltd. 光ケーブル接続用クロージャ及び光配線システム
JP5108730B2 (ja) * 2008-11-20 2012-12-26 住友電気工業株式会社 スプリッタモジュール
JP5108729B2 (ja) * 2008-11-20 2012-12-26 住友電気工業株式会社 スプリッタモジュール
JP5341487B2 (ja) * 2008-11-21 2013-11-13 住友電気工業株式会社 スプリッタモジュール
JP2010217275A (ja) * 2009-03-13 2010-09-30 Nippon Telegr & Teleph Corp <Ntt> スプリッタモジュール及びこれを備えた光ケーブル接続用クロージャ
US20130216187A1 (en) * 2011-08-17 2013-08-22 Douglas Ferris Dowling Distributed passive optical networks
US9274300B2 (en) 2013-04-22 2016-03-01 M2 Optics, Inc. High density enclosure for optical modules
US9057861B2 (en) * 2013-08-01 2015-06-16 International Business Machines Corporation Apparatus for cable organization
US10509187B2 (en) 2014-09-23 2019-12-17 Ppc Broadband, Inc. Universal multi-purpose compartmentalized telecommunications box
US10976512B2 (en) 2014-09-23 2021-04-13 Ppc Broadband, Inc. House box with mounting surface for mounted access
US9882362B2 (en) * 2014-09-23 2018-01-30 Ppc Broadband, Inc. Enclosure for controling access to different telecommunication components
CA2962267C (en) 2014-09-23 2023-02-14 Ppc Broadband, Inc. Universal multi-purpose compartmentalized telecommunications box
EP3201670A1 (en) 2014-09-30 2017-08-09 CommScope Connectivity Belgium BVBA System and method of fiber distribution
EP3542198A1 (en) * 2016-11-15 2019-09-25 CommScope Connectivity Belgium BVBA Optical and power network for modular equipment
US10359577B2 (en) 2017-06-28 2019-07-23 Corning Research & Development Corporation Multiports and optical connectors with rotationally discrete locking and keying features
ES2940350T3 (es) 2017-06-28 2023-05-05 Corning Res & Dev Corp Conectores de fibra óptica compactos que tienen varias huellas de conector, junto con conjuntos de cables y métodos de fabricación asociados
US11300746B2 (en) 2017-06-28 2022-04-12 Corning Research & Development Corporation Fiber optic port module inserts, assemblies and methods of making the same
US11668890B2 (en) 2017-06-28 2023-06-06 Corning Research & Development Corporation Multiports and other devices having optical connection ports with securing features and methods of making the same
CA3025542C (en) * 2017-11-30 2024-03-19 Belden Canada Inc. Fiber optic cassette system with slantable connector
EP3791221B1 (en) 2018-05-11 2023-09-06 PPC Broadband Fiber Ltd. Fiber splice closure
US11294133B2 (en) 2019-07-31 2022-04-05 Corning Research & Development Corporation Fiber optic networks using multiports and cable assemblies with cable-to-connector orientation
US11487073B2 (en) 2019-09-30 2022-11-01 Corning Research & Development Corporation Cable input devices having an integrated locking feature and assemblies using the cable input devices
EP3805827A1 (en) 2019-10-07 2021-04-14 Corning Research & Development Corporation Fiber optic terminals and fiber optic networks having variable ratio couplers
US11650388B2 (en) 2019-11-14 2023-05-16 Corning Research & Development Corporation Fiber optic networks having a self-supporting optical terminal and methods of installing the optical terminal
US11536921B2 (en) 2020-02-11 2022-12-27 Corning Research & Development Corporation Fiber optic terminals having one or more loopback assemblies
KR102211791B1 (ko) * 2020-06-10 2021-02-03 (주)유탑엔지니어링건축사사무소 건축물 지하통신구용 광케이블 접속함체의 트레이구조
US11604320B2 (en) 2020-09-30 2023-03-14 Corning Research & Development Corporation Connector assemblies for telecommunication enclosures
US11994722B2 (en) 2020-11-30 2024-05-28 Corning Research & Development Corporation Fiber optic adapter assemblies including an adapter housing and a locking housing
US11880076B2 (en) 2020-11-30 2024-01-23 Corning Research & Development Corporation Fiber optic adapter assemblies including a conversion housing and a release housing
US11927810B2 (en) 2020-11-30 2024-03-12 Corning Research & Development Corporation Fiber optic adapter assemblies including a conversion housing and a release member
US11686913B2 (en) 2020-11-30 2023-06-27 Corning Research & Development Corporation Fiber optic cable assemblies and connector assemblies having a crimp ring and crimp body and methods of fabricating the same
US11947167B2 (en) 2021-05-26 2024-04-02 Corning Research & Development Corporation Fiber optic terminals and tools and methods for adjusting a split ratio of a fiber optic terminal

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3136738A1 (de) * 1981-09-16 1983-03-31 Walter Rose Gmbh & Co Kg, 5800 Hagen "vorrichtung, insbesondere zur fuehrung und lagerung von in die vorrichtung im buendel ein- bzw. aus dieser ausgefuehrten lichtwellenleiter, sowie kammelement, insbesondere zum einsatz bei einer solchen vorrichtung"
US6360050B1 (en) * 2000-09-08 2002-03-19 Telect, Inc. High density fiber distribution tray system
JP3947010B2 (ja) 2002-01-18 2007-07-18 株式会社ジャパンリーコム 光ケーブル接続用クロージャ
JP2004093745A (ja) * 2002-08-30 2004-03-25 Asahi Glass Co Ltd 光ファイバ多心ケーブル、その終端構造および終端処理方法
JP3993062B2 (ja) * 2002-10-09 2007-10-17 株式会社ジャパンリーコム 光ケーブル接続用クロージャ
US6983095B2 (en) * 2003-11-17 2006-01-03 Fiber Optic Network Solutions Corporation Systems and methods for managing optical fibers and components within an enclosure in an optical communications network
JP4177781B2 (ja) 2004-04-02 2008-11-05 日本通信電材株式会社 ケーブル接続部用クロージャ
JP2005331692A (ja) * 2004-05-19 2005-12-02 Nippon Tsushin Denzai Kk 架空用光クロージャ及びテープ心線の配線方法
KR100724998B1 (ko) * 2004-10-27 2007-06-04 가부시키가이샤 도모에가와 세이시쇼 광섬유 구조체
JP4219918B2 (ja) * 2005-08-17 2009-02-04 太陽ケーブルテック株式会社 架空光ケーブルの配線設備
JP4786293B2 (ja) 2005-10-27 2011-10-05 株式会社ジャパンリーコム 光ケーブル接続用クロージャ
WO2008111572A1 (ja) * 2007-03-12 2008-09-18 Sumitomo Electric Industries, Ltd. 光ケーブル接続用クロージャ及び光配線システム

Also Published As

Publication number Publication date
MY180503A (en) 2020-11-30
EP2128668A4 (en) 2012-10-17
WO2008111572A1 (ja) 2008-09-18
HK1141089A1 (en) 2010-10-29
SG179452A1 (en) 2012-04-27
US20100074578A1 (en) 2010-03-25
US8254741B2 (en) 2012-08-28
EP2128668A1 (en) 2009-12-02
TW200907448A (en) 2009-02-16
TWI422888B (zh) 2014-01-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0808854A2 (pt) Fechamento de conexão de cabo ótico e sistema de interconexão ótica
US8437596B2 (en) System for an internal rotating storage spool combined with top and bottom cable access in a fiber distribution terminal
US10802236B2 (en) Fiber optic enclosure for retrofitting pedestals in the field
CN101263409B (zh) 用于通信线路和接头的护套及管理器
US7697812B2 (en) Enclosure and organizer for telecommunication lines and splices
CN101443684B (zh) 光纤分配缆线及其结构
US6181861B1 (en) Arrangement for branching a telecommunications cable containing several stranded elements with optical fibers
CA2531263C (en) Optical fiber termination apparatus, entry sealing members and methods for using the same
CN102197557B (zh) 机械式入线口
US8737786B1 (en) Fiber optic cable assembly
CN204045266U (zh) 电力电缆、牵引至光纤安装管或导管中的光纤装置以及混合缆线
BR112015018747B1 (pt) Fibra óptica de multi - portas
US20020122639A1 (en) Continuously accessible optical cable
BRPI0716236B1 (pt) Sistema de gerenciamento de circuito de fibras com bandejas de emenda e invólucro para telecomunicações
JP2009503589A (ja) ファイバ・トゥー・ザ・サブスクライバ用光ファイバケーブル及び組立体
EA019479B1 (ru) Монтаж волоконно-оптической сети
CN101253436A (zh) 用于通信线路和接头的护套
BR112020000901A2 (pt) arranjo de fan-out permanente
CN101657744B (zh) 光缆连接用接续盒及光缆配线系统
CN101872044B (zh) 光纤分配缆线及其结构
EP1991898A1 (en) A routing device for optical fibre systems
US6529669B1 (en) Cable junction box, particularly for optical fibers
JP4104513B2 (ja) 光ケーブル接続用クロージャ
US20230168456A1 (en) Dual-sided fiber routing trays, assemblies, and methods
AU2009208079A1 (en) Pulling grips for installing a fiber optic assembly

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL