BRPI0800104B1 - Veículo de viajar montado - Google Patents

Veículo de viajar montado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0800104B1
BRPI0800104B1 BRPI0800104-9A BRPI0800104A BRPI0800104B1 BR PI0800104 B1 BRPI0800104 B1 BR PI0800104B1 BR PI0800104 A BRPI0800104 A BR PI0800104A BR PI0800104 B1 BRPI0800104 B1 BR PI0800104B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
crankshaft
engine
vehicle
fan
clutch
Prior art date
Application number
BRPI0800104-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Mine Yutaka
Kawakami Satoshi
Original Assignee
Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha filed Critical Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha
Publication of BRPI0800104A publication Critical patent/BRPI0800104A/pt
Publication of BRPI0800104B1 publication Critical patent/BRPI0800104B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62MRIDER PROPULSION OF WHEELED VEHICLES OR SLEDGES; POWERED PROPULSION OF SLEDGES OR SINGLE-TRACK CYCLES; TRANSMISSIONS SPECIALLY ADAPTED FOR SUCH VEHICLES
    • B62M7/00Motorcycles characterised by position of motor or engine
    • B62M7/02Motorcycles characterised by position of motor or engine with engine between front and rear wheels
    • B62M7/06Motorcycles characterised by position of motor or engine with engine between front and rear wheels directly under the saddle or seat
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K2202/00Motorised scooters

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Details Of Gearings (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Connection Of Motors, Electrical Generators, Mechanical Devices, And The Like (AREA)
  • Arrangement Of Transmissions (AREA)
  • Seal Device For Vehicle (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Centrifugal Separators (AREA)

Abstract

veículo de viajar montado. problema - possibilitar fornecer acessórios como gerador, ventoinha de refrigeração, etc. em uma unidade de motor do tipo oscilante ao mesmo tempo restringindo uma largura do veículo. meios para resolução - uma motocicleta compreende uma unidade de motor do tipo oscilante incluindo um motor 40 tendo um eixo de manivela 41, uma polia de acionamento 51 conectado ao eixo de manivela 41 na esquerda do motor 40 para servir como transmissão para uma roda traseira 3gb através de uma correia dentada 52, um alternador 70 conectado ao eixo de manivela 41 à direita do motor 40, e uma ventoinha de refrigeração 80 conectada ao eixo de manivela 41 à direita do motor 40 para conduzir um ar externo f. a correia dentada 52 é fornecida em uma direção longitudinal de um veículo a ser disposta externamente do motor 40 da roda traseira 3gb em uma direção da largura do veículo. a unidade de motor do tipo oscilante é provida com uma caixa de embreagem de partida 57, na qual uma embreagem de partida 54 é acomodada. a caixa de embreagem de partida 57 é provida entre a polia de acionamento 51 e o motor 40.

Description

(54) Título: VEÍCULO DE VIAJAR MONTADO (51) Int.CI.: B62K 11/00 (30) Prioridade Unionista: 19/02/2007 JP 2007-038696 (73) Titular(es): YAMAHA HATSUDOKI KABUSHIKI KAISHA (72) Inventor(es): YUTAKA MINE; SATOSHI KAWAKAMI
VEÍCULO DE VIAJAR MONTADO
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção diz respeito a um veiculo de
viajar montado do tipo motoneta. unidade de motor do tipo
TÉCNICA ANTERIOR Convencionalmente, uma
oscilante (referida abaixo como unidade de motor do tipo
oscilante1 ) , em que um motor e uma unidade de transmissão para
transmissão de uma força motriz gerada pelo motor em uma roda traseira são feitos integrais e suportados por uma estrutura de corpo a ser capaz de oscilar, é extensamente usada em um veículo de viajar montado assim-chamado do tipo motoneta, em que uma parte de uma estrutura de corpo é formada na redondeza dos pés «· do viajante.
Λ 15 Com um veículo de viajar montado, em que uma unidade de motor do tipo oscilante é usada, é geral que uma unidade de transmissão, um gerador, e uma ventoinha são fornecidos ao longo de um eixo de manivela que se estende em uma direção da largura do veículo.
Um motor é fornecido em uma linha central do veículo, pela qual uma largura do veículo é dividida em duas metades, em vista de um equilíbrio de peso entre a esquerda e direita de um veículo de viajar montado. Também, uma unidade de transmissão, especificamente, uma parte de acionamento de correia inclusa em uma unidade de transmissão é fornecida na esquerda (um lado) de um motor para ficar separada de uma roda traseira para não impedir a rotação da roda traseira.
Em contraste com uma unidade de transmissão fornecida na esquerda de um motor, um gerador é fornecido à direita (o outro lado) de um motor para assegurar um equilíbrio de peso entre a esquerda e direita de um veículo de viajar montado. Também, uma ventoinha é fornecida externamente de um gerador em uma direção da largura do veículo (vide, por exemplo, Documento de Patente
D .
Com um veículo de viajar montado em que tal unidade de motor do tipo oscilante é usada, um sel-motor é em alguns casos fornecido para dar partida a um motor. 0 sel-motor é conectado em um eixo de manivela de um motor através de uma embreagem de partida para transmissão de uma força motriz do sel-motor. Para obter um efeito de refrigeração por um ar externo tirado por uma ventoinha, a embreagem de partida é em geral fornecida entre um gerador e um motor.
15 Documento de Patente 1 JP-A-2001-241310
REVELAÇÃO DA INVENÇÃO
PROBLEMAS QUE A INVENÇÃO É PARA SOLUCIONAR
Com o veículo de viajar montado do tipo motoneta descrito acima, um comprimento do veículo em uma direção longitudinal é aumentado quando um radiador é disposto em que região para frente de uma unidade de motor do tipo oscilante, contra a qual um vento de viagem está sujeito a chocar-se, especificamente, na redondeza de um tubo inferior que se estende descendentemente de um cano de descarga que suporta um garfo frontal para permitir a mesma volta.
Sobre isso, para obter um efeito de refrigeração por um ar externo tirado por uma ventoinha, é concebível dispor um radiador externamente da ventoinha em uma direção da largura do veículo.
Com a unidade de motor do tipo oscilante descrita acima, porém, uma vez que a ventoinha, o gerador, e a embreagem de partida são fornecidos ao longo do eixo de manivela à direita do motor, um espaço à direita do motor é já feito estreito. Portanto, quando um radiador for fornecido externamente da ventoinha em uma direção da largura do veículo, é causado um problema que uma largura do veículo é aumentada.
Sobre isso, é um objetivo da invenção fornecer um 10 veículo de viajar montado do tipo motoneta em que uma unidade de motor do tipo oscilante é usada e que pode fornecer acessórios como um gerador, uma ventoinha, etc. na unidade de motor do tipo oscilante ao mesmo tempo restringindo uma largura do veículo.
MEIOS PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS m 15 Para atingir o objetivo, uma primeira característica da invenção reside em um veículo de viajar montado (motocicleta 10) compreendendo uma unidade de motor do tipo oscilante (unidade de motor do tipo oscilante 20) incluindo um motor (motor 40) tendo um eixo de manivela (eixo de manivela 41) que se estende em uma direção da largura do veículo, uma unidade de transmissão (polia de acionamento 51) conectada ao eixo de manivela em um lado (por exemplo, o esquerdo) do motor para transmitir rotação do eixo de manivela a uma roda traseira (roda traseira 30b) através de um membro de transmissão (correia dentada 52), um gerador (alternador 70) conectado ao eixo de manivela no outro lado (por exemplo, o direito) do motor, e uma ventoinha (ventoinha de refrigeração 80) conectada ao eixo de manivela no outro lado do motor para conduzir um ar externo (ar externo F) ,
Figure BRPI0800104B1_D0001
e em que o membro de transmissão é fornecido externamente do motor na direção da largura do veiculo para estender-se da roda traseira em uma direção longitudinal do veiculo, a unidade de motor do tipo oscilante compreende um corpo de acomodação da embreagem de partida (caixa de embreagem de partida 57) para acomodar uma embreagem de partida (embreagem de partida 54) para transmissão de uma força motriz de um motor de arranque (sel-motor 59) , que dá partida ao motor, e o corpo de acomodação da embreagem de partida, é fornecida entre a unidade de transmissão e o motor.
De acordo com tal característica, a unidade de transmissão e o corpo de acomodação da embreagem de partida estão dispostos em um lado do motor, e o gerador e a ventoinha estão dispostos no outro lado do motor. Portanto, um espaço no outro lado do motor em que o gerador e a ventoinha estão dispostos, é inibido de ficar estreito, e um espaço em que outros acessórios veiculares (por exemplo, um radiador) estão dispostos, pode ser assegurado adequadamente no outro lado do motor sem um aumento na largura do veículo.
Uma segunda característica da invenção está relacionada à primeira característica da invenção e reside em que o corpo de acomodação da embreagem de partida compreende um alojamento (alojamento 57a) tendo uma superfície aberta aberta na direção da largura do veículo, uma tampa (tampa 57b) que cobre a superfície aberta, e um primeiro membro de vedação anular (anel 0 57c) fornecido entre o alojamento e a tampa, a tampa compreende uma porção do corpo de tampa em forma de placa (porção do corpo de tampa 57k) e uma porção de estrutura (porção de estrutura 571)
Figure BRPI0800104B1_D0002
yo fornecida ao longo de uma borda externa da porção do corpo de tampa para estender-se substancialmente perpendicular à porção do corpo de tampa, a porção de estrutura compreende uma superfície. de mancal (superfície de mancal 57d) oposta à superfície aberta, e a superfície de mancal é formada com um primeiro sulco anular (sulco anular 57j), dentro do qual pelo menos uma parte do primeiro membro de vedação é encaixada.
Uma terceira característica da invenção diz respeito à segunda característica da invenção e reside em também compreender um segundo membro de vedação (anel O 57f) através do qual o eixo de manivela é inserido, e que a porção do corpo de tampa é formada com um orifício de inserção de eixo de manivela (orifício de inserção 57h) através do qual o eixo de manivela é inserido, e o orifício de inserção de eixo de manivela é formado em uma superfície periférica interna deste com um segundo sulco anular (sulco anular 57i), dentro do qual pelo menos uma parte do segundo membro de vedação é encaixada.
Uma quarta característica da invenção diz respeito à terceira característica da invenção e reside em que a unidade de transmissão compreende uma polia de acionamento (polia de acionamento 51), em volta da qual o membro de transmissão é esticado, a polia de acionamento inclui uma porção de recepção do eixo de manivela (parte estacionária 51a, cubo de acionamento 51d) através do qual o eixo de manivela é inserido, uma primeira porção dentada (serrações 41b), que engasta com a porção de recepção do eixo de manivela, e uma segunda porção dentada (serrações 41c), que engasta com a embreagem de partida, são formadas em pelo menos uma parte de uma superfície periférica externa (superfície periférica externa 41a) do eixo de manivela em um lado em que o corpo de acomodação da embreagem de partida é fornecido, com uma linha central de veículo como uma referência, e uma porção plana não-dentada (porção plana 41d) é formada na superfície periférica externa posicionada entre a primeira porção dentada e a segunda porção dentada.
Uma quinta característica da invenção diz respeito à primeira característica da invenção e reside em que um radiador (radiador 90) é fornecido externamente da ventoinha na direção da largura do veículo e lateralmente da ventoinha.
Uma sexta característica da invenção diz respeito à primeira característica da invenção e reside compreendendo também uma cobertura de ventoinha (caixa da ventoinha 81), que cobre a ventoinha, e que a cobertura de ventoinha compreende uma porta de descarga (portas de descarga 81d, 81f) através da qual um ar externo (ar externo F) tirado pela ventoinha é descarregado, uma pluralidade de porções em forma de haste (porções em forma de haste 81e, 81f) é fornecida a um intervalo predeterminado na porta de descarga, e as porções em forma de haste são configuradas em seção transversal em uma direção, na qual o ar externo passa, a ser afunilada tornando-se estreita em direção do ar externo quando descarregado.
Uma sétima característica da invenção diz respeito à segunda característica da invenção e reside em que o corpo de acomodação da embreagem de partida armazena nele um líquido (por exemplo, um óleo) que esfria a embreagem de partida.
EFEITO DA INVENÇÃO
De acordo com a invenção, é possível em um veículo de
Figure BRPI0800104B1_D0003
viajar montado do tipo motoneta em que uma unidade de motor do tipo oscilante é usada, fornecer acessórios como um gerador, uma ventoinha, etc. na unidade de motor do tipo oscilante ao mesmo tempo restringindo uma largura do veiculo.
MELHOR MODO PARA REALIZAR A INVENÇÃO (Construção de um veiculo de viajar montado de acordo com a modalidade)
Subseqüentemente, uma modalidade de um veiculo do tipo de viajar em selim de acordo com a invenção será descrita com referência aos desenhos. Além disso, as mesmas partes ou similares nas figuras a seguir são denotadas pelos mesmos numerais de referência ou similares. Porém, deveria ser se lembrado que os desenhos são esquemáticos e razões de respectivas dimensões são diferentes das atuais.
Conseqüentemente, dimensões especificas, etc. deveríam ser determinadas levando em conta as descrições a seguir. Também, claro, estão incluídas partes, das quais relações e razões dimensionais são diferentes uma da outra entre as figuras.
(1) Construção esquemática inteira
Fig. 1 é uma vista lateral esquerda que mostra uma motocicleta 10 que faz um veículo de viajar montado de acordo com a modalidade. Como mostrado na Fig. 1, a motocicleta 10 é uma assim-chamada motocicleta do tipo motoneta, em uma porção inferior desta uma estrutura de corpo (não mostrada) é disposta quando comparada com as motocicletas gerais.
A motocicleta 10 inclui uma roda frontal 30a e uma roda traseira 30b, e usa uma unidade de motor do tipo oscilante 20
Figure BRPI0800104B1_D0004
que é composto de um motor 40 e uma caixa de transmissão 50 para dirigir a roda traseira 30b. A unidade de motor do tipo oscilante 20 é disposta abaixo de um assento 13, sob o qual um viajante está sentado.
O motor 40 é um motor do tipo de refrigeração com água em quatro tempos e disposto para ficar substancialmente horizontal .
A caixa de transmissão 50 é disposta na retaguarda e contígua ao motor 40. Um lado inferior de uma porção frontal da caixa de transmissão 50 é percorrido por uma estrutura de corpo. Um lado superior de uma porção traseira da caixa de transmissão 50 é suportado por uma unidade de amortecimento 12, que é fixada à estrutura de corpo para ser capaz de oscilar.
Além disso, de acordo com a modalidade, rodas raiadas são adotadas para a roda frontal 30a e para a roda traseira 30b. (2) Construção da unidade de motor do tipo oscilante
Subsequentemente, a construção da unidade de motor do tipo oscilante 20 de acordo com a modalidade, será descrita em detalhes com referência às Figs. 2a 14.
(2.1) Construção esquemática inteira da unidade de motor do tipo oscilante
Primeiro, a construção esquemática inteira da unidade de motor do tipo oscilante 20 de acordo com a modalidade será descrita. Fig. 2 é uma vista lateral esquerda que mostra o motor 40 e a caixa de transmissão 50 que constituem a unidade de motor do tipo oscilante 20 de acordo com a modalidade. Além disso, a Fig. 2 também mostra uma parte das estruturas internas do motor 40 e da caixa de transmissão 50.
Figure BRPI0800104B1_D0005
Um cano de entrada 40a é conectado a uma porção superior do motor 40. Um tubo de escape 40b é conectado a uma porção inferior do motor 40. Um braço 50a é formado na caixa de transmissão 50 para projetar-se para frente do lado inferior da porção frontal da caixa de transmissão 50.
A caixa de transmissão 50 acomoda uma unidade de transmissão (não mostrada) por que uma força motriz gerada pelo motor 40 seja transmitida à roda traseira 30b. A unidade de transmissão adota um mecanismo de transmissão automático do tipo de correia V.
Especificamente, a unidade de transmissão compreende uma polia de acionamento 51, uma correia dentada 52, e uma polia acionada 53. A polia de acionamento 51 é disposta na porção frontal da caixa de transmissão 50 e fixada em um eixo de manivela 41 que se estende do motor 40 em uma direção da largura do veiculo A polia acionada 53 é disposta na porção traseira da caixa de transmissão 50. A correia dentada 52 é esticada em volta da polia de acionamento 51 e da polia acionada 53.
Fig. 3 é uma vista exibindo uma seção transversal esquemática da caixa de transmissão 50 triada na.linha A-A na Fig. 2. Na Fig. 3, representação com traços finos na figura é omitida.
Como mostrado na Fig. 3, o motor 40 é disposto em uma linha central do veiculo C, pela qual uma largura do veiculo é dividida substancialmente em duas metades. Um cilindro 42 simples é formado no motor 40. Fornecidos no cilindro 42 são um pistão 43 e uma haste de conexão 44 para conexão do pistão 43 e do eixo de manivela 41.
Figure BRPI0800104B1_D0006
A caixa de transmissão 50 acomoda nela o eixo de manivela 41, um alternador (gerador) 70, uma embreagem de partida 54, a polia de acionamento 51, a correia dentada 52, a polia acionada 53, um eixo de acionamento 55, e um eixo de roda traseira 56.
O alternador 70 é conectado ao eixo de manivela 41 à direita da linha central do veiculo C. Uma ventoinha de refrigeração 80 é conectada ao eixo de manivela 41 à direita do alternador 70 para conduzir um ar externo F para um radiador 90, etc.
radiador 90 é disposto à direita da ventoinha de refrigeração 80. Uma parte da ventoinha de refrigeração 80 é coberta por uma caixa da ventoinha 81.
A embreagem de partida 54 é conectada ao eixo de ♦ 15 manivela 41 na esquerda da linha central do veiculo C. Embreagem de partida 54 transmite uma força motriz de um sel-motor 59 (não mostrado na Fig. 3. Vide Fig. 9) que dá partida ao motor 40, para o eixo de manivela 41.
A embreagem de partida 54 é acomodada em uma caixa de 20 embreagem de partida 57. Um óleo é armazenado na caixa de embreagem de partida 57. A polia de acionamento 51 é conectada ao eixo de manivela 41 na esquerda da caixa de embreagem de partida 57. A correia dentada 52 é fornecida em uma direção longitudinal a ser separada externamente do motor 40 da roda traseira 30b na direção da largura do veiculo. A polia acionada 53 é conectada ao eixo de acionamento 55. O eixo da roda traseira 56 é disposto na retaguarda do eixo de acionamento 55.
Além disso, uma roda raiada 32 é conectada ao eixo da
Figure BRPI0800104B1_D0007
roda traseira 56. Um pneu 31 é montado na roda raiada 32.
(2.2) Construção de gerador, ventoinha de refrigeração, e radiador
Subseqüentemente, a construção do alternador 70, da ventoinha de refrigeração 80, e do radiador 90 mostrada na Fig. 3 será descrita. Fig. 4 mostra a construção do alternador 70, da ventoinha de refrigeração 80, e do radiador 90 mostrada na Fig. 3.
O alternador 70 inclui um rotor de magneto volante 71 10 e um estator de magneto 72. O rotor de magneto volante 71 é fixado a uma extremidade da ponta do eixo de manivela 41 por uma porca 73. O estator de magneto 72 é fixado à caixa de transmissão 50.
A ventoinha de refrigeração 8 0 é fixada a uma superfície da parte de trás do rotor de magneto volante 71 por um , 15 parafuso 82. Ou seja, a ventoinha de refrigeração 80 e o rotor de magneto volante 71 giram juntos sob rotação do eixo de manivela 41. Uma parte da ventoinha de refrigeração 80 é coberta pela caixa de ventoinha 81.
A caixa de ventoinha 81 é fornecida contígua à caixa 20 de transmissão 50. A caixa da ventoinha 81 é formada com um orifício de caixa 81a através do qual um ar externo F é tirado. Sob rotação da ventoinha de refrigeração 80, um ar externo F é deixado através do orifício de caixa 81a esfriar o radiador 90, o alternador 70, etc.
O radiador 90 tem uma água de refrigeração, que é aquecida pelo cilindro 42, esfriada por um ar externo F introduzido pela ventoinha de refrigeração 80.
(2.2.1) Forma detalhada da caixa de ventoinha
Subsequentemente, uma explanação será dada para uma forma detalhada da caixa da ventoinha 81 mostrada na Fig. 4. Fig. 5 é uma vista de cima que mostra a caixa da ventoinha 81 como vista de dentro.
Como mostrado na Fig. 5, a caixa da ventoinha 81 inclui uma porção plana 81b formada com o orifício de caixa 81a e uma porção de estrutura 81c que circunda a ventoinha de refrigeração 80. Além disso, de acordo com a modalidade, a caixa de ventoinha 81 é formada de uma liga de alumínio.
A porção de estrutura 81c é formada na frente do veículo e nos lados traseiros deste com portas de descarga 81d, 81f através das quais um ar externo F introduzido pela ventoinha de refrigeração 80 é descarregado. Fornecida nas portas de descarga 81d, 81f está uma pluralidade de porções em forma de haste 81e, 81g, que impedem a invasão de substâncias estranhas do lado de fora.
Fig. 6 é vista que mostra a caixa da ventoinha 81 como vista na direção C na Fig. 5. Como mostrado na Fig. 6, as respectivas porções em forma de haste 81e são configuradas para se afilar tornando-se finas em direção à linha central do veículo C da porção plana 81b. Também, de acordo com a modalidade, as respectivas porções em forma de haste 81e são fornecidas em intervalos substancialmente iguais.
Fig. 7 é uma vista secional transversal que mostra as porções em forma de haste 81e e tirada ao longo da linha D-D na Fig. 6. Como mostrado na Fig. 7, as respectivas porções em forma de haste 81e são configuradas em seção transversal a ser afiladas (afiladas para fora) ficando estreitas para um ar externo F
Figure BRPI0800104B1_D0008
quando descarregado.
(2.3) Construção de embreagem de partida, caixa de embreagem de partida, e polia de acionamento
Subseqüentemente, uma explanação será dada à construção da embreagem de partida 54, da caixa de embreagem de partida 57, e da polia de acionamento 51 mostradas na Fig. 3. Fig. 8 é uma vista que mostra a construção da embreagem de partida 54, da caixa de embreagem de partida 57, e da polia de acionamento 51 mostradas na Fig. 3.
A caixa de embreagem de partida 57 acomoda nela a embreagem de partida 54 e armazena nela um óleo lubrificante. Especificamente, a caixa de embreagem de partida 57 inclui um alojamento 57a, uma tampa 57b, e um anel 0 57c.
O alojamento 57a que circunda a embreagem de partida . 15 54 é formado integralmente com a caixa de transmissão 50 e tem uma superfície aberta direcionada para fora na direção da largura do veiculo.
A.tampa 57b é fixada à caixa de transmissão 50 para cobrir a superfície aberta do alojamento 57a.
O anel O 57c é fornecido entre o alojamento 57a e a tampa 57b. De acordo com a modalidade, o anel O 57c é formado de um membro elástico. Estruturas detalhadas da embreagem de partida 54 e da caixa de embreagem de partida 57 são descritas depois.
A polia de acionamento 51 inclui uma parte estacionária 51a e uma parte móvel 51b. A parte estacionária 51a é interposta entre um cubo de acionamento 51d através do qual o eixo de manivela 41 é inserido, e uma porca 51e a ser fixada ao
Figure BRPI0800104B1_D0009
eixo de manivela 41. A parte móvel 51b é provida sobre o cubo de acionamento 51d a ser movido na direção da largura do veículo.
A parte móvel 51b retém um rolamento centrífugo 51c. Quando o eixo de manivela 41 é aumentado em velocidade giratória, uma ação de força centrífuga no rolamento centrífugo 51c aumenta e o rolamento centrífugo 51c empurra a parte móvel 51b para aumentar um diâmetro eficaz da correia dentada 52.
Formadas em uma superfície periférica externa 41a do eixo de manivela 41 estão serrações 41b que engastam com a parte estacionária 51a da polia de acionamento 51 e serrações 41c que engastam com uma parte da embreagem de partida 54.
Por outro lado, uma porção plana 41d sendo não-dentada é fornecida na superfície periférica externa 41a entre as serrações 41b e as serrações 41c.
(2.3.1) Estrutura detalhada da embreagem de partida
Subseqüentemente, uma explanação será dada a uma estrutura detalhada da embreagem de partida 54. Fig. 9 é uma vista, secional transversal que mostra a embreagem de partida 54 e a caixa de embreagem de partida 57 e tirada ao longo da linha B-B na Fig. 2.
Embreagem de partida 54 inclui uma engrenagem inativa 54a, uma engrenagem acionada 54b, uma embreagem unidirecionai 54c, e um mancai de embreagem 54d. O mancai de embreagem 54d é engastado no eixo de manivela 41.
A engrenagem inativa 54a transmite uma força motriz de um eixo de saída do sel-motor 59 para a engrenagem acionada 54b. A engrenagem acionada 54b transmite uma força motriz que é transmitida pela engrenagem inativa 54a ao eixo de manivela
Figure BRPI0800104B1_D0010
por meio da embreagem unidirecional 54c e do mancal de embreagem 54d.
Além disso, a embreagem unidirecional 54c inclui uma corrediça de embreagem interna 54e, um rolamento de embreagem 54f, e corrediça de embreagem externa 54h.
A corrediça de embreagem interna 54e é acoplada à engrenagem acionada 54b. A corrediça de embreagem externa 54h é acoplada ao mancal de embreagem 54d por um parafuso 54g. O rolamento de embreagem 54f é disposto em um espaço definido entre a corrediça de embreagem interna 54e e a corrediça de embreagem externa 54h.
Com a embreagem unidirecional 54c, quando o motor começa, o rolamento de embreagem 54f é travado na corrediça de embreagem interna 54e e na corrediça de embreagem externa 54h para transmitir rotação da engrenagem acionada 54b ao mancal de embreagem 54d.
Com a embreagem unidirecional 54 c, após o motor começar, a corrediça de embreagem externa 54h gira em velocidade mais alta que da corrediça de embreagem interna 54e, de forma que o rolamento de embreagem 54f separa da corrediça de embreagem interna 54e e da corrediça de embreagem externa 54h.
(2.3.2) Estrutura detalhada da caixa de embreagem de partida
Subseqüentemente, uma explanação será dada para uma estrutura detalhada da caixa de embreagem de partida 57. Como mostrado na Fig. 9, a caixa de embreagem de partida 57 inclui um anel O 57f, um colar 57g, e uma vedação de óleo 57e entre um orificio de inserção 57h formado na tampa 57b e no eixo de
Figure BRPI0800104B1_D0011
manivela 41.
O eixo de manivela 41 é inserido através do anel O 57f. O colar 57g é formado com um sulco anular 57i ao qual o anel O 57f é provido. O colar 57g é fixado ao eixo de manivela 41. A vedação de óleo 57e é fornecida entre o colar 57g e uma superfície periférica interna do orifício de inserção 57h da tampa 57b.
Fig. 10 é uma vista de perspectiva esquemática que mostra uma porção esquerda da caixa de transmissão 50. Como mostrado na Fig. 10, o alojamento 51a da caixa de embreagem de partida 57 é formado integralmente com a caixa de transmissão e tem uma abertura.
Fig. 11 é uma vista de cima que mostra a tampa 57b da caixa de embreagem de partida 57 como vista de dentro. Fig. 12 é uma vista secional transversal que mostra a tampa 57b e tirada ao longo da linha E-E na Fig. 11.
Como mostrado nas Figs. 11 e 12, a tampa 57b é formada com o orifício de inserção 57h, uma porção do corpo de tampa 57k, uma porção de estrutura 571, um superfície de mancai 57d, e um sulco anular 57j .
A porção do corpo de tampa 57k é em forma de placa. A porção de estrutura 571 estende-se substancialmente perpendicular à porção do corpo de tampa 57k. A superfície de mancai 57d é formada em uma superfície superior da porção de estrutura 571. 0 sulco anular 57 j é formado em uma posição substancialmente central da superfície de mancai 57d.
(2.4) Construção de polia acionada e do eixo de acionamento
Subseqüentemente, uma explanação será dada à
Figure BRPI0800104B1_D0012
construção da polia acionada 53 e do eixo de acionamento 55 mostrados na Fig. 3. Fig. 13 é uma vista que mostra a construção da polia acionada 53 e do eixo de acionamento 55 mostrados na Fig. 3.
A unidade que eixo 55 é suportado a três pontos por um mancai 55a, um mancai 55b, e um mancai 55c.
A polia acionada 53 inclui uma parte estacionária 53b conectada ao eixo de acionamento 55 e uma parte móvel 53a a ser movível axialmente do eixo de acionamento 55.
Uma extremidade do eixo de acionamento 55 entra em uma câmara de transmissão 55d. Um mecanismo de transmissão de engrenagem (não mostrado) é disposto como um sistema de transmissão secundário na câmara de transmissão 55d.
Conseqüentemente, uma força motriz do eixo de manivela 41 é transmitida ao eixo de acionamento 55 por meio da polia de acionamento 51, da correia dentada 52, e da polia acionada 53 e transmitida ao eixo da roda traseira 56 por meio do mecanismo de transmissão de engrenagem do eixo de acionamento 55. .
(2.5) Construção de tubo de escape
Subseqüentemente, uma explanação será dada à estrutura do tubo de escape 40b de acordo com a modalidade. Fig. 14 é uma vista lateral direita esquematicamente mostrando o motor 40, a caixa de transmissão 50, e o tubo de escape 40b.
Como mostrado na Fig. 14, o tubo de escape 4 0b estende-se para trás de uma porção inferior do motor 40 para passar entre o braço esquerdo 50a e o braço direito 50b e abaixo da caixa de transmissão 50. Um silencioso 40c é disposto em uma
Figure BRPI0800104B1_D0013
extremidade da ponta do tubo de escape 40b.
Especificamente, o tubo de escape 40b é disposto abaixo do alternador 7 0 mostrado na Fig. 3. Para assegurar uma liberação de sedimento minima, a caixa de transmissão 50 abaixo do alternador 70 é formada com um intervalo (não mostrado), no qual o tubo de escape 40b é disposto.
(Função · Efeito)
De acordo com a modalidade, a correia dentada 52 é separada na esquerda do motor 40 da roda traseira 30b e fornecida em uma direção longitudinal do veiculo. A caixa de embreagem de partida 57 que acomoda nela a embreagem de partida 54 é fornecida entre a polia de acionamento 51 e o motor 40.
Conseqüentemente, a caixa de embreagem de partida 57 pode ser disposta na esquerda do motor 40 e apenas o alternador 70 e a ventoinha de refrigeração 80 são dispostos à direita no eixo de manivela 41 do motor 40. Portanto, um espaço à direita do motor 40 é feito livre de ficar estreito, de forma que um espaço, no qual o radiador 90 é disposto, é adequadamente assegurado à direita do motor 40 sem um aumento na largura do veiculo. Ou seja, até mesmo com a construção em que o radiador 90 é disposto à direita do motor 40, uma largura do veiculo pode ser feita pequena.
Também, a embreagem de partida 54 é acomodada na caixa de embreagem de partida 57 por meio onde poeira, ou outros, é impedida de aderir à embreagem de partida 54, de forma que barulho anormal é impedido de gerar da embreagem de partida 54.
Também, uma vez que a correia dentada 52 é fornecida na direção longitudinal do veiculo ser separada da roda traseira
Figure BRPI0800104B1_D0014
30b na esquerda do motor 40, torna possível usar uma roda (a roda raiada 32) , que necessita uma largura predeterminada para montagem.
De acordo com a modalidade, o anel O 57c provido na superfície de mancai 57d da tampa 57b é fornecido entre o alojamento 57a e a tampa 57b da caixa de embreagem de partida 57 por meio do qual um óleo lubrificante é impedido de vazar de uma porção unida do alojamento 57a e da tampa 57b.
Em particular, até mesmo quando a tampa 57b é diminuída em dureza formando a tampa 57b fina para fazer a caixa de embreagem de partida 57 pequena em espessura na direção da largura do veículo, o anel O 57c pode preencher a porção unida entre o alojamento 57a e a tampa 57b.
De acordo com a modalidade, o sulco anular 57i ao qual o anel O 57f é encaixado, é formado na superfície periférica interna do orifício de inserção 57h formado na porção do corpo de tampa 57k da tampa 57b. Conseqüentemente, nenhuma liberação é gerada entre a tampa 57b e o eixo de manivela 41, de forma que é possível impedir vazamento de um óleo lubrificante.
Também, de acordo com a modalidade, as serrações 41b que engastam com a polia de acionamento 51 e as serrações 41c que engastam com a embreagem de partida 54 são formadas no eixo de manivela 41. Em contraste, nenhuma serração é formada no eixo de manivela 41 entre as serrações 41b e as serrações 41c. Conseqüentemente, a polia de acionamento 51 é seguramente fixada ao eixo de manivela 41 e a embreagem de partida 54 é seguramente fixada ao eixo de manivela 41. Também, a porção plana 41d formada sem serração é fornecida por meio do qual torna possível montar
Figure BRPI0800104B1_D0015
o anel 0 57f à porção plana 41d.
Também, a provisão da porção plana 41d formada sem serração leva à redução em custo requerido para o funcionamento do eixo de manivela 41 quando comparado com o caso onde serrações são formadas em uma superfície periférica geral externa 41a do eixo de manivela 41.
De acordo com a modalidade, a pluralidade de porções em forma de haste 81e, 81g fornecida nas portas de descarga 81d, 81f da caixa da ventoinha 81 é configurada na seção transversal para afilar-se ficando finas para um ar externo F quando descarregado por meio do qual o fluxo do ar externo F torna-se dificilmente turbulento, de forma que ruído do fluxo atribuível à turbulência de fluxo do ar externo é diminuído F.
(Outras modalidades)
Como descrito acima, embora a invenção tenha sido descrita por via da modalidade, não deveria ser entendido que a invenção é limitada pelas descrições e desenhos que constituem uma parte da revelação. A revelação fará vários modos substituintes para realizar a invenção, modalidades, e técnicas operacionais evidentes àqueles versados na técnica.
Embora a modalidade use uma roda raiada, é possível usar rodas como roda fundida, roda de disco, etc. como também uma roda raiada. Embora a modalidade descrita acima use um motor do tipo de refrigeração com água em quatro tempos como o motor 40, um motor do tipo de refrigeração com ar pode ser usado como também um motor do tipo refrigeração com água. Neste caso, o radiador 90 pode ser dispensado.
Também, as portas de descarga 81d, 81f, através das
Figure BRPI0800104B1_D0016
quais um ar externo F introduzido pela ventoinha de refrigeração 80 é descarregado, são formadas na frente do veiculo e lados traseiros da caixa da ventoinha 81, mas portas de descarga além das portas de descarga 81d, 81f podem ser formadas em porções superiores e inferiores da caixa da ventoinha 81. Neste caso, uma pluralidade de porções em forma de haste pode ser formada nas portas de descarga nas porções superiores e inferiores da caixa da ventoinha 81.
Também, uma vez que substâncias estranhas estão sujeitas a invadir as respectivas porções na forma de haste 81e, 81g formadas na caixa da ventoinha 81 no lado frontal do veiculo do lado do lado da frente do veiculo ao invés do lado traseiro do veículo, as respectivas porções em forma de haste 81g no lado frontal do veículo podem ser formadas para ser mais grossas que as respectivas porções em forma de haste 81e no lado traseiro do veículo.
Também para impedir substâncias estranhas de invadir as portas de descarga 81d, 81f, coberturas podem ser fornecidas nas portas de descarga 81d, 81f..
Também, embora a modalidade descrita acima use a correia dentada 52 para a unidade de transmissão, um sistema usando uma correia não é limitativo mas um sistema usando uma corrente, ou outros, pode ser adotado.
De acordo com a modalidade descrita acima, a polia de acionamento 51 e a caixa de embreagem de partida 57 são dispostas na esquerda e o alternador 70 e a ventoinha de refrigeração 80 são dispostos à direita, mas a polia de acionamento 51 e a caixa de embreagem de partida 57 podem ser dispostos à direita e o alternador 70 e a ventoinha de refrigeração 80 podem ser dispostos à esquerda.
Também, a modalidade foi descrita com respeito a um veículo de viajar montado do tipo motoneta em que uma unidade de motor do tipo oscilante é usada. Porém, o leiaute da unidade eletricamente acionada, o alternador, a ventoinha,ao caixa de embreagem de partida, etc. descritos acima é aplicável para triciclos ou quadriciclos, etc.
Neste caso, uma unidade eletricamente acionada, um alternador, uma ventoinha, um caixa de embreagem de partida, etc. são dispostos entre as duas rodas traseiras.
Nesta maneira, deveria ser entendido que a invenção abrange várias modalidades não descritas aqui. Conseqüentemente, a invenção é limitada apenas pelos assuntos especificados inventivos relacionados às reivindicações, que são apropriados das descrições acima.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Fig. 1 é uma vista lateral esquerda que mostra uma motocicleta que é um veículo de viajar montado de acordo com uma modalidade da invenção.
Fig. 2 é uma vista lateral esquerda que mostra um motor e uma caixa de transmissão que constituem uma unidade de motor do tipo oscilante de acordo com a modalidade da invenção.
Fig. 3 é uma vista esquemática esquematicamente mostrando uma seção transversal da caixa de transmissão tirada ao longo da linha A-A na Fig. 2.
Fig. 4 é uma vista que mostra a construção detalhada de um gerador, uma ventoinha de refrigeração, e um radiador
Figure BRPI0800104B1_D0017
mostrados na Fig. 3.
Fig. 5 é uma vista de cima que mostra uma caixa de ventoinha da Fig. 4 como vista de dentro.
Fig. 6 é uma vista que mostra a caixa de ventoinha como vista na direção de C na Fig. 5.
Fig. Ί é uma vista secional transversal que mostra porções em forma de haste e tirada ao longo da linha D-D na Fig.
6.
Fig. 8 é uma vista que mostra a construção de uma embreagem de partida, uma caixa de embreagem de partida, e uma polia de acionamento mostradas na Fig. 3.
Fig. 9 é uma vista secional transversal que mostra a embreagem de partida e a caixa de embreagem de partida e tirada ao longo da linha B-B na Fig. 2.
Fig. 10 é uma vista de perspectiva que mostra uma porção direita da caixa de transmissão de acordo com a modalidade da invenção.
Fig. 11 é uma vista de cima que mostra uma tampa da caixa de embreagem de partida de acordo com a modalidade da invenção como vista de dentro.
Fig. 12 é uma vista secional transversal que mostra a tampa e tirada ao longo da linha E-E na Fig. 11.
Fig. 13 é uma vista que mostra a construção de uma polia acionada e um eixo de acionamento mostrados na Fig. 3.
Fig. 14 é uma vista lateral direita que mostra a estrutura de um tubo de escape de acordo com a modalidade da invenção.
DESCRIÇÃO DOS NUMERAIS DE REFERÊNCIA E SINAIS
Figure BRPI0800104B1_D0018
C: linha central de veículo, F: ar externo, 10: motocicleta, 12: unidade de amortecimento, 13: assento, 20: unidade de motor do tipo oscilante, 30a: roda frontal, 3 0b: roda traseira, 31: pneu, 32: roda raiada, 40: motor, 40a: cano de entrada, 40b: tubo de escape, 40c: silencioso, 41: eixo de manivela, 41a: superfície periférica externa, 41b: serração, 41c: serração, 41d: porção plana, 42: cilindro, 43: pistão, 44: haste de conexão, 50: caixa de transmissão, 50a, 50b: braço, 51: polia de acionamento, 51a: parte fixa, 51b: parte móvel, 51c: rolamento centrífugo, 51c: anel O, 51d: cubo de acionamento, 51e: porca, 52: correia dentada, 53: polia acionada, 53a: parte móvel, 53b: parte estacionária, 54: embreagem de partida, 54a: engrenagem inativa, 54b: engrenagem acionada, 54c: embreagem unidirecional, 54d: mancal de embreagem, 54e: corrediça de embreagem interna, 54f: rolamento de embreagem, 54g: parafuso, 54h: corrediça de embreagem externa, 55: eixo de acionamento, 55a: rolamento, 55d: câmara de transmissão, 56: eixo da roda traseira, 57: caixa de embreagem de partida, 57a: alojamento, 57b: tampa, 57c: anel O, 57d: superfície de mancal, 57e: vedação de óleo, 57f: anel O, 57g: colar, 57h: orifício de inserção, 57j : sulco anular, 57k: porção do corpo de tampa, 571: porção de estrutura, 59: sel-motor, 70: alternador, 71: rotor de magneto volante, 72: estator de magneto, 73: porca, 80: ventoinha de refrigeração, 81: caixa de ventoinha, 81a: orifício de caixa, 81b: porção plana, 81c: porção de estrutura, 81d, 81f: porta de descarga, 81e, 81g: porção em forma de haste, 82: parafuso, 90:
radiador.
Figure BRPI0800104B1_D0019

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Veículo de viajar montado, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende uma unidade de motor do tipo oscilante incluindo
    5 um motor tendo um eixo de manivela, que se estende em uma direção da largura do veículo uma unidade de transmissão conectada ao eixo de manivela em um lado do motor para transmitir rotação do eixo de manivela a uma roda traseira através de um membro de transmissão,
    10 um gerador conectado ao eixo de manivela no outro lado do motor, e uma ventoinha conectada ao eixo de manivela no outro lado do motor para conduzir um ar externo, e em que o membro de transmissão é fornecido exter15 namente do motor na direção da largura do veículo para estender-se da roda traseira em uma direção longitudinal do veículo, a unidade de motor do tipo oscilante compreende um corpo de acomodação da embreagem de partida para acomodar uma
    20 embreagem de partida para transmissão de uma força motriz de um motor de arranque, que dá partida ao motor e o corpo de acomodação da embreagem de partida é fornecido entre a unidade de transmissão e o motor.
  2. 2. Veículo de viajar montado, de acordo com a rei25 vindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o corpo de acomodação da embreagem de partida compreende um alojamento tendo uma superfície aberta, que é aberta na direção da largura do veículo, uma tampa que cobre a superfície aberta e um primeiro membro de vedação anular fornecido entre o alojamento e a tampa, a tampa compreende
    5 uma porção do corpo de tampa em forma de placa e uma porção de estrutura fornecida ao longo de uma borda externa da porção do corpo de tampa para estender-se substancialmente perpendicular à porção do corpo de tampa, a porção de estrutura compreende uma superfície de
    10 mancai oposta à superfície aberta, e a superfície de mancai é formada com um primeiro sulco anular ao qual pelo menos uma parte do primeiro membro de vedação é encaixada.
  3. 3. Veículo de viajar montado, de acordo com a rei15 vindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que adicionalmente compreende um segundo membro de vedação, através do qual o eixo de manivela é inserido, e em que a porção do corpo de tampa é formada com um orif ício de inserção do eixo de manivela, através do qual o eixo
    20 de manivela é inserido, e o orifício de inserção do eixo de manivela é formado em uma superfície periférica interna deste com um segundo sulco anular, dentro do qual pelo menos uma parte do segundo membro de vedação é encaixada.
    25
  4. 4. Veículo de viajar montado, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que a unidade de transmissão compreende uma polia de acionamento, em volta da qual o membro de transmissão é esticado, a polia de acionamento inclui uma porção de recepção do eixo de manivela, através da qual o eixo de manivela é inserido, uma primeira porção dentada, que engasta com a porção 5 de recepção do eixo de manivela, e uma segunda porção dentada, que engasta com a embreagem de partida, são formadas em pelo menos uma parte de uma superfície periférica externa do eixo de manivela em um lado, sobre o qual o corpo de acomodação da embreagem de partida é fornecido, com uma linha central do
    10 veículo como uma referência, e uma porção plana não-dentada é formada na superfície periférica externa posicionada entre a primeira porção dentada e a segunda porção dentada.
  5. 5. Veículo de viajar montado, de acordo com a rei15 vindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que um radiador é fornecido externamente da ventoinha na direção da largura do veículo e lateralmente da ventoinha.
  6. 6. Veículo de viajar montado, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que adicionalmente
    20 compreende uma cobertura de ventoinha, que cobre a ventoinha, e
    em que a cobertura de ventoinha compreende uma porta de descarga, através da qual um ar externo tirado pela ventoinha é descarregado,
    25 uma pluralidade de porções em forma de haste é fornecida em um intervalo predeterminado na porta de descarga, e
    as porções em forma de haste são configuradas em seção transversal em uma direção, na qual o ar externo passa, para ser afilada tornando-se estreita para o ar externo quando descarregado .
  7. 7. Veículo de viajar montado, de acordo com a rei5 vindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o corpo de acomodação da embreagem de partida armazena nele um líquido que esfria a embreagem de partida.
BRPI0800104-9A 2007-02-19 2008-02-19 Veículo de viajar montado BRPI0800104B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2007038696A JP2008202479A (ja) 2007-02-19 2007-02-19 鞍乗型車両
JP2007-038696 2007-02-19

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0800104A BRPI0800104A (pt) 2008-10-07
BRPI0800104B1 true BRPI0800104B1 (pt) 2018-03-20

Family

ID=39509591

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0800104-9A BRPI0800104B1 (pt) 2007-02-19 2008-02-19 Veículo de viajar montado

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP1958813B1 (pt)
JP (1) JP2008202479A (pt)
CN (1) CN101249871B (pt)
AT (1) ATE503649T1 (pt)
BR (1) BRPI0800104B1 (pt)
DE (1) DE602008005799D1 (pt)
ES (1) ES2361643T3 (pt)
TW (1) TWI341361B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2010076751A (ja) 2008-08-29 2010-04-08 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車
JP5095572B2 (ja) * 2008-09-30 2012-12-12 本田技研工業株式会社 電気自動二輪車
JP5496039B2 (ja) * 2010-09-27 2014-05-21 株式会社クボタ エンジンの伝動ケースの密封装置
JP5570940B2 (ja) * 2010-10-26 2014-08-13 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
CN105984554A (zh) * 2015-02-05 2016-10-05 詹静宜 二轮电动车的传动系统
IT201600130142A1 (it) * 2016-12-22 2018-06-22 Piaggio & C Spa Sistema di raffreddamento del motore di un motoveicolo

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2001241310A (ja) * 2000-02-29 2001-09-07 Yamaha Motor Co Ltd 4サイクルエンジンのオイルポンプ配置構造
JP2001295618A (ja) * 2000-04-18 2001-10-26 Yamaha Motor Co Ltd 内燃エンジンのオイルポンプ配置構造
TWI318660B (en) * 2005-06-23 2009-12-21 Honda Motor Co Ltd Engine

Also Published As

Publication number Publication date
ATE503649T1 (de) 2011-04-15
TWI341361B (en) 2011-05-01
JP2008202479A (ja) 2008-09-04
CN101249871B (zh) 2012-05-30
EP1958813A1 (en) 2008-08-20
CN101249871A (zh) 2008-08-27
DE602008005799D1 (de) 2011-05-12
ES2361643T3 (es) 2011-06-20
EP1958813B1 (en) 2011-03-30
BRPI0800104A (pt) 2008-10-07
TW200918736A (en) 2009-05-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0800104B1 (pt) Veículo de viajar montado
EP1880934A2 (en) Motorcycle
JP4698623B2 (ja) 内燃機関のブリーザ装置
ES2593786T3 (es) Estructura de paso de aceite de motor
JP2014005770A (ja) 強制空冷式エンジンにおける冷却構造
BRPI0909830B1 (pt) Unidade de potência veicular
EP2650568B1 (en) Gear box and saddle-type vehicle including the same
JP5145095B2 (ja) パワーユニット
EP3339076A1 (en) Power unit for straddle-type vehicle
TWI296671B (pt)
ES2656517T3 (es) Transmisión continuamente variable de correa en V para vehículo de tipo montura de sillín
JP2010236519A (ja) 内燃機関
JP2013204505A (ja) 鞍乗り型車両用水冷式内燃機関
BRPI0412593B1 (pt) motor de veículo do tipo selim e veículo do tipo selim tendo o mesmo
JP5162400B2 (ja) 内燃機関
JP5436005B2 (ja) 変速機の導風構造
JP2016044635A (ja) 内燃機関の冷却ファン構造
JP2012052601A (ja) Vベルト式無段変速機の冷却風取り入れ構造
JP6242712B2 (ja) 鞍乗型車両のvベルト式無段変速機
JP6951390B2 (ja) 変速機構
JP6251594B2 (ja) 鞍乗型車両のvベルト式無段変速機
JP6203661B2 (ja) 鞍乗型車両のvベルト式無段変速機
BR102017020198A2 (pt) Dispositivo de guia de corrente de came para motor de combustão interna
WO2022009317A1 (ja) パワーユニットケース構造
FR2498715A2 (fr) Dispositif de pedalier

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/03/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.