BRPI0618252A2 - mandril de fixação para impressão digital sobre corpos de lata - Google Patents

mandril de fixação para impressão digital sobre corpos de lata Download PDF

Info

Publication number
BRPI0618252A2
BRPI0618252A2 BRPI0618252-6A BRPI0618252A BRPI0618252A2 BR PI0618252 A2 BRPI0618252 A2 BR PI0618252A2 BR PI0618252 A BRPI0618252 A BR PI0618252A BR PI0618252 A2 BRPI0618252 A2 BR PI0618252A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
clamping
hollow body
area
mandrel
control part
Prior art date
Application number
BRPI0618252-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Werner Noll
Helmut Thate
Original Assignee
Ball Packaging Europ Holding Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ball Packaging Europ Holding Gmbh & Co Kg filed Critical Ball Packaging Europ Holding Gmbh & Co Kg
Publication of BRPI0618252A2 publication Critical patent/BRPI0618252A2/pt
Publication of BRPI0618252B1 publication Critical patent/BRPI0618252B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41FPRINTING MACHINES OR PRESSES
    • B41F17/00Printing apparatus or machines of special types or for particular purposes, not otherwise provided for
    • B41F17/002Supports of workpieces in machines for printing on hollow articles

Landscapes

  • Coating Apparatus (AREA)
  • Making Paper Articles (AREA)
  • Jigs For Machine Tools (AREA)
  • Injection Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Discharging, Photosensitive Material Shape In Electrophotography (AREA)
  • Manipulator (AREA)
  • Printing Methods (AREA)
  • Winding Of Webs (AREA)
  • Supplying Of Containers To The Packaging Station (AREA)
  • Printing Plates And Materials Therefor (AREA)
  • Manufacturing Optical Record Carriers (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)

Abstract

MANDRIL DE FIXAçãO PARA IMPRESSãO DIGITAL SOBRE CORPOS DE LATA. A presente invenção refere-se a um mandril de fixação para um corpo oco simétrico em rotação como uma lata de bebida monoliticamente consistindo em corpo e fundo. Um preciso acoplamento e um preciso controle do movimento do mandril de fixação devem ser transmitidos ao corpo oco. Para tanto, estão previstos vários segmentos de fixação (2; 2a, 2b, 2c) formando uma área de fixação (16) cilíndrica apontando para fora, para preensão em uma área interna do corpo oco. Os segmentos de fixação são guiados radialmente móveis. Um dispositivo de transmissão de força (10, 13) disposto no interior do mandril de fixação (1) é previsto para o controle sincronizado do movimento radial dos segmentos de fixação (2). Com isso é obtido um movimento de precisão controlado de um corpo oco fixado pelo dispositivo de fixação.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MANDRIL DEFIXAÇÃO PARA IMPRESSÃO DIGITAL SOBRE CORPOS DE LATA"
A presente invenção refere-se a um processo e um dispositivode fixação para o alojamento e exata fixação de corpos ocos para a execu-ção de movimentos de precisão controlados. Com isso deve ser viável podercontrolar precisamente a posição do corpo oco de tal maneira que seja pos-sível uma impressão digital da área externa da parede do corpo oco comgrande precisão. A impressão digital ("digital printing") substitui a coloração edecoração do lado externo do corpo oco até então realizadas com um pro-cesso de manta de impressão.
A invenção refere-se ao dispositivo de fixação cilíndrico paracorpos ocos simétricos em rotação, especialmente para latas consistindo emcorpo e fundo monoliticamente amoldado, em geral com um fundo abauladopara dentro em forma de mandril.
É sabido que para a usinagem (tratamento), especialmente paraa impressão e decoração da área externa desses corpos ocos, é extrema-mente importante um movimento exatamente controlado, em geral passo apasso, como rotação do corpo oco para a precisão e confiabilidade da "usi-nagem" da área externa, cf. US-A 6.767.357 (Joe Finan), que se refere àimpressão, mas não contém um enunciado detalhado sobre um dispositivode fixação.
Na US-A 3.960.073 (Rush) é descrito um dispositivo de decora-ção para latas consistindo monoliticamente em corpo e fundo, que apresentauma pluralidade de mandris de fixação iguais para as latas. Cada mandril defixação apresenta vários segmentos de fixação com área externa cilíndrica,que são guiados em sincronia radialmente móveis respectivamente por pinosde guia radiais e são protendidos por molas dispostas sobre os pinos emdireção da posição radialmente recuada.
No interior do mandril está previsto um eixo controladamenteaxialmente deslocável, cujo movimento axial é convertido por primeiras á-reas chanfradas sobre o eixo e correspondentes segundas áreas chanfradasno movimento radial dos segmentos de fixação. As áreas chanfradas estãounidas com os segmentos de fixação. O deslocamento axial do eixo se efe-tua por elementos de controle mecânicos situados fora do mandril, que estãounidos por correspondentes elementos intermediários com o eixo. Na áreafrontal do mandril desembocam vários canais de conduto, que na outra ex-tremidade podem ser unidos com uma fonte (de pressão ou de vácuo), paramanter a lata em sua posição axial sobre o mandril de fixação ou então ex-pulsar a lata do mandril de fixação. A função de fixação do mandril de fixa-ção é alcançada e controlada automaticamente por via meramente mecâni-ca. Para tanto são necessárias muitas partes individuais cooperando entre sie mutuamente ajustadas, não tendo a pressão (sobrepressão ou subpres-são) qualquer papel controlador.
Constitui objetivo técnico da invenção reivindicada obter preci-são e confiabilidade do tratamento de uma área externa de um corpo ocofixado, no sentido de usinagem, revestimento, especialmente também im-pressão, mesmo com alta velocidade da rotação e tratamento e/ou da trocade corpo oco.
Esse objetivo é alcançado por um dispositivo de fixação como"mandril de fixação (também chamado de mandril) com as características dareivindicação 1, alternativamente com qualquer um dos processos segundoas reivindicações 11, 22 ou reivindicação 12. Outros mandris de fixação sãoabrangidos pela reivindicação 20.
O dispositivo de fixação cilíndrico reivindicado é de estruturamuito simples. Ele consiste apenas em relativamente poucas partes, quecooperam entre si com grande rapidez e exatidão. Necessários trechos detrajeto das partes móveis são pequenos. Sobretudo um controle dessas par-tes opera através de uma subpressão ou de uma sobrepressão de modosimples e confiável.
O corpo oco é agarrado em grande área e seguramente, emboracuidadosamente, pelos segmentos de fixação do dispositivo de fixação cilín-drico. Com isso pode ser obtido um movimento exatamente controlado, emgeral passo a passo, especialmente como rotação do corpo oco sujeito. Es-sa é a base de um tratamento confiável da área externa do corpo oco sujei-to, por exemplo sua impressão.
As forças de fixação e retenção são ativas em sincronia (unifor-memente) do interior do corpo oco, especialmente da lata, e assim com cor-respondente pressão radial o mandril e a lata são reunidas para uma unida- de de movimento, cujos movimentos são controláveis com altíssima preci-são. Fica excluído todo perigo de uma deformação permanente da lata, co-mo ocorre quando da retenção de fora ou apenas no lado frontal.
As partes e dispositivos empregados para o movimento contro-lado dos elementos de fixação se encontram no interior do mandril de fixa- ção.
Especialmente vantajosos tendo em vista a simplicidade, dis-pêndio de tempo e eficácia são subpressão e acoplamento no corpo oco(reivindicação 2 e reivindicação 3). De um lado são possíveis aplicação econtrole de subpressão ou sobrepressão no interior do mandril sem grande dispêndio e com grande exatidão ê velocidade. De outro lado, com isso seobtém simultaneamente o enfiamento no mandril ou expulsão do corpo ocodo mandril sem meios adicionais.
O fundo do corpo oco em cooperação com o lado frontal livre domandril é utilizado à maneira de um elemento de válvula, que cuida automa- ticamente para que, quando do enfiamento da lata no mandril por meio desubpressão, o fundo encoste no lado frontal do mandril, a subpressão sejaativada, os segmentos de fixação sejam movidos para fora, encostando sobpressão na parede interna da lata (reivindicação 11, reivindicação 12).
O processo reivindicado para o preciso posicionamento e para o movimento de precisão controlado - de preferência passo a passo - de cor-pos ocos simétricos em rotação, "consistindo monoliticamente" em corpo efundo (sem costura de dobra na região de fundo), especialmente latas debebida, também com fundo abaulado para dentro, é possibilitado pela preci-sa fixação obtida. Trata-se de uma fixação precisa sem perigo de uma avaria ou deformação do corpo oco (reivindicação 11, reivindicação 12, reivindica-ção 20).
A precisão da fixação pode ser de tal maneira transcrita que as-sim também é obtida uma precisão equivalente à transmissão de movimen-to, em um sentido que pode ser chamado de "apropriado para a impressãodigital".
Uma posição de repouso do dispositivo de fixação é obtida poruma força de recuperação (reivindicação 14). Ela recua o dispositivo detransmissão de força para uma posição de repouso. Ela é em todo caso a-propriada para compensar diâmetros oscilantes dos corpos ocos, que podemser enfiados sobre o mandril com seus diâmetros oscilantes.
O acoplamento da força à lata aspirada e retida como exemplode um corpo oco com parede fina é de preferência de tal maneira aperfeiço-ado que o mandril de fixação apresenta uma área frontal, que é adaptada aomenos na região da saída da perfuração axial à forma do fundo de lata. Umabaulamento em forma de mandril para dentro (na lata) é um abaulamentoem forma de mandril para dentro em direção axial (no mandril de fixação).
O mandril de fixação tem um eixo, que está montado fora domandril de fixação juntamente com uma pluralidade de iguais mandris emuma cabeça de suporte giratória em passos indexados. Na extremidade doeixo está previsto um acionamento próprio, controlável, operando passo apasso. A perfuração axial do eixo pode ser unida controladamente com umafonte para pressão superior ou inferior. Ambas as pressões se regem pelapressão ambiente normal.
A invenção será descrita (explicada e complementada) detalha-damente a seguir com auxílio de desenhos esquemáticos em vários exem-plos de execução.
Figura 1 - mostra, em vista em perspectiva, um dispositivo defixação 1 como mandril de fixação segundo um primeiro exemplo da inven-ção.
Figura 2 - mostra, esquematicamente, uma vista lateral do man-dril de fixação em uma escala amplia.
Figura 3 - mostra um corte longitudinal esquemático pelo man-dril de fixação.
Figura 4 - mostra um mandril de fixação em corte, semelhante àfigura 3, mas orientado funcionamento e em uma escala ampliada. Um fundode lata está representado esquematicamente encostando na área frontal 7b.
Uma área de fixação 16 propriamente dita do dispositivo de fixa-ção como mandril de fixação 1 é formada por vários segmentos de fixação2a, 2b, 2c etc. (resumidamente: 2), que apresentam respectivamente umaárea externa parcialmente cilíndrica como peças de área de fixação e assimformam uma área de fixação 16 cilíndrica em conjunto. Os segmentos defixação se estendem praticamente por todo o comprimento do dispositivo defixação 1 e são guiados móvel em um corpo de base do dispositivo de fixa-ção em direção axial.
Um exemplo é a peça de área de fixação 2a1, que pertence aosegmento de fixação 2a. Isso se aplica correspondentemente ao segmentode fixação 2c e à peça de área de fixação 2c'.
O corpo de base consiste em um eixo 3 central, se estendendopor todo o comprimento do dispositivo de fixação e por uma de suas extre-midades frontais, sobre o qual a correspondente distância axial estão fixadosdois elementos de parede frontal 6 e 7, entre os quais se estendem os ele-mentos de fixação 2.
O elemento de parede frontal 7 na extremidade frontal f livre domandril de fixação 1 (abreviadamente também chamado de "mandril" 1) a-presenta uma parede 11 cilíndrica se estendendo axialmente por um trechobem para o interior do mandril. O eixo 100 ilustra a direção axial e o meio dodispositivo de fixação.
O eixo 3 apresenta uma perfuração axial contínua, por exemplocomo perfuração 4, que termina rente à extremidade 5 livre do eixo 3 e àárea externa 7a do elemento de parede frontal 7. A distância axial dessa ex-tremidade 5 e na região da parede 11 cilíndrica apresenta o eixo 4 aberturasradiais, por exemplo perfurações 21, que estão em comunicação com a per-furação 4 axial. Um pouco mais axialmente para o interior do mandril estádisposta deslocável axialmente limitada sobre o eixo 3 uma parede 10 emforma de disco, que é guiada de modo vedante por uma parte anular 12 edeslizando na parede 11 cilíndrica.Com a parte de parede 10 em forma de disco está firmementeunida uma parte de controle ou ativação 13 simétrica em rotação. A paredetem em uma abertura central, cilíndrica, um mancai corrediço, que é axial-mente deslocável sobre o eixo 3.
O mandril de fixação 1 é portado pelo eixo 3, que está montadofora do mandril de fixação juntamente com uma pluralidade de mandris i-guais em uma cabeça de suporte giratória em passos indexados (indicada àdireita na figura 1). Na extremidade do eixo está previsto um acionamentopróprio, controlável, operado passo a passo, que não está representado. Aperfuração axial 4 do eixo pode ser unidade controladamente com uma fon-te, igualmente não representada, para pressão superior ou inferior. Ambasas pressões se regem pela pressão ambiente normal. Sobrepressão é em-pregada para a soltura de uma lata fixada. Subpressão para a aspiração efixação da lata.
O elemento de parede frontal 7 do corpo de base do mandril defixação forma com a parede 11 cilíndrica e a parede 10 em forma de discouma câmara 9 para uma pressão ou subpressão (relativamente à pressãoambiente). A parte de controle 13 se encontra axialmente fora da câmara depressão 9, mas forma juntamente com a parede 10 em forma de disco umdispositivo de transmissão de força, como ainda será explicado mais deta-lhadamente.
A parte de controle 13 (também chamada de parte de ativação)apresenta uma abertura axial, por exemplo como perfuração 13a, cujo diâ-metro 14 é visivelmente maior do que o diâmetro externo d3 do eixo 3. Pormeio de luvas de mancai 20 e 20' intercaladas, a parte de controle 13 estáguiada axialmente deslocável sobre o eixo e pode assim portar e guiar elapróprio a parede 10 como primeira parte de controle 10 em forma de disco.
A segunda parte de controle 13 apresenta uma área externa 19se estendendo ligeiramente cônica em direção axial.
Como se vê na figura 3, os segmentos de fixação 2 apresentamem seu lado interno uma correspondente área 17 cônica, isto é, paralela àárea 19, como área interna. Como representado, esta pode também ser pre-vista em elementos 15 separados, mas firmemente unidos com os segmen-tos de fixação. Cada uma dessas cunhas de fixação 15 está associada a umrespectivo segmento de fixação. Portanto, cunha de fixação 15a associadaao segmento de fixação 2a, cunha de fixação 15c associada ao segmento defixação 2c. 15 designa todas as cunhas de fixação (elementos de fixação),como 2 designa todos os segmentos de fixação 2a, 2b, 2c (e outros).
No espaço intermediário cônico entre as áreas 17 e 19 contra-postas estão dispostos correspondentes elementos de apoio e transmissãode força 18, que estão firmemente unidos com uma das duas partes 2 ou 13.Sendo a área 19 perifericamente contínua, a área 17 é composta de seg-mentos, como indicam os segmentos 2a, 2b, 2c> ou indicam as cunhas defixação 15a, 15c. Cunha de fixação 15c tem então, por exemplo a área desegmentos 15c' se estendendo conicamente, que forma um segmento daárea interna 17 cônica.
O movimento radial dos segmentos de fixação 2 é produzido pormeio de subpressão para fixação e sobrepressão para soltura da fixação.Ambos os tipos de pressão são ativos pela perfuração 4 axial do eixo 3 (a-dução e descarga). O dispositivo de produção a respectiva pressão não estárepresentado.
Ambas as pressões são utilizadas para aplicar axialmente sobreo mandril e ejetar do mesmo um corpo oco simétrico em rotação, consistindomonoliticamente em fundo e corpo, por exemplo uma lata para bebidas. Ofundo de lata juntamente com a área externa do elemento de parede frontal7 é então empregado para disparar o momento de fixação dos segmentos defixação 2 só quando a lata estiver regularmente axial e plenamente (comple-tamente) enfiada sobre o mandril e inicializar a operação de expulsão ape-nas quando os segmentos de fixação tiverem correspondentemente liberadoa lata.
Uma área externa 7a dianteira do elemento de parede frontal 7 éde tal maneira executada que apresenta com o fundo de Iada encostado umcontato anular, linear ou plano, que interrompe uma aspiração de ar de forapela subpressão aplicada na perfuração 4, de modo que então a subpressãoatua através das perfurações radiais 21 e da câmara 9 sobre a parede 10em forma de disco e, juntamente com a parte de controle 13 na figura 3, amove para a esquerda.
Através das área cônicas cooperantes, com um avanço axial daparte de controle 13, todos os segmentos de fixação 2 são movimentos radi-almente para fora. A parte de controle ativa portanto os segmentos de fixa-ção 2a, 2b, 2c (e outros) em conjunto e sincronizadamente para fora. Ela sechama, portanto, também parte de ativação 13.
Obtém-se um bom acoplamento quando a forma do fundo docorpo oco em forma de mandril, que não está representada, mas é em geralbem conhecida, é ajustada à forma do lado frontal do mandril de fixação.Esse lado frontal é a área externa dianteira do elemento de parede frontaldianteiro. É apropriada uma adaptação côncava/convexa.
Na figura 3, para tanto, a título de exemplo está mostrada uma área frontal 7a plana, que apresenta no lado de borda uma chanfradura 7bcirculante no elemento de parede frontal 7. A perfuração 4 no eixo 3 é exe-cutada menor em diâmetro do que um segmento médio, cobrindo a mesmano lado frontal pela frente, do abaulamento interno em forma de mandril dofundo do corpo oco, de modo que, quando de uma aspiração do corpo ocosobre o mandril de fixação, é obtida uma vedação ao menos na aresta dian-teira circular da perfuração contínua, axialhnente estendida longitudinalmen-te.
A mencionada adaptação convexa/côncava de ao menos umaregião interior da parede dianteira 7a (abaulada para dentro para a direita) edo fundo do corpo oco abaulado para fora para a direita não está represen-tada separadamente na figura 3, mas pode ser depreendida da explicaçãopelo versado. A chanfradura 7b periférica serve então, adicionalmente, auma melhor adaptação do enfiamento inicial do corpo oco sobre o dispositivode fixação e pra se evitar uma aresta viva no compartimento interno da latafixada.
Quando o corpo oco deva ser solto do mandril de fixação 1, a-través da perfuração 4 axial é conduzido ar comprimido para dentro da câ-mara 9. Esta desloca a primeira/segunda parte 10 e 13 de controle comodispositivo de ajuste axialmente para a extremidade do eixo (para a direita) esolta a força de retenção dos segmentos de fixação 2. Terminando essa for-ça de retenção, o ar comprimido atua através da extremidade dianteira daperfuração 4 sobre o fundo do corpo oco e assim o expulsa do mandril.
Um movimento de recuperação do dispositivo de ajuste 10/13pode ser obtido por uma mola 40. Esta fica disposta entre a parte de controle13 e o elemento de parede frontal 6. Ela permite que a parte de controle 13,depois da expulsão do corpo oco do mandril de fixação, seja levada a umaposição de repouso, a assim chamada posição neutra, e não permaneça emum estado de ajuste axial indefinido como posição intermediária axial. Comisso, o corpo oco seguinte pode ser axialmente enfiado desimpedidamente.
Oscilações de diâmetro do corpo oco devido a tolerância sãoassim compensadas.
A figura 4 se orienta funcionalmente. Sua descrição deve serderivada da figura 3, sendo indicado um fundo de lata, que encosta de modovedante na abertura dianteira da longa perfuração 4 do eixo 3. Como a áreaexterna 7a do elemento de parede frontal 7 com o fundo de Iada encostadoapresenta um contato vedante, que interrompe uma aspiração de ar de forapela subpressão aplicada na perfuração 4, a subpressão Px atua agora atra-vés das perfurações radiais 21 na câmara 9 e sobre o dispositivo de ajuste10/13, que se move para a esquerda. Pelas áreas 17/19 cônicas cooperan-tes, com um avanço axial do dispositivo de ajuste 10/13, todos os segmentosde fixação 2 são movidos em conjunto sincronizadamente radialmente parafora. A fixação mecânica do corpo oco começa assim só quando esteja en-cerrado o movimento de aspiração axial. Isso ocorre escalonadamente por sisó e não abriga tempos mortos de tolerância críticos ou necessidades a se-rem medidas. Há uma espécie de auto-regulagem da operação de fixação, eesta controlada a ar.
Quando o corpo oco também na figura 4 deva ser solto do man-dril de fixação 1, através da perfuração 4 axial é conduzido ar comprimidopara dentro da câmara 9. Esta desloca o dispositivo de ajuste 10/13 axial-mente para a extremidade do eixo (para a direita) e solda a força de reten-ção dos segmentos de fixação 2 por seu deslocamento sincronizado, radial,para dentro. Encerrada essa força de retenção radial sobre a parede demandril (não desenhada), o ar comprimido atua igualmente automaticamentesobre o fundo esquematicamente desenhado e assim o expulso do mandril.
O decurso da fixação está designado funcionalmente na figura 4com as etapas (1) a (3).
(0) aspiração/vedação
(1) evacuação da câmara 9
(2) deslocamento axial do dispositivo de ajuste 10/13.
(3) deslocamento radial dos segmentos de fixação 2/15.
A disposição é de estrutura muito simples, operando não obstan-te de modo extraordinariamente exato. Os corpos ocos são agarrados e reti-dos a partir de dentro em grande área e seguramente, mas também de mo-do cuidadoso, pelos segmentos de fixação. Os necessários trechos de mo-vimento das partes móveis do mandril são pequenos. O controle por meio desubpressão e sobrepressão é simples e confiável, especialmente no aco-plamento automático do final da operação de aspiração axial do corpo oco edo início da fixação radial dos segmentos de fixação.
Na posição de fixação formam os corpos ocos e mandril umaunidade fiíncional, que pode ser confiavelmente movida por movimento con-trolado do eixo 3 em toda direção e a cada amplitude de passo e velocidadede passo. Isso se refere, fundamentalmente, a movimentos de rotação paraum tratamento da área externa do corpo oco, por exemplo impressão ou re-vestimento no sentido de uma operação de aplicação, que deve ser contro-lada com alta precisão em sua posição.

Claims (29)

1. Mandril de fixação para um corpo oco com simetria de rota-ção, especialmente uma lata de bebida consistindo monoliticamente em cor-po e fundo,- com vários segmentos de fixação (2; 2a, 2b, 2c) formando (jun-tos) uma área de fixação (16; 2a1, 2c') cilíndrica apontando para fora, parapreensão em uma área interna do corpo oco;- sendo que os elementos de fixação são guiados radialmentemóveis em sincronia;- com um dispositivo de transmissão de força (10, 13, 18) dis-posto no interior do mandril de fixação (1) para o controle de um movimentoradial dos segmentos de fixação (2; 2a, 2b, 2c);- para um movimento de precisão controlado do corpo oco fixado.
2. Mandril de fixação de acordo com a reivindicação 1, em que odispositivo de transmissão de força (10, 13) é ativável para fixação mediantesubpressão e para soltura mediante sobrepressão.
3. Mandril de fixação de acordo com a reivindicação 2, em queas duas forças de pressão distintas a serviço do controle são ativas simulta-neamente respectivamente para aplicação do corpo oco sobre o mandril defixação (1) ou para a expulsão do corpo oco do mandril de fixação (1).
4. Mandril de fixação de acordo com uma das reivindicaçõesprecedentes, em que está previsto um corpo de base (3, 6, 7), com um eixo(3) acionável em rotação com uma perfuração axial (4) desembocando naárea frontal livre (5) do eixo e dois elementos de parede frontal (6, 7) fixa-mente dispostos a uma distância axial sobre o eixo, e sendo que um doselementos de parede frontal (7), que está voltado para o fundo do corpo ocona operação do mandril, apresenta uma área externa (7a) axial, que terminarente à área frontal (5) do eixo (3).
5. Mandril de fixação de acordo com a reivindicação 1 ou 4, emque o dispositivo de transmissão de forma (10, 13) apresenta uma parte decontrole (13), que é guiada axialmente deslocável sobre o eixo (3) acionável.
6. Mandril de fixação de acordo com a reivindicação 5, em que aparte de controle (13) com um de seus lados frontais está fixamente unidacom uma parede (10) em forma de disco, que é guiada axialmente deslocá-vel como corpo de base (10, 13) no dispositivo de transmissão de força,sendo que a parede em forma de disco é ativável com ar comprimido, con-trolado por uma fonte de ar comprimido ou uma pressão na perfuração (4)axial.
7. Mandril de fixação de acordo com reivindicação 6, em que aparede (10) em forma de disco forma uma parede de limitação móvel deuma câmara (9) alojando subpressão ou sobrepressão, que de outro lado élimitada por um elemento de parede frontal (7) alargado à maneira de câma-ra (11).
8. Mandril de fixação de acordo com uma das reivindicações 2 a 7, em que o eixo (3) está montado fora do mandril de fixação (1) juntamentecom uma pluralidade de mandris de fixação (1) iguais em uma cabeça desuporte girável em etapas de indexação e está equipado em uma de suasextremidades com um acionamento próprio, controlável, operando passo apasso, e sua perfuração axial (4) pode ser unida controladamente com umafonte para pressão superior ou inferior.
9. Mandril de fixação de acordo com uma das reivindicações 5 a 8,em que a parte de controle (13) é guiada axialmente móvel sobre o eixo(3) por peças corrediças (20, 20').
10. Mandril de fixação de acordo com uma das reivindicações 5a 9, em que cada segmento de fixação (2a, 2b, 2c) apresenta em seu ladointerno uma área interna (15c; 17) cônica em direção axial, ou está fixamen-te unido com uma parte de fixação (15a, 15c) apresentando tal área interna,sendo que a área interna (17) cônica se estende paralelamente à área ex-terna (19) cônica da parte de controle (13), mas distanciada da mesma.
11. Processo para o posicionamento preciso e para o movimentode precisão controlado - de preferência passo a passo - de corpos ocoscom simetria de rotação, especialmente latas monolíticas consistindo emcorpo e fundo, sendo que um respectivo corpo oco é agarrado em sua áreainterna com simetria de rotação, essencialmente em toda a área, por áreasde fixação (2a1, 2c') associadas, sincronizadamente ajustadas, com forças defixação atuando radialmente e/ou é liberado das mesmas ajustado sincroni-zadamente.
12. Processo para o posicionamento preciso e para o movimentode precisão controlado - de preferência passo a passo - de corpos ocoscom simetria de rotação, consistindo monoliticamente em corpo e fundo,com auxílio de um mandril de fixação (1) respectivamente rotativo para cadaum dos corpos ocos, em que- o respectivo corpo oco é aplicado por subpressão sobre omandril de fixação (1) e axialmente posicionado sobre o mesmo;- o corpo oco é fixado por força de pressão produzida pela mes-ma subpressão e atuando radialmente de dentro para fora a unidade de mo-vimento com o mandril de fixação, sendo que a força de pressão é aplicadapor segmentos de fixação (2; 2a,2b,2c ) movidos em sincronia par fora pelamesma subpressão.
13. Processo de acordo com a reivindicação 12, em que a uni-dade de movimento é solta do mandril de fixação e do corpo oco com auxíliode ar sob pressão.
14. Processo ou mandril de fixação de acordo com uma das rei-vindicações precedentes, em que a parte de controle (13) é ativada comodispositivo de transmissão de força com um dispositivo de recuperação (40),que aplica uma força axial para longe do lado frontal (7a) dianteiro do man-dril de fixação (1) axialmente para trás.
15. Processo ou mandril de fixação de acordo com uma das rei-vindicações precedentes, em que o dispositivo de recuperação é uma mola,que é protendida de preferência na posição de descanso recolhida da partede controle (13).
16. Processo ou mandril de fixação de acordo com uma das rei-vindicações 14 ou 15, em que a parte de controle (13) é retornada pela car-ga de força axial depois de uma respectiva remoção de um corpo oco domandril de fixação para uma posição de repouso neutra, que é de tal manei-ra posicionada que também corpos ocos de diâmetro oscilante podem seraxialmente alojados pelo mandril de fixação na posição de repouso do dis-positivo de controle.
17. Mandril de fixação de acordo com a reivindicação 1, em queo dispositivo de transmissão de força (10, 13; 18) apresenta um dispositivode ajuste (13, 10), que é ativável controlado a ar.
18. Mandril de fixação de acordo com a reivindicação 4, em queao menos a área frontal (5) do eixo (3) é abaulada, adaptada a uma formado fundo do corpo oco.
19. Mandril de fixação de acordo com a reivindicação 7, em quea câmara (9) está unida através de ao menos uma perfuração (21) essenci-almente radial no eixo (3) com a perfuração axial (4) do eixo.
20. Dispositivo de fixação para um corpo oco com simetria derotação, que é fechado em uma extremidade,- com vários segmentos de fixação (2; 2a, 2b, 2c) formando umaárea de fixação (16; 2a1, 2c') cilíndrica apontando para fora, para preensãoem uma área interna do corpo oco;- bem como com um dispositivo de transmissão de força (10, 13)disposto no interior do mandril de fixação (1), que apresenta uma parte decontrole (13) guiada axialmente deslocável sobre um eixo (3) acionável dodispositivo de fixação cõm uma área periférica cônica em direção axial, exte-rior, para conversão de um movimento axial da parte de controle (13) sobreo eixo em correspondentes movimentos de ajuste radiais sincronizados dossegmentos de fixação (2) equipados com correspondentes áreas internas(17) cônicas, sendo que todos os segmentos de fixação (2) se movem sin-cronizadamente;- sendo que a parte de controle (13) está unida com uma de su-as áreas frontais fixamente com uma parede (10) em forma de disco, guiadaaxialmente deslocável sobre o eixo (3) de uma câmara de pressão (9) dis-posta no mandril de fixação (1), que pode ser unida controladamente comuma fonte de ar sob pressão ou uma fonte de subpressão.
21. Processo ou mandril de fixação de acordo com uma das rei-vindicações precedentes, em que é apropriado para fixar latas monolíticasconsistindo em corpo e fundo.
22. Processo para o preciso posicionamento e para o movimentode precisão controlado - de preferência passo a passo - de corpos ocoscom simetria de rotação, formados de corpo e fundo monoliticamente conec-tado, com auxílio de um mandril de fixação controladamente movido paracada corpo oco, em que- o respectivo corpo oco é aplicado sob subpressão sobre omandril de fixação e axialmente posicionado sobre o mesmo;- o corpo oco é fixado pela mesma subpressão sincronizada-mente sob força de pressão atuando radialmente de dentro para fora a umaunidade de movimento com o mandril de fixação.
23. Mandril de fixação de acordo com a reivindicação 1 ou 4, emque a parte de controle (13) do dispositivo de transmissão de força (10, 13;-18) é guiada axialmente deslocável sobre o eixo (3) acionável, e uma áreaperiférica (19) exterior da parte de controle se estende conicamente em dire-ção axial, para produzir em função de um movimento axial relativo da partede controle (13) sobre o eixo um correspondente movimento de deslocamen-to sincronizado radial de todos os segmentos de fixação (2), com o quê omovimento axial é convertido em um deslocamento radial.
24. Mandril de fixação de acordo com a reivindicação 23, em quea parte de controle (13) é com simetria de rotação.
25. Mandril de fixação de acordo com a reivindicação 5 ou 6, emque a parte de controle (13) com um de seus lados frontais está fixamenteunida com uma parede (10) em forma de disco, que é guiada axialmentedeslocável no dispositivo de transmissão de força como corpo de base (10,-13), sendo que a parede em forma de disco é ativável com subpressão, con-trolada por um final rente do fundo do corpo oco em uma área frontal (5) deum eixo (3).
26. Mandril de fixação de acordo com a reivindicação 1 ou 5, emque a parte de controle (13) com um de seus lados frontais está fixamenteunida com uma parede (10) em forma de disco, que é guiada axialmentedeslocável no dispositivo de transmissão de força como corpo de base (10,13).
27. Mandril de fixação de acordo com uma das reivindicações 5a 9, em que cada segmento de fixação (2a, 2b, 2c) na região de uma áreainterna (17) cônica está acoplado com peças corrediças (18) corrediçamentemóveis, sendo que as peças corrediças (18) são corrediçamente móveisquer relativamente à área externa (19) cônica ou relativamente à área inter-na (17) cônica, e estão fixamente unidas com a respectiva outra área.
28. Processo de acordo com a reivindicação 11, em que as for-ças de fixação atuando radialmente são liberadas e/ou aplicadas por sobre-pressão ou/e uma subpressão produzida por fluxo de ar.
29. Processo de acordo com a reivindicação 13, em que o man-dril de fixação é axialmente removido com o mesmo ar sob pressão do man-dril de fixação (1).
BRPI0618252-6A 2005-11-03 2006-11-03 Mandril de fixação para impressão digital sobre corpos de lata BRPI0618252B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP0510323.2 2005-11-03
EP05110323A EP1782951B8 (de) 2005-11-03 2005-11-03 Spanndorn für den Digitaldruck
EP05110323.2 2005-11-03
PCT/EP2006/068090 WO2007051848A1 (de) 2005-11-03 2006-11-03 Spanndorn für ein digitales drucken auf dosenkörpern

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0618252A2 true BRPI0618252A2 (pt) 2011-08-23
BRPI0618252B1 BRPI0618252B1 (pt) 2018-05-22

Family

ID=36090912

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0618252-6A BRPI0618252B1 (pt) 2005-11-03 2006-11-03 Mandril de fixação para impressão digital sobre corpos de lata

Country Status (17)

Country Link
US (1) US8708271B2 (pt)
EP (1) EP1782951B8 (pt)
JP (1) JP5300484B2 (pt)
CN (1) CN101351340B (pt)
AT (1) ATE380658T1 (pt)
AU (1) AU2006310477B2 (pt)
BR (1) BRPI0618252B1 (pt)
CA (1) CA2628334C (pt)
DE (1) DE502005002250D1 (pt)
ES (1) ES2298951T3 (pt)
IL (1) IL191223A (pt)
NZ (1) NZ568203A (pt)
PL (1) PL1782951T3 (pt)
RU (1) RU2422287C2 (pt)
UA (1) UA95618C2 (pt)
WO (1) WO2007051848A1 (pt)
ZA (1) ZA200804453B (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1394326B1 (it) * 2009-06-15 2012-06-06 Omso Officina Macchine Per Stampa Su Oggetti Societa Per Azioni Gruppo motorizzato porta mandrino per macchina da stampa
US8596624B2 (en) * 2010-06-09 2013-12-03 Stolle Machinery Company, Llc Self-aligning pivotable mandrel assembly
US8596625B2 (en) * 2010-06-09 2013-12-03 Stolle Machinery Company, Llc Self-aligning pivotable mandrel assembly
FR2966379B1 (fr) * 2010-10-25 2013-08-30 Dubuit Mach Machine a imprimer par jets d'encre
CN103192599A (zh) * 2013-04-20 2013-07-10 昆山欧莱特印刷机械工业有限公司 一种印刷机工件卡具
WO2015164231A1 (en) * 2014-04-22 2015-10-29 The Procter & Gamble Company Apparatus and method for loading material used in the manufacture of absorbent articles
US10739705B2 (en) 2016-08-10 2020-08-11 Ball Corporation Method and apparatus of decorating a metallic container by digital printing to a transfer blanket
US10754277B2 (en) 2016-08-10 2020-08-25 Ball Corporation Method and apparatus of decorating a metallic container by digital printing to a transfer blanket
ES2924435T3 (es) * 2016-11-02 2022-10-06 Tonejet Ltd Dispositivo de sujeción
US10155375B2 (en) * 2016-12-16 2018-12-18 Stolle Machinery Company, Llc Mandrel for printing necked cans
MX2020002937A (es) 2017-09-19 2020-08-03 Ball Corp Aparato y metodo de decoracion de contenedores.
JP7075212B2 (ja) 2017-12-27 2022-05-25 昭和アルミニウム缶株式会社 印刷装置
CA3090266C (en) 2018-02-09 2023-02-28 Ball Corporation Method and apparatus of decorating a metallic container by digital printing to a transfer blanket
WO2020072061A1 (en) * 2018-10-04 2020-04-09 Vinventions Usa, Llc Mandrel and mounting device for receiving a hollow cylindrical object
EP3765300A1 (en) 2018-03-16 2021-01-20 Vinventions USA, LLC Tiltable mounting device, printing system and method for printing on cylindrical objects
CN115872237B (zh) * 2022-12-30 2023-08-22 浙江晶达建材科技有限公司 隔热阻燃沥青瓦制备装置

Family Cites Families (63)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US396073A (en) * 1889-01-15 Embroidery-frame
US2562021A (en) * 1945-07-26 1951-07-24 Earl W Dotten Swinging support
US2578953A (en) * 1949-10-13 1951-12-18 Fessler Machine Company Metal strip uncoiler
US2909338A (en) * 1955-04-01 1959-10-20 Erwin Loewy Mandrel arrangement
US3291427A (en) * 1965-08-09 1966-12-13 Elmer L Hutchings Fishing rod rack
US3356019A (en) * 1966-02-09 1967-12-05 Levey Fred K H Co Inc Apparatus for continuous can printing
US3563170A (en) * 1968-04-16 1971-02-16 Reynolds Metals Co Machine for marking the exterior cylindrical surfaces of cans in a continous nonidexing manner
US3548745A (en) * 1968-06-21 1970-12-22 Sun Chemical Corp Mandrel assembly for continuous can printing
US3628451A (en) * 1969-05-23 1971-12-21 Reynolds Metals Co Apparatus for and method of shaping workpieces
US3766851A (en) * 1971-11-15 1973-10-23 Sun Chemical Corp Continuous can printer and handling apparatus
US3828668A (en) * 1972-10-06 1974-08-13 American Can Co Identification system
US3960073A (en) * 1975-03-10 1976-06-01 American Can Company Machine for decorating two-piece cans
DE2543952C2 (de) * 1975-10-02 1984-03-01 F.M.N. Schuster GmbH & Co KG, 5030 Hürth Spreizdorn zur Aufnahme von Spulenhülsen u.dgl. bei Spulmaschinen
US4078483A (en) * 1976-04-15 1978-03-14 Jos. Schlitz Brewing Company Container controlled marking assembly for conveyors
US4086859A (en) * 1976-07-06 1978-05-02 Dondero George V Boat table
US4134565A (en) * 1977-07-18 1979-01-16 Carter James R Adjustable seat assembly
US4151064A (en) * 1977-12-27 1979-04-24 Coulter Stork U.S.A., Inc. Apparatus for sputtering cylinders
JPS5892048U (ja) * 1981-12-16 1983-06-22 新日本工機株式会社 円筒缶体胴部外周面の重ね印刷装置
JPS5892047U (ja) * 1981-12-16 1983-06-22 新日本工機株式会社 円筒缶体胴部外周面の重ね印刷装置
JPS59163134A (ja) * 1983-02-24 1984-09-14 渋谷工業 株式会社 ロ−ルラベルの間欠送り装置
US4672898A (en) * 1983-10-17 1987-06-16 Davidson Henry A Multi-location adjustable table
US5065183A (en) * 1987-10-02 1991-11-12 Toyo Seikan Kaisha, Ltd. Multicolor printing method for container
US4906170A (en) * 1988-02-16 1990-03-06 Cello-O-Core Apparatus for printing on plastic tubing
WO1989012801A1 (en) * 1988-06-15 1989-12-28 Toyo Seikan Kaisha, Ltd. Drawn printed can and production method thereof
US4889050A (en) * 1988-09-29 1989-12-26 Permanent Label Corporation Apparatus and method for decorating tubular containers and like items
GB8829192D0 (en) * 1988-12-14 1998-03-18 Vickers Shipbuilding & Eng Improvements in or relating to field howitzers
GB2230233A (en) * 1989-03-02 1990-10-17 Mb Group Plc An apparatus for, and method of printing on an article having an endless surface
CH679218A5 (pt) * 1989-10-26 1992-01-15 Decorex Lizenz Ag
SE9000349D0 (sv) * 1990-02-01 1990-02-01 Thule Ind Ab Anordning foer parvis transport av laangstraeckta foeremaal
GB2250952B (en) * 1990-11-28 1994-02-16 Harry Thomason Apparatus for applying printed matter to objects
US5090315A (en) * 1991-06-13 1992-02-25 Man Roland Druckmaschinen Ag Electronically controllable ink fountain roll drive system, and method
US5186100A (en) * 1992-01-16 1993-02-16 Sequa Corporation Interchangeable inker having enclosed transmission
JP2855931B2 (ja) * 1992-01-29 1999-02-10 凸版印刷株式会社 安全装置付エアー加圧式ニップロール
US5259913A (en) * 1992-10-23 1993-11-09 Spear, Incorporated Continuous rotary labeling apparatus and method
US5329871A (en) * 1993-03-19 1994-07-19 Classic Manufacturing Co., Inc. Fold down seat utilizing pivotally constructed bracket
US5677719A (en) * 1993-09-27 1997-10-14 Compaq Computer Corporation Multiple print head ink jet printer
US5553547A (en) * 1995-06-06 1996-09-10 Miller Process Coating Co. Laser controlled indexer for printing on ware
DE19525848A1 (de) * 1995-07-15 1997-01-16 Heidelberger Druckmasch Ag Verfahren und Vorrichtung zur Farbversorgung einer Druckmaschine
BR9707189A (pt) * 1996-01-26 1999-04-06 Tetra Laval Holdings & Finance Método e aparelho para impressão de imagens em material de empacotamento
US5893286A (en) * 1996-07-19 1999-04-13 Aluminum Company Of America Apparatus and method for the registered embossing of containers
US5831641A (en) * 1996-11-27 1998-11-03 Eugene Gollings Methods and apparatus for imprinting indecia on a three dimensional article
US5730048A (en) * 1997-01-06 1998-03-24 Averill; Michael J. System for the printing of small flat objects using direct rotary printing apparatus
US5799574A (en) * 1997-06-16 1998-09-01 Sequa Corporation Spindle disc for high speed can decorators
US5906304A (en) * 1997-10-30 1999-05-25 Baldacchino; Dominic Water sport equipment rack
US6367380B1 (en) * 1998-02-02 2002-04-09 Sequa Can Machinery, Inc. Inking system with a belt and differential roller speeds
US6286421B1 (en) * 1998-04-14 2001-09-11 Ackley Machine Corporation Method and apparatus for spin printing indicia on pellet shaped articles
US6116183A (en) * 1998-10-01 2000-09-12 Attwood Corporation Positively locking boat seat and method for making the same
FR2784933B1 (fr) * 1998-10-22 2001-01-05 Dubuit Mach Machine a imprimer comportant au moins un poste d'impression serigraphique et au moins un poste d'impression numerique fonctionnant par jet d'encre
US6082680A (en) * 1999-01-22 2000-07-04 Brunswick Corporation Pedestal seat support
US6428639B1 (en) * 1999-07-19 2002-08-06 Krones, Inc. Computer controlled position slaved servo labeling system
US6257136B1 (en) * 1999-09-09 2001-07-10 Carl Strutz & Co., Inc. Registration control for quality silk screen printing
US6563280B2 (en) * 2000-03-06 2003-05-13 Whedco, Inc. Pulse based servo motor controlled labeler
JP4491109B2 (ja) 2000-03-31 2010-06-30 ピジョン株式会社 おしゃぶり
DE10046164B4 (de) * 2000-09-19 2004-07-22 Koenig & Bauer Ag Spanndorn
US6578476B2 (en) * 2001-03-05 2003-06-17 Tlcd Corporation Print product on demand
US20020168212A1 (en) * 2001-05-09 2002-11-14 Nedblake Greydon W. On-demand label applicator system
US6857359B2 (en) * 2001-07-12 2005-02-22 Fuji Photo Film Co., Ltd. Devices relating to rolled product
US6651552B1 (en) * 2002-07-22 2003-11-25 Sequa Can Machinery, Inc. Automated can decorating apparatus having mechanical mandrel trip
FR2843070B1 (fr) 2002-07-31 2005-02-18 Komori Chambon Machine a imprimer
US6769357B1 (en) * 2003-06-05 2004-08-03 Sequa Can Machinery, Inc. Digital can decorating apparatus
US6920822B2 (en) * 2003-09-03 2005-07-26 Stolle Machinery Company, Llc Digital can decorating apparatus
US20050183598A1 (en) * 2004-02-23 2005-08-25 Epic Products International Corporation Ink form roller drive for improving printing quality
US20070169647A1 (en) * 2006-01-13 2007-07-26 Conrad Earl P Servomechanical inker for a container decorator

Also Published As

Publication number Publication date
NZ568203A (en) 2010-10-29
CN101351340A (zh) 2009-01-21
WO2007051848A1 (de) 2007-05-10
BRPI0618252B1 (pt) 2018-05-22
ATE380658T1 (de) 2007-12-15
CA2628334C (en) 2014-12-16
AU2006310477B2 (en) 2011-08-18
CA2628334A1 (en) 2007-05-10
WO2007051848A9 (de) 2007-08-16
EP1782951B1 (de) 2007-12-12
DE502005002250D1 (de) 2008-01-24
US8708271B2 (en) 2014-04-29
IL191223A (en) 2010-12-30
EP1782951B8 (de) 2008-05-28
RU2008122059A (ru) 2009-12-20
ZA200804453B (en) 2009-02-25
US20080282913A1 (en) 2008-11-20
UA95618C2 (ru) 2011-08-25
ES2298951T3 (es) 2008-05-16
RU2422287C2 (ru) 2011-06-27
EP1782951A1 (de) 2007-05-09
JP5300484B2 (ja) 2013-09-25
JP2009514707A (ja) 2009-04-09
AU2006310477A1 (en) 2007-05-10
CN101351340B (zh) 2010-12-29
PL1782951T3 (pl) 2008-05-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0618252A2 (pt) mandril de fixação para impressão digital sobre corpos de lata
US8800982B2 (en) Clamping device
PT2328698E (pt) Método para formar um sector para um revestimento de bordo de nacela
US4687189A (en) Short stroke actuator
JPS63218311A (ja) ブラダー、及びブラダーを支持及び操作するための機構
AU707481B2 (en) Method of producing ocular lens and holders for holding lens blank during cutting thereof
ES2944340T3 (es) Tonel de doble capa
US7104779B2 (en) Suction sleeve extension for a take-off device
JP2022119965A (ja) 取外し可能なパンチマウントアセンブリを使用したラムアセンブリ
ES2903447T3 (es) Dispositivo, así como procedimiento para la colocación de un elemento de unión en una pieza de trabajo
PT1846214E (pt) Processo e dispositivo para a transferência de uma etiqueta para um molde de injecção
US6089578A (en) Chuck assembly
US4955655A (en) Robotic end-of-arm tooling multiple workpiece internal gripper
MX2008005725A (en) Mandrel used for digital printing on can members
JP2570129Y2 (ja) ホース抜き装置
JP2843076B2 (ja) フェイスクランプチャック
CN218946942U (zh) 一种凸轮筒夹具
ES2886338T3 (es) Herramienta para el plegado del cuello de una lata
JP2001300803A (ja) ダイアフラム型チャック装置
JPH028643Y2 (pt)
JPS6122749Y2 (pt)
JPH0636709U (ja) 流体圧チャック装置
JPS596968Y2 (ja) 被加工物のチヤツク装置
JPH0290032U (pt)
CN110977977A (zh) 一种抓取用径向调节装置及机器人抓取系统

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]