BRPI0617406B1 - “Microemulsões para uso em produtos alimentícios e bebidas, método para prepará-las, concentrado e composição alimentícia ou de bebida” - Google Patents

“Microemulsões para uso em produtos alimentícios e bebidas, método para prepará-las, concentrado e composição alimentícia ou de bebida” Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617406B1
BRPI0617406B1 BRPI0617406A BRPI0617406A BRPI0617406B1 BR PI0617406 B1 BRPI0617406 B1 BR PI0617406B1 BR PI0617406 A BRPI0617406 A BR PI0617406A BR PI0617406 A BRPI0617406 A BR PI0617406A BR PI0617406 B1 BRPI0617406 B1 BR PI0617406B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
emulsifier
hlb
esters
food
microemulsion
Prior art date
Application number
BRPI0617406A
Other languages
English (en)
Inventor
Ratjika Chanamai
Original Assignee
Wild Flavors Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37948427&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0617406(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Wild Flavors Inc filed Critical Wild Flavors Inc
Publication of BRPI0617406A2 publication Critical patent/BRPI0617406A2/pt
Publication of BRPI0617406B1 publication Critical patent/BRPI0617406B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23DEDIBLE OILS OR FATS, e.g. MARGARINES, SHORTENINGS, COOKING OILS
    • A23D7/00Edible oil or fat compositions containing an aqueous phase, e.g. margarines
    • A23D7/003Compositions other than spreads

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • General Preparation And Processing Of Foods (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Colloid Chemistry (AREA)
  • Non-Alcoholic Beverages (AREA)
  • Edible Oils And Fats (AREA)
  • Tea And Coffee (AREA)

Abstract

<b>microemulsoes para uso em produtos alimentícios e bebidas<d>a presente invenção refere-se a microemulsões óleo-em-água, que podem ser usadas para incorporar materiais insolúveis em água, tal como beta-caroteno, em composições de alimentos e bebidas são descritas. as microemulsões utilizam um sistema ternário de emulsificante de grau alimentício que incorpora um emulsificante de baixo hlb (valor de hlb 1-5), um emulsificante de hlb médio (valor de hlb 6-8), e um emulsificante de alto hlb (valor de hlb 9-17). produtos alimentícios e bebidas que incluem as microemulsões também são descritos. finalmente, o método de preparar as microemulsões é descrito. a invenção também abrange microemulsões água-em-óleo para uso na incorporação de materiais solúveis em água em produtos alimentícios e bebidas. finalmente, a invenção abrange composições concentradas usadas para fazer essas microemulsões.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MICROE-MULSÕES PARA USO EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS E BEBIDAS, MÉTODO PARA PREPARÁ-LAS, CONCENTRADO E COMPOSIÇÃO ALIMENTÍCIA OU DE BEBIDA".
REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDO RELACIONADO O presente pedido refere-se e reivindica prioridade do Pedido Provisório US N° 60/727.122, depositado em 14 de Outubro de 2005, incorporado aqui por referência.
Campo Técnico O presente pedido refere-se a microemulsões que são eficazes para incorporação de componentes insolúveis em água em composições de alimentos e bebidas a base de água ou componentes solúveis em água em composições alimentícias a base de lipídios Antecedentes da Invenção A formulação de produtos alimentícios e bebidas, particularmente produtos alimentícios e bebidas a base de água, pode ser difícil. Por exemplo, frequentemente é necessário incorporar componentes imiscíveis em água, tais como corantes, flavorizantes, nutrientes, nutracêuticos, agentes terapêuticos ou antioxi-dantes, em composições que são primariamente baseadas em água. A dificuldade dessa tarefa é aumentada pelo fato de que as composições precisam ser formuladas tal que elas sejam esteticamente agradáveis ao consumidor. Por exemplo, é frequentemente necessário incorporar um material insolúvel em água em uma bebida aquosa enquanto ainda se mantém a claridade óptica da bebida. Essas composições também precisam exibir estabilidade no armazenamento a longo prazo sob condições típicas de transporte, armazenagem e uso de alimentos e bebidas.
Um caminho que a indústria tem tentado para satisfazer essas necessidades conflitantes é incorporar materiais imiscíveis em água usando microemulsões. Uma microemulsão é uma dispersão de dois líquidos imiscíveis (uma fase líquida que é “dispersa1’ e a outra que é “contínua”) na qual as gotículas individuais da fase dispersa têm um raio médio menor do que cerca de um quarto do comprimento de onda da luz. Tais microemulsões também têm sido chamadas “nanoemulsões'. Tipicamente, em uma microemulsão, as gotículas da fase dispersa têm um raio de menos do que cerca de 1400 Â, θ preferivelmente na ordem de cerca de 100 a cerca de 500 Â. A teoria básica de microemulsões está mais completamente descrita em Ro-sano, Journal of the Society of Cosmetic Chemists, 25; 609-619 (novembro, 1974), incorporada aqui por referência.
Microemulsões podem ser difíceis de formular, freqüentemente necessitando o uso de co-solventes, tais como etanol ou propileno glicol. Esses co-solventes podem levar a perda de sabor no produto final. Além disso, a formação de microemulsões freqüentemente requer algumas condições de processamento um pouco exaustivas, tais como homogeneização em alta pressão, que requer equipamento especializado e pode aumentar o custo do produto final.
Portanto, seria útil ter um procedimento para formulação de microemulsões, usando níveis relativamente baixos de emulsificantes de grau alimentício, que permitem a incorporação de componentes imiscíveis em água em composições de alimentos e bebidas a base de água sem requerer o uso de tais co-solventes e de condições de processamento relativamente extremas. A técnica anterior descreve a formação de microemulsões, assim como o uso de microemulsões formadas por processos convencionais para a incorporação de materiais em produtos alimentícios e bebidas.
Patente U.S. 4.146.499, Rosano, publicada em 27 de Março de 1979, descreve uma microemulsão óteo-em-água que utiliza mistura de ten-soativo de HLB alto/baixo para formar a emulsão. A patente não ensina ou sugere o uso de um sistema de tensoativo ternário (HLB alto/baixo/médio) na formação da emulsão.
Patente U.S. 4.752.481, Dokuzovic, publicada em 21 de Junho de 1988, descreve um produto de goma de mascar flavorizado que inclui uma base de goma de mascar, um adoçante e uma emulsão que contém flavorizante. A emulsão compreende 19 a 59% de um óleo flavorizante, 1 a 5% de um emulsificante que tem um HLB de cerca de 1,6 a 7,0 e um poliol de alquila (por exemplo, glicerina ou polietileno glicol).
Patente U.S. 4.835.002, Wolf et ai., publicada em 30 de maio de 1989, descreve uma microemulsão de um óleo essencial comestível (tal como óleo cítrico) em uma matriz de água/álcool. A composição compreende água, o Óleo essencial, álcool e um tensoativo. O componente tensoativo utilizado deve incluir um tensoativo de HLB alto, embora uma mistura de tensoativos de HLB alto e HLB baixo também possa ser incluída. Não há descrição de um sistema de emulsificante tensoativo ternãrio para uso na formação da emulsão.
Patente Ü.S. 5.320.863, Chung et al, publicada em 14 de junho de 1994, descreve microemulsões usadas para liberar altas concentrações de óleos flavorizantes ou fragrâncias. As composições são ditas exibir alta estabilidade mesmo na auisência de alcoóis inferiores. As composições incluem um tensoativo não-iônico (geralmente não comestível ou de grau alimentício); nenhuma discussão de ponto crítico de HLB é fornecida. Não há descrição ou sugestão para combinar tensoativos de HLB alto, baixo ou médio em um sistema de tensoativo ternário.
Patente U.S. 5.447.729, Belenduik et al, publicada em 5 de Setembro de 1995, descreve uma composição farmacêutica particulada em que o material farmacêutico ativo pode ser incorporado nas partículas na forma de uma microemulsão. As camadas externas das partículas têm interfaces hidrofóbicas/lipofílicas entre elas. As composições descritas podem incluir polissorbato 80 ou monoleato de glicerol como um emulsificante. Não há ensinamento na patente de um sistema de emulsificante tensoativo ternário.
Patente U.S. 5.948.825, Takahashi etal., publicada em 7 de Setembro de 1999, descreve emulsões de água-em-óleo de agentes farmacêuticos difíceis de absorver para uso na administração tópica ou oral. Não há descrição ou sugestão de um sistema de emulsificante tensoativo ternário. Os emulsificantes descritos na patente ‘825 podem incluir uma mistura de dois tipos de tensoativos não-iônicos, um que tem um HLB de 10 e 20 e o outro que tem HLB entre 3 a 7.
Patente U.S. 6.048.566, Behnam etal., publicada em 11 de abril de 2000, descreve uma bebida clara, não alcoólica que incorpora de 10 a 500 mg/l de ubiquinona Q10, junto com um estabilizador de polissorbato.
Patente U.S. 6.077.559, Logan et ai, publicada em 20 de junho de 2000, refere-se a vinagres temperados que são baseados na inclusão de microemulsões especificamente definidas. As microemulsões óleo-em-vinagre compreendem de 20% a 70% de vinagre, 5% a 35% de etanol, 0,1% a 5% de um material flavorizante e 0,5% a 5% de um tensoativo. Os tensoa-tivos utilizados são tensoativos com HLB alto; eles também podem incluir uma pequena quantidade de tensoativo com HLB baixo (4 a 9). Não há descrição de um sistema de emulsificante tensoativo ternário na patente 559.
Patente U.S. 6.146.672, Gonzalez et ai, publicada em 14 de novembro de 2000, refere-se a emulsões água-em-óleo dispersáveis que são-usadas como recheios em produtos de confeitaria, particularmente doces congelados. Os recheios são ditos exibir vida útií e estabilidade aumentadas. As emulsões descritas incluem uma mistura de emulsificantes com HLB alto e baixo. Embora a patente ‘672 descreva uma mistura de tensoativos com HLB alto e baixo, ela não descreve ou sugere um sistema de emulsificante tensoativo ternário que é utilizado na presente invenção. Além disso, a patente ‘672 não ensina microemulsões ou o uso de uma emulsão para incorporar materiais insolúveis em água em produtos alimentícios.
Patente U.S. 6.303.662, Nagahama et ai, publicada em 16 de outubro de 2001, descreve micoemufsões usadas na liberação de fármacos solúveis em gordura. As composições descritas requerem um óleo de alta polaridade, um óleo de baixa polaridade, um éster de monoácido graxo de poliglicerol e um álcool poliídrico solúvel em água. Não há descrição de um sistema de emulsificante tensoativo ternário.
Patente U.S. 6.376.482, Akashe et ai, publicada em 23 de abril de 2002, descreve composições estabilizadas em mesofase que incorporam esteróis de planta como agentes que diminuem o colesterol. As composições podem incluir uma mistura de um tensoativo que tem um HLB de 9 a 22. Embora essa patente ensine um sistema de emulsificante ternário, o produto formado não é uma microemulsão, mas especialmente uma emulsão estabilizada em mesofase (a mesofase não deve ter fases de óleo e água separadas). As composições descritas são ditas fornecer benefícios ao paladar e textura a produtos alimentícios. As partículas da emulsão formada na patente ‘482 são relativamente grandes (isto é, de cerca de 2 a cerca de 10 pm).
Patente U.S. 6.426.078, Bauer et ai, publicada em 30 de julho de 2002, descreve microemulsões óleo-em-água que compreendem de 10% a 99% de um emulsificante de mono ácido graxo de triglicerol (por exemplo, monolaurato de triglicerol, monocaproato de triglicerol ou monocaprilato de triglicerol), 1% a 20% de uma substância lipofílica (por exemplo, beta-caroteno, vitamina A ou vitamina E) e água. Essas composições são ditas serem úteis em alimentos, cosméticos ou farmacêuticos para incorporar substâncias não solúveis em água (lipofílicas). Não há descrição de um sistema de emulsificante tensoativo ternário para formar a microemulsão.
Patente U.S. 6.444.253, Conklin et ai, publicada em 3 de setembro de 2002, descreve um sistema de microemulsão de liberação de sabor na forma de uma composição óleo-em-álcool. Essas composições requerem o uso de alcoóis que geralmente não estão incluídos em formulações de alimentos ou bebidas típicas. Além disso, a patente '253 não ensina ou sugere um sistema de emulsificante tensoativo ternário.
Patente U.S. 6.509.044, Van Den Braak et aí., publicada em 21 de janeiro de 2003, descreve microemulsões de beta-caroteno. Essas microemulsões são ditas serem baseadas em um sistema de emulsificante que preferivelmente é um sistema de tensoativo binário, mas também pode ser um sistema ternário (embora não haja exemplos fornecidos de um sistema ternário). É ensinado que os perfis de ácido graxo dos emulsificantes são combinados com os perfis de ácido graxo do ingrediente oleoso a ser incorporado na composição. Não há ensinamento na patente Ό44 de um sistema de emulsificante tensoativo ternário com HLB alto/baixo/médio para uso na formação da microemulsão.
Patente U.S. 6.774.247, Behnam, publicada em 10 de agosto de 2004, refere-se a soluções de ácido ascórbico aquosas, Essas soluções são ditas conter um excesso de um emulsificante que tem um HLB de cerca de 9 a cerca de 18, tal como polissorbato 80. Não há sugestão na patente ‘247 para utilizar um sistema de emulsificante tensoativo ternário.
Pedido de Patente Publicado U.S. 2002/0187238, Vlad, publicado em 12 de dezembro de 2002 refere-se a microemulsões claras, estáveis contendo óleo usadas como componentes flavorizantes em composições de bebidas claras. Essas composições utilizam um co-solvente em uma proporção de co-solvente:tensoativo de cerca de 1:1. Além disso, o componente tensoativo compreende uma mistura de pelo menos dois tensoativos que têm um HLB médio de cerca de 9 a cerca de 18, preferivelmente de cerca de 12 a cerca de 15. Não há descrição no pedido ‘238 de uma composição de emulsificante tensoativo ternário que compreende uma mistura de tensoativos com HLB baixo/médio/alto. As microemulsões definidas no pedido ‘238 compreendem pelo menos 30% de óleo, 1% a 30% de uma mistura de tensoativo que tem um HLB de 9 a 18, menos do que 20% de co-solvente e pelo menos 35% de água. O Pedido de Patente Publicado PCT WO 94/06310, Ford et a\., publicado em 31 de Março de 1994, descreve uma composição corante na forma de uma microemulsão. Composições descritas no pedido ‘310 incluem beta-caroteno, alfa-tocoferol e ácido ascórbico. Polissorbatos são os emulsi-ficantes preferidos no pedido ‘310. Não há ensinamento de um sistema de emulsificante tensoativo ternário na formação da microemulsão.
Sumário da Invenção A presente invenção refere-se a microemulsões usadas para incorporar materiais lipofílicos insolúveis em água em composições de alimentos e bebidas, que compreendem: (a) uma fase oleosa que compreende o dito material insolúvel em á-gua e um emulsificante de HLB baixo que tem um HLB de cerca de 1 e cerca de 5; (b) uma fase aquosa; e (c) um sistema de emulsificante de grau alimentício que compreende: (i) um emulsificante que tem um HLB de cerca de 9 a cerca de 17; e (ii) um emulsificante que tem um HLB de cerca de 6 a cerca de 8; em que a dita fase oleosa está dispersa como partículas que têm um diâmetro médio de menos do que cerca de 300 nm, dentro da dita fase a-quosa. A presente invenção também abrange composições de alimento e bebidas que incorporam as microemulsões definidas acima. A presente invenção também refere-se a um método para preparar as microemulsões definidas acima, compreendendo as etapas de: (a) misturar os componentes lipofílicos insolúveis na água com o emulsificante de HLB baixo para formar a fase oleosa; (b) misturar o sistema de emulsificante na fase oleosa; e (c) adicionar a fase aquosa no produto da etapa (b) e misturar para formar a microemulsão.
Finalmente, a presente invenção refere-se a microemulsões água-em-óleo usando o sistema de emulsificante ternário descrito aqui e concentrados usados para as microemulsões óleo-em-água e água-em-óleo.
As microemulsões da presente invenção fornecem diversas vantagens sobre as composições convencionais. Especificamente, as microemulsões da presente invenção podem transportar níveis eficazes de componentes difíceis de dispersar, tais como carotenóides, em bebidas opticamen-te transparentes. As composições da presente invenção são suficientemente estáveis sob condições normais de transporte e de armazenagem de refrigerantes. O gosto dos produtos alimentícios e bebidas da presente invenção é bastante aceitável.
As características físicas e ópticas das emulsões são controláveis pela seleção de emulsificantes apropriados e da temperatura de aquecimento usada, assim como a ordem de adição dos componentes. De forma importante, as microemulsões da presente invenção se formam essencialmente espontaneamente sob agitação normal, sem necessitar condições extremas de processamento, tal como homogeneização sob alta pressão. Finalmente, as microemulsões da presente invenção podem demonstrar bio-disponibilidade melhorada dos elementos dispersos, tais como carotenóides.
Com a presente invenção também é possível preparar microe- mulsões óleo-em-água que contêm ácidos graxos de ômega-3 ou seus éste-res que são altamente suscetíveis a oxidação (ou outros ácidos/ésteres que são altamente suscetíveis a oxidação). É observado que tais componentes exibem estabilidade oxidativa mais elevada em microemulsões da presente invenção do que em emulsões convencionais.
Todas as patentes e publicações listadas no presente pedido são pretendidas estar incorporadas aqui por referência.
Todas as taxas e proporções descritas nesse pedido são pretendidas ser "em peso", a menos que especificado de outra maneira. Descrição Detalhada da Invenção A presente invenção fornece microemulsões que são facilmente formadas e que permitem a incorporação de componentes imiscíveis em água em composições de alimento e bebida a base de água. Similarmente, as microemulsões podem ser usadas para incorporar materiais solúveis em água em produtos a base de gordura. Por exemplo, corantes, sabores, vitaminas, sais ou antioxidantes naturais solúveis em água podem ser incorporados em produtos a base de gordura como camadas de revestimento sobre em produtos de lanchonetes, cobertura, chocolate, margarina, cobertura de gordura ("fat-spread") ou doces.
Os componentes insolúveis em água que podem ser incorporados nas composições alimentícias e de bebidas da presente invenção a-brangem quaisquer materiais que são desejavelmente incorporados em um produto alimentício ou bebida, mas que são insolúveis ou imiscíveis em uma composição aquosa. Tais materiais são geralmente lipofílicos. Exemplos de tais materiais incluem certos corantes, flavorizantes, nutrientes, nutracêuti-cos, agentes terapêuticos, antioxidantes, extratos de componentes naturais (tais como plantas, raízes, folhas, flores, etc.), medicamentos, conservantes e misturas desses materiais. Exemplos específicos de tais materiais que são freqüentemente usados em composições alimentícias e bebidas incluem os seguintes: carotenóides e seus derivados (tais como beta-caroteno, apocaro-tenal, luteína, éster de luteína, licopeno, zeaxantina, crocetina, astaxantina), óleos essenciais, óleos comestíveis, ácidos graxos, proteínas e peptídeos, ácidos graxos poliinsaturados e seus ésteres, vitamina A e seus derivados, vitamina E e seus derivados, vitamina D e seus derivados, vitamina K e seus derivados, corantes, flavorizantes, nutrientes, nutracêuticos, agentes terapêuticos, antioxidantes, extratos de componentes naturais (tais como plantas, raízes, folhas, flores, etc.), medicamentos, conservantes, ácido lipóico, fitosterinas, quercetina, fitosteróis e seus ésteres, co-enzima Q10 (ubideca-rona), isoflavonas de plantas (tais como genisteína, isogenisteína ou formo-nonetina) e misturas desses.
Materiais particularmente preferidos que podem ser incorporados usando a presente invenção incluem, por exemplo, ingredientes alimentícios solúveis em óleo, insolúveis em óleo ou solúveis em água, tais como aditivos alimentícios, conservantes alimentícios, suplementos alimentares, antioxidantes, nutracêuticos, cosmocêuticos, extratos de plantas, medicamentos, ácidos graxos, peptídeos, proteínas, carboidratos, flavorizantes naturais, flavorizantes sintéticos, corantes, vitaminas e combinações desses materiais. Os sistemas de microemulsão específicos de beta-caroteno, materiais de vitamina E, vitamina A, tais como palmitato de vitamina A, acetato de vitamina E, e misturas desses componentes são dados como exemplos dessa invenção.
Um elemento chave para formar as microemulsões da presente invenção é o sistema de emulsificante tensoativo ternário. É através do uso desse sistema ternário que as microemulsões que fornecem os benefícios da presente invenção são formadas. Esse sistema de emulsificante tensoati-vo ternário é uma mistura de pelo menos três emulsificantes de grau alimentício na forma de tensoativos não-iônicos ou aniônicos. Tensoativos não-iônicos são preferidos. Tensoativos não-iônicos são bem-conhecidos na técnica e são descritos, por exemplo, em Nonionic Surfactants: Organic Che-mistry, Nico M. van Os (ed.), Marcei Dekker, 1998. Pelo menos um dos e-mulsificantes tem HLB baixo (isto é, de cerca de 1 a cerca de 5), pelo menos um dos emulsificantes tem HLB médio (isto é, de cerca de 6 a cerca de 8) e pelo menos um dos emulsificantes tem HLB alto (isto é, de cerca de 9 a cerca de 17, preferivelmente entre cerca de 10 a cerca de 16). A seleção dos tensoativos particulares usados no sistema de emulsificante ternário depende do valor de HLB (balanço hidrofílico-lipofílico) de tais tensoativos. Os tensoativos são selecionados tal que eles tenham os valores de HLB descritos acima.O valor de HLB e a determinação desse, para tensoativos é bem-conhecido na técnica e é descrito, por exemplo, por Milton J. Rosen em Surfactants and Interfacial Phenomena, J. Wiley and Sons, Nova Iorque, Nova Iorque, 1978, péginas 242-245, ou em Kirk-Othmer Encyclopedia of Chemical Technology, 3- edição, volume 8, 1979, nas páginas 910-915, ambos incorporados aqui por referência. A seguinte tabela descreve os valores de HLB para uma variedade de tensoativos aniônicos e não-iônicos que podem, como exemplos, ser usados no sistema ternário da presente invenção. O HLB de outros tensoativos não listados pode ser calculado usando procedimentos bem-conhecidos na técnica. * na forma completamente ionizada em água a 20-25°C. ** anfotérico dependendo do pH da matriz *** em que n é um número inteiro de 10 a 30.
Qualquer óleo comestível pode ser usado como a fase oleosa nas presentes composições. Especificamente, a fase oleosa pode ser selecionada a partrr de fontes de gordura/óleo comestíveis, tais como os extratos oleosos de componentes naturais (por exemplo, plantas, flores, raízes, folhas, sementes). Por exemplo, esses materiais podem incluir óleo de semente de cenoura, óleo de semente de gergelim, óleo vegetal, óleo de soja, óleo de milho, óleo de canola, óleo de oliva, óleo de girassol, óleo de açafroa, óleo de amendoim, ou óleo de algas. Também estão incluídos óleos flavori-zantes, óleos animais (tais como óleos de peixe), e produtos lácteos (tal como nata). A fase oleosa pode ser feita de óleo puro, misturas de diferentes óleos, ou uma mistura de diferentes materiais solúveis em óleo, ou misturas desses.
Nas microemulsões óteo-em-água da presente invenção, o ten-soativo de HLB baixo está presente em cerca de 0,1 a cerca de 5%, particularmente cerca de 0,7% a cerca de 1% da microemulsão. O tensoativo de HLB alto está presente em cerca de 5% a cerca de 25%, particularmente de cerca de 12% a cerca de 18%, da microemulsão. O tensoativo de HLB médio está presente de cerca de 0,1% a cerca de 5%, particularmente de cerca de 0,5% a cerca de 1,5% da microemulsão. Tensoativos de HLB baixo particularmente preferidos incluem monooleato de glicerol, riconoleato de poligli-cerol, decaoleato de decaglicerol, erucato de sacarose, e oleato de sacaro-se. Tensoativos de HLB médio particularmente preferidos são ésteres de poliglicerol, tais como hexaoleato de decaglicerol, e monoácidos graxos de triglicerol, tais como monooleato de triglicerol e estearato de sacarose. Tensoativos de HLB alto particularmente preferidos incluem polissorbato 80 ou monolaurato de polioxissorbitano {comercialmente disponível como a série TWEEN® de tensoativos), laurato de poliglicerol-6, ésteres de ácido láurico de decaglicerol, ésteres de ácido oléico de decaglicerol e ésteres de sacaro-se.
Em uma modalidade das microemulsões da presente invenção, a fase oleosa é dispersa dentro da fase aquosa (isto é, uma microemulsão óleo-em-água (o/w)). A fase oleosa está presente na forma particulada, tendo um diâmetro médio de tamanho de partícula de menos do que cerca de 300 nm, tal como de cerca de 1 a cerca de 300 nm, preferivelmente de cerca de 1 a cerca de 200 nm. A fase aquosa compreende tipicamente água e os ingredientes solúveis em água da composição e está presente de cerca de 50% a cerca de 90%, preferivelmente de cerca de 70% a cerca de 85%, da microemulsão. A fase oleosa compreende geralmente de cerca de 1% a cerca de 15%, preferivelmente de cerca de 2% a cerca de 6%, da microemulsão. Tipicamente, a fase oleosa inclui os componentes insolúveis em água, conforme eles foram definidos acima, junto com o componente tensoativo de HLB baixo.
Essa microemulsão óleo-em-água da presente invenção, descrita acima, pode ser formulada de uma maneira relativamente simples como segue. Os componentes insolúveis em água lipofílicos são misturados com o emulsificante de HLB baixo para formar a fase oleosa. Calor pode ser aplicado, se necessário, para fundir os componentes insolúveis e/ou o tensoativo para formar a fase oleosa. O sistema de emulsificante, que compreende os emulsificantes de HLB alto e o de HLB médio é então formado e misturado na fase oleosa. A fase aquosa é então adicionada na mistura previamente feita (fase oleosa/emulsificante) e misturado adicionalmente para formar a microemulsão. A mistura que é necessária para formar a microemulsão é mistura relativamente fácil. Equipamento típico que pode ser usado para misturar os componentes para formar a microemulsão incluem por exemplo, um agitador magnético ou misturador suspenso.
Ao selecionar os emulsificantes utilizados nas microemulsões da presente invenção, os seguintes critérios também devem ser importantes. O emulsificante de HLB alto deve ter um valor de HLB entre cerca de 9 e cerca de 17, preferivelmente entre cerca de 10 e cerca de 16. Sem desejar especificar um mecanismo particular de ação dos emulsificantes, pode ser vantajoso usar emulsificantes com grupos cabeça relativamente volumosos e caudas não volumosas selecionadas quanto ao seu comprimento a fim de que eles possam formar micelas facilmente. Esse é o emulsificante principal que confere características solúveis em água ao sistema. As porções hidrofí-licas da molécula repelem uma a outra lateralmente para curvar a interfase em torno da face de óleo e promover a formação de microemulsões óleo-em-água. O emulsificante de HLB baixo deve ser lipofílico e4er um valor de HLB entre cerca de 1 e cerca de 5. Esse emulsificante secundário fica dentro da fase oleosa e age como um co-tensoativo. As moléculas de emulsificante alinham suas cabeças e caudas de uma forma quase perfeita com o óleo e o primeiro tensoativo hidrofíJico para promover a formação de micelas tão pequenas quanto possível. O terceiro emulsificante tem um HLB médio entre cerca de 6 e cerca de 8. Esse emulsificante secundário pode ficar tanto na fase de água quanto de óleo e também age como um co-tensoativo. Acredi-ta-se que esse emulsificante não apenas reduza ainda mais a tensão inter-facial entre as gotículas, mas também tende a curvar a interface para tornar as gotículas menores. A combinação da tensão interfacíal muito baixa, longas caudas hidrofóbicas do primeiro emulsificante e o agrupamento próximo, e o efeito dos co-tensoativos sobre a curvatura da interface fornece um sistema disperso e estável de tamanho de gotícula pequeno. Exemplos de ten-soativos de grau alimentício que podem ser usados nas microemulsões da presente invenção incluem polissorbatos (ésteres de sorbitano etoxifados), tal como polissobato 80; ésteres de sorbitano, tal como monoestearato de sorbitano; ésteres de açúcar, tal como laurato de sacarose; ésteres de poli-glicerol de ácidos graxos (desde ésteres de mono-, di-, tri-, e até deca- glice-rol de ácidos graxos), mono e diglicerídeos, combinações de ácidos graxos e monodíglicerídeos etoxilados, e misturas desses.
Além das microemulsões óleo-em-água descritas acima, a presente invenção também abrange microemulsões água-em-óleo (w/o). Essas são particularmente úteis para incorporar materiais solúveis em água em composições à base de óleo ou gordura. Nessas microemulsões água-em-óleo, a fase aquosa é dispersa na fase oleosa. A fase aquosa está presente na forma particulada, tendo um diâmetro médio de tamanho de partícula de menos do que cerca de 300 nm, tal como de cerca de 1 a cerca de 300 nm, preferivelmente de cerca de 1 a cerca de 200 nm. A fase aquosa compreende tipicamente água e os ingredientes solúveis em água da composição e está presente de cerca de 1% a cerca de 15%, preferivelmente de cerca de 2% a cerca de 6%, da microemulsão. A fase oleosa inclui os componentes insolúveis em água e a base oleosa/gordurosa, e está presente geralmente de cerca de 50% a cerca de 90%, preferivelmente de cerca de 70% a cerca de 85%, da microemulsão. Ao formar essas microemulsões água-em-óleo, os componentes solúveis em água são misturados com o emulsificante de HLB alto para formar a fase aquosa. Os emulsificantes de HLB baixo e HLB médio são então misturados juntos e adicionados à fase aquosa. A fase oleosa é então adicionada à fase aquosa com mistura, por exemplo, com um misturador suspenso para formar a microemulsão água-em-óleo. Tipicamente, em microemulsões água-em-óleo, o tensoativo de HLB alto está presente de cerca de 0,1% a cerca de 5%, o tensoativo de HLB médio está presente de cerca de 0,1% a cerca de 5%, e o tensoativo de HLB baixo está presente de cerca de 5% a cerca de 30% da composição final.
Propriedades físicas das composições de microemulsão, e do produto final podem ser ajustadas pelo aumento ou diminuição da quantidade de óleo e água na fase dispersa da microemulsão, Finalmente, a presente invenção abrange sistemas de microemulsão concentrados que compreendem a fase dispersa (incluindo o(s) componente(s) que deve(m) ser incorporado(s) na composição final) e os três emulsificantes definidos aqui; o concentrado não inclui a fase contínua. O concentrado é adicionado à fase contínua, com agitação, e a microemulsão é formada. Dessa forma, em um concentrado para formar uma microemulsão óleo-em-água, será incluída uma fase à base de óleo de ingredientes solúveis em lipídio selecionados, junto com o sistema de emulsificante terná- rio, sem fase aquosa. Esse concentrado é adicionado a uma fase aquosa, com mistura, para formar a microemulsão óleo-em-água. Por outro lado, para um concentrado formar uma microemulsão água-em-óleo, haverá uma fase aquosa de ingredientes solúveis em água particulares, junto com o sistema de emulsificante ternário, sem fase oleosa. Exemplos de tais concentrados são descritos nesse pedido. Esses concentrados que formarão micro-emulsões óleo-em-água compreendem de cerca de 1% a cerca de 40% da fase dispersa, e de cerca de 1% a cerca de 10% do emulsificante de HLB baixo, e de cerca de 1% a cerca de 10% do emulsificante de HLB médio, e de cerca de 65% a cerca de 95% do emulsificante de HLB alto. Esses concentrados que formarão microemulsões água-em-óleo compreendem de cerca de 1% a cerca de 40% da fase dispersa, e de cerca de 65% a cerca de 95% do emulsificante de HLB baixo, de cerca de 1% a cerca de 10% do e-mulsificante de HLB médio, e de cerca de 1% a cerca de 10% do emulsificante de LHB alto. O concentrado é adicionado, com mistura, à fase contínua tal que a composição de microemulsão final compreende de cerca de 1% a cerca de 15% (preferivelmente de cerca de 2% a cerca de 6%) da fase dispersa, e de cerca de 50% a cerca de 99% (preferivelmente de cerca de 70% a cerca de 85%) da fase contínua.
As microemulsões da presente invenção podem ser incorporadas em produtos alimentícios ou bebidas de base aquosa ou a base de iipí-dio. Esses produtos são convencionais e são bem-conhecidos na técnica. Exemplos e informação sobre a formulação de tais produtos pode ser encontrada na Encyclopedia of Food Sciences and Nutrition, por Benjamin Cabal-lero, Luis C. Trugo & Paul M. Finglas (editores), 2a edição, Londres: Acade-mic, 2003, ou no Dictionary of Food Compounds with CD-ROM: Additives, Fiavors and Ingredients, editado por Shmuel Yannai, Boca Raton, Fia., CRC Press, 2004, ou no The Soft Drínks Companion: A Technical Handbook for the Beverage Industry, por Maurice Shachman, Boca Raton, Fia., CRC Press, 2005 todos os quais estão incorporados aqui por referência.
As microemulsões da presente invenção podem ser incorporadas nesses produtos usando as seguintes técnicas convencionais. As micro- emulsões podem ser incorporadas nesses produtos como ingredientes alimentícios de cor, sabor ou outros tipos. As microemuisões podem ser simplesmente adicionadas e misturadas ou diluídas diretamente em composições alimentícias e bebidas de base aquosa ou a base de lípídio usando misturadores ou agitadores típicos. A velocidade com a qual os sistemas de microemulsão são incorporados em produtos alimentícios e bebidas depende da velocidade na qual os componentes individuais nas microemuisões se dissolvem nos sistemas alimentícios e de bebidas específicos; tipicamente, os produtos podem estar homogêneos dentro de 5 minutos. A velocidade de incorporação de microemuisões em vários sistemas poderia ser acelerada pelo aumento da velocidade de mistura e/ou possivelmente aquecer os sistemas alimentícios para cerca de 40°C, se for necessário.
Além dos componentes descritos acima, as composições alimentícias e bebidas, assim como as microemuisões da presente invenção, podem incluir componentes adjuntos convencionalmente usados em produtos alimentícios e bebidas nos seus níveis preestabelecidos na técnica. Exemplos de tais componentes incluem conservantes, antioxidantes, fiavorí-zantes, corantes, nutrientes, nutracêuticos, suplementos alimentares, antioxidantes, extratos de planta, agentes terapêuticos (por exemplo, condroitina ou eletrólitos), e combinações desses materiais. Na medida em que tais componentes são imiscíveis em água ou imiscíveis em lipídio, eles podem ser incorporados nas composições alimentícias e bebidas usando as microemuisões da presente invenção.
Pelo uso das composições e métodos da presente invenção, é possível formar microemuisões eficazes sem o uso de co-solventes, tais como etanol e propileno glicol. Esses co-solventes podem resultar em perda de sabor nas composições alimentícias ou de bebida. Além disso, as microemuisões da presente invenção são formadas usando níveis menores de ten-soativos do que são tipicamente necessários na formação de microemulsão. Por causa disso, as microemuisões da presente invenção exibem menos perda de sabor causada por tensoativos, são capazes de carregar níveis muito altos de ingredientes difíceis de dispersar, e são mais estáveis tanto na forma concentrada como na forma diluída. Além disso, a presente invenção permite a preparação de composições estáveis contendo ingredientes difíceis de dispersar (tal como beta-caroteno). Beta-caroteno é altamente insolúvel e tende a recristalizar, assim quebrando um sistema de microemul-são típico. A presente invenção permite uma composição estável de tais materiais, tal como beta-caroteno, formada de uma maneira que não requer condições de processamento extremas. Além disso, as microemulsões da presente invenção, assim como os produtos alimentícios e de bebida que as contêm, têm uma aparência controlável em que pelo ajuste dos tipos e concentrações de tensoativos e/ou fase oleosa, as propriedades ópticas, de claro cristalino até turvo, podem ser ajustados no produto finalizado.
Os seguintes exemplos pretendem ser ilustrativos de várias modalidades da presente invenção e não pretendem ser limitantes da definição da invenção de nenhuma maneira.
Exemplo 1 - Microemulsão óleo-em-água de beta-caroteno A seguir está um exemplo da preparação de uma microemulsão óleo-em-água de beta-caroteno da presente invenção. A microemulsão tem a seauinte composição.
Os ingredientes acima são preparados em três partes separadas: (1) uma fase aquosa (água, benzoato de sódio e ácido ascórbico); (2) uma mistura de emulsificantes contendo os materiais de HLB alto e médio (polissorbato e monoestearato de triglicerila); e (3) uma fase oleosa que compreende os componentes insolúveis em água e o emulsificante de HLB baixo (beta-caroteno 30%, vitamina E, vitamina A e monooleato de glicerol). Calor é usado para fundir o beta-caroteno e o tensoativo a fim de que os componentes formem uma única fase líquida. Essas três partes são então adicionadas na seguinte ordem para formar uma microemulsão concentrada.
No primeiro frasco, prepare a fase aquosa por adicionar benzoa-to de sódio à água deionizada. Misture por 5 minutos com agitação média até que o pó esteja completamente dissolvido. Adicione ácido ascórbico e misture por 5 minutos. No segundo frasco, prepare~a fase de emulsificante por combinar polissorbato 80 (TWEEN®) e éster de poliglicerol (monoestearato de triglicerila). Misture bem até que esteja homogêneo. Na panela de aquecimento, prepare a fase oleosa por combinar óleo de beta-caroteno 30%, monooleato de glicerila, palmitato de vitamina A, e alfa tocoferol. Após a fase oleosa estar completamente misturada, aqueça a panela contendo o beta-caroteno, vitamina E, vitamina A e monooleato de glicerila para 137,8 -140,6°C (280-285°F) com agitação média até que os cristais de beta-caroteno estejam completamente dissolvidos. Imediatamente adicione a fase oleosa da panela à fase de emulsificante no segundo frasco, e então misture por 5 minutos adicionais ou até ficar homogêneo. Então adicione a fase a-quosa (água/benzoato de sódio/ácido ascórbico) do primeiro frasco à mistura da fase oleosa e o emulsificante no segundo frasco. Misture em alta velocidade por 15 minutos ou até que a microemulsão esteja uniforme. A microemulsão pode então ser diluída para a concentração desejada e adicionada a um produto alimentício ou bebida.
Exemplos de fontes comerciais de emulsificantes adequados para uso na presente invenção incluem, mas não são limitados a, Abitec ADM, BASF, Danisco, ICi, Lambent Technologies, Lonza, Mitsubishi Chemical, e Stepan.
Exemplo 2 - Microemulsão óleo-em-água de limão___________________________ Primeiro, misture 16,67 g de éster de ácido láurico de decaglice-rol com 1,67 g de éster de ácido oléico de decaglicerol. Segundo, misture 3,33 g de óleo de limão com 0,83 g de oleato de sacarose em um recipiente separado, e então adicione à mistura obtida acima. Terceiro, misture o ben-zoato de sódio com água deionizada antes de adicionar ácido ascórbico. Então, adicione a fase aquosa à mistura da etapa dois. A microemulsão é obtida por mistura, usando um misturador suspenso. Todo o processo é feito em temperatura ambiente. Esse sistema pode ser diluído com qualquer quantidade de água.
Exemplo 3 - Microemulsão óleo-em-água de páprica ______________________ Primeiro, misture 25 g de éster de ácido láurico de decaglicerol com 1,67 g de tetraoleato de decaglicerol. Segundo, misture 1 g de oleoresi-na de páprica com 1 g de decaoleato de decaglicerol em um recipiente sepa- rado, e então adicione à mistura obtida acima. Terceiro, misture benzoato de sódio com água deionizada antes de adicionar ácido ascórbico. Então adicione a fase aquosa à mistura da etapa dois. A microemulsão é obtida por mistura, usando um misturador suspenso. Todo o processo é feito em temperatura ambiente. Esse sistema pode ser diluído com qualquer quantidade de água.
Exemplo 4 - Microemulsão água-em-óleo de suco de beterraba___________ Primeiro, misture 7,46 g de suco de beterraba e 1,49 g de polis-sorbato 80. Segundo, misture 1,49 g de monooleato de triglicerol com 14,92 g de ricinoleato de poiiglicero! em um recipiente separado, então adicione à mistura obtida acima. Terceiro, óleo de semente de algodão é adicionado à mistura da etapa dois. Sistema de microemulsão água-em-óleo de suco de beterraba concentrado é obtido por mistura, usando urn_misturador suspenso. Todo o processo é feito em temperatura ambiente. Esse sistema pode ser diluído com qualquer quantidade de óleo vegetal ou mineral comestível ou sistemas à base de lipídio contanto que o sistema não contenha níveis substanciais de emusificante(s).
Exemplo 5 - Microemulsão água-em-óleo de extrato de arônia___________ Primeiro, misture 8,77 g de extrato de arônia (corantes naturais solúveis em água) e 1,75 g de monocaprilato de decagiicerol. Segundo, misture 1,75 g de tetraoleoato de decagiicerol com 17,54 g de ricinoleato de poliglicerol em um recipiente separado, e então adicione à mistura obtida acima. Terceiro, óleo de canola é adicionado à mistura da etapa dois. Sistema de microemulsão água-em-óleo de extrato de arônia concentrado é obtido por mistura, usando um misturador suspenso. Todo o processo é feito em temperatura ambiente. Esse sistema pode ser diluído com qualquer quantidade de óleo vegetal ou mineral comestível ou sistemas à base de lipídio contanto que o sistema não contenha níveis substanciais de emulsifican-te(s).
Exemplo 6 - Concentrado de microemulsão água-em-óleo de extrato de fruto de sabugueiro _________________________________________________________ Primeiro, misture 29,41 g de extrato de fruto do sabugueiro (corantes naturais solúveis em água) e 5,89 g de monooleato de polietileno-glicol. Segundo, misture 58,82 g de tetraoleato de decagiicerol com 5,89 g de hexaoleato de decagiicerol em um recipiente separado, e então adicione à mistura obtida acima para formar o concentrado. Óleo de canola é adicionado à mistura da etapa dois para formar a microemulsão por mistura usando um misturador suspenso. Todo o processo é feito em temperatura ambiente. Esse sistema pode ser diluído com qualquer quantidade de óleo vegetal ou mineral comestível ou sistemas a base de lipídio contanto que o sistema não contenha níveis substanciais de emulsificante(s).
Exemplo 7 - Concentrado de microemulsão óleo-em-água de alfa-tocofero Primeiro, misture 6,67 g de alfa-tocoferoí (vitamina E) e 3,33 g de decaoleato de decaglicerol. Segundo, misture 5 g de monooleato de trigli-ceroi com 85 g de polissorbato 20 em um recipiente separado; e então adicione à mistura obtida acima. Sistema de microemulsão (micelar) de alfa-tocoferol concentrado é obtido por mistura, usando um misturador suspenso. Todo o processo é feito em temperatura ambiente. Esse sistema pode ser diluído com qualquer quantidade de água.
Exemplo 8 - Concentrado de microemulsão óleo-em-água de acetato de vitamina E
Primeiro, misture 7,44 g de acetato de vitamina E e 1,65 g de monoloeato de glicerila. Segundo, misture 1,65 g de tetraoleato de decaglicerol com 89,26 g de éster de ácido láurico de decaglicerol em um recipiente separado, e então adicione à mistura acima. Sistema de microemulsão (micelar) de acetato de vitamina E concentrado é obtido por mistura, usando um misturador suspenso. Todo o processo é feito em temperatura ambiente. Esse sistema pode ser diluído com qualquer quantidade de água.
Exemplo 9 - Bebida com microemulsão de vitamina E
Primeiro, misture 6 g de sacarose, 1 g de ácido cítrico e 0,3 g de ácido ascórbico com 86,67 g de água. Segundo, adicione 5 g de suco de maçã, 1 g de suco de abacaxi e 0,3 g de microemulsão de vitamina E na solução da etapa um, e misture até ficar homogêneo usando um agitador ou um misturador suspenso. Todo o processo é feito em temperatura ambiente. Esse sistema pode então ser submetido a um processo térmico, tal como pasteurização ou esterilização, para evitar decomposição microbiana. Fxfitnnln 1Ω - Rfihida mm minmemulsão de beta-caroteno Primeiro, misture 12 g de sacarose, 1,03 g de ácido cítrico e 0,2 g de ácido ascórbico com 86,44 g de água. Segundo, adicione 0,05 g de sabor de laranja e 0,01 g de emulsão de beta-caroteno na solução formada na etapa um, e misture até ficar homogêneo usando um agitador e um misturador suspenso. Todo o processo é feito em temperatura ambiente. Esse sistema pode ser submetido a um processo térmico, tal como pasteurização ou esterilização, para evitar decomposição microbiana.
Exfimnln 11 - Glacê com microemulsão de cor natural de extrato de arônia Primeiro, misture 77,8 g de açúcar de confeiteiro, 0,77 g de creme de tártaro e 0,45 g de sal com 9,11 g de água e 11,88 g de óleo de cano-la. Misture vigorosamente até ficar homogêneo. Todo o processo é feito em temperatura ambiente.
Embora a invenção tenha sido descrita com relação a certas modalidades específicas, será reconhecido por aqueles versados na técnica que muitas variações são possíveis sem desconsiderar o escopo e espírito da invenção. Além disso, será compreendido que o presente pedido pretende cobrir todas as alterações e modificações da invenção descrita aqui para as finalidades de ilustração que não constituem afastamento do espírito e escopo da invenção.

Claims (20)

1. Microemulsão usada para incorporar materiais insolúveis em água lipofílicos em composições de alimento e bebida, caracterizada pelo fato de que compreende: (a) uma fase oleosa que compreende o dito material insolúvel em água e um emulsificante de baixo HLB (balanço hidrofílico-lipofílico) que tem um HLB de 1 a 5 selecionado dentre éster de glicerol de ácidos graxos, monoglicerídeos, diglicerídeos, monoglicerídeos etoxilados, éster de poligli-cerol de ácidos graxos, lecitina, ésteres de sorbitano de ácidos graxos, éste-res de sacarose de ácidos graxos e misturas desses; (b) uma fase aquosa; e (c) um sistema de emulsificante de grau alimentício que compreende: (i) um emulsificante de alto HLB que tem um HLB de 10 a 16 selecionado dentre ésteres de ácido acético de mono e diglicerídeos, ésteres de ácido lático de mono e diglicerídeos, ésteres de ácido succínico de mono e diglicerídeos, ésteres tartáricos de diacetila de mono e diglicerídeos, ésteres de polissorbitano, ésteres de poliglicerol de ácidos graxos, lecitina, ésteres de sacarose de ácidos graxos e misturas desses; e (ii) um emulsificante de HLB médio que tem um HLB de 6 a 8 selecionado dentre monoglicerídeos, diglicerídeos, monoglicerídeos etoxilados, ésteres de sorbitano de ácidos graxos, ésteres de ácido fosfórico de mono e di-glicerídeos, ésteres de poliglicerol de ácidos graxos, lecitina, ésteres de sacarose de ácidos graxos e misturas desses; em que a dita fase oleosa é dispersa como partículas que têm um diâmetro médio de 1 a 300 nm dentro da dita fase aquosa; em que a fase aquosa compreende de 50% a 90% do total; o restante sendo fase oleosa e sistema emulsificante de grau alimentício, da qual a fase oleosa compreende de 1% a 15%, e que compreende de 0,1% a 5% do emulsificante de baixo HLB, de 5% a 25% de emulsificante de alto HLB e de 0,1% a 5% de emulsificante de médio HLB; e em que a fase aquosa pode conter materiais dissolvidos seleci- onados dentre corantes, vitaminas, sucos, antioxidantes, extratos de componentes naturais (tal como raízes de plantas, folhas, sementes, flores, etc), medicamentos, fenóis simples, polifenóis, bioflavonóides, produtos lácteos, proteínas, peptídeos, sais, açúcares, adoçantes, sabores, precursores de sabor, nutrientes, minerais, ácidos e condimentos, e misturas desses.
2. Microemulsão de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a dita fase oleosa é dispersa como partículas que têm um diâmetro médio de 1 a 200 nm, dentro da dita fase aquosa.
3. Microemulsão de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a fase aquosa compreende de 70% a 85%, do total.
4. Microemulsão de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a fase oleosa, do restante sendo fase oleosa e sistema emulsificante de grau alimentício, compreende de 2% a 6%, e que compreende de 0,1% a 5% do emulsificante de baixo HLB, de 5% a 25% de emulsificante de alto HLB e de 0,1% a 5% de emulsificante de médio HLB.
5. Microemulsão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o emulsificante de baixo HLB é selecionado dentremonooleato de glicerol, ricinoleato de poliglicerol, decao-leato de decaglicerol, erucato de sacarose, oleato de sacarose, o emulsificante de médio HLB é selecionado dentre ésteres de poliglicerol, tais como hexaoleato de decaglicerol, e monoácidos graxos de triglicerol, tais como monooleato de triglicerol e estearato de sacarose, e o emulsificante de alto HLB é selecionado dentre polisorbato 80, monolaurato de polioxisorbitano, poliglicerol-6-laurato, ésteres de ácido láurico de decaglicerol, ésteres de ácido oleico de decaglicerol e ésteres de sacarose.
6. Microemulsão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o emulsificante de baixo HLB é selecionado dentre monooleato de glicerol, ricinoleato de poliglicerol, decao-lato de decaglicerol, erucato de sacarose, oleato de sacarose e misturas desses, ou emulsificante de médio HLB é selecionado dentre hexaoleato de decaglicerol, monooleato de triglicerol, estearato de sacarose e misturas desses, ou emulsficante de alto HLB é selecionado dentre o grupo consistin- do em polisorbato 80, monolaurato de polioxisorbitano, poliglicerol-6-laurato, ésteres de ácido laurico de decaglicerol, ésteres de ácido oleico de decagli-cerol e misturas desses.
7. Microemulsão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o material insolúvel em água é selecionado dentre carotenóides e deus derivados, óleos essenciais, óleos comestíveis, ácidos graxos, proteínas e peptídeos, ácidos graxos poliinsatu-rados e seus ésteres, vitamina A e seus derivados, vitamina E e seus derivados, vitamina D e seus derivados, vitamina K e seus derivados, corantes, flavorizantes, nutrientes, nutracêuticos, agentes terapêuticos, antioxidantes, extratos de componentes naturais, medicamentos, conservantes, ácido lipói-co, fitoesterinas, quercetina, fitosteróis e seus ésteres, co-enzima Q10 (ubi-decarona), isoflavonas de planta, e misturas desses.
8. Microemulsão de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que é selecionado dentre beta-caroteno, apocarotenal, vitamina E, vitamina A, palmitato de vitamina A, acetato de vitamina E e misturas desses.
9. Microemulsão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que os emuIsificantes usados na microemulsão compreendem monooleato de glicerol, polisorbato 80 e ésteres de poliglicerol.
10. Método para preparar a microemulsão como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: (a) misturar os componentes insolúveis em água lipofílicos com o emulsificante de baixo HLB para formar a fase oleosa; (b) misturar o sistema de emulsificante na fase oleosa; e (c) adicionar a fase aquosa no produto da etapa (b) e misturar para formar a microemulsão.
11. Microemulsão usada para incorporar materiais solúveis em água em composições de alimentos e bebida, caracterizada pelo fato de que compreende: (a) uma fase aquosa que compreende o dito material solúvel em água e um emulsificante de alto HLB que tem um HLB de 9 a 17 selecionado dentre ésteres de ácido acético de mono e diglicerídeos, ésteres de ácido lático de mono e diglicerídeos, ésteres de ácido succínico de mono e diglicerídeos, ésteres tartárico de diacetila de mono e diglicerídeos, ésteres de po-lisorbitano, ésteres de poliglicerol de ácidos graxos, lecitina, ésteres de saca-rose de ácidos graxos e misturas desses; (b) uma fase oleosa; e (c) um sistema de emulsificante de grau alimentício que compreende: (i) um emulsificante de baixo HLB que tem um HLB de 1 a 5 selecionado dentre éster de glicerol de ácidos graxos, monoglicerídeos, diglicerídeos, monoglicerídeos etoxilados, ésteres de poliglicerol de ácidos graxos, lecitina, éster de glicerol de ácidos graxos, ésteres de sorbitano de ácidos graxos, ésteres de sacarose de ácidos graxos e misturas desses; (ii) um emulsificante de HLB médio que tem um HLB de 6 a 8 selecionado dentre o grupo consistindo em monoglicerídeos, diglicerídeos, monoglicerídeos etoxilados, ésteres de sorbitano de ácidos graxos, ésteres de ácido fosfórico de mono e diglicerídeos, ésteres de poliglicerol de ácidos graxos, lecitina, ésteres de sacarose de ácidos graxos e misturas desses; em que a referida fase aquosa é dispersa como partículas tendo um diâmetro médio de 1 a 300 nm, dentro da fase oleosa; em que a dita fase oleosa compreende de 50% a 90% do total, o restante sendo fase aquosa e sistema emulsificante de grau alimentício, em que a fase aquosa compreende de 1% a 15% do total, o restante sendo fase oleosa e sistema emulsificante de grau alimentício e que inclui de 0,1% a 5% de emulsficante de alto HLB, de 0,1% a 5% de emulsificante de médio HLB e de 5% a 30% de emulsificante de baixo HLB.
12. Microemulsão de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o emulsificante de baixo HLB é selecionado dentre monooleato de glicerol, ricinoleato de poliglicerol, decaoleato de decaglice-rol, erucato de sacarose, oleato de sacarose, e o emulsificante de médio HLB é selecionado dentre ésteres de poliglicerol, tais como hexaoleato de decaglicerol e monoácidos graxos de triglicerol, tais como monooleato de triglicerol, e esterato de sacarose, e o emulsificante de alto HLB é selecionado dentre polisorbato 80, monolaurato de polioxisorbitano, poliglicerol-6-laurato, ésteres de ácido laurico de decaglicerol, ésteres de ácido oleico de decaglicerol e ésteres de sacarose.
13. Microemulsão de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o emulsificante de baixo HLB é selecionado dentre monooleato de glicerol, ricinoleato de poliglicerol, decaoleato de decaglicerol, erucato de sacarose, oleato de sacarose e misturas desses ou o emulsificante de HLB médio é selecionado dentre hexaoleato de decaglicerol, monooleato de triglicerol, estearato de sacarose e misturas desses ou o emuls-ficante de alto HLB é selecionado dentre polisorbato 80, monolaurato de polioxisorbitano, poliglicerol-6-laurato, ésteres de ácido laurico de decaglicerol, ésteres de ácido oleico de decaglicerol e misturas desses.
14. Microemulsão de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que a fase oleosa inclui materiais dissolvidos selecionados dentre carotenóides e seus derivados, óleos essenciais, óleos comestíveis, ácidos graxos, proteínas e peptídeos, ácidos graxos poliinsaturados e seus ésteres, vitamina A e seus derivados, vitamina E e seus derivados, vitamina D e seus derivados, vitamina K e seus derivados, corantes, flavorizantes, nutrientes, nutracêuticos, agentes terapêuticos, antioxidantes, extratos de componentes naturais, medicamentos, conservantes, ácido lipóico, fitoeste-rinas, quercetina, fitoesteróis e seus ésteres, co-enzima Q10 (ubidecarona), isoflavonas de planta, e misturas desses.
15. Microemulsão de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o material solúvel em água é selecionado dentre aditivos alimentícios, conservantes alimentícios, suplementos alimentícios, antioxidantes, neutracêuticos, extratos de planta, medicamentos, ácidos graxos, proteínas, peptídeos, carboidratos, sal, aromas naturais, aromas sintéticos, corantes, vitaminas e misturas desses.
16. Método para preparar a microemulsão como definida na rei- vindicação 11, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: (a) misturar os componentes de material solúvel em água com o emulsificante de alto HLB para formar a fase aquosa; (b) misturar o sistema de emulsificante na fase aquosa; e (c) adicionar a fase oleosa no produto da etapa (b) e misturar para formar a microemulsão.
17. Concentrado usado para formar uma microemulsão óleo-em-água para uso em produtos alimentícios ou bebidas, caracterizado pelo fato de que compreende: (a) de 1% a 40% de uma fase oleosa dispersa que contém um componente lipofílico a ser incorporado na dita composição de alimento ou bebida; (b) de 1% a 10% de um emulsificante de baixo HLB de grau alimentício que tem um HLB de 1 a 5 como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4; (c) de 1% a 10% de um emulsificante de HLB médio de grau alimentício que tem um HLB de 6 a 8 como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4; e (d) de 65% a 95% de um emulsificante de alto HLB de grau alimentício que tem um HLB de 10 a 16 como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4.
18. Concentrado usado para formar uma microemulsão água-em-óleo para uso em produtos a base de óleo ou gordura, caracterizado pelo fato de que compreende: (a) de 1% a 40% de uma fase aquosa dispersa contendo um componente a ser incorporado na dita composição de alimento ou bebida; (b) de 65% a 95% de um emulsificante de baixo HLB de grau alimentício que tem um HLB de 1 a 5 como definido na reivindicação 11; (c) de 1% a 10% de um emulsificante de HLB médio de grau alimentício que tem um HLB de 6 a 8 como definido na reivindicação 11; e (d) de 1% a 10% de um emulsificante de alto HLB de grau alimentício que tem um HLB de 9 a 17 como definido na reivindicação 11.
19. Composição alimentícia ou de bebida, caracterizada pelo fato de que compreende a microemulsão como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 9 e 11 a 15.
20. Composição alimentícia ou de bebida, caracterizada pelo fato de que é preparada usando o concentrado como definido na reivindicação 17 ou 18.
BRPI0617406A 2005-10-14 2006-10-10 “Microemulsões para uso em produtos alimentícios e bebidas, método para prepará-las, concentrado e composição alimentícia ou de bebida” BRPI0617406B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US72712205P 2005-10-14 2005-10-14
US60/727,122 2005-10-14
US11/539,391 US9743680B2 (en) 2005-10-14 2006-10-06 Microemulsions for use in food and beverage products
US11/539,391 2006-10-06
PCT/US2006/039483 WO2007047237A1 (en) 2005-10-14 2006-10-10 Microemulsions for use in food and beverage products

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0617406A2 BRPI0617406A2 (pt) 2011-07-26
BRPI0617406B1 true BRPI0617406B1 (pt) 2016-04-26

Family

ID=37948427

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617406A BRPI0617406B1 (pt) 2005-10-14 2006-10-10 “Microemulsões para uso em produtos alimentícios e bebidas, método para prepará-las, concentrado e composição alimentícia ou de bebida”

Country Status (13)

Country Link
US (1) US9743680B2 (pt)
EP (1) EP1965663B2 (pt)
JP (1) JP5064402B2 (pt)
CN (1) CN101321472B (pt)
AT (1) ATE538663T1 (pt)
AU (1) AU2006304046B2 (pt)
BR (1) BRPI0617406B1 (pt)
CA (1) CA2649106C (pt)
EA (1) EA013971B1 (pt)
ES (1) ES2379887T5 (pt)
HK (1) HK1121648A1 (pt)
IL (1) IL190812A (pt)
WO (1) WO2007047237A1 (pt)

Families Citing this family (70)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9743680B2 (en) 2005-10-14 2017-08-29 Wild Flavors, Inc. Microemulsions for use in food and beverage products
DE202006003132U1 (de) 2006-02-24 2007-07-12 Sensient Food Colors Germany Gmbh & Co. Kg Emulgatorzusammensetzung und deren Verwendung
US20080058418A1 (en) * 2006-09-06 2008-03-06 The Coca-Cola Company Stable polyunsaturated fatty acid emulsions and methods for inhibiting, suppressing, or reducing degradation of polyunsaturated fatty acids in an emulsion
US20090018186A1 (en) * 2006-09-06 2009-01-15 The Coca-Cola Company Stable beverage products comprising polyunsaturated fatty acid emulsions
DE202007003800U1 (de) * 2007-03-14 2008-07-17 Sensient Food Colors Germany Gmbh & Co. Kg Farbstoff-Emulsion
JP5946990B2 (ja) 2007-08-29 2016-07-06 エージェンシー フォー サイエンス,テクノロジー アンド リサーチ 化粧品及び医薬品使用のための精油を含有する糖系界面活性剤マイクロエマルジョン
CN101888791A (zh) * 2007-12-05 2010-11-17 帝斯曼知识产权资产管理有限公司 脂溶性活性成分的粉状制剂
WO2009071289A1 (en) * 2007-12-05 2009-06-11 Dsm Ip Assets B.V. Pulverous formulation of a fat-soluble active ingredient
EP2070421B1 (de) * 2007-12-13 2016-09-14 Cognis IP Management GmbH Ein lipophiles antioxidans
JP5103191B2 (ja) * 2008-01-09 2012-12-19 日本たばこ産業株式会社 水中油型エマルジョンとその製造方法
EP2254600B1 (en) * 2008-02-06 2017-05-17 Biosuspensions Limited Novel compositions and uses thereof
BRPI0909185A2 (pt) * 2008-03-20 2015-08-25 Virun Inc Derivado de vitamina e e seus usos
DK2548456T3 (en) 2008-03-20 2015-09-28 Virun Inc Emulsions including (comprising) a PEG derivative of tocopherol
JP5004847B2 (ja) * 2008-03-26 2012-08-22 株式会社Adeka 油中水型乳化油脂組成物
WO2010008475A2 (en) * 2008-06-23 2010-01-21 Virun, Inc. Compositions containing nono-polar compounds
JP5680275B2 (ja) 2009-01-20 2015-03-04 富士フイルム株式会社 エマルション組成物、該エマルション組成物を含む食品及び化粧品
JP2012531440A (ja) * 2009-06-26 2012-12-10 エリック カーツ, 水溶性食餌脂肪酸
WO2011019654A1 (en) * 2009-08-10 2011-02-17 Stokely-Van Camp, Inc. Method for suspending a flavonoid in a beverage
US9717703B2 (en) 2009-10-16 2017-08-01 Glaxosmithkline Llc Emulsion and emulsion preconcentrate compositions comprising omega-3 fatty acids and uses thereof are disclosed
KR101062904B1 (ko) * 2009-11-04 2011-09-06 주식회사 미지나노텍 지용성 식품의 수용성 나노입자와 그 수용성 나노입자의 제조방법 및 그 수용성 나노입자가 첨가된 오일과 그 오일의 제조방법
EP2345336A1 (de) * 2010-01-15 2011-07-20 RUDOLF WILD GmbH & CO. KG Farbstoffzusammensetzung
US9320295B2 (en) * 2010-03-23 2016-04-26 Virun, Inc. Compositions containing non-polar compounds
US8686029B2 (en) * 2010-05-12 2014-04-01 Novus International, Inc. Synergistic antioxidant compositions
WO2011162802A1 (en) 2010-06-21 2011-12-29 Virun, Inc. Compositions containing non-polar compounds
US8431178B2 (en) 2010-09-10 2013-04-30 Pepsico, Inc. Increasing the concentration of terpene compounds in liquids
US8900635B2 (en) 2010-11-15 2014-12-02 Humanetics Corporation Nanoparticle isoflavone compositions and methods of making and using the same
WO2012075534A1 (en) * 2010-12-10 2012-06-14 Ns Technologies Pty Ltd Methods for forming miniemulsions and use thereof for delivering bioactive agents
CN102224897B (zh) * 2011-05-24 2012-11-14 江南大学 一种高水分散性甜菊糖(苷)产品及制备方法
JP2014520541A (ja) * 2011-07-15 2014-08-25 プレイオン 透明な栄養マイクロエマルジョンの配合物
US20140295046A1 (en) * 2011-08-11 2014-10-02 Dsm Ip Assets B.V. Emulsions comprising carotenoid for transparent and pasteurization-stable liquid formulations, especially beverages
US20130149419A1 (en) * 2011-12-12 2013-06-13 D. D. Williamson Co., Inc. Oil miscible water soluble color stable composition and process
US9668474B2 (en) 2012-02-10 2017-06-06 Stepan Company Structured surfactant suspending systems
WO2013120025A1 (en) 2012-02-10 2013-08-15 Virun, Inc. Beverage compositions containing non-polar compounds
NZ702344A (en) * 2012-06-29 2016-11-25 Archer Daniels Midland Co Microemulsions and uses therof as nanoreactors or delivery vehicles
ES2742221T3 (es) 2012-07-20 2020-02-13 Basf Se Procedimiento de fabricación de una emulsión de aceite en agua transparente acuosa que comprende un carotenoide y emulsión producida
US9351517B2 (en) 2013-03-15 2016-05-31 Virun, Inc. Formulations of water-soluble derivatives of vitamin E and compositions containing same
PL2993995T3 (pl) * 2013-05-06 2018-08-31 Dsm Ip Assets B.V. Proszkowy preparat z witaminą E
US9693574B2 (en) 2013-08-08 2017-07-04 Virun, Inc. Compositions containing water-soluble derivatives of vitamin E mixtures and modified food starch
JP6430947B2 (ja) * 2013-09-06 2018-11-28 三菱ケミカルフーズ株式会社 飲料の製造方法
US9084726B2 (en) * 2013-11-26 2015-07-21 Humanetics Corporation Suspension compositions of physiologically active phenolic compounds and methods of making and using the same
US20170223983A1 (en) * 2014-08-14 2017-08-10 Intercontinental Great Brands Llc Improved chewing gum compositions and methods of manufacture therefor
US10016363B2 (en) 2014-09-18 2018-07-10 Virun, Inc. Pre-spray emulsions and powders containing non-polar compounds
US9861611B2 (en) 2014-09-18 2018-01-09 Virun, Inc. Formulations of water-soluble derivatives of vitamin E and soft gel compositions, concentrates and powders containing same
BR112017008067A2 (pt) * 2014-10-20 2018-02-20 Int Flavors & Fragrances Inc nanoemulsão flavorizante translúcida metaestável, bebida líquida ou concentrado de bebida líquida, e, processo para preparação de uma nanoemulsão flavorizante translúcida metaestável.
ES2719875T3 (es) 2014-11-10 2019-07-16 Eme Finance Ltd Dispositivo para mezclar agua y gasoil, aparato y proceso para producir una microemulsión de agua/gasoil
KR101792548B1 (ko) * 2014-12-22 2017-11-03 주식회사농심 수중유적형 나노항산화제의 제조 방법 및 이를 이용한 가공식품의 유통기한 향상방법
ITUB20152442A1 (it) * 2015-07-23 2017-01-23 Eme International Ltd Composizioni emulsionanti per oli combustibili pesanti e microemulsioni d’acqua ottenuti da esse
WO2017050827A1 (en) * 2015-09-21 2017-03-30 Firmenich Sa Sucrose monoesters microemulsions
RU2657099C2 (ru) * 2015-11-26 2018-06-08 Общество с ограниченной ответственностью "Внешторг Фарма" Коллоидоустойчивая микроэмульсия водонерастворимых биологически активных веществ и промышленный способ ее получения (варианты)
AU2016367037B2 (en) * 2015-12-09 2019-05-02 Poviva Corp. Stable ready-to-drink beverage compositions comprising lipophilic active agents
CN105724800A (zh) * 2016-02-01 2016-07-06 广州市天伟生物科技有限公司 一种猪用速效补能复合维生素微乳液制剂及其制备方法和应用
CN105768031A (zh) * 2016-03-04 2016-07-20 中国农业科学院农产品加工研究所 果蔬调味汁及其制备方法
CN105725169B (zh) * 2016-03-04 2019-09-10 中国农业科学院农产品加工研究所 提高果蔬类胡萝卜素生物利用率的纳米乳状液及其制备方法
KR101838051B1 (ko) 2016-05-27 2018-03-13 한국식품연구원 α-토코페롤이 포집된 수중유형 에멀젼 및 이의 제조 방법
EP3506769B1 (en) * 2016-08-31 2020-05-13 Chr. Hansen Natural Colors A/S Water-dispersible colouring composition
KR20190089149A (ko) * 2016-11-30 2019-07-30 라이온 가부시키가이샤 내복제
WO2018101267A1 (ja) * 2016-11-30 2018-06-07 ライオン株式会社 内服剤
IT201600132801A1 (it) 2016-12-30 2018-06-30 Eme International Ltd Apparato e processo per produrre liquido derivante da biomassa, biocarburante e biomateriale
JP6342531B1 (ja) * 2017-02-06 2018-06-13 不二製油株式会社 餌用生物用油脂組成物、餌用生物用油脂組成物の製造方法及び餌用生物の製造方法
IT201700045343A1 (it) * 2017-04-26 2018-10-26 Micro Sphere Sa Processo per la preparazione di un integratore alimentare e integratore così ottenuto
US11465107B2 (en) * 2019-01-31 2022-10-11 Hong Ngoc Thi Dang Process for producing a nano omega-3 microemulsion system
WO2020181018A1 (en) * 2019-03-04 2020-09-10 Daniel Young A product and process for a room-temperature stable, food-grade, all-natural, vegan, water-soluble, and phyto-cannabinoid/terpene/flavonoid colloidal dispersion
CN110720637A (zh) * 2019-11-28 2020-01-24 广州大学 一种纳米级鱼油微胶囊及其制备方法和应用
WO2021216475A1 (en) 2020-04-20 2021-10-28 Poviva Corp. Compositions and methods for enhanced delivery of antiviral agents
IL293086A (en) * 2020-07-29 2022-07-01 Karnak Tech Llc Formulations of orally administered lipophilic dietary supplements and beneficial oils
CN112056558A (zh) * 2020-09-21 2020-12-11 华南农业大学 一种水包油类胡萝卜素微乳液及其制备方法
WO2022131656A1 (ko) * 2020-12-15 2022-06-23 윤관식 알칼로이드 함유 수용성 유화 조성물
WO2022231839A1 (en) * 2021-04-29 2022-11-03 Shear Kershman Laboratories, Inc. Two phase system to administer a dose of an active to animals
CN113558241A (zh) * 2021-07-28 2021-10-29 齐齐哈尔大学 一种富含叶黄素的缓解眼疲劳微乳饮品
CN115486509B (zh) * 2022-08-25 2024-02-09 杭州娃哈哈科技有限公司 一种澄清微乳液型复合抗氧化剂及其制备方法

Family Cites Families (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4146499A (en) * 1976-09-18 1979-03-27 Rosano Henri L Method for preparing microemulsions
JPS5525430A (en) * 1978-08-10 1980-02-23 Nippon Saafuakutanto Kogyo Kk Thickening and gelling agent
US4391876A (en) * 1980-04-02 1983-07-05 Ppg Industries, Inc. Aqueous peroxide emulsion for use with glass fibers
CA1295874C (en) * 1986-06-19 1992-02-18 Zdravko Dokuzovic Flavor emulsions and chewing gum compositions containing the same
US4835002A (en) * 1987-07-10 1989-05-30 Wolf Peter A Microemulsions of oil in water and alcohol
JP2588413B2 (ja) 1987-12-14 1997-03-05 ライオン株式会社 水中油型エマルションの製造方法
GB9219524D0 (en) 1992-09-15 1992-10-28 Smithkline Beecham Plc Novel composition
JPH08502492A (ja) * 1992-10-16 1996-03-19 スミスクライン・ビーチャム・コーポレイション 治療用ミクロエマルジョン
AU686149B2 (en) * 1993-04-19 1998-02-05 Institute For Advanced Skin Research Inc. Microemulsion preparation containing difficultly absorbable substance
US5376397A (en) * 1993-05-06 1994-12-27 Kraft General Foods, Inc. Microemulsions of oil and water
US5283056A (en) * 1993-07-01 1994-02-01 International Flavors & Fragrances Inc. Transparent oil-in-water microemulsion flavor or fragrance concentrate, process for preparing same, mouthwash or perfume composition containing said transparent microemulsion concentrate, and process for preparing same
US6054136A (en) * 1993-09-30 2000-04-25 Gattefosse S.A. Orally administrable composition capable of providing enhanced bioavailability when ingested
US5447729A (en) 1994-04-07 1995-09-05 Pharmavene, Inc. Multilamellar drug delivery systems
GB9519468D0 (en) 1995-09-23 1995-11-22 Smithkline Beecham Plc Novel process
JP3489703B2 (ja) 1995-10-23 2004-01-26 株式会社ノエビア 微細エマルション組成物
DE19647352C2 (de) 1996-11-15 2000-06-29 Aqua Nova Getraenketechnologie Nicht alkoholisches Getränk mit einem Gehalt an Q 10
US6426078B1 (en) 1997-03-17 2002-07-30 Roche Vitamins Inc. Oil in water microemulsion
CN1252711A (zh) * 1997-04-18 2000-05-10 大正制药株式会社 微乳
US6146672A (en) * 1998-04-02 2000-11-14 The Pillsbury Company Water-in-oil emulsion fillings
US6077559A (en) * 1998-04-27 2000-06-20 Mccormick & Company, Incorporated Flavored oil-in-vinegar microemulsion concentrates, method for preparing the same, and flavored vinegars prepared from the same
US6274574B1 (en) * 1999-02-26 2001-08-14 Kraft Foods, Inc. Use of mesophase-stabilized compositions for delivery of cholesterol-reducing sterols and stanols in food products
US6068876A (en) * 1999-02-26 2000-05-30 Kraft Foods, Inc. Mesophase-stabilized emulsions and dispersions for use in low-fat and fat-free food products
EP1077034B1 (en) * 1999-08-18 2003-10-22 Symrise GmbH & Co. KG Flavor delivery system
JP2001200069A (ja) 2000-01-18 2001-07-24 Sumika Plastech Co Ltd ポリオレフィン系樹脂フィルム
DE10025756C2 (de) * 2000-05-25 2003-02-20 Cognis Deutschland Gmbh Lösungsvermittler
US20020155084A1 (en) * 2000-06-02 2002-10-24 The Regents Of The University Of The Michigan Nanoemulsion formulations
US6528070B1 (en) * 2000-09-15 2003-03-04 Stepan Company Emulsion comprising a ternary surfactant blend of cationic, anionic, and bridging surfactants, oil and water, and methods of preparing same
US20020119173A1 (en) * 2000-12-22 2002-08-29 Lin Samuel Qcheng Cosmetic compositions for preventing skin irritation
FR2819427B1 (fr) * 2001-01-18 2003-04-11 Oreal Nanoemulsion translucide, son procede de fabrication et ses utilisations dans les domaines cosmetique, dermatologique et/ou ophtalmologique
US6902756B2 (en) 2001-04-02 2005-06-07 Firmenich Sa Transparent high oil loaded microemulsions
ES2282338T3 (es) 2001-03-22 2007-10-16 Firmenich Sa Microemulsiones transparentes con alta carga de aceite.
DE10158447B4 (de) 2001-11-30 2005-02-10 Aquanova German Solubilisate Technologies (Agt) Gmbh Ascorbinsäure-Solubilisat
US20030165545A1 (en) 2002-01-30 2003-09-04 Allergan, Inc. Ophthalmic compositions including oil-in-water emulsions, and methods for making and using same
US20040115159A1 (en) * 2002-03-29 2004-06-17 Tadlock Charles C Novel nanoemulsions
US20060240156A1 (en) * 2005-04-26 2006-10-26 Joseph Panarisi Enhancing kit for comestible products
US9743680B2 (en) 2005-10-14 2017-08-29 Wild Flavors, Inc. Microemulsions for use in food and beverage products
DE102006030790A1 (de) 2006-06-30 2008-01-03 Zf Friedrichshafen Ag Wärmetauscher mit integriertem Bypass-Ventil

Also Published As

Publication number Publication date
ES2379887T5 (es) 2015-07-31
WO2007047237A1 (en) 2007-04-26
CN101321472A (zh) 2008-12-10
HK1121648A1 (en) 2009-04-30
BRPI0617406A2 (pt) 2011-07-26
AU2006304046A1 (en) 2007-04-26
US20070087104A1 (en) 2007-04-19
EP1965663B1 (en) 2011-12-28
AU2006304046B2 (en) 2011-09-29
ES2379887T3 (es) 2012-05-04
EP1965663B2 (en) 2015-05-06
CN101321472B (zh) 2013-09-18
JP5064402B2 (ja) 2012-10-31
ATE538663T1 (de) 2012-01-15
JP2009511052A (ja) 2009-03-19
EA200801078A1 (ru) 2008-10-30
EP1965663A1 (en) 2008-09-10
CA2649106A1 (en) 2007-04-26
IL190812A0 (en) 2008-11-03
EA013971B1 (ru) 2010-08-30
CA2649106C (en) 2014-04-22
US9743680B2 (en) 2017-08-29
IL190812A (en) 2017-02-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0617406B1 (pt) “Microemulsões para uso em produtos alimentícios e bebidas, método para prepará-las, concentrado e composição alimentícia ou de bebida”
AU699998B2 (en) Novel process
US5607707A (en) Compositions
JP4398246B2 (ja) 食品類に使用する細かに分散したカロチノイド懸濁液及びその調製方法
US20080207777A1 (en) Emulsifier System, Emulsion and the Use Thereof
CA2488501A1 (en) Nano-sized self-assembled structured liquids
JP2009500151A (ja) 乳化剤系、エマルジョンおよびその使用
JP2007326829A (ja) エマルジョン組成物
JP2018512879A (ja) ナノ粒子、ナノエマルション、及び混合室微粒子化によるそれらの形成
JP2002514394A (ja) ヒトおよび動物用食料最終製品におけるナノフードの使用
JPH0527376B2 (pt)
CN104720070A (zh) 微乳液预浓缩物和微乳液及其制备方法
US20100196456A1 (en) Emulsion preconcentrates and micellar formulations containing wood resins
MX2008004912A (en) Microemulsions for use in food and beverage products
CA3065074A1 (en) Producing water soluble nano-emulsion particles containing cannabis/ cannabinoid oil or cannabis concentrate using ultrasonic processing technology and its use thereof in the beverage, edible powder and multipurpose cream
Garti 11 Cosmetoceuticals in

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/10/2006, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A23D 7/00 (2006.01)