BRPI0805655A2 - aparelho manipulador de núcleo de construção de pneumático e método - Google Patents

aparelho manipulador de núcleo de construção de pneumático e método Download PDF

Info

Publication number
BRPI0805655A2
BRPI0805655A2 BRPI0805655-2A BRPI0805655A BRPI0805655A2 BR PI0805655 A2 BRPI0805655 A2 BR PI0805655A2 BR PI0805655 A BRPI0805655 A BR PI0805655A BR PI0805655 A2 BRPI0805655 A2 BR PI0805655A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
core
tire
assembly
segment
support frame
Prior art date
Application number
BRPI0805655-2A
Other languages
English (en)
Inventor
William Dudley Currie
Dennis Alan Lundell
David Alan Henthorne
Mary Beth Dombrosky
Original Assignee
Goodyear Tire & Rubber
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Goodyear Tire & Rubber filed Critical Goodyear Tire & Rubber
Publication of BRPI0805655A2 publication Critical patent/BRPI0805655A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/0016Handling tyres or parts thereof, e.g. supplying, storing, conveying
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/06Pneumatic tyres or parts thereof (e.g. produced by casting, moulding, compression moulding, injection moulding, centrifugal casting)
    • B29D30/08Building tyres
    • B29D30/10Building tyres on round cores, i.e. the shape of the core is approximately identical with the shape of the completed tyre
    • B29D30/12Cores

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Heating, Cooling, Or Curing Plastics Or The Like In General (AREA)
  • Tyre Moulding (AREA)

Abstract

APARELHO MANIPULADOR DE NúCLEO DE CONSTRUçãO DE PNEUMáTICO E MéTODO Um aparelho de manipulação de núcleo de construção de pneumático para um núcleo de construção de pneumático segmentado, o núcleo incluindo uma pluralidade de segmentos de núcleo se estendendo em geral radialmente a partir de um eixo central. O aparelho de manipulação inclui uma armação de suporte; um mecanismo de engate de núcleo montado na armação de suporte para engatar de modo operativo um mecanismo corres- pondente no núcleo por meio do qual suspender o núcleo de construção de pneumático em uma orientação axial pré-selecionada ; e um mecanismo de transporte para tornar a localizar a armação de suporte com o núcleo de construção de pneumático na orientação axial selecionada entre uma pluralidade de estações em uma linha de cura de pneumático. Um mecanismo de transporte relocaliza a armação de suporte com o núcleo de construção de pneumático na orientação axial preferida entre uma pluralidade de estações na linha de cura de pneumático.

Description

"APARELHO MANIPULADOR DE NÚCLEO DE CONSTRUÇÃO DE PNEUMÁTICOE MÉTODO"
Campo da Invenção
A invenção presente se refere em geral a linhas de fabricação de pneumático au-tomáticas e mais especificamente a aparelho para manipular um núcleo de construção depneumático e pneumático em um sistema de fabricação de pneumático integrado.
Antecedentes da Invenção
É de conhecimento vulcanizar pneumáticos não curados ou crus usando um moldeem uma prensa de pneumático. Uma câmara de ar de pneumático é inserida dentro do mol-de e do pneumático cru, e inflada para pressionar o pneumático cru dentro do costado e dabanda de rodagem formando superfícies do molde quando são aplicados calor e pressão nopneumático para curá-lo. Depois de um tempo predeterminado, o molde é aberto e o pneu-mático curado é removido da prensa.
Devido à falta de controle inerente a expansão toroidal de uma carcaça de pneumá-tico em processos de construção de pneumático convencionais, foi proposto construir umpneumático a partir de componentes aplicados a um núcleo segmentado dimensionado econfigurado próximo do pneumático terminado. O Pedido de Patente U.S. N°. de série11/292.991, intitulado "TIRE BUILDING CORE LATCHING AND TRANSPORTMECHANISM", depositado em 2 de dezembro de 2005, e o Pedido de Patente U.S. N0.11/293, 397, intitulado ΉEATED TIRE BUILDING CORE ASSEMBLY AND METHOD", de-positado em 2 de dezembro de 2005, descrevem tal núcleo segmentado. No uso de tal nú-cleo para a construção de um pneumático é necessário manipular o núcleo e o pneumáticode estação em estação em uma linha de cura de pneumático. Um aparelho para realizar amanipulação de núcleo e pneumático é, conseqüentemente, desejado.
Sumário da Invenção
De acordo com um aspecto da invenção, é fornecido um aparelho de manipulaçãode núcleo de construção de pneumático para um núcleo de construção de pneumático seg-mentado, o núcleo incluindo uma pluralidade de segmentos de núcleo se estendendo emgeral radialmente a partir de um eixo central. O aparelho de manipulação inclui uma arma-ção de suporte; um mecanismo de engate de núcleo montado na armação de suporte paraengatar de modo operativo um mecanismo correspondente no núcleo por meio do qual sus-pender o núcleo de construção de pneumático em uma orientação axial pré-selecionada ; eum mecanismo de transporte para tornar a localizar a armação de suporte com o núcleo deconstrução de pneumático na orientação axial selecionada entre uma pluralidade de esta-ções em uma linha de cura de pneumático.
Em outro aspecto da invenção, o mecanismo de transporte move a armação de su-porte e o núcleo de construção de pneumático entre uma estação de manipulação de nú-cleo, uma estação montagem e desmontagem de núcleo; e uma estação de montagem demolde na linha de cura de pneumático.
Um aspecto adicional da invenção é fornecer uma montagem de trilho se estenden-do entre a pluralidade de estações, a armação de suporte incluindo uma montagem de vigade ligação atravessando de modo operativo a montagem de trilho entre a pluralidade de es-tações. A montagem de viga de ligação engata em e suspende o núcleo a uma altura sufici-ente para passar o núcleo sobre pelo menos uma da pluralidade de estações na linha decura de pneumático quando a montagem de viga de ligação atravessa entre a pluralidade deestações. O mecanismo de engate é capaz de elevar e abaixar o núcleo para engatar seleti-vãmente uma ou mais estações na linha de cura de pneumático.
De acordo com um aspecto adicional, é fornecido um método de manipular um nú-cleo de construção de pneumático, o núcleo incluindo uma pluralidade de segmentos denúcleo se estendendo em geral radialmente a partir de um eixo central. O método inclui:montar uma armação de suporte para mover entre uma pluralidade de estações em umalinha de cura de pneumático; engatar o núcleo em um mecanismo de engate montado naarmação de suporte; suspender o núcleo de construção de pneumático do mecanismo deengate de núcleo em uma orientação substancialmente vertical; e mover a armação de su-porte e o núcleo de construção de pneumático na orientação vertical entre a pluralidade deestações na linha de cura de pneumático.
Breve Descrição dos Desenhos
A invenção será descrita por meio de exemplo e com referência aos desenhos ane-xos em que:
A FIGURA 1 é uma vista em perspectiva dianteira de topo da montagem de linha decura de pneumático.
A FIGURA 2 é uma vista em perspectiva traseira de topo da montagem de linha decura de pneumático.
A FIGURA 3 é uma vista em perspectiva de um aparelho manipulador de núcleo.
A FIGURA 4 é uma vista em perspectiva da montagem de manipulador de núcleoinferior.
A FIGURA 5 é uma vista em perspectiva da montagem de manipulação de segmen-to de núcleo inferior.
A FIGURA 6 é uma vista em perspectiva da montagem de manipulação de segmen-to de núcleo inferior com partes removidas para ilustração.
A FIGURA 7 é uma vista em perspectiva da montagem de braçadeira de haste defundo.
A FIGURA 8 é uma vista em perspectiva da montagem de braçadeira de haste defundo com partes removidas para propósito de ilustração.A FIGURA 9 é uma vista em perspectiva do aparelho de suporte de segmento denúcleo.
A FIGURA 10 é uma vista em perspectiva da montagem de manipulação de seg-mento de núcleo inferior.
A FIGURA 11 é uma vista em perspectiva de uma das oito sub-montagens de pinode segmento de núcleo.
A FIGURA 11A é uma vista em seção através de uma parte da sub-montagem daFIGURA 11, tomada ao longo da linha 11A-11A.
A FIGURA 11B é uma vista em seção através de uma parte da sub-montagem daFIGURA 11, tomada ao longo da linha 11B-11B.
A FIGURA 12 é uma vista em perspectiva do aparelho descarregador de pneumáti-co mostrado com a montagem de sujeição de segmento de núcleo 40 na posição de coletade pneumático.
A FIGURA 13 é uma vista em perspectiva do aparelho descarregador de pneumáti-co de um lado oposto àquele mostrado na FIGURA 12, mostrado com a montagem de sujei-ção de pneumático rodada 180 graus da posição na FIGURA 12 para a posição de descar-regar.
A FIGURA 14 é uma vista em perspectiva lateral do manipulador de núcleo superior.
A FIGURA 15 é uma vista em perspectiva terminal do manipulador de núcleo superior.
A FIGURA 16 é uma vista em perspectiva de topo do mecanismo de sujeição desegmento de núcleo.
A FIGURA 17 é uma vista em perspectiva de fundo do mecanismo de sujeição desegmento de núcleo.
A FIGURA 17A é uma vista em seção longitudinal do mecanismo de sujeição desegmento de núcleo.
A FIGURA 18 é uma vista em perspectiva do mecanismo de engate de haste denúcleo superior.
A FIGURA 19 é uma vista em perspectiva longitudinal em seção parcial do meca-nismo de engate de haste de núcleo superior.
A FIGURA 20 é uma vista em perspectiva da estação de montagem/desmontagemde núcleo e um pneumático posicionado na mesma.
A FIGURA 21 é uma vista em perspectiva da estação de cura mostrando um pneu-mático curado se movendo da estação de montagem/desmontagem de núcleo.
A FIGURA 22 é uma vista em seção da estação de montagem/desmontagem denúcleo mostrada na FIGURA 1 tomada ao longo da linha 22-22.A FIGURA 23 é uma vista em perspectiva do manipulador de núcleo superior posi-cionando um pneumático sobre a estação de montagem/desmontagem de núcleo.
A FIGURA 24 é uma vista em perspectiva do manipulador de núcleo superior abai-xando o núcleo na estação de montagem/desmontagem de núcleo.
A FIGURA 25 é uma vista em perspectiva aumentada mostrada parcialmente emseção de uma parte do manipulador de núcleo superior, núcleo, e estação de monta-gem/desmontagem de núcleo identificada na FIGURA 24.
A FIGURA 26 é uma vista em perspectiva em seqüência à FIGURA 24 mostrandouma montagem de engate de haste inferior se elevando para engatar o núcleo na estaçãode montagem/desmontagem de núcleo.
A FIGURA 27 é uma vista em perspectiva aumentada mostrada parcialmente emseção de uma parte do manipulador de núcleo superior, núcleo, e estação de monta-gem/desmontagem de núcleo ilustrada na FIGURA 24.
A FIGURA 28 é uma vista em perspectiva em seqüência à FIGURA 26 mostrando aatuação do mecanismo de engate dentro do núcleo para liberar a haste de núcleo inferior,convertendo assim o núcleo em duas sub-montagens.
A FIGURA 29 é uma vista em perspectiva aumentada mostrada parcialmente emseção de uma parte do engate de atuação, e estação de montagem/desmontagem de nú-cleo ilustrada na FIGURA 28.
A FIGURA 30 é uma vista em perspectiva em seqüência à FIGURA 28 mostrandopinos de recepção de segmento movidos em posição através de janelas definidas entre bra-ços de suporte de núcleo na estação de montagem/desmontagem de núcleo.
A FIGURA 31 é uma vista em perspectiva aumentada dos pinos de recepção desegmento em posição entre os braços de suporte de núcleo como mostrado na FIGURA 30.
A FIGURA 32 é uma vista em elevação do manipulador de núcleo superior, núcleo,e estação de montagem/desmontagem de núcleo mostrando a montagem de suporte denúcleo se movendo para baixo para abaixar o núcleo nos pinos de recepção de segmento.
A FIGURA 33 é uma vista em perspectiva aumentada da montagem de suporte denúcleo se movendo para baixo para abaixar o núcleo nos pinos de recepção de segmento.
A FIGURA 34 é uma vista em perspectiva mostrando o manipulador de núcleo su-perior sendo movido para fora do caminho e o manipulador de segmento superior se mo-vendo para posição operativa.
A FIGURA 35 é uma vista em perspectiva aumentada mostrada em seção parcial onúcleo, manipulador de segmento superior, e estação de montagem/desmontagem de nú-cleo da FIGURA 34.
A FIGURA 36 é uma vista em perspectiva aumentada mostrada em seção parcialdo núcleo, manipulador de segmento superior, e estação de montagem/desmontagem denúcleo em seqüência à FIGURA 35 e mostrando um segmento chave sendo acionado parao centro na seqüência de desmontagem de núcleo.
A FIGURA 37 é uma vista em perspectiva mostrada em seção parcial do núcleo,manipulador de segmento superior, e estação de montagem/desmontagem de núcleo emseqüência à FIGURA 36 e mostrando um segmento de núcleo levantado em preparaçãopara transferência para armazenamento.
A FIGURA 38 é uma vista em perspectiva aumentada da parte da FIGURA 37 mos-trando um segmento de núcleo levantado em preparação para transferência para armaze-namento.
A FIGURA 39 é uma vista em perspectiva do pneumático sendo levantado e rodadodentro da posição de descarga.
A FIGURA 40 é uma vista em perspectiva aumentada de uma parte da FIGURA 39mostrando o pneumático na posição de descarga antes de ser deixado cair.
A FIGURA 41 é uma vista plana dianteira do manipulador de segmento superiormostrando os segmentos de núcleo posicionados na estação de armazenamento de segmento.
A FIGURA 42 é uma vista plana de topo esquemática do posicionamento dos seg-mentos de núcleo na estação de armazenamento de segmento tomada ao longo da linha42-42 da FIGURA 41.
Descrição Detalhada da Invenção
Referindo-se inicialmente às FIGURAS 1 e 2, a linha de cura 10 é mostrada comoparte de uma linha de fabricação de pneumático integrada. A linha de cura 10 é mostradaincluindo uma pluralidade de estações dispostas em uma disposição linear, no entanto, ou-tras disposições das estações de trabalho podem ser utilizadas, se desejado, para acomo-dar a instalação e/ou preferências do usuário. A linha de fabricação de pneumático constróium pneumático a partir de componentes aplicados em um núcleo segmentado, dimensiona-do e configurado próximo ao pneumático acabado. No Pedido de Patente U.S. N0. de série10/417.849, depositado em 17 de abril de 2003, intitulado "A METHOD FOR CURINGTIRES AND A SELF-LOCKING TIRE MOLD", incorporado por referência aqui, é descrito ummolde segmentado para moldar um pneumático. O molde tem um eixo central; uma plurali-dade de segmentos formando banda de rodagem, radialmente móveis; duas placas forman-do costado, uma placa formando costado de topo, e uma placa formando costado de fundo;um anel de travamento de topo tendo uma pluralidade de meios circunferencialmente espa-çados par travar os segmentos, cada meio para travar fornecendo uma trajetória angularpredeterminada para contrair radialmente os segmentos no fechamento do molde em umaposição travada. O molde segmentado para moldar um pneumático tem uma abertura au-mentada para aceitar uma montagem de pneumático cru. O molde pode aceitar o pneumáti-co cru e seu núcleo de construção internamente enquanto mantém as dimensões comoconstruído do pneumático muito próxima das dimensões como moldado.
O molde recebe uma montagem de núcleo de construção de pneumático, incluindosegmentos que se combinam para definir uma superfície de construção de pneumático anu-lar e incluindo um mecanismo de engate e manipulação. Tal núcleo é descrito no Pedido dePatente U.S. N0. de série 11/292.991, intitulado "TIRE BUILDING CORE LATCHING ANDTRANSPORT MECHANISM", depositado em 2 de dezembro de 2005, e Pedido de PatenteU.S. N0. de série 11/293.397, intitulado ΉEATED TIRE BUILDING CORE ASSEMBLY ANDMETHOD", depositado em 2 de dezembro de 2005, incorporados aqui por referência. O me-canismo fornece um meio positivo de fixação entra o núcleo de construção de pneumáticona fabricação de pneumático e qualquer uma das estações de construção, cura ou outrasenvolvidas no processo de fabricação. Pontos de fixação estão localizados em cada extre-midade do núcleo, úteis para transportar o núcleo entre estações. O mecanismo permite afixação/separação automática do núcleo em duas metades e fornece precisão e rigidez sufi-cientes para os movimentos exigidos para fabricação de pneumático de precisão. O meca-nismo consiste de uma interface em formato de cone dentro do cone junto com dedos deengate acionados por articulação.
A fim de curar o pneumático cru, pode ser empregada uma estação de cura depneumático, tal como aquela descrita no Pedido de Patente U.S. N0. de série 10/741.752,intitulado "A SINGLE STATION TIRE CURING METHOD AND APPARATUS", depositadoem 19 de dezembro de 2003, incorporado aqui por referência. Uma bobina ou grupo de bo-binas é posicionado em áreas circunjacentes do molde de pneumático que exigem a aplica-ção de calor preciso. O aquecimento é especificado através de um programa de receita for-necido para a unidade de controle.
A linha de cura 10 é pretendida para ser integrada na linha de fabricação de pneu-mático descrita acima para curar um pneumático cru construído em uma montagem de nú-cleo 15. A linha 10 inclui um manipulador de núcleo superior 12, aparelho de aprumo 14, euma estação de montagem de núcleo inferior 16 que engatam operativamente em uma mon-tagem de núcleo de construção de pneumático 15. A montagem de manipulador de núcleosuperior 12 é uma montagem móvel que em geral mova a montagem de núcleo 15 ao longoda linha de cura 10 entre uma estação de montagem de molde 18 e uma estação de cura 22tendo uma montagem de cúpula de calor de indução 24 posicionada adjacente à mesma.Uma montagem de manipulador de molde transpõe a linha de cura e move um molde mon-tado contendo a montagem de núcleo e pneumático 15 sob controle elétrico do painel decontrole 28 ao longo de uma montagem de trilho de transporte 30 entre a estação de cura22 e a estação de montagem de molde 18. Os painéis de controle de aquecimento de indu-ção 32 são posicionados adjacentes à montagem de cúpula de indução 24 e controlam ele-tricamente a montagem 24 por todo o ciclo de cura de aquecimento. Por toda a linha 10,uma interface de encaixe cônica 84 é usada nas estações 14, 16, 18 e 22 para acoplar coma metade inferior da montagem de núcleo e pneumático 15, onde localizar e posicionar amontagem de núcleo e pneumático 15 para operações conduzidas dentro de tais estações.
A FIGURA 3 ilustra em detalhe aumentado, a montagem de manipulador de núcleosuperior 12 construída como uma montagem de armação de suporte de ligação e posiciona-da para mover reciprocamente ao longo da montagem de trilho 30 de estação para estação.
A montagem de manipulador de núcleo superior 12 abrange o manipulador de núcleo inferi-or 16 e, com o manipulador de núcleo inferior 16, compreende uma estação de monta-gem/desmontagem de núcleo 34. A estação 34 inclui múltiplas montagens que interagem demodo operativo com a montagem de núcleo e pneumático. Tais montagens incluem umamontagem de braçadeira de haste de fundo 84, uma montagem de suporte de segmento denúcleo intermediária 82, uma montagem de manipulação de segmento inferior 80, e um apa-relho de descarregar pneumático superior 36. As montagens 84, 82, 80 e 36 constituem omanipulador de núcleo inferior 16 e são orientadas em geral em uma configuração mutua-mente empilhada como mostrado na FIGURA 3. As montagens 36, 80 e 82 são em geralcirculares em configuração, perifericamente orientadas em torno de uma abertura centralcircular comum 39. A montagem de braçadeira de haste de fundo 84 se projeta axialmentepara cima a partir do fundo da estação 34 para a abertura 39. Como serão explicadas, múl-tiplas operações são conduzidas na estação 34 dentro da linha de cura 10. Como usadaaqui, a estação de montagem e desmontagem de núcleo 34 é a combinação do manipuladorde núcleo inferior (sub-montagens 26, 80, 82 e 84) e o manipulador de núcleo superior 12.
Com referência às FIGURAS 4, 6, 12, 13 e 38, o aparelho de descarregar pneumá-tico 36 é parte do manipulador de núcleo inferior 16 e é mostrado posicionado no topo domanipulador 16 dentro da estação 34. O descarregador de pneumático 36 é suportado pormeio de uma coluna de suporte vertical 38 e inclui uma montagem de sujeição de pneumáti-co 40. A montagem 40 inclui uma placa de suporte superior circular 41 e uma placa de su-porte inferior 43 espaçada abaixo da placa superior 41. A abertura axial central se estendemedialmente através de cada uma das placas 41, 43. Espaçadas em torno da periferia daabertura 39 e voltadas para dentro estão várias pás de sujeição de pneumático em geralverticalmente orientadas, alongadas 42. oitos pás 42 são mostradas , mas mais ou menospodem ser empregadas se desejado. As pás 42 são em geral em formato de L tendo umaparte de placa vertical 44 e um flange de fundo horizontal 46 se estendendo dentro da aber-tura 39. Braços de articulação 48 conectam as pás 42 juntas para manter as pás em umaorientação radial com relação à abertura 39. Uma ligação de conexão superior 52 é aindafornecida para prender as pás juntas como mostrado. Conjuntos de braços de atuação supe-rior e inferior espaçados 52, 54 são pivotantemente acoplados em extremidades remotasnas pás 42 e pivotantemente acoplados em extremidades opostas em hastes pivôs 5δ. osbraços 52, 54 são ligados para agitar as pás 42 em uníssono ao longo de uma trajetória ar-queada radialmente para dentro e para fora quando os braços 52, 54 pivotam em torno dashastes pivô 58. As pás 42 são montadas para pivotar na extremidade remota dos braços 52,54 para manter uma orientação de sujeição de pneumático voltada radialmente para dentrona extensão mais interna da trajetória arqueada. As hastes pivôs 58 se estendem vertical-mente entre as placas 41, 43. Conseqüentemente, as pás 42 se movem alternadamente emuníssono entre uma posição de sujeição de pneumático radialmente mais interna e uma po-sição de liberação de pneumático radialmente mais externa na medida em que os braços54, 56 pivotam.
Um cilindro de ar 60 é montado e inclui um eixo de acionamento acoplado aos bra-ços 54, 56. O eixo de acionamento do cilindro 60 é ligado por uma articulação convencionalnos braços 54, 56 que são ligados em cada pá 42. Conseqüentemente, o eixo de aciona-mento do cilindro 60, por meio de movimento axial recíproco, confere movimento rotacionalaos braços 54, 56, que move os braços 54, 56 e as pás 42 conectadas nos mesmos entreas posições de sujeição e liberação de pneumático como descrito acima. Uma armação desuporte circular 62 suporta a montagem de sujeição de pneumático 40 e é presa a um pe-destal de suporte 64. Um mecanismo de parafuso esférico 66 é acionado por um servo-motor 68 e acopla por meio de articulação de acionamento 69 para elevar e abaixar a mon-tagem de descarga de pneumático 36 ao longo dos trilhos 70. Os trilhos 70 são espaçados eposicionados para se estender verticalmente para cima da coluna 38. Um motor de aciona-mento 72 é acoplado para rodar a montagem de sujeição de pneumático 40 em 180 grausentre as posições ilustradas nas figuras 12 e 13. A montagem 40 'pe montada no eixo 74. Omotor engata a haste 74 por meio da embreagem 76 para acionar o eixo 74, efetuando as-sim o movimento pivotante recíproco programado da montagem 40. Os cabos são direcio-nados para a unidade por meio do transportador de cabo 71. Um sensor de posição de codi-ficador 78 controla o movimento pivotante da montagem 40.
Referindo-se às FIGURAS 4, 5, 6, o aparelho de descarga de pneumático 36 émostrado posicionado em geral acima das sub-montagens restantes do manipulador de nú-cleo inferior 16, a saber a montagem de manipulação de segmento de núcleo inferior 80, umaparelho de suporte de segmento de núcleo central 82, e uma montagem de sujeição dehaste inferior 84. Como visto melhor a partir das FIGURAS 7 e 8, a montagem de sujeiçãode haste inferior 84 fornece um mecanismo de sujeição direcionado para cima 86 incluindoum suporte de tronco de cone 86 montado para mover verticalmente em maneira recíprocadentro da coluna de suporte 87. Um cilindro pneumático 104 é montado para mover o me-canismo 86 verticalmente ao longo dos trilhos 96. Um cilindro de ar 90 através de uma hastede acionamento 92 é acoplado para pivotar quatro elementos de engate 94 montados dentrode aberturas respectivas 95 dentro do suporte 88. Os quatro elementos de engate 94 resi-dem dentro das aberturas 95 espaçadas de modo eqüidistante e a noventa graus do suporteem tronco de cone 88. Os elementos de engate 94 são orientados por mola para uma posi-ção interna que coloca e retém os elementos de engate 94 dentro de detentores em umamontagem de haste de núcleo inferior 240. Os elementos de engate 94 são orientados pormola na posição engata interna até que a haste 92 se move axialmente para cima e levanteos elementos de engate 94 para fora e fora dos detentores de haste de núcleo respectivos,desse modo liberando a montagem de núcleo inferior do suporte de tronco de cone 88 comoserá explicado posteriormente. O Pedido de Patente U.S. N0. de série 11/292.991, incorpo-rado por referência aqui, mostra e descreve os mecanismos de fixação e liberação empre-gados entre a montagem de núcleo e um mecanismo de sujeição configurado similarmentecomo o mecanismo de sujeição 86.
O mecanismo de sujeição 86 se move alternadamente na direção vertical ao longode trilhos 96. Um pedestal de suporte livre 98 é fornecido. Os cabos de energia e controlesão direcionados para a montagem de sujeição de haste de fundo 84 a partir de uma torrede controle 100 ao longo de um suporte de cabo 102. Um cilindro de ar 104, com um meca-nismo de frenagem de sujeição de roda integrado 93, é montado na coluna de suporte verti-cal 106 e aciona alternadamente a montagem 86 ao longo de trilhos 96.
Referindo-se à FIGURA 9, o aparelho de suporte de segmento de núcleo é mostra-do em detalhe. Um par de elementos de base de suporte 108 suporta as colunas 110. Umaarmação retangular 111 é acoplada a uma extremidade superior das colunas 110. Entre aarmação 111 está uma armação de suporte de segmento móvel central 112. A armação desuporte 112 inclui uma placa circular 113. Circunferencialmente espaçado em torno de e seprojetando para cima a partir de uma superfície de topo da placa 113 está uma disposiçãocircular de braços em formato de L 114, cada um tendo uma almofada 116 afixada em umaextremidade remota. As almofadas 116 são compostas de material resistente abrasivo talcomo bronze ou plástico. Enquanto oito braços 114 são ilustrados, correspondendo ao nú-mero de segmentos dentro da montagem de núcleo inferior, mais ou menos braços podemser empregados se necessário para configurações de montagem de núcleo alternativas. Umpar de cilindros de ar com um mecanismo de frenagem 118 fixam nas colunas 110 e atuampara mover alternadamente a armação de suporte móvel 112 ao longo de trilhos 120 que seestendem ascendentemente ao longo dos lados voltados para dentro das colunas 110. Oconjunto circunferencial de braços em formato de L espaçados 114 define uma disposiçãocircular tendo um diâmetro que permite que cada um dos braços 114 suporte um componen-te de segmento respectivo de um núcleo segmentado 234.
As FIGURAS 5, 10, 11, 11A e 11B ilustram a montagem de manipulação de seg-mento inferior 80. A montagem de manipulação de segmento de núcleo inferior 80 é supor-tada em uma armação livre 122 por colunas de suporte 121 conectadas por reforços trans-versais de suporte 123. Uma disposição circular de oito sub-montagens de pino de segmen-to alternado se estendendo radialmente 124, 127 é posicionado em uma placa de topo supe-rior 125, as oito submontagens correspondendo a oito segmentos de núcleo compreenden-do o núcleo anular montado. Existem quatro sub-montagens de pino 124 para os segmentoschave 244 e quatro sub-montagens de pino 127 para segmentos de núcleo maiores 246.Mais ou menos sub-montagens 124, 127 podem ser usadas quando necessário para aco-modar mais ou menos segmentos de núcleo. Cada sub-montagem 124, 127 tem um servo-motor 126 acoplado por uma correia de acionamento positiva 128 no parafuso esférico 130.O parafuso esférico 130 é acoplado à sub-montagem de acionamento 132 axialmente aolongo de trilhos de guia 134 como mostrado na figura 11. Posicionado na extremidade dian-teira da armação móvel 132 e se projetando para cima está um pino 136 suportado pelobloco 138. o pino 136 se estende de uma superfície de suporte de segmento 140 situada emuma extremidade remota do bloco 138 e cada pino é fornecido com uma superfície remotade entrada convexa 142 para facilitar a inserção do pino 136 em uma abertura de recepçãode pino de segmento respectivo. Cada pino 136 é assim reciprocamente móvel em uma di-reção radial ao longo da placa 125 entre uma posição de engate de segmento interna e umaposição de armazenamento externa. A configuração da disposição de pinos na superfície125 é tal que os pinos 136 são posicionados para inserir em aberturas respectivas apropria-das se estendendo ascendentemente dentro de segmentos de núcleo respectivos. Um pro-tetor 144 cobre a correia 128. A montagem de pino inclinado 124 é representada naFIGURA 11 e representa uma montagem de engate de segmento chave. O núcleo segmen-to é montado a partir de segmentos chave menores 244 se alternando com segmentos denúcleo maiores 246 em uma disposição circular.
Durante a desmontagem do núcleo, as quatro montagens de pino de segmento 124e as quatro montagens de pino de segmentos grandes 127 estão na posição radialmentepara fora (FIGURA 10). Os pinos 136 das quatro montagens de engate de segmento chave124 se projetam em segmentos chave respectivos 244 a partir de baixo e os pinos 136 dasmontagens de engate de segmentos grandes 127 se projetam em segmentos grandes res-pectivos 246 a partir de baixo. Um pneumático curado 230 é posicionado no núcleo montado234. Os segmentos 244, 246 são movidos radialmente para o centro da montagem 15 e re-movidos um por um da abertura central do núcleo e do pneumático. Os segmentos chave244 são primeiro removidos, um por um. Cada segmento chave é movido radialmente paradentro por sua montagem 124 para o centro da montagem de núcleo e pneumático 15. Apartir da localização central, o segmento é apanhado por um manipulador de segmento su-perior 146 suportado pelo manipulador de núcleo superior 12. O segmento é levantado paracima e para fora da posição de núcleo central pelo manipulador 146 e transportado parauma estação de armazenamento no manipulador 12. A armação móvel 132 da montagem124 é então retraída radialmente para fora e colocada de volta em sua posição inicial. Umavez que todos os segmentos chave 244 foram removidos e armazenados, os segmentosmaiores 246 são removidos um por um em maneira similar.
Cada uma das quatro montagens de segmento chave 124 é construída para permi-tir o pino 136 suportado deste modo seja inclinado da posição de pino ereta da FIGURA 11,em uma orientação quase horizontal, inclinada mostrada na FIGURA 38. A inclinação decada montagem de segmento chave 124 ocorre quando a montagem é retraída em umaposição de armazenamento radialmente para fora depois de distribuir seu segmento chaveao manipulador 146 no centro da montagem de núcleo 15. Cada uma das quatro montagensde segmento chave 124 são inclinadas para baixo depois de descarregar seus segmentoschave respectivos e retornar para a posição de armazenamento radialmente para fora. Ainclinação descendente das montagens de segmento chave 124 permite folga suficientepara cada montagem de segmento maior 127 mover seu segmento maior 246 além dasmontagens de segmento chave adjacentes 124 para o centro da montagem de núcleo epneumático 15 para distribuição para o manipulador 146.
Na conclusão da desmontagem de núcleo, todas as montagens de manipulação desegmento 124, 127 são retornadas para suas posições de armazenamento radialmente parafora respectivas mostradas na FIGURA 10. as montagens de manipulação de segmentochave 124 são inclinadas para cima e para trás em uma orientação vertical em preparaçãopara o procedimento de re-montagem de núcleo. Na posição de armazenamento, as monta-gens de manipulação de segmento 124, 127 em geral assumem a forma do núcleo montado15. No entanto, a posição das montagens de manipulação de segmento chave 124 na loca-lização retraída é interna ligeiramente radial com relação às montagens de manipulação desegmento grande 127. O manipulador 146 distribui os dois segmentos de núcleo de voltapara as posições em seus pinos respectivos 136 em ordem inversa um por um, os segmen-tos maiores 246 primeiro, seguidos pelos segmentos chave 244. Depois que todos os seg-mentos 244, 246 estão em seus pinos respectivos, os segmentos chave 244 são movidosradialmente para fora para engatar contra os segmentos grandes adjacentes para formar oformato montado final do núcleo 15. Os segmentos chave 244 retêm os segmentos maiores246 no núcleo segmentado circular montado 234 pelo apoio de superfície para superfície desegmento referido em 262 da FIGURA 38. Assim, os segmentos chave 244 removidos emprimeiro lugar da disposição circular a fim de permitir a remoção dos segmentos maiores246 e retornados por último da disposição a fim de travar os segmentos de núcleo maioresno lugar.
Será apreciado que as montagens de manipulação de segmento chave 124 são si-milarmente construídas nas montagens de manipulação de segmento grande 127 excetoque as montagens 124 montam o pino de segmento 136 em um bloco pivotante 133 na ex-tremidade dianteira da montagem para facilitar a inclinação descendente do pino para folgacomo descrito acima. As montagens de manipulação de segmento 127 para cada segmentogrande 246 são similarmente construídas às montagens 124 exceto que a capacidade deinclinação e, portanto, o mecanismo não é necessário e, conseqüentemente, não presente.Cada pino 136 para as montagens maiores 246 é montado em um bloco fixo (não mostra-do). Será apreciado adicionalmente que os segmentos 244, 246 são removidos um por umdo centro da montagem de núcleo e pneumático 15 durante a desmontagem de núcleo paraimpedir o pneumático curado 120 no núcleo. Uma vez que o núcleo foi desmontado e opneumático descarregado, os segmentos de núcleo 244, 246 são movidos para baixo pelomanipulador 146 nos pinos 136 na posição radialmente para fora. O núcleo é assim re-montado em configuração final segmento por segmento.
Um cilindro de ativação 135 é montado na armação 132 e inclui uma haste de atua-ção acoplada no bloco de suporte de pino 138. A atuação do cilindro 135 atua para pivotar opino 136 de uma posição vertical de engate de segmento de núcleo (mostrada na FIGURA11) para uma posição de armazenamento que se aproxima da horizontal como na FIGURA38. Uma vez que todos os segmentos 244, 246 são desmontados, os pinos 136 das monta-gens de manipulação de segmento 124 são pivotados de volta em uma orientação verticalpara aguardar a re-montagem do núcleo 234.
As FIGURAS 14, 15 e 22 mostram a montagem de manipulador de núcleo superior12 para incluir um manipulador de segmento de núcleo superior 146 e um mecanismo deengate de haste superior 198. vigas de ligação formam uma montagem de armação de su-porte 148 que inclui uma armação 222 suportando o manipulador de segmento de núcleo146 e uma armação 224 para suportar o mecanismo de engate de haste superior 198. Aarmação 222 inclui uma armação interna verticalmente reposicionável 222A e uma armaçãoexterna 222B, e a armação 224 inclui uma armação interna 224A e uma armação externa224B. O manipulador de segmento de núcleo 146 inclui um mecanismo de manipulação desegmento de núcleo superior 150 (mostrado em detalhe pela FIGURA 16) que monta naarmação interna 222A. O manipulador de segmento de núcleo superior 146 ainda inclui umaestação de armazenamento de segmento de núcleo 152 adjacente ao mecanismo de mani-pulação 150. um par de placas horizontais espaçadas 153 está localizada dentro da estaçãode armazenamento 152, cada placa 153 suportando uma disposição linear de quatro ele-mentos de pino direcionados para cima, espaçados 151. Os pinos 151, quatro em cada ladoda estação de armazenamento 152, são dimensionados para inserção em um soquete desegmento de núcleo respectiva e funcionam para suportar um segmento de núcleo dentroda estação de armazenamento 152. Coletivamente, os oito pinos 151 recebem oito segmen-tos de núcleo em uma seqüência de desmontagem como será descrito, e armazenam tem-porariamente os segmentos até que o procedimento é invertido para a re-montagem do nú-cleo.
Uma caixa de engrenagens e o servomotor 154 são acoplados pelo acionamentode correia 156 para rodar um eixo vertical 158 por 360 graus. O eixo 158 desse modo roda omecanismo de manipulação de segmento de núcleo superior 150. Referindo-se àsFIGURAS 14, 17, 41 e 42, os pinos de armazenamento 151 dentro da estação de armaze-namento 152 se estendem de um bloco de suporte de pino respectivo 160. Cada um dospinos 151 está em uma localização específica na estação de armazenamento 152 determi-nada pelo segmento de núcleo designado para o pino. Cada segmento é apanhado peloapanhador de segmento de núcleo 174 na extremidade remota da montagem de manipula-ção de segmento de núcleo 150. O pino horizontal 184 do apanhador 174 é pivotado em umsoquete lateral de segmento 252 enquanto o pino vertical 1823 do apanhador 174 entra emum soquete vertical de segmento 250 (FIGURA 35). O flange de guia 173 auxilia no alinha-mento do pino vertical 182 em um soquete de segmento alvo. Uma vez que os pinos 182,184 são engatados em soquetes respectivos dentro de um segmento, o segmento é apa-nhado firmemente e pode ser movido radialmente para dentro e levantado para fora da dis-posição de segmento de núcleo quando a montagem de manipulação de segmento de nú-cleo superior 150 é movida para cima ao longo de trilhos de armação 167. O segmento le-vantado é transportado lateralmente pela montagem 150 ao longo dos trilhos 170 até atingirum pino pretendido 151 na estação de armazenamento de segmento 152. O segmento éentão abaixado no pino pretendido 151 e rodado por movimento pivotante do apanhador 174na posição representada na FIGURA 42. O segmento é liberado quando o pino horizontal184 é pivotado para fora do soquete lateral do segmento. A montagem 150 é elevada e po-de retornar para o núcleo por um procedimento inverso para localizar e recuperar outrosegmento de núcleo. O procedimento é invertido em uma seqüência inversa a fim de re-montar o núcleo superior durante uma operação de re-montagem de núcleo. Uma vez com-pletamente re-montado, o núcleo segmentado 234 está disponível para outra nova operaçãode construção de pneumático.
A localização de armazenamento de cad segmento de núcleo 244, 246 é predeter-minada dentro da estação de armazenamento 152 para corresponder com a seqüência emque os segmentos 244, 246 são desmontados e montados. Como discutido previamente, onúcleo 234 é construído a partir de segmentos chave menores cuneiformes alternados 244e segmentos de núcleo maiores 246. Os segmentos chave 244 aprisionam os segmentosmaiores 246 na configuração anular do núcleo 234 através de um apoio de superfícies desegmento chanfradas 262. Ver FIGURA 38. Conseqüentemente, os segmentos chave me-nores 244 são removidos em primeiro lugar para facilitar a remoção subseqüente dos seg-mentos de núcleo maiores 246. Cada um dos quatro segmentos chave 244 são removidos ecolocados na estação de armazenamento 152 em primeiro lugar, seguido pelos quatro seg-mentos maiores 246. O sequenciamento usado na desmontagem será entendido a partir daFIGURA 42, em que a localização de armazenamento na estação 152 dos segmentos chaveK1-K4 e os segmentos de núcleo maiores L1-L4 são identificados. Os segmentos chave K1-K4 são posicionados sobre pinos localizados no centro 151 enquanto os segmentos de nú-cleo L1-L4 são localizados em pinos externos 151 adjacentes ao mesmo segmento chaveque um dado segmento está em contato com a disposição de núcleo montada. Assim, osegmento de núcleo, por exemplo L4, no núcleo montado residirá perto do segmento chaveK1. A localização de armazenamento de cada segmento maior 246 adjacente a seu seg-mento chave vizinho 244 na estação de armazenamento 152 facilita a desmontagem do nú-cleo superior bem como facilita a re-montagem do núcleo em um procedimento inverso por-que a proximidade de pares de segmentos chave/grande vizinhos no núcleo é mantida naestação de armazenamento 152.
Em adição, uma face radialmente interna ou lado 251 de cada segmento 244, 246 éinclinada internamente dentro da estação 152 para um ponto central "P" entre os dois ladosda estação 152. O deslocamento rotacional do apanhador 174 necessário para depositar erecuperar cada segmento e desse modo minimizado. A orientação inclinada do lado diantei-ro 251 de cada segmento orienta o soquete vertical 250 e o soquete horizontal 252 de cadasegmento para o ponto central "P" onde o apanhador 174 é estacionado para prover o apa-nhador 174 com acesso orientado a cada segmento 244, 246 nas placas de estação de ar-mazenamento 153 adjacentes ao segmento vizinho ao segmento dentro do núcleo montado;acoplado com a inclinação radialmente interna do lado dianteiro 251 para o ponto "P" entreas placas de estação paralelas 173, facilita a montagem e desmontagem do núcleo superiore reduz o tempo de ciclo.
O mecanismo de manipulação de segmento de núcleo superior 150 é montado naarmação interna 222A que se move alternadamente ao longo de trilhos 167. Um servomo-tor/caixa de engrenagens 164 é acoplado para acionar a armação móvel 222A, e desse mo-do o mecanismo de manipulação de segmento de núcleo superior 150, ao longo de trilhosverticalmente orientados 167.
Como será visto na FIGURA 16, um servomotor 168 é montado para acionar o pa-rafuso esférico 172 que move o mecanismo de manipulação de segmento de núcleo superi-or 150 em uma direção radial ao longo de trilhos 170. Na extremidade remota do mecanismo150 é uma montagem de apanhador de segmento 174 incluindo uma placa de montagem175 a partir da qual uma projeção de entrada de guia 173 pende. O braço 177 pende daplaca de base 176 a um ângulo agudo. A montagem de apanhador de segmento 174 é co-nectada em uma extremidade remota do braço 177 em uma placa de montagem 175.
Com referência às FIGURAS 16, 17, 17A, e 38, uma montagem de suporte 179 seestende a partir de um lado inferior da placa de montagem 175. O cilindro de ar 178 é pivo-tantemente acoplado à montagem 179 no pino 181. Um braço de suporte 183 pende do ladode baixo da placa 175 e um pino de engate de segmento vertical 182 é preso por um para-fuso 185 no braço de suporte 183. O pino 182 se projeta para baixo do braço de suporte 183e é dimensionado para recepção descendente estreita em um soquete dentro de cada seg-mento de núcleo como será explicado. Um braço pivô pendente 180 é pivotantemente aco-plado na extremidade remota de uma haste de atuação de cilindro de ar 178 pelo pino 187.O braço pivô 180 é pivotantemente acoplado por um pino inferior 189 no braço de suporte183. A atuação do cilindro de ar 178 pivota o braço pivô 180 em torno de pontos pivô 189,onde move uma extremidade remota do braço pivô dentro e fora de uma passagem atravésdo elemento de braço 173. Preso a uma extremidade remota do braço pivô 180 é um pinode engate de lado de segmento 184 que move com a extremidade remota de braço pivôpara dentro e para fora da passagem 188 através do elemento de braço 173. Um comutadorde proximidade 186 é montado no braço de suporte 183 e controla a extensão na qual opino 182 é inserido dentro de cada segmento de núcleo detectando de modo proximal a pre-sença do segmento de núcleo.
Referindo-se às FIGURAS 14, 15, 18, 19 e 28, um motor/caixa de engrenagens165, 190, tendo um eixo de saída 192, é montado nba armação 148, e o eixo de acionamen-to 192 é acoplado na armação de manipulador de núcleo 224. O eixo de acionamento 192aciona um movimento vertical alternado da armação de manipulador de núcleo 224 ao longode trilhos 192. Montão em ou pendendo da armação 224 está um mecanismo de engate dehaste de núcleo superior 198 mostrado em detalhe nas FIGURAS 18 e 19. O mecanismo deengate de haste de núcleo superior 198 move de modo alternado na direção vertical na ar-mação interna 224A da montagem de armação 224. O mecanismo 198 como mostrado in-clui um bico em tronco de cone 200 tendo quatro elementos de engate circunferencialmenteespaçados 202. Os elementos 202 pivotam em torno de um pino pivô respectivo 203 dentrodas aberturas respectivas 205 entre uma posição engatada externa em que os elementos202 se projetam além de uma superfície externa do bico 200, e uma posição desengatadaretraída em que cada elemento de engate 202 está dentro de uma passagem respectiva205. Uma luva cilíndrica 204 se estende axialmente dentro de um alojamento superior 216do mecanismo 198 e uma haste de atuação coaxial 206 é posicionada dentro de um furoaxial 201 da luva 204. A haste de atuação é provida com uma tampa terminal 207. Um cilin-dro de ar 208 é posicionado acima do alojamento 216 em um alinhamento axial com a luva204 e inclui uma haste de depressão 209 acoplada por uma forquilha 213 na haste de atua-ção 206. O movimento axial da haste de atuação 206 opera o mecanismo de engate internona montagem de haste superior de uma montagem de núcleo de construção de pneumático15, permitindo ser destacado da montagem de haste inferior o estágio apropriado no pro-cesso de desmontagem de núcleo. Um par de cilindros de ar 210 monta em lados opostosdo alojamento 216 circundando a luva 204 e cada cilindro 210 tem uma haste de depressão215 que é acoplada a um suporte angular. Os suportes angulares 219 são posicionados emcada lado da luva 204 e são fixados a ela por meio de parafusos 218. Cada elemento deengate 202 se fixa na luva 204 por um encaixe 212. O mecanismo de engate de haste denúcleo superior 198 é abaixado movendo a armação 224 para baixo como descrito acimaaté que o bico 200 é recebido dentro de um soquete de montagem de haste superior de umamontagem de núcleo de construção de pneumático. Os elementos de engate 202 pivotampara fora para engatar os recessos dentro das paredes laterais de soquete de montagem dehaste. Ao encontrar o recesso, os elementos de engate 202 carregam para fora a força apli-cada pelos cilindros 210 em uma relação engatada com o recesso de núcleo. O mecanismode engate de haste de núcleo superior 198 é desse modo preso na montagem de haste su-perior de um núcleo de construção de pneumático.
O núcleo, subseqüente ao engate com o mecanismo de engate de haste 198, podeser levantado e abaixado axialmente pelo mecanismo 198 se deslocando ao longo dos tri-lhos 226. O Pedido de Patente U.S. N0. de série 11/292.991 descreve e mostra o mecanis-mo de engate empregado para fixar o mecanismo de engate de haste de núcleo superior198 na montagem de núcleo e pneumático 15.
A montagem de núcleo 15, uma vez fixada no mecanismo de engate 198, e trans-portada de estação para estação na linha de cura 10 pelo manipulador de núcleo superior12 se deslocando alternadamente ao longo da montagem de trilho 30. Como será visto apartir da FIGURA 21, o manipulador de núcleo 12 é configurado para suspender uma mon-tagem de núcleo e pneumático 125 fixada no mecanismo de engate 198 uma distância "H"acima dos pés 166 da armação 148. Como será evidente a partir das FIOGURAS 1 e 2, adistância "H" é de altura suficiente para criar uma folga entre a montagem de núcleo epneumático 15 suspensa do manipulador 12 e as estações 16, 18, 22 compreendendo alinha de cura 10. Conseqüentemente, a folga criada pela altura "H" permite o manipulador,por exemplo, transportar uma montagem de núcleo e pneumático curado 15 sobre uma se-gunda montagem de núcleo e pneumático em outra estação. Múltiplas unidades de núcleo emolde podem desse modo ser processadas simultaneamente em localizações diferentesdentro da linha 10 desse modo aperfeiçoando a eficiência reduzindo o tempo de ciclo.
Será apreciado que os elementos de engate 202 podem ser pivotados em uma po-sição não engatada retraída movendo axialmente a luva 204 dentro do mecanismo 1908para cima sob pressão dos cilindros de ar 210. A luva se move para cima fazendo as articu-lações puxarem os elementos de engate 202 para dentro até que cada elemento de engate202 deixe seu detentor respectivo nas paredes laterais da montagem de haste superior denúcleo e retraia cada elemento de engate 202 em sua abertura respectiva 205. Na posiçãoretraída, os elementos de engate 202 não se projetam além da superfície externa do bicoem tronco de cone 200. No movimento dos elementos de engate 202 dentro das aberturasrespectivas 205 na posição retraída, o bico 200 é liberado do soquete de montagem de has-te superior e o mecanismo de engate de haste superior 198 pode ser retirado do soquete dehaste superior pelo movimento vertical da armação de manipulador de núcleo 196.
Referindo-se coletivamente às FIGURAS 3, 12, 14, 15, 20, 21, 23, 25, o manipula-dor de núcleo superior 12 inclui quatro trilhos de guia verticalmente orientados formando aarmação externa 220B suportando a armação interna 222A para a manipulação de segmen-to de núcleo. A armação 224A similarmente se move verticalmente ao longo de um conjuntovertical de trilhos 226 para elevar e abaixar o mecanismo de engate 198. O mecanismo deengate 198 levanta a montagem de haste de núcleo superior 236 de uma montagem de nú-cleo e pneumático 15 estacionada no manipulador de núcleo inferior 16. O acesso aos seg-mentos de núcleo 244, 246 é desse modo facilitado. Depois disto, o manipulador 12 se mo-ve ao longo dos trilhos 30 até que a montagem de manipulação de segmento de núcleo su-perior 150 está acima do manipulador 16. Os segmentos são seqüencialmente desmontadosdo núcleo montado movendo os segmentos 244, 246 radialmente para dentro usando ummovimento coordenado entre a montagem 150 e a montagem de manipulação de segmentode núcleo 80 e então movendo axialmente os segmentos para escapar dos limites da mon-tagem de pneumático e núcleo 15 usando a montagem 150. O pneumático curado 230 élargado do descarregador 36 depois que o núcleo segmentado 234 foi desmontado. A re-montagem do núcleo é conduzida em maneira inversa. Alternativamente, os segmentos 224,246 podem ser removidos movendo-os radialmente para dentro usando somente a monta-gem 80 e então movendo-os axialmente com a montagem 150. Isto permite a montagemestar armazenado o segmento prévio enquanto o segmento corrente está sendo movidoradialmente, reduzindo assim o tempo de ciclo.
Como visto nas FIGURAS 25, 35, 36 e 38, a montagem de núcleo e pneumático 15é mostrada incluindo uma carcaça de pneumático 230 se estendendo entre um talão depneumático 232. A carcaça 230 monta em um núcleo segmentado 234 que inclui uma mon-tagem de haste de núcleo superior 236 tendo um soquete em tronco de cone 238 se esten-dendo no mesmo ao longo de um eixo de haste longitudinal. O núcleo 234 ainda inclui umamontagem de haste de núcleo inferior 240 tendo um soquete em tronco de cone 238 se es-tendendo no mesmo ao longo de um eixo de haste longitudinal. O núcleo 234 ainda incluiuma montagem de haste de núcleo inferior 240 tendo um soquete em tronco de cone 242 seestendendo no mesmo ao longo de um eixo de haste longitudinal. O corpo do núcleo 234 éem formato toroidal formado por uma pluralidade de segmentos chave pequenos de núcleo244 e segmentos grandes de núcleo 246 alternados, cada segmento tendo uma parte desuperfície externa que juntos definem uma superfície externa toroidal circundando um eixocentral. O núcleo 234 na configuração montada é adaptado para reter um pneumático cru nasuperfície externa toroidal. A carcaça de pneumático 230 é construída no núcleo 234 emuma estação de construção de pneumático (não mostrada). Na conclusão da operação deconstrução de pneumático, a montagem 15 que consiste do núcleo 234 e carcaça de pneu-mático cru 230 é transportada para o aparelho de aprumo 14 da linha de cura 10 onde amontagem 15 é aprumada de uma orientação horizontal axial para uma orientação axial-mente vertical. O manipulador de núcleo superior 12 atravessa os trilhos 30 para o aparelhode aprumo 14 onde o mecanismo de engate 198 é empregado para engatar na montagemde haste superior 236 da montagem de núcleo e pneumático 15. O mecanismo 198 levantaa montagem 15 e transporta a montagem 15 para a estação de montagem de molde 22 on-de um molde de múltiplos componentes é construído em torno da montagem 15.
Uma pluralidade de soquetes de conector elétrico 248 se estende nas extremidadesdos segmentos de núcleo 244, 246. Também disposto dentro das extremidades dos seg-mentos de núcleo 244 está um soquete de pino 250. Um furo se estendendo horizontalmen-te 252 se estende dentro da base de cada segmento 244, 246. Os segmentos 244, 246 sãocompostos de material adequado tal como alumínio, cada segmento tendo um elemento deaquecimento resistivo fixado no segmento para aquecer o segmento a uma temperaturadesejada durante o ciclo de cura. Os condutores elétricos 256 são fornecidos para proverenergia elétrica aos elementos de aquecimento de segmento. Os condutores 256 são eletri-camente conectados aos conectores dentro dos soquetes elétricos 248 de cada segmento.Os conectores dentro de soquetes 248 são engatados por pinos nas montagens de haste236 e 249. O Pedido de Patente U.S. N0. de série 11/292.991 descreve os componenteselétricos e mecânicos e os conectores conectando elétrica e mecanicamente as montagensde haste de núcleo superior e inferior 236, 240 com o núcleo segmentado 234.
A operação do aparelho descrito acima é como se segue. A estação de montageme desmontagem de núcleo de construção de pneumático 34 é uma parte da montagem delinha de cura 10. Seu propósito é receber um núcleo de construção de pneumático 15 comum pneumático recentemente curado 230 fixado a partir da estação de montagem de molde18, desmontar o núcleo de pneumático peça por peça a partir de dentro do pneumático cu-rado, transportar o pneumático curado para longe da zona principal da linha de cura 10, eentão tornar a montar o núcleo segmentado de construção de pneumático 234 e colocá-lode volta no processo de construção de pneumático. Toda esta atividade é de preferênciapára ser realizada em um modo totalmente automático sem um operador de máquina.
A linha de cura 10 é mostrada em um desenho preferido nas FIGURAS 1 e 2. Ou-tras disposições das estações diversas dentro da linha podem ser utilizadas para se ade-quar às preferências de ou facilidades do usuário. Como mostrado na FIGURA 1 e previa-mente explicado, as estações da linha de cura 10 são da direita para a esquerda:1. O aparelho de aprumo de pneumático 14, parcialmente oculto pelo manipuladorde núcleo superior 12 montado na montagem de transporte de trilho de linha de cura 30.
2. A estação de monta e desmontagem de núcleo de construção de pneumático 34consistindo da estação de montagem de núcleo inferior 16 e do manipulador de núcleo su-perior 12. As FIGURAS 1 e 2 mostram somente o manipulador de núcleo inferior 16 porqueo manipulador de núcleo superior 12 foi movido para a estação de aprumo de pneumático 14.
3. A estação de montagem de molde 18.
4. A estação de armazenamento e carregamento de molde 20, mostrada nasFIGURAS 1 e 2 com a montagem de transporte de molde ou manipulador 26 montado emoutra parte da montagem de transporte de trilho da linha de cura 30.
5. A estação de cura 22.
6. O guindaste de lança 236, usado para posicionar a cúpula de cura por indução.
A FIGURA 3 mostra a estação de montagem e desmontagem de núcleo de cons-trução de pneumático 34. Como descrito acima, a estação 34 é compreendida de duas mon-tagens principais. A estação de manipulador de núcleo inferior 16, que é fixado na monta-gem de placa de fundação de linha de cura, e a montagem de manipulador de núcleo supe-rior móvel 12, que é conectada à montagem de transporte de trilho de linha de cura 30 e semove entre o aparelho de aprumo de pneumático 14, a estação de montagem de núcleoinferior 16, e a estação de montagem de molde 18. A conexão na montagem de trilho 30 nãoé mostrada por clareza na FIGURA 3, e portanto, a montagem de manipulador de núcleosuperior 12 parece estar flutuando no espaço.
A montagem de manipulador de núcleo inferior 16 é mostrada nas FIGURAS 4 e 5.A FIGURA 6 mostra a montagem em uma vista em seção transversal. Esta montagem incluiquatro sub-montagens: a montagem de sujeição de haste de fundo 84, a montagem de su-porte de segmento de núcleo 82, e a montagem de manipulação de segmento de núcleo 80e o descarregador de pneumático 36.
A montagem de sujeição de haste de fundo 84 é mostrada nas FIGURAS 7 e 9.Sua função é remover metade da haste de núcleo de construção de pneumático, a saber amontagem de haste de núcleo inferior 240. A montagem de sujeição 84 é atuada pelo cilin-dro pneumático 104 e atravessa verticalmente no conjunto de trilhos de guia lineares 96. Aponta ou bico 88 da montagem de sujeição 84 é afunilado em um formato de tronco de conepara corresponder com o soquete afunilado 242 na montagem de haste de núcleo inferior deconstrução de pneumático 240. Uma braçadeira de haste no cilindro 104 é um mecanismode frenagem usado para manter a posição. Um segundo cilindro pneumático 90 atua umaarticulação na extremidade afunilada para prender a extremidade da montagem de haste denúcleo de construção de pneumático 240 como descrito previamente. A haste 92 atua oselementos de engate pivotantes 94 dentro de aberturas respectivas 95 para estender oselementos de engate 94 para dentro e para fora das aberturas de detentor no soquete emtronco de cone 242. Esta articulação de braçadeira e conexão de haste afunilada são usa-das na estação 14 bem como na estação 16 dentro da linha de cura 10 como será apreciadoa partir das FIGURAS 1 e 2. A articulação de sujeição e a conexão de haste afunilada po-dem ainda ser utilizadas em uma estação de construção de pneumático (não mostrada) parafornecer meios para conectar-se mecanicamente na montagem de núcleo 15.
A montagem de suporte de segmento de núcleo 82 é mostrada na FIGURA 9. Suafunção é suportar os segmentos de núcleo de construção de pneumático 244, 246 em oitolugares abaixo da área de talão de pneumático de modo que a montagem de haste de nú-cleo inferior 240 pode ser removida ou inserida. O suporte se move verticalmente nos trilhosde guia lineares 120 e é atuado por dois cilindros pneumáticos 118. As braçadeiras de hastenos cilindros saio usadas para manter a posição vertical desejada do suporte 82.
A montagem de manipulação de segmento de núcleo inferior 80 é mostrada nasFIGURAS 10, 11, 11A e 11B, e descrita em detalhes previamente. Oito pinos 136, um paracada um dos oito segmentos de núcleo 244, 246, são usados para suportar o núcleo deconstrução de pneumático 234 depois das montagens de haste inferior e superior 236, 240terem sido removidas. Cada pino 136 é movido radialmente em trilhos lineares 134 usandoum parafuso esférico 130 acionado por um servomotor 126. Ver FIGURAS 11, 11Ae 11B.
Este movimento radial é usado para puxar o segmento de núcleo respectivo para dentropara permitir a montagem de manipulação de segmento de núcleo superior 150 removê-lopara cima a partir do pneumático curado.
A montagem de descarregador de pneumático 36 é mostrada nas FIGURAS 12 e13 e descrita em detalhes previamente. A montagem de descarregador de pneumático 36agarra o diâmetro externo de um pneumático curado por meio das pás de sujeição 42 acio-nadas pelo cilindro pneumático 60 através dos braços 54, 56, quando os segmentos de nú-cleo de construção de pneumático 244, 246 estão sendo removidos, um por um. Depois dis-to, um descarregador levanta o pneumático sobre a montagem de manipulação de segmen-to inferior 80, roda 180 graus em torno do eixo 74 para a zona de queda do pneumático (ro-dado a partir da posição da FIGURA 12 para a posição de descarga da FIGURA 13) e abai-xa a montagem 36 por meio do parafuso esférico 66 ao longo dos trilhos 70 para a altura dequeda. O pneumático é liberado pelas pás 42 na altura de queda. O pneumático é assimmantido por oito pás 42 que são atuadas em uníssono a partir do cilindro pneumático único60 atuando na articulação de acionamento 54, 56. Uma braçadeira de haste de um tipo co-mum dentro da indústria opera na haste do cilindro 60 para manter a posição de articulaçãodesejada durante a operação de descarga. O descarregador é levantado usando o macacode parafuso esférico 66 acionado pelo servomotor 68. O sistema servo permite o posiciona-mento vertical preciso. A rotação de descarregador é obtida usando o motor de engrenagem72 com um acionamento de freqüência variável e retorno de codificador. Uma embreagem éusada para impedir dano à montagem se a trajetória de rotação se tornar inesperadamenterestringida. As FIGURAS 38, 39 e 40 ilustram seqüencialmente a operação de montagem36. A FIGURA 38 é uma vista em seção mostrando o engate de sujeição das pás 42 contrauma carcaça de pneumático 230, e as FIGURAS 39 e 40 , a carcaça 230 sendo levantada erodada para colocação em uma posição de descarga de pneumático e altura representadaspela FIGURA 40.
A estação de montagem de núcleo superior 12 é mostrada nas FIGURAS 14 e 15.
A estação 12 é compreendida de dois mecanismos 150, 198 suportados pelas sub-armações 222A, B e 224 A, B, respectivamente, dentro de uma armação externa comum148, que é montada na montagem de transporte de trilho 30 abaixo. O primeiro mecanismo,a montagem de manipulação de segmento de núcleo superior 150, tem três eixos primáriosde movimento e é usado para transportar os segmentos de núcleo individuais e os pinos 151na estação de armazenamento de segmento 152. O segundo mecanismo, a montagem demanipulação de núcleo superior 198, é usado para agarrar e remover a montagem de hastesuperior 236 do núcleo de construção de pneumático 234 'para expor os segmentos de nú-cleo individuais 244, 246 para remoção. É também usado transportar a montagem de núcleoe pneumático 15 com ou sem um pneumático nela, entre as estações na montagem de linhade cura 10. A montagem de manipulação de núcleo superior 198 pode posicionar a monta-gem de núcleo completa nestas estações, aparelho de aprumo de pneumático 14, monta-gem e desmontagem de núcleo 34; e montagem e desmontagem de molde 18.
A montagem de manipulação de segmento de núcleo superior 150 é montada emuma sub-armação 222A que é fixada na armação principal 222B através de quatro monta-gens de guia lineares. Três eixos de movimento são possíveis: levantamento vertical, rota-ção em torno do centro do pneumático, e movimento radial.
O controle de movimento vertical de precisão é obtido levantando ou abaixando asub-armação 222A usando duas correias de acionamento positivo 157, acionadas por umeixo de acionamento comum 193 conectado na saída de uma combinação de caixa de en-grenagens e servomotor 154 que usa uma correia de acionamento positivo 156 para rodar oeixo central 158 par a posição angular desejada. A rotação completa de zero a 360 graus épossível. Este eixo de acionamento 158 suporte a montagem de posicionamento radial 150mostrada na FIGURA 16. a montagem de posicionamento radial 150 usa outro conjunto deguias lineares 170 e um parafuso esférico 172 acionado por um terceiro servomotor 168para estabelecer a posição radial desejada para o cabeçote de apanhador de segmento denúcleo 174 que é mostrado nas FIGURAS 17 e 17A.
O cabeçote de apanhador 174 insere um pino de guia 182 no soquete de topo 250do segmento de núcleo, e então usa um cilindro pneumático 178 para atuar um braço dearticulação 180 para acionar um pino cônico 184 em um furo cônico 252 no segmento denúcleo. Comutadores de proximidade 186 montados no cilindro 178 detectam a posição dobraço de articulação 180, e um mecanismo de pé carregado por mola atua um comutador deproximidade para assegurar que o segmento de núcleo está presente.
A estação de armazenamento de segmento de núcleo ou área 152 consiste de du-as placas 153 com quatro pinos 151, cada um montado em cada lado da armação de mon-tagem de manipulação de segmento de núcleo superior 222. Os pinos 151 são similares aospinos 254 usados na estação de montagem de núcleo inferior 34 para reter os segmentosde núcleo no lugar até que a seqüência exija que o núcleo de construção de pneumático 234seja re-montado. Os pinos 151 são colocados tal que podem ser acessados usando somen-te os eixos vertical, rotacional e radial da montagem de manipulação de núcleo superior 150como mostrado no fundo da FIGURA 15 e nas FIGURAS 41 e 42.
A montagem de manipulação de núcleo superior 198 também usa uma sub-armação 224A se movendo em quatro montagens de guia lineares 226 para controlar o mo-vimento vertical similar à montagem de manipulação de segmento de núcleo superior 150.Um mecanismo telescópico é usado para conservar espaço, Duas armações intermediárias114A, uma em cada lado, são levantadas e abaixadas por duas correntes de acionamentopositivo 194, 196 conectadas a um eixo de acionamento comum 192 que é acionado a partirda saída de uma combinação de caixa de engrenagens e servomotor 165. Uma engrena-gem de pinhão 191A montada em cada armação intermediária 224A engata cremalheiras191B montadas na sub-armação e armação principal. Esta combinação de engrenagem depinhão e cremalheira permite que a sub-armação 114A se desloque duas vezes a distânciavertical na qual a armação intermediária se move. A montagem de apanhador de núcleo198, mostrada na FIGURA 18 e em seção transversal na FIGURA 19, é montada na sub-armação móvel 224A.
A montagem de apanhador de núcleo, alternativamente referida como o mecanismode engate de haste de núcleo superior 198, é designada para reter e transportar o núcleo deconstrução de pneumático montado compreendendo o núcleo 234 e montagens de haste236, 234, com ou sem um pneumático 230 nela, ou a montagem de haste de núcleo superi-or 236 sozinha. A ponta ou bico em tronco de cone 200 da montagem 198 é afunilado paracombinar com o soquete afunilado 238 na montagem de haste 236. Esta disposição de bicoem trono de cone e soquete é a mesma usada na montagem de sujeição de haste de fundo84 descrita acima. Uma vez que o bico 200 é engatado no soquete, uma articulação é atua-da usando dois cilindros pneumáticos 210 atuando em paralelo. A travas de haste nos cilin-dros mantêm a posição no caso de perda de pressão de ar. Um terceiro cilindro pneumático208 localizado no centro superior do eixo é usado para acionar uma haste longa 206 no cen-tro da montagem. Esta haste 206 atua o engate no centro do núcleo de construção depneumático 234 que mantém as duas metades da haste de núcleo juntas. Estender o cilin-dro 208 atua o engate, que separa as duas metades 236, 240 compreendendo a haste denúcleo de construção de pneumático.
Seqüência de Operações
A seqüência de operação será entendida a partir do seguinte com referência aosdesenhos.
Desmontagem - condições iniciais
1. Núcleo de construção de pneumático 234 com pneumático curado 230 fixado nomanipulador de núcleo superior 12 na estação de montagem de núcleo 34. FIGURAS 21, 22, 23.
2. Suporte de segmento de núcleo 82 estendido para cima.
3. Montagem de sujeição de haste de fundo 84 retraída (para baixo).
4. Montagem de manipulação de núcleo inferior 80 com pinos 136 retraídos (radi-almente para fora) para aumentar diâmetro para clareza.
5. Montagem de descarregador de pneumático 36 na posição de coleta sobre ocentro da montagem de manipulação de núcleo inferior.
Seqüência
1. Manipulador de núcleo superior 12 se move em posição com a montagem demanipulação de núcleo superior 198 diretamente acima da montagem de manipulação desegmento de núcleo inferior 80. FIGURAS 20, 21, 22 e 23.
2. Montagem de manipulação de núcleo superior 198 abaixa o núcleo de constru-ção de pneumático 15 no suporte de segmento de núcleo 82. Ver FIGURAS 24 e 25. Existeum suporte 114 para cada segmento de núcleo 15.
3. Montagem de sujeição de haste de fundo 84 se estende ascendentemente paraengatar a montagem de haste de núcleo inferior 240 do núcleo de construção de pneumáti-co 15. O cilindro 90 atua a articulação 92, 94 para prender. Ver FIGURAS 8, 26 e 27.
4. O cilindro central 208 na montagem de manipulação de núcleo superior 12 atuauma haste 206 que libera engates de sujeição carregados por mola 264, mantendo juntas asduas metades de haste 236, 240 no núcleo de construção de pneumático 15.
5. A montagem de sujeição de haste de fundo 84 se retrai (se move para baixo) praremover a metade de haste de fundo 24-0 do núcleo de construção de pneumático 15. Ossegmentos de núcleo são ainda suportados nos braços 114 da montagem de suporte desegmento de núcleo 82. Ver FIGURAS 28 e 29.
6. Os oito braços das montagens de pino 124, 1276, cada um com um pino 136 seestendendo para cima a partir da extremidade da montagem de manipulação de segmentode núcleo inferior 80, se estendem através dos espaços entre os braços 114 da montagemde suporte de segmento de núcleo 82 para posições que colocam os pinos 136 diretamentesob os furos nos segmentos de núcleo de construção de pneumático. Ver FIGURAS 11, 30e 31.
7. A pressão de ar nos cilindros 118 estendendo a montagem de suporte de seg-mento de núcleo 80 é abaixada. A montagem de manipulação de núcleo superior 12 abaixaos segmentos de núcleo 244, 246 nos oito pinos 136 nos braços da montagem de manipula-ção de segmento de núcleo inferior 80. Esta ação sobrecarrega a força nos cilindros de ar 118 da montagem de suporte de segmento de núcleo 80 fazendo-a baixar também até queos segmentos são engatados nos pinos 136. Então a montagem de suporte de núcleo 80 éabaixada em sua posição retraída extrema. A montagem de apanhador 40 da montagem dedescarregador de pneumático 36 é engatada para reter o pneumático 230. Ver FIGURAS 32e 33.
8. A metade superior 236 da haste de núcleo de construção de pneumático é remo-vida elevando a montagem de manipulação de núcleo superior 198.
9. Manipulador de montagem de núcleo superior inteiro 12 se desloca ao longo dotrilho 30 para a posicionar o centro da montagem de manipulação de segmento de núcleosuperior 150 diretamente acima do centro da montagem de manipulação de núcleo inferior 80.
10. Montagem de manipulação de segmento de núcleo superior 150 posiciona radi-almente, e abaixa para uma posição dentro do pneumático 230 para engatar o primeirosegmento chave do núcleo de construção de pneumático 234. Ver FIGURAS 34 e 35.
11. O eixo radial da montagem de manipulação de segmento de núcleo 150 e o ei-xo do braço da montagem de manipulação de segmento de núcleo inferior 80 são sincroni-zados eletronicamente juntos para puxar o primeiro segmento chave 244 radialmente nadireção do centro do pneumático 230. O formato do pneumático curado 230 pode exigir queo pneumático flexione ligeiramente para permitir que a parte mais larga do segmento chave 244 passe entre os talões do pneumático 232. Ver FIGURA 36.
12. O segmento chave 244 é então levantado elevando a montagem de manipula-ção de núcleo 150. Ver FIGURAS 37 e 38.
13. Montagem de manipulação de núcleo superior 150 move o segmento 244 paraum pino de armazenamento 151 localizado na armação principal do manipulador de núcleosuperior 12 usando uma combinação de movimentos de eixos vertical, rotacional e radial.Quatro segmentos são armazenados em cada lado da armação nas posições que corres-pondem à posição de cada segmento no núcleo montado 234 como descrito previamente.Cada segmento é rodado em uma orientação de recuperação preferida dentro da estaçãode armazenamento em que a face dianteira de cada segmento é inclinada para dentro parauma região central P entre as placas de armazenamento como explicado previamente.
14. As etapas 10-13 são repetidas para remoer os outros três segmentos chave-44. Os pinos 136 das quatro montagens de manipulação de segmento chave 124 da mon-tagem de manipulação de segmento inferior 80 são retraídas na posição radialmente parafora e inclinadas para baixo para permitir folga para a remoção subseqüente dos segmentosde núcleo maiores 246.
15. As etapas 10-13 são repetidas para remover os quatro segmentos grandes 246.
16. A montagem de manipulação de segmento de núcleo superior 150 move parauma posição de estacionamento, permitindo folga na medida em que o manipulador de mon-tagem de núcleo superior inteiro 12 se move para a estação de aprumo 14.
17.0 descarregador de pneumático 36 levanta para soltar os pinos da montagemde haste de núcleo inferior 240, roda 180 graus para a posição de descarga, e então abaixapara a altura de descarga. Ver FIGURAS 39 e 40.
18. A seqüência acima é então repetida em reverso a fim de re-montar o núcleo deconstrução de pneumático 234. Os pinos 136 das quatro montagens de manipulação desegmento chave 124 são inclinados de volta para a orientação vertical ereta. Os pinos desegmento 136 para os segmentos de núcleo 244, 246 estão na posição retraída (radialmen-te para fora) para recriar em geral a configuração do núcleo montado. Os pinos de segmento-136 para os segmentos chave 244 são posicionados radialmente para dentro a partir dospinos de segmento 136 para os segmentos de núcleo maiores 246. Os segmentos grandes-246 são colocados no lugar primeiro e colocados nos pinos respectivos 136. Os segmentoschave 244 são então colocados no lugar em seus pinos posicionados radialmente para den-tro respectivos 136. Os segmentos chave 244 são movidos radialmente para fora contra ossegmentos maiores 246 para configurar finalmente o núcleo montado 234. A montagem demetade de haste superior 236 é instalada seguida pela montagem de metade de haste infe-rior 240. Finalmente, o núcleo de construção de pneumático montado 234 é apanhado pelomecanismo de engate de haste superior 198 do manipulador de núcleo superior 12 e trans-portado para a estação de aprumo 14 para distribuição de volta para a área de construçãode pneumático.
19. Um pneumático verde completado chega na estação de aprumo 14 a partir daárea de construção de pneumático no núcleo de construção de pneumático 15. A estação deaprumo 14 roda o núcleo e o pneumático verde para uma orientação vertical.
20. O manipulador de núcleo superior 12 se move em posição, apanha o núcleo deconstrução de pneumático 15 com o mecanismo de engate de haste de núcleo superior 198e o transporta para a estação de montagem de molde 18 para carregar dentro de um moldepneumático.
21. O mecanismo de engate de haste de núcleo superior 198 libera o núcleo deconstrução de pneumático 15 e move com o manipulador de núcleo superior 12 para umaposição de armazenamento para aguardar por um núcleo para terminar a operação de curade modo que o ciclo pode começar novamente.
Seqüência alternada
Uma seqüência alternada para desmontagem pode ser utilizada para economizartempo de ciclo. Nas etapas 10 e 11 acima, os segmentos podem ser removidos usando so-mente a força fornecida pelo parafuso esférico 130 no braço de cada montagem de pino124, 127 da montagem de manipulação de segmento de núcleo inferior 80. Na seqüênciaalternativa, a unidade inferior 124, 127 moveria um segmento para o centro, livre do pneu-mático, onde então seria engatado pela unidade superior 150. Isto permitiria o segmentoseguinte ser empurrado para o centro enquanto a montagem de manipulação de segmentode núcleo superior 150 está ainda colocando o primeiro segmento em seu pino de armaze-namento 151. Esta seqüência alternada economizaria veios segundos do tempo de ciclototal.
Será apreciado que a linha de cura presente 10 é comercialmente aplicável à fabri-cação de todos os tipos de pneumáticos bem como itens diferentes de pneumáticos tais co-mo câmaras de ar e luvas. A linha 10 não é especifica de material e não é limitada somenteà fabricação de artigos de borracha. A presente invenção não envolve a prática convencio-nal na técnica de construção de pneumático em que os pneumáticos são fabricados emtambores de construção que são planos quando os componentes de pneumático são aplica-dos e então formam a carcaça de pneumático no formato que se aproxima daquele dopneumático curado. Em vez disto, a invenção acomoda pneumáticos construídos em seuformato curado final. O molde formata o exterior do pneumático, e os flanges de núcleo for-necem uma superfície sólida para manter o formato interno do pneumático durante a cura. Ainvenção desse modo fornece o meio para remover os segmentos de núcleo sólidos de den-tro de um pneumático curado.
Variações na presente invenção são possíveis à luz da descrição fornecida aqui.Enquanto certas modalidades representativas e detalhes foram mostrados para propósito deilustrar a invenção, será evidente para aqueles versados nesta técnica que várias mudançase modificações podem ser feitas na mesma sem se afastar do escopo da presente invenção.É portanto, para ser entendido que mudanças podem ser feitas em modalidades particularesdescritas, que estarão dentro do escopo pretendido completo da invenção como definidopelas reivindicações anexas seguintes.

Claims (10)

1. Aparelho de manipulação de núcleo de construção de pneumático para um nú-cleo de construção de pneumático segmentado, o núcleo incluindo uma pluralidade de seg-mentos de núcleo se estendendo em geral radialmente a partir de um eixo central, o apare-Iho de manipulação sendo CARACTERIZADO por:uma armação de suporte;um mecanismo de engate de núcleo montado na armação de suporte para engatarde modo operativo um mecanismo correspondente no núcleo por meio do qual suspender onúcleo de construção de pneumático em uma orientação axial pré-selecionada; eum mecanismo de transporte para tornar a localizar a armação de suporte com onúcleo de construção de pneumático na orientação axial selecionada entre uma pluralidadede estações em uma linha de cura de pneumático.
2. Aparelho de manipulação de núcleo, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o mecanismo de transporte move a armação de supor-te e o núcleo de construção de pneumático entre uma estação de manipulação de núcleo,uma estação montagem e desmontagem de núcleo; e uma estação de montagem de moldena linha de cura de pneumático.
3. Aparelho de manipulação de núcleo, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que montagem de trilho se estendendo entre a pluralidadede estações, a armação de suporte incluindo uma montagem de viga de ligação atravessan-do de modo operativo a montagem de trilho entre a pluralidade de estações
4. Aparelho de manipulação de núcleo, de acordo com a reivindicação 3,CARACTERIZADO pelo fato de que a montagem de viga de ligação engata em e suspendeo núcleo a uma altura suficiente para passar o núcleo sobre pelo menos uma da pluralidadede estações na linha de cura de pneumático quando a montagem de viga de ligação atra-vessa entre a pluralidade de estações.
5. Aparelho de manipulação de núcleo, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o eixo central de núcleo e pneumático de construçãode pneumático na primeira orientação axial é substancialmente vertical.
6. Aparelho de manipulação de núcleo, de acordo com a reivindicação 5,CARACTERIZADO pelo fato de que a armação de suporte atravessa entre a pluralidade deestações e compreende pelo menos uma montagem de viga de ligação suspendendo ope-rativamente o núcleo de construção de pneumático a uma altura suficiente para passar onúcleo sobre pelo menos uma da pluralidade de estações na linha de cura de pneumático, eo mecanismo de engata monta na montagem de viga de ligação.
7. Aparelho de manipulação de núcleo, de acordo com a reivindicação 6,CARACTERIZADO pelo fato de que o mecanismo de engate inclui um mecanismo de ajustevertical para elevar e abaixar de modo operativo o núcleo de construção de pneumático.
8. Aparelho de manipulação de núcleo, de acordo com a reivindicação 7,CARACTERIZADO por ainda compreender um mecanismo de desmontagem de segmentode núcleo montado na armação de suporte.
9. Aparelho de manipulação de núcleo, de acordo com a reivindicação 8,CARACTERIZADO pelo fato de que a armação de suporte posiciona operativamente o me-canismo de desmontagem de segmento de núcleo sobre pelo menos uma da pluralidade deestações.
10. Método de manipular um núcleo de construção de pneumático, o núcleo incluin-do uma pluralidade de segmentos de núcleo se estendendo em geral radialmente a partir deum eixo central, CARACTERIZADO por:a. montar uma armação de suporte para mover entre uma pluralidade de estaçõesem uma linha de cura de pneumático;b. engatar o núcleo em um mecanismo de engate montado na armação de suporte;c. suspender o núcleo de construção de pneumático do mecanismo de engate denúcleo em uma orientação substancialmente vertical; ed. mover a armação de suporte e o núcleo de construção de pneumático na orien-tação vertical entre a pluralidade de estações na linha de cura de pneumático.
BRPI0805655-2A 2007-12-21 2008-12-17 aparelho manipulador de núcleo de construção de pneumático e método BRPI0805655A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/962,242 US7891962B2 (en) 2007-12-21 2007-12-21 Tire building core manipulator apparatus

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0805655A2 true BRPI0805655A2 (pt) 2010-09-14

Family

ID=40455781

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0805655-2A BRPI0805655A2 (pt) 2007-12-21 2008-12-17 aparelho manipulador de núcleo de construção de pneumático e método

Country Status (5)

Country Link
US (1) US7891962B2 (pt)
EP (1) EP2072228B1 (pt)
JP (1) JP5481063B2 (pt)
CN (1) CN101518953B (pt)
BR (1) BRPI0805655A2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5775502B2 (ja) 2012-10-02 2015-09-09 住友ゴム工業株式会社 剛性中子の取り出し装置及びタイヤの製造方法
CN104476699A (zh) * 2014-12-22 2015-04-01 苏州景联精密机械有限公司 一种防滑垫块
IT201600119949A1 (it) * 2016-11-28 2018-05-28 Intereuropean Srl Apparato e metodo per la produzione di pneumatici
CN114376384B (zh) * 2022-01-12 2022-11-29 连云港佰腾科技信息有限公司 一种游泳圈自动投放设备

Family Cites Families (60)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US292991A (en) 1884-02-05 Machine for cutting heads of boxes
US1179898A (en) 1915-04-22 1916-04-18 Gutta Percha And Rubber Ltd Tire-molding machine.
GB167073A (en) 1920-07-15 1921-08-04 Dunlop Rubber Co Improvements in or relating to machines for making pneumatic tyre covers or casings
US1388255A (en) 1920-11-29 1921-08-23 A corpo
US1682620A (en) 1922-01-10 1928-08-28 Budd Edward G Mfg Co Apparatus for electrical vulcanizing
US2123586A (en) 1936-08-28 1938-07-12 Nat Rubber Machinery Co Tire building apparatus
GB549905A (en) 1941-07-29 1942-12-14 Dunlop Rubber Co Improvements in or relating to tyre building machines and cores therefor
FR1480193A (fr) 1966-03-11 1967-05-12 Dunlop Sa Tambour dilatable permettant la confection d'enveloppes pour bandages pneumatiques
FR1510912A (fr) 1966-11-15 1968-01-26 Tambour de galbage pour la confection d'enveloppes de pneumatiques
DE2002294A1 (de) 1970-01-20 1971-07-29 Krupp Gmbh Bombiertrommel
US3684621A (en) 1970-06-18 1972-08-15 Nat Standard Co Tire building drum
FR2125642A5 (pt) 1971-02-15 1972-09-29 Gazuit Georges
US3868203A (en) 1971-05-17 1975-02-25 Nrm Corp Tire molding machine
US3833445A (en) 1972-01-14 1974-09-03 Nat Standard Co Tire building apparatus for building tires
DE2409586B2 (de) 1974-02-28 1976-12-09 Zusatz in: 25 05 486 Continental Gummi-Werke AG, 3000 Hannover Vorrichtung zum ueberfuehren einer mit kernringen belegten karkasse fuer luftreifenrohlinge
US4075275A (en) * 1974-04-22 1978-02-21 Bridgestone Tire Company Limited Methods of casting pneumatic tires
IT1038996B (it) * 1975-06-13 1979-11-30 Pirelli Stampo per pneumatico e relativo metodo e dispositivo di manipolazione
FR2314821A1 (fr) 1975-06-20 1977-01-14 Zelant Gazuit Tambour de confection de pneus a carcasse radiale
AT339757B (de) 1975-10-03 1977-11-10 Polyair Maschinenbau Gmbh Vorrichtung zum giessen oder spritzen von fahrzeugreifen
US4045277A (en) 1976-05-11 1977-08-30 Uniroyal, Inc. Pneumatic tire building drum
IT1074070B (it) * 1976-09-13 1985-04-17 Pirelli Metodo e apparecchiatura perfezionata per manipolare automaticamente uno stampo con maschio rigido a settori per pneumatico
US4083672A (en) 1977-03-28 1978-04-11 The Firestone Tire & Rubber Company Automatic hub and apparatus for disassembly of the hub
IT1086200B (it) * 1977-05-19 1985-05-28 Pirelli Procedimento e relativo impianto per fabbricare pneumatici con stampaggio in piu' fasi
US4211592A (en) 1978-08-14 1980-07-08 Caterpillar Tractor Co. Method of building a closed tube-tire
DE2900565A1 (de) * 1979-01-09 1980-07-17 Bayer Ag Verfahren und vorrichtung zur reifenentformung bei segmentierten kernen
EP0054547A4 (en) 1980-06-25 1984-04-24 Caterpillar Tractor Co SAFETY DEVICE FOR A WORKPIECE CARRIER.
FR2597783B1 (fr) 1986-04-25 1988-08-26 Michelin & Cie Moule rigide pour le moulage et la vulcanisation de pneumatiques
IT1189672B (it) 1986-05-20 1988-02-04 Firestone Int Dev Spa Metodo per la realizzazione a caldo di pneumatici
IT1189673B (it) 1986-05-20 1988-02-04 Firestone Int Dev Spa Impianto di vulcanizzazione di pneumatici
US5201975A (en) 1987-11-13 1993-04-13 Bridgestone/Firestone Inc. Tire manufacture
IT1240509B (it) 1990-07-27 1993-12-17 Firestone Int Dev Spa Metodo di preriscaldamento, vulcanizzazione e stabilizzazione di pneumatici di veicoli
US6406576B1 (en) 1991-12-20 2002-06-18 3M Innovative Properties Company Method of making coated abrasive belt with an endless, seamless backing
IT1259599B (it) 1992-07-01 1996-03-20 Firestone Int Dev Spa Metodo per la realizzazione di pneumatici di veicoli stradali.
FR2708888A1 (fr) 1993-08-09 1995-02-17 Sedepro Procédé et appareil de vulcanisation de pneumatiques.
FR2715602A1 (fr) * 1994-02-02 1995-08-04 Sedepro Assemblage et vulcanisation de pneumatiques.
FR2720326A1 (fr) 1994-05-27 1995-12-01 Sedepro Assemblage et vulcanisation de pneumatique.
FR2749536A1 (fr) 1996-06-11 1997-12-12 Michelin & Cie Tambour d'assemblage d'un pneumatique
US6113833A (en) * 1997-07-22 2000-09-05 Bridgestone Corporation Segmented toroidal core for manufacturing pneumatic tires
US6318432B1 (en) 1997-11-28 2001-11-20 Pirelli Pneumatici S.P.A. Tire for vehicle wheels
DE19800289C2 (de) 1998-01-07 2000-03-16 Continental Ag Verfahren zur Herstellung von Luftreifen
JP3954195B2 (ja) 1998-04-06 2007-08-08 株式会社ブリヂストン タイヤ成型装置およびそれを用いたタイヤ成型方法
US6250356B1 (en) 1998-04-28 2001-06-26 Compagnie Géńerale des Etablissements Michelin - Michelin & Cie. Assembly drum and method for the manufacture of tires
JPH11320567A (ja) 1998-05-11 1999-11-24 Bridgestone Corp タイヤ加硫装置および加硫方法
JP4001441B2 (ja) 1999-06-18 2007-10-31 横浜ゴム株式会社 電磁誘導加硫機の加熱制御方法
JP2001079850A (ja) 1999-07-15 2001-03-27 Yokohama Rubber Co Ltd:The タイヤ加硫方法及びその装置
JP3668073B2 (ja) 1999-09-29 2005-07-06 株式会社神戸製鋼所 タイヤ製造方法
US6669457B2 (en) * 2000-02-21 2003-12-30 Pirelli Pneumatici S.P.A. Dismountable toroidal support for tire manufacture
DE60105767T2 (de) * 2000-02-21 2005-10-06 Pirelli Pneumatici S.P.A. Verfahren zum entfernen eines torusförmigen zusammenlegbaren kernes aus einem vulkanisierten luftreifen
BR0104575A (pt) 2000-02-21 2002-01-08 Pirelli Suporte toroidal desmontável para a fabricação de pneu
JP2002096403A (ja) 2000-09-21 2002-04-02 Yokohama Rubber Co Ltd:The タイヤ製造方法及びその装置
DE60108520T2 (de) 2000-12-06 2006-01-12 Pirelli Pneumatici Società per Azioni Verfahren zur herstellung; formung und vulkanisierung von reifen für fahrzeugräder
JP4429162B2 (ja) 2002-06-05 2010-03-10 株式会社ブリヂストン タイヤの成型方法及びタイヤ成型ドラム
US7459117B2 (en) 2003-04-17 2008-12-02 The Goodyear Tire & Rubber Company Method for curing tires using a self-locking tire mold
JP4275476B2 (ja) 2003-07-24 2009-06-10 株式会社ブリヂストン タイヤ製造用コア
US20050133149A1 (en) 2003-12-19 2005-06-23 Sieverding Mark A. Single station tire curing method and apparatus
FR2887175A1 (fr) * 2005-06-17 2006-12-22 Michelin Soc Tech Machine d'assemblage et de vulcanisation des pneumatiques perfectionnee
US7712504B2 (en) * 2005-06-17 2010-05-11 Michelin Recherche Et Technique S.A. Machine for assembling and vulcanising tires
JP4134138B2 (ja) 2005-10-05 2008-08-13 株式会社市丸技研 タイヤ加硫装置
US7621308B2 (en) * 2005-12-02 2009-11-24 The Goodyear Tire & Rubber Company Tire building core latching and transport mechanism
US20070125497A1 (en) 2005-12-02 2007-06-07 Lundell Dennis A Heated tire building core assembly and method

Also Published As

Publication number Publication date
US7891962B2 (en) 2011-02-22
JP2009149090A (ja) 2009-07-09
EP2072228A1 (en) 2009-06-24
US20090159183A1 (en) 2009-06-25
CN101518953B (zh) 2012-05-16
EP2072228B1 (en) 2011-09-14
CN101518953A (zh) 2009-09-02
JP5481063B2 (ja) 2014-04-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0805655A2 (pt) aparelho manipulador de núcleo de construção de pneumático e método
EP2072227B1 (en) Tire unloading apparatus and method in a curing line
EP2072238B1 (en) Apparatus and method for assembling, disassembling and storing a tire building core
US7854603B2 (en) Tire building core assembly and disassembly station
US7896632B2 (en) Apparatus for disassembling a tire building core
US7874822B2 (en) Tire building core segment manipulator apparatus
JPH0448608B2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.