BRPI0619893A2 - pastilha do freio para um freio a disco - Google Patents

pastilha do freio para um freio a disco Download PDF

Info

Publication number
BRPI0619893A2
BRPI0619893A2 BRPI0619893-7A BRPI0619893A BRPI0619893A2 BR PI0619893 A2 BRPI0619893 A2 BR PI0619893A2 BR PI0619893 A BRPI0619893 A BR PI0619893A BR PI0619893 A2 BRPI0619893 A2 BR PI0619893A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pad
brake pad
cover
spring
brake
Prior art date
Application number
BRPI0619893-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Camillo-Martinez
Michael Mueller
Original Assignee
Knorr Bremse Systeme
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37854187&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0619893(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Knorr Bremse Systeme filed Critical Knorr Bremse Systeme
Publication of BRPI0619893A2 publication Critical patent/BRPI0619893A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D65/00Parts or details
    • F16D65/02Braking members; Mounting thereof
    • F16D65/04Bands, shoes or pads; Pivots or supporting members therefor
    • F16D65/092Bands, shoes or pads; Pivots or supporting members therefor for axially-engaging brakes, e.g. disc brakes
    • F16D65/095Pivots or supporting members therefor
    • F16D65/097Resilient means interposed between pads and supporting members or other brake parts
    • F16D65/0973Resilient means interposed between pads and supporting members or other brake parts not subjected to brake forces
    • F16D65/0974Resilient means interposed between pads and supporting members or other brake parts not subjected to brake forces acting on or in the vicinity of the pad rim in a direction substantially transverse to the brake disc axis
    • F16D65/0977Springs made from sheet metal
    • F16D65/0978Springs made from sheet metal acting on one pad only
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D65/00Parts or details
    • F16D65/02Braking members; Mounting thereof
    • F16D65/04Bands, shoes or pads; Pivots or supporting members therefor
    • F16D65/092Bands, shoes or pads; Pivots or supporting members therefor for axially-engaging brakes, e.g. disc brakes
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D55/00Brakes with substantially-radial braking surfaces pressed together in axial direction, e.g. disc brakes
    • F16D2055/0004Parts or details of disc brakes
    • F16D2055/007Pins holding the braking members

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Braking Arrangements (AREA)

Abstract

PASTILHA DO FREIO PARA UM FREIO A DISCO. A invenção refere-se a uma pastilha do freio para um freio a disco, em particular, para um veículo utilitário, que apresenta uma mola de retenção da pastilha (4) executada como mola plana em formato de arco, que é mantida segura contra perda e podendo se desviar radialmente em uma placa de suporte da pastilha (2) que suporta uma pastilha de atrito (3). A mola de retenção da pastilha (4) está ligada com fecho devido à forma com a placa de suporte da pastilha (2), por meio de uma coberta (5) fixada nela.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PASTILHA DO FREIO PARA UM FREIO A DISCO".
A invenção em questão refere-se a uma pastilha do freio para um freio a disco de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Uma pastilha do freio de acordo com o gênero é conhecida da Patente DE 40 20 287 A1. A construção mostrada e descrita ali tem-se com- provado perfeitamente na prática. Neste caso, o suporte da pastilha do freio é executado de tal modo que, a mola de retenção da pastilha forma uma garra, de tal modo que a unidade de mola da pastilha do freio/ pastilha do freio é muito fácil de ser manuseada para a montagem ou para a desmonta- gem.
Para a fixação da mola de retenção da pastilha, na placa de su- porte da pastilha estão moldadas presilhas dotadas de cortes traseiros, que atravessam reentrâncias em formato de fenda na mola de retenção da pasti- lha, as quais, neste caso, agarram por trás os cortes traseiros, de tal modo que é formado um fecho devido à forma, através do qual a mola de retenção da pastilha é mantida na direção radial, e na verdade de tal modo que, uma soltura automática na posição relaxada ou parcialmente relaxada está excluída.
Uma vez que para a fixação da mola de retenção da pastilha estão previstos somente dois pontos de ligação, que estão dispostos distan- ciados um do outro, durante a utilização como garra, a mola de retenção da pastilha é agarrada no centro, de tal modo que, a mola de retenção da pasti- lha funciona no sentido de um suporte tensionado nos dois lados, com a tendência de curvá-la fortemente de modo correspondente.
Sob circunstâncias, através dessa deformação a característica de mola da mola de retenção da pastilha pode se alterar, o que pode resul- tar desvantajoso no funcionamento.
A fabricação das presilhas cortadas atrás da placa de suporte da pastilha só é possível, em princípio, através de um processamento mecâni- co, por exemplo, por meio de estampagem, puncionamento ou similar. Isto vale da mesma forma para a execução das reentrâncias em formato de fen- da da mola de retenção da pastilha, que do mesmo modo, só podem ser introduzidas através de um processamento mecânico correspondente.
À invenção cabe a tarefa de aperfeiçoar a pastilha do freio do tipo de acordo com o gênero, de tal modo que, sua carga de funcionamento seja otimizada.
Esta tarefa é solucionada por uma pastilha do freio com as ca- racterísticas da reivindicação 1.
Por meio da invenção é obtido que, a mola de retenção da pasti- lha, em particular, na área de carga seja tensionada transmitindo carga, pelo que é evitada uma flexão da mola de retenção da pastilha, uma vez que o braço de alavanca efetivo até o presente momento, agora não está mais M disponível.
De acordo com uma forma de execução particularmente vanta- josa, a coberta com a qual a mola de retenção da pastilha está fixada na placa de suporte da pastilha de acordo com a invenção, de preferência, na área central da mola de retenção da pastilha, onde a distribuição de força é particularmente ótima e está ligada ali, em particular, com fecho devido à forma ou ao material, de tal modo que ela não é perdida, e não pode saltar da placa de suporte da pastilha involuntariamente.
Também a área de ligação na placa de suporte da pastilha en- contra-se, de preferência, aproximadamente na área central, sendo que, como área central devem ser entendidos os 30% centrais, de modo particu- larmente preferido, os 10% centrais das áreas centrais voltadas uma para a outra da placa de suporte da pastilha e da mola de retenção da pastilha.
O fecho devido à forma entre a coberta e a placa de suporte da pastilha pode ser executada de tal modo que, uma remoção da mola de re- tenção da pastilha da placa de suporte da pastilha só é possível através da destruição da ligação entre mola de retenção da pastilha/coberta. Deste modo é assegurado que, no caso de um emprego da pastilha do freio só pode ser trocada a unidade completa de pastilha do freio/mola de retenção da pastilha. Isto é, o reaproveitamento de uma mola de retenção da pastilha usada anteriormente está excluído, pelo que naturalmente resulta um aper- feiçoamento da segurança de operação.
De acordo com um aperfeiçoamento vantajoso da invenção está previsto que, a placa de suporte da pastilha e a coberta apresentem partes com fecho devido à forma correspondentes entre si, que permitem um des- vio radial suficiente da mola de retenção da pastilha. Para isso, a placa de suporte da pastilha pode apresentar reentrâncias que se estendem radial- mente, nas quais encostam dentes coordenados da coberta.
Para a fabricação da unidade de montagem pastilha do frei- o/mola de retenção da pastilha ocorre uma fixação da coberta e, com isso, da mola de retenção da pastilha na placa de suporte da pastilha através de uma saliência de encaixe, que depois de um assentamento da coberta na placa de suporte da pastilha é modificada, e em uma posição final não car- regada da mola de retenção da pastilha encosta em um encosto da placa de suporte da pastilha.
A cada uma das duas abas de mola da mola de retenção da pastilha que se estendem em ambos os lados da coberta está coordenada uma presilha, na qual encosta a respectiva aba de mola, pelo que é evitada uma torção da mola de retenção da pastilha de modo efetivo. Essas presi- Ihas são, de preferência, fundidas, se a placa de suporte da pastilha for e- xecutada como peça fundida, sendo que a disposição das presilhas pode ser realizada em um lado ou em lados alternados. De resto, através da liga- ção com fecho devido à forma da coberta com a placa de suporte da pasti- lha é possível uma compensação sem problemas de tolerâncias de fundi- ção, sem que seja necessário um processamento adicional da placa de su- porte da pastilha.
De acordo com um outro pensamento da invenção está previsto que, a mola de retenção da pastilha, pelo menos, dentro da área de cobertu- ra da coberta, a mola de retenção da pastilha apresente um comportamento de mola mais progressivo que nas abas de mola adjacentes.
Por meio de, pelo menos, dois trajetos de mola diferentes resul- tam vantagens substanciais no comportamento de mola durante a operação em relação a uma mola de retenção da pastilha de acordo com o estado da técnica.
Na "operação normal" do freio a disco, em primeiro lugar, são efetivas as abas de mola relativamente longas com uma força de mola pe- quena, como a que corresponde, entre outras, às exigências legais.
Durante a operação de viagem, na qual devido aos fortes sola- vancos surgem ruídos de batida relativamente altos da pastilha do freio, que não significam certamente nenhuma restrição de funcionamento, todavia, são vistos como extremamente incômodos, um braço de mola mais curto com uma força de mola relativamente grande é efetivo, pelo que é impedido que, a pastilha do freio se levante do suporte do freio, o que do contrário leva a ruídos de batida.
O apoio simétrico da mola de retenção da pastilha, do mesmo
modo, contribui para uma minimização desses ruídos através da coberta, através da qual é evitado ou reduzido um levantamento de um lado da pasti- lha do freio do suporte do freio.
Outras execuções vantajosas da invenção estão caracterizadas nas reivindicações subordinadas.
Um exemplo de execução será descrito, a seguir, com auxílio dos desenhos anexos. São mostradas:
Figuras 1 e 2 uma pastilha do freio montada, respectivamente, em diversas representações em perspectiva no lado traseiro, Figura 3 uma vista dianteira da pastilha do freio, Figura 4 uma vista lateral cortada da pastilha do freio, Figura 5 uma particularidade de uma pastilha do freio, do mes- mo modo, em uma vista em perspectiva,
Figura 6 uma particularidade da pastilha do freio em uma vista em perspectiva,
Figura 7 uma vista de baixo de uma outra particularidade da in- venção,
Figura 8 uma mola de retenção da pastilha em uma vista em perspectiva,
Figura 9 um diagrama do trajeto de força da mola de retenção da pastilha,
Figura 10 um outro exemplo de execução de uma pastilha do freio de acordo com a invenção, em uma vista em perspectiva,
Figura 11 uma particularidade da pastilha do freio de acordo com a figura 10, do mesmo modo, representada em forma de figura,
Figura 12 um outro exemplo de execução de uma particularida- de da pastilha do freio, do mesmo modo, na vista em perspectiva,
Figura 13 um outro exemplo de execução da invenção, em uma vista em perspectiva,
Figuras 14 e 15 respectivamente, uma outra particularidade de uma variante de execução da invenção, respectivamente, representada em perspectiva,
Figura 16 uma particularidade da representação correspondente às figuras 14 e 15 em representação em forma de diagrama,
Figura 17 um outro exemplo de execução da invenção, do mes- mo modo, mostrado em forma de diagrama,
Figura 18 um freio a disco equipado com pastilhas do freio de acordo com a invenção em uma vista de cima,
Figura 19 um outro exemplo de execução da invenção em uma vista em perspectiva,
Figura 20 um recorte parcial da pastilha do freio de acordo com a figura 19 em um corte transversal de acordo com a linha XX-XX na figura 19.
A montagem básica de um freio a disco pode ser reconhecida na figura 18. Esse freio a disco apresenta um corpo do freio 27, que com- preende um disco do freio 28, no qual podem ser comprimidas, nos dois la- dos as pastilhas do freio 1, sendo que, uma das pastilhas do freio é compri- mida por meio de um dispositivo de aperto, não representado, contra o disco do freio 28 no caso de funcionamento.
Para a segurança radial das pastilhas do freio 1, um arco de re- tenção 29 está fixado no corpo do freio 27, no qual se apoiam molas de re- tenção da pastilha 4 das pastilhas do freio 1. Nas figuras 1 e 2 está representada uma pastilha do freio 1, que
apresenta as molas de retenção da pastilha 4 executada como mola plana em formato de arco. A mola de retenção da pastilha 4 é mantida segura contra perda e podendo se desviar radialmente em uma placa de suporte da pastilha 2 de uma pastilha do freio 1, que suporta uma pastilha de atrito 3.
Em seu lado traseiro da placa de suporte da pastilha 2, afastado da pastilha de atrito 3, estão moldadas duas das peças de pressão 16, que no caso de funcionamento correspondem com fusos de ajuste não repre- sentados, de um dispositivo de aperto. Essas peças de pressão 16, neste caso, são executadas como ressaltos de formato anular, que apresentam uma reentrância central para o encaixe de elementos correspondentes do 1,1 dispositivo de aperto. Neste caso, tipicamente, trata-se de áreas finais de fusos de (re)ajuste do freio a disco acionado de modo pneumático ou ele- tromecânico.
Na circunferência externa das seções, de formato anular, das peças de pressão 16 estão formadas nervuras 26 que se estendem radial- mente para fora, cuja altura diminui para fora. As pastilhas são apropriadas, em particular, para freios a disco acionados de modo pneumático, por e- de acordo com o tipo de construção do estado da técnica de acordo
com o gênero, sendo que, sem dúvida, de preferência, as peças de pressão 16 são moldadas, de forma vantajosa, junto na placa de suporte da pastilha 2.
Neste caso, a mola de retenção da pastilha 4 está ligada com a placa de suporte da pastilha 2, de preferência, com fecho devido à forma, por meio de uma coberta 5 fixada nela.
Como mostra de forma muito nítida, em particular, a figura 6, na seção transversal a coberta 5 é executada aproximadamente em forma de U, ou no total até mesmo fechada, em essência, retangular, e em continua- ção de uma das abas apresenta dois dentes 7 que passam distanciados um do outro, direcionados para fora, enquanto que entre esses dentes 7 está moldada uma saliência 8, que se estende na direção oposta, portanto, para dentro. Para a fixação da coberta 5 com a mola de retenção da pastilha 4, na coberta 5 na alma que liga entre si as duas abas paralelas, está es- tampado um relevo 11 direcionado para dentro, que está inserido em um furo 12 (figura 7) da mola de retenção da pastilha 4, e em seguida é defor- mado de tal modo que, surge uma ligação fixa da coberta 5 com a mola de retenção da pastilha 4. Essa ligação também pode ser produzida por meio de outros fechos devidos à forma como, por exemplo, rebite ou similar, ou por meio de fecho devido ao material como, por exemplo, soldagem ou sol- da com óxi-acetileno.
Em primeiro lugar, no caso dessa unidade de montagem coberta 5/ mola de retenção da pastilha 4 a saliência 8 é curvada não correspon- dendo ainda à representação na figura 6, mas passando na mesma direção com a aba coordenada.
Para a montagem, a coberta 5 e a mola de retenção da pastilha 4 conectada a ela é assentada sobre a placa de suporte da pastilha 2, e na verdade em uma área do canto. Por meio de compressão da coberta 5 so- bre a área do canto, os dentes 7 se encaixam em ranhuras 9 na placa de suporte da pastilha 2, das quais uma está coordenada, respectivamente, a um dente 7. Em contrapartida, a saliência 8 é curvada na direção da placa de suporte da pastilha em uma reentrância 10, que passa entre as duas ra- nhuras 9, e que está limitada no lado superior por um encosto 14, no qual a saliência 8 encosta em uma posição final superior da mola de retenção da pastilha 4, pelo que é produzida uma segurança contra perda da unidade mola de retenção da pastilha 4/ coberta 5.
Neste caso, as ranhuras 9 e a reentrância 10 estão dispostas no lado da placa de suporte da pastilha 2 afastado da pastilha de atrito 3.
Para uma segurança contra perda da mola de retenção da pasti- lha 4, em um lado da placa de suporte da pastilha 2, e na verdade no exem- plo em questão, no lado afastado da pastilha de atrito 3, estão moldadas duas presilhas 6, sendo que, respectivamente, uma aba de mola 15 que se estende lateralmente à coberta 5, encosta em uma presilha 6 coordenada.
Como se conclui, em particular, da figura 8, na área de cobertu- ra com a coberta 5, cujo limite está designado com início da área 13, a mola de retenção da pastilha 4 apresenta, em conjunto com a coberta 5, um au- mento progressivo da força de mola, sendo que, no caso de carga a coberta 5 toca essa área superficialmente, enquanto que a coberta na posição, por assim dizer, não carregada ou pouco carregada toca a mola de retenção da pastilha 4 no centro, praticamente em uma linha, isto é, encosta nessa mola.
Na figura 9 está representado um diagrama do traçado versus força da mola de retenção da pastilha 4. Neste caso, sobre a abscissa está marcado o trajeto S, enquanto que sobre a ordenada está aplicada a força de mola F. Pode ser reconhecido que, primeiramente entra em ação um braço de mola longo com trajeto S longo e força de mola F relativamente 1,1 pequena. Se esse trajeto de mola S longo for ultrapassado, entra em ação um trajeto de mola S curto, com braço de mola curto, correspondente a uma força de mola F grande, sendo que, o braço de mola longo é formado pelas duas abas de mola 15 que se conectam à direita e à esquerda dos inícios da área 13, e o braço de mola curto é formado pela área de cobertura da co- berta 5.
Na figura 10 está representado um outro exemplo de execução da invenção, sendo que, pode ser reconhecido o lado traseiro da placa de suporte da pastilha 2, afastado da pastilha de atrito 3, que apresenta as pe- ças de pressão 16 moldadas.
Nesse exemplo de execução as duas abas de mola 15 apresen- tam, no lado final, respectivamente, uma fenda 17, nas quais é conduzida uma presilha 6 coordenada da placa de suporte da pastilha 2 que, em rela- ção à espessura da placa de suporte da pastilha 2 estão dispostas quase na área central, de tal modo que a mola de retenção da pastilha 4 está travada nas duas direções, portanto, uma vez na direção da pastilha de atrito 3 e na direção contrária.
A mola de retenção da pastilha 4 executada nesse sentido está representada como particularidade na figura 11. Nela também pode ser re- conhecido que, quase na área de cobertura com a coberta 5, nos lados lon- gitudinais que ficam opostos um ao outro, a mola de retenção da pastilha 4 apresenta, respectivamente, um desengate 18, nos quais encostam as duas abas que ficam opostas da coberta em formato de U 5, sendo que, a pro- fundidade dos desengates 18 corresponde aproximadamente à espessura das abas coordenadas à coberta 5.
Na figura 12 é mostrada uma outra variante de execução da mo- la de retenção da pastilha 4. Neste caso, está previsto dispor somente em um dos lados longitudinais da mola de retenção da pastilha 4 um desengate 18, que, então, está previsto se as presilhas 6 passarem rente com um dos lados da placa de suporte da pastilha 2, como pode ser reconhecido, por exemplo, na figura 13. Neste caso, o lado longitudinal da mola de retenção da pastilha 4, afastado das presilhas está alinhado com o lado da placa de suporte da pastilha 2 voltado para a pastilha de atrito 3, de tal modo que, para obter um contato da aba coordenada da coberta 5 no lado da placa de suporte da pastilha 2 voltado para a pastilha de atrito 3, é necessário esse desengate 18.
Um desengate 18 em ambos os lados correspondente à figura 11, então, é necessário se os dois cantos longitudinais da mola de retenção da pastilha 4 estiverem alinhados com o respectivo lado correspondente da placa de suporte da pastilha 2 (figura 10).
Na figura 13 ainda pode ser reconhecido que, a reentrância 10 é contínua no sentido de um furo, e é atravessada por uma placa de encosto 19, que é mantida nas duas abas que ficam opostas à coberta 5, para o que estão previstas fendas de introdução 20, nas quais a placa de encosto 19 está introduzida. Para o limite de empuxo da placa de encosto 19, em uma extremidade está moldada uma trava de encosto 22, que encosta no lado externo da aba 21 da coberta 5, que está adjacente aos dentes 7. Depois de um assentamento da coberta 5 sobre a placa de suporte da pastilha 2 medi- ante inclusão da mola de retenção da pastilha 4, a placa de encosto 19 é fixada com meios usuais na coberta 5, de tal modo que surge uma ligação fixa entre a placa de suporte da pastilha 2 e a coberta 5.
De resto, na figura 16 está representada a placa de encosto 19 como particularidade, sendo que, deve ser reconhecido que, o lado oposto à trava de encosto 22 apresenta chanfros de introdução 23, através dos quais é possível uma introdução mais fácil na fenda coordenada à coberta 5.
No caso do exemplo mostrado na figura 17, a saliência 8 se es- tende através de toda a largura da coberta 5, sendo que, comparável à pla- ca de encosto 19 correspondente às figuras de 13 a 15, ela atravessa com- pletamente a reentrância 10 da placa de suporte da pastilha 2, e encosta no lado oposto aos dentes 7 em um recesso 24 da aba coordenada à coberta 5.
Como já foi descrito para o exemplo de execução de acordo com a figura 6, após um assentamento da coberta sobre a placa de suporte da pastilha 2, a saliência 8 é curvada mediante inclusão da mola de reten- 1,1 ção da pastilha 4 dentro da reentrância 10, até que ela encoste no recesso 24.
Na figura 19 está representada uma pastilha do freio 1, na qual a mola de retenção da pastilha 4 ou as duas abas de mola 15 apresentam, respectivamente, uma fenda longitudinal 30 em formato oval, que é atraves- sada pelas presilhas 6 coordenadas, de tal modo que o trajeto de empuxo das abas 15 é limitado em ambos os lados. Para isso, cada fenda longitudi- nal 30 em seu comprimento é correspondentemente maior que o compri- mento da respectiva presilha 6.
Como pode ser visto ainda na figura 19, nos dois lados da co- berta 5, a mola de retenção da pastilha 4 apresenta encostos 31 moldados, que se estendem, pelo menos, para um lado, transversalmente à direção longitudinal da mola de retenção da pastilha 4.
Neste caso, a diagonal da seção transversal "a" (figura 20) da coberta 5 na folga com a placa de suporte da pastilha 2, na área de cobertu- ra da mola de retenção da pastilha 4 é menor que a largura da mola de re- tenção da pastilha 4 na área do respectivo encosto 31. Lista dos números de referência
1 pastilha do freio 2 placa de suporte da pastilha 3 pastilha de atrito 4 mola de retenção da pastilha 5 coberta 6 presilha 7 dente 8 saliência 9 ranhura 10 reentrância 11 relevo 12 furo 13 início da área 14 encosto 15 aba de mola 16 peça de pressão 17 fenda 18 desengate 19 placa de encosto 20 fenda de introdução 21 aba 22 tranca de encosto 23 chanfro de introdução 24 recesso 25 reentrâncias 26 nervuras 27 corpo do freio 28 disco do freio 29 arco de retenção 30 fenda longitudinal 31 encosto

Claims (26)

1. Pastilha do freio para um freio a disco, em particular, para um veículo utilitário, que apresenta uma mola de retenção da pastilha (4) execu- tada como mola plana em formato de arco, que é mantida segura contra perda e podendo se desviar radialmente em uma placa de suporte da pasti- lha (2) que suporta uma pastilha de atrito (3), caracterizada pelo fato de que a mola de retenção da pastilha (4) está ligada com fecho devido à forma com a placa de suporte da pastilha (2) por meio de uma coberta (5).
2. Pastilha do freio de acordo com a reivindicação 1, caracteri- zada pelo fato de que a coberta (5) está ligada com a placa de suporte da pastilha (2) não podendo ser solta.
3. Pastilha do freio de acordo com a reivindicação 1 ou 2, carac- terizada pelo fato de que a coberta (5) apresenta uma saliência (8), que está introduzida em uma reentrância (10) da placa de suporte da pastilha (2), que se estende na direção de flexão da mola de retenção da pastilha (4), e en- costa em uma posição final em um encosto (14), que limita a reentrância (10).
4. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações ante- riores, caracterizada pelo fato de que a coberta (5) apresenta, pelo menos, um dente (7) adjacente à reentrância (10), que está introduzido em uma ra- nhura (9) da placa de suporte da pastilha (2), que passa paralela à reentrân- cia (10).
5. Pastilha do freio de acordo com a reivindicação 1, caracteri- zada pelo fato de que a coberta (5) está ligada com a mola de retenção da pastilha (4), por meio de fecho devido à forma ou ao material.
6. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações ante- riores, caracterizada pelo fato de que a coberta (5) é executada aproxima- damente em forma de U na seção transversal, e abrange a mola de reten- ção da pastilha (4) na área central.
7. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações ante- riores, caracterizada pelo fato de que a placa de suporte da pastilha (2) a- presenta presilhas (6) nas quais encosta a mola de retenção da pastilha (4).
8. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações ante- riores, caracterizada pelo fato de que a mola de retenção da pastilha (4) en- costa lateralmente nas presilhas (6).
9. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações ante- riores, caracterizada pelo fato de que nas duas extremidades, a mola de re- tenção da pastilha (4) apresenta fendas (17) dispostas aproximadamente no centro, que se estendem na direção do eixo longitudinal, nas quais são con- duzidas as presilhas (6) dispostas no centro em relação à espessura da pla- ca de suporte da pastilha (2).
10. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que a reentrância (10) e/ou a ranhura (9) estão previstas no lado traseiro afastado da pastilha de atrito (3) das placas de suporte da pastilha (2).
11. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que a coberta (5) está fixada na área central da placa de suporte da pastilha (2) voltada para a mola de retenção da pastilha (4).
12. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que a mola de retenção da pastilha (4) apresenta, pelo menos, duas áreas com diferente comportamento de mola.
13. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que na área de cobertura da coberta (5) a mola de retenção da pastilha (4) apresenta um decurso de força de mola mais progressivo em relação às abas de mola (15) adjacentes.
14. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que a saliência (8) é conduzida através da reentrância (10) da placa de suporte da pastilha (2) executada como a- bertura, e se apoia com sua extremidade livre em um recesso (24) da cober- ta (5).
15. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que a coberta (5) é fixada na placa de suporte da pastilha (2) por meio de uma placa de encosto (19).
16. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que a placa de encosto (19) é conduzida através de fendas de introdução (20) das duas abas que ficam opostas à coberta (5) em forma de U.
17. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que a placa de encosto (19) atravessa completamente a reentrância (10) executada como abertura.
18. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que em uma extremidade a placa de en- costo (19) apresenta uma trava de encosto (22), que encosta no lado exter- no de uma das duas abas da coberta (5).
19. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que a placa de encosto (19) está ligada fixamente com a coberta (5).
20. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que no lado traseiro afastado da pastilha de atrito (3), a placa de suporte da pastilha (2) apresenta, pelo menos, uma peça de pressão (16) moldada em peça única, na qual pode ser comprimido um elemento de um dispositivo de aperto do freio a disco, em particular, um fuso de ajuste.
21. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que no lado traseiro afastado da pastilha de atrito (3), a placa de suporte da pastilha (2) apresenta duas das peças de pressão (16), e que as peças de pressão (16) apresentam, respectivamente, uma reentrância (25).
22. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que as peças de pressão (16) apresen- tam nervuras (26) que passam radialmente.
23. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que nas duas áreas finais, dispostas a- proximadamente no centro, a mola de retenção da pastilha (4) apresenta fendas longitudinais (30) em formato oval, que se estendem na direção do eixo longitudinal, nas quais são conduzidas as presilhas (6) dispostas no centro em relação à espessura da placa de suporte da pastilha (2).
24. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que o comprimento das fendas Iongitudi- nais (30) é maior que o comprimento das presilhas (6).
25. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que nas áreas adjacentes à coberta (5) a mola de retenção da pastilha (4) apresenta, pelo menos, um encosto (31) que se estende transversalmente à direção longitudinal da mola de retenção da pastilha (4), sendo que a largura da mola de retenção da pastilha (4) nessa área é maior que a largura livre da coberta (5).
26. Pastilha do freio de acordo com uma das reivindicações an- teriores, caracterizada pelo fato de que as diagonais da seção transversal (a) comuns da coberta (5) e da pastilha do freio (2) na área de cobertura da mola de retenção da pastilha (4) é menor que a largura da mola de retenção da pastilha na área do respectivo encosto (31).
BRPI0619893-7A 2005-12-14 2006-12-13 pastilha do freio para um freio a disco BRPI0619893A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005060177.4 2005-12-14
DE102005060177 2005-12-14
DE102006034764A DE102006034764A1 (de) 2005-12-14 2006-07-27 Bremsbelag für eine Scheibenbremse
DE102006034764.1 2006-07-27
PCT/EP2006/011997 WO2007068464A1 (de) 2005-12-14 2006-12-13 Bremsbelag für eine scheibenbremse

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0619893A2 true BRPI0619893A2 (pt) 2011-10-25

Family

ID=37854187

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0619893-7A BRPI0619893A2 (pt) 2005-12-14 2006-12-13 pastilha do freio para um freio a disco

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8016084B2 (pt)
EP (1) EP1963702B1 (pt)
AT (1) ATE461380T1 (pt)
BR (1) BRPI0619893A2 (pt)
DE (2) DE102006034764A1 (pt)
WO (1) WO2007068464A1 (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007049981B4 (de) * 2007-10-18 2009-07-30 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Bremsbelag einer Scheibenbremse
DE102008010570B3 (de) * 2008-02-22 2009-10-29 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Bremsbelag für eine Scheibenbremse
US8215458B2 (en) 2008-11-07 2012-07-10 Knorr-Bremse Systeme Fuer Nutzfahrzeuge Gmbh Fixedly connected pad retaining spring for a brake pad
DE102011115304B3 (de) * 2011-09-29 2013-02-07 Wabco Radbremsen Gmbh Scheibenbremse, insbesondere für Nutzfahrzeuge, sowie Niederhaltefeder einer solchen Scheibenbremse
DE102011118127B4 (de) * 2011-11-10 2015-04-02 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Bremsbelag für eine Scheibenbremse
DE102012002734A1 (de) * 2012-02-10 2013-08-14 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Belaghaltesystem einer Scheibenbremse eines Kraftfahrzeugs
CA2781540A1 (en) * 2012-06-26 2013-12-26 Ray Arbesman Brake backing plate with step-chamfer
DE102012108667A1 (de) 2012-09-17 2014-03-20 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Anordnung eines Belaghaltebügels am Bremssattel einer Scheibenbremse sowie Bremsbelag
DE202013102650U1 (de) * 2013-01-09 2013-07-24 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Scheibenbremse für ein Nutzfahrzeug sowie Bremsbelag für eine Scheibenbremse
ITTO20130123A1 (it) * 2013-02-14 2014-08-15 Emmerre S R L Molla di pastiglia freno, pastiglia freno che incorpora la molla e suo metodo di realizzazione
DE102013013687A1 (de) * 2013-08-16 2015-02-19 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Bremsbelag einer Scheibenbremse und eine Scheibenbremse
US20160169306A1 (en) * 2014-12-15 2016-06-16 Bendix Spicer Foundation Brake Llc Reinforced Disc Brake Pad Backing Plate And Reinforced Brake Pad
DE102015118838A1 (de) * 2015-11-03 2017-05-04 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Scheibenbremse mit Belaghaltebügel und Sicherungsvorrichtung, und Bremsbelagsatz
US10125832B2 (en) * 2015-11-12 2018-11-13 Knorr-Bremse Systeme Fuer Nutzfahrzeuge Gmbh Disc brake and brake pad set
DE102015122563A1 (de) * 2015-12-22 2017-06-22 Bpw Bergische Achsen Kg Bremsbelag für eine Scheibenbremse, Scheibenbremse, Niederhalter für Bremsbeläge einer Scheibenbremse
DE102015122569A1 (de) * 2015-12-22 2017-06-22 Bpw Bergische Achsen Kg Scheibenbremse, Bremsbelag für eine Scheibenbremse, Niederhalter für die Befestigung von Bremsbelägen
DE102015122585A1 (de) * 2015-12-22 2017-06-22 Bpw Bergische Achsen Kg Bremsbelaghalterung einer Fahrzeug-Scheibenbremse, Bremsbelag, Bügel einer Bremsbelaghalterung
DE102016103396B4 (de) * 2016-02-26 2022-09-15 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Bremsbelag einer Scheibenbremse und Bremsbelagsatz
EP3423731B1 (en) * 2016-03-03 2021-11-03 Bendix Commercial Vehicle Systems LLC Disc brake and brake pad set
DE102017107146A1 (de) 2016-05-20 2017-11-23 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Scheibenbremse für ein Nutzfahrzeug, Bremsbelag und Bremsbelagsatz
KR102285893B1 (ko) 2016-05-20 2021-08-03 크노르-브렘제 시스테메 퓌어 누츠파조이게 게엠베하 상용 차량을 위한 디스크 브레이크, 브레이크 패드 및 브레이크 패드 세트
DE102019128116A1 (de) * 2019-10-17 2021-04-22 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Scheibenbremse für ein Kraftfahrzeug und Bremsbelag
DE102021111634A1 (de) 2021-05-05 2022-11-10 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Bremsbelag für eine Scheibenbremse
US20230048529A1 (en) * 2021-08-16 2023-02-16 ZF Active Safety US Inc. Nested brake clip

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB863851A (en) 1956-07-27 1961-03-29 Dunlop Rubber Co Improvements in disc brakes
GB1535720A (en) * 1974-12-24 1978-12-13 Girling Ltd Friction pad assemblies for sliding caliper disc brakes
GB2177170B (en) * 1985-06-25 1989-07-12 Gen Motors France Disc brake assembly having an electrical lining wear indicator
ES8604749A1 (es) * 1985-07-29 1986-03-01 Europ Friccion Mejoras introducidas en las zapatas de friccion para frenos de disco
DE8615015U1 (de) * 1986-06-04 1987-10-01 Lucas Industries P.L.C., Birmingham, West Midlands Blattfeder zum Niederhalten der Belag-Tragplatte einer Scheibenbremse
FR2606107B1 (fr) 1986-10-31 1988-12-02 Bendix France Plaquette pour frein a disque et frein a disque equipe de telles plaquettes
DE3910154C2 (de) 1989-03-29 1998-07-02 Perrot Bremse Gmbh Deutsche Blattfederanordnung zum Niederhalten der Bremsbelagträger in einer Scheibenbremse
DE4020287A1 (de) 1990-06-26 1992-01-02 Knorr Bremse Ag Belaghalterung in scheibenbremsen fuer strassenfahrzeuge, insbesondere nutzfahrzeuge
DE19515841A1 (de) * 1995-04-29 1996-10-31 Bpw Bergische Achsen Kg Belaghalterung an Scheibenbremsen für Straßenfahrzeuge
GB0301798D0 (en) * 2003-01-25 2003-02-26 Meritor Heavy Vehicle Braking Force transmission device for a disc brake
DE10328194B3 (de) * 2003-06-24 2004-12-23 Hermann Peters Gmbh & Co. Bremsbelag für eine Scheibenbremse
JP4086827B2 (ja) * 2004-09-15 2008-05-14 曙ブレーキ工業株式会社 フローティングキャリパ型ディスクブレーキ

Also Published As

Publication number Publication date
US20090020380A1 (en) 2009-01-22
EP1963702A1 (de) 2008-09-03
US8016084B2 (en) 2011-09-13
DE102006034764A1 (de) 2007-06-28
DE502006006472D1 (de) 2010-04-29
ATE461380T1 (de) 2010-04-15
WO2007068464A8 (de) 2007-09-07
WO2007068464A1 (de) 2007-06-21
EP1963702B1 (de) 2010-03-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0619893A2 (pt) pastilha do freio para um freio a disco
JP6792571B2 (ja) 商用車用のディスクブレーキおよびブレーキパッドセット
US8220595B2 (en) Brake pad for a disc brake
ES2359682T3 (es) Muelle de guía de elementos de fricción y freno de disco que incluye al menos un muelle de tal tipo.
JP6731210B2 (ja) 商用車用のディスクブレーキおよびブレーキパッドセット
AU2014308147B2 (en) Lining retaining spring for a brake lining and brake lining retainer for a disc brake on a motor vehicle
WO2013150881A1 (ja) ディスクブレーキ用摩擦パッド組立て体
JP4984273B2 (ja) ディスクブレーキ用パッド
AU2016377860B2 (en) Disc brake, brake pad for a disc brake, and hold-down device for securing brake pads
CA2918024C (en) Brake pad retention device and method
BRPI0618238A2 (pt) freio a disco, especialmente para um veìculo utilitário, bem como abraçadeira de retenção para a retenção de revestimento de freio do freio a disco
AU2022215152A1 (en) Brake lining for a disc brake, disc-brake hold-down for brake linings of a disc brake
US20080006490A1 (en) Retention spring for brake pressure pads
JP6731212B2 (ja) ディスクブレーキ
CN108431444B (zh) 用于卡钳体的垫组件
EP1780437A2 (en) Flat spring for brake pads used in disc brakes, in particular for industrial vehicles
JP2012215279A (ja) ディスクブレーキ用パッド組立体
US20160169306A1 (en) Reinforced Disc Brake Pad Backing Plate And Reinforced Brake Pad
CN108350959B (zh) 盘式制动器
JP2006207822A (ja) ディスクブレーキ用パッドクリップ
JP2012036959A (ja) 車両用ドラムブレーキ
JP4159371B2 (ja) ディスクブレーキ用パッドクリップ
WO2006058591A1 (de) Scheibenbremse, insbesondere für ein Nutzfahrzeug
JPS602346Y2 (ja) デイスクブレ−キ
JP4363236B2 (ja) ディスクブレーキ

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]