BRPI0712175A2 - piso pressurizado de aeronave - Google Patents

piso pressurizado de aeronave Download PDF

Info

Publication number
BRPI0712175A2
BRPI0712175A2 BRPI0712175-0A BRPI0712175A BRPI0712175A2 BR PI0712175 A2 BRPI0712175 A2 BR PI0712175A2 BR PI0712175 A BRPI0712175 A BR PI0712175A BR PI0712175 A2 BRPI0712175 A2 BR PI0712175A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
oblique
closed section
floor according
shim
floor
Prior art date
Application number
BRPI0712175-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Laurent Gauthie
Philippe Bernadet
Original Assignee
Airbus France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus France filed Critical Airbus France
Publication of BRPI0712175A2 publication Critical patent/BRPI0712175A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C1/00Fuselages; Constructional features common to fuselages, wings, stabilising surfaces or the like
    • B64C1/18Floors
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C1/00Fuselages; Constructional features common to fuselages, wings, stabilising surfaces or the like
    • B64C1/06Frames; Stringers; Longerons ; Fuselage sections
    • B64C1/064Stringers; Longerons

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Moulding By Coating Moulds (AREA)
  • Rod-Shaped Construction Members (AREA)
  • Floor Finish (AREA)
  • Tents Or Canopies (AREA)
  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Bridges Or Land Bridges (AREA)

Abstract

PISO PRESSURIZADO DE AERONAVE A invenção se refere a um piso pressurizado para aeronave, munido de vigas (1) comportando um calço superior (2), um núcleo vertical (3) e um calço inferior (4), o calço inferior sendo munido de duas bases oblíquas (7, 8) dispostas de ambos os lados do núcleo vertical e apresentando uma superfície de apoio (14, 15) destinada a sustentar membranas pressurizadas curvas (9), caracterizado pelo fato de o calço inferior comportar um elemento de ligação (10), ligando as duas bases oblíquas, de maneira que esse calço inferior apresente uma seção fechada. Essa estrutura pode, vantajosamente, ser feita em material compósito.

Description

PISO PRESSURIZADO DE AERONAVE
A invenção se refere a um piso pressurizado de aeronave. Mais precisamente, a invenção se refere ao calço inferior de uma viga para piso pressurizado, destinada a suportar uma membrana curva desse piso.
A viga para piso pressurizado, de acordo com a invenção, encontra aplicações para a fabricação de aeronave, e, mais particularmente, do trecho de aeronave munido do compartimento de trem principal situado exatamente atrás da caixa central do conjunto das superfícies de sustentação. Com efeito, no nível desse trecho de aeronave as vigas para piso têm uma forma particular para permitir, por um lado, suportar uma face superior, o piso cabine sobre o qual são instalados os trilhos de bancos para passageiros e, por outro lado, assegurar a estanqueidade entre o exterior e o interior da aeronave, no nível da face inferior.
Atualmente, em um trecho de aeronave que comporta um compartimento de trem principal, o piso pressurizado comporta uma série de vigas metálicas dispostas longitudinalmente em relação ao eixo da aeronave, e paralelamente umas às outras. Cada viga comporta um calço superior, destinada a suportar os trilhos de banco e um calço inferior, destinado a suportar membranas curvas que asseguram a estanqueidade do piso cabine. Um núcleo vertical liga o calço superior ao calço inferior. O calço inferior é munido de duas bases oblíquas dispostas de ambos os lados do núcleo vertical, de maneira a formar um V invertido, permitindo oferecer, no nível da face voltada para o calço superior, uma superfície de apoio tangente à curvatura das membranas curvas.
Em vôo, as bases oblíquas do calço inferior são submetidos a esforços de desdobramento. Por esforço de desdobramento, entendem-se os esforços que tendem a aplainar a viga, a saber os esforços de compressão, forçando as bases oblíquas no prolongamento do núcleo vertical, e os esforços de arrancamento, tendendo a afastar as bases uma da outra, para estendê-las em um plano horizontal. O nó de junção entre as duas bases oblíquas e o núcleo vertical é, portanto, uma zona particularmente frágil da viga para piso pressurizado.
Atualmente, no domínio da aeronáutica, procura-se utilizar os materiais compósitos para fabricar o total ou parte das peças que entram na fabricação de uma aeronave, notadamente para diminui a massa global da aeronave. Todavia, atualmente, não é possível considerar a realização dessa viga para piso pressurizado em material compósito, já que esse material é conhecido por ter uma resistência menor aos esforços de desdobramento.
Na invenção, procura-se fornecer uma alternativa às vigas para piso pressurizado, tais quais são conhecidas no estado da técnica, que são convenientes notadamente à utilização dos materiais compósitos.
Para isto, na invenção, propõe-se realizar um piso pressurizado munido de vigas, cujas superfícies de apoio oblíquas do calço inferior, destinadas a suportar as membranas curvas do piso pressurizado, são prolongadas por uma peça intermediária, de maneira a conter o volume do calço inferior. O calço inferior das vigas forma, portanto, uma estrutura fechada, na qual os esforços exercidos sobre as superfícies de apoio oblíquas são retomados. 0 calço inferior, de acordo com a invenção, comporta pelo menos três elementos que delimitam um volume fechado. A forma do calço inferior permite fazer trabalhar as superfícies de apoio oblíquas principalmente no nível de sua ligação com a peça intermediária, de modo que o nó de junção entre as superfícies de apoio oblíquas e o núcleo vertical não tende mais a se quebrar. A peça intermediária limita os movimentos das duas superfícies de apoio oblíquas, e notadamente os movimentos de arrancamento. Essa forma é particularmente conveniente, portanto, à utilização de materiais compósitos.
A invenção tem, portanto, por objeto um piso pressurizado de aeronave, comportando vigas longitudinais e membranas pressurizadas curvas, cada viga comportando um calço superior, um núcleo vertical e um calço inferior, o calço inferior sendo munido de duas bases oblíquas dispostas de ambos os lados do núcleo vertical e apresentando uma superfície de apoio sobre a qual as membranas pressurizadas curvas são fixadas, caracterizado pelo fato de as vigas serem em material compósito e pelo fato de o calço inferior das vigas comportar um elemento de ligação que liga as duas bases oblíquas, de maneira que esse calço inferior apresente uma seção fechada.
A viga, de acordo com a invenção, pode vantajosamente ser feita em material compósito.
Conforme um exemplo de realização particular da viga, de acordo com a invenção, o elemento de ligação comporta uma superfície horizontal, dois rebordos de ligação opostos dessa superfície horizontal, sendo cada um solidário a uma extremidade baixa de uma base oblíqua, de maneira que a seção fechada forme um triângulo.
Em um outro exemplo de realização, o elemento de ligação pode comportar duas superfícies oblíquas, um rebordo de ligação de cada superfície oblíqua sendo solidário a uma extremidade baixa de uma base oblíqua, as duas superfícies oblíquas sendo solidárias uma à outra por seus rebordos de convergência opostos aos rebordos de ligação, de maneira que a seção fechada forme um losango. Também, é possível realizar outras formas de seção fechada para o calço inferior, tal como um hexágono, multiplicando o número de superfícies oblíquas e/ou horizontais do elemento de ligação.
Vantajosamente, o núcleo vertical atravessa a seção fechada. Com efeito, a presença do núcleo vertical no prolongamento do nó de junção entre esse núcleo e as duas bases oblíquas, até no volume interno do calço inferior, permite retomar pelo menos parcialmente os esforços aos quais as superfícies de apoio do calço inferior são submetidas.
Preferencialmente, a seção fechada é oca. Naturalmente, é possível realizar um calço inferior cuja seção fechada é cheia, mas isto pode ser prejudicial, do ponto de vista da massa total da viga e, portanto, do piso pressurizado munido dessas vigas. Por outro lado, o fato de utilizar uma seção fechada cheia pode tornar mais complexa a fixação das membranas curvas sobre as superfícies de apoio do calço inferior.
Em um exemplo particular de realização da viga, de acordo com a invenção, é possível prever um reforço alojado no volume interno da seção fechada. Esse reforço pode notadamente ser realizado em material compósito. Por exemplo, o contorno externo do reforço toma inteiramente a forma do contorno interno da seção fechada. Também é possível utilizar um reforço, cujo contorno externo assume apenas parcialmente a forma do contorno interno das superfícies de apoio e dos rebordos do elemento de ligação. De maneira geral, o reforço é particularmente útil no nível do nó de junção entre o núcleo vertical e as bases oblíquas.
Vantajosamente, o elemento de ligação comporta pelo menos um orifício atravessador que desemboca no volume interno da seção fechada. Esse orifício atravessador permite, notadamente, facilitar a fixação das membranas curvas sobre as superfícies de apoio do calço inferior.
A invenção será compreendida melhor com a leitura da descrição que é feita a seguir e com o exame das figuras que a acompanham. Estas são apresentadas a título indicativo e de modo nenhum limitativo da invenção. As figuras simbolizam:
- figura 1: uma representação esquemática, em corte transversal, de uma viga, de acordo com a invenção;
- figura 2: uma representação esquemática, em perspectiva, de uma viga, segundo a figura 1;
- figura 3: uma vista inferior de um conjunto de duas vigas, de acordo com a invenção, ligadas uma à outra por uma membrana curva para piso pressurizado;
- figuras 4A e 4B: representações esquemática, em corte, de um outro exemplo de realização de um calço inferior, de acordo com a invenção; figuras 5A e 5B: representações esquemática, em corte, de um outro exemplo de realização de um calço inferior, de acordo com a invenção;
- figuras 6A e 6B: dois exemplos de realização de um reforço para calço inferior, de acordo com a invenção.
Na figura 1 está representada uma viga para piso pressurizado, de acordo com a invenção.
A viga 1 é munida de um calço superior 2, de um núcleo vertical 3 e de um calço inferior 4. Uma extremidade alta 5 do núcleo vertical 3 é ligada ao calço superior 2, uma extremidade baixa 6 do núcleo vertical 3 sendo ligada ao calço inferior 4.
Conforme visível na figura 2, de maneira clássica, o calço superior 2 forma uma superfície plana horizontal, destinada a suportar os trilhos, tais como trilhos para bancos de passageiros.
O núcleo vertical 3 se estende verticalmente em relação ao plano do calço superior 2.
0 calço inferior 4 comporta duas bases oblíquas 7, 8, dispostas de ambos os lados do núcleo vertical 3 e ligadas, cada uma, à extremidade baixa 6 desse núcleo vertical 3. A extremidade baixa 6 do núcleo vertical forma assim um nó de junção entre o núcleo vertical 3 e o calço inferior 4.
A forma das bases oblíquas 7, 8 é a mesma que aquela dos calços inferiores do estado da técnica. Cada base oblíqua 7, 8 apresenta, portanto, no nível da face superior, isto é, voltada para o calço superior 2, uma superfície de apoio curva 14, 15 sobre a qual vem se apoiar uma membrana curva 9 do piso pressurizado ao qual a viga 1, de acordo com a invenção, é destinada a pertencer. Conforme visível na figura 3, em um piso pressurizado duas vigas 1 adjacentes são ligadas uma à outra, no nível do calço inferior 4, por uma membrana curta 9 e no nível do calço superior 2 por um painel de piso 10.
As membranas curvas 9 do piso pressurizado são submetidas a esforços de arrancamento Fl e a esforços de compressão F2, esses esforços sendo transmitidos às superfícies de apoio curvas 14, 15 e, portanto, às bases oblíquas 7, 8 do calço inferior 4.
De acordo com a invenção, o calço 4 é munido de um elemento de ligação 10, formando uma superfície horizontal, que se estende paralelamente ao calço superior 2. O elemento de ligação 10 liga as duas bases oblíquas 7, 8. Mais precisamente, dois rebordos de junção da superfície horizontal 10, opostos um ou outro, são solidários às extremidades baixas das bases oblíquas 7, 8, opostas às extremidades altas situadas no nível do nó de junção 6. 0 elemento de ligação 10 fecha a estrutura do calço inferior 4, que, no estado da técnica, era aberta em V invertido. 0 calço inferior 4, de acordo com a invenção, delimita um volume fechado. A seção transversal do calço inferior 4 tem uma forma geral triangular.
A junção entre o elemento de ligação 10 e cada uma das bases oblíquas 7, 8 forma um raio 11, 12 pelos quais os esforços de arrancamento Fl e de compressão F2 transitam para serem retomados no nível do elemento de ligação 10. Por raio, entende-se que a ligação não forma um ângulo agudo, mas um arredondado, menos capaz de se romper. Assim, a viga 1, de acordo com a invenção, não corre mais o risco de se romper no nível do nó de junção 6, quando é submetida aos esforços Fl7 F2. As superfícies de apoio 14 e 15 sendo ligadas à superfície horizontal 10, os movimentos do nó de junção 6 são limitados.
Nas figuras 4A e 4B está representado um segundo exemplo de realização de uma viga 20 para piso pressurizado, de acordo com a invenção.
À medida que só o calço inferior 22 da viga 20 é modificado, o núcleo vertical 21 está apenas representado parcialmente, o resto da viga 20 não estando representado.
O calço inferior 22 comporta duas bases oblíquas 23, 24, dispostas de ambos os lados do núcleo vertical 21, formando, cada uma, uma superfície de apoio para uma membrana curva 9 do piso pressurizado. 0 calço inferior 22 comporta, também, um elemento de ligação 25, formando uma superfície horizontal. Conforme exposto mais acima, cada rebordo de ligação da superfície horizontal 25 é ligado a uma extremidade baixa de uma base oblíqua 23, 24, de maneira que a zona de ligação forma um raio 26, 26', pelo qual os esforços transitam.
O núcleo vertical 21 da viga 20 se prolonga além do nó de junção 27 por uma barra vertical 28 que atravessa inteiramente o volume interno 29 da seção fechada formada pelo calço inferior 22. 0 volume interno 29 é delimitado respectivamente pelas superfícies de apoio das bases oblíquas e pela superfície horizontal 25. A seção triangular do calço 22 é atravessada a partir de seu topo, formado pelo nó de junção 27, até a superfície horizontal 25 pela barra vertical 28.
Dividindo-se o volume interno 2 9 em dois, a barra vertical 28 permite reduzir os esforços F2 que são exercidos sobre cada uma das bases oblíquas 24, 26. Os esforços F2 são apenas parcialmente retomados pelos raios 26, 27, a outra parte desses esforços F2 sendo retomada no nível da barra vertical 28. Aumenta-se, assim, a resistência do calço inferior 22 aos esforços de compressão aos quais a viga 20 pode ser submetida.
Nas figuras 5A e 5B está representado um outro exemplo de realização de uma viga 30, de acordo com a invenção.
O elemento de ligação 33 entre as peças oblíquas 34, 35 do calço inferior 32 comporta duas superfícies planas, também oblíquas, respectivamente 36 e 37. Cada superfície oblíqua 36, 37 é solidária, por um rebordo de junção, à extremidade baixa da base oblíqua 34, 35 que tem uma orientação oposta. Cada zona de junção entre uma superfície oblíqua 36, 37 e uma base oblíqua 34, 35 forma um raio 38, 39, pelo qual os esforços que são exercidos sobre as superfícies de apoio curvas das bases oblíquas 34, 35 estão aptos a transitarem. As duas superfícies oblíquas 36, 37 são ligadas uma à outra no nível dos rebordos opostos, de maneira a formar um segundo nó de junção 40. 0 volume interno 4 2 da seção fechada do calço inferior 32, delimitado pelas bases oblíquas 34, 35 e as duas superfícies oblíquas 36, 37 tem uma forma geral em losango.
No exemplo representado nas figuras 5A e 5B, o núcleo vertical 31 do calço 30 se prolonga além do nó de junção 41 por uma barra vertical 43. A barra vertical 43 atravessa o volume interno 42 da seção fechada 32. A barra vertical 43 é solidária às duas bases oblíquas 34, 35, no nível do primeiro nó de junção 41, e às duas superfícies oblíquas 36, 37, no nível do segundo ponto de junção 40. A barra vertical 4 3 está apta a retomar pelo menos parcialmente os esforços exercidos sobre as superfícies de apoio curvas das bases oblíquas 34, 35.
Conforme representado nas figuras 3, 4B e 5B, é possível abrir um ou vários orifícios atravessadores 13 sobre o elemento de ligação 10, 25, 33, ligando as bases oblíquas 7, 8, 23, 24, 34, 35. Os orifícios 13 permitem aceder ao volume interno 29, 42 da seção fechada formada pelo calço inferior 4, 22, 32, a partir do elemento de ligação 10, 25, 33. Tem-se assim acesso facilmente aos meios de fixação que solidarizam as membranas curvas 9 às bases oblíquas correspondentes. Por outro lado, multiplicando-se o número de orifícios atravessadores 13, diminui-se a massa total do conjunto da estrutura que forma a viga para piso, de acordo com a invenção.
No caso em que o volume interno 29, 4 2 da seção fechada formada pelo calço inferior 22, 32 é dividido em dois, por uma barra vertical 28, 43, dispõem-se vantajosamente duas fileiras de orifícios atravessadores 13, de maneira a ter orifícios atravessadores 13 que desembocam em cada um dos dois semi-volumes interno do calço inferior 22, 32. Os orifícios atravessadores 13 são vantajosamente repartidos regularmente sobre o elemento de ligação do calço inferior, de maneira a permitir um acesso fácil ao nível de cada ponto de fixação das membranas curvas 9 no calço inferior 4, 22, 32.
Vantajosamente, no caso em que a viga, de acordo com a invenção, é realizada em material compósito, é possível prever um reforço disposto no volume interno da seção fechada formada pelo calço inferior, de maneira a retomar parcialmente os esforços aos quais as superfícies de apoio das bases oblíquas submetidas.
No exemplo representado na figura 6A, o reforço 44 tem uma seção triangular. O contorno externo do reforço 44 segue o contorno interno do volume interno da seção fechada triangular do calço inferior 4 e assume exatamente a forma da parede interna das superfícies de apoio 14, 15 e da superfície horizontal 10, delimitando o volume interno da seção fechada.
No caso em que a superfície horizontal 10 é munida de orifícios atravessadores (não representados na figura 6A), o reforço 44 é vantajosamente munido de orifícios similares, destinados a coincidir com os orifícios atravessadores da superfície horizontal 10, de maneira a deixar um acesso ao volume interno.
No caso em que o reforço 44 é em material compósito, são utilizadas principalmente fibras orientadas a 90° e +/- 45°, diminuindo ao máximo a quantidade de fibras 0o, já que as fibras nessa orientação, isto é, estendendo-se no prolongamento do eixo longitudinal da viga, não são destinadas a trabalhar, quando o calço inferior 4 é submetido aos esforços de compressão F2 e de arrancamento Fl. Cria-se, assim, uma continuidade de fibras entre as fibras das bases oblíquas 23, 24 da viga em material compósito, o que permite reforçar o nó de junção 6 das duas bases 7, 8.
No exemplo representado na figura 6B, o reforço 44 não segue inteiramente o contorno interno da seção fechada triangular do calço inferior 4. Com efeito, o reforço 44 é formado de uma pré-forma que toma somente a forma da parede interna das bases oblíquas 7, 8 dos raios 11, 12. A pré- forma não tem uma seção fechada, já que ela não recobre a parede interna da superfície horizontal 10. Essa solução dá também resultados satisfatórios, já que são principalmente o nó de junção 6 e os raios 11, 12 que são destinados a retomarem os esforços.
Naturalmente, esse reforço 44 pode ser utilizado, de maneira similar com os outros exemplos de realização representados nas figuras 4A e 5A.
No caso em que a viga 1, 20, 30, de acordo com a invenção, é realizada em material compósito, ela pode ser feita de maneira clássica por injeção ou infusão de resina. A seção fechada oca é realizada, utilizando um núcleo retirável ou solúvel. Utiliza-se, preferencialmente, carbono epóxi, cujas fibras de carbono são orientadas nas 4 direções, a saber 0°, 90° e +/- 45°. É também possível fabricar essas vigas, de acordo com a invenção, utilizando f ibras pré- impregnadas.

Claims (10)

1. Piso pressurizado de aeronave, comportando vigas longitudinais (1, 20, 30) e membranas pressurizadas curvas (9) , cada viga comportando um calço superior (2), um núcleo vertical (3, 21, 31) e um calço inferior (4, 22, 32), o calço inferior sendo munido de duas bases oblíquas (7, 8, -23, 24, 34, 35) dispostas de ambos os lados do núcleo vertical e apresentando uma superfície de apoio (14, 15) sobre a qual as membranas pressurizadas curvas são fixadas, caracterizado pelo fato de as vigas serem em material compósito e pelo fato de o calço inferior das vigas comportar um elemento de ligação (10, 25, 33) que liga as duas bases oblíquas, de maneira que esse calço inferior apresente uma seção fechada.
2. Piso, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de comportar uma superfície horizontal (25) , dois rebordos opostos dessa superfície horizontal, sendo cada um solidário a uma extremidade baixa de uma base oblíqua, de maneira que a seção fechada forme um triângulo.
3. Piso, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o elemento de ligação comportar duas superfícies oblíquas (36, 37) , um rebordo de ligação de cada superfície oblíqua sendo solidário a uma extremidade baixa de uma base oblíqua, as duas superfícies oblíquas sendo solidárias uma à outra por seus rebordos de convergência opostos aos rebordos de ligação, de maneira que a seção fechada forme um losango.
4. Piso, de acordo com qualquer uma das reivindicações -1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de o núcleo vertical atravessar a seção fechada.
5. Piso, de acordo com qualquer uma das reivindicações -1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato de a seção fechada ser oca.
6. Piso, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de o calço inferior comportar um reforço (44) alojado no volume interno da seção fechada.
7. Piso, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de o contorno externo do reforço tomar a forma do contorno interno da seção fechada.
8. Piso, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de o contorno externo do reforço tomar a forma do contorno interno das superfícies de apoio e dos rebordos de ligação do elemento de ligação.
9. Piso, de acordo com qualquer uma das reivindicações -6, 7 ou 8, caracterizado pelo fato de o reforço ser em material compósito.
10. Piso, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9, caracterizado pelo fato de o elemento de ligação comportar pelo menos um orifício atravessador (13) que desemboca no volume interno da seção fechada.
BRPI0712175-0A 2006-05-23 2007-05-16 piso pressurizado de aeronave BRPI0712175A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0651892A FR2901536B1 (fr) 2006-05-23 2006-05-23 Poutre pour plancher pressurise d'aeronef
FR0651892 2006-05-23
PCT/EP2007/004412 WO2007134790A1 (fr) 2006-05-23 2007-05-16 Plancher pressurise d'aeronef

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0712175A2 true BRPI0712175A2 (pt) 2012-01-17

Family

ID=37733970

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0712175-0A BRPI0712175A2 (pt) 2006-05-23 2007-05-16 piso pressurizado de aeronave

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8567150B2 (pt)
EP (1) EP2019773B1 (pt)
JP (1) JP5225983B2 (pt)
CN (1) CN101448698B (pt)
BR (1) BRPI0712175A2 (pt)
CA (1) CA2651129C (pt)
FR (1) FR2901536B1 (pt)
RU (1) RU2452656C2 (pt)
WO (1) WO2007134790A1 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2906785B1 (fr) * 2006-10-10 2009-12-04 Airbus France Fuselage d'aeronef realise a partir de panneaux longitudinaux et procede de realisation d'un tel fuselage
FR2913412B1 (fr) * 2007-03-05 2012-12-07 Airbus France Container pour le transport aerien de fret et fuselage d'aeronef pour le transport de fret.
US8465613B2 (en) 2011-08-24 2013-06-18 The Boeing Company Method and apparatus for fabricating variable gauge, contoured composite stiffeners
US9254619B2 (en) 2008-05-28 2016-02-09 The Boeing Company Method and apparatus for fabricating variable gauge, contoured composite stiffeners
US8551382B2 (en) 2008-05-28 2013-10-08 The Boeing Company Modified blade stiffener and fabrication method therefor
NL2003586C2 (nl) * 2009-10-01 2011-04-04 W B Bijl Beheer B V Werkwijze voor het vervaardigen van een kunststoffen draagprofiel, kunststof draagprofiel en constructie voorzien van dergelijk draagprofiel.
DE102010014302B4 (de) * 2010-04-09 2014-12-04 Premium Aerotec Gmbh Luftfahrzeug und Befestigungsanordnung für eine Fußbodenstruktur in einem Luftfahrzeug
FR2978372B1 (fr) * 2011-07-27 2013-09-13 Airbus Operations Sas Panneau raidi pour aeronef, comprenant des raidisseurs a ames entaillees
US9387628B2 (en) 2011-08-24 2016-07-12 The Boeing Company Method and apparatus for fabricating composite stringers
FR3031080B1 (fr) * 2014-12-30 2017-02-10 Airbus Operations Sas Toit de case de train d'atterrissage presentant une conception amelioree
ES2758102T3 (es) * 2015-01-12 2020-05-04 Airbus Operations Gmbh Disposición de suelo con paneles de suelo curvos para una aeronave
US10369740B2 (en) 2015-07-09 2019-08-06 The Boeing Company Method of forming a contoured hat stiffener
EP3816040B1 (en) * 2019-10-29 2024-01-10 Airbus Operations, S.L.U. Seal for an aircraft
US11548607B2 (en) 2019-12-16 2023-01-10 The Boeing Company Longitudinal beam joint for a pressure deck assembly
US11358699B2 (en) 2020-04-07 2022-06-14 The Boeing Company Aircraft pressure deck
FR3121425A1 (fr) * 2021-04-06 2022-10-07 Airbus Operations (S.A.S.) Case de train d’atterrissage comprenant une paroi de fond présentant une forme voûtée, aéronef comportant ladite case de train d’atterrissage
US20230139014A1 (en) * 2021-10-28 2023-05-04 The Boeing Company Aircraft pressure panel assemblies

Family Cites Families (135)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US553437A (en) * 1896-01-21 Milk-aerator
GB110433A (en) * 1917-05-10 1917-10-25 Charles Marie Von Eugen Improvements in Aeroplane Fuselages and the like.
US1343707A (en) * 1918-11-25 1920-06-15 Edmund B Carns Aircraft
FR512728A (fr) * 1918-12-14 1921-01-29 Edouard Eugene Brown Perfectionnements dans la construction métallique pour aviation
US1555409A (en) 1920-12-27 1925-09-29 Curtiss Aeroplane & Motor Co Airplane wing
US1438685A (en) 1921-03-21 1922-12-12 Belcher Aerial Mfg Company Internal brace construction for aeroplanes
US1541976A (en) 1922-04-10 1925-06-16 Albin K Longren Fuselage
US1619372A (en) 1922-11-03 1927-03-01 Rohrbach Adolf Wing construction for metal airplanes
US1545129A (en) 1923-09-27 1925-07-07 Jr John F Cook Aircraft structure
US1799889A (en) 1927-02-03 1931-04-07 Firm Dornier Metallbauten G M Flying-machine structure
US1829922A (en) 1927-03-31 1931-11-03 Cairns Dev Company Wing for aircraft
US1775386A (en) 1928-05-02 1930-09-09 Blondin Joseph Aircraft supporting and controlling surface
US1814556A (en) 1929-04-15 1931-07-14 Jr John Brown Jewett Airplane construction and method therefor
US1765189A (en) 1929-08-12 1930-06-17 Jr William Arthur Woolgar Aeroplane-wing construction
US1790144A (en) 1929-09-05 1931-01-27 Augustine C Haller Wing construction for aeroplanes
US1810762A (en) 1930-08-15 1931-06-16 Daniel B Gish Aeroplane
GB367048A (en) 1930-11-20 1932-02-18 Armstrong Whitworth Co Eng Shear bracing for aircraft spars
US2006468A (en) 1931-10-16 1935-07-02 Albin K Longren Airplane fuselage
US1988079A (en) 1932-05-27 1935-01-15 Curtiss Wright Airplane Compan Airplane wing
US2171434A (en) 1934-04-14 1939-08-29 Budd Edward G Mfg Co Beam-type housing structure
GB439954A (en) 1934-06-13 1935-12-13 A T S Company Ltd Improvements in aeroplane wings
US2081490A (en) 1934-09-24 1937-05-25 Edward A Marski Airplane
DE687456C (de) 1934-11-17 1940-06-20 Focke Wulf Flugzeugbau G M B H Schalenrumpf fuer Flugzeuge
US2147654A (en) * 1936-06-26 1939-02-21 Herbert M Knight Airship
GB494936A (en) 1937-09-16 1938-11-03 Arado Flugzeugwerke Ges Mit Be Improvements in or relating to fuselages for aircraft
DE676459C (de) 1937-09-24 1939-06-12 Dornier Werke Gmbh Flugzeugrumpf
CH212555A (de) 1938-05-17 1940-11-30 Messerschmitt Boelkow Blohm Aus mehreren Teilstücken zusammengesetzter Träger, insbesondere für Flugzeugbauteile.
US2308943A (en) * 1939-08-14 1943-01-19 Tietig Bridge and flooring therefor
US2382357A (en) 1943-03-06 1945-08-14 Budd Edward G Mfg Co Metallic skin-covered structure
US2416245A (en) 1943-06-28 1947-02-18 Budd Co Aircraft fuselage and wing construction
US2593714A (en) * 1943-06-30 1952-04-22 Roy H Robinson Method of making cellular structures
US2382817A (en) 1943-08-24 1945-08-14 Ernest H Reiss Protective means for aircraft
GB572877A (en) * 1943-09-01 1945-10-26 Norman Hart Improvements in or relating to brackets, supports, coupling members and like structures
US2430643A (en) 1944-06-10 1947-11-11 Vidal Corp Wing structure for gliders
FR933229A (fr) 1946-04-29 1948-04-14 Sir Joseph W Isherwood & Compa Perfectionnements à la construction des bateaux-citernes
US2540482A (en) 1946-10-01 1951-02-06 Hervey Foundation Inc Wooden structure and method
FR1004041A (fr) 1949-02-14 1952-03-25 Gen Tire & Rubber Co Procédé pour réunir obliquement des tronçons de bandes de caoutchouc vulcanisé
US2779558A (en) * 1952-04-09 1957-01-29 Sncase Fuselage of aerodynes
US2791386A (en) 1953-10-19 1957-05-07 Lockheed Aircraft Corp Truss core
US2902597A (en) 1956-09-12 1959-09-01 Harold W Leidy Air-borne packaging unit for electronic equipment
DE1060264B (de) 1957-09-18 1959-06-25 Iaweseria Flugzeugbau Ges Mit Ausbildung des Rumpfbodens von Grossflugzeugen, insbesondere Lastflugzeugen
US2973073A (en) 1957-11-29 1961-02-28 Northrop Corp Roller-bolster cargo handling system
US3079649A (en) * 1958-06-17 1963-03-05 Willatts William Henry Beams and building components
US3256670A (en) * 1962-07-23 1966-06-21 Tersigni Ennio Prefabricated steel joist adapted for the reinforcement of floors
US3249327A (en) 1963-12-02 1966-05-03 Jr Russell W Smith Airfoil structure
US3361401A (en) 1966-01-03 1968-01-02 Evans Prod Co Floor structures convertible to a shipping support
US3385015A (en) * 1966-04-20 1968-05-28 Margaret S Hadley Built-up girder having metal shell and prestressed concrete tension flange and method of making the same
US3440976A (en) 1967-03-02 1969-04-29 Valyi Emery I Inflatable pallets
US3436038A (en) 1967-04-11 1969-04-01 Aerojet General Co Structures
US3640491A (en) 1970-04-15 1972-02-08 Robert R Harrison Airplane construction frame
US3727870A (en) 1971-05-10 1973-04-17 R Bass Resilient support
US4310132A (en) * 1978-02-16 1982-01-12 Nasa Fuselage structure using advanced technology fiber reinforced composites
US4198018A (en) 1978-03-13 1980-04-15 The Boeing Company Blended wing-fuselage frame made of fiber reinforced resin composites
US4200946A (en) 1978-11-16 1980-05-06 Westland Aircraft Limited Load-supporting structures
DE3141869C2 (de) 1981-10-22 1984-02-02 Messerschmitt-Bölkow-Blohm GmbH, 8000 München Fußbodenkonstruktion für den oberen Laderaum eines Luftfahrzeuges
US4674712A (en) 1985-01-22 1987-06-23 The Boeing Company Double-lobe fuselage composite airplane
JPS61250249A (ja) * 1985-04-26 1986-11-07 神例造船株式会社 接着工法用肋材
DE3534719A1 (de) * 1985-09-28 1987-04-02 Messerschmitt Boelkow Blohm Druckwand fuer einen unter inneren ueberdruck setzbaren rumpf eines luftfahrzeuges
GB2196923A (en) 1986-09-26 1988-05-11 Airship Ind Improvements in or relating to airship gondolas
GB2196922A (en) 1986-09-26 1988-05-11 Airship Ind Airship gondola construction
US5088661A (en) 1986-12-31 1992-02-18 The Boeing Company Aircraft
US4776534A (en) 1987-08-10 1988-10-11 Bamford Robert M Controlled torsional resistance warpable beam
US5171510A (en) 1988-06-08 1992-12-15 Aerospatiale Societe Nationale Industrielle Method of producing a frame made of a composite material, especially for the fuselage of an aircraft
JP2506471B2 (ja) * 1988-11-18 1996-06-12 チューブ・テクノロジー・ピィ・ティ・ワィ・リミテッド 構造部材及びその製造方法
US4909655A (en) * 1989-02-06 1990-03-20 Grumman Aerospace Corporation Interleaved tab assembly for connecting structural members
FR2649665B1 (fr) * 1989-07-12 1991-11-08 Airbus Ind Fuselage de grande capacite pour avion
US5553437A (en) * 1990-05-03 1996-09-10 Navon; Ram Structural beam
EP0649949A1 (en) * 1990-05-03 1995-04-26 Ram Navon Structural beam
JP3122132B2 (ja) * 1990-09-28 2001-01-09 チューブ・テクノロジー・ピィ・ティ・ワイ・リミテッド 多部材構造部材
US5330092A (en) 1991-12-17 1994-07-19 The Boeing Company Multiple density sandwich structures and method of fabrication
JP2507946Y2 (ja) 1992-02-25 1996-08-21 池田物産株式会社 シ―トのスライドレ―ル構造
FR2689851B1 (fr) 1992-04-13 1994-07-01 Aerospatiale Installation pour le transport de charges, sans deformation notable, a l'interieur d'un aeronef.
GB9213211D0 (en) 1992-06-20 1992-08-05 British Aerospace Aircraft manufacture
US5560102A (en) 1992-10-13 1996-10-01 The Boeing Company Panel and fuselage assembly
DE4313592C2 (de) 1993-04-26 2000-02-17 Daimler Chrysler Aerospace Großraumflugzeug
US5496001A (en) 1994-01-28 1996-03-05 Skow; Andrew T-38 aircraft modified with an F-5 wing
US5866272A (en) 1996-01-11 1999-02-02 The Boeing Company Titanium-polymer hybrid laminates
US6170157B1 (en) 1996-03-22 2001-01-09 The Boeing Company Determinant spar assembly
GB2320002A (en) 1996-12-04 1998-06-10 British Aerospace Aircraft landing gear arrangement
US6250361B1 (en) 1997-01-22 2001-06-26 Icom Engineering Incorporated Stiffeners for sectional overhead doors
WO2000004266A1 (en) 1998-07-16 2000-01-27 Ochoa Carlos M Overhead door track structure
DE59806899D1 (de) 1997-02-05 2003-02-20 Anatoli J Vassiliev Flugzeug für Personen- und/oder Frachttransport
US6105902A (en) 1997-07-15 2000-08-22 Mcdonnell Douglas Corporation Aircraft fuselage and method of forming same
DE29713530U1 (de) 1997-07-30 1997-09-25 Braun, Konrad, 86672 Thierhaupten Anreißschablone für Elektroinstallationsdosen
DE19841799A1 (de) 1997-12-19 1999-07-08 Grob Burkhart Dr H C Dipl Ing Verfahren zur Herstellung eines Flugzeuges in Faserverbundbauweise, sowie ein nach diesem Verfahren hergestelltes Flugzeug
DE19844035C1 (de) 1998-09-25 1999-11-25 Daimler Chrysler Aerospace Schalenbauteil für ein Flugzeug und Verfahren zur Herstellung
GB2351750B (en) 1999-07-07 2003-07-30 Johnson Limited Mabey Lattice panel bridges
GB9922512D0 (en) 1999-09-24 1999-11-24 British Aerospace An aircraft fuselage having a rear-end opening for cargo despatch
GB0010308D0 (en) 2000-04-27 2000-06-14 Mabey & Johnson Ltd Lattice panel structures
JP4639551B2 (ja) * 2001-08-10 2011-02-23 東レ株式会社 Cfrp製スキン−ストリンガー構造部材の製造方法
DE10145276B4 (de) * 2001-09-14 2008-04-10 Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt e.V. Flugzeug, insbesondere Passagierflugzeug, mit einem Rumpf, der eine tragende Primärstruktur und einen Frachtraum umfasst
US6834833B2 (en) 2001-10-02 2004-12-28 The Boeing Company Twin aisle small airplane
JP2003312589A (ja) * 2002-04-23 2003-11-06 Honda Motor Co Ltd 飛行船
RU2232125C2 (ru) * 2002-05-07 2004-07-10 Пензенская государственная архитектурно-строительная академия Балка
JP2003342957A (ja) 2002-05-30 2003-12-03 Kazuhiko Kitagawa かご体補強構造、かご曲り構造及び木材ホルダー
US6717664B2 (en) * 2002-06-14 2004-04-06 The Boeing Company System and method for inspecting a beam using micro fiber-optic technology
US6554225B1 (en) 2002-06-14 2003-04-29 The Boeing Company Commercial aircraft low cost, lightweight floor design
GB0305727D0 (en) 2003-03-13 2003-04-16 Cintec Int Ltd A protective support for a load
US6926235B2 (en) 2003-06-20 2005-08-09 The Boeing Company Runway-independent omni-role modularity enhancement (ROME) vehicle
FR2863673B1 (fr) 2003-12-10 2006-03-10 Airbus France Dispositif d'assemblage par rivetage de plusieurs elements et procede d'assemblage de panneaux notamment de fuselage d'aeronef a l'aide dudit dispositif
US7234667B1 (en) 2003-12-11 2007-06-26 Talmage Jr Robert N Modular aerospace plane
FR2866315B1 (fr) 2004-02-13 2007-04-20 Airbus France Rail de siege pour cabine d'aeronef et procede de fabrication d'un tel rail
FR2867151B1 (fr) 2004-03-04 2007-05-25 Airbus France Longeron de fuselage pour aeronef et caisson central equipe d'un tel longeron
FR2868039B1 (fr) 2004-03-25 2007-06-08 Airbus France Sas Dispositif de renfort de structure creuse notamment de structure en caisson pour aeronef et structure creuse equipee d'un tel dispositif
DE102004033068B4 (de) 2004-07-08 2008-09-25 Airbus Deutschland Gmbh Verkehrsflugzeug mit einem Hauptdeck und einem Unterdeck
FR2872780B1 (fr) * 2004-07-08 2006-11-17 Airbus France Sas Plancher pour aeronef
CA2575746C (en) * 2004-08-02 2011-03-01 Tac Technologies, Llc Engineered structural members and methods for constructing same
US7708325B2 (en) 2004-09-27 2010-05-04 L-3 Communications Integrated Systems L.P. Systems and methods for rotation of objects
US7261257B2 (en) 2004-11-23 2007-08-28 Helou Jr Elie Cargo aircraft
FR2884801B1 (fr) 2005-04-22 2008-11-14 Eurocopter France Atterrisseur auxillaire de nez, structure porteuse et aeronef a voilure tournante
FR2887849B1 (fr) 2005-06-30 2008-11-21 Airbus France Sas Dispositif de fixation d'un rail de siege sur un plancher, et aeronef muni d'un tel dispositif de fixation
FR2894225B1 (fr) 2005-12-07 2008-01-11 Airbus France Sa Sa Mur de cloisonnement pour carenage ventral d'aeronef et aeronef muni d'un carenage ventral
DE102006003138A1 (de) 2006-01-24 2007-08-02 Airbus Deutschland Gmbh Notversorgungsaggregat mit einer durch einen Luftstrom antreibbaren Staudruckturbine und mit einem Energiewandler für Luftfahrzeuge
GB0603539D0 (en) 2006-02-22 2006-04-05 Airbus Uk Ltd Control surface failsafe drop link
FR2900125B1 (fr) 2006-04-20 2009-01-16 Airbus France Sas Plancher d'aeronef, utilisation d'un tel plancher et troncon d'aeronef muni d'un tel plancher
DE202006007845U1 (de) 2006-05-16 2006-09-07 Allsafe Jungfalk Gmbh & Co. Kg Vorrichtung zum Festlegen eines Gegenstandes
FR2903656B1 (fr) 2006-07-12 2008-09-26 Airbus France Sas Case de rangement du train avant d'un avion.
US7546979B1 (en) 2006-09-15 2009-06-16 The Boeing Company Trapezoidal panel pin joint allowing free deflection between fuselage and wing
US7775478B2 (en) 2006-09-29 2010-08-17 The Boeing Company Floor beam assembly, system, and associated method
FR2906785B1 (fr) 2006-10-10 2009-12-04 Airbus France Fuselage d'aeronef realise a partir de panneaux longitudinaux et procede de realisation d'un tel fuselage
US20100187352A1 (en) 2007-02-23 2010-07-29 Mr. Michael Yavilevich Multi deck aircraft
FR2913412B1 (fr) 2007-03-05 2012-12-07 Airbus France Container pour le transport aerien de fret et fuselage d'aeronef pour le transport de fret.
US7891608B2 (en) 2007-05-03 2011-02-22 The Boeing Company Space frame fuselage structure and related methods
FR2916422B1 (fr) 2007-05-25 2016-09-30 Goodrich Corp Procede de modification de la soute d'un avion cargo pour recevoir des palettes standard de differentes longueurs,kit de mise en oeuvre et avion ainsi equipe
FR2921899B1 (fr) 2007-10-04 2011-04-15 Airbus France Procede de renforcement local d'un element en materiau composite, et caisson central de voilure pour aeronef renforce
US7887009B2 (en) 2007-12-05 2011-02-15 The Boeing Company Methods and systems for attaching aircraft wings to fuselages
US7967251B2 (en) 2008-03-18 2011-06-28 The Boeing Company Truss network for aircraft floor attachment
US8157206B2 (en) 2008-06-11 2012-04-17 Icon Aircraft, Inc. Two-motion wing-fold mechanism with independent load path
US20100012773A1 (en) 2008-07-16 2010-01-21 Im Sunstar Aircrft Structure
US8312906B2 (en) 2008-08-13 2012-11-20 Airbus Operations Gmbh Method and device for positioning stringers on an aircraft skin, in particular on a wing skin
FR2937099B1 (fr) 2008-10-14 2010-12-03 Airbus France Systeme de fixation, destine notamment a la fixation de sieges dans un vehicule et plus particulierement dans un aeronef
FR2939405B1 (fr) 2008-12-09 2010-11-26 Airbus France Troncon de fuselage d'aeronef
US20100163669A1 (en) 2008-12-29 2010-07-01 Im Sunstar Super aircraft structrue
FR2947524B1 (fr) 2009-07-02 2011-12-30 Airbus Operations Sas Procede de fabrication d'un aeronef comprenant un plancher
FR2947525B1 (fr) 2009-07-02 2011-09-02 Airbus Operations Sas Plancher d'aeronef a encombrement optimise

Also Published As

Publication number Publication date
EP2019773B1 (fr) 2012-05-16
US20100282903A1 (en) 2010-11-11
RU2452656C2 (ru) 2012-06-10
JP2009537392A (ja) 2009-10-29
CA2651129A1 (fr) 2007-11-29
RU2008150842A (ru) 2010-06-27
FR2901536B1 (fr) 2009-01-30
CA2651129C (fr) 2014-07-08
JP5225983B2 (ja) 2013-07-03
FR2901536A1 (fr) 2007-11-30
EP2019773A1 (fr) 2009-02-04
WO2007134790A1 (fr) 2007-11-29
CN101448698A (zh) 2009-06-03
US8567150B2 (en) 2013-10-29
CN101448698B (zh) 2012-06-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0712175A2 (pt) piso pressurizado de aeronave
BRPI0712832A2 (pt) estrutura de piso para uma fuselagem
ES2586396B2 (es) Techo del habitáculo de tren de aterrizaje que ofrece un diseño mejorado
RU2576647C2 (ru) Конструктивный узел воздушного судна
ES2902069T3 (es) Deflector para aeronave y método asociado
US8517309B2 (en) Integrally stiffened panel
BRPI0910098B1 (pt) painel de teto para revestir o interior de um veículo e revestimento de teto
BRPI0710167A2 (pt) piso de aeronave, utilização desse piso e seção de aeronave munida desse piso
US20100155532A1 (en) Structure of the load introduction zone in the rear end of an aircraft
JP2008532846A (ja) 取り付けストラットと航空機のエンジンとの間に介在させられる搭載システムのエンジンファスナー
BR102013029090B1 (pt) Junta alada e processo de formação de uma junta alada
ES2270409T3 (es) Larguero de fuselaje para aeronave y cajon central equipado de tal larguero.
ES2364109A1 (es) Ensamblaje entre un herraje delantero de trimado y la unión a tracción de los dos cajones laterales del estabilizador horizontal de un avión.
ES2680443T3 (es) Sección trasera de una aeronave
JP2009531224A (ja) 航空機構成材
BR112012001714B1 (pt) asa principal de aeronave e fuselagem de aeronave
CN101903238A (zh) 包括加劲件边缘接合部的飞行器结构
BR112015011166A2 (pt) unidade de direção
US11465765B2 (en) Engine pylon for coupling a jet engine to a wing of an aircraft
US11027852B2 (en) Assembly for aircraft comprising a primary mounting pylon structure fixed to an airfoil box using a bolted link
JP6093192B2 (ja) 航空機の機体用パネル、航空機の翼
BR102016009185B1 (pt) Acessório de absorção de energia, e, método de absorver forças de tração, cisalhamento e compressão em uma junta em uma armação estrutural
RU2009128678A (ru) Фюзеляж летательного аппарата
RU2434781C2 (ru) Самостабилизирующийся подкрепляющий элемент, допускающий восприятие на себя других элементов
BR112014026759A2 (pt) estrutura de transferência de carga contra impacto lateral

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS SAS (FR)

Free format text: TRANSFERIDO POR INCORPORACAO DE: AIRBUS FRANCE

B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]