BRPI0618595A2 - intensificador de fumaça - Google Patents

intensificador de fumaça Download PDF

Info

Publication number
BRPI0618595A2
BRPI0618595A2 BRPI0618595-9A BRPI0618595A BRPI0618595A2 BR PI0618595 A2 BRPI0618595 A2 BR PI0618595A2 BR PI0618595 A BRPI0618595 A BR PI0618595A BR PI0618595 A2 BRPI0618595 A2 BR PI0618595A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
smoker
box
generating device
burner tube
smoke generating
Prior art date
Application number
BRPI0618595-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Mario Mata Gonzalez
Original Assignee
Weber Stephen Products Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Weber Stephen Products Co filed Critical Weber Stephen Products Co
Publication of BRPI0618595A2 publication Critical patent/BRPI0618595A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J37/00Baking; Roasting; Grilling; Frying
    • A47J37/06Roasters; Grills; Sandwich grills
    • A47J37/07Roasting devices for outdoor use; Barbecues
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23BPRESERVING, e.g. BY CANNING, MEAT, FISH, EGGS, FRUIT, VEGETABLES, EDIBLE SEEDS; CHEMICAL RIPENING OF FRUIT OR VEGETABLES; THE PRESERVED, RIPENED, OR CANNED PRODUCTS
    • A23B4/00General methods for preserving meat, sausages, fish or fish products
    • A23B4/044Smoking; Smoking devices

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Baking, Grill, Roasting (AREA)
  • Cookers (AREA)
  • Other Air-Conditioning Systems (AREA)

Abstract

INTENSIFICADOR DE FUMAçA. A invenção apresentada neste documento refere-se a um dispositivo gerador de fumaça para uso com churrasqueiras portáteis. Várias modalidades de dispositivos geradores de fumaça aqui apresentadas incorporam alguma combinação de uma série de recursos para solucionar o problema dos dispositivos geradores de fumaça da técnica anterior. Por exemplo, uma das diversas modalidades da presente invenção incorpora alguma combinação de meios para a montagem do dispositivo em uma porção inferior de uma churrasqueira de modo a permitir que o dispositivo se beneficie do ar fresco que entra na churrasqueira na parte inferior, uma barra de ignição para a transferência de calor do queimador para as partículas de defumador por meio de condução, convecção, e radiação, uma tampa que se estende nas proximidades das chamas que emanam do tubo de queimador para a transferência de calor a partir do tubo de queimador para as partículas de defumador por meio de condução, convecção ou radiação, frestas de ventilação nas entradas de ar de modo a impedir que as partículas de defumador bloqueiem a entrada de ar, e pernas que contatam as chamas que emanam do tubo de queimador a partir da transferência de calor do tubo de queimador para as partículas de defumador por meio de condução.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "INTENSIFICADOR DE FUMAÇA".
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
A presente invenção descrita e reivindicada refere-se de modo geral à defumação de alimentos em dispositivos de cozimento ao ar livre.
Em particular, a presente invenção refere-se a dispositivos defumadores adicionados em grelhas de churrasqueira a gás, embora a presente invenção não se limite a tal aspecto.
A defumação de alimentos geralmente envolve o lento cozimento de grandes cortes de carne na presença de uma fonte de calor ou fogo, o que normalmente leva de doze a quatorze horas. O processo de defumação imprime um aroma de fumaça natural ao alimento. Os briquetes de carvão podem ser usados para defumar alimentos, porém muitos consumidores preferem usar aparas de madeira aromática, como, por exemplo, de hicória, algarobeira, bordo ou maçã. Por algum tempo, as opções para a obtenção de madeira fumado alimentos eram limitadas. Um consumidor poderia adquirir comercialmente alimentos fumados ou poderia comprar um defumador, que é um especialista exterior fogão especialmente concebidos para fumar alimentos. Por muito tempo, as opções para a obtenção de alimentos defumados eram limitadas. Um consumidor poderia comprar alimentos comercialmente defumados ou comprar um defumador, que vem a ser um fogareiro ao ar livre especialmente projetado para a defumação de alimentos. Os defumadores não eram especialmente populares, provavelmente devido ao tempo necessário para usar um defumador. Adicionalmente, a maior parte dos consumidores já possui uma churrasqueira e pode não estar disposta a gastar dinheiro com um segundo dispositivo de cozinha ao ar livre.
Os recentes desenvolvimentos na tecnologia das churras- queiras, no entanto, permitem que os proprietários de churrasqueiras melhorem o sabor dos alimentos cozidos com fumaça. Os fabricantes têm desenvolvido dispositivos de geração de fumaça concebidos para serem utilizados como um acessório de uma churrasqueira. No caso de uma churrasqueira a gás, devido à flexibilidade na regulação da temperatura de uma churrasqueira, a duração do tempo necessário para cozinhar os alimentos, enquanto ainda imprime um sabor de fumaça, poderia ser reduzida significativamente, para cerca de uma hora. A maior parte dos dispositivos inclui uma caixa ou recipiente de contenção de aparas de madeira, inserida na câmara de cozimento da churrasqueira. Em alguns casos, o dispositivo de geração de fumaça é provido com meios de aquecimento auxiliares para aquecer as aparas de madeira à temperatura de ignição. Em outros casos, o dispositivo gerador de fumaça simplesmente utiliza a fonte de calor preexistente da churrasqueira. Neste último caso, o dispositivo gerador de fumaça é colocado em uma porção superior da câmara de cozimento, quer na parte de cima da grelha de cozimento ou em cima das barras de armadilha. Para exemplos de tais dispositivos, vide as Patentes U.S. N0 5 167 183, 6 102 028, e 6 257 130, atribuídas ao Cessionário da presente invenção e incorporadas a este documento à guisa de referência.
Embora os dispositivos geradores de fumaça da técnica anterior provenham uma fumaça adequada para a defumação de alimentos, a técnica anterior tem suas desvantagens. Por exemplo, os dispositivos da técnica anterior são grandes e, de modo geral, concebidos para serem colocados sobre o topo da grelha de cozimento ou em cima de barras de armadilha. No primeiro caso, o dispositivo gerador de fumaça reduz a área de superfície disponível para cozinhar. No último caso, o dispositivo gerador de fumaça é disposto entre a fonte de calor e superfície de cozimento, o que reduz a área de superfície de cozimento que pode ser usada para cozinhar diretamente os alimentos, ou seja, os alimentos que são colocados sobre a superfície de cozimento acima do defumador serão cozidos de maneira indireta. A redução do espaço disponível para cozinhar os alimentos pode ser especialmente problemática em pequenas churrasqueiras portáteis, tais como churrasqueira compacta Weber® Q, a qual pode ser visualizada na página www.weber.com. Assim sendo, existe a necessidade de um dispositivo gerador de fumaça que não reduza a área de superfície para cozinhar ou a área de superfície de cozimento que pode ser usada para o cozimento direto de alimentos.
Outra desvantagem é que muitos dos dispositivos geradores de fumaça da técnica anterior fumo são concebidos para serem colocados em cima de barras de armadilha para uma churrasqueira a gás e, infelizmente, muitas churrasqueiras a gás não têm barras de armadilha. Geralmente, isto vem a ser uma preocupação para as churrasqueiras compactas de menor tamanho. Por conseguinte, existe a necessidade de um dispositivo gerador de fumaça que possa ser adaptado para utilização com uma churrasqueira que não tenha barras de armadilha.
Um outro inconveniente dos dispositivos geradores de fumaça da técnica anterior é que eles geralmente são dispostos em um local onde os mesmos não recebem ar fresco, o que pode reduzir a eficácia do dispositivo gerador de fumaça. O ar fresco geralmente entra em uma churrasqueira a partir do fundo. O ar fresco deve passar pela fonte de calor, quer se trate de carvão vegetal, propano, ou de outros combustíveis, antes de chegar ao dispositivo gerador de fumaça. A combustão de combustíveis utiliza o oxigênio do ar fresco que tem o efeito de isentar o dispositivo gerador de fumaça de ar fresco. Como resultado, existe a necessidade de um dispositivo gerador de fumaça que seja adaptado para receber o ar fresco.
Ainda mais, verificou-se que é difícil controlar a temperatura dos dispositivos geradores de fumaça da técnica anterior. As temperaturas excessivas podem levar à ignição de partículas de madeira, uma taxa de consumo excessivo de aparas de madeira, e/ou um consumo irregular de partículas de madeira. Para evitar a ignição, é muitas vezes necessário reduzir a temperatura da churrasqueira. Por conseguinte, é preciso mais tempo para cozinhar os alimentos. Por isso, existe a necessidade de um dispositivo gerador de fumaça que seja adaptado para prevenir a ignição de partículas de madeira e, assim, permitir uma maior flexibilidade na seleção da temperatura da câmara de cozimento.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A presente invenção soluciona pelo menos alguns dos problemas da técnica anterior. Várias modalidades da presente invenção são apresentadas, incorporando um ou mais componentes ou características. Por exemplo, em uma primeira modalidade, um dispositivo gerador de fumaça é adaptado de modo a se localizar lateral à fonte de calor em uma porção inferior da câmara de cozimento. Como tal, o dispositivo gerador de fumaça não é disposto entre a fonte de calor e superfície de cozimento, fornecendo uma área de superfície máxima para o cozimento de alimentos. Em uma segunda modalidade, um dispositivo gerador de fumaça é adaptado para se encaixar nos tubos queimadores de uma churrasqueira a gás de tal modo que o dispositivo gerador de fumaça possa ser usado em uma churrasqueira na qual faltam as barras de armadilha. Em uma terceira modalidade, um dispositivo gerador de fumaça incorpora entradas abaixo da fonte de calor para o recebimento de ar fresco. Em uma quarta modalidade, um dispositivo gerador de fumaça incorpora frestas de ventilação nas entradas de ar para impedir que aparas de madeira bloqueiem as entradas de ar. Em uma quinta modalidade, um dispositivo gerador de fumaça incorpora entradas adequadamente dimensionadas para evitar a ignição ou o consumo excessivo de partículas do defumador. Em uma sexta modalidade, um dispositivo gerador de fumaça incorpora os aspectos adaptados para a transferência de calor para as aparas de madeira por meio de condução, convecção, e radiação de modo a prover calor e até mesmo um consumo de partículas do defumador. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Estas e outras características, aspectos, objetos, e benefícios da presente invenção descrita e reivindicada tornar-se-ão melhor compreendi- dos mediante consideração da seguinte descrição detalhada, reivindicações em apenso, e desenhos em anexo, nos quais:
A Figura 1 é uma vista em perspectiva de uma modalidade pre- ferida de um dispositivo gerador de fumaça instalado na câmara de cozimen- to de uma churrasqueira;
A Figura 2 é uma vista frontal explodida de um dispositivo gera- dor de fumaça preferido;
A Figura 3 é uma vista superior do componente de caixa de de- fumador de um dispositivo gerador de fumaça preferido;
A Figura 4 é uma vista superior do componente de tampa de um dispositivo gerador de fumaça preferido, e
A Figura 5 é uma vista lateral explodida de um dispositivo gera- dor de fumaça preferido.
Deve- se entender que os desenhos não são necessariamente em escala e que as modalidades por vezes são ilustradas por meio de sím- bolos gráficos, linhas pontilhadas, representações diagramáticas, e vistas fragmentadas. Em certos casos, os detalhes que não são necessários para a compreensão da presente invenção descrita neste documento ou que tor- nem outros detalhes difíceis de perceber, podem ser omitidos. Deve-se en- tender, como é óbvio, que a presente invenção descrita não necessariamen- te se limita às modalidades particulares aqui ilustradas.
Numerais de referência similares serão usados para se referir a partes similares ou análogas de figura à figura na descrição dos desenhos a seguir.
DESCRIÇÃO DETALHADA DOS DESENHOS
Com referência primeiramente à Figura 1, uma modalidade preferida do dispositivo gerador de fumaça 2 é mostrada instalada na parte inferior de uma churrasqueira 40. O estilo em particular da churrasqueira 40 ilustrado na figura está presente para efeito de exemplo, tão-somente. Contempla-se que uma pessoa com habilidade simples na técnica saberia como modificar as diversas modalidades do dispositivo gerador de fumaça descrito no presente documento para utilização em outros tipos de churrasqueiras, inclusive as churrasqueiras não a gás. A churrasqueira 40 em particular ilustrada nesta figura é composta de uma câmara de cozimento 42, que é definida por um elemento inferior 44 e um elemento superior 46. O elemento superior 46 é uma tampa que pode ser removível do elemento inferior 44 ou fixada de maneira articulada ao elemento inferior 44, conforme mostrado. A fonte de calor para a churrasqueira 40 é um tubo de queimador 48, com uma pluralidade de orifícios 50 para a combustão de um combustível, como, por exemplo, propano. A churrasqueira 40 também inclui uma entrada de ar 52 (sobre a parte inferior da churrasqueira) para a entrada de ar fresco na churrasqueira e uma grelha de cozimento (não mostrada), que se localiza acima do tubo do queimador 48 próximo da borda do elemento inferior 44.
Na Figura 1, o dispositivo 2 é mostrado em encaixe com duas seções paralelas do tubo de queimador 48 para apoiar o dispositivo 2 na porção inferior da churrasqueira 40. Embora mostrado em encaixe com um único tubo de queimador em forma de Parcial 48, o dispositivo 2 pode ser utilizado com 2 churrasqueiras tendo múltiplos queimadores ou um único queimador de um formato diferente. E, ao mesmo tempo em que o dispositi- vo 2 é mostrado encaixado com duas seções de tubo de queimador parale- las, o dispositivo 2 pode ser alternativamente encaixado com duas seções de tubo de queimador não paralelas. Por exemplo, o dispositivo 2 pode ser encaixado com duas seções de tubo de queimador orientadas a 90 ° uma da outra, ou mesmo em qualquer outro ângulo. Ainda mais, partindo do princí- pio de que é provido um suporte rígido, o dispositivo pode ser colocado em cantiléver a partir de uma única seção de tubo de queimador.
O dispositivo gerador de fumaça 2 é de preferência composto de uma caixa de defumador 10, uma tampa 20, e uma barra de ignição 30. A caixa de defumador 10 é adaptada para conter partículas de defumador (não mostradas), tais como partículas de madeira, carvão vegetal, ou qualquer outro material que crie fumaça ou vapores na presença de calor a fim de a- dicionar sabor aos alimentos de churrasco. A tampa 20 é de preferência a- nexada de maneira articulada à caixa de defumador usando uma dobradiça de fio 22 de modo a proporcionar um acesso fácil à caixa de defumador 10. A dobradiça de fio de preferência se encaixa em dois furos opostos 23a na caixa de defumador 10 e em dois furos opostos correspondentes 23b na tampa 20 a fim de fixar a tampa 20 à caixa de defumador 10. Uma ferramen- ta, tal como tenazes ou uma espátula, pode ser facilmente utilizada para a- brir e fechar a tampa no caso de mais partículas de defumador forem neces- sárias, enquanto a churrasqueira estiver quente ou no caso de o usuário querer evitar sujar as mãos. No entanto, contempla-se que a tampa 20 pos- sa ser concebida para ser removível da caixa de defumador 10, quando a tampa 20 pode se encaixar sobre o topo da caixa de defumador 10. Alterna- tivamente, a tampa 20 pode ser fixada de maneira deslizante à caixa de de- fumador 10. Uma pessoa com habilidade simples na técnica reconhecerá que a tampa 20 pode ser fixada à caixa de defumador 10 de múltiplas for- mas.
A caixa de defumador 10 de preferência compreende um piso 12, uma pluralidade de paredes laterais 14, e uma pluralidade de pernas 16. A caixa de defumador 10 é de preferência formada a partir de uma única folha de metal, em que a folha de metal é estampada e dobrada em forma, apesar de a presente invenção não se limitar apenas como a tal aspecto. Por exemplo, cada componente 12, 14, e 16 pode ser componentes discre- tos fixados uns aos outros por meios adequados, como, por exemplo, por meio de solda, cavilhas, parafusos, etc. É preferível que a caixa de defuma- dor 10 seja de um formato retangular, embora seja contemplado que a caixa 10 pode ser de qualquer outra forma; ou seja, circular, triangular, trapezoidal, oval, etc. Em alguns casos, a forma da caixa de defumador 10 pode ser de- terminada pelo desenho da churrasqueira 40. No caso em que a caixa 10 é circular ou curvilínea, apenas uma parede lateral contínua 14 pode ser ne- cessária.
As pernas 16 se estendem a partir de uma superfície externa da caixa de defumador e, preferencialmente, se estendem a partir das paredes laterais opostas 14, para suportar a caixa em uma porção inferior da chur- rasqueira 40, próximo à entrada de ar 52. O posicionamento da caixa 10 na parte inferior da churrasqueira, próximo à entrada de ar 52, permite que o ar fresco entre na caixa 10 para uma produção mais eficaz de fumaça e uma taxa mais lenta de consumo de partículas de defumador. Conforme referido anteriormente, os dispositivos geradores de fumaça da técnica anterior 2 são posicionados acima do tubo de queimador 48 de tal modo que o dispositivo 2 receba o ar pós-combustão com um teor de oxigênio inferior que, se acredi- ta, iniba a geração de fumaça. De preferência, as pernas 16 posicionam a caixa 10 adjacente ao tubo de queimador 48 de tal modo que o piso 12 da caixa 10 se posiciona abaixo dos orifícios 50 sobre o tubo de queimador 48. No entanto, contempla-se que o piso 12 pode ser posicionado a uma curta distância acima dos orifícios 50 e ainda receba ar fresco, contanto que a cai- xa 10 fique horizontalmente disposta a partir do tubo de queimador (ou seja, não diretamente acima do tubo de queimador 48).
Na modalidade preferida, há quatro pernas 16, cada qual tendo recessos de modo geral circulares para se encaixar com as seções de tubo de queimador circulares 48. No entanto, a forma dos recessos são, na sua maior parte, determinada pela forma do tubo de queimador 48; ou seja, se os tubos de queimador 48 têm uma seção transversal quadrada, neste caso os recessos devem também ser quadrados. As pernas 16 são preferencial- mente finas e de modo geral verticalmente orientadas de tal modo que as seções de tubo de queimador 48 receba as pernas entre os furos (ou orifí- cios) 50. Não é necessário que as pernas 16 se encaixem nos tubos de queimador. Uma pessoa com habilidade simples na técnica reconhecerá que as pernas podem se encaixar ou se assentar sobre qualquer outra superfície na porção inferior do elemento inferior 44. Contempla-se ainda que, como um substituto para as pernas 16, outros meios de montagem, tais como su- portes, braçadeiras, parafusos, etc., podem ser utilizados para a montagem da caixa 10 no elemento inferior 44, no tubo de queimador 48, ou em qual- quer outro componente dentro do elemento inferior 44. De maneira alternati- va, as superfícies de suporte (não mostradas) podem ser formadas no ele- mento inferior 44 de modo a apoiar a caixa de defumador 10, em que as su- perfícies de suporte se encaixam em qualquer parte da caixa, incluindo o piso 12 ou as paredes laterais 14.
Na modalidade preferida, as pernas 16 são utilizadas para trans- ferir calor para as partículas de defumador. Como descrito acima, as pernas preferidas 16 ficam em contato com o tubo de queimador na região dos orifí- cios 50. As chamas que emanam dos orifícios transferem calor para as per- nas 16, as quais, por sua vez, transferem calor por meio de condução para o piso 12 e paredes laterais 14, as quais finalmente transferem calor para as partículas de defumador por meio de condução. A transferência de calor por condução ocorre devido ao contato entre as partículas de defumador e o piso 12 e as paredes laterais 14.
A caixa de defumador 10 compreende ainda um número de res- piradores para a admissão de ar e para a descarga da fumaça. Conforme melhor mostrado na Figura 3, o piso 12 de preferência tem pelo menos uma e, de preferência, nove entradas 15, 17 e, conforme melhor mostrado na Fi- gura 2, as paredes laterais têm uma pluralidade de respiradores circulares 19. Dentre as nove entradas 15 e 17, é preferido que seis dentre as entradas sejam furos circulares 17 e três das entradas sejam fendas alongadas 15. As fendas alongadas 15 são de preferência caracterizadas como frestas de ven- tilação, cujas frestas de ventilação se projetam para o interior da caixa de defumador 10. Assim sendo, as frestas de ventilação ajudam a manter as partículas de defumador elevadas para fora do piso 12, impedindo, assim, que as partículas de defumador bloqueiem o ar de entrada. A pluralidade de respiradores 19 sobre as paredes laterais 14 encontra-se disponível para a admissão de ar ou para a descarga de fumaça, o que depende de uma série de fatores, tais como temperatura, a localização particular do respirador 19 sobre a parede lateral 14, e a direção das correntes de ar convectivas na churrasqueira 40.
Entende-se que a fumaça da caixa 10, de modo geral, sobe de- vido às forças convectivas. Por conseguinte, as saídas de fumaça 11 são de preferência formadas em uma porção superior do dispositivo. As saídas 11 podem se localizar em uma porção inferior do dispositivo, mas isto pode su- focar as partículas de defumador. No entanto, isto pode ser desejável até certo ponto para diminuir o consumo das partículas de defumador. De prefe- rência, as saídas 11 são formadas na interface entre a tampa 20 e as pare- des laterais 14 da caixa. Tal como descrito na Figuras 1, 2 e 5, as paredes laterais 14 têm uma pluralidade de cortes sobre a borda de topo. No entanto, contempla-se que os cortes podem ser formados sobre a tampa 20 ao invés de sobre as paredes laterais 14. Como uma alternativa às saídas 11 forma- das na interface das paredes laterais 14 e de tampa 20, podem ser formados furos na tampa 20 e/ou sobre as paredes laterais 14 perto da borda de topo das paredes laterais 14.
Com referência mais uma vez à Figura 1, a barra de ignição 30 é uma das fontes principais de calor para a caixa de defumador 10. A barra de ignição 30 de preferência é feita de chapa de metal, e se estende ao longo de todo o interior da caixa de defumador 10, em passagem pelas aberturas 13 nas paredes laterais opostas 14 da caixa 10, e que se estende para fora da caixa 10. As aberturas 13 são melhor mostradas na Figura 5. Retomando a Figura 1, em certas modalidades da presente invenção, o dispositivo 2 po- de ainda compreender um divisor de caixa 60 com uma abertura correspon- dente 13 para a provisão de um suporte adicional para a ignição 30 para a barra de ignição 30 e para a criação de dois compartimentos distintos na caixa de defumador 10. Tal como é ilustrado na Figura 1, a barra de ignição 30 se estende para fora da caixa 10 em ambos os lados diretamente sobre as duas seções de tubo de queimador 48. A chama (não mostrada) emana- da do tubo de queimador 48 aquece a barra de ignição 30 a uma temperatu- ra muito elevada, de tal forma que a barra de ignição 30 irradie calor ao lon- go de todo o seu comprimento para as partículas de defumador no interior da caixa 10. Na eventualidade de a caixa de defumador 10 ser suficiente- mente enchida com partículas de defumador, a barra de ignição 30 também conduzirá calor para as partículas de defumador. Contempla-se que a barra de ignição 30, que fica geralmente em contato direto com as chamas do queimador 48, pode ser a superfície mais quente do dispositivo 2. Por con- seguinte, a barra de ignição 30 facilita as correntes de ar convectivas no in- terior da caixa de defumador a fim de intensificar a transferência de calor para as partículas de defumador. Além disso, a barra de ignição 30 é molda- da de preferência como um V invertido de modo a captar o gás quente que se eleva a partir do tubo de queimador 48 e direcionar o gás quente para a caixa de defumador 10 através das aberturas 15 de tal forma que a barra de ignição 30 reforce ainda mais a transferência de calor convectivo para as partículas de defumador. No entanto, entenda-se que uma pessoa com habi- Iidade simples na técnica compreenderia que a barra de ignição 30 pode ser incorporada em uma multiplicidade de formas e tamanhos.
Tal como melhor demonstrado nas Figuras 1 e 2, a tampa 20 de preferência tem duas porções viradas abaixadas opostas 25 para uma efeti- va distribuição de fumaça. A fumaça de modo geral sai pelos respiradores 11 com uma significativa velocidade lateral. Esta é desejada ao longo do eixo geométrico mais amplo da churrasqueira 40, onde se deseja que a fumaça passe lateralmente e para cima. Por conseguinte, é preferido que os outros dois lados da tampa não tenham porções abaixadas. No entanto, ao longo do eixo geométrico mais estreito da churrasqueira 40, é preferível que a fu- maça passe de modo geral em um sentido ascendente a fim de evitar que a fumaça suba pela parede dos elementos inferiores e superiores 44, 46 e ul- trapasse a superfície de cozimento. As porções laterais abaixadas 25 con- vertem a velocidade lateral em velocidade descendente, na qual as corren- tes de ar convectivas forçam a fumaça para cima pela superfície de cozi- mento. Contempla-se que as porções abaixadas 25 podem contribuir para a transferência de calor para as partículas de defumador. De preferência, as porções abaixadas 25 se estendem para fora da periferia da caixa de defu- mador 10 próximo das chamas que se originam do tubo de queimador. As chamas transferem calor para as porções abaixadas 25, o que eleva a tem- peratura de toda a tampa 20. A tampa 20 transfere calor para as partículas de defumador por meio de condução, convecção ou por radiação. Assumin- do que a caixa de defumador 10 fica suficientemente cheia de partículas de defumador, as partículas de defumador entram em contato com a tampa 20 facilitando a transferência de calor por condução. A tampa 20 irá também contribuir para a transferência de calor por convecção, uma vez que as su- perfícies quentes da tampa 20 facilitam as correntes de ar convectivas no interior da caixa de defumador 10. Contempla-se que a tampa 20 chegue a uma alta temperatura devido às porções abaixadas 25 que ficam próximas das chamas, o que facilita uma significativa quantidade de transferência de calor por radiação para as partículas de defumador.
Para utilizar o dispositivo gerador de fumaça preferido 2, a gre- lha de cozimento da churrasqueira 40 é primeiramente removida e o disposi- tivo 2 é montado no tubo de queimador 48 a fim de aproveitar o ar fresco que vem de baixo da churrasqueira 40. A tampa 20 do dispositivo 2 é aberta e as partículas de defumador pré-embebidas (de preferência aparas de ma- deira) são adicionadas à caixa de defumador 10. A tampa 20 é fechada e a grelha de cozimento é substituída. A churrasqueira 40 é pré-aquecida a alta temperatura por aproximadamente 10 minutos. Durante este período de tempo, as aparas de madeira úmidas utilizam o calor dos meios de condu- ção, convecção, radiação para dar início ao processo de defumação. A utili- zação de todos os três modos de transferência de calor é única, à medida que resulta em um rápido início do processo de defumação e resulta no a- quecimento uniforme das partículas de defumador. O dispositivo 2 inicial- mente aquece as pernas 16 através de condução, a partir da condução, convecção ou radiação da barra de ignição 30, e a partir da condução, con- vecção ou radiação das porções abaixadas 25 da tampa 20. O ar é trazido através das entradas de ar 15, 17, e 19. A fumaça sai do dispositivo 2 pelos respiradores 11. Além de deixar o ar entrar na caixa de defumador 10, as frestas de ventilação sobre as entradas de ar 15 ajudam a manter as aparas de madeira longe do piso 12, evitando, assim, que as aparas de madeira bloqueiem o ar que entra. Durante os primeiros 10 minutos de preaqueci- mento, a temperatura das aparas de madeira sobe de preferência a uma temperatura igual ou inferior à temperatura de acendimento a fim de iniciar o processo de defumação.
Embora a presente invenção descrita e reivindicada no presente documento tenha sido descrita em pormenores consideráveis com referência a certas modalidades preferidas, uma pessoa versada na técnica apreciará que a presente invenção descrita e reivindicada neste documento pode ser praticada por meio de outras modalidades preferidas, que foram apresenta- das para fins de ilustração e não de limitação. Sendo assim, o espírito e o âmbito das reivindicações em apenso não devem se limitar à descrição das modalidades preferidas contidas no presente documento.

Claims (28)

1. Dispositivo gerador de fumaça para uma churrasqueira tendo uma câmara de cozimento e uma seção de tubo de queimador na câmara de cozimento, o dispositivo gerador de fumaça compreendendo: uma caixa de defumador, uma tampa e uma barra de ignição que se estende para fora e para dentro da caixa de defumador; a caixa de defumador tendo um piso e uma pluralidade de paredes; a caixa de defumador e a tampa definindo um espaço interior; a caixa de defumador sendo adaptada para conter pelo menos uma partícula de defumador no espaço interior; pelo menos um suporte que se estende a partir da caixa de defumador e adaptado para se encaixar na seção de tubo de queimador para prender a caixa de defumador de tal forma que a barra de ignição fique disposta em uma posição acima de uma porção da seção de tubo de queimador para transferir calor para a barra de ignição quando o queimador se encontra em funcionamento; o piso tendo pelo menos uma abertura para receber ar na caixa de defumador; pelo menos uma abertura tendo uma fresta de ventilação que se projeta para dentro para levantar pelo menos uma partícula de defumador do piso; e a caixa de defumador tendo pelo menos uma abertura para saída de fumaça em uma periferia da tampa.
2. Dispositivo gerador de fumaça para uma churrasqueira tendo duas seções de tubo de queimador em uma seção inferior da churrasqueira, o dispositivo gerador de fumaça compreendendo: uma caixa de defumador e uma tampa; e a caixa de defumador sendo adaptada para se encaixar nas duas seções de tubo de queimador para suportar a caixa de defumador de tal modo que o piso da caixa de defumador fique horizontalmente disposto entre as duas seções de tubo de queimador.
3. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 2, em que o dispositivo gerador de fumaça compreende ainda pelo menos dois suportes que pendem da caixa de defumador, cada suporte tendo um recesso adaptado para receber uma dentre as duas seções de tubo de queimador.
4. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 3, em que cada um dentre pelo menos dois suportes se encaixa no respectivo tubo de queimador em pelo menos um ponto que se encontra entre os orifícios adjacentes do tubo de queimador.
5. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 3, em que pelo menos um suporte é fino e de modo geral orientado verticalmente.
6. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 2, em que: a caixa de defumador é adaptada para conter pelo menos uma partícula de defumador; o defumador compreende um piso tendo pelo menos uma abertura para receber ar na caixa de defumador, pelo menos uma abertura tendo uma fresta de ventilação que se projeta para dentro para promover circulação de ar para pelo menos uma partícula de defumador.
7. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 2, em que o dispositivo gerador de fumaça compreende ainda: uma barra de ignição tendo uma primeira porção, uma segunda porção e uma terceira porção; e a primeira porção da barra de ignição estendendo-se para um espaço interior da caixa de defumador, a segunda porção da barra de ignição estendendo-se através de uma parede da caixa de defumador para um lado de fora da caixa de defumador, em que a barra de ignição é posicionada para se estender sobre uma dentre as seções de tubo de queimador para transferir calor para a caixa de defumador, e a terceira porção da barra de ignição estendendo-se através de outra parede da caixa de defumador para um lado de fora da caixa de defumador, em que a barra de ignição é posicionada para se estender sobre a outra dentre as seções de tubo de queimador para transferir calor para a caixa de defumador.
8. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 7, em que: a caixa de defumador é adaptada para conter pelo menos uma partícula de defumador; o defumador compreende um piso tendo pelo menos uma abertura para receber ar na caixa de defumador, pelo menos uma abertura tendo uma fresta de ventilação que se projeta para dentro para levantar pelo menos uma partícula de defumador do piso.
9. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 8, em que a caixa de defumador tem pelo menos uma abertura de saída de fumaça na periferia da tampa.
10. Dispositivo gerador de fumaça para uma churrasqueira tendo um tubo de queimador em uma seção inferior da churrasqueira, o dispositivo gerador de fumaça compreendendo: uma caixa de defumador, uma barra de ignição e uma tampa; a caixa de defumador tendo um piso e uma parede lateral; a caixa de defumador e tampa definindo um espaço interior; a parede lateral sendo adaptada para prender a barra de ignição; e uma primeira porção da barra de ignição estendendo-se através de uma parede da caixa para o espaço interior da caixa de defumador, e uma segunda porção da barra de ignição estendendo-se para um lado de fora da caixa de defumador, em que a barra de ignição é adaptada para se estender sobre o tubo de queimador para transferir calor para a caixa de defumador.
11. Dispositivo gerador de fumaça para uma churrasqueira, de acordo com a reivindicação 10, em que: o piso tem uma abertura para receber ar na caixa de defumador; a abertura tendo uma fresta de ventilação que se projeta para dentro para levantar pelo menos uma partícula de defumador piso chão para promover circulação de ar para pelo menos uma partícula de defumador.
12. Dispositivo gerador de fumaça para uma churrasqueira, de acordo com a reivindicação 11, em que: o piso da caixa de defumador é disposto na seção inferior da churrasqueira para receber ar na caixa de defumador; e a tampa da caixa de defumador tem uma borda que se estende para fora acima da parede para receber calor a partir do tubo de queimador.
13. Dispositivo gerador de fumaça para uma churrasqueira, de acordo com a reivindicação 10, em que duas seções de tubo de queimador paralelas são dispostas na seção inferior da churrasqueira.
14. Dispositivo gerador de fumaça para uma churrasqueira, de acordo com a reivindicação 10, em que: o tubo de queimador tem uma seção com uma pluralidade de orifícios espaçados entre si, uma caixa de defumador tendo pelo menos um suporte; pelo menos um suporte sendo fino e, de modo geral, orientado verticalmente; e pelo menos um suporte sendo adaptado para ficar disposto entre dois orifícios adjacentes do tubo de queimador.
15. Dispositivo gerador de fumaça para uma churrasqueira, de acordo com a reivindicação 10, em que a barra de ignição fica posicionada para se estender sobre uma primeira seção de tubo de queimador para transferir calor para a caixa de defumador, e uma porção da barra de ignição estende-se através de outra parede da caixa de defumador para um lado de fora da caixa de defumador, em que a barra de ignição fica posicionada para se estender sobre uma segunda seção de tubo de queimador para transferir calor para a caixa de defumador.
16. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindi- cação 15, em que o dispositivo gerador de fumaça compreende ainda pelo menos dois suportes que pendem a partir da caixa de defumador, cada suporte tendo um recesso adaptado para receber uma dentre as duas seções de tubo de queimador paralelas.
17. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 16, em que cada um dentre pelo menos dois suportes se encaixa no respectivo tubo de queimador, em pelo menos um ponto que está entre os orifícios adjacentes do tubo de queimador.
18. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 16, em que pelo menos um suporte é fino e de modo geral orientado verticalmente.
19. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 15, em que: a caixa de defumador é adaptada para conter pelo menos uma partícula de defumador; o defumador compreende um piso tendo pelo menos uma abertura para receber ar na caixa de defumador, pelo menos uma abertura tendo uma fresta de ventilação que se projeta para dentro para promover circulação de ar para pelo menos uma partícula de defumador.
20. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 19, em que o dispositivo gerador de fumaça compreende ainda uma tampa para a caixa de defumador, em que a tampa tem uma borda que se estende para fora acima de pelo menos uma das paredes da caixa de defumador para receber calor a partir de pelo menos uma das seções de tubo de queimador.
21. Dispositivo gerador de fumaça para uma churrasqueira tendo um tubo de queimador em uma seção inferior da churrasqueira, o dispositivo gerador de fumaça compreendendo: uma caixa de defumador e uma tampa; o tubo de queimador tendo uma pluralidade de orifícios de queimador; um piso da caixa de defumador sendo posicionado na seção inferior da churrasqueira em uma elevação abaixo daquela da pluralidade de orifícios de queimador.
22. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 21, compreendendo ainda uma barra de ignição se estendendo para fora e para dentro da caixa de defumador, a porção da barra de ignição se estendendo para fora da caixa de defumador estando disposta em uma posição acima de uma porção do tubo de queimador.
23. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 22, em que o tubo de queimador compreende duas seções de tubo de queimador e a caixa de defumador está posicionada horizontalmente entre as duas seções de tubo de queimador.
24. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 23, em que o piso da caixa de defumador inclui pelo menos uma abertura, pelo menos uma abertura tendo uma fresta de ventilação que se projeta para dentro para elevar pelo menos uma partícula de defumador do piso.
25. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação -21, em que o piso da caixa de defumador inclui pelo menos uma abertura, pelo menos uma abertura tendo uma fresta de ventilação que se projeta para dentro para elevar pelo menos uma partícula de defumador do piso.
26. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 25, em que o tubo de queimador compreende duas seções de tubo de queimador e a caixa de defumador está posicionada horizontalmente entre as duas seções de tubo de queimador.
27. Dispositivo gerador de fumaça, de acordo com a reivindicação 21, em que o tubo de queimador compreende duas seções de tubo de queimador e a caixa de defumador está posicionada horizontalmente entre as duas seções de tubo de queimador.
28. Dispositivo gerador de fumaça para uma churrasqueira tendo um tubo de queimador em uma seção inferior da churrasqueira, o dispositivo gerador de fumaça compreendendo: uma caixa de defumador e uma tampa; um piso da caixa de defumador tendo pelo menos uma abertura para receber ar na caixa de defumador; e a abertura tendo pelo menos uma fresta de ventilação que se pro- jeta para dentro para elevar pelo menos uma partícula de defumador do piso.
BRPI0618595-9A 2005-11-15 2006-11-14 intensificador de fumaça BRPI0618595A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/273,845 2005-11-15
US11/273,845 US7757604B2 (en) 2005-11-15 2005-11-15 Smoke enhancer
PCT/US2006/044272 WO2007059177A2 (en) 2005-11-15 2006-11-14 Smoke enhancer

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0618595A2 true BRPI0618595A2 (pt) 2011-09-06

Family

ID=38039418

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0618595-9A BRPI0618595A2 (pt) 2005-11-15 2006-11-14 intensificador de fumaça

Country Status (14)

Country Link
US (1) US7757604B2 (pt)
EP (1) EP1951057B1 (pt)
CN (1) CN101309592B (pt)
AR (1) AR057573A1 (pt)
AU (1) AU2006315487B2 (pt)
BR (1) BRPI0618595A2 (pt)
CA (1) CA2630053C (pt)
CR (1) CR9976A (pt)
DK (1) DK1951057T3 (pt)
ES (1) ES2553343T3 (pt)
GT (1) GT200800064A (pt)
NO (1) NO338045B1 (pt)
WO (1) WO2007059177A2 (pt)
ZA (1) ZA200804149B (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10051879B2 (en) 2010-12-03 2018-08-21 Masoud Mafi Airflow-regulated smokers and methods of using the same
USD702083S1 (en) * 2011-12-10 2014-04-08 Kendall M. Busarow Holder for grilling objects
US9003962B2 (en) * 2012-01-30 2015-04-14 Grill Performance Adjustable flavor bar and smoker box for a gas grill
EP2671482B1 (en) * 2012-06-05 2015-05-06 Koninklijke Philips N.V. A grill
US9693569B2 (en) 2013-10-03 2017-07-04 Smokehouse Products, LLC Smoke generator
US10058105B2 (en) * 2016-02-25 2018-08-28 Lynx Grills, Inc. Smoking device
US20200383340A1 (en) * 2019-06-07 2020-12-10 Shelly's Grills, Llc Grill smoker box with partitioned volume for food
US11985985B2 (en) 2020-07-27 2024-05-21 North Atlantic Imports, Llc Outdoor cooking station for smoking food and method thereof
US20220202027A1 (en) 2020-12-30 2022-06-30 Sharkninja Operating Llc Smoke functionality in electric grill-type appliance
USD1010386S1 (en) 2022-06-10 2024-01-09 Weber-Stephen Products Llc Portable grill
USD1009547S1 (en) 2022-06-10 2024-01-02 Weber-Stephen Products Llc Portable grill
USD1013441S1 (en) 2022-06-10 2024-02-06 Weber-Stephen Products Llc Portable grill
USD1014171S1 (en) 2022-06-10 2024-02-13 Weber-Stephen Products Llc Portable grill

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1118501A (en) * 1914-01-05 1914-11-24 Elmyr A Laughlin Fire-grate.
US1779453A (en) * 1928-08-30 1930-10-28 Atlantic Coast Fisheries Co Smoke producer
US3002444A (en) * 1959-09-18 1961-10-03 Cyril J Hoebing Electrically heated, smoke producing barbecue grill
US4130052A (en) * 1976-03-30 1978-12-19 Jacobson John E Combination smoker-cooker for food
DE2712856A1 (de) * 1977-03-21 1978-09-28 Cary Dipl Ing Brandt Oelbrenneranordnung fuer heizungsanlagen
US4140049A (en) * 1977-04-06 1979-02-20 Stewart William G Method and apparatus for using a food cooker as a food smoker
US4321857A (en) * 1980-04-08 1982-03-30 Best Willie H Infrared gas grill
US4374489A (en) * 1981-06-15 1983-02-22 Ole-Arkie Corp. Adaptable food smoker attachment
US4697506A (en) * 1986-08-13 1987-10-06 The Ducane Company Tray for generating food flavoring smoke
US4779525A (en) * 1987-01-23 1988-10-25 Gaines Tom H Smoke generating device
US4770157A (en) 1987-10-06 1988-09-13 B. D. Wait Co. Limited Food smoker device
US5167183A (en) * 1988-08-12 1992-12-01 Weber-Stephen Products Co. Smoker attachment for a portable gas grill
US4869163A (en) * 1988-09-19 1989-09-26 Haskins Gene B Smoking unit for gas grills
US5048406A (en) * 1990-05-02 1991-09-17 Cofer Joseph R Disposable/refillable smoke cartridge for gas barbecue grills
US5768983A (en) * 1996-10-08 1998-06-23 Treiber; Rodney High temperature wood smoker
US6161534A (en) * 1997-07-23 2000-12-19 Kronman; Leonard Method and apparatus for converting a gas grill and/or charcoal burning grill
US6059849A (en) * 1997-09-08 2000-05-09 Lewis; Clayton C. Barbecue smoker device for barbecue grills
US6041695A (en) * 1999-01-20 2000-03-28 Kuopus; Wilbert C. BBQ oven
US6019035A (en) * 1999-01-21 2000-02-01 Jonas; James E. Food smoker
US6102028A (en) * 1999-08-11 2000-08-15 Weber-Stephen Products Co. Smoker attachment for a barbecue grill
US6257130B1 (en) * 2000-08-11 2001-07-10 Weber-Stephen Products Co. Ducted smoker for barbecue grill
US6523463B1 (en) * 2000-11-17 2003-02-25 Richard E. Hogle Controlled burn smoking device
US20020166460A1 (en) * 2001-05-09 2002-11-14 O'shea Gerald Michael Apparatus and method of converting a barbecue grill into a smoker device
CN2481259Y (zh) * 2001-06-13 2002-03-13 特力股份有限公司 具烟熏与烧烤的炉具
US7322530B2 (en) 2001-08-16 2008-01-29 November Aktiengesellschaft Gesellschaft Fur Molekulare Medizin Forgery-proof marking for objects and method for identifying such a marking
US6701829B2 (en) * 2002-05-20 2004-03-09 Samuel Farrow Rapid anti-flare-up smoker for grills
ES2315705T3 (es) * 2003-08-08 2009-04-01 Alto-Shaam, Inc. Horno que incluye ensamblaje de ahumado en combinacion con uno o mas ensamblajes adicionales de preparacion de alimentos.
US7344173B2 (en) * 2004-10-27 2008-03-18 Weber-Stephen Products Co. Cooking device with handles

Also Published As

Publication number Publication date
CN101309592A (zh) 2008-11-19
US20070107607A1 (en) 2007-05-17
CR9976A (es) 2009-01-09
AU2006315487A1 (en) 2007-05-24
EP1951057B1 (en) 2015-11-04
WO2007059177A3 (en) 2007-11-15
ZA200804149B (en) 2009-05-27
EP1951057A2 (en) 2008-08-06
CA2630053C (en) 2011-08-02
EP1951057A4 (en) 2012-07-11
NO338045B1 (no) 2016-07-25
AR057573A1 (es) 2007-12-05
CN101309592B (zh) 2013-04-10
DK1951057T3 (da) 2015-11-16
US7757604B2 (en) 2010-07-20
ES2553343T3 (es) 2015-12-07
AU2006315487B2 (en) 2011-03-10
CA2630053A1 (en) 2007-05-24
NO20065216L (no) 2007-05-16
GT200800064A (es) 2009-03-25
WO2007059177A2 (en) 2007-05-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0618595A2 (pt) intensificador de fumaça
CN106211752B (zh) 带有保温柜的烧烤装置
KR101415926B1 (ko) 구이 용기
BR112013022482B1 (pt) forno para grelhar alimento
JP2015139709A (ja) 調理装置
US20140261016A1 (en) Grilltop Smoker Box
US9839224B2 (en) Food smoker adapter
KR100505831B1 (ko) 휴대용 조리기구
KR100794233B1 (ko) 직화구이기
US11202454B2 (en) Smoker device
US20150053200A1 (en) Fuel-burning fireplace
CN105212777B (zh) 烧烤装置
JP7441975B2 (ja) 携帯用直火焼き器
KR20040107460A (ko) 숯불구이장치
KR102251392B1 (ko) 기름의 튐 방지 기능을 강화한 기능성 석쇠 구이 장치
JPH1089633A (ja) ガス直火型かまど
KR101999062B1 (ko) 고기구이장치
ES2655072T3 (es) Dispositivo de parrilla
KR200242492Y1 (ko) 할로겐램프가 설치된 구이기
JP4048324B2 (ja) 調理器
KR200324111Y1 (ko) 숯불 구이기
TWM574014U (zh) 無煙燒烤爐
US20080047949A1 (en) Air flow cooker
KR100909282B1 (ko) 바비큐 조리장치
JP6411797B2 (ja) 加熱調理器

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]