BRPI0611972A2 - dispositivo de cilindro servo de embreagem - Google Patents

dispositivo de cilindro servo de embreagem Download PDF

Info

Publication number
BRPI0611972A2
BRPI0611972A2 BRPI0611972-7A BRPI0611972A BRPI0611972A2 BR PI0611972 A2 BRPI0611972 A2 BR PI0611972A2 BR PI0611972 A BRPI0611972 A BR PI0611972A BR PI0611972 A2 BRPI0611972 A2 BR PI0611972A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
servo cylinder
clutch
cylinder device
cylinder housing
cover unit
Prior art date
Application number
BRPI0611972-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Frank Frietsch
Roland Bley
Renato Franca
Original Assignee
Luk Lamellen & Kupplungsbau Beteiligungs Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38026970&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0611972(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Luk Lamellen & Kupplungsbau Beteiligungs Kg filed Critical Luk Lamellen & Kupplungsbau Beteiligungs Kg
Publication of BRPI0611972A2 publication Critical patent/BRPI0611972A2/pt
Publication of BRPI0611972A8 publication Critical patent/BRPI0611972A8/pt
Publication of BRPI0611972B1 publication Critical patent/BRPI0611972B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D25/00Fluid-actuated clutches
    • F16D25/08Fluid-actuated clutches with fluid-actuated member not rotating with a clutching member
    • F16D25/082Fluid-actuated clutches with fluid-actuated member not rotating with a clutching member the line of action of the fluid-actuated members co-inciding with the axis of rotation
    • F16D25/083Actuators therefor

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Hydraulic Clutches, Magnetic Clutches, Fluid Clutches, And Fluid Joints (AREA)
  • Arrangement And Mounting Of Devices That Control Transmission Of Motive Force (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE CILINDRO SERVO DE EMBREAGEM. A presente invenção refere-se a um dispositivo de cilindro servo de embreagem com uma caixa de cilindro servo (2; 62), na qual um êmbolo (9; 69) se acha guiado de modo móvel de um lado para o outro entre uma posição de repouso e uma posição de trabalho, sendo que uma interseção entre o êmbolo e a caixa de cilindro servo encontra-se envolvida radialmente por fora por uma unidade de cobertura (28; 88). Para se obter um dispositivo de cilindro servo de embreagem que possa ser produzido com estrutura simples e economicamente, a unidade de cobertura (28; 88) é constituída por um material relativamente rígido, especialmente por um material sintético relativamente rígido e apresenta o formato de uma manga, a qual se acha fixada, por um lado frontal, de modo destacável, isto é podendo ser destaca- da repetidamente sem causar danos, na caixa de cilindro servo (2; 62).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVODE CILINDRO SERVO DE EMBREAGEM".
A invenção se refere a um dispositivo de cilindro servo de em-breagem com uma caixa de cilindro servo, na qual um êmbolo se acha guia-do de modo móvel de um lado para o outro entre uma posição de repouso euma posição de trabalho, sendo que uma interseção entre o êmbolo e a cai-xa de cilindro servo encontra-se envolvida radialmente por fora por uma uni-dade de cobertura.
Nos dispositivos tradicionais de cilindro servo de embreagem, ainterseção entre o êmbolo e a caixa de cilindro servo encontra-se envolvidaradialmente por fora por um fole de um material sintético flexível, como bor-racha, o qual impede a entrada de sujeira entre o êmbolo e a caixa de cilin-dro servo. Um fole desse tipo se deforma quando o êmbolo se move de umlado para o outro. A instalação do fole é relativamente complicada, entre ou-tras coisas devido à sua flexibilidade.
O objetivo da invenção é criar um dispositivo de cilindro servo deembreagem de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, o qual possaser produzido com estrutura simples e propício quanto aos custos.
Em uma unidade de cilindro servo de embreagem com uma cai-xa de cilindro servo, na qual um êmbolo se encontra guiado de modo móvelde um lado para o outro entre uma posição de repouso e uma posição detrabalho, sendo que uma interseção entre o êmbolo e a caixa de cilindro ser-vo se encontra envolvida radialmente por fora por uma unidade de cobertura,esse objetivo é alcançado devido ao fato de que a unidade de cobertura éconstituída por um material relativamente rígido, especialmente por um ma-terial sintético relativamente rígido e apresenta o formato de uma manga, aqual se acha fixada, por um lado frontal, de modo destacável, isto é podendoser destacada repetidamente sem causar danos, na caixa de cilindro servo.A unidade de cobertura de acordo com a invenção, ao contrário de um foleque é fixado, por uma extremidade, à caixa de cilindro servo e, pela outraextremidade, ao êmbolo, de tal modo que ele se deforme ao ocorrer um mo-vimento do êmbolo, encontra-se fixada somente por uma extremidade aocilindro servo e não se deforma quando o êmbolo se move de um lado parao outro entre a posição de repouso e a posição de trabalho.
Um exemplo de execução preferível do dispositivo de cilindroservo de embreagem é caracterizado pelo fato de que a unidade de cobertu-ra apresenta no mínimo um gancho de engate, o qual engata na caixa decilindro servo. Devido a isso, torna-se possível de modo fácil uma fixaçãorápida da unidade de cobertura no dispositivo de cilindro servo de embreagem.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilin-dro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que o gancho de en-gate se estende em direção axial e fica disposto em direção periférica entredois rebaixos axiais na unidade de cobertura. Devido aos rebaixos melhora-se a flexibilidade do gancho de engate.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilin-dro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que os dois rebaixosaxiais são cobertos por um anteparo que sai da unidade de cobertura. O an-teparo impede que através dos rebaixos entre sujeira no interior da unidadede cobertura.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilin-dro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que vários ganchos deengate saem do lado frontal da unidade de cobertura voltado para a caixa decilindro servo. De preferência, os ganchos de engate são distribuídos uni-formemente pela periferia da unidade de cobertura.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilin-dro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que no mínimo duastalas de fixação estão dobradas em ângulo a partir da unidade de cobertura.
As talas de fixação servem para fixar a unidade de cobertura alternativamen-te ou adicionalmente aos ganchos de engate em uma estrutura de suporte,como por exemplo uma caixa de embreagem.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilin-dro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que o lado frontal daunidade de cobertura voltado para a caixa de cilindro servo apresenta umsegmento projetado para dentro radialmente, o qual encosta na caixa de ci-lindro servo. De preferência, o segmento é projeto em forma circunferenciale forma uma superfície de apoio para a unidade de cobertura na caixa decilindro servo.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilin-dro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que o segmento seencontra fixado por aperto entre a caixa de cilindro servo e uma extremidadede uma unidade de mola. Devido a isso torna-se possível, de modo fácil,uma fixação da unidade de cobertura à caixa de cilindro mestre alternativa-mente ou adicionalmente ao ou aos gancho(s) de engate.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilin-dro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que a espessura dosegmento é adaptada ao perfil e/ou à inclinação de uma das extremidadesda unidade de mola. No caso da unidade de mola, trata-se, de preferência,de uma mola de pressão helicoidal, com a ajuda da qual um mancai de de-sengate instalado no êmbolo é posto sob tensão prévia. De preferência, osegmento apresenta a mesma inclinação que a extremidade correspondenteda mola de pressão helicoidal.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilin-dro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que entre a outra ex-tremidade da unidade de mola e o êmbolo ou um mancai de desengate ins-talado no êmbolo encontra-se fixado por aperto um elemento de separação,o qual encosta internamente na unidade de cobertura e é movido ao longodela quando o êmbolo se mover em relação à caixa de cilindro servo. Depreferência, o elemento de separação é constituído de borracha e fecha parafora o espaço interno da unidade de cobertura.
Outras vantagens, características e detalhes da invenção podemser obtidos a partir da descrição que se segue, na qual são descritos deta-lhadamente diferentes exemplos de execução com base no desenho corres-pondente. As características mencionadas nas reivindicações e na partedescritiva podem ser essenciais para a invenção separadamente ou emqualquer combinação. Mostra-se:Figura 1: um dispositivo de cilindro servo de embreagem segun-do um primeiro exemplo de execução, em corte longitudinal;
Figura 2: o dispositivo de cilindro servo de embreagem da figura1 em vista de cima;
Figura 3: um dispositivo de cilindro servo de embreagem con-forme um segundo exemplo de execução, em corte longitudinal.
Na figura 1 mostra-se um dispositivo de cilindro servo de embre-agem 1 em corte longitudinal. O dispositivo de cilindro servo de embreagem1 é parte de um sistema de desembrear acionável hidraulicamente e com-preende uma caixa de cilindro servo 2. A caixa de cilindro servo 2, no estadomontado, está disposta concentricamente, respectivamente coaxialmente,em torno de no mínimo um eixo de entrada de caixa de mudanças (não mos-trado) e se acha fixada, por exemplo, a uma parte de caixa de mudanças. Acaixa de cilindro servo 2 apresenta uma parede cilíndrica 4 essencialmenteem forma de revestimento de cilindro circular, em relação à qual uma buchade guia 6 se encontra afastada radialmente para dentro. A bucha de guia 6está fixada à caixa de cilindro servo 2 com a ajuda de um flange anelar 7.Entre a bucha de guia 6 e a parede cilíndrica 4 há um compartimento anelar8, o qual também é chamado de compartimento de pressão. O compartimen-to de pressão 8 é limitado em direção axial pelo flange anelar 7 e por umêmbolo 9. O êmbolo 9 é munido de uma vedação anelar de ranhura 10 nadireção do compartimento de pressão 8, vedação esta cujos filetes vedantesencostam de modo vedante na parede cilíndrica 4.
Na extremidade do êmbolo 9 voltada em sentido contrário aocompartimento de pressão 8 acha-se fixado um mancai de desengate 11, oqual, no estado instalado do dispositivo de cilindro servo de embreagem 1,fica apoiado em meios de desengate de uma embreagem de fricção. O acio-namento do dispositivo de cilindro servo de embreagem 1 ocorre por meiode um deslocamento axial do êmbolo 9 a partir de uma posição de repousopara a posição de trabalho mostrada na figura 1. Na posição de repouso, avedação anelar de ranhura 10 do êmbolo 9 fica disposta na proximidade doflange anelar 7 da bucha de guia 6. Um deslocamento de êmbolo é ativadopor meio de uma impulsão do compartimento de pressão 8 por meio depressão. Com essa finalidade, a caixa de cilindro mestre 2 está ligada emuma só peça com uma tubuladura de pressão 12, em cuja extremidade livreé prevista uma conexão de pressão 14. A conexão de pressão 14 serve paraconectar o dispositivo de cilindro servo de embreagem 1 hidraulicamentecom um dispositivo de cilindro mestre de embreagem.
Entre o mancai de desengate 11 e uma liga 15, que se distanciaradialmente para fora em relação à caixa de cilindro servo 2 encontra-se fi-xada por aperto uma mola de pressão helicoidal 16. O mancai de desengate11 é posto sob tensão prévia por meio da mola de pressão helicoidal 16.
Uma extremidade 21 da mola de pressão helicoidal 16 encosta no mancai dedesengate 11 mediante a intercalação de um anel de suporte 20. A outraextremidade 22 da mola de pressão helicoidal 16 encosta na liga 15 da caixade cilindro servo 2.
Na região de uma interseção 25 entre o êmbolo 9, respectiva-mente a vedação anelar de ranhura 10, e a caixa de cilindro servo 2, umabucha de cobertura 28 que no essencial apresenta o formato de um revesti-mento de cilindro circular, encontra-se disposta concentricamente à paredecilíndrica 4 da caixa de cilindro servo 2. O diâmetro interno da bucha de co-bertura 28 é um pouco maior do que o diâmetro externo do mancai de de-sengate 11, de tal modo que o mancai de desengate 11 possa se mover aomenos parcialmente para dentro de um compartimento anelar 29 quando oêmbolo 9 junto com o mancai de desengate 11 for movido da posição detrabalho mostrada na figura 1 para a posição de repouso. O compartimentoanelar 29 é limitado radialmente por fora pela bucha de cobertura 28. Radi-almente por dentro, o compartimento anelar 29 é limitado pela parede cilín-drica 4 da caixa de cilindro servo 2 e pelo êmbolo 9, respectivamente pelavedação anelar de ranhura 10. A mola de pressão helicoidal 16 está dispostaparcialmente no compartimento anelar 29. A luva de cobertura 28 está aber-ta na direção do mancai de desengate 11.
Em sua extremidade voltada em sentido oposto ao mancai dedesengate 11, a luva de cobertura 28 apresenta um segmento 30 distancia-do radialmente para dentro, o qual forma uma superfície de apoio. A superfí-cie de apoio formada pelo segmento 30 que é circundante radialmente pordentro encosta na caixa de cilindro servo 2. A fixação da bucha de cobertura28 ocorre com a ajuda de um gancho de engate 32, o qual engata em umrebaixo correspondente, o qual se acha recortado na caixa de cilindro servo 2.
Na figura 2 mostra-se o dispositivo de cilindro servo de embrea-gem 1 da figura 1 em uma vista de cima. Na vista de cima constata-se quena bucha de cobertura 28 estão instalados não apenas um gancho de enga-te 32, mas sim mais três outros ganchos de engate 43, 44 e 45. Os quatroganchos de engate 32 e 43 até 45 estão distribuídos uniformemente em di-reção periférica. A mobilidade dos ganchos de engate 32, 43 até 45 é obtidapor meio de entalhes ou rebaixos que correm em direção axial e em direçãoperiférica adjacentes aos ganchos de engate. Os entalhes são cobertos poranteparos 38, 39, 40, 41 que são previstos na região dos ganchos de engateexternamente na bucha de cobertura 28. Além disso, constata-se na figura 2que duas talas de fixação 50 e 54 se estendem radialmente para fora a partirda bucha de cobertura 28 . As talas de cobertura 51 e 54 são munidas res-pectivamente de um furo de passagem 52, 55 que serve para a passagemde um meio de fixação, tal como um parafuso. As talas de fixação 51, 54servem para fixar a bucha de cobertura 28 a uma parte de caixa de embrea-gem, tal como uma tampa de embreagem.
Quando não houver uma proteção contra sujeira nos dispositivosde cilindro servo de embreagem, pode ocorrer um maior desgaste dos ele-mentos de vedação. Por isso, no caso dos dispositivos de cilindro servo deembreagem conhecidos é instalado um fole. A bucha de cobertura 28 deacordo com a invenção é fixada no lugar de um fole na caixa de cilindro ser-vo. Devido aos ganchos de engate integrados à bucha de cobertura 28, tor-na-se mais simples a fixação da bucha de cobertura 28 na caixa de cilindroservo 2. Para a fixação da bucha de cobertura 28 não são necessárias ou-tras peças, tais como parafusos etc. Os ganchos de engate podem servir desegurança de transporte. No entanto, os ganchos de engate também podemservir para fixar a bucha de cobertura 28 na caixa de cilindro servo, em ope-ração normal do dispositivo de cilindro servo de embreagem. No caso deesforços de carga mais elevados, as talas de fixação 51, 54, que tambémsão chamadas de talas de aparafusar, servem para fixar a bucha de cobertu-ra 28. As diferentes possibilidades de fixação podem ser empregadas facul-tativamente separadamente ou em combinação, dependendo da situação desujeira e de esforço de carga. Além disso, a bucha de cobertura de acordocom a invenção é nitidamente mais fácil de montar do que uma solução comfole. Devido à capacidade de montagem fácil e à simplicidade dos compo-nentes individuais, trata-se de uma solução de bastante econômica.
Na figura 3 é mostrado um dispositivo de cilindro servo de em-breagem 61 semelhante aos das figuras 1 e 2. O dispositivo de cilindro servode embreagem 61 compreende uma caixa de cilindro servo 62, que apresen-ta uma parede cilíndrica externa 64 e uma parede cilíndrica interna 66. Asparedes cilíndricas 64 e 66 possuem respectivamente o formato de um re-vestimento de cilindro circular e estão dispostas coaxialmente uma à outra.As paredes cilíndricas 64 e 66 estão conectadas uma com a outra formandouma só peça por meio de um anel de conexão de 67 e limitam em direçãoradial um compartimento anelar 68, no qual um êmbolo 69 com uma veda-ção anelar de ranhura 70 se acha alojado com mobilidade de um lado paraoutro. Na extremidade do êmbolo 69 voltada em sentido oposto à vedaçãoanelar de ranhura 70 acha-se instalado um mancai de desengate 71.
Uma mola de pressão helicoidal 76 encontra-se fixada por aper-to em direção axial entre a caixa de cilindro servo 62 e o mancai de desen-gate 71. A mola de pressão helicoidal 76 apresenta uma extremidade 81 vol-tada para o mancai de desengate 71 e uma extremidade 82 voltada em dire-ção oposta ao mancai de desengate 71. Uma bucha de cobertura 88 estádisposta, radialmente por fora da mola de pressão helicoidal 76, na região deuma interseção 85 entre o êmbolo 69, respectivamente a vedação anelar deranhura 70, e a parede cilíndrica externa 64. A bucha de cobertura 88 pos-sui, no essencial, o formato de um revestimento de cilindro circular que en-volve a interseção 85 e impede a penetração de sujeira.A bucha de cobertura 88, em sua extremidade voltada na dire-ção oposta ao mancai de desengate 71, apresenta um segmento 90 que seestende radialmente para dentro. O segmento 90 que circunda radialmentepor dentro a bucha de cobertura 88 encontra-se fixado por aperto ou por en-talação entre a extremidade 82 da mola de pressão helicoidal 76 e a caixade cilindro servo 62. A espessura do segmento 90, ou seja, a dimensão dosegmento 90 na direção axial da bucha de cobertura 88, encontra-se adap-tada à inclinação da mola de pressão helicoidal 76.
Entre a outra extremidade 81 da mola de pressão helicoidal 76 euma liga 91, que se projeta radialmente para fora a partir da extremidade doêmbolo 69 voltada para o mancai de desengate 71, encontra-se um elemen-to separador 92 fixado por aperto ou por entalação. O elemento separador92 apresenta um anel de suporte 94 constituído de um material sintético e-lástico, como por exemplo borracha. Entre o anel de suporte 94 e a extremi-dade 81 da mola de pressão helicoidal 76 acha-se disposto um anel de a -poio 95 constituído de chapa que impede que a extremidade 81 da mola depressão helicoidal 76 se enterre no anel de suporte 94. Radialmente por fo-ra, no anel de suporte 94 acha-se instalado um filete separador 100 que estáligado formando uma só peça com o anel de suporte 94. A extremidade livredo filete separador 100 encosta internamente na bucha de cobertura 88. Oelemento separador 92 serve para reduzir ainda mais uma sujeira do com-partimento interno da bucha de cobertura 88. Devido à fixação por entalaçãoou aperto do segmento 90 entre a mola de pressão helicoidal 76 e a caixa decilindro servo 62 torna-se mais fácil a montagem da bucha de cobertura 88.LISTA DE NÚMEROS DE REFERÊNCIA
1 dispositivo de cilindro servo de embreagem
2 caixa de cilindro servo
4 parede cilíndrica
6 bucha de guia
7 flange anelar
8 compartimento anelar/compartimento de pressão
9 êmbolo
10 vedação anelar de ranhura
11 mancai de desengate
12 tubuladura de pressão
14 conexão de pressão
15 liga
16 mola de pressão helicoidal
20 anel de suporte
21 extremidade
25 extremidade
25 interseção
28 bucha de cobertura
29 compartimento anelar
30 segmento
32 gancho de engate
38 anteparo
39 anteparo
40 anteparo
41 anteparo
43 gancho de engate
44 gancho de engate
45 gancho de engate
50 tala de fixação
51 tala de fixação
52 furo de passagem54 tala de fixação
55 furo de passagem
61 dispositivo de cilindro servo de embreagem
62 caixa de cilindro servo
64 parede cilíndrica externa
66 parede cilíndrica interna
67 anel de conexão
68 compartimento anelar
69 êmbolo
70 vedação anelar de ranhura
71 mancai de desengate
76 mola de pressão helicoidal
81 extremidade
82 extremidade
85 interseção
88 bucha de cobertura
90 segmento
91 liga
92 elemento separador
94 anel de suporte
95 anel de apoio
100 filete separador

Claims (10)

1. Dispositivo de cilindro servo de embreagem com uma caixa decilindro servo (2; 62), na qual um êmbolo (9; 69) se acha guiado de modomóvel de um lado para o outro entre uma posição de repouso e uma posiçãode trabalho, sendo que uma interseção (25; 85) entre o êmbolo (9; 69) e acaixa de cilindro servo (2; 62) encontra-se envolvida radialmente por fora poruma unidade de cobertura (28; 88), caracterizado pelo fato de que a unidadede cobertura (28; 88) é constituída por um material relativamente rígido, es-pecialmente por um material sintético relativamente rígido e apresenta oformato de uma manga, a qual se acha fixada, por um lado frontal, de mododestacável, isto é podendo ser destacada repetidamente sem causar danos,na caixa de cilindro servo (2; 62).
2. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a unidade de cobertura (28)apresenta no mínimo um gancho de engate (32, 43 a 45) que engata na cai-xa de cilindro servo (2).
3. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com areivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o gancho de engate (32, 43 a-45) se estende em direção axial e está disposto em direção periférica entredois rebaixos axiais na unidade de cobertura (28).
4. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com areivindicação 3, caracterizado pelo fato de que os dois rebaixos axiais sãorecobertos por um anteparo (38 a 41) que sai da unidade de cobertura (28).
5. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo comuma das reivindicações de 2 a 4, caracterizado pelo fato de que vários gan-chos de engate (32, 43 a 45) saem do lado frontal da unidade de cobertura(28) voltado para a caixa de cilindro servo (2).
6. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo comuma das reivindicações de 2 a 5, caracterizado pelo fato de que no mínimoduas talas de fixação (50, 51) estão dobradas em ângulo a partir da unidadede cobertura (28).
7. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo comuma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o ladofrontal da unidade de cobertura (28; 88) voltado para a caixa de cilindro ser-vo (2) apresenta um segmento (30; 90) projetado radialmente para dentro, oqual encosta na caixa de cilindro servo (2; 62).
8. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com areivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o segmento (90) está fixadopor aperto entre a caixa de cilindro servo (62) e uma extremidade (82) deuma unidade de mola (76).
9. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com areivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a espessura do segmento(90) está adaptada ao perfil, respectivamente à inclinação, de uma das ex-tremidades (82) da unidade de mola (76).
10. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com areivindicação 8 ou 9, caracterizado pelo fato de que entre a outra extremida-de (81) da unidade de mola (76) e o êmbolo (69) ou um mancai de desenga-te (71) instalado no êmbolo, encontra-se um elemento separador (92) fixadopor aperto, o qual encosta internamente na unidade de cobertura (88) e émovido ao longo dela quando o êmbolo (69) se mover em relação à caixa decilindro servo (62).
BRPI0611972-7A 2005-06-24 2006-06-07 Dispositivo de cilindro servo de embreagem BRPI0611972B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005029343.3 2005-06-24
DE102005029343 2005-06-24
PCT/DE2006/000976 WO2006136132A1 (de) 2005-06-24 2006-06-07 Kupplungsnehmerzylindereinrichtung

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0611972A2 true BRPI0611972A2 (pt) 2010-10-13
BRPI0611972A8 BRPI0611972A8 (pt) 2016-12-13
BRPI0611972B1 BRPI0611972B1 (pt) 2019-03-06

Family

ID=38026970

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0611972-7A BRPI0611972B1 (pt) 2005-06-24 2006-06-07 Dispositivo de cilindro servo de embreagem

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1896744A1 (pt)
CN (1) CN101203689B (pt)
BR (1) BRPI0611972B1 (pt)
DE (1) DE112006001435C5 (pt)
WO (1) WO2006136132A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008033967A1 (de) * 2007-08-10 2009-02-12 Luk Lamellen Und Kupplungsbau Beteiligungs Kg Nehmerzylinder
EP2508772B1 (de) * 2007-08-27 2014-06-04 Schaeffler Technologies GmbH & Co. KG Dichtungsanordnung für ein Ausrücksystem
DE102010021788A1 (de) * 2010-05-27 2011-12-01 Schaeffler Technologies Gmbh & Co. Kg Ausrücklageranordnung
DE112011102223B4 (de) * 2010-06-29 2020-09-03 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Betätigungseinrichtung für eine Reibungskupplung
DE102012212323A1 (de) * 2011-08-05 2013-02-07 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Ausrücksystem
CN103827533B (zh) * 2011-08-05 2017-07-18 舍弗勒技术股份两合公司 分离系统
DE112012003965A5 (de) * 2011-09-22 2014-06-12 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Arbeitszylinder, insbesondere Nehmerzylinder eines Ausrücksystems
US9249883B2 (en) * 2013-01-17 2016-02-02 Gm Global Technology Operations, Llc Anti-rotate attenuation device
DE102015224516A1 (de) 2015-12-08 2017-06-08 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Nehmerzylinder mit integriertem Schmutzschutz
DE102016206295B3 (de) * 2016-04-14 2017-10-05 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Nehmerzylinder, Schmutzschutzvorrichtung und Verfahren zum Montieren einer Schmutzschutzvorrichtunq
DE102016223500A1 (de) 2016-11-28 2018-05-30 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Nehmerzylinder
DE102017110062B3 (de) * 2017-05-10 2018-07-19 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Nehmerzylinder mit einer Schmutzschutzvorrichtung
DE102018102449A1 (de) * 2018-02-05 2019-08-08 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Nehmerzylinder mit Kolben ausgebildet zur Verschleißreduzierung; Betätigungseinrichtung; sowie Kupplungssystem
DE102018106495A1 (de) * 2018-03-20 2019-09-26 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Nehmerzylinder mit durch Bajonettverschluss gesichertem Adapter sowie Montageverfahren

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4561531A (en) * 1981-12-15 1985-12-31 Automotive Products Plc Hydraulic slave cylinder with latch means for use with clutch release bearing
US4585107A (en) * 1983-03-21 1986-04-29 Automotive Products Plc Throw-out bearing carrier member for motor vehicle clutch control mechanism
DE3427791A1 (de) * 1984-07-27 1986-01-30 Fichtel & Sachs Ag, 8720 Schweinfurt Hydraulisch betaetigbarer kupplungsausruecker
US4915202A (en) * 1986-10-22 1990-04-10 Automotive Products Plc Concentrically mounted hydraulic clutch actuator
US4995492A (en) * 1989-10-10 1991-02-26 Federal-Mogul Corporation Reusable position retaining strap for clutch release mechanism
DE4129370C2 (de) * 1991-09-04 2001-11-22 Mannesmann Sachs Ag Hydraulisch betätigbarer Ausrücker mit Stützring und Stützschulter
SE502449C2 (sv) * 1992-09-08 1995-10-23 Saab Scania Ab Arrangemang vid en dragande friktionskoppling mellan en motor och en växellåda
GB9500126D0 (en) * 1995-01-05 1995-03-01 Automotive Prod France Actuators
DE19518833A1 (de) * 1995-05-23 1996-11-28 Schaeffler Waelzlager Kg Druckfeder für eine Ausrückeinheit von Fahrzeugkupplungen
DE19637903A1 (de) * 1996-09-18 1998-03-19 Mannesmann Sachs Ag Vorrichtung zur Verschleißanzeige einer Reibungskupplung
BR0013499B1 (pt) * 1999-08-24 2009-05-05 sistema de desembrear.
DE10011131C1 (de) * 2000-03-10 2001-12-20 Daimler Chrysler Ag Zentralausrücker
US6374724B1 (en) * 2000-03-21 2002-04-23 Automotive Products (Usa) Inc. Concentrically mounted hydraulic clutch slave cylinder
DE102004032038A1 (de) * 2003-07-24 2005-02-10 Zf Sachs Ag Betätigungseinrichtung für eine Kupplung

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0611972B1 (pt) 2019-03-06
WO2006136132A1 (de) 2006-12-28
BRPI0611972A8 (pt) 2016-12-13
DE112006001435C5 (de) 2017-05-11
CN101203689B (zh) 2013-03-06
CN101203689A (zh) 2008-06-18
DE112006001435B4 (de) 2014-05-22
EP1896744A1 (de) 2008-03-12
DE112006001435A5 (de) 2008-03-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0611972A2 (pt) dispositivo de cilindro servo de embreagem
US9879707B2 (en) Component-part driving mechanism
BRPI0818670B1 (pt) cilindro receptor e sistema de desengate
ES2329159T3 (es) Cubo de rueda.
US20090199482A1 (en) Driving Device for a Hatch in a Motor Vehicle
BR102019002437A2 (pt) Aparelho de freio a tambor
FI71188B (fi) Friktionskoppling
KR20080014772A (ko) 애퍼처를 갖는 지지부에 구성요소를 부착하기 위한 패스너
ITRM960620A1 (it) Cuscinetto reggispinta di disinnesto a comando idraulico per una fri= zione a diaframma di autoveicolo
BR112014017921B1 (pt) Cilindro escravo
CN103459885B (zh) 装配有固定在曲柄轴上的螺钉的保持部件的发动机飞轮
US11255471B2 (en) Pipe coupling
EP2014838B1 (en) Wall bend fixture for water pipes leading through a wall
US20110290605A1 (en) Vibration Damper
BR102013004574B1 (pt) Motor, dispositivo tensionador para elemento de tração e método de instalação deste dispositivo
BR102015026860A2 (pt) dispositivo de polia para uma corrente ou correia, e veículo motorizado equipado com um dispositivo como este
JP6138121B2 (ja) レリーズシステム
BR102013012326A2 (pt) Válvula de comando para um dispositivo hidráulico
BR102015019911A2 (pt) bucha de mancal e disposição de conexão de amortecimento de oscilação
CN114607744B (zh) 简易安装的制动机构及采用该制动机构的升降立柱
JP2012237122A (ja) ウインドレギュレータ
KR20180016297A (ko) 듀얼-클러치 메카니즘 및 그러한 듀얼-클러치 메카니즘을 포함하는 변속기 시스템
JPH0536100Y2 (pt)
US20170261042A1 (en) Device for transmitting a torque from an internal combustion engine to an auxiliary unit
CN105679608A (zh) 电磁开关及车辆起动机

Legal Events

Date Code Title Description
B08E Application fees: payment of additional fee required [chapter 8.5 patent gazette]

Free format text: COMPLEMENTAR A RETRIBUICAO DA(S) 10A. ANUIDADE(S), DE ACORDO COM TABELA VIGENTE, REFERENTE A(S) GUIA(S) DE RECOLHIMENTO 22150697348-0.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: LUK VERMOEGENSVERWALTUNGSGELLSCHAFT MBH (DE)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SCHAEFFLER TECHNOLOGIES GMBH AND CO. KG (DE)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: SCHAEFFLER TECHNOLOGIES AG AND CO. KG (DE)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SCHAEFFLER TECHNOLOGIES GMBH AND CO. KG (DE)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: SCHAEFFLER TECHNOLOGIES AG AND CO. KG (DE)

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/03/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.