BRPI0611972B1 - Dispositivo de cilindro servo de embreagem - Google Patents

Dispositivo de cilindro servo de embreagem Download PDF

Info

Publication number
BRPI0611972B1
BRPI0611972B1 BRPI0611972-7A BRPI0611972A BRPI0611972B1 BR PI0611972 B1 BRPI0611972 B1 BR PI0611972B1 BR PI0611972 A BRPI0611972 A BR PI0611972A BR PI0611972 B1 BRPI0611972 B1 BR PI0611972B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
servo
servo cylinder
clutch
cylinder device
cover unit
Prior art date
Application number
BRPI0611972-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Frank Frietsch
Roland Bley
Renato Franca
Original Assignee
Schaeffler Technologies AG & Co. KG
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38026970&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0611972(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Schaeffler Technologies AG & Co. KG filed Critical Schaeffler Technologies AG & Co. KG
Publication of BRPI0611972A2 publication Critical patent/BRPI0611972A2/pt
Publication of BRPI0611972A8 publication Critical patent/BRPI0611972A8/pt
Publication of BRPI0611972B1 publication Critical patent/BRPI0611972B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D25/00Fluid-actuated clutches
    • F16D25/08Fluid-actuated clutches with fluid-actuated member not rotating with a clutching member
    • F16D25/082Fluid-actuated clutches with fluid-actuated member not rotating with a clutching member the line of action of the fluid-actuated members co-inciding with the axis of rotation
    • F16D25/083Actuators therefor

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Hydraulic Clutches, Magnetic Clutches, Fluid Clutches, And Fluid Joints (AREA)
  • Arrangement And Mounting Of Devices That Control Transmission Of Motive Force (AREA)

Abstract

dispositivo de cilindro servo de embreagem. a presente invenção refere-se a um dispositivo de cilindro servo de embreagem com uma caixa de cilindro servo (2; 62), na qual um êmbolo (9; 69) se acha guiado de modo móvel de um lado para o outro entre uma posição de repouso e uma posição de trabalho, sendo que uma interseção entre o êmbolo e a caixa de cilindro servo encontra-se envolvida radialmente por fora por uma unidade de cobertura (28; 88). para se obter um dispositivo de cilindro servo de embreagem que possa ser produzido com estrutura simples e economicamente, a unidade de cobertura (28; 88) é constituída por um material relativamente rígido, especialmente por um material sintético relativamente rígido e apresenta o formato de uma manga, a qual se acha fixada, por um lado frontal, de modo destacável, isto é podendo ser destaca- da repetidamente sem causar danos, na caixa de cilindro servo (2; 62).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para DISPOSITIVO DE CILINDRO SERVO DE EMBREAGEM.
A invenção se refere a um dispositivo de cilindro servo de embreagem com uma caixa de cilindro servo, na qual um embolo se acha guia5 do de modo móvel de um lado para o outro entre uma posição de repouso e uma posição de trabalho, sendo que uma interseção entre o embolo e a caixa de cilindro servo encontra-se envolvida radialmente por fora por uma unidade de cobertura.
Nos dispositivos tradicionais de cilindro servo de embreagem, a 10 interseção entre o embolo e a caixa de cilindro servo encontra-se envolvida radialmente por fora por um fole de um material sintético flexível, como borracha, o qual impede a entrada de sujeira entre o embolo e a caixa de cilin* λ dro servo. Um fole desse tipo se deforma quando o embolo se move de um | lado para o outro. A instalação do fole é relativamente complicada, entre ou15 tras coisas devido à sua flexibilidade.
O objetivo da invenção é criar um dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, o qual possa ser produzido com estrutura simples e propício quanto aos custos.
Em uma unidade de cilindro servo de embreagem com uma cai20 xa de cilindro servo, na qual um embolo se encontra guiado de modo móvel de um lado para o outro entre uma posição de repouso e uma posição de trabalho, sendo que uma interseção entre o êmbolo e a caixa de cilindro servo se encontra envolvida radialmente por fora por uma unidade de cobertura, esse objetivo é alcançado devido ao fato de que a unidade de cobertura é constituída por um material relativamente rígido, especialmente por um material sintético relativamente rígido e apresenta o formato de uma manga, a qual se acha fixada, por um lado frontal, de modo destacável, isto é podendo ser destacada repetidamente sem causar danos, na caixa de cilindro servo. A unidade de cobertura de acordo com a invenção, ao contrário de um fole que é fixado, por uma extremidade, à caixa de cilindro servo e, pela outra extremidade, ao êmbolo, de tal modo que ele se deforme ao ocorrer um movimento do êmbolo, encontra-se fixada somente por uma extremidade ao cilindro servo e não se deforma quando o embolo se move de um lado para o outro entre a posição de repouso e a posição de trabalho.
Um exemplo de execução preferível do dispositivo de cilindro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que a unidade de cobertu5 ra apresenta no mínimo um gancho de engate, o qual engata na caixa de cilindro servo. Devido a isso, torna-se possível de modo fácil uma fixação rápida da unidade de cobertura no dispositivo de cilindro servo de embreagem.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilin10 dro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que o gancho de engate se estende em direção axial e fica disposto em direção periférica entre dois rebaixos axiais na unidade de cobertura. Devido aos rebaixos melhorase a flexibilidade do gancho de engate.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilin15 dro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que os dois rebaixos axiais são cobertos por um anteparo que sai da unidade de cobertura. O anteparo impede que através dos rebaixos entre sujeira no interior da unidade de cobertura.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilin20 dro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que vários ganchos de engate saem do lado frontal da unidade de cobertura voltado para a caixa de cilindro servo. De preferência, os ganchos de engate são distribuídos uniformemente pela periferia da unidade de cobertura.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilin25 dro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que no mínimo duas talas de fixação estão dobradas em ângulo a partir da unidade de cobertura. As talas de fixação servem para fixar a unidade de cobertura alternativamente ou adicionalmente aos ganchos de engate em uma estrutura de suporte, como por exemplo uma caixa de embreagem.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilindro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que o lado frontal da unidade de cobertura voltado para a caixa de cilindro servo apresenta um
segmento projetado para dentro radialmente, o qual encosta na caixa de cilindro servo. De preferência, o segmento é projeto em forma circunferencial e forma uma superfície de apoio para a unidade de cobertura na caixa de cilindro servo.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilindro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que o segmento se encontra fixado por aperto entre a caixa de cilindro servo e uma extremidade de uma unidade de mola. Devido a isso torna-se possível, de modo fácil, uma fixação da unidade de cobertura à caixa de cilindro mestre alternativamente ou adicionalmente ao ou aos gancho(s) de engate.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilindro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que a espessura do segmento é adaptada ao perfil e/ou à inclinação de uma das extremidades da unidade de mola. No caso da unidade de mola, trata-se, de preferência, de uma mola de pressão helicoidal, com a ajuda da qual um mancai de desengate instalado no embolo é posto sob tensão prévia. De preferência, o segmento apresenta a mesma inclinação que a extremidade correspondente da mola de pressão helicoidal.
Um outro exemplo de execução preferível do dispositivo de cilindro servo de embreagem é caracterizado pelo fato de que entre a outra extremidade da unidade de mola e o êmbolo ou um mancai de desengate instalado no êmbolo encontra-se fixado por aperto um elemento de separação, o qual encosta internamente na unidade de cobertura e é movido ao longo dela quando o êmbolo se mover em relação à caixa de cilindro servo. De preferência, o elemento de separação é constituído de borracha e fecha para fora o espaço interno da unidade de cobertura.
Outras vantagens, características e detalhes da invenção podem ser obtidos a partir da descrição que se segue, na qual são descritos detalhadamente diferentes exemplos de execução com base no desenho correspondente. As características mencionadas nas reivindicações e na parte descritiva podem ser essenciais para a invenção separadamente ou em qualquer combinação. Mostra-se:
Figura 1: um dispositivo de cilindro servo de embreagem segundo um primeiro exemplo de execução, em corte longitudinal;
Figura 2: o dispositivo de cilindro servo de embreagem da figura 1 em vista de cima;
Figura 3: um dispositivo de cilindro servo de embreagem conforme um segundo exemplo de execução, em corte longitudinal.
Na figura 1 mostra-se um dispositivo de cilindro servo de embreagem 1 em corte longitudinal. O dispositivo de cilindro servo de embreagem 1 é parte de um sistema de desembrear acionável hidraulicamente e compreende uma caixa de cilindro servo 2. A caixa de cilindro servo 2, no estado montado, está disposta concentricamente, respectivamente coaxialmente, em torno de no mínimo um eixo de entrada de caixa de mudanças (não mostrado) e se acha fixada, por exemplo, a uma parte de caixa de mudanças. A caixa de cilindro servo 2 apresenta uma parede cilíndrica 4 essencialmente em forma de revestimento de cilindro circular, em relação à qual uma bucha de guia 6 se encontra afastada radialmente para dentro. A bucha de guia 6 está fixada à caixa de cilindro servo 2 com a ajuda de um flange anelar 7. Entre a bucha de guia 6 e a parede cilíndrica 4 há um compartimento anelar 8, o qual também é chamado de compartimento de pressão. O compartimento de pressão 8 é limitado em direção axial pelo flange anelar 7 e por um êmbolo 9. O embolo 9 é munido de uma vedação anelar de ranhura 10 na direção do compartimento de pressão 8, vedação esta cujos filetes vedantes encostam de modo vedante na parede cilíndrica 4.
Na extremidade do êmbolo 9 voltada em sentido contrário ao compartimento de pressão 8 acha-se fixado um mancai de desengate 11, o qual, no estado instalado do dispositivo de cilindro servo de embreagem 1, fica apoiado em meios de desengate de uma embreagem de fricção. O acionamento do dispositivo de cilindro servo de embreagem 1 ocorre por meio de um deslocamento axial do êmbolo 9 a partir de uma posição de repouso para a posição de trabalho mostrada na figura 1. Na posição de repouso, a vedação anelar de ranhura 10 do êmbolo 9 fica disposta na proximidade do flange anelar 7 da bucha de guia 6. Um deslocamento de êmbolo é ativado por meio de uma impulsão do compartimento de pressão 8 por meio de pressão. Com essa finalidade, a caixa de cilindro mestre 2 está ligada em uma só peça com uma tubuladura de pressão 12, em cuja extremidade livre é prevista uma conexão de pressão 14. A conexão de pressão 14 serve para conectar o dispositivo de cilindro servo de embreagem 1 hidraulicamente com um dispositivo de cilindro mestre de embreagem.
Entre o mancai de desengate 11 e uma liga 15, que se distancia radialmente para fora em relação à caixa de cilindro servo 2 encontra-se fixada por aperto uma mola de pressão helicoidal 16. O mancai de desengate 11 é posto sob tensão prévia por meio da mola de pressão helicoidal 16. Uma extremidade 21 da mola de pressão helicoidal 16 encosta no mancai de desengate 11 mediante a intercalação de um anel de suporte 20. A outra extremidade 22 da mola de pressão helicoidal 16 encosta na liga 15 da caixa de cilindro servo 2.
Na região de uma interseção 25 entre o êmbolo 9, respectivamente a vedação anelar de ranhura 10, e a caixa de cilindro servo 2, uma bucha de cobertura 28 que no essencial apresenta o formato de um revestimento de cilindro circular, encontra-se disposta concentricamente à parede cilíndrica 4 da caixa de cilindro servo 2. O diâmetro interno da bucha de cobertura 28 é um pouco maior do que o diâmetro externo do mancai de desengate 11, de tal modo que o mancai de desengate 11 possa se mover ao menos parcialmente para dentro de um compartimento anelar 29 quando o êmbolo 9 junto com o mancai de desengate 11 for movido da posição de trabalho mostrada na figura 1 para a posição de repouso. O compartimento anelar 29 é limitado radialmente por fora pela bucha de cobertura 28. Radialmente por dentro, o compartimento anelar 29 é limitado pela parede cilíndrica 4 da caixa de cilindro servo 2 e pelo êmbolo 9, respectivamente pela vedação anelar de ranhura 10. A mola de pressão helicoidal 16 está disposta parcialmente no compartimento anelar 29. A luva de cobertura 28 está aberta na direção do mancai de desengate 11.
Em sua extremidade voltada em sentido oposto ao mancai de desengate 11, a luva de cobertura 28 apresenta um segmento 30 distanciaJ3
do radialmente para dentro, o qual forma uma superfície de apoio. A superfície de apoio formada pelo segmento 30 que é circundante radialmente por dentro encosta na caixa de cilindro servo 2. A fixação da bucha de cobertura 28 ocorre com a ajuda de um gancho de engate 32, o qual engata em um rebaixo correspondente, o qual se acha recortado na caixa de cilindro servo 2.
Na figura 2 mostra-se o dispositivo de cilindro servo de embreagem 1 da figura 1 em uma vista de cima. Na vista de cima constata-se que na bucha de cobertura 28 estão instalados não apenas um gancho de engate 32, mas sim mais três outros ganchos de engate 43, 44 e 45. Os quatro ganchos de engate 32 e 43 até 45 estão distribuídos uniformemente em direção periférica. A mobilidade dos ganchos de engate 32, 43 até 45 é obtida por meio de entalhes ou rebaixos que correm em direção axial e em direção periférica adjacentes aos ganchos de engate. Os entalhes são cobertos por anteparos 38, 39, 40, 41 que são previstos na região dos ganchos de engate externamente na bucha de cobertura 28. Além disso, constata-se na figura 2 que duas talas de fixação 50 e 54 se estendem radialmente para fora a partir da bucha de cobertura 28 . As talas de cobertura 51 e 54 são munidas respectivamente de um furo de passagem 52, 55 que serve para a passagem de um meio de fixação, tal como um parafuso. As talas de fixação 51, 54 servem para fixar a bucha de cobertura 28 a uma parte de caixa de embreagem, tal como uma tampa de embreagem.
Quando não houver uma proteção contra sujeira nos dispositivos de cilindro servo de embreagem, pode ocorrer um maior desgaste dos elementos de vedação. Por isso, no caso dos dispositivos de cilindro servo de embreagem conhecidos é instalado um fole, A bucha de cobertura 28 de acordo com a invenção é fixada no lugar de um fole na caixa de cilindro servo. Devido aos ganchos de engate integrados à bucha de cobertura 28, torna-se mais simples a fixação da bucha de cobertura 28 na caixa de cilindro servo 2. Para a fixação da bucha de cobertura 28 não são necessárias outras peças, tais como parafusos etc. Os ganchos de engate podem servir de segurança de transporte. No entanto, os ganchos de engate também podem /
y...
servir para fixar a bucha de cobertura 28 na caixa de cilindro servo, em operação normal do dispositivo de cilindro servo de embreagem. No caso de esforços de carga mais elevados, as talas de fixação 51, 54, que também são chamadas de talas de aparafusar, servem para fixar a bucha de cobertura 28. As diferentes possibilidades de fixação podem ser empregadas facultativamente separadamente ou em combinação, dependendo da situação de sujeira e de esforço de carga. Além disso, a bucha de cobertura de acordo com a invenção é nitidamente mais fácil de montar do que uma solução com fole. Devido à capacidade de montagem fácil e à simplicidade dos componentes individuais, trata-se de uma solução de bastante econômica.
Na figura 3 é mostrado um dispositivo de cilindro servo de embreagem 61 semelhante aos das figuras 1 e 2. O dispositivo de cilindro servo de embreagem 61 compreende uma caixa de cilindro servo 62, que apresenta uma parede cilíndrica externa 64 e uma parede cilíndrica interna 66. As paredes cilíndricas 64 e 66 possuem respectivamente o formato de um revestimento de cilindro circular e estão dispostas coaxialmente uma à outra. As paredes cilíndricas 64 e 66 estão conectadas uma com a outra formando uma só peça por meio de um anel de conexão de 67 e limitam em direção radial um compartimento anelar 68, no qual um êmbolo 69 com uma vedação anelar de ranhura 70 se acha alojado com mobilidade de um lado para outro. Na extremidade do êmbolo 69 voltada em sentido oposto à vedação anelar de ranhura 70 acha-se instalado um mancai de desengate 71.
Uma mola de pressão helicoidal 76 encontra-se fixada por aperto em direção axial entre a caixa de cilindro servo 62 e o mancai de desengate 71. A mola de pressão helicoidal 76 apresenta uma extremidade 81 voltada para o mancai de desengate 71 e uma extremidade 82 voltada em direção oposta ao mancai de desengate 71. Uma bucha de cobertura 88 está disposta, radialmente por fora da mola de pressão helicoidal 76, na região de uma interseção 85 entre o êmbolo 69, respectivamente a vedação anelar de ranhura 70, e a parede cilíndrica externa 64. A bucha de cobertura 88 possui, no essencial, o formato de um revestimento de cilindro circular que envolve a interseção 85 e impede a penetração de sujeira.
/ κ
A bucha de cobertura 88, em sua extremidade voltada na direção oposta ao mancai de desengate 71, apresenta um segmento 90 que se estende radialmente para dentro. O segmento 90 que circunda radialmente por dentro a bucha de cobertura 88 encontra-se fixado por aperto ou por en5 talação entre a extremidade 82 da mola de pressão helicoidal 76 e a caixa de cilindro servo 62. A espessura do segmento 90, ou seja, a dimensão do segmento 90 na direção axial da bucha de cobertura 88, encontra-se adaptada à inclinação da mola de pressão helicoidal 76.
Entre a outra extremidade 81 da mola de pressão helicoidal 76 e uma liga 91, que se projeta radialmente para fora a partir da extremidade do êmbolo 69 voltada para o mancai de desengate 71, encontra-se um elemento separador 92 fixado por aperto ou por entalação. O elemento separador 92 apresenta um anel de suporte 94 constituído de um material sintético elástico, como por exemplo borracha. Entre o anel de suporte 94 e a extremi15 dade 81 da mola de pressão helicoidal 76 acha-se disposto um anel de apoio 95 constituído de chapa que impede que a extremidade 81 da mola de pressão helicoidal 76 se enterre no anel de suporte 94. Radialmente por fora, no anel de suporte 94 acha-se instalado um filete separador 100 que está ligado formando uma só peça com o anel de suporte 94. A extremidade livre do filete separador 100 encosta internamente na bucha de cobertura 88. O elemento separador 92 serve para reduzir ainda mais uma sujeira do compartimento interno da bucha de cobertura 88. Devido à fixação por entalação ou aperto do segmento 90 entre a mola de pressão helicoidal 76 e a caixa de cilindro servo 62 torna-se mais fácil a montagem da bucha de cobertura 88.
LISTA DE NÚMEROS DE REFERÊNCIA dispositivo de cilindro servo de embreagem caixa de cilindro servo parede cilíndrica bucha de guia flange anelar compartimento anelar/compartimento de pressão embolo vedação anelar de ranhura mancai de desengate tubuladura de pressão conexão de pressão liga mola de pressão helicoidal anel de suporte extremidade extremidade interseção bucha de cobertura compartimento anelar segmento gancho de engate anteparo anteparo anteparo anteparo gancho de engate gancho de engate gancho de engate tala de fixação tala de fixação furo de passagem /
tala de fixação furo de passagem dispositivo de cilindro servo de embreagem caixa de cilindro servo parede cilíndrica externa parede cilíndrica interna anel de conexão compartimento anelar embolo vedação anelar de ranhura mancai de desengate mola de pressão helicoidal extremidade extremidade interseção bucha de cobertura segmento liga elemento separador anel de suporte anel de apoio
100 filete separador

Claims (10)

1. Dispositivo de cilindro servo de embreagem com uma caixa de cilindro servo (2; 62), na qual um êmbolo (9; 69) se acha guiado de modo móvel de um lado para o outro entre uma posição de repouso e uma posição de trabalho, sendo que uma interseção (25; 85) entre o êmbolo (9; 69) e a caixa de cilindro servo (2; 62) encontra-se envolvida radialmente por fora por uma unidade de cobertura (28; 88), caracterizado pelo fato de que a unidade de cobertura (28; 88) é constituída por um material relativamente rígido, especialmente por um material sintético relativamente rígido e apresenta o formato de uma manga, a qual se acha fixada, por um lado frontal, de modo destacável, isto é podendo ser destacada repetidamente sem causar danos, na caixa de cilindro servo (2; 62), em que a unidade de cobertura (28) está aberta na direção do mancal de desengate (11).
2. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a unidade de cobertura (28) apresenta no mínimo um gancho de engate (32, 43 a 45) que engata na caixa de cilindro servo (2).
3. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o gancho de engate (32, 43 a 45) se estende em direção axial e está disposto em direção periférica entre dois rebaixos axiais na unidade de cobertura (28).
4. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que os dois rebaixos axiais são recobertos por um anteparo (38 a 41) que sai da unidade de cobertura (28).
5. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com qualquer uma das reivindicações de 2 a 4, caracterizado pelo fato de que vários ganchos de engate (32, 43 a 45) saem do lado frontal da unidade de cobertura (28) voltado para a caixa de cilindro servo (2).
6. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com qualquer uma das reivindicações de 2 a 5, caracterizado pelo fato de que no mínimo duas talas de fixação (50, 51) estão dobradas em ângulo a partir da unidade de cobertura (28).
Petição 870180073559, de 21/08/2018, pág. 6/18
7. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o lado frontal da unidade de cobertura (28; 88) voltado para a caixa de cilindro servo (2) apresenta um segmento (30; 90) projetado radialmente para dentro, o qual encosta na caixa de cilindro servo (2; 62).
8. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o segmento (90) está fixado por aperto entre a caixa de cilindro servo (62) e uma extremidade (82) de uma unidade de mola (76).
9. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a espessura do segmento (90) está adaptada ao perfil, respectivamente à inclinação, de uma das extremidades (82) da unidade de mola (76).
10. Dispositivo de cilindro servo de embreagem de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizado pelo fato de que entre a outra extremidade (81) da unidade de mola (76) e o êmbolo (69) ou um mancal de desengate (71) instalado no êmbolo, encontra-se um elemento separador (92) fixado por aperto, o qual encosta internamente na unidade de cobertura (88) e é movido ao longo dela quando o êmbolo (69) se mover em relação à caixa de cilindro servo (62).
BRPI0611972-7A 2005-06-24 2006-06-07 Dispositivo de cilindro servo de embreagem BRPI0611972B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005029343.3 2005-06-24
DE102005029343 2005-06-24
PCT/DE2006/000976 WO2006136132A1 (de) 2005-06-24 2006-06-07 Kupplungsnehmerzylindereinrichtung

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0611972A2 BRPI0611972A2 (pt) 2010-10-13
BRPI0611972A8 BRPI0611972A8 (pt) 2016-12-13
BRPI0611972B1 true BRPI0611972B1 (pt) 2019-03-06

Family

ID=38026970

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0611972-7A BRPI0611972B1 (pt) 2005-06-24 2006-06-07 Dispositivo de cilindro servo de embreagem

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1896744A1 (pt)
CN (1) CN101203689B (pt)
BR (1) BRPI0611972B1 (pt)
DE (1) DE112006001435C5 (pt)
WO (1) WO2006136132A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008033967A1 (de) * 2007-08-10 2009-02-12 Luk Lamellen Und Kupplungsbau Beteiligungs Kg Nehmerzylinder
EP2508772B1 (de) * 2007-08-27 2014-06-04 Schaeffler Technologies GmbH & Co. KG Dichtungsanordnung für ein Ausrücksystem
DE102010021788A1 (de) * 2010-05-27 2011-12-01 Schaeffler Technologies Gmbh & Co. Kg Ausrücklageranordnung
DE112011102223B4 (de) * 2010-06-29 2020-09-03 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Betätigungseinrichtung für eine Reibungskupplung
DE102012212323A1 (de) * 2011-08-05 2013-02-07 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Ausrücksystem
CN103827533B (zh) * 2011-08-05 2017-07-18 舍弗勒技术股份两合公司 分离系统
DE112012003965A5 (de) * 2011-09-22 2014-06-12 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Arbeitszylinder, insbesondere Nehmerzylinder eines Ausrücksystems
US9249883B2 (en) * 2013-01-17 2016-02-02 Gm Global Technology Operations, Llc Anti-rotate attenuation device
DE102015224516A1 (de) 2015-12-08 2017-06-08 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Nehmerzylinder mit integriertem Schmutzschutz
DE102016206295B3 (de) * 2016-04-14 2017-10-05 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Nehmerzylinder, Schmutzschutzvorrichtung und Verfahren zum Montieren einer Schmutzschutzvorrichtunq
DE102016223500A1 (de) 2016-11-28 2018-05-30 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Nehmerzylinder
DE102017110062B3 (de) * 2017-05-10 2018-07-19 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Nehmerzylinder mit einer Schmutzschutzvorrichtung
DE102018102449A1 (de) * 2018-02-05 2019-08-08 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Nehmerzylinder mit Kolben ausgebildet zur Verschleißreduzierung; Betätigungseinrichtung; sowie Kupplungssystem
DE102018106495A1 (de) * 2018-03-20 2019-09-26 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Nehmerzylinder mit durch Bajonettverschluss gesichertem Adapter sowie Montageverfahren

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4561531A (en) * 1981-12-15 1985-12-31 Automotive Products Plc Hydraulic slave cylinder with latch means for use with clutch release bearing
US4585107A (en) * 1983-03-21 1986-04-29 Automotive Products Plc Throw-out bearing carrier member for motor vehicle clutch control mechanism
DE3427791A1 (de) * 1984-07-27 1986-01-30 Fichtel & Sachs Ag, 8720 Schweinfurt Hydraulisch betaetigbarer kupplungsausruecker
US4915202A (en) * 1986-10-22 1990-04-10 Automotive Products Plc Concentrically mounted hydraulic clutch actuator
US4995492A (en) * 1989-10-10 1991-02-26 Federal-Mogul Corporation Reusable position retaining strap for clutch release mechanism
DE4129370C2 (de) * 1991-09-04 2001-11-22 Mannesmann Sachs Ag Hydraulisch betätigbarer Ausrücker mit Stützring und Stützschulter
SE502449C2 (sv) * 1992-09-08 1995-10-23 Saab Scania Ab Arrangemang vid en dragande friktionskoppling mellan en motor och en växellåda
GB9500126D0 (en) * 1995-01-05 1995-03-01 Automotive Prod France Actuators
DE19518833A1 (de) * 1995-05-23 1996-11-28 Schaeffler Waelzlager Kg Druckfeder für eine Ausrückeinheit von Fahrzeugkupplungen
DE19637903A1 (de) * 1996-09-18 1998-03-19 Mannesmann Sachs Ag Vorrichtung zur Verschleißanzeige einer Reibungskupplung
BR0013499B1 (pt) * 1999-08-24 2009-05-05 sistema de desembrear.
DE10011131C1 (de) * 2000-03-10 2001-12-20 Daimler Chrysler Ag Zentralausrücker
US6374724B1 (en) * 2000-03-21 2002-04-23 Automotive Products (Usa) Inc. Concentrically mounted hydraulic clutch slave cylinder
DE102004032038A1 (de) * 2003-07-24 2005-02-10 Zf Sachs Ag Betätigungseinrichtung für eine Kupplung

Also Published As

Publication number Publication date
WO2006136132A1 (de) 2006-12-28
BRPI0611972A8 (pt) 2016-12-13
DE112006001435C5 (de) 2017-05-11
CN101203689B (zh) 2013-03-06
CN101203689A (zh) 2008-06-18
DE112006001435B4 (de) 2014-05-22
BRPI0611972A2 (pt) 2010-10-13
EP1896744A1 (de) 2008-03-12
DE112006001435A5 (de) 2008-03-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0611972B1 (pt) Dispositivo de cilindro servo de embreagem
RU2075001C1 (ru) Трубная муфта
BRPI0818670B1 (pt) cilindro receptor e sistema de desengate
KR101150300B1 (ko) 전동 실린더
WO2007053328A3 (en) A seal for use with pipe and flange assemblies
RU2008148839A (ru) Защитный кожух для ручной машины и ручная машина с защитным кожухом
KR920007846A (ko) 이중충격흡수 장착부
ITMI951753A1 (it) Supporto ruotante con dischi di frenatura in particolare per uso ferroviario
BRPI0813487B1 (pt) Protetor para atuadores de cilindro de gás
BR112014017921B1 (pt) Cilindro escravo
EP2591247B1 (en) Disc brake caliper with protective sheathing of a piston-cylinder unit
JP2015518949A (ja) ラジアル軸封止およびそれを備える組立体
BR112019018982B1 (pt) Acoplamento de tubo
BR102013012326A2 (pt) Válvula de comando para um dispositivo hidráulico
CN103711843A (zh) 中空波动齿轮单元
US2419750A (en) Flexible duct coupling
ES2578518T3 (es) Conjunto de sellado para un tambor rotativo de una lavadora, y lavadora provista de dicho conjunto de sellado
US8985589B1 (en) Seal assembly with adjustable outside diameter
BRPI0808386A2 (pt) Embreagem de diafragma
US20110215209A1 (en) Supporting Tube With A Vibration Damper
CN105422706A (zh) 轴承衬套和振荡阻尼连接结构
WO2019008430A1 (en) ANTI-ABRASION EVACUATION DRIVE WITH AUTOMATIC RETENTION
KR20070073883A (ko) 종속 실린더
JP2011132823A (ja) ブーツシール
SE519817C2 (sv) Förstärkningsanordning vid rörgenomföring

Legal Events

Date Code Title Description
B08E Application fees: payment of additional fee required [chapter 8.5 patent gazette]

Free format text: COMPLEMENTAR A RETRIBUICAO DA(S) 10A. ANUIDADE(S), DE ACORDO COM TABELA VIGENTE, REFERENTE A(S) GUIA(S) DE RECOLHIMENTO 22150697348-0.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: LUK VERMOEGENSVERWALTUNGSGELLSCHAFT MBH (DE)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SCHAEFFLER TECHNOLOGIES GMBH AND CO. KG (DE)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: SCHAEFFLER TECHNOLOGIES AG AND CO. KG (DE)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SCHAEFFLER TECHNOLOGIES GMBH AND CO. KG (DE)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: SCHAEFFLER TECHNOLOGIES AG AND CO. KG (DE)

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/03/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.