PT1458073E - Conjunto de elementos para armários de distribuição - Google Patents

Conjunto de elementos para armários de distribuição Download PDF

Info

Publication number
PT1458073E
PT1458073E PT04006018T PT04006018T PT1458073E PT 1458073 E PT1458073 E PT 1458073E PT 04006018 T PT04006018 T PT 04006018T PT 04006018 T PT04006018 T PT 04006018T PT 1458073 E PT1458073 E PT 1458073E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
frame
module
profile
groove
engaging
Prior art date
Application number
PT04006018T
Other languages
English (en)
Inventor
Guenter Irmer
Helmut Perschon
Original Assignee
Sichert Gmbh Berthold
Adc Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sichert Gmbh Berthold, Adc Gmbh filed Critical Sichert Gmbh Berthold
Publication of PT1458073E publication Critical patent/PT1458073E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02BBOARDS, SUBSTATIONS OR SWITCHING ARRANGEMENTS FOR THE SUPPLY OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02B1/00Frameworks, boards, panels, desks, casings; Details of substations or switching arrangements
    • H02B1/26Casings; Parts thereof or accessories therefor
    • H02B1/50Pedestal- or pad-mounted casings; Parts thereof or accessories therefor
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02BBOARDS, SUBSTATIONS OR SWITCHING ARRANGEMENTS FOR THE SUPPLY OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02B1/00Frameworks, boards, panels, desks, casings; Details of substations or switching arrangements
    • H02B1/01Frameworks
    • H02B1/014Corner connections for frameworks

Landscapes

  • Power Engineering (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Patch Boards (AREA)
  • Joining Of Building Structures In Genera (AREA)
  • Stored Programmes (AREA)
  • Furniture Connections (AREA)
  • Insulators (AREA)
  • Signal Processing For Digital Recording And Reproducing (AREA)
  • Housing For Livestock And Birds (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Noodles (AREA)
  • Buildings Adapted To Withstand Abnormal External Influences (AREA)
  • Cameras Adapted For Combination With Other Photographic Or Optical Apparatuses (AREA)
  • Assembled Shelves (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "CONJUNTO DE ELEMENTOS PARA ARMÁRIOS DE DISTRIBUIÇÃO" I. Campo de aplicação 0 invento refere-se a um armário de distribuição que normalmente é instalado a céu aberto e que aloja instalações de distribuição para sistemas de baixa tensão para uma determinada área de espaço, por exemplo instalações telefónicas, com as respectivas instalações de abastecimento de corrente e instalações de conexão e desconexão. II. Antecedentes técnicos
Armários de distribuição deste género actualmente devem, -para além de uma suficiente estabilidade construtiva e uma suficiente impermeabilidade contra a chuva e salpicos de água bem como uma resistência contra vandalismo etc. cumprir actualmente outras exigências, por exemplo não devem para o ambiente ser emitidas irradiações electromagnéticas demasiadamente fortes e, principalmente para a utilização em países mais quentes, as temperaturas no interior do armário de distribuição não devem não obstante às componentes eléctricas exotérmicas ali alojadas subir excessivamente, contudo também não devem baixar demasiado.
Armários de distribuição deste género em princípio são fabricados em metal ou em matéria sintética, em que a matéria sintética conjuga a vantagem de um fabrico de custos reduzidos com a vantagem de um material não condutor 2 eléctrico, de modo que, mesmo que ocorra um contacto não planeado da caixa do armário de distribuição com uma componente eléctrica, nunca existe o perigo de, aquando de um contacto com o lado exterior da caixa do armário, a respectiva pessoa apanhe um choque eléctrico.
Desde que na Alemanha e noutros países foi derrogado o monopólio das empresas estatais de telecomunicações, existindo diferentes operadores de rede, tais como redes de telecomunicações, persiste o problema para os produtores de tais armários de distribuição de os diferentes operadores de rede apresentarem obrigatoriamente exigências distintas quanto às dimensões dos armários de distribuição, o entabuamento do módulo interior, posição de fixação e forma do quadro de montagem no interior do módulo interior, possibilidades de ventilação etc.
Para os produtores dos armários de distribuição resulta o problema de ser necessário desenvolver e manter em armazém um elevado número de diferentes variantes de armários de distribuição, o que entre outros aumenta drasticamente o dispêndio de armazenagem bem como o dispêndio para moldes e dispositivos.
Da publicação EP 1 047 167 AI são conhecidos um armário de distribuição e um conjunto de elementos para produção de um armário de distribuição deste género, sendo o armário de distribuição composto pelo menos parcialmente por matéria sintética. O armário de distribuição, o qual está previsto para a admissão de instalações de corrente de baixa tensão, compreende uma caixa de base, um módulo de armário com pelo menos uma porta, uma tampa de armário bem como um quadro de montagem. 3
Da publicação US 6,299,268 BI é conhecido um quadro para um armário de distribuição eléctrica. 0 quadro compreende dois quadros parciais rectangulares, os quais estão respectivamente unidos nos quatro cantos por meio de suportes que decorrem em sentido horizontal, para realizar um quadro com um perfil de paralelepípedo rectangular. Os quadros parciais compreendem respectivamente dois apoios verticais paralelos bem como dois elementos transversais paralelos. Os apoios e os elementos transversais estão interligados nos cantos respectivamente através de peças de união. As peças de união apresentam duas cavilhas que decorrem em ângulo recto uma para com a outra, as quais estão inseridas nas extremidades do elemento transversal respectivamente do apoio vertical. Os apoios estão de igual modo aparafusados nos elementos de união, em que ressaltos perfilados dos elementos de união engatam no perfil dos suportes. III. Apresentação do invento a) Objectivo técnico É portanto objectivo do presente invento, o de disponibilizar um método de produção para as mais diferentes variantes de armários de distribuição bem como um conjunto de elementos adequados para a concretização deste método, sendo possível com o auxílio dos mesmos com um número relativamente reduzido de peças avulsas por meio de 25 simples medidas adicionais, tais como o corte dos perfis ao comprimento pretendido, produzir diferentes armários de distribuição. 4 b) Solução do quesito
Este quesito é solucionado pelas caracteristicas das reivindicações 1, 2 e 53. Formas favoráveis de concretização resultam das respectivas reivindicações subsequentes.
Por meio de um primeiro perfil de quadro e a junção cúbica apropriada pode ser realizado um quadro de módulo de um módulo interior, quando para o primeiro perfil de quadro as peças avulsas cortadas ao comprimento pretendido forem unidas com as junções cúbicas, sendo de preferência os perfis de quadro dispostos ao longo de algumas, particularmente em todas as arestas exteriores do quadro do módulo geralmente cúbico. Contudo também é possível uma disposição de peças laterais em forma de quadro, as quais são somente por meio de uma ou duas escoras, por exemplo na zona inferior, então unidas ao quadro de módulo aberto na zona superior.
Deste modo pode ser produzido um quadro de módulo de qualquer dimensão, correspondente à pretendida dimensão final do módulo.
Quando o conjunto de elementos compreender ainda pelo menos uma peça de fixação para o entabuamento exterior do quadro de módulo com chapas de blindagem (para a blindagem contra irradiações electromagnéticas do módulo interior), principalmente sob forma de um perfil de encaixe a ser inserido, desmontável e/ou não recuperável nas superfícies exteriores do perfil do quadro, ou sob forma de uma cavilha de retenção, pode facilmente ser completado o entabuamento exterior do quadro de módulo e deste modo o acabamento do módulo interior. Uma segunda vedação combinada (por um lado 5 contra humidade/pó e por outro lado contra irradiações electromagnéticas) é neste caso instalada entre os perfis de quadro e as chapas de blindagem, principalmente por meio de pressão de peças da vedação combinada com um correspondente desvio angular em correspondentes ranhuras dos perfis de quadro.
Além de um primeiro perfil de quadro o conjunto de elementos compreende ainda um segundo perfil de quadro, mais pequeno quanto à sua secção transversal, cuja estrutura de resto é análoga como a do primeiro perfil de quadro, e além disso uma segunda junção cúbica ajustada para este segundo perfil de quadro e eventualmente também segundas junções angulares, descritas a seguir. 0 segundo perfil de quadro é utilizado para a produção de quadros de módulos mais pequenos, necessitando portanto menos estabilidade. 0 conjunto de elementos compreende de preferência também um terceiro perfil de quadro, cuja dimensão transversal corresponde à do segundo perfil de quadro, o qual no entanto apresenta como peça inteiriça um prolongamento em forma de placa paralela e alinhada com uma das superfícies exteriores da secção transversal do perfil. Este terceiro perfil serve de preferência para a produção de quadros de perfil mais pequenos, não completamente fechados, servindo o prolongamento em forma de placa para a fixação, principalmente o aparafusamento de peças de equipamento do armário de distribuição.
Para a fixação de mais outros perfis, principalmente sob forma de escoras, mas também outros elementos tais como 6 quadros de montagem, instalações eléctricas, etc. o conjunto de elementos ainda compreende junções angulares, cujos dois lados, dispostos em ângulo recto um para com o outro, são um deles aplicado contra a superfície exterior de um dos perfis, e o outro dos seus lados afastando-se daqui em ângulo recto. Ambos os lados estão guarnecidos com furos de passagem. Em ralação para com o perfil a fixação efectua-se atravessando um parafuso e com o aparafusamento de uma porca com entalhes no interior de uma ranhura de fundo alargado do perfil.
Neste caso de preferência são utilizadas porcas de entalhe, cuja cabeça alargada, vista de cima é oblonga de modo que, quando estas forem orientadas em alinhamento para com a ranhura de fundo alargado, as mesmas possam ser introduzidas pelo seu lado aberto portanto, não do lado frontal, e a seguir por meio de torção ali serem travadas em união positiva.
De igual modo também são fixados aos perfis suportes exteriores, os quais exercem várias funções:
Por um lado para a suspensão do entabuamento de matéria sintética no exterior a uma distância no quadro perfilado:
Para este efeito os suportes exteriores, os quais são estruturados essencialmente em forma de cubo com uma cavilha a sobressair para o exterior, são fixados com a cavilha saliente para cima sobre a superfície exterior nos lados e na parede traseira do quadro do módulo, geralmente quatro unidades em cada lado exterior do quadro do módulo. As paredes laterais e pelo menos uma parede traseira apresentam correspondentes aberturas de admissão verticais, 7 com as quais estas possam ser suspensas por meio das cavilhas das suspensões exteriores. De preferência são para este efeito utilizados os suportes exteriores idênticos como os que são aparafusados para este efeito no lado interior da parede lateral respectivamente na parede traseira e que apresentam no seu lado inferior uma abertura para receber a cavilha.
Também dois ou mais ganchos de suspensão podem ser fixados nos perfis no topo do módulo interior, para por meio de uma grua elevar e deslocar o módulo completo interior, eventualmente já guarnecido com o entabuamento de distanciamento.
Além disso o conjunto de elementos compreende de preferência uma peça de fixação para uma porta de correr para fixar e colocar uma porta de correr no módulo interior, bicos rotativos para a fixação simples e em união positiva de uma chapa de blindagem como chapa de fundo no módulo interior, buchas de bloqueio para a fixação numa ranhura de fundo alargado de um perfil e para a suspensão de um estribo de segurança contra um bater da porta, bem como uma vedação combinada para vedar as portas contra o restante módulo interior quando a porta estiver fechada.
Os mencionados elementos apresentam neste caso as seguintes caracteristicas de estruturação: 0 conjunto de elementos é caracterizado por - o entabuamento de espaçamento do módulo interior compreender além da pelo menos uma porta pelo menos uma parede traseira separada e pelo menos duas paredes 8 laterais separadas e pelo menos uma tampa separada; e/ou o entabuamento de espaçamento do módulo interior para além da pelo menos uma porta de resto ser composto por um módulo exterior inteiriço, particularmente inteiriço em conjunto com a tampa; e/ou o quadro do módulo de metal ser um quadro cúbico com contornos rebordeados ao longo das arestas exteriores do cubo, pelo menos ao longo das arestas exteriores das superfícies laterais do cubo, particularmente ao longo de todas as arestas do cubo, em particular com escoras adicionais no decurso das superfícies exteriores do cubo, em que os contornos rebordeados são compostos pelo primeiro perfil de quadro, os quais nos cantos do cubo estão interligados por meio das primeiras junções cúbicas, nas quais estão ajustadas e fixadas com os seus lados frontais; e/ou a primeira junção cúbica apresentar furos de passagem centrais em pelo menos duas, particularmente em todas as três direcções do volume respectivamente na perpendicular para com as suas superfícies exteriores, as quais pelo menos parcialmente são configuradas como furos roscados; e/ou 0 primeiro perfil de quadro apresentar em pelo menos uma das superfícies exteriores uma ranhura em T com fundo alargado, particularmente em todas as suas superfícies exteriores, e/ou em pelo menos um canto exterior do seu corte transversal uma ranhura diagonal, a qual de igual modo tem um fundo alargado, estando aberta do sentido diagonal para fora, e que está disposta principalmente 9 em todos os cantos exteriores do primeiro perfil de quadro; e/ou o primeiro perfil de quadro apresentar uma secção transversal rectangular, particularmente quadrada sendo principalmente configurada simétrica em relação ao meio, apresentando principalmente no centro da sua secção transversal um furo central, no qual pode ser aparafusada pelo lado frontal uma primeira bucha, a qual apresenta no seu lado exterior uma rosca exterior auto-atarraxadora para ser aparafusada no furo central e na sua periferia interior uma rosca interior, configurada principalmente como uma rosca métrica para a admissão de parafusos de fixação de canto, os quais podem ser aparafusados através do furo transversal da primeira junção cúbica, servindo para a união do primeiro perfil de quadro com a primeira junção cúbica; e/ou os perfis de encaixe apresentarem uma peça de encaixe para ser inserida na ranhura em T do primeiro perfil de quadro, a qual apresenta bicos salientes para fora, para agarrar em união positiva no fundo alargado da ranhura em T, bem com uma borda em forma de placa em ambos os lados saliente lateralmente para além da peça de encaixe; e/ou a borda entre a aresta livre e a peça de encaixe apresentar um espaçador correspondente à espessura das chapas de blindagem, sendo a largura do perfil de encaixe particularmente menor do que a largura do primeiro perfil de quadro, principalmente menor do que a largura entre duas ranhuras diagonais contíguas do 10 primeiro perfil de quadro; e/ou o perfil de encaixe não recuperável compreender uma placa contínua de uma para a outra aresta exterior, cujas zonas de borda também formam a borda, e a peça de encaixe ser composta principalmente por duas paredes de nervura separadas, formadas como peça inteiriça com o resto; e/ou o perfil de encaixe desmontável ser configurado essencialmente com forma de chapeleta com uma peça de encaixe em forma de U aberta para fora, e bordas salientes para fora das suas extremidades livres, em que a peça de encaixe com forma de U na sua extremidade aberta apresentar prolongamentos salientes para dentro e quando não submetido a um esforço a largura exterior da peça de encaixe ser menor do que a largura de abertura da ranhura em T; e/ou um parafuso de expansão para ser aparafusado no lado aberto da peça de encaixe do perfil de encaixe desmontável e para expandir a sua peça de encaixe em forma de U de tal modo que se realiza um engate de união positiva na ranhura em T; e/ou o segundo perfil de quadro ser configurado de forma análoga como o primeiro perfil de quadro, contudo com dimensões menores em comparação com este, principalmente também dimensões mais reduzidas da ranhura diagonal e/ou da ranhura em T e/ou do furo central; e/ou o diâmetro interior do furo central do segundo perfil de quadro corresponder ao diâmetro interior da primeira 11 bucha do perfil de quadro; e/ou a ranhura diagonal ser configurada de forma idêntica e com dimensão igual à ranhura diagonal; e/ou a segunda junção cúbica ser configurada de forma idêntica à primeira junção cúbica, no entanto com um comprimento de arestas igual ou menor do que a largura do segundo perfil de quadro; e/ou os lados na sua superfície exterior apresentarem saliências centrais que decorrem no sentido longitudinal dos lados com uma largura ajustada à largura de abertura das ranhuras em T; e/ou os furos de passagem serem inclinados e decorrerem em paralelo para com o ângulo de 45° entre ambos os lados situados em ângulo recto um para com o outro, de modo que os ferros angulares possam ser fabricados como peça moldada por injecção por meio de um molde sem corrediças móveis com a direcção da tiragem do molde ao longo da diagonal; e/ou o prolongamento em forma de placa do terceiro perfil de quadro ser fechado de forma contínua sobre a superfície exterior do perfil de quadro em alinhamento com o mesmo e o perfil de quadro deste modo apresentar, no máximo nas restantes três superfícies exteriores, uma ranhura em T de fundo alargado aberta para o exterior; e/ou o terceiro perfil de quadro apresentar ranhuras diagonais no máximo nos dois cantos exteriores opostos nas correspondentes superfícies exteriores, 12 particularmente só no canto exterior oposto em diagonal ao prolongamento que se afasta em forma de placa, e particularmente todas as restantes zonas de canto do perfil serem estruturadas como um perfil de compartimento fechado, particularmente com uma secção transversal interior redonda; e/ou pelo menos uma parte da secção transversal exterior da peça de vedação estar revestida com um revestimento condutor eléctrico, de preferência metálico, particularmente um tecido metálico, o qual se estende em pelo menos um dos lados, na primeira vedação combinada particularmente em ambos os lados, até à zona da peça de encaixar, de modo que aquando do encaixe das vedações em uma destas ranhuras diagonais o tecido metálico esteja em contacto com o perfil de quadro; e/ou uma primeira ou segunda porca basculante com entalhes, que possa ser colocada em união positiva na ranhura em T do primeiro ou segundo ou terceiro perfil de quadro, com uma cabeça alargada, a qual vista de cima possui uma forma alongada, cuja largura é mais reduzida do que a abertura da ranhura em T e cujo comprimento de preferência é maior do que a largura da parte com o fundo alargado da ranhura em T e a qual apresenta biselamentos principalmente em dois cantos da cabeça opostos em diagonal, os quais são paralelos entre si e cuja distância corresponde à largura da parte de fundo alargado da ranhura em T; e/ou o furo com rosca interior da porca com entalhe apresentar um sentido de rotação tal, particularmente um sentido de rotação normal à direita, que ao ser 13 aparafusado um parafuso no furo roscado os biselamentos serem pressionados contra os flancos laterais da ranhura em T e que pelo aperto do parafuso se manterem apertados adicionalmente à tracção exterior da porca com entalhes; e/ou pelo menos uma chapa de blindagem, cujas dimensões exteriores correspondem às dimensões exteriores da superfície exterior do cubo do quadro interior, contudo que sejam menores do que a distância entre as ranhuras em T opostas entre si dos correspondentes perfis de quadro, os quais formam o perfis de arestas do módulo interior, bem como com uma espessura máxima da altura dos espaçadores dos perfis de encaixe; e/ou a cavilha de retenção apresentar uma cabeça alargada para sobrepor e principalmente para reter a borda particularmente de uma chapa de blindagem bem como um espaçador correspondente à espessura da chapa de blindagem e uma peça de encaixe com um forma vista de cima oblonga para ser encaixada do exterior numa ranhura em T e ser travada em união positiva na mesma após uma rotação por aproximadamente 90°; e/ou as extremidades exteriores da peça de encaixe serem arredondadas em forma de arco e o comprimento da peça de encaixe ser ligeiramente maior do que a largura da ranhura em T; e/ou um suporte exterior para a fixação de elementos construtivos no quadro do módulo, principalmente a parede traseira, a parede lateral, a cobertura, com um corpo básico aproximadamente com forma de um cubo oco sem tampa e uma cavilha saliente em ângulo recto para 14 fora de uma parede lateral do corpo básico, particularmente maciça, em particular ligeiramente cónica que se estreita para fora; e/ou apresentarem tanto o fundo uma abertura de passagem bem como as paredes aberturas de passagem, em que as aberturas opostas entre si nas duas paredes contíguas às cavilhas estão alinhadas entre si; e/ou o fundo apresentar uma elevação voltada para fora, de preferência quadrada, cujo comprimento de arestas é ligeiramente menor do que a largura de abertura da ranhura em T; e/ou as superfícies interiores da parede lateral e/ou da parede traseira apresentarem superfícies de fixação com furos cegos para a colocação e aparaf usamento de um dispositivo de retenção exterior com o seu fundo contra a parede lateral respectivamente contra a parede traseira; e/ou a abertura de passagem estar posicionada no centro da parede oposta à cavilha e ser suficientemente grande para a admissão da cavilha de um próximo dispositivo de retenção situado por baixo; e/ou uma barra de bloqueio para inserir através das aberturas de passagem de dois dispositivos de retenção salientes para fora a partir das superfícies laterais do quadro de módulo e os seus perfis de arestas, e inserção através dos prolongamentos de segurança da cobertura, os quais sobressaem a partir da cobertura no sentido vertical para baixo entre o quadro de módulo e as paredes 15 laterais do módulo exterior, as quais apresentam de igual modo aberturas de passagem em alinhamento correspondente com as aberturas de passagem do dispositivo de retenção; e/ou a cobertura apresentar uma borda exterior saliente para baixo, a qual está posicionada tanto para fora que esta sobrepõe a aresta superior das paredes laterais e da parede traseira; e/ou a parte inferior do bico apresentar uma periferia hexagonal correspondente a uma cabeça de parafuso hexagonal e particularmente o bico rotativo apresentar um furo de passagem com uma zona alargada no topo para a inserção de um parafuso de fixação por exemplo contra a chapa de blindagem; e/ou uma manga de segurança da porta para a inserção na ranhura em T com um furo de passagem no sentido longitudinal e desbastes na periferia exterior no sentido longitudinal de modo que a parte adelgaçada do corte transversal da manga de segurança sobressai da ranhura em T, bem como um furo transversal com uma rosca interior através da totalidade da manga de segurança para entalar a manga de segurança da ranhura em T e um estribo de segurança com forma de U para ser inserido com os seus lados de extremidades livres por um lado na abertura de passagem longitudinal da manga de segurança e por outro lado num recorte correspondente no lado interior da porta; e/ou a guarnição de fixação compreender uma peça de fixação, a qual é fixada no lado interior da porta de correr e 16 incluir uma cavilha saliente para trás bem como uma peça de bloqueio com uma mola da retenção a qual pode ser deslocada sobre a cavilha para um bloqueio em união positiva; e/ou a ranhura em T apresentar em pelo menos um ponto uma zona de abertura ampliada para inserir a cavilha da peça de fixação do encosto de bloqueio da porta de correr; e/ou o conjunto de elementos é ainda caracterizado por: e/ou uma primeira bucha de cavilha; e/ou uma segunda bucha de cavilha adaptada ao segundo furo central do segundo perfil de quadro; e/ou um segundo perfil de quadro; e/ou uma segunda junção cúbica; e/ou um primeiro e/ou segundo ferro angular adaptado ao primeiro respectivamente segundo perfil de quadro, sendo o ferro angular composto por dois lados unidos entre si, os quais estão reforçados entre si particularmente ao longo das arestas exteriores por paredes tipo travessas inteiriças aproximadamente triangulares, existindo em cada lado uma abertura de passagem, particularmente sob forma de um furo oblongo para o aparafusamento de uma primeira respectivamente uma segunda porca com entalhes, particularmente uma primeira respectivamente uma segunda porca com entalhes pivotante, assimétrica, adaptada para a primeira respectivamente segunda ranhura em T; e/ou 17 um terceiro perfil de quadro, o qual apresenta no prolongamento da sua secção transversal da aresta exterior um prolongamento inteiriço em forma de placa, correspondendo de resto quanto às suas dimensões das arestas transversais ao primeiro ou segundo perfil de quadro; e/ou uma primeira vedação combinada com uma secção transversal maciça essencialmente rectangular, particularmente com uma peça de inserção aproximadamente rectangular, principalmente para a inserção numa das ranhuras diagonais do primeiro, segundo ou terceiro perfil de quadro; e/ou uma segunda vedação combinada com uma peça de vedação em forma de tubo oco e uma peça de inserção rectangular maciça, particularmente adaptada para a inserção numa das ranhuras diagonais do primeiro ou segundo perfil de quadro; e/ou uma cavilha de retenção, particularmente de matéria sintética, para inserir e bloquear por meio de uma rotação por 90° numa ranhura em T do primeiro ou segundo perfil de quadro; e/ou uma barra de bloqueio para bloquear a tampa ao quadro de módulo, adaptada ao furo de passagem no olhai de suspensão; e/ou uma barra de charneira como eixo de charneira para a ligação de uma porta com uma parede lateral por furos de charneira verticais em um lado na parte lateral e no outro lado na porta, apresentando a barra de charneira 18 em uma extremidade superior um flange alargado; e/ou - chapas de blindagem de metal, particularmente de alumínio, para o entabuamento do quadro de módulo, e particularmente para fechar a zona de fundo do quadro de módulo; e/ou - bicos rotativos para o aparafusamento em chapas de blindagem com pelo menos um bico lateralmente saliente para ser inserido na ranhura em T do primeiro perfil de quadro, correspondendo principalmente a distância em altura do bico em relação à superfície base do bico à distância da aresta exterior do perfil até à sua ranhura em T; e/ou - uma guarnição de fixação das portas de correr para a montagem e fixação numa ranhura em T do primeiro ou segundo perfil de quadro. c) Exemplos de concretização
Uma forma de concretização de acordo com o invento é a seguir explicada em pormenor na base das figuras. Mostram:
Figuras la - c: conjunto angular de uma quadro de perfil com algumas peças individuais montadas, em diferentes vistas,
Figuras ld - f: representação em corte transversal de três diferentes perfis de quadro,
Figuras 2: representações do canto superior de um módulo parcialmente acabado com representação separada de algumas peças individuais,
Figuras 3: representação da fixação de portas de correr, 19 19 Figura 4a: Figuras 4b Figura 5a: Figura 5b: Figura 5c: Figuras 6 : Figura 7 : Figura 8: Figura 9 Figura 10 : Figura 11: Figura 12 uma representação pormenorizada do módulo interior, - c: perfis de encaixe, fixação no lado do fundo de uma chapa de blindagem de um quadro de perfil, bico de retenção, um ferro angular, uma porca com entalhe, módulo interior isolado, entabuado com lados laterais, com revestimentos adicionais à frente e atrás na zona inferior, com parede traseira e portas dianteiras aplicadas adicionalmente, com cobertura a ser colocada adicionalmente, e o módulo estando a montagem concluída.
As figuras 7 até 12 mostram as fases progressivas do acabamento de montagem de um módulo 3, em que com o auxílio do conjunto de elementos de acordo com o invento podem ser produzidos módulos de diferentes dimensões, e isto de diferentes perfis 51 - 53 conforme as figuras ld - lf e as respectivas peças suplementares. 0 módulo interior possui uma forma cúbica e tem estabilidade inerente devido a um quadro de módulo 16, o qual é composto por perfis de aresta 17, os quais nas suas extremidades, principalmente nos cantos do quadro de módulo 16, estão interligados, particularmente aparafusados, por meio das respectivas junções angulares.
Adicionalmente aos contornos rebordeados 17 ao longo das arestas do módulo interior 21 cúbico, as escoras 34 decorrem no sentido horizontal periférico entre as escoras 20 verticais no terço inferior do quadro de módulo 16, opostas às quais estão dispostos parafusos de ajuste 13 de igual modo horizontais orientados de fora para dentro.
Os parafusos de ajuste 13 estão neste caso distanciados aos pares entre si dispostos respectivamente na escora 34 dianteira e traseira que decorre no sentido transversal, de preferência também uma no centro das travessas curtas que decorrem na diagonal para com o sentido transversal 20. O quadro do corpo 16 está fechado lateralmente, no lado posterior e no topo por placas - de preferência blindadas contra irradiações electromagnéticas - situadas de preferência no âmbito de espessura dos perfis de arestas 17, de modo que somente o lado dianteiro, neste caso principalmente só a zona situada por cima da escora 34, esteja aberta bem como a superfície de base entre os contornos rebordeados 17 periféricos na parte inferior.
Deitados sobre o entabuamento superior estão representados dois olhais de elevação roscados 12, os quais, quando necessário para a elevação do módulo interior 21, podem ser aparafusados em roscas interiores 22 abertas de duas junções angulares superiores do quadro de módulo 16 situadas opostas na diagonal.
As figuras 8 mostram uma situação em que o módulo interior 21 acima descrito já se encontra equipado com paredes laterais 8, as quais são colocadas do exterior contra as superfícies laterais do módulo interior 21, por meio de abaixamento ligadas em união positiva com estas ou fixadas de outro modo. 21 A figura 9 mostra uma situação, na qual em alternativa ao equipamento conforme a figura 8, uma aba frontal 23 e uma aba posterior 24 - as quais de preferência como as paredes laterais 8 bem como o restante equipamento são de matéria sintética - cobrem a zona anterior e posterior do módulo interior 21, quando estas também de preferência são colocadas do exterior às mesmas em união positiva ou fixadas de outro modo, e deste modo fecharem a zona das escoras periféricas que decorre no terço inferior até às extremidades interiores do quadro de módulo 16 à frente e atrás, enquanto que as paredes laterais 8 são continuas sobre toda a altura do quadro de módulo 21.
As figuras 10 mostram uma situação, na qual o módulo interior 21 está equipado adicionalmente com uma parede traseira 11 bem como com portas frontais 4a, b. As portas 4a, b são neste caso suspensas nas arestas longitudinais exteriores do lado frontal em correspondentes charneiras como eixo oscilante, enquanto que a parede traseira 11 é por seu lado fixada do exterior por meio de suspensão por cima ou de um outro modo.
Como mostram principalmente as vistas de cima lOd e 9d, a parede traseira 11, as paredes laterais 8 estão posicionadas em desalinhamento para fora em relação para com o módulo interior 21 por uma distância - em cima e em baixo abertas - de modo que entre as mesmas pode circular ar para cima pelo efeito de chaminé.
Também as portas 4a, b são pelo mesmo motivo estruturadas com paredes duplas com aberturas de passagem de baixo para cima, sendo de preferência a parede interior das portas 4a, 22 b estruturada de forma blindada contra irradiações electromagnéticas.
As figuras 11 mostram uma situação do módulo 3 como este é completado por meio da colocação da cobertura 50, a qual é composta por uma peça intermédia superior 7 e uma tampa 5, e de preferência prolongamentos 25 salientes para baixo que servem para a inserção no restante módulo 3, principalmente entre o seu módulo interior 21 e o seu revestimento exterior, e o aparafusamento com o módulo interior 21, principalmente no seu quadro de módulo 16.
Como a cobertura 50, vista de cima, sobressai para além do módulo interior 21 e também cobrir a parede traseira 11, as paredes laterais 8 bem como as portas 4a, b quando fechadas, a cobertura 50 fixada evita - como é representado no estado final da figura 12 - a elevação destas peças e deste modo a sua remoção do módulo interior 21.
As figuras 1 até 6 mostram situações individuais de montagem respectivamente as peças individuais aplicadas neste caso.
As figuras la até lc mostram um canto de um quadro de perfil, compostos por duas peças cortadas à medida pretendida para um primeiro perfil de quadro 51, as quais com os seus lado frontais estão ajustadas em duas superfícies exteriores contíguas, situadas em ângulo recto uma contra a outra de uma primeira junção cúbica 61 adaptada e aparafusadas com a mesma. Quando o primeiro perfil de quadro 51 - como mostrado na figura ld -apresenta um corte transversal aproximadamente quadrado, simétrico central, então - como em todos os perfis 23 permanece constante na direcção do decurso 50 do perfil. No centro da secção transversal encontra-se um furo central 54 fechado na sua periferia. Nos cantos exteriores encontram-se ranhuras diagonais 55 respectivamente idênticas, as quais estão abertas em diagonal para fora, apresentando um fundo ligeiramente alargado. Nas superfícies exteriores encontram-se ranhuras em T 56 com um fundo bastante alargado, cuja largura de abertura 70 perfaz no máximo a metade da largura maior da parte do fundo alargado e no máximo um terço da largura do perfil 51.
De forma análoga um módulo interior também pode ser produzido por um segundo perfil de quadro 52, menor na secção transversal contudo análogo, com os acessórios adequados, principalmente junções cúbicas 62 e ferros angulares 72.
Para casos específicos a figura lf mostra um terceiro perfil de quadro 53, o qual apresenta um prolongamento 57 em forma de placa, formado como peça inteiriça em conjunto com o perfil de quadro 53 e em alinhamento com uma das suas superfícies exteriores. O restante do terceiro perfil de quadro 53 corresponde quanto às dimensões exteriores ao segundo perfil de quadro 52, contudo somente em um dos cantos exteriores é formada uma ranhura diagonal 55' isto é na diagonal oposta ao canto, do qual sobressai o prolongamento 57 em forma de placa. As restantes zonas de canto são formadas com cantos exteriores fechados e com recortes redondos fechados dispostos nas zonas de canto.
Este terceiro perfil de quadro serve principalmente para a produção de peças de quadros de perfil, tais como por exemplo quadros laterais, em que o prolongamento 57 em 24 forma de placa neste caso de preferência é disposto de forma a estar orientado para o interior de uma peça de quadro rectangular deste género, e principalmente este terceiro perfil de quadro 53 pode ser combinado também com o segundo perfil de quadro 52.
Particularmente as ranhuras diagonais 55 e 55' não são somente configuradas de forma igual mas também são de tamanho igual em ambos os tamanhos de perfil, portanto em todos os três perfis de quadro 51 até 53, de modo que podem ser inseridas as mesmas vedações a serem ali aplicadas.
Voltando às figuras la até c estas a seguir serão descritas como se fossem produzidas do primeiro perfil de quadro 51 e os respectivos acessórios. A primeira junção cúbica 61 está aparafusada com as superfícies frontais dos perfis de quadro 51 adjacentes, visto que esta apresenta no sentido do decurso 50 dos dois perfis de quadro e também na terceira direcção furos de passagem, através dos quais pode ser aparafusado um parafuso de fixação no furo central 54 no perfil de quadro 51 adjacente, isto é numa primeira bucha de cavilha 58 auto-atarraxadora anteriormente aparafusada no furo central 54, a qual como rosca interior possui adicionalmente uma rosca métrica para receber o parafuso de fixação.
Adicionalmente no canto interior entre os perfis de quadro 51 está aparafusada a uma superfície lateral de um outro perfil de quadro contínuo uma junção angular 71, a qual na prática serve principalmente para a colocação de um perfil de quadro 51, por exemplo como escora 34, como se pode deduzir das figuras 7 até 12. Para este efeito o ferro angular 71 respectivamente 72, como é representado na 25 figura 5c como peça individual, possui dois lados 71a, b que convergem em ângulo recto, os quais no lado da sua borda estão reforçados por meio de paredes tipo travessa 71c triangulares, ligadas como peças inteiriças. Nos lados 71a, b encontra-se respectivamente um furo de passagem 71d, o qual decorre na direcção da bissectriz entre os lados 71a, b, para facilitar a tiragem do molde desta peça produzida pelo processo de moldagem por injecção.
Sobre as superfícies exteriores dos lados 71a, b são formadas saliências 71e decorrendo no seu sentido longitudinal sobre a totalidade do comprimento, cuja largura é ligeiramente menor do que a largura de abertura 70 das respectivas ranhuras em T 56, 56 ' do respectivo perfil de quadro 51, 52 ou 53.
Após a colocação do ferro angular 71 com a superfície exterior de um dos lados numa superfície lateral do perfil 51, em que a saliência 71e emerge na largura de abertura 70 da ranhura em T 56, pode ser aparafusado um parafuso de fixação (não representado na figura 1) através do correspondente furo de passagem 71d numa porca com entalhes 60 respectivamente 80, a qual se aperta em união positiva na ranhura em T 56, 56', fixando deste modo o ferro angular 71 no perfil 51. No outro lado, por exemplo 71b, pode ser aparafusado de igual modo mais outro elemento construtivo, por exemplo o outro perfil de quadro 51. A correspondente porca com entalhe 60 respectivamente 80 adaptada ao primeiro perfil de quadro 51 respectivamente ao segundo ou terceiro perfil de quadro 52 é representada como peça individual nas figuras 6: Ela é composta por uma cabeça alargada 60a e em relação a esta uma haste 60f mais 26 estreita, de preferência orbicular, cujo diâmetro exterior é menor do que a largura de abertura 70 da correspondente ranhura em T 56. A cabeça alargada 60a, visto de cima, apresenta uma configuração oblonga com uma largura 60b menor do que a largura de abertura 70 da ranhura em T 56, de modo que a porca com entalhe 60 respectivamente 80 quando correspondentemente orientada poderá ser introduzida na ranhura em T não só pelo lado frontal como também pelo lado longitudinal aberto. Por meio de uma rotação da porca de entalhe 60 a cabeça 60a roda no máximo por aproximadamente 50° na ranhura em T 56, ajustando-se então com os biselamentos 60d, formados para este efeito em ambos os cantos opostos em diagonal, nos flancos laterais da ranhura em T. Através da haste 60f e de preferência pela totalidade da porca com entalhe, estende-se um furo roscado 60e no qual pode ser aparafusado um parafuso de fixação não representado. Os biselamentos 60d são aplicados em ambos os cantos opostos em diagonal, os quais aquando do aparafusamento de um parafuso no furo roscado 60e se ajustam contra os flancos laterais da ranhura em T.
Deste modo torna-se possível colocar em qualquer ponto da ranhura em T uma porca com entalhe 60 respectivamente 80 já aparafusada sobre a extremidade de um parafuso de fixação e fixá-la por meio de aperto do parafuso de fixação.
Com porcas com entalhe 60 respectivamente 80 deste género podem por exemplo ser fixados ganchos de suspensão 67 no lado superior do quadro de perfil 16, para suspender a totalidade do módulo, ou pelo menos o módulo interior 21 27 com ou sem entabuamento separador parcial, numa grua ou similar, para ser transportado ao local pretendido.
Também os suportes exteriores 40, os quais são representados de forma exemplificativa na figura 1 e também na figura 4a e principalmente nas figuras 2a, 2b, são fixados com o auxilio desta porca com entalhe 60 respectivamente 80 nos perfis 51 até 53.
Os suportes exteriores 40 servem em primeiro lugar para a fixação do módulo exterior 22 ao módulo interior 21: O módulo exterior 22 neste caso é composto por - conforme o tamanho - diferentes quantidades e também peças individuais de diferentes dimensões. As figuras 7 até 12 mostram uma configuração do módulo exterior, a qual é composta por duas paredes laterais 8 e uma parede traseira 11 bem como uma cobertura 500, sendo a mesma completada com duas portas basculantes 4a, b.
Os módulos maiores podem por exemplo apresentar várias paredes traseiras uma ao lado da outra, e/ou portas de correr 14. Módulos mais pequenos podem ser compostos pelas correspondentes peças individuais contudo mais pequenas ou também apresentar um módulo exterior de uma única peça, excepto as portas e eventualmente também uma cobertura separada, sendo portanto a parede traseira e as paredes laterais compostas por uma única peça. Independentemente disto os suportes exteriores 40 podem ser utilizados para a fixação do módulo exterior, como são representadas como 28 peças individuais em diferentes vistas em perspectiva na zona inferior da figura 2b. 0 elemento base 41 do suporte exterior 42 é neste caso estruturado com forma de vaso com um fundo 41a e quatro paredes 41b periféricas, em que de uma das paredes laterais e portanto em paralelo para com o fundo 41a sobressai radialmente para fora uma cavilha 42, a qual se estreita ligeiramente de forma cónica para a sua extremidade livre, apresentando de preferência uma secção transversal redonda. 0 fundo 41a apresenta no seu lado exterior uma saliência 41c, a qual é quadrada com um comprimento de aresta ligeiramente mais pequeno do que a largura de abertura 70 da ranhura em T 56, para a qual é adaptado o suporte exterior 40. Em conformidade com isto a largura exterior do elemento base 41 do suporte exterior 40 também é menor do que a largura do respectivo perfil 51. 0 fundo apresenta no centro e portanto também no centro da saliência 41c, uma abertura de passagem 43, e de igual modo as duas paredes 41b contíguas à cavilha 42 apresentam duas aberturas de passagem 43' em alinhamento uma para com a outra. A parede 41b oposta à cavilha 42 apresenta mais outra abertura de passagem 43", a qual é apropriada para receber uma cavilha 42 de um outro suporte exterior 40.
Devido a esta configuração os suportes exteriores 40 - como representado nas figuras 4a bem como 2a, 2b - podem por exemplo ser fixados no lado exterior dos perfis 51, quando estes com a sua saliência 43 na posição rotativa pretendida emergirem na largura de abertura 70 da respectiva ranhura em T e serem deslocáveis ao longo desta ainda no sentido longitudinal 50 do perfil. Por meio do aparafusamento de um 29 parafuso de fixação, não visível, na abertura de passagem 43 numa porca com entalhe 60 situada na ranhura em T 56, o suporte exterior 40 é fixado contra o perfil 51 e deste modo ao módulo interior 21 no ponto pretendido ao longo do perfil, de preferência com a cavilha 42 orientada para cima.
Como mostra a figura 2a, pode de forma análoga ser aparafusado mais outro suporte exterior 40 numa correspondente posição situada mais acima, no lado interior, por exemplo numa parede lateral 8 ou também na parede traseira 11, numa rosca de fixação ali existente. O suporte exterior 40 situado mais acima, de preferência quatro, isto é em cada uma das zonas de canto da parede lateral 8, são então colocados de cima sobre as cavilhas dos suportes exteriores 40 situados mais abaixo e aparafusados no módulo interior 21 e deste modo a parede exterior 8 é fixada em união positiva no módulo interior 21, tal como é explicado na base das figuras 7 até 12. A figura 2b mostra ainda uma outra finalidade do suporte exterior 40, principalmente dos dois suportes exteriores 40 dispostos nos lados do módulo interior na zona superior e alinhados entre si no sentido horizontal, dos quais a figura 2b só mostra o da frente. A figura 2b mostra, já colocada sobre o módulo interior, a cobertura 500, da qual sobressaem prolongamentos de retenção 501 numa posição orientada para baixo de tal forma, que estes se projectam para baixo no exterior do módulo interior 21, contudo ainda dentro do módulo exterior 22, - não representado na figura 2b por motivos de visibilidade - portanto por exemplo na parede lateral 8, 30 até a uma altura dos suportes exteriores 40 superiores, mas não colidindo com estes.
Numa altura definida estes prolongamentos de retenção 501 apresentam um furo de passagem em alinhamento com os furos de passagem do suporte exterior 40. A cobertura 500 pode portanto ser fixada em união positiva no módulo interior 21, quando no exterior de ambos os lados do módulo interior 21 uma barra de bloqueio 86 no intervalo entre o módulo interior 21 e o módulo exterior 22 for inserida pela frente no sentido horizontal, atravessando neste caso as aberturas de passagem dos prolongamentos de retenção 501 bem como os furos de passagem dos suportes exteriores 40 em alinhamento com estes, aparafusados com o módulo interior 21. Isto realiza-se com as portas dianteiras abertas ou retiradas. O comprimento da barra de retenção 86 está dimensionado de tal modo que com as portas fechadas a barra de retenção 86 se estende de forma fiável também através das aberturas de passagem situadas atrás. Para a extracção encontra-se fixado na extremidade dianteira da barra de retenção 86 um elemento de tracção rebativel, por exemplo um anel.
Na figura 2a a barra de retenção ainda não foi inserida através do suporte exterior 40 inferior, aparafusado com o módulo interior 21, visto que na figura 2a ainda não foi colocada a cobertura 500.
Em contrapartida a figura 2a mostra na zona superior a chapa de blindagem 13, composta por uma fina placa de alumínio, colocada de cima sobre o quadro de módulo 16, vedando deste modo para o exterior a totalidade do módulo 31 16 contra irradiações electromagnéticas. Para este efeito a chapa de blindagem 13 - a qual de forma análoga também está disposta nos lados traseiro e laterais - é cortada a uma dimensão que a mesma assente sobre os perfis de quadro 51 periféricos, contudo que não cubra as larguras de abertura 70 em cujas superfícies de assentamento estão dispostas as ranhuras em T 56.
Para a fixação da chapa de blindagem 13 nesta posição contra os perfis 51 são utilizados diferentes elementos construtivos, por exemplo as cavilhas de retenção 77 da figura 2a, as quais são representadas em perspectiva na zona inferior como peça individual em duas posições diferentes, e melhor visíveis na situação de montagem nas figuras la até c: As cavilhas de retenção 77 apresentam uma peça de encaixe 77c, a qual - semelhante à cabeça de porca com entalhe - tem uma configuração oblonga e que serve para a inserção na ranhura em T 56 através da sua largura de abertura 70 e a seguir uma torção sendo deste modo entalada. Para este efeito o comprimento da peça de encaixe 77c é ligeiramente maior do que a largura da parte de fundo alargado da ranhura em T 56, de modo que a peça 77, normalmente composta por matéria sintética, se entala com uma torção por 90°.
Desta peça de encaixe 77c sobressai uma haste através da largura de abertura 70 da ranhura em T 56 para fora e liga a peça de encaixe 77c com a cabeça 77a, a qual também apresenta um separador 77b correspondente à espessura da chapa de blindagem 13, sobressaindo contudo deste no sentido radial. A borda saliente da cabeça 77a assenta portanto na borda da chapa de blindagem 13 e fixa esta - 32 após colocaçao e torção da cavilha de retenção 77 por 90° na ranhura em T 56 - firmemente no perfil 51.
Em vez destas fixações somente pontuais também pode ser feita uma fixação linear das bordas das chapas de blindagem 13, e isto com o auxílio de perfis de encaixe 68, 69, os quais em direcção do decurso 50 dos perfis são encaixados na largura da abertura 70 das suas ranhuras centrais 56, que de igual modo apresenta pelo menos uma, de preferência em ambos os lados bordas 68c salientes, as quais fixam as zonas das bordas das chapas de blindagem 13. O perfil de encaixe 69 não recuperável e o perfil de encaixe 68 desmontável são representados montados nas figuras la até lc, e numa representação individual nas figuras 4b e 4c. O perfil de encaixe 69 não recuperável é deformado aquando da sua remoção da ranhura em T 56, não podendo portanto ser recuperado, ao contrário do perfil de encaixe 68 desmontável como se torna evidente na explicação a seguir:
Quanto ao perfil de encaixe 69 não recuperável, o qual é formado por um perfil contínuo inteiriço e sendo cortado ao comprimento pretendido, as bordas 69c salientes para fora são formadas por placas contínuas, das quais sobressaem para baixo na zona central e espaçadas entre si em ângulo recto, duas paredes tipo travessa como peça de encaixe 69a a uma tal distância que as mesmas ainda se ajustam na abertura da largura 70 da ranhura em T 56. Estas engancham ali por meio dos bicos 69b salientes para fora das paredes tipo travessa. Entre a peça de encaixe e a borda exterior sobressaem mais outras travessas menos longe para baixo, 33 que servem de separadores, correspondendo portanto à espessura das chapas de blindagem 13. 0 perfil de encaixe 68 desmontável da figura 4c tem em contrapartida a configuração de chapeleta com uma peça de encaixe 68a em forma de U aberta para fora e as bordas 68c voltadas para fora.
Também a peça de encaixe 68a em forma de U apresenta bicos 68b salientes para fora para engatar no fundo alargado da ranhura em T 56.
Quando não submetido a um esforço a largura exterior das peças de encaixe 68a é no entanto tão reduzida que o perfil de encaixe 68 pode ser retirado por cima da largura de abertura 70 da ranhura em T 56 respectivamente 56' sem que o perfil 68 se deforme significativamente, podendo portanto ser recuperado.
Uma retenção fiável na ranhura em T 56 é alcançada quando do exterior no lado aberto da peça de encaixe 68a com forma de U for aparafusado um parafuso de expansão 63, de preferência sob forma de um simples parafuso de folha metálica, depois do perfil de encaixe 68 ter sido inserido e posicionado na ranhura em T 56. Deste modo os lados da peça de encaixe 68a com forma de U são separados e esta engata em união positiva na ranhura em T 56.
Também a borda 68c deste perfil de encaixe 68 apresenta um separador 68d sob forma de uma curvatura na zona da borda.
Neste caso deve ser mencionado que o separador 68d deve compensar um pouco mais do que a espessura da chapa de 34 blindagem 13: Para o módulo 3 e portando especialmente para o módulo interior 21 do módulo 3 torna-se necessária uma suficiente vedação IP (contra pó, sujidade e salpicos de água) e adicionalmente uma suficiente vedação contra irradiações electromagnéticas. Isto é alcançado quando forem utilizadas vedações combinadas IP e contra irradiações electromagnéticas para a vedação das peças individuais do módulo interior 21. Também a simples colocação das zonas de borda das chapas de blindagem 13 sobre os perfis 51 respectivamente 52 ou 53 não é suficiente para a vedação.
Em vez disso para a vedação é sob a correspondente zona da borda de uma chapa de blindagem 13, como por exemplo assinalado na figura la, colocada na ranhura diagonal 55 do perfil 51 uma segunda vedação combinada 74, e isto tão justo quanto possivel à volta de toda a periferia da respectiva chapa de blindagem 13. A vedação 74 sobressai neste caso ligeiramente da ranhura diagonal 55 para fora e sobre a periferia exterior do perfil 51 e é deformada elasticamente aquando da colocação da zona de borda da chapa de blindagem 13, visto que a mesma é geralmente composta por um perfil de borracha ou matéria sintética macia, como é habitual para vedações convencionais. A estanquidade contra irradiações electromagnéticas é alcançada quando a periferia exterior da vedação 74 for revestida com um tecido metálico, e isto de preferência sobre a totalidade da parte saliente da ranhura diagonal 55, de modo que o tecido metálico também para além da peça de encaixe 74b da vedação a qual possui um contacto condutor eléctrico com o perfil metálico 51 e evidentemente também com a placa metálica da chapa de blindagem 13 colocada em cima. 35 A vedação combinada 73 também representada na figura la é de igual modo vedada nas peças da sua periferia exterior com um tecido metálico deste género como vedação contra irradiações electromagnéticas. Esta serve para a vedação IP e contra irradiações electromagnéticas a ser colocada em portas, e deve portanto apresentar uma maior maleabilidade, pelo que a sua peça de encaixe 73b, para ser inserida na ranhura diagonal 55, tem uma configuração semelhante, sendo a sua peça de vedação 73a no entanto dimensionada maior apresentando principalmente um perfil oco fechado, o qual permite deformações maiores. 0 revestimento com tecido metálico deve neste caso estender-se sobre uma grande parte do corte transversal da vedação 73, para que por um lado o tecido tenha contacto com o perfil 51, de preferência na zona da sua ranhura diagonal 55, e por outro lado entre em contacto de forma fiável com a porta fechada, quando esta encosta à vedação 73 . A figura 4a mostra ainda uma bucha de bloqueio 65 a qual pode ser inserida pelo lado frontal na ranhura em T 56, contudo não pode ser retirada da sua largura de abertura 70, podendo ali ser entalada numa posição pretendida por um furo transversal 65a por meio de uma cavilha roscada. A bucha de bloqueio 65 serve para o encaixe de um estribo de bloqueio (não representado), o qual geralmente é um estribo de metal rigido dobrado em forma de U, o qual com uma sua extremidade livre pode ser inserido de cima na bucha de bloqueio 65 e com a outra extremidade numa correspondente abertura de admissão no lado interior da porta, para evitar que a porta aberta possa fechar com o vento ou similar. 36 A figura 5b mostra além disso bicos rotativos 64, os quais dispõem de um bico 64a saliente no sentido radial bem como de um furo de passagem, através do qual os mesmos podem ser aparafusados num elemento construtivo, por exemplo numa chapa de blindagem 13, em que não obstante do aparafusamento o bico 64a do bico rotativo 64 ainda pode ser rodado.
Estes bicos rotativos 64 são utilizados - como mostra a figura 5a - para por meio de uma chapa de blindagem 13 também entabuar no lado exterior a zona de fundo do módulo interior 21. Para este efeito - recuados para com as arestas exteriores da chapa de blindagem 13 - os bicos rotativos 64 são aparafusados no lado superior da chapa de blindagem 13 e em primeiro lugar os bicos 64a colocados de tal modo que os mesmos não possam sobressair em direcção da aresta exterior da chapa de blindagem 13. Nesta posição a chapa de blindagem 13 com os bicos rotativos 64 pode ser aproximada por baixo contra o lado inferior do correspondente perfil 51 do módulo interior 21 e ser bloqueada após o contacto, quando agora os bicos 64a forem rodados para a posição radialmente para fora em relação à chapa de blindagem 13.
Visto que os bicos 64a se encontram a uma altura correspondente em relação à superfície básica dos bicos rotativos 64, estes engatam na ranhura em T 56 do perfil 51 e assentam sobre a borda inferior, pelo que a chapa de blindagem 13 mantém contacto com os perfis 51 - geralmente realizado indirectamente por meio de uma das vedações combinadas 74. 37
As figuras 3 mostram a fixação de uma porta de correr 14 num decorrendo na transversal perfil de quadro 51 superior de um quadro de módulo 16. Neste caso só é representada uma fixação, contudo é de frisar que na aresta superior de uma porta de correr 14 devem existir pelo menos duas peças de fixação de porta de correr 81 deste género, e de preferência também na aresta inferior. Neste caso as portas de correr 14 são estruturadas de tal forma que também podem ser instaladas várias portas de correr 14 uma ao lado da outra, sobrepondo-se nas suas arestas verticais que se contactam uma contra a outra. A peça de fixação de porta de correr 81 compreende uma peça de fixação 82, que é fixada na porta de correr 14, bem como uma peça de bloqueio 83 que é em primeiro lugar fixada no perfil 51, tal como representado na figura 3a quando montada e na figura 3b numa representação explodida. A peça de fixação 82 é composta por uma placa de base 84, a qual é aparafusada no lado interior da porta de correr 14 e uma peça de cavilha 82, a qual é composta por diversas partes, que sobressai desta placa afastando-se da porta de correr 14 em direcção do perfil 51:
Uma bucha de bloqueio 78 equipada com um furo de passagem está firmemente ligada com a placa de base 84. No furo 25 aberto no lado frontal insere-se um pivot de apoio 26, sobre o qual se encontra apoiado de forma rotativa o rodízio de guia 79. 0 rodízio de guia 79 apresenta na sua periferia um entalhe no qual engatam a borda superior e inferior da largura de abertura 70 da ranhura em T 56, de modo que o rodízio de guia 79 encontra-se bloqueado em união positiva no sentido transversal para com a ranhura em T 56, e contra um retirar do pivot de apoio 26 por meio de um anel de retenção ou similar. 38 A montagem de uma porta de correr mesmo num quadro de módulo 16 fechado na sua periferia, pode portanto ser realizada da seguinte forma:
Uma peça do pivot 82a montada é com o seu rodízio de guia 79 inserida entre os lados laterais da ranhura em T 56. Isto pode ser efectuado a partir do lado frontal do perfil 51 ou - como solução preferencial - num - na figura não representado - ponto suficientemente alargado por perfuração na largura de abertura 70, por exemplo próximo de uma extremidade do perfil 51.
Na ranhura em T 56 além disso também é inserido um pé de bloqueio 27 da peça de bloqueio 83, o qual é fixado em união positiva no fundo alargado e que sobressai pela largura de abertura 70 para fora. A parte do pé mais alargada do pé de bloqueio 2 7 preenche em grande parte neste caso pelo menos o fundo da ranhura em T 56, de modo que o pé de bloqueio 2 7 sobressai por uma medida definida para fora da ranhura em T 56. Sobre este lado frontal é fixada por meio de aparafusamento, uma mola de bloqueio 83a em forma de U, aberta numa extremidade, que decorre no sentido longitudinal do perfil 51, a qual se encontra deste modo à mesma distância contra o perfil 51 quando montada, como um entalhe de segurança 28 que decorre de preferência pela periferia, na zona final do pivot de apoio 26 voltada para a porta de correr 14.
No local em questão - após posicionamento da peça de pivot 82a na posição longitudinal pretendida - o pivot de apoio 26 é agora inserido na bucha de bloqueio 78, portanto no furo 25, encontrando-se portanto o entalhe de segurança 28 do pivot de apoio 26 na mesma posição longitudinal, como 39 uma ranhura de mola 29 na periferia exterior da bucha de bloqueio 78. A ranhura de mola 29 é num ponto da periferia aprofundada de tal modo que existe uma passagem aberta para o furo 25 e o entalhe de segurança 28 do pivot de apoio 26 situado por baixo.
Por meio de uma deslocação da peça de bloqueio no sentido do decurso 50 do perfil 51, a mola de segurança 83a com forma de forquilha é inserida com os seus lados na ranhura de mola 29 da bucha de bloqueio 78.
Neste caso um lado recto da mola de bloqueio 83a ajusta-se na parte desbastada da ranhura de mola 29 e emerge deste modo no entalhe de segurança 28 do pivot de apoio 26 interior correspondentemente dimensionado e situado por baixo, pelo que este é impedido de ser retirado no sentido axial para fora da bucha 78. O outro lado curvado da mola de bloqueio 83a agarra com a sua convexidade à volta da periferia exterior no fundo da ranhura de mola 29 da bucha de bloqueio 78 pelo que é garantido que, ao ser deslocada a peça de fixação 81 devido à deslocação da porta de correr 14 ao longo do perfil 51, também a peça de bloqueio 83 é deslocada em conjunto, não se destacando portanto a mola de bloqueio 83a da peça do pivot 82a.
LISTA DOS NUMEROS DE REFERENCIA 1 Armário de distribuição 27 Pé de bloqueio 2 Base 28 Entalhe de segurança 2a Caixa da base 29 Ranhura de mola 2b Pé da base 30 3 Módulo 31 4a, b Porta 32 5 Tampa 33 6 Quadro de montagem 34 Escora 7 Peça intermédia 35 superior 8 Parede lateral 36 9 Suporte do módulo 37 10 Sentido longitudinal 38 vertical 11 Parede traseira 39 12 Olhai de suspensão 40 Suporte exterior 13 Chapa de blindagem 41 Módulo de base 14 Porta de correr 41a Fundo 15 41b Parede 16 Quadro de módulo 41c Saliência 17 Perfil de aresta 42 Cavilha 18 43 Abertura de passagem 43 ' 43" 19 44 20 Módulo interior 45 21 46 22 Módulo exterior 47 23 Aba frontal 48 24 Aba traseira 49 25 Furo 50 Direcção do decurso perfil 26 Pivot de apoio 51 Primeiro perfil de quadro 41 52 Segundo perfil de 6 8e Prolongamento quadro 53 Terceiro perfil de 69 Perfil não quadro recuperável 54, 54' Furo central 69a Peça de encaixe 55, 55' Ranhura diagonal 69b Bico 56, 56 ' Ranhura em T 6 9c Borda 57 Prolongamento em placa 6 9d Separador 58 Primeira bucha de 6 9e Prolongamento cavilha 58a Rosca exterior 70 Largura de abertura 58b Rosca interior 71 Primeiro ferro angular 59 Segunda bucha de 71a, b Lado cavilha 71c Parede tipo travessa 60, 80 Prim./seg. porca 71d Furo de passagem pivotante 6 0a Cabeça 71e Saliência 60b Largura 72 Segundo ferro angular 6 0c Comprimento 72a, b Lado 6 Od Biselamento 72c Parede tipo travessa 6 Oe Furo roscado 72d Furo de passagem 6 Of Haste 72e Saliência 61 Primeira junção cúbica 73 Primeira vedação combinada 62 Segunda junção cúbica 63 Parafuso de expansão 74 Segunda vedação combinada 64 Bico rotativo 64a Bico 74a Peça de vedação 65 Bucha de bloqueio 74b Peça de encaixe 65a Furo transversal 75, 76 Furo da charneira 66 Abertura de passagem 77 Cavilha de retenção 42 67 Gancho de suspensão 77a Cabeça 77b separador 68 Perfil desmontável 77c Peça de encaixe 68a Peça de encaixe 78 Bucha de bloqueio 68b Bico 79 Rodízio de guia 68c Borda 80 Segunda porca com entalhe 68d Separador 81 Fixação da porta de 85 Barra de charneira correr 85a Flange 82 Peça de fixação 86 Barra de bloqueio 82a Peça do pivot 500 Cobertura 83 Peça de bloqueio 501 Prolongamento de bloqueio 83a Mola de bloqueio 502 Borda 84 Placa de base
Lisboa, 13 de Fevereiro de 2007

Claims (24)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Conjunto de elementos para produzir o módulo (3) de armários de distribuição (1) com diferentes dimensões os quais compreendem um módulo interior (21), um módulo exterior (22) e pelo menos uma porta (4), em que o módulo exterior (22) e a pelo menos uma porta são compostos por matéria sintética, e em que o módulo interior (21) compreende um quadro de módulo (16), o qual compreende um primeiro perfil de quadro (51) e uma primeira junção cúbica (61) adaptada ao primeiro perfil de quadro, caracterizado por um perfil de encaixe (68) desmontável a ser montado na superfície exterior do primeiro perfil de quadro (51) e/ou um perfil de encaixe (69) não recuperável a ser montado na superfície exterior do primeiro perfil de quadro (51) serem previstos respectivamente como peças de fixação para um entabuamento exterior do quadro de módulo (16) com chapas de blindagem (13).
2. Conjunto de elementos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o primeiro perfil de quadro (51) apresentar em pelo menos uma das suas superfícies exteriores uma ranhura em T (56) de fundo alargado e os perfis de encaixe (68, 69) apresentarem uma peça de encaixe (68a respectivamente 69a) para o encaixe na ranhura em T (56) do primeiro perfil de quadro (51), a qual apresenta principalmente bicos (68b, 69b) voltados para fora para agarrar em união positiva no fundo alargado da ranhura em T (56), bem como uma borda (68c, 69c) em forma de placa que sobressai 2 lateralmente em ambos os lados para além da peça de encaixe (68a, 69a).
3. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o primeiro perfil de quadro (51) em pelo menos um canto exterior da sua secção transversal compreender uma ranhura diagonal (55), a qual também apresenta um fundo alargado, estando aberta na diagonal para fora.
4. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a borda (68c, 69c) apresentar entre a sua aresta exterior livre e a peça de encaixe (68a respectivamente 69a) um separador (68d respectivamente 69d) correspondente à espessura da chapa de blindagem (13) e a largura do perfil de encaixe (68, 69) ser menor do que a largura do primeiro perfil de quadro (51), principalmente menor do que a largura entre duas ranhuras diagonais (55) adjacentes do primeiro perfil de quadro (51).
5. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o perfil de encaixe (69) não recuperável apresentar uma placa continua de uma à outra aresta exterior, cuja zona de borda também forma a borda (69c), e a peça de encaixe (69a) ser composta particularmente de duas paredes tipo travessa distanciadas, individuais, formadas como peça inteiriça com o resto.
6. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por serem previstas uma primeira vedação combinada (73) com uma 3 secção transversal maciça essencialmente rectangular e uma peça de encaixe (73b) aproximadamente rectangular e/ou uma segunda vedação combinada (74) com uma peça de vedação tubular (74a) oca e uma peça de encaixe (74b) aproximadamente rectangular para o encaixe numa ranhura diagonal (55) do primeiro perfil de guadro (51) .
7. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a primeira vedação combinada (73) e/ou a segunda vedação combinada (74) para a vedação do módulo interior contra humidade/pó por um lado e irradiações electromagnéticas por outro lado, poderem ser instaladas entre o primeiro perfil de quadro e as chapas de blindagem.
8. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por estarem previstos suportes exteriores (40) para a fixação do módulo exterior ao módulo interior, sendo os suportes exteriores estruturados essencialmente em forma de cubo com uma cavilha (42) a sobressair para fora, e os suportes exteriores (40) com cavilhas (42) a sobressair para cima poderem ser fixados nas superfícies exteriores do primeiro perfil de quadro (51) numa lado exterior do quadro de módulo (16) para suspender correspondentes aberturas de admissão verticais de um entabuamento de separação sobre as cavilhas (42) .
9. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o suporte 4 exterior (40) apresentar um elemento de base (41), aproximadamente com forma de um cubo oco sem tampa, e a cavilha sobressair em ângulo recto para fora de uma parede lateral do elemento base (41), sendo a cavilha (42) particularmente maciça, configurada ligeiramente cónica, estreitando-se para fora, e ser previsto na parede lateral (41b) do suporte exterior (40) oposta à cavilha (42) uma abertura de passagem (43") para a admissão de uma cavilha (42) de um próximo suporte exterior (40), situado por baixo.
10. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o fundo (41a) apresentar uma abertura de passagem (43) como também as paredes (41b) apresentarem aberturas de passagem (43') respectivamente (43"), em gue nas duas paredes do elemento base (41) contíguas às cavilhas (42) serem formadas aberturas de passagem (43') opostas, em alinhamento entre si.
11. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o fundo (41a) do elemento base (41) do suporte exterior (40) apresentar uma saliência (41c) voltada para fora, de preferência quadrada, cujo comprimento de arestas ser ligeiramente menor do que a largura de abertura da ranhura em T (56, 56').
12. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por as superfícies interiores da parede lateral (8) e/ou a parede traseira (11) do módulo exterior (22) apresentarem superfícies de fixação com furos cegos 5 para a colocação e o aparaf usamento de um suporte exterior (40) com o seu fundo (41a) contra a parede lateral (8) respectivamente a parede traseira (11).
13. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por uma barra de bloqueio (86) para bloquear a cobertura (500) do módulo exterior (22) ao quadro de módulo (16) do molde interior (21) por meio de inserção através das aberturas de passagem (43') de dois suportes exteriores (40) dispostos na mesma altura, sobressaindo para fora das superfícies laterais do quadro de módulo (16) e dos seus perfis de aresta (17) e por meio da inserção através dos prolongamentos de bloqueio (501) da cobertura (500), os quais sobressaem da cobertura (500) no sentido vertical para baixo entre o quadro de módulo (16) e as paredes laterais (8) do módulo exterior (22), apresentando os prolongamentos de bloqueio (501) de igual modo aberturas de passagem, as quais estão em alinhamento com as aberturas de passagem (43') do suporte exterior (40) .
14. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado i por a cobertura (500) apresentar uma borda (502) que sobressai para fora e para baixo, a qual está posicionada tanto para fora que esta se sobreponha à aresta superior das paredes laterais (8) e da parede traseira (11).
15. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o quadro 6 de módulo (16) metálico ser um quadro cúbico com perfis de aresta (17) ao longo das arestas exteriores do cubo, pelo menos ao longo das arestas exteriores das superfícies laterais do cubo, particularmente ao longo de todas as arestas exteriores do cubo, particularmente com escoras laterais (34) adicionais no decurso das superfícies exteriores do cubo, sendo os perfis de aresta (17) compostos pelo primeiro perfil de quadro (51), interligados nos cantos do cubo por meio das primeiras junções cúbicas (61), nas quais estão ajustadas e fixadas com os seus lados frontais.
16. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o perfil de encaixe (68) desmontável ser configurado essencialmente em forma de ranhura com uma peça de encaixe (68a) em forma de U, aberta para fora e de cujas extremidades livres sobressaem no sentido transversal bordas (68c), apresentando a peça de encaixe (68a) em forma de U próximo da sua extremidade aberta prolongamentos (68e) salientes para dentro e quando não submetido a um esforço principalmente a largura exterior da peça de encaixe (68a) ser menor do que a largura de abertura da ranhura em T (56).
17. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por um segundo perfil de quadro (52), sendo o segundo perfil de quadro (52) formado de modo análogo como o primeiro perfil de quadro (51), contudo com dimensões exteriores mais reduzidas em relação a este e uma segunda junção cúbica (62), 7 sendo a segunda junção cúbica (62) formada de modo análogo como a primeira junção cúbica (61), contudo com um comprimento de arestas igual ou menor do que a largura do segundo perfil de quadro (52).
18. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por pelo menos uma parte da secção transversal exterior da peça de vedação (73a, 74a) estar revestida com um revestimento condutor eléctrico, de preferência metálico, particularmente um tecido metálico (75), o qual se estende em pelo menos um lado na primeira combinação de vedação (73), particularmente em ambos os lados até à zona da peça de encaixe (73b, 74b), de modo que ao serem inseridas as vedações em uma destas ranhuras diagonais (55, 55') o tecido metálico (75) entrar em contacto com o perfil de quadro (51, 52, 53) .
19. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por uma cavilha de retenção (77), nomeadamente de matéria sintética, para a colocação e o travamento por meio de uma rotação por 90° numa das ranhuras em T (56) do primeiro ou segundo perfil de quadro (51 ou 52), em que a cavilha de retenção (77) apresentar uma cabeça alargada (77a) para a sobreposição e particularmente a retenção da borda particularmente de uma chapa de blindagem (13), bem como um separador (77b) correspondente à espessura da chapa de blindagem (13) e uma peça de encaixe (c) vista de cima com uma forma oblonga, para o encaixe do exterior em uma das 8 ranhuras em T (56, 56 ') e um travamento em união positiva nesta após uma rotação por aproximadamente 90°, em que as extremidades exteriores da peça de encaixe são arredondadas em forma de arco e o comprimento da peça de encaixe ser ligeiramente maior do que a largura da ranhura em T (56 respectivamente 56') ·
20. Conjunto de elementos de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por bicos rotativos (64) para o aparafusamento em chapas de blindagem com pelo menos um bico (64a) saliente lateralmente para ser atarraxado na ranhura em T (56) do primeiro perfil de quadro (51), em que principalmente a distância da altura do bico (64a) em relação à superfície de base do bico rotativo (64) corresponder à distância da aresta exterior do perfil (51, 52, 53) até à sua ranhura em T (56, 56'), e particularmente a parte inferior do bico (64) apresentar uma periferia exterior hexagonal correspondente a uma cabeça de parafuso hexagonal e particularmente o bico rotativo (64) apresentar um furo de passagem com uma zona alargada no topo para passar um parafuso de fixação contra por exemplo a chapa de blindagem (13).
21. Método para a produção de armários de distribuição com um módulo interior (21), com forma de um quadro de módulo (16) de metal, e um módulo exterior sob forma de um entabuamento separador e pelo menos uma porta (4) de matéria sintética, caracterizado por ser construído um quadro de módulo (16) pelo menos sob 9 forma de duas partes laterais de quadro interligadas, particularmente sob forma de um quadro com forma de paralelepípedo, de perfis de quadro (51, 52, 53) cortados ao comprimento ao longo das arestas, por meio de junções cúbicas (61, 62), as quais são aparafusadas com os perfis de quadro (51 - 53) cortados ao comprimento adaptado, no módulo interior (21) o entabuamento do módulo exterior (22) na forma de paredes laterais (8) e pelo menos uma parede traseira (11) ser fixado por meios de suspensão de cima, e ser acoplado nas arestas anteriores das paredes laterais (8) do módulo exterior (22) da porta (4) em que antes da aplicação do entabuamento separador o módulo interior (21) ser fechado estanque à irradiação electromagnética pelo menos parcialmente com um entabuamento exterior sob forma de uma chapa de blindagem (13), quando as chapas de blindagem (13) forem colocadas sobre a superfície exterior do quadro de módulo (16) sendo ali fixadas por meio de perfis de encaixe (68, 69) inseridas nas ranhuras em T (56, 56') dos perfis de quadro (51 - 53) que sobrepõem a borda das chapas de blindagem (13).
22. Método de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por no caso de um módulo exterior (22) de várias peças, cujo entabuamento separador é bloqueado pela colocação da cobertura (500) sobre o módulo interior (21) e a sua sobreposição para além da borda superior da parede traseira (11) e paredes laterais (8), o entabuamento de distanciamento ser bloqueado por meio de uma ligação em união positiva da cobertura com o módulo 10 interior, em que o bloqueio se realiza por meio da inserção horizontal de respectivamente uma barra de bloqueio (86), com porta frontal aberta ou retirada, no intervalo entre o módulo interior (21) e o módulo exterior (22) através de aberturas tanto da cobertura (500) como também do módulo interior (21).
23. Método de acordo com a reivindicação 21 ou 22, caracterizado por antes da fixação da chapa de blindagem (13) ser aplicada uma segunda vedação combinada (74) nas ranhuras diagonais (55, 55') dos perfis (51 - 53) na zona das chapas de blindagem e à volta das mesmas, de modo que as chapas de blindagem (13) assentam de igual modo sobre estas segundas vedações combinadas (74).
24. Método de acordo com uma das reivindicações 21 até 23, caracterizado por uma chapa de blindagem (13) para fechar o fundo estar equipada com bicos de retenção (64) no seu lado superior com uma distância no interior do quadro de módulo (16) e a chapa de blindagem (13) ser elevada de baixo contra os perfis (51 - 53) circundantes no sentido horizontal, com o auxílio do bico rotativo e por meio da rotação dos bicos rotativos ser ligada em união positiva com o quadro de perfil (16), quando os bicos (64a) dos bicos rotativos (64) engatarem em união positiva na ranhura em T (56, 56') orientada para dentro. Método de acordo com uma das reivindicações 21 até 24, caracterizado por 25. 11 a suspensão das paredes laterais (8) e da parede traseira (11) se efectuar por meio de aparafusamento de quatro suportes exteriores (40) com cavilhas (42) orientadas para cima nos lado interiores da parede traseira respectivamente da parede lateral nas suas zonas de canto e por meio da suspensão com a abertura de passagem (43'") inferior destes suportes exteriores (40) sobre a cavilha orientada para cima de suportes exteriores (40) respectivamente idênticos que se encontrem por baixo, os quais estão fixados na posição correspondente sobre as superfícies exteriores do quadro de perfil (16) do módulo interior (21). Lisboa, 13 de Fevereiro de 2007
PT04006018T 2003-03-12 2004-03-12 Conjunto de elementos para armários de distribuição PT1458073E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10310778A DE10310778B4 (de) 2003-03-12 2003-03-12 Bausatz für Verteilerschränke

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1458073E true PT1458073E (pt) 2007-02-28

Family

ID=32748206

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04006018T PT1458073E (pt) 2003-03-12 2004-03-12 Conjunto de elementos para armários de distribuição

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1458073B1 (pt)
AT (1) ATE350791T1 (pt)
DE (2) DE10310778B4 (pt)
DK (1) DK1458073T3 (pt)
ES (1) ES2277164T3 (pt)
PL (1) PL1458073T3 (pt)
PT (1) PT1458073E (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102004033976B4 (de) 2004-07-14 2010-09-23 Berthold Sichert Gmbh Dachmodul-Bausatz
DE102005055880C5 (de) 2005-11-23 2010-10-14 Berthold Sichert Gmbh Dachaufsatz für aktive Elemente
DE102006055137B3 (de) * 2006-10-19 2008-06-19 Adc Gmbh Zweiteiliges Innengehäuse
DE102007012079B4 (de) * 2007-03-13 2011-07-14 ADC GmbH, 14167 Verteilerschrank mit mehreren Innengehäusen
US7659476B2 (en) 2007-04-30 2010-02-09 Adc Telecommunication, Inc. Frame arrangement for a telecommunications cabinet
USD624171S1 (en) 2007-10-29 2010-09-21 Adc Gmbh Roof module
DE102008059383B3 (de) * 2008-11-27 2010-06-10 Adc Gmbh Vorrichtung zur Aufnahme von Komponenten der Telekommunikations- und Datentechnik
DE102011012438B4 (de) * 2010-11-04 2016-04-14 Berthold Sichert Gmbh Baukasten für Befestigungsvorrichtung
ITVI20120078A1 (it) * 2012-04-03 2013-10-04 Easy Access Internat Co Limi Ted Telaio di supporto per macchinario industriale
FR3040829B1 (fr) * 2015-09-04 2017-09-01 Seifel Armoire
RU209947U1 (ru) * 2021-10-01 2022-03-24 Общество с ограниченной ответственностью «ТСН-электро» Рамный каркас шкафа для размещения электрооборудования
DE102022122979A1 (de) * 2022-09-09 2024-03-14 Vaillant Gmbh Dichtes Wärmepumpengehäuse
FR3140567A1 (fr) * 2022-10-06 2024-04-12 Advanced Systems Of Protection Arceau pour housse de robot

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK149875C (da) * 1975-06-20 1987-05-18 Loegstrup Steel Kvistgaard A S Tredimensional, sammenskruelig rammekonstruktion
DE3030162C2 (de) * 1980-08-08 1984-02-02 Siemens AG, 1000 Berlin und 8000 München Gehäuse für elektrotechnische Geräte, insbesondere für die elektrische Nachrichtentechnik
DE8127500U1 (de) * 1981-09-19 1982-01-21 Isert, Hugo, 6419 Eiterfeld Profilstab von im Umriß rechteckigem Querschnitt
DE8130103U1 (de) * 1981-10-15 1982-08-19 Hartig, Werner, 6054 Rodgau Profilstab, insbesondere leichtmetallprofilstab, fuer dreidimensionale rahmenstrukturen
DE8511217U1 (de) * 1985-04-16 1985-09-05 ABN Werner Braun GmbH, 7106 Neuenstadt Verteilerschrank
US4997240A (en) * 1989-03-28 1991-03-05 Siemens Aktiengesellschaft Modular housing system for electronic equipment
DE19654594A1 (de) * 1996-12-20 1998-07-02 Krone Ag Freiluftgehäuse zur Aufnahme von Telekommunikationseinrichtungen und Verfharen zur Unterstützung von Freiluftgehäusen
DE19711980C2 (de) * 1997-03-12 2001-11-08 Krone Gmbh Stationäres Gehäuse mit Wandelementen aus Kunststoff
ES2205673T3 (es) * 1999-04-19 2004-05-01 Berthold Sichert Gmbh Armario de distribucion.
FR2798520B1 (fr) * 1999-09-15 2003-10-17 Schneider Electric Ind Sa Chassis equipe d'une ossature metallique a coin de serrage progressif, notamment pour une armoire electrique
NO312987B1 (no) * 2000-05-22 2002-07-22 Norsk Hydro As En forbindelse mellom konstruksjonsdeler i en rammekonstruksjon samt anordning ved kapsling hvor nevnteforbindelse inngår
DE10105993B4 (de) * 2001-02-09 2006-03-09 Berthold Sichert Gmbh Bausatz und Verfahren zum Erstellen eines Elektroschrankes für den Außenbereich

Also Published As

Publication number Publication date
DE10310778B4 (de) 2010-04-15
DE502004002493D1 (de) 2007-02-15
EP1458073A3 (de) 2004-09-22
ES2277164T3 (es) 2007-07-01
DK1458073T3 (da) 2007-03-26
ATE350791T1 (de) 2007-01-15
PL1458073T3 (pl) 2007-04-30
DE10310778A1 (de) 2004-09-23
EP1458073B1 (de) 2007-01-03
EP1458073A2 (de) 2004-09-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1458073E (pt) Conjunto de elementos para armários de distribuição
BR112018008125B1 (pt) Prateleira para uma disposição de armário de comutadores
ES2236024T3 (es) Marco soporte para armario de panel electrico.
PT868585E (pt) Montagem para painel de porta
FR2684812A1 (fr) Armoire de commutation avec un chassis-cadre et avec une plaque de montage.
HU222209B1 (hu) Kapcsolószekrény
BRPI0720752A2 (pt) Dispositivo de suporte para trilhos coletores de energia
US20090241427A1 (en) Sliding door arrangement
BR112019008659B1 (pt) Alojamento de armário de distribuição
BRPI0115832B1 (pt) Base de conexão para conectar cabos de alimentação de corrente de um motor elétrico aos condutores de fase de bobinas do motor elétrico
BR112019025922A2 (pt) cruzeta composta e pólo de transmissão
ITMI992675A1 (it) Elemento per intelaiatura di un armadio per quadro elettrico
PT8373U (pt) Uma armacao modular para definir e perfilar as bordas de pocos, canalizacoes para aberturas em geral
ES2298166T3 (es) Armarios de paneles electricos.
PT1335462E (pt) Coluna interior para ligações eléctricas de baixa tensão
KR20150137315A (ko) 스윙도어 장착용 일체형 문틀
WO2008124910A1 (en) Improvement introduced in cabinet for telecommunication
KR101884646B1 (ko) 앵커 연결유닛을 구비한 조명레일 시스템
PT2093362E (pt) Método e sistema de fixação para fixar uma dobradiça e outras peças em metal em perfis de janelas e portas
KR200489954Y1 (ko) 수배전반용 프레임 연결 브래킷
JPH0610835Y2 (ja) 机等における脚体
CN111009863B (zh) 一种新型接线盒
JP5316159B2 (ja) 配線ダクト付天井パネルシステム
CN212986909U (zh) 一种投射灯
ES2952248T3 (es) Conjunto de un cajón, en particular cajón de persiana enrollable, y marco de montaje