BRPI0713820A2 - dispositivo de jogar e esportivo - Google Patents

dispositivo de jogar e esportivo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0713820A2
BRPI0713820A2 BRPI0713820-2A BRPI0713820A BRPI0713820A2 BR PI0713820 A2 BRPI0713820 A2 BR PI0713820A2 BR PI0713820 A BRPI0713820 A BR PI0713820A BR PI0713820 A2 BRPI0713820 A2 BR PI0713820A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
membrane
playing
sports device
flying object
hand
Prior art date
Application number
BRPI0713820-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Gregor Altenburger
Urs Robustelli
Original Assignee
Gregor Altenburger
Urs Robustelli
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gregor Altenburger, Urs Robustelli filed Critical Gregor Altenburger
Publication of BRPI0713820A2 publication Critical patent/BRPI0713820A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63BAPPARATUS FOR PHYSICAL TRAINING, GYMNASTICS, SWIMMING, CLIMBING, OR FENCING; BALL GAMES; TRAINING EQUIPMENT
    • A63B65/00Implements for throwing  ; Mechanical projectors, e.g. using spring force
    • A63B65/12Ball-throwing apparatus with or without catchers ; Mechanical projectors, e.g. using spring force
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63BAPPARATUS FOR PHYSICAL TRAINING, GYMNASTICS, SWIMMING, CLIMBING, OR FENCING; BALL GAMES; TRAINING EQUIPMENT
    • A63B65/00Implements for throwing  ; Mechanical projectors, e.g. using spring force
    • A63B65/12Ball-throwing apparatus with or without catchers ; Mechanical projectors, e.g. using spring force
    • A63B65/122Hand-held mechanical projectors, e.g. for balls
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63BAPPARATUS FOR PHYSICAL TRAINING, GYMNASTICS, SWIMMING, CLIMBING, OR FENCING; BALL GAMES; TRAINING EQUIPMENT
    • A63B65/00Implements for throwing  ; Mechanical projectors, e.g. using spring force

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Physical Education & Sports Medicine (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Professional, Industrial, Or Sporting Protective Garments (AREA)
  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
  • Purses, Travelling Bags, Baskets, Or Suitcases (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE JOGAR E ESPORTIVO. Dispositivo para jogar e esportivo, através do qual pode-se interceder e apanhar um objeto voador com uma mão graças a uma membrana (1-8) especialmente construída, esticada e fixada no dispositivo, tanto em uma configuração conforme os números 9-18 quanto na configuração conforme os números 19-38. A invenção acima referida poderá ser utilizada por uma única pessoa (jogando com as mãos, rebatendo na parede, acertando um alvo) e por dois jogadores, como um grupo ou em equipes.

Description

DISPOSITIVO DE JOGAR E ESPORTIVO
A invenção se refere a um dispositivo para jogar e esportivo, com o qual pode-se interceder e apanhar objetos voadores menores com uma mão (independentemente se a mão direita ou esquerda). 0 contato com o dispositivo é extremamente simples, entretanto, somente com habilidade e prática poderão ser exploradas todas as possibilidades do jogo.
Existem alguns dispositivos esportivos e de jogar, com os quais é possível interceder e lançar objetos voadores em sentido bidirecional (raquete de tênis, peteca e ping-pong etc.). Entretanto, com esses dispositivos não é possível apanhar o objeto voador. Por outro lado, existem as luvas de apanhadores, discos de velcro etc., com os quais pode ser apanhado mais facilmente um objeto voador. No entanto, o objeto voador não poderá ser lançado novamente com esses dispositivo, por isso a outra mão deverá ser utilizada para auxiliar.
Os dispositivos para jogar e esportivos construídos, com os quais é possível lançar e apanhar um objeto voador com uma mão, carecem até o presente momento de dinâmica ou de um elemento de jogo e/ou necessitam de auxílio elétrico. Esses aspectos não são necessários para a invenção acima citada.
A presente invenção oferece ainda um efeito surpresa: Para o (a) parceiro(a) quase não é possível identificar quando o objeto voador será lançado novamente, uma vez que ele não fica mais visível depois de ser apanhado. Esta invenção ainda poderá ser utilizada por uma única pessoa (jogando com as mãos, rebatendo na parede, acertando um alvo) , bem como por duas pessoas, como um grupo ou em equipes.
A invenção apresenta duas configurações. Ambas as configurações utilizam uma membrana como elemento principal para apanhar e lançar o objeto voador. Se a membrana estiver aberta (esticada), o objeto voador poderá ser lançado. Se a membrana estiver fechada, o objeto voador poderá ser apanhado. A diferença técnica principal destas duas configurações consiste no fato de que a membrana será esticada, com um dispositivo, pressionando as mãos, e com o outro dispositivo, será obtido o mesmo efeito abrindo a mão.
A invenção será esclarecida com o auxilio dos desenhos anexados:
Figura 1, uma vista da membrana (1), que é esticada por duas barras curvas (2), que, segundo a presente invenção, formam cada uma um semicírculo (entretanto, isto não é obrigatório) . Mas o círculo não é fechado com as barras; ele possui na parte central um entalhe (7) , que forma a "bolsa de apanhar" e a "mola de lançar" para o objeto voador. A membrana é esticada e recolhida (4) (ou colada, soldada), de modo que quase não é possível um estiramento em sentido de tração. Um estiramento no sentido contrário é totalmente favorável, uma vez que, ao apanhar um objeto, cria-se um local adicional na bolsa da membrana (mas isto somente será possível se a membrana for produzida de um material que não deforme). Além disso, a membrana é levantada sobre as barras de modo que as barras são estagnadas diante do entalhe na 25 parte central (bolsa de apanhar). É liberado ainda um entalhe (6) no vértice das barras tensoras para a fixação das mesmas no dispositivo de jogar. As barras não são curvadas no comprimento da fixação, e sim permutadas de modo a formar duas retas breves (3) . No vértice das barras tensoras, está fixado um "retentor" (8) . 0 próprio "retentor" é um pino simples, o qual, com o suporte (36), Figura 7, tem o objetivo de manter a membrana para frente antes de abrir. A extensão da membrana não foi definida, mas ela se movimenta bem, de acordo com a presente invenção, em um diâmetro de 15 a 25 cm.
A Figura 2 mostra a configuração 1, que se destaca pelo fato de que a membrana é aberta por uma compressão da mão e fechada pela abertura da mão.
A configuração se desenvolve em um arco (9) , que é facilmente esticado graças ao material utilizado (10), e que sempre retorna ao estado original. Esse detalhe é favorecido com uma mola de pressão fixada (11) , o que se faz necessário para a captura de um objeto voador. O arco é associado firmemente (12 - 13) à construção, que permite a transferência da pressão para os dois "braços" móveis (15) , utilizados para abrir a membrana. O local da transferência de potência fica protegido (14) . A construção para a transferência de pressão consiste de uma cremalheira (16) , que aciona as rodas dentadas (17) com o seu movimento, associadas firmemente aos "braços" acima referidos, nos quais são fixados novamente os suportes (18) para as barras tensoras. A Figura 2 mostra os suportes acima referidos, que não necessitam do "retentor" (conforme Figura 1) , visto que essa exclusão também representa uma variante segundo a respectiva técnica de jogo. Do contrário, a membrana é utilizada de acordo com a Figura 1. Para manter a configuração não é necessário nenhum dispositivo especial, o arco é fechado pela mão com facilidade. 25 A Figura 3 mostra uma vista detalhada da
configuração 1 (Figura 2), na qual é possivel identificar a técnica para a transferência da pressão e velocidade (15 - 17) .
A Figura 4 mostra uma vista detalhada da 3 0 configuração 1 (Figura 2) , na qual está representado um possivel suporte (18) , que poderá ser utilizado caso não se deseja utilizar o "retentor" (8).
A Figura 5 mostra um panorama frontal aberto da configuração 2, que se destaca pelo fato de que a membrana é aberta com a abertura da mão e fechada com o fechamento da mão. A construção básica da configuração consiste em um anel estável (19) sobre uma lateral e duas barras condutoras (21) (derivadas em um semi-anel (20)) sobre a outra lateral, que estão associadas entre si por uma dobradiça (30), Figura 6. Na configuração 2, de acordo com a Figura 5, o dedo polegar, e no mínimo, o dedo anular e indicador são fixados sobre o dispositivo com o objetivo de poder abrir e fechar a construção. Neste caso, o dedo polegar é fixado sobre um "disco" (22) por meio de uma tira regulável (23) . O disco é novamente assentado sobre uma peça tubular (38), Figuras 6 e 7, sobre uma barra transversal (24) , que desemboca em duas peças tubulares (25), instaladas nas barras condutoras acima referidas, de modo que é possível tanto um movimento rotativo (ergonomia) quanto uma inclinação para frente e para trás (isto é permitido para poder abrir a mão do dispositivo com ângulo maior) , bem como um deslize ao longo da barra transversal (ergonomia) e das barras condutoras (transferência de potência/velocidade, ergonomia) (Figura 7). Os demais dedos são fixados sobre um semi-disco (27) (por exemplo, de plástico, alumínio etc.) por meio de duas tiras (26), sendo que a tira inferior é afastada na parte central '(28) de modo que surgem dois orifícios para os dedos. Conseqüente, é obtida uma segurança maior para a mão.
Os dois semi-círculos acima indicados (29) da construção básica da configuração 2, são revestidos com material muito flexível (a flexibilidade do material não é obrigatória) para que os objetos voadores também possam ser recolhidos e relançados diretamente e com o efeito de uma cama elástica.
A Figura 6 mostra um vista aberta da parte de trás da configuração 2. Mostra também as dobradiças (30) descritas na Figura 5, que permitem uma abertura e um fechamento do dispositivo de jogo (e da membrana). O semi-círculo inferior é, analogamente à Figura 5 (27), um semi-disco de plástico
(31) (ou de alumínio, etc.). A tira para os dedos, assim como as tiras para os outros dedos, é conduzida em uma base dupla
(32) por meio de uma fenda condutora (33) . Sua regulagem é realizada por um elemento de conexão (34) fixado nas tiras, que pode engrenar, por exemplo, em orifícios (35) na parte de trás da parede dupla (31) (ou executada com um elemento de aperto rápido, fecho de velcro etc.) .
Os suportes (36) apresentados na Figura 7 são fixados na construção básica acima mencionada, que sustentam a membrana descrita na Figura 1.
Conforme é possível deduzir da Figura 7, o suporte (36), graças à fenda (37), também é um trilho condutor para o "retentor" (8) e impede um deslizamento bidirecional da construção para apanhar e lançar objetos voadores explicados neste texto, bem como um desdobramento da membrana para frente. Uma vez que os suportes da membrana podem dobrar no fechamento, também existe a possibilidade de produzir os suportes de um material, que faça, por exemplo, um ruído de ruptura ao fechar no caso acima referido. Está previsto, basicamente, encapar os suportes (e retentor), mas também se houver a possibilidade de gerar um ruído ao fechar.
A Figura 8 mostra uma vista detalhada do suporte para o polegar da configuração 2.

Claims (10)

1. DISPOSITIVO DE JOGAR E ESPORTIVO, caracterizado pelo fato de utilizar uma mão para apanhar e lançar um objeto voador através da abertura e do fechamento de uma membrana, que é esticada (1 - 7) de tal modo, que o objeto voador sempre é jogado em uma "bolsa de apanhar" (7) formada pela membrana no ato de apanhar, para que existam sempre as mesmas condições em cada lançamento, que o objeto voador não consegue sair da "bolsa de apanhar" com a membrana fechada, em qualquer sentido em que seja mantido o jogo e que a "bolsa de apanhar" forma simultaneamente uma "mola de lançamento" (7) , que permite, ao abrir, lançar o objeto voador o mais distante possível e sempre com precisão de alvo no momento de fechar, caracterizado pelo fato de que a membrana é esticada de tal modo, que o objeto voador pode ser capturado de qualquer direção e lançado em qualquer sentido.
2. DISPOSITIVO DE JOGAR E ESPORTIVO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a membrana é mantida para frente antes de esticar por meio de um "retentor" (8) e de um suporte (36).
3. DISPOSITIVO DE JOGAR E ESPORTIVO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a membrana é mantida antes do deslizamento lateral por meio do "retentor" (8) e de um suporte com um entalhe (36 e 37).
4. DISPOSITIVO DE JOGAR E ESPORTIVO, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o suporte produz um ruído ao fechar da membrana.
5. DISPOSITIVO DE JOGAR E ESPORTIVO, de acordo com uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a membrana é aberta pela compressão da mão e fechada com a abertura da mão.
6. DISPOSITIVO DE JOGAR E ESPORTIVO, de acordo com uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a membrana é aberta com a abertura da mão e fechada com o fechamento da mão.
7. DISPOSITIVO DE JOGAR E ESPORTIVO, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que é desencadeada uma transferência de força também pelo dedo polegar, e o dedo polegar pode se movimentar no mínimo através de um eixo para permitir o estiramento necessário do aparelho de maneira ergonômica e funcional tanto para crianças quanto para adultos.
8. DISPOSITIVO DE JOGAR E ESPORTIVO, de acordo com uma das reivindicações de 1 a 4 e 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que as tiras do suporte reguláveis são conduzidas em uma base intermediária e podem ser engrenadas, de forma ajustável na parte de trás da parede dupla por meio de um elemento de conexão.
9. DISPOSITIVO DE JOGAR E ESPORTIVO, de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a lateral externa da membrana pode servir de raquete no estado fechado para lançar diretamente de volta o objeto voador.
10. DISPOSITIVO DE JOGAR E ESPORTIVO, de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a membrana é esticada em duas barras tensoras curvas.
BRPI0713820-2A 2006-08-05 2007-07-19 dispositivo de jogar e esportivo BRPI0713820A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH1252/06 2006-08-05
CH12522006 2006-08-05
PCT/CH2007/000356 WO2008017174A2 (de) 2006-08-05 2007-07-19 Spiel- und sportgerät zum spicken und fangen eines fluggegenstandes, einhändig spielbar

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0713820A2 true BRPI0713820A2 (pt) 2012-11-06

Family

ID=38956321

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0713820-2A BRPI0713820A2 (pt) 2006-08-05 2007-07-19 dispositivo de jogar e esportivo

Country Status (15)

Country Link
US (1) US8002650B2 (pt)
EP (1) EP2046462B1 (pt)
JP (1) JP5236642B2 (pt)
KR (1) KR20090085020A (pt)
CN (1) CN101557860B (pt)
AT (1) ATE470488T1 (pt)
AU (1) AU2007283411B2 (pt)
BR (1) BRPI0713820A2 (pt)
CA (1) CA2659900C (pt)
DE (1) DE502007004082D1 (pt)
DK (1) DK2046462T3 (pt)
ES (1) ES2347189T3 (pt)
PL (1) PL2046462T3 (pt)
RU (1) RU2414946C2 (pt)
WO (1) WO2008017174A2 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN109200559A (zh) * 2018-10-29 2019-01-15 广西科技大学 一种自动化棒球发射机

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB191013116A (en) * 1909-07-15 1910-12-31 Helene Behrend Improvements in Ball Throwing and Catching Devices.
US1156047A (en) * 1910-07-05 1915-10-12 Bierbaum H Ball-game device.
US1463726A (en) * 1921-08-24 1923-07-31 Ruttmann Ernst Ricochet ball game
US1558666A (en) * 1924-06-04 1925-10-27 Brewer Joseph Handball bat
DE482496C (de) * 1928-06-05 1929-09-23 Auguste Rauche Geb Labenski Ballspiel-Vorrichtung
US1808035A (en) * 1929-11-07 1931-06-02 Guenard Jose Leandro Montalvo Tennis racket
US2159972A (en) * 1938-09-19 1939-05-30 Larson Arvid Swimming device
US2224453A (en) * 1940-01-02 1940-12-10 Gertrude Fladoos Ball propelling and catching toy
US2465808A (en) * 1945-09-21 1949-03-29 Killam Henry Isom Tumbling toy
US2835494A (en) * 1956-11-19 1958-05-20 Hilde V Hull Throw-and-catch game racquet
US3342491A (en) * 1962-01-17 1967-09-19 Padovani Dominique Rene Projecting and catching device with resilient net
FR2338057A1 (fr) * 1976-01-13 1977-08-12 Strang Alexis Jouet propulsant et recevant un objet spherique
DE2638574B2 (de) * 1976-08-27 1979-12-06 Volker Schultze Elektro-Mechanische Apparate, 7594 Kappelrodeck Ballspielgerät
JPS61145568U (pt) * 1985-02-28 1986-09-08
JPH05222Y2 (pt) * 1985-05-16 1993-01-06
CN2332436Y (zh) * 1998-05-14 1999-08-11 刘浩 带有弹性线的抛掷体

Also Published As

Publication number Publication date
JP5236642B2 (ja) 2013-07-17
DK2046462T3 (da) 2010-09-20
RU2009101462A (ru) 2010-09-10
US8002650B2 (en) 2011-08-23
ATE470488T1 (de) 2010-06-15
AU2007283411B2 (en) 2013-05-09
RU2414946C2 (ru) 2011-03-27
CN101557860A (zh) 2009-10-14
CA2659900C (en) 2013-10-29
CN101557860B (zh) 2013-08-28
WO2008017174A3 (de) 2008-03-27
US20090318250A1 (en) 2009-12-24
AU2007283411A1 (en) 2008-02-14
EP2046462B1 (de) 2010-06-09
CA2659900A1 (en) 2008-02-14
DE502007004082D1 (de) 2010-07-22
JP2010500054A (ja) 2010-01-07
PL2046462T3 (pl) 2010-10-29
EP2046462A2 (de) 2009-04-15
WO2008017174A2 (de) 2008-02-14
KR20090085020A (ko) 2009-08-06
ES2347189T3 (es) 2010-10-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3953030A (en) Throw and catch toy
US7794336B2 (en) Ball training apparatus
BR102018070332B1 (pt) Tabuleiro de jogo
BRPI0713820A2 (pt) dispositivo de jogar e esportivo
JPS63234979A (ja) 野球練習具
ES2828690T3 (es) Dispositivo de entrenamiento para el lanzamiento de una pelota de baloncesto
US9662524B1 (en) Golf training apparatus
US20080216803A1 (en) Water balloon catching toy shield
US9339721B2 (en) Play set for launching an action figurine
US1156047A (en) Ball-game device.
EP2611507B1 (en) Sports apparatus
US9814960B1 (en) Golf training aid
KR101781892B1 (ko) 골프 스윙 연습기구
ES2418108T3 (es) Aparato de ejercicio para brazos y cintura
KR200240070Y1 (ko) 캐치볼용 그립
JP2003111972A (ja) 投てき遊具
DOP2016000022A (es) Dispositivo y metodo para entrenar y guiar el brazo de lanzar.
SU1740024A1 (ru) Устройство дл демонстрации фокуса
GB2597339A (en) Spedball
FR2809967A1 (fr) Jeu d'interieur dit de "tir aux buts" complementaire des jeux de lancer de boules ou de petits ballons
TW201733641A (zh) 發球機
JP2018507046A (ja) 発射体を投げて捕らえるスキルのゲーム
JPH08141125A (ja) ボールホルダー
JP2013215453A (ja) 投球練習器
BR202013020297Y1 (pt) Mesa de jogo de futebol

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements