BRPI0518830B1 - Método e aparelho para condicionar combustíveis de hidrocarbono líquido - Google Patents

Método e aparelho para condicionar combustíveis de hidrocarbono líquido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0518830B1
BRPI0518830B1 BRPI0518830-0A BRPI0518830A BRPI0518830B1 BR PI0518830 B1 BRPI0518830 B1 BR PI0518830B1 BR PI0518830 A BRPI0518830 A BR PI0518830A BR PI0518830 B1 BRPI0518830 B1 BR PI0518830B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fuel
diluent gas
chamber
fact
liquid fuel
Prior art date
Application number
BRPI0518830-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Micael J. Ramotowski
Glenn Gaines
Richard G. Joklik
Casey C. Fuller
Ponnuthurai Gokulakrishnan
Michael S. Klassen
Leo D. Eskin
Richard J. Roby
Original Assignee
Lpp Combustion,Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lpp Combustion,Llc filed Critical Lpp Combustion,Llc
Publication of BRPI0518830A2 publication Critical patent/BRPI0518830A2/pt
Publication of BRPI0518830B1 publication Critical patent/BRPI0518830B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F02COMBUSTION ENGINES; HOT-GAS OR COMBUSTION-PRODUCT ENGINE PLANTS
    • F02CGAS-TURBINE PLANTS; AIR INTAKES FOR JET-PROPULSION PLANTS; CONTROLLING FUEL SUPPLY IN AIR-BREATHING JET-PROPULSION PLANTS
    • F02C1/00Gas-turbine plants characterised by the use of hot gases or unheated pressurised gases, as the working fluid
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23DBURNERS
    • F23D11/00Burners using a direct spraying action of liquid droplets or vaporised liquid into the combustion space
    • F23D11/36Details, e.g. burner cooling means, noise reduction means
    • F23D11/44Preheating devices; Vaporising devices
    • F23D11/441Vaporising devices incorporated with burners
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F02COMBUSTION ENGINES; HOT-GAS OR COMBUSTION-PRODUCT ENGINE PLANTS
    • F02BINTERNAL-COMBUSTION PISTON ENGINES; COMBUSTION ENGINES IN GENERAL
    • F02B43/00Engines characterised by operating on gaseous fuels; Plants including such engines
    • F02B43/08Plants characterised by the engines using gaseous fuel generated in the plant from solid fuel, e.g. wood
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F02COMBUSTION ENGINES; HOT-GAS OR COMBUSTION-PRODUCT ENGINE PLANTS
    • F02GHOT GAS OR COMBUSTION-PRODUCT POSITIVE-DISPLACEMENT ENGINE PLANTS; USE OF WASTE HEAT OF COMBUSTION ENGINES; NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F02G3/00Combustion-product positive-displacement engine plants
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23KFEEDING FUEL TO COMBUSTION APPARATUS
    • F23K5/00Feeding or distributing other fuel to combustion apparatus
    • F23K5/02Liquid fuel
    • F23K5/14Details thereof
    • F23K5/22Vaporising devices
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23NREGULATING OR CONTROLLING COMBUSTION
    • F23N5/00Systems for controlling combustion
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23KFEEDING FUEL TO COMBUSTION APPARATUS
    • F23K2300/00Pretreatment and supply of liquid fuel
    • F23K2300/20Supply line arrangements
    • F23K2300/205Vaporising

Abstract

método e aparelho para condicionar combustíveis de hidrocarbono líquido. em uma modalidade de um método para vaporizar líquidos tais como combustíveis, o líquido é pulverizado em uma câmara tal que o spray não colide em qualquer superfície. a energia para vaporização é fornecida através da injeção de um diluente quente tal como ar deplecionado por nitrogênio ou oxigênio. calor adicional é adicionado através da superfície. em uma outra modalidade, o líquido é pulverizado em uma superfície quente usando uma geometria tal que o spray inteiro é interceptado pela superfície. calor é adicionado através da superfície para manter uma temperatura de superfície interna acima do ponto de ebulição do componente menos volátil do liquido. as gotículas de liquido colidindo na superfície são assim vaporizadas rapidamente. um gás portador pode também ser conduzido através do vaporizador para controlar o ponto de condensação da mistura em fase de vapor resultante.

Description

MÉTODO E APARELHO PARA CONDICIONAR COMBUSTÍVEIS
DE HIDROCARBONO LÍQUIDO
Campo da Invenção
Esse pedido reivindica prioridade a partir do pedido de patente Norte-Americano No. Serial 60/634.221, depositado em 8 de Dezembro de 2004, o conteúdo do qual é completamente incorporado aqui como referência.
Fundamentos da Invenção
Baixas emissões a partir de dispositivos de combustão são obtidas através de queimar uma mistura pobre de combustível e ar obtido através de pré-misturar combustível gasoso e ar. Turbinas a gás com tecnologia de combustor seco com baixos níveis de emissão de NOx (Dry Low NOx) (DLN), por exemplo, tipicamente queimam gás natural sob condições pré-misturadas pobres. Combustíveis líquidos, em contraste, são tipicamente queimados através de injetar um spray de combustível no combustor. Isso resulta em uma chama de difusão na qual o combustível é queimado em uma mistura de combustível/ar localmente estequiométrica e causa altas emissões. Sob certas condições, queimar um combustível liquido é mais desejável do que queimar um combustível gasoso. Entretanto, seria desejável evitar as altas emissões associadas a chamas de difusão quando queimando tais combustíveis líquidos .
Sumário- da Invenção
Um método e um aparelho para condicionar combustíveis líquidos em uma localização externa a um dispositivo de combustão, tal que o combustível em fase de vapor resultante
pode ser pré-misturado com ar e queimado sob condições pobres, assim alcançando baixas emissões, são descritos aqui. Preferencialmente, o combustível líquido é condicionado tal que ele pode ser usado em um combustor configurado para gás natural sem modificação ao sistema de medição de combustivel/combustor. Em uma modalidade, combustível líquido é pulverizado em uma câmara de vaporização tal que o spray não colide em qualquer superfície. A energia para vaporização é fornecida através da injeção de um diluente quente tal como ar deplecionado por nitrogênio ou oxigênio. Calor adicional é adicionado através da superfície da câmara para impedir perda de calor e para manter uma temperatura de superfície interna acima do ponto de ebulição do componente menos volátil do líquido. O gás diluente também serve para controlar o ponto de condensação da mistura em fase de vapor resultante. Aquecimento adicional para aumentar o processo de vaporização no evento que o fluxo ou temperatura de diluente cai abaixo dos níveis mínimos necessários para completar vaporização é fornecido por aquecedores internos.
Em uma outra modalidade, o combustível líquido é pulverizado em uma superfície quente usando uma geometria tal que o spray inteiro é interceptado pela superfície. Calor adicional é adicionado através da superfície da câmara para impedir perda de calor e para manter uma temperatura de superfície interna acima do ponto de ebulição do componente menos volátil do líquido. As gotículas de líquido colidindo na superfície são assim vaporizadas rapidamente, tal que não há construção de líquido acumulado ou um filme líquido no vaporizador. Um gás portador, tal como nitrogênio ou ar, pode também ser conduzido através do vaporizador para controlar o ponto de condensação da mistura em fase de vapor resultante. Em algumas modalidades, um bocal de combustível é montado em uma extremidade (a extremidade fechada) de uma câmara cilíndrica. O bocal forma um spray tipo cone oco com um ângulo de spray escolhido tal que todo o spray colide na superfície do cilindro (em outras modalidades, um bocal de spray tipo cone sólido é usado). A orientação preferencial é vertical, com o spray para baixo, tal que a colisão do spray nas paredes é regular. Duas ou mais tais câmaras podem ser unidas a um tubo de distribuição comum para acomodar capacidades mais altas.
Breve Descrição dos Desenhos
As características e vantagens da presente invenção se tornarão mais aparentes a partir da descrição detalhada apresentada abaixo quando tomada em conjunto com os desenhos nos quais números de referência similares indicam elementos idênticos ou de funcionalidade similar.
A FIG. 1 é um desenho esquemático de um vaporizador de combustível de acordo com uma primeira modalidade da invenção.
A FIG. 2 é um desenho esquemático de um vaporizador de único bocal de acordo com uma segunda modalidade da invenção.
A FIG. 3 é um desenho esquemático de uma pluralidade de vaporizadores da FIG. 2 unidos a um tubo de distri-
buição comum de acordo com uma terceira modalidade da invenção .
Descrição Detalhada da Invenção
Várias modalidades de métodos e aparelhos para condicionar combustíveis líquidos são discutidas abaixo. Detalhes específicos são apresentados de modo a fornecer um entendimento completo da presente invenção. As modalidades específicas descritas abaixo não deveríam ser entendidas como limitantes da invenção. Adicionalmente, para facilidade de entendimento, certas etapas de método são delineadas como etapas separadas. Essas etapas não deveríam ser entendidas como necessariamente distintas ou dependentes de ordem em sua performance a menos que assim indicado.
A descrição completa do Pedido de Patente NorteAmericana Número Serial 10/682.408, que foi depositado em 10 de Outubro de 2003, e que descreve métodos e dispositivos para vaporizar, misturar, e entregar combustíveis líquidos ou gases liquefeitos que foram pré-vaporizados com um fluxo de ar com conteúdo de oxigênio reduzido para uso em dispositivos de combustão, é completamente incorporada aqui como referência. Em adição, o Pedido de Patente Norte-Americana Nos. Seriais 60/535.716, depositado em 12 de Janeiro de 2004, e 11/033.180, depositado em 12 de Janeiro de 2005, os quais descrevem sistemas e métodos para estabilização e controle de chama, são ambos completamente incorporados aqui como referência.
Em algumas modalidades de um método e aparelho para condicionar líquidos, tal como combustíveis de hidrocar3Α bono, ο líquido é pulverizado em uma câmara tal que o spray não colide em qualquer superfície. A energia para vaporização é fornecida através da injeção de um diluente quente tal como ar deplecionado por nitrogênio ou oxigênio. Calor adicional é adicionado através da superfície para impedir perda de calor e para manter uma temperatura de superfície interna acima do ponto de ebulição do componente menos volátil do liquido. O gás diluente também serve para controlar o ponto de condensação da mistura em fase de vapor resultante. Aquecimento adicional para aumentar o processo de vaporização no evento em que o fluxo ou temperatura de diluente cai abaixo dos niveis mínimos necessários para completar vaporização é fornecido por aquecedores internos. Uma aplicação da invenção é a vaporização de combustíveis líquidos, tais como querosene e óleo combustível, para introdução em um dispositivo de combustão, tal como uma turbina a gás. A pré-vaporização do combustível, dessa maneira, permite a operação da turbina a gás no modo pré-misturado, pobre resultando em emissões poluentes extremamente baixas.
A FIG. 1 ilustra um condicionador de combustível 100 de acordo com tal modalidade da invenção. O condicionador de combustível 100 inclui uma câmara de vaporização cilíndrica 110. Combustível líquido é pulverizado na câmara 110 através de bocais 120 montados na parede lateral 112 da câmara 110. Os bocais 120 são bocais de spray de pulverização sob pressão em algumas modalidades. Em outras modalidades, os bocais 120 podem ser dois bocais de fluido (tais como bocais do tipo revestimento ou injeção de ar) , caso no
qual o gás diluente (ou portador) pode entrar na câmara 110 através dos tais dois bocais de fluido. Em uma modalidade alternativa, os bocais são montados em um tubo de distribuição que corre paralelo ao eixo da câmara cilíndrica e que é instalado a partir de uma extremidade da câmara.
Em algumas modalidades, a parede lateral e/ou parede de extremidade da câmara 110 é aquecida. Em algumas modalidades, fita térmica ou rastreador de calor (cabo MI) (não mostrado na FIG. 1) é usado para aquecer a parede lateral e/ou parede de extremidade. Como discutido acima, o aquecimento da parede lateral e/ou parede de extremidade da câmara 110 serve para impedir perda de calor e manter uma temperatura de superfície interna acima daquela do ponto de ebulição para componente menos volátil do combustível líquido .
Na modalidade da FIG. 1, os bocais 120 são arranjados em anéis espaçados em torno da circunferência do cilindro, com cada coluna de bocais 120 fornecida por um de uma pluralidade de tubos de distribuição 130. Gás diluente é fornecido através de uma entrada 140 que está em comunicação de fluido com um plenum 150 formado por um espaço entre a parede de extremidade superior 160 da câmara 110 e uma lâmina perfurada 160. 0 gás diluente entra no interior da câmara 110 através de perfurações na lâmina 160. 0 gás diluente é preferencialmente um gás que tem menos oxigênio do que ar ambiente, tal como nitrogênio, vapor, metano, ar deplecionado por oxigênio, ou gás de exaustão a partir de um dispositivo de combustão. O gás diluente é preferencialmente ague15 cido a pelo menos o ponto de ebulição do liquido tal que o gás diluente fornece o calor exigido para vaporização dos combustíveis líquidos entrando na câmara 110 através dos bocais 120. Como discutido acima, o gás diluente também serve para abaixar o ponto de condensação da mistura em fase de vapor. Abaixar a temperatura do ponto de condensação é desejável tal que componentes descendentes, tais como a linha conectando o vaporizador ao dispositivo de combustão, podem ser mantidos em uma temperatura mais baixa do que aquela exigida para a vaporização inicial. 0 uso de um gás portador inerte pode também servir para limitar reação química no condicionador 100 e transferir linhas conectando o condicionador 100 a um combustor, assim suprimindo coqueificação. Combustível vaporizado sai da câmara através de uma ou mais portas de saída 170 para transportar ao dispositivo de combustão .
Em modalidades alternativas, o gás diluente é introduzido na câmara 110 através de bocais arranjados na parede lateral da câmara 110 e posicionados, por exemplo, entre os bocais 120 e/ou em uma das paredes de extremidade da câmara 110. Dependendo na localização e método nos quais o gás diluente é introduzido na câmara 110, o gás diluente pode ser introduzido em um arranjo co-fluxo, um arranjo contra-fluxo, e/ou em vários ângulos de modo a, por exemplo, induzir um fluxo em redemoinho dentro da câmara 110.
Com relação novamente à FIG. 1, uma seção de carretei opcional 180 é conectada à câmara 110 em algumas modalidades . O comprimento da seção de carretei 180 é escolhido para aumentar o tempo de residência do vaporizador tal que ele seja suficiente para completar evaporação das gotículas de combustível. A seção de carretei 180 preferencialmente tem uma pluralidade de elementos de aquecimento 190 dispostos nesta (dois anéis concêntricos de elementos de aquecimento 190 são ilustrados na FIG. 1). Os elementos de aquecimento 190 preferencialmente estendem o comprimento da seção de carretei 180, e podem ser aquecedores elétricos de baioneta, tubos de troca de calor, ou qualquer outro tipo de elemento de aquecimento. Em algumas modalidades, cada elemento de aquecimento 190 é fornecido cm um controle de temperatura separado.
A seção de carretei 180 também inclui uma ou mais portas de saída 182, similares àquelas da câmara 110, através das quais líquido vaporizado pode sair da seção de carretei 182. Um dreno 186 passa através da tampa de extremidade 184 da seção de carretei 180 para permitir quaisquer líquidos não vaporizados a serem removidos do condicionador 100.
A seção de carretei 180 pode incluir um dispositivo de coleta de partículas (não mostrado na FIG. 1) em algumas modalidades. O dispositivo de coleta de partículas controla transporte de partículas ou gotículas saindo do condicionador 100. Dispositivos de controle de partículas possíveis incluem eliminadores de neblina, ciclones, e elementos de filtro.
Em algumas modalidades, um pré-aquecedor (não mostrado na FIG. 1) é usado para pré-aquecer o líquido antes de
1S entrar na câmara 110. Isso abaixa a quantidade de calor necessária para vaporizar o líquido na câmara 110. Pré-aquecer também abaixa a viscosidade do líquido, o que aperfeiçoa a qualidade do spray produzido pelos bocais 120.
Seria entendido que o número de bocais 120, o comprimento da câmara 110 e a seção de carretei 180 podem ser modificados para se adequar a condições operacionais desejadas (por exemplo, volume de combustível necessário, tipo de combustível líquido a ser condicionado, etc.). Assim, o projeto ilustrado na FIG. 1 é facilmente escalável para uma variedade de condições operacionais.
Nas modalidades discutidas acima em conjunto com a FIG. 1, o combustível líquido não colide em qualquer superfície interior. Em outras modalidades, tais como aquelas ilustradas nas FIGs. 2 e 3, o combustível líquido não colide em superfícies interiores de uma câmara de vaporização. Em tais modalidades, a energia para vaporização é fornecida por transferência de calor através das paredes da câmara de vaporização. A característica de projeto essencial de uma operação do condicionador de combustível dessa maneira é o alcance da taxa de transferência de calor através das paredes ao calor exigido para vaporizar o líquido. Isso é alcançado através de combinar a área de superfície usada para vaporização com a taxa de fluxo de líquido e o fluxo de calor alcançável através das paredes. Como a exigência de calor é diferente em diferentes seções do vaporizador, a entrada de calor pode ser feita em estágios com controle de temperatura separada para cada estágio.
A FIG. 2 é um desenho esquemático de um vaporizador de único bocal 200 de acordo com uma segunda modalidade da invenção. Combustível liquido é pulverizado no vaporizador 200 através de um bocal 210 montado no flange de extre5 midade 220. Um gás portador tal como nitrogênio ou ar, que é preferencialmente pré-aquecido para fornecer algum do calor exigido para vaporização, é também introduzido através de portas 230 no flange de extremidade 220. Como com a modalidade da FIG. 1, o uso de um gás portador serve a dois propó10 sitos: 1) para auxiliar em remover o vapor da câmara de vaporização, e 2) para abaixar a temperatura de ponto de condensação do vapor. Abaixando a temperatura do ponto de condensação é desejável tal que componentes descendentes, tais como a linha conectando o vaporizador a um dispositivo de 15 combustão, podem ser mantidos em uma temperatura abaixo daquela exigida para a vaporização inicial. O uso de um gás portador inerte pode também servir para limitar reação química no vaporizador e transferir linhas, assim suprimindo coqueificação. Há muitas maneiras possíveis de introduzir o 20 gás portador tal como, mas não limitados a: em cada modulo de vaporizador, no corpo principal do vaporizador, em uma direção axial, e em uma direção tangencial para introduzir redemoinho. No vaporizador 200, o gás portador é injetado tangencialmente em duas portas 230 para induzir um co-fluxo 25 em redemoinho.
O spray resultante a partir do bocal 210 colide na superfície cilíndrica interior 240 do vaporizador 200, e é evaporado devido à entrada de calor através da superfície e
a partir do gás portador quente. A superfície 240 é aquecida por uma combinação de fita térmica elétrica 250 e aquecedores de banda 260 nessa modalidade. Em outras modalidades, a entrada de calor pode ser fornecida por troca de calor com um líquido ou gás quente (tal como vapor ou produtos de combustão quente).
A FIG. 3 é um diagrama esquemático de um sistema de condicionamento de combustível 300 com múltiplas unidades de vaporização de único bocal 200. De modo a manter a área de superfície ótima em razão de volume para vaporização de spray, capacidade adicional é obtida através de agrupar múltiplas pernas do vaporizador em um tubo de distribuição comum 310. O corpo do tubo de distribuição 310 é também aquecido, nesse caso com fita térmica 350. Um disco de ruptura 370 em uma extremidade do tubo de distribuição 310 para segurança. Vapor sair da outra extremidade do tubo de distribuição 310.
Várias modalidades de dispositivos de condicionamento de combustível foram discutidas acima. Numerosas outras modificações e variações da presente invenção são possíveis em luz dos ensinamentos acima. É, portanto, para ser entendido que no escopo das reivindicações em anexo, a invenção pode ser praticada, de outra forma, a como especificamente descrito aqui.

Claims (5)

REIVINDICAÇÕES
1. Unidade de condicionamento de combustível (100), CARACTERIZADA pelo fato de que compreende:
uma câmara de vaporização cilíndrica (110), a câmara de vaporização cilíndrica (110) compreendendo uma parede lateral (112) e uma parede de extremidade;
uma pluralidade de bocais (120) montados ao longo da parede lateral (112) e em comunicação de fluido com um provedor de combustível líquido, os bocais (120) sendo configurados para pulverizar combustível líquido radialmente dentro da câmara (110);
pelo menos uma porta de gás diluente em comunicação de fluido com a câmara (110), a porta de gás diluente estando em comunicação de fluido com um provedor de gás diluente aquecido, a porta de gás diluente estando configurada para introduzir o gás diluente na câmara (110); e pelo menos uma porta de saída (170, 182) em comunicação de fluido com a câmara (110), a porta de saída (170, 182) fornecendo um caminho para combustível líquido vaporizado para sair da câmara (110);
um combustor está em comunicação fluídica com a porta de saída (170, 182);
em que a unidade de condicionamento de combustível
(100 ) é configurada d e tal modo que a mistura permanece a uma temperatura acima do ponto de condensação para a mistu- ra, até que esta seja queimada no combustor; e onde o gás diluente aquecido fornece pelo menos
uma parte do calor exigido para vaporização do combustível
Petição 870180035428, de 30/04/2018, pág. 13/23 líquido, e onde uma mistura do gás diluente e combustível líquido vaporizado tem um conteúdo de oxigênio abaixo de limitar o índice de oxigênio e tem um ponto de condensação mais baixo do que aquele do combustível líquido na ausência do gás diluente.
2. Unidade de condicionamento de combustível (100), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que pelo menos uma porta de gás diluente compreende uma pluralidade de portas de gás diluente formadas em uma lâmina perfurada (160) localizada na câmara (110), a lâmina perfurada (160), a parede de extremidade e uma parte da parede lateral (112) formando um plenum em comunicação de fluido com a pluralidade de portas de gás diluente e o provedor de gás diluente aquecido.
3. Unidade de condicionamento de combustível (100), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA adicionalmente pelo fato de que compreende uma seção de carretel (180) conectada a uma parte da parede lateral (112) oposta da parede de extremidade tal que a seção de carretel (180) forma uma extensão da câmara (110), a seção de carretel (180) tendo um elemento de aquecimento (190) disposto nesta, o elemento de aquecimento (190) fornecendo calor adicional para vaporizar qualquer combustível líquido não vaporizado na parte da câmara (110) correspondendo à parede lateral (112), a seção de carretel (180) tendo pelo menos uma porta de saída (170, 182) adicional através da qual qualquer combustível vaporizado na seção de carretel (180) pode sair da unidade de condicionamento de combustível (100).
Petição 870180035428, de 30/04/2018, pág. 14/23
4. Unidade de condicionamento de combustível (100), de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pelo fato de que a seção de carretel (180) tem uma pluralidade de elementos de aquecimento dispostos nesta.
5. Unidade de condicionamento de combustível (100), de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADA pelo fato de que cada um da pluralidade de elementos de aquecimento tem um controle de temperatura individual.
6. Unidade de condicionamento de combustível (100), de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pelo fato de que o elemento de aquecimento (190) tem um comprimento igual a um comprimento da seção de carretel (180).
7. Unidade de condicionamento de combustível (100), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo
fato de que pelo menos uma parte da parede lateral (11) da câmara ( 110) ou a parede de extremidade da câmara (110) é aquecida . 8. Unidade de condicionamento de combustível
(100), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o gás diluente é inerte.
9. Método para condicionar combustível,
CARACTERIZADO pelo fato de que compreende as etapas de: pulverizar o combustível líquido em uma câmara (110) de vaporização cilíndrica (110) através de uma pluralidade de bocais (120) montados em uma parede lateral (112) da câmara (110) e em comunicação fluídica com a câmara (110) tal que o combustível liquido não colide em qualquer parede da câmara (110);
Petição 870180035428, de 30/04/2018, pág. 15/23 fornecer um gás diluente aquecido à câmara (110) de vaporização através de pelo menos uma porta de gás diluente em comunicação fluídica com a câmara (110); e receber um gás de combustível vaporizado condicionado a partir de pelo menos uma porta de saída (170, 182) em comunicação fluídica com a câmara (110), o gás de combustível líquido vaporizado condicionado compreende uma mistura do gás diluente e uma forma vaporizada do combustível líquido, o gás de combustível vaporizado condicionado tendo um conteúdo de oxigênio abaixo de limitar o índice de oxigênio e um ponto de condensação menor do que da forma vaporizada do combustível líquido na ausência do gás diluente; e mantendo o combustível vaporizado condicionado acima do ponto de condensação até que o combustível vaporizado condicionado seja queimado em um combustor em comunicação fluida com a porta de saída (170, 182).
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o gás diluente é fornecido à câmara (110) de vaporização através de uma pluralidade de portas de gás diluente formadas em uma lâmina perfurada (160) localizada na câmara (110), a lâmina perfurada (160), pelo menos uma parede de extremidade da câmara (110) e uma parte da parede lateral (112) da câmara (110) formando um plenum em comunicação de fluido com a pluralidade de portas de gás diluente e o provedor de gás diluente aquecido.
11. Método, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que a câmara (110) tem pelo menos um elemento de aquecimento (190) disposto nesta para vapori
Petição 870180035428, de 30/04/2018, pág. 16/23 zar qualquer combustível líquido não vaporizado pelo calor fornecido pelo gás diluente.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um elemento de aquecimento (190) compreende uma pluralidade de elementos de aquecimento (190).
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que cada um da pluralidade de elementos de aquecimento (190) tem um controle de temperatura individual.
14. Método, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO adicionalmente pelo fato de que compreende a etapa de aquecer pelo menos uma parte de uma parede da câmara (110).
15. Método, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o gás diluente é inerte.
16. Unidade de condicionamento de combustível (100), CARACTERIZADA pelo fato de que compreende:
uma câmara (110) de vaporização, a câmara (110) de vaporização tendo uma parede lateral (112) e uma parede de extremidade;
um elemento de aquecimento (190) conectado à parede lateral (112);
pelo menos um bocal de combustível montado na parede de extremidade, o bocal de combustível estando em comunicação fluídica com um provedor de combustível líquido, o bocal de combustível sendo configurado para produzir um
Petição 870180035428, de 30/04/2018, pág. 17/23 spray com um ângulo de spray que todo o spray colide em uma superfície interior da parede lateral (112); e pelo menos uma porta de gás diluente em comunicação fluídica com a câmara (110) de vaporização, a porta de gás diluente estando em comunicação fluídica com um provedor de gás diluente;
onde o elemento de aquecimento (190) é configurado para aquecer uma parte da parede lateral (112) mediante a qual o spray colide a uma temperatura suficiente para vaporizar rapidamente o spray de combustível líquido à medida que ele contata a parede lateral (112), e o gás diluente e combustível líquido vaporizado se combinam para formar uma mistura que tem um ponto de condensação menor do que o combustível líquido na ausência do gás diluente; e em que a unidade de condicionamento de combustível (100) é configurada de tal modo que a mistura é mantida a uma temperatura acima do ponto de condensação da mistura, até a mistura atingir um combustor localizado a jusante da unidade de condicionamento de combustível (100).
17. Unidade de condicionamento de combustível (100), de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADA pelo fato de que a parede lateral (112) é cilíndrica e o spray é um spray cônico.
18. Unidade de condicionamento de combustível (100), de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADA adicionalmente pelo fato de que compreende pelo menos um elemento de aquecimento (190) adicional, o elemento de aquecimento (190) adicional sendo configurado para manter uma par
Petição 870180035428, de 30/04/2018, pág. 18/23 te da câmara (110) de vaporização separada de uma parte na qual o spray colide em uma temperatura acima de um ponto de condensação da mistura do gás diluente e combustível líquido vaporizado.
19. Unidade de condicionamento de combustível (100), de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADA adicionalmente pelo fato de que compreende um pré-aquecedor localizado entre o bocal e o provedor de combustível líquido, o pré-aquecedor sendo configurado para aquecer o combustível líquido a uma temperatura acima da temperatura ambiente e abaixo de um ponto de ebulição do combustível líquido.
20. Unidade de condicionamento de combustível (100), de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADA pelo fato de que o gás diluente é inerte.
21. Sistema de condicionamento de combustível,
CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:
um tubo de distribuição (130); e uma pluralidade de unidades de condicionamento de combustível de acordo com a reivindicação 16, cada uma das unidades de condicionamento de combustível sendo conectada ao tubo de distribuição (130) para fornecer uma mistura de gás diluente e combustível líquido vaporizado ao tubo de distribuição (130).
22. Método para condicionar um combustível líqui- do, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende as etapas de:
fornecer um combustível líquido a uma câmara (110) de vaporização através de um bocal que produz um spray em um ângulo tal que o spray colide mediante uma superfície aque
Petição 870180035428, de 30/04/2018, pág. 19/23 cida de uma câmara (110) de vaporização, a superfície aquecida tendo calor suficiente para vaporizar rapidamente o spray de combustível líquido, a superfície aquecida sendo aquecida por um elemento de aquecimento (190) localizado fora da câmara (110) de vaporização;
fornecer um gás diluente à câmara (110) de vaporização tal que o combustível líquido vaporizado e o gás diluente formam uma mistura, a dita mistura tendo um ponto de condensação menor do que aquele do combustível líquido vaporizado na ausência do gás diluente;
fornecer a mistura a um combustor localizado a jusante da câmara (110) de vaporização, de tal modo que a mistura seja mantida a uma temperatura acima do ponto de condensação da mistura até a mistura sofrer combustão.
23. Método, de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO adicionalmente pelo fato de que compreende a etapa de pré-aquecer o combustível líquido a uma temperatura acima da temperatura ambiente e abaixo de um ponto de ebulição do combustível líquido.
24. Método, de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO pelo fato de que a parede lateral (112) é cilíndrica e o spray é um spray cônico.
25. Método, de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO adicionalmente pelo fato de que compreende a etapa de aquecer uma segunda parte da câmara (110) de vaporização separada da parte colidida pelo spray, a segunda parte sendo aquecida a uma temperatura acima do ponto de
Petição 870180035428, de 30/04/2018, pág. 20/23 ebulição de um componente menos volátil do combustível liquido .
26. Método, de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO pelo fato de que o gás diluente é inerte.
5 27. Método, de acordo com a reivindicação 22,
CARACTERIZADO pelo fato de que o gás diluente é fornecido em uma direção tangencial a uma direção do spray para induzir um co-fluxo em redemoinho.
BRPI0518830-0A 2004-12-08 2005-12-08 Método e aparelho para condicionar combustíveis de hidrocarbono líquido BRPI0518830B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US63422104P 2004-12-08 2004-12-08
US60/634,221 2004-12-08
PCT/US2005/044414 WO2006063126A2 (en) 2004-12-08 2005-12-08 Method and apparatus for conditioning liquid hydrocarbon fuels

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0518830A2 BRPI0518830A2 (pt) 2008-12-09
BRPI0518830B1 true BRPI0518830B1 (pt) 2019-06-04

Family

ID=36578563

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0518830-0A BRPI0518830B1 (pt) 2004-12-08 2005-12-08 Método e aparelho para condicionar combustíveis de hidrocarbono líquido

Country Status (22)

Country Link
US (2) US8702420B2 (pt)
EP (1) EP1825194B1 (pt)
JP (1) JP4920597B2 (pt)
KR (1) KR101201624B1 (pt)
CN (1) CN101069040B (pt)
AU (1) AU2005314037B2 (pt)
BR (1) BRPI0518830B1 (pt)
CA (2) CA2831944C (pt)
CY (1) CY1124067T1 (pt)
DK (1) DK1825194T3 (pt)
ES (1) ES2861061T3 (pt)
HK (1) HK1109444A1 (pt)
HU (1) HUE054567T2 (pt)
LT (1) LT1825194T (pt)
MX (1) MX2007006899A (pt)
NO (1) NO337840B1 (pt)
NZ (1) NZ555544A (pt)
PL (1) PL1825194T3 (pt)
PT (1) PT1825194T (pt)
SI (1) SI1825194T1 (pt)
WO (1) WO2006063126A2 (pt)
ZA (1) ZA200704800B (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK3078909T3 (da) * 2002-10-10 2022-08-15 Lpp Comb Llc Metode til fordampning af flydende brændstoffer til forbrænding
PL1825194T3 (pl) 2004-12-08 2021-09-20 Lpp Combustion, Llc Sposób i urządzenie do kondycjonowania ciekłych paliw węglowodorowych
US8529646B2 (en) * 2006-05-01 2013-09-10 Lpp Combustion Llc Integrated system and method for production and vaporization of liquid hydrocarbon fuels for combustion
US8460409B2 (en) * 2006-05-08 2013-06-11 Ceramatec, Inc. Plasma-catalyzed fuel reformer
US8728180B2 (en) * 2006-05-08 2014-05-20 Ceramatec, Inc. Plasma-catalyzed, thermally-integrated reformer for fuel cell systems
US8618436B2 (en) 2006-07-14 2013-12-31 Ceramatec, Inc. Apparatus and method of oxidation utilizing a gliding electric arc
JP5180236B2 (ja) 2007-02-23 2013-04-10 セラマテック・インク 滑動電気アーク用セラミック電極
US9017437B2 (en) 2012-12-11 2015-04-28 Ceramatec, Inc. Method for forming synthesis gas using a plasma-catalyzed fuel reformer
CN105899878B (zh) * 2013-06-18 2018-11-13 伍德沃德有限公司 燃气涡轮燃烧室组件及发动机及相关联的操作方法
US9482433B2 (en) 2013-11-11 2016-11-01 Woodward, Inc. Multi-swirler fuel/air mixer with centralized fuel injection
NL2012508B1 (en) 2014-03-26 2016-01-19 Clean Fuels B V Method and apparatus for conversion of liquid fuels in a reactor, use of an apparatus for conversion of liquid fuels.
CN110375295B (zh) * 2019-07-29 2021-03-02 中润海精密科技有限公司 一种液体燃料燃烧器的气化燃烧工作方法
US11761381B2 (en) * 2021-08-14 2023-09-19 Pratt & Whitney Canada Corp. Gas turbine engine comprising liquid hydrogen evaporators and heaters

Family Cites Families (164)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
USRE24682E (en) * 1959-08-18 johnson
US163323A (en) * 1875-05-18 Improvement in the manufacture of gas
US696909A (en) * 1901-01-24 1902-04-01 Samuel J Miller Carbureting device for explosive-engines.
US964031A (en) * 1904-05-31 1910-07-12 Louis K Leahy Liquid-hydrocarbon-burning apparatus.
US1544607A (en) * 1923-10-29 1925-07-07 Simmons Henry Emette Oil burner and vaporizer construction
US1755846A (en) * 1926-07-19 1930-04-22 Noel A Steed Gas feeder
US2256785A (en) * 1932-02-13 1941-09-23 Gasaccumulator Svenska Ab Fuel combustion
US2216178A (en) * 1936-11-10 1940-10-01 Gasaccumulator Svenska Ab Fuel combustion
US2268603A (en) * 1939-04-14 1942-01-06 Koppers Co Inc Regenerative gas heater
CH221394A (fr) * 1941-03-24 1942-05-31 W Blanc Procédé d'alimentation d'un moteur à combustion interne et installation pour la mise en oeuvre de ce procédé.
US2377342A (en) * 1943-09-02 1945-06-05 John R Holicer Method and apparatus for treating and generating liquefied petroleum gas
US2701608A (en) * 1951-02-03 1955-02-08 Thermal Res And Engineering Co Burner
DE1196603B (de) * 1960-11-29 1965-07-15 Willi Broedlin Infrarotbrenner fuer fluessige Brennstoffe
US3229464A (en) * 1962-01-15 1966-01-18 Bendix Corp Combustor comprising a flame tube and insulating means
US3545902A (en) * 1968-09-23 1970-12-08 Frank W Bailey Blue-flame gun burner process and apparatus for liquid hydrocarbon fuel
US3564847A (en) * 1968-10-11 1971-02-23 Curtiss Wright Corp Combustion device for gas turbine engines
JPS4928282B1 (pt) * 1968-11-30 1974-07-25
US3597134A (en) * 1969-01-23 1971-08-03 Frank W Bailey Liquid fuel burning apparatus
US3568934A (en) * 1969-02-10 1971-03-09 Peabody Engineering Corp Gas ring for fuel burner
US3576382A (en) * 1969-02-25 1971-04-27 Harald Finnstrand Fuel burner
US3603711A (en) * 1969-09-17 1971-09-07 Edgar S Downs Combination pressure atomizer and surface-type burner for liquid fuel
US3866585A (en) * 1970-10-19 1975-02-18 Richard D Kopa High energy fuel atomization and a dual carburetion embodying same
US3788065A (en) * 1970-10-26 1974-01-29 United Aircraft Corp Annular combustion chamber for dissimilar fluids in swirling flow relationship
GB1381867A (en) * 1971-04-29 1975-01-29 British Petroleum Co Flarestacks
US3832985A (en) * 1971-06-11 1974-09-03 R Edde Non-pollution carburetion system for engines
FR2157328A5 (pt) * 1971-10-18 1973-06-01 Mitsubishi Electric Corp
US4033725A (en) * 1972-02-24 1977-07-05 John Zink Company Apparatus for NOx control using steam-hydrocarbon injection
US3800533A (en) * 1972-06-13 1974-04-02 Azapco Inc Apparatus and method for reducing harmful products of combustion
US3840321A (en) 1972-09-29 1974-10-08 F Moench Fuel vaporizer burner assembly and method
DE2317477A1 (de) * 1973-04-06 1974-10-24 Hermann J Schladitz Verfahren und vorrichtung zum verdampfen eines fluessigen brennstoffes
US4040403A (en) * 1974-02-21 1977-08-09 William Lester Rose Air-fuel mixture control system
US3986815A (en) * 1974-04-24 1976-10-19 Dowa Co., Ltd. Burner for burning liquid fuel in gasified form
US4047880A (en) * 1974-05-15 1977-09-13 Antonio Caldarelli Fluids distributor for energized-fluid systems
GB1481617A (en) * 1974-10-07 1977-08-03 Rolls Royce Gas turbine fuel burners
US4058977A (en) 1974-12-18 1977-11-22 United Technologies Corporation Low emission combustion chamber
US4045956A (en) 1974-12-18 1977-09-06 United Technologies Corporation Low emission combustion chamber
US3973395A (en) * 1974-12-18 1976-08-10 United Technologies Corporation Low emission combustion chamber
US3937008A (en) * 1974-12-18 1976-02-10 United Technologies Corporation Low emission combustion chamber
US4004875A (en) * 1975-01-23 1977-01-25 John Zink Company Low nox burner
DE2503193A1 (de) * 1975-01-27 1976-07-29 Linde Ag Verfahren zur herstellung eines heizgases durch druckvergasung kohlenstoffhaltiger brennstoffe
US4025282A (en) * 1975-05-21 1977-05-24 John Zink Company Apparatus to burn liquid fuels in a gaseous fuel burner
US4013396A (en) * 1975-08-25 1977-03-22 Tenney William L Fuel aerosolization apparatus and method
US3990831A (en) * 1975-09-04 1976-11-09 Consolidated Natural Gas Service Co., Inc. Recirculating burner
DE2542719A1 (de) * 1975-09-25 1977-04-07 Daimler Benz Ag Brennkammer
US4008041A (en) * 1975-10-02 1977-02-15 Gerald Alton Roffe Apparatus for the gas phase combustion of liquid fuels
US4023538A (en) * 1975-10-24 1977-05-17 Econo Fuel Systems, Inc. Hot fuel gas generator
US4094291A (en) * 1976-02-23 1978-06-13 Ford Motor Company Apparatus for mixing a vaporized liquid fuel with air
US4044875A (en) 1976-06-14 1977-08-30 Walter Kidde & Company, Inc. Removable funnel for a coin operated apparatus
US4173254A (en) 1976-06-21 1979-11-06 Texaco Inc. Partial oxidation process
US4099382A (en) * 1976-06-21 1978-07-11 Texaco Inc. By-product superheated steam from the partial oxidation process
US4145998A (en) * 1976-07-30 1979-03-27 Econo Fuel Systems, Inc. Hot fuel gas generator
US4289475A (en) * 1977-01-05 1981-09-15 Selas Corporation Of America Steam vaporization of oil
US4140473A (en) * 1977-01-13 1979-02-20 Allied Chemical Corporation Apparatus and method to control process to replace natural gas with fuel oil in a natural gas burner
US4277416A (en) 1977-02-17 1981-07-07 Aminoil, Usa, Inc. Process for producing methanol
US4212163A (en) * 1978-06-16 1980-07-15 Mikina Stanley J Heat engine
FR2429967A1 (fr) * 1978-06-26 1980-01-25 Le Mer Joseph Procede de combustion d'un combustible liquide et bruleur pour sa mise en oeuvre
DE2835852C2 (de) * 1978-08-16 1982-11-25 Kraftwerk Union AG, 4330 Mülheim Kombinierte Gas-Dampfkraftanlage mit einer Vergasungseinrichtung für den Brennstoff
DE2836534C2 (de) * 1978-08-21 1982-09-02 Oertli AG Dübendorf, Dübendorf Verfahren zum Verbrennen flüssigen Brennstoffes und Brenner zur Durchführung des Verfahrens
DE2912519C2 (de) * 1979-03-29 1984-03-15 Kernforschungsanlage Jülich GmbH, 5170 Jülich Brenner für flüssigen Brennstoff und Verbrennungsluft
US4399079A (en) * 1979-04-04 1983-08-16 Jacob H. Grayson Method and apparatus for generating vapor of a volatile liquid fuel and operating an internal combustion engine therewith
US4270506A (en) * 1979-05-01 1981-06-02 Jacob H. Grayson Generating vapor of a volatile normally liquid fuel and operating an internal combustion engine therewith
US4375799A (en) * 1980-04-16 1983-03-08 Swanson Clifford S Fuel vaporization system
JPS56160515A (en) 1980-05-13 1981-12-10 Showa Tansan Kk Burning method for liquefied petroleum gas
US4416613A (en) * 1980-08-05 1983-11-22 Barisoff Leonard M Blowpipe type of burner
US4333735A (en) * 1981-03-16 1982-06-08 Exxon Research & Engineering Co. Process and apparatus for measuring gaseous fixed nitrogen species
US4443180A (en) * 1981-05-11 1984-04-17 Honeywell Inc. Variable firing rate oil burner using aeration throttling
CA1177464A (en) 1981-10-09 1984-11-06 V. Udaya S. Rao Process and catalyst for converting synthesis gas to liquid hydrocarbon mixture
US4659743A (en) * 1981-10-09 1987-04-21 The United States Of America As Represented By The United States Department Of Energy Process and catalyst for converting synthesis gas to liquid hydrocarbon mixture
US4483832A (en) 1982-03-30 1984-11-20 Phillips Petroleum Company Recovery of heat values from vitiated gaseous mixtures
US4784599A (en) * 1982-05-14 1988-11-15 Garbo Paul W Liquid fuel combustion with porous fiber burner
SE8204941L (sv) * 1982-08-30 1984-03-01 Sandstroem Christer Oljebrennare
US4480986A (en) * 1983-09-14 1984-11-06 Sea-Labs, Inc. Liquid fuel vaporizing burner
DE3408937A1 (de) * 1984-01-31 1985-08-08 BBC Aktiengesellschaft Brown, Boveri & Cie., Baden, Aargau Kombinierte gas-/dampf-kraftwerkanlage
KR890000327B1 (ko) * 1984-04-19 1989-03-14 도오도오 기기 가부시기가이샤 액체연료 기화식 버어너의 연소 방법및 그 장치
US4606720A (en) * 1984-09-17 1986-08-19 Foster-Miller, Inc. Pre-vaporizing liquid fuel burner
ATE34201T1 (de) 1985-08-05 1988-05-15 Siemens Ag Kombiniertes gas- und dampfturbinenkraftwerk.
DE3609611C2 (de) * 1985-08-29 1994-01-27 Bosch Gmbh Robert Abgasrückführregelvorrichtung für eine Brennkraftmaschine
JPS62108911A (ja) * 1985-11-08 1987-05-20 Mitsubishi Electric Corp 液体燃料燃焼装置
US4838029A (en) * 1986-09-10 1989-06-13 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force Externally vaporizing system for turbine combustor
JPS6380058A (ja) * 1986-09-22 1988-04-11 Kazuo Ueshima 液体燃料のガス化装置
US4909728A (en) * 1986-09-26 1990-03-20 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Combustion apparatus
WO1988003249A1 (en) * 1986-10-27 1988-05-05 Olymp-Werk A. Schwarz Gesellschaft M.B.H. Burner for the combustion of liquid fuel
DE3713460A1 (de) * 1987-04-22 1988-11-10 Webasto Ag Fahrzeugtechnik Verdampfungsbrenner
US4928015A (en) * 1987-08-19 1990-05-22 Ford Motor Company Measuring multicomponent constituency of gas emission flow
DE3734346A1 (de) * 1987-10-10 1989-04-27 Kernforschungsanlage Juelich Verfahren und zylinderkopf zur zufuehrung von kraftstoff in einen kolbenmotor
US5015173A (en) * 1988-06-09 1991-05-14 Vth Ag Verfahrenstechnik Fur Heizung Burner for the combustion of liquids in the gaseous state
GB8902034D0 (en) 1989-01-31 1989-03-22 Kent Scient Ind Projects Optical displacement sensor
US4907565A (en) * 1989-02-22 1990-03-13 Caterpillar Inc. High pressure gasifier and diesel cycle internal combustion engine system
JPH03168505A (ja) * 1989-11-27 1991-07-22 Noritz Corp パルス燃焼装置
US5035227A (en) * 1990-02-02 1991-07-30 Hansen Herbert N W Vaporizer for internal combustion steam engine
US5156002A (en) * 1990-03-05 1992-10-20 Rolf J. Mowill Low emissions gas turbine combustor
JPH0460307A (ja) * 1990-06-27 1992-02-26 Noritz Corp 液体燃料燃焼装置
FR2667134B1 (fr) * 1990-09-24 1995-07-21 Pavese Guy Procede d'amelioration de la combustion pour bruleur a air souffle et moyens destines a le mettre en óoeuvre.
US5207053A (en) * 1991-05-15 1993-05-04 United Technologies Corporation Method and system for staged rich/lean combustion
US5165224A (en) 1991-05-15 1992-11-24 United Technologies Corporation Method and system for lean premixed/prevaporized combustion
US5138163A (en) * 1991-09-09 1992-08-11 Ford Motor Company Direct sampling of engine emissions for instantaneous analysis
ES2094512T3 (es) * 1992-02-28 1997-01-16 Fuellemann Patent Ag Quemador, en especial quemador de gasoleo o quemador combinado de gasoleo/gas.
US5238396A (en) * 1992-06-18 1993-08-24 The Boc Group, Inc. Fuel-burner method and apparatus
US5295350A (en) * 1992-06-26 1994-03-22 Texaco Inc. Combined power cycle with liquefied natural gas (LNG) and synthesis or fuel gas
DE4301100C2 (de) * 1993-01-18 2002-06-20 Alstom Schweiz Ag Baden Verfahren zum Betrieb eines Kombikraftwerkes mit Kohle- oder Oelvergasung
JPH0826780B2 (ja) * 1993-02-26 1996-03-21 石川島播磨重工業株式会社 部分再生式二流体ガスタービン
US5388395A (en) * 1993-04-27 1995-02-14 Air Products And Chemicals, Inc. Use of nitrogen from an air separation unit as gas turbine air compressor feed refrigerant to improve power output
US5459994A (en) 1993-05-28 1995-10-24 Praxair Technology, Inc. Gas turbine-air separation plant combination
US5359847B1 (en) 1993-06-01 1996-04-09 Westinghouse Electric Corp Dual fuel ultra-flow nox combustor
DE4318405C2 (de) 1993-06-03 1995-11-02 Mtu Muenchen Gmbh Brennkammeranordnung für eine Gasturbine
US6220034B1 (en) * 1993-07-07 2001-04-24 R. Jan Mowill Convectively cooled, single stage, fully premixed controllable fuel/air combustor
US5377483A (en) * 1993-07-07 1995-01-03 Mowill; R. Jan Process for single stage premixed constant fuel/air ratio combustion
GB9314112D0 (en) * 1993-07-08 1993-08-18 Northern Eng Ind Low nox air and fuel/air nozzle assembly
US5794431A (en) * 1993-07-14 1998-08-18 Hitachi, Ltd. Exhaust recirculation type combined plant
DE4325802B4 (de) 1993-07-31 2005-07-07 Alstom Verfahren zum Betrieb einer Gasturbinenanlage mit flüssigem oder gasförmigem Brennstoff
DE4326802A1 (de) 1993-08-10 1995-02-16 Abb Management Ag Brennstofflanze für flüssige und/oder gasförmige Brennstoffe sowie Verfahren zu deren Betrieb
US5345756A (en) 1993-10-20 1994-09-13 Texaco Inc. Partial oxidation process with production of power
EP0732542A4 (en) 1993-12-03 1998-11-25 Nippon Furnace Kogyo Kk REGENERATION TYPE BURNER AND ASSOCIATED STORAGE TYPE HEAT EXCHANGER SYSTEM
US5713195A (en) * 1994-09-19 1998-02-03 Ormat Industries Ltd. Multi-fuel, combined cycle power plant method and apparatus
US5572861A (en) 1995-04-12 1996-11-12 Shao; Yulin S cycle electric power system
US6170264B1 (en) * 1997-09-22 2001-01-09 Clean Energy Systems, Inc. Hydrocarbon combustion power generation system with CO2 sequestration
US5756360A (en) * 1995-09-29 1998-05-26 Horiba Instruments Inc. Method and apparatus for providing diluted gas to exhaust emission analyzer
US5740673A (en) * 1995-11-07 1998-04-21 Air Products And Chemicals, Inc. Operation of integrated gasification combined cycle power generation systems at part load
US5901547A (en) * 1996-06-03 1999-05-11 Air Products And Chemicals, Inc. Operation method for integrated gasification combined cycle power generation system
DE19637025A1 (de) 1996-09-12 1998-03-19 Stephan Herrmann Vorverdampfender und vorvermischender Brenner für flüssige Brennstoffe
US5806298A (en) 1996-09-20 1998-09-15 Air Products And Chemicals, Inc. Gas turbine operation with liquid fuel vaporization
US5775091A (en) * 1996-10-21 1998-07-07 Westinghouse Electric Corporation Hydrogen fueled power plant
US6167691B1 (en) * 1997-02-25 2001-01-02 Kabushiki Kaisha Toshiba Gasification power generation system using preheated gasifying-agent to gasify fuel
DE59802337D1 (de) * 1997-03-24 2002-01-17 Vth Ag Mit einem brenner ausgerüsteter heizkessel
DE19719197A1 (de) 1997-05-09 1998-11-12 Abb Research Ltd Verfahren und Vorrichtung zum Betreiben der Brennkammer einer Gasturbinenanlage mit Flüssigbrennstoff
US6200128B1 (en) * 1997-06-09 2001-03-13 Praxair Technology, Inc. Method and apparatus for recovering sensible heat from a hot exhaust gas
DE19728151C2 (de) 1997-07-03 2000-06-08 Linde Ag Verfahren und Vorrichtung zum Erzeugen von Energie
JPH1130423A (ja) 1997-07-09 1999-02-02 Ishikawajima Harima Heavy Ind Co Ltd ガスタービン用の低NOx燃焼器
JPH1151312A (ja) 1997-08-04 1999-02-26 Ishikawajima Harima Heavy Ind Co Ltd 液体燃料用低NOx燃焼装置
US6145294A (en) 1998-04-09 2000-11-14 General Electric Co. Liquid fuel and water injection purge system for a gas turbine
US5979183A (en) 1998-05-22 1999-11-09 Air Products And Chemicals, Inc. High availability gas turbine drive for an air separation unit
DE19832294C1 (de) * 1998-07-17 1999-12-30 Siemens Ag Gas- und Dampfturbinenanlage
DE19832293A1 (de) * 1998-07-17 1999-10-21 Siemens Ag Gas- und Dampfturbinenanlage
DE19846225C2 (de) * 1998-10-07 2002-05-29 Siemens Ag Gas- und Dampfturbinenanlage
US6343462B1 (en) * 1998-11-13 2002-02-05 Praxair Technology, Inc. Gas turbine power augmentation by the addition of nitrogen and moisture to the fuel gas
JP3034859B1 (ja) * 1999-01-26 2000-04-17 川崎重工業株式会社 ガスタ―ビンの燃焼器
JP4221858B2 (ja) * 1999-03-03 2009-02-12 株式会社デンソー 液体燃料気化装置
US6174160B1 (en) * 1999-03-25 2001-01-16 University Of Washington Staged prevaporizer-premixer
US6508053B1 (en) * 1999-04-09 2003-01-21 L'air Liquide-Societe Anonyme A'directoire Et Conseil De Surveillance Pour L'etude Et L'exploitation Des Procedes Georges Claude Integrated power generation system
KR100662168B1 (ko) * 1999-08-19 2006-12-27 마츠시타 덴끼 산교 가부시키가이샤 촉매연소장치 및 연료기화장치
FR2806755B1 (fr) * 2000-03-21 2002-09-27 Air Liquide Procede et installation de generation d'energie utilisant un appareil de separation d'air
AU2001276823A1 (en) * 2000-05-12 2001-12-03 Clean Energy Systems, Inc. Semi-closed brayton cycle gas turbine power systems
CN2426082Y (zh) * 2000-05-17 2001-04-04 赖允祥 油料快速气化装置
US6282901B1 (en) 2000-07-19 2001-09-04 L'air Liquide, Societe Anonyme Pour L'etude Et L'exploitation Des Procedes Georges Claude Integrated air separation process
US6430915B1 (en) * 2000-08-31 2002-08-13 Siemens Westinghouse Power Corporation Flow balanced gas turbine power plant
ES2260452T3 (es) 2001-06-02 2006-11-01 Gvp Gesellschaft Zur Vermarktung Der Porenbrennertechnik Mbh Metodo y dispositivo para la combustion poco contaminante no catalitica de un combustible liquido.
US6588212B1 (en) * 2001-09-05 2003-07-08 Texaco Inc. Combustion turbine fuel inlet temperature management for maximum power outlet
DE10155936A1 (de) 2001-09-25 2003-05-08 Alstom Switzerland Ltd Verfahren zum Betrieb einer Kraftwerksanlage
US6976362B2 (en) 2001-09-25 2005-12-20 Rentech, Inc. Integrated Fischer-Tropsch and power production plant with low CO2 emissions
US6596780B2 (en) * 2001-10-23 2003-07-22 Texaco Inc. Making fischer-tropsch liquids and power
WO2003049122A2 (en) * 2001-12-03 2003-06-12 Clean Energy Systems, Inc. Coal and syngas fueled power generation systems featuring zero atmospheric emissions
JP4224240B2 (ja) 2002-02-07 2009-02-12 株式会社荏原製作所 液体燃料合成システム
US6779333B2 (en) 2002-05-21 2004-08-24 Conocophillips Company Dual fuel power generation system
DE60228085D1 (de) * 2002-09-20 2008-09-18 Siemens Ag Vormischbrenner mit profilierter Luftmassenströmung
CN101187477B (zh) 2002-10-10 2011-03-30 Lpp燃烧有限责任公司 汽化燃烧用液体燃料的系统及其使用方法
DK3078909T3 (da) 2002-10-10 2022-08-15 Lpp Comb Llc Metode til fordampning af flydende brændstoffer til forbrænding
US6923642B2 (en) * 2003-10-08 2005-08-02 General Motors Corporation Premixed prevaporized combustor
WO2005054657A1 (en) 2003-12-01 2005-06-16 Shell Internationale Research Maatschappij B.V. Process for operating a compression ignition internal combustion engine in combination with a catalytic reformer
JP4626251B2 (ja) * 2004-10-06 2011-02-02 株式会社日立製作所 燃焼器及び燃焼器の燃焼方法
US20060149423A1 (en) * 2004-11-10 2006-07-06 Barnicki Scott D Method for satisfying variable power demand
PL1825194T3 (pl) 2004-12-08 2021-09-20 Lpp Combustion, Llc Sposób i urządzenie do kondycjonowania ciekłych paliw węglowodorowych
US8529646B2 (en) 2006-05-01 2013-09-10 Lpp Combustion Llc Integrated system and method for production and vaporization of liquid hydrocarbon fuels for combustion
US8387398B2 (en) * 2007-09-14 2013-03-05 Siemens Energy, Inc. Apparatus and method for controlling the secondary injection of fuel
EP2411736B1 (en) 2009-02-26 2019-06-05 8 Rivers Capital, LLC Apparatus and method for combusting a fuel at high pressure and high temperature, and associated system and device

Also Published As

Publication number Publication date
CA2831944C (en) 2016-05-31
NZ555544A (en) 2011-05-27
HK1109444A1 (en) 2008-06-06
KR20070095931A (ko) 2007-10-01
NO337840B1 (no) 2016-06-27
LT1825194T (lt) 2021-04-26
KR101201624B1 (ko) 2012-11-14
DK1825194T3 (da) 2021-04-12
ES2861061T3 (es) 2021-10-05
WO2006063126A3 (en) 2006-12-28
AU2005314037B2 (en) 2011-01-20
US20060154189A1 (en) 2006-07-13
WO2006063126A2 (en) 2006-06-15
NO20072867L (no) 2007-07-09
SI1825194T1 (sl) 2021-07-30
CN101069040B (zh) 2011-11-23
ZA200704800B (en) 2008-10-29
BRPI0518830A2 (pt) 2008-12-09
HUE054567T2 (hu) 2021-09-28
CA2831944A1 (en) 2006-06-15
JP2008523350A (ja) 2008-07-03
EP1825194A4 (en) 2018-01-03
CA2590584A1 (en) 2006-06-15
EP1825194B1 (en) 2021-02-17
PT1825194T (pt) 2021-04-14
JP4920597B2 (ja) 2012-04-18
US20140199642A1 (en) 2014-07-17
AU2005314037A1 (en) 2006-06-15
CA2590584C (en) 2014-02-11
EP1825194A2 (en) 2007-08-29
CY1124067T1 (el) 2022-05-27
PL1825194T3 (pl) 2021-09-20
CN101069040A (zh) 2007-11-07
US8702420B2 (en) 2014-04-22
MX2007006899A (es) 2007-08-06
US9803854B2 (en) 2017-10-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0518830B1 (pt) Método e aparelho para condicionar combustíveis de hidrocarbono líquido
US8899969B2 (en) Method and system for low-NOx dual-fuel combustion of liquid and/or gaseous fuels
PL187189B1 (pl) Sposób wytwarzania palnej mieszanki z ciekłego paliwa i palnik do wytwarzania palnej mieszanki z ciekłego paliwa
JPH02298702A (ja) 燃焼装置並びにこのような燃焼装置の運転法
FI57922B (fi) Foerfarande och anordning foer framstaellning av svaveldioxid
EP3249296B1 (en) Volatile organic compounds combustion device, boiler, tanker, and volatile organic compound combustion method
US9964302B2 (en) Fuel injection system for use in a catalytic heater and reactor for operating catalytic combustion of liquid fuels
NZ592086A (en) Fuel conditioning unit comprising a chamber, at least one nozzle and at least one gas port
EP0906545A1 (de) Verfahren und konstruktion eines brenners zur oberflächenverbrennung für flüssige brennstoffe
JP7316313B2 (ja) 無機質球状化粒子製造装置
KR101836773B1 (ko) 무노즐 버너
JP2023549386A (ja) 燃焼器システム及び方法
JP2023039307A (ja) 2流体噴射ノズル用のアトマイズ流体供給ユニット、供給ユニット、燃焼システム、及び供給方法
JPH04356606A (ja) 液体燃料の燃焼方法及び燃焼器
WO2019084641A1 (pt) Gerador contínuo de vapor saturado de baixa pressão com atomização da água em micro partículas
JPS599013B2 (ja) 液体燃料燃焼装置

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/06/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/06/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS