BRPI0602612B1 - Dispositivo de acondicionamento e de aplicação e processo de maquiagem da pele ou dos lábios - Google Patents

Dispositivo de acondicionamento e de aplicação e processo de maquiagem da pele ou dos lábios Download PDF

Info

Publication number
BRPI0602612B1
BRPI0602612B1 BRPI0602612-5A BRPI0602612A BRPI0602612B1 BR PI0602612 B1 BRPI0602612 B1 BR PI0602612B1 BR PI0602612 A BRPI0602612 A BR PI0602612A BR PI0602612 B1 BRPI0602612 B1 BR PI0602612B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
application element
cavity
fact
branches
application
Prior art date
Application number
BRPI0602612-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Jean-Louis Gueret
Original Assignee
L'oreal
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by L'oreal filed Critical L'oreal
Publication of BRPI0602612A publication Critical patent/BRPI0602612A/pt
Publication of BRPI0602612B1 publication Critical patent/BRPI0602612B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45DHAIRDRESSING OR SHAVING EQUIPMENT; EQUIPMENT FOR COSMETICS OR COSMETIC TREATMENTS, e.g. FOR MANICURING OR PEDICURING
    • A45D40/00Casings or accessories specially adapted for storing or handling solid or pasty toiletry or cosmetic substances, e.g. shaving soaps or lipsticks
    • A45D40/26Appliances specially adapted for applying pasty paint, e.g. using roller, using a ball
    • A45D40/262Appliances specially adapted for applying pasty paint, e.g. using roller, using a ball using a brush or the like
    • A45D40/265Appliances specially adapted for applying pasty paint, e.g. using roller, using a ball using a brush or the like connected to the cap of the container
    • A45D40/267Appliances specially adapted for applying pasty paint, e.g. using roller, using a ball using a brush or the like connected to the cap of the container comprising a wiper

Landscapes

  • Coating Apparatus (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)
  • Brushes (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)

Abstract

"dispositivo de acondicionamento e de aplicação e processo de maquiagem da pele ou dos lábios". a presente invenção se refere a um dispositivo de acondicionamento e de aplicação que possui:- um recipiente que contém o produto (p) a aplicar, um aplicador para aplicar o produto contido dentro do recipiente, o aplicador possuindo uma haste e um elemento de aplicação (6) em uma extremidade da haste, que excede lateralmente dessa última, o elemento de aplicação possuindo pelo menos dois ramos feitos de matéria plástica, notadamente feitos de matéria plástica injetada, dos quais pelo menos um ramo pelo menos parcialmente aveludado, os ramos se unindo em suas extremidades e definindo entre si uma cavidade (12) que desemboca no exterior pelo menos em uma face do elemento de aplicação que serve para a aplicação do produto, a cavidade sendo de forma alongada e se estendendo ao longo dos ramos, os ramos sendo suficientemente rígidos para impedir que a cavidade se deforme sensivelmente entre o momento em que o elemento de aplicação deixa o produto e o momento em que o produto é aplicado.

Description

“DISPOSITIVO DE ACONDICIONAMENTO E DE APLICAÇÃO E PROCESSO DE MAQUIAGEM DA PELE OU DOS LÁBIOS”
A presente invenção se refere aos aplicadores de produtos cosméticos, inclusive de cuidados.
É conhecido pela patente européia EP 0 792 602-B1 um aplicador de produto que possui um suporte flexível que forma uma parte aplicadora, recoberta pelo menos em parte de pelo menos uma camada de um material esponjoso. Um tal aplicador é utilizado diferentemente dos aplicadores convencionais que possuem um órgão de aplicação disposto na | 10 extremidade de uma haste e nos quais o carregamento em produto do órgão de aplicação é efetuado por imersão em um recipiente eventualmente provido de um órgão de enxugamento.
É conhecido pela patente US 6 120 202 um dispositivo que permite realizar simultaneamente dois motivos decorativos sobre as unhas, 15 que possui um aplicador que tem duas hastes munidas cada uma delas em uma extremidade de um órgão de aplicação provido de um rasgo circular.
O pedido de patente européia EP 0 875 169-A1 divulga um aplicador que possui um órgão de aplicação que possui um bloco de espuma aveludado em uma extremidade. A superfície lateral do órgão de aplicação é 20 estriada.
A patente européia EP 0 824 329-B1 descreve um dispositivo de acondicionamento e de aplicação que possui um órgão de enxugamento constituído pelo menos parcialmente por um material alveolar. Em um exemplo de realização,o órgão de aplicação se apresenta sob a forma de um corpo vazado que apresenta uma cavidade própria para alojar uma reserva de produto.
O pedido de patente francesa FR 2 771 077 descreve também um dispositivo de acondicionamento e de aplicação que possui um órgão de enxugamento constituído pelo menos em parte por um material poroso w elasticamente deformável. Em um exemplo de realização, o órgão de aplicação possui fendas suficientemente estreitas para que o órgão de enxugamento possa dificilmente atingi-las, permitindo conservar uma reserva de produto no interior do órgão de aplicação depois de enxugamento.
É conhecido por outro lado pela patente européia EP 1 053
695-B1 um aplicador que possui um órgão de aplicação que pode se deformar quando transpõe o órgão de enxugamento. A superfície de aplicação é relativamente estreita e o conforto na aplicação não é inteiramente . satisfatório.
| 10 O pedido de patente européia EP 0 693 263-A1 divulga um aplicador que possui uma haste na extremidade da qual é disposto um órgão de aplicação composto por um laço do qual as duas extremidades se unem separadamente à haste. Um tal aplicador é mais especialmente destinado à aplicação de esmalte para as unhas e a haste apresenta uma flexibilidade 15 próxima da flexibilidade do órgão de aplicação.
É conhecido pelo pedido de patente US 2002/0005209 um aplicador para aplicar um produto sobre os cílios ou as sobrancelhas que possui ramos reunidos em suas extremidades e que levam elementos salientes que podem ser aveludados.
A patente US 4 974 980 divulga um elemento de aplicação do qual a seção transversal se inscreve naquela da haste quando o aplicador é observado de acordo com o eixo longitudinal da haste. Dito de outro modo, o elemento de aplicação não excede lateralmente da haste.
A presente invenção visa propor um novo aplicador que 25 permite realizar uma maquiagem impecável, confortável de utilizar, e capaz de armazenar uma quantidade relativamente grande de produto.
De acordo com um de seus aspectos, a invenção tem como objeto um dispositivo de acondicionamento e de aplicação que possui:
- um recipiente que contém o produto a aplicar,
• · ♦ *·
- um aplicador para aplicar o produto contido dentro do recipiente, o aplicador possuindo uma haste e um elemento de aplicação em uma extremidade da haste, o elemento de aplicação apresentando de preferência uma forma geral achatada, que possui pelo menos dois ramos feitos de matéria plástica, de preferência feitos de matéria plástica injetada, que se unem em suas extremidades e que definem entre si uma cavidade que desemboca no exterior, por exemplo pelo menos em uma face do elemento de aplicação que serve para a aplicação do produto, pelo menos um dos ramos sendo pelo menos parcialmente aveludado, a cavidade sendo de forma alongada e se estendendo ao longo dos ramos, os ramos sendo suficientemente rígidos para impedir que a cavidade se deforme sensivelmente entre o momento em que o elemento de aplicação deixa o produto e o momento em que o produto é aplicado. A ausência de deformação 15 sensível da cavidade permite evitar expulsar o produto de dentro dessa última.
Os ramos do elemento de aplicação podem não se deformar sensivelmente na aplicação do produto, se for o caso.
Quando o elemento de aplicação passa através de um órgão de enxugamento entre o momento no qual ele deixa o produto e o momento no 20 qual a composição é aplicada, a ausência de deformação da cavidade pode resultar da utilização de um órgão de enxugamento suficientemente flexível para não deformar excessivamente o elemento de aplicação, por exemplo um órgão de enxugamento que possui um lábio ondulado, ou pode resultar de uma regulagem especial de um órgão de enxugamento regulável. Nesse caso, 25 uma regulagem diferente do órgão de enxugamento pode acarretar uma possível deformação da cavidade.
Quando o elemento de aplicação atravessa um órgão de enxugamento entre o momento em que ele deixa o produto e o momento em que o produto é aplicado, a ausência de deformação da cavidade pode resultar flexível para não forçar exemplo um órgão de • ·· · · de um órgão de enxugamento suficientemente excessivamente o elemento de aplicação, por r enxugamento que possui um lábio ondulado, ou uma regulagem especial do órgão de enxugamento quando esse último é regulável. Nesse último caso, 5 para uma outra regulagem do órgão de enxugamento, uma deformação eventual da cavidade pode ocorrer.
Pelo menos um dos ramos pode possuir um revestimento de aveludado em pelo menos a metade de seu comprimento, por exemplo, melhor em todo o seu comprimento.
A cavidade pode ser completamente ou não cheia com produto, antes da aplicação. O produto presente dentro da cavidade pode vir diretamente em contato com a superfície a tratar.
O produto pode ser líquido, sendo por exemplo destinado à aplicação sobre os lábios, a pele, ou os faneros. O produto pode ainda ser 15 sólido ou pulverulento, estando por exemplo sob a forma de um tablete, a umedecer ou não para permitir a retirada do produto.
O produto pode ser acondicionado em um recipiente provido de um órgão de enxugamento, que é por exemplo realizado em um material não alveolar, por exemplo um elastômero, o que pode permitir deixar mais 20 produto dentro da cavidade. O órgão de enxugamento possui por exemplo uma ou várias fendas.
A cavidade pode permitir constituir uma reserva de produto que proporciona uma autonomia suplementar ao elemento de aplicação ou que permite colocar mais facilmente uma quantidade maior de produto, a fim de 25 reforçar um efeito da maquiagem, por exemplo a cor ou a brilhância de um produto aplicado sobre os lábios, por exemplo a brilhância de um brilho para lábios. A aplicação pode ainda ocorrer sobre os fâneros, notadamente os cílios e/ou as sobrancelhas, para o cuidado ou a maquiagem dos mesmos.
Quando somente a porção do elemento de aplicação é
• · · • · • ♦ • · • · · φ · Φ ·· ·« ·· ·· • · · · * * · · ···♦, • · · · · ? ! • ·· ·· * • ♦
*· ·· ···· ·· • ·
·· • ♦ • ···· aveludada, isso pode permitir por exemplo que o usuário selecione o ramo, a extremidade, o lado ou a face do elemento de aplicação que é aveludado ou não em função do resultado de maquiagem desejado.
Pelo menos um dos ramos pode apresentar, em seção transversal, uma forma pelo menos parcialmente arredondada. Uma tal forma pode melhorar o conforto na aplicação e reduzir o risco de que o deslocamento do elemento de aplicação sobre a região a maquiar retire produto previamente aplicado. Pelo menos um dos ramos pode por exemplo apresentar em seção transversal uma forma circular, oval ou elíptica. Em 10 variante, pelo menos um dos ramos pode apresentar em seção transversal uma forma sensivelmente triangular, quadrada ou retangular.
Os ramos podem apresentar cada um deles um eixo longitudinal sensivelmente retilíneo ou curvilíneo, eventualmente ondulado.
Pelo menos um dos ramos pode apresentar uma dimensão, em seção transversal, superior à largura da cavidade, por exemplo uma largura ou uma altura superior à largura da cavidade.
A cavidade pode apresentar uma largura máxima superior ao diâmetro da haste.
O elemento de aplicação, e mesmo o aplicador inteiro, pode ser desprovido de metal, o que permite por exemplo sua passagem em um forno de microondas.
A forma do elemento de aplicação poderá depender notadamente da região do corpo ou do rosto sobre a qual o produto deve ser aplicado.
Para os lábios por exemplo, a cavidade pode vantajosamente se estender sensivelmente paralelamente a um plano que forma um ângulo não nulo com o eixo longitudinal de uma haste à qual o elemento de aplicação se une. Pelo menos uma porção do elemento de aplicação pode assim ser alongada de acordo com um eixo longitudinal que forma um ângulo não nulo • · com o eixo longitudinal da haste de sustentação. O eixo longitudinal do elemento de aplicação pode ainda ser sensivelmente coaxial ao eixo longitudinal da haste que leva o elemento de aplicação.
O elemento de aplicação pode apresentar uma superfície 5 invólucro simétrica de revolução ou não. O elemento de aplicação pode apresentar uma forma simétrica relativamente a um plano mediano, notadamente um plano mediano que contém o eixo longitudinal da haste de sustentação. Essa última pode ser ligada, na extremidade oposta àquela que leva o elemento de aplicação, a um capuz de fechamento do recipiente.
Partindo da haste à qual o elemento de aplicação se une, a largura do elemento de aplicação pode aumentar e depois diminuir na direção da extremidade distai do elemento de aplicação.
A largura do elemento de aplicação pode assim ser superior, em pelo menos um ponto de seu comprimento, e mesmo em mais de um 15 quarto ou da metade de seu comprimento, ao diâmetro da haste. O elemento de aplicação pode possuir pelo menos um lado longitudinal que é deslocado lateralmente na direção do exterior relativamente à haste. O elemento de aplicação excede assim lateralmente da haste em pelo menos um lado.
O elemento de aplicação pode exceder lateralmente da haste, 20 seja isso em razão de sua largura que excede a largura da haste e/ou da direção na qual ele se estende.
A distância da qual o elemento de aplicação excede da haste pode corresponder por exemplo ao comprimento dos pêlos de aveludado ou ser maior.
A espessura de matéria, em tomo da cavidade, pelo menos na metade distai do elemento de aplicação, pode ser não constante, em razão por exemplo de uma região mais espessa formada na junção dos ramos.
O elemento de aplicação pode apresentar uma ponta única centrada em um eixo mediano, que confere mais precisão à maquiagem.
O elemento de aplicação pode ser desprovido de relevos de forma alongada tais como tocos ou dentes realizados por moldagem com os ramos do elemento de aplicação e que se unem a esses últimos.
O recipiente pode possuir, como mencionado mais acima, um órgão de enxugamento adaptado, que é por exemplo fixado no gargalo do recipiente. Em variante, o recipiente é desprovido de órgão de enxugamento. Uma menor seção transversal da abertura do recipiente pode ser circular, que o recipiente possua ou não um órgão de enxugamento adaptado.
A fixação do elemento de aplicação na haste pode ser efetuada de diversas maneiras e o elemento de aplicação pode notadamente possuir uma ponteira de fixação introduzida na haste. O elemento de aplicação pode possuir uma ponteira encastrada na haste ou engatada em ou sobre essa última. Mais do que ser adaptado sobre a haste,o elemento de aplicação pode ainda ser realizado pelo menos parcialmente moldado solidariamente com a 15 haste.
A haste pode apresentar um diâmetro exterior superior ou igual a 2,5 mm, melhor superior ou igual a 3 mm, notadamente da ordem de cerca de 4 mm, o que lhe confere uma certa rigidez e pode aumentar a precisão da maquiagem.
A cavidade pode se estender em mais da metade da largura do elemento de aplicação.
A cavidade pode ser traspassante em mais de metade do comprimento da cavidade. Quando a cavidade não é traspassante e que o elemento de aplicação possui uma membrana moldada solidariamente com os 25 ramos ou adaptada sobre esses últimos, a espessura da membrana pode ser inferior ou igual a 1 mm por exemplo.
A cavidade pode apresentar uma largura não constante e, por exemplo, uma forma geral triangular.
A largura da cavidade pode ser inferior à largura dos dois
A cavidade pode se estender em mais da metade do ·· «
ramos reunidos.
comprimento do elemento de aplicação.
O elemento de aplicação pode apresentar propriedades 5 magnéticas, notadamente possuir partículas magnéticas.
O elemento de aplicação pode possuir porções proximal e distai conformadas para facilitar a travessia do órgão de enxugamento, quando esse último está presente. A porção distai pode por exemplo ser afilada em uma direção oposta à haste.
[10 O elemento de aplicação pode possuir mais de dois ramos, dos quais pelo menos um ramo de eixo longitudinal não paralelo ao eixo longitudinal do elemento de aplicação.
A invenção tem ainda como objeto, de acordo com um outro de seus aspectos, o aplicador considerado isoladamente, independentemente 15 do recipiente e do órgão de enxugamento que lhe é eventualmente associado. Um tal aplicador é por exemplo destinado a ser associado a uma reserva de produto que não está necessariamente contida dentro de um recipiente que possui um gargalo através do qual o aplicador deve ser introduzido. A reserva de produto é por exemplo uma massa de produto sob a forma de tablete ou de 20 pó compactado, eventualmente contido em uma copela.
Notadamente quando o produto está destinado à aplicação sobre as fibras queratínicas, por exemplo os cílios ou as sobrancelhas, os dois ramos do elemento de aplicação apresentam por exemplo formas diferentes. Pode acontecer a mesma coisa quando o produto está destinado à aplicação 25 sobre os lábios, para o cuidado ou a maquiagem desses últimos.
Um dos ramos é por exemplo mais espesso, o que pode permitir descentrar a cavidade. Essa última pode ser única.
A cavidade pode apresentar uma forma relativamente alongada, com uma relação m/n por exemplo superior ou igual a 3, ou 4, ou 5
ou 6, onde m designa o comprimento da cavidade e n sua maior largura. Uma forma relativamente estreita da cavidade pode favorecer uma retenção do produto, por exemplo.
A largura da cavidade pode passar por um extremo entre suas duas extremidades livres,esse extremo sendo por exemplo um máximo. A cavidade pode se estender de acordo com um eixo longitudinal não confundido com o eixo longitudinal da haste, por exemplo paralelo mas * deslocado ou curvilíneo.
L
Os ramos podem apresentar uma borda exterior longitudinal f 10 convexa para o exterior, ou côncava para o exterior, ou sensivelmente retilínea em uma fração pelo menos de seu comprimento, por exemplo a cerca
de meio-comprimento.
O elemento de aplicação pode possuir um primeiro ramo que tem uma borda exterior pelo menos parcialmente convexa para o exterior e 15 um segundo ramo que tem uma borda exterior pelo menos parcialmente côncava ou retilínea.
O elemento de aplicação pode ainda possuir, em variante, um primeiro ramo que tem uma borda exterior pelo menos parcialmente côncava para o exterior e um segundo ramo que tem uma borda exterior pelo menos 20 parcialmente côncava para o exterior ou retilínea.
A borda exterior de pelo menos um dos ramos pode ser pelo menos parcialmente ranhurada.
Os ramos podem ser moldados juntos em uma matéria termoplástica e ser aveludados pelo menos parcialmente depois de sua 25 moldagem.
Os ramos se unem, no lado da haste, antes de atingir essa última, quando há um deslocamento na direção da haste.
O elemento de aplicação pode possuir pêlos de aveludado que apresentam comprimentos e/ou diâmetros diferentes, com por exemplo pêlos ♦ · · · · ··«« · · • · · · · · · · * · φ φ φ · · • ········ φ φ φ · • ··· ·· Φ· ·Φ ···· ·φ φφφφφφφ mais longos na proximidade da extremidade distai do elemento de aplicação, * o que pode permitir maquiar cílios curtos. Os pêlos podem ser feitos de materiais diferentes.
A invenção tem ainda como objeto, de acordo com um outro 5 de seus aspectos, um dispositivo de acondicionamento e de aplicação de um produto sobre os cílios e/ou as sobrancelhas, que possui:
- um recipiente que contém o produto,
- um aplicador para aplicar o produto sobre os cílios e/ou as sobrancelhas, esse aplicador possuindo:
| 10 - uma haste,
- um elemento de aplicação na extremidade da haste, o elemento de aplicação possuindo pelo menos dois ramos feitos de matéria plástica, de preferência feitos de matéria plástica injetada, reunidos em suas extremidades e que definem entre si uma cavidade, o 15 elemento de aplicação sendo desprovido de relevos de forma alongada tais como tocos ou dentes, que formam saliência entre os ramos.
Um tal dispositivo oferece várias possibilidades de maquiagem ou de tratamento dos cílios e/ou sobrancelhas, por exemplo uma aplicação do produto sobre o lado utilizando para isso somente um dos ramos do aplicador 20 ou uma aplicação do produto planamente utilizando para isso os dois ramos. Os ramos podem ser em número de dois somente. Os ramos podem ser não estriados.
Um tal aplicador pode ser ou não aveludado, com por exemplo uma mistura de pêlos, notadamente de pêlos de diâmetro e/ou de 25 comprimentos diferentes. O aveludado pode notadamente se estender em pelo menos um dos ramos, por exemplo sensivelmente em todo seu comprimento. Os pêlos de aveludado podem ainda ser realizados em materiais diferentes. Uma porção distai do elemento de aplicação pode assim possuir, por exemplo, um aveludado com pêlos mais longos e/ou uma densidade de pêlos maior, a • ♦ · · · · · · ···· · · ·· ♦ · · · · · · ·· · · · fim de facilitar a maquiagem dos cílios curtos.
A invenção tem ainda como objeto, de acordo com um outro *
de seus aspectos, um aplicador que possui:
- uma haste,
- um elemento de aplicação que tem uma primeira extremidade fixada à haste e uma segunda extremidade livre,
- pelo menos três ramos realizados por moldagem de matéria plástica e recobertos pelo menos parcialmente com um aveludado.
A distância entre as primeira e segunda cavidades pode ser | 10 constante. Os três ramos definem entre si uma cavidade que pode se encher de produto.
Um tal aplicador é utilizado por exemplo para a maquiagem ou o cuidado da pele, das mucosas ou dos fôneros.
A invenção tem ainda como objeto, de acordo com um outro de seus aspectos, um processo de maquiagem da pele ou dos lábios com o auxílio de um dispositivo tal como definido mais acima, no qual aplica-se sobre a pele ou os lábios um produto com o auxílio de um aplicador que possui uma haste e um elemento de aplicação em uma extremidade da haste, o elemento de aplicação possuindo pelo menos dois ramos feitos de matéria plástica, notadamente feitos de matéria plástica injetada, dos quais pelo menos um ramo parcialmente aveludado, os ramos se unindo em suas extremidades e definindo entre si uma cavidade que desemboca no exterior pelo menos em uma face do elemento de aplicação que serve para a aplicação do produto, a cavidade tendo uma forma alongada e se estendendo ao longo dos ramos, os ramos sendo suficientemente rígidos para impedir que a cavidade se deforme sensivelmente entre o momento em que o elemento de aplicação deixa o produto e o momento em que o produto é aplicado.
A invenção poderá ser melhor compreendida com a leitura da descrição detalhada que vai se seguir, de exemplos não limitativos de * ♦ ♦ ··· · · ···· · · ·· ·♦ ·♦ ♦· · ·· · · · execução dessa última, e com o exame do desenho anexo, no qual:
- a figura 1 é um corte longitudinal, esquemático e parcial, de um dispositivo de acondicionamento e de aplicação realizado de acordo com a invenção,
- a figura 2 representa isoladamente o elemento de aplicação da figura 1,
- a figura 3 é uma seção transversal de acordo com III-ΠΙ da figura 2,
- a figura 4 é uma vista de lado na direção da flecha IV da figura 2,
- a figura 5 é um corte longitudinal do elemento de aplicação, de acordo com V-V da figura 4,
- a figura 6 representa isoladamente a parte superior de uma variante de realização do recipiente da figura 1,
- a figura 7 ilustra a utilização do aplicador para aplicar um produto sobre os lábios,
- a figura 8 ilustra a possibilidade de utilizar um órgão de enxugamento realizado pelo menos parcialmente em um material alveolar,
- a figura 9 é uma seção transversal de acordo com IX-IX da figura 8, do órgão de enxugamento representado isoladamente,
- a figura 10 representa parcialmente e em vista de face uma variante de realização do órgão de enxugamento,
- as figuras 11 a 13 são vistas análogas à figura 5 que ilustram diferentes modos de fixação do elemento de aplicação na haste,
- as figuras 14 a 17 são vistas análogas à figura 2 de variantes de realização do elemento de aplicação,
- as figuras 18 a 25 e 27 são seções análogas à figura 3 de variantes de realização,
- a figura 26 é uma vista análoga à figura 2 de uma variante de • · ♦ * · · ♦ * · · · ♦ · * ·· «»····· * φ · · · realização,
- a figura 28 representa em vista de lado um elemento de aplicação de acordo com uma variante de execução da invenção,
- a figura 29 representa o elemento de aplicação da figura 28 5 em vista de cima,
- as figuras 30 a 41 representam em vista de cima outros exemplos de elementos de aplicação,
- as figuras 42 e 43 representam de maneira esquemática, em perspectiva, elementos de aplicação de três ramos,
- as figuras 44 e 45 são seções transversais respectivamente de acordo com XLIV e XLV das figuras 42 e 43,
- a figura 46 é um corte longitudinal de uma variante de realização do aplicador,
- a figura 47 representa um conjunto realizado de acordo com 15 um aspecto da invenção,
- a figura 48 é uma vista de cima de uma variante de realização de um elemento de aplicação,
- a figura 49 é uma vista de baixo do elemento de aplicação da figura 48,
- a figura 50 representa o elemento de aplicação em elevação,
- a figura 51 é um corte de acordo com LI-LI da figura 48,
- a figura 52 representa, de maneira esquemática, em corte longitudinal, uma variante de realização do recipiente, e
- a figura 53 representa, de maneira esquemática e em corte 25 longitudinal, uma variante de realização do órgão de enxugamento.
O dispositivo 1 de acondicionamento e de aplicação representado na figura 1 possui um recipiente 2 que contém um produto P a aplicar e um aplicador 3 que possui uma haste 4 de eixo longitudinal X, munida em uma primeira extremidade de um elemento de preensão 5 que • · · · · f> · · · · ·« * · • · · ♦ · · · ♦ · · · · « · • · ·· · · · · · « · constitui também um capuz de fechamento estanque do recipiente 2 e na outra • extremidade de um elemento de aplicação 6.
No exemplo ilustrado, o eixo X da haste 4 é retilíneo mas ele podería ser curvo, em variante.
O recipiente 2 é provido na parte superior de um gargalo 7 sem órgão de enxugamento adaptado.
O elemento de preensão 5 é atarraxado sobre o gargalo mas ' podería em variante .ser fixado de outro modo, por engate por exemplo.
No exemplo ilustrado, o elemento de aplicação 6 apresenta, | 10 como pode ser visto na figura 5, uma forma geral simétrica em relação a um plano mediano de simetria M e possui uma cavidade 12 que é delimitada lateralmente por dois ramos 13 e axialmente por porções distai 14 e proximal 15 que reúnem os ramos 13. Esses últimos são alongados de acordo com eixos longitudinais respectivos Y que se estendem sensivelmente paralelamente a 15 um plano B, como pode ser visto na figura 4, que forma com o eixo X da haste 4 um ângulo a que está por exemplo compreendido entre cerca de 20° e cerca de 30°. O ângulo β entre cada eixo Y e o plano mediano de simetria M está por exemplo compreendido entre 5 e 45°, como pode ser visto na figura
2.
Os ramos 13 e as porções distai 14 e proximal 15 são realizados por injeção de matéria plástica e recobertos por um aveludado. A porção distai 14 define uma ponta única centrada em um eixo mediano.
O elemento de aplicação 6 excede lateralmente da haste 4, quando essa última é observada de acordo com seu eixo. A forma das porções 25 distai 14 e proximal 15 é vantajosamente escolhida de maneira a facilitar a transposição da abertura 11 do recipiente 2. A porção proximal 15 pode assim possuir bordas 60, adjacentes à haste 4, que se estendem obliquamente relativamente ao eixo X, e a porção distai 14 pode apresentar uma forma geral afilada.
* 4« 4444 4 4444 4 4 • 4 44 14444 444 4 ·
No exemplo considerado, os ramos 13 convergem um para o outro na direção da porção distai 14 e a cavidade 12 apresenta, quando o elemento de aplicação 6 é observado em elevação, uma forma sensivelmente triangular.
A cavidade 12 se estende por exemplo, como pode ser visto nas figuras 2 e 5 notadamente, em mais de um quarto da largura b do elemento de aplicação 6 assim como em mais de um quarto de seu comprimento l. As dimensões da cavidade 12 podem ser escolhidas em função da quantidade de produto que se deseja ver retida eventualmente, por | 10 capilaridade notadamente, dentro da cavidade 12 depois de retirada do aplicador do recipiente.
Na variante ilustrada na figura 6, um órgão de enxugamento 8 está introduzido no gargalo 7. Esse órgão de enxugamento 8 possui um colar 9 em apoio sobre a espessura superior do gargalo 7 e um lábio de 15 enxugamento 10 que define no exemplo considerado um orifício de enxugamento 11 de seção circular, de diâmetro a. por exemplo sensivelmente igual ao diâmetro da haste 4. Essa última apresenta um diâmetro geralmente superior a 2,5 mm, por exemplo da ordem de 4 mm.
O órgão de enxugamento 8 pode ser suficientemente flexível para que o elemento de aplicação 6 possa ser extraído sem deformação sensível da cavidade 12.
O produto P presente dentro da cavidade 12 aumenta a autonomia do aplicador e pode melhorar também o conforto na aplicação, facilitando assim o deslizamento do aplicador sobre a superfície tratada.
O produto P é por exemplo destinado a ser aplicado sobre os lábios e o usuário pode colocá-lo sobre esses últimos levando por exemplo a face traseira 20 do elemento de aplicação 6 em contato com os mesmos, como ilustrado na figura 7. No exemplo considerado, a face traseira 20 corresponde àquela que está situada no lado traseiro quando o elemento de aplicação 6 é observado com os ramos 13 se estendendo para a frente.
Por ocasião da aplicação, de acordo com a superfície do elemento de aplicação 6 em contato com a zona tratada, a espessura de produto colocada poderá ser diferente, o que pode permitir que o usuário faça 5 variar por exemplo a brilhância da maquiagem.
Quando o elemento de aplicação 6 é aplicado planamente, o produto P presente dentro da cavidade 12 pode se depositar e a superfície carregada de produto P que entra em contato com os lábios pode ser relativamente grande, de modo que os lábios podem ser maquiados bastante
Ί 10 rapidamente.
Se for o caso, a aplicação pode ser feita somente com a ponta da porção distai 15, para desenhar um contorno por exemplo.
Foi ilustrada na figura 8 a possibilidade de utilizar um órgão de enxugamento 8 adaptado diferente daquele representado na figura 6.
Na figura 8, o órgão de enxugamento 8 é constituído por um bloco de um material alveolar, elasticamente compressível.
O órgão de enxugamento 8 pode ser atravessado em seu centro por um rasgo 42 que define a abertura 11 do recipiente, como pode ser visto na figura 9, com uma ou várias fendas.
O diâmetro do rasgo 42 pode por exemplo corresponder sensivelmente ao diâmetro da haste 4.
O órgão de enxugamento pode ainda, qualquer que seja sua natureza, alveolar ou não, ter uma ou várias fendas, fendas essas que podem ser de bordas unidas ou não.
Foi representado na figura 10 um órgão de enxugamento 8 feito de elastômero que possui uma abertura central, por exemplo circular, para a passagem da haste e do elemento de aplicação e várias fendas 100, fendas essas que podem ser radiais.
A fixação do elemento de aplicação 6 sobre a haste 4 pode ser efetuada por diversos meios.
No exemplo da figura 1, a porção proximal 15 é prolongada, como pode ser visto na figura 5, por uma ponteira 18 introduzida no interior da haste 4.
Essa ponteira 18 é por exemplo colada, grampeada ou soldada na haste 4. Essa última pode ainda ser encastrada na ponteira, como ilustrado na figura 11.
A figura 12 ilustra a possibilidade de solidarizar o elemento de . aplicação e a haste por engate. A ponteira 18 é por exemplo configurada para 10 se engatar em uma cabeça 70 realizada na extremidade da haste 4. O diâmetro exterior da ponteira 18 pode nesse caso, por exemplo, corresponder sensivelmente ao diâmetro da haste 4.
Em uma variante não ilustrada, é a haste 4 que é engatada na ponteira 18.
O corpo do elemento de aplicação pode ainda ser realizado de uma só peça com a haste 4, como ilustrado na figura 13.
Foi ilustrada na figura 14 a possibilidade para pelo menos uma porção do elemento de aplicação 6 de se estender de acordo com um eixo longitudinal Z que forma um ângulo γ com o eixo longitudinal X da haste 4, 20 os eixos X e Z sendo contidos em um mesmo plano e a cavidade 12 se estendendo paralelamente a esse plano.
Foi ilustrada na figura 15 a possibilidade para o elemento de aplicação 6 de apresentar uma forma não simétrica em relação ao eixo X da haste 4. Se for o caso, como ilustrado na figura 16, o elemento de aplicação 6 25 pode apresentar uma borda 72 que se estende sensivelmente no alinhamento da haste 4. O elemento de aplicação 6 excede lateralmente da haste 4 no lado oposto à borda 72.
O elemento de aplicação 6 pode ainda possuir mais de uma cavidade 12, por exemplo duas cavidades 12 assim como representado na
figura 17.
As duas cavidades 12 são por exemplo alinhadas de acordo com o eixo longitudinal do elemento de aplicação 6. Esse último pode apresentar por exemplo, em vista de face, a forma geral de um oito.
No exemplo da figura 1, o elemento de aplicação 6 se estende obliquamente relativamente ao eixo longitudinal X da haste 4.
O elemento de aplicação 6 pode ainda ser alongado, em uma variante não ilustrada, de acordo com um eixo longitudinal curvilíneo.
O elemento de aplicação 6 pode ser realizado de outro modo e cada ramo 13 pode por exemplo se estender com seu eixo longitudinal Y contido em um plano que é paralelo ao eixo longitudinal X da haste 4.
No exemplo da figura 1 notadamente, a cavidade 12 desemboca na parte da frente e na parte de trás do elemento de aplicação 6, quando esse último é observado de frente, como na figura 2.
Os ramos 13 podem apresentar, em pelo menos uma porção de seu comprimento, uma seção transversal cheia, de forma circular por exemplo. Foi ilustrada nas figuras 18 a 22 a possibilidade para os ramos 13 de apresentar uma outra forma em seção. Em uma variante não ilustrada, os ramos 13 são vazados.
Os ramos 13 podem por exemplo apresentar uma altura h que é superior à largura w da cavidade 12 entre os ramos, como ilustrado na figura
22.
Nos exemplos que acabam de ser descritos, a cavidade 12 está cheia de ar antes de qualquer contato do elemento de aplicação 6 com o 25 produto contido dentro do recipiente. Isso podería ser de outra forma.
Assim, a cavidade 12 pode por exemplo ser pelo menos parcialmente ocupada pelo aveludado que se estende sobre o corpo do elemento de aplicação 6, como é o caso no exemplo ilustrado na figura 23. Os pêlos do aveludado que recobrem o corpo do elemento de aplicação 6 podem por exemplo ser suficientemente longos para que os pêlos situados nas faces em frente aos ramos 13 se encontrem.
O elemento de aplicação 6 pode, como ilustrado na figura 24, possuir duas cavidades 12 que são separadas por uma membrana 80 que reúne 5 os ramos 13 e que está situada por exemplo a meia espessura desses últimos.
A cavidade 12 pode desembocar só em uma face do elemento de aplicação 6, como ilustrado na figura 25, o elemento de aplicação podendo possuir uma membrana 82 que define por exemplo pelo menos parcialmente a „ superfície de aplicação por sua face exterior 83. Essa membrana 82 pode por 1 10 exemplo ser aveludada exteriormente. Em uma variante não ilustrada, pelo menos um orifício permite que o produto contido dentro da cavidade 12 atinja a face exterior 83, através da membrana 82.
Essa membrana 80 pode ser aveludada ou não. A membrana pode ser substituída por uma grade 81, como ilustrado na figura 26.
As membranas 80 ou 82 podem ser moldadas solidariamente com os ramos 13.
A membrana 82 pode ser substituída por uma membrana 34 adaptada, como ilustrado na figura 27. A membrana 34 pode por exemplo possuir um tecido ou um não-tecido, uma espuma, um filme perfurado, uma 20 grade, um feltro, entre outras coisas, e pode ser fixada por soldagem ou colagem, por exemplo.
A membrana 34 pode ser permeável ou não ao produto P contido dentro da cavidade 12.
O corpo do elemento de aplicação 6 é por exemplo realizado 25 pelo menos parcialmente por moldagem por injeção em uma matéria termoplástica, por exemplo PVC, PU, EVA, SIS-SEB, nitrila, silicone, EPDM, Hytrel®, Pebax®, Santoprene®, ou outros termoplásticos, por exemplo elastômeros.
O elemento de aplicação 6 pode ainda se realizado em ·· • ♦«·* matérias não termoplásticas, por exemplo resinas, notadamente resinas flexíveis, ou ser realizado de uma forma diferente da moldagem, por exemplo por recorte.
Foi representado nas figuras 28 e 29 um elemento de aplicação 6 que apresenta faces superior 130 e inferior 131 que convergem na direção da extremidade distai do elemento de aplicação, pelo menos ao longo de uma porção da cavidade 12.
O eixo longitudinal X da haste 4 é por exemplo sensivelmente paralelo a uma dessas faces, por exemplo a face superior 130.
Nesse exemplo, o elemento de aplicação 6 apresenta também, quando observado de cima como representado na figura 29, bordas longitudinais sensivelmente retilíneas que convergem na direção da extremidade distai.
Os elementos de aplicação representados nas figuras 30 a 45 podem vantajosamente ser utilizados para a aplicação de um produto, de maquiagem ou de cuidados, sobre as fibras queratínicas, por exemplo os cílios ou as sobrancelhas.
Nesses elementos de aplicação, a cavidade 12, única, apresenta uma forma alongada, a relação do comprimento m da cavidade com a maior largura n dessa última sendo por exemplo superior ou igual a 3, ou 4, ou 5 ou
6. Tem-se por exemplo 3 < m/n <6.
A figura 30 representa um elemento de aplicação do qual a cavidade 12 apresenta uma largura sensivelmente constante em pelo menos a metade de seu comprimento. As bordas longitudinais dos ramos 13 são retilíneas e paralelas entre si, de um lado e de outro de uma porção mediana situada a meio comprimento da cavidade.
No exemplo da figura 31, o elemento de aplicação 6 é aveludado e sua porção distai é recoberta por pêlos mais longos do que aqueles que recobrem os ramos 13. Essa porção distai serve por exemplo para • ·♦ ·· maquiar o canto do olho.
No exemplo da figura 32, os ramos 13 apresentam larguras desiguais e a cavidade 12 é descentrada.
No exemplo da figura 33, as bordas longitudinais dos ramos 13 5 aparecem ranhuradas, quando o elemento de aplicação é observado de cima.
A figura 34 ilustra a possibilidade para os ramos 13 do elemento de aplicação de apresentar bordas longitudinais côncavas para o exterior. A cavidade pode nesse caso apresentar uma largura que passa por . um mínimo entre suas duas extremidades axiais.
No exemplo da figura 35, as bordas longitudinais dos ramos são convexas para o exterior, e a cavidade 12 apresenta quando observada de cima uma forma lenticular.
O elemento de aplicação representado na figura 36 apresenta um eixo longitudinal Y curvilíneo e a extremidade livre do elemento de 15 aplicação não se situa sobre o eixo longitudinal X da haste. Um dos ramos apresenta uma borda exterior convexa para o exterior e o outro ramo uma borda exterior côncava para o exterior.
O elemento de aplicação da figura 37 apresenta um ramo que tem uma borda exterior convexa para o exterior e um outro ramo que tem uma 20 borda exterior retilínea. Além disso, é possível ver nessa figura que a cavidade 12 pode ser relativamente estreita e formar uma fenda capilar.
No exemplo de realização da figura 38, a cavidade 12 é mais larga do que no exemplo da figura 27 e apresenta uma largura variável, que passa por um extremo.
A figura 39 ilustra a possibilidade para o elemento de aplicação de possuir dois ramos dos quais um apresenta uma borda exterior retilínea e o outro uma borda exterior côncava para o exterior.
No exemplo da figura 40, o elemento de aplicação apresenta um eixo longitudinal curvilíneo, como no exemplo da figura 36, e a
* A * extremidade livre do elemento de aplicação está situada do mesmo lado, relativamente ao eixo longitudinal X da haste, que praticamente todo o resto do elemento de aplicação. A figura 41 ilustra a possibilidade para um dos ramos do
5 elemento de aplicação de apresentar ranhuras enquanto que o outro ramo é desprovido delas. Essas ranhuras se estendem por exemplo transversalmente ao ramo. As figuras 42 e 43 representam elementos de aplicação que /· ? possuem um terceiro ramo 16 que une as partes distai e proximal do elemento
1 10 de aplicação. No exemplo da figura 42, ao terceiro ramo está situado de um lado do plano definido pelos eixos longitudinais dos dois ramos 13, como pode ser visto na figura 44. 0 ramo 16 apresenta por exemplo uma forma arqueada.
15 No exemplo da figura 43, os dois ramos 13 e o terceiro ramo 16 são dispostos de maneira regular em tomo do eixo longitudinal Y do elemento de aplicação, a porção proximal do elemento de aplicação tendo uma seção transversal geralmente em forma de triângulo ou de estrela de três pontas, como pode ser visto na figura 45.
20 Foi ilustrada na figura 46 a possibilidade de realizar o corpo do elemento de aplicação de maneira monolítica com a haste e com o órgão de preensão, que pode também servir como órgão de fechamento do recipiente. Os elementos de aplicação das figuras 30 a 45 são por exemplo realizados pelo menos parcialmente por moldagem de matéria, notadamente
25 uma matéria termoplástica. Os elementos de aplicação das figuras 30 a 45 podem permitir carregar os cílios com uma quantidade relativamente grande de produto. Dois ramos do elemento de aplicação podem ser utilizados simultaneamente ou sucessivamente para aplicar o produto sobre os cílios.
Para todos esses elementos de aplicação precedentemente descritos, a aplicação do produto poderá se for o caso ser efetuada de diversas maneiras de acordo com o resultado procurado, o elemento de aplicação sendo por exemplo utilizado planamente, sobre a espessura ou com diversas inclinações, a orientação escolhida permitindo que o usuário controle por exemplo a intensidade da maquiagem e eventualmente a penteadura dos cílios.
O elemento de aplicação pode apresentar formas diferentes . daquelas ilustradas, por exemplo em losango, em círculo ou em elipse quando 10 o elemento de aplicação é observado de frente.
Os elementos de aplicação podem possuir partículas magnéticas, a fim de ser capazes por exemplo de atrair fibras magnéticas contidas no produto.
- Quando o elemento de aplicação é deformável, sua deformabilidade pode ser aproveitada para recuperar produto que adere na superfície interior do recipiente. Um elemento de aplicação que apresenta uma forma nitidamente alongada, como é o caso por exemplo dos elementos de aplicação das figuras 29 a 43, é vantajosamente realizado de maneira a permitir essa deformação.
Naturalmente,a invenção não está limitada aos exemplos de realização que acabam de ser descritos. É possível notadamente combinar entre si as características dos diferentes exemplos de realização.
Todos os elementos de aplicação descritos mais acima, notadamente aqueles descritos em referência ao desenho, podem ser utilizados 25 sem que uma deformação do elemento de aplicação intervenha entre o carregamento em produto e a aplicação, o que pode ser o caso por exemplo quando esses elementos de aplicação são utilizados em associação com uma reserva de produto contida em outro lugar que não seja um recipiente provido de um gargalo.
Em tais exemplos de execução da invenção, a haste do aplicador pode eventualmente ser desprovida de elemento de preensão 5.
O produto P é por exemplo contido, sob a forma de uma pasta, de um pó compactado ou de um pó livre ou de outro modo, em uma copela de uma caixa 110, como ilustrado na figura 47.
O aplicador é por exemplo recebido em um alojamento correspondente 112 da caixa.
O elemento de aplicação pode ser carregado em produto sendo para isso levado em contato com esse último. Uma deformação do elemento de aplicação pode ocorrer ou não no momento em que o produto é retirado.
Foi representado nas figuras 48 a 51 um elemento de aplicação de acordo com uma outra variante de execução da invenção.
Em relação ao exemplo de realização da figura 1, o elemento de aplicação das figuras 48 a 51 apresenta uma forma mais afilada quando observada de lado, como na figura 50. Os ângulos ib i2,i3 são por exemplo respectivamente compreendidos entre 6 e 16°, ij sendo por exemplo próximo de 11°, 17,7 e 27,7, i2 sendo por exemplo próximo de 20,7° e 25,4 e 35,4, i3 sendo por exemplo próximo de 30,4°.
As faces dianteira 200 e traseira 20 convergem na direção da extremidade distai 201 do elemento de aplicação, sendo por exemplo sensivelmente planas. Os lados do elemento de aplicação podem ser arredondados ao mesmo tempo em corte em um plano perpendicular ao eixo Y e quando observado de cima ou de baixo nas figuras 48 e 49. A altura da cavidade 12, medida perpendicularmente ao eixo Y, pode variar em pelo menos a metade do comprimento da cavidade.
O comprimento da cavidade 12, medido ao longo do eixo Y, pode ser inferior ou igual a 20 mm ou superior a 20 mm.
A cavidade 12 pode apresentar uma largura que varia em mais da metade do comprimento da cavidade 12.
Quando um elemento de aplicação, tal como por exemplo um * daqueles descritos mais acima, é utilizado em associação com um órgão de enxugamento 8, esse último pode eventualmente ser regulável como ilustrado na figura 52. Nesse caso, o recipiente 2 é realizado com pelo menos duas 5 partes 2a e 2b que são moveis uma em relação à outra a fim de exercer uma tensão sobre o órgão de enxugamento 8 e por exemplo fazer a seção variar para a passagem do elemento de aplicação.
No exemplo da figura 52, o recipiente possui uma extensão 210 sob o gargalo que apoia sobre o órgão de enxugamento de modo a dilatar - 10 mais ou menos esse último.
Para uma regulagem dada do órgão de enxugamento, a abertura desse último pode ser suficientemente pequena para exercer uma tensão sobre o elemento de aplicação, elemento esse que pode se deformar na travessia do órgão de enxugamento. Para uma outra regulagem do órgão de 15 enxugamento 8, o diâmetro da abertura do órgão de enxugamento é suficientemente grande para que o elemento de aplicação não seja submetido a nenhuma tensão por ocasião da travessia do órgão de enxugamento, e mesmo só seja submetido a uma tensão que não provoca uma deformação sensível da cavidade 12.
Naturalmente, a invenção não está limitada a um modo de realizar os meios que permitem fazer variar a abertura do órgão de enxugamento.
Foi ilustrada na figura 53, a possibilidade para o órgão de enxugamento 8 de possuir um lábio de enxugamento ondulado que apresenta 25 ondulações 220 que permitem que ele se desdobre na passagem do elemento de aplicação. Isso pode permitir não exercer sobre o elemento de aplicação uma tensão que provoca uma deformação sensível da cavidade 12. As ondulações podem por exemplo se apresentar sob a forma de uma alternância de vazios e relevos no sentido circunferencial em tomo da abertura do órgão
de enxugamento.
A expressão “que possui um” deve ser compreendida como sendo sinônimo da expressão “que possui pelo menos um”, exceto se o contrário estiver especificado.

Claims (39)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Dispositivo de acondicionamento e de aplicação compreendendo:
    - um recipiente (2) que contém o produto (P) a ser aplicado e 5 compreendendo um órgão de enxugamento (8)
    - um aplicador para aplicar o produto contido dentro do recipiente, caracterizado pelo fato de que o aplicador possuindo uma haste e um elemento de aplicação (6) em uma extremidade da haste, que excede 10 lateralmente dessa última, o elemento de aplicação possuindo dois ramos (13) feitos de matéria plástica, notadamente feitos de matéria plástica injetada, dos quais um ramo parcialmente ou inteiramente aveludado, os ramos se unindo em suas extremidades para definir uma porção distal que é afilada em uma direção oposta à haste e definindo entre si uma cavidade (12) de forma 15 sensivelmente triangular que desemboca no exterior em uma face ou várias do elemento de aplicação que serve para a aplicação do produto, a cavidade sendo de forma alongada e se estendendo ao longo dos ramos, os ramos sendo suficientemente rígidos para impedir que a cavidade se deforme sensivelmente quando o elemento de aplicação passa através do órgão de 20 enxugamento entre o momento em que o elemento de aplicação deixa o produto e o momento em que o produto é aplicado.
  2. 2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a cavidade (12) desemboca em duas faces opostas do elemento de aplicação.
    25
  3. 3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a cavidade (12) apresenta, em um plano ou vários planos, um contorno fechado.
  4. 4. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a cavidade (12) se estende
    Petição 870180000044, de 02/01/2018, pág. 13/18 sensivelmente paralelamente a um plano que forma um ângulo (a) não nulo com o eixo longitudinal (X) de uma haste (4) à qual o elemento de aplicação se une.
  5. 5. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que uma porção (13) do elemento de aplicação (6) ou todo o elemento de aplicação é alongado, de acordo com um eixo longitudinal (Y) que forma um ângulo (a) não nulo com o eixo longitudinal de uma haste (4) à qual o elemento de aplicação (6) se une.
  6. 6. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o órgão de enxugamento é feito de elastômero.
  7. 7. Dispositivo de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que o órgão de enxugamento (8) é fixado em um gargalo (7) do recipiente.
  8. 8. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o elemento de aplicação (6) apresenta uma forma simétrica relativamente a um plano mediano, notadamente um plano mediano (M) que contém o eixo longitudinal (X) de uma haste (4) à qual o elemento de aplicação se une.
  9. 9. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o aplicador possui uma haste (4) que leva o elemento de aplicação (6) e que é ligada na outra extremidade a um capuz (5) de fechamento do recipiente.
  10. 10. Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o elemento de aplicação (6) possui uma ponteira de fixação (18) introduzida na haste (4).
  11. 11. Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a haste (4) apresenta um diâmetro exterior superior ou igual a
    2,5 mm, melhor superior ou igual a 3 mm, notadamente da ordem de 4 mm.
    Petição 870180000044, de 02/01/2018, pág. 14/18
  12. 12. Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o elemento de aplicação é adaptado sobre a haste.
  13. 13. Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o elemento de aplicação é moldado com a haste.
  14. 14. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a cavidade (12) se estende em mais da metade da largura (b) do elemento de aplicação.
  15. 15. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que a largura da cavidade é inferior à largura dos dois ramos reunidos.
  16. 16. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a cavidade (12) se estende em mais da metade do comprimento (l) do elemento de aplicação (6).
  17. 17. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que antes de qualquer contato com o produto, a cavidade (12) está cheia de ar.
  18. 18. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que uma porção ou várias porções de extremidade distal (14) ou toda a extremidade distal (14) do elemento de aplicação é aveludada.
  19. 19. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado pelo fato de que a superfície do elemento de aplicação que serve para a aplicação do produto é inteiramente aveludada.
  20. 20. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o elemento de aplicação apresenta em seção transversal uma forma achatada.
  21. 21. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o produto (P) é destinado à maquiagem das mucosas, da pele ou das unhas.
    Petição 870180000044, de 02/01/2018, pág. 15/18
  22. 22. Dispositivo de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que o produto é um batom.
  23. 23. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado pelo fato de que o produto é um rimei.
  24. 24. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a superfície da cavidade representa, quando o elemento de aplicação é observado em uma direção sensivelmente perpendicular ao plano da cavidade, um percentual da superfície delimitada pelo contorno exterior do elemento de aplicação maior do que ou igual a 15 %, por exemplo, entre 15 e 50 %.
  25. 25. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que um dos ramos (13) apresenta, em seção transversal, uma forma parcialmente ou totalmente arredondada.
  26. 26. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que um ou vários ramos apresenta em seção transversal uma forma circular, oval ou elíptica.
  27. 27. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a cavidade (12) apresenta uma largura máxima superior ao diâmetro da haste.
  28. 28. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que dois ramos ou vários ramos do elemento de aplicação apresentam formas diferentes.
  29. 29. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a cavidade (12) apresenta uma forma alongada, com uma relação m/n superior ou igual a 3, ou 4, ou 5, ou 6, onde m designa o comprimento da cavidade e n sua maior largura.
  30. 30. Dispositivo de acordo com qualquer uma das
    Petição 870180000044, de 02/01/2018, pág. 16/18 reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a borda exterior de um ou de vários ramos (13) é parcialmente ou totalmente ranhurada.
  31. 31. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o elemento de aplicação possui pêlos de aveludado que apresentam comprimentos e/ou diâmetros diferentes, notadamente com pêlos mais longos na proximidade da extremidade distal do elemento de aplicação.
  32. 32. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o elemento de aplicação possui pêlos de aveludado realizados em matérias diferentes.
  33. 33. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a cavidade é única.
  34. 34. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os ramos são moldados juntos em uma matéria termoplástica.
  35. 35. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a largura do elemento de aplicação aumenta a partir da haste, em uma porção ou em várias porções do comprimento do elemento de aplicação.
  36. 36. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a largura do elemento de aplicação excede o diâmetro da haste em uma porção ou em várias porções do comprimento do elemento de aplicação.
  37. 37. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a cavidade é traspassante em mais da metade de seu comprimento.
  38. 38. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o órgão de enxugamento possui um lábio ondulado que é disposto par se desdobrar na passagem do elemento de aplicação.
    Petição 870180000044, de 02/01/2018, pág. 17/18
  39. 39. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o órgão de enxugamento é regulável.
BRPI0602612-5A 2005-05-24 2006-05-24 Dispositivo de acondicionamento e de aplicação e processo de maquiagem da pele ou dos lábios BRPI0602612B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0551353A FR2886112B1 (fr) 2005-05-24 2005-05-24 Dispositif de conditionnement et d'application
FR0551353 2005-05-24

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0602612A BRPI0602612A (pt) 2007-02-21
BRPI0602612B1 true BRPI0602612B1 (pt) 2019-04-30

Family

ID=35734909

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0602613 BRPI0602613A (pt) 2005-05-24 2006-05-24 aplicador e processo de maquiagem da pele ou dos lábios
BRPI0602612-5A BRPI0602612B1 (pt) 2005-05-24 2006-05-24 Dispositivo de acondicionamento e de aplicação e processo de maquiagem da pele ou dos lábios

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0602613 BRPI0602613A (pt) 2005-05-24 2006-05-24 aplicador e processo de maquiagem da pele ou dos lábios

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1726235B1 (pt)
JP (4) JP5259932B2 (pt)
CN (2) CN1868368A (pt)
BR (2) BRPI0602613A (pt)
ES (1) ES2692200T3 (pt)
FR (1) FR2886112B1 (pt)
RU (1) RU2327400C2 (pt)

Families Citing this family (60)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2910255B1 (fr) * 2006-12-21 2009-08-21 Oreal Applicateur pour appliquer un produit cosmetique sur les matieres keratiniques
US20090276973A1 (en) * 2008-05-06 2009-11-12 Herve Bouix Cosmetic Applicator Assembly
JP5324900B2 (ja) * 2008-12-08 2013-10-23 花王株式会社 口唇化粧料塗布具
FR2947432B1 (fr) * 2009-07-02 2014-11-21 Lvmh Rech Dispositif pour l'application d'un produit cosmetique comportant des particules magnetiques et ensemble comprenant le dispositif.
EP2486821B1 (en) * 2009-10-09 2017-12-13 Kao Corporation Lip cosmetic application device
KR200459830Y1 (ko) 2009-10-30 2012-04-19 (주)아모레퍼시픽 자력을 이용하여 도포구를 본체의 입구로 안내하는 립글로스 용기
FR2951920B1 (fr) 2009-11-04 2015-09-18 Oreal Dispositif de conditionnement et d'application d'un produit cosmetique sur les levres.
JP4840831B2 (ja) 2010-04-27 2011-12-21 株式会社 資生堂 化粧用塗布体
JP5704482B2 (ja) * 2010-09-06 2015-04-22 フィグラ株式会社 液体化粧料塗布体
JP5720978B2 (ja) * 2010-09-10 2015-05-20 フィグラ株式会社 液体化粧料塗布具
FR2971923B1 (fr) 2011-02-28 2013-11-08 Oreal Dispositif de conditionnement et d'application d'un produit
FR2976165B1 (fr) * 2011-06-07 2014-10-24 Oreal Ensemble comportant une composition contenant des fibres pour le maquillage des cils.
DE202011050425U1 (de) * 2011-06-10 2011-08-09 Klaus Sindel Applikator zur Aufbringung von kosmetischem Material
FR2981835B1 (fr) * 2011-11-02 2014-04-11 Oreal Organe d'application d'un produit cosmetique et ensemble de conditionnement et d'application comportant un tel organe
EP2786671B1 (en) 2011-12-01 2017-09-13 Sinwa Corporation Cosmetic application instrument
JP6053290B2 (ja) * 2012-02-06 2016-12-27 株式会社アーツブレインズ 二重瞼形成溶液用アプリケータ及び容器
FR2989256B1 (fr) * 2012-04-11 2014-11-28 Oreal Dispositif de conditionnement et d'application d'un produit cosmetique ou de soin sur les levres
FR2994068B1 (fr) * 2012-08-01 2015-12-11 Oreal Applicateur de produit cosmetique, dispositif et procede associe
JP5718983B2 (ja) * 2013-06-21 2015-05-13 花王株式会社 口唇化粧料塗布具
WO2015029225A1 (ja) * 2013-08-30 2015-03-05 株式会社 新和製作所 化粧用塗布具
FR3014654B1 (fr) * 2013-12-13 2017-04-21 Oreal Applicateur pour appliquer un produit cosmetique ou de soin sur les cils ou les sourcils
JP5801943B1 (ja) * 2014-06-04 2015-10-28 花王株式会社 化粧料塗布具
WO2015098686A1 (ja) * 2013-12-26 2015-07-02 花王株式会社 化粧料塗布具
JP5801942B2 (ja) * 2013-12-26 2015-10-28 花王株式会社 化粧料塗布具
CN105899100B (zh) * 2013-12-26 2019-09-17 花王株式会社 化妆品涂布用具
JP6292966B2 (ja) * 2014-04-30 2018-03-14 花王株式会社 口唇化粧料塗布装置
JP6394131B2 (ja) * 2014-07-09 2018-09-26 花王株式会社 化粧料塗布具
JP6394179B2 (ja) * 2014-08-25 2018-09-26 花王株式会社 塗布具
FR3026281B1 (fr) * 2014-09-25 2018-08-24 L'oreal Organe d'application comportant deux parties assemblees.
US9549602B2 (en) 2014-10-09 2017-01-24 Elc Management Llc Foundation makeup and concealer composition
FR3029089B1 (fr) * 2014-12-02 2018-03-02 L'oreal Dispositif de conditionnement et d'application d'eyeliner
FR3036594B1 (fr) * 2015-05-28 2018-08-17 L'oreal Applicateur cosmetique
JP6045640B1 (ja) * 2015-06-04 2016-12-14 株式会社 資生堂 化粧補助用具、化粧容器および化粧方法
FR3037490B1 (fr) 2015-06-19 2017-07-21 Oreal Applicateur cosmetique
JP2017006291A (ja) * 2015-06-19 2017-01-12 株式会社アートネイチャー まつ毛美容液用スパチュラ
KR101730876B1 (ko) 2015-12-01 2017-04-28 (주)연우 내용물 도포가 용이한 화장품 용기
EP3398476B1 (en) * 2015-12-28 2021-12-08 Shiseido Company, Ltd. Eye cosmetic applicator and eye cosmetic tool
CN107758110A (zh) * 2016-08-16 2018-03-06 株式会社爱茉莉太平洋 包括具有临时存储部的植绒头的吸管式容器
DE102016215288A1 (de) * 2016-08-16 2018-02-22 Thomas-Maximilian Böhm Vorrichtung zum Auftragen eines flüssigen Mediums
DE202016105241U1 (de) * 2016-09-20 2017-12-21 Klaus Sindel Applikator zur Aufbringung von kosmetischem Material
FR3058622B1 (fr) * 2016-11-17 2019-08-23 L'oreal Applicateur pour appliquer un produit cosmetique sur les matieres keratiniques
KR102298971B1 (ko) * 2017-05-23 2021-09-07 주식회사 에스쁘아 화장용 팁 및 이를 포함하는 화장 도구
FR3068223B1 (fr) * 2017-06-30 2021-06-25 Albea Services Embout applicateur pour produit cosmetique, applicateur et ensemble applicateur associes
KR102350799B1 (ko) * 2017-07-19 2022-01-14 (주)아모레퍼시픽 팁 어플리케이터 및 이를 포함하는 화장료 도포장치
KR102201513B1 (ko) * 2017-08-30 2021-01-13 (주)아모레퍼시픽 팁 어플리케이터 및 이를 포함하는 화장료 도포장치
FR3070842B1 (fr) * 2017-09-12 2021-07-16 Oreal Applicateur cosmetique
FR3070841B1 (fr) 2017-09-12 2021-07-16 Oreal Applicateur cosmetique
KR20200035111A (ko) * 2017-09-14 2020-04-01 에이엠지 컴퍼니 리미티드 화장품 용기용 패킹 및 화장품 용기
US11647825B2 (en) * 2017-10-20 2023-05-16 L'oreal Method for manufacturing a personalized applicator for the application of a cosmetic composition
KR102201522B1 (ko) * 2017-12-18 2021-01-12 (주)아모레퍼시픽 팁 어플리케이터 및 이를 포함하는 화장료 도포장치
US11076682B2 (en) * 2018-02-08 2021-08-03 Guide Beauty Llc Cosmetic application wand
WO2020032308A1 (ko) * 2018-08-10 2020-02-13 (주)아모레퍼시픽 팁 어플리케이터 및 이를 포함하는 화장료 도포장치
JP7203951B2 (ja) * 2018-08-10 2023-01-13 アモーレパシフィック コーポレーション チップアプリケーターおよびこれを含む化粧料塗布装置
US20200367631A1 (en) 2019-05-22 2020-11-26 Toly Management Ltd. Cosmetic applicator with separately formed surfaces
FR3103689B1 (fr) * 2019-11-28 2024-07-12 Oreal Applicateur pour le maquillage des fibres kératiniques humaines, notamment des sourcils
FR3111773B1 (fr) * 2020-06-26 2022-07-29 Oreal Applicateur cosmétique à cavité supportée par des branches support
CN116725308A (zh) * 2022-03-01 2023-09-12 洽兴包装工业(中国)有限公司 化妆品涂敷器
CN116725312A (zh) * 2022-03-01 2023-09-12 洽兴包装工业(中国)有限公司 多瓣化妆品涂敷器
CN117941919A (zh) * 2022-10-31 2024-04-30 洽兴包装工业(中国)有限公司 涂抹器及包含该涂抹器的容器和制造该涂抹器的模具
CN116268750A (zh) * 2022-12-08 2023-06-23 洽兴包装工业(中国)有限公司 化妆容器用内塞

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2633256B1 (fr) * 1988-06-23 1990-09-21 Oreal Ensemble comportant un reservoir contenant un liquide et un applicateur equipe d'un embout distributeur souple
JPH0613714U (ja) * 1992-08-03 1994-02-22 フィグラ株式会社 化粧料容器
FR2722381B1 (fr) * 1994-07-12 1997-02-28 Oreal Applicateur pour l'application d'un produit liquide et ensemble de maquillage muni d'un tel applicateur
DE4446521A1 (de) * 1994-12-24 1996-06-27 Estee Lauder Inc Mascara-Bürstchen
FR2745272B1 (fr) 1996-02-28 1998-04-24 Oreal Dispositif de conditionnement et d'application et element de recharge pour un tel dispositif
FR2745479B1 (fr) 1996-03-01 1998-04-30 Oreal Applicateur de produit et ensemble de conditionnement comprenant un tel applicateur
FR2762494B1 (fr) 1997-04-28 1999-06-25 Oreal Applicateur et ensemble de conditionnement et d'application utilisant un tel applicateur
FR2771077B1 (fr) 1997-11-14 2000-01-14 Oreal Dispositif de conditionnement et d'application comportant un recipient, un applicateur ergonomique et un organe d'essorage
FR2793663B1 (fr) * 1999-05-19 2001-08-03 Oreal Dispositif de conditionnement et d'application d'un produit cosmetique, notamment pour le maquillage des levres
US6120202A (en) 1999-06-21 2000-09-19 Donsky; Robin Nail polish applicator bottle
JP2001161434A (ja) * 1999-12-07 2001-06-19 Kose Corp 粘性液状化粧料用容器
FR2805720B1 (fr) * 2000-03-03 2002-08-16 Oreal Dispositif comprenant un applicateur et/ou un organe d'essorage magnetique
FR2810860B1 (fr) * 2000-06-28 2003-02-21 Oreal Dispositif pour l'application d'un produit sur les cils ou les sourcils
FR2836031B1 (fr) * 2002-02-19 2004-11-26 Oreal Applicateur comportant un element d'application configure pour appliquer un produit sur la peau
US7261483B2 (en) * 2002-04-30 2007-08-28 L'ORéAL S.A. Device, system, and method for applying a product

Also Published As

Publication number Publication date
JP5259931B2 (ja) 2013-08-07
JP2006326320A (ja) 2006-12-07
JP5922012B2 (ja) 2016-05-24
ES2692200T3 (es) 2018-11-30
FR2886112A1 (fr) 2006-12-01
BRPI0602613A (pt) 2007-02-21
CN1868369A (zh) 2006-11-29
JP5922011B2 (ja) 2016-05-24
JP2013056213A (ja) 2013-03-28
EP1726235A3 (fr) 2010-12-29
JP5259932B2 (ja) 2013-08-07
RU2327400C2 (ru) 2008-06-27
FR2886112B1 (fr) 2007-08-10
EP1726235A2 (fr) 2006-11-29
BRPI0602612A (pt) 2007-02-21
CN1868368A (zh) 2006-11-29
RU2006117851A (ru) 2007-12-10
JP2013052302A (ja) 2013-03-21
EP1726235B1 (fr) 2018-08-29
JP2006346469A (ja) 2006-12-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0602612B1 (pt) Dispositivo de acondicionamento e de aplicação e processo de maquiagem da pele ou dos lábios
US7918619B2 (en) Packaging and applicator device, and method of making up skin or lips
ES2767291T3 (es) Elemento aplicador que comprende dos partes ensambladas
EP1623650B1 (fr) Dispositif de conditionnement et d&#39;application d&#39;un produit cosmétique ou de soin
ES2197588T3 (es) Dispositivo para la aplicacion de un producto de maquillaje que comprende un cepillo, procedimiento de fabricacion y aplicador.
US6067997A (en) Applicator and packaging and applicator unit using such an applicator
ES2266132T3 (es) Dispositivo para la aplicacion de un producto cosmetico o de tratamiento sobre las fibras queratinicas, en particular las pestañas o las cejas.
ES2218082T5 (es) Dispositivo de acondicionamiento y de aplicacion de un producto cosmetico, en particular para el maquillaje de los labios.
EP1477083B2 (fr) Applicateur et dispositif de conditionnement et d&#39;application comportant un tel applicateur
ES2279307T5 (es) Dispositivo de acondicionamiento y de aplicación de un producto, que comprende un órgano de escurrido.
US7134799B2 (en) Applicator including an applicator element for applying a substance, in particular a cosmetic or another care product
ES2544651T3 (es) Aplicador para aplicar una composición sobre las pestañas
ES2924388T3 (es) Aplicador para aplicar un producto cosmético o de cuidado a las pestañas o las cejas
ES2385283T3 (es) Dispositivo de acondicionamiento y de aplicación que comprende un tope escamoteable
ES2903249T3 (es) Aplicador cosmético
JP2007136200A (ja) ブラシ式塗布具
BRPI1000899B1 (pt) Aplicador para aplicar um produto cosmético sobre os cílios ou as sobrancelhas
ES2612858T3 (es) Aplicador con reserva de producto, en particular para esmalte de uñas
ES2293175T3 (es) Aplicador para aplicar un producto sobre una parte del cuerpo humano.
US8070374B2 (en) Applicator with product reserve, in particular for nail varnish
KR100574342B1 (ko) 포장 및 도포기 장치, 및 상기 장치를 사용한 화장품 도포 방법
ES2977357T3 (es) Aplicador cosmético que tiene una cavidad soportada por brazos de soporte
FR3041512A1 (fr) Pinceau applicateur
ES2710185T3 (es) Aplicador para peinar las pestañas o la cejas, o para aplicar una composición a estas
FR3026618A1 (fr) Applicateur a picots partiellement floques

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/04/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/04/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2622 DE 06-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.