BRPI0615561A2 - método de pilotagem de uma aeronave, dispositivo de pilotagem de uma aeronave e aeronave - Google Patents

método de pilotagem de uma aeronave, dispositivo de pilotagem de uma aeronave e aeronave Download PDF

Info

Publication number
BRPI0615561A2
BRPI0615561A2 BRPI0615561-8A BRPI0615561A BRPI0615561A2 BR PI0615561 A2 BRPI0615561 A2 BR PI0615561A2 BR PI0615561 A BRPI0615561 A BR PI0615561A BR PI0615561 A2 BRPI0615561 A2 BR PI0615561A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
value
aircraft
command value
command
commanded
Prior art date
Application number
BRPI0615561-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Stephane Delannoy
Original Assignee
Airbus France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus France filed Critical Airbus France
Publication of BRPI0615561A2 publication Critical patent/BRPI0615561A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G05CONTROLLING; REGULATING
    • G05DSYSTEMS FOR CONTROLLING OR REGULATING NON-ELECTRIC VARIABLES
    • G05D1/00Control of position, course, altitude or attitude of land, water, air or space vehicles, e.g. using automatic pilots
    • G05D1/08Control of attitude, i.e. control of roll, pitch, or yaw
    • G05D1/0808Control of attitude, i.e. control of roll, pitch, or yaw specially adapted for aircraft
    • G05D1/0816Control of attitude, i.e. control of roll, pitch, or yaw specially adapted for aircraft to ensure stability

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Radar, Positioning & Navigation (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Automation & Control Theory (AREA)
  • Feedback Control In General (AREA)
  • Control Of Position, Course, Altitude, Or Attitude Of Moving Bodies (AREA)
  • Vibration Prevention Devices (AREA)
  • Operation Control Of Excavators (AREA)

Abstract

MéTODO DE PILOTAGEM DE UMA AERONAVE, DISPOSITIVO DE PILOTAGEM DE UMA AERONAVE E AERONAVE. Método e dispositivo de pilotagem de uma aeronave conforme pelo menos um eixo de pilotagem. O dispositivo (1) compreende meios (2) para determinar um valor de comando correspondente ao valor de uma ordem representativa do acionamento de um árgão de comando (3) por um piloto, os meios (5) que determinam um valor efetivamente comandado correspondente ao valor da mencionada ordem, efetivamente aplicado à aeronave, os meios (6) que realizam, com ajuda do valor de comando e do valor efetivamente comandado, uma submissão da aeronave, os meios (11) que calculam um valor de comando auxiliar o qual é mais próximo do valor efetivamente comandado que o valor de comando, e os meios (11) que supervisionam o valor de comando e permitem detectar um bombeamento pilotado, a submissão sendo realizada com ajuda do valor efetivamente comandado e do valor de comando auxiliar no caso de detecção de um bombeamento pilotado.

Description

"MÉTODO DE PILOTAGEM DE UMA AERONAVE, DISPOSITIVO DEPILOTAGEM DE UMA AERONAVE E AERONAVE"
A presente invenção refere-se a um método e a umdispositivo de pilotagem de uma aeronave, por exemplo, deum avião de transporte, conforme pelo menos um eixo depilotagem (a saber, em balanço, em ziguezague e/ou emcabeceio).
Sabe-se que durante a pilotagem manual de um avião, opiloto pode involuntariamente se acoplar com o avião emfreqüências de modos próprios do mencionado avião. Esteacoplamento pode se tornar instável e se traduzir pelasordens oscilantes não amortizadas do piloto. Tal situaçãopode se apresentar, em particular, se o ganho do pilotoestá inadaptado (muito forte) às capacidades do aviãoligadas â sua inércia e aos desempenhos de seusdiferentes acionadores. Se o avião responde tardiamenteao piloto, este último aumenta geralmente seu ganho, oqual aproxima o sistema da instabilidade, aumentandoainda a defasagem entre a ordem representativa do comandodo piloto e a ordem efetivamente aplicada ao avião.
Um movimento oscilatório incontrolado de um avião,resultante de uma tal defasagem crítica entre a ação dopiloto nos comandos e a resposta do avião, é chamada de"bombeamento pilotado" ("pompage piloté") ou "oscilaçãoinduzida pelo piloto" PIO ("Pilot Induced Oscillation" eminglês).
A presente invenção tem por objeto solucionar essesinconvenientes. Ela se refere a um método de pilotagem deuma aeronave, em particular de um avião, conforme pelomenos um eixo de pilotagem da mencionada aeronave, quepermite impedir o aparecimento do acoplamento instávelanteriormente citado segundo o mencionado eixo depilotagem e, assim, conservar uma pilotagemparticularmente estável.
Para isso, de acordo com a invenção, o mencionado método,segundo o qual:
A/ determina-se um valor de comando que corresponde aovalor de uma ordem de pilotagem relativa ao mencionadoeixo de pilotagem, o mencionado valor sendorepresentativo do acionamento de pelo menos um órgão decomando da aeronave, por um piloto da mencionadaaeronave;
B/ determina-se um valor efetivo comandado quecorresponde ao valor da mencionada ordem de pilotagem,efetivamente aplicada à aeronave; e
C/ realiza-se, com ajuda do mencionado valor de comando edo mencionado valor efetivo comandado, uma submissão daaeronave relativa à mencionada ordem de pilotagem,aplicando-se à aeronave uma ordem que permite anular, sea ocasião apresenta-se, a diferença entre o mencionadovalor de comando e o mencionado valor efetivo comandado,é marcante pelo fato de:
- se calcular, a partir do mencionado valor de comando edo mencionado valor efetivo comandado, um valor decomando auxiliar que está mais próximo do mencionadovalor efetivo comandado que o mencionado valor decomando;
se realiza uma supervisão do mencionado valor decomando permitindo-se detectar um bombeamento pilotado; e
- no caso de detecção de um bombeamento pilotado, serealiza a submissão na etapa C/, com ajuda do mencionadovalor efetivo comandado e do mencionado valor de comandoauxiliar.
Assim, graças à invenção, realiza-se uma ação corretivadesde o aparecimento de um bombeamento pilotado, o qualpermite impedir a instalação de um acoplamento instáveldo tipo anteriormente citado e, portanto, conservar umapilotagem particularmente estável.
Notar-se-á que se calculando um valor de comando auxiliare aplicando esse valor de comando auxiliar à submissão nomomento da detecção de um bombeamento pilotado, se reduza defasagem entre o valor de comando utilizado e o valorefetivo comandado, já que o mencionado valor de comandoauxiliar calculado é (por definição) mais próximo domencionado valor efetivo comandado que do mencionadovalor de comando (ordem direta do piloto).
A redução dessa defasagem impede assim o aparecimento dainstabilidade antes mencionada.
Por outro lado, como o mencionado valor de comandoauxiliar é determinado especialmente a partir domencionado valor de comando e levando em consideração aordem comandada pelo piloto, a correção introduzida pelométodo de pilotagem de acordo com a invenção não perturba(pelo menos não excessivamente) a pilotagem da aeronave.Em um modo de concretização preferida, o mencionado eixode pilotagem se corresponde com o eixo de pilotagem embalanço e a mencionada ordem de pilotagem representa umataxa de balanço.
Neste caso, vantajosamente, para calcular o mencionadovalor de comando auxiliar:
- determina-se o produto desse valor ΔΡ e do mencionadovalor efetivo comandado ρ representando uma taxa debalanço efetivo comandado; e20 - em função desse cálculo:
. se esse produto é superior a zero, calcula-se o valorde comando auxiliar Paux representando uma taxa debalanço auxiliar, com a ajuda da seguinte expressão:Paux = [K.T.s)/(T.s+1)].ΔΡ + ρ
2 5 na qual:
* K representa uma valor de ganho pré-determinado;
* T representa uma constante de tempos pré-determinada; e
* s representa uma variável característica de umatransformação de Laplace; e
3 0 .se esse produto é inferior a zero, calcula-se o valor
de comando auxiliar Paux representando uma taxa debalanço auxiliar, com a ajuda da seguinte expressão:
Paux = [(K.T.s)/(T.s + 1)].ΔΡDe preferência, neste caso, determina-se o mencionado3 5 valor ΔΡ com ajuda da expressão, a seguir: ΔΡ = P/5.
Desta forma, o método de acordo com a invenção nãodificulta a pilotagem em um momento de ausência de umapilotagem bombeada e não reduz de maneira significativa amanobrabilidade da aeronave nesse caso.
A presente invenção minimiza então a defasagem entre ovalor de comando (taxa de balanço de comando, porexemplo) e o valor efetivo comandado (taxa de balançoefetivo comandado, por exemplo), por uma ação não linearno mencionado valor de comando, pelo intermédio dageração e da aplicação do mencionado valor de comandoauxiliar.
Vantajosamente, detecta-se uma pilotagem bombeada, quandouma das duas condições seguintes é verificada:
- o valor de comando P representando uma taxa de balançoultrapassa sucessivamente + NIVPIO, - NIVPIO e + NIVPIO auma freqüência compreendida entre duas freqüências pré-determinadas, NIVPIO representando um valor pré-determinado.
- o mencionado valor de comando P representando uma taxade balanço ultrapassa sucessivamente - NIVPIO, + NIVPIO eNIVPIO a uma freqüência compreendida entre asmencionadas duas freqüências pré-determinadas.
Além disso, de forma vantajosa, uma submissão no valor decomando auxiliar se ativa por um primeiro período detempo pré-determinado e pára completamente após umsegundo período de tempo pré-determinado.
Por outro lado, em outro modo de concretização, omencionado eixo de pilotagem pode corresponder igualmenteao eixo de pilotagem em cabeceio ou ao eixo de pilotagemem ziguezague da mencionada aeronave.
A presente invenção refere-se igualmente a um dispositivode pilotagem de uma aeronave, em particular de um aviãode transporte, conforme pelo menos um eixo de pilotagem(balançar, ziguezaguear, cabecear).
Segundo a invenção, o mencionado dispositivo do tipocompreende:
- os primeiros meios para determinar um valor de comandoque corresponde ao valor de uma ordem de pilotagemrelativa ao mencionado eixo de pilotagem, sendo estevalor representativo do acionamento de pelo menos umórgão de comando da mencionada aeronave;
- os segundo meios para determinar um valor efetivocomandado que corresponde ao valor da mencionada ordem depilotagem, efetivamente aplicado à aeronave; e
- os terceiros meios para realizar, com a ajuda domencionado valor de comando e do mencionado valor efetivocomandado, uma submissão da aeronave relativa àmencionada ordem de pilotagem, aplicando à aeronave umaordem que permite anular, se for o caso, a diferençaentre o mencionado valor de comando e o mencionado valorefetivo comandado,
é notável em que:
- o mencionado dispositivo compreende ademais:
. os quartos meios para calcular, a partir do mencionadovalor de comando e do mencionado valor efetivo comandado,um valor de comando auxiliar que é mais próximo domencionado valor efetivo comandado que o mencionado valorde comando; e
.os quintos meios para realizar uma supervisão domencionado valor de comando, permitindo detectar umbombeamento pilotado; e
- os mencionados terceiros meios são formados pararealizar a submissão com ajuda do mencionado valorefetivo comandado e do mencionado valor de comandoauxiliar, no caso de detecção, pelos mencionados quintosmeios, de um bombeamento pilotado.
Descrição dos desenhos
As Figuras do desenho anexado farão com que se compreendabem como a invenção pode ser realizada. Nessas Figuras,as referências idênticas designam os elementossemelhantes.
Figura 1: é um esquema sinóptico de um dispositivo deacordo com a invenção.
Figura 2: mostra esquematicamente um modo deconcretização particular de meios de um dispositivo deacordo com a invenção.Descrição da invenção
O dispositivo 1, de acordo com a invenção e representadoesquematicamente na Figura 1, é um dispositivo depilotagem (de comandos elétricos) de uma aeronave nãorepresentada, em particular de um avião de transportecivil.
O mencionado dispositivo 1 é do tipo que compreende:
- os meios 2 para determinar um valor de comando quecorresponde ao valor de uma ordem de pilotagem relativa apelo menos um eixo de pilotagem particular da mencionadaaeronave, por exemplo, o eixo de balanço, de ziguezaguee/ou de cabecear. O valor dessa ordem de pilotagem érepresentativo do acionamento de pelo menos um órgão decomando 3 usual da aeronave por um piloto da mencionadaaeronave. Os mencionados meios 2 são formados de maneiraque podem medir a amplitude do acionamento do mencionadoórgão de comando 3, por exemplo, um controle, comoilustrado por uma conexão 4 em linha tracejada na Figura1;
-os meios 5 para determinar um valor efetivo comandadoque corresponde ao valor da mencionada ordem de pilotagem(segundo o mencionado eixo de pilotagem escolhido) que éefetivamente aplicado à aeronave; e
- um sistema de submissão 6 que está formado de maneira arealizar com ajuda do valor de comando recebido dosmencionados meios 2 e do valor efetivo comandado recebidodos mencionados meios 5, uma submissão da aeronaverelativa à mencionada ordem de pilotagem, aplicando aessa aeronave uma ordem permitindo anular, se o caso seapresenta, a diferença entre o mencionado valor decomando e o mencionado valor efetivo comandado.Para fazer isto, o mencionado sistema de submissão 6compreende, usualmente:
- pelo menos um timão 7 que é susceptível de agir no eixode pilotagem escolhido da aeronave e que é comandado porpelo menos um acionador 8; e
- os meios 9 que determinam uma ordem permitindo anular adiferença entre o valor de comando e o valor efetivocomandado e que transmitem essa ordem ao acionador 8 dotimão 7 através de uma conexão 10.
De acordo com a invenção, o dispositivo 1 compreende,ademais, uma unidade de correção 11 que é ligada atravésdas conexões 12, 13 e 14 respectivamente aos meios 2, 5 e6 e que, como representado na Figura 2, compreende:
- os meios 15 para calcular, a partir de uma parte dovalor de comando recebido dos mencionados meios 2 (pelointermédio de uma conexão 12A ligada à mencionada conexão12) e de uma outra parte do mencionado valor efetivocomandado recebido do mencionado meio 5 (pelo intermédioda conexão 13) , um valor de comando auxiliar que é, pordefinição, mais próximo do mencionado valor efetivocomandado que o mencionado valor de comando; e
- os meios 16, especificados abaixo, para realizar umasubmissão do mencionado valor de comando recebido dosmencionados meios 2 através de uma conexão 12B ligada àmencionada conexão 12. Essa submissão é realizada parapermitir detectar todo bombeamento pilotado, isto querdizer todo movimento oscilatório incontrolado da aeronaveresultante de uma defasagem crítica entre a ação dopiloto no órgão de comando 3 e a resposta da aeronave aessa ação.
Além disso, segundo a invenção, os mencionados meios 9 daunidade de submissão 6 são formados para realizar asubmissão com ajuda do mencionado valor efetivo comandado(determinado pelos mencionados meios 5) e do mencionadovalor de comando auxiliar (calculado pelos meios 15), emcaso de detecção de um bombeamento pilotado pelomencionados meios 16.
Assim, o dispositivo de acordo com a invenção realiza umaação corretiva desde o aparecimento de um bombeamentopilotado, o que permite impedir a instalação de umacoplamento instável do tipo anteriormente citado e,portanto, conservar uma pilotagem particularmenteestável.Será notado que calculando um valor de comando auxiliar eaplicando esse valor de comando auxiliar à submissão nomomento da detecção de um bombeamento pilotado, a unidadede correção 11 e a unidade de submissão 6 reduzem adefasagem entre o valor de comando utilizado e o valorefetivo comandado, já que o mencionado valor de comandoauxiliar calculado está (por definição) mais próximo domencionado valor efetivo comandado que do mencionadovalor de comando (ordem direta do piloto).
A redução dessa defasagem impede assim o aparecimento dainstabilidade anteriormente citada.
Ademais, como o valor de comando auxiliar é determinado(pelos mencionados meios 5) especificamente a partir domencionado valor de comando e levando em consideração aordem comandada pelo piloto (acionando o órgão de comando3) , a correção introduzida pelo dispositivo 1 de acordocom a invenção não perturba (pelo menos nãoexcessivamente) a pilotagem da aeronave.
No âmbito da presente invenção, o mencionado eixo depilotagem pode ser um eixo de balançar, um eixo deziguezaguear ou um eixo de cabecear. Ademais, éigualmente concebível que o dispositivo 1 de acordo com ainvenção esteja em condições de realizar a correçãoanteriormente citada simultaneamente conforme váriosdesses eixos de pilotagem.
A modo de ilustração (não limitante) apresenta-se aseguir um modo de concretização particular da invençãorelativa à pilotagem conforme um eixo de pilotagem debalanço. Neste caso, a ordem de pilotagem antesmencionada representa uma taxa de balanço expressa emgraus por segundo.
Além disso, neste caso, para calcular o mencionado valorde comando auxiliar, os mencionados meios 15:
- determinam um valor ΔΡ dependente do mencionado valorde comando P representando uma taxa de balanço;
- calculam o produto desse valor ΔΡ e do mencionado valorefetivo comandado ρ representando uma taxa de balançoefetivamente comandada; e
- em função desse cálculo:
se esse produto é superior a zero, calculam o valor decomando auxiliar Paux representando uma taxa de balançoauxiliar, com a ajuda da seguinte expressão:
<formula>formula see original document page 10</formula>
na qual:
* K representa um valor de ganho pré-determinado;
* T representa uma constante de tempo pré-determinada; e
* s representa uma variável característica de umatransformação de Laplace; e
. se esse produto é inferior a zero, calculam o valor decomando auxiliar Paux representando uma taxa de balançoauxiliar, com a ajuda da seguinte expressão:
<formula>formula see original document page 10</formula>
De preferência, neste caso, os mencionados meios 15determinam o mencionado valor ΔΡ com ajuda da expressãoseguinte: <formula>formula see original document page 10</formula>
Desta forma, o dispositivo 1 de acordo com a invenção nãodificulta a pilotagem em um momento de ausência de umapilotagem bombeada e não reduz de maneira significativa amanobrabilidade da aeronave nesse caso.
A presente invenção minimiza então a defasagem entre ovalor de comando (taxa de balanço de comando P, porexemplo) e o valor efetivo comandado (taxa de balançoefetivo comandado p, por exemplo), pelo intermédio dageração e da aplicação do mencionado valor de comandoauxiliar (taxa de balanço auxiliar Paux, por exemplo).
Além disso, de acordo com a invenção, os mencionadosmeios 16 detectam uma pilotagem bombeada a partir dasubmissão do valor de comando P oriundo dos mencionadosmeios 2. Mais precisamente, os mencionados meios 16detectam uma pilotagem bombeada, quando uma das duascondições seguintes é verificada:
- o valor de comando P representando uma taxa de balançoultrapassa sucessivamente + NIVPIO, - NIVPIO e + NIVPIO auma freqüência compreendida entre duas freqüências pré-determinadas f1 (f1 = 0,125 Hz, por exemplo) e f2 (f2 =0,5 Hz, por exemplo), NIVPIO representa um valor pré-determinado da graduação do órgão de comando 3 de formaque um bombeamento eventual ativa a regra somente se oórgão de comando 3 é desviado de um valor superior aNIVPIO;
- o mencionado valor de comando P representando uma taxade balanço ultrapassa sucessivamente - NIVPIO, + NIVPIO e
NIVPIO a uma freqüência compreendida entre asmencionadas duas freqüências anteriormente citadas fl ef2 .
Naturalmente, enquanto o valor de comando P continuapassando de + NIVPIO a - NIVPIO é detectada uma pilotagembombeada.
No modo de concretização particular apresentado na Figura2, a unidade de correção 11 compreende ainda:
- um multiplicador 17 que multiplica o valor de comandoauxiliar Paux (recebido dos mencionados meios 15 atravésde uma conexão 18) vezes um parâmetro K recebido dosmencionados meios 16 pelo intermédio de uma conexão 19;
- um multiplicador 20 que multiplica o valor de comando P(recebido dos mencionados meios 2 através de uma conexão12C ligada à mencionada conexão 12) vezes um coeficiente(I-K) recebido dos mencionados meios 16 através de umaconexão 21; e
- um somador 22 que está ligado através das conexões 23 e24 respectivamente aos multiplicadores 17 e 20 e que faza somo das multiplicações realizadas por essesmultiplicadores 17 e 20 e que transmite essa soma pelointermédio da conexão 14.
Neste caso, os mencionados meios 16 são formados paratransmitir:
- um valor K nulo, quando os mencionados meios 16 nãodetectam nenhuma pilotagem bombeada de forma que o valoré então transmitido pela conexão 14 e que é utilizadopelos meios 9 para realizar a submissão correspondente aovalor de comando P representativo do acionamento do órgãode comando 3 pelo piloto; e
- um valor K igual a 1, quando os meios 16 detectam umapilotagem bombeada de modo que o valor que é transmitidoatravés da conexão 14, corresponde então ao valor decomando auxiliar Paux. Neste caso, portanto, os meios 9realizam, a submissão a partir deste valor de comandoauxiliar Paux de modo que a regra de correção conforme ainvenção está então ativa.
A regra de correção conforme a invenção se aplica duranteum período de tempo pré-determinado Tl (tempo para fazerK passar de 0 a 1) e para completamente após um períodode tempo pré-determinado T2 (tempo para fazer K passar de1 a 0) . Os períodos Tl e T2 são fixados para evitar umaperturbação da pilotagem, no momento das ativações edesativações da regra de correção.

Claims (11)

1. Método de pilotagem de uma aeronave, compreendendopelo menos um eixo de pilotagem da mencionada aeronave,método de acordo com o qual:A/ determina-se um valor de comando que corresponde aovalor de uma ordem de pilotagem relativa ao mencionadoeixo de pilotagem, o mencionado valor sendorepresentativo do acionamento de pelo menos um órgão decomando (3) da aeronave, por um piloto da mencionadaaeronave;B/ determina-se um valor efetivo comandado quecorresponde ao valor da mencionada ordem de pilotagem,efetivamente aplicada à aeronave; eC/ realiza-se, com ajuda do mencionado valor de comando edo mencionado valor efetivo comandado, uma submissão daaeronave relativa à mencionada ordem de pilotagem,aplicando-se à aeronave uma ordem permitindo anular, casoa ocasião se apresente, a diferença entre o mencionadovalor de comando e o mencionado valor efetivo comandado,caracterizado pelo fato de:- calcular, a partir do mencionado valor de comando e domencionado valor efetivo comandado, um valor de comandoauxiliar que está mais próximo do mencionado valorefetivo comandado que o mencionado valor de comando;- realizar uma supervisão do mencionado valor de comandopermitindo-se detectar um bombeamento pilotado; edetectar no caso de um bombeamento pilotado, serealizar a submissão na etapa C/, com ajuda do mencionadovalor efetivo comandado e do mencionado valor de comandoauxiliar.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato do mencionado eixo de pilotagem corresponder aoeixo de pilotagem em balanço e da mencionada ordem depilotagem representar uma taxa de balanço.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato de para calcular o valor de comando auxiliar:- determinar um valor ΔΡ dependente do mencionado valorde comando P representando uma taxa de balanço;- calcular o produto desse valor ΔΡ e do mencionado valorefetivo comandado ρ representando uma taxa de balançoefetivo comandado; e- em função desse cálculo:se esse produto é superior a zero, calcula-se o valorde comando auxiliar Paux representando uma taxa debalanço auxiliar, com ajuda da seguinte expressão:Paux = [K.T.s)/(T.s+1)].ΔΡ + ρna qual:* K representa uma valor de ganho pré-determinado;* T representa uma constante de tempos pré-determinada; e* s representa uma variável característica de umatransformação de Laplace; e-se esse produto é inferior a zero, calcula-se o valorde comando auxiliar Paux representando uma taxa debalanço auxiliar, com a ajuda da seguinte expressão:Paux = [(K.T.s)/(T.s + 1)].ΔΡ
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizadopelo fato de determinar o mencionado valor ΔΡ, com ajudada expressão seguinte: ΔΡ=Ρ/5.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesde 2 a 4, caracterizado pelo fato de detectar umapilotagem bombeada, quando uma das duas condiçõesseguintes é verificada:- o valor de comando P representando uma taxa de balançoultrapassa sucessivamente + NIVPIO, - NIVPIO e + NIVPIO auma freqüência compreendida entre duas freqüências pré-determinadas, NIVPIO representando um valor pré-,determinado.o mencionado valor de comando P ultrapassasucessivamente - NIVPIO, + NIVPIO e - NIVPIO a umafreqüência compreendida entre as mencionadas duasfreqüências pré-determinadas.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesde 1 a 5, caracterizado pelo fato de uma submissão novalor de comando auxiliar se ativar por um primeiroperíodo de tempo pré-determinado e pára completamenteapós um segundo período de tempo pré-determinado.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesde 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o mencionadoeixo de pilotagem corresponde ao eixo de pilotagem decabeceio.
8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesde 1 a 7, caracterizado pelo fato do mencionado eixo depilotagem corresponder ao eixo de pilotagem deziguezague.
9. Dispositivo de pilotagem de uma aeronave,compreendendo pelo menos um eixo de pilotagem, omencionado dispositivo (1) compreendendo:- os primeiros meios (2) para determinar um valor decomando que corresponde ao valor de uma ordem depilotagem relativa ao mencionado eixo de pilotagem, sendoeste valor representativo do acionamento de pelo menos umórgão de comando (3) da mencionada aeronave;- os segundos meios (5) para determinar um valor efetivocomandado que corresponde ao valor da mencionada ordem depilotagem, efetivamente aplicado à aeronave; e- os terceiros meios (6) para realizar, com a ajuda domencionado valor de comando e do mencionado valor efetivocomandado, uma submissão da aeronave relativa àmencionada ordem de pilotagem, aplicando à aeronave umaordem que permite anular, se for o caso, a diferençaentre o mencionado valor de comando e o mencionado valorefetivo comandado, caracterizado pelo fato do mencionadodispositivo (1) compreender ademais:- os quartos meios (15) para calcular, a partir domencionado valor de comando e do mencionado valor efetivocomandado, um valor de comando auxiliar que é maispróximo do mencionado valor efetivo comandado que omencionado valor de comando; e- os quintos meios (16) para realizar uma supervisão domencionado valor de comando, permitindo detectar umbombeamento pilotado; edos mencionados terceiros meios (6) estarem formados pararealizar a submissão com ajuda do mencionado valorefetivo comandado e do mencionado valor de comandoauxiliar, no caso de detecção, pelos mencionados quintosmeios (16), de um bombeamento pilotado.
10. Aeronave, caracterizado pelo fato de compreender umdispositivo (1) tal como o especificado na reivindicação-9.
11. Aeronave, caracterizado pelo fato de compreender umdispositivo (1) susceptível de colocar em prática ométodo especificado em qualquer uma das reivindicações 1a 8.
BRPI0615561-8A 2005-07-28 2006-07-17 método de pilotagem de uma aeronave, dispositivo de pilotagem de uma aeronave e aeronave BRPI0615561A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0508053 2005-07-28
FR0508053A FR2889162B1 (fr) 2005-07-28 2005-07-28 Procede et dispositif de pilotage d'un aeronef selon au moins un axe de pilotage
PCT/FR2006/001740 WO2007012728A2 (fr) 2005-07-28 2006-07-17 Procédé et dispositif de pilotage d'un aéronef selon au moins un axe de pilotage

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0615561A2 true BRPI0615561A2 (pt) 2011-05-24

Family

ID=36168429

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0615561-8A BRPI0615561A2 (pt) 2005-07-28 2006-07-17 método de pilotagem de uma aeronave, dispositivo de pilotagem de uma aeronave e aeronave

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7996120B2 (pt)
EP (1) EP1907912B1 (pt)
JP (1) JP5049971B2 (pt)
CN (1) CN101233464B (pt)
BR (1) BRPI0615561A2 (pt)
CA (1) CA2616185C (pt)
FR (1) FR2889162B1 (pt)
RU (1) RU2381958C2 (pt)
WO (1) WO2007012728A2 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10482783B2 (en) 2015-11-06 2019-11-19 Frasca International, Inc. Adaptive assistance for flight simulation

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1579339A (en) * 1977-08-19 1980-11-19 Secr Defence Aircraft control systems
US4298833A (en) * 1980-02-29 1981-11-03 The United States Of America As Represented By The Administrator Of The National Aeronautics And Space Administration Apparatus for damping operator induced oscillations of a controlled system
JPS6280199A (ja) * 1985-10-04 1987-04-13 防衛庁技術研究本部長 パイロット誘導振動防止装置
US4741501A (en) * 1986-01-15 1988-05-03 United Technologies Corporation Preventing augmenting vertical load induced oscillations in a helicopter
FR2643502B1 (fr) * 1989-02-20 1996-01-19 Aerospatiale Dispositif de commande a manche basculant, notamment pour aeronef, et systeme comportant un tel dispositif
JPH06293295A (ja) * 1993-04-06 1994-10-21 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 操縦装置
JPH07291193A (ja) * 1994-04-27 1995-11-07 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 制御量可変型コマンド変換装置
SE501815C2 (sv) * 1994-05-30 1995-05-22 Saab Scania Ab Metod och anordning för att utföra faskompensering i ett fordons styrsystem
FR2747204B1 (fr) * 1996-04-05 1998-06-12 Aerospatiale Dispositif pour maintenir la vitesse d'un aeronef a l'interieur d'un domaine de vitesses determine
CN1230721C (zh) * 1996-08-22 2005-12-07 波音公司 飞机俯仰增稳和指令增控系统
US5935177A (en) * 1997-02-06 1999-08-10 Accurate Automation Corporation Pilot-induced oscillation detection and compensation apparatus and method
US20030183728A1 (en) * 2002-03-29 2003-10-02 The Boeing Company Aircraft control surface controller and associated method
US20040078120A1 (en) * 2002-10-16 2004-04-22 Edgar Melkers Non-linear compensation of a control system having an actuator and a method therefore
FR2847352B1 (fr) 2002-11-18 2005-01-28 Airbus France Systeme de commandes de vol electriques pour aeronef comportant une detection de couplages oscillatoires de pilotage et organe de pilotage pour un tel systeme
FR2847353B1 (fr) * 2002-11-18 2006-07-14 Airbus France Procede et dispositif pour la detection de couplages oscillatoires de pilotage dans un aeronef
US7357357B2 (en) * 2004-03-12 2008-04-15 Airbus Uk Limited Aircraft mode suppression

Also Published As

Publication number Publication date
CA2616185C (fr) 2014-10-28
US7996120B2 (en) 2011-08-09
WO2007012728A3 (fr) 2007-05-24
FR2889162B1 (fr) 2007-09-07
CA2616185A1 (fr) 2007-02-01
EP1907912A2 (fr) 2008-04-09
RU2008107598A (ru) 2009-09-10
US20080167761A1 (en) 2008-07-10
WO2007012728A2 (fr) 2007-02-01
RU2381958C2 (ru) 2010-02-20
CN101233464B (zh) 2010-05-26
FR2889162A1 (fr) 2007-02-02
JP2009502619A (ja) 2009-01-29
EP1907912B1 (fr) 2017-03-08
CN101233464A (zh) 2008-07-30
JP5049971B2 (ja) 2012-10-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN107848571B (zh) 使用了电动助力转向机构的驾驶辅助控制装置
JP4670161B2 (ja) 自動車の電動パワーステアリング装置
JP3166703B2 (ja) 遠隔制御ヘリコプタ用ジャイロ装置
US8473121B2 (en) Fly-by-wire control system for an aircraft comprising detection of pilot induced oscillations and a control for such a system
JPS6250296A (ja) 船舶の旋回制御装置
NO20120340A1 (no) Stillingskontroll for stillbar-vinge luftfartøy
JP2009023542A (ja) 車両用操舵装置
JP2019127153A (ja) 操舵制御装置
EP3388329B1 (en) Ship handling device
JP2005104403A (ja) 電動パワーステアリング装置
BRPI0615561A2 (pt) método de pilotagem de uma aeronave, dispositivo de pilotagem de uma aeronave e aeronave
JP6220688B2 (ja) 電動パワーステアリング装置
JP2008049992A (ja) 電動パワーステアリング装置
JP2006020652A (ja) ラジコン模型のロール角制御装置及びラジコン模型二輪車
JPH0867267A (ja) 操舵反力制御装置
JP2011189884A (ja) 自動操舵装置、自動操舵方法及び自動操舵プログラム
JPH0330557B2 (pt)
JP4984712B2 (ja) 電動パワーステアリング装置の制御装置
JP3064204B2 (ja) 潜水船用姿勢角制御装置
JP2002258905A (ja) 自動制御装置の制御則決定方法
JP2004224103A (ja) 船舶のフラップ制御装置
JPWO2020170602A1 (ja) 車両用操向装置
JPS6341281A (ja) 車両用実舵角制御装置
JP2781852B2 (ja) ボート用操舵装置
JP7139229B2 (ja) 遠隔制御ヘリコプタの駆動制御装置

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS SAS (FR)

Free format text: TRANSFERIDO POR INCORPORACAO DE: AIRBUS FRANCE

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]