BRPI0706413A2 - placa de topo - Google Patents

placa de topo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0706413A2
BRPI0706413A2 BRPI0706413-6A BRPI0706413A BRPI0706413A2 BR PI0706413 A2 BRPI0706413 A2 BR PI0706413A2 BR PI0706413 A BRPI0706413 A BR PI0706413A BR PI0706413 A2 BRPI0706413 A2 BR PI0706413A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
end plate
plate according
alloy
membrane
metal
Prior art date
Application number
BRPI0706413-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Robert Heggemann
Rolf Siekaup
Original Assignee
White Fox Technologies Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by White Fox Technologies Ltd filed Critical White Fox Technologies Ltd
Publication of BRPI0706413A2 publication Critical patent/BRPI0706413A2/pt
Publication of BRPI0706413B1 publication Critical patent/BRPI0706413B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D63/00Apparatus in general for separation processes using semi-permeable membranes
    • B01D63/06Tubular membrane modules
    • B01D63/069Tubular membrane modules comprising a bundle of tubular membranes
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D63/00Apparatus in general for separation processes using semi-permeable membranes
    • B01D63/06Tubular membrane modules
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01MPROCESSES OR MEANS, e.g. BATTERIES, FOR THE DIRECT CONVERSION OF CHEMICAL ENERGY INTO ELECTRICAL ENERGY
    • H01M8/00Fuel cells; Manufacture thereof
    • H01M8/02Details
    • H01M8/0297Arrangements for joining electrodes, reservoir layers, heat exchange units or bipolar separators to each other
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D2313/00Details relating to membrane modules or apparatus
    • B01D2313/21Specific headers, end caps
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E60/00Enabling technologies; Technologies with a potential or indirect contribution to GHG emissions mitigation
    • Y02E60/30Hydrogen technology
    • Y02E60/50Fuel cells

Abstract

PLACA DE TOPO. A presente invenção refere-se a uma placa de tipo (4), que fixa pela extremidade e fecha de modo vedante um feixe de tubos (1) com uma série de tubos (2) especialmente porosos e que apresentam uma membrana, é previsto que a placa de topo (4) seja constituída de um metal ou de uma liga metálica com temperatura de fundição mais baixa do que a menor temperatura de falha de um material de tubo e/ou da membrana.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PLACA DETOPO".
A presente invenção refere-se a uma placa de topo, que fixa pe-la extremidade um feixe de tubos com uma série de tubos, especialmenteporosos, que apresentam uma membrana e os fecha de modo vedante.
Tubos desse tipo mencionado, por exemplo provetas, capilaresou similares de um material sintético, de um composto de material sintético,eventualmente também com uma construção em camadas, de uma cerâmicaou de um metal, encontram empregos multíplices.
Por exemplo, no caso de células de combustível, o transporte deum componente de combustível ocorre nesses tubos de um feixe de tubos, epor isso, um tubinho desse tipo dimensionado como microrreator geralmentetambém é munido de uma membrana, através da qual são separados oscomponentes de combustível que reagem entre si.
Um outro campo de aplicação desse tipo de feixe de tubos é orefino de combustível de materiais a partir de materiais desenvolvidos biolo-gicamente, como por exemplo, de bioetanol. Quando o bioetanol percorrerum tubo que forme uma membrana semipermeável, a água existente no bio-etanol será retirada através da membrana.
Nesses feixes de tubos, ocorre basicamente o problema de a-garrar estes pelas extremidades e de fechá-los. O assim chamado "potting',isto é, encaixar entre si as extremidades desse feixe de tubos, especialmen-te também para um fechamento vedante em relação a uma caixa, a umatubulação ou similar, ocorre geralmente por meio de técnicas de fundiçãocom resina sintética, por exemplo com resina de epóxi, as quais, no entanto,não deixam de ser problemáticas. Nesse sentido, coeficientes de dilataçãotérmica diferentes, a uma temperatura de trabalho de até 150SC no caso decélulas de combustível de baixa temperatura, respectivamente até 250-C nocaso de células de combustível de temperatura média, levam a considerá-veis esforços térmicos que podem causar rupturas, permeabilidade e simila-res, mais na região da placa de topo, o que geralmente tem como conse-qüência uma falha de todo o dispositivo.Perante esse plano de fundo técnico, a invenção tem como obje-tivo disponibilizar uma placa de topo que possa ser sujeitada mecanicamen-te a cargas elevadas, que possa fixar com segurança cada um dos tubos dofeixe de tubos e que possa ser projetada de modo a manter a vedação.
Surpreendentemente, foi comprovado que essa problemáticatécnica é resolvida por meio de uma placa de topo segundo a reivindicação1, na qual consta que a placa de topo é constituída por um metal ou por umaliga metálica de uma temperatura de fundição mais baixa do que a tempera-tura de falha de um material de tubo e/ou da membrana.
Metais, soldas ou ligas metálicas de baixa fundição geralmentesão extremamente frágeis e apresentação granulação grossa depois do enri-jecimento de sua massa fundida. Geralmente isso é acompanhado de umagrande instabilidade mecânica. Por isso, esses materiais geralmente sãoinadequados para fixar pela extremidade os tubos individuais, especialmenteos de diâmetros menores, de um feixe de tubos e fechá-los de modo vedado.
No entanto, por meio da invenção é possível disponibilizar me-tais e/ou ligas metálicas de baixa temperatura de fundição que consigamalcançar isso. Isso especialmente também no que se refere a diâmetros in-teiramente diferentes de um tubo do feixe de tubos, diâmetros estes que ge-ralmente podem se mover desde menos que 1 mm até a faixa de centíme-tros.
Na seleção do metal ou da liga metálica é considerável a suatemperatura de fundição, que por sua natureza tem que ser menor do que atemperatura de falha de um material de tubo, respectivamente de umamembrana, e por outro lado, porém, tem que ser mais elevada do que atemperatura de operação de um dispositivo pronto. Geralmente isso podeser conseguido quando a temperatura de fundição se situar entre 1009C,especialmente 120°C, e 250°C.
De preferência, pode ser empregado como metal o bismuto,também chamado de wismut, símbolo químico Bi, ou então a liga apresentabismuto.Bismuto é um metal pesado vermelho e amarelo, brilhante emoderadamente duro. Similar à água, o bismuto revela na fundição umacontração de volume e se expande no enrijecimento em torno de 3,32 %.Devido a isso, ao ocorrer um resfriamento, o bismuto e massas fundidascontendo bismuto penetram excepcionalmente também nos mínimos espa-ços intermediários entre os tubos de um feixe de tubos. Além disso, o bismu-to é bastante resistente quimicamente. Nesse sentido, por exemplo, ele nãoé solúvel em ácidos não oxidáveis.
No entanto, o ponto de fundição do bismuto puro situa-se em271,3 -C e, portanto, demasiadamente elevado para muitas aplicações. Porisso, é preferível o emprego de uma liga de bismuto, cujo ponto de fundiçãopossa ser nitidamente reduzido, quando uma liga desse tipo contiver cercade 14 % a 60 % de bismuto, 20 % a 30 % de chumbo ou até 40 % de esta-nho ou também antimônio, cádmio, índio, zinco, telúrio, mercúrio ou tálio.
Especialmente no caso das finalidades de aplicação explicadasdetalhadamente ao início, é preferível, no entanto, que a liga ou o metal sejalivre de chumbo.
Uma liga preferida é uma liga eutética de bismuto-estanho, cujoponto de fundição se situe em 138 °C e que apresente uma densidade de8,58 g/cm3.
De modo vantajoso, os metais de uma liga eutética no estadolíquido são totalmente misturáveis e uma massa fundida enrijece como umasubstância pura no caso de uma temperatura uniforme. Ao ocorrer o enrije-cimento, os componentes se desagregam e se cristalizam um ao lado dooutro sob uma forma cristalina fina, isto é, na estrutura eutética. Também évantajoso o fato de que um eutético apresenta o mais baixo ponto de enrije-cimento ou de fundição possível no sistema de substâncias considerado,designado de temperatura eutética ou de ponto eutético no diagrama de fun-dição correspondente.
Geralmente, um material de tubo é um material sintético, especi-almente um polímero, sendo que se pensa especialmente em que tambémuma membrana é uma membrana de polímero. A temperatura de falha, naqual não é dada mais uma funcionalidade do tubo, respectivamente damembrana, situa-se muitas vezes pouco abaixo de 200 0C, de tal modo queesse tubo de polímero, respectivamente essa membrana de polímero, segu-ramente não seja danificado pela massa fundida de metal, respectivamentepela massa fundida da liga.
Alternativamente, um tubo especialmente poroso pode ser cons-tituído de uma cerâmica e/ou de um metal, especialmente de um sinterizadode metal. Tais tubos são os mais apropriados para receber uma camada dezeólito, que forma uma membrana. Devido à sua estrutura porosa cristalina,essas camadas de membrana são apropriadas para a separação por tama-nho e por forma de misturas de substâncias líquidas e gasosas. Além disso,por meio da seleção da proporção Si/Al no cristal zeolítico é possível ajustara característica de hidrófilo/hidrófobo. Com isso, é possível disponibilizaruma membrana zeolítica hidrófoba para uma separação seletiva de solven-tes orgânicos, tais como etanol em relação à água, com a ajuda da pervapo-ração a cerca de 100 qC.
Especialmente no caso de tubos de diâmetro pequeno, estespodem ser enfeixados caoticamente e tocando-se uns aos outros, como porexemplo, no refino de bioetanol. Mesmo assim, devido às propriedades par-ticulares especialmente do bismuto, ocorre uma fixação vedante e segurados tubos. No entanto, por razões de segurança, o comprimento axial deuma massa fundida deve ser dimensionado mais longo do que o diâmetro deuma curva envolvente do feixe de tubos. Ao longo do comprimento axial o-correrá, portanto, com segurança uma fixação vedada de cada um dos tubos.
Naturalmente, os tubos do feixe de tubos também podem seralinhados alternativamente distanciados em uma rede pré-determinável, talcomo é usual, por exemplo, no caso de células de combustível.
A invenção será explicada detalhadamente com base no dese-nho, no qual são representados tão apenas esquematicamente exemplos deexecução. No desenho mostra-se:
figura 1: em uma vista lateral, uma massa fundida das extremi-dades de tubo de tubos de um feixe de tubos;
figura 2: um recorte ampliado ao longo da linha II, Il na figura 1.
A figura 1 mostra, em uma exposição lateral, um feixe de tubos 1com uma série de tubos 2, por exemplo membranas poliméricas de um diâ-metro externo de cerca de 0,5 mm. Os tubos 2 estão enfeixados caoticamen-te e se tocam. Por isso, o perfil externo do feixe de tubos 1 está indicadoapenas por uma curva envolvente 3 de traço-ponto. Mesmo assim é possívelproduzir uma placa de topo metálica 4, que fixe com segurança e de modovedante - cf. também a figura 2 - os tubos individuais 2 pela extremidadeentre si e, por exemplo, contra uma caixa.
Para isso, um metal ou uma liga metálica do tipo mencionado aoinício é liqüefeito em uma forma do tipo panela apropriada e o feixe de tubos1 é mergulhado, por uma extremidade, na massa fundida. Nesse caso, ostubos 2 podem ser fechados em uma extremidade de um modo em si co-nhecido. No entanto, geralmente isso não é necessário no caso de diâme-tros internos pequenos dos tubos 2, pois o metal liqüefeito, respectivamentea liga liqüefeita, penetra axialmente em um tubo 2 apenas em pequena me-dida.
Para garantir que todos os espaços intermediários pelo compri-mento axial da placa de topo 4 também sejam fechados, geralmente a ex-tensão axial de uma massa fundida 5 é dimensionada maior do que o seudiâmetro, respectivamente daquele da curva envolvente 3.
A finalização da placa de topo 4 ocorre através de um corte, porexemplo ao longo da linha II, II, através do qual, então, as extremidades detubo são descobertas.
A figura 2 mostra uma retificação reproduzida de um corte dessetipo, em exposição ampliada. Espaços intermediários maiores entre os tubosindividuais 2 são fechados com poros finos por um metal ou por uma ligametálica de acordo com a invenção e são fechados de modo homogêneonessa exposição de tamanho. Se os tubos 2 estiverem extremamente próxi-mos, inclusive eventualmente se tocando, permanece um pequeno espaçooco (cf. a seta 6). No entanto, esses espaços ocos são fechados com segu-rança ao longo da extensão axial por meio do comprimento da massa fundi-da 5, respectivamente da placa de topo 4.
Depois de um acabamento correspondente da área de coberturaradial 7 da placa de topo 4, o feixe de tubos 1 é, então, fixado de modo ve-dante e retido por uma extremidade para uma outra aplicação.

Claims (13)

1. Placa de topo que fixa pela extremidade e fecha de modo ve-dante um feixe de tubos com uma série de tubos especialmente porosos queapresentam uma membrana, caracterizada pelo fato de que a placa de topo(4) é constituída por um metal ou por uma liga metálica com temperatura defundição menor do que a mais baixa temperatura de falha de um material detubo e/ou da membrana.
2. Placa de topo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que a temperatura de fundição se situa entre 100 9C e 250 eC.
3. Placa de topo de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores, caracterizada pelo fato de que o metal é bismuto (wismut; Bi) ouque a liga apresenta bismuto.
4. Placa de topo de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores, caracterizada pelo fato de que a liga é uma liga de bismuto.
5. Placa de topo de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores, caracterizada pelo fato de que o metal ou a liga não contémchumbo.
6. Placa de topo de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores, caracterizada pelo fato de que a liga é uma liga eutética de bis-muto-estanho.
7. Placa de topo de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores, caracterizada pelo fato de que um tubo (2) do feixe de tubos (1) éconstituído de polímero.
8. Placa de topo de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores, caracterizada pelo fato de que uma membrana é uma membranapolimérica.
9. Placa de topo de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores de 1 a 6, caracterizada pelo fato de que um tubo é constituído deuma cerâmica e/ou de um metal.
10. Placa de topo de acordo com uma ou mais das reivindica-ções anteriores de 1 a 7 e 9, caracterizada pelo fato de que uma membranaé uma membrana de zeólito.
11. Placa de topo de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores,caracterizada pelo fato de que os tubos (2) do feixe de tubos (1) estão enfei-xados de modo caótico e se tocando.
12. Placa de topo de acordo com uma ou mais das reivindica-ções anteriores de 1 a 10, caracterizada pelo fato de que os tubos do feixede tubos estão alinhados distanciados em uma rede pré-determinável.
13. Placa de topo de acordo com uma ou mais das reivindica-ções anteriores, caracterizada pelo fato de que o comprimento axial de umamassa fundida (5) é dimensionado mais longo do que o diâmetro de umacurva envolvente (3) do feixe de tubos (1).
BRPI0706413-6A 2006-01-05 2007-01-05 Top plate BRPI0706413B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006000984.3 2006-01-05
DE102006000984A DE102006000984A1 (de) 2006-01-05 2006-01-05 Kopfplatte
PCT/DE2007/000020 WO2007076855A2 (de) 2006-01-05 2007-01-05 Kopfplatte

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0706413A2 true BRPI0706413A2 (pt) 2011-03-29
BRPI0706413B1 BRPI0706413B1 (pt) 2017-12-12

Family

ID=38068559

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0706413-6A BRPI0706413B1 (pt) 2006-01-05 2007-01-05 Top plate

Country Status (9)

Country Link
US (2) US8834717B2 (pt)
EP (1) EP1973634B1 (pt)
JP (1) JP2009522736A (pt)
CN (1) CN101365528A (pt)
BR (1) BRPI0706413B1 (pt)
CA (1) CA2636045C (pt)
DE (2) DE102006000984A1 (pt)
EA (1) EA013987B1 (pt)
WO (1) WO2007076855A2 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5192293B2 (ja) * 2008-06-09 2013-05-08 古河スカイ株式会社 燃料電池用改質器
EA201100751A1 (ru) 2008-11-13 2011-12-30 Уайт Фокс Текнолоджиз Лтд. Способ уплотнения мембранных модулей
TWI401796B (zh) * 2008-12-30 2013-07-11 Ind Tech Res Inst 導通微通道記憶體元件及其製造方法
JP6035859B2 (ja) * 2012-05-17 2016-11-30 宇部興産株式会社 有機蒸気分離用の中空糸エレメント
CN103794741A (zh) * 2014-01-26 2014-05-14 新源动力股份有限公司 一种具有补偿能力的高集成度燃料电池结构
RU2671888C2 (ru) * 2016-08-17 2018-11-07 Марк Александрович Мандрик Половолоконный газоразделительный модуль и способ его изготовления
RU167818U1 (ru) * 2016-08-17 2017-01-10 Марк Александрович Мандрик Половолоконный газоразделительный модуль

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US531095A (en) * 1894-12-18 Alfred brunner
US2281594A (en) * 1940-12-27 1942-05-05 William A Pearl Sealing tubes to tube sheets of heat exchangers, and the like
US2911057A (en) * 1957-07-30 1959-11-03 Engelhard Ind Inc Hydrogen purifier
US2961062A (en) * 1958-10-06 1960-11-22 Atlantic Refining Co Large surface area hydrogen permeation cell
US3351487A (en) * 1963-11-06 1967-11-07 Dow Chemical Co Process for plating permeable membrane
US3339341A (en) * 1965-12-22 1967-09-05 Du Pont Fluid separation process and apparatus
JPS5221326Y2 (pt) * 1972-08-24 1977-05-16
US4220535A (en) * 1978-08-04 1980-09-02 Monsanto Company Multi-zoned hollow fiber permeator
US4323454A (en) * 1980-01-03 1982-04-06 Monsanto Company Tube sheets for permeators
US4369605A (en) * 1980-07-11 1983-01-25 Monsanto Company Methods for preparing tube sheets for permeators having hollow fiber membranes
DE3679990D1 (de) * 1986-07-29 1991-08-01 Gft Ges Fuer Trenntechnik Pervaporationsverfahren und -membran.
US4857080A (en) * 1987-12-02 1989-08-15 Membrane Technology & Research, Inc. Ultrathin composite metal membranes
US4961760A (en) * 1989-02-09 1990-10-09 The Dow Chemical Company Hollow fiber membrane fluid separation device adapted for boreside feed
US5234590A (en) * 1992-03-25 1993-08-10 E. I. Du Pont De Nemours And Company High strength and light tubesheets for hollow fiber membrane permeators
US5318095A (en) 1992-10-09 1994-06-07 Stowe Michael W Die cast magnet assembly and method of manufacture
JP2001071125A (ja) * 1999-09-03 2001-03-21 Omc Kk ハンダ付け方法とその装置
WO2001070379A1 (en) * 2000-03-17 2001-09-27 Koch Membrane Systems, Inc. Filtration element for severe service applications
CN1238097C (zh) 2000-09-08 2006-01-25 新日本制铁株式会社 陶瓷·金属复合体、氧化物离子输送用复合结构体及有密封性的复合体
JP2003112019A (ja) * 2001-10-04 2003-04-15 Nok Corp 多孔質セラミックス中空糸膜の製造方法
US6547286B1 (en) * 2001-12-27 2003-04-15 Praxair Technology, Inc. Joint for connecting ceramic element to a tubesheet
JP2003243448A (ja) * 2002-02-18 2003-08-29 Seiko Epson Corp 半導体装置及びその製造方法並びに電子機器
US7867319B2 (en) * 2008-04-01 2011-01-11 Honeywell International Inc. Filled epoxy tubesheet

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007076855A3 (de) 2007-08-23
US20150093672A1 (en) 2015-04-02
CA2636045A1 (en) 2007-07-12
EA013987B1 (ru) 2010-08-30
DE112007000530A5 (de) 2008-12-04
US9692080B2 (en) 2017-06-27
CN101365528A (zh) 2009-02-11
EP1973634A2 (de) 2008-10-01
BRPI0706413B1 (pt) 2017-12-12
EA200801628A1 (ru) 2008-12-30
JP2009522736A (ja) 2009-06-11
DE102006000984A1 (de) 2007-07-12
WO2007076855A2 (de) 2007-07-12
EP1973634B1 (de) 2014-05-14
CA2636045C (en) 2012-07-17
US20090004538A1 (en) 2009-01-01
US8834717B2 (en) 2014-09-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0706413A2 (pt) placa de topo
Lonsdale Reverse Osmosis Membrane Research: Based on the Symposium on “Polymers for Desalination” Held at the 162nd National Meeting of the American Chemical Society in Washington, DC, September 1971
US3702658A (en) Permeation separation apparatus
CA1128497A (en) Tube sheet accommodating differential expansion
JP2003126662A (ja) ガス分離体固定構造体及びそれを用いたガス分離装置
DE2819407C3 (de) Dichtungsmasse für Keramiken sowie Entladungsgerät unter Verwendung dieser Dichtungsmasse
US20080226525A1 (en) Method for creating a gas-liquid contact area
CA2083076A1 (en) Contaminant removal system and process
KR102512692B1 (ko) 반응성 가스 서비스를 위한 가스 분리 멤브레인 모듈
JP2022093693A (ja) 分離膜モジュール
Singh et al. Chemistry of eutectic and monotectic; phenanthrene-succinonitrile system
CN103732111A (zh) 密闭容器及其制造方法和真空隔热体
JPS5845715A (ja) セラミツクハニカムフイルタ
JP2015186776A (ja) ゼオライト膜の評価方法
JP4669312B2 (ja) 中空糸膜モジュールの製造方法
US4400276A (en) Apparatus having tube sheets for hollow fibers
Zah et al. Single gas permeation through compositionally different zeolite NaA membranes: observations on the intercrystalline porosity in an unconventional, semicrystalline layer
JP2939644B2 (ja) 中空糸型膜分離ユニット
US20130039825A1 (en) Barium containing granules for sorption applications
DE102012000225A1 (de) Latentwärmespeicher
JP3174267B2 (ja) 中空糸型膜分離ユニットの製造方法
JPS55119402A (en) Liquid separating module
DE202010013679U1 (de) Anordnung zur Latentwärmespeicherung
CN201921638U (zh) 一种具有双向透过性的膜元件
CN106735001B (zh) 一种改进的介孔材料生产设备

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: WHITE FOX TECHNOLOGIES LIMITED (GB)

B25F Entry of change of name and/or headquarter and transfer of application, patent and certif. of addition of invention: change of name on requirement

Owner name: WHITE FOX TECHNOLOGIES LIMITED (GB)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/12/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.