BRPI0613163A2 - processo e dispositivo para a retenção de um fio de trama introduzido após um processo de partida de uma máquina de tecer, em particular, de uma máquina de tecer de jato de ar - Google Patents

processo e dispositivo para a retenção de um fio de trama introduzido após um processo de partida de uma máquina de tecer, em particular, de uma máquina de tecer de jato de ar Download PDF

Info

Publication number
BRPI0613163A2
BRPI0613163A2 BRPI0613163-8A BRPI0613163A BRPI0613163A2 BR PI0613163 A2 BRPI0613163 A2 BR PI0613163A2 BR PI0613163 A BRPI0613163 A BR PI0613163A BR PI0613163 A2 BRPI0613163 A2 BR PI0613163A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
weft
weaving
weave
binding
compartment
Prior art date
Application number
BRPI0613163-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Wolfgang Metzler
Dieter Teufel
Valentim Krumm
Original Assignee
Dornier Gmbh Lindauer
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dornier Gmbh Lindauer filed Critical Dornier Gmbh Lindauer
Priority claimed from PCT/DE2006/000843 external-priority patent/WO2006122531A1/de
Publication of BRPI0613163A2 publication Critical patent/BRPI0613163A2/pt

Links

Landscapes

  • Looms (AREA)

Abstract

PROCESSO E DISPOSITIVO PARA A RETENçãO DE UM FIO DE TRAMA INTRODUZIDO APóS UM PROCESSO DE PARTIDA DE UMA MáQUINA DE TECER, EM PARTICULAR, DE UMA MáQUINA DE TECER DE JATO DE AR. O propósito da invenção é processar, sem problemas, também os fios de trama de pouca força de ruptura em máquinas de tecer, em particular, em máquinas de tecer de jato de ar, que no primeiro ciclo de tecer, depois de uma partida da máquina de tecer, são acionadas em operação lenta. De acordo com a invenção isso é obtido pelo fato de que, depois de uma de partida da máquina de tecer, no primeiro ciclo de tecer, instantes antes da ligação pelos fios de urdume (2), um fio de trama (3) introduzido em um compartimento de tecer (4) é ligado por fios de ligação (8) separados, e pelo fato de que, a ligação através de fios de ligação (8) ocorre localmente em, pelo menos, uma posição do compartimento de tecer (4) após sua entrada.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO EDISPOSITIVO PARA A RETENÇÃO DE UM FIO DE TRAMA INTRODUZIDOAPÓS UM PROCESSO DE PARTIDA DE UMA MÁQUINA DE TECER, EMPARTICULAR, DE UMA MÁQUINA DE TECER DE JATO DE AR".
A invenção refere-se a um processo para a retenção de um fiode trama introduzido no compartimento de tecer, após um processo de par-tida de uma máquina de tecer, em particular, de uma máquina de tecer dejato de ar, dentro do primeiro ciclo de tecer.
A entrada do fio de trama, neste caso, é monitorada por, pelomenos, um sensor. Depois de cada processo de partida, durante, pelo me-nos, o primeiro ciclo de tecer, a máquina de tecer é acionada em operaçãolenta.
No lado de saída do compartimento de tecer, pelo menos, oprimeiro fio de trama introduzido é mantido no compartimento de tecer pelosfios de urdume contra o salto para trás, pelo menos, até sua ligação.
Já são conhecidos vários dispositivos de detecção do fio de tra-ma e de esticamento, assim, por exemplo, da patente DE 198 02 264 C1 eda patente DE 198 10 129 B4. Todavia, essas publicações não se ocupamcom o comportamento de fios de trama durante a entrada da trama em di-versas faixas de número de rotações da máquina de tecer, por exemplo, nocaso de uma nova partida da máquina de tecer.
Durante a fabricação do tecido escolhido como, por exemplo,tecido de jeans e tecido em ligação com o corpo em máquinas de tecer dejato de ar, em particular, com respeito à obtenção de um produto de tearsem pontos de partida, tem-se comprovado como vantajoso, depois de cadapartida da máquina de tecer, operar o primeiro ciclo de tecer, portanto, refe-rente ao ângulo de rotação do eixo de acionamento principal, com a primeirarotação completa do eixo de acionamento principal em operação lenta, e naverdade, com menos que 200 min"1.
A tecnologia descrita anteriormente para o acionamento de má-quinas de tecer de jato de ar já é conhecida há algum tempo sob o conceito"sistema automático de trama individual". No caso de uma máquina de tecerde jato de ar, o processo da entrada do fio de trama propriamente dito não éafetado pela operação lenta; com respeito à duração necessária para isso, aentrada do fio de trama ocorre de tal modo, como se a máquina de tecer dejato de ar fosse trabalhar imediatamente após seu processo de partida, jácom um número de rotações de operação predeterminado.
Portanto, em um tempo de poucos milissegundos, o fio de tramaintroduzido através da largura do tecido no compartimento de tecer deve sermantido no lado de saída do compartimento de tecer, portanto, no lado docompartimento de tecer que fica oposto à entrada do fio de trama, por meiosapropriados até que esse fio esteja fixado pelo pente para tear na ourela dotecido e seja ligado pelos fios de urdume que formam o compartimento.
Em máquinas de tecer de jato de ar, o fio de trama introduzidono lado de saída do compartimento de tecer é mantido, de forma conhecida,por bocais de esticamento ou de aspiração que atuam pneumaticamente.
Durante o processamento de fios de trama com resistência àruptura relativamente baixa pode ser constatado que, durante o ciclo de te-cer que se segue imediatamente à partida da máquina de tecer, no qual amáquina de tecer é acionada em operação lenta, o referido fio de trama sobo efeito do meio de retenção é afetado de tal modo que, antes da ligação dofio de trama pelos fios de urdume, ocorre uma ruptura do fio de trama. Emum caso desses, a parte do fio de trama que permanece no lado de entrada"salta" para trás para o compartimento de tecer que ainda não está comple-tamente fechado, e com isso, produz uma falha no tecido.
Por isso, à invenção cabe a tarefa de poder processar, sem pro-blemas, também os fios de trama com baixa força de ruptura, em máquinasde tecer, em particular, em máquinas de tecer de jato de ar, que no primeirociclo de tecer depois de uma partida da máquina de tecer são acionadas emoperação lenta.
A tarefa é solucionada de acordo com a invenção pelo fato deque, instantes antes da ligação pelos fios de urdume, o fio de trama introdu-zido é ligado por fios de ligação separados, e pelo fato de que, a ligação a-través de fios de ligação ocorre localmente em, pelo menos, uma posição docompartimento de tecer após sua entrada.
Para a ligação do fio de trama podem ser empregados os co-nhecidos equipamentos de ourela de tecido e equipamentos de torno, bemcomo, aparelhos de régua e de aparelhos de régua de captar, que podemser controlados individualmente.
No caso do emprego de equipamentos de torno conhecidos, porexemplo, os denominados tornos de ourela por rotação, como os que sãoconhecidos da patente EP O 674 031 B2, o torno de ourela por rotação acio-nado por motor elétrico, que conduz os fios de ligação separados, recebeum sinal elétrico do sensor que monitora a entrada do fio de trama no com-partimento de tecer.
Em conseqüência disso, instantes antes da ligação pelos fios deurdume o, pelo menos um, torno de ourela por rotação liga o fio de tramaintroduzido por meio dos, pelo menos dois, fios de ligação.
Por meio de uma disposição prevista de vários tornos de ourelapor rotação desse tipo, através da largura de tecer do tecido a ser fabricado,o fio de trama introduzido pode ser ligado através de seu comprimento nocompartimento de tecer não fechado várias vezes, portanto, em diversasposições através da largura do tecido.
Com a ligação várias vezes do fio de trama, de forma vantajosaé obtido que, a força de esticamento do bocal de esticamento ou de aspira-ção que atua sobre o fio de trama introduzido pode ser reduzida de mododiferenciado, e durante a operação lenta da máquina de tecer, podem serevitadas rupturas do fio de trama também durante o processamento de fiosde trama com pouca força de ruptura.
O sinal elétrico necessário para o controle dos equipamentos detorno dispostos várias vezes através da largura do tecido, em outra forma deexecução do processo de acordo com a invenção pode ser liberado por umsensor dos reservatórios de fio de trama coordenados a cada máquina detecer de jato de ar, e na verdade, em função de um número de voltas espe-cificadas em cada reservatório de fio de trama, da reserva de fio de tramamantida nos reservatórios de fios de trama.Além disso, é possível que, o sinal necessário seja liberado porum sensor, que monitora a chegada do fio de trama no lado de saída docompartimento de tecer. No último caso, a ligação do fio de trama introduzi-do iria ocorrer simultaneamente através dos fios de ligação conduzidos pe-los equipamentos de torno.
Durante a liberação de, pelo menos, um primeiro sinal pelo refe-rido sensor dos reservatórios de fios de trama, e através de outra formaçãode sinal seguinte, o fio de trama pode ser ligado na direção de saída docompartimento de tecer, cronologicamente um após o outro, através de ou-tros fios de ligação que conduzem equipamentos de torno desse tipo.
Para a realização do processo em uma máquina de tecer de jatode ar está previsto o emprego dos conhecidos equipamentos de ourela detecido e equipamentos de torno e o emprego de aparelhos de régua de teci-do e de aparelhos de régua de captar, que podem ser controlados individu-almente.
O controle elétrico do acionamento dos equipamentos de ourelade tecido e de torno ocorre por meio de um sinal elétrico, que é fornecidopor, pelo menos, um sensor que monitora a entrada do fio de trama.
Um sensor desse tipo é componente de cada reservatório defios de trama, que mantém uma reserva de fios de trama para a entrada dofio de trama no compartimento de tecer da máquina de tecer de jato de ar.Um sensor desse tipo também pode ser componente do supervisor de fiosde trama disposto na saída do compartimento de tecer.
Em outra execução da invenção, o sensor também pode serdisposto na área do trajeto de entrada que fica entre o reservatório de fiosde trama e o supervisor de fios de trama, e pode ser executado como sen-sor de medição de comprimento.
Com a solução de acordo com a invenção, então, é possível,pela primeira vez, de forma vantajosa, em máquinas de tecer, em particular,em máquinas de tecer de jato de ar, que no primeiro ciclo de tecer, respecti-vamente, depois de uma partida da máquina, são acionadas em operaçãolenta, ligar o fio de trama introduzido durante o primeiro ciclo de tecer, ins-tantes antes de sua ligação pelos fios de urdume, em posições que podemser escolhidas entre a entrada e a saída do compartimento de tecer atravésdos fios de ligação. Com isso, pode ser impedida de modo considerável umaruptura do fio de trama com a conseqüência de um saltar para trás do fio detrama no compartimento de tecer.
A invenção será esclarecida em detalhes, a seguir, em um e-xemplo de execução . Nos desenhos são mostrados:
figura 1 uma unidade funcional de uma máquina de tecer de jatode ar, com meios para a entrada de um fio de trama no compartimento detecer, com meios para a detecção do fio de trama no lado de saída do com-partimento de tecer, e com meios para a ligação do fio de trama em umaposição entre a entrada e a saída do compartimento de tecer;
figura 2 uma vista X de acordo com a figura 1, com um fio detrama ligado através de fios de ligação com o compartimento de tecer aberto.
Um tecido 1 a ser fabricado em uma máquina de tecer de jatode ar na figura 1, é constituído de fios de urdume 2 e de fios de trama 3.
Os fios de urdume 2 formam um compartimento de tecer 4 atra-vés de meios de formação de compartimento 10. No compartimento de tecer4, por meio de, pelo menos, um meio de entrada do fio de trama 5, o fio detrama 3 é introduzido no canal de entrada do fio de trama 6a, veja tambémfigura 2, de um pente para tear 6, e com isso, no compartimento de tecer 4.
No lado de saída do compartimento de tecer 4, uma seção decomprimento do fio de trama 3 é mantida esticada por meio de um equipa-mento de esticamento do fio de trama 7 que atua pneumaticamente, até oinstante de batimento do fio de trama pelo pente para tear 6 na ourela defixação 1 a do tecido 1, e até sua ligação pelos fios de urdume 2.
Em máquinas de tecer de jato de ar que, com respeito à evita-ção de um chamado ponto de partida no tecido no primeiro ciclo de tecer,depois de uma parada da máquina de tecer, são acionadas em operaçãolenta, a força de tração exercida por um equipamento de esticamento 7 queatua pneumaticamente sobre o fio de trama, enquanto o fio de trama nãoestiver ligado pelos fios de urdume 2, pode levar a uma ruptura do fio detrama.
As conseqüências são interrupções indesejadas do processo detecer. Com a ligação do fio de trama 4 mencionado pelos fios de ligação 8em uma ou em várias posições apropriadas, entre a entrada 4a e a saída 4bdo compartimento de tecer 4, o referido fio de trama pode ser mantido atéseu batimento na ourela de fixação do tecido 1, e até sua ligação pelos fiosde urdume 2.
Para a execução dessa forma de procedimento, como represen-tado na figura 1, na posição apropriada na área dos fios de urdume 2, estádisposto um equipamento de torno empregado anteriormente como equi-pamento de ligação 9, cujos meios que conduzem os fios de ligação 8 sãoligados com um acionamento por motor elétrico que pode ser controladoindividualmente.
A figura 2 mostra o equipamento de ligação 9 na área dos fiosde urdume 2. Para a execução do compartimento de tecer 4, os fios de ur-dume 2 são conduzidos por ilhoses 10a de liços de tecer 10. Os liços de te-cer 10, neste caso, podem ser aqueles de entrelaçados de corpos de liçosde um equipamento de Jacquard ou aqueles de lançadeiras de tear.
O pente para tear 6 recebido no denominado suporte do pentepara tear 11 possui um canal de entrada do fio de trama 6a.
Com o compartimento de tecer 4 aberto o fio de trama 3 é intro-duzido no canal de entrada do fio de trama 6a do pente para tear 6.
O equipamento 9, por exemplo, um torno de ourela por rotaçãoque pode ser montado e controlado de acordo com a patente européia 0674 031 B2 conduz os fios de ligação 8 no tipo de fios de urdume 2. O acio-namento por motor elétrico do equipamento 9 recebe um sinal eletrico, porexemplo, de um sensor não representado aqui, que monitora a entrada dofio de trama 3, em um instante o mais cedo possível, após a entrada do fiode trama e durante a operação lenta da máquina de tecer.
Através, por exemplo, de uma meia rotação executada em virtu-de desse sinal, do disco de torno 9b que conduz os fios de ligação 8 em i-Ihoses 9a, ocorre uma ligação do fio de trama 3 antes que o fio de tramaintroduzido durante a operação lenta da máquina de tecer seja fixado naourela de fixação 1a do tecido 1 e que seja ligado pelos fios de urdume 2.

Claims (6)

1. Processo para a retenção de um fio de trama introduzido nocompartimento de tecer, após um processo de partida de uma máquina detecer, em particular, de uma máquina de tecer de jato de ar, dentro do pri-meiro ciclo de tecer, de acordo com o qual, a entrada do fio de trama é mo-nitorada por, pelo menos, um sensor, de acordo com o qual, depois de cadaprocesso de partida, durante, pelo menos, o primeiro ciclo de tecer, a má-quina de tecer á acionada em operação lenta, e de acordo com o qual, pelomenos, o primeiro fio de trama introduzido no lado de saída do compar-timento de tecer, pelo menos, até sua ligação é mantido no compartimentode tecer pelos fios de urdume contra o salto para trás, caracterizado pelofato de que, instantes antes da ligação pelos fios de urdume, o fio de tramaintroduzido é ligado por fios de ligação separados, pelo fato de que, a liga-ção através de fios de ligação ocorre localmente em, pelo menos, uma posi-ção do compartimento de tecer após sua entrada, e pelo fato de que, a liga-ção ocorre por meio dos fios de ligação separados, em função de um sinaldo, pelo menos um, sensor, que monitora a entrada do fio de trama.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que, o sinal é liberado no caso da existência de um número de voltasespecificado de uma reserva de fios de trama mantida em um reservatóriode fios de trama.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que, o sinal é liberado na chegada do fio de trama, no lado de saídado compartimento de tecer.
4. Processo de acordo com uma das reivindicações de 1 a 3,caracterizado pelo fato de que, a ligação do fio de trama ocorre através defios de ligação muitas vezes através da largura do tecido a ser fabricado.
5. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelofato de que, a ligação várias vezes do fio de trama ocorre simultaneamenteatravés de fios de ligação.
6. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelofato de que, a ligação várias vezes do fio de trama ocorre cronologicamente,um após o outro, através de fios de ligação na direção da entrada do fio detrama.
BRPI0613163-8A 2005-05-19 2006-05-17 processo e dispositivo para a retenção de um fio de trama introduzido após um processo de partida de uma máquina de tecer, em particular, de uma máquina de tecer de jato de ar BRPI0613163A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102050022955 2005-05-19
DE10205022955.7 2005-05-19
PCT/DE2006/000843 WO2006122531A1 (de) 2005-05-19 2006-05-17 Verfahren und vorrichtung zum halten eines nach einem startvorgang einer webmaschine, insbesondere luftdüsenwebmaschine eingetragenen schussfadens

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0613163A2 true BRPI0613163A2 (pt) 2010-12-21

Family

ID=43352680

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0613163-8A BRPI0613163A2 (pt) 2005-05-19 2006-05-17 processo e dispositivo para a retenção de um fio de trama introduzido após um processo de partida de uma máquina de tecer, em particular, de uma máquina de tecer de jato de ar

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0613163A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4964442A (en) Reserve weft thread supply mechanism with device for changing thread type
JPH062247A (ja) 空気ノズル式織機において特に節無し織物を製造する方法および装置
US4974640A (en) Method for removing a loose incorrect piece of weft thread from the shed on weaving machines
US7650913B2 (en) Method and device for maintaining a weft thread which is introduced into a weaving machine, in particular an air-jet weaving machine, after the starting process
JP2007303004A (ja) エアージェット織機
US4998567A (en) Weft thread break detector with a time delay circuit
BRPI0613163A2 (pt) processo e dispositivo para a retenção de um fio de trama introduzido após um processo de partida de uma máquina de tecer, em particular, de uma máquina de tecer de jato de ar
JPH06158476A (ja) 織機の起動方法及びその方法を実施する織機
EP0333262A1 (en) Airjet weaving machine with an improved weft thread supply
JP2000212860A (ja) 織機特に空気式よこ糸端挿入器付きエアジェット式織機のよこ糸欠陥の除去方法
JPH0689498B2 (ja) ジエツトル−ムにおけるミス糸除去装置
JP2008274459A (ja) 無杼織機における緯糸端処理装置の駆動制御方法
JPS60215844A (ja) 織機の緯入れ糸の除去装置
JP2969906B2 (ja) ジェットルームにおける緯糸処理装置
KR890001221B1 (ko) 무저직기에 있어서의 위사처리방법
JPS63235546A (ja) 複数の布を製織する織機の駆動制御方法
JPS633984B2 (pt)
JPS58220850A (ja) ジエツトル−ムの緯糸処理装置
JP2519933B2 (ja) 流体噴射式織機の給糸切れ糸排除装置
JP2569721B2 (ja) 無杼織機における緯糸処理方法
JPS633983B2 (pt)
JPH0635695B2 (ja) 無杼織機における緯糸処理方法
JPS6321952A (ja) 流体噴射式織機における給糸替の結び目除去方法
JPH0329904B2 (pt)
JP2623746B2 (ja) ジェットルームにおける緯糸処理方法

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUI DADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2213 DE 04/06/2013.