BRPI0609901A2 - tear com conexão separável entre um meio de acionamento e o órgão de urdume de um tear - Google Patents

tear com conexão separável entre um meio de acionamento e o órgão de urdume de um tear Download PDF

Info

Publication number
BRPI0609901A2
BRPI0609901A2 BRPI0609901-7A BRPI0609901A BRPI0609901A2 BR PI0609901 A2 BRPI0609901 A2 BR PI0609901A2 BR PI0609901 A BRPI0609901 A BR PI0609901A BR PI0609901 A2 BRPI0609901 A2 BR PI0609901A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
warp
organ
drive means
flange
screw
Prior art date
Application number
BRPI0609901-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Marcus Werner
Daniel Obermayr
Martin Eberle
Peter Schiller
Original Assignee
Dornier Gmbh Lindauer
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dornier Gmbh Lindauer filed Critical Dornier Gmbh Lindauer
Publication of BRPI0609901A2 publication Critical patent/BRPI0609901A2/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D03WEAVING
    • D03DWOVEN FABRICS; METHODS OF WEAVING; LOOMS
    • D03D49/00Details or constructional features not specially adapted for looms of a particular type
    • D03D49/04Control of the tension in warp or cloth
    • D03D49/06Warp let-off mechanisms

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Looms (AREA)

Abstract

TEAR COM CONEXãO SEPARáVEL ENTRE UM MEIO DE ACIONAMENTO E O ORGãO DE URDUME DE UM TEAR. A presente invenção refere-se tear (1) com um árgão de urdume (2) e um meio de acionamento (3), especialmente uma roda dentada do árgão de urdume correspondente, sendo que o órgáo de urdume (2), possui um flange (2.2), e estando prevista uma conexão separável entre o flange do árgão de urdume (2)e o meio de acionamento (3) e este acha-se integrado em uma parede da estrutura (4) do lado do acionamento do tear (1) e o órgão de urdume (2), o flange do órgáo de urdume (2.2), bem como o meio de acionamento (3) estão dispostos em um eixo de giro (5) comum. Por meio de parafusos, o meio de acionamento (3) pode ser unido com o flange do órgáo de urdume (2.2) e a parede de estrutura (4) possui recortes de tal forma que os paraf usos podem ser atarraxados e desatarraxados pelos recortes e perfurações no meio de acionamento (3), penetrando no flange do órgáo de urdume (2.2).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "TEAR COMCONEXÃO SEPARÁVEL ENTRE UM MEIO DE ACIONAMENTO E O ÓRGÃO DE URDUME DE UM TEAR".
A presente invenção refere-se a um tear com um órgão de ur-dume e um meio de acionamento, especialmente uma roda dentada de ór-gão de urdume correspondente, apresentando este órgão um flange de ór-gão de urdume, estando prevista uma conexão separável entre o flange doórgão de urdume e o meio de acionamento.
São já conhecidos tais teares com acoplamentos com endenta-ções frontais ou ondulares, ativados de forma mecânica ou hidráulica. Porexemplo, a partir da Patente Européia EP 1 057 912 e DE 197 24 150 sãoconhecidas soluções, nas quais o torque de acionamento é transmitido atra-vés de acoplamentos comutáveis com endentação frontal. Uma transferênciacontínua, isenta de folga, de alto torque de acionamento na tecelagem comalta tensão do fio de urdume, é lograda por elementos de segurança adicio-nais. Ambas as soluções apresentam as desvantagens de um modo deconstrução dispendioso e comando complexo. Desta forma, é reduzido otempo necessário para a troca do órgão de urdume, existindo o perigo dedanos ocasionados à máquina e produto por comando irregular.
Acoplamentos conhecidos com endentação ondular para cone-xão de eixo do órgão de urdume e meio de acionamento, têm a desvanta-gem de que a conexão não funciona isenta de folga. Isto resulta em altera-ções não controladas da tensão do fio de urdume na operação, gerando,assim, prejuízo para a qualidade do fio.
Embora esta desvantagem seja anulada por meio de um ele-mento tensor adicional, consoante a Patente Européia EP 0 666 345, ele-mento este que protende as endentações dos eixos do órgão de urdume eda roda dentada do órgão de urdume reciprocamente, esta solução apresen-ta a desvantagem inerente de um modo de construção dispendioso. Umaoutra desvantagem resulta do deslocamento axial da roda dentada do órgãode urdume em relação ao pinhão acionador por ocasião de cada separaçãoda conexão de acionamento. Esta conexão deslocável entre o meio de acio-namento e a roda dentada do órgão de urdume requer uma determinadafolga inicial na endentação e, além disso, está sujeita a determinado desgas-te. Isto é, também com a solução consoante a Patente Européia EP 0 666345 não está assegurada uma transferência isenta de folga do torque.
Todas as versões descritas com acoplamentos de endentaçãofrontal ou ondular, requerem, além disso, espaço relativamente amplo. Istocontraria os esforços de uma largura construída menor possível do tear.
Como solução com economia de espaço, a solicitante já reali-zou, no caso de teares, de atarraxar meios de acionamento, por exemplo emforma de uma roda dentada, diretamente no eixo do órgão de urdume ou notubo do órgão de urdume, desmontando a roda dentada a cada troca do ór-gão de urdume juntamente com o órgão de urdume do tear. Isto dificulta,todavia, o transporte seqüencial do órgão de urdume. Além disso, existe operigo de danos na endentação da roda dentada do órgão de urdume duran-te o transporte e durante a troca da roda dentada do órgão de urdume emum novo órgão de urdume. A troca da roda dentada do órgão de urdume doórgão de urdume de urdume antigo para o novo, além do esforço de trabalhoadicional, oferece também perigo de lesões para o operador na manipulaçãocom a roda dentada solta e pesada do órgão de urdume.
Portanto, a presente invenção tem como objetivo de criar um te-ar da forma descrita, o qual apresenta uma forma de construção compacta eestável, assegurando uma transferência passível de alta sujeição de carga epermanentemente isenta de folga do torque para o órgão de urdume, possi-bilitando, também, uma troca simples do órgão de urdume grande e pesado.
Além disso, a invenção pretende evitar lesões pessoais e danos materiais,em conseqüência de falhas no comando por ocasião da troca do órgão deurdume.
Esta tarefa será solucionada por meio de um tear com as carac-terísticas de acordo com as reivindicações 1 e 5. Ampliações convenientesestão definidas nas respectivas reivindicações dependentes.
Assim sendo, o meio de acionamento, de preferência uma rodadentada de órgão de urdume, de acordo com as reivindicações 1 e 5 podeser unido por meio de um ou vários parafusos com o órgão de urdume, sen-do que os parafusos podem ser acessados por recortes na parede da estru-tura.A expressão reentrâncias significa aqui, por exemplo, perfurações epassagens de qualquer forma e tamanho, bem como entalhes laterais naparede da estrutura. Quanto ao seu número e dimensionamento, os parafu-sos são configurados de tal forma que fica assegurada uma transferênciasegura e isenta de folga do torque do meio de acionamento para o flange doórgão de urdume. A ativação dos parafusos através dos recortes na parededa estrutura possibilita uma disposição bastante justaposta do meio de acio-namento em relação à parede da estrutura, oferecendo, portanto, uma formade construção compacta. A forma de construção compacta economiza, porum lado, um espaço construído e, por outro lado, aumenta a estabilidade doacionamento. Especialmente nos teares de operação rápida, será assimtambém vantajosamente minimizada a tendência à vibração. O atarraxamen-to e desatarraxamento do órgão de urdume podem ser feitos a partir do ladoexterno da parede da estrutura, o que é consideravelmente mais simples eseguro do que um comando a partir do lado interno.
O meio de acionamento está montado em uma parede de estru-tura do lado do acionamento. Através do meio de acionamento, também oórgão de urdume pode estar montado na parede de estrutura do lado do a-cionamento, enquanto estiver atarraxado com o meio de acionamento. Adisposição justaposta descrita é vantajosa para a integração estável, de lon-ga duração do meio de acionamento na parede de estrutura, visto que, comreduzida distância axial entre o meio de acionamento e o local da monta-do gem, também são menores as forças a serem acolhidas pelo mancai, espe-cialmente quando o meio de acionamento estiver desatarraxado do órgão deurdume.
De acordo com a presente invenção, no emprego de uma rodadentada como meio de acionamento, permanece inalterado o engranzamen-to das rodas dentadas do lado do acionamento também na troca do órgão deurdume. Isto possibilita tolerâncias estreitas na endentação e esta fica sujei-ta a desgaste reduzido, o que, por sua vez, assegura uma transferência du-rável praticamente isenta de folga do torque também neste ponto. Na produ-ção não se tornam necessárias medidas de acionamento complexas, quepermitem um deslocamento axial das rodas dentadas em sentido recíproco,mas minimizam a folga em direção circunferencial.
Na versão com apenas um parafuso, este acha-se integrado emuma perfuração disposta excentricamente no meio de acionamento, sendoque o flange do órgão de urdume é centrado e fixado no eixo de giro comumpor ao menos um outro elemento de conexão eficaz com o flange do órgãode urdume e o meio de acionamento. Este elemento é, por exemplo, um cu-bo de ajuste ou um pino de ajuste.
Para simplificar uma troca do órgão de urdume, em uma confi-guração preferida da invenção, está previsto um apoio no meio de aciona-mento junto ao lado do órgão de urdume, acompanhando a movimentaçãodo meio de acionamento. O apoio por, por exemplo, ser configurado comoum par de mancais de apoio, no qual o órgão de urdume se apoia tanto namontagem como também na desmontagem, enquanto não estiver unido como meio de acionamento. Esta montagem intermediária facilita, especialmentena montagem do órgão de urdume, o alinhamento das perfurações rosquea-das no flange do órgão de urdume em relação às perfurações no meio deacionamento e, por conseguinte, o atarraxamento dos parafusos. Não obs-tante do elevado peso do órgão de urdume, este pode ser girado com ape-nas reduzido emprego de força em mancais giratórios de apoio. Um disposi-tivo adicional de montagem intermediária, por exemplo na forma de um su-porte de mancai separado, portanto não mais será necessária.
Para um sequenciamento simples e seguro da troca do órgão deurdume, vantajosamente estão previstas marcações no meio de acionamen-to e na parede de estrutura do lado do acionamento, mostrando ao usuárioquando o citado apoio estiver ocupando uma posição que sustenta o órgãode urdume. Nos mancais com rolamentos de apoio isto seria, por exemplo,uma posição inferior, na qual o órgão de urdume descansa nos rolamentosde apoio.
As marcações podem ser tanto marcações a serem visualmenteobservadas, como também marcações eletrônicas, as quais.por exemplo,são registradas por sensores transferidores de sinais, vinculados com umcomando do tear. Os sensores sinalizam ao comando quando o meio de a-cionamento estiver ocupando uma posição adequada para a montagem edesmontagem do órgão de urdume. O comando poderá então gerar para ousuário uma indicação correspondente, por exemplo, em um posto de co-mando.
Uma marcação a ser visualmente captada será, vantajosamen-te, de tal modo prevista no tear que se pode reconhecer claramente, a partirde diferentes posições, quando o meio de acionamento se encontra em umaposição adequada para montagem e desmontagem do órgão de urdume.
Para proteger ainda mais a troca do órgão de urdume contra er-ros de comando, de acordo com uma outra versão vantajosa está previstoque a ligação somente pode ser solta e atarraxada em uma posição angular,adequada para a troca do órgão de urdume, do meio de acionamento, dis-posto ao redor do eixo de giro comum. A posição angular adequada é, porsua vez, dada pela disposição do apoio.
Uma possibilidade preferida para prover esta segurança podeser lograda com uma estrutura de perfuração com disposição assimétricadas perfurações transfixantes no meio de acionamento, uma disposição cor-respondente dos recortes na parede de estrutura e através de uma reduzidadistância entre o meio de acionamento e a parede de estrutura. Caso os re-cortes na parede de estrutura forem, por exemplo, configurados como perfu-rações transfixantes, possuindo apenas um diâmetro maior em extensãoinsignificante do que as cabeças dos parafusos, e caso estas perfuraçõestransfixantes estiverem configuradas na parede de estrutura segundo amesma estrutura de perfuração como as perfurações no meio de aciona-mento, os parafusos somente podem ser atarraxados e desatarraxadosquando o padrão da perfuração no meio de acionamento estiver na posiçãoangular, na qual se encontra alinhado com a estrutura da perfuração na pa-rede de estrutura. Nesta posição angular, o apoio encontra-se em uma posi-ção que sustenta o órgão de urdume. Como disposição assimétrica, com-preende-se aqui diferentes tipos de assimetria.
Trata-se, por exemplo, de disposições, que estão todas dispos-tas com a mesma distância em relação ao eixo de rotação central, porém emângulo recíproco variável, ou trata-se, por exemplo, de perfurações, dispos-tas reciprocamente com distância variável em relação ao eixo de giro central,porém com idêntico ângulo uma em relação à outra, pu trata-se ,por exem-plo, de perfurações, dispostas com distância variável em relação ao eixo degiro central e com ângulo recíproco variável.
Na configuração consoante a invenção, com apenas um parafu-so disposto excentricamente, a segurança descrita será, vantajosamente,concretizada, por ser o atarraxamento e desatarraxamento do parafuso pelaparede da estrutura e o meio de acionamento previsto em sentido justapos-to, penetrando e saindo do flange do órgão de urdume, preferencialmentesomente quando a perfuração no meio de acionamento estiver exatamentealinhada diante de um recorte na parede da estrutura, de configuração cor-respondente.
Uma outra configuração preferencial da invenção prevê que noflange do órgão de urdume estejam previstas mais perfurações rosqueadasdo que no meio de acionamento. Por uma disposição correspondente dasperfurações rosqueadas, o flange do órgão de urdume e, portanto, o órgãode urdume, poderá ser montado no meio de acionamento em várias posi-ções angulares, relativamente ao eixo de rotação comum, também no casode perfurações dispostas assimetricamente. Assim sendo, o novo e pesadoórgão de urdume precisa ser girado em menor extensão na montagem emuma posição angular adequada. A mesma facilidade pode ser lograda nainvenção com uma perfuração excentricamente disposta no meio de acio-namento, através da previsão de várias perfurações rosqueadas no flangedo órgão de urdume.
Para a centragem do órgão de urdume em relação ao eixo de gi-ro comum, um ou vários parafusos serão, preferencialmente, configuradoscomo parafusos de ajuste.
Possíveis danos, ocasionados por falhas de operação durante atroca do órgão de urdume em um tear do tipo descrito, serão evitados poruma outra configuração preferida da invenção. Consoante esta configuração,a cabeça de ao menos um parafuso é menor do que o recorte na parede deestrutura. O meio de acionamento com os parafusos está disposto tão pró-ximo da parede de estrutura que cada parafuso não atarraxado projeta-secom sua cabeça forçosamente dentro do recorte da parede de estrutura. Afim de que não todo parafuso atarraxado se projete suficientemente dentrodo recorte correspondente para bloquear, em qualquer caso, um outro mo-vimento de giro do meio de acionamento, está previsto em cada parafuso ummeio de economia de energia, de preferência uma mola de pressão, ativa-mente conectada com o parafuso. A mola de pressão desloca o parafusocontrário à sua direção de atarraxamento no interior dos recortes da parededa estrutura. Para tanto, a mola de pressão apóia-se em um degrau previstona face interna da perfuração no meio de acionamento. Para evitar que oparafuso não atarraxado seja totalmente forçado para fora da perfuração nomeio de acionamento pela mola de pressão, ela está protegida por meio deum elemento de segurança,por exemplo, um anel de segurança. O elementode segurança coopera com um batente terminal, previsto no meio de acio-namento, em forma ,por exemplo, de uma bucha de ajuste, disposta na cir-cunferência interna da respectiva perfuração no meio de acionamento, man-tendo ao menos um parafuso em sua posição terminal predeterminada. Ca-da parafuso não atarraxado será, desta maneira, forçado pelo meio de eco-nomia de energia contra o batente terminal, sendo mantido nesta posiçãopredeterminada.
Cada parafuso está dimensionado de tal maneira que resiste aotorque de um motor acionador. Isto quer dizer que um parafuso não atarra-xado bloqueia o acionamento do órgão de urdume, pelo fato de encostar nolado interno do respectivo recorte na parede de estrutura.
Uma proteção contra desligamento, preferencialmente previstano motor, desliga-o no caso de um bloqueio. Desta maneira, serão evitadosdanos ao tear e ao produto que poderiam resultar de uma operação comparafusos não atarraxados e com o órgão de urdume apenas parcialmentepreso.
A invenção e outras vantagens resultantes serão explicitadosem seguida, baseado em um exemplo de execução.
As figuras mostram:
figura 1 - uma vista lateral do lado de acionamento do órgão deurdume,
figura 2 - uma vista do lado de acionamento do órgão de urdu-me com os elementos de acionamento,
figura 3 - um corte dos elementos de acionamento do órgão deurdume, de acordo com o corte C-C na figura I; e
figura 4 -aumento de detalhe D da figura 3.
Na figura 1 está representada uma vista lateral do lado do acio-namento do órgão de urdume 2 com quatro parafusos 6 e quatro recortes4.1 na parede de estrutura 4. Em um tear 1 da espécie descrita, está previs-to um órgão de urdume 2 com um motor 7 acionador do órgão de urdume.Os recortes 4.1 e os parafusos 6 estão dispostos de acordo com um padrãode perfurações assimétrico. Pelos recortes 4.1 através da parede de estrutu-ra 4 podem-se ver as cabeças dos parafusos 6 no meio de acionamento 3.Na posição angular mostrada do meio de acionamento 3, todos os parafusos6 podem atarraxados e desatarraxados. Em qualquer outra posição angulardo meio 3 isto não é possível, visto que, então, nem todos, ou nenhum, para-fuso 6 pode ser atarraxado ou desatarraxado através dos recortes 4.1 naparede de estrutura 4.
De acordo com a figura 2, o órgão de urdume 2 consiste, essen-cialmente, de um tubo de órgão de urdume 2.1 com um flange de órgão deurdume 2.2 e de discos de órgão de urdume 2.3, dispostos no tubo do órgãode urdume, atuando como limitação lateral para os fios de urdume não re-presentados. A figura 2 apresenta apenas o disco do órgão de urdume 2.3do lado do acionamento. O flange do órgão de urdume 2.2 pode ser configu-rado de modo inteiriço com o tubo do órgão de urdume 2.1 ou pode estarrigidamente unido com o tubo do órgão de urdume, como elemento produzi-do em separado. Flanges de órgão de urdume 2.2, produzidos separada-mente, possibilitam o emprego de tubos de órgão de urdume 2.1 de configu-ração diferente, sendo que, vantajosamente, é usado como elemento adap-tador um flange de órgão de urdume 2.2, ajustado ao respectivo tubo de ór-gão de urdume.
Além disso, a figura 2 apresenta um motor 7, rigidamente unidocom uma parede de estrutura 4 do lado do acionamento, motor este que,através de um pinhão não mostrado, aciona um meio de acionamento 3,configurado como roda dentada. O meio de acionamento 3 está atarraxadocom o flange do órgão de urdume 2.2, sendo que o flange do órgão de ur-dume 2.2 novamente está rigidamente unido com o tubo do órgão de urdu-me 2.1.
Na forma de realização de acordo com a figura 2, está previstoum apoio 8 em forma de mancais de apoio, presos lateralmente no meio deacionamento 3. Nesta vista, pode-se verificar apenas um de dois mancais deapoio.O segundo mancai de apoio está previsto com a mesma distância emrelação ao eixo de rigor 5, através do mancai de apoio visível no meio deacionamento 3. Os dois mancais de apoio formam, juntos, um suporte para oflange do órgão de urdume 2.2. Enquanto o órgão de urdume 2 se encontrarem uma posição de montagem e desmontagem, não estando, todavia, atar-raxado com o meio de acionamento 3, será retido pelo apoio 8. Especial-mente na montagem do órgão de urdume 2, é vantajoso o apoio intermediá-rio em mancais de apoio 8, visto que o órgão de urdume 2 assim pode sergirado com reduzido emprego de força ao redor do seu eixo de rotação, po-dendo ser transferido para uma posição de ângulo adequada para o atarra-xamento dos parafusos 6.
A figura 3 apresenta os componentes unidos do acionamento doórgão de urdume em um corte ao longo de C-C na figura 1. O meio de acio-namento 1 está fixamente ligado por parafusos 6 com o órgão de urdume2.2. O flange do órgão de urdume 2.2 nesta forma de realização constitui umelemento produzido separadamente, fixamente atarraxado com o tubo doórgão de urdume 2.1. O meio de acionamento 3, o flange do órgão de urdu-me 2.2 e o tubo do órgão de urdume 2.1 estão dispostos ao redor do eixo degiro 5 comum.
A figura 3 mostra também a disposição justaposta, com econo-mia de espaço, do flange do órgão de urdume 2.2 do meio de acionamento 3e da parede de estrutura 4 em sentido recíproco, o que somente é viabiliza-do pelos recortes 4.1 na parede de estrutura para o atarraxamento e desa-tarraxamento dos parafusos 6.
A figura 4 apresenta um recorte ampliado de uma das conexõesrosqueadas entre o meio de acionamento 3 e o flange do órgão de urdume 2.2
Pelos recortes 4.1 na parede de estrutura 4 e pelas perfurações3.1 pelo meio de acionamento 3, os parafusos 6 podem ser atarraxados como flange do órgão de urdume 2.2. Desta maneira, o órgão de urdume 2 serárigidamente ligado e separado com o meio de acionamento 3.
Na configuração mostrada, cada um dos parafusos 6 está ati-vãmente unido com o meio de acionamento 3 através de uma mola de pres-são 9, disposta na circunferência do eixo do parafuso. A mola de pressão 9apóia-se em um degrau 3.3 na face interna da perfuração 3.1, deslocando oparafuso 6 não atarraxado contrário à direção do atarraxamento, posicio-nando-o, desta forma, mais na direção de penetração no recorte 4.1 da pa-rede de estrutura 4. A fim de que o parafuso 6 não seja totalmente pressio-nado fora da perfuração 3.1 no meio de acionamento 3 por parte da mola depressão 9, ela está protegida por meio de um anel de segurança 10.
O anel de segurança 10, disposto na circunferência da haste doparafuso 6, limita o percurso de deslocamento do parafuso 6, apoiando-secontra uma bucha de ajuste 11, como batente terminal, a qual está forçosa-mente introduzida na perfuração 3.1 no meio de acionamento 3. Esta dispo-sição do anel de segurança 10 e da bucha de ajuste 11 evita também a que-da do parafuso 6 não atarraxado, por exemplo, devido a vibrações.

Claims (14)

1. Tear (1) com um órgão de urdume 2 e um meio de aciona-mento (3), especialmente uma roda dentada de órgão de urdume correspon-prevista uma conexão separável entre o flange do órgão de urdume (2.2) e omeio de acionamento (3), sendo que o meio de acionamento 3 está montadoem uma parede de estrutura 4 do lado do acionamento do tear (1), e o órgãode urdume (2), o flange do órgão de urdume (2.2), bem como o meio de a-cionamento (3), estão dispostos em um eixo de rotação 5 conjunto,sendo que ao menos duas perfurações (3.1) estão de tal mododispostas no meio de acionamento (3) e ao menos duas perfurações ros-queadas (2.4) no flange do órgão de urdume (2.2) que o meio de aciona-mento 3 pode ser unido por ao menos dois parafusos 6 com o flange do ór-gão de urdume (2,2), caracterizado pelo fato de quea parede de estrutura 4 está de tal modo provida de recortes(4.1) que os parafusos 6 podem ser atarraxados e desatarraxados atravésdos recortes (4.1) e o meio de acionamento 3 no flange do órgão de urdume(2.2)
2. Tear de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fatode que estão previstas marcas (23.2, 4.2) no meio de acionamento 3 e naparede de estrutura (4), que indicam quando estiver previsto um apoio (8),disposto no lado do órgão de urdume no meio de acionamento (3), acompa-nhando a sua movimentação, e passando a ocupar uma posição que retémo órgão de urdume 2.
3. Tear de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fatode que os parafusos (6) somente podem ser atarraxados e desatarraxadosquando um apoio (8), disposto no lado do órgão de urdume no meio de acio-namento (3), cujo movimento acompanha, ocupar uma posição retentora doórgão de urdume 2.
4. Tear de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fatode que as perfurações (3.1) estão dispostas no meio de acionamento 3 deacordo com um padrão de perfuração assimétrico, estando também os re-cortes (4.1) configurados na parede de estrutura 4 de acordo com o citadopadrão de perfuração, estando o meio de acionamento (3) disposto tão pró-ximo da parede de estrutura (4) que os parafusos (6) somente podem seratarraxados e desatarraxados quando o meio de acionamento (3) se encon-trar em uma posição anular, na qual os parafusos (3.1) no meio de aciona-mento (3) estiverem posicionados diante dos recortes (4.1) na parede deestrutura (4), passando o apoio (8) a ocupar uma posição que retém o órgãode urdume 2.
5. Tear (1) com um órgão de urdume (2) e um meio de aciona-mento (3), especialmente uma roda dentada de órgão de urdume correspon-dente, sendo que o órgão de urdume (2) apresenta um flange (2.2), estandoprevista uma conexão separável entre o flange do órgão de urdume (2.2) e omeio de acionamento (3), sendo que o meio de acionamento (3) está posi-cionado em um eixo de giro (5) conjunto, sendo que o meio de acionamento(3) uma perfuração (3.1) e no flange do órgão de urdume estão dispostos aomenos uma perfuração rosqueada (2.4) excentricamente para com o eixo degiro (5), de tal sorte que o meio de acionamento (3) pode ser usado por meiode um parafuso (6) com o flange do órgão de urdume (2.2), caracterizadopelo fato de que a parede da estrutura (4) está de tal modo provida ao me-nos com um recorte (4.1) que o parafuso (6) pode ser atarraxado e desatar-raxado através do corte (4.1) e o acionamento (3) pode ser atarraxado e de-satarraxado no flange do órgão de urdume (2.2).
6. Tear de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fatode que estão previstas marcações no meio de acionamento (3) e na paredede estrutura (4), as quais indicam quando um apoio (8), previsto no meio deacionamento (3), cujo movimento acompanha, passa a ocupar uma posiçãoretentora do órgão de urdume.
7. Tear de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fatode que o parafuso (6) somente pode ser atarraxado e desatarraxado quandoum apoio (8), disposto no lado do órgão de urdume no meio de acionamento(3), cujo movimento acompanha, passar a ocupar uma posição retentora doórgão de urdume (2).
8. Tear de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fatode que o meio de acionamento (3) está disposto tão próximo da parede deestrutura (4), que o parafuso (6) somente pode ser atarraxado e desatarra-xado quando o meio de acionamento (3) estiver em uma posição angular, naqual a perfuração (3.1), no meio de acionamento (3), estiver diante de umrecorte (4.1) na parede de estrutura (4), ocupando o apoio (8) uma posiçãoretentora do órgão de urdume (2).
9. Tear de acordo com uma ou várias das reivindicações de 1 a-8, caracterizado pelo fato de que estão dispostas tantas perfurações rosque-adas (2.4) no flange do órgão de urdume (2.2) que o órgão de urdume (2)pode ser atarraxado com o meio de acionamento (3) em várias posições deângulo entre o meio de acionamento (3) e o flange do órgão de urdume(2.3), referido ao eixo de giro comum 5.
10. Tear de acordo com ou várias das reivindicações de 1 a 9,caracterizado pelo fato de que ao menos um parafuso (6) está configuradocomo parafuso de ajuste.
11. Tear de acordo com uma ou várias das reivindicações de 1 a-10, caracterizado pelo fato de que os recortes (4.1) na parede de estrutura(4) estão de tal modo configurados e que a distância entre o meio de acio-namento (3) e a parede de estrutura (4) está de tal modo configurada, sendoque ao menos um parafuso (6) não atarraxado, é de tal modo sujeito por ummeio 9 de economia de energia que ao menos um parafuso (6) projeta-seem tal extensão dentro dos recortes (4.1) da parede de estrutura (4) que seacha bloqueado um movimento de giro do meio de acionamento (3) ao redordo eixo de giro (5) comum que ultrapassa um determinado ângulo de giro.
12. Tear de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelofato de que ao menos em um parafuso (6) está disposto um elemento desegurança (10) e no meio de acionamento (4) está disposto um batente ter-minal (11), de tal modo que ao menos um parafuso (6) somente pode serdeslocado até uma posição terminal predeterminada em sentido contrário àsua direção de atarraxamento.
13. Tear de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelofato de que cada parafuso (6) está de tal modo dimensionado que, no casodo bloqueio, resiste ao torque de um motor (7) acionado.
14. Tear de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelofato de que o motor (7) possui uma proteção de desligamento, por meio daqual o motor (7) pode ser desligado em caso de bloqueio.
BRPI0609901-7A 2005-04-29 2006-03-29 tear com conexão separável entre um meio de acionamento e o órgão de urdume de um tear BRPI0609901A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005019906.2 2005-04-29
DE102005019906A DE102005019906B3 (de) 2005-04-29 2005-04-29 Webmaschine mit lösbarer Verbindung zwischen einem Antriebsmittel und dem Kettbaum einer Webmaschine
PCT/DE2006/000552 WO2006116959A1 (de) 2005-04-29 2006-03-29 Webmaschine mit lösbarer verbindung zwischen einem antriebsmittel und dem kettbaum einer webmaschine

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0609901A2 true BRPI0609901A2 (pt) 2010-05-11

Family

ID=36011922

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0609901-7A BRPI0609901A2 (pt) 2005-04-29 2006-03-29 tear com conexão separável entre um meio de acionamento e o órgão de urdume de um tear

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20080314472A1 (pt)
EP (1) EP1877610A1 (pt)
JP (1) JP2008539335A (pt)
CN (1) CN101166856A (pt)
BR (1) BRPI0609901A2 (pt)
DE (1) DE102005019906B3 (pt)
RU (1) RU2007144196A (pt)
WO (1) WO2006116959A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE602008005869D1 (de) * 2008-07-02 2011-05-12 Schoenherr Textilmaschinenbau Kettbaumträgereinheit für eine Webmaschine, Kettenfaden-Zuführanordnung und Webmaschine mit einer derartigen Einheit
CN102409480A (zh) * 2011-09-14 2012-04-11 吴江市晓昱喷气织造有限公司 一种经编机的经轴固定结构
EP2933513A1 (de) * 2014-04-15 2015-10-21 Siemens Aktiengesellschaft Kupplungsvorrichtung zur Anbindung einer Schaltkupplung an einen Turbinenstrang
CN108774793B (zh) * 2018-08-07 2024-06-14 山东日发纺织机械有限公司 一种经轴支撑装置
CN109487473B (zh) * 2018-12-29 2024-04-12 广州盛原成自动化科技有限公司 固定机构及浆纱机

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1304875A (en) * 1919-05-27 Wabp-beplenishing machine
US1539178A (en) * 1922-06-17 1925-05-26 Giardino Joachim Loom
US2049126A (en) * 1932-02-23 1936-07-28 Maybach Motorenbau Gmbh Claw coupling
US2180597A (en) * 1937-09-30 1939-11-21 Bus George F Le Self-aligning clutch
US2366461A (en) * 1942-07-04 1945-01-02 Rca Corp Rotary shaft coupling
US2803323A (en) * 1954-12-13 1957-08-20 Gen Electric Positive engage positive stop clutch
CH564621A5 (pt) * 1973-04-06 1975-07-31 Sulzer Ag
DE2817185B2 (de) * 1978-04-20 1980-07-17 Lindauer Dornier Gesellschaft Mbh, 8990 Lindau Polkettfadenabwickelvorrichtung für eine Frottierwebmaschine
US4910837A (en) * 1986-03-17 1990-03-27 Kabushiki Kaisha Toyoda Jidoshokki Seisakusho Looming apparatus for a loom
JPH0351347Y2 (pt) * 1987-10-22 1991-11-01
US5022439A (en) * 1988-07-20 1991-06-11 Nissan Motor Co., Ltd. Cloth roller replacing system for loom
US5031666A (en) * 1989-02-15 1991-07-16 Sulzer Brothers Limited Cloth beam changer with resilient transmission link on gripping arm
DE3905881C2 (de) * 1989-02-25 1999-08-19 Dornier Gmbh Lindauer Vorrichtung zum Messen der Kettspannung in einer Webmaschine
DE4105824A1 (de) * 1991-02-25 1992-08-27 Dornier Gmbh Lindauer Kettbaum-hubwagen zum wechseln von kettbaeumen mit steckachsenlagerung
JP3054266B2 (ja) * 1992-04-27 2000-06-19 津田駒工業株式会社 クロスロール交換装置
DE4234563C2 (de) * 1992-10-14 1996-02-29 Dornier Gmbh Lindauer Vorrichtung zur temporären Lagerung eines zum Weben vorbereiteten Kettwechselsystems
BE1008057A3 (nl) * 1994-02-02 1996-01-03 Picanol Nv Inrichting voor het aan elkaar bevestigen van een element en een kettingboom bij weefmachines.
BE1008059A3 (nl) * 1994-02-02 1996-01-03 Picanol Nv Werkwijze en inrichting voor het trekken op kettingdraden.
DE59408619D1 (de) * 1994-10-07 1999-09-16 Rueti Ag Maschf Wagen zum Wechseln des Webgeschirrs einer Webmaschine
KR100395295B1 (ko) * 1995-09-08 2003-11-22 텍스틸마 악티엔게젤샤프트 직기
SE510764C2 (sv) * 1995-09-19 1999-06-21 Texo Ab Metod, anordning och utrustning för att byta varptrådsuppsättningsutrustning
GB9701446D0 (en) * 1997-01-24 1997-03-12 Scapa Group Plc Warp changing apparatus
DE19724150C1 (de) * 1997-06-07 1998-11-19 Dornier Gmbh Lindauer Kettbaumkupplung
JP2000336553A (ja) * 1999-05-31 2000-12-05 Tsudakoma Corp 送出ワープビームの連結装置

Also Published As

Publication number Publication date
EP1877610A1 (de) 2008-01-16
CN101166856A (zh) 2008-04-23
JP2008539335A (ja) 2008-11-13
RU2007144196A (ru) 2009-06-10
DE102005019906B3 (de) 2006-03-30
WO2006116959A1 (de) 2006-11-09
US20080314472A1 (en) 2008-12-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0609901A2 (pt) tear com conexão separável entre um meio de acionamento e o órgão de urdume de um tear
BR112013003352B1 (pt) acionamento por correia
US3384321A (en) Rotary device
WO2014119608A1 (ja) ステアリングコラム装置
SE451121B (sv) Hjulnav med inbyggd broms och reduktionsvexel
BRPI0709526B1 (pt) Mordente de cardan de um eixo de transmissão de movimento e processo de execução de um mordente de cardan
US7594522B2 (en) Shaft transmission for a weaving machine
US4930956A (en) Device for making a mechanical element integral in rotational movement with a second external, coaxial element by friction
ES2199864T3 (es) Articulacion de bisagra para unas gafas.
US3233428A (en) Flexible shaft coupling
BRPI0621679A2 (pt) indicador de torque
JP2655788B2 (ja) 版板のための側方レジスタ調節装置
US2127186A (en) Wringer head
CN207139698U (zh) 一种可调可让位的连接板
US2272100A (en) Disk gang assembly
ES2216428T3 (es) Disco de fijacion y disposicion de rueda.
JPS62288291A (ja) 穴あけ機械の回転要素の取付装置
KR200251023Y1 (ko) 킥 보드의 방향 전환부 회전각 제한 구조
PT2230422E (pt) Regulador de tensão para correias
KR100356041B1 (ko) 재봉틀용 회전 북 장치
TW202026194A (zh) 自行車快拆結構
US1262924A (en) Means for detachably securing gear-wheels to shafts.
CN211059189U (zh) 一种锁紧销轴
KR20180002795U (ko) 브래킷 일체형 중공 모터
RU2499146C2 (ru) Турбомашина

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 4A, 5A E 6A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.