BRPI0605300B1 - Measurement probe - Google Patents

Measurement probe Download PDF

Info

Publication number
BRPI0605300B1
BRPI0605300B1 BRPI0605300-9A BRPI0605300A BRPI0605300B1 BR PI0605300 B1 BRPI0605300 B1 BR PI0605300B1 BR PI0605300 A BRPI0605300 A BR PI0605300A BR PI0605300 B1 BRPI0605300 B1 BR PI0605300B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bath contact
bath
contact
area
measuring
Prior art date
Application number
BRPI0605300-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Jacobus Neyens Guido
Original Assignee
Heraeus Electro-Nite International N.V
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Heraeus Electro-Nite International N.V filed Critical Heraeus Electro-Nite International N.V
Publication of BRPI0605300A publication Critical patent/BRPI0605300A/pt
Publication of BRPI0605300B1 publication Critical patent/BRPI0605300B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N33/00Investigating or analysing materials by specific methods not covered by groups G01N1/00 - G01N31/00
    • G01N33/20Metals
    • G01N33/205Metals in liquid state, e.g. molten metals
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N27/00Investigating or analysing materials by the use of electric, electrochemical, or magnetic means
    • G01N27/26Investigating or analysing materials by the use of electric, electrochemical, or magnetic means by investigating electrochemical variables; by using electrolysis or electrophoresis
    • G01N27/403Cells and electrode assemblies
    • G01N27/406Cells and probes with solid electrolytes
    • G01N27/411Cells and probes with solid electrolytes for investigating or analysing of liquid metals
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N27/00Investigating or analysing materials by the use of electric, electrochemical, or magnetic means

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Investigating And Analyzing Materials By Characteristic Methods (AREA)
  • Measuring Oxygen Concentration In Cells (AREA)
  • Measurement Of Levels Of Liquids Or Fluent Solid Materials (AREA)
  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)

Abstract

"sonda de medição". a presente invenção refere-se a uma sonda de medição para a medição em massas fundidas de metal, com uma cabeça de medição disposta em uma extremidade imersa de um tubo portador, onde estão dispostos em uma extremidade imersa de um tubo portador, onde estão dispostos pelo menos um sensor para o controe de um componente da massa de metal fundido, e um contato de banho, visto em direção de imersão, com cada vez duas áreas de superfície dispostas de modo oposto uma da outra verticalmente à direção de imersão.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SONDA DE MEDIÇÃO”. A presente invenção refere-se a uma sonda de medição para a medição em massas fundidas de metal ou de escória, com uma cabeça de medição disposta em uma extremidade imersa de um tubo portador, onde estão dispostos pelo menos um sensor para o controle de um componente da massa de metal fundido, e um contato de banho, sendo que o contato de banho possui uma área dianteira de contato de banho, visto em direção de imersão, com cada vez duas áreas de superfície dispostas de modo oposto uma da outra verticalmente à direção de imersão.
Sondas de medição deste tipo são largamente conhecidas. Nos documentos DE 35 41 806 C1 ou DE 83 17 643 U1 são apresentadas sondas de medição em cujo lado de imersão está disposto um contato de banho. O contato de banho é conjugado a uma célula de medição eletroquími-ca. Ele é executado como uma vara de metal. Os contatos de banho conhecidos dos documentos DE 29 54 228 C2 e DE 79 25 016 U1 possuem forma tubular e compreendem cada vez um braço de um sensor. O contato de banho, ao lado da cooperação com um elemento eletroquímico, também pode ser utilizado para a medição da altura do banho de uma massa de metal fundido, por exemplo, do tipo onde na imersão do contato de banho na massa de metal fundido é fechado um circuito e através da posição do contato de banho é determinada a altura da massa de metal fundido. O contato de banho, via de regra, é de aço e dentro do metal fundido é destruído dentro de pouco tempo. A presente invenção tem a tarefa de melhorar as sondas de medição conhecidas e especialmente de aprimorar os arranjos de contato de banho usados para tal e assim aumentar a confiabilidade das sondas de medição.
De acordo com a presente invenção, esta tarefa é solucionada através do objeto da reivindicação 1. Execuções vantajosas podem ser obtidas das sub-reivindicações.
Em virtude do fato de que nas áreas de superfície opostas da área dianteira do contato de banho está disposto um material resistente a ferro fundido e aço fundido, e que em uma área traseira do contato de banho está disposto um material resistente a ferro fundido e aço fundido apenas em uma área da superfície, sendo que a área de superfície situada no lado o-posto da área do contato de banho está livre deste material, é garantido que a área dianteira do contato de banho é mais bem protegida contra o metal fundido (por exemplo, aço fundido) do que a área traseira do contato de banho. Devido a isto, esta área traseira é destruída em primeiro lugar. Nisso forma-se uma estrutura superficial que é inclinada com relação à seção transversal da cabeça de medição, sendo que a área dianteira do contato de banho está disposta no nível superior, dianteiro, visto em direção de imersão, e a superfície perto da borda cai para a direção oposta à direção de imersão. Assim sendo, bolhas de gás que se formam na imersão no lado dianteiro do contato de banho não podem acumular-se nesse local, e sim, elas são derivadas lateralmente para trás, de modo que o contato entre a massa de aço fundido e o contato de banho não será prejudicado.
De preferência, o contato de banho encontra-se antes da superfície externa da cabeça de medição visto em sentido de imersão. A disposição em ambos os lados do material resistente estende-se com vantagem a partir da área do contato de banho dianteira até a cabeça de medição. Também é vantajoso que a área traseira do contato de banho e a área dianteira do contato de banho estejam dispostas lado a lado em um plano de projeção, verticalmente em relação à direção de imersão. Preferencialmente, a área dianteira do contato de banho está disposta, em direção de imersão, pelo menos 3 mm antes da área traseira do contato de banho, para derivar mais bem os gases, uma vez que nesta distância mínima o bisel / o declive é suficientemente grande. O contato de banho também pode ser uma chapa. Ele também pode ser uma vara de metal, por exemplo, como mencionado no estado da arte acima descrito, sendo que então o material resistente está disposto na circunferência da vara de metal de modo assimétrico. Deste modo forma-se também uma área traseira do contato de banho e uma área dianteira do contato de banho. Para a área traseira do contato de banho é im- portante que o contato de banho propriamente dito lá não esteja tão bem protegido contra a massa de metal fundido (de ferro ou de aço) como a área dianteira do contato de banho, de modo que na área traseira ele se dissolve mais rapidamente sob a formação de estrutura ondulada descrita.
Também é vantajoso que o contato de banho, que é formado especialmente por uma chapa, esteja curvado em tomo de um eixo disposto mais ou menos paralelamente à direção de imersão, sendo que uma parte da chapa está disposta dentro da silhueta formada pela curvatura. O material resistente preenche de preferência a silhueta e deixa livre partes do contato de banho na circunferência externa. Como material resistente é utilizado preferencialmente areia de fundição ou cimento. A seguir são explicados exemplos de execução da presente invenção com a ajuda de desenhos. Nos desenhos mostram: A figura 1 mostra a cabeça de medição de um tomador de amostras com contato de banho. A figura 2 mostra uma cabeça de medição com uma outra realização de um contato de banho. A figura 3 mostra uma cabeça de medição com uma outra execução de um contato de banho. A figura 4 diversos contatos de banho (Figuras 4a, 4b, 4c). A figura 1 mostra uma cabeça de medição 1 de um tomador de amostras. Na sua extremidade de imersão estão dispostos sensores 2 e o tubo de entrada 3 de uma câmara de amostras 4 disposta na extremidade traseira da cabeça de medição 1. A câmara de amostras 4 é uma câmara de amostras comum com duas caixas que na sua extremidade é juntada por meio de grampos 5. Na extremidade traseira da cabeça de medição 1 é encaixado um tubo portador não mostrado no desenho. Na cabeça de medição 1 são visíveis nichos 6 para o contato das conexões traseiras dos sensores 2. Na extremidade de imersão da cabeça de medição 1 está disposto adicionalmente um contato de banho 7. No exemplo de execução da figura 1 o contato de banho 7 possui a forma de uma chapa mais ou menos plana. Ele é embutido em cimento refratário 8 que na sua área dianteira do contato de banho 9 (mais ou menos no centro) está cercado em ambos os lados pelo cimento até sua borda dianteira. A área traseira do contato de banho 10 está exposta à massa de aço fundido de modo relativamente desprotegido durante a imersão, ela é derretida. A forma cônica do cimento refratário 8 mostrada na figura 1 permite o escape de gases da área do lado frontal do contato de banho 7, de modo que é possível um contato perfeito com a massa de aço fundido. O contato de banho 7, os sensores 2 e o tubo de entrada 3 estão cercados por capas de proteção 11.
Na figura 2 é mostrada uma cabeça de medição 1 semelhante. Ao contrario do exemplo de execução de acordo com a figura 1, o contato de banho 7 mostrado na figura 2 tem forma de meandro com uma área dianteira do contato de banho mais ou menos no centro do contato de banho 7 e uma área traseira do contato de banho na circunferência externa. Tal contato de banho é mostrado na figura 4c. Ele é conectado a uma linha de contato com a ajuda de um contato 12 em um nicho 6 através de um furo na cabeça de medição 1. A figura 3 mostra uma outra forma de execução de um contato de banho 7 com a execução idêntica da cabeça de medição 1. O contato de banho 7 é executado como uma chapa dobrada em forma de círculo cuja uma extremidade 13 está dobrada para dentro do círculo (veja a figura 4b). No caso dos exemplos de execução mostrados, o contato ocorre de modo idêntico. A área dianteira do contato de banho 9 encontra-se no centro do círculo formado pelo contato de banho 7, ao passo que a área traseira do contato de banho 10 encontra-se na circunferência externa. No interior, o círculo está preenchido completamente ou quase que completamente com areia de fundição ou cimento. A figura 4a mostra uma outra forma de execução do contato de banho 7. Aqui, ao contrário da forma de execução mostrada na figura 4b, não apenas uma superfície plana é dobrada para o interior do círculo, e sim a chapa é enrolada na forma de uma mola de espiral.
REIVINDICAÇÕES

Claims (9)

1. Sonda de medição para a medição em massas fundidas de metal, com uma cabeça de medição disposta em uma extremidade imersa de um tubo portador, onde estão dispostos pelo menos um sensor para o controle de um componente da massa de metal fundido, e um contato de banho, sendo que o contato de banho possui uma área dianteira de contato de banho, visto em direção de imersão, com cada vez duas áreas de superfície dispostas de modo oposto uma da outra verticalmente à direção de i-mersão, caracterizada pelo fato de que nas áreas de superfície dispostas de modo oposto uma à outra da área dianteira do contato de banho está disposto um material resistente à massa fundida de ferro ou de aço, e que em uma área traseira do contato de banho apenas em uma área de superfície está disposto um material resistente à massa fundida de ferro ou de aço, sendo que a área de superfície disposto no lado oposto da área traseira do contato de banho está livre deste material,
2. Sonda de medição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o contato de banho encontra-se na frente da superfície externa da cabeça de medição em direção de imersão.
3. Sonda de medição de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a disposição em ambos os lados do material resistente estende-se a partir da área dianteira do contato de banho até a cabeça de medição.
4. Sonda de medição de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que a área traseira do contato de banho e a área dianteira do contato de banho estão dispostas lado a lado em um plano de projeção que vai verticalmente à direção de imersão.
5. Sonda de medição de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada peío fato de que a área dianteira do contato de banho está disposta pelo menos 3 mm antes da área traseira do contato de banho visto em direção de imersão.
6. Sonda de medição de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que o contato de banho é uma chapa.
7. Sonda de medição de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que o contato de banho é curvado em torno de um eixo disposto mais ou menos paralelamente à direção de imersão, sendo que uma parte da chapa está disposta dentro da silhueta formada pela curvatura.
8. Sonda de medição de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o material resistente preenche a silhueta.
9. Sonda de medição de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que o material resistente é areia de fundição ou cimento.
BRPI0605300-9A 2005-12-15 2006-12-14 Measurement probe BRPI0605300B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005060493A DE102005060493B3 (de) 2005-12-15 2005-12-15 Messsonde
DE102005060493.5 2005-12-15

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0605300A BRPI0605300A (pt) 2008-08-05
BRPI0605300B1 true BRPI0605300B1 (pt) 2017-12-19

Family

ID=37387960

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0605300-9A BRPI0605300B1 (pt) 2005-12-15 2006-12-14 Measurement probe

Country Status (13)

Country Link
US (1) US7418882B2 (pt)
EP (1) EP1798545A1 (pt)
JP (1) JP4682125B2 (pt)
KR (1) KR101249202B1 (pt)
CN (1) CN101013104B (pt)
AU (1) AU2006246480B2 (pt)
BR (1) BRPI0605300B1 (pt)
CA (1) CA2568425C (pt)
DE (1) DE102005060493B3 (pt)
RU (1) RU2362155C2 (pt)
TW (1) TWI372245B (pt)
UA (1) UA91505C2 (pt)
ZA (1) ZA200610485B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7614302B2 (en) * 2005-08-01 2009-11-10 Baker Hughes Incorporated Acoustic fluid analysis method
DE102007033622B4 (de) 2007-07-17 2010-04-08 Heraeus Electro-Nite International N.V. Verwendung einer hochtemperaturbeständigen Vorrichtung in Stahlschmelzen
DE102010024282A1 (de) 2010-06-18 2011-12-22 Heraeus Electro-Nite International N.V. Messsonden zur Messung und Probennahme mit einer Metallschmelze
CN102213650B (zh) * 2011-03-24 2014-01-01 东北大学 连铸结晶器用钢水取样器
DE102012016697B3 (de) * 2012-08-24 2013-07-25 Heraeus Electro-Nite International N.V. Messsonde zur Probennahme in Metallschmelzen
DE102013208679A1 (de) * 2012-10-31 2014-04-30 Heraeus Electro-Nite International N.V. Messsonde zur Messung in Metall- oder Schlackeschmelzen
CN104061979A (zh) * 2014-07-07 2014-09-24 武汉钢铁(集团)公司 一种双传感器钢水液面测量设备
CN109239202B (zh) * 2018-09-28 2021-03-12 南京涵曦月自动化科技有限公司 负压清粉降低孔隙的测量探头安装装置

Family Cites Families (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE7925016U1 (de) * 1980-02-21 4030 Ratingen Mefizelle zur Ermittlung der Sauerstoffaktivität von Schmelzen
GB1317882A (en) * 1969-05-01 1973-05-23 British Steel Corp Apparatus for monitoring the contition of molten material
US3719574A (en) * 1970-07-06 1973-03-06 Metallurgie Hoboken Apparatus for measuring in a continuous manner the oxygen in a molten metal
FR2422162A1 (fr) * 1978-04-06 1979-11-02 Electro Nite Perfectionnements aux dispositifs de mesure de la teneur en oxygene actif de bains de metaux en fusion
DE2954228C2 (pt) * 1979-08-24 1989-06-22 Fischer, Wilhelm Anton, Prof. Dr.-Ing.Habil.
ATE15941T1 (de) * 1980-07-22 1985-10-15 Electro Nite Tauchmesskopf zur benuetzung in fluessigen metallen.
JPS5746155A (en) * 1980-09-05 1982-03-16 Nippon Kokan Kk <Nkk> Measuring sensor for oxygen concentration for molten metal
US4361053A (en) * 1980-11-13 1982-11-30 Electro-Nite Co. Molten metal bath temperature sensor and sampler
US4401389A (en) * 1981-01-24 1983-08-30 Electro-Nite Co. Measuring probe for taking a sample from a metal bath and for measuring the bath temperatures
CA1209367A (en) * 1982-10-08 1986-08-12 Omer P.I. Cure Immersion measuring probe for use in molten metals
JPS59107257A (ja) * 1982-12-10 1984-06-21 Hitachi Chem Co Ltd 溶融金属用浸漬型酸素センサ
FR2547656B1 (fr) * 1983-06-14 1988-11-04 Mannesmann Ag Sonde de mesure de l'oxygene actif dans les masses metalliques en fusion
DE8317643U1 (de) * 1983-06-14 1984-06-14 Mannesmann AG, 4000 Düsseldorf Messsonde
JPS61260156A (ja) * 1985-05-15 1986-11-18 Nisshin Steel Co Ltd 溶融金属中のシリコン濃度測定法および装置
DE3541806C1 (en) * 1985-11-22 1987-02-19 Mannesmann Ag Appliance for determining physicochemical characteristics of metal melts, especially of steel melts
US4717463A (en) * 1986-05-13 1988-01-05 General Signal Corporation Oxygen sensor
JPH0746088B2 (ja) * 1987-02-02 1995-05-17 川惣電機工業株式会社 溶融金属中のシリコン濃度測定装置
JPS63286760A (ja) * 1987-05-19 1988-11-24 Osaka Oxygen Ind Ltd 溶融鉄中の不純物元素の濃度測定用複合プロ−ブ
JPH0762663B2 (ja) * 1987-12-11 1995-07-05 日新製鋼株式会社 溶融金属中のCr濃度測定用センサー
US4871263A (en) * 1988-05-16 1989-10-03 Pyromation, Inc. Protective tube for a temperature sensor
US4896549A (en) * 1988-06-10 1990-01-30 Falk Richard A Molten metal sampler
JPH0792449B2 (ja) * 1991-11-26 1995-10-09 東京窯業株式会社 溶融金属中の水素溶解量測定用センサプローブ及び水素濃度測定方法
KR970003280B1 (ko) * 1991-11-26 1997-03-17 도오교오 요오교오 가부시끼가이샤 용융금속중의 수소용해량 측정용 센서 프로우브 및 수소농도 측정방법
JPH07151716A (ja) * 1993-11-29 1995-06-16 Kawasou Denki Kogyo Kk ステンレス鋼等の溶鋼における炭素含有量測定方法
DE4428743A1 (de) * 1994-08-13 1996-02-22 Georg Prof Dr Mueller Verfahren und Vorrichtung zur Messung und Steuerung bzw. Regelung der Sauerstoffkonzentration in Siliciumschmelzen
US5577841A (en) * 1995-02-06 1996-11-26 Heraeus Electro-Nite International N.V. Molten metal immersion probe
US6013163A (en) * 1997-07-18 2000-01-11 Usx Corporation Probe for detection of the concentration of various elements in molten metal
JP4111356B2 (ja) * 1998-01-20 2008-07-02 川惣電機工業株式会社 溶融金属プローブ
US6328867B1 (en) * 2000-05-04 2001-12-11 Ethem Tugrul Turkdogan Sensors for measuring the solute contents of liquid ferrous and non-ferrous metals
GB0107724D0 (en) * 2001-03-28 2001-05-16 Foseco Int Electrochemical sensor
JP2003121408A (ja) * 2001-10-17 2003-04-23 Nkk Corp スラグ酸化度測定プローブ
DE10310387B3 (de) * 2003-03-07 2004-07-22 Heraeus Electro-Nite International N.V. Messeinrichtung zur Bestimmung der Sauerstoffaktivität in Metall- oder Schlackeschmelzen

Also Published As

Publication number Publication date
RU2362155C2 (ru) 2009-07-20
US20070137286A1 (en) 2007-06-21
CN101013104B (zh) 2012-07-04
DE102005060493B3 (de) 2006-11-30
EP1798545A1 (de) 2007-06-20
UA91505C2 (ru) 2010-08-10
US7418882B2 (en) 2008-09-02
CN101013104A (zh) 2007-08-08
CA2568425A1 (en) 2007-06-15
BRPI0605300A (pt) 2008-08-05
KR101249202B1 (ko) 2013-04-02
JP4682125B2 (ja) 2011-05-11
AU2006246480A1 (en) 2007-07-05
JP2007163494A (ja) 2007-06-28
TW200730821A (en) 2007-08-16
RU2006144668A (ru) 2008-06-20
TWI372245B (en) 2012-09-11
AU2006246480B2 (en) 2007-07-12
KR20070064281A (ko) 2007-06-20
CA2568425C (en) 2014-05-27
ZA200610485B (en) 2008-06-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0605300B1 (pt) Measurement probe
BRPI0502733B1 (pt) recipiente para metal fundido
RU2502064C2 (ru) Погружной зонд
ES2487652T3 (es) Procedimiento y dispositivo para la medición de longitud de un electrodo
BRPI0700210B1 (pt) aparelho para a determinação de pelo menos um parâmetro de ferro ou aço em fusão ou de uma camada de escória localizada na parte de topo do ferro ou aço em fusão
BR102013027155B1 (pt) Sonda de medição para medições em metal fundido ou escória
BRPI0501594A (pt) Dispositivo de medição para determinar a atividade do oxigênio em fundidos de metal ou de escória
BRPI1102237B1 (pt) conjunto sensor e processo para medição de temperaturas em fusões
BR112017015476B1 (pt) Sonda de imersão de temperatura
ES2137423T3 (es) Dispositivo de sensor para medicion de la temperatura.
AR245982A1 (es) Sonda medidora de oxigeno.
HUT54737A (en) Fire-resisting gas-permeable injecting stone
US9958405B2 (en) Reverse filling carbon and temperature drop-in sensor
ES2617429T3 (es) Método para influir en la dilatación máxima del hierro fundido
KR101147896B1 (ko) 턴디쉬의 용강 및 슬래그 레벨 측정기구
JP5921888B2 (ja) 腐食測定方法、及び腐食環境ゲージ
BR9905603A (pt) Vaso de amostragem para obtenção de uma curva de arrefecimento de metais fundidos
ES2320282T3 (es) Dispositivo para la realizacion de mediciones electroquimicas en masas fundidas salinas o de vidrio.
CN210664498U (zh) 一种建筑监测用建筑倾斜警示设备
BRPI0601409B1 (pt) Immersion measuring probe, particularly falling probe
JPH0315729A (ja) 金属溶湯の温度測定装置
TH3073A3 (th) ระดับน้ำ
TH3073C3 (th) ระดับน้ำ
Park et al. Endogenous TRPM4b-like Channel in Chinese Hamster Ovary Cells
BRPI0405278B1 (pt) sensor de imersão descartável

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B03H Publication of an application: rectification [chapter 3.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A RPI 1961 DE 05/08/2008 , QUANTO AO ITEM (71)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted