BRPI0611544A2 - descascador de vegetais - Google Patents

descascador de vegetais Download PDF

Info

Publication number
BRPI0611544A2
BRPI0611544A2 BRPI0611544-6A BRPI0611544A BRPI0611544A2 BR PI0611544 A2 BRPI0611544 A2 BR PI0611544A2 BR PI0611544 A BRPI0611544 A BR PI0611544A BR PI0611544 A2 BRPI0611544 A2 BR PI0611544A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
peeling
knife
edge
peeler
vegetable
Prior art date
Application number
BRPI0611544-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Iwan Rasa
Original Assignee
Iwan Rasa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Iwan Rasa filed Critical Iwan Rasa
Publication of BRPI0611544A2 publication Critical patent/BRPI0611544A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J17/00Household peeling, stringing, or paring implements or machines
    • A47J17/02Hand devices for scraping or peeling vegetables or the like

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Knives (AREA)
  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)
  • Storage Of Fruits Or Vegetables (AREA)

Abstract

DESCASCADOR DE VEGETAIS. Um descascador de vegetais (1) é composto de um suporte (3,3') e de uma faca descascadora (4), afixada neste suporte (3,3'), a qual é provida de uma aresta de corte (5), disposta ao longo do seu eixo longitudinal (4), de uma fenda cortante (6) e de uma aresta de apoio (7). O descascador de vegetais (1) é composto de uma superficie defletora (2) que está posicionada, durante o descascamento, pelo menos parcialmente, no sentido (A) do descascamento atrás da faca de descascamento (4), superficie (20) que se estende pelo menos pela região mediana, preferencialmente, porém por toda a extensão longitudinal da faca descascadora (4), que possui planos de interseção, posicionadas transversalmente ao eixo (8) da faca, e que é limitada por uma borda de junção (2a) e uma borda de saída (2b). O descascador de vegetais (10) apresenta uma área de descarte (13), frontal à faca(4) no sentido do corte (A), de forma que as aparas de casca (11) sejam dobradas pela superficie defletora (2) na direção (A) e venham a cair do descascador de vegetais (1) através da área de descarte (13). Este descascador de vegetais garante que nenhuma apara de casca venha a cair sobre o vegetal que esteja sendo descascado.

Description

"DESCASCADOR DE VEGETAIS".
A invenção refere-se a um descascador de vegetais.
Descascadores de vegetais são conhecidos há muitos anos. Elesexistem nas mais diversas formas, por exemplo, descascadores que possuem a facadescascadora em forma de lâmina de vai-e-vem, ou outros com uma lâmina fixa.Estes descascadores podem ter fixação única, semelhante a uma faca, que é fixadaem um cabo, ou podem ter fixação dupla, entre duas placas laterais. As placaslaterais das facas com fixação dupla são geralmente conectadas por uma peça emforma de arco, fazendo com que o conjunto possa ser seguro entre dois dedos. Cabosretos e peças em arco são os tipos de suporte e fixação das facas descascadoras. Asfacas descascadoras possuem uma aresta de corte, uma fenda cortante e uma arestade apoio, sendo que a aresta de apoio situa-se na fenda cortante no lado oposto ao daaresta de corte. Em alguns casos a aresta de apoio também pode ser utilizada comoaresta de corte, permitindo que a faca possa ser empregada para descascar nos doissentidos opostos, sendo que nesses casos as duas arestas intercalam asfunções: uma corta enquanto a outra apóia.
Pelos documentos US-A-2 252 094, US-A-2 351 327 e US-A-3 956825 são conhecidos descascadores de vegetais cujas facas descascadoras sãofixadas apenas por um lado e através de um cabo. Os movimentos necessários aum manuseio preciso da faca descascadora são relativamente pesados, emconseqüência do braço de alavanca formado pelo cabo. Este processo conduzrapidamente ao cansaço. Descascadores de vegetais com lâminas de vai-e-vem comfixação dupla são conhecidos, por exemplo, através de US-A-2 986 813 e US5865110. Também no caso destes descascadores de vegetais os movimentosnecessários ao descascamento são desgastantes.
Por intermédio de WO 03/070070 Al conhece-se um descascador devegetais, com duas placas laterais, o qual possibilita grandes mudanças de posição dafaca mesmo com pequenos movimentos.
A prática tem, entretanto, demonstrado que, no caso dos descascadoresde vegetais comuns, pelo menos com alguns vegetais e também com frutas, torna-senecessário empreender movimentos adicionais com o vegetal, ou com a fruta, oumesmo com o descascador, porque as cascas já cortadas atrapalham a continuidadedo processo de descascamento. Particularmente ao se descascar vegetais longos,como pepinos ou cenouras, pedaços de casca já separados aderem sobre a parte aindaa descascar. Em vegetais com alto teor de umidade, pepinos por exemplo, a parte jádescascada pode aderir fortemente ao vegetal.
Apresentou-se em uma feira um descascador de vegetais coma forma de saboneteira, armazenando em seu interior as cascas separadas.A faca descascadora localizava-se na face inferior, grande e plana, do recipiente.Embora as cascas processadas não viessem mais a aderir ao vegetal,esse tipo de descascador é muito pouco prático. Primeiro porque não se enxerga aparte do vegetal que está sendo descascada, depois porque se precisa constantementeabrir, esvaziar e fechar novamente o descascador.
A tarefa proposta para o invento consiste em encontrar umdescascador de vegetais que possibilite um descascamento com um mínimo deesforço. A tarefa é solucionada através das características da reivindicação 1. Asreivindicações dependentes descrevem formas de execução preferenciais.
No escopo da invenção verificou-se que o descascador de vegetaisconsegue remover da faca descascadora, no sentido direcional do descascamento, ascascas separadas por ele, sem atrapalhar o processo de descascamento. Ascascas desprendem-se diante da faca, seguindo o sentido de corte, caindo ao lado dovegetal, ficando este livre de cascas. O sentido de descascamento é o sentido no qualo descascador de vegetais é movimentado quando do descascamento e também osentido tomado pela aresta de corte da faca durante o processo de descascamento.A faca descascadora é projetada de forma que, ao descascar, a linha que vai daaresta de corte à aresta de apoio acompanha o sentido de descascamento.
Com uma superfície defletora localizada durante o processo dedescascamento pelo menos parcialmente após a aresta de corte, visto no sentido dodescascamento, consegue-se fazer com que as cascas desprendidas, ou o materialdescascado, sejam desviados para frente, no sentido do corte. A superfície defletorase une, pelo menos em uma região mediana, mas de preferência por toda a sualargura, à faca descascadora, impedindo que as cascas venham a aderir à fruta ou aovegetal após sua passagem pela faca. O descascador de vegetais possui uma área dedescarte localizada, visto no sentido de descascamento, diante da faca descascadorade forma que os pedaços desprendidos de casca sejam desviados pela superfíciedefletora para frente, no sentido do descascamento, e saiam do descascador devegetais através da área de descarte.
A fim de garantir um desvio real e completo da tira de cascadesprendida, a superfície defletora precisa se conectar à faca descascadora, que estálocalizada antes daquela no sentido do descascamento, e precisa ser tambémsuficientemente grande. A superfície defletora pode ser ligada à faca descascadoraou pode ser separada desta. Na passagem da faca descascadora à superfície defletoraforma-se nesta última uma linha, denominada borda de junção. Quando existe umapequena fenda entre a faca descascadora e a superfície defletora, então a linha dejunção situa-se na borda da superfície defletora, a qual está voltada para a facadescascadora.
A faca descascadora é composta de uma aresta cortante, de umafenda de corte e de uma aresta de apoio, sendo esta formada no lado da fenda, opostoao da aresta cortante. O eixo da faca descascadora estende-se ao longo do eixolongitudinal da faca descascadora, paralelo à aresta de corte. Durante odescascamento a faca de descascamento fica alinhada ao plano de descascamento.A aresta de apoio localiza-se na linha imediatamente anterior em que a casca sedesprende, junto à superfície da casca solta, e a aresta cortante fica localizada junto àparte inferior da tira de casca que está sendo sentido do corte, a tira da casca édesprendida do vegetal ou da fruta pela aresta cortante, chegando, através da fendade corte, à linha ou borda de junção da superfície defletora.
Havendo uma fenda entre faca descascadora e borda de junção, entãose deve optar por uma fenda estreita. A borda de junção situa-se, durante o processode descascamento, na região do plano de descascamento, ou seja, na região de umplano da faca de descascamento, formado pela aresta de corte e pela aresta de apoio,de forma que a tira de casca desprendida chegue à superfície defletora atravésda borda de junção. Nas arestas cortantes mais usuais a tira de casca sofre, na regiãoda faca descascadora, um ligeiro desvio para cima. Esta direção é dadaprincipalmente por uma superfície condutora que se segue à aresta de corte. Aoatingir a superfície defletora a borda inicial da casca precisa ser desviada ainda maispara cima. Para se evitar um desvio para baixo, o ângulo entre a superfície condutorae a defletora, o qual é aberto para frente e para cima, precisa ser, no local onde aextremidade livre da tira de casca atinge a superfície defletora, de no mínimo 90°. Atira de casca assume uma direção que corresponde aproximadamente à orientação dasuperfície condutora na região da fenda estreita entre a faca descascadorae a borda de junção ou na região do pequeno espaço entre a aresta de corte e a bordaonde o início da tira de casca atinge a superfície defletora.
Quando a superfície condutora é côncava ou dobrada para cima, adireção da superfície condutora estará alinhada com a orientação do setor final, nosentido do descascamento, desta superfície condutora. O ângulo entre a superfíciedefletora e a condutora também depende, para o descascamento, da orientaçãoescolhida para o suporte e para a superfície defletora. De forma correspondente, oângulo indicado para as possíveis orientações dadas ao suporte no descascamentodeverá ser maior que 90°.
A superfície defletora se estende da borda de junção até uma borda desaída, distante da primeira. Na região, entre a borda de junção e a borda de saída, asuperfície defletora possui uma área plana, contra a qual a casca se choca depois deser cortada pela aresta de corte da faca descascadora. A escolha da orientação e daforma da superfície defletora é feita considerando que a ponta da tira de casca, quechega da faca descascadora e que se choca com a superfície defletora, seja desviadapara cima e, em seguida, para frente no sentido do descascamento. A posição daborda de junção, com relação à aresta de corte, garante que nenhum pedaço de cascaatinja o vegetal que está sendo descascado, passando por trás, no sentido dodescascamento, da faca descascadora. De preferência a superfície defletora deve serdesenvolvida em planos de interseção, os quais sejam transversalmente orientados àaresta cortante da faca descascadora, e com conformação côncava voltada àfaca descascadora.
Com a finalidade de evitar que as cascas permaneçam aderidas àsuperfície defletora, são instalados, sobre esta superfície defletora, elementos quediminuem o atrito. Colocam-se, preferencialmente, nervuras, ranhuras ou dentesdispostos perpendicularmente à aresta de corte.
Descascadores de vegetais com superfície defletora permitem umdescascamento com um mínimo de esforço. As cascas geradas não aderem aoproduto que está sendo descascado. Não há necessidade de movimentos adicionaispara a retirada ou expulsão dos pedaços de casca. E pelo fato de os pedaços de cascanão ficarem retidos em um depósito, também é dispensado o trabalho de se esvaziálo.
A superfície defletora pode tanto vir acoplada à faca descascadoraquanto vir separada desta e acoplada ao suporte da faca. Desta forma os maisdiferentes tipos de descascadores de vegetais com uma superfície defletora podemser tomados e serem desenvolvidos um como novo invento. No caso da maioria dosdescascadores de vegetais, com a aplicação de uma faca descascadora ou de umafaca Julienne (N. do T.: tipo de faca dentada, que produz tiras finas ao se cortarvegetais) que tenham uma superfície defletora, já se consegue obter um descascadorem conformidade com a invenção. Tendo emvista que a superfície defletora podealterar, eventualmente, o movimento pendular de uma faca descascadora do tipopêndulo em relação ao suporte, faz-se necessário ajustar os batentes das facasdescascadoras dotadas com uma superfície defletora.
De conformidade com outra forma construtiva, aqui não descrita commaiores detalhes, a aresta de apoio da lâmina é dimensionada como uma arestacortante adicional, de forma a possibilitar que a faca descascadora possa trabalharnos dois sentidos opostos. Desta forma a lâmina funciona em um sentido como umdescascador comum e no outro sentido como este descascador, com uma superfíciedefletora, em conformidade com a invenção.Um descascador muito apreciado dispõe, além da superfície defletora,também das características dos descascadores de vegetais em conformidade com WO03/070070 Al. Neste caso a superfície defletora é desenvolvida, preferencialmente,como parte do suporte, unindo duas placas laterais. Nestas placas posicionadaslateralmente também se encontra afixada, de forma basculável, a faca descascadora.No caso deste descascador a extensão do suporte, no sentido do descascamento, émenor do que a distância entre as duas placas. Em virtude do pequeno comprimentodo suporte consegue-se alterar enormemente a posição da faca, mesmo compequenos movimentos. Tanto a superfície defletora quanto as placas laterais sãopreferencialmente confeccionadas, numa única peça, em metal ou plástico. Asuperfície defletora, côncava, confere uma grande estabilidade ao suporte evitandoum desalinhamento das placas laterais. A faca descascadora deve, preferencialmente,ser dimensionada como lâmina pendular, fixada às placas laterais e basculável.Vantajosa é a aplicação de um recipiente em cada placa lateral.
De conformidade com outra variante construtiva, aqui não desenhada,pode-se prever ou instalar um extrator, de formas conhecidas, nas placas laterais.
Exemplos de execução do objeto da invenção são a seguir melhordetalhados com auxílio de desenhos. Todas as características descritas e/oudesenhadas valem, por si ou em qualquer combinação, pela atual invenção,independentemente de terem sido contempladas nas reivindicações ou nos reflexosdestas. As seguintes figuras indicam:
Fig. 1 uma apresentação em perspectiva de um descascador de vegetaisseguro por uma mão,
Fig. 2 uma vista inferior de um descascador de vegetais,
Fig. 3 um corte de um descascador de vegetais durante odescascamento,
Fig. 4 um suporte visto por trás, no sentido do descascamento,
Fig. 5 um suporte visto de frente, no sentido do descascamento,
Fig. 6 um corte de um descascador de vegetais durante odescascamento,Fig. 7 uma vista de um descascador de vegetais em perspectiva, noqual a superfície defletora é ligada à faca descascadora,
Fig. 8 vista superior da faca descascadora com a superfície defletora e,
Fig. 9 vista inferior da faca descascadora com a superfície defletora.
As figuras 1 a 6 mostram descascador de vegetais 1 com umasuperfície defletora 2 fixada no suporte 3. Este suporte 3 abrange, além da superfíciedefletora 2, também duas placas laterais 3 a. No suporte 3 é fixada uma facadescascadora 4 basculável.
Esta faca 4 é, usualmente, um elemento unitário, confeccionado emmetal, cerâmica ou plástico. Ela possui uma aresta cortante 5, uma fenda cortante 6 euma aresta de apoio 7. O eixo 8 da faca descascadora segue a direção longitudinal dafaca descascadora 4 fixado por dois mancais 9, posicionados lateralmente,estendendo-se paralelamente à aresta cortadora 5. Durante o descascamento a facadescascadora alinha-se em um plano tangencial ao vegetal 10 que está sendodescascado. A aresta de apoio 7 posiciona-se imediatamente antes dodesprendimento da casca 11 junto à superfície externa do vegetal e a aresta de corteno lado inferior da casca desprendida 11. Com o movimento da faca descascadora 4no sentido de descascamento A a casca 11 é desprendida e elevada do vegetal (oufruta) 10 pela aresta de corte 5, atingindo, através da fenda de corte 6, a superfíciedefletora 2.
A superfície defletora 2 estende-se desde uma borda de junção 2a até aborda de saída 2b. A casca 11 atinge a superfície defletora 2 na região entre a bordade junção 2a e a borda de saída 2b. Para se evitar um desvio da casca para baixo, oângulo formado entre a superfície condutora 5a e a superfície defletora 2, o qual éaberto para frente e para cima, precisa ser, no local onde a extremidade livre da tirade casca atinge a superfície defletora 2, de no mínimo 90°. Quando a superfíciecondutora 5a é dobrada para cima, então a direção desta superfície condutora 5aestará alinhada com a orientação do setor final, no sentido do descascamento, destamesma superfície condutora 5 a. O ângulo entre a superfície defletora e a condutoratambém depende, para o descascamento, da orientação escolhida para o suporte 3 epara a superfície defletora 2. De forma correspondente, o ângulo indicado para aspossíveis orientações dadas, durante o descascamento, à superfície condutora 5a comrelação à superfície defletora 2, deverá ser maior que 90°. Para se limitar odesalinhamento da faca no suporte deverá ser previsto pelo menos um batente 12.
A superfície defletora desvia a tira de casca 11, durante odescascamento, no sentido deste (A) para frente. Visando permitir que a tira de casca11, redirecionada para frente, possa sair do descascador de vegetais 1, este (1) possuiuma área de saída 13, situada após a faca descascadora 4 no sentido A dedescascamento. As tiras 11 já cortadas são desviadas pela superfície defletora 2, parafrente no sentido A do descascamento, e, atravessando a área de saída 13, saem dodescascador de vegetais 1.
Na face interna da superfície defletora 2 instalam-se, eventualmente,elementos 2c, como nervuras ou ranhuras, para reduzir o atrito e evitar a aderênciadas tiras 11 de casca.Conforme exposto nas figuras 1 a 6, o tamanho do descascadorde vegetais 1 é menor na direção A de descascamento do que na direção do eixolongitudinal 8 da faca descascadora 4. As placas laterais 3a são projetadas parapossibilitar uma empunhadura firme entre o polegar e outro dedo qualquer da mãodo usuário. As figuras 7 a 9 mostram uma faca descascadora 4 com uma superfíciedefletora 2 nela fixada e, desta forma, diretamente a ela conectada. A superfíciedefletora 2 se estende desde a borda de junção 2a até a borda de saída 2b. Na região,entre a borda de junção 2a e a borda de saída 2b, a superfície defletora 2 possui umsetor que redireciona as tiras de casca destacadas para frente no sentidoA do descascamento. Graças ao direcionamento, à forma e ao fato da superfíciedefletora estar diretamente ligada à faca descascadora, garante-se que nenhuma tiradescascada possa cair, por trás da faca descascadora no sentido A de descascamento,sobre o vegetal que está sendo descascado. A faca descascadora 4 com a superfíciedefletora 2 pode ser utilizada em descascadores comuns, ou em suportes comuns dotipo 3', obtendo-se desta forma um descascador de vegetais 1 em conformidade coma invenção.A superfície defletora 2 possui um setor que é confeccionado,preferencialmente, de forma côncava em direção à faca descascadora 4. Com estaforma côncava, voltada contra a faca descascadora 4, garante-se que as tiras decasca 11 sejam seguramente redirecionadas para frente, no sentido A dodescascamento.
A faca descascadora 4 é projetada, de preferência, em forma de lâminapendular.
Ela pode também, evidentemente, ser fixada de forma fixa ao suporte.Isto se aplica principalmente para os descascadores de vegetais em forma de faca.

Claims (10)

1. "DESCASCADOR DE VEGETAIS", é um descascador de vegetais (1) quepossui um suporte (3, 3') e uma faca descascadora (4) fixada no suporte (3,-3'), a qual é dotada de uma aresta de corte (5), de uma fenda cortante (6) e de umaaresta de apoio (7), todas acompanhando seu eixo longitudinal, que (1) possui aaresta de apoio (7), posicionada na fenda cortante (6) no lado oposto ao da aresta decorte (5) e que, durante o descascamento, tem o sentido (A) dedescascamento orientado pela aresta de corte (5) contra a aresta de apoio (7),caracterizado pelo fato de que o descascador de vegetais (1) abrange umasuperfície defletora (2), a qual se posiciona, durante o descascamento, pelo menosparcialmente, no sentido (A) do descascamento atrás da faca dedescascamento (4), superfície (2) que se estende pelo menos pela região mediana,preferencialmente, porém, por toda a extensão longitudinal da faca descascadora(4), que possui planos de interseção, posicionados transversalmente ao eixo(8) da faca, e que é limitada por uma borda de junção (2a) e uma borda de saída(2b), e pelo fato que o descascador de vegetais (1) possui uma área de saída (13)localizada, visto no sentido (A) do descascamento, antes da faca descascadora (4),de forma que as tiras (11) descascadas sejam desviadas para frente, nosentido (A) do corte, pela superfície defletora (2) e escapem do descascador devegetais (1) através desta área de saída (13).
2. "DESCASCADOR DE VEGETAIS", de acordo com a reivindicação 1 écaracterizado pelo fato que a superfície defletora (2) possui uma aresta que écôncava em relação à faca descascadora (4).
3. "DESCASCADOR DE VEGETAIS", de acordo com a reivindicação 1 ou 2 écaracterizado pelo fato que a superfície defletora (2) é posicionada nosuporte (3) em separado da faca descascadora (4).
4. "DESCASCADOR DE VEGETAIS", de acordo com a reivindicação 3 écaracterizado pelo fato que a borda de junção (2a) posiciona-se, durante odescascamento, no plano da faca descascadora (4), permitindo que uma tirade casca (11), desprendida, chegue à superfície defletora (2) pela borda de junção(2a).
5.) "DESCASCADOR DE VEGETAIS", de acordo com a reivindicação 1 ou 2 écaracterizado pelo fato que a superfície defletora (2) é posicionada na facadescascadora (4).
6.) "DESCASCADOR DE VEGETAIS", de acordo com a reivindicação 1 a 5 écaracterizado pelo caracterizado pelo fato que o suporte (3) possui duas placaslaterais (3 a), nas quais a faca descascadora (4) está afixada, em ambos os lados e naforma de uma faca pendular ou basculável, e que a extensão do suporte (3), nosentido do descascamento (A), é menor do que a distância entre as duas placaslaterais (3a).
7.) "DESCASCADOR DE VEGETAIS", de acordo com a reivindicação 6 écaracterizado pelo fato que a superfície defletora (2) e as placas laterais (3a) sejamconfeccionadas em uma única peça de metal ou plástico.
8.) "DESCASCADOR DE VEGETAIS", de acordo com a reivindicação 1 a 7 écaracterizado pelo fato que a superfície defletora (2) é dotada de elementosdiminuidores de atrito (2c), preferencialmente nervuras, sulcos ou dentes,estendidos transversalmente à aresta de corte (5).
9.) "DESCASCADOR DE VEGETAIS", de acordo com a reivindicação 1 a 8 écaracterizado pelo fato que a aresta de apoio (7) da faca descascadora (4) éconfeccionada como aresta de corte (5) adicional.
10.) "DESCASCADOR DE VEGETAIS", de acordo com a reivindicação 1 a 9 écaracterizado pelo fato que a aresta de corte (5) é confeccionada em forma de umafaca Julienne (N. do T.: faca dentada).
BRPI0611544-6A 2005-06-07 2006-05-24 descascador de vegetais BRPI0611544A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH9652005 2005-06-07
CH965/05 2005-06-07
PCT/CH2006/000274 WO2006131005A1 (de) 2005-06-07 2006-05-24 Gemüseschäler

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0611544A2 true BRPI0611544A2 (pt) 2010-09-21

Family

ID=36698920

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0611544-6A BRPI0611544A2 (pt) 2005-06-07 2006-05-24 descascador de vegetais

Country Status (11)

Country Link
US (1) US20090235830A1 (pt)
EP (1) EP1912540B1 (pt)
JP (1) JP4920035B2 (pt)
AT (1) ATE452560T1 (pt)
AU (1) AU2006255407A1 (pt)
BR (1) BRPI0611544A2 (pt)
CA (1) CA2610675A1 (pt)
DE (1) DE502006005739D1 (pt)
DK (1) DK1912540T3 (pt)
ES (1) ES2343136T3 (pt)
WO (1) WO2006131005A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK1476058T3 (da) * 2002-02-22 2007-07-30 Iwan Rasa Grönsagsskræller
US8726525B2 (en) * 2010-01-13 2014-05-20 Progressive International Corporation Magnetic peeler set
JP5878738B2 (ja) * 2011-11-21 2016-03-08 レック株式会社 ピーラー
KR101312987B1 (ko) * 2013-05-31 2013-10-01 한국폴리텍6대학 산학협력단 엇썰기용 기능성 부엌칼
USD766681S1 (en) * 2014-10-02 2016-09-20 Joseph Joseph Ltd. Y-peeler
USD793179S1 (en) 2015-05-07 2017-08-01 Ontel Products Corporation Combination mandolin and peeler holder
JP7148699B1 (ja) * 2021-11-16 2022-10-05 晴彦 平岡 ピーラー

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1156652A (en) * 1915-01-27 1915-10-12 Thomas Mcg Aiken Fruit and vegetable slicer.
US1204179A (en) * 1915-07-17 1916-11-07 Laura Manger Myers Fruit-peeler.
US2007647A (en) * 1934-04-04 1935-07-09 Herly Jack Vegetable peeler
US2252094A (en) * 1939-04-28 1941-08-12 Charles G Palmer Device for peeling potatoes and the like
FR871862A (fr) * 1941-05-02 1942-05-20 éplucheur à deux lèvres coupantes
US2351327A (en) * 1943-10-28 1944-06-13 Acme Metal Goods Mfg Co Peeling implement
US2554189A (en) * 1947-08-14 1951-05-22 Clinton S Hall Paring and shelling tool
US2912755A (en) * 1957-01-18 1959-11-17 Harold W Twyman Potato peeler or the like
US2986813A (en) * 1959-05-18 1961-06-06 Vault Ralph P De Paring implement
US3591923A (en) * 1968-07-31 1971-07-13 Turner & Seymour Mfg Co The Handle attachment
US3956825A (en) * 1975-02-19 1976-05-18 Raymond Lee Organization Potato and vegetable peelers
US4369574A (en) * 1980-12-23 1983-01-25 Hsien Sen Liao Peel concentrating clearance box
US5297345A (en) * 1992-07-28 1994-03-29 Jaakola Kenneth A Slicing knife with non-stick blade
US5251377A (en) * 1993-03-30 1993-10-12 Ho Tze H Vegetable and fruit peeler and peel collector
JP2820362B2 (ja) * 1993-12-22 1998-11-05 株式会社貝印刃物開発センター 調理器における刃体のクリーニング装置
DE19523407A1 (de) * 1995-06-28 1997-01-02 Gerd Kuhlmann Schalenabstreifer
JP2974625B2 (ja) * 1996-10-28 1999-11-10 有限会社朝日鉄筋 皮剥具
DK1476058T3 (da) * 2002-02-22 2007-07-30 Iwan Rasa Grönsagsskræller
US20040055165A1 (en) * 2002-09-23 2004-03-25 Edmund Chan Julienne knife
US6619194B1 (en) * 2002-10-14 2003-09-16 Huo Feng Hsia Kuan Omni-bearing peeler
CN2573177Y (zh) * 2002-10-14 2003-09-17 霍凤霞 手握型食物处理器
USD501123S1 (en) * 2002-11-29 2005-01-25 Iwan Rasa Vegetable peeler
GB2397749B (en) * 2003-01-28 2005-10-12 Maxpat Trading & Marketing Culinary utensil
JP2005081106A (ja) * 2003-09-04 2005-03-31 Yutaka Maeda 皮むき器
US20110030221A1 (en) * 2008-02-15 2011-02-10 Matthew Frank Multi-Purpose Utensil
US20100212166A1 (en) * 2009-02-23 2010-08-26 Visnack David A Hydro-tension releasing knife blade

Also Published As

Publication number Publication date
JP4920035B2 (ja) 2012-04-18
EP1912540B1 (de) 2009-12-23
DK1912540T3 (da) 2010-07-05
US20090235830A1 (en) 2009-09-24
JP2008541959A (ja) 2008-11-27
AU2006255407A1 (en) 2006-12-14
WO2006131005A1 (de) 2006-12-14
EP1912540A1 (de) 2008-04-23
CA2610675A1 (en) 2006-12-14
ATE452560T1 (de) 2010-01-15
DE502006005739D1 (de) 2010-02-04
ES2343136T3 (es) 2010-07-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0611544A2 (pt) descascador de vegetais
US5865110A (en) Peeler for fruits and vegetables
KR200478236Y1 (ko) 붙음방지 주방용 칼
US4348807A (en) Peeling device
JP4708255B2 (ja) 食品用カッター
US2274815A (en) Vegetable peeler
US4247984A (en) Knife and chopper board combination
KR20080114632A (ko) 식재료 절단용 가위
JP2000201840A (ja) 食品カッタ―と食品カッタ―用食品保持具
ES2426413T3 (es) Utensilio múltiple de cocina
US3290720A (en) Device for cleaning fish
US2103329A (en) Guard for paring knives
KR100726583B1 (ko) 절곡가위
US414908A (en) Tool for peeling or scraping vegetables
US687820A (en) Orange-peeler.
JP3155282U (ja) 手動式皮むき器
US966496A (en) Kitchen implement.
JPH0318159Y2 (pt)
KR200426623Y1 (ko) 감자칼
US1133213A (en) Knife.
US1533971A (en) Surgical knife
JP2005237620A (ja) 調理器具
US757550A (en) Fruit or vegetable peeler.
JP3206850U (ja) 皮剥き器
JP3072716U (ja) 果物ナイフ

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2384 DE 13-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.