BRPI0710894A2 - cartucho de disco - Google Patents

cartucho de disco Download PDF

Info

Publication number
BRPI0710894A2
BRPI0710894A2 BRPI0710894-0A BRPI0710894A BRPI0710894A2 BR PI0710894 A2 BRPI0710894 A2 BR PI0710894A2 BR PI0710894 A BRPI0710894 A BR PI0710894A BR PI0710894 A2 BRPI0710894 A2 BR PI0710894A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
disk
portions
disk storage
storage portions
cartridge
Prior art date
Application number
BRPI0710894-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Teruyuki Takizawa
Masahiro Inata
Kozo Ezawa
Original Assignee
Panasonic Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Panasonic Corp filed Critical Panasonic Corp
Publication of BRPI0710894A2 publication Critical patent/BRPI0710894A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G11INFORMATION STORAGE
    • G11BINFORMATION STORAGE BASED ON RELATIVE MOVEMENT BETWEEN RECORD CARRIER AND TRANSDUCER
    • G11B23/00Record carriers not specific to the method of recording or reproducing; Accessories, e.g. containers, specially adapted for co-operation with the recording or reproducing apparatus ; Intermediate mediums; Apparatus or processes specially adapted for their manufacture
    • G11B23/02Containers; Storing means both adapted to cooperate with the recording or reproducing means
    • G11B23/03Containers for flat record carriers
    • G11B23/0301Details
    • G11B23/0308Shutters
    • GPHYSICS
    • G11INFORMATION STORAGE
    • G11BINFORMATION STORAGE BASED ON RELATIVE MOVEMENT BETWEEN RECORD CARRIER AND TRANSDUCER
    • G11B23/00Record carriers not specific to the method of recording or reproducing; Accessories, e.g. containers, specially adapted for co-operation with the recording or reproducing apparatus ; Intermediate mediums; Apparatus or processes specially adapted for their manufacture
    • G11B23/02Containers; Storing means both adapted to cooperate with the recording or reproducing means
    • G11B23/03Containers for flat record carriers
    • G11B23/0301Details
    • G11B23/0313Container cases
    • G11B23/0316Constructional details, e.g. shape

Landscapes

  • Feeding And Guiding Record Carriers (AREA)

Abstract

CARTUCHO DE DISCO. A presente invenção refere-se a um cartucho de disco que inclui primeira e segunda porções de armazenamento de disco, cada uma das quais apresenta um espaço para parcialmente armazenar um disco com pelo menos um lado de armazenamento de dados. Quando fechadas, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco encerram o disco por completo. O cartucho de disco adicionalmente inclui um membro de base de suporte com uma porção de suporte de rotação da porção de armazenamento de disco que sustenta rotativamente as primeira e segunda porções de armazenamento de disco de modo a criar ou a cobrir uma abertura com relação ao disco. A abertura e usada para que o disco seja preso externamente e para permitir que uma cabeça acesse o lado de armazenamento de dados do disco e leia e/ou grave os dados desse/nesse lado. Pelo menos uma porção do membro de base de suporte é sobreposta às primeira e segunda porções de armazenamento de disco de modo a impedir que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco se movam perpendicularmente ao disco.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "CARTUCHO DE DISCO".
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a um cartucho de disco para en- cerrar um meio de armazenamento de dados na forma de disco, tal como um disco óptico ou um disco magnético.
TÉCNICA ANTECEDENTE
Até então, foram propostos vários cartuchos de disco para en- cerrar um meio de armazenamento de dados na forma de disco.
Por exemplo, a Publicação Depositada em Aberto do Pedido de Patente Japonês No. 9-153264 descreve um cartucho de disco no qual um meio de armazenamento na forma de disco com um ou dois lados de arma- zenamento de dados (que será simplesmente referido como "disco") é total- mente encerrado em uma porção de armazenamento de disco que é provida dentro de um membro de base de suporte consistindo em alojamentos supe- rior e inferior. O membro de base de suporte dispõe de um orifício de mandril para permitir que a mesa giratória de um motor de fuso e um prendedor prendam um determinado disco e de uma janela de acesso de cabeça para permitir que uma cabeça leia e grave os dados do/no disco. O orifício de mandril e a janela de acesso de cabeça são contínuos, e, por conseguinte, o pó entra facilmente no cartucho ou uma marca de dedo muitas vezes é dei- xada no disco através destas aberturas quando este cartucho é transporta- do. É este o motivo pelo qual uma cobertura articulada que cobre estas aber- turas é provida para o cartucho de disco.
Para que o disco fique preso ou para permitir que a cabeça ópti- ca acesse todo o lado de armazenamento de dados do disco, essas abertu- ras precisam cobrir a faixa ao redor do centro do cartucho através de uma borda do mesmo. Também, em um cartucho de disco com tal estrutura, a cobertura articulada deve se mover linearmente com relação ao estojo do cartucho, sendo, portanto, necessário um espaço para armazenar a cobertu- ra articulada que é aberta. Por estas razões, os tamanhos das aberturas de- pendem das dimensões externas do cartucho. Isto é, é difícil projetar um cartucho pequeno com grandes aberturas. Como resultado, nas câmeras de disco e em outros dispositivos eletrônicos portáteis que usam um cartucho pequeno, o tamanho permissível máximo da cabeça óptica é limitado, o que é um problema.
Também, no carregamento de uma unidade de disco com tal cartucho de disco para ler e gravar dados do/no disco encerrado no cartu- cho, um espaço para permitir algum erro que venha a ocorrer no posiciona- mento do cartucho de disco na unidade de disco precisa ser deixado no es- paço de armazenamento de disco entre os alojamentos superior e inferior. Como resultado, as dimensões externas do cartucho irão consequentemente aumentar também. Além disso, para permitir tal erro de posicionamento, o disco precisa ser móvel nesse espaço. Nesse caso, contudo, o disco poderia se mover inconstantemente dentro do cartucho de disco possivelmente arra- nhando assim seu lado de armazenamento de dados. Ou o disco poderia colidir contra a parede interna do cartucho de disco produzindo assim partí- culas de pó que poderiam ficar depositadas também no disco.
Além disso, o alojamento inferior precisa dessas aberturas para permitir que a mesa giratória do motor de fuso e a cabeça acessem o disco, e o alojamento superior precisa de outra abertura para permitir que o pren- dedor acesse o disco. É este o motivo pelo qual uma cobertura articulada para simultaneamente tapar todas estas aberturas deve ter uma forma con- tínua de C que cubra tanto o alojamento superior quanto o alojamento inferi- or. Entretanto, uma cobertura articulada de tal forma é custosa, aumentando assim o custo de fabricação do cartucho de disco. Além disso, uma porção de guia de movimento para abrir e fechar a cobertura articulada em C preci- sa ser provida tanto para o alojamento superior quanto para o alojamento inferior de modo a estabelecer uma ligação através da janela de acesso de cabeça. E essa porção de guia limita a altura da cabeça.
Ademais, tal cobertura articulada em C deve ter a forma de uma chapa fina de modo a não aumentar significativamente a espessura do car- tucho de disco. Por essa razão, tal cobertura articulada fina não pode garan- tir uma resistência mecânica suficiente. Por isso, se o cartucho de disco fos- se submetido a um grande impacto, a cobertura articulada poderia sofrer rupturas. Ou se alguém pressionasse o cartucho por engano, a cobertura articulada poderia ficar tão deformada a ponto de arranhar o lado de arma- zenamento de dados do disco.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
A fim de superar pelo menos um destes problemas, a presente invenção tem o objetivo de prover um cartucho de disco que possa criar uma janela de acesso de cabeça grande mesmo que suas dimensões externas, sejam pequenas.
Um cartucho de disco, de acordo com a presente invenção, in- clui uma primeira e uma segunda porções de armazenamento de disco, cada uma das quais apresenta um espaço para parcialmente armazenar um disco com pelo menos um lado de armazenamento de dados. Quando fechadas, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco encerram o dis- co por completo. O cartucho de disco adicionalmente inclui um membro de base de suporte com uma porção de suporte de rotação de porção de arma- zenamento de disco que sustenta rotativamente as primeira e segunda por- ções de armazenamento de disco de modo a criar ou a cobrir uma abertura com relação ao disco. A abertura é usada para que o disco seja preso exter- namente e para permitir que uma cabeça acesse o lado de armazenamento de dados do disco e leia e/ou grave os dados desse/nesse lado. Pelo menos uma porção do membro de base de suporte é sobreposta às primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco de modo a impedir que as pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco se movam perpendi- cularmente com relação ao disco.
Em uma concretização preferida, cada uma das primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco apresenta um espaço interno chato e fino para armazenar pelo menos uma porção do disco. As primeira e segunda porções de armazenamento de disco armazenam o disco de modo a impedir que o disco fique exposto pelo menos onde as primeira e segunda porções de armazenamento de disco fechadas não são sobrepostas ao membro de base de suporte. Em outra concretização preferida, o membro de base de suporte é sobreposto apenas às partes das primeira e segunda porções de armaze- namento de disco que são localizadas mais perto da porção de suporte de rotação de porção de armazenamento de disco com relação ao centro do disco que é encerrado nas primeira e segunda porções de armazenamento de disco fechadas.
Em ainda outra concretização preferida, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco apresentam partes que são engatadas mutuamente e que giram em direções mutuamente opostas sincronicamente entre si.
Em ainda outra concretização preferida, o membro de base de suporte inclui um primeiro e um segundo membros de travamento que impe- dem que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco fecha- das girem sem necessidade.
Em ainda outra concretização preferida, o cartucho de disco adi- cionalmente inclui pelo menos um membro de travamento para travar as primeira e segunda porções de armazenamento de disco fechadas e impedir que a primeira e/ou a segunda porções de armazenamento de disco girem com relação ao membro de base de suporte. As primeira e segunda porções de armazenamento de disco assumem tanto um primeiro estado aberto no qual o disco é removível quanto um segundo estado aberto no qual o disco não é removível.
Em ainda outra concretização preferida, os primeiro e segundo membros de travamento são sustentados rotativamente por uma porção de suporte de rotação de membro de travamento que é disposta no membro de base de suporte. O cartucho de disco adicionalmente inclui porções de ala- vanca de engrenagem para ficar em contato com as respectivas porções de engate das primeira e segunda porções de armazenamento de disco que estão fechadas; planos restritivos para restringir a rotação dos primeiro'e segundo membros de travamento nas mesmas direções que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco que estão girando para criar a abertura através do contato parcial com o membro de base de suporte, ala- vancas de destravamento, e porções elásticas para aplicar força elástica aos primeiro e segundo membros de travamento para fazer com que os primeiro e segundo membros de travamento girem nas mesmas direções que as pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco que estão girando para criar a abertura. Uma distância entre a porção de suporte de rotação de membro de travamento e a porção de suporte de rotação de porção de ar- mazenamento de disco é igual ou mais curta do que uma distância das por- ções de engate das primeira e segunda porções de armazenamento de dis- co para a porção de suporte de rotação de porção de armazenamento de disco. Quando as porções de engate das primeira e segunda porções de armazenamento de disco entrarem em contato com a porção de alavanca de engrenagem enquanto as primeira e segunda porções de armazenamento de disco fechadas estão girando, os planos restritivos irão entrar em contato com as partes do membro de base de suporte, restringindo assim a rotação dos primeiro e segundo membros de travamento nas mesmas direções que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco. As alavancas de destravamento são pressionadas, girando assim os primeiro e segundo membros de travamento em direções mutuamente opostas e soltando as porções de alavanca de engrenagem das porções de engate das primeira e segunda porções de armazenamento de disco.
Em ainda outra concretização preferida, pelo menos uma das primeira e segunda porções de armazenamento de disco inclui uma porção de intertravamento de unidade para ser intertravada com uma unidade de disco externa a fim de abrir ou fechar as primeira e segunda porções de ar- mazenamento de disco.
Em ainda outra concretização preferida, a porção de intertrava- mento de unidade é uma ranhura que foi cortada através de uma^superfície lateral das primeira e segunda porções de armazenamento de disco.
Em ainda outra concretização preferida, os primeiro e segundo membros de travamento são dispostos simetricamente com relação não a- penas a um segmento de linha que conecta mutuamente o centro do disco e o ponto intermediário entre os centros da porção de suporte de rotação de porção de armazenamento de disco, mas também a um plano que inclui o eixo de rotação do disco.
Em ainda outra concretização preferida, o membro de travamen- to é sustentado rotativamente com relação às primeira e/ou segunda por- ções de armazenamento de disco. O membro de travamento é localizado ou em uma primeira posição na qual o membro de travamento trava as primeira e segunda porções de armazenamento de disco fechadas e impede que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco girem com relação ao membro de base de suporte, ou em uma segunda posição na qual as primeira e segunda porções de armazenamento de disco são giráveis e po- dem também criar uma transição do estado fechado para o primeiro estado aberto, ou vice-versa, ou em uma terceira posição no primeiro estado aberto, ou em uma quarta posição no segundo estado aberto.
O cartucho de disco da presente invenção não tem nenhum alo- jamento que defina o perfil de um cartucho convencional, mas, em vez disso, inclui um par de porções de armazenamento de disco que não apenas define o perfil do cartucho, mas também funciona como coberturas articuladas. Em um cartucho de disco convencional, uma porção de guia de movimento para abrir e fechar sua cobertura articulada precisa ser provida para sua janela de acesso de cabeça. Entretanto, de acordo com a presente invenção, uma grande janela de acesso de cabeça sem qualquer porção de guia de movi- mento pode ser criada com a abertura do par de porções de armazenamento de disco. Consequentemente, mesmo um cartucho pequeno pode criar uma janela de acesso de cabeça tão grande quanto aquela de um cartucho gran- de. Além disso, uma vez que o cartucho de disco da presente invenção inclui um membro de base de suporte que é parcialmente sobreposto ao par de porções de armazenamento de disco, é realizado um cartucho de disco com tal resistência mecânica elevada de modo a facilmente suportar a deforma- ção perpendicular ao disco encerrado.
Outros traços, elementos, processos, etapas, características e vantagens da presente invenção se tornarão mais evidentes a partir da se- guinte descrição detalhada das concretizações preferidas da presente inven- ção com referência aos desenhos anexos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As figuras 1(a) e 1(b) são vistas em perspectiva de um cartucho de disco, de acordo com uma primeira concretização preferida da presente invenção, conforme visto a partir de cima do lado da etiqueta do disco encer- rado no mesmo, que ilustram como o cartucho de disco parece no estado aberto e no estado fechado, respectivamente.
As figuras 2(a) e 2(b) são vistas em perspectiva do cartucho de disco da primeira concretização preferida da presente invenção, conforme visto a partir de baixo do lado de armazenamento de dados do disco encer- rado no mesmo, que ilustram como o cartucho de disco parece no estado aberto e no estado fechado, respectivamente.
As figuras 3(a) e 3(b) são vistas planas do cartucho de disco da primeira concretização preferida da presente invenção, conforme visto a par- tir de cima do lado da etiqueta do disco encerrado no mesmo, que ilustram como o cartucho de disco parece no estado aberto e no estado fechado, respectivamente.
As figuras 4(a) e 4(b) são vistas planas do cartucho de disco da primeira concretização preferida da presente invenção, conforme visto a par- tir de baixo do lado de armazenamento de dados do disco encerrado no mesmo, que ilustram como o cartucho de disco parece no estado aberto e no estado fechado, respectivamente.
A figura 5 é uma vista plana que ilustra a janela de acesso de cabeça e o orifício de mandril do cartucho de disco da primeira concretiza- ção preferida da presente invenção.
A figura 6 é uma vista em perspectiva explodida que ilustra a estrutura do cartucho de disco da primeira concretização preferida da pre- sente invenção.
As figuras 7(a) e 7(b) são vistas planas que ilustram a estrutura do cartucho de disco da primeira concretização preferida da presente inven- ção no estado aberto e no estado fechado, respectivamente, com o invólucro superior do membro de base de suporte removido. A figura 8 é uma vista em seção transversal do cartucho de dis- co da primeira concretização preferida da presente invenção.
A figura 9 é uma vista plana que ilustra a estrutura de um cartu- cho de disco alternativo, de acordo com a primeira concretização preferida da presente invenção, no estado aberto com o invólucro superior do membro de base de suporte removido, em uma situação onde as porções de arma- zenamento de disco do mesmo incluem membros de posicionamento de dis- co.
As figuras 10(a) e 10(b) são vistas planas que ilustram a estrutu- ra do cartucho de disco da primeira concretização preferida da presente in- venção com um dos dois membros de travamento destravado e com ambos destravados, respectivamente, e com o invólucro superior do membro de base de suporte removido.
As figuras 11 (a) e 11(b) são vistas laterais que ilustram os mem- bros de travamento do cartucho de disco da primeira concretização preferida da presente invenção.
As figuras 12(a) e 12 (b) são vistas em perspectiva de um cartu- cho de disco, de acordo com uma segunda concretização preferida da pre- sente invenção, conforme visto a partir de cima do lado da etiqueta do disco encerrado no mesmo, que ilustram como o cartucho de disco parece no es- tado aberto e no estado fechado, respectivamente.
As figuras 13(a) e 13(b) são vistas em perspectiva do cartucho de disco da segunda concretização preferida da presente invenção, confor- me visto a partir de baixo do lado de armazenamento de dados do disco en- cerrado no mesmo, que ilustram como o cartucho de disco parece no estado aberto e no estado fechado, respectivamente.
As figuras 14(a) e 14(b) são vistas planas do cartucho de disco -da segunda concretização preferida da presente invenção, conforme visto a partir de cima do lado de etiqueta do disco encerrado no mesmo, que ilus- tram como o cartucho de disco parece no estado aberto e no estado fecha- do, respectivamente.
As figuras 15(a) e 15(b) são vistas planas do cartucho de disco da segunda concretização preferida da presente invenção, conforme visto a partir de baixo do lado de armazenamento de dados do disco encerrado no mesmo, que ilustram como o cartucho de disco parece no estado aberto e no estado fechado, respectivamente.
A figura 16 é uma vista plana que ilustra a janela de acesso de cabeça e o orifício de mandril do cartucho de disco.da segunda concretiza- ção preferida da presente invenção.
A figura 17 é uma vista em perspectiva explodida que ilustra a estrutura do cartucho de disco da segunda concretização preferida da pre- sente invenção.
A figura 18 é uma vista em seção transversal do cartucho de disco da segunda concretização preferida da presente invenção.
As figuras 19(a) e 19(b) são vistas em perspectiva, conforme visto a partir de cima do lado da etiqueta do disco e a partir de baixo do lado de armazenamento de dados do disco, respectivamente, para ilustrar uma variação do cartucho de disco da segunda concretização preferida da pre- sente invenção na qual o membro de base de suporte tem uma função de travamento.
As figuras 20(a) e 20(b) são vistas em perspectiva que ilustram como um cartucho de disco sem o invólucro superior do membro de base de suporte, de acordo com uma terceira concretização preferida da presente invenção, parece em um segundo estado aberto no qual o disco pode ser inserido e removido e em um primeiro estado aberto no qual os dados são respectivamente lidos do disco ou gravados no mesmo.
As figuras 21 (a) e 21 (b) são vistas planas que ilustram como o cartucho de disco da terceira concretização preferida da presente invenção sem o invólucro superior do membro de base de suporte parece no segundo estado aberto no qual o disco pode ser inserido e removido e no primeiro estado aberto no qual os dados são respectivamente lidos do disco e grava- dos no mesmo.
A figura 22 é uma vista em perspectiva de um cartucho de disco, de acordo com uma quarta concretização preferida da presente invenção, que ilustra um membro de base de suporte do qual os invólucros superior e inferior são ligados entre si.
A figura 23 é uma vista em perspectiva que ilustra a estrutura do cartucho de disco da quarta concretização preferida da presente invenção com um invólucro superior do membro de base de suporte, um invólucro in- ferior do membro de base de suporte, e membros de travamento conectados entre si no membro de base de suporte.
A figura 24 é uma vista em perspectiva explodida que ilustra um cartucho de disco, de acordo com uma quinta concretização preferida da presente invenção.
A figura 25 é uma vista em perspectiva que ilustra como ajustar uma primeira e uma segunda porções de armazenamento de disco no cartu- cho de disco da quinta concretização preferida da presente invenção.
A figura 26 é uma vista em perspectiva que ilustra como ajustar o invólucro superior do membro de base de suporte no cartucho de disco da quinta concretização preferida da presente invenção.
A figura 27 é uma vista em perspectiva que ilustra como conec- tar um primeiro e um segundo membros de travamento ao cartucho de disco da quinta concretização preferida da presente invenção.
A figura 28 é uma vista plana que ilustra como conectar o primei- ro e o segundo membros de travamento ao cartucho de disco da quinta con- cretização da presente invenção.
A figura 29 é uma vista em perspectiva que ilustra uma primeira e uma segunda porções de armazenamento de disco do cartucho de disco da quinta concretização preferida da presente invenção, conforme visto a partir de baixo do invólucro inferior do membro de base de suporte do mes- mo.
A figura 30 ilustra como inserir um disco no cartucho de disco em um segundo estado aberto, de acordo com a quinta concretização prefe- rida da presente invenção.
A figura 31 ilustra como fechar as primeira e segunda porções de armazenamento de disco depois de o disco ter sido inserido no cartucho de disco da quinta concretização preferida da presente invenção.
A figura 32 ilustra como fechar as primeira e segunda porções de armazenamento de disco depois de o disco ter sido inserido no cartucho de disco da quinta concretização preferida da presente invenção.
A figura 33 ilustra como fechar as primeira e segunda porções de armazenamento de disco depois de o disco ter sido inserido no cartucho de disco da quinta concretização preferida da presente invenção.
A figura 34 ilustra uma situação onde as primeira e segunda por- ções de armazenamento de disco são fechadas depois de o disco ter sido inserido no cartucho de disco da quinta concretização preferida da presente invenção.
A figura 35 ilustra onde conectar os primeiro e segundo mem- bros de travamento no cartucho de disco da quinta concretização preferida da presente invenção.
A figura 36 é uma vista em perspectiva das primeira e segunda porções de armazenamento de disco do cartucho de disco da quinta concre- tização preferida da presente invenção, às quais os primeiro e segundo membros de travamento já foram conectados, conforme visto a partir de bai- xo do invólucro inferior do membro de base de suporte.
A figura 37 ilustra uma disposição para engatar os primeiro e segundo membros de travamento no cartucho de disco da quinta concretiza- ção preferida da presente invenção.
A figura 38 ilustra como o cartucho de disco da quinta concreti- zação preferida da presente invenção parece quando os primeiro e segundo membros de travamento estão destravados.
A figura 39 ilustra o primeiro estado aberto do cartucho de disco da quinta concretização preferida da presente invenção.
A figura 40 é uma vista em perspectiva explodida que ilustra um exemplo modificado do cartucho de disco da quinta concretização preferida da presente invenção na qual os orifícios de posição são relocalizados.
MELHOR MODO PARA SE EXECUTAR A INVENÇÃO CONCRETIZAÇÃO 1 Adiante, será descrita uma primeira concretização preferida da presente invenção.
A figura 1 (a) é uma vista em perspectiva de um cartucho de dis- co 11, conforme visto a partir de cima do cartucho, que ilustra uma situação onde um disco 100 é encerrado no cartucho e as primeira e segunda por- ções de armazenamento de disco 201 e 301 estão abertas. Por outro lado, a figura 1 (b) é uma vista em perspectiva do cartucho de disco 11, conforme visto a partir de cima do cartucho, que ilustra uma situação onde as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão fechadas.
A figura 2(a) é uma vista em perspectiva do cartucho de disco 11, conforme visto a partir de baixo do lado do armazenamento de dados 100A do disco, que ilustra uma situação onde o disco 100 é encerrado no cartucho e as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão abertas. Por outro lado, a figura 2(b) é uma vista em perspectiva do cartucho de disco 11, conforme visto a partir de baixo do lado de armaze- namento de dados 100A do disco, que ilustra uma situação onde as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão fechadas.
A figura 3(a) é uma vista plana de topo do cartucho de disco 11 que ilustra uma situação onde o disco 100 é encerrado no cartucho e as pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão aber- tas. Por outro lado, a figura 3(b) é uma vista plana de topo do cartucho de disco 11 que ilustra uma situação onde as primeiras e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão fechadas.
A figura 4(a) é uma vista inferior do cartucho de disco 11 que ilustra uma situação onde o disco 100 é encerrado no cartucho e as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão abertas. Por outro lado, a figura 4(b) é uma vista inferior do cartucho de disco 11 que ilustra uma situação onde as primeira e segunda porções de armazenamen- to de disco 201 e 301 estão fechadas.
Conforme mostrado nos desenhos, o cartucho de disco 11 inclui uma primeira porção de armazenamento de disco 201, uma segunda porção de armazenamento de disco 301 e um membro de base de suporte 400 e encerra um disco 100 no lado de dentro.
O disco 100 apresenta um primeiro e um segundo lados. O pri- meiro lado do disco 100, no qual uma etiqueta ou qualquer outra imagem, foto ou letras são freqüentemente impressas, é mostrado nas figuras 1(a) e 3(a), enquanto que o segundo lado do disco 100, isto é, o lado de armaze- namento de dados 100A, não é mostrado nas figuras 1(a) e 3(a), mas nas figuras 2(a) e 4(a). Opcionalmente, um disco de lado duplo, do qual os pri- meiro e segundo lados são ambos lados de armazenamento de dados, pode ser encerrado no cartucho de disco 11. Deve ser notado que o cartucho de disco 11 que encerra o disco 100 poderia ser, às vezes, simplesmente cha- mado de "disco" ou um "meio de armazenamento de dados".
A figura 5 é uma vista de topo do cartucho de disco 11 no quai não é encerrado nenhum disco 100 e do qual as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão abertas. Conforme mostrado na figura 5, entre as primeira e segunda porções de armazenamento de dis- co 201 e 301, são definidos um orifício de mandril 701 que foi aberto para permitir que um membro de mandril externo de um motor de fuso entrasse no cartucho de disco e girasse o disco 100, e uma janela de acesso de ca- beça 702 que foi aberta para permitir que uma cabeça entrasse no cartucho de disco e acessasse o lado de armazenamento de dados 100A do disco 100 para ler e/ou gravar dados do/no disco 100. Estas aberturas são locali- zadas em um espaço aberto substancialmente na forma de ventilador a ser criado entre as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 que estão abertas.
Neste estado, as primeira e segunda porções de armazenamen- to de disco 201 e 301 se projetam parcialmente para fora para exceder a largura do cartucho de disco 11 que é definida pelas superfícies laterais 10h e 10g. É este o motivo pelo qual a projeção do cartucho de disco 11, incluin- do o disco 100, em um plano que é paralelo ao disco 100 apresenta uma área maior quando as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão abertas do que quando as primeira e segunda por- ções de armazenamento de disco 201 e 301 estão fechadas. Nesta concretização preferida, o disco 100 apresenta um orifício central 102. Por exemplo, como o membro de mandril de um motor de fuso, uma mesa giratória com um ressalto pode acessar e sustentar o disco 100 na mesma de tal modo que o ressalto seja inserido no orifício central 102. O ressalto pode dispor de um rebordo para impedir que o disco se desprenda com facilidade. Em vez de prover o..rebordo, um prendedor pode acessar o disco 100 a partir de cima do disco 100, isto é, oposto a partir da mesa gira- tória, e reter o disco na mesa giratória. Alternativamente, um grampo metáli- co (não mostrado) pode ser provido para o disco 100 para carregar a unida- de de disco com o disco 100.
A figura 6 é uma vista em perspectiva explodida que ilustra a estrutura do cartucho de disco 11. Conforme descrito acima, o cartucho de disco 11 inclui a primeira porção de armazenamento de disco 201 e a se- gunda porção de armazenamento de disco 301. O membro de base de su- porte 400 é formado de um invólucro superior de membro de base de supor- te 401 e um invólucro inferior do membro de base de suporte 402. O cartu- cho de disco 11 adicionalmente inclui um primeiro e um segundo membros de travamento 501 e 601.
As figuras 7(a) e 7(b) são vistas planas que ilustram a estrutura de todos os membros do cartucho de disco 11, exceto o invólucro superior do membro de base de suporte 401. Especificamente, a figura 7(a) é uma vista plana do cartucho de disco .11, conforme visto a partir de acima do car- tucho 11, em uma situação onde o disco 100 é encerrado e onde as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão abertas.
Por outro lado, a figura 7(b) é uma vista plana do cartucho de disco 11, con- forme visto a partir de acima do cartucho 11, em uma situação onde as pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão fe- chadas.
Conforme mostrado na figura 6, quando fechadas, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 encerram o disco 100 no lado de dentro. Mais especificamente, cada uma das primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 apresenta um espaço interno chato e fino como um saco para armazenar ou colocar em uma por- ção do disco 100. E quando as primeira e segunda porções de armazena- mento de disco 201 e 301 estiverem fechadas de tal modo que as bordas das aberturas dos respectivos espaços fiquem alinhadas entre si, será criado um espaço interno para encerrar todo o disco 100.
Em princípio, a função de expor e armazenar o disco 100 em um dispositivo externo pode ser executada apenas pelas primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301. Em uma estrutura incluindo apenas as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, contudo, se forças perturbadoras que são perpendiculares ao disco 100 (isto é, produzidas ao longo do eixo de rotação 103) forem aplicadas às pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco fechadas 201 e 301 em direções mutuamente opostas, então, será produzida uma força de tor- ção que possivelmente irá causar deformação ou danos significativos.
Para evitar este problema, o cartucho de disco 11 inclui um membro de base de suporte 400. Pelo menos, uma porção do membro de base de suporte 400 é sobreposta às primeira e segunda porções de arma- zenamento de disco 201 e 301 de modo a impedir que as primeira e segun- da porções de armazenamento de disco 201 e 301 se movam perpendicu- larmente com relação ao disco 100. Mais especificamente, respectivas por- ções dos invólucros superior e inferior 401 e 402 do membro de base de su- porte 400 sustentam suas partes associadas das primeira e segunda por- ções de armazenamento de disco 201 e 301 na direção na qual é definido o eixo de rotação 103 do disco 100a. Em tal estrutura, mesmo que alguma força de torção seja aplicada às primeira e segunda porções de armazena- mento de disco"201 e 301, ainda será possível impedir que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 sejam deformadas pelo menos onde as porções de armazenamento de disco 201 e 301 são sanduichadas entre os invólucros superior e inferior 401 e 402 do membro de base de suporte 400. Como resultado, a rigidez de todo o cartucho de disco 11 pode ser aumentada. Também, conforme será descrito em detalhes mais tarde, também pode ser provido um mecanismo de travamento que impede que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 fechadas girem.
Também, enquanto, as primeira e segunda porções de armaze- namento de disco 201 e 301 estão abrindo ou fechando, o membro de base de suporte 400 está sempre fixo e imóvel. É este o motivo pelo qual, com o carregamento do cartucho 11. em uma unidade de disco, o membro de base de suporte 400 desempenha um papel importante como uma porção de su- porte que o usuário pode agarrar com sua mão. Um rebaixo de etiqueta 407, no qual pode ser conectada uma etiqueta gomada que mostra os conteúdos de dados armazenados no disco 100 no cartucho 11, pode ser provido no invólucro superior do membro de base de suporte 401.
Quanto maior a área de sobreposição entre o membro de base de suporte 400 e as primeira e segunda porções de armazenamento de dis- co 201 e 301, mais rígido o cartucho de disco 11. Entretanto, se o membro de base de suporte 400 estendido além do centro do disco 100, encerrado nas primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 fe- chadas, alcançar a janela de acesso de cabeça, então, o espaço aberto a ser criado quando da abertura das primeira e segunda porções de armaze- namento de disco 201 e 301 será coberto com o membro de base de suporte 400. É este o motivo pelo qual o membro de base de suporte 400 preferivel- mente cobre apenas partes das primeira e segunda porções de armazena- mento de disco 201 e 301 que estão mais perto dos eixos 403 e 404 das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 e não avançam além do centro do disco 100 encerrado nas primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 fechadas.
Conforme mostrado nas figuras 1(b) e 2(b), onde as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 não são sobrepos- tas pelo membro de base de suporte 400, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 armazenam o disco 100 de modo a não expor o disco 100.
Também, conforme mostrado nas figuras 2(a) e 6, o invólucro inferior do membro de base de suporte 402 apresenta um par de orifícios de posicionamento 410 e 411 que se ajusta nos pinos de posicionamento de cartucho associado 17 de uma unidade de disco, posicionando assim o car- tucho de disco 11 com relação à unidade de disco. O invólucro inferior do membro de base de suporte 402 é localizado mais perto do lado de armaze- namento de dados 10OA do disco 100 encerrado.
Os invólucros superior e inferior do membro de base de suporte 401 e 402 são ligados ou soldados entre si em suas periferias externas ou nas extremidades superiores 410a e 411a nas periferias externas dos dois orifícios de posicionamento 410 e 411, nas extremidades superiores dos ei- xos 403 e 404 das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, nas extremidades superiores dos eixos 412 e 413 dos primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601, e nas extremidades superiores nas periferias externas das porções de posicionamento 408 e 409 para o disco 100, formando assim o membro de base de suporte 400.
Nas paredes internas das primeira e segunda porções de arma- zenamento de disco 201 e 301, poderão ser dispostas protuberâncias de modo a serem localizadas dentro e fora da área de armazenamento de da- dos do disco 100 e fazerem contato com essas porções do disco, quando as porções de armazenamento de disco 201 e 301 estiverem fechadas. Desta maneira, o disco 100 pode ser mantido de tal modo que a área de armaze- namento de dados do mesmo não venha a entrar em contato com as pare- des internas. Alternativamente, o disco 100 pode também ser mantido de tal modo que a área de armazenamento de dados possa evitar o contato com as paredes internas em trazendo ou a superfície lateral externa ou a borda da superfície lateral externa do disco 100 para o contato com as paredes internas das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 fechadas.
Conforme será descrito em detalhes posteriormente, o cartucho de disco 11 é inserido externamente em uma unidade de disco na direção apontada pela seta 1A mostrada na figura 1(b), de modo que a superfície lateral 10e, na qual a janela de acesso de cabeça 702 (vide figura 5) é defi- nida quando da abertura das primeira e segunda porções de armazenamen- to de disco 201 e 301, fique oposta à tenda de inserção da unidade de disco. Nesta concretização preferida, a superfície lateral 10e é uma superfície ele- vada curvada. Desta maneira, conforme visto perpendicularmente ao eixo de rotação 103 do disco 100, a dimensão externa do cartucho de disco pode ser reduzida. E o tamanho da própria unidade de disco a ser carregada com tal cartucho de disco 11 pode ser também reduzido. Da mesma forma, se outra superfície lateral 10f e um par de superfícies laterais opostas 10g e 10h fo- rem superfícies planas, a direção de inserção de cartucho de disco 1A pode- rá ser facilmente conhecida pela forma do cartucho de disco 11. Desse mo- do, o usuário poderá inserir o cartucho de disco 11 na unidade de disco ade- quadamente sem verificar a direção de inserção indicada no cartucho de disco 11.
A figura 8 é uma vista em seção transversal que ilustra uma si- tuação onde o cartucho de disco 11 que encerra o disco 100 foi carregado em uma unidade de disco. Nesta vista em seção transversal, o cartucho de disco 11 é visto a partir do lado da superfície lateral externa 10h com as pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 abertas.
Conforme mostrado nas figuras 6, 1(a), 1(b), 2(a), 2(b) e 6, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 apresen- tam superfícies externas 201 f e 301 f sobre o primeiro lado do disco 100 e as superfícies externas 201 g e 301 g sob o lado de armazenamento de dados 100A do disco 100, respectivamente. Com as superfícies curvas 201 w e 301 w (vide figura 6), que definem percursos de rotação das primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, e a superfície curva 401 w do invólucro superior do membro de base de suporte 401, que é provi- da ao-longo das superfícies curvas 201 w e 301 w, definidas como o limite, as superfícies externas 201 f e 301 f são niveladas com a superfície externa 401 f do invólucro superior do membro de base de suporte 401.
Como resultado; enquanto as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão fechadas, nenhuma diferença de nível é criada na superfície superior do cartucho de disco 11, a superfície superior podendo ser uma superfície lisa de um bom desenho total. Também essas porções de superfície externas 201 f e 301 f das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 podem ter sua espessura aumentada pela espessura do invólucro superior do membro de base de su- porte 401. Como resultado, a resistência mecânica das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 pode ser aumentada e um cartucho de disco rígido pode ser formado sem ser afetado pela altura da unidade de disco.
Por outro lado, as superfícies externas 201 g e 301 debaixo do lado de armazenamento de dados 100A não são niveladas com a superfície externa 402g do invólucro inferior do membro de base de suporte 402, sendo criada uma diferença de nível em torno da superfície curva 402w como uma fronteira. Como resultado, as porções de superfície externas 201 e 301 g das porções de armazenamento de disco 201 e 301 podem ter sua espessura reduzida pela espessura do invólucro inferior do membro de base de suporte 402. Consequentemente, conforme mostrado na figura 8, o espaço de baixo das superfícies externas 201 g e 301 g das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 pode ter sua altura aumentada pela es- pessura do invólucro inferior do membro de base de suporte 402, podendo, portanto, a cabeça 70 para acessar o disco 100 ter uma maior margem na direção da altura. Isto é, a cabeça 70 pode ser projetada mais livremente e toda a espessura da unidade de disco pode ser reduzida pela espessura do invólucro inferior do membro de base de suporte 402.
Conforme será descrito em maiores detalhes, os invólucros su- perior e inferior do membro de base de suporte 401 e 402 apresentam por- ções de rebordo 405 e 406 que são similares a um anel parcialmente enta- lhado, do qual o diâmetro interno é definido pelo orifício de mandril 701 que ficará exposto quando as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estiverem externamente abertas.
Conforme pode ser facilmente visto a partir da figura 6, as pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 apresen- tam orifícios de eixo 202 e 302, nos quais são inseridos os eixos"403 e 404. Os eixos 403 e 404 são dispostos no invólucro inferior do membro de base de suporte 402 paralelos ao eixo de rotação 103 do disco 100. As primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 adicionalmente incluem porções de, intertravamento 203 e 303 que são mutuamente engata- das. Conforme mostrado nas figuras 7(a) e 7(b), visto que as porções de intertravamento 203 e 303 são mutuamente engatadas, as primeira e segun- da porções de armazenamento de disco 201 e 301 giram nos eixos 403 e 404 em direções mutuamente opostas e sincronicamente entre si.
Conforme mostrado na figura 7(a), com a disposição dos eixos 403 e 404 no invólucro inferior do membro de base de suporte 402 fora da área de projeção do disco 100 que é definida perpendicularmente com rela- ção ao disco 100 (isto é, ao longo do eixo de rotação 103 do disco 100), é possível impedir uma situação onde o disco 100 e os eixos 403 e 404 ficam sobrepostos na direção da espessura do cartucho de disco 11. Como resul- tado, a espessura do cartucho de disco 11 pode ser reduzida.
Além disso, com a provisão dos dois eixos diferentes 403 e 404 para as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 e com o uso de engrenagens como as porções de intertravamento 203 e 303, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 podem ser giradas em direções mutuamente opostas e sincronicamente en- tre si usando uma estrutura simples. As primeira e segunda porções de ar- mazenamento de disco 201 e 301 são mutuamente intertravadas a fim de travarem as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 mais firmemente e eventualmente aumentar a rigidez do cartucho de disco 11.
Além disso, uma vez que não há nenhuma área de sobreposição entre as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, a espessura do cartucho de disco 11 pode ser reduzida. Contudo, as primei- ra e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 podem ser giradas em um único eixo, caso necessário. Nesse caso, o espaço economi- zado pelo alinhamento dos dois eixos pode ser usado para um mecanismo de travamento, por exemplo.
Conforme mostrado nas figuras 6, 7(a) e 7(b), os primeiro e se- gundo membros de travamento 501 e 601 apresentam orifícios de eixo 505 e 605, respectivamente. Com o ajuste destes orifícios de eixo 505 e 605 nos eixos 412 e 413, que são providos como as segundas porções de suporte d.e rotação para o invólucro inferior do membro de base de suporte 402, os pri- meiro e segundo membros de travamento 501 e 601 são sustentados rotati- vamente nos eixos 412 e 413.
Os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601 inclu- em porções de alavanca de engrenagem 502, 602, porções elásticas 503, 603 como porções de aplicação de força elástica, porções de alavanca de destravamento 504, 604, e planos restritivos 506, 606, respectivamente. Conforme mostrado nas figuras 7(a) e 7(b), quando as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estiverem fechadas exter- namente, as porções de alavanca de engrenagem 502 e 602 respectivamen- te entrarão em contato com as porções de engate 205 e 305 das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, enquanto que os planos restritivos 506 e 606 entram em contato com as porções do invólucro inferior do membro de base de suporte 402.
A distância do eixo 412, 413 para o eixo 403, 404 é igual ou mais curta do que a distância da porção de engate 205, 305 para o eixo 403, 404. É este o motivo pelo qual é possível impedir que os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601 girem nas mesmas direções 501 ρ e 601 ρ como as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 que vão se abrir. Isto é, quando as primeira e segunda porções de armaze- namento de disco 201 e 301 estiverem fechadas, suas rotações poderão ser travadas independentemente uma da outra.
Também, com o pressionamento das porções de alavanca de destravamento 504 e 604, os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601 podem ser girados em direções opostas em comparação à situa- ção onde as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 serão travadas, soltando assim as porções de alavanca de engrenagem 502 e 602 das porções de engate 205 e 305 das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, respectivamente. Como resultado, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão agora destravadas e giráveis.
Conforme mostrado nas figuras 6, 7(a) e 7(b), o invólucro inferior do membro de base de suporte 402 inclui porções de posicionamento 408 e 409. Conforme será descrito em maiores detalhes abaixo, quando as primei- ra e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 forem abertas externamente, as porções de posicionamento 408 e 409 e os membros de restrição 18 de uma unidade de disco, que estão agora localizados dentro da janela de acesso de cabeça 702, restringem a posição da superfície lateral externa do disco 100, posicionando assim o centro do disco 100 com preci- são e fazendo com que o orifício central 102 do disco seja preso pelo motor de fuso, exatamente como planejado. Conforme descrito acima, o cartucho de disco 11 é posicionado com relação à unidade de disco usando os orifí- cios de posicionamento 412 e 411 e o disco 100 também é posicionado com o uso das porções de posicionamento 408 e 409. Como resultado, o disco 100 pode ser posicionado com uma maior precisão.
O cartucho de disco 11 pode incluir qualquer outro tipo de por- ções de posicionamento em vez das porções de posicionamento 408 e 409. A figura 9 é uma vista plana que ilustra a estrutura do cartucho de disco 11 com o invólucro superior do membro de base de suporte 401 removido. Na figura 9, as porções de posicionamento alternativas 212 e 312 são providas para o cartucho de disco 11.
Conforme mostrado na figura 9, como as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 vão ser abertas externamen- te, as porções de posicionamento 212 e 312, providas para as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, entrarão em con- tato com superfície lateral externa do disco 100 enquanto se cruzam em relação de torção ao longo do eixo de rotação 103 do disco 100, empurrando assim o disco 100 na direção apontada pela seta 1A e imediatamente fazen- do com que a superfície lateral externa do disco 100 entre em contato com os membros de restrição 18 da unidade de disco para posicionar o disco 100. Como resultado, o centro do disco 100 pode ser posicionado com rela- ção aos membros de restrição 18 da unidade de disco. Isto é, a precisão de posicionamento pode, nesse caso, ser totalmente dependente da unidade de disco.
Deve ser notado que quando as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estiverem fechadas, a posição do disco poderá ser restringida em trazendo a superfície lateral externa do disco 100 para um ligeiro contato com as superfícies internas das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 ou o movimento do disco 100 poderá ser restringido com o encurtamento da distância da superfície interna para o disco 100.
Quando as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estiverem abertas ou fechadas, as protuberâncias 206 e 306, providas para as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, deslizarão enquanto mantêm contato com o invólucro supe- rior do membro de base de suporte 401, reduzindo assim a resistência de carga causada pelo atrito de rotação. Embora não mostrado, protuberâncias similares são também dispostas nas primeira e segunda porções de arma- zenamento de disco 201 e 301 que entram em contato com o invólucro infe- rior do membro de base de suporte 402 mais próximo ao lado de armaze- namento de dados 100A do disco 100. Os mesmos efeitos são alcançados mesmo com a disposição dessas protuberâncias nas superfícies dos invólu- cros superior e inferior do membro de base de suporte 401 e 402 que devem deslizar enquanto mantêm contato com as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301.
Conforme mostrado na figura 7(b), quando as primeira e segun- da porções de armazenamento de disco 201 e 301 estiverem fechadas para cobrir o-orifício de mandril 701 e a janela de acesso de cabeça 702 com re- lação ao-dispositivo externo, o disco 100 será retido com seu movimento perpendicular ao eixo de rotação 103 do disco 100 controlado pelas porções de posicionamento 408 e 409 e pelas paredes internas de armazenamento (não mostradas) das primeira e segunda porções de armazenamento de dis- co 201 e 301. Também, as porções de engate 205 e 305 das primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão em contato es- treito e travadas pelas porções de alavanca de engrenagem 502 e 602 dos primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601, cujas rotações nas direções apontadas pelas setas 501 ρ e 601 ρ são restringidas. Desta manei- ra,. as rotações das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 são travadas pelo membro de base de suporte 400 através dos primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601. Como resultado, a rigidez do cartucho de disco 11 pode ser aumentada perpendicularmente ao eixo de rotação 103 do disco 100.
Conforme mostrado nas figuras 6, 7(a) e 7(b), partes das primei- ra e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 que definem as respectivas aberturas dos espaços para armazenar o disco 100 são por- ções de borda sobrepostas elevadas e rebaixadas 204 e 304, que são for- madas de modo a criarem um perfeito ajuste entre si. Nestes desenhos, a- penas são ilustradas as partes superiores das porções de boda sobrepostas 204 e 304, que são localizadas sobre o primeiro lado do disco 100. Contudo, porções de borda sobrepostas com formas iguais são também providas para as partes inferiores das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 debaixo do lado de armazenamento de dados 100A do dis- co 100.
Com a provisão destas porções de borda sobrepostas 204 e 304 para as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, quando as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estiverem fechadas, o pó não alcançará o lado de armazenamento de dados 100A do disco 100 através das porções apertadamente ajustadas, aumentando assim a impermeabilidade ao pó do cartucho de disco 11. Além disso-í com a sobreposição das porções de ajuste estreito das primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, a rigidez do cartucho de disco 11. poderá ser significativamente aumentada ao longo do eixo de rotação 103 do disco 100. Como resultado, é realizado um cartucho de disco 11 com uma maior resistência ao impacto e uma maior resistência mecânica. Além disso, uma vez que é adotada a estrutura na qual as pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 são parci- almente sobrepostas e sanduichadas pelos invólucros superior e inferior do membro de base de suporte 401 e 402, a resistência mecânica do cartucho de disco 11 pode ser aumentada na direção da espessura. E é possível im- pedir que o cartucho de disco 11 seja deformado e arranhado o lado de ar- mazenamento de dados 100A do disco 100. Adicionalmente, uma vez que o membro de base de suporte 400 cobre parcialmente a junção entre as pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 fechadas, a impermeabilidade ao pó do cartucho de disco 11 poderá ser aumentada.
Na montagem do cartucho de disco 11, primeiro, com o disco 100 encerrado, as porções de intertravamento 203 e 303 são mutuamente engatadas e as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 são fechadas. Depois, as primeira e segunda porções de armaze- 1namento de disco 201 e 301 fechadas são conectadas no invólucro inferior do membro de base de suporte 402. Subseqüentemente, os primeiro e se- gundo membros de travamento 501 e 601 são ajustados no invólucro inferior do membro de base de suporte 402. Finalmente, o invólucro superior do membro de base de suporte 401 é ligado ou soldado com o invólucro inferior do membro de base de suporte 402. Desta forma, todos estes membros po- dem ser dispostos a partir da mesma direção. Como resultado, o processo de montagem pode ser simplificado.
Adiante, será descrito como abrir e fechar as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 depois de o cartucho 11 ter sido carregado em uma unidade de disco.
Se o cartucho de disco 11 for inserido na unidade de disco na direção apontada pela seta 1A mostrada na figura 1(b), urrrpar de protube- râncias de destravamento (não mostradas) provido para a unidade de disco irá simultaneamente entrar em contato com as alavancas de destravamento 504 e 604 e pressionar as mesmas. Depois, os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601 giram nas direções opostas àquelas apontadas pela setas 501 ρ e 601 ρ enquanto deformam os membros elásticos 503 e 603, conforme mostrado na figura 7(b). Como resultado desta operação, as porções de alavanca de engrenagem 502 e 602 dos primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601, que estavam em contato com as por- ções de engate 205 e 305 das primeira e segunda porções de armazena- mento de disco 201 e 301, são simultaneamente soltas, fazendo assim com que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 girem.
Visto que o cartucho 11 é inserido ainda mais profundo na dire- ção apontada pela seta 1A, um par de alavancas de abertura/fechamento 19 disposto na unidade de disco logo fica intertravado com as porções de inter- travamento de unidade 208 e 308 das primeira e segunda porções de arma- zenamento de disco 201 e 301, conforme mostrado na figura 4(b). As por- ções de intertravamento de unidade 208 e 308 são ranhuras que apresen- tam aberturas na superfície lateral 10e que é oposta à unidade de disco, se estendem a partir dessas aberturas em uma direção predeterminada (isto é, oposta àquela apontada pela seta 1A), correndo, então, para fora a partir do centro do cartucho 11, conforme mostrado na figura 4(b). Uma vez que as ranhuras correm para fora, a força recebida do par de alavancas de abertu- ra/fechamento 19 será provavelmente aplicada na direção tangencial rota- cional das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 que recém começaram a girar. Também, se as extremidades das ranhu- ras apresentarem superfícies laterais arqueadas, as primeira e segunda por- ções de armazenamento de disco 201 e 301 poderão receber mais facilmen- te os componente tangenciais rotacionais da força das alavancas de abertu- ra/fechamento 19, independente de quanto as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 giraram. Como resultado, as alavan- cas de abertura/fechamento 19 podem abrir e fechar as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 mais suavemente.
Quando as alavancas de abertura/fechamento 19 ficarem inter- travadas com as ranhuras das porções de intertravamento de unidade 208 e 308, as alavancas de abertura/fechamento 19, que são efetivamente fixas, se movem relativamente ao longo das ranhuras. Como resultado, as alavan- cas de abertura/fechamento 19 giram as primeira e segunda porções de ar- mazenamento de disco 201 e 301 nas direções apontadas pelas setas 20p e 301 ρ mostradas na figura 7(a), abrindo assim as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301.
As primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 se intertravam através das porções de intertravamento de engate mú- tuo 203 e 303 e giram nas direções mutuamente opostas sincronicamente entre si. É este o motivo pelo qual nem sempre é necessário prover um par de alavancas de abertura/fechamento e uma operação de abertu- ra/fechamento similar é realizada mesmo por apenas uma das duas porções de intertravamento de unidade 208 e 308. Contudo, com a provisão desse par de porções de intertravamento de unidade 208 e 308, o cartucho de dis- co 11 que é inserido na unidade de disco pode avançar reto com mais segu- rança e as operações de inserir/ejetar podem ser realizadas com uma maior estabilidade.
Depois, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 giram até que o orifício de mandril 701 e a janela de acesso de cabeça 702 mostrados na figura 5 fiquem totalmente expostos ao disposi- tivo externo. Em tal estado, um par de alavancas de detecção de posição inseridas no cartucho (não mostrado), provido para a unidade de disco, é engatado com os entalhes 414 e 415 do invólucro inferior do membro de ba- se de suporte 402, fixando assim a posição inserida do cartucho 11. Depois, os membros de restrição 18 da unidade de disco, agora localizados dentro da janela de acesso de cabeça 702, e as porções de posicionamento 408 e 409 restringem a superfície lateral externa do disco 100, posicionando assim o centro do disco 100 com precisão.
Finalmente, o par de pinos de posicionamento de cartucho 17, o motor de fuso (não mostrado) e a cabeça (também não mostrada) da unida- 7 de de disco são movidos para cima para o lado de armazenamento de dados 100A do disco 100, posicionando assim o cartucho de disco 11, fazendo com que o orifício central 102 do disco 100 fique preso no motor de fuso, exata- mente como planejado, e fixando a cabeça em um nível vertical desejado e em uma localização planar predeterminada com relação ao lado de armaze- namento de dados 100A.
Para impedir que as porções de posicionamento 408 e 409 inter- firam com a rotação das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 nas direções apontadas pelas setas 201 ρ e 301 p, respecti- vamente, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 apresentam porções entalhadas 207 e 307, respectivamente. Também, colocando as porções de restrição de rotação 209 e 309 das primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 em contato com o invólucro inferior do membro de base de suporte 402, as rotações das pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 nas dire- ções apontadas pelas setas 201 ρ e 301 ρ são restringidas de tal modo que o disco 100 jamais venha a se desprender do cartucho 11 enquanto as primei- ra e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estiverem gi- rando.
Se o disco 100 encerrado apresentar apenas um lado de arma- zenamento de dados 100A, as porções de intertravamento de unidade 208 e 308 serão cortadas nas superfícies externas 201 g e 301 g das primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco 201 e 301. Nesse caso, mesmo que o cartucho de disco 11 fosse inserido de cabeça para baixo na unidade de disco por engano, as alavancas de abertura/fechamento da unidade en- trariam em contato com a superfície lateral 10e das primeira e segunda por- ções de armazenamento de disco 201 e 301, impedindo assim que o cartu- cho de disco 11 fosse carregado erroneamente.
Por outro lado, se o disco encerrado apresentar camadas de ar- mazenamento de dados em ambos os primeiro e segundo lados, então não haverá qualquer necessidade de distinguir um lado do outro. Nesse caso, as porções de intertravamento de unidade são estendidas através das superfí- cies externas 201 f e 301 f, eliminado assim a interferência entre as alavancas de abertura/fechamento e a superfície lateral 10e. E as porções entalhadas 414 e 415 são também estendidas através da superfície externa 401 f para que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 se abram e se fechem em ambos os primeiro e segundo lados.
A operação de destravamento será adicionalmente descrita. As figuras 10(a) e 10(b) são vistas planas que ilustram a estrutura do cartucho de disco 11 com um dos dois membros de travamento destravado e com ambos destravados, respectivamente, e com o invólucro superior do membro de base de suporte 401 removido.
Conforme mostrado nas figura 10(a), quando as primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estiverem fechadas, apenas o segundo 601 dos dois membros de travamento 501 e 601 será destravado. Mais especificamente, a porção de alavanca de destravamento 604 do segundo membro de travamento 601 é pressionada, e o segundo membro de travamento 601 é girado na direção 601 s com a porção elástica 603 deformada. Como resultado, a porção de alavanca de engrenagem 602 do segundo membro de travamento 601 é solta da porção de engate 305 da segunda porção de armazenamento de disco 301. Consequentemente, o segundo membro de travamento 601 é destravado. Enquanto isso, a primei- ra porção de armazenamento de disco 201 é ainda travada pelo primeiro membro de travamento 501. E as primeira e segunda porções de armaze- namento de disco 201 e 301 são intertravadas através das porções de inter- travamento 203 e 303. É este o motivo pelo qual as primeira e segunda por- ções de armazenamento de disco 201 e 301 não podem ainda ser abertas. Isto é, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 não podem ser abertas apenas com o destravamento de somente um dos dois membros de travamento 501 e 601 externamente.
Por outro lado, os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601 deverão ser ambos destravados, conforme mostrado na figura 10(b), quando as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estiverem fechadas. Mais especificamente, as porções de alavan- ca de destravamento 504 e 604 são simultaneamente pressionadas exter- namente, e os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601 são girados nas direções 501 s e 601 s, respectivamente, com as porções elásti- cas 503 e 603 deformadas simultaneamente. Como resultado, as porções de alavanca de engrenagem 502 e 602 dos primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601 são soltas das porções de engate 205 e 305 das pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco 201, e 301, respecti- vamente. Consequentemente, os primeiro e segundo membros de travamen- to 501 e 601 são ambos destravados. É este o motivo pelo qual as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 poderão ser a- bertas apenas quando os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601 forem simultaneamente destravados. Por essa razão, é difícil para o o- perador abrir as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 do cartucho de disco 11, quer acidentalmente, quer intencional- mente, sendo, portanto, possível impedir que ele negligentemente ou propo- sitalmente danifique o disco 100. Contudo, se pelo menos um aos dois membros de travamento 501 e 601 for provido, as porções de armazena- mento de disco poderão ser travadas. É este o motivo pelo qual o cartucho de disco 11 pode ter apenas um membro de travamento. Nesse caso, o nú- mero de componentes exigido pode ser beneficamente reduzido.
Conforme mostrado nas figuras 1(a), 1(b), 2(a) e 2(b), as super- fícies laterais 10g e 10h do membro.de base de suporte 400 apresentam cortes 400c e 400d que se estendem paralelos à direção de inserção 1A do cartucho de disco 11.
As figuras 11 (a) e 11 (b) são vistas laterais do membro de base de suporte 400, consistindo dos invólucros superior e inferior do membro de base de suporte 401 e 402, conforme visto a partir do lado da superfície late- ral 10f. Conforme mostrado nas figuras 11 (a) e 11(b), as porções de alavan- ca de destravamento 504 e 604 se projetam para os cortes 400d e 400c, respectivamente. Os cortes 400c e 400d podem ser localizados no nível in- termediário da espessura do membro de base de suporte 400, conforme mostrado na figura 11 (a). Alternativamente, os cortes 400ac e 400d podem ser ligeiramente deslocados na direção ou do topo ou do fundo do membro de base de suporte 400, conforme mostrado na figura 11 (b).
Quando o cartucho de disco 11 for carregado na unidade de dis- co, um par de protuberâncias de destravamento (não mostrado) provido para a unidade de disco será inserido nos cortes 400d e 400c sem interferência. A medida que o cartucho de disco 11 avança mais profundamente, estas pro- tuberâncias de destravamento relativamente se movem dentro dos cortes 400d e 400c para entrar em contato e pressionar simultaneamente as ala- vancas de destravamento 504 e 604 e assim destravar as porções de arma- zenamento de disco 201 e 301.
A estrutura na qual os cortes 400c e 400d são localizados no centro da espessura do membro de base de suporte 400, conforme mostra- do na figura 11 (a), é aplicável a um cartucho 11 que encerra um disco de lado duplo 100, isto é, do qual os primeiro e segundo lados são ambos os lados de armazenamento de dados. Nesse caso, mesmo que o cartucho 11 seja inserido de cabeça para baixo na unidade de disco, as protuberâncias de destravamento serão também ajustadas nos cortes 400c e 400d adequa- damente e destravarão as porções de armazenamento de disco, exatamente como planejado.
Por outro lado, a estrutura na qual os cortes 400c e 400d são deslocados do centro da espessura do membro de base de suporte 400 na direção de cada lado do membro de base de suporte 400, conforme mostra- do na figura 11 (b), é aplicável a apenas um cartucho 11 que encerra um dis- co 100, exatamente o segundo lado do qual é um lado de armazenamento de dados.
Nesse caso, se o cartucho 11 fosse inserido de cabeça para bai- xo na unidade de disco, então as protuberâncias de destravamento não seri- am ajustadas nos cortes 400c e 400d, mas interferidas pelo membro de base de suporte 400. Como resultado, o cartucho de disco 11 não poderia ser car- regado na unidade de disco. Isto é, é possível impedir que o cartucho 11 seja carregado erroneamente. Deve ser notado que se esse carregamento errôneo precisar ser impedido usando as porções de intertravamento de uni- dade 208 e 308, então, os cortes 400c e 400d não terão que ser deslocados com relação ao centro da espessura do membro de base de suporte 400.
Conforme descrito acima, de acordo com esta concretização preferida, as duas porções de armazenamento de disco giram em direções mutuamente opostas enquanto são intertravadas, criando assim uma grande abertura, quando as porções de armazenamento de disco estiverem abertas. Com a adoção de tal estrutura, pode ser provida uma janela de acesso de cabeça que é pelo menos tão grande quanto aquela de um cartucho de dis- co grande. É este o motivo pelo qual mesmo uma cabeça que é comumente usada para um cartucho de disco grande pode também acessar o disco en- cerrado no cartucho de disco desta concretização preferida.
Também, de acordo com esta concretização preferida, quando as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 esti- verem abertas, a projeção formada pelo disco 100, pelas primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, e pelo membro de base de suporte 400 ao longo do eixo de rotação 103 do disco 100 apresentarão uma área maior em comparação à situação onde as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão fechadas. É este o motivo pelo qual quando o cartucho de disco 11 em tal estado estiver carregado na uni- dade de disco, o cartucho de disco 11 irá ocupar uma maior área. Contudo, se o cartucho de disco for projetado para encerrar um disco com um peque- no diâmetro, esse aumento na área ocupada deverá ser mínimo. Enquanto isso, de acordo com esta concretização preferida, a área da janela de aces- so de cabeça 702 pode ser aumentada, não havendo absolutamente ne- nhum membro de abertura/fechamento do cartucho de disco dentro da jane- la de acesso de cabeça 702. É este o motivo pelo qual a cabeça da unidade de disco que vai acessar o disco não é interferida absolutamente, a cabeça podendo ser projetada mais livremente, compensando assim o déficit da á- rea de projeção ligeiramente maior.
Além disso, de acordo com esta concretização preferida, as pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 podem ser abertas apenas soltando simultaneamente ambos os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601. Uma operação de soltura deste tipo é uma operação incomum e não pode ser executada facilmente por cada ope- rador. É este o motivo pelo qual fica difícil expor o lado de armazenamento de dados do disco fora de uma unidade de disco que é compatível com o cartucho de disco desta concretização preferida. Consequentemente, o disco pode ser facilmente protegido contra arranhões, pó e marcas deixadas pelo dedo, sendo realizado um cartucho-de disco altamente confiável e seguro.
Além disso, de acordo com esta concretização preferida, com as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 abertas, os membros de restrição da unidade de disco e as porções de posiciona- mento do membro de base de suporte 400 podem posicionar o centro do disco com maior precisão. Por outro lado, enquanto as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão fechadas, o disco po- de ou ser retido firmemente ou ter seu movimento limitado com uma tolerân- cia muito pequena deixada. Consequentemente, mesmo enquanto o cartu- cho estiver sendo transportado, o disco não será arranhado devido a seu movimento inconstante.
Além disso, de acordo com esta concretização preferida, o disco é encerrado dentro de duas porções de armazenamento de disco altamente rígidas que também funcionam como um par de coberturas articuladas. Co- mo resultado, o número de membros exigido pode ser reduzido, sendo reali- zado um cartucho de disco com uma alta resistência mecânica e uma alta impermeabilidade ao pó.
Ademais, a cobertura articulada de chapa metálica fina, que foi extensivamente usada em cartuchos de disco convencionais para encerrar um disco com um pequeno diâmetro, não mais é necessária, podendo, por conseguinte, ser significativamente reduzido o custo. É este o motivo pelo qual mesmo uma cabeça que é geralmente usada para um cartucho de dis- co grande pode acessar o disco encerrado em tal cartucho de disco. Conse- quentemente, a presente invenção pode ser efetivamente usada em um car-. tucho de disco que apresenta uma alta impermeabilidade ao pó e uma alta resistência mecânica e que pode ser fabricado em um custo mais baixo para discos com um pequeno diâmetro.
CONCRETIZAÇÃO 2
Adiante, será descrita uma segunda concretização preferida de um cartucho de disco, de acordo com a presente invenção. A figura 12(a) é uma vista em perspectiva de um cartucho de disco 12, conforme visto a partir de cima do cartucho, que ilustra uma situa- ção onde um disco 100 é encerrado no cartucho e uma primeira e uma se- gunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão abertas. Por outro lado, a figura 12(b) é uma vista em perspectiva do cartucho de disco 12, conforme visto a partir de cima do cartucho, que ilustra uma situação onde as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão fechadas.
A figura 13(a) é uma vista em perspectiva do cartucho de disco 12, conforme visto a partir de baixo do lado de armazenamento de dados 100A do disco, que ilustra uma situação onde o disco 100 é encerrado no cartucho e as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão abertas. Por outro lado, a figura 13(b) é uma vista em perspecti- va do cartucho de disco 12, conforme visto a partir de baixo do lado de ar- mazenamento de dados 100A do disco, que ilustra uma situação onde as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão fechadas.
A figura 14(a) é uma vista de topo do cartucho de disco 12 que ilustra uma situação onde o disco 100 é encerrado no cartucho e as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão abertas. Por outro lado, a figura 14(b) é uma vista plana de topo do cartucho de disco 12 que ilustra uma situação onde as primeira e segunda porções de arma- zenamento de disco 201 e 301 estão fechadas.
A figura 15(a) é uma vista inferior do cartucho de disco 12 que ilustra uma situação onde o disco 100 é encerrado no cartucho e as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 são abertas. Por outro lado, a figura 15(b) é uma vista inferior do cartucho de disco 12 que ilustra uma situação onde as primeira e segunda porções de armazenamen- to de disco 201 e 301 estão fechadas.
Conforme mostrado nestes desenhos, o cartucho de disco 12 inclui uma primeira porção de armazenamento de disco 201, uma segunda porção de armazenamento de disco 301 e um membro de base de suporte 400, e encerra um disco 100 no lado de dentro.
A figura 16 é uma vista inferior do cartucho de disco 12, do qual as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão abertas. Como na primeira concretização preferida descrita acima, entre as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, são de- finidos um orifício de mandril 701 que foi aberto para permitir que um mem- bro de mandril externo de um motor de fuso entrasse no cartucho de disco e girasse o disco 100, e uma janela de acesso de cabeça 902 que foi cortada para permitir que uma cabeça entrasse no cartucho de disco e acessasse o lado de armazenamento de dados 100A do disco 100 para ler e/ou gravar os dados do/no disco 100. Estas aberturas estão localizadas em um espaço aberto substancialmente na forma de ventilador a ser criado entre as primei- ra e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 que estão a- bertas.
Nesta concretização preferida, um orifício central 102 foi cortado através do disco 100 e o invólucro superior do membro de base de suporte 801 apresenta um orifício de fixação 810 para fazer com que o disco 100 seja preso por um unidade de disco. Alternativamente, um grampo metálico (não mostrado) para prender o disco 100 pode ser provido ou para o disco 100 ou para o cartucho 12. Nesse caso, não há nenhuma necessidade de cortar o orifício de fixação 810 através do invólucro superior do membro de base de suporte 801.
A figura 17 é uma vista em perspectiva explodida que ilustra a estrutura do cartucho de disco 12. Conforme mostrado na figura 17, no car- tucho de disco 12, o membro de base de suporte 400 é formado de um invó- lucro superior do membro de base de suporte 801 e de um invólucro inferior do membro de base de suporte 802. O cartucho de disco 12 adicionalmente inclui um primeiro e um segundo membros de travamento 501 e 601 além das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301.
A figura 18 é uma vista em seção transversal que ilustra uma situação onde o cartucho de disco 12 encerrando o disco 100 foi carregado em uma unidade de disco. Nesta vista em seção transversal, o cartucho de disco 12 é visto a partir de junto da superfície lateral externa 10h com as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 abertas.
Nestes desenhos, qualquer membro do cartucho de disco 12, apresentando a mesma função que a contraparte da primeira concretização preferida descria acima, é identificado pelo mesmo numerai de referência que aquele usado para a primeira concretização preferida. O cartucho de disco 12 desta concretização preferida é bem diferente do cartucho de disco 11 da primeira concretização preferida nas formas dos invólucros superior e inferior do membro de base de suporte 801 e 802, em como ligar estes invó- lucros entre si, e na forma da janela de acesso de cabeça 902.
Conforme mostrado nas figuras 12(a) e 12(b), em um plano que é definido paralelo ao disco 100, o invólucro superior do membro de base de suporte 801 cobre por completo as primeira e segunda porções de armaze- namento de disco 201 e 301 fechadas, exceto algumas porções expostas através do orifício de fixação 810, que foi cortado para permitir que um pren- dedor (não mostrado) acesse e prenda o disco 100.
Também, ambas as superfícies laterais do invólucro superior do membro de base de suporte 801 apresentam entalhes 820 e 821 de modo a não interferirem com as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 que vão se abrir.
Conforme mostrado nas figuras 13(a) e 13(b), o invólucro inferior do membro de base de suporte 802 cobre parcialmente as primeira e segun- da porções de armazenamento de disco 201 e 301 que estão fechadas. O invólucro inferior do membro de base de suporte 802 apresenta um orifício de mandril 831 para prender o disco 100 externamente e uma janela de a- cesso de cabeça 830. Estas aberturas são dispostas de modo a ficarem lo- calizadas em um espaço aberto criado pelas primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 que estão abertas. Desse modo, con- forme mostrado na figura 16, quando as primeira e segunda porções de ar- mazenamento de disco 201 e 301 estiverem abertas, o orifício de mandril 701 e a janela de acesso de cabeça 902 serão criados. Opcionalmente, a janela de acesso de cabeça 902 pode ter uma forma substancialmente de ventilador, que é igual à abertura na forma de ventilador criada entre as pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301.
O invólucro inferior do membro de base de suporte 802 adicio- nalmente apresenta entalhes 822 e 823 para permitir que um par de alavan- cas de abertura/fechamento (não mostradas) seja engatado com as porções de intertravamento de unidade 208 e 308 das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, quando o cartucho de disco 12 estiver sendo carregado na unidade de disco na direção apontada pela seta 1A.
Conforme mostrado na figura 17, os invólucros inferior e superior do membro de base de suporte 801 e 802 são ligados ou soldados entre si em suas periferias externas ou nas extremidades superiores 410a e 411a nas periferias externas dos dois orifícios de posicionamento 410 e 411, nas extremidades superiores dos eixos 403 e 404 das primeira e segunda por- ções de armazenamento de disco 201 e 301, nas extremidades superiores dos eixos 412 e 413 dos primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601, nas extremidades superiores nas periferias externas das porções de posicionamento 408 e 409 para o disco 100 e das porções de ligação 841 do invólucro inferior do membro de base de suporte 802, formando assim o membro de base de suporte 400. Os invólucros superior e inferior do mem- bro de base de suporte 801 e 802 podem ser ligados entre si em uma maior área do que na primeira concretização, realizando assim um membro de ba- se de suporte mais rígido 400.
Também, conforme mostrado na figura 18, uma estrutura de pro- teção completamente dupla é formada pelas primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 e pelos invólucros superior e inferior do membro de base de suporte 801 e 802, de modo a encerrar o disco 100 no lado de dentro. Como resultado, é realizado um cartucho de disco altamente rígido que pode suportar até uma força externa enorme aplicada, quando do pressionamento, por exemplo, mais facilmente do que na primeira concreti-, zação preferida.
As operações de abertura e de fechamento das primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 e a operação de tra- vamento das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 com os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601 são exa- tamente conforme já descrito para o cartucho de disco 11 da primeira con- cretização preferida.
As figuras 19(a) e 19(b) são vistas em perspectiva de um cartu- cho de disco 12, do qual o membro de base de suporte 400 é equipado com uma função de travamento. Especificamente, a figura 19(a) é vista a partir de cima do invólucro superior do membro de base de suporte 801 para ilustrar uma situação onde as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão abertas, enquanto que a figura 19(b) é vista a partir de baixo do invólucro inferior do membro de base de suporte para ilustrar uma situação onde as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão fechadas.
Conforme mostrado na figura 19(a), o invólucro superior do membro de base de suporte apresenta entalhes em U 807 e 808 nas proxi- midades dos entalhes 820 e 821 em ambas as superfícies laterais, fazendo assim com que porções do invólucro superior do membro de base de supor- te funcionem como porções elásticas e formando membros de travamento elásticos 805 e 806.
Conforme mostrado na figura 19(b), quando as primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estiverem fechadas, as protuberâncias 805a e 806a dos membros de travamento elásticos 805 e 806 serão engatadas com as porções de intertravamento de unidade 208 e 308, impedindo assim que as porções de armazenamento de disco 201 e 301 sejam abertas.
Se o cartucho de disco 12' em tal estado for inserido na unidade de disco na direção apontada pela seta 1A, um par de alavancas de abertu-" ra/fechamento (não mostradas) da unidade de disco empurrará simultanea- mente as protuberâncias 805a e 806a perpendicularmente para o disco 100, desengatando assim as protuberâncias 805a e 806a das porções de inter- travamento de unidade 208 e 308. Subseqüentemente, as alavancas de a- bertura/fechamento são intertravadas com as porções de intertravamento de unidade 208 e 308 para iniciar a abertura das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301. Durante esta operação de abertura, as protuberâncias 805a e 806a dos membros de travamento elásticos 805 e 806 entram em contato com as superfícies externas 201 f e 301 f das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 e deslizam sobre as mesmas, enquanto são deformadas elasticamente.
As primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 serão fechadas em sendo engatadas com as alavancas de abertu- ra/fechamento na ordem inversa em comparação à operação de abertura, quando as protuberâncias 805 a e 806a dos membros de travamento elásti- cos 805 e 806 forem engatadas com as porções de intertravamento de uni- dade 208 e 308 para terminar de prender as porções de armazenamento de disco 201 e 301.
Desta maneira, as primeira e segunda porções de armazena- mento de disco 201 e 301 podem ser abertas, fechadas e destravadas com o par de alavancas de abertura/fechamento. É este o motivo pelo qual não há nenhuma necessidade de prover uma alavanca de destravamento para a unidade de disco ou para separadamente prover também um membro de travamento adicional para o cartucho 12'. Consequentemente, a unidade de disco e o cartucho de disco 12' podem ser ambos fabricados com custos re- duzidos com uma alta segurança garantida com a função de travamento.
Com os membros de travamento elástico providos, esses mem- bros de travamento elásticos 805 e 806 são mantidos deformados enquanto as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 estão abertas. Por essa razão, para impedir que os membros de travamento elásti- cos 805 e 806 sejam deformados devido à fluência, rebaixos (não mostra- dos) podem ser cortados nas porções das superfícies externas 201f e 301f para ficarem em contato com as protuberâncias 805a e 806a para aliviar a deformação elástica.
CONCRETIZAÇÃO 3
Adiante, será descrita uma terceira concretização preferida de um cartucho de disco, de acordo com a presente invenção. As figuras 20(a) e 21 (a) são, respectivamente, uma vista em perspectiva e uma vista plana que ilustram como um cartucho de disco 13 sem o invólucro superior do membro de base de suporte 401 e os primeiro e segundo membros de tra- vamento 501 e 601 parece quando as primeira e segunda porções de arma- zenamento de disco 201 e 301 estiverem abertas. As figuras 20(a) e 20(b) são, respectivamente, uma vista em perspectiva e uma vista plana que ilus- tram como o cartucho de disco 13 sem o invólucro superior do membro de base de suporte 401 parece quando as primeira e segunda porções de ar- mazenamento de disco 201 e 301 estiverem abertas.
Nestes desenhos, qualquer membro do cartucho de disco 13, apresentando a mesma função que a contraparte da primeira concretização preferida descrita acima, é identificado pelo mesmo numerai de referência que aquele usado para a primeira concretização preferida.
O cartucho de disco 13 pode assumir não apenas um primeiro estado aberto no qual o orifício de mandril e a janela de acesso de cabeça são criados com a abertura das primeira e segunda porções de armazena- mento de disco 201 e 301 com o disco 100 encerrado, mas também um se- gundo estado aberto no qual as primeira e segunda porções de armazena- mento de disco 201 e 301 são abertas até certo ponto para inserir o disco 100 em removendo o invólucro superior do membro de base de suporte 401 e os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601.
Conforme mostrado nas figuras 20(a) e 21 (a), com as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 ajustadas no invó- lucro inferior do membro de base de suporte 402, a rotação das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 é regulada em tra- zendo as porções de posicionamento de disco 420 e 421, providas para o invólucro inferior do membro de base de suporte 402, para o contato com um segundo par de porções de regulação de rotação 210 e 319 das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301.
Por outro lado, conforme mostrado nas figuras 20(b) e 21 (b), com os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601 conectados ao invólucro inferior do membro de base de suporte 402, a rotação das pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 é regulada em trazendo as porções de alavanca de. engrenagem 502 e 602, providas para os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601, par.a o con- tato com um primeiro par de porções de regulação de rotação 211 e 311 das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301.
Na montagem do cartucho de disco 11 da primeira concretização preferida acima descrita, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 que estão fechadas com o disco 100 já encerrado são ajustadas ao invólucro inferior do membro de base de suporte 402. Por outro lado, de acordo com esta concretização preferida, primeiro, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, que foram giradas para um ângulo de rotação de modo a inserir ou remover o disco 100, são ajustadas no invólucro inferior do membro de base de suporte 402, sendo então inserido o disco 100. Depois disso, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 são fechadas e os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601 são conectados. Finalmente, o invólucro superior do membro de base de suporte 401 é ou ligado ou soldado ao invó- lucro inferior do membro de base de suporte 402, completando assim o car- tucho de disco 13.
De acordo com esta concretização preferida, as primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 são ajustadas no in- vólucro inferior do membro de base de suporte 402 antes que o disco 100 seja inserido no mesmo. É este o motivo pelo qual não há nenhuma neces- sidade de seguir o procedimento de montagem normal, no qual o disco 100 é encerrado primeiro, as porções de intertravamento 203 e 303 são mutua- mente engatadas, e então as primeira e segunda porções de armazenamen- to de disco 201 e 301 são fechadas, e no qual é muitas vezes difícihmanter o disco 100 estacionário adequadamente. Como resultado, o processo de montagem pode ser simplificado.
CONCRETIZAÇÃO 4
Adiante, será descrita uma quarta concretização preferida de um cartucho de disco, de acordo com a presente invenção. A figura 22 é uma vista em perspectiva explodida de um cartucho de disco 14, de acordo com a quarta concretização preferida da presente invenção. Na figura 22, qualquer membro do cartucho de disco 14, apresentando a mesma função que a con- traparte da primeira ou segunda concretização preferida descrita acima, é identificado pelo mesmo numerai de referência que aquele usado para essa concretização preferida. Diferente do cartucho de disco 12 da segunda con- cretização preferida descrita acima, os invólucros superior e inferior do membro de base de suporte 401 e 402 já são ligados entre si em uma jun- ção 430f no cartucho de disco 14 desta concretização preferida.
No membro 430, os invólucros superior e inferior do membro de base de suporte 401 e 402 são ligados entre si na junção 430f. É este o mo- tivo pelo qual é fácil montar este cartucho de disco 14. Especificamente, con- forme mostrado na figura 22, as primeira e segunda porções de armazena- mento de disco 201 e 301, que foram giradas a um determinado ângulo de rotação para inserir ou remover o disco 100, são ajustadas ao invólucro infe- rior do membro de base de suporte 402 do membro de base de suporte 430, e o disco 100 é inserido. Depois disso, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 são fechadas e os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601 são conectados.
Finalmente, o membro de base de suporte 430 é dobrado na junção 430f na direção apontada pela seta 401 A, e os invólucros superior e inferior de membro de base de suporte 401 e 402 são ligados ou soldados entre si, completando assim o cartucho de disco 14.
Alternativamente, o cartucho de disco 14 pode ser também mon- tado usando um membro 440 no qual os invólucros superior e inferior do membro de base de suporte 401 e 402 são ligados entre si e ao qual os pri- meiro e segundo membros de travamento 501 e 601 são conectados, con- forme mostrado na figura 23.
No membro 440 mostrado na figura 23, os invólucros superior e inferior do membro de base de suporte 401 e 402 já foram ligados entre si, conforme mostrado na figura 22, e os primeiro e segundo membros de tra- vamento 501 e 601 são conectados ao invólucro inferior do membro de base de suporte 402 com as porções de conexão 440f e 440g.
Na montagem do cartucho de disco 14, primeiro, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301, que foram giradas até um determinado ângulo de rotação para inserir ou remover o disco 100, são ajustadas no invólucro inferior do membro de base de suporte 402 do membro de base de suporte 440, sendo inserido então o disco 100. Depois disso, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 são fechadas.
A seguir, os primeiro e segundo membros de travamento 501 e 601 são conectados depois de terem sido dobrados nas porções de conexão 440f e 440g nas direções apontadas pelas setas 501A e 601 A, respectiva- mente, e depois de as porções de conexão 440f e 440g serem cortadas fora. Finalmente, o membro de base de suporte 440 é dobrado na junção 440h na direção apontada pela seta 401A e os invólucros superior e inferior do mem- bro de base de suporte 401 e 402 são ligados ou soldados entre si, comple- tando assim o cartucho de disco 14'.
Para montar o cartucho de disco 14' com a execução destas e- tapas do processo, os membros 430 e 440 são preferivelmente formados de polipropileno, polietileno ou qualquer outro material de resina adequado que apresente um alojamento de fratura de 200% ou mais, o que torna estes membros 430 e 440 facilmente dobráveis. Por outro lado, as primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco 201 e 301 são preferivelmente formadas de um material diferente daquele dos membros 430 e 440, poden- do ser formadas de PBS com alta rigidez.
Conforme descrito acima, de acordo com esta concretização preferida, com a ligação dos invólucros superior e inferior do membro de ba- se de suporte, o número de membros exigido pode ser reduzido e o proces- so de montagem pode ser simplificado. Além disso, se os invólucros superior e inferior do membro de base de suporte e os primeiro e segundo membros de travamento forem conectados entre si, o número de membros exigido poderá ser diminuído significativamente e o processo de montagem poderá ser adicionalmente simplificado. CONCRETIZAÇÃO 5
Adiante, será descrita uma quinta concretização preferida de um cartucho de disco de acordo com a presente invenção.
A figura 24 é uma vista em perspectiva explodida de um cartu- cho de disco 15 de acordo com a quinta concretização preferida da presente invenção. Conforme mostrado na figura 24, o cartucho de disco 15 inclui uma primeira porção de armazenamento de disco 920, uma segunda porção de armazenamento de disco 930, um invólucro inferior do membro de base de suporte 940, um invólucro superior do membro de base de suporte 970 e um primeiro e um segundo membros de travamento 950 e 960, e encerra um disco 100 no lado de dentro.
Exatamente como o cartucho de disco 11 da primeira concreti- zação preferida descrita acima, o disco 100 também é encerrado nas primei- ra e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930, sendo tam- bém criados uma janela de acesso de cabeça e um orifício de mandril, quando as porções de armazenamento de disco 920 e 930 estiverem aber- tas. Também, como na primeira concretização preferida, o membro de base de suporte, que consiste do invólucro inferior do membro de base de suporte 940 e do invólucro superior do membro de base de suporte 970, suporta ro- tativamente as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 e minimiza sua deformação perpendicularmente ao disco 100.
Adiante, a estrutura do cartucho de disco 15, bem como seu processo de montagem, serão descritos com referência às figuras de 25 a 27.
Primeiro, conforme mostrado na figura 25, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco.920 e 930 são ajustadas no invólucro inferior do membro de base de suporte 940. Nesta etapa do processo, as primeira e segunda porções de suporte de rotação 943A e 943B do invólucro inferior do membro de base de suporte 940 são ajustadas~nos orifícios do eixo 922 e 932 das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930, respectivamente, de tal modo que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 possam girar nas primeira e segunda porções de suporte de rotação 943A e 943B, respectivamente.
Conforme será descrito adiante, para aumentar a rigidez e a re- sistência mecânica de todo o cartucho de disco, o invólucro inferior do mem- bro de base de suporte 940 apresenta uma primeira e uma segunda colunas 944A e 944B a serem ligadas no invólucro superior do membro de base de suporte 970. E para impedir a interferência por parte destas colunas 944A e 944B durante a rotação, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 apresentam um primeiro e um segundo relevos de colu- na 922 e 923.
O invólucro inferior do membro de base de suporte 940 adicio- nalmente apresenta uma primeira e uma segunda protuberâncias de captura 948A e 948B que contribuem para manter as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 fechadas, conforme será descrito mais tarde. Para impedir a interferência por parte destas protuberâncias 948A e 948B depois de terem sido destravadas e enquanto giram, as primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 apresentam um pri- meiro e um segundo vãos 928 e 938.
Além disso, o invólucro inferior do membro de base de suporte 940 adicionalmente apresenta um primeiro e um segundo batentes de mem- bro de travamento 949A e 949B para impedir que os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 se desprendam enquanto as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 estão fechadas. Para impedir de serem interferidos por estes batente 949A e 949B depois de terem sido destravados e enquanto giram, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 apresentam um primeiro e um segundo relevos de batente de travamento 929 e 939.
Além disso, o invólucro inferior do membro de base de suporte 940 apresenta um primeiro e um segundo orifícios de posicionamento de corpo (A) 941AA e 941BA e um terceiro e um quatro orifícios de posiciona- mento de corpo (B) 941AB e 941 BB, nos quais os pinos de posicionamento (não mostrados) da unidade de disco se ajustarão quando os dados forem lidos do e/ou gravados no disco encerrado no cartucho de disco desta con- cretização preferida.
O invólucro inferior do membro de base de suporte 941 adicio- nalmente apresenta um plano de referência de armazenamento de invólucro inferior 942, que é definido como um plano de referência para entrar em con- tato com as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 girando.
Depois, conforme mostrado na figura 26, o invólucro superior do membro de base de suporte 970 é fixado e sustentado no invólucro inferior do membro de base de suporte 940. Nesta etapa do processo, o primeiro, o segundo, o terceiro e o quatro orifícios de posicionamento 977A1, 977A2, 977B1 e 977B2 do invólucro superior do membro de base de suporte 970 são respectivamente ajustados nas primeira, segunda, terceira e quarta pro- tuberâncias de posicionamento 947A1, 947A2, 947B1 e 947B2 do invólucro inferior do membro de base de suporte 940, posicionando assim o invólucro superior do membro de base de suporte 970 com relação ao invólucro inferi- or do membro de base de suporte 940. Para fixar e sustentar o invólucro su- perior do membro de base de suporte 970 no invólucro inferior do membro de base de suporte 940, estes orifícios de posicionamento, protuberâncias de posicionamento, e outras porções planas podem ser ligados entre si com um adesivo aplicado aos mesmos. Também, se os invólucros superior e infe- rior do membro de base de suporte 970 e 940 forem formados de um mate- rial de resina, uma borda do corpo 945 do invólucro inferior do membro de base de suporte 940 a ser oposta ao invólucro superior do membro de base de suporte 970 poderá ser soldada por ultrassom ao invólucro superior do membro de base de suporte 970. Nesse caso, uma tolerância de soldagem precisa ser provida separadamente, mas não é mostrada na figura 26.
As primeira e segunda porções de suporte de rotação são res- pectivamente ajustadas nos primeiro e segundo orifícios de eixo 973A e 973B do invólucro superior do membro de base de suporte 970. As primeira e segunda colunas 944A e 944B são ajustadas nos primeiro e segundo orifí- cios de coluna 974A e 974B, respectivamente. Estas porções de ajuste não têm que ser ligadas entre si, mas precisam apenas ser ajustadas entre si, contanto que o posicionamento possa ser executado exatamente conforme planejado. Entretanto, se estas porções forem fixadas entre si mais firme- mente, elas serão preferivelmente ligadas entre si.
A seguir, conforme mostrado na figura 27, os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 são ligados. Nesta etapa do processo, como mostrado na figura 28, com o invólucro superior do membro de base de suporte 970 removido, as primeira e segunda porções de guia de destra- vamento (B) 955B e 965B dos primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 são inseridas nas primeira e segunda aberturas 921 e 931, res- pectivamente, enquanto empurram as primeira e segunda porções de verifi- cação 924 e 934 das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 abertas nas direções apontadas pelas setas D95A e D96A, respectivamente. Uma vez inserida, as primeira e segunda porções de guia de destravamento (B) 955B e 965B são presas pelas primeira e segunda porções de verificação 924 e 934 de modo a não se desprenderem. Neste momento, os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 podem deslizar com relação às primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 nas direções apontadas pelas setas D95A e D96A, respecti- vamente.
Desta maneira, todos os membros do cartucho de disco 15 são montados juntos. Na figura 28, depois que os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 são adicionalmente inseridos nas direções aponta- das pelas setas D95A e D96A, as primeira e segunda porções de guia de destravamento (A) 955A e 965A, juntamente com as primeira e segunda porções de guia de destravamento (B) 955B e 965(B), guiam os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 com relação às primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco 920 e 930.
Também, porções elásticas 959 e 969 apresentam uma forma de mola Iamelar e fazem com que os primeiro e segundo membros de tra- vamento 950 e 960 retornem das posições destravadas para as posições travadas.
Um primeiro par (A) de inclinações de guia 954A e 964A e um segundo par (B) de inclinações de guia 954B e 964B permitem que os pri- meiro e segundo membros de travamento, que foram conectados, conforme mostrado na figura 28, adicionalmente girem suavemente nas direções a- pontadas pelas setas D95A e D95B, respectivamente. Os primeiro e segun- do pares (A) e (B) das inclinações de guia 954A, 964A, 954B e 964B serão descritos em maiores detalhes adiante.
A figura 29 é uma vista em perspectiva que ilustra a disposição dos respectivos membros que foram montados neste ponto com o invólucro inferior do membro de base de suporte 940 removido e conforme visto a par- tir da direção apontada pela seta P1 mostrada na figura 27.
Conforme mostrado na figura 29, as superfícies de contato de posicionamento 957A, 957B, 967A e 967B dos primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 são opostas ao invólucro inferior do membro de base de suporte 940. Conforme será descrito posteriormente, quando os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 forem destravados, as primeira e segunda protuberâncias de captura 948A e 948B passarão as primeira e segunda ranhuras 953 e 963, respectivamente. Também enquan- to as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 estiverem girando para criar uma transição do primeiro estado aberto para um estado fechado, as primeira e segunda inclinações de destravamento 958 e 968 entrarão em contato com as primeira e segunda protuberâncias de captura 948A e 948B, respectivamente, para uma vez mover os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 nas direções apontadas pelas setas D95A e D96A mostradas na figura 28.
Enquanto o cartucho de disco 15 está sendo carregado na uni- dade de disco, um primeiro orifício de posicionamento de porção de armaze- namento 927, bem como o primeiro orifício de posicionamento de corpo (A) 941AA, são ajustados em um pino de posicionamento (não mostrado) da unidade de disco, posicionando assim simultaneamente o membro de base de suporte 940 e as primeiras porções de armazenamento de disco 920. Do mesmo modo, enquanto o cartucho de disco 15 está sendo carregado na unidade de disco, um segundo orifício de posicionamento de porção de ar- mazenamento 937, bem como o segundo orifício de posicionamento de cor- po (A) 941 BA, é ajustado no outro pino de posicionamento (não mostrado) da unidade de disco, posicionando assim simultaneamente o membro de base de suporte 940 e as segundas porções de armazenamento de disco 930.
Depois, a etapa do processo de colocar o disco 100 no cartucho de disco 15, no qual todos os membros foram montados juntos, será descrita com referência às figuras 30 a 34, que são vistas em seção transversal que ilustram a porção inferior do cartucho de disco 15 em vários estados abertos, nos quais todos os membros foram montados juntos, conforme visto no pla- no S1-S1 mostrado na figura 27.
Conforme mostrado nas figuras de 30 a 34, em cada estado das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930, mas seu estado fechado, as primeira e segunda colunas 944A e 944B são Iocali- zadas dentro dos primeiro e segundo relevos de coluna 923 e 933, respecti- vamente, de modo a não interferirem com as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930. Também, as primeira e segunda protu- berâncias de captura 948A e 948B são localizadas dentro dos primeiro e segundo vãos 928 e 938, respectivamente, de modo a não interferirem com as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930, tam- bém. Além disso, os primeiro e segundo batentes de membro de travamento 949A e 949B são localizados dentro dos primeiro e segundo relevos de ba- tente de travamento 929 e 939, respectivamente, de modo a não interferirem com as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930, também.
A figura 30 mostra como as primeira e segunda porções de ar- mazenamento de disco 920 e 930 estão no segundo estado aberto no qual o disco 100 pode ser colocado no cartucho de disco 15 do qual todos os membros foram montados juntos.
Conforme mostrado na figura 30, no segundo estado aberto, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 criaram uma abertura que é larga o suficiente para inserir o disco 100 na direção a- pontada pela seta D10A. Neste ponto, a primeira porção de armazenamento de disco 920 foi aberta de tal modo que o primeiro orifício de posicionamento de porção de armazenamento 927 seja combinado com o primeiro orifício de posicionamento de corpo (B) 941AB. Da mesma forma, a segunda porção de armazenamento de disco 930 foi aberta de tal modo que o segundo orifício de posicionamento de porção de armazenamento 937 seja combinado com o segundo orifício de posicionamento de corpo (B) 941 BB.
Como resultado, com a fixação e a sujeição de um cartucho de disco em um membro de base (não mostrado) que é usado para colocar o disco 100 no cartucho de disco, as primeira e segunda porções de armaze- namento de disco 920 e 930 podem ter o segundo estado aberto exatamente como planejado e podem ser precisamente posicionadas com relação ao membro de base.
As primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 incluem uma primeira e uma segunda porções de captura de mola 926 e 936 para receber a força elástica que foi aplicada pelos primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960. No estado ilustrado na figura 30, contu- do, as respectivas extremidades 959A e 969A das primeira e segunda por- ções elásticas 959 e 969 não entraram em contato com as primeira e segun- da porções de captura de mola 926 e 936 ainda.
No estado mostrado na figura 30, uma vez que as primeira e se- gunda inclinações de guia (A) 954A e 964A entram em contato com e são retidas pelos primeiro e segundo batentes de rotação 946A e 946B do invó- lucro inferior do membro de base de suporte 940, o grau de abertura dos primeiro e segundo membros de travamento 920 e 930 é limitado. Quando os primeiro e segundo orifícios de posicionamento de corpo (B) 941AB e 941BB forem respectivamente combinados com os primeiro e segundo orifí- cios de porção de armazenamento 927 e 937, contudo, não haverá nenhum contato, mas um certo vão entre as primeira e segunda inclinações de guia (A) 954A e 964A e os primeiros,e segundo batentes de rotação 946A e 946B. Como resultado, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 podem girar de algum modo nas direções apontadas pe- la seta D92A e D93A, respectivamente.
Depois que o disco 100 foi inserido no estado mostrado na figura 30, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 são armazenadas nas direções apontadas pelas setas D92B e D93B e os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 são girados nas dire- ções apontadas pelas setas D95A e D96A, respectivamente, conforme mos- trado na figura 31. Nesta etapa do processo, para girar os primeiro e segun- do membros de travamento 950 e 960, uma força elástica pode ser aplicada às primeira e segunda alavancas de trava 956 e 966 nas direções apontadas pelas setas D95A e D96A, respectivamente.
Neste caso, à medida que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 e os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 giram, as primeira e segunda inclinações de guia (A) 954A e 964A podem alcançar posições para possivelmente entrar em conta- to com os primeiro e segundo batentes de rotação 946A e 946B do invólucro inferior do membro de base de suporte 940. Contudo, estas superfícies de contato são inclinadas de modo a não interferirem com a rotação.
À medida que as primeira e segunda porções de armazenamen- to de disco 920 e 920 são adicionalmente giradas nas direções apontadas pelas setas D92B e D93B e os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 são girados nas direções apontadas pelas setas D95A e D96A, respectivamente, conforme mostrado na figura 32, as primeira e segunda inclinações de guia (B) 954B e 964B podem alcançar posições para possi- velmente entrar em contato com os primeiro e segundo batentes de rotação 946A e 946B. Contudo, estas superfícies de contato são também inclinadas de modo a não interferirem com a rotação.
Depois disso, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 são adicionalmente giradas nas direções apontadas pe- las setas D92B e D93B e os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 são adicionalmente girados nas direções apontadas pelas setas D95A e D96A, respectivamente, conforme mostrado na figura 33, fazendo assim com que as primeira e segundo inclinações de guia (A) 954A e 964A passem os primeiro e segundo batentes de rotação 946A e 946B por com- pleto. Os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 são dimen- sionados de modo a não interferirem com as primeira e segunda protuberân- cias de captura até que esta passagem esteja completa.
Subseqüentemente, as primeira e segunda porções de armaze- namento de disco 920 e 930 são fechadas, conforme mostrado na figura 34, para encerrar o disco 100 por completo.
Na transição de um estado mostrado na figura 33 para aquele mostrado na figura 34, as primeira e segunda inclinações de destravamento 958 e 968 mostradas na figura 33 entram em contato com as primeira e se- gunda inclinações elevadas 948AA e 948BA para receber uma força elástica que foi aplicada nas direções apontadas pelas setas D95A e D96A. Como resultado, as primeira e segunda ranhuras de passagem 953 e 963 dos pri- meiro e segundo membros de travamento 950 e 960 passam as primeira e segunda protuberâncias de captura 948A e 948B, respectivamente. Desta maneira, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 podem ser fechadas sem serem interferidas pelas primeira e segunda protuberâncias de captura 948A e 948B.
Também, à medida que uma força elástica é aplicada aos pri- meiro e segundo membros de travamento 950 e 960 nas direções apontadas pelas setas D95A e D96A, as extremidades 959A e 969A das primeira e se- gunda porções elásticas 959 e 969 entram em contato com as primeira e segunda porções de captura de mola 926 e 936, adicionalmente deformando assim as primeira e segunda porções elásticas 959 e 969 elasticamente. Como resultado, é produzida uma força que move os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 nas direções apontadas pelas setas D95B e D96B.
Consequentemente, os primeiro e segundo membros de trava- mento 950 e 960 impedem quedas primeira e segunda protuberâncias de captura 948A e 948B alcancem os primeiro e segundo vãos 928 e 938 de modo a manter as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 fechadas, conforme mostrado na figura 34. Também, quando as primeira e segunda porções de armazena- mento de disco 920 e 930 estiverem fechadas, as primeira e segunda guias de destravamento (a) 955A e 965A providas para os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960, conforme mostrado na figura 28, já terão sido movidas suficientemente nas direções apontadas pelas setas D95A e D96A e os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 serão im- pedidos pelas primeira e segunda porções de verificação 924 e 934 de se- rem ejetados nas direções apontadas pelas setas D95B e D96B.
A figura 35 é uma vista em perspectiva das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 fechadas e dos primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960, conforme visto a partir da dire- ção apontada pela seta P1 na figura 27. As primeira e segunda porções de guia de trava 925 e 935 guiam os primeiro e segundo membros de trava- mento 950 e 960 e permitem que eles se movam nas direções apontadas pelas setas D95 e D96.
Conforme descrito acima, as primeira e segunda porções de guia de destravamento (A) 955A e 965A e as primeira e segunda porções de guia de destravamento (B) 955B e 965B são impedidas pelas primeira e se- gunda porções de verificação 924 e 934 de serem ejetadas nas direções apontadas pelas setas D95B e D96B. Estas porções são ajustadamente in- seridas nas e guiadas ao longo das primeira e segunda porções de guia de trava 925 e 935 as quais são providas como ranhuras em torno das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930, respectivamen- te.
A figura 36 é uma vista em perspectiva que ilustra como os pri- meiro e segundo membros de travamento 950 e 960 foram conectados às primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930, confor- me visto a partir da direção apontada pela seta P1 na figura 27. Na figura 36, estes membros são mostrados com o invólucro inferior do membro de base de suporte 940 removido.
Conforme mostrado na figura 36, o invólucro superior do mem- bro de base de suporte 970 apresenta um plano de referência de armaze- namento superior 975 que sobressai do invólucro superior do membro de base de suporte 970 como um plano de referência para ficar em contato com as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 que giram.
O membro de base de suporte 940 adicionalmente inclui primei- ro e segundo batentes de membro de travamento 949A e 949B que impe- dem que os primeiro e segundos membros de travamento 950 e 960 se mo- vam nas direções apontadas pelas setas D95B e D96B enquanto as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 estão fechadas, conforme mostrado na figura 34. Como resultado, enquanto as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 estão fechadas, uma força ainda mais forte pode ser aplicada para impedir que os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 se movam na direção apontada pelas setas D95B e D96B.
Neste momento, os tamanhos são determinados para que o pri- meiro batente de membro de travamento 949A fique em contato com uma primeira porção de contato de batente 956A, que é provida para o primeiro membro de travamento 950 de modo a ficar virada para o primeiro batente de membro de travamento 949A, mas não para que a primeira porção de verificação 924 fique em contato com uma primeira porção de contato da porção de verificação 955AA que está virada para a primeira porção de veri- ficação 924, uma lacuna G92 sendo provida entre a primeira porção de veri- ficação 924 e a primeira porção de contato de porção de verificação 955AA, conforme mostrado na figura 37. Neste caso, enquanto a primeira porção de armazenamento de disco 920 está fechada, a força que vai ejetar o primeiro membro de travamento 950 na direção apontada pela seta D95B é sempre recebida no primeiro batente de membro de travamento 949A. Como resul- tado, em comparação à situação onde a força que vai ejetar a primeira por- ção de guia de destravamento 955A é amortecida pela primeira porção de verificação 924, um maior desempenho de frenagem é realizado porque o primeiro batente de membro de travamento 949A com um alto grau de esta- bilidade executa a função de interrupção principal. Adiante, a operação de carregamento do cartucho de disco 15 no qual o disco 100 é encerrado na unidade de disco (não mostrada) será descrita com referência às figuras 38 e 39.
As figuras 38 e 39 são vistas em seção transversal do cartucho de disco 15, conforme visto no plano S1 -S1 mostrado na figura 27.
Quando o cartucho de disco 15 no qual estão fechadas as pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 for inserido na unidade de disco, um mecanismo de operação (não mostrado) provido para a unidade de disco pressionará as primeira e segunda alavancas de trava 956 e 966 dos primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 nas direções apontadas pelas setas D95D e D96D. Como resultado, os pri- meiro e segundo membros de travamento 950 e 960 giram nas direções a- pontadas pelas setas D95A e D96A, respectivamente.
Conforme mostrado na figura 38, à medida que os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 giram nas direções apontadas pelas setas D95A e D96A, as extremidades 959A e 969A das primeira e se- gunda porções elásticas 959 e 969 serão empurradas pelas primeira e se- gunda porções de captura de mola 926 e 936, deformando assim as primeirá e segunda porções elásticas 959 e 969 elasticamente e fazendo com que estas porções avancem em traços curvos nas direções apontadas pelas se- tas D95C e D96C, respectivamente.
Desta maneira, enquanto as primeira e segunda porções de ar- mazenamento de disco 920 e 930 estão girando nas direções apontadas pelas setas D92A e D93A, os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 são girados nas direções apontadas pelas setas D95A e D96A até um ponto em que as primeira e segunda ranhuras de passagem 953 e 963 possam impedir a interferência com as primeira e segunda protuberâncias de captura 948A e 948B. Como resultado, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 são destravadas.
Se as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e*930 que foram destravadas, conforme descrito acima, forem giradas nas direções apontadas pelas setas D92A e D93A, o cartucho de disco en- trará agora no primeiro estado aberto mostrado na figura 39 no qual a unida- de de disco (não mostrada) poderá efetivamente ler e gravar dados do/no disco 100 encerrado no cartucho de disco.
Neste ponto, as primeira e segunda ranhuras de passagem 953 e 963 dos primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 já passa- ram as primeira e segunda protuberâncias de captura 948A e 948B. Tam- bém, o cartucho de disco é projetado de tal modo que, neste ponto, a pres- são que foi aplicada pelo mecanismo de operação (não mostrado) da unida- de de disco seja removida. É este o motivo pelo qual as primeira e segunda porções elásticas 959 e 969 não mais são deformadas devido à força elásti- ca, conforme mostrado na figura 38, mas reintroduzidas no estado mostrado na figura 39. Neste momento, as relativas posições dos primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 com relação às primeira e segunda por- ções de armazenamento de disco 920 e 930 são iguais àquelas mostradas na figura 34, isto é, antes que os primeiro e segundo membros de travamen- to 950 e 960 no estado fechado apliquem pressão nas direções apontadas pelas setas D95D e D96D mostradas na figura 38.
Deve ser notado que os primeiro e segundo batentes de membro de travamento 949A e 949B do invólucro inferior do membro de base de su- porte são localizados fora da trajetória de rotação dos primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 enquanto as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 estão girando nas direções aponta- das pelas setas D92A e D93A, não interferindo com a rotação dos primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960.
Também, mesmo que o cartucho de disco 15 tenha entrado no primeiro estado aberto, conforme mostrado na figura 39, os primeiro e se- gundo membros de travamento 950 e 960 jamais entrarão em contato com os primeiro e segundo batentes de rotação 946A e 946B.
Entretanto, se as relativas posições dos primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 com relação às primeira e segunda por- ções de armazenamento de disco 920 e 930 forem conforme mostrado na figura 39, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 jamais serão abertas no segundo estado aberto descrito acima. Tam- bém, nestas relativas posições, o movimento das primeira e segunda por- ções de guia de destravamento (A) nas direções apontadas pelas setas D95B e D96B poderá ser impedido pelas primeira e segunda porções de verificação 924 e 934, a menos que sua força de ejeção seja forte demais. É este o motivo pelo qual uma vez que o disco 100 tenha ficado encerrado no cartucho de disco e uma vez que os primeiro e segundo membros de trava- mento 950 e 960 tenham sido conectados às primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930, o disco 100 não mais poderá ser remo- vido na direção apontada pela seta D10B. Como resultado, é possível impe- dir que o disco 100 seja negligentemente removido e seja sujo ou arranhado. Deve ser notado que o disco 100 não pode ser removido em qualquer dire- ção diferentemente daquela apontada pela seta D10B.
Além disso, no estado mostrado na figura 39, a primeira porção de armazenamento de disco 920 foi aberta até um ponto em que o primeiro orifício de posicionamento de porção de armazenamento 927 seja combina- do com o primeiro orifício de posicionamento de corpo (A) 941AA. Da mes- ma forma, a segunda porção de armazenamento de disco 930 foi aberta até este ponto de modo que o segundo orifício de posicionamento de porção de armazenamento 937 seja combinado com o segundo orifício de posiciona- mento de corpo (A) 941 BA.
Como resultado, enquanto o cartucho de disco está sendo fixado em uma posição predeterminada na unidade de disco (não mostrada) para obter dados efetivamente lidos ou gravados pela unidade de disco (não mos- trada) do/no disco 100 encerrado no cartucho de disco, as primeira e segun- da porções de armazenamento de disco 920 e 930 podem ser criadas para assumir o primeiro estado aberto, exatamente como planejado, usando* os pinos de posicionamento (não mostrados), podendo ser precisamente posi- cionadas com relação à unidade de disco.
Na ejeção do cartucho de disco 15 da unidade de disco, o cartu- cho de disco 15 cria uma transição do estado mostrado na figura 39 para aquele mostrado na figura 38. Nesse caso, o cartucho de disco 15 opera, exatamente conforme descrito acima, para criar uma transição do segundo estado aberto, mostrado na figura 33, no qual os primeiro e segundo mem- bros de travamento 950 e 960 são conectados, para o estado, mostrado na figura 34, no qual o disco 100 é inserido. Mais especificamente, à medida que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 são giradas nas direções apontadas pelas setas D92B e D93B, as primeira e segunda inclinações de destravamento 958 e 968, mostradas na figura 10, entram em contato com as primeiras e segundas inclinações elevadas 948AA e 948BA para receber a força elástica que foi aplicada nas direções apontadas pelas setas D95A e D96A. Como resultado, as primeira e segun- da ranhuras de passagem 953 e 963 dos primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 podem passar as primeira e segunda protuberâncias de captura 948A e 948B.
Na concretização preferida descrita acima, as primeira e segun- da porções de armazenamento de disco 920 e 930 e o invólucro inferior do membro de base de suporte 400 são posicionados com pinos de posiciona- mento (não mostrados) que são localizados em posições mutuamente dife- rentes entre os primeiro e segundo estados abertos. Mais especificamente, com o posicionamento simultâneo do invólucro inferior do membro de base de suporte 940 e das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930, quando as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 estiverem no primeiro estado aberto, serão usados os primeiro e segundo orifícios de posicionamento de corpo (A) 941AA e 941BA e os primeiro e segundo orifícios de posicionamento de porção de armaze- namento 927 e 937. Por outro lado, quando as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 estiverem no. segundo estado aberto, serão usados os primeiro e segundo orifícios de posicionamento de corpo (B) 941AB e 941BB e os primeiro e segundo orifícios de posicionamento de porção de armazenamento 927 e 937.
Desta maneira, com o uso dos pinos de posicionamento em po- sições mutuamente diferentes entre o primeiro estado aberto no qual o car- tucho de disco é carregado na unidade de disco e o segundo estado aberto no qual o disco 100 é inserido no cartucho de disco, é possível impedir uma situação indesejada onde o cartucho de disco no primeiro estado aberto é usado na etapa do processo de inserir o disco 100 por engano e onde o car- tucho de disco no segundo estado aberto é erroneamente carregado na uni- dade de disco.
Alternativamente, as primeira e segunda porções de armazena- mento de disco 920 e 930 e o invólucro inferior do membro de base de su- porte 400 podem também ser posicionados usando pinos de posicionamento (não mostrados) que permanecem nas mesmas posições entre os primeiro e segundo estados abertos. A figura 40 é uma vista em perspectiva explodida que ilustra o invólucro inferior do membro de base de suporte 940 e as pri- meira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 de tal car- tucho de disco 15'.
Diferente do cartucho de disco 15 da quinta concretização prefe- rida descrita acima, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 deste cartucho de disco 15' apresentam um primeiro e um segundo orifícios de posicionamento de porção de armazenamento (A) 927A e 937A e um primeiro e um segundo orifícios de posicionamènto de porção de armazenamento (B) 927B e 937B e o invólucro inferior do membro de base de suporte 940 apresenta apenas os primeiro e segundo orifícios de posicionamento de corpo 941A e 941B.
Deve ser notado que os primeiro e segundo orifícios de posicio- namei e porção de armazenamento (A) 927A e 937A e os primeiro e se- gundo orifícios de posicionamento de porção de armazenamento (B) 927B e 937B são localizados na superfície inferior das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 de modo a ficarem virados para o invólucro inferior do membro de base de suporte 940, ficando efetivamente invisíveis a partir do ponto de vista mostrado na figura 40. É este-o motivo pelo qual estes orifícios são mostrados na figura 40 com as primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 parcialmente recorta- das, conforme indicado pelas curvas rompidas.
O cartucho de disco 15' no primeiro estado aberto é posicionado usando os primeiro e segundo orifícios de posicionamento de corpo 941A e 941B e os primeiro e segundo orifícios de posicionamento de porção de ar- mazenamento (A) 927A e 937(A). Por outro lado, o cartucho de.disco 15' no segundo estado aberto é posicionado usando os primeiro e segundo orifícios de posicionamento 941A e 941B e os primeiro e segundo orifícios de posi- cionamento de porção de armazenamento (B) 927B e 937B.
Como resultado, os pinos de posicionamento provido para a uni- dade de disco podem ser projetados de modo a ficarem localizados nas mesmas posições que os pinos de posicionamento providos para um mem- bro de base (não mostrado) que é usado na etapa do processo de inserir o disco 100 no cartucho de disco 15'. Consequentemente, o número de etapas do processo determinadas pode ser reduzido ou algum membro pode ser usado em comum.
Na concretização preferida descrita acima, depois de o invólucro inferior do membro de base de suporte 940, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 e o invólucro superior do membro de base de suporte 970 terem sido montados juntos, os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 devem ser conectados à montagem, con- forme mostrado na figura 28. Alternativamente, os primeiro e segundo mem- bros de travamento 950 e 960 podem ser provisionalmente conectados às primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 e então a montagem pode ser ajustada no invólucro inferior do membro de base de suporte 940.
Também, o invólucro inferior do membro de base de suporte 940, o invólucro inferior do membro de base de suporte 970, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 e os primeiro e se- gundo membros de travamento 950 e 960 podem ser formados-de uma resi- na ou de qualquer outro material conhecido para uso normal em cartuchos de disco. As primeira e segunda porções elásticas 959 e 969 são deforma- das elasticamente apenas depois de as primeira e segunda porções de ar- mazenamento de disco 920 e 930 terem sido destravadas e antes que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930 sejam totalmente abertas. Desse modo, as primeira e segunda porções elásticas 959 e 969 que estão sendo deformadas elasticamente jamais são usadas por um longo tempo. É este o motivo pelo qual se as porções elásticas 959 e 969 fossem feitas de um material de resina, quase nenhuma deformação por fluência seria produzida.
Além disso, na concretização preferida descrita acima, as primei- ra e segunda porções elásticas 959 e 969 formam partes integrais dos pri- meiro e segundo membros de travamento 950 e 960, mas precisam ter uma elasticidade e uma dureza particularmente elevadas. É este o motivo pelo qual é difícil realizar simultaneamente estas duas propriedades com as pri- meira e segunda porções elásticas 959 e 969 formando partes integrais dos primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960, as primeira e se- gunda porções elásticas 959 e 969 e os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 podendo então ser formados de dois materiais dife- rentes que realizem estas duas propriedades e depois ligados entre si.
Opcionalmente, os primeiro e segundo membros de travamento 950 e 960 podem ser ligados entre si entre as porções elásticas 959, 969 e as primeiras porções de captura de mola 926, 936 e podem formar partes integrais das primeira e segunda porções de armazenamento de disco 920 e 930.
Os primeiro e segundo vãos 928 e 938 apresentam uma forma de arco, da qual os centros são definidos nos primeiro e segundo orifícios de eixo 922 e 932, conforme mostrado nas figuras 35 e 36. Entretanto, contanto que os vãos 928 e 938 tenham tal forma de modo a impedir a interferência com as primeira e segunda protuberâncias de captura 948A e 948B, os vãos 928 e 938 não precisam ter tal forma de arco.
Do mesmo modo, os primeiro e segundo relevos de batente de trava 929 e 939 têm a forma de arco, da qual os centros são também defini- dosrnos primeiro e segundo orifícios de eixo 922 e 932, conforme mostrado nas figuras 35 e 36. Contudo, contanto que os vãos 929 e 939 tenham tal forma de modo a impedir a interferência com os primeiro e segundo batentes de membro de travamento 949A e 949B, os vãos 929 e 939 não precisam ter tal forma de arco.
Além disso, as primeira e segunda protuberâncias de captura 948A e 948B têm a forma de arco, da qual os centros são definidos nas pri- meira e segunda porções de suporte de rotação 943A e 943B, conforme mostrado nas figuras 24 e 25. Entretanto, contanto que as protuberâncias 948A e 948B tenham tal forma de modo a reter as primeira e segunda por- ções de armazenamento de disco 920 e 930, as protuberâncias 948A e 948B não precisam ter tal forma de arco.
Os primeiro e segundo orifícios de posicionamento de corpo (A) 941AA e 941BA são ambos completamente arredondados, conforme mos- trado nas figuras 34 e 35. Contudo, um destes dois orifícios pode ser alon- gado, paralelo a uma linha que conecta mutuamente os respectivos centros destes dois orifícios, em uma forma elíptica, cuja posição com relação aos pinos de posicionamento é determinada em sua direção de eixo menor.
Os primeiro e segundo orifícios de posicionamento de corpo (B) 941AB e 941BB são ambos completamente arredondados, conforme mos- trado nas figuras 24 e 25. Entretanto, um destes dois orifícios pode ser alon- gado, paralelo a uma linha que conecta mutuamente os respectivos centros destes dois orifícios, em uma forma elíptica, cuja posição com relação aos pinos de posicionamento é determinada em sua direção de menor eixo.
Também, os primeiro e segundo orifícios de posicionamento de corpo 941A e 941B são ambos completamente arredondados, conforme mostrado na figura 40. Entretanto, um destes dois orifícios pode ser alonga- do, paralelo a uma linha que conecta mutuamente os respectivos centros destes dois orifícios, em uma forma elíptica, cuja posição com relação aos pinos de posicionamento é determinada em sua direção de eixo menor.
Ademais, os primeiro e segundo orifícios de posicionamento de porção 927 e 937 são completamente arredondados, conforme mostrado nas figuras 35 e 36. Entretanto, um destes dois orifícios pode ser alongado, paralelo a uma linha que conecta mutuamente os respectivos centros destes dois orifícios, em uma forma elíptica, cuja posição com relação aos pinos de posicionamento é determinada em sua direção de eixo menor. Além disso, os primeiro e segundo orifícios de posicionamento de porção (A) 927A e 937A são completamente arredondados, conforme mostrado na figura 40. Contudo, um destes dois orifícios pode ser alongado, paralelo a uma linha que conecta mutuamente os respectivos centros destes dois orifícios, em uma forma elíptica, cuja posição com relação aos pinos de posicionamento é determinada em sua direção de menor eixo.
Adicionalmente, os primeiro e segundo orifícios de posiciona- mento de porção de armazenamento (B) 927B e 937B são ambos comple- tamente arredondados, conforme mostrado na figura 40. Entretanto, um des- tes dois orifícios pode ser alongado, paralelo a uma linha que conecta mutu- amente os respectivos centros destes dois orifícios, em uma forma elíptica, cuja posição com relação aos pinos de posicionamento é determinada em sua direção de eixo menor.
Conforme descrito acima, o cartucho de disco da presente in- venção não dispõe de nenhum alojamento que defina o perfil de um cartucho convencional, mas, em vez disso, inclui um par de porções de armazena- mento de disco que não apenas define o perfil do cartucho, mas também funciona como coberturas articuladas. Com a rotação deste par de porções de armazenamento de disco em direções mutuamente opostas com relação ao membro de base de suporte, mesmo um cartucho de disco de um tama- nho menor pode abrir e fechar uma grande janela de acesso de cabeça e um grande orifício de mandril para um dispositivo externo.
Em um cartucho de disco convencional, uma porção de guia de movimento para abrir e fechar uma cobertura articulada precisa ser provida para sua janela de acesso de cabeça, sendo, portanto, a altura da cabeça usada limitada. Contudo, de acordo com a presente invenção, uma grande janela de acesso de cabeça sem qualquer porção de guia de movimento po- de ser criada com a abertura do par de porções de armazenamento de dis- co. Consequentemente, mesmo um pequeno cartucho pode criar uma janela de acesso de cabeça tão grande quanto aquela de um cartucho grande, e as pressões na altura da cabeça óptica podem ser significativamente relaxadas durante o processo de desenho. Também, quando o par de porções de armazenamento de disco estiver aberto, o centro do disco poderá ser posicionado não apenas pelo membro de base de suporte, mas também pelos membros de posicionamen- to da unidade de disco. Como resultado, a precisão de posicionamento do membro de base de suporte que deve ser muito alta em um cartucho de dis- co convencional não tem que ser assim tão alta, o disco podendo ainda ser posicionado muito mais precisamente dentro da unidade de disco.
Enquanto isso, enquanto o par de porções de armazenamento de disco está fechado, a tolerância de posicionamento que foi exigida em um cartucho de disco convencional pode ser eliminada e o disco pode ser man- tido por completo dentro das paredes internas das porções de armazena- mento de disco. Como resultado, nenhum som inconfortável será causado pelo movimento inconstante do disco e nenhum pó será depositado no lado de armazenamento de dados do disco.
Além disso, já que apenas um par de porções de armazenamen- to de disco pode funcionar tanto como coberturas articuladas quanto como alojamento de disco, a estrutura pode ser simplificada, o número de mem- bros exigido pode ser reduzido e o custo de fabricação do cartucho de disco pode ser diminuído de modo significativo.
Ademais, uma vez que as porções de armazenamento de disco funcionam não apenas como armazenamento de disco, mas também como coberturas articuladas, as porções de armazenamento de disco podem ser mais grossas do que as convencionais, considerando a relação da altura máxima permissível do cartucho de disco em relação àquela da unidade de disco. Consequentemente, a estanqueidade ao ar e a resistência mecânica do cartucho de disco podem ser aumentadas de modo significativo.
Além do mais, o par de porções de armazenamento de disco é provido com dois membros de travamento que são intertravados de modo a girarem em direções mutuamente opostas e a regular as rotações em suas direções de abertura. É este o motivo pelo qual mesmo que um dos dois membros de travamento seja destravado externamente, as porções de ar- mazenamento de disco não poderão ainda ser giradas. Isto é, apenas quan- do os dois membros de travamento estiverem ambos destravados por com- pleto, as porções de armazenamento de disco poderão ser abertas. Como resultado, é possível quase que inteiramente impedir que o usuário abra as porções de armazenamento de disco desnecessariamente e deixe marcas de dedo sobre a superfície acidentalmente ou negligentemente.
Ademais, as porções de armazenamento de disco com a função de cobertura articulada e o membro de base de suporte apresentam todas uma estrutura de camada total ou parcialmente dupla. É este o motivo pelo qual o cartucho de disco da presente invenção pode ter uma resistência me- cânica muito maior do que os cartuchos convencionais.
Consequentemente, mesmo que o cartucho de disco seja sub- metido a certos distúrbios sérios inesperados, por exemplo, como sendo dei- xados cair ou comprimidos enquanto transportados, o cartucho de disco rea- liza uma resistência ao choque muito maior do que aquelas convencionais, satisfazendo totalmente uma das exigências mais importantes para cartu- chos de disco pequenos portáteis.
Também, em um cartucho que deve encerrar um disco com um pequeno diâmetro, tal disco é, às vezes, encerrado no cartucho de disco com um grampo metálico ajustado no disco. Entretanto, de acordo com o princípio da presente invenção, orifícios de mandril de formas similares po- dem ser facilmente criados tanto sobre como sob o disco, não havendo, por- tanto, qualquer necessidade de prover qualquer placa de grampo dentro do cartucho. Isto é, o grampo pode ser provido para a unidade de disco, não para o cartucho de disco. Como resultado, tal cartucho de disco sem absolu- tamente qualquer parte metálica pode ser fabricado em um custo ainda mais baixo.
Além disso, a estrutura da presente invenção, incluindo um par de porções de armazenamento de disco que funciona não apenas como um armazenamento de disco, mas também como coberturas articuladas e um membro de base de suporte que sustenta as porções de armazenamento de disco rotativamente, realiza um desenho de cartucho único e totalmente no- vo que não será encontrado em nenhum outro lugar. Consequentemente, de acordo com a presente invenção, a jane- la de acesso de cabeça pode ser projetada de modo a responder por uma porcentagem relativamente grande da área de projeção do cartucho, poden- do a pressão na altura da cabeça ser relaxada durante o processo do proje- to. Além disso, de acordo com a presente invenção, o disco pode ser posi- cionado mais precisamente na unidade de disco, todo o custo de fabricação pode ser reduzido com a redução do número de membros exigido, sendo realizadas uma alta impermeabilidade ao pó e uma alta confiabilidade pela estrutura com uma resistência mecânica e uma resistência ao choque relati- vãmente maiores. Além disso, o cartucho de disco da presente invenção rea- liza um desenho único e um bem novo e pode ser efetivamente usado como um cartucho de disco portátil para várias unidades de disco de tamanho pe- queno incluindo câmeras de disco.
Adicionalmente, embora um cartucho de disco com um disco seja também chamado coletivamente de "meio de armazenamento de da- dos", os membros do cartucho de disco são efetivamente fabricados e mon- tados juntos por etapas muito diferentes do processo de fabricar e de testar do que aquelas do próprio disco. Por èssa razão, estes dois grupos de eta- pas do processo de fabricar devem ser completamente separados entre si. No cartucho de disco da presente invenção, o disco pode ser inserido no cartucho de disco depois que todos os membros do cartucho de disco, exce- to o disco, tenham sido já montados juntos. Como resultado, as etapas do processo de montar e de completar o cartucho de disco sozinho e a etapa do processo de inserir o disco no mesmo podem ser totalmente separadas u- mas das outras, podendo ser reduzido significativamente o custo de fabrica- ção.
Além disso, no cartucho de disco da presente invenção, os membros de travamento são mantidos movelmente nas porções de armaze- namento de disco que são giráveis também. Como resultado, as pressões nas posições dos membros de travamento e os graus permissíveis máximos de rotação das respectivas porções de armazenamento podem ser relaxa- dos e os membros de travamento e as porções de armazenamento de disco podem ser projetados com uma maior liberdade.
Também, no cartucho de disco da presente invenção, enquanto as porções de armazenamento de disco podem assumir os quatro diferentes estados do estado fechado e travado, o estado destravado, o primeiro esta- do aberto e o segundo estado aberto, os membros de travamento podem ser localizados em posições respectivamente diferentes, e, portanto, podem e- xecutar funções respectivamente diferentes nesses quatro estados.
Além disso, no cartucho de disco da presente invenção, as rela- tivas posições dos membros de travamento no terceiro par de posições com relação a duas porções de armazenamento de disco são iguais àquelas dos membros de travamento no primeiro par de posições. É este o motivo pelo qual, exceto enquanto as porções de armazenamento de disco estão girando para criar uma transição do primeiro estado aberto para o segundo estado aberto, os membros de travamento podem facilmente resumir seu estado estabilizado original.
Ademais, no cartucho de disco da presente invenção, o segundo estado aberto é realizado apenas quando os membros de travamento ficam no quarto par de posições. Isto é, o disco não pode ser removido a menos que os membros de travamento estejam em suas localizações específicas que são especialmente definidas para retirar o disco. Como resultado, é possível impedir que o disco seja ejetado desnecessariamente.
Além disso, no cartucho de disco da presente invenção, enquan- to os membros de travamento estão no terceiro par de posições, o membro de base de suporte, que funciona como um membro de fixação, pode impe- dir que as porções de armazenamento de disco criem uma transição do pri- meiro estado aberto para o segundo estado aberto com uma maior seguran- ça.
Além do mais, o cartucho de disco da presente invenção é proje- tado de tal modo que os membros de travamento fiquem interpostos entre as protuberâncias de captura e as porções de armazenamento de disco de mo- do a impedir que as porções de armazenamento de disco girem desnecessa- riamente. Como resultado, um mecanismo de travamento que pode manter as respectivas porções de armazenamento de disco fechadas pode ser for- mado facilmente com o espaço economizado, sendo realizada também a função de travamento seguro e firme. .
Além disso, no cartucho de disco da presente invenção, as pro- tuberâncias de captura são dispostas com a área de operação de rotação das respectivas porções de armazenamento de disco, podendo, portanto, ser reduzidos a área do cartucho de disco projetada ao longo do eixo de ro- tação do mesmo e eventualmente o tamanho total do cartucho de disco.
Também, no cartucho de disco da presente invenção, as respec- tivas porções de armazenamento de disco apresentam vãos que podem im- pedir a interferência com as protuberâncias de captura, sendo, portanto, pos- sível impedir as protuberâncias de captura dentro de um piano que cruza o eixo de rotação das respectivas porções de armazenamento de disco em ângulos retos. Como resultado, pode ser reduzido o tamanho do cartucho de disco, conforme medido paralelo ao eixo de rotação do mesmo, isto é, a es- pessura do cartucho de disco.
Ademais, no cartucho de disco da presente invenção, os mem- bros de travamento incluem porções elásticas para criar a transição do esta- do destravado para o estado travado. É este o motivo pelo qual os membros de travamento podem retornar do segundo par de posições para o primeiro par de posições por si próprios sem ser operados externamente.
Além disso, no cartucho de disco da presente invenção, as por- ções elásticas não aplicam nenhuma força elástica às porções de armaze- namento de disco ou ao membro de base de suporte, exceto quando as por- ções de armazenamento de disco estiverem destravadas. Por essa razão, mesmo que as porções elásticas, as porções de armazenamento de disco ou o membro de base de suporte sejam formados de um material que pode- ria possivelmente causar deformação por fluência, tal como um material de resina, tal inconveniência poderá ainda ser impedida.
Além disso, no cartucho de disco da presente invenção, enquan- to as porções de armazenamento de disco estão girando para criar uma transição do primeiro ou segundo estado aberto para o estado fechado, os membros de travamento podem se mover do terceiro par de posições para o segundo par de posições. Desse modo, não há nenhuma necessidade de externamente operar e mover os membros de travamento enquanto as por- ções de armazenamento de disco estão fechadas.
Além disso, o cartucho de disco da presente invenção é projeta- do de tal modo que trazendo as porções dos membros de travamento e as porções do membro de base de suporte para contato mútuo, os membros de travamento podem se mover do terceiro par de posições para o segundo par de posições enquanto as respectivas porções de armazenamento de disco estão se fechando. Desta maneira, os membros de travamento podem ser intertravados, exatamente conforme planejado, usando uma disposição sim- ples sem qualquer membro adicional provido.
Além do mais, no cartucho de disco da presente invenção, os membros de travamento são sustentados de modo a serem deslizáveis com relação às respectivas porções de armazenamento de disco. Como resulta- do, um mecanismo de travamento pode ser formado facilmente com o espa- ço economizado.
Também, o cartucho de disco da presente invenção é projetado de tal modo que os membros de travamento possam ser conectados às res- pectivas porções de armazenamento de disco que foram ajustadas no mem- bro de base de suporte. Isto é, uma vez que os membros de travamento po- dem ser conectados às porções de armazenamento de disco que foram fixa- das no membro de base de suporte, o processo de montagem pode ser exe- cutado mais suavemente.
Além disso, no cartucho de disco da presente invenção, uma abertura larga para conectar os membros de travamento às respectivas por- ções de armazenamento de disco que foram ajustadas no membro de base de suporte é provida para as porções de guia de trava, permitindo assim que o processo de montagem seja executado de modo mais preciso.
Além disso, no cartucho de disco da presente invenção, porções de verificação para impedir que os membros de travamento uma vez conec- tados se desprendam acidentalmente são providas para a abertura das por- ções de guia de trava. Como resultado, os membros de travamento não se desprenderão acidentalmente logo depois de terem sido conectados às por- ções de armazenamento de disco, entre outras coisas.
Além disso, no cartucho de disco da presente invenção, os ba- tentes do membro de travamento são providos para o membro de base de suporte, adicionalmente provendo, desse modo, a função de impedir que os membros de travamento se desprendam para as porções de verificação e realizem uma função de prevenção de desprendimento dupla. Como resulta- do, mesmo que o cartucho de disco seja submetido a uma grande força que é forte demais para que as porções de verificação sejam manipuladas, por exemplo, mesmo que o cartucho de disco seja submetido a um forte impacto enquanto as porções de armazenamento de disco são fechadas e quando o cartucho de disco puder ser descarregado da unidade de disco, é ainda pos- sível impedir que os membros de travamento se desprendam das respecti- vas porções de armazenamento de disco. Como resultado, pode ser mais seguramente evitada a situação indesejada onde os membros de travamento se desprendem acidentalmente para abrir as porções de armazenamento de disco desnecessariamente enquanto o cartucho de disco está sendo descar- regado da unidade de disco.
Ademais, no cartucho de disco da presente invenção, apenas enquanto as respectivas porções de armazenamento de disco estão fecha- das, é permitida a função de parar dos batentes de membro de travamento. Em outras palavras, enquanto as porções de armazenamento de disco são abertas, os membros de travamento podem ser posicionados no quarto par de posições e o cartucho de disco pode ser projetado com uma maior liber- dade.
Além do mais, as porções de verificação são projetadas para inserir os membros de travamento nas porções de guia de trava mais facil- mente e impedir, com uma maior segurança, que os membros de travamento se desprendam. Entretanto, a capacidade das porções de verificação de im- pedir a queda dos membros de travamento é naturalmente inferior àquela dos batentes de membro de travamento. No cartucho de disco da presente invenção, a função de impedir que os membros de travamento se despren- dam das porções de guia de trava é principalmente executada pelos baten- tes de membro de travamento, que são providos apenas para fins de pre- venção de desprendimento, não pelas porções de verificação. Como resul- tado, é possível impedir, com uma maior segurança, que os membros de travamento se desprendam das porções de armazenamento de disco.
Além disso, no cartucho de disco da presente invenção, são pro- vidos orifícios de posicionamento de corpo e orifícios de posicionamento de porção de armazenamento (A), que podem receber o mesmo par de pinos de posicionamento no posicionamento do cartucho de disco. Desse modo, quando o disco incluído no cartucho de disco no primeiro estado aberto for acessado pela unidade de disco, as respectivas porções de armazenamento de disco e o membro de base de suporte poderão ser retidos no primeiro estado aberto, exatamente como planejado, e poderão ser posicionados com precisão com relação à unidade de disco.
Ademais, no cartucho de disco da presente invenção, são provi- dos orifícios de posicionamento de corpo e orifícios de posicionamento de porção de armazenamento (B), que podem receber o mesmo par de pinos de posicionamento no posicionamento do cartucho de disco. Desse modo, quando o disco for inserido no cartucho de disco no segundo estado aberto, as respectivas porções de armazenamento de disco e o membro de base de suporte poderão ser retidos no segundo estado aberto, exatamente como planejado, e poderão ser precisamente posicionados com relação ao mem- bro de base durante a etapa do processo de inserir o disco.
Além disso, nos primeiro e segundo estados abertos das por- ções de armazenamento de disco, o cartucho de disco é posicionado com relação à unidade de disco e à base durante a etapa do processo de inserir o disco, respectivamente, com o uso do mesmo par de orifícios de posicio- namento do membro de base de suporte. É este o motivo pelo qual os pinos de posicionamento a serem inseridos nos orifícios nessas duas situações podem ser localizados no mesmo par de posições. E o equipamento de teste pode também ser usado em comum nessas duas situações. Esta disposição será particularmente eficaz, quando o próprio disco for testado com o uso da unidade de disco como uma parte do equipamento de teste.
Adicionalmente, no cartucho de disco da presente invenção, são providos orifícios de posicionamento de porção de armazenamento e orifí- cios de posicionamento de corpo (A), que podem receber o mesmo par de pinos de posicionamento no posicionamento do cartucho de disco. Desse modo, quando o disco incluído no cartucho de disco no primeiro estado aber- to for acessado pela unidade de disco, as respectivas porções de armaze- namento de disco e o membro de base de suporte poderão ser retidos no primeiro estado aberto, exatamente como planejado, e poderão ser precisa- mente posicionados com relação à unidade de disco.
Além do mais, no cartucho de disco da presente invenção, são providos orifícios de posicionamento de porção de armazenamento e orifí- cios de posicionamento de corpo (B), que podem receber o mesmo par de pinos de posicionamento no posicionamento do cartucho de disco. Desse modo, quando o disco for inserido no cartucho de disco no segundo estado aberto, as respectivas porções de armazenamento de disco e o membro de base de suporte poderão ser retidos no segundo estado aberto, exatamente como planejado, e poderão ser precisamente posicionados com relação ao membro de base durante a etapa do processo de inserir o disco.
Desta maneira, com o uso de pares mutuamente diferentes de orifícios de posicionamento de corpo (A) e (B) para o membro de base de suporte nos primeiro e segundo estados abertos das porções de armazena- mento de disco, o cartucho de disco é posicionado com relação à unidade de disco que vai acessar o disco no cartucho de disco e ao membro de base durante a etapa do processo de inserir o disco, respectivamente. Conse- quentemente, é possível impedir um erro, tal como usando as porções de armazenamento de disco no segundo estado aberto por engano, quando um cartucho de disco no primeiro estado aberto for carregado na unidade de disco, ou usando o cartucho de disco no primeiro estado aberto por engano, quando o disco for inserido no cartucho de disco no segundo estado aberto.
Além disso, no cartucho de disco da presente invenção, molas Iamelares podem ser usadas como as porções elásticas. Nesse caso, a for- ça elástica para recuperar o primeiro estado de deslizamento do segundo estado de corrediça pode ser aplicada por uma disposição simplificada.
Ademais, no cartucho de disco da presente invenção, as por- ções elásticas podem formar partes integrais dos membros de travamento. Neste caso, o número de membros exigido pode ser reduzido.
Adicionalmente, no cartucho de disco da presente invenção, os membros de travamento podem ser formados de um material de resina. Nes- te caso, a forma dos membros de travamento pode ser determinada com um maior liberdade em um custo reduzido.
Além disso, no cartucho de disco da presente invenção, as por- ções de guia de trava são dispostas concentricamente ao disco encerrado nas porções de armazenamento de disco. Desse modo, as guias para os membros de travamento podem ser providas com o espaço economizado.
Além do mais, no cartucho de disco da presente invenção, mem- bros de travamento que impedem que as porções de armazenamento de disco uma vez fechadas sejam abertas sem necessidade são providos nas duas porções de armazenamento de disco, respectivamente. Como resulta- do, a função de travamento pode ser executada, exatamente conforme pla- nejado, com uma maior resistência a distúrbios.
Também, no cartucho de disco da presente invenção, os vãos são entalhes com uma forma de arco, cujos os centros são definidos nas porções de suporte de rotação. Desse modo, os vãos podem ser providos eficientemente em mínimas áreas exigidas.
Além do mais, no cartucho de disco da presente invenção, as protuberâncias de captura são partes de nervuras em uma forma de arco, cujos centros são também definidos nas porções de suporte de rotação. Desse modo, as protuberâncias de captura podem ser providas eficiente- mente em mínimas áreas exigidas.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
O cartucho de disco da presente invenção pode ser usado efeti- vamente para encerrar um meio de armazenamento de disco que está em conformidade com vários formatos de gravação/playback. Também, mesmo quando o cartucho de disco da presente invenção for submetido a um distúr- bio sério, por exemplo, sendo deixado cair ou comprimido acidentalmente, o cartucho de disco tem uma resistência mecânica elevada de modo a facil- mente suportar tal distúrbio. Além disso, o cartucho de disco da presente invenção é altamente à prova de pó, podendo também ser, portanto, usado muito efetivamente para conduzir e encerrar um meio de armazenamento no qual os dados são armazenados de modo altamente denso. Além disso, uma grande janela de acesso de cabeça pode ser criada para um cartucho de tal forma, podendo também ser usada uma cabeça para discos de um grande tamanho em uma unidade de disco de tamanho pequeno. Como resultado, pode ser provido um cartucho de disco que permita que uma unidade de dis- co de tamanho pequeno para uma camcorder de disco, por exemplo, use uma cabeça grande normal.
Deve ser entendido que a descrição anterior é apenas ilustrativa da invenção. Várias alternativas e modificações podem ser idealizadas por aqueles versados na técnica sem se afastar da invenção. Consequentemen- te, a presente invenção se destina a abarcar todas estas alternativas, modifi- cações e variações que estejam dentro do escopo das reivindicações ane- xas.

Claims (19)

1. Cartucho de disco que compreende primeira e segunda porções de armazenamento de disco, cada qual apresentando um espaço para parcialmente armazenar um disco com pelo menos um lado de armazenamento de dados, em que, quando fecha- das, as primeira e segunda porções de armazenamento de disco encerram o disco por completo, e um membro de base de suporte com uma porção de suporte de rotação da porção de armazenamento de disco que sustenta rotativamente as primeira e segunda porções de armazenamento de disco para criar ou cobrir uma abertura com relação ao disco, a abertura sendo usada para fa- zer com que o disco fique preso externamente e para permitir que uma ca- beça acesse o lado de armazenamento de dados do disco e leia e/ou grave dados desse/nesse lado, no qual pelo menos uma porção do membro de base de suporte é sobreposta às primeira e segunda porções de armazenamento de disco de modo a impedir que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco se movam perpendicularmente ao disco.
2. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 1, no qual cada uma das primeira e segunda porções de armazenamento de disco a- presenta um espaço interno chato e fino para armazenar pelo menos uma porção do disco, e no qual as primeira e segunda porções de armazenamento de disco armazenam o disco de modo a impedir que o disco fique exposto pelo menos em que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco fechadas não estão sobrepostas ao membro de base de suporte.
3. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 2, no qual o membro de base de suporte é sobreposto apenas às partes das primeira e segunda porções de armazenamento de disco que são localizadas mais per- to da porção de suporte de rotação da porção de armazenamento de disco com relação ao centro do disco que é encerrado nas primeira e segunda porções de armazenamento de disco fechadas.
4. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 3, no qual as primeira e segunda porções de armazenamento de disco apresentam par- tes mutuamente engatadas e giram em direções mutuamente opostas e sin- cronicamente entre si.
5. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 4, no qual o membro .de base de suporte inclui primeiro e segundo membros de trava- mento que impedem que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco fechadas girem desnecessariamente.
6. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 5, que adi- cionalmente compreende pelo menos um membro de travamento para travar as primeira e segunda porções de armazenamento de disco fechadas e im- pedir que as primeira e/ou segunda porções de armazenamento de disco girem com relação ao membro de base de suporte, no qual as primeira e segunda porções de armazenamento de disco assumem ou um primeiro estado aberto no qual o disco não é removí- vel ou um segundo estado aberto no qual o disco é removível.
7. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 6, no qual os primeiro e segundo membros de travamento são sustentados rotativa- mente por uma porção de suporte de rotação de membro de travamento que é disposta no membro de base de suporte, e no qual o cartucho de disco adicionalmente inclui: porções de alavanca de engrenagem para entrar em contato com respectivas porções de engate das primeira e segunda porções de ar- mazenamento de disco que estão fechadas; planos restritivos para restringir a rotação dos primeiro e segun- do membros de travamento nas mesmas direções que as primeira e segun- da porções de armazenamento de disco que estão girando para criar uma abertura com o contato parcial com o membro de base de suporte; afavancas de destravamento; e porções elásticas para aplicar força elástica aos primeiro e se- gundo membros de travamento para fazer com que os primeiro e segundo membros de travamento girem nas mesma direções que as primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco que estão girando para criar a abertura, em que uma distância entre a porção de suporte de rotação do membro de travamento e a porção de suporte de rotação da porção de ar- mazenamento de disco é igual ou mais curta do que uma distância das por- ções .de engate das primeira e segunda porções de armazenamento de dis- co para a porção de suporte de rotação da porção de armazenamento de disco, e em que, quando as porções de engate das primeira e segunda porções de armazenamento de disco entrarem em contato com porção de alavanca de engrenagem enquanto as primeira e segunda porções de arma- zenamento de disco fechadas giram, os planos restritivos entrarão em conta- to com partes do membro de base de suporte, restringindo assim a rotação dos primeiro e segundo membros de travamento nas mesmas direções que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco, e as alavancas de destravamento são pressionadas, girando as- sim os primeiro e segundo membros de travamento em direções mutuamen- te" opostas e soltando as porções de alavanca de engrenagem das porções de engate das primeira e segunda porções de armazenamento de disco.
8. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 7, no qual pelo menos uma das primeira e segunda porções de armazenamento de disco inclui uma porção de intertravamento de unidade para ser intertravada com uma unidade de disco externa a fim de abrir ou fechar as primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco.
9. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 8, no qual a porção de intertravamento de unidade é uma ranhura que foi cortada através de uma superfície lateral das primeira e segunda porções de armazenamen- to de disco.
10. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 9, no qual os primeiro e segundo membros de travamento são dispostos simetricamen- te com relação não apenas a um segmento de linha que conecta o centro do disco e o ponto intermediário entre os centros da porção de suporte de rota- ção da porção de armazenamento de disco, mas também a um plano que inclui o eixo de rotação do disco.
11. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 10, no qual o membro de travamento é sustentado rotativamente com relação às primeira e segunda porções de armazenamento de disco, e no qual o membro de travamento é localizado ou em uma primeira posição na qual o membro de travamento trava as primeira e segunda porções de armazenamento de disco fechadas e impede que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco girem com relação ao membro de base de suporte; ou em uma segunda posição na qual as primeira e segunda por- ções de armazenamento de disco são giráveis e podem criar uma transição do estado fechado para o estado aberto, ou vice-versa; em uma terceira posição no primeiro estado aberto; e em uma quarta posição no segundo estado aberto.
12. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 1, no qual as primeira e segunda porções de armazenamento de disco apresentam par- tes mutuamente engatadas e giram em direções mutuamente opostas e sin- cronicamente entre si.
13. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 12, no qual o membro de base de suporte inclui primeiro e segundo membros de travamento que impedem que as primeira e segunda porções de armazena- mento de disco fechadas girem desnecessariamente.
14. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 13, no qual os primeiro e segundo membros de travamento são sustentados rotati- vamente por uma porção de suporte de rotação de membro de travamento que é disposto em um membro de base de suporte, e no qual o cartucho de disco adicionalmente inclui: porções de alavanca para entrar em contato com respectivas porções de engate das primeira e segunda porções de armazenamento de disco que estão fechadas; planos restritivos para restringir a rotação dos primeiro e segun- do membros de travamento nas mesmas direções que as primeira e segun- da porções de armazenamento de disco que estão girando para criar uma abertura por meio do contato parcial com o membro de base.de suporte; alavancas de destravamento; e porções elásticas para aplicar força elástica aos primeiro e se- gundo membros de travamento para fazer com que os primeiro e segundo membros de travamento girem nas mesmas direções que as primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco que estão girando para criar a abertura, em que uma distância entre a porção de suporte de rotação do membro de travamento e a porção de suporte de rotação da porção de ar- mazenamento de disco é igual ou mais curta do que uma distância das por- ções de engate das primeira e segunda porções de armazenamento de dis- co para a porção de suporte de rotação da porção de armazenamento de disco, e em que, quando as porções de engate das primeira e segunda porções de armazenamento de disco entrarem em contato com a porção de alavanca de engrenagem enquanto as primeira e segunda porções de arma- zenamento de disco fechadas giram, os planos restritivos entrarão em conta- to com partes do membro de base de suporte, restringindo assim a rotação dos primeiro e segundo membros de travamento nas mesmas direções que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco, e as alavancas de destravamento são pressionadas, girando as- sim os primeiro e segundo membros de travamento em direções mutuamen- te opostas e soltando as porções de alavanca de engrenagem das porções de engate das primeira e segunda porções de armazenamento de disco.
15. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 13, no qual os primeiro e segundo membros de travamento são dispostos simetri- camente com relação não apenas a um segmento de linha que conecta o centro do disco e o ponto intermediário entre os centros da porção de supor- te de rotação da porção de armazenamento de disco, mas também a um plano que inclui o eixo de rotação do disco.
16. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 1, no qual pelo menos uma das primeira e segunda porções de armazenamento de disco inclui uma porção de intertravamento de unidade para ser intertravada com uma unidade de disco externa a fim de abrir e fechar as primeira e se- gunda porções de armazenamento de disco.
17. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 16, no qual a porção de intertravamento de unidade é uma ranhura que foi cortada através de uma superfície lateral das primeira e segunda porções de arma- zenamento de disco.
18. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 1, que a- dicionalmente compreende pelo menos um membro de travamento para tra- var as primeira e segunda porções de armazenamento de disco fechadas e impedir que a(s) primeira e/ou segunda porção(ões) de armazenamento de disco gire(m) com relação ao membro de base de suporte, no qual as primeira e segunda porções de armazenamento de disco assumem ou um primeiro estado aberto no qual o disco não é removí- vel ou um segundo estado aberto no qual o disco é removível.
19. Cartucho de disco, de acordo com a reivindicação 18, no qual o membro de travamento é sustentado rotativamente com relação às primeira e/ou segunda porções de armazenamento de disco, e no qual o membro de travamento é localizado ou em uma primeira posição na qual o membro de travamento trava as primeira e segunda porções de armazenamento de disco fechadas e impede que as primeira e segunda porções de armazenamento de disco girem com relação ao membro de base de suporte; ou em uma segunda posição na qual as primeira e segunda por- ções de armazenamento de disco são giráveis e podem criar uma transição do estado fechado para o primeiro estado aberto, ou vice-versa; ou em uma terceira posição no primeiro estado aberto; e em uma quarta posição no segundo estado aberto.
BRPI0710894-0A 2006-04-27 2007-04-26 cartucho de disco BRPI0710894A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2006-124207 2006-04-27
JP2006124207 2006-04-27
JP2006170471 2006-06-20
JP2006-170471 2006-06-20
PCT/JP2007/059444 WO2007126144A1 (en) 2006-04-27 2007-04-26 Disk cartridge

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0710894A2 true BRPI0710894A2 (pt) 2012-01-10

Family

ID=38235220

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0710894-0A BRPI0710894A2 (pt) 2006-04-27 2007-04-26 cartucho de disco

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8209712B2 (pt)
EP (1) EP2011119B1 (pt)
JP (1) JP4703729B2 (pt)
CN (1) CN101432815B (pt)
BR (1) BRPI0710894A2 (pt)
RU (1) RU2430433C2 (pt)
WO (1) WO2007126144A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4224424B2 (ja) * 2004-05-10 2009-02-12 株式会社ソニー・コンピュータエンタテインメント ディスク装置
JP5042048B2 (ja) 2007-01-22 2012-10-03 パナソニック株式会社 ディスク装置
JP2012009121A (ja) * 2010-05-25 2012-01-12 Sony Corp ディスクカートリッジ
JP5589557B2 (ja) * 2010-05-25 2014-09-17 ソニー株式会社 ディスクカートリッジ
JP2011248947A (ja) * 2010-05-25 2011-12-08 Sony Corp ディスクカートリッジ
CN102467942A (zh) * 2010-11-11 2012-05-23 索尼公司 盘盒
CN107288446B (zh) * 2017-08-09 2022-05-20 浙江宏泰电子设备有限公司 一种卷帘门地锁

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3788576A (en) * 1972-12-11 1974-01-29 Ibm Magnetic tape cartridge and storage apparatus
DE2364397B2 (de) 1973-12-22 1977-02-03 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Magnetbandkassette und geraet dafuer
US4695911A (en) * 1985-05-03 1987-09-22 Ron Loosen Floppy diskette protection device
US4740949A (en) * 1985-08-16 1988-04-26 Laser Magnetic Storage International Company Laser access apparatus for optical disk drive
US5430991A (en) * 1993-04-23 1995-07-11 Tandberg Data Storage Data carrier magazine and opening mechanism
JPH09153264A (ja) 1995-11-29 1997-06-10 Matsushita Electric Ind Co Ltd ディスクカートリッジ
JP2001035119A (ja) * 1999-07-21 2001-02-09 Sony Corp ディスクカートリッジ及び記録再生装置
JP2001256752A (ja) * 2000-03-09 2001-09-21 Sony Corp ディスクカートリッジ
US6862739B1 (en) 2000-10-27 2005-03-01 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Scalable and portable disc player for various optical disc sizes
TWI241562B (en) * 2001-10-18 2005-10-11 Samsung Electronics Co Ltd Disk cartridge
KR100788651B1 (ko) * 2002-01-10 2007-12-26 삼성전자주식회사 디스크 카트리지
JP2004022107A (ja) 2002-06-18 2004-01-22 Sharp Corp カートリッジ
JP4089561B2 (ja) * 2003-08-28 2008-05-28 ソニー株式会社 ディスクカートリッジ
WO2005055234A1 (en) * 2003-12-05 2005-06-16 Koninklijke Philips Electronics N.V. Case for a disk

Also Published As

Publication number Publication date
RU2008142731A (ru) 2010-05-10
CN101432815A (zh) 2009-05-13
CN101432815B (zh) 2013-01-02
US20090125933A1 (en) 2009-05-14
JP4703729B2 (ja) 2011-06-15
EP2011119B1 (en) 2011-12-14
RU2430433C2 (ru) 2011-09-27
US8209712B2 (en) 2012-06-26
JP2009534777A (ja) 2009-09-24
WO2007126144A1 (en) 2007-11-08
EP2011119A1 (en) 2009-01-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0710894A2 (pt) cartucho de disco
US5936935A (en) Disk cartridge having a locking means and cartridge coupling means
EP0778571A2 (en) Disk cartridge
US6687215B1 (en) Low profile and medium protecting cartridge assembly
JP4486593B2 (ja) ディスクドライブ装置
US6353513B1 (en) Tape cartridge
JP4949461B2 (ja) 光ディスク装置
JPH06168561A (ja) ディスクカートリッジ
JP4828603B2 (ja) ディスク装置
JP4324666B2 (ja) ディスクカートリッジ
US7237249B2 (en) Disk drive with disk cartridge
JPH0729347A (ja) ディスクカートリッジ装置
JP3543512B2 (ja) ディスクカセット
US7826172B2 (en) Read/write disk apparatus having a mechanism for pivoting cartridge storage portions which enclose the disk thereby allowing access to the disk
JP2621837B2 (ja) ディスクカートリッジのシャッタ開放保持具
JPWO2004037679A1 (ja) ケース
JP3286992B2 (ja) ディスクカートリッジのシャッタロック機構
JP2002074886A (ja) ディスクカートリッジ及びシャッタロック部材
JPH07334965A (ja) 情報記録媒体カートリッジおよび誤挿入防止装置
JP2002293393A (ja) ディスクカートリッジ用カバー
JP2007519157A (ja) ディスクカートリッジを搭載するディスクドライブ
JPH03224166A (ja) ディスク駆動装置
JP2001126433A (ja) ディスクカートリッジ及び該ディスクカートリッジのシャッタを開閉するシャッタ開閉機構
JP2003091966A (ja) 情報記録媒体カートリッジ
JP2538247Z (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B15G Petition not considered as such [chapter 15.7 patent gazette]

Free format text: DESCONHECIDA A PETICAO ALTERACAO DE NOME NO 020090079922/RJ DE 21/08/2009, POR AUSENCIA DE FUNDAMENTACAO LEGAL, UMA VEZ QUE O INTERESSADO JA E O TITULAR DO PEDIDO.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 6A. ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2226 DE 03/09/2013.

B25E Requested change of name of applicant rejected

Owner name: PANASONIC CORPORATION (JP)