PT1335462E - Coluna interior para ligações eléctricas de baixa tensão - Google Patents

Coluna interior para ligações eléctricas de baixa tensão Download PDF

Info

Publication number
PT1335462E
PT1335462E PT03380012T PT03380012T PT1335462E PT 1335462 E PT1335462 E PT 1335462E PT 03380012 T PT03380012 T PT 03380012T PT 03380012 T PT03380012 T PT 03380012T PT 1335462 E PT1335462 E PT 1335462E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
self
resistant element
supporting
column according
rectilinear
Prior art date
Application number
PT03380012T
Other languages
English (en)
Inventor
Juan Manuel Benito Navazo
Original Assignee
Unex Aparellaje Electrico Sl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unex Aparellaje Electrico Sl filed Critical Unex Aparellaje Electrico Sl
Publication of PT1335462E publication Critical patent/PT1335462E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/02Details
    • H02G3/04Protective tubing or conduits, e.g. cable ladders or cable troughs
    • H02G3/0493Service poles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Installation Of Indoor Wiring (AREA)
  • Cable Accessories (AREA)
  • Connector Housings Or Holding Contact Members (AREA)
  • Coupling Device And Connection With Printed Circuit (AREA)
  • Control Of Electrical Variables (AREA)
  • Emergency Protection Circuit Devices (AREA)
  • Connections Arranged To Contact A Plurality Of Conductors (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "COLUNA INTERIOR PARA LIGAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO"
Campo da invenção A invenção refere-se a uma coluna interior para ligações eléctricas de baixa tensão e, em particular, consiste num dispositivo do tipo destinado a colocar dispositivos de ligação que podem ser abertos ao lado de estações de trabalho num recinto, de modo a fornecer às referidas estações de trabalho energia eléctrica normal e controlada, corrente eléctrica para iluminação e telefonia, telemática, sinais de segurança e alarme e outros, tais como um cabo óptico, por meio de caixas de terminais que podem ser abertas, as quais, estando montadas em colunas situadas entre o tecto e o pavimento do recinto ou em torres situadas no pavimento, podem estar associadas a cabos principais, ocultos num tecto falso ou sob o pavimento, através de cabos de derivação estendendo-se no interior das referidas colunas ou torres e que impossibilitam o emaranhamento frequente dos cabos que se forma em estações de trabalho, separando, ao mesmo tempo, os cabos de acordo com o tipo de meio eléctrico transportado e/ou a sua instalação.
Estado da Técnica
As referidas colunas ou torres para colocar pontos de ligação de energia à altura do aparelho em cada estação de 1 trabalho, são conhecidas na técnica, tal como a coluna que é o objecto do Modelo de Utilidade Espanhol N° 1045130, as comercializadas pelas firmas Legrand, Tahalit e muitas outras.
Em geral, estas colunas ou torres têm alguns inconvenientes devido à sua dimensão transversal excessiva; são, por vezes, compostas por um número exagerado de peças (poste extensível e corpo compartimentado metálico e tampas de plástico), por peças metálicas visíveis que são difíceis de pintar numa cor que combine com a cor ambiente do recinto em que estão instaladas, por um dispositivo de fixação situado entre o tecto e o pavimento que impede qualquer variação de tamanho resultante de calor ou cargas acidentais que podem causar movimento na sede superior das colunas e por tampas utilizando meios de fixação que podem ser ligados a meios visíveis das referidas colunas, etc. O documento DE-A1-4016380 divulga uma coluna que pode ser utilizada para suportar objectos e superfícies, e. g., lâmpadas, persianas, painéis e tampos, e como canalizações para guiar interiormente condutas, instalações eléctricas e tubagens de fluidos, e. g., para comunicações, electricidade, aquecimento por gás e água. A coluna pode ser instalada entre tectos e pavimento ou pode servir como elementos de ligação horizontal entre outras colunas para formar um recinto tridimensional. A coluna compreende um perfil central, com um interior oco, concebido para fixar perfis de suporte tendo, na sua face externa, ranhuras de ancoragem para suportar peças, braços ou outros objectos. Numa forma de realização, a coluna compreende todas as características do preâmbulo da reivindicação 1. 2
Sumário da invenção
Numa tentativa de superar estes inconvenientes, em particular, a dimensão transversal das colunas e dos meios de fixação de tampas, de modo a obter colunas ou torres estilizadas tendo um diâmetro de secção rectilínea mínimo e uma capacidade máxima para permitir a passagem de cabos, foi adoptada a solução em que os meios de fixação de tampas estão ocultos e os referidos meios permitem que as tampas sejam concebidas com um diâmetro mínimo, ocultando, completamente, os seus meios de fixação.
De acordo com a solução acima, foi concebida a coluna interior da reivindicação 1.
Compreende-se que o sulco longitudinal se refere a um sulco que se estende na direcção longitudinal do referido elemento resistente autoportante sendo a sua direcção da profundidade radial relativamente ao referido elemento.
De um modo preferido, o referido elemento resistente autoportante tem uma secção rectilínea em forma de cruz, cujos braços são formados por pares de secções rectilíneas de braço, que são paralelas uma à outra e de igual comprimento, estando as referidas secções rectilíneas de braço associadas uma à outra por meio de uma ponte e às secções rectilíneas de braço mais próximas de braços adjacentes por meio de uma secção central, ao mesmo tempo que as referidas secções rectilíneas de braço têm, nas suas extremidades exteriores, uma aba ligeiramente angular e, entre duas secções rectilíneas de um braço, definem um sulco longitudinal exterior e um sulco longitudinal interior, o qual, estando separado do anterior por meio da referida ponte, 3 complementa uma disposição anti-rotação para um elemento de porca alojado no núcleo tubular do elemento resistente autoportante.
De acordo com uma variante, o elemento resistente autoportante tem uma secção rectilinea de três pontas composta por braços separados num ângulo de 120°, que são formados por pares de secções rectilineas de braço que são paralelas uma à outra e de igual comprimento, estando as referidas secções rectilineas de braço associadas uma à outra por meio de uma ponte e às secções rectilineas de braço mais próximas de braços adjacentes por meio de uma secção central, ao mesmo tempo que as referidas secções rectilineas de braço têm, nas suas extremidades exteriores, uma aba ligeiramente angular e, entre duas secções rectilineas de um braço, definem um sulco longitudinal exterior e um sulco longitudinal interior, o qual, estando separado do anterior por meio da referida ponte, complementa uma disposição anti-rotação para um elemento de porca alojado no núcleo tubular do elemento resistente autoportante.
De um modo preferido, o referido sulco longitudinal exterior proporcionado na borda dos braços do elemento resistente autoportante constitui um meio de retenção para tampas formando o invólucro, que pode ser aberto, que fecham os canais definidos no referido elemento resistente. De um modo vantajoso, a boca do referido sulco longitudinal exterior tem um alargamento interior dimensionado para receber meios de fixação de tampas.
De um modo preferido, os canais longitudinais no elemento resistente autoportante são fechados pelo invólucro que pode ser aberto, que os cobre aos pares. De um modo conveniente, o 4 invólucro que pode ser aberto é composto por duas peças de tampa estriadas que, na direcção longitudinal, incluem meios para fixação ao elemento resistente autoportante, que consistem em duas abas marginais, as quais, viradas em direcções opostas, podem ser unidas a dois dos sulcos de retenção longitudinais exteriores diametralmente opostos proporcionados no elemento resistente autoportante. De um modo mais vantajoso, as peças estriadas do invólucro que pode ser aberto são formadas por respectivas placas curvadas semi-cilindricas cujo diâmetro interior é igual ao diâmetro da curvatura das abas angulares nos braços do elemento resistente autoportante.
De acordo com uma variante, os canais longitudinais no elemento resistente autoportante são cobertos individualmente por um invólucro, que pode ser aberto, formado por três placas cilíndricas curvadas num ângulo de 120° e dotadas de meios para fixação ao elemento resistente autoportante, consistindo em abas marginais que, viradas em direcções convergentes, podem ser unidas a dois sulcos de retenção longitudinais exteriores adjacentes no elemento resistente autoportante.
De um modo preferido, o elemento resistente autoportante é dotado, pelo menos, numa das suas extremidades, com um dispositivo de suporte que pode ser ajustado axialmente e que inclui uma mola de compressão. De um modo conveniente, o dispositivo de suporte ajustável axialmente do elemento resistente autoportante é composto por uma porca, formada como um elemento a ser fixo ao núcleo tubular do elemento resistente e impedida de rodar relativamente àquele, e um casquilho de accionamento que introduz com firmeza um perno roscado na referida porca, e uma sede para uma extremidade de uma mola de compressão, estando a sua outra extremidade assente numa base de 5 suporte que está na direcção axial relativamente a uma superfície resistente.
De um modo preferido, de modo complementar ao dispositivo de suporte ajustável axialmente, o elemento resistente autoportante é dotado com uma sede base, fixa axialmente, na qual, por meio de uma disposição de encaixe, os sulcos longitudinais no referido elemento engatam-se em nervuras proporcionadas em colunas de pequenas dimensões incluídas na referida base, prevendo-se complementar a referida disposição de encaixe com um dispositivo de fixação central.
De um modo vantajoso, o dispositivo de suporte ajustável axialmente e a sede base fixa axialmente são dotados com meios anti-deslizantes no suporte de tecto e de pavimento e suas superfícies de assentamento.
De um modo preferido, o dispositivo de suporte ajustável axialmente é fechado por uma tampa maior composta por duas peças simétricas acopláveis mutuamente.
Numa variante, a referida coluna passa através de um tecto falso por meio de um orifício feito neste e, de um modo preferido, o referido orifício é fechado por uma tampa mais pequena composta por duas peças simétricas mutuamente acopláveis.
De igual modo, de um modo preferido, a sede base é coberta por um pedestal composto por duas peças simétricas mutuamente acopláveis. 6
De um modo conveniente, o elemento resistente autoportante inclui, pelo menos, uma caixa de terminais formada por elementos que estão fixos individualmente ao referido elemento resistente e que são mutuamente acopláveis para formar um invólucro para mecanismos de ligação eléctrica, estando previsto, de um modo preferido, que as caixas de terminais a ser instaladas no elemento resistente autoportante sejam formadas por duas meias conchas mutuamente acopláveis, que podem ser fixas individualmente ao referido elemento resistente autoportante e fechadas no seu topo e fundo por meio de respectivas tampas comuns dotadas com meios de acoplamento que podem ser abertos.
De um modo preferido, o referido elemento resistente autoportante tem uma secção em forma de estrela regular ou irregular.
Breve descrição dos desenhos
Outras vantagens e caracteristicas da invenção tornar-se-ão evidentes a partir da seguinte descrição não limitativa de formas de realização preferidas, com referência aos desenhos anexos, nos quais: A Fig. 1 é uma vista em alçado lateral de uma coluna interior de acordo com a invenção, que está instalada entre um tecto resistente e o pavimento e inclui uma caixa de terminais. A Fig. 2 é uma vista em alçado lateral da coluna interior na figura anterior, instalada entre um tecto resistente e o pavimento, e ilustrando uma característica singular por se 7 estender através de um tecto falso ou revestimento de tecto que contém os cabos principais a serem derivados na direcção da ou de cada uma das estações de trabalho situadas ao lado da caixa de terminais na coluna em questão. A Fig. 3 é uma vista em alçado lateral ligeiramente reduzida na parte frontal, de uma torre fixa apenas ao pavimento, compreendendo uma caixa de terminais que está colocada à altura da estação de trabalho. A Fig. 4 é uma vista em perspectiva explodida de uma extremidade superior da coluna interior de acordo com a invenção, mostrando um dispositivo de suporte ajustável axialmente para o elemento resistente autoportante que é o núcleo da coluna, estando o referido dispositivo acompanhado por duas meias conchas maiores pertencentes a uma tampa maior, que correspondem à instalação mostrada na Fig. 1 e duas meias conchas menores pertencentes a uma tampa mais pequena, que correspondem à instalação mostrada na Fig. 2, assim como duas peças estriadas que, no caso da Fig. 2, formam um invólucro que pode ser aberto para o elemento resistente autoportante. A Fig. 5 é uma vista em perspectiva explodida da extremidade inferior da coluna da invenção, na continuação da Fig. 4, em que o elemento resistente autoportante é flanqueado pelas duas peças estriadas que actuam como coberturas constituindo o invólucro do anterior e como um dispositivo de suporte fixo contido no interior de um pedestal anular. A Fig. 6 mostra a secção rectilínea em forma de cruz do elemento resistente autoportante, de acordo com uma forma de realização preferida da invenção, mostrando a sua fixação ao invólucro que pode ser aberto, do qual uma das duas tampas foi deslocada. A Fig. 7., semelhante à figura anterior, mostra uma forma de realização possível da invenção em que a secção rectilínea é de três pontas; é, igualmente, mostrada a fixação do invólucro que pode ser aberto, do qual foi, igualmente, deslocada uma das tampas. A Fig. 8 é um corte ao longo da linha VIII-VIII da Fig. 1 mostrando como uma caixa de terminais é montada num elemento resistente autoportante, tal como o da Fig. 6, onde a caixa de terminais tem apenas uma coluna de mecanismos eléctricos. A Fig. 9, semelhante à figura anterior, mostra o conjunto de uma caixa de terminais no elemento resistente autoportante na Fig. 6, quando a caixa de terminais tem duas colunas de mecanismos de ligação eléctrica que podem ser alcançadas a partir de lados opostos da caixa. A Fig. 10 é uma vista em perspectiva explodida do dispositivo de suporte ajustável axialmente compreendendo uma base de suporte, uma mola de compressão, um casquilho de accionamento, um perno roscado e um elemento de porca a ser fixo, sem possibilidade de rotação, ao núcleo tubular do elemento resistente autoportante. A Fig. 11 é um corte diametral do conjunto de elementos mostrados na figura anterior uma vez montados uns nos outros, estando o conjunto montado na extremidade superior de um elemento resistente autoportante e aplicado ao tecto. 9 A Fig. 12 é uma vista em perspectiva explodida de uma torre de acordo com a invenção compreendendo uma caixa de terminais, o elemento resistente autoportante, o dispositivo de suporte fixo e o seu pedestal. A Fig. 13 é um corte longitudinal do conjunto montado dos elementos mostrados na figura anterior. A Fig. 14 é uma vista em perspectiva de uma torre dotada de duas caixas de terminais sobrepostas. A Fig. 15 é uma vista esquemática da disposição de uma caixa de terminais de quatro pontos em torno de um elemento resistente autoportante tendo uma secção rectilinea em forma de cruz. A Fig. 16, semelhante à figura anterior, mostra a disposição de uma caixa de terminais de três pontos em torno de um elemento resistente autoportante que tem uma secção rectilinea de três pontas.
Descrição pormenorizada de algumas formas de realização da invenção A coluna interior para ligações eléctricas de baixa tensão, formada de acordo com a invenção, pode adoptar duas disposições convencionais, a saber, a da coluna 1, por si mesma, e a da torre 2.
Como mostrado nas Figs. 1 e 2, o comprimento e a disposição da coluna 1 é tal que esta está instalada no interior de um 10 recinto, apoiada entre um tecto 3 e um pavimento 4, ambos resistentes, e está posicionada em pontos afastados ao longo das paredes do referido recinto e na vizinhança das estações de trabalho.
De modo semelhante, como mostrado na Fig. 3, as colunas ou torres 2 estão colocadas no pavimento 4 resistente, sem alcançar 0 tecto resistente 3, e estão ali fixas em pontos na vizinhança das estações de trabalho.
Em ambos os casos, as colunas 1 e torres 2 são dotadas de caixas 5 de terminais que alojam os mecanismos 6 de ligação eléctrica, como mostrado nas Figs. 1, 2 e 3.
Como ilustrado nas Figs. 4 e 5, no seu interior, as colunas 1 compreendem um elemento 7 resistente autoportante, um dispositivo 8 de suporte ajustável axialmente e um dispositivo 9 de suporte fixo, que pode ser posicionado no tecto 3 e no pavimento 4, respectivamente, ou vice-versa, ao passo que as torres 2 incluem apenas o elemento 7 resistente autoportante e o dispositivo 9 de suporte fixo, como é mostrado nas Figs. 4 e 5.
Além disso, no seu exterior, as colunas 1 compreendem um invólucro 10 que pode ser aberto composto por duas ou mais tampas 11 estriadas, duas peças ou meias conchas 12 simétricas maiores de uma tampa maior de forma ogival, duas partes ou meias conchas 13 simétricas menores de uma tampa menor de forma ogival e um pedestal 14, como está igualmente ilustrado nas referidas Figs. 4 e 5. O elemento 7 resistente autoportante tem uma secção rectilinea em forma de estrela que, de um modo preferido, é 11 rectangular e, mais especificamente, em forma de cruz, tal como aquela mostrada na Fig. 6, ou é de três pontas, como aquela mostrada na Fig. 7.
Em cada caso, o objectivo principal da invenção é o facto de o elemento 7 ou 7A resistente autoportante ter, ao longo da sua direcção longitudinal, como mostrado nas Figs. 4 a 7, um sulco 15 longitudinal exterior profundo na borda 16 de cada um dos braços 17 delimitando cada um dos canais 18 que se destinam a alojar os cabos de derivação dos cabos principais e que permitem que os mecanismos 6 eléctricos, posicionados no interior das caixas 5 de terminais, sejam alcançados.
Os referidos sulcos 15 longitudinais exteriores destinam-se a acoplar as abas 19 marginais de tampas 11 estriadas formando o invólucro 10 que pode ser aberto, estando as referidas tampas montadas através de inserção nas referidas tampas. No caso do elemento 7 resistente autoportante mostrado na Fig. 6, estas tampas 11 estriadas são semi-cilindricas, ao passo que, no caso do elemento 7A resistente autoportante mostrado na Fig. 7, as referidas tampas 11A estriadas são secções rectilineas cilíndricas curvadas num ângulo de 120°.
Como mostrado em especial pormenor na Fig. 6, o elemento 7 resistente autoportante tem uma secção rectilinea em forma de cruz, braços 17 que são compostos por pares de secções 17A e 17B rectilineas de braço, que são paralelas uma à outra e de comprimento igual e que estão associadas uma à outra por meio de uma ponte 20, correspondendo a uma divisória longitudinal, e com as secções rectilineas de braço mais próximas dos braços adjacentes, por meio de uma secção 21 central, ao mesmo tempo que as referidas secções 17A e 17B rectilineas de braço têm, nas 12 suas extremidades exteriores, uma aba 22 ligeiramente angular e, entre duas secções 17A e 17B rectilineas de braço de um braço 17, definem o sulco 15 longitudinal exterior, que se destina a reter as tampas 11 estriadas formando o invólucro 10 que pode ser aberto, e um sulco 23 longitudinal interior que, estando separado do anterior pela referida ponte 20, complementa as secções 21 rectilineas do núcleo para formar uma disposição anti-rotação eficiente para um elemento de porca alojado num núcleo 24 tubular do elemento 7 resistente autoportante.
Como pode ser visto nas Figs. 6 e 7, o sulco longitudinal exterior têm um alargamento 15A que permite a disposição protegida de duas das abas 19 marginais proporcionadas nas tampas 11 e 11A estriadas, as referidas tampas 11 estriadas sendo dotadas, igualmente, de duas nervuras 25 de centragem que delimitam um espaço estriado para o acoplamento das abas 22 angulares nas bordas 16, onde não está previsto o acoplamento de abas 19 marginais.
Como mostrado nas Figs. 8 e 9, uma única caixa 5 de
terminais é composta por elementos que consistem num invólucro 26 frontal que contém mecanismos 6 eléctricos, duas tampas 27 e um invólucro 28 posterior. Os invólucros 26 e 28 frontais e posteriores são mutuamente acopláveis, como ilustrado na Fig. 8, e podem ser fixos individualmente por meio de parafusos 29 enroscados no sulco 15 de retenção longitudinal exterior. De modo semelhante, como mostrado na Fig. 9, é possível acoplar dois invólucros 26 frontais contendo respectivos mecanismos 6 eléctricos. Num outro aspecto, tal como aquele ilustrado na Fig. 15, os mecanismos 6 eléctricos podem ser montados em três ou quatro braços 17 do elemento 7 resistente autoportante. Uma disposição semelhante é possível relativamente ao elemento 7A 13 resistente autoportante de três pontas, como ilustrado na Fig. 16.
As tampas 2 7 adaptam-se ao tipo de invólucro ao qual são aplicadas e podem incluir linhas 31 pré-enfraquecidas para permitir que o elemento 7 ou 7A resistente autoportante passe através daquelas ou permitir que uma caixa de terminais numa coluna 1 montada seja ampliada ou substituída.
Como pode ser visto nas Figs. 10 e 11, o dispositivo 8 de suporte ajustável axialmente, aplicado no tecto 3 no exemplo ilustrado nas Figs. 1, 2 e 11, consiste numa base 32 de suporte axial, uma mola 34 de compressão, um casquilho 35 de accionamento, um perno 36 roscado introduzido, sem possibilidade de rodar, no referido casquilho e uma porca 37 a ser fixada sem possibilidade de rodar no núcleo 24 tubular do elemento 7 ou 7A resistente autoportante. A base 32 de suporte axial tem a forma de uma placa 38 que é dotada de orifícios 39 de fixação e um sulco contendo meios anti-deslizantes, neste caso, uma junta 41 tórica, e estende-se para o interior de um encaixe 42 e uma projecção 43 que é concêntrica com o anterior e mais curta. O casquilho 35 de accionamento inclui uma divisória 44 interior que é dotada de uma projecção 45 que, no seu topo, de acordo com o desenho, forma uma sede 46 para a mola 34 de compressão, ao passo que, no seu fundo, inclui um recesso para a cabeça 47 quadrada do perno 36 roscado. O casquilho 35 de accionamento inclui nervuras 48 para facilitar a sua rotação manual durante a montagem. 14
Além disso, uma concepção 49 recartilhada é proporcionada na borda inferior do encaixe 42, que acasala com abas 50 dispostas na divisória 44 interior do casquilho 35 de accionamento. A Fig. 11 mostra o dispositivo 8 de suporte ajustável na sua posição de trabalho, onde se pode ver que a porca 37, na qual o perno 36 está aparafusado, está acoplada por aletas 51 radiais em sulcos 23 longitudinais interiores no elemento 7 resistente autoportante, ao mesmo tempo que o referido perno roscado está alojado no núcleo 24 tubular do referido elemento 7 resistente autoportante. Um parafuso 52 foi proporcionado para permitir que todas as peças do dispositivo 8 de suporte ajustável sejam unidas conjuntamente antes de serem montadas. A Fig. 12 é uma vista explodida de uma torre 2 de acordo com a invenção, mostrando um dispositivo 9 de suporte fixo idêntico àquele utilizado nas colunas 1 e, uma vez que este não foi aqui descrito antes, uma descrição é proporcionada abaixo. O referido dispositivo 9 de suporte fixo consiste numa sede 53 base que é dotada de três ou quatro colunas 53 curtas destinadas acoplar nas suas nervuras ou elementos 54 guia interiores nos sulcos 15 longitudinais exteriores em elementos 7 ou 7A resistentes autoportantes, respectivamente, como pode ser visto na Fig. 12.
Além disso, é dotado de orifícios 56 de fixação, orifícios 57 para a passagem de cabos enterrados e um orifício 58 para a passagem de um parafuso 59 destinado a fixar o elemento 7 ou 7A resistente autoportante à referida sede 53 base. De igual modo, a base interior daquele pode incluir meios anti-deslizamento (não mostrados) semelhantes ao conjunto de sulco e junta 41 15 tórica na placa 38 descrita acima. Além disso, a referida sede 53 base é coberta por um pedestal 14, que na forma de realização ilustrada é integral, mas que pode, igualmente, ser composto por duas peças simétricas mutuamente acopláveis, semelhante às partes 12 e 13 das tampas maiores e menores descritas acima.
Na Fig. 12, além dos elementos já descritos, há igualmente uma vista explodida de uma caixa 5 de terminais, compreendendo um invólucro 26 frontal, um invólucro 28 posterior e duas tampas 27, em que são visíveis divisórias 60 para separar e montar mecanismos 6 eléctricos, não mostrados. A Fig. 13 ilustra o conjunto dos elementos mostrados na Fig. 12 uma vez montados, onde tudo o que é requerido é fixar o elemento resistente autoportante à sede 53 base. A Fig. 14 representa uma torre 2 dotada de duas caixas 5 de terminais sobrepostas e as Figs. 15 e 16 mostram como os mecanismos 6 eléctricos nas caixas de terminais estão montados em todos os braços 17 dos elementos 7 e 7A resistentes autoportantes, respectivamente.
Lisboa, 13 de Dezembro de 2010 16

Claims (19)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Coluna (1, 2) interior para ligações eléctricas de baixa tensão, que é destinada a conter cabos eléctricos que, derivando de cabos eléctricos principais que estão enterrados, respectivamente, no pavimento ou alojados num tecto falso, permite que os referidos cabos eléctricos principais sejam ligados aos pontos de energia em caixas (5) de terminais montadas na coluna (1, 2) de modo apropriado ao nivel das estações de trabalho proporcionadas no recinto, compreendendo a referida coluna um elemento (7, 7A) resistente autoportante que é dotado de dispositivos (8, 9) de suporte em pelo menos, uma das suas extremidades, tendo o referido elemento (7, 7A) resistente autoportante uma secção rectilinea em forma de estrela definindo um núcleo (24) tubular e canais (18) longitudinais definidos entre os braços (17) adjacentes da referida secção rectilinea em forma de estrela, canais (18) longitudinais ao longo dos quais os referidos cabos eléctricos ramificados se estendem de modo ordenado e um invólucro (10) que pode ser aberto constituído por tampas (11, 11A) que podem ser unidas ao referido elemento (7, 7A) resistente autoportante para fechar os referidos canais (18) longitudinais, tendo o referido elemento (7, 7A) resistente autoportante, ao longo da sua direcção longitudinal, na borda (16) de cada um dos referidos braços (17), um sulco (15) longitudinal profundo que constitui um meio para fixar as referidas tampas (11, 11A) ao referido elemento (7, 7A) resistente autoportante, caracterizada por compreender, pelo menos, uma caixa (5) de terminais consistindo em elementos (26, 28) que são mutuamente acopláveis, de modo a formar um invólucro para 1 mecanismos (6) de ligação eléctrica e que podem ser fixos individualmente por meio de parafusos (29) aparafusados nos referidos sulcos (15) longitudinais do elemento (7, 7A) resistente autoportante.
  2. 2. Coluna, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o elemento (7) resistente autoportante ter uma secção rectilinea em forma de cruz, cujos braços (17) são compostos por pares de secções (17A, 17B) rectilineas de braço que são paralelas uma à outra e de comprimento igual, estando as referidas secções (17A, 17B) rectilineas de braço associadas uma à outra por meio de uma ponte (20) e às secções (17A, 17B) rectilineas de braço mais próximas dos braços (17) adjacentes por meio de uma secção (21) central, ao mesmo tempo que as referidas secções (17A, 17B) rectilineas de braço incluem, nas suas extremidades exteriores, uma aba (22) ligeiramente angular, entre duas secções (17A, 17B) rectilineas de braço de um braço (17), definem um sulco (15) longitudinal exterior e um sulco (23) longitudinal interior que, estando separado do anterior (15) pela referida ponte (20), complementa uma disposição anti-rotação para um elemento de porca alojado no núcleo (24) tubular do elemento (7) resistente autoportante.
  3. 3. Coluna, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o elemento (7A) resistente autoportante ter uma secção rectilinea de três pontas composta por braços (17) separados por um ângulo de 120°, que são compostos de pares de secções (17A, 17B) rectilineas de braço, que são paralelas uma à outra e de comprimento igual, estando as referidas secções (17A, 17B) rectilineas de braço associadas uma à outra por meio de uma ponte (20) e às secções (17A, 17B) rectilineas 2 de braço mais próximas de braços (17) adjacentes por meio de uma secção (21) central, ao mesmo tempo que as referidas secções (17A, 17B) rectilineas de braço incluem, nas suas extremidades exteriores, uma aba (22) ligeiramente angular e, entre duas secções (17A, 17B) rectilineas de braço de um braço (17), definem um sulco (15) longitudinal exterior e um sulco (23) longitudinal interior o qual, estando separado do anterior (15) pela referida ponte (20), complementa uma disposição anti-rotação para um elemento de porca alojado no núcleo (24) tubular do elemento (7A) resistente autoportante.
  4. 4. Coluna, de acordo com as reivindicações 2 ou 3, caracterizada por o sulco (15) longitudinal exterior proporcionado na borda (16) dos braços (17) de elemento (7, 7A) resistente autoportante constituir um meio de retenção para tampas (11) formando o invólucro (10) que pode ser aberto que fecha canais (18) definidos no referido elemento (7, 7A) resistente.
  5. 5. Coluna, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por a boca do sulco (15) longitudinal exterior incluir um alargamento (15A) interior que é dimensionado para receber meios de fixação para as tampas (11).
  6. 6. Coluna, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por os canais (18) longitudinais no elemento (7) resistente autoportante serem cobertos por um invólucro (10) que pode ser aberto que os fecha aos pares.
  7. 7. Coluna, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por o invólucro (10) que pode ser aberto ser composto por duas 3 peças (11) de tampa estriadas que, na direcção longitudinal, incluem meios para fixação ao elemento resistente autoportante que consistem em duas abas (19) marginais que, viradas em direcções opostas, podem ser unidas a dois dos sulcos (15) de retenção longitudinais exteriores, diametralmente opostos, proporcionados no elemento (7) resistente autoportante.
  8. 8. Coluna, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por as peças (11) estriadas do invólucro (10) que pode ser aberto serem compostas por respectivas placas curvadas semi-cilindricas cujo diâmetro interior é igual ao diâmetro de curvatura das abas (22) angulares nos braços (17) do elemento (7) resistente autoportante.
  9. 9. Coluna, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por os canais (18) longitudinais do elemento (7A) resistente autoportante serem cobertos individualmente por um invólucro (10) que pode ser aberto formado por três placas (11 A) cilíndricas curvadas num ângulo de 120° e dotadas de meios para fixação ao elemento (7A) resistente autoportante consistindo em abas (19) marginais que, viradas para direcções convergentes, podem ser unidas a dois sulcos (15) de retenção longitudinais exteriores adjacentes no elemento (7A) resistente autoportante.
  10. 10. Coluna, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o elemento (7, 7A) resistente autoportante ser dotado, em pelo menos, uma das suas extremidades, com um dispositivo (8) de suporte que pode ser ajustado na direcção axial e compreende uma mola (34) de compressão. 4
  11. 11. Coluna, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada por o dispositivo (8) de suporte ajustável axialmente do elemento (7, 7A) resistente autoportante ser composto por uma porca (37), formada como um elemento a ser unido ao núcleo (24) tubular do elemento (7, 7A) resistente e ser impedida de rodar relativamente àquele, e um casquilho (35) de accionamento que introduz com firmeza um perno (36) roscado na referida porca (37) e uma sede (46) para uma extremidade de uma mola (34) de compressão que, na sua extremidade oposta, está assente numa base (32) de suporte, axial a uma superfície resistente.
  12. 12. Coluna, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o elemento (7, 7A) resistente autoportante, de modo complementar ao dispositivo (8) de suporte ajustável axialmente, ser dotado de uma sede (53) base, fixa axialmente, na qual, por meio de uma disposição de encaixe, os sulcos (15) longitudinais no referido elemento (7, 7A) engatam em nervuras (55) proporcionados nas colunas (54) de pequenas dimensões incluídas na referida base (53), destinando-se esta a complementar a referida disposição de encaixe com um dispositivo (58, 59) de fixação central.
  13. 13. Coluna, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada por o dispositivo (8) de suporte ajustável axialmente e a sede (53) base fixa axialmente serem dotados de meios (41) anti-deslizantes no suporte de tecto (3) e pavimento (4) ou nas suas superfícies de assentamento.
  14. 14. Coluna, de acordo com as reivindicações 10 a 13, caracterizada por o dispositivo (8) de suporte ajustável 5 axialmente ser fechado por uma tampa maior composta por duas partes (12) mutuamente acopláveis.
  15. 15. Coluna, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 13, caracterizada por passar através de um tecto falso por meio de um orificio feito neste e por o referido orifício estar fechado por uma tampa mais pequena composta por duas partes (13) simétricas acopláveis mutuamente.
  16. 16. Coluna, de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 15, caracterizada por a sede (53) base estar coberta por um pedestal (14) formado por duas peças simétricas mutuamente acopláveis.
  17. 17. Coluna, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por as caixas (5) de terminais a ser montadas no elemento (7, 7A) resistente autoportante serem compostas por duas meias conchas (26, 28) que são mutuamente acopláveis, poderem ser fixas individualmente ao referido elemento (7, 7A) resistente autoportante e serem fechadas no seu topo e fundo por respectivas tampas (27) comuns dotadas de meios de fixação que podem ser abertos.
  18. 18. Coluna, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o elemento (7, 7A) resistente autoportante ter uma secção rectilínea em forma de estrela regular. 6
  19. 19. Coluna, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o elemento (7, 7A) resistente autoportante ter uma secção rectilinea em forma de estrela irregular. Lisboa, 13 de Dezembro de 2010 7
PT03380012T 2002-02-08 2003-01-29 Coluna interior para ligações eléctricas de baixa tensão PT1335462E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES200200302U ES1051096Y (es) 2002-02-08 2002-02-08 Columna de interior para conexionados electricos de baja tension.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1335462E true PT1335462E (pt) 2010-12-20

Family

ID=8500417

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03380012T PT1335462E (pt) 2002-02-08 2003-01-29 Coluna interior para ligações eléctricas de baixa tensão

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1335462B1 (pt)
AT (1) ATE489752T1 (pt)
DE (1) DE60335054D1 (pt)
ES (2) ES1051096Y (pt)
PT (1) PT1335462E (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202006001797U1 (de) 2006-02-04 2007-06-06 Tehalit Gmbh Versorgungssäule
DE102009020726A1 (de) * 2009-05-11 2010-11-25 Wesemann Gmbh & Co. Kg Versorgungssystem zum Bereitstellen einer Medienversorgung
DE202009008037U1 (de) 2009-06-09 2009-09-24 Tehalit Gmbh Spannvorrichtung für Versorgungssäulen und Raumsäulen mit Anschlüssen und Geräten für elektrische Energie, Telekommunikation und/oder Daten
DE102010000207A1 (de) 2010-01-26 2011-07-28 Rittal GmbH & Co. KG, 35745 Adapter zur Befestigung eines Tragprofils
DE202010018579U1 (de) * 2010-05-03 2017-11-08 Belectric Drive Gmbh Gehäuse für eine StromLade-Box für Elektrofahrzeuge
DE102012007775A1 (de) * 2012-04-20 2013-10-24 Elabo Gmbh Stützbein für Arbeitsmöbel
FR3060882B1 (fr) * 2016-12-20 2022-05-06 Legrand France Colonne pour le support d’au moins un appareillage electrique
EP3904744A4 (en) * 2018-12-27 2022-11-02 Schneider Electric España, S.A. STRUCTURAL ASSEMBLY FOR SUPPORT OF ELECTRICAL AND/OR ELECTRONIC MODULES
DE202021102987U1 (de) 2021-05-31 2021-11-08 Patrick Siehr Spannvorrichtung
DE102022105507A1 (de) * 2022-03-09 2023-09-14 Volucap Gmbh Anordnung sowie ein Modulbausystem zum tragenden Aufnehmen eines Funktionsmoduls

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1239930B (it) 1989-05-20 1993-11-23 Magro Tomas Diaz Colonna di supporto e di guida interna per condotti e cavi per fluidi, e profilati per formare dette colonne
DE29615033U1 (de) * 1996-08-29 1998-01-02 Tehalit Gmbh Energiesäule
FR2811815B1 (fr) * 2000-07-11 2004-10-01 Legrand Sa Colonne technique pour le support d'appareillages de commande et/ou de distribution d'energie, et/ou le cheminement de cables ou de conducteurs de transport d'energie

Also Published As

Publication number Publication date
ATE489752T1 (de) 2010-12-15
EP1335462A2 (en) 2003-08-13
ES1051096Y (es) 2002-10-16
ES1051096U (es) 2002-06-16
ES2358436T3 (es) 2011-05-10
DE60335054D1 (de) 2011-01-05
EP1335462A3 (en) 2003-11-12
EP1335462B1 (en) 2010-11-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1335462E (pt) Coluna interior para ligações eléctricas de baixa tensão
US4879955A (en) Office workstation
EP0433197A1 (fr) Cadre guide-fil pour meuble-support d'installations électriques et électroniques
US6715899B1 (en) Easily assembled and detached wall lamp mounting device
ES2277164T3 (es) Juego de piezas de construccion normalizadas para armarios distribuidores.
KR101039828B1 (ko) 공동주택용 천장 전기분전함
US5160809A (en) Structure of wire conduit terminal assembly
EP2065992A1 (en) Cable-guide element with rotating means for opening/closing the aperture for receiving cables and the like.
US6692140B2 (en) Lamp rod for mounting a lamp to a junction box
RU2407120C2 (ru) Механизм для настенной розетки
US20080030980A1 (en) Hub assembly
ES2351284T3 (es) Columna técnica para el soporte de aparatos eléctricos de mando y/o de distribución de energía y/o el encaminamiento de cables o de conductores de transporte de energía.
CA1067873A (en) Wall mounted hinged base
ES2333583T3 (es) Conjunto de union para la conexion de una pata a una superficie de trabajo.
CN100508090C (zh) 触头装置
ES2219983T3 (es) Soporte para aparatos.
ES2215965T3 (es) Dispositivo conector para montaje.
CN213597656U (zh) 一种组装式型材护栏
JPH0530257Y2 (pt)
CN216532745U (zh) 一种可折叠灯架
PT1147339E (pt) Caixa de suporte de projector universal embutida e ferramenta de montagem associada
CN215008723U (zh) 一种户外防水插头
CN220693487U (zh) 一种防水效果好的户外电源盒
KR20130053667A (ko) 코너 벽면용 공동주택 안전 콘센트 박스구조
CN217423088U (zh) 一种带多维转动角度结构的太阳能可充电地插灯