BRPI0720752A2 - Dispositivo de suporte para trilhos coletores de energia - Google Patents

Dispositivo de suporte para trilhos coletores de energia Download PDF

Info

Publication number
BRPI0720752A2
BRPI0720752A2 BRPI0720752-2A BRPI0720752A BRPI0720752A2 BR PI0720752 A2 BRPI0720752 A2 BR PI0720752A2 BR PI0720752 A BRPI0720752 A BR PI0720752A BR PI0720752 A2 BRPI0720752 A2 BR PI0720752A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
receiving
energy collecting
support device
retaining
rail
Prior art date
Application number
BRPI0720752-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Hans Wagener
Original Assignee
Rittal Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rittal Gmbh & Co Kg filed Critical Rittal Gmbh & Co Kg
Publication of BRPI0720752A2 publication Critical patent/BRPI0720752A2/pt
Publication of BRPI0720752B1 publication Critical patent/BRPI0720752B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G5/00Installations of bus-bars
    • H02G5/02Open installations
    • H02G5/025Supporting structures

Landscapes

  • Installation Of Bus-Bars (AREA)
  • Mounting Components In General For Electric Apparatus (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO DE SUPORTE PARA TRILHOS COLETORES DE ENERGIA".
A presente invenção refere-se a um dispositivo de suporte para trilho coletor de energia com, pelo menos, um dispositivo de retenção, que pode ser fixado em uma unidade de base, o qual apresenta uma abertura de recepção, para a passagem de, pelo menos, um trilho coletor de energia e de um dispositivo de aperto para a sua fixação.
Um dispositivo de suporte desse tipo é mostrado na patente DE 197 10 001 C2. No caso desse dispositivo de suporte conhecido, um trilho coletor de energia é fixado em uma unidade de base, em forma de um trilho de suporte em formato de U na seção transversal, por meio de um dispositi- vo de retenção. O trilho de suporte, por sua vez, está colocado através de peças finais separadas em ambos os lados, com abas de moldura ou trilhos de montagem, em um chassi ou armário de distribuição, de tal modo que, devido às séries de furos correspondentes das abas de moldura ou trilhos de montagem e posições de ligação do dispositivo de retenção sobre o trilho de suporte resultam múltiplas possibilidades de disposição variáveis para os trilhos coletores de energia. Os dispositivos de retenção são constituídos de uma alma voltada para o trilho de suporte, e de abas laterais separadas de- Ies perpendicularmente, pelo que resulta uma abertura de recepção limitada em forma de U, para a colocação de um trilho coletor de energia quadrado na seção transversal, que é fixado por meio de uma alma aparafusada nos lados frontais livres das abas laterais ressaltadas, na abertura de recepção do dispositivo de retenção constituído de material isolante. Sobre o trilho de suporte podem ser dispostos vários trilhos coletores de energia, por meio de dispositivos de retenção que ficam um ao lado do outro na direção longitudi- nal do trilho de suporte.
À invenção cabe a tarefa de preparar um dispositivo de suporte do tipo mencionado no início, que ofereça possibilidades ampliadas de dis- posição de trilhos coletores de energia.
Essa tarefa é solucionada com as características da reivindica- ção 1. A execução do dispositivo de suporte, neste caso, é de tal modo que, está prevista, respectivamente, uma parte de recepção inserida ou a ser in- serida na abertura de recepção, que apresenta, pelo menos, um recesso adaptado à seção transversal de um trilho coletor de energia, e pelo fato de que, por meio da parte de recepção, o respectivo trilho coletor de energia pode ser disposto opcionalmente no dispositivo de retenção em, pelo me- nos, duas posições de montagem giradas em torno de seu eixo longitudinal.
Com essa execução do dispositivo de retenção resulta, por um lado, uma possibilidade de adaptação aos trilhos coletores de seção trans- versal diferente e, por outro lado, a possibilidade de diferentes alinhamentos do, pelo menos um, trilho coletor de energia recebido na parte de recepção. Com isso, o número de possíveis variantes de montagem dos aos trilhos coletores de energia de um sistema de trilhos coletores é ampliado conside- ravelmente. Por exemplo, um grupo de trilhos coletores de energia empaco- tado de seção transversal de formato retangular, com seus lados planos po- de ser disposto paralelo ou perpendicular à direção de introdução no dispo- sitivo de retenção. Para a montagem isolada dos trilhos coletores de energia já é suficiente se, a parte de recepção for constituída de material isolante, em particular, de material sintético. O dispositivo de retenção pode ser exe- cutado completa ou parcialmente de metal, ou por sua vez, de material iso- Iante como, por exemplo, material sintético.
Para a flexibilidade e a montagem simples dos trilhos coletores de energia contribuem as medidas que, a parte de recepção é executada podendo ser retirada como parte separada do dispositivo de retenção, e pe- lo fato de que, no dispositivo de retenção estão executados elementos de retenção, com os quais atuam em conjunto contraelementos de retenção adaptados, executados na parte de recepção e retendo para o posiciona- mento inequívoco. Com isso, por exemplo, é possibilitado empregar diferen- tes partes de recepção no dispositivo de retenção, e/ou fixar uma parte de recepção já antes da montagem no dispositivo de retenção, em um ou em vários trilhos coletores de energia, e depois, junto com esse ou com esses colocar no dispositivo de retenção, de forma simples, com posição exata. Os elementos de retenção podem ser executados adicionalmente como ele- mentos de guia, com estruturas de guia, e os contraelementos de retenção podem ser executados de modo correspondente como contraelementos de guia, com estruturas de guia complementares.
Outras medidas vantajosas para a montagem e o manuseio con- sistem no fato de que, o dispositivo de retenção é constituído de uma parte inferior e de uma parte superior, que pode ser colocada e apertada nessa parte inferior, podendo ser solta, entre as quais é formada a abertura de re- cepção, e pelo fato de que, a parte de recepção pode ser colocada na parte inferior podendo ser removida, e pode ser fixada com a parte superior. Uma montagem simples, variável, pelo menos, de um trilho cole-
tor de energia no dispositivo de retenção é favorecida pelo fato de que, a parte de recepção pode ser disposta na abertura de recepção nas duas po- sições de montagem giradas em relação ao eixo longitudinal do trilho coletor de energia.
Além disso, as medidas contribuem para uma construção sim-
ples e uma montagem simples, pelo fato de que, a parte de recepção é constituída de duas partes parciais combináveis, entre as quais pode ser recebido, pelo menos, um trilho coletor de energia, e que podem ser fixadas uma na outra por meio de elementos de ligação. No caso de uma construção simples o manuseio é favorecido
também pelo fato de que, os elementos de ligação apresentam pinos de en- caixe que atuam em conjunto entre si, e recepções de pino, elementos de encaixe e elementos de contraencaixe ou uma ligação de parafuso, ou uma combinação de, pelo menos, dois desses tipos de ligação diferentes adap- tados a esses pinos de encaixe.
Se estiver previsto que o, pelo menos um, recesso está adaptado a um trilho coletor de energia, de seção transversal de formato retangular, são oferecidas múltiplas possibilidades de aplicação variáveis, sendo que, os trilhos coletores de energia são construídos e podem ser manuseados de forma simples. Diferentes formas da seção transversal de trilhos coletores de energia, neste caso, podem ser levadas em conta simplesmente através da adaptação dos recessos às diversas seções transversais. Um emprego simples das partes de recepção em diversas posi- ções de giro é obtido pelo fato de que, a abertura de recepção está limitada por um contorno circundante de forma quadrada com cantos arredondados, e pelo fato de que, a respectiva parte de recepção apresenta um contorno circundante adaptado de modo correspondente. Os cantos arredondados produzem uma estabilidade aumentada.
Uma outra forma de execução vantajosa para a construção e a montagem consiste no fato de que, a parte inferior e a parte superior do dis- positivo de retenção possuem abas laterais direcionadas uma contra a ou- tra, e pelo fato de que, a parte superior com a parte inferior está apertada nos dois lados do dispositivo de retenção por meio de uma ligação de para- fuso conduzida através das abas laterais direcionadas uma contra a outra, sendo que, as abas laterais da parte inferior e da parte superior se apoiam uma na outra.
Com isso, a construção e a montagem também são favorecidas
pelo fato de que, uma parte da ligação de parafuso é empregada para fixar a parte inferior sobre a unidade de base.
Para a montagem em um chassi ou em um armário de distribui- ção, de modo vantajoso, está previsto que, a unidade de base para a recep- ção do dispositivo de retenção apresente um trilho de suporte.
A seguir a invenção será esclarecida, em mais detalhes, com au- xílio de exemplos de execução, com referência aos desenhos. São mostra- dos:
Na fugura 1 um dispositivo de suporte com um trilho de suporte e dois dispo- sitivos de retenção, nos quais são recebidos trilhos coletores de energia em diversas posições de giro em torno de seu eixo longitudinal, na representa- ção em perspectiva,
Na fugura 2o dispositivo de suporte de acordo com a fugura 1, em uma vista de frente,
Na fugura 3 um recorte do dispositivo de suporte de acordo com a fugura 1, com um dispositivo de retenção aberto, na representação em perspectiva, Na fugura 4 um recorte do dispositivo de suporte de acordo com a fugura 1, com um dispositivo de retenção montado, mas não apertado ainda, Na fugura 5uma parte superior do dispositivo de retenção, na vista em pers- pectiva,
Na fugura 6 um recorte do dispositivo de suporte de acordo com a fugura 1, com uma parte inferior do dispositivo de retenção montada sobre o trilho de suporte, na vista em perspectiva de cima inclinada, Na fugura 7um pino de parafuso do dispositivo de retenção, Na fugura 8uma bucha de metal fundida na parte inferior do dispositivo de retenção,
Na fugura 9uma parte de recepção que pode ser inserida em um dispositivo de retenção, com trilhos coletores de energia no estado parcialmente aberto, na vista em perspectiva,
Na fugura 10 uma peça parcial da parte de recepção de acordo com a fugu- ra 9, na vista em perspectiva, Na fugura 11 uma peça parcial da parte de recepção com trilhos coletores de energia inseridos parcialmente na parte, em uma vista de frente, Na fugura 12 a parte de recepção de acordo com a fugura 9, com trilhos co- letores de energia inseridos no estado parcialmente aberto, em uma vista de frente e
Nas figuras de
13A a 13D diversas situações de montagem do dispositivo de suporte.
A fugura 1 mostra um exemplo de execução de um dispositivo de suporte 1, com uma unidade de base em forma de um trilho de suporte 30 em formato de U, e dois dispositivos de retenção montados nela, nos quais é recebido, respectivamente, um pacote de três trilhos coletores de energia 2, de formato retangular na seção transversal. Para a fixação dos trilhos co- letores de energia 2, em uma abertura de recepção 11.4 (compare com a fugura 3), são empregadas as respectivas partes de recepção 20, que são fixadas entre uma parte inferior 12 montada sobre o trilho de suporte 30, e uma parte superior 11 apertada sobre ele. Por meio da parte de recepção 20, os trilhos coletores de energia 2 podem ser inseridos nos dispositivos de retenção 10 em diversas posições de giro, com referência ao seu eixo Iongi- tudinal, e podem ser fixados neles, como mostram as figuras 1 e 2.
A montagem da parte inferior 12 sobre o trilho de suporte 30 o- corre, como mostrado na patente DE 197 10 001 C2 mencionada no início, por meio de pinos de parafuso 13 (compare com a fugura 7), que são con- duzidos perpendicularmente ao plano do trilho de suporte 30 através de a- berturas de fixação 12.3 em abas laterais 12.1 da parte inferior 12, e por meio de pinos com rosca 13.2 formados nos pinos de retenção 13 são apa- rafusados em furos com rosca do trilho de suporte 30. Os pinos com rosca 13.2 possuem um diâmetro menor em relação à outra parte do pino de para- fuso 13, e formam uma saliência 13.5, que atua em conjunto com uma sali- ência coordenada na abertura de fixação 12.3 da referida aba lateral 12.1 da parte inferior 12. Para isso, na abertura de fixação 12.3 é fundida uma bu- cha de metal 14 (ver fugura 8), e é fixada por meio de uma estrutura externa 14.2 segurando, cujo cilindro interno possui um diâmetro maior que o pino com rosca 13.2, mas um diâmetro menor que a outra seção do pino de para- fuso 13. Com isso resulta uma fixação estável da parte inferior 12 no trilho de suporte 30, sendo que, a bucha de metal 14 serve para o apoio sobre a superfície voltada para o trilho de suporte 30, por um lado, e na saliência 13.5, por outro lado, de tal modo que a parte inferior 12 constituída, de resto, de material isolante, em particular, de material sintético não é apertada. No lado de sua alma 12.2 voltado para o trilho de suporte 30, a parte inferior 12 possui ranhuras laterais que passam na direção longitudinal, as quais estão adaptadas às abas laterais do trilho de suporte 30 em formato de U, e rece- bem essas abas, como mostra a fugura 6 e também é visível das figuras 1 e 2.
Como mostram, além disso, as figuras 3, 4, 5, 6 e 7, os pinos de parafuso apresentam um furo com rosca 13.1 em sua seção final afastada do pino com rosca 13.2, no qual podem ser inseridos parafusos de fixação 13.3, para a fixação da parte superior 11 do dispositivo de retenção 10, que são colocados através de aberturas de fixação 11.3 das abas laterais 11.1 salientes em ambos os lados na parte superior 11, e no estado montado estão alinhados com as aberturas de fixação 12.3 nas abas laterais 12.1 da parte inferior 12. A parte superior 11 é mantida na parte inferior 12, com a cabeça do parafuso dos parafusos de fixação 13.3 e com arruelas 13.4 co- locadas sob esses parafusos.
A parte de recepção 20 inserida na abertura de recepção 11.4 entre a parte inferior 12 e a parte superior 11 do dispositivo de retenção 10 é fixada de modo estável no dispositivo de retenção 10, durante o aperto da parte superior 11 na parte inferior 12, e também é segura contra o desliza- mento para fora na direção longitudinal dos trilhos coletores de energia 2, sendo que, nas áreas finais arredondadas da abertura de recepção 11.4, por um lado, são formados elementos de retenção 11.5 e, nas áreas finais, do mesmo modo, arredondadas da parte de recepção 12, por outro lado, são formados contraelementos de retenção 28, que também podem possuir uma função de guia, para a inserção fácil. Os arredondamentos 11.6 entre as abas laterais 11.1 e a alma 11.2 da parte superior 11, e as abas laterais 12.1 e a alma 12.2 da parte inferior 12 produzem uma alta estabilidade devido à evitação de um efeito de entalhe, em particular, os elementos de retenção e de guia 11.5 são executados como fendas de encaixe executadas entre os elementos de parede e vice-versa, os contraelementos de retenção e de guia 28 são executados como fendas situadas entre eles, de tal modo que, as partes de recepção 20 podem ser facilmente inseridas na respectiva par- te inferior 12 e também a parte superior 11 pode ser facilmente colocada em posicionamento inequívoco sobre a parte de recepção 20, sendo que, a par- te de recepção 20 também é mantida segura na direção longitudinal dos trilhos coletores de energia 2, entre a parte inferior 12 e a parte superior 11, no estado tensionado.
Uma particularidade essencial consiste no fato de que, a abertu- ra de recepção 11.4 e a parte de recepção 20 estão adaptadas uma à outra em seu contorno circundante, de tal modo que, com referência ao eixo longi- tudinal dos trilhos coletores de energia a parte de recepção 20 pode ser co- locada em duas posições de giro, girada em torno de 90°, e também em po- sições mais giradas em tomo, respectivamente, de 90°, como mostram as figuras 1 e 2, sendo que, respectivamente, no dispositivo de retenção 10 no lado direito a parte de recepção 20 é inserida em uma posição, na qual os trilhos coletores de energia 2 de formato retangular na seção transversal passam paralelos ao plano do trilho de suporte 30, enquanto que no disposi- tivo de retenção 10 respectivamente, esquerdo as partes de recepção 20 são inseridas no dispositivo de retenção 10 em uma posição, na qual os tri- lhos coletores de energia 2 de formato retangular na seção transversal estão alinhados perpendiculares ao plano do trilho de suporte 30.
Para a colocação dos trilhos coletores de energia 2, nas partes de recepção 20 estão inseridos recessos 23 adaptados, respectivamente, à seção transversal dos trilhos coletores de energia, no presente caso, portan- to, recessos de formato retangular, como também mostram, em particular, as figuras 9, 10, 11 e 12. Neste caso, em seu contorno da seção transversal os recessos 23 são constituídos correspondentes aos trilhos coletores de energia 2, de fendas de formato retangular na seção transversal, que são alinhados paralelamente um ao outro, e são separados um do outro por pa- redes intermediárias. Uma particularidade, neste caso, consiste no fato de que, a espessura das paredes intermediárias corresponde à espessura dos trilhos coletores de energia 2, de tal modo que, entre os trilhos coletores de energia 2 que passam paralelos entre si, fora das partes de recepção 20 através do comprimento dos trilhos coletores de energia 2 resultam espaços intermediários de largura correspondente, como a espessura dos trilhos co- letores de energia 2. Nos espaços intermediários, para a ligação com outros trilhos coletores de energia 2 que passam, por exemplo, perpendicularmente à direção longitudinal dos trilhos coletores de energia 2 podem ser introduzi- das e fixadas seções de trilho de igual espessura como os trilhos coletores de energia. Peças de ligação planas, chanfradas em forma de L ou de Z po- dem ser inseridas nesses espaços intermediários, de tal modo que as partes de recepção 20 completam, de modo vantajoso, um sistema contínuo de trilhos coletores de energia com ligações confiáveis conduzindo energia. A- través das fendas entre os trilhos coletores de energia, além disso, são for- mados canais de corrente para uma boa ventilação, sendo que, por exem- plo, pode ser usado um efeito de chaminé produzido em um armário de dis- tribuição.
Como mostram, além disso, as figuras de 9 a 12, as partes de recepção 20 são formadas de duas peças parciais 21, 22, que são executa- das iguais, de modo vantajoso, e podem ser ligadas entre si por meio de elementos de encaixe 26 e contraelementos de encaixe 27 ou, de modo al- ternativo, de ligações de parafuso, podendo ser removidas. Além disso, para a montagem simples das duas peças parciais 21, 22 no plano de separação das duas peças parciais estão moldados, por um lado, pinos de encaixe 24 e, por outro lado, recepções de pinos 25 adaptadas a eles, e para a estabili- zação e a simplificação da montagem podem ser moldados em ou nos ou- tros pinos de encaixe 24' e outras recepções de pinos 25' adaptadas a eles.
No exemplo de execução mostrado, a respectiva peça parcial 21 ou 22 de formato retangular na seção transversal, na área de um de seus lados estreitos, apresenta um elemento de encaixe 26 em forma de um de- do de encaixe, com um chanfro de encaixe que passa na direção de intro- dução, e uma saliência de encaixe, que atua ao contrário da direção de in- trodução, enquanto que na área de seu outro lado estreito, ela apresenta uma cavidade lateral com um elemento de encaixe como contraelemento de encaixe 27, que atua em conjunto com a saliência de encaixe. Nas áreas de canto no lado diagonalmente oposto ao plano de separação, na seção transversal estão formados pinos de encaixe 24 executados de formato re- tangular, e, na área das outras duas áreas de canto no lado diagonalmente oposto ao plano de separação, as recepções de pinos 25 são executadas como cavidades, adaptadas de modo correspondente aos pinos de encaixe 24. No centro de uma parede de separação entre os recessos 23 está colo- cado um pino de encaixe redondo na seção transversal como outro pino de encaixe 24' e, na área do centro da outra parede de separação, como outra recepção de pinos 25' está colocada uma cavidade redonda adaptada a ela. Com essa construção, as duas peças parciais 21, 22 executadas iguais po- dem ser encaixadas uma na outra em uma posição girada em torno de 180° com relação ao eixo longitudinal de um trilho coletor de energia colocado, e podem ser encaixadas entre si. Com isso, as peças parciais 21, 22 podem ser introduzidas, de forma simples, por exemplo, em um pacote de três tri- lhos coletores de energia 2, de formato retangular na seção transversal, dis- tanciados um do outro paralelamente, em seus lados estreitos que ficam opostos, e são ligados entre si recebendo os trilhos coletores de energia 2 entre si. Neste caso, a ligação é de tal modo que, em caso de necessidade, as partes de recepção 20 colocadas no pacote dos trilhos coletores de e- nergia 2 ainda podem ser deslocadas na direção longitudinal. A parte de recepção 20 ou várias partes de recepção 20 distanciadas na direção longi- tudinal dos trilhos coletores de energia 2 podem, com isso, ser empregados, de forma simples, em dispositivos de retenção 10 correspondentes, e ser apertados nesses dispositivos de retenção, na forma descrita acima. Neste caso, os trilhos coletores de energia podem ser montados facilmente nas posições giradas em torno de seu eixo longitudinal, em tomo de 90°.
As figuras de 13A até 13D mostram diversas situações de mon- tagem do dispositivo de suporte em um chassi 3 de um armário de distribui- ção ou de uma prateleira. Na execução de acordo com as figuras 13A e 13B o dispositivo de suporte está disposto na área vertical do chassi 3, sendo que, dois dispositivos de retenção 10 estão montados sobre uma unidade de base na forma de uma placa de montagem 30', e a parte de recepção 20 está colocada, com alinhamento horizontal dos lados planos dos trilhos cole- tores de energia 2, que passam horizontalmente. Neste caso, a figura es- querda superior mostra uma vista de cima sobre o chassi com o dispositivo de suporte, ao longo de um plano de corte A-A, a representação esquerda inferior mostra uma vista do chassi 3, com o dispositivo de suporte de frente, e a representação direita mostra uma vista do chassi 3 de um lado para o lado frontal dos trilhos coletores de energia 2. Na representação na fugura 13B, em relação à fugura 13A as partes de recepção 20, com os trilhos cole- tores de energia 2 estão colocados nos dispositivos de retenção 10 de tal modo que, os trilhos coletores de energia 2, que passam horizontalmente são orientados perpendicularmente com seus lados planos.
Na execução de acordo com a fugura 13C, os trilhos coletores de energia 2 passam, do mesmo modo, horizontalmente, contudo, são monta- dos na área do teto do chassi 3 por meio de trilhos de suporte 30 horizon- tais, sendo que, são empregados dois dispositivos de retenção 10, que es- tão montados sobre o lado inferior dos trilhos de suporte 30, se separando para baixo. Neste caso, as partes de recepção 20, com os trilhos coletores de energia 2 estão colocados nos dispositivos de retenção 10 de tal modo que, os trilhos coletores de energia 2 são alinhados horizontalmente com seus lados planos. A representação esquerda superior mostra, neste caso, uma vista do chassi 3, com o dispositivo de suporte por baixo, a representa- ção esquerda inferior mostra uma representação com uma vista do chassi 3 e do dispositivo de suporte de frente, e a representação direita mostra uma vista do chassi 3 com o dispositivo de suporte de lado. A execução de acor- do com a fugura 13D mostra, em relação à fugura 13C, um emprego das partes de recepção 20 com os trilhos coletores de energia 2 nos dispositivos de retenção 10, no qual o lado plano dos trilhos coletores de energia 2 é ali- nhado verticalmente. À parte disso, essa montagem corresponde à fugura 13C.
Outras posições de giro para outras posições de montagem tam- bém podem estar previstas. Outras posições de montagem também podem ser possibilitadas pelo fato de que, os recessos 23 estão dispostos fora do centro, na parte de recepção 20. Com auxílio de diversas partes de recep- ção 20 é possível a recepção de trilhos coletores de energia de outras for- mas da seção transversal. Também é possível uma execução, na qual a parte de recepção pode ser colocada em duas posições de montagem gira- das (em torno de 180°), em torno de, pelo menos, uma posição girada transversalmente em relação ao eixo longitudinal do trilho coletor de energia.

Claims (11)

1. Dispositivo de suporte para trilhos coletores de energia com, pelo menos, um dispositivo de retenção (10), que pode ser fixado em uma unidade de base, o qual apresenta uma abertura de recepção (11.4), para a passagem de, pelo menos, um trilho coletor de energia (2) e de um disposi- tivo de aperto para a sua fixação, caracterizado pelo fato de que, está pre- vista, respectivamente, uma parte de recepção (20) inserida ou a ser inseri- da na abertura de recepção (11.4), que apresenta, pelo menos, um recesso (23) adaptado à seção transversal de um trilho coletor de energia (2), e pelo fato de que, por meio da parte de recepção (20) o respectivo trilho coletor de energia (2) pode ser disposto opcionalmente no dispositivo de retenção (10) em, pelo menos, duas posições de montagem giradas em torno de seu eixo longitudinal.
2. Dispositivo de suporte de acordo com a reivindicação 1, carac- terizado pelo fato de que, a parte de recepção (20) é executada podendo ser retirada como parte separada do dispositivo de retenção (10), e pelo fato de que, no dispositivo de retenção (10) estão executados elementos de reten- ção (11.5), com os quais atuam em conjunto contraelementos de retenção (28) adaptados executados na parte de recepção (20) e retendo, para o po- sicionamento inequívoco.
3. Dispositivo de suporte de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que, o dispositivo de retenção (10) é constituído de uma parte inferior (12) e de uma parte superior (11), que pode ser colo- cada e apertada nessa parte inferior, podendo ser solta, entre as quais é formada a abertura de recepção (11.4), e pelo fato de que, a parte de re- cepção (20) e pode ser colocada na parte inferior (12) podendo ser removi- da, e pode ser fixada com a parte superior (11).
4. Dispositivo de suporte de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, a parte de recepção (20) pode ser disposta na abertura de recepção (11.4) nas duas posições de monta- gem giradas em relação ao eixo longitudinal do trilho coletor de energia (2).
5. Dispositivo de suporte de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, a parte de recepção (20) é consti- tuída de duas partes parciais (21, 22) combináveis, entre as quais pode ser recebido, pelo menos, um trilho coletor de energia (2), e que podem ser fi- xadas uma na outra por meio de elementos de ligação.
6. Dispositivo de suporte de acordo com a reivindicação 5, carac- terizado pelo fato de que, os elementos de ligação apresentam pinos de en- caixe (24) que atuam em conjunto entre si, e recepções de pino (25), ele- mentos de encaixe (26) e elementos de contra-encaixe (27) ou uma ligação de parafuso, ou uma combinação de, pelo menos, dois desses tipos de Iiga- ção diferentes adaptados a esses pinos de encaixe.
7. Dispositivo de suporte de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o, pelo menos um, recesso (23) está adaptado a um trilho coletor de energia (2), de seção transversal de formato retangular.
8. Dispositivo de suporte de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, a abertura de recepção (11.4) está limitada por um contorno circundante de forma quadrada com cantos arredondados, e pelo fato de que, a respectiva parte de recepção (20) apre- senta um contorno circundante adaptado de modo correspondente.
9. Dispositivo de suporte de acordo com uma das reivindicações de 3 a 8, caracterizado pelo fato de que, a parte inferior (12) e a parte supe- rior (11) do dispositivo de retenção (10) possuem abas laterais (11.1; 12.1) direcionadas uma contra a outra, e pelo fato de que, a parte superior (11) com a parte inferior (12) estão apertadas nos dois lados do dispositivo de retenção (10) por meio de uma ligação de parafuso conduzida através das abas laterais (11.1; 12.1) direcionadas uma contra a outra, sendo que, as abas laterais (11.1; 12.1) da parte inferior (12) e da parte superior (11) se apoiam uma na outra.
10. Dispositivo de suporte de acordo com a reivindicação 9, ca- racterizado pelo fato de que, uma parte da ligação de parafuso é empregada para fixar a parte inferior (12) sobre a unidade de base (10).
11. Dispositivo de suporte de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, a unidade de base para a recep- ção do dispositivo de retenção (10) apresenta um trilho de suporte (30) ou uma placa de montagem (30').
BRPI0720752A 2007-01-26 2007-12-15 dispositivo de suporte para barramentos coletores de energia BRPI0720752B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102007003937.0 2007-01-26
DE102007003937A DE102007003937B4 (de) 2007-01-26 2007-01-26 Tragvorrichtung für Stromsammelschienen
PCT/EP2007/011030 WO2008089826A1 (de) 2007-01-26 2007-12-15 Tragvorrichtung für stromsammelschienen

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0720752A2 true BRPI0720752A2 (pt) 2014-01-21
BRPI0720752B1 BRPI0720752B1 (pt) 2018-11-21

Family

ID=39272450

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0720752A BRPI0720752B1 (pt) 2007-01-26 2007-12-15 dispositivo de suporte para barramentos coletores de energia

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8319106B2 (pt)
EP (1) EP2115841B1 (pt)
CN (2) CN104638590B (pt)
BR (1) BRPI0720752B1 (pt)
DE (1) DE102007003937B4 (pt)
ES (1) ES2534739T3 (pt)
PL (1) PL2115841T3 (pt)
RU (1) RU2461940C2 (pt)
WO (1) WO2008089826A1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2019046922A1 (pt) * 2017-09-11 2019-03-14 Melquisedec Francisquini Barramento condutor aplicado em armário elétrico

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007023980B3 (de) * 2007-05-23 2008-09-25 Rittal Gmbh & Co. Kg Stromsammelschienenanordnung
DE102008019794B3 (de) 2008-04-18 2009-12-31 Rittal Gmbh & Co. Kg Stromsammelschienenvorrichtung
EP2192057B1 (de) 2008-11-26 2013-06-05 Heidelberger Druckmaschinen AG Vorrichtung zum Transportieren von Produkten
DE102010027343A1 (de) * 2010-07-15 2012-01-19 Hager Electro Gmbh & Co. Kg Verteilervorrichtung
US8921701B2 (en) * 2012-09-04 2014-12-30 General Electric Copany Modular insulator for busbar support and method of assembling
FR3002700B1 (fr) * 2013-02-28 2015-04-03 Alstom Technology Ltd Architecture de barre de connexion pour convertisseur de forte puissance
DE102013103441A1 (de) * 2013-04-05 2014-10-09 Eaton Industries (Austria) Gmbh Modulare halterung fuer elektrische leiter
US10665848B2 (en) 2015-01-05 2020-05-26 Cps Technology Holdings Llc Battery module bus bar carrier having guide extensions system and method
KR101875362B1 (ko) * 2016-01-21 2018-07-05 미쓰비시덴키 가부시키가이샤 통신 시스템, 통신 장치 및 통신 방법
FR3091139B1 (fr) * 2018-12-21 2020-12-11 Safran Electrical & Power Module de distribution électrique comprenant des socles supportant conjointement des barres de puissance et des composants de puissance
DE102019130854A1 (de) * 2019-03-18 2020-09-24 Dr. Ing. H.C. F. Porsche Aktiengesellschaft Haltevorrichtung für Strom- und Signalleiter einer Traktionsbatterie eines Kraftfahrzeugs
IT201900023124A1 (it) * 2019-12-05 2021-06-05 Iam Industrial Asset Man S R L Separatore di isolamento per un modulo di blindosbarra
DE102022109354A1 (de) * 2022-04-14 2023-10-19 Lisa Dräxlmaier GmbH Dichtung für doppelschienen-leiteranordnung
EP4280403A1 (en) * 2022-05-20 2023-11-22 Aptiv Technologies Limited Busbar fixing

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2318859A (en) * 1941-03-29 1943-05-11 Nat Electric Prod Corp Conductor carrying means
AT276527B (de) * 1966-05-17 1969-11-25 Elin Union Ag Mehrteiliger Stromschienenträger in Quaderform aus Isoliermaterial
DE2240492C3 (de) 1972-08-17 1980-01-31 Krone Gmbh, 1000 Berlin Schaltfeld für Mittelspannungs-Drehstromanlagen
US4199070A (en) * 1977-02-15 1980-04-22 Magnussen Robert O Jr Modular rack
SU775809A1 (ru) 1978-12-19 1980-10-30 Центральное Проектно-Конструкторское Бюро Треста "Электромонтажконструкция" Шинопровод
DE3143518C2 (de) * 1981-11-03 1987-12-23 Rittal-Werk Rudolf Loh Gmbh & Co Kg, 6348 Herborn Halter für Stromsammelschienen
EP0598727A1 (en) * 1991-03-15 1994-06-01 Square D Company Protective snap-together enclosure for current transformers
DE4125604A1 (de) * 1991-04-02 1992-10-08 Meyer A & H Leuchten Bueroelek Steckdosenbox
RU2025013C1 (ru) 1992-03-03 1994-12-15 Государственный институт по проектированию металлургических предприятий "Азовгипромез" Устройство для электрического соединения шин
FR2696053B1 (fr) * 1992-09-22 1994-11-25 Legrand Sa Support isolant pour barres d'alimentation ou de distribution électrique.
DE4309453C1 (de) * 1993-03-24 1994-09-15 Modelec Sa Steckdosenbox
FR2719718B1 (fr) * 1994-05-06 1996-06-07 Schneider Electric Sa Dispositif de jeu de barres, notamment pour une armoire de distribution électrique.
CN2211129Y (zh) * 1994-10-06 1995-10-25 郑雪根 嵌块组合式水平母线固定架
DE19710001C2 (de) * 1997-03-12 1999-05-06 Loh Kg Rittal Werk Vorrichtung zum Befestigen von Stromsammelschienen auf einer Tragschiene
DE19953561C1 (de) 1999-11-03 2001-09-06 Siemens Ag Stromschienenanordnung für ein elektrisches Schaltfeld
DE102005018571B4 (de) * 2005-04-21 2009-04-09 Wöhner GmbH & Co. KG Elektrotechnische Systeme Kunststoff-Sammelschienenträger

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2019046922A1 (pt) * 2017-09-11 2019-03-14 Melquisedec Francisquini Barramento condutor aplicado em armário elétrico

Also Published As

Publication number Publication date
RU2461940C2 (ru) 2012-09-20
WO2008089826A1 (de) 2008-07-31
CN104638590A (zh) 2015-05-20
CN104638590B (zh) 2017-05-17
BRPI0720752B1 (pt) 2018-11-21
PL2115841T3 (pl) 2015-08-31
ES2534739T3 (es) 2015-04-28
EP2115841A1 (de) 2009-11-11
EP2115841B1 (de) 2015-04-08
US8319106B2 (en) 2012-11-27
CN101595613A (zh) 2009-12-02
DE102007003937A1 (de) 2008-08-07
DE102007003937B4 (de) 2008-10-23
RU2009132091A (ru) 2011-03-10
US20100025078A1 (en) 2010-02-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0720752A2 (pt) Dispositivo de suporte para trilhos coletores de energia
BR112016013884B1 (pt) Equipamento para a realização de uma instalação fotovoltaica, sistema resultante da montagem dos dispositivos de suporte do equipamento e utilização do equipamento
RU177194U1 (ru) Коммутационный блок и коммутационная панель
ES2753398T3 (es) Sistema de armario
JP2011108411A (ja) 端子台
KR100805392B1 (ko) 분전반용 부스바 고정홀더
US9974203B1 (en) Rack system for supporting a computing device
PT2911253T (pt) Resumo
KR200486927Y1 (ko) 그레이팅 결합 고정구
KR20090125401A (ko) 배전반 프레임 연결용 앵글 구조체
ES2214226T3 (es) Disposicion de terminal electrico.
ES2733749T3 (es) Ventilador y disposición que incluye un ventilador de este tipo
PT1458073E (pt) Conjunto de elementos para armários de distribuição
PT694654E (pt) Dispositivo para vias de circulacao
ES1071943U (es) Accesorio universal para fijacion de bandejas portacables de rejilla a rail normalizado.
PT1632042E (pt) Dispositivo para absorção de ruído
ES2296505B1 (es) Mejoras introducidas en la patente de invencion p 200500586 por: caja de conexiones para suelo.
ES2351111T3 (es) Dispositivo para el montaje de barras colectoras de energía.
CN219619630U (zh) 一种装配式消防箱
JP5587073B2 (ja) スイッチボックス
KR101578293B1 (ko) 절개부가 형성된 부스바 및 이를 포함하는 부스바 결합 어셈블리
JPH08181467A (ja) 電気機器取り付け装置
JPS6028154Y2 (ja) 電子機器の防水ケ−ス取付装置
PT2113971E (pt) Conector para uma calha de distribuição de energia suspensa
KR20000029630A (ko) 소정각도로상호대향배치된두구성요소들을고정하기위한장치

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/11/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2649 DE 13-10-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.