BRPI0614339A2 - misturas sinergìsticas, uso de misturas sinergìsticas, processo para a preparação de misturas sinergìsticas, composições fungicidas, uso de composições, e, método para o controle de fungos fitopatogênicos em safras agrìcolas - Google Patents

misturas sinergìsticas, uso de misturas sinergìsticas, processo para a preparação de misturas sinergìsticas, composições fungicidas, uso de composições, e, método para o controle de fungos fitopatogênicos em safras agrìcolas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0614339A2
BRPI0614339A2 BRPI0614339-3A BRPI0614339A BRPI0614339A2 BR PI0614339 A2 BRPI0614339 A2 BR PI0614339A2 BR PI0614339 A BRPI0614339 A BR PI0614339A BR PI0614339 A2 BRPI0614339 A2 BR PI0614339A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
salt
copper
phosphorous acid
acid
zinc
Prior art date
Application number
BRPI0614339-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Lucio Filippini
Marilena Gusmeroli
Silvia Mormile
Carlo Garavaglia
Luigi Mirenna
Original Assignee
Isagro Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Isagro Spa filed Critical Isagro Spa
Publication of BRPI0614339A2 publication Critical patent/BRPI0614339A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N59/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing elements or inorganic compounds
    • A01N59/26Phosphorus; Compounds thereof

Abstract

MISTURAS SINERGìSTICAS, USO DE MISTURAS SENERGìSTICAS, PROCESSO PARA A PREPARAçãO DE MISTURAS SINEGìSTICAS, COMPOSIçõES FUNGICIDAS, USO DE COMPOSIçõES, E, MéTODO PARA O CONTROLE DE FUNGOS FITOPATOGêNICOS EM SAFRAS AGRìCOLAS. As misturas sinergísticas são descritas que compreendem pelo menos um composto pertencente a cada um dos seguintes grupos: A. ácido fosforoso e/ou um ou mais sais de ácido fosoforoso, também chamados de fosfitos ou fosfonatos (definidos como FOS) e B. compostos sinergísticos (definidos como SIN) e composições sinergísticas que compreendem pelo menos um outro componente tendo uma atividade fungicida e seu uso para controle de fungos fitopatogênicos.

Description

"MISTURAS SINERGÍSTICAS, USO DE MISTURAS SINERGÍSTICAS, PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE MISTURAS SINERGÍSTICAS, COMPOSIÇÕES FUNGICIDAS, USO DE COMPOSIÇÕES, E, MÉTODO PARA O CONTROLE DE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS EM SAFRAS AGRÍCOLAS"
A presente invenção diz respeito a misturas sinergísticas e/ou composições com uma alta atividade fungicida.
Visto que os fenômenos de resistência podem surgir in nature como um resultado de tratamento prolongado com fungicidas sistêmicos, é sempre importante e necessário encontrar sinergias orientadas para estratégias de anti-resistência.
O Requerente já observou previamente que as misturas com base em pelo menos um sal de cobre (II) do ácido fosforoso e um ou mais sais do ácido fosforoso obtidos de metais, outro, que não cobre, têm um efeito sinergístico não apenas um com o outro, mas também com produtos tendo uma atividade fungicida direta, como já reivindicados no pedido de patente Italiano MI2005A1019. Em particular, já um objetivo da patente diz respeito a compostos de cobre inorgânico, conhecidos na técnica e já comercializado e/ou, moléculas orgânicas, tais como, IR5885 (composto de dipeptídeo que corresponde a misturas diastereoisoméricas de [S-(R,S)]-[3-(N- isopropoxicarbonilvalinil)-amino]-3-(4-clorofenil)-propanoato) de metila e IR6141 (que corresponde a N-(fenilacetil)-N-2,6-xilil-R-alaninato de metila, descritos respectivamente nos pedidos de patente MI98A002583 e W098/26654 A2, que exercem uma ação sinergística eficaz com sais cúpricos do ácido fosforoso e/ou misturas de seus sais, como reivindicados no pedido de patente Italiano MI2005A1019.
O Requerente observou, surpreendentemente, que certos produtos que têm zero ou baixa atividade fungicida direta, quando misturados com ácido fosforoso e/ou um ou mais sais do ácido fosforoso, também chamados de fosfitos ou fosfonatos, são capaz de amplificar inesperadamente sua atividade fitoiátríca.
O Requerente conseqüentemente observou misturas sinergísticas entre produtos que têm zero ou uma baixa atividade fungicida direta e ácido fosforoso e/ou um ou mais sais do ácido fosforoso, que intensifica eficaz e seguramente a atividade biológica.
Um objetivo da presente invenção, portanto, diz respeito a misturas sinergísticas que compreendem pelo menos um composto pertencente a cada um dos seguintes grupos:
A. ácido fosforoso e/ou um ou mais sais do ácido fosforoso, também chamados de fosfitos ou fosfonatos (definidos como FOS) e
B. compostos sinergizantes (definidos como SIN).
Em particular, os compostos do grupo FOS são selecionados de ácido fosforoso e/ou seus sais, tais, como, por exemplo, o sal de um metal alcalino, alcalino terroso, um sal de amônio ou um sal de Cu, Fe, Mn, Zn, Ni, Al, Ti, Se.
Os compostos do grupo SIN são preferivelmente selecionados de produtos que têm zero ou uma baixa atividade fungicida direta e, portanto, também pode pertencer a diferentes grupos químicos, mas que têm propriedades fotocatalíticas intrínsecas.
Mais especificamente, os compostos do grupo SIN são selecionados de um dos seguintes grupos a e b:
a.dióxido de titânio, óxido de zinco ou sais de zinco, tais como, por exemplo, sulfato de zinco, nitrato de zinco, cloreto de zinco, titanato de zinco, dióxido de zircônio, sílica, ácido silícico;
b.pigmentos e corantes, tais como, por exemplo, Azul da Prússia, Rosa de Bengala, ftalocianinas, porfirinas metálicas, agentes de anil óticos naturais ou sintéticos.
Os compostos SIN, grupo b, definidos como ftalocianinas referem-se aos compostos, tais como, por exemplo, ftalocianina de cobre, ftalocianina de zinco, ftalocianina de ferro; compostos SINi grupo b, definidos como porfirinas metálicas referem-se aos compostos tais como, por exemplo, clorofila e clorofilina; compostos SIN, grupo b, definidos como agentes de anil óticos naturais ou sintéticos referem-se aos compostos, tais como, por exemplo, esculetina, esculina, umbeliferona e derivados de estilbeno.
Os compostos definidos como SIN são preferivelmente aplicados, quando sólidos, na forma micronizada com um tamanho de partícula de menos do que um mícron e ainda mais preferivelmente na forma de nanopartículas ou na forma coloidal.
Dentro do espírito desta invenção, as misturas que compreendem mais do que um sal do ácido fosforoso pode ser obtido pela mistura dos sais separados ou pela co-precipitação dos ditos sais em uma mistura de reação; em ambos os casos, na mistura acima, os sais metálicos do ácido fosforoso podem estar presentes em qualquer proporção, estado de dissolução, estrutura e composição da estrutura cristalina.
Os sais de um metal alcalino, alcalino terroso, sal de amônio ou sais de Fe, Mn, Zn, Ni, Al, Ti ou Se, do ácido fosforoso podem ser mono- ou dibásico ou podem ser misturas destes em qualquer proporção.
As misturas fungicidas de acordo com a presente invenção também podem conter sais de metais alcalinos em porcentagens não maiores do que 100 % em peso, como sais de troca de reação que entretanto não têm uma atividade fungicida direta.
Um objetivo da presente invenção também diz respeito ao uso de misturas sinergísticas que compreende pelo menos um composto pertencente a cada um dos seguintes grupos:
A. ácido fosforoso e/ou um ou mais sais do ácido fosforoso, também chamados de fosfitos ou fosfonatos (definidos como FOS) e Β. compostos sinergizantes (definidos como SIN)
Como misturas fungicidas para o controle de fungos fitopatogênicos em safras agrícolas, capazes de intensificação a atividade biológica dos compostos FOS.
Os exemplos de compostos FOS e compostos SIN, pertencente aos subgrupos a e b já foram mencionados.
Em particular, os compostos sinergizantes SIN, quando aplicados em um mistura com ácido fosforoso e/ou um ou mais de seus sais, de acordo com a presente invenção, são capazes de produzir um efeito sinergístico responsável por uma amplificação surpreendente da atividade biocida com relação aos agentes fitopatogênicos, muito maior do que a atividade esperada, como calculado por meio da fórmula de Limpei
O Requerente também observou que as composições das misturas sinergísticas de acordo com a presente invenção, isto é, que compreendem pelo menos um composto pertencente ao grupo FOS e pelo menos um composto pertencente ao grupo SIN, com pelo menos um outro componente fungicida têm, surpreendentemente, uma atividade sinergística adicional. Isto permite que a quantidade de produto fungicida orgânico seja reduzida, ajudando, desse modo, a minimizar o impacto ambiental e custo do tratamento e melhorar a estratégia anti-resistência.
Portanto, um objetivo adicional do presente pedido de patente diz respeito a composições fungicidas que compreendem misturas sinergísticas de acordo com a presente invenção e pelo menos um componente adicional com uma atividade fungicida.
O componente que tem uma atividade fungicida de acordo com a presente invenção é preferivelmente selecionado de:
(1) IR5885, um composto dipeptídico que corresponde às misturas diastereoisoméricas de [S-(R,S)]-[3-(N-isopropoxicarbonilvalinil)- amino]-3-(4-clorofenil)propanoato de metila em qualquer proporção ou a uma das duas formas diastereoisoméricas S-R ou S-S consideradas individualmente;
(2) IR6141, que corresponde ao N-(fenilacetil)-N-2,6-xilil-R- alaninato de metila;
(3) Ácido salicílico (SA) ou seus derivados, tais como, ácido acetilsalicílico (ASA), sais de cobre de ácido salicílico ou ácido acetilsalicílico;
(4)Um cobre (I) ou sal de cobre (II), tais como oxicloreto de cobre, hidróxido de cobre, mistura Bordeaux, sulfato de cobre ou uma mistura de hidróxido de cobre e oxicloreto (Airone);
(5)Benalaxil que corresponde ao N-(fenilacetil)-N-2,6-xilil- RS-alaninato de metila;
(6)Metalaxil que corresponde ao N-(2-metoxiacetil)-N-2,6- xilil-RS-alaninato de metila;
(7) Metalaxil-M que corresponde ao N-(2-metoxiacetil)-N-2,6- xilil-R-alaninato de metila;
(8)Oxadixil que corresponde ao 2-metóxi-N-(2-oxo-l,3- oxazolidin-3 -il)aceto-2' ,6' -xilidida;
(9)Ofurace que corresponde à DL-3-[N-cloroacetil-N-(2,6- xilil)-amino] -γ-butirolactona;
(10)Iprovalicarb que corresponde ao 0-(l-metil-etil)-N-[2- metil-1 -[[[ 1 -(4-metil-fenil)-etil]amino]carbonil]propil]carbamato;
(11)Bentiavalicarb-isopropila que corresponde ao [(S)-I- {[(lR)-l-(6-fluoro-l,3-benzotiazol-2-il)etil]-carbamoil-2-metilapropil]- carbamato de O-isopropila;
(12)Cimoxanila que corresponde à l-(2-ciano-2-metoxiimino- acetil)-3-etiluréia;
(13)Azoxistrobina que corresponde à (E)-2-[2-[6-(2- cianofenóxi)-pirimidin-4-ilóxi]fenil-3-metoxiacrilato de metila; (14)Metominofen que corresponde à N-metil-(E)- metoxiimino-(2-fenoxifenil)acetamida;
(15)Piraclostrobina que corresponde ao N-(2-[l- (4- clorofenil)pirazol-3-iloximetil]-fenil)-N-metoxicarbamato de metila;
(16) Acibenzolar-S-metila que corresponde ao benzo( 1,2,3 )tiadiazol-7-tiocarboxilato de metila;
(17)Famoxadona que corresponde à 5-metil-5-(4- fenoxifenil)-3-(fenil-amino)oxazolidin-2,4-diona;
(18)Fenamidona que corresponde à 4-metil-4-fenil-1 - fenilamino)-2-metiltioimidazolidin-5-ona;
(19)Ciazofamida, que corresponde ao 2-ciano-4-cloro-5-(4- metilfenil)-1 -(N,N-dimetilaminosulfamoil)imidazol;
(20)Fluazinam que corresponde à 3- cloro-N-(3-cloro- 5 - trifluorometil-2-pirídil)-a-a-a-trifluoro-2J6-dinitro-p4oluidina;
(21) Dimetomorfo que corresponde à (E,Z)-4-[3-(4- clorofenil)-3-(3,4-dimetoxifenü)-acriloil] morfolina; ou Flumorfo (SYP- L190) que corresponde à (E,Z)-4-[3-(4-fluorofenil)-3-(3,4-dimetoxifenil)- acriloil]-morfolina;
(22)Flumetover que corresponde à N?N-dietilamida do ácido .4-trifluorometil-6-3,4-dimetoxifenil)-benzóico;
(23)Clorotalonil que corresponde ao l,3-diciano-2,4,5- tetracloro-benzeno;
(24)Mancozeb que corresponde ao sal de manganês e de zinco de etilenobis(ditiocarbamato) (polímero);
(25) Tolilfluanida que corresponde à N-dicloro- fluorometiltio-N',N'-dimetil-N-p-tolilsulf-amida;
(26)Folpet que corresponde à N-(triclorometiltio)ftalimida;
(27)Etridiazol que corresponde ao éter etil-3-triclorometil- .1,2,4-tiadiazolílico; (28)Himexanol que corresponde ao 5-metiliso-oxazol-3-ol;
(29)Propamocarb que corresponde ao propil-(3- dimetilaminopropil)-carbamato;
(30)Ácido R-3-aminobutanóico ou ácido RS-3- aminobutanóico;
(31)Zoxamidai que corresponde à 3,5-dicloro-N-(3- cloro-1- etil-1 -metil-2-oxopropil)-p-toluamida;
(32)2-(4-clorofenil)-N-[2-(3-metóxi-4-prop-2-inilóxi- fenil)etil]-2-prop-2-inilóxi-acetamida;
(33) Etaboxam, (RS)-(a-ciano-2-tienil)-4-etil-2(etilamino)-5- tiazol-carboxiamida.
Os compostos (1) são descritos no pedido de patente Italiano N0. MI98A002583.
O Composto (2) é descrito no pedido de patente WO 98/26654 A2.
Os compostos (3) são produtos comerciais e seus sais de cobre são descritos no pedido de patente Italiano N0. MI2001A002430.
Os compostos (4) estão facilmente disponíveis no mercado.
O Composto (5) é descrito em ttThe Pesticide Manual", 1983, VIIa edição, British Crop Protection Council Ed., página 32.
O Composto (6) é descrito na patente Inglesa GB 1.500.581. O Composto (7) é descrito no pedido de patente WO 96/01559 Al.
O Composto (8) é descrito na patente Inglesa GB 2.058.059.
O Composto (9) é descrito em "Phytopathological News" (1978), Vol. 9, página 142.
O Composto (10) é descrito no pedido de patente EP 550.788 e
EP 775.696.
O Composto (11) é descrito no pedido de patente EP 775.696. O Composto (12) é descrito em "The Pesticide Manual", 1983, VIIa edição, British Crop Protection Council Ed., página 148.
O Composto (13) é descrito no pedido de patente europeu EP .382.375.
O Composto (14), que corresponde à abreviação experimental SSF-126, é descrito na Patente US 5.185.242.
O Composto (15) é descrito no pedido de patente WO .96/01258.
O Composto (16) é descrito na Patente US 4.931.581.
O Composto (17) é descrito em "Brighton Crop Protection
Conference - Pests and Diseases" 1996, Congress Records.
O Composto (18) é descrito no pedido de patente europeu EP .629.616.
O Composto (19), também chamado de IKF916, é descrito no pedido de patente europeu EP 705.823.
O Composto (20) é descrito no pedido de patente europeu EP .31.257.
Os compostos (21) são descritos, respectivamente, no pedido de patente europeu EP 219.756 e em "Brighton Crop Protection Conference - Pests and Diseases" 2000, Congress Records.
O Composto (22) é descrito nos pedidos de patente européia EP 360.701 e EP 611.232.
O Composto (23) é descrito em "The Pesticide Manual", 1983, VIIa edição, British Crop Protection Council Ed., página 120.
O Composto (24) é descrito em "The Pesticide Manual", 1983, VIIa edição, British Crop Protection Council Ed., página 339.
O Composto (25) é descrito em "The Pestieide Manual", 1983, VIIa edição, British Crop Protection Council Ed., página 537.
O Composto (26) é descrito em "The Pesticide Manual", 1983, VIIa edição, British Crop Protection Council Ed., página 599.
O Composto (27) é descrito em "The Pesticide Manual", 1983, VIIa edição, British Crop Protection Couneil Ed., página 252.
O Composto (28) é descrito em "The Pesticide Manual", 1983, VIIa edição, British Crop Protection Couneil Ed., página 314.
O Composto (29) é descrito em "The Pesticide Manual", 1983, VIIa edição, British Crop Protection Couneil Ed., página 471.
O Composto (30) é descrito no pedido de patente europeu EP .753.258.
O Composto (31) é descrito em "Brighton Crop Protection Conference - Pests and Diseases" 1998, Congress Records.
O Composto (32) é descrito no pedido de patente WO .01/87822.
O Composto (33) é descrito em "The e-Pesticide Manual", .2003, XIIIa edição, British Crop Protection Council Ed.
Os exemplos de misturas fungicidas preferidas de acordo com a presente invenção são as seguintes:
Ml: ácido fosforoso + dióxido de titânio; M2: ácido fosforoso + Azul da Prússia; M3: ácido fosforoso + óxido de zinco; M4: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio; M5: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco; M6: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de zircônio; M7: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sílica; M8: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ácido silícico; M9: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + esculina; M1O: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre; Ml1: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia; Μ12: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio + Azul da Prússia; Ml3: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco + Azul da Prússia; M14: sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio; Ml5: sal de zinco do ácido fosforoso + óxido de zinco; M16: sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de zircônio; M17: sal de zinco do ácido fosforoso + sílica; M18: sal de zinco do ácido fosforoso + ácido silícico; M19: sal de zinco do ácido fosforoso + esculina; M20: sal de zinco do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre; M21: sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia; M22: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + dióxido de titânio; M23: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio; M24: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio; M25: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de amônio do ácido fosforoso + dióxido de titânio; M26: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + óxido de zinco; M27: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco; M28: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + óxido de zinco; M29: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de amônio do ácido fosforoso + óxido de zinco; M30: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
M31: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de zircônio; M32: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês II) do ácido fosforoso + dióxido de zircônio; M33: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia; M34: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia; M35: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia; M36: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio; M37: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio; M38: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio; M39: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco; M40: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco; M41: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco; M42: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre; M43: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre; M44: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre; Μ45: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + esculina;
M46: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + esculina; M47: sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + esculina; As misturas de M4, M5, M8, Mil, M12, M13, M14, M18, M21, M22, M24, M26, M28, M34, M36, M37, M43, M47 da lista acima são particularmente preferidas.
Os exemplos de composições fungicidas preferidas de acordo com a presente invenção são os seguintes:
1.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
2.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco;
3.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
4.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sílica;
5.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ácido silícico;
6.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + esculina;
7.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
8.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
9.IR5885 + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
10.IR5885 + sal de zinco do ácido fosforoso + óxido de zinco;
11.IR5885 + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de zirconio;
12.IR5885 + sal de zinco do ácido fosforoso + sílica;
13.IR5885 + sal de zinco do ácido fosforoso + ácido silícico;
14.IR5885 + sal de zinco do ácido fosforoso + esculina;
15.IR5885 + sal de zinco do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
16.IR5885 + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
17.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
18.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
19.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
21.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de amônio do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
22.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + oxido de zinco;
22.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco;
23.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + óxido de zinco;
24.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de amônio do ácido fosforoso + óxido de zinco;
25.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
26.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
27.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
28.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
29.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
30.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
31.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio;
32. IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio;
33.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio;
34.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco;
35.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco;
36.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco;
37. IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
38.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
39.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
40.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + esculina; 41.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + esculina; 42.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + esculina;
43.IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio + Azul da Prússia;
44. IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco + Azul da Prússia;
45.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
46.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco;
47.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
48.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sílica;
49.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ácido silícico;
50.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + esculina;
51.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
52.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
53.IR6141 + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
54.IR6141 + sal de zinco do ácido fosforoso + óxido de zinco;
55.IR6141 + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
56.IR6141 + sal de zinco do ácido fosforoso + sílica;
57.IR6141 + sal de zinco do ácido fosforoso + ácido silícico;
58.IR6141 + sal de zinco do ácido fosforoso + esculina;
59.IR6141 + sal de zinco do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
60.IR6141 + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
61.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
62.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
63.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
64. IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de amônio do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
65.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + oxido de zinco;
66.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco;
67.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + óxido de zinco;
68.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de amônio do ácido fosforoso + óxido de zinco;
69. IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
70.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
71.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
72.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
73.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia; 74.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
75.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio;
76. IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio;
77.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio;
78.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco;
79.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco;
80.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco;
81. IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
82.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + cobre ftalocianina;
83.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
84.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + esculina;
85.IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + esculina;
86. IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + esculina;
87.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
88.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco;
89. Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
90. Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sílica;
91. Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ácido silícico;
92. Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + esculina;
93.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
94.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
95.Cu(ASA)2 + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
96. Cu(ASA)2 + sal de zinco do ácido fosforoso + óxido de zinco;
97. Cu(ASA)2 + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de zircomo;
98. Cu(ASA)2 + sal de zinco do ácido fosforoso + sílica;
99. Cu(ASA)2 + sal de zinco do ácido fosforoso + ácido silícico;
100.Cu(ASA)2 + sal de zinco do ácido fosforoso + esculina;
101.Cu(ASA)2 + sal de zinco do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
102. Cu(ASA)2 + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
103.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
104.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
105.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
106.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de amônio do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
107.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso +sal de cálcio do ácido fosforoso + óxido de zinco;
108.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco;
109. Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + óxido de zinco;
110.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de amônio do ácido fosforoso + óxido de zinco;
111.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
112.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
113.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
114. Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
115.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
116.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
117.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio;
118.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio; 119.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio;
120.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco;
121. Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco;
122.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco;
123.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
124.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
125.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
126. Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + esculina;
127.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + esculina;
128.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + esculina;
129.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio;
130.Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco;
131. Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
132.Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco;
133.Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
134.Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sílica;
135.Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ácido silícico;
136. Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + esculina;
137.Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
138.Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
139. Cu(SA) + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
140.Cu(SA) + sal de zinco do ácido fosforoso + óxido de zinco;
141.Cu(SA) + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de zircônio;
142.Cu(SA) + sal de zinco do ácido fosforoso + sílica;
143.Cu(SA) + sal de zinco do ácido fosforoso + ácido silícico;
144.Cu(SA) + sal de zinco do ácido fosforoso + esculina;
145.Cu(SA) + sal de zinco do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre;
146.Cu(SA) + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia;
147.Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
148. Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio;
149.Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio + Azul da Prússia;
150.Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco + Azul da Prússia;
151. Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio + Azul da Prússia.
Particularmente preferidas são as composições fungicidas 1., .2., 7., 8., 10., 17., 19., 21., 32., 43., 44., 46., 51., 60., 78., 79., 87., .88., 91., 93.,94., 95., 102., 103., 105., 107., 114., 117., 123., 125., 127., 129., .130., 131., 132., 134., 135., 137., 139., 143., 147., 149., 150., 151. da lista acima.
Os compostos SIN são produtos comerciais; os compostos FOS podem ser sintetizados por meio dos métodos conhecidos na literatura ou de acordo com os procedimentos descritos no pedido de patente Italiano MI2005A1019.
Um objetivo da presente invenção também diz respeito a um método para o controle de fungos fitopatogênicos em safras agrícolas pela aplicação das misturas sinergísticas que compreendem pelo menos um composto pertencente a cada um dos seguintes grupos:
A.ácido fosforoso e/ou um ou mais sais de ácido fosforoso, também chamados de fosfitos ou fosfonatos (definidos como FOS) e
B.compostos sinergizantes (definidos como SIN)
ou pela aplicação de composições sinergísticas que compreendem as ditas misturas e um ou mais compostos fungicidas (l)-(33).
As misturas e/ou composições sinergísticas de acordo com a presente invenção permite que numerosos fitopatógenos fungicos e bacterianos e vírus sejam controlados.
Mais especificamente, as composições ou misturas de acordo com a presente invenção têm uma atividade fungicida particularmente alta contra fungos fitopatogênicos que atacam lavouras de videiras, tabaco, beterraba açucareira, cereais, vegetais, arroz, abóboras, árvores frutíferas. Os exemplos de fungos fitopatogênicos que podem ser eficazmente combatidos com esta tecnologia são:
- Erysiphe spp. em cereais;
- Puccinia spp. em cereais;
- Plasmopara viticola em videiras;
- Pythium spp. em vegetais;
- Phytophthora spp. em vegetais;
- Peronospora tabaeina no tabaco;
- Septoria spp. em cereais;
- Sphaerotheea fuliginea em abóboras (por exemplo, pepinos);
- Pseudoperonospora cubensis em abóboras;
- Piricularia oryzae no arroz;
- Uncinula neeator em videiras;
- Venturia spp. em árvores frutíferas;
- Botrytis einerea em videiras e vegetais;
- Fusarium spp. em cereais;
- Alternaria em árvores frutíferas e vegetais;
- Bremia em saladas e espinafre.
Estas composições ou misturas de acordo com a presente invenção são capazes de exercer uma ação fungicida tanto para tratamento quanto prevenção.
De modo a obter o efeito desejado, a quantidade aplicativa de cada composto selecionado daqueles definidos como FOS e SIN e, opcionalmente, um ou mais compostos fungicidas adicionais (1 )-(3 3), podem variar em relação a vários fatores, tais como, por exemplo, os compostos usados, a lavoura a ser preservada, o tipo de patógeno, o grau de infecção, as condições climáticas, o método de aplicação e a formulação adotada.
Para os compostos definidos como FOS e SIN, como também para quaisquer outros fungicidas possíveis (l)-(33), as doses variam de 0,5 g a .5 kg por hectare, geralmente, para fornecer um controle suficiente.
A razão de porcentagem recíproca entre os compostos definidos como FOS e S IN, portanto, podem variar de 0,0001 % a .99,9999 %.
A aplicação destas composições ou misturas pode ser realizada em todas as partes da planta, por exemplo, nas folhas, caules, ramos e raízes ou nas próprias sementes antes da semeadura ou no solo em que a planta cresce.
Para o uso prático na agricultura, as misturas ou composições podem ser adequadamente formuladas na forma de pós secos, pós umectáveis, concentrados emulsificadores, micro-emulsões, pastas, granulados, soluções, suspensões, etc.: a escolha do tipo da formulação dependerá do uso específico.
As formulações são preparadas no modo conhecido, por exemplo, pela diluição ou dissolução da(s) substância(s) ativa(s) com um meio de solvente e/ou um diluente sólido, possivelmente, na presença de agentes tensoativos.
Os diluentes sólidos ou suportes que podem ser usados são, por exemplo: sílica, caulim, bentonita, talco, terra infusorial, dolomita, carbonato de cálcio, magnésia, gipsita, argilas, silicatos sintéticos, atapulgita, sepiolita.
Os diluentes líquidos que podem ser usados são, por exemplo: água, solventes orgânicos aromáticos ou parafínicos, álcoois, ésteres, cetonas, amidas.
Os sais de sódio, sais de potássio, sais de cálcio, sais de tri- etanolamina de: alquilnaftalenossufonatos, alquilnaftalenossufonatos condensados, fenilsufonatos, policarboxilatos, alquilsulfossuccinatos, sulfossuccinatos, alquilsulfatos, ligninsulfatos, álcoois graxos polietoxilados, alquilarilsufonatos, alquilfenóis polietoxilados, ésteres polietoxilados de sorbitol, polietoxilatos de polipropóxi (polímeros de bloco), podem ser usados como agentes tensoativos.
Os aditivos especiais para propósitos particulares também podem ser adicionados às formulações das misturas ou composições, o objetivo da presente invenção, tal como, por exemplo, agentes anticongelantes, tais como, propileno glicol ou agentes adesivos, tais como, goma arábica, álcool polivinílico, polivinil pirrolidona, etc.
Se necessário, é possível adicionar outros princípios ativos compatíveis às composições ou misturas citadas acima, tais como, por exemplo, outros fimgicidas, fitorreguladores, antibióticos, herbicidas, inseticidas e fertilizantes.
A concentração de princípio(s) ativo(s) nas composições e misturas acima pode variar dentro uma ampla faixa em relação ao composto ativo, às aplicações para as quais são destinadas, às condições ambientais e ao tipo da formulação adotada.
A concentração de princípio(s) ativo(s), geralmente, varia de 1 % a 90 %, preferivelmente de 5 a 50 %.
Os seguintes exemplos do método de aplicação de acordo com a presente invenção são fornecidos para propósitos ilustrativos e não limitantes da presente invenção. Exemplo 1
Eficácia das misturas de um ou mais compostos pertencente aos grupos FOS e SIN de compostos no controle de Plasmopara viticola em videiras na aplicação à folha, preventiva (teste em estufa) (Tabela 1 - Tabela 3) e das composições das ditas misturas com um componente fungicida adicional (Tabela 4).
As folhas de videiras do cultivar Merlot, cultivadas em vasos, em um ambiente condicionado (20±1° C, 70 % de umidade relativa) são tratadas pela pulverização em ambos os lados das folhas com as misturas sob examinação dispersa em uma solução aquosa contendo 0,3 % de tween 20.
Depois de permanecer 7 dias em um ambiente condicionado, as plantas são infectadas na lateral inferior com uma suspensão aquosa de esporos de Plasmopara viticola (200.000 esporos por cm ).
As plantas são mantidas em um ambiente saturado de umidade, a 21° C5 para o período de incubação do fungo e, no fim deste período (7 dias), a atividade fungicida é avaliada de acordo com uma escala de porcentagem de avaliação de 100 (planta saudável) a 0 (planta completamente infectada).
A partir dos dados indicados na tabela 1, é possível verificar o efeito sinergístico das misturas, que consistem das misturas a serem examinadas, comparado com a eficácia esperada usando-se a fórmula de Limpei ("Pesticide Science" (1987), vol. 19, páginas 309-315):
E = x + y-(xy /100)
em que:
- E é a atividade fungicida esperada, na ausência de efeitos sinergísticos, a partir de uma mistura obtida pela mistura g.x de composto X com g.y do composto Y;
- χ é a atividade do composto X quando usado sozinho com uma dosagem de g.x;
- y é a atividade do composto Y quando usado sozinho com uma dosagem de g. y.
Quando a atividade fungicida experimentalmente encontrada é maior do que o valor de E, esta atividade é considerada um efeito sinergístico. Tabela 1
Atividade preventiva no dia 7 em Plasmopara viticola de misturas de dióxido
Composto Dose ppm* (g.i) Atividade (Y) Atividade Mistura de acordo com Limpei (E) Atividade Experimental de mistura Fator de Sinergia <table>table see original document page 28</column></row><table> * as doses em ppm e as razões relativas referem-se à quantidade de ácido fosforoso equivalente.
** o dióxido de titânio usado tem um tamanho máximo de partícula de 0,15 mícron. Tabela 2
Atividade preventiva no dia 7 em Plasmopara viticola de misturas de fosfito de cobre (II), que em 250 ppm, referem-se à quantidade de ácido fosforoso
Composto SINa Dose PPm (g.x) Atividade (y) Atividade Mistura de Acordo com Limpei (E) Atividade experimental de mistura Fator de sinergia <table>table see original document page 28</column></row><table> ** a dose em ppm refere-se à quantidade de metal equivalente. Tabela 3
Atividade preventiva no dia 7 em Plasmopara viticola de misturas ternárias: <table>table see original document page 29</column></row><table>
* Os óxidos usado têm um tamanho máximo de partícula de 0,15 mícron. ** a dose é expressa em ppm de ácido fosforoso equivalente.
Tabela 4
Atividade preventiva no dia 7 em Plasmopara viticola das composições que consistem das misturas anteriores com um outro componente fungicida:
<table>table see original document page 29</column></row><table> <table>table see original document page 30</column></row><table> <table>table see original document page 31</column></row><table> * Os óxidos usados têm um tamanho máximo de partícula de 0,15 mícron ** A dose é expressa em ppm de ácido fosforoso equivalente. *** A dose é expressa em ppm de metal de cobre equivalente.

Claims (28)

1. Misturas sinergísticas, caracterizadas pelo fato de que compreendem pelo menos um composto pertencente a cada um dos seguintes grupos: A. ácido fosforoso e/ou um ou mais sais do ácido fosforoso, também chamados de fosfitos ou fosfonatos (definidos como FOS) e B. compostos sinergísticos (definidos como SIN)
2. Misturas de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que os sais do ácido fosforoso são selecionados do sal de um metal alcalino, alcalino terroso, um sal de amônio ou um sal de Cu, Fe, Mn, Zn, Ni, Al, Ti, Se.
3. Misturas de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que os sais de um metal alcalino, alcalino terroso, o sal de amônio ou sais de Cu, Fe, Mn, Zn, Ni, Al, Ti, Se, do ácido fosforoso são mono- ou di-básicos ou um misturas destes em qualquer proporção.
4. Misturas de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que os compostos SIN são selecionados de produtos com uma atividade fungicida direta zero ou baixa, tendo propriedades fotocatalíticas intrínsecas.
5. Misturas de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que os compostos SIN são selecionados de um dos seguintes grupos a e b: a: dióxido de titânio, óxido de zinco ou sais de zinco, tais como por exemplo, sulfato de zinco, nitrato de zinco, cloreto de zinco, titanato de zinco, dióxido de zircônio, sílica, ácido silícico; b: pigmentos e corantes, tais como por exemplo, Azul da Prússia, Rosa de Bengala, ftalocianinas, porfirinas metálicas, agentes de anil óptico naturais ou sintéticos.
6. Misturas de acordo com a reivindicação 5, caracterizadas pelo fato de que as ftalocianinas são selecionadas de ftalocianina de cobre, ftalocianina de zinco, ftalocianina de ferro.
7.Misturas de acordo com a reivindicação 5, caracterizadas pelo fato de que as porfirinas metálicas são selecionadas de clorofila e clorofilinas.
8.Misturas de acordo com a reivindicação 5, caracterizadas pelo fato de que os agentes de anil óptico naturais ou sintéticos referem-se aos compostos tais como por exemplo, derivados de esculetina, esculina, umbeliferona e estilbeno.
9. Misturas de acordo com a reivindicação 5, caracterizadas pelo fato de que os compostos SIN são aplicados, quando sólidos, na forma micronizada com um tamanho de partícula de menos do que um mícron.
10.Misturas de acordo com a reivindicação 9, caracterizadas pelo fato de que os compostos SIN são aplicados na forma de nano-partículas ou na forma coloidal.
11.Misturas de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que são selecionadas de: •sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio; •sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco; · sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ácido silícico; •sal de cobre (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia; •sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio + Azul da Prússia; •sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco + Azul da Prússia; •sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio; •sal de zinco do ácido fosforoso + ácido silícico; •sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia; •sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + dióxido de titânio; • sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio; • sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + óxido de zinco; • sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + óxido de zinco; • sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia; · sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio; • sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio; • sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre; • sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + esculina.
12. Misturas de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que também contêm sais de metais alcalinos em porcentagens não maiores do que 10% em peso, como sais de troca de reação que entretanto não têm uma atividade fungicida direta.
13. Uso de misturas sinergísticas compreendendo pelo menos um composto pertencente a cada um dos seguintes grupos: A. ácido fosforoso e/ou um ou mais sais do ácido fosforoso, também chamados de fosfitos ou fosfonatos (definidos como FOS) e B. compostos sinergísticos (definidos como SIN) caracterizado pelo fato de ser empregado como misturas fungicidas para o controle de fungos fitopatogênicos em safras agrícolas.
14. Uso das misturas, caracterizado pelo fato de ser de acordo com qualquer uma das reivindicações de 2 a 12.
15.Processo para a preparação de misturas sinergísticas como definidas em qualquer uma das reivindicações de 1 a 12, caracterizado pelo fato de que compreende a mistura dos sais separados ou a co-precipitação dos ditos sais em uma mistura de reação.
16.Processo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que os sais metálicos do ácido fosforoso estão presentes em qualquer proporção, estado de solvatação, estrutura e composição da rede cristalina.
17. Composições fungicidas, caracterizadas pelo fato de que compreendem misturas sinergísticas como definidas em qualquer uma das reivindicações de 1 a 12, em que compreendem pelo menos um outro componente tendo uma atividade fungicida.
18. Composições de acordo com a reivindicação 17, caracterizadas pelo fato de que o componente tendo uma atividade fungicida é selecionado de: (1)IR5885, um composto dipeptídico que corresponde a misturas di-astereoisoméricas de [S-(R,S)]-[3-(N-isopropoxicarbonilvalinil)- amino]-3-(4-clorofenil)propanoato de metila em qualquer proporção ou a uma das duas formas diastereoisoméricas S-R ou S-S consideradas individualmente; (2)IR6141, que corresponde a N-(fenilacetil)- N-2,6-xilil-R- alaninato de metila; (3)Ácido salicílico (SA) ou seus derivados tais como ácido acetilsalicílico (ASA), sais de cobre do ácido salicílico ou ácido acetilsalicílico; (4)Um sal de cobre (I) ou cobre (II), tal como oxicloreto de cobre, hidróxido de cobre, mistura Bordeaux, sulfato de cobre ou uma mistura de hidróxido de cobre e oxicloreto (Airone); (5)Benalaxil que corresponde a N-(fenilacetil)-N-2,6-xilil-RS- alaninato de metila; (6)Metalaxil que corresponde a N-(2-metoxiacetil)-N-2,6- xilil-RS-alaninato de metila; (7) Metalaxil-M que corresponde a N-(2-metoxiacetil)-N-2,6- xilil-R-alaninato de metila; (8)Oxadixil que corresponde a 2-metóxi-N-(2-oxo-l,3- oxazolidin-3 -il)aceto-2' ,6' -xilidida; (9)Ofurace que corresponde a DL-3-[N-cloroacetil-N-(2,6- xilil)-amino] -γ-butirolactona; (10)Iprovalicarb que corresponde a O-(l-metila-etil)- N-[2- metil-l-(([l-(4-metil-fenil)-etil]amino]carbonil]propil]carbamato; (11)Bentiavalicarb-isopropila que corresponde a [(S)-I- {[(1R)-1 -(6-fluoro-1,3 -benzo-tiazol-2-il)etil] -carbamoil-2-metil} propil] - carbamato de O-isopropila; (12)Cimoxanila que corresponde a l-(2-ciano-2-metoxiimino- acetil)-3 -etiluréia; (13)Azoxistrobina que corresponde a (E)-2-[2-[6-(2- cianofenóxi)-pirimidin-4-ilóxi]fenil-3-metoxiacrilato de metila; (14) Metominofen que corresponde a N-metil-(E)- metoxiimino-(2-fenoxifenil)acetamida; (15)Piraclostrobina que corresponde a N-(2-(l-(4- clorofenil)pirazol-3-iloximetil]-fenil)-N-metoxicarbamato de metila; (16)Acibenzolar-S-metila que corresponde a benzo(ls2,3)tiadiazol-7-tiocarboxilato de metila; (17)Famoxadona que corresponde a 5-metil-5-(4-fenoxifenil)- .3-(fenilamino)oxazolidin-2,4-diona; (18)Fenamidona que corresponde a 4-metil-4-feml-1 - (fenilamino)-2-metiltioimidazolidin-5-ona; (19) Ciazofamida5 que corresponde a 2-ciano-4-cloro-5-(4- metilfenil)-1 -(N,N-dimetilaminossulfamoil)imidazol; (20) Fluazinani que corresponde a 3-cloro-N-(3-cloro-5- trifluorometil-2-piridil)-a-a-a4rífluoro-2,6-dinitro-p4oluidina; (21) Dimetomorfo que corresponde a (E,Z)-4-[3-(4- clorofenil)-3-(3,4-dimetoxifenil)-acriloil] morfolina; ou Flumorfo (SYP- L190) que corresponde a (E,Z)-4-[3-(4-fluorofenil)-3-(3,4-dimetoxifenil)- acriloil]-morfolina; (22) Flumetover que corresponde à Ν,Ν-dietilamida do ácido 4- trifluorometil-6-3,4-dimetoxifenil)-benzóico; (23) Clorotalonil que corresponde a l,3-diciano-2,4,5- tetracloro-benzeno; (24) Mancozeb que corresponde aos sais de manganês e zinco de etilenobis(ditiocarbamato) (polímero); (25) Tolilfluanida que corresponde a N-dicloro-fluorometiltio- N' ,N' -dimetil-N-p-tolilsulfamida; (26) Folpet que corresponde a N-(triclorometiltio)ftalimida; (27) Etridiazol que corresponde ao éter etil-3-triclorometil-1,2,4- tiadiazolílico; (28) Himexanol que corresponde a 5-metiliso-oxazol-3-ol; (29) Propamocarb que corresponde a (3-dimetilaminopropil)- carbamato de propila; (30) ácido R-3 -aminobutanóico ou ácido RS-3- aminobutanóico; (31) Zoxamidas que corresponde a 3,5-dicloro-N-(3-cloro-l- etil-1 -metil-2-oxopropil)-p-toluamida; (32) 2-(4-clorofenil)-N-[2-(3-metóxi-4-prop-2-inilóxi- fenil)etil]-2-prop-2-inilóxi-acetamida; (33) Etaboxam5 (RS)-(a-ciano-2-tienil)-4-etil-2(etilamino)-5- tiazol-carboxiamida.
19. Composições de acordo com a reivindicação 17, caracterizadas pelo fato de que são selecionadas de: - IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio; - IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco; - IR5885 sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre; - IR5885 sal de cobre (II) do ácido fosforoso + Azul da cobre; -IR5885 + sal de zinco do ácido fosforoso + óxido de zinco; -IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + dióxido de titânio; -IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso +sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio; -IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + óxido de zinco; -IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio; -IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio + Azul da Prússia; -IR5885 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco + Azul da Prússia; - IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco; -IR6141 sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre; -IR6141 sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia; -IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco; -IR6141 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco; - Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio; -Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco; -Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ácido silícico; -Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre; -Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia; - Cu(ASA)2 + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio; -Cu(ASA)2 + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia; -Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + dióxido de titânio; -Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso +sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio; -Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + óxido de zinco; - Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso +sal de cálcio do ácido fosforoso + Azul da Prússia; -Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio; -Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre; - Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de manganês (II) do ácido fosforoso + ftalocianina de cobre; - Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + esculina; - Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia + dióxido de titânio; - Cu(ASA)2 + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + Azul da Prússia + óxido de zinco; - Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de - Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de - Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sílica; - Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ácido - Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + ftalocianina - Cu(SA) + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de - Cu(SA) + sal de zinco do ácido fosforoso + ácido silícico; - Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de cálcio do ácido fosforoso + dióxido de titânio; - Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + dióxido de titânio + Azul da Prússia; - Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + óxido de zinco + Azul da Prússia; - Cu(SA) + sal de cobre (II) do ácido fosforoso + sal de zinco do ácido fosforoso + dióxido de titânio + Azul da Prússia.
20. Uso de composições como definidas em qualquer uma das reivindicações de 17 a 19, caracterizado pelo fato de ser para o controle de fungos fitopatogênicos em safras agrícolas.
21. Uso de acordo com uma das reivindicações 13 ou 20, caracterizado pelo fato de que a mistura ou composição sinergísticas são formuladas na forma de pós secos, pós umectáveis, concentrados emulsificadores, micro-emulsões, pastas, granulados, soluções, suspensões.
22. Uso de acordo com uma das reivindicações 13 ou 20, caracterizado pelo fato de que os fungos fitopatogênicos são fungos que atacam safras de videiras, tabaco, beterraba açucareira, cereais, vegetais, arroz, cucúrbitas, árvores frutíferas.
23. Uso de acordo com uma das reivindicações 13 ou 20, caracterizado pelo fato de ser tanto para tratamento quanto prevenção.
24. Uso de acordo com uma das reivindicações 13 ou 20, caracterizado pelo fato de que as doses de cada composto, selecionados daqueles definidos como FOS e SIN, variam de 0,5 g a 5 kg por hectare.
25. Método para o controle de fungos fitopatogênicos em safras agrícolas, caracterizado pelo fato de ser pela aplicação de misturas sinergísticas que compreendem pelo menos um composto pertencente a cada um dos seguintes grupos: A. ácido fosforoso e/ou um ou mais sais do ácido fosforoso, também chamados de fosfitos ou fosfonatos (definidos como FOS) e B. compostos sinergísticos (definidos como SIN), ou pela aplicação de composições sinergísticas que compreendam as ditas misturas e um ou mais compostos fungicidas de (1) a (33).
26. Método de acordo com a reivindicação 25, caracterizado pelo fato de que a aplicação é efetuada em todas as partes da planta ou nas próprias sementes antes de serem plantadas ou no solo em que a planta cresce.
27. Método de acordo com a reivindicação 25, caracterizado pelo fato de que a mistura ou composição também compreende outros princípios ativos compatíveis tais como, por exemplo, outros fungicidas, fitorreguladores, antibióticos, herbicidas, inseticidas e fertilizantes.
28. Método de acordo com a reivindicação 27, caracterizado pelo fato de que a concentração de princípio(s) ativo(s) varia de 1% a 90%, preferivelmente de 5 a 50%.
BRPI0614339-3A 2005-08-09 2006-08-04 misturas sinergìsticas, uso de misturas sinergìsticas, processo para a preparação de misturas sinergìsticas, composições fungicidas, uso de composições, e, método para o controle de fungos fitopatogênicos em safras agrìcolas BRPI0614339A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT001558A ITMI20051558A1 (it) 2005-08-09 2005-08-09 Miscele e-o composizioni sinergiche cin elevata attivita'fungicida
ITMI2005A001558 2005-08-09
PCT/EP2006/007784 WO2007017220A2 (en) 2005-08-09 2006-08-04 Synergistic mixtures and/or compositions with a high fungicidal activity

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0614339A2 true BRPI0614339A2 (pt) 2012-11-27

Family

ID=37606915

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0614339-3A BRPI0614339A2 (pt) 2005-08-09 2006-08-04 misturas sinergìsticas, uso de misturas sinergìsticas, processo para a preparação de misturas sinergìsticas, composições fungicidas, uso de composições, e, método para o controle de fungos fitopatogênicos em safras agrìcolas

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20100197495A1 (pt)
EP (1) EP1912506A2 (pt)
JP (1) JP2009504585A (pt)
CN (1) CN101291585A (pt)
BR (1) BRPI0614339A2 (pt)
IT (1) ITMI20051558A1 (pt)
WO (1) WO2007017220A2 (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5101836B2 (ja) * 2006-05-10 2012-12-19 幸一 島田 農薬、抗糸状菌薬剤、及び作物の栽培方法
US20100291229A1 (en) * 2009-05-12 2010-11-18 Sipcam Argo Usa, Inc. Fungicidal compositions and methods of enhancing plants such as turfgrass
CA2805851C (en) 2009-10-08 2017-03-07 Adam K. Fontecchio Led lighting system
CN101755765B (zh) * 2009-11-10 2013-02-27 深圳诺普信农化股份有限公司 含有活化酯的杀菌组合物
PL2680698T3 (pl) * 2011-03-03 2015-06-30 Dsm Ip Assets Bv Nowe kompozycje grzybobójcze
WO2012151407A1 (en) * 2011-05-04 2012-11-08 Averett Stewart Benson Titanium dioxide photocatalytic compositions and uses thereof
JP5938253B2 (ja) * 2012-03-30 2016-06-22 大日精化工業株式会社 紺青組成物
CN102669131A (zh) * 2012-05-24 2012-09-19 利民化工股份有限公司 一种嘧菌酯与灭菌丹复配的悬浮剂及其制备方法
CA2818287C (en) * 2012-06-08 2021-11-02 Brock University A method of activating immune response in plants
AU2013308871B2 (en) 2012-08-28 2017-04-13 Delos Living Llc Systems, methods and articles for enhancing wellness associated with habitable environments
US9474282B2 (en) 2013-12-13 2016-10-25 Tony John Hall Acid-solubilized copper-ammonium complexes and copper-zinc-ammonium complexes, compositions, preparations, methods, and uses
WO2015130786A1 (en) 2014-02-28 2015-09-03 Delos Living Llc Systems, methods and articles for enhancing wellness associated with habitable environments
WO2015185994A1 (en) * 2014-06-03 2015-12-10 Myco Sciences Limited Anti-microbial compositions, preparations, methods, and uses
AU2015280348B2 (en) 2014-06-23 2019-05-16 WELL Shield LLC Reduction of infections in healthcare settings using photocatalytic compositions
AU2016202287B2 (en) 2015-01-13 2021-04-01 Delos Living Llc Systems, methods and articles for monitoring and enhancing human wellness
KR20180011807A (ko) 2015-06-08 2018-02-02 마이코 사이언시즈 리미티드 항미생물 및 농화학 조성물
WO2018039433A1 (en) 2016-08-24 2018-03-01 Delos Living Llc Systems, methods and articles for enhancing wellness associated with habitable environments
US11668481B2 (en) 2017-08-30 2023-06-06 Delos Living Llc Systems, methods and articles for assessing and/or improving health and well-being
MX2020004846A (es) * 2017-10-17 2020-08-13 Upl Ltd Combinaciones agroquímicas novedosas.
US11649977B2 (en) 2018-09-14 2023-05-16 Delos Living Llc Systems and methods for air remediation
US11844163B2 (en) 2019-02-26 2023-12-12 Delos Living Llc Method and apparatus for lighting in an office environment
WO2020198183A1 (en) 2019-03-25 2020-10-01 Delos Living Llc Systems and methods for acoustic monitoring
CN110026238A (zh) * 2019-05-24 2019-07-19 中国石油大学(华东) 一种纳米棒状光催化材料及制备方法
CN112056319B (zh) * 2020-09-09 2021-09-24 中农立华生物科技股份有限公司 一种苯噻菌胺与亚磷酸盐的复配杀菌剂及其应用

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
TR19072A (tr) * 1973-11-26 1978-05-01 Pepro Fosforlu tuerevler ihtiva eden fungisid terkipler
OA04979A (fr) 1974-04-09 1980-11-30 Ciba Geigy Nouveaux dérivés de l'aniline utiles comme agents microbicides et leur procédé de préparation.
CY1247A (en) 1979-08-16 1984-08-31 Sandoz Ltd N-acylamino-2-oxo-3-oxazolidine derivatives and their use as fungicides
JPS6052146B2 (ja) 1979-12-25 1985-11-18 石原産業株式会社 N−ピリジルアニリン系化合物、それらの製造方法及びそれらを含有する有害生物防除剤
ES2061432T3 (es) 1985-10-09 1994-12-16 Shell Int Research Nuevas amidas de acido acrilico.
EP0230209A3 (de) * 1985-12-16 1987-08-12 Ciba-Geigy Ag Mikrobizide
US4917820A (en) * 1986-08-26 1990-04-17 Nippon Kayaku Kabushiki Kaisha Ethylene removal agent, postharvest preservation agent and deodorant
EP0261422B1 (en) * 1986-08-26 1993-11-10 Nippon Kayaku Kabushiki Kaisha Method for adsorbing and decomposing ethylene and/or other odorous substances present in air or other odor-generating sources
ATE82668T1 (de) 1987-08-21 1992-12-15 Ciba Geigy Ag Benzothiadiazole und ihre verwendung in verfahren und mitteln gegen pflanzenkrankheiten.
IL91418A (en) 1988-09-01 1997-11-20 Rhone Poulenc Agrochimie (hetero) cyclic amide derivatives, process for their preparation and fungicidal compositions containing them
GB8903019D0 (en) 1989-02-10 1989-03-30 Ici Plc Fungicides
CN1052023A (zh) * 1990-06-16 1991-06-12 王代春 植物用腐霉丹高效杀菌营养剂
DE4026966A1 (de) 1990-08-25 1992-02-27 Bayer Ag Substituierte valinamid-derivate
US5185242A (en) 1991-06-24 1993-02-09 Becton Dickinson And Company Method for lysing mycobacteria using achromopeptidase
FR2706456B1 (fr) 1993-06-18 1996-06-28 Rhone Poulenc Agrochimie Dérivés optiquement actifs de 2-imidazoline-5-ones et 2-imidazoline-5-thiones fongicides.
FR2701259B1 (fr) 1993-02-08 1995-03-24 Rhone Poulenc Agrochimie Procédé pour la préparation de dérivés phénylbenzamides fongicides agricoles.
US5846554A (en) * 1993-11-15 1998-12-08 Zeneca Limited Microcapsules containing suspensions of biologically active compounds and ultraviolet protectant
DE4423613A1 (de) 1994-07-06 1996-01-11 Basf Ag 2-[1',2',4'-Triazol-3'yloxymethylen]-anilide, Verfahren zu ihrer Herstellung und ihre Verwendung
US5723491A (en) 1994-07-11 1998-03-03 Novartis Corporation Fungicidal composition and method of controlling fungus infestation
BR9508472A (pt) 1994-08-03 1997-10-28 Kumiai Chemical Industry Co Derivados amida de aminoácido processo para preparação dos mesmos fungicidas para agricultura ou horticultura e método para mater fungos
ES2140778T3 (es) 1994-09-08 2000-03-01 Ishihara Sangyo Kaisha Procedimiento para la preparacion de compuestos de 2-cianoimidazol 1-sustituidos.
US5599804A (en) * 1995-04-03 1997-02-04 Rhone-Poulenc, Inc. Fungicidal compositions for the enhancement of turf quality
AU721611B2 (en) 1995-07-12 2000-07-13 Gowan Comercio Internacional E Servicos, Limitada Method for controlling phytopathogenic fungi
PT946093E (pt) 1996-12-19 2002-12-31 Isagro Spa Composicoes fungicidas baseadas em alaninato de (n-fenilacetil-n-2,6-xili)metilo
JP2005503324A (ja) * 2001-01-29 2005-02-03 アグリケア・リミテッド 植物病原体を防除するための方法および組成物
ITMI20022516A1 (it) * 2002-11-27 2004-05-28 Isagro Spa Composizioni fungicide.

Also Published As

Publication number Publication date
ITMI20051558A1 (it) 2007-02-10
EP1912506A2 (en) 2008-04-23
JP2009504585A (ja) 2009-02-05
US20100197495A1 (en) 2010-08-05
CN101291585A (zh) 2008-10-22
WO2007017220A3 (en) 2008-06-12
WO2007017220A2 (en) 2007-02-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0614339A2 (pt) misturas sinergìsticas, uso de misturas sinergìsticas, processo para a preparação de misturas sinergìsticas, composições fungicidas, uso de composições, e, método para o controle de fungos fitopatogênicos em safras agrìcolas
RU2403717C2 (ru) Синергетические фунгицидные композиции
JP2009504585A5 (pt)
EP3071039B1 (en) Use of hydroxyapatite as a carrier of bioactive substances for treating plants
US20110212187A1 (en) Antimicrobial composition
BR112021000567B1 (pt) Composição granular, composição em suspensão líquida, processos de preparação da composição agrícola granular e da composição agrícola em suspensão líquida
DE2456627C2 (de) Fungizide Mittel auf der Basis von Phosphonsäureestern
BRPI0507898B1 (pt) Combinação e uso de mistura para estimular os sistemas de defesa naturais de plantas e induzir resistência nas plantas
US20060159772A1 (en) Fungicidal compositions
ES2641588T3 (es) Composiciones para el control de patógenos de plantas y para usar como fertilizante de plantas
US20110098177A1 (en) Methods and compositions of plant micronutrients
WO2009135049A1 (en) Methods and compositions of plant micronutrients
BRPI0620152A2 (pt) compostos orgánicos, uso dos compostos, método para o controle de fungos fitopatogênicos e bactérias em safras agrìcolas, composição fungicida, e, uso da composição
ES2304549T3 (es) Composiciones sinergicas.
PL163724B1 (pl) Synergiczny srodek biobójczy PL PL PL
HU209046B (en) Antifungal compositions and process for the production thereof
ES2394891T3 (es) Dispersión de sílice
ES2271573T3 (es) Composiciones con actividad bioestimulante.
PT106351B (pt) Mistura fungicida sinérgica contendo dimetomorfe e propamocarbe-hidrocloreto
ES2725076B2 (es) FORMULADO LIQUIDO A BASE DE NANOPARTICULAS DE CuO COMO POTENCIADOR DE LA AUTODEFENSA DE LAS PLANTAS Y USO DEL MISMO.
ES2246172B1 (es) Composicion fungicida y metodo para el tratamiento de enfermedades producidas por hongos lignicolas.
DD232417C2 (de) Mittel zur bekaempfung von phytopathogenen bakterien und pilzen
Leroux Interaction plante‐fongicide systémique
JPH03178907A (ja) 農園芸用殺菌組成物
UA12133U (en) Method of disinfecting a planting material of berry-fields against pest organisms

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2266 DE 10/06/2014.