BRPI0707841A2 - ferramenta elÉtrica - Google Patents

ferramenta elÉtrica Download PDF

Info

Publication number
BRPI0707841A2
BRPI0707841A2 BRPI0707841-2A BRPI0707841A BRPI0707841A2 BR PI0707841 A2 BRPI0707841 A2 BR PI0707841A2 BR PI0707841 A BRPI0707841 A BR PI0707841A BR PI0707841 A2 BRPI0707841 A2 BR PI0707841A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
counterweight
power tool
support
tool according
support member
Prior art date
Application number
BRPI0707841-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Shinichirou Satou
Tsukasa Suzuura
Shinki Ohtsu
Original Assignee
Hitachi Koki Kk
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from JP2006060932A external-priority patent/JP4577240B2/ja
Priority claimed from JP2006166949A external-priority patent/JP4662311B2/ja
Application filed by Hitachi Koki Kk filed Critical Hitachi Koki Kk
Publication of BRPI0707841A2 publication Critical patent/BRPI0707841A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25DPERCUSSIVE TOOLS
    • B25D17/00Details of, or accessories for, portable power-driven percussive tools
    • B25D17/24Damping the reaction force
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16FSPRINGS; SHOCK-ABSORBERS; MEANS FOR DAMPING VIBRATION
    • F16F15/00Suppression of vibrations in systems; Means or arrangements for avoiding or reducing out-of-balance forces, e.g. due to motion
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16FSPRINGS; SHOCK-ABSORBERS; MEANS FOR DAMPING VIBRATION
    • F16F15/00Suppression of vibrations in systems; Means or arrangements for avoiding or reducing out-of-balance forces, e.g. due to motion
    • F16F15/22Compensation of inertia forces
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25DPERCUSSIVE TOOLS
    • B25D2217/00Details of, or accessories for, portable power-driven percussive tools
    • B25D2217/0073Arrangements for damping of the reaction force
    • B25D2217/0076Arrangements for damping of the reaction force by use of counterweights
    • B25D2217/0092Arrangements for damping of the reaction force by use of counterweights being spring-mounted
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25DPERCUSSIVE TOOLS
    • B25D2250/00General details of portable percussive tools; Components used in portable percussive tools
    • B25D2250/371Use of springs
    • B25D2250/381Leaf springs

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Percussive Tools And Related Accessories (AREA)

Abstract

FERRAMENTA ELÉTRICA A invenção refere-se a uma ferramenta elétrica (1) que inclui um compartimento (10, 20, 30), um motor elétrico (21), um mecanismo de reversão de movimento (36), um membro de fixação de contrapeso (73), um contrapeso (74) e membros de suporte (71, 72). O motor elétrico (21) é acomodado no compartimento (10, 20, 30). O mecanismo de reversão de movimento (36) é configurado para converter um movimento de rotação do motor elétrico (21) em um movimento recíproco. O membro de fixação de contrapeso (73) estende-se numa direção perpendicular às direções domovimento recíproco e é capaz de ser deformado elasticamente nas direções do movimento recíproco. O contrapeso (74) é suportado pelo membro de fixação de contrapeso (73) e é capaz de se deslocar para frente e para trás nas direções do movimento recíproco juntamente com o membro de fixação de contrapeso (73). Os membros de suporte (71, 72) são posicionados afastados do contrapeso (74) de uma distância predeterminada para suportar o membro de fixação de contrapeso (73) no compartimento (10, 20, 30). O contrapeso (74) é interposto entre os membros de suporte (71, 72).

Description

"Ferramenta Elétrica"
Relatório Descritivo
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a uma ferramenta e-létrica e, mais especificamente, a uma ferramenta elétricaque apresenta um mecanismo de controle de vibração.
Antecedentes da Técnica
Convencionalmente, têm sido propostas ferramen-tas elétricas que apresentam mecanismos de controle devibração. Por exemplo, a publicação de Pedido de Patentejaponês 2004-299036 descreve uma ferramenta elétrica queinclui uma caixa que apresenta uma empunhadura, umcompartimento de motor e um compartimento de engrenagemconectados entre si. Um motor elétrico está acomodado nocompartimento de motor. O compartimento de engrenagemapresenta um compartimento de conversão de movimento, umcompartimento de controle de vibração e um compartimentode impacto. É provido no compartimento de conversão demovimento um mecanismo de conversão de movimento queconverte um movimento de rotação do motor elétrico em ummovimento recíproco. É provido no compartimento de impac-to um cilindro se estendendo em uma direção perpendicularao eixo de rotação do motor elétrico. É provida uma parte desuporte da ferramenta na parte frontal do cilindro que écapaz de fixar ou soltar uma ferramenta de trabalho.
É provido um pistão no cilindro que é proporciona-do deslizante ao longo da periferia interna do cilindro. Opistão desloca-se para a frente e para trás ao longo daperiferia interna do cilindro por um mecanismo de conversãode movimento. É provido um membro de impacto na seçãofrontal do cilindro que é provido de forma deslizante ao longoda periferia interna do cilindro. Uma câmara de ar é formadano cilindro entre o pistão e o membro de impacto. Ummembro intermediário é provido na parte frontal do membrode impacto que é provido de forma deslizante para a frente epara trás no interior do cilindro. A ferramenta de trabalhomencionada acima é posicionada na parte frontal do elementointermediário.
O compartimento de controle de vibração é providona lateral do compartimento de impacto e comunica-se com ocompartimento de impacto por meio de um canal de ar. Umespaço formado pelo pistão, o cilindro, o compartimento deimpacto, o contrapeso e o compartimento de controle devibração é formado como espaço vedado. São providos umcontrapeso e duas molas no compartimento de controle devibração. O contrapeso é capaz de se movimentar em ummovimento recíproco em paralelo ao movimento recíproco dopistão. As duas molas são posicionadas nas extremidades docontrapeso.
A energia de acionamento rotativo do motor elétricoé transmitida para o mecanismo de conversão de movimento eo mecanismo de conversão de movimento desloca o pistão nocilindro em um movimento recíproco. O movimento recíprocodo pistão repetidamente aumenta e reduz a pressão de ar nacâmara de ar, aplicando, desta forma, uma força de impactoao membro de impacto. O membro de impacto desloca-separa frente e colide com a extremidade posterior do membrointermediário, aplicando, desta forma, a força de impacto àferramenta de trabalho. A peça de trabalho é fraturada pelaforça de impacto aplicada à ferramenta de trabalho.
Durante a operação da ferramenta elétrica, quandoo pistão se desloca para a frente, o contrapeso desloca-separa trás por causa do espaço formado pelo pistão, cilindro,compartimento de impacto, contrapeso e o compartimento decontrole de vibração é um espaço vedado. Inversamente,quando o pistão se desloca para trás, o contrapeso desloca-separa frente. Desta forma, nesta estrutura, o contrapesodesloca-se em um movimento recíproco em conjunto com omovimento recíproco do pistão.
Entretanto, na ferramenta elétrica descrita acima,quando o contrapeso vibra, a fricção entre as duas molas e ocompartimento de controle de vibração não permite que ocontrapeso vibre eficientemente. Assim, a vibração provoca-da pelo membro de impacto não pode ser reduzida eficiente-mente. O compartimento de controle de vibração é providona lateral do compartimento de impacto, a ferramenta elétri-ca, levando desta forma a um tamanho aumentado da ferra-menta elétrica.
Descrição da Invenção
Tendo em vista o mencionado acima, é um objetivoda presente invenção proporcionar uma ferramenta elétricaque seja capaz de reduzir eficientemente a vibração resultan-te do membro de impacto e que não leve a um tamanhoaumentado mesmo com a utilização de um mecanismo decontrapeso.
Este e outros objetivos da presente invenção sãoalcançados por uma ferramenta elétrica que inclui um com-partimento, um motor elétrico, um mecanismo de conversãode movimento, membro de fixação de contrapeso e um con-trapeso. O motor elétrico é alojado no compartimento. Omecanismo de conversão de movimento é configurado demodo a converter um movimento de rotação do motor elétricoem um movimento recíproco. O membro de fixação de con-trapeso estende-se numa direção perpendicular às direçõesdo movimento recíproco e é capaz de ser deformado elastica-mente nas direções do movimento recíproco. O contrapeso ésuportado pelo membro de fixação de contrapeso e é capaz dedesloca-ser para frente e para trás nas direções recíprocasem conjunto com o membro de fixação de contrapeso. Osmembros de suporte são posicionados em afastamento docontrapeso em uma distância predeterminada para suportar omembro de fixação de contrapeso no compartimento. Ocontrapeso é interposto entre os membros de suporte.
Com esta disposição, o membro de fixação de con-trapeso e o contrapeso podem ser vibrados suavemente nasmesmas direções que as direções do movimento recíproco. Damesma forma, uma vibração gerada pelo movimento recíprocodo mecanismo de conversão de movimento pode ser reduzidapor uma vibração do contrapeso (74), aperfeiçoando, destaforma, a operação da ferramenta elétrica.
Preferivelmente, os membros de suporte incluemdois membros de suporte posicionados em oposição entre si.Com esta disposição, o membro de fixação de contrapeso e ocontrapeso podem ser vibrados suavemente nas mesmasdireções que as direções do movimento recíproco, A vibraçãogerada pelo movimento recíproco do mecanismo de conversãode movimento pode ser reduzida pela vibração do contrapeso,desta forma aperfeiçoando a operação da ferramenta elétrica.De preferência, o membro de fixação de contrapesoapresenta partes de extremidade correspondentes aos mem-bros de suporte. Pelo menos uma das partes de extremidadeé suportada de forma móvel em relação aos membros desuporte. Com esta disposição, o membro de fixação decontrapeso e o contrapeso podem ser vibrados suavementenas mesmas direções que as direções do movimento recíproco.
Preferentemente, o contrapeso e o membro de fixa-ção de contrapeso são configurados para vibrar reduzindo avibração gerada pelo movimento recíproco do mecanismo deconversão de movimento. Pelo menos um dos membros desuporte é configurado para restringir uma vibração do con-trapeso e do membro de fixação de contrapeso.
Com esta disposição, a vibração do membro de fi-xação de contrapeso e do contrapeso pode ser controlada e afreqüência de ressonância do mecanismo de contrapeso (omembro de fixação de contrapeso, o contrapeso e os membrosde suporte) pode ser ajustada.
De preferência, o membro de fixação de contrapesoapresenta partes de extremidade correspondentes aos mem-bros de suporte. Pelo menos uma das partes de extremidadedo membro de fixação de contrapeso apresenta uma seção deprevenção de deslizamento para prevenir que o membro defixação de contrapeso deslize para fora dos membros desuporte. Com esta disposição, pode-se prevenir que o mem-bro de fixação de contrapeso deslize para fora dos membrosde suporte.
Preferivelmente, os membros de suporte, o membrode fixação de contrapeso e o contrapeso são interpostos entreo motor e o mecanismo de conversão de movimento.
Com esta disposição, o membro de fixação de con-trapeso e o contrapeso podem ser vibrados suavemente nasmesmas direções que as direções do movimento recíproco. Avibração gerada pelo movimento recíproco do mecanismo deconversão de movimento pode ser reduzida pela vibração docontrapeso, desta forma aperfeiçoando a operação da ferra-menta elétrica.
Preferivelmente, o contrapeso inclui uma base edois braços. A base se estende em uma direção perpendicu-lar à direção na qual o membro de fixação de contrapeso seestende. A base é fixada ao membro de fixação de contrape-so, e apresenta extremidades. Cada um dos braços é conec-tado a cada uma das extremidades da base respectivamente ese estende ao longo e é separado do membro de fixação decontrapeso.
Com esta disposição, o comprimento do membro defixação de contrapeso necessário para se obter uma freqüên-cia de ressonância desejada pode ser reduzido, desta formaobtendo-se um tamanho total do mecanismo de contrapeso.Preferivelmente, o mecanismo de conversão de movimentoinclui um cilindro, um pistão, uma seção de conversão demovimento e um membro de impacto. O cilindro apresentauma periferia interna. O pistão é provido de forma deslizantena periferia interna do cilindro. A seção de conversão demovimento é configurada para converter a rotação do motorelétrico em um movimento recíproco do pistão. O membro deimpacto é acionado pelo movimento recíproco do pistão.Com esta disposição, uma força de impacto podeser aplicada à ferramenta de trabalho colocando-se a ferra-menta de trabalho no cabeçote da ferramenta elétrica. Damesma forma, o mecanismo de contrapeso é mais efetivocontra vibrações geradas pelo movimento recíproco de umcomponente, tal como o membro de impacto, apresentandocerta quantidade de massa.
Preferivelmente, o membro de suporte é configura-do para alterar um estado em que o membro de suportesuporta o membro de fixação de contrapeso, quando o con-trapeso se desloca de uma posição inicial para pelo menosuma direção do movimento recíproco.
Com esta disposição, a vibração da ferramenta elé-trica devida ao impacto pode ser eficientemente reduzida e aoperação da ferramenta elétrica pode ser aperfeiçoada. Umavez que o mecanismo de contrapeso apresenta uma estruturasimples, um grande número de partes tais como cilindrosdispendiosos não são necessários. A vibração da ferramentaelétrica pode ser reduzida sem levar a um aumento de tama-nho, custos maiores, visibilidade reduzida e outros na ferra-menta elétrica.
De preferência, cada um dos membros de suporteinclui um primeiro membro de suporte e um segundo membrode suporte. O primeiro membro de suporte é configuradopara bloquear o membro de fixação de contrapeso de desloca-ser em uma direção. O segundo membro de suporte é posi-cionado mais próximo ao contrapeso que o primeiro membrode suporte e é configurado para bloquear o membro defixação de contrapeso de desloca-ser em outra direção opostaà direção do primeiro. O primeiro membro de suporte e osegundo membro de suporte são posicionados para aplicaruma força inicial em uma direção ao membro de fixação decontrapeso.
Com esta disposição, uma constante elástica domembro de fixação de contrapeso em uma direção de deslo-camento do contrapeso pode ser reduzida dependendo doaumento é deslocado de sua posição inicial na direção de pelomenos uma das direções do movimento recíproco. Da mesmaforma, pode ser provida uma ferramenta elétrica com baixavibração, tamanho compacto, e baixo custo.
Preferivelmente, o membro de fixação de contrape-so inclui uma seção curva. O membro de fixação de contra-peso é suportado pelo primeiro membro de suporte e pelosegundo membro de suporte na seção curva. Com estadisposição, quando o membro de fixação de contrapeso ésuportado pelo primeiro membro de suporte e pelo segundomembro de suporte, é evitado que o membro de fixação decontrapeso se separe de cada um dos membros de suporte.Da mesma forma, as deformações iniciais não esperadasdurante o processo de produção do membro de fixação decontrapeso podem ser corrigidas.
Preferentemente, o membro de fixação de contrape-so é suportado de forma móvel em relação ao primeiro mem-bro de suporte. Com esta disposição, o membro de fixação decontrapeso e o contrapeso podem ser vibrados suavementenas mesmas direções que as direções do movimento recíproco.
Preferivelmente, o primeiro membro de suporte éconfigurado de forma a restringir uma vibração do contrapesoe do membro de fixação de contrapeso. Com esta disposição,a vibração do membro de fixação de contrapeso e do contra-peso pode ser controlada e a freqüência de vibração e oamortecimento característicos do mecanismo de contrapesopodem ser ajustados arbitrariamente. Da mesma forma, podeser provido um mecanismo de controle de vibração (o meca-nismo de contrapeso) adequado para vários tipos de ferra-menta elétrica.
Preferivelmente, um primeiro membro de suportede um membro de suporte suporta de forma móvel o contra-peso e um outro primeiro membro de suporte de um outromembro de suporte é configurado para restringir uma vibra-ção do contrapeso e do membro de fixação de contrapeso.
Com esta disposição, o membro de fixação de contrapeso e ocontrapeso podem ser vibrados suavemente nas mesmasdireções que as direções do movimento recíproco. A vibraçãodo membro de fixação de contrapeso e do contrapeso pode sercontrolada e a freqüência de vibração e o amortecimentocaracterísticos do mecanismo de contrapeso podem serajustados arbitrariamente. Da mesma forma, um mecanismode controle de vibração (o mecanismo de contrapeso) adequa-do para vários tipos de ferramenta elétrica pode ser provido.
Preferivelmente, o membro de fixação de contrape-so apresenta uma seção de prevenção de deslizamento paraprevenir que o membro de fixação de contrapeso deslize parafora do primeiro membro de suporte. Com esta disposição,pode-se evitar que o membro de fixação de contrapeso deslizepara fora dos primeiros membros de suporte.
De preferência, os membros de suporte, o membrode fixação de contrapeso e o contrapeso são interpostos entreo motor e o mecanismo de conversão de movimento. Comesta disposição, o membro de fixação de contrapeso e ocontrapeso podem ser vibrados suavemente nas mesmasdireções que as direções do movimento recíproco. A vibraçãoda ferramenta elétrica pode ser reduzida pela vibração docontrapeso, desta forma aperfeiçoando a operação da ferra-menta elétrica.
Preferivelmente, o membro de fixação de contrape-so apresenta uma parte posicionada entre os primeirosmembros de suporte. O contrapeso apresenta um centro degravidade posicionado no centro da parte. Com esta disposi-ção, o membro de fixação de contrapeso e o contrapeso podemser vibrados suavemente nas mesmas direções que as dire-ções do movimento recíproco, sem oscilação do contrapeso.
De preferência, o contrapeso compreende uma basee dois braços. A base se estende em uma direção perpendicu-lar à direção na qual o membro de fixação de contrapeso seestende. A base é fixada ao membro de fixação de contrape-so, e apresenta extremidades. Cada um dos braços é conec-tado a cada uma das extremidades da base respectivamente ese estende ao longo e separadamente do membro de fixaçãode contrapeso.
Com esta disposição, o comprimento do membro defixação de contrapeso necessário para se obter uma freqüên-cia de ressonância desejada pode ser reduzido, provendo,desta forma, um tamanho total compacto para o mecanismode contrapeso.
Preferivelmente, o mecanismo de conversão de mo-vimento inclui um cilindro, um pistão, uma seção de conver-são de movimento e um membro de impacto. O cilindroapresenta uma periferia interna. O pistão é provido de formadeslizante na periferia interna do cilindro. A seção de con-versão de movimento é configurada para converter a rotaçãodo motor elétrico em um movimento recíproco do pistão. Omembro de impacto é acionado pelo movimento recíproco dopistão.
Com esta disposição, pode ser aplicada uma forçade impacto a uma ferramenta de trabalho colocando-se aferramenta de trabalho no cabeçote da ferramenta elétrica.Da mesma maneira, o mecanismo de contrapeso é maisefetivo contra vibrações geradas pelo movimento recíproco deum componente, tal como o membro de impacto que apresen-ta uma certa quantidade de massa.
Breve descrição dos Desenhos
A Figura 1 é uma vista em seção transversal quemostra uma ferramenta de impacto de acordo com umaprimeira modalidade da presente invenção.
A Figura 2 é uma vista posterior de um mecanismode contrapeso da ferramenta de impacto de acordo com aprimeira modalidade da presente invenção.
A Figura 3 é uma vista em seção transversal quemostra uma ferramenta de impacto de acordo com umasegunda modalidade da presente invenção.
A Figura 4 é uma vista explodida de um mecanis-mo de contrapeso da ferramenta de impacto de acordo com asegunda modalidade da presente invenção.A Figura 5 é uma vista ampliada do mecanismo decontrapeso da ferramenta de impacto de acordo com a segun-da modalidade da presente invenção.
A Figura 6 é uma vista em seção transversal quemostra uma ferramenta de impacto de acordo com umaterceira modalidade da presente invenção.
A Figura 7 é uma vista em seção transversal quemostra uma ferramenta de impacto de acordo com umaquarta modalidade da presente invenção.
A Figura 8 é uma vista em seção transversal quemostra uma ferramenta de impacto de acordo com umaquinta modalidade da presente invenção.
A Figura 9 é uma vista em seção transversal quemostra uma ferramenta de impacto de acordo com uma sextamodalidade da presente invenção.
A Figura 10 é uma vista em seção transversal daferramenta de impacto tomada ao longo de uma linha X-X naFigura 9.
A Figura 11 é uma vista em seção transversal quemostra uma ferramenta de impacto de acordo com umasétima modalidade da presente invenção.
A Figura 12 é uma vista explodida de um meca-nismo de contrapeso da ferramenta de impacto de acordo coma sétima modalidade da presente invenção.
A Figura 13 é uma vista ampliada do mecanismode contrapeso da ferramenta de impacto de acordo com asétima modalidade da presente invenção.A Figura 14 é uma vista que mostra o mecanismode contrapeso da ferramenta de impacto de acordo com asétima modalidade da presente invenção.
A Figura 15 é uma vista que mostra uma relação(curva de carga-deslocamento) entre um deslocamento (eixohorizontal) de um contrapeso e a carga (eixo vertical) aplicadaa um membro de fixação de contrapeso devido ao deslocamen-to da ferramenta de impacto de acordo com a sétima modali-dade da presente invenção.
A Figura 16 é um diagrama explicativo que mostraa relação entre a carga e o deslocamento de uma mola emespiral genérica e uma mola suave características.
A Figura 17A é uma vista que mostra a relação(curva de resposta de freqüência) entre uma freqüência (eixohorizontal) de uma vibração causada por um movimentorecíproco de um membro de impacto (a freqüência de umafonte de vibração) e uma razão de aumento de amplitude (eixovertical) do contrapeso causada pela vibração do membro deimpacto, para o mecanismo de contrapeso (um absorvedordinâmico de vibração) da ferramenta de impacto de acordocom a sétima modalidade da presente invenção.
A Figura 17B é uma vista que mostra uma relaçãoentre a freqüência (eixo horizontal) da fonte de vibração e adiferença de fase (eixo vertical) entre uma força de vibração ea vibração do contrapeso, para o mecanismo de contrapeso (oabsorvedor dinâmico de vibração) da ferramenta de impactode acordo com a sétima modalidade da presente invenção.
A Figura 18A é uma vista que mostra uma relação(curva de resposta de freqüência) para um mecanismo decontrapeso convencional (um absorvedor dinâmico de vibra-ção) entre uma freqüência (eixo horizontal) de uma vibraçãocausada por um movimento recíproco de um membro deimpacto (a freqüência de uma fonte de vibração) e uma razãode aumento de amplitude (eixo vertical) de um contrapesocausada pela vibração do membro de impacto.
A Figura 18B é uma vista que mostra uma relaçãopara um mecanismo de contrapeso convencional (o absorve-dor dinâmico de vibração) entre a freqüência (eixo horizontal)da fonte de vibração e a diferença de fase (eixo vertical) entreuma força de vibração e a vibração do contrapeso.
A Figura 19 é uma vista em seção transversal quemostra uma ferramenta de impacto de acordo com uma oitavamodalidade da presente invenção.
A Figura 20 é uma vista em seção transversal quemostra uma ferramenta de impacto de acordo com uma nonamodalidade da presente invenção.
A Figura 21 é uma vista em seção transversal quemostra uma ferramenta de impacto de acordo com umadécima modalidade da presente invenção.
A Figura 22 é uma vista em seção transversal deuma ferramenta de impacto tomada ao longo de uma linhaXXII-XXII na Figura 21.
Melhor Forma de Modalidade da Invenção
Uma ferramenta elétrica de acordo com a uma pri-meira modalidade da presente invenção será descrita comreferência às Figuras 1 e 2. A ferramenta elétrica da primeiramodalidade é aplicada a uma ferramenta de impacto (1). NaFigura 1, a lateral esquerda será descrita como lado frontalda ferramenta de impacto (1) e a lateral direita será descritacomo o lado posterior da ferramenta de impacto (1). Aferramenta de impacto (1) inclui uma caixa apresentandouma empunhadura (10), um compartimento de motor (20) eum compartimento de engrenagem (30) conectados entre si.
Um cabo de energia (11) é ligado à empunhadura(10). A empunhadura (10) aloja um mecanismo de comutação(12). Um gatilho (13), que pode ser manipulado pelo usuário,é mecanicamente conectado ao mecanismo de comutação (12).O mecanismo de comutação (12) é conectado a uma fonte deenergia externa (não mostrada) através do cabo de energia
(11). Pela operação do gatilho (13), um motor elétrico (21)descrito posteriormente pode ser conectado e desconectadoda fonte de energia externa. Da mesma forma, a empunhadu-ra (10) inclui uma garra (14) que é acionada pelo usuárioquando a ferramenta de impacto (1) é utilizada.
O compartimento do motor (20) fica posicionado deum lado frontal mais em baixo na empunhadura (10). Omotor elétrico (21) é acomodado no compartimento do motor(20). O motor elétrico (21) inclui um eixo de saída (22) queproporciona uma força de acionamento do motor elétrico.Uma engrenagem pinhão (23) é provida na extremidade doeixo de saída (22) e é posicionado no compartimento deengrenagem (30). Uma unidade de controle (24) para contro-lar uma velocidade de rotação do motor elétrico (21) é locali-zada no compartimento de motor (20) por trás do motorelétrico (21).
O compartimento de engrenagem (30) inclui umcompartimento de conversão de movimento (31) e um compar-timento de martelo (32). O compartimento de conversão demovimento (31) é posicionado por cima do compartimento demotor (20) e uma extremidade posterior do compartimento deconversão de movimento (31) é conectada à empunhadura(10). O compartimento de martelo (32) é posicionado acimado compartimento de motor (20).
Um eixo de acionamento (34) que se estende em pa-ralelo ao eixo de saída (22) é suportado de forma rotativa nolado posterior da engrenagem pinhão (23) no compartimentode conversão de movimento (31). A primeira engrenagem
(35), que se engata de forma entrelaçada com a engrenagempinhão (23), é fixada coaxialmente à extremidade inferior doeixo de acionamento (34). Um mecanismo de conversão demovimento (36) é provido na lateral superior do eixo deacionamento (34). O mecanismo de conversão de movimento
(36) inclui um peso de acionamento (37), um pino de aciona-mento (38), e uma haste de conexão. O peso de acionamento
(37) é fixado à extremidade superior do eixo de acionamento
(34) O pino de acionamento (38) é fixado à parte de extremi-dade do peso de acionamento (37). O pino de acionamento(38) é inserido na extremidade posterior da haste de conexão(38).
Um eixo de transmissão de rotação (51) se esten-dendo em paralelo ao eixo de saída (22) é suportado de formarotativa na lateral frontal da engrenagem pinhão (23) nocompartimento de conversão de movimento (31). Uma segun-da engrenagem (52) que se engata de forma entrelaçada com aengrenagem pinhão (23) é fixada coaxialmente à extremidadeinferior de um eixo de transmissão de rotação (51). Umaprimeira engrenagem chanfrada (5IA) é fixada coaxialmente àextremidade superior do eixo de transmissão de rotação (51).
Um cilindro (40) estendendo-se numa direção per-pendicular ao eixo de saída (22) é provido no compartimentode martelo (32). O eixo central do cilindro (40) e o eixo derotação do eixo de saída (22) são posicionados no mesmoplano. A extremidade posterior do cilindro (40) se opõe aomotor elétrico (21) na direção axial do eixo de saída (22). Éprovido um pistão (43) no cilindro (40) que é provido de formadeslizante ao longo da periferia interna do cilindro (40). Opistão (43) desloca-se para frente e para trás na direção axialdo cilindro (40). O pistão (43) inclui um pino (43A) que éinserido na extremidade frontal da haste de conexão (39).
Um membro de impacto (44) é provido na seção frontal docilindro (40) e é provido de forma deslizante ao longo daperiferia interna do cilindro (40) na direção axial deste. Umacâmara de ar (45) é formada entre o cilindro (40), o pistão(43) e o martelo (44).
Um cilindro rotativo (50) é suportado de forma ro-tativa no compartimento do martelo (32). O cilindro rotativo(50) circunda a seção frontal do perímetro externo do cilindro(40). O cilindro rotativo (50) estende-se para frente docilindro (40) e uma parte de suporte da ferramenta (15) éprovida na extremidade do cilindro rotativo (50) e é capaz defixar ou soltar uma ferramenta de trabalho (não mostrada).
Uma segunda engrenagem chanfrada (50A) que se engata deforma entrelaçada com a primeira engrenagem chanfrada(5 IA) é provida na extremidade posterior do cilindro rotativo(50). O eixo central do cilindro rotativo (50) e o eixo derotação do eixo de saída (22) são posicionados em um mesmoplano. Da mesma forma, um membro intermediário (46) éprovido no lado frontal do membro de impacto (44) e é provi-do de forma deslizante contra o cilindro rotativo (50). Omembro intermediário (46) desloca-se para frente e para trásna direção axial do cilindro rotativo (50).
É provido um mecanismo de contrapeso (70) nocompartimento de conversão de movimento (31) e em oposiçãoà empunhadura (10). O mecanismo de contrapeso (70) éposicionado entre um centro de gravidade G da ferramenta deimpacto (1) e a garra (14) da empunhadura (10) e é posicio-nado acima da unidade de controle (24). O mecanismo decontrapeso (70) será descrito com referência às Figuras 1 e 2.O mecanismo de contrapeso (70) inclui um par de membrosde suporte (71), um par de membros de suporte (72), ummembro de fixação de contrapeso (73), e um contrapeso (74).Os membros de suporte (71) e (72) são posicionados em umplano perpendicular à direção de movimento recíproco dopistão (43). Os membros de suporte (71) se opõem aosmembros de suporte (72) no plano. O par de membros desuporte (71) é feito de borracha e é fixado na seção superiordo compartimento de conversão de movimento (31). O par demembros de suporte (72) é feito de rolamento de aço e éfixado no compartimento de conversão de movimento (31).
O membro de fixação de contrapeso (73) é feito deum feixe de molas. A extremidade superior do membro defixação de contrapeso (73) apresenta um formato em L, éposicionado entre o par de membros de suporte (71) e ésuportado pelos membros de suporte (71) com contatos delinha. Uma vez que o par de membros de suporte (71) é feitode borracha, a extremidade superior do membro de fixação decontrapeso (73) é suportada pelos membros de suporte (71)enquanto sendo capaz de desloca-ser para cima e para baixoem relação aos membros de suporte (71). A extremidadeinferior do membro de fixação de contrapeso (73) é posiciona-da entre o par de membros de suporte (72) e é suportadapelos membros de suporte (72) com contatos de linha. Umavez que o par de membros de suporte (72) é feito de rolamen-tos de aço, a extremidade inferior do membro de fixação decontrapeso (73) é suportada pelos membros de suporte (72)enquanto que sendo capaz de desloca-ser para cima e parabaixo em relação aos membros de suporte (72). O contrapeso(74) é fixado aproximadamente no centro vertical do membrode fixação de contrapeso (73) utilizando-se um rebite (75). Ocontrapeso (74) é suportado duplamente em ambas suasextremidades pelo membro de fixação de contrapeso (73).Conforme mostrado na Figura 2, o contrapeso (74) inclui umabase (74A) e dois braços (74B). A base (74A) se estende emuma direção perpendicular à direção de extensão do membrode fixação de contrapeso (73) e é fixada ao membro de fixaçãode contrapeso (73). Cada um dos dois braços (74B) é conec-tado às extremidades da base (74A) e se estende ao longo eseparadamente do membro de fixação de contrapeso (73).Conseqüentemente, o contrapeso (74) apresenta uma formaem H.
A seguir, a operação da ferramenta de impacto (1)de acordo com a primeira modalidade será descrita. Aferramenta de trabalho (não mostrada) é pressionada contrauma peça de trabalho (não mostrada) com a empunhadura(10) seguro pelo usuário. A seguir, o gatilho (12) é pressio-nado para fornecer energia e girar o motor elétrico (21). Estaforça de acionamento de rotação é transmitida para o eixo deacionamento (34) por meio da engrenagem pinhão (23) e daprimeira engrenagem (35). A rotação do eixo de acionamento(34) é convertida no movimento recíproco do pistão (43) nocilindro (40) pelo mecanismo de conversão de movimento (36)(peso de acionamento (37), pino de acionamento (38) e hastede conexão (39)). O movimento recíproco do pistão (43) leva aincrementos e reduções repetidos da pressão do ar na câmarade ar (45), provocando, desta maneira, um movimento recí-proco do membro de impacto (44). O membro de impacto (44)desloca-se para frente e colide com a extremidade posteriordo membro intermediário (46), aplicando, desta forma, umaforça de impacto à ferramenta de trabalho (não mostrada).
Da mesma forma, a força de acionamento de rota-ção do motor elétrico (21) é transmitida para a engrenagempinhão (23), para a segunda engrenagem (52) e para o eixo detransmissão de rotação (51). A rotação do eixo de transmis-são de rotação (51) é transmitida para o cilindro rotativo (50)por meio da primeira engrenagem chanfrada (5 IA) e dasegunda engrenagem chanfrada (50A), resultando na rotaçãodo cilindro rotativo (50). A rotação do cilindro rotativo (50)aplica uma força de rotação na ferramenta de trabalho (nãomostrada). A peça de trabalho (não mostrada) é fraturadapela força de rotação e da força de impacto descritas acimaaplicadas à ferramenta de trabalho (não mostrada).
Durante a operação da ferramenta de impacto (1)descrita acima, é gerada na ferramenta de impacto (1) umavibração com uma freqüência aproximadamente constanteresultante do movimento recíproco do membro de impacto(44). A vibração é transmitida para os membros de suporte(71) e (72) por meio do compartimento de conversão demovimento (31). A vibração transmitida para os membros desuporte (71) e (72) é transmitida para o membro de fixação decontrapeso (73) e para o contrapeso (74), levando a que ocontrapeso (74) vibre na direção em que o pistão (43) desloca-se. A vibração da ferramenta de impacto (1) pode ser reduzi-da pela vibração do contrapeso (74), aperfeiçoando, destaforma a operação da ferramenta de impacto (1).
Mais especificamente, é reduzida a vibração deuma banda de freqüência apresentando uma largura constan-te centrada em uma freqüência de ressonância pela vibraçãodo contrapeso (74). A freqüência de ressonância é determi-nada pelo contrapeso (74) e pelo membro de fixação decontrapeso (73) que é feixe de molas. A freqüência de resso-nância é ajustada para ser aproximadamente idêntica àfreqüência da vibração gerada pelo impacto da ferramenta deimpacto (1). Uma freqüência de ressonância (ponto deressonância) f é f = 1/(2 7t)(ki + k2)/m)1/2j onde as constanteselásticas do membro de fixação de contrapeso (73) feito defeixe de molas são ki (a constante elástica do membro defixação de contrapeso (73) posicionado acima do contrapeso(74)), k2 (a constante elástica do membro de fixação decontrapeso (73) posicionado abaixo do contrapeso (74)), e amassa do contrapeso (74) é m. Na prática, a banda dafreqüência de ressonância será ligeiramente mais ampla eligeiramente menor que a banda da freqüência de ressonânciateórica devido à influência do amortecimento e outros. Destaforma, o ponto de ressonância determinado a partir daequação acima é ajustado para ser ligeiramente maior que afreqüência de vibração da ferramenta de impacto (1).
Uma vez que o contrapeso (74) é duplamente su-portado em ambas as extremidades pelo membro de fixaçãode contrapeso (73) como descrito acima, pode ser evitado omomento de rotação que deveria ser gerado com um contra-peso em cantiléver. Da mesma forma, as extremidades domembro de fixação de contrapeso (73) são suportadas demaneira móvel em relação aos membros de suporte (71) e(72). Conseqüentemente, não é gerada qualquer fricção entreo compartimento de conversão de movimento (31) e o contra-peso (74) e o membro de fixação de contrapeso (73) feito defeixe de molas. Da mesma forma, o membro de fixação decontrapeso (73) e o contrapeso (74) podem ser vibradossuavemente nas mesmas direções que as direções do movi-mento recíproco do pistão (43). Deste modo, a vibração daferramenta de impacto (1) provocada pelo movimento recípro-co do membro de impacto (44) pode ser eficientemente redu-zida, aperfeiçoando, desta forma a operação da ferramenta deimpacto (1). De modo igual, uma vez que a extremidadesuperior do membro de fixação de contrapeso (73) apresentaa forma de L, pode-se evitar que o membro de fixação decontrapeso (73) deslize para fora dos membros de suporte(71). Além disto, o contrapeso (74) apresenta a forma de H.Como resultado, o comprimento do membro de fixação decontrapeso (73) necessário para se obter uma freqüência deressonância desejada pode ser reduzido, desta forma obten-do-se um tamanho total compacto para o mecanismo decontrapeso (70).
Uma vez que o mecanismo de contrapeso (70) é po-sicionado acima da unidade de controle (24) e é disposto emoposição à empunhadura (10), o espaço aberto acima daunidade de controle (24) pode ser utilizado efetivamente e oaumento da ferramenta de impacto (1) pelo provimento domecanismo de contrapeso (70) pode ser evitado. O mecanis-mo de contrapeso (70) é posicionado entre a garra (14) e ocentro de gravidade G da ferramenta de impacto (1). Destamaneira, o momento de rotação centrado no centro de gravi-dade G provocado pelo movimento recíproco do pistão (43)pode ser reduzido. Da mesma forma, uma vez que as molasque suportam o contrapeso (74) não são colocadas em extre-midades do contrapeso (74) nas direções do movimentorecíproco do pistão (43), como nas ferramentas de impactoconvencionais, a fricção entre o compartimento, as molas e ocontrapeso (74), pode ser prevenida. Deste modo, a vibraçãodo contrapeso (74) pode ser estabilizado e eficientementeabsorvida.
A seguir, será descrita a ferramenta elétrica de a-cordo com uma segunda modalidade da presente invençãocom referência às Figuras de 3 a 5. A ferramenta elétrica dapresente invenção é aplicada a uma ferramenta de impacto(101). Partes e componentes semelhantes que são os mesmosque aqueles da primeira modalidade serão denotados com asmesmas referências numéricas para se evitar duplicação dedescrição e apenas os aspectos diferentes serão descritos. Aferramenta de impacto (101) de acordo com a segunda moda-lidade não inclui o cilindro rotativo (50) e a unidade decontrole (24) utilizados na ferramenta de impacto (1) daprimeira modalidade. Por esta razão, nenhuma rotação éaplicada à ferramenta de trabalho durante a operação daferramenta de impacto (1), e o motor elétrico (21) gira a umavelocidade fixa.
Tal como na ferramenta de impacto (1) da primeiramodalidade, um mecanismo de contrapeso (170) é provido nocompartimento de conversão de movimento (31) e é dispostoem oposição à empunhadura (10). O mecanismo de contrape-so (170) inclui um membro de suporte (171), um par demembros de suporte (172), um membro de fixação de contra-peso (173), e um contrapeso (174). O membro de suporte(171) será descrito com referência às Figuras 4 e 5. O mem-bro de suporte (171) inclui um rebite (171A), uma arruela(171B) e um espaçador (171C). O par de membros de suporte
(172) é feito de borracha. O membro de fixação de contrapeso
(173) é feito de um feixe de molas e é formado com um orifíciode inserção de rebite (173a). A extremidade superior do
membro de fixação de contrapeso (173) é fixada ao comparti-mento de conversão de movimento (31) pela inserção do rebite(171A) através da arruela (171B), do espaçador (171C) e doorifício de inserção de rebite (173a). A extremidade inferiordo membro de fixação de contrapeso (173) é posicionadaentre o par de membros de suporte (172) e é suportada pelosmembros de suporte (172) com contatos de linha. Uma vezque os membros de suporte (172) são feitos de borracha, aextremidade inferior do membro de fixação de contrapeso(173) é suportada pelos membros de suporte (172) enquantosendo capaz de desloca-ser para cima e para baixo em relaçãoaos membros de suporte (172). O contrapeso (174) é fixadoaproximadamente no centro vertical do membro de fixação decontrapeso (173).
O mecanismo de contrapeso (170) da segunda mo-dalidade pode também reduzir eficientemente a vibração daferramenta de impacto (101) causada pelo movimento recípro-co do membro de impacto (44). Da mesma forma, comodescrito acima, o mecanismo de contrapeso (170) inclui orebite (171A), a arruela (171B) e o espaçador (171C). Assim,pelo ajuste da tensão do rebite (17IA), a carga aplicada àextremidade superior do membro de fixação de contrapeso(173) pode ser controlada. Conseqüentemente, a vibração domembro de fixação de contrapeso (173) e do contrapeso (174)pode ser controlada e a freqüência de ressonância do meca-nismo de contrapeso (170) pode ser ajustada. Outras vanta-gens da ferramenta de impacto (101) são semelhantes àsvantagens da ferramenta de impacto (1) de acordo com aprimeira modalidade.
A seguir, será descrita uma ferramenta elétrica deacordo com uma terceira modalidade da presente invençãocom referência à Figura 6. A ferramenta elétrica da presenteinvenção é aplicada a uma ferramenta de impacto (201).Partes e componentes semelhantes que são os mesmos queaqueles da primeira modalidade serão notados com as mes-mas referências numéricas para se evitar duplicidade dedescrição e apenas os aspectos diferentes serão descritos.
Um mecanismo de contrapeso (210) é provido nocompartimento de conversão de movimento (31) e é dispostoem oposição à empunhadura (10). O mecanismo de contrape-so (270) é posicionado acima da unidade de controle (24) e étambém posicionado acima de uma linha que passa atravésdo centro de gravidade G da ferramenta de impacto (201) eque se estende em paralelo às direções do movimento recípro-co do pistão (43). O mecanismo de contrapeso (270) incluium par de membros de suporte (271), um par de membros desuporte (272), um membro de fixação de contrapeso (273) eum contrapeso (274). O par de membros de suporte (271) éfeito de borracha e é fixado à seção superior do compartimen-to de conversão de movimento (31). O par de membros desuporte (272) é também feito de borracha e é fixado nocompartimento de conversão de movimento (31).
O membro de fixação de contrapeso (273) é feito deum feixe de molas. A extremidade superior do membro defixação de contrapeso (273) é posicionada entre o par demembros de suporte (271) e é suportada pelos membros desuporte (271) com contatos de linha. Uma vez que o par demembros de suporte (271) é feito de borracha, a extremidadesuperior do membro de fixação de contrapeso (273) é supor-tada pelos membros de suporte (271) enquanto é capaz dedeslocar-se para cima e para baixo em relação aos membrosde suporte (271). A extremidade inferior do membro defixação de contrapeso (273) é posicionada entre o par demembros de suporte (272) e é suportada pelos membros desuporte (272) com contatos de linha. Uma vez que o par demembros de suporte (272) é feito de borracha, a extremidadeinferior do membro de fixação de contrapeso (273) é suporta-da pelos membros de suporte (272) enquanto sendo capaz dedesloca-ser para cima e para baixo em relação aos membrosde suporte (272). Desta forma, o contrapeso (274) é suporta-do duplamente em ambas as extremidades do membro defixação de contrapeso (273). O contrapeso (274) é fixadoaproximadamente no centro vertical do membro de fixação decontrapeso (273).
O mecanismo de contrapeso (270) de acordo com aterceira modalidade pode também reduzir eficientemente avibração da ferramenta de impacto (201) causada pelo movi-mento recíproco do membro de impacto (44). Da mesmaforma, o mecanismo de contrapeso (270) é posicionado acimada linha que passa através do centro de gravidade G daferramenta de impacto (201) que se estende em paralelo àsdireções do movimento recíproco do pistão (43). Por estarazão, o momento de rotação provocado pelo movimentorecíproco do pistão (43) e centralizado no centro de gravidadeG pode ser reduzido. Outras vantagens da ferramenta deimpacto (201) são semelhantes às vantagens da ferramenta deimpacto (1) da primeira modalidade.A seguir, será descrita uma ferramenta elétrica deacordo com uma quarta modalidade da presente invenção comreferência à Figura 7. A ferramenta elétrica da presenteinvenção é aplicada a uma ferramenta de impacto (301).
Partes e componentes semelhantes que são os mesmos queaqueles da primeira modalidade serão notados com as mes-mas referências numéricas para se evitar duplicidade dedescrição e apenas os aspectos diferentes serão descritos.
O eixo de acionamento (34) é posicionado no ladofrontal da engrenagem pinhão (23). Uma terceira engrenagem(34A) é fixada coaxialmente ao eixo de acionamento (34) nolado inferior da primeira engrenagem (35). O eixo de trans-missão de rotação (51) fica posicionado no lado frontal doeixo de acionamento (34). A segunda engrenagem (52) éengatada de forma entrelaçada com a terceira engrenagem(34A). A rotação do motor elétrico (21) é transmitida para oeixo de transmissão de rotação (51) por meio da engrenagempinhão (23), da primeira engrenagem (35), da terceira engre-nagem (34A) e da segunda engrenagem (52). A rotação doeixo de transmissão de rotação (51) é transmitida para ocilindro rotativo (50) por meio da primeira engrenagemchanfrada (5IA) e da segunda engrenagem chanfrada (50A),resultando na rotação do cilindro rotativo (50). A rotação docilindro rotativo (50) aplica uma força de rotação a umaferramenta de trabalho (não mostrada).
Um mecanismo de contrapeso (370) é provido numespaço acima do motor elétrico (21). O espaço é criado peloposicionamento do eixo de acionamento (34) no lado frontalda engrenagem pinhão (23). O mecanismo de contrapeso(370) inclui um membro de suporte (371), um membro desuporte (372), um membro de fixação de contrapeso (373) eum contrapeso (374). Os membros de suporte (371) e (372)apresentam um formato em U, e a abertura do membro desuporte (371) se opõe à abertura do membro de suporte (372).
O membro de fixação de contrapeso (373) é feito de um feixede molas e cada uma de suas extremidades é inserida nasaberturas dos membros de suporte (371) e (372), respectiva-mente. O membro de fixação de contrapeso (373) é suportadopelos membros de suporte (371) e (372) com contatos delinha. O contrapeso (374) é fixado aproximadamente nocentro vertical do membro de fixação de contrapeso (373).Desta forma, o contrapeso (374) é duplamente suportado emambas as extremidades do membro de fixação de contrapeso (373).
O mecanismo de contrapeso (370) de acordo com aquarta modalidade pode também reduzir eficientemente avibração da ferramenta de impacto (301) causada pelo movi-mento recíproco do membro de impacto (44). Da mesmaforma, conforme descrito acima, o mecanismo de contrapeso(370) é posicionado em um espaço acima do motor elétrico(21) criado pelo posicionamento do eixo de acionamento (34)no lado frontal da engrenagem pinhão (23). Da mesmamaneira, o espaço aberto acima do motor elétrico (21) podeser utilizado eficientemente e o aumento da ferramenta deimpacto (301) pelo provimento do mecanismo de contrapeso(370) pode ser evitado. Outras vantagens da ferramenta deimpacto (301) são semelhantes às vantagens da ferramenta deimpacto (1) de acordo com a primeira modalidade.
A seguir, será descrita uma ferramenta elétrica deacordo com uma quinta modalidade da presente invenção comreferência à Figura 8. A ferramenta elétrica da presenteinvenção é aplicada a uma ferramenta de impacto (401).Partes e componentes semelhantes que são os mesmos queaqueles da primeira modalidade serão notados com as mes-mas referências numéricas para se evitar duplicidade dedescrição e apenas os aspectos diferentes serão descritos.
Um mecanismo de contrapeso (470) é provido acimada unidade de controle (24) e é disposto em oposição àempunhadura (10). O mecanismo de contrapeso (470) incluidois membros de suporte (471), quatro molas (473) e doiscontrapesos (474). Os dois membros de suporte (471) esten-dem-se em paralelo às direções do movimento recíproco dopistão (43) e são fixados ao compartimento de conversão demovimento (31). Cada um dos contrapesos (474) é suportadode forma deslizante pelos membros de suporte (471), respec-tivamente. Cada uma das quatro molas (473) é posicionadaem cada uma das extremidades dos contrapesos (474) e éinterposta entre os contrapesos (474) e o compartimento deconversão de movimento (31).
O mecanismo de contrapeso (470) de acordo comesta modalidade pode também reduzir eficientemente avibração da ferramenta de impacto (401), que é causada pelomovimento recíproco do membro de impacto (44), pela vibra-ção dos contrapesos (474). Outras vantagens da ferramentade impacto (401) são semelhantes às vantagens da ferramentade impacto (1) de acordo com a primeira modalidade.
A seguir, será descrita uma ferramenta elétrica deacordo com uma sexta modalidade da presente invenção comreferência às Figuras 9 e 10. A ferramenta elétrica da pre-sente invenção é aplicada a uma ferramenta de impacto (501).A ferramenta de impacto (501) inclui uma caixa contendo aempunhadura (10), o compartimento de motor, um comparti-mento de peso (60) e um compartimento de engrenagem (80).
O cabo de energia (11) é ligado à empunhadura(10). A empunhadura (10) aloja o mecanismo de comutação(12). O gatilho (13) que pode ser manipulado pelo usuário émecanicamente conectado ao mecanismo de comutação (12).
O mecanismo de comutação (12) é conectado a uma fonte deenergia externa (não mostrada) através do cabo de energia(11). Pela operação do gatilho (13), o mecanismo de comuta-ção (12) pode ser conectado e desconectado da fonte deenergia externa.
O compartimento de motor (20) é provido no ladofrontal da empunhadura (10). A empunhadura (10) e ocompartimento de motor (20) são formados integralmente deplástico. O motor elétrico (21) é acomodado no compartimen-to de motor (20). O motor elétrico (21) inclui o eixo de saída(22) e fornece uma força de acionamento de rotação.
O compartimento de peso (60) é localizado no ladofrontal do compartimento de motor (20) e é feito de resina. Ocompartimento de peso (60) inclui um primeiro compartimen-to de peso (60A) em oposição ao compartimento de motor (20)e um segundo compartimento de peso (60B) em oposição aocompartimento de engrenagem (80). É provido um primeiroeixo intermediário (61) no compartimento de peso (60) e seestende em uma direção da extensão do eixo de saída (22). Oprimeiro eixo intermediário (61) é suportado de forma rotativapelos suportes (62) e (63). A extremidade posterior do pri-meiro eixo intermediário (61) é conectada ao eixo de saída(22). A extremidade frontal do primeiro eixo intermediário(61) é posicionada no compartimento de engrenagem (80) e éprovida com uma quarta engrenagem (6IA).Um mecanismo de contrapeso (570) é provido nocompartimento de peso (60). Como mostrado na Figura 10,que é uma vista em seção transversal tomada ao longo dalinha X-X na Figura 9, o mecanismo de contrapeso (570)inclui membros de suporte (571) e (572), um par de membrosde fixação de contrapeso (573), um contrapeso (574) e umrebite (575). Os membros de suporte (571) e (572) sãoprovidos nas extremidades superior e inferior do segundocompartimento de peso (60B), respectivamente. O par demembros de fixação de contrapeso (573) é feito de feixe demolas.
Conforme mostrado na Figura 9, as extremidadessuperior e inferior dos membros de fixação de contrapeso(573) apresentam um formato aproximado de L, e cada umadas extremidades distais das extremidades superior e inferiordos membros de fixação de contrapeso (573) é posicionada emcada um dos recessos (60c) formados no segundo comparti-mento de peso (60B), respectivamente. A extremidade supe-rior dos membros de fixação de contrapeso (573) é suportadapelo membro de suporte (571), e a extremidade inferior dosmembros de fixação de contrapeso (573) é suportada pelomembro de suporte (572).
O contrapeso (574) apresenta uma seção transver-sal aproximadamente circular e é formado com um orifício deinserção de eixo (574a) formado em seu centro. O contrapeso(574) é fixado aos membros de fixação de contrapeso (573)por rebites (575). Conseqüentemente, o contrapeso (574) éduplamente suportado em ambas suas extremidades pelo parde membros de fixação de contrapeso (573). O primeiro eixointermediário (61) é inserido através do orifício de inserçãode eixo (574a).O compartimento de engrenagem (80) fica localiza-do no lado frontal do segundo compartimento de peso (60B) eé feito de resina. Um membro de partição metálico (80A) édisposto no compartimento de engrenagem (80) e separa ocompartimento de engrenagem (80) e o compartimento depeso (60). O compartimento de engrenagem (80) e o membrode partição (80A) formam uma câmara de desaceleração (80a),a qual é uma câmara de mecanismo que acomoda um meca-nismo de transmissão de rotação descrito posteriormente.Um segundo eixo intermediário (82) é suportado de formarotativa no compartimento de engrenagem (80) e no membrode partição (80A) por meio de suportes (82A) e (82C), e seestende em paralelo ao eixo de saída (22). Um cabo lateral(16) é provido próximo à parte de suporte da ferramenta (15)do compartimento de engrenagem (80), descrito posteriormen-te.
Uma quinta engrenagem (81) engatada de forma en-trelaçada com a quarta engrenagem (6IA) é fixada coaxial-mente ao segundo eixo intermediário (82) no lado do motorelétrico (21). Uma engrenagem (82A) é formada na extremi-dade frontal do segundo eixo intermediário (82) para serengatada de forma entrelaçada com uma sexta engrenagem(83), descrita posteriormente. Um cilindro (84) é providoacima do segundo eixo intermediário (82) no compartimentode engrenagem (80). O cilindro (84) se estende em paraleloao segundo eixo intermediário (82) e é suportado de formarotativa no membro de partição (80A). A sexta engrenagem éfixada à periferia externa do cilindro (84) e é engatada deforma entrelaçada com a engrenagem (82A) descrita acima, detal forma que o cilindro (84) pode girar em torno de seucentro axial.A parte de suporte da ferramenta (15), mencionadaacima, é provida no lado frontal do cilindro (84), e umaferramenta de trabalho (não mostrada) é capaz de ser fixadaou solta da parte de suporte de ferramenta (15). Uma presi-lha (86) é chavetada à seção intermediária do segundo eixointermediário (820). A presilha (86) é impulsionada por umamola na direção do motor elétrico (21). A presilha (86) podeser comutada por meio de uma alavanca de troca (87) posi-cionada abaixo do compartimento de engrenagem (80), entreum modo de furadeira de impacto (a posição mostrada naFigura 9) e um modo de furadeira (com a presilha (86) deslo-cada na direção frontal). Um conversor de movimento (90)que converte movimento rotativo em movimento recíproco éprovido de forma rotativa na periferia externa do segundoeixo intermediário (82) no lado do motor elétrico (21) dapresilha (86). O conversor de movimento (90) contém umbraço (90A) que é capaz de deslocar para frente e para trás aferramenta de impacto (501) como resultado da rotação dosegundo eixo intermediário (82).
Quando a presilha (86) é comutada para o modo defuradeira de impacto utilizando-se a alavanca de troca (87), apresilha (86) engata o segundo eixo intermediário (82) com oconversor de movimento (90). O conversor de movimento (90)é conectado e trabalha com um pistão (92) provido no cilindro(84) através de um pino de pistão (91). O pistão (92) émontado de forma deslizante no cilindro (84) e é capaz de ummovimento recíproco em paralelo ao segundo eixo intermediá-rio (82). Um membro de impacto (93) é provido no pistão (92)e é provido de forma deslizante ao longo da periferia internado cilindro (84). Uma câmara de ar (94) é formada entre ocilindro (84), o pistão (92) e o membro de impacto (93). Ummembro intermediário (95) é suportado no cilindro (84) nolado oposto ao do membro de impacto (93) da câmara de ar(94). O membro intermediário (95) é provido de forma desli-zante contra o cilindro (84) ao longo da direção do desloca-mento do pistão (92). Uma ferramenta de trabalho (nãomostrada) é posicionada no lado oposto do membro interme-diário (95) do membro de impacto (93). Conseqüentemente, omembro de impacto (93) golpeia a ferramenta de trabalho(não mostrada) por meio do membro intermediário (95).
A rotação fornecida pelo motor (21) é transmitidaao segundo eixo intermediário (82) por meio do primeiro eixointermediário (61), da quarta engrenagem (6IA) e da quintaengrenagem (81). A rotação do segundo eixo intermediário(82) é transmitida para o cilindro (84) por meio de entrelaça-mento da engrenagem (82A) com a sexta engrenagem (83)montada na periferia externa do cilindro (84). Quando apresilha (86) está no modo de furadeira de impacto pelaoperação da alavanca de troca (87), a presilha (86) é conecta-da ao conversor de movimento (90). Conseqüentemente, aforça de acionamento de rotação do segundo eixo intermediá-rio (82) é transmitida para o conversor de movimento (90) pormeio da presilha (86). A força de acionamento de rotação éconvertida no movimento recíproco do pistão (92) no conver-sor de movimento (90) por meio do pino de pistão (91). Omovimento recíproco do pistão (92) faz com que a pressão dear no interior da câmara de ar (94) formada entre o membrode impacto (93) e o pistão (92) repetidamente aumente ereduza, desta forma provocando um movimento recíproco domembro de impacto (93). Quando o membro de impacto (93)desloca-se para frente colide com a extremidade posterior domembro intermediário (95), a força de impacto é aplicada àferramenta de trabalho (não mostrada) por meio do elementointermediário (95). Desta maneira, a força de rotação e aforça de impacto são simultaneamente aplicadas à ferramentade trabalho (não mostrada) no modo de furadeira de impacto.
Se a presilha (86) está no modo de furadeira, apresilha (86) desengata a conexão entre o segundo eixointermediário (82) e o conversor de movimento (90), e apenasa força de acionamento de rotação do segundo eixo interme-diário (82) é transmitida para o cilindro (84) por meio daengrenagem (82A) e sexta engrenagem (83). Da mesma forma,apenas a força de rotação é aplicada à ferramenta de trabalho(não mostrada).
Quando a ferramenta de impacto (501) de acordocom a sexta modalidade é operada, uma vibração apresentan-do uma freqüência aproximadamente constante é gerada naferramenta de impacto (501) devido ao movimento recíprocodo membro de impacto (93). A vibração é transmitida para osmembros de suporte (571) e (572) por meio do segundocompartimento de peso (60B). A vibração transmitida para osmembros de suporte (571) e (572) é transmitida para osmembros de fixação de contrapeso (573) e para o contrapeso(574), e o contrapeso (574) vibra nas mesmas direções que asdireções do movimento recíproco do pistão (92). A vibraçãoda ferramenta de impacto (501) pode ser reduzida pelavibração do contrapeso (674), aperfeiçoando, desta forma, aoperação da ferramenta de impacto (501).
A seguir, será descrita uma ferramenta elétrica deacordo com a uma sétima modalidade da presente invençãocom referência às Figuras lia 18B. A ferramenta elétrica dapresente invenção é aplicada a uma ferramenta de impacto(601). As partes de componentes semelhantes que são osmesmos que aqueles da primeira modalidade serão notadoscom as mesmas referências numéricas para se evitar duplici-dade de descrição e apenas os aspectos diferentes serãodescritos. Um mecanismo de contrapeso (670) é provido nocompartimento de conversão de movimento (31) e é dispostoem oposição à empunhadura (10). Com referência às Figurasde 11 a 14, o mecanismo de contrapeso (670) será descritoem detalhes com referência às Figuras de 11 a 14. O meca-nismo de contrapeso (670) inclui dois membros de suporte(671) e (672), um membro de fixação de contrapeso (673) eum contrapeso (674). Os membros de suporte (671) e (672)são localizados ao longo de uma direção perpendicular àsdireções do movimento recíproco do pistão (43). O contrape-so (674) é interposto entre os membros de suporte (671) e(672). Os membros de suporte (671) e (672) incluem osprimeiros membros de suporte (675) e (676) e os segundosmembros de suporte (677) e (678) posicionados mais próxi-mos ao contrapeso (674) que os primeiros membros de supor-te (675) e (676) ao contrapeso (674).
Conforme mostrado nas Figuras 12 e 13, o primeiromembro de suporte (675) inclui um rebite (675A), umaarruela (675B) e um espaçador (675C). O membro de fixaçãode contrapeso (673) é formado com um orifício de inserção derebite (673a). O rebite (675A) é inserido através da arruela(675B), do espaçador (675C), e do orifício de inserção derebite (673a). Conseqüentemente, a extremidade superior domembro de fixação de contrapeso (673) é fixada no comparti-mento de conversão de movimento (31). O orifício de inserçãode rebite (673a) (circundando o orifício de inserção de rebite(673a)) do membro de fixação de contrapeso (673) funcionacomo uma parte de prevenção de queda que evita que omembro de fixação de contrapeso (673) caia do primeiromembro de suporte (675). A extremidade superior do membrode fixação de contrapeso (673) é bloqueado pelo primeiromembro de suporte (675) de desloca-ser em uma direção (nadireção do lado posterior) das direções (direções para frente epara trás) do movimento recíproco do pistão (43).
O segundo membro de suporte (677) fica posiciona-do abaixo do primeiro membro de suporte (675) e no ladoposterior do membro de fixação de contrapeso (673). Aextremidade superior do membro de fixação de contrapeso(673) é bloqueada pelo segundo membro de suporte (677) dedesloca-ser em outra direção (na direção do lado frontal), emoposição àquela direção das direções (direções para frente epara trás) do movimento recíproco do pistão (43). O primeiromembro de suporte (676) é feito de borracha e posicionado naextremidade inferior e no lado posterior do membro de fixaçãode contrapeso (673). O primeiro membro de suporte (676)bloqueia a extremidade inferior do membro de fixação decontrapeso (673) de desloca-ser na direção do lado posterior.
O segundo membro de suporte (678) é posicionado acima doprimeiro membro de suporte (676) e no lado frontal do mem-bro de fixação de contrapeso (673). O segundo membro desuporte (678) bloqueia a extremidade inferior do membro defixação de contrapeso (673) de desloca-ser na direção do ladofrontal. Os primeiros membros de suporte (675) e (676) e ossegundos membros de suporte (677) e (678) são posicionadosde tal forma que uma carga F direcionada para trás é aplica-da ao membro de fixação de contrapeso (673).
O membro de fixação de contrapeso (673) é feito deum feixe de molas e inclui uma seção curva (673B). Omembro de fixação de contrapeso (673) é suportado peloprimeiro membro de suporte (676) e pelo segundo membro desuporte (678) na seção curva (673B). O primeiro membro desuporte (676) é feito de borracha. Conseqüentemente, aextremidade inferior do membro de fixação de contrapeso(673) é suportada pelo primeiro membro de suporte (676)enquanto sendo capaz de desloca-ser para cima e para baixoem relação ao primeiro membro de suporte (676). O contra-peso é formado de dois componentes e é fixado por um rebite(679) aproximadamente no centro vertical do membro defixação de contrapeso (673). Desta forma, o contrapeso (674)é duplamente suportado em ambas as suas extremidades pelomembro de fixação de contrapeso (673). O contrapeso (674)apresenta um centro de gravidade posicionado em um centrode uma parte do membro de fixação de contrapeso (673)posicionado entre os primeiros membros de suporte (675) e(676).
Conforme mostrado na Figura 12, o contrapeso(674) inclui uma base (674A) e dois braços (674B). A base(674A) se estende em uma direção perpendicular à direção deextensão do membro de fixação de contrapeso (673). Cadaum dos dois braços (674B) é conectado às extremidades dabase (674B) e se estende ao longo e separadamente do mem-bro de fixação de contrapeso (673). Conseqüentemente, ocontrapeso (674) apresenta um formato em H. Conformemostrado na Figura 14, as distâncias dos primeiros membrosde suporte (675) e (676) para as posições em que o contrape-so (674) está fixado ao membro de fixação de contrapeso(673) são idênticas e cada uma destas distâncias é indicadacomo uma distância LI. As distâncias dos segundos mem-bros de suporte (677) e (678) para as posições em que ocontrapeso (674) está fixado ao membro de fixação de contra-peso (673) são idênticas e cada uma destas distâncias éindicada como uma distância L2.
A seguir, a vibração do mecanismo de contrapeso(670) será descrita com referência às Figuras 14 a 17. AFigura 15 mostra uma curva carga-deslocamento que indica arelação entre o deslocamento (eixo horizontal) do contrapeso(674) e a carga (eixo vertical) aplicada ao membro de fixaçãode contrapeso (673) devido ao deslocamento do contrapeso(674). No eixo horizontal da Figura 15, o deslocamento paratrás do contrapeso (674) é positivo. No eixo vertical daFigura 15, a carga aplicada ao membro de fixação de contra-peso (673), quando do deslocamento do contrapeso (674) paratrás é positiva. A Figura 17A mostra uma curva de respostade freqüência que indica a relação entre a freqüência (fre-qüência da fonte de vibração, eixo horizontal) causada pelomovimento recíproco do membro de impacto (44) e a razão deaumento de amplitude (eixo vertical) do contrapeso (674)resultante da vibração do membro de impacto (44). A Figura17B mostra a relação entre a freqüência da fonte de vibração(eixo horizontal) e a diferença de fase entre a força de vibra-ção e a vibração do contrapeso (674) (eixo vertical). A Figura17A mostra um ponto de ressonância RI. No ponto deressonância, a diferença de fase na Figura 17B é de 90 graus.
Quando o contrapeso (674) se desloca para a frentede sua posição inicial e retorna para sua posição inicialdevido à vibração do membro de impacto (44), o membro defixação de contrapeso (673) é suportado pelos primeirosmembros de suporte (675) e (676) e pelos segundos membrosde suporte (677) e (678). Da mesma forma, a relação entre odeslocamento do contrapeso (674) e a carga aplicada aomembro de fixação de contrapeso (673) depende de umaconstante elástica Kl2 correspondendo à distância L2 (Figura14) do membro de fixação de contrapeso (673) (A no terceiroquadrante da Figura 15). Enquanto o contrapeso (674) édeslocado para trás a partir da posição inicial até que a cargaaplicada ao membro de fixação de contrapeso (673) sejaidêntica à carga F estabelecida aplicada pelos primeirosmembros de suporte (675) e (676), o membro de fixação decontrapeso (673) é suportado pelos primeiros membros desuporte (675) e (676) e pelos segundos membros de suporte(877) e (678). Desta forma, até que uma carga idêntica àcarga F estabelecida seja aplicada ao membro de fixação decontrapeso (673), a relação entre o deslocamento do contra-peso (674) e a carga aplicada ao membro de fixação de con-trapeso (673) depende da constante elástica Kl2 correspon-dendo à distância L2 (Figura 14) do membro de fixação decontrapeso (673) (B no primeiro quadrante da Figura 15).Quando uma carga maior que a carga F estabelecida é aplica-da ao membro de fixação de contrapeso (673), o membro defixação de contrapeso (673) é suportado pelos primeirosmembros de suporte (675) e (676). Desta forma, a relaçãoentre o deslocamento do contrapeso (674) e a carga aplicadaao membro de fixação de contrapeso (673) depende de umaconstante elástica Kli correspondendo à distância Ll (Figura14) do membro de fixação de contrapeso (673) (C no primeiroquadrante da Figura 15).
De acordo com o descrito acima, no primeiro qua-drante, a relação entre o deslocamento do contrapeso (674)do mecanismo de contrapeso (670) de acordo com esta moda-lidade e a carga aplicada ao membro de fixação de contrapeso(673) apresenta características similares às de uma molasuave. Conforme mostrado na Figura 16, em uma caracterís-tica de mola suave S, a inclinação do incremento para a cargase reduz gradualmente conforme aumenta o deslocamento,constante em relação à linha reta C que indica a relaçãoentre o deslocamento e carga em uma mola em espiral genéri-ca. Uma vez que o mecanismo de contrapeso (670) apresentacaracterísticas de mola suave no primeiro quadrante, ascaracterísticas de freqüência do mecanismo de contrapeso(670) são tais que o ponto de ressonância Rl desloca-se nadireção do lado de freqüência baixa, conforme mostrado na
Figura 17A.
A Figura 18A mostra uma curva de resposta de fre-qüência indicando a relação em um mecanismo de contrapesoconvencional (um absorvedor dinâmico de vibração) entre afreqüência da vibração resultante do movimento recíproco deum membro de impacto (a freqüência da fonte de vibração) ea razão de aumento de amplitude do contrapeso como resul-tado da vibração do membro de impacto. A curva de respostade freqüência na Figura 18A corresponde à curva de freqüên-cia na Figura 17A. De modo semelhante, a Figura 18Bmostra a relação entre a freqüência da fonte de vibração e adiferença de fase entre a fonte de vibração e o contrapeso, ecorresponde à Figura 17B. Conforme mostrado na Figura18A, a banda de freqüência excitada em resposta à freqüênciada vibração é estreita no mecanismo de contrapeso conven-cional. Da mesma forma, há aproximadamente ± 5 Hz devariação no valor característico (freqüência) do mecanismo decontrapeso resultante da tolerância dimensional e tolerânciade montagem no membro de fixação de contrapeso, no con-trapeso e semelhantes. Desta forma, a razão de aumento deamplitude decresce mesmo quando o valor característico domecanismo de contrapeso é ligeiramente alterado da freqüên-cia da vibração resultante do impacto da ferramenta deimpacto. Conseqüentemente, a vibração da ferramenta deimpacto não pode ser reduzida. Da mesma maneira, a razãode aumento na freqüência de ressonância do mecanismo decontrapeso é alta, resultando em vibração do contrapesomaior que a necessária. Da mesma forma, o membro defixação de contrapeso deve ser feito mais resistente.
Conforme mostrado nas Figuras 18A e 18B, a dife-rença de fase relativa à força de vibração é de 90 graus emretardo no ponto de ressonância R2. Quando a freqüência devibração ω resultante do impacto da ferramenta de impacto émais baixa que o valor característico On (freqüência deressonância) do mecanismo de contrapeso, a diferença de fasese aproxima de 0 graus (em fase). Por outro lado, quando afreqüência de vibração ω é mais alta que o valor característi-co On freqüência de ressonância), a diferença de fase se tornaanti-fase. É necessário se acionar o mecanismo de contrape-so em antifase para se reduzir eficientemente a força devibração. Entretanto, a banda de freqüência de excitaçãopara antifase é extremamente estreita no mecanismo decontrapeso convencional.
Conforme mostrado nas Figuras 17A e 17B, entre-tanto, no mecanismo de contrapeso (670) de acordo com estamodalidade, a banda na qual o contrapeso (674) vibra éantifase em relação à força de vibração e a banda de freqüên-cia de excitação do contrapeso (674) pode ser tornada maisampla, e uma razão de aumento de amplitude mais adequadapode ser provida. Desta forma, o movimento de supressão devibração do contrapeso (674) contra a vibração da ferramentade impacto (601) devida ao impacto pode ser evitado a partirdos efeitos de tolerância dimensional e tolerância de monta-gem no membro de fixação de contrapeso, no contrapeso eoutros, e das variações na velocidade de rotação do motorelétrico (21). Como resultado, a vibração da ferramenta deimpacto (601) devida ao impacto pode ser eficientementereduzida e a operação da ferramenta de impacto (601) podeser aperfeiçoada.
Uma vez que o mecanismo de contrapeso (670) a-presenta uma estrutura simples, não é necessário um grandenúmero de partes, tais como cilindros dispendiosos,. Avibração da ferramenta de impacto (601) pode ser reduzidasem levar a um tamanho aumentado, despesas maiores,visibilidade reduzida, e outras, na ferramenta de impacto(601). A constante elástica do membro de fixação de contra-peso (673) na direção do deslocamento do contrapeso (674)pode ser reduzida, dependendo do aumento do deslocamentodo contrapeso (674), quando o contrapeso (674) é deslocadode sua posição inicial para pelo menos uma lateral do con-trapeso (674) (uma direção do movimento recíproco). Damesma maneira, a ferramenta de impacto (601) com baixavibração, tamanho compacto, e baixo custo pode ser provida.
O membro de fixação de contrapeso (673) inclui aseção curva (673A). Conseqüentemente, quando o membro defixação de contrapeso (673) é suportado por membros desuporte múltiplos, isto é, os primeiros membros de suporte(675) e (676) e pelos segundos membros de suporte (677) e(678), previne-se que o membro de fixação de contrapeso(673) se separe de cada um dos membros de suporte. Damesma forma, as deformações iniciais não esperadas duranteo processo de produção do membro de fixação de contrapeso(673) podem ser corrigidas. Da mesma forma, a extremidadeinferior do membro de fixação de contrapeso (673) é suporta-da pelos membros de suporte (676) e (678) enquanto sendocapaz de desloca-ser para cima e para baixo em relação aoprimeiro membro de suporte (676). Desta forma, o membrode fixação de contrapeso (673) e o contrapeso (674) podemser vibrados suavemente nas mesmas direções que as dire-ções do movimento recíproco do pistão (43).
O primeiro membro de suporte (675) inclui o rebite(675A), a arruela (675B), e o espaçador (675C), tal comodescrito acima. Desta forma, ajustando-se a firmeza dorebite (675A), a carga aplicada à extremidade superior domembro de fixação de contrapeso (673) pode ser controlada.
Conseqüentemente, a vibração do membro de fixação decontrapeso (673) e do contrapeso (674) pode ser controlada ea freqüência de vibração e amortecimento característicos domecanismo de contrapeso (670) podem ser ajustados arbitra-riamente. Da mesma maneira, pode ser provido um meca-nismo de controle de vibração (o mecanismo de contrapeso(670)) adequado para vários tipos de ferramentas elétricas.
Além disto, o contrapeso (674) inclui a base (674A)e dois braços (674B). A base (674A) estende-se numa direçãoperpendicular à direção em que se estende o membro defixação de contrapeso (673). Cada um dos dois braços (674B)se estende a partir das extremidades da base (674A) e emcada uma das laterais do membro de fixação de contrapeso(673) em uma distância predeterminada. Conseqüentemente,o contrapeso (674) apresenta um formato em H. Comoresultado, o comprimento do membro de fixação de contrape-so (673) necessário para se obter uma freqüência de resso-nância desejada pode ser reduzido, desta forma provendo umtamanho total compacto para o mecanismo de contrapeso(670). O contrapeso (674) apresenta um centro de gravidadeposicionado em um centro de uma parte do membro defixação de contrapeso (673) posicionado entre os primeirosmembros de suporte (675) e (676). Da mesma forma, omembro de fixação de contrapeso (673) e o contrapeso (674)podem ser vibrados suavemente nas mesmas direções que asdireções do movimento recíproco sem oscilação do contrapeso(674). O mecanismo de contrapeso (670) de acordo com estamodalidade é mais efetivo contra vibrações geradas pelomovimento recíproco de um componente, tal como o membrode impacto (44), apresentando uma certa quantidade demassa.
A seguir, será descrita uma ferramenta elétrica deacordo com uma oitava modalidade da presente invenção comreferência à Figura 19. A ferramenta elétrica da presenteinvenção é aplicada a uma ferramenta de impacto (701).Partes e componentes semelhantes que são os mesmos queaqueles da sétima modalidade serão notados com as mesmasreferências numéricas para se evitar duplicidade de descriçãoe apenas os aspectos diferentes serão descritos. A ferramen-ta de impacto (701) de acordo com a oitava modalidade nãoinclui o cilindro rotativo (50) e a unidade de controle (24)utilizados na ferramenta de impacto (601) da sétima modali-dade. Por esta razão, não é aplicada nenhuma rotação àferramenta de trabalho (não mostrada) durante a operação daferramenta de impacto (701), e o motor elétrico (21) gira auma velocidade fixa. Um mecanismo de contrapeso (770) deacordo com a oitava modalidade apresenta a mesma estruturado mecanismo de contrapeso (670) da sétima modalidade,exceto pela diferença de formato de um contrapeso (774).
Da mesma forma, na ferramenta de impacto (701)de acordo com a oitava modalidade, o mecanismo de contra-peso (770) é substancialmente similar ao mecanismo decontrapeso (670) da sétima modalidade, e vantagens similaresàs da ferramenta de impacto (601) da sétima modalidade sãoprovidas.
A seguir, será descrita uma ferramenta elétrica deacordo com uma nona modalidade da presente invenção comreferência à Figura 20. A ferramenta elétrica da presenteinvenção é aplicada a uma ferramenta de impacto (801).
Partes e componentes semelhantes que são os mesmos queaqueles da sétima modalidade serão notados com as mesmasreferências numéricas para se evitar duplicidade de descriçãoe apenas os aspectos diferentes serão descritos.
Um mecanismo de contrapeso (870) inclui doismembros de suporte (871) e (872), o membro de fixação decontrapeso (673), e o contrapeso (674). Os membros desuporte (871) e (872) são localizados ao longo da direçãoperpendicular às direções do movimento recíproco do pistão(43). O contrapeso (674) é interposto entre os membros desuporte (871) e (872). O membro de suporte (871) inclui umprimeiro membro de suporte (875) e um segundo membro desuporte (877) sendo mais próximo ao contrapeso (674) que oprimeiro membro de suporte (875) o é do contrapeso (674). Omembro de suporte (872) inclui um par de primeiros membrosde suporte (876) e um segundo membro de suporte (878)posicionado mais próximo ao contrapeso (674) que os primei-ros membros de suporte (876) o são do contrapeso (674). Nanona modalidade, os segundos membros de suporte (877) e(878) são posicionados mais próximos ao contrapeso (674)que os segundos membros de suporte (677) e (678) na sétimamodalidade.O par de primeiros membros de suporte (876) é fei-to de borracha e suporta a extremidade inferior do membrode fixação de contrapeso (673) a partir de cada lateral nasdireções do movimento recíproco do pistão (43). Uma vez queos primeiros membros de suporte (876) são feitos de borra-cha, a extremidade inferior do membro de fixação de contra-peso (673) é suportada elasticamente pelos primeiros mem-bros de suporte (876) enquanto que sendo capaz de desloca-ser para cima e para baixo em relação aos primeiros membrosde suporte (876). Desta forma, a vibração do contrapeso(674) e do membro de fixação de contrapeso (673) pode sercontrolada pela força que os primeiros membros de suporte(876) exercem contra o membro de fixação de contrapeso(673). Da mesma maneira, a freqüência de vibração e oamortecimento característicos do mecanismo de contrapeso(870) podem ser ajustados arbitrariamente. Da mesmaforma, pode ser provido um mecanismo de controle de vibra-ção (o mecanismo de contrapeso (870)) adequado para váriostipos de ferramentas elétricas. Desta forma, no mecanismode contrapeso (870) de acordo com a nona modalidade, avibração da ferramenta de impacto (801) provocada pelomovimento recíproco do membro de impacto (44) pode sereficientemente reduzida. Outras vantagens da ferramenta deimpacto (801) são semelhantes às vantagens da ferramenta deimpacto (601) de acordo com a sétima modalidade.
A seguir, será descrita uma ferramenta elétrica deacordo com uma décima modalidade da presente invençãocom referência às Figuras 21 e 22. A ferramenta elétrica dapresente invenção é aplicada a uma ferramenta de impacto(901). Partes e componentes semelhantes que são os mesmosque aqueles da sétima modalidade serão notados com asmesmas referências numéricas para se evitar duplicidade dedescrição e apenas os aspectos diferentes serão descritos.
Um mecanismo de contrapeso (970) é provido nocompartimento de peso (60). Conforme mostrado na Figura22, que é uma vista em seção transversal tomada ao longo dalinha XXII-XXII na Figura 21, o mecanismo de contrapeso(970) inclui dois membros de suporte (971) e (972), um par demembros de fixação de contrapeso (973), um contrapeso (974)e um rebite (975). Os membros de suporte (971) e (972) sãoprovidos nas extremidades superior e inferior do segundocompartimento de peso (60B), respectivamente. O contrapeso
(974) é interposto entre os membros de suporte (971) e (972).Os membros de suporte (971) e (972) incluem os primeirosmembros de suporte (975) e (976) e os segundos membros desuporte (977) e (978) posicionados mais próximos ao contra-peso (974) que os primeiros membros de suporte (975) e (976)o são do contrapeso (974). O primeiro membro de suporte
(975) bloqueia a extremidade superior dos membros defixação de contrapeso (973) de desloca-ser na direção do ladoposterior. O segundo membro de suporte (977) é posicionadoabaixo do suporte externo (975) e no lado frontal dos mem-bros de fixação de contrapeso (973) e previne que os membrosde fixação de contrapeso (973) se desloquem na direção dolado frontal.
O primeiro membro de suporte (76) fica posiciona-do na extremidade inferior dos membros de fixação de con-trapeso (973) e bloqueia os membros de fixação de contrapeso(973) quanto a se deslocarem na direção do lado posterior. Osegundo membro de suporte (978) é posicionado acima doprimeiro membro de suporte (976) e no lado frontal dosmembros de fixação de contrapeso (973) e bloqueia os mem-bros de fixação de contrapeso (973) de desloca-serem nadireção do lado frontal. Os primeiros membros de suporte(975) e (976) e os segundos membros de suporte (977) e (978)são posicionados de tal forma que uma carga estabelecidapara trás F é aplicada os membros de fixação de contrapeso (973).
O par de membros de fixação de contrapeso (973) éfeito de feixe de molas. Conforme mostrado na Figura 21, asextremidades superior e inferior dos membros de fixação decontrapeso (973) apresentam aproximadamente o formato deL e cada uma das extremidades distais das extremidadessuperior e inferior dos membros de fixação de contrapeso(973) é posicionada em cada um dos recessos (60c) formadosno segundo compartimento de peso (60B), respectivamente.
O contrapeso (974) apresenta uma seção transversal aproxi-madamente circular e é formado com um orifício de inserçãode eixo (974a) formado em seu centro. O contrapeso (74) éfixado aos membros de fixação de contrapeso (973) pelosrebites (979). Em conseqüência, o contrapeso (974) é dupla-mente suportado em ambas as suas extremidades pelo par demembros de fixação de contrapeso (973). O primeiro eixointermediário (61) é inserido através do orifício de inserçãode eixo (974a). As distâncias a partir dos primeiros membrosde suporte (975) e (976) para as posições em que o contrape-so é fixado (974) aos membros de fixação de contrapeso (973)são as mesmas, e a distância a partir dos suportes (977) e(78) para as posições em que o contrapeso (974) é fixado aosmembros de fixação de contrapeso (973) são as mesmas.
No mecanismo de contrapeso (970) da ferramentade impacto de acordo com a décima modalidade, podem serobtidas características similares à curva de carga-desloca-mento na Figura 15 e à curva de resposta de freqüênciaFigura 17A para o mecanismo de contrapeso (670) da sétimamodalidade. Da mesma maneira, podem ser obtidas vanta-gens do mecanismo de contrapeso (970) similares às domecanismo de contrapeso (670) de acordo com a sétimamodalidade. Além disto, uma vez que cada uma das extremi-dades superior e inferior do membro de fixação de contrapeso(973) apresenta o formato de um L e é posicionada em cadaum dos recessos (60c), pode-se prevenir que o membro defixação de contrapeso (973) deslize para fora dos primeirosmembros de suporte (975) e (976).
A ferramenta de impacto da presente invenção nãoestá restrita às realizações descritas acima e várias altera-ções e aperfeiçoamentos podem ser feitos dentro do escopodas reivindicações. Por exemplo, o par de membros desuporte (72) da ferramenta de impacto (1) de acordo com aprimeira modalidade é feito de roletes de aço, mas a presenteinvenção não se limita ao rolete de aço. Qualquer componen-te apresentando boas propriedades de deslizamento, porexemplo, metal impregnado com óleo, pode ser utilizado. Osprimeiros membros de suporte (676) e (876) nas ferramentasde impacto (601) e (801) da sétima modalidade e nona moda-lidade são feitos de borracha, mas a presente invenção não selimita à borracha. Qualquer componente apresentando boaspropriedades de deslizamento, por exemplo, um rolete de açoou um metal impregnado com óleo, pode ser utilizado. Nasmodalidades descritas acima, a ferramenta elétrica da pre-sente invenção é aplicada à ferramenta de impacto, noentanto, é também possível de ser aplicada de acordo com apresente invenção a uma serra sabre.

Claims (19)

"Ferramenta Elétrica"
1. - Ferramenta Elétrica, caracterizada pelo fato de quecompreende:- um compartimento;- um motor elétrico alojado no compartimento;- um mecanismo de conversão de movimentoconfigurado para converter um movimento de rotação domotor elétrico em um movimento recíproco;- um membro de fixação de contrapeso que seestende em uma direção perpendicular às direções do movi-mento recíproco e capaz de ser deformado elasticamente nasdireções do movimento recíproco;- um contrapeso suportado pelo membro defixação de contrapeso e capaz de se deslocar para frente epara trás nas direções do movimento recíproco juntamentecom o membro de fixação de contrapeso; e- membros de suporte posicionados afastados docontrapeso por uma distância predeterminada para suportaro membro de fixação de contrapeso no compartimento, sendoo contrapeso interposto entre os membros de suporte.
2. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que os membros de suporte sãoopostos entre si.
3. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o membro de fixação decontrapeso apresenta extremidades que correspondem aosmembros de suporte, sendo pelo menos uma das extremida-des suportada de forma móvel em relação aos membros desuporte.
4. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o contrapeso e o membro defixação de contrapeso são configurados para vibrar reduzindouma vibração gerada pelo movimento recíproco do mecanismode conversão de movimento e pelo fato de pelo menos um dosmembros de suporte é configurado de modo a restringir umavibração do contrapeso e do membro de fixação de contrape-so.
5. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o membro de fixação decontrapeso apresenta extremidades que correspondem aosmembros de suporte, apresentando pelo menos uma dasextremidades do membro de fixação de contrapeso uma seçãode prevenção de deslizamento para impedir que o membro defixação de contrapeso deslize para fora dos membros desuporte.
6. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que os membros de suporte, omembro de fixação de contrapeso e o contrapeso são inter-postos entre o motor e o mecanismo de conversão de movi-mento.
7. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o contrapeso compreende umabase e dois braços, estendendo-se a base numa direçãoperpendicular à direção em que se estende o membro defixação de contrapeso, sendo a base fixada ao membro defixação de contrapeso e apresentando extremidades, sendocada um dos braços conectado a cada uma das extremidadesda base respectivamente e estendendo-se ao longo e separa-damente do membro de fixação de contrapeso.
8. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o mecanismo de conversão demovimento compreende:- um cilindro que apresenta uma periferia interna;- um pistão provido de forma deslizante naperiferia interna do cilindro;- uma seção de conversão de movimento configu-rada para converter a rotação do motor elétrico num movi-mento recíproco do pistão; e- um membro de impacto acionado pelo movimen-to recíproco do pistão.
9. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o membro de suporte é confi-gurado de maneira a trocar o estado em que o membro desuporte suporta o membro de fixação de contrapeso quando ocontrapeso se desloca de uma posição inicial contra pelomenos uma direção do movimento recíproco.
10. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 9,caracterizada pelo fato de que cada um dos membros desuporte inclui um primeiro membro de suporte e um segundomembro de suporte, sendo o primeiro membro de suporteconfigurado para bloquear o membro de fixação de contrapesode se deslocar numa direção, sendo o segundo membro desuporte posicionado mais próximo ao contrapeso do que oprimeiro membro de suporte o é do contrapeso e sendo confi-gurado para bloquear o membro de fixação de contrapeso dese deslocar na direção oposta à direção do bloqueio do pri-meiro membro de suporte, sendo o primeiro membro desuporte e o segundo membro de suporte posicionados deforma a aplicar uma força inicial na direção do membro defixação de contrapeso.
11. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 10,caracterizada pelo fato de que o membro de fixação decontrapeso inclui uma seção curva, sendo o membro defixação de contrapeso suportado pelo primeiro membro desuporte e pelo segundo membro de suporte na seção curva.
12. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 10,caracterizada pelo fato de que o membro de fixação decontrapeso é suportado de forma móvel em relação ao primei-ro membro de suporte.
13. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 10,caracterizada pelo fato de que o primeiro membro de suporteé configurado de maneira a restringir uma vibração do con-trapeso e do membro de fixação de contrapeso.
14. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 10,caracterizada pelo fato de que um primeiro membro desuporte do membro de suporte suporta o contrapeso de formamóvel e outro primeiro membro de suporte de outro membrode suporte é configurado de modo a restringir uma vibraçãodo contrapeso e do membro de fixação de contrapeso.
15. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 10,caracterizada pelo fato de que o membro de fixação decontrapeso apresenta uma seção de prevenção de deslizamen-to para impedir que o membro de fixação de contrapesodeslize para fora do primeiro membro de suporte.
16. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 9,caracterizada pelo fato de que os membros de suporte, omembro de fixação de contrapeso e o contrapeso ficam inter-postos entre o motor e o mecanismo de conversão de movi-mento.
17. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 10,caracterizada pelo fato de do membro de fixação de contra-peso apresentar uma parte posicionada entre os primeirosmembros de suporte, o contrapeso apresentando um centrode gravidade posicionado em um centro da dita parte.
18. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 9,caracterizada pelo fato de que o contrapeso compreende umabase e dois braços, estendendo-se a base numa direçãoperpendicular à direção em que se estende o membro defixação de contrapeso, sendo a base fixada ao membro defixação de contrapeso e apresentando extremidades, sendocada um dos braços conectado a cada uma das extremidadesda base respectivamente e se estendendo ao longo e separa-damente do membro de fixação de contrapeso.
19. - Ferramenta Elétrica, de acordo com a Reivindicação 9,caracterizada pelo fato de que o mecanismo de conversão demovimento compreende:- um cilindro que apresenta uma periferia inter-na;- um pistão provido de forma deslizante naperiferia interna do cilindro;- uma seção de conversão de movimento configu-rada para converter a rotação do motor elétrico num movi-mento recíproco do pistão; e- um membro de impacto acionado pelo movimen-to recíproco do pistão.
BRPI0707841-2A 2006-03-07 2007-02-27 ferramenta elÉtrica BRPI0707841A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2006060932A JP4577240B2 (ja) 2006-03-07 2006-03-07 電動工具
JP2006-060932 2006-03-07
JP2006-166949 2006-06-16
JP2006166949A JP4662311B2 (ja) 2006-06-16 2006-06-16 電動工具
PCT/JP2007/054135 WO2007102449A1 (en) 2006-03-07 2007-02-27 Electrical power tool

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0707841A2 true BRPI0707841A2 (pt) 2011-05-10

Family

ID=38069059

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0707841-2A BRPI0707841A2 (pt) 2006-03-07 2007-02-27 ferramenta elÉtrica

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7766096B2 (pt)
EP (1) EP2012978B1 (pt)
KR (1) KR101024564B1 (pt)
AU (1) AU2007223472B2 (pt)
BR (1) BRPI0707841A2 (pt)
MX (1) MX2008010882A (pt)
RU (1) RU2386528C1 (pt)
TW (1) TWI325358B (pt)
WO (1) WO2007102449A1 (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4756474B2 (ja) * 2006-07-20 2011-08-24 日立工機株式会社 電動工具
DE102007055843A1 (de) * 2007-12-17 2009-06-25 Hilti Aktiengesellschaft Handwerkzeugmaschine mit Schwingungsausgleicher
DE102008000625A1 (de) * 2008-03-12 2009-09-17 Robert Bosch Gmbh Handwerkzeugmaschine
GB0804963D0 (en) * 2008-03-18 2008-04-16 Black & Decker Inc Hammer
JP5336781B2 (ja) * 2008-07-07 2013-11-06 株式会社マキタ 作業工具
US20100252290A1 (en) * 2009-04-07 2010-10-07 Grand Gerard M Adjustable amplitude hammer drill mechanism
US7938196B2 (en) * 2009-04-17 2011-05-10 Hilti Aktiengesellschaft Hand-held power tool with vibration-compensating mass
JP5395620B2 (ja) * 2009-11-02 2014-01-22 株式会社マキタ 打撃工具
DE102009054723A1 (de) * 2009-12-16 2011-06-22 Robert Bosch GmbH, 70469 Handwerkzeugmaschine
US8418778B2 (en) * 2010-01-07 2013-04-16 Black & Decker Inc. Power screwdriver having rotary input control
JP5726654B2 (ja) * 2011-07-01 2015-06-03 株式会社マキタ 打撃工具
US9849577B2 (en) 2012-02-03 2017-12-26 Milwaukee Electric Tool Corporation Rotary hammer
EP2809470B1 (en) 2012-02-03 2020-01-15 Milwaukee Electric Tool Corporation Rotary hammer
DE102012202278A1 (de) * 2012-02-15 2013-08-22 Hilti Aktiengesellschaft Handwerkzeugmaschine
KR101354000B1 (ko) * 2012-03-19 2014-02-05 한국항공우주산업 주식회사 리벳공구 진동감소부재
JP5857851B2 (ja) * 2012-03-30 2016-02-10 日立工機株式会社 打撃工具
US9808925B2 (en) 2012-03-22 2017-11-07 Hitachi Koki Co., Ltd. Impact tool
TWI458588B (zh) * 2012-03-29 2014-11-01 Din Long Ind Co Ltd Small machine tool structure
EP2848370A1 (de) * 2013-09-12 2015-03-18 HILTI Aktiengesellschaft Handwerkzeugmaschine
EP2857149A1 (de) * 2013-10-03 2015-04-08 HILTI Aktiengesellschaft Handwerkzeugmaschine
EP2898991B1 (en) * 2014-01-23 2018-12-26 Black & Decker Inc. Rear handle
EP3028820A1 (de) * 2014-12-03 2016-06-08 HILTI Aktiengesellschaft Handwerkzeugmaschine und Steuerungsverfahren dafür
EP3028821A1 (de) * 2014-12-03 2016-06-08 HILTI Aktiengesellschaft Steuerungsverfahren für eine Handwerkzeugmaschine
US10814468B2 (en) 2017-10-20 2020-10-27 Milwaukee Electric Tool Corporation Percussion tool
WO2019147919A1 (en) 2018-01-26 2019-08-01 Milwaukee Electric Tool Corporation Percussion tool
US11571796B2 (en) 2018-04-04 2023-02-07 Milwaukee Electric Tool Corporation Rotary hammer

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1845825A (en) * 1927-07-22 1932-02-16 Chicago Pneumatic Tool Co Spring handle attachment for rock drills
GB763560A (en) * 1954-11-23 1956-12-12 Kelvin & Hughes Ltd Improvements in or relating to spring suspension devices
JPS54127080A (en) * 1978-03-25 1979-10-02 Makoto Nandate Vibration isolation device in handle of machine in which vibration is formed
DE3122979A1 (de) * 1981-06-10 1983-01-05 Hilti AG, 9494 Schaan Bohr- oder meisselhammer
JPS61178188A (ja) * 1985-02-01 1986-08-09 芝浦メカトロニクス株式会社 無反動衝撃工具
JPH01214401A (ja) 1988-02-23 1989-08-28 Kiyuubitsuku Eng:Kk 振動機器の防振機構
JP2683910B2 (ja) * 1988-04-28 1997-12-03 株式会社芝浦製作所 振動工具
GB2265669B (en) 1992-04-03 1995-09-20 Gen Electric Arrangement of compressor and mount for the compressor
US6112831A (en) * 1995-07-13 2000-09-05 Atlas Copco Berema Aktiebolag Handle frame for percussive hand held machines
DE19646622B4 (de) * 1996-11-12 2004-07-01 Wacker Construction Equipment Ag An einem Handgriff führbares Arbeitsgerät
US7100706B2 (en) * 2001-04-11 2006-09-05 Robert Bosch Gmbh Hand tool machine comprising a vibration-dampened handle
GB0109747D0 (en) * 2001-04-20 2001-06-13 Black & Decker Inc Hammer
DE10136015A1 (de) * 2001-07-24 2003-02-13 Bosch Gmbh Robert Handwerkzeugmaschine mit vibrationsgedämpftem Handgriff
DE10255162A1 (de) * 2002-11-22 2004-06-03 Hilti Ag Vibrationsentkoppelte Schlagwerksbaugruppe
JP4195818B2 (ja) * 2003-01-16 2008-12-17 株式会社マキタ 電動ハンマ
DE602004026134D1 (de) * 2003-04-01 2010-05-06 Makita Corp Kraftwerkzeug
GB2407791A (en) * 2003-11-04 2005-05-11 Black & Decker Inc Vibration reduction apparatus for a power tool
DE102004001470B4 (de) * 2004-01-08 2005-11-03 Eurocopter Deutschland Gmbh Mechanischer Resonator
GB2429675A (en) * 2005-06-23 2007-03-07 Black & Decker Inc Vibration dampening mechanism
JP5041575B2 (ja) * 2006-03-07 2012-10-03 日立工機株式会社 打撃工具

Also Published As

Publication number Publication date
MX2008010882A (es) 2008-09-04
KR101024564B1 (ko) 2011-03-31
AU2007223472B2 (en) 2010-04-01
TWI325358B (en) 2010-06-01
RU2386528C1 (ru) 2010-04-20
WO2007102449A1 (en) 2007-09-13
AU2007223472A1 (en) 2007-09-13
EP2012978B1 (en) 2016-08-03
EP2012978A1 (en) 2009-01-14
US20090095499A1 (en) 2009-04-16
KR20080078920A (ko) 2008-08-28
TW200800522A (en) 2008-01-01
US7766096B2 (en) 2010-08-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0707841A2 (pt) ferramenta elÉtrica
US7513317B2 (en) Impact tool with vibration control mechanism
JP5580528B2 (ja) 手持ち式工具装置
US7637328B2 (en) Electrical power tool having vibration control mechanism
JP5184223B2 (ja) 補助ハンドル
JP5513562B2 (ja) ハンドル防振装置
US8240395B2 (en) Hand-held power tool
US8327949B2 (en) Handheld power tool with a handle vibration-damped by compensating means
JP2006272511A (ja) 往復作動式作業工具
JP2004216524A (ja) 電動ハンマ
JP2007237301A (ja) 電動工具
EP3138661B1 (en) Work tool
JP4662311B2 (ja) 電動工具
JP5327726B2 (ja) 打撃工具
JP7274857B2 (ja) 往復動工具
JP4577240B2 (ja) 電動工具
JP7365197B2 (ja) 往復動工具
JP2016187854A (ja) 動力工具
JP2023050369A (ja) ハンドル及び作業機
JP2015030053A (ja) 往復動工具

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]