BRPI0517664A2 - novos derivados de porfirina, particularmente clorinas e/ou bacterioclorinas e as suas aplicações em terapia fotodinámica - Google Patents

novos derivados de porfirina, particularmente clorinas e/ou bacterioclorinas e as suas aplicações em terapia fotodinámica Download PDF

Info

Publication number
BRPI0517664A2
BRPI0517664A2 BRPI0517664-6A BRPI0517664A BRPI0517664A2 BR PI0517664 A2 BRPI0517664 A2 BR PI0517664A2 BR PI0517664 A BRPI0517664 A BR PI0517664A BR PI0517664 A2 BRPI0517664 A2 BR PI0517664A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
atoms
formula
chlorine
derivatives according
corresponds
Prior art date
Application number
BRPI0517664-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Maria Miguens Pereira
Luis Guilherme Arnaut Moreira
Sebastiao Jose Formosinho Simoes
Carlos Monteiro
Original Assignee
Univ De Coimbra
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ De Coimbra filed Critical Univ De Coimbra
Publication of BRPI0517664A2 publication Critical patent/BRPI0517664A2/pt
Publication of BRPI0517664B1 publication Critical patent/BRPI0517664B1/pt
Publication of BRPI0517664B8 publication Critical patent/BRPI0517664B8/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D487/00Heterocyclic compounds containing nitrogen atoms as the only ring hetero atoms in the condensed system, not provided for by groups C07D451/00 - C07D477/00
    • C07D487/22Heterocyclic compounds containing nitrogen atoms as the only ring hetero atoms in the condensed system, not provided for by groups C07D451/00 - C07D477/00 in which the condensed system contains four or more hetero rings
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P31/00Antiinfectives, i.e. antibiotics, antiseptics, chemotherapeutics
    • A61P31/04Antibacterial agents
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P31/00Antiinfectives, i.e. antibiotics, antiseptics, chemotherapeutics
    • A61P31/12Antivirals
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P35/00Antineoplastic agents

Abstract

NOVOS DERIVADOS DE PORFIRINA, PARTICULARMENTE CLORINAS E/OU BACTERIOCLORINAS E AS SUAS APLICACõES EM TERAPIA FOTODINáMICA. A presente invenção se refere aos derivados de porfirinas, particularmente clorinas e/ou bacterioclorinas, de formula (I) e (II) utilizados em terapia fotodinâmica. De acordo com a invenção. X^1^, X^2^, X^3^. X^4^ X^5^, X^6^, X^7^ X^8^, são cada um, iguais ou diferentes, sejam átomos dc halogênio ou átomos de hidrogênio; R^1^, R^2^, R^3^, R^4^, são cada um. iguais ou diferentes, selecionados a partir dos grupos: -OH. aminoácidos. -OR e -NHR e/ou átomo de cloro, nos quais R um grupo alquila com 1 a 12 átomos de carbono. A presente invenção se refere igualmente a um medicamento anticanceroso e/ou antiviral e/ou antimicrobiano para utilização humana ou animal apresentando como princípio ativo um ou mais compostos.

Description

RELATÓRIO DESCRITIVO
Pedido de Patente de Invenção para: "NOVOS DERIVADOS DEPORFIRINA, PARTICULARMENTE CLORINAS E/OUBACTERIOCLORINAS E AS SUAS APLICACÕES EM TERAPIAFOTODINÂMICA"
A terapia fotodinâmica (PDT) é uma técnica utilizada para tratarvários tipos de doenças, particularmente certos tipos de cânceres. Esta técnicaconsiste em marcar os tecidos patológicos com um agente fotosensibilizante, edepois induzir a destruição seletiva destes tecidos expondo-os a uma fonte de luzcom um comprimento de onda específico. Esta luz monocromática é geralmenteproduzida por um laser ou um laser de diodo.
Por agente fotosensibilizante, se entende toda a moléculasusceptível de armazenar energia luminosa, de ser ativado por ela e de ser assimresponsável por numerosas reações bioquímicas.
O agente fotosensibilizante, geralmente entre 0,1 e 0,5micromoles/kg de massa corporal, é administrado ao paciente, depois captadopelas células do organismo. A molécula fotosensibilizante se acumulapreferencialmente nas células cancerosas, mas se mantém inativa até ser expostaa uma luz de comprimento de onda apropriado. A iluminação ou irradiação dotumor com a luz ativa a molécula, que reage então com o oxigênio e forma umaespécie transitória, particularmente o oxigênio singleto. O oxigênio singleto éuma molécula muito reativa e tóxica que destrói as células cancerosas nas quais oagente fotosensibilizante é concentrado.
Um determinado tempo separa a administração do agentefotosensibilizante e a sua ativação através da luz laser. A luz laser utilizada emterapia fotodinâmica é focalizada através de uma fibra óptica e é apenas aplicadadurante alguns minutos. O médico mantém a fibra óptica nas proximidades docâncer a fim de administrar a quantidade correta de luz. Por esta razão, a terapiafotodinâmica apenas provoca pequenas lesões nas células sãs.
Durante a fase inicial de um câncer, o objetivo desta técnica podeser de eliminar totalmente o câncer e de curar o paciente, mas, numa faseavançada, o objetivo pode ser de reduzir o volume do tumor a fim de aliviar opaciente de alguns sintomas. Novas células normais substituem as célulasdestruídas pela terapia fotodinâmica, o que permite uma cicatrização rápida apóso tratamento e evita as cicatrizes geralmente pouco estéticas que podem ficarapós outras formas de ablação dos tecidos.
Mesmo os pacientes já tratados por cirurgia, radioterapia ouquimioterapia podem ser submetidos a esta técnica de maneira segura.
Como exemplo de doenças que podem ser tratadas pela terapiafotodinâmica, podemos mencionar particularmente o câncer de estômago, deintestino, dos pulmões, de mama, do útero, do esôfago, dos ovários, do pâncreas,do fígado, da bexiga, da bile, da língua , do cérebro, de pele, da tiróide, depróstata, da glândula parótida, assim como algumas doenças virais e/oumicrobianas.
A terapia fotodinâmica pode igualmente ser utilizada como meio dediagnóstico de certos tipos de cânceres. Para isso, é apenas necessário que asmoléculas fotosensibilizantes sejam fluorescentes, e, portanto, capazes de emitirluz após terem sido irradiadas.
Atualmente é conhecida a utilização de certos derivados deporfirina, particularmente a hematoporfírina, como agentes fotosensibilizantesem terapia fotodinâmica. Este agente, conhecido sob a marca Photofrin,depositado pela empresa AXCAN PHARMA INC., é uma mistura purificada dehematoporfírina. A hematoporfírina é por sua vez um derivado da hemoglobinade suínos.
Por outro lado, o Photofrin® é a única molécula fotosensibilizanteaté hoje a ter recebido autorização de comercialização em vários países e,particularmente na França, para o tratamento do câncer do esôfago.
Apesar das vantagens apresentadas pelo Photofrin® , tais como asua solubilidade em meio aquoso, um bom rendimento de formação de oxigêniosingleto e a sua facilidade de síntese, ele apresenta, contudo algunsinconvenientes.
Em primeiro lugar, o Photofrin® é ativado por uma luz de 630 nm.Ora, neste comprimento de onda, a penetração da luz nos tecidos é de apenas de5 a 10 mm, o que constitui um problema no caso de tumores mais extensos emais profundos. Além disso, este agente fotosensibilizante provoca umafotosensibilidade cutânea que dura até seis semanas após o tratamento. Por outrolado, o fato do Photofrin® ser uma mistura de várias moléculas, torna mais difícila escolha da dose necessária, tanto do agente fotosensibilizante como da luzadministrada.
Entre outros compostos em fase de estudo, denominados compostosde segunda geração, o documento WO-98/50386 descreve alguns derivados dabenzoporfírina. Estes derivados apresentam algumas vantagens em relação aoPhotofrin® pelo fato de absorverem a luz a um comprimento de onda de 690 nm e,em conseqüência, podem ser utilizados no tratamento de cânceres mais extensose mais profundos. Estes derivados apresentam por outro lado uma melhorseletividade para com as células cancerosas.
No entanto, certos problemas ligados à seletividade, à absorção daluz e à toxicidade persistem.
O objetivo da presente invenção é propor novos derivados deporfirinas, tais como particularmente clorinas e/ou bacterioclorinas, que resolvamos inconvenientes mencionados acima, particularmente no que diz respeito àacumulação preferencial nas células cancerosas, uma melhor estabilidade e umafototoxicidade mais fraca.
Um outro objetivo da presente invenção é propor um medicamentoanticanceroso e/ou antiviral e/ou antimicrobiano a fim de ser utilizado em terapiafotodinâmica.
Outros objetivos e vantagens da invenção serão mencionados nadescrição que se segue, que é dada apenas a título indicativo e que não tem comoobjetivo limitá-la.
A presente invenção diz respeito a um derivado de porfirina,particularmente clorina, de fórmula:<formula>formula see original document page 5</formula>
Fórmula (I)
na qual:
- X1, X2, X3, X4, X5, X6, X7, X8, são cada um, iguais ou diferentes,selecionados a partir de átomos de halogênio e/ou átomos de hidrogênio,
- R15 R2, RJ, R4, são cada um, iguais ou diferentes, selecionados apartir dos grupos: -OH, aminoácidos, -OR e -NHR e/ou átomo de cloro, nosquais R é um grupo alquila com 1 a 12 átomos de carbono.
A presente invenção diz igualmente respeito a um derivado deporfirina, particularmente bacterioclorina, de fórmula:
<formula>formula see original document page 5</formula>
Formula (II)
na qual:
- X1, X2, X3, X4, X5, X6, X7, X8, são cada um, iguais ou diferentes,selecionados a partir de átomos de halogênio e/ou átomos de hidrogênio,- R1, R2, R3, R4, são cada um, iguais ou diferentes, selecionados apartir dos grupos: -OH, aminoácidos, -OR e -NHR e/ou átomo de cloro, nosquais R é um grupo alquila com 1 a 12 átomos de carbono.
Uma das vantagens destes derivados se deve a presença do grupoclorossulfonil na molécula, como descrito na presente invenção, o que permite deintroduzir de uma maneira fácil e eficaz uma grande variedade de gruposquímicos.
A presente invenção diz igualmente respeito a um medicamentoanticanceroso e/ou antiviral e/ou antimicrobiano para utilização humana ouanimal, apresentando como princípio ativo principal um ou vários compostosdescritos na presente invenção.
A invenção tornar-se-á mais compressível através da leitura dadescrição seguinte, acompanhada pelos desenhos anexos e para os quais:
- a figura 1 representa o espectro de absorção da clorina de acordocom a fórmula (I) em solução aquosa antes (linha cheia) e depois (linhapontilhada) da irradiação da amostra pela segunda harmônica de um laserNd:YAG,
- a figura 2 representa o espectro de absorção da bacterioclorina deacordo com a fórmula (II) em solução aquosa antes (linha cheia) e depois (linhapontilhada) da irradiação da amostra pela segunda harmônica de um laserNd:YAG.
A presente invenção diz respeito, em primeiro lugar, a um derivadode porfirina, particularmente clorina, de fórmula:
<formula>formula see original document page 6</formula>
Fórmula (I)na qual:
- X1, X2, X3, X4, X5, X6, X7, X8, são cada um, iguais ou diferentes,selecionados a partir de átomos de halogênio e/ou átomos de hidrogênio,
- R1, R2, R3, R4, são cada um, iguais ou diferentes, selecionados apartir dos grupos: -OH, aminoácidos, -OR e -NHR e/ou átomo de cloro, nosquais R é um grupo alquila com 1 a 12 átomos de carbono.
Uma das vantagens deste tipo de derivados se deve ao fato delesserem anfifílicos. O carácter anfifílico é essencial para que as moléculas possamatravessar a membrana celular e se acumular no interior das células.
Por molécula anfifílica, se entende toda molécula que apresentasimultaneamente um carácter hidrofílico e hidrofóbico.
Este tipo de derivados apresenta uma banda de absorção a 650 nm,como ilustrado na figura 1.
A presente invenção se refere igualmente aos derivadoscorrespondendo a fórmula (I), na qual:
-Χ,Χ,Χ,Χ,Χ,Χ,Χ,Χ, são cada um, iguais ou diferentes,selecionados a partir de átomos de halogênio e/ou átomos de hidrogênio, de talmaneira que pelo menos um dos radicais X de cada um dos pares X'/X2, X3/X4,x5/x6, x7/x82 seja um átomo de halogênio.
Uma das vantagens deste tipo particular de derivados se deve apresença de átomos de halogênio nas posições orto do grupo fenila que aumentao rendimento quântico de formação do estado tripleto, sem, no entanto diminuirsignificativamente o seu tempo de vida. Com um rendimento quântico maiselevado, o estado tripleto pode transferir a sua energia de maneira mais eficazpara o oxigênio tendo como conseqüência um rendimento de formação dooxigênio singleto mais elevado.
Por outro lado, os átomos de halogênio nas posiçõess orto do grupofenila tornam também o macrociclo tetrapirrólico mais estável e, portanto, maiseficaz para a sua utilização em terapia fotodinâmica.
Ainda de acordo com a presente invenção, e em conformidade coma fórmula (I):
- X2, X4, X6 e X8 são átomos de cloro ou átomos de flúor,- X1, X3, X5 e X7 são átomos de hidrogênio,
- R15 R2, R3, R4 são átomos de cloro.
De acordo com uma outra variante da presente invenção, e emconformidade com a fórmula (I):
- X2, X4, X6 e X8 são átomos de cloro ou átomos de flúor,
- X1, X3, X5 e X7 são átomos de hidrogênio,
- R1, R2, R3, R4 são grupos -OH.
Além disso, a presente invenção se refere aos derivados quecorrespondem a formula (I), na qual:
-X1, X2, X3, X4, X5, X6, X7, X8 são átomos de cloro,
- R1, R2, R3, R4 são átomos de cloro ou grupos -OH.
A presente invenção se refere também a um derivado de porfirina,particularmente bacterioclorina, de fórmula:
<formula>formula see original document page 8</formula>
Fórmula (II)
na qual:
- X1, X2, X3, X4, X5, X6, X7, X8, são cada um, iguais ou diferentes,selecionados a partir de átomos de halogênio e/ou átomos de hidrogênio,
- R1, R2, R3, R4, são cada um, iguais ou diferentes, selecionados apartir dos grupos: -OH, aminoácidos, -OR e -NHR e/ou átomo de cloro, nosquais R é um grupo alquila com 1 a 12 átomos de carbono.
Como para o caso das clorinas descritas previamente, uma dasvantagens deste tipo de derivados se deve ao fato delas serem anfifílicas.Uma outra vantagem destes derivados, particularmente dabacterioclorina correspondente a fórmula (II), é o fato de absorver a luz na regiãodo vermelho a 750 nm, como ilustrado na figura 2. Para este comprimento deonda, os efeitos de ecrã provocados pelos tecidos humanos, particularmente pelahemoglobina, são mínimos, o que permite aumentar a "quantidade" de luz queatinge os agentes fotosensibilizantes no interior das células.
A presente invenção se refere igualmente aos derivadoscorrespondendo a fórmula (II), na qual:
- X1, X2, X3, X4, X5, X6, X7, X8, são cada um, iguais ou diferentes,selecionados a partir de átomos de halogênio e/ou átomos de hidrogênio, de talmaneira que pelo menos um dos radicais X de cada um dos pares X'/X2, X3/X4,X /X , X'/X0' seja um átomo de halogênio.
Como para o caso da clorina descrita previamente, a presença deátomos de halogênio nas posições orto do grupo fenila, aumenta o rendimentoquântico de formação do estado tripleto, sem, no entanto diminuirsignificativamente o seu tempo de vida, e, por conseguinte, aumenta igualmenteo rendimento de formação do oxigênio singleto.
A presente invenção se refere igualmente a alguns derivados, deacordo com a fórmula (II), na qual:
- X2, X4, X6 e X8 são átomos de cloro ou átomos de flúor,
- X1, X3, X5 e X7 são átomos de hidrogênio,
- R1, R2, R3, R4 são átomos de cloro.
De acordo com uma outra variante da presente invenção, e emconformidade com a formula (II):
- X2, X4, X6 e X8 são átomos de cloro ou átomos de flúor,
- X1, X3, X5 e X7 são átomos de hidrogênio,
- R1, R2, R3, R4 são grupos -OH.
Além disso, a presente invenção se refere aos derivados quecorrespondem a formula (II), na qual:
- X1, X2, X3, X4, X5, X6, X7, X8 são átomos de cloro,
- R1, R2, R3, R4 são átomos de cloro ou grupos -OH.A presença de átomos de halogênio nas posições orto do grupofenila, torna igualmente o macrociclo pirrólico e os seus derivados mais estáveis.
De acordo com a presente invenção, os átomos de halogênio sãoflúor e/ou cloro e/ou bromo.
Um outro objetivo de presente invenção consiste no processo depreparação dos derivados descritos previamente compreendendo as seguintesetapas:
- uma etapa de clorossulfonação da correspondente porfirinahalogenada,
- uma etapa de redução da porfirina halogenada e clorossulfonadasa clorina e/ou sa bacterioclorina com hidrazida e na presença de bases orgânicasimpedidas,
- uma etapa de acoplamento entre o grupo clorossulfonado e asaminas e/ou aminoácidos e/ou álcoois, ou a hidrólise do cloro do grupoclorossulfonado com água.
A título de exemplo, não limitativo, a síntese química do derivadocorrespondente a fórmula (I) na qual:
- X2, X4, X6 e X8 são átomos de cloro,
- X1, X3, X5 e X7 são átomos de hidrogênio,
- R1, R2, R3, R4 são grupos -OH,foi realizada da seguinte maneira:
5,10,15,20-tetrakis(2-cloro-3-clorossulfonilfenil)porfirina (0,0658 g,6,55 χ IO"5 mol) foi dissolvida em Ν,Ν-dimetilformamida e/ou tolueno, e/oupiridina e/ou picolina (50 mL) seca e destilada previamente, e a temperatura damistura reacional foi aumentada de 50 a 150 °C. Em seguida, uma solução de p-toluenossulfonil hidrazida (5,5 χ IO"5 mol) e uma base orgânica impedida, comopor exemplo, o DABCO e/ou o DBU em DMF (5 mL) foi adicionada à misturareacional. A mistura foi deixada sob agitação a 150 0C em atmosfera denitrogênio e ao abrigo da luz. A evolução da reacção foi seguida porespectroscopia do visível até que a banda Q em 650 nm atingisse o seu máximo.
Em seguida, o solvente foi evaporado e a mistura reacional foitratada e o produto obtido foi hidrolisado com água e purificado por extraçãosolvente-solvente. Após a recristalização com uma misturametanol/diclorometano, o produto foi obtido com um rendimento de 80%.
Espectroscopia de massa (FAB), m/z: 1075 (pico central).
Vis-UV (solução tampão NaOH, KH2PO4), comprimento de ondamáximo (em nm): 414, 516, 542, 598, 649.
Rendimento quântico de fluorescência: 0,04.
Tempo de vida do estado tripleto numa solução aquosa saturada denitrogênio: 235 μ5.
Tempo de vida do estado tripleto numa solução aquosa saturada dear: 3,88 μ&.
Rendimento quântico de formação de oxigênio singleto numasolução aquosa deuterada: 0,56.
Tempo de vida do oxigênio singleto: 65 μ8 em água deuterada.
De maneira esquemática, a reação pode ser descrita como se segue:
<formula>formula see original document page 11</formula><formula>formula see original document page 12</formula>
Igualmente, a título de exemplo, não limitativo, a síntese químicado derivado correspondente a fórmula (II) na qual:
- X2, X4, X6 e X8 são átomos de cloro,
- X1, X3, X5 e X7 são átomos de hidrogênio,
- R1, R2, R3, R4 são grupos -OH,foi realizada da seguinte maneira:
5,10,15,20-tetrakis(2-cloro-3-clorossulfonilfenil)porfirina (0,0658 g,6,55 χ IO"5 mol) foi dissolvida em Ν,Ν-dimetilformamida e/ou piridina e/oupicolina (50 mL) seca e destilada previamente, e a temperatura foi aumentada de50 a 150 °C. Em seguida, uma solução de p-toluenosulfonil hidrazida (130 χ 10°mol) e DABCO em DMF (5 mL) foi adicionada à mistura reacional. A misturafoi deixada sob agitação a 150 0C em atmosfera de nitrogênio e ao abrigo da luz.A evolução da reação foi seguida por espectroscopia do visível até que a banda Qa 750 nm atingisse o seu máximo.
Em seguida, o solvente foi evaporado e a mistura reacional foitratada e o produto obtido foi hidrolisado com água para dar o produto desejadocom um rendimento de 77%.
máximo (em nm): 353, 376, 486, 518, 606, 748.
Rendimento quântico de fluorescência: 0,013.
Tempo de vida do estado tripleto numa solução aquosa saturada denitrogênio: 235 μ8.
Espectroscopia de massa (FAB), m/z: 1077 (pico central).Vis-UV (solução tampão NaOH, KH2PO4), comprimento de ondaTempo de vida do estado tripleto numa solução aquosa saturada dear: 3,88 μs.
Rendimento quântico de formação de oxigênio singleto numasolução aquosa deuterada é superior em 30%.
Tempo de vida do oxigênio singleto: 65 μ8 em água deuterada.Igualmente, de maneira esquemática, a reação pode ser descritacomo se segue:
<formula>formula see original document page 13</formula>
A 5,10,15,20-tetrakis(2-cloro-3-clorossulfonilfenil)porfirinautilizada como porfirina inicial na síntese da clorina e da bacterioclorina descritaacima, é conhecida do versado na técnica e foi descrita na literatura,particularmente no Journal of Heterocyclic Chemistry, 28: 635 (1991).
De acordo com a presente invenção, os rendimentos quânticos deformação do oxigênio singleto foram obtidos por comparação entre a intensidadede fosforescência do oxigênio singleto em um comprimento de onda de 1270 nmnuma solução contendo o agente fotosensibilizante para estudar e a intensidadede fosforescência obtida a partir de uma outra solução apresentando a mesmaabsorvância para o mesmo comprimento de onda, e contendo um agentefotosensibilizante de referência.
De acordo com a presente invenção, o agente fotosensibilizante dereferência utilizado é a raeso-tetrakis(3-sulfofenil)porfirina (TPPS) cujo valor dorendimento quântico de formação do oxigênio singleto em água deuterada é de0,64 para um pH de 7,4 (Photochem. Photobiol, 70: 391, 1999).
A presente invenção se refere igualmente a um medicamentoanticanceroso e/ou antiviral e/ou antimicrobiano para utilização humana ouanimal, apresentando como princípio ativo principal um ou mais compostos taiscomo descritos acima.
Este tipo de medicamento, utilizado particularmente em terapiafotodinâmica, pode também conter um ou vários excipientes aceitáveis do pontode vista farmacêutico.
Naturalmente, outras modalidades de realização da presenteinvenção podem ser concebidas por um versado na técnica, sem com isso sair doâmbito da invenção.

Claims (19)

1. - Derivados de porfirina, particularmente clorina, de fórmula: <formula>formula see original document page 15</formula> Fórmula (I)caracterizado por:- X1, X2, X3, X4, X5, X65 X7, X8, serem cada um, iguais oudiferentes, selecionados a partir de átomos de halogênio e/ou átomos dehidrogênio, de tal maneira que pelo menos um dos radicais X de cada um dospares X'/X2, X3/X4, X5/X6, X7/X8 seja um átomo de halogênio,- R1, R2, R35 R4, serem cada um, iguais ou diferentes, selecionados apartir dos grupos: -OH, aminoácidos, -OR e -NHR e/ou átomo de cloro, nosquais R é um grupo alquila com 1 a 12 átomos de carbono.
2. - Derivados de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por15 corresponder a fórmula (I), na qual:- X2, X4, X6 e X8 são átomos de cloro,-X1, X3, X5 e X7 são átomos de hidrogênio,-R1, R2, R3, R4 são átomos de cloro.
3. - Derivados de acordo com a reivindicação 1, caracterizado porcorresponder a formula (I), na qual:- X2, X4, X6 e X8 são átomos de flúor,-X1, X3, X5eX7 são átomos de hidrogênio,- R1, R2, R3, R4 são átomos de cloro.
4. - Derivados de acordo com a reivindicação 1, caracterizado porcorresponder a formula (I), na qual:- X2, X4, X6 e X8 são átomos de cloro,- X1, X3, X5 e X7 são átomos de hidrogênio,- R1, R2, R3, R4 são grupos -OH.
5. - Derivados de acordo com a reivindicação 1, caracterizado porcorresponder a formula (I), na qual:- X2, X4, X6 e X8 são átomos de flúor,-X1, X3, X5 e X7 são átomos de hidrogênio,- R1, R2, R3, R4 são grupos -OH.
6. - Derivados de acordo com a reivindicação 1, caracterizado porcorresponder a formula (I), na qual:- X1, X2, X3, X4, X5, X6, X7, X8 são átomos de cloro,-R1, R2, R3, R4 são átomos de cloro.
7. - Derivados de acordo com a reivindicação 1, caracterizado porcorresponder a formula (I), na qual:- X1, X2, X3, X4, X5, X6, X7, X8 são átomos de cloro,- R1, R2, R3, R4 são grupos -OH.
8. - Derivados de porfirina, particularmente bacterioclorina, defórmula: <formula>formula see original document page 16</formula> Fórmula (II)caracterizado por:- X1, X2, X3, X4, X5, X65 X7, X8, serem cada um, iguais oudiferentes, selecionados a partir de átomos de halogênio e/ou átomos dehidrogênio,- R1, R2, R3, R4, serem cada um, iguais ou diferentes, selecionados apartir dos grupos: -OH, aminoácidos, -OR e -NHR e/ou átomo de cloro, nosquais R é um grupo alquila com 1 a 12 átomos de carbono.
9. - Derivados de acordo com a reivindicação 8, caracterizado porcorresponder a fórmula (II), na qual:- X1, X2, X3, X4, X5, X6, X7, X8, são cada um, iguais ou diferentes,selecionados a partir de átomos de halogênio e/ou átomos de hidrogênio, de talmaneira que pelo menos um dos radicais X de cada um dos pares X'/X2, X3/X4,X5/X6, X7/X8 2 seja um átomo de halogênio.
10. - Derivados de acordo com a reivindicação 8, caracterizado porcorresponder a fórmula (II), na qual:- X2, X4, X6 e X8 são átomos de cloro,- X1, X3, X5 e X7 são átomos de hidrogênio,- R1, R2, R3, R4 são átomos de cloro.
11. - Derivados de acordo com a reivindicação 8, caracterizado porcorresponder a fórmula (II), na qual:- X2, X4, X6 e X8 são átomos de flúor,- X15 X3, X5 e X7 são átomos de hidrogênio,- R1, R2, R3, R4 são átomos de cloro.
12. - Derivados de acordo com a reivindicação 8, caracterizado porcorresponder a fórmula (II), na qual:- X2, X4, X6 e X8 são átomos de cloro,- X1, X3, X5 e X7 são átomos de hidrogênio,- R1, R2, R3, R4 são grupos -OH.
13. - Derivados de acordo com a reivindicação 1, caracterizado porcorresponder a fórmula (II), na qual:- X2, X4, X6 e X8 são átomos de flúor,- X1, X3, X5 e X7 são átomos de hidrogênio,- R1, R2, R3, R4 são grupos -OH.
14. - Derivados de acordo com a reivindicação 8, caracterizado porcorresponder a fórmula (II), na qual:- X1, X2, X3, X4, X5, X6, X7, X8 são átomos de cloro,- R1, R2, R35R4 são átomos de cloro.
15. - Derivados de acordo com a reivindicação 8, caracterizado porcorresponder a fórmula (II), na qual:- X1, X2, X3, X4, X5, X6, X7, X8 são átomos de cloro,- R1, R2, R3, R4 são grupos -OH.
16. - Derivados de porfirina de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 8, caracterizado por os átomos de halogênio serem o flúore/ou o cloro e/ou o bromo.
17. - Processo de preparação dos derivados de acordo com qualqueruma das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender:- uma etapa de redução da correspondente porfirina halogenada eclorossulfonada da clorina e/ou da bacterioclorina com hidrazida e as basesorgânicas impedidas,- uma etapa de acoplamento entre o grupo clorossulfonado eaminas e/ou aminoácidos e/ou álcoois.
18. - Processo de preparação dos derivados de acordo com qualqueruma das reivindicações precedentes, caracterizado por compreender:- uma etapa de redução da correspondente porfirina halogenada eclorossulfonada da clorina e/ou da bacterioclorina com hidrazida e as basesorgânicas impedidas,- uma etapa de hidrólise do cloro do grupo clorossulfonado.
19. - Medicamento anticanceroso e/ou antiviral e/ou antimicrobianopara utilização humana ou animal, caracterizado por apresentar como princípioativo principal um ou mais compostos de acordo com as reivindicações de 1 a 16
BRPI0517664A 2004-11-16 2005-11-10 novos derivados de porfirina, particularmente clorinas e/ou bacterioclorinas e as suas aplicações em terapia fotodinâmica BRPI0517664B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR04/12149 2004-11-16
FR0412149A FR2877943B1 (fr) 2004-11-16 2004-11-16 Nouveaux derives de porphyrine, notamment chlorines et/ou bacteriochlorine, et leurs applications en therapie photodynamique
PCT/EP2005/012212 WO2006053707A1 (fr) 2004-11-16 2005-11-10 Nouveaux derives de porphyrine, notamment chlorines et/ou bacteriochlorines et leurs applications en therapie photodynamique

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0517664A2 true BRPI0517664A2 (pt) 2010-10-05
BRPI0517664B1 BRPI0517664B1 (pt) 2019-01-22
BRPI0517664B8 BRPI0517664B8 (pt) 2021-05-25

Family

ID=34954077

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0517664A BRPI0517664B8 (pt) 2004-11-16 2005-11-10 novos derivados de porfirina, particularmente clorinas e/ou bacterioclorinas e as suas aplicações em terapia fotodinâmica

Country Status (18)

Country Link
US (1) US8592404B2 (pt)
EP (1) EP1811994B1 (pt)
JP (1) JP5226317B2 (pt)
CN (1) CN101102766B (pt)
AT (1) ATE399009T1 (pt)
AU (1) AU2005306055B2 (pt)
BR (1) BRPI0517664B8 (pt)
CA (1) CA2587328C (pt)
DE (1) DE602005007769D1 (pt)
DK (1) DK1811994T3 (pt)
ES (1) ES2309815T3 (pt)
FR (1) FR2877943B1 (pt)
NO (1) NO338966B1 (pt)
PL (1) PL1811994T3 (pt)
PT (1) PT1811994E (pt)
RU (1) RU2399622C2 (pt)
WO (1) WO2006053707A1 (pt)
ZA (1) ZA200703516B (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5955559B2 (ja) * 2008-09-18 2016-07-20 バイオリテック ファーマ マーケティング リミテッド 非対称メソ置換ポルフィリンおよびクロリンのpdtへの適用と新規方法
GB0819594D0 (en) * 2008-10-24 2008-12-03 Univ Coimbrra Process
WO2011090333A2 (ko) * 2010-01-20 2011-07-28 주식회사 진코스 클로린 유도체와 불포화 지방산의 접합체, 이를 함유하는 광감작제, 및 이를 포함하는 광역학 치료에 사용하기 위한 암 치료용 조성물
WO2011089509A1 (en) * 2010-01-22 2011-07-28 Council Of Scientific & Industrial Research A process for the preparation of novel porphyrin derivatives and their use as pdt agents and fluorescence probes
PL2870159T3 (pl) * 2010-07-22 2018-01-31 Biolitec Unternehmensbeteiligungs Ii Ag Zastosowanie β-funkcjonalizowanych dihydroksychloryn do PDT
WO2013015774A1 (en) * 2011-07-22 2013-01-31 Biolitec Pharma Marketing Ltd Glyco-substituted dihydroxy-chlorins and b-functionalized chlorins for anti-microbial photodynamic therapy
RU2476218C1 (ru) * 2012-02-17 2013-02-27 Федеральное государственное унитарное предприятие "Государственный научный центр "Научно-исследовательский институт органических полупродуктов и красителей" (ФГУП "ГНЦ "НИОПИК") Фотосенсибилизаторы для фотодинамической терапии
RU2521327C1 (ru) * 2012-12-12 2014-06-27 Федеральное государственное бюджетное учреждение "Московский научно-исследовательский онкологический институт им. П.А. Герцена Министерства здравоохранения Российской Федерации" (ФГБУ "МНИОИ им. П.А. Герцена" Минздрава России) Препарат для фотодинамической терапии и способ фотодинамической терапии рака с его использованием
AU2016238484B2 (en) 2015-03-20 2020-03-19 Luzitin, S.A. Atropisomers of halogenated tetraphenylbacteriochlorins and chlorins and their use in photodynamic therapy
CA2985187C (en) * 2015-05-07 2024-01-02 Luzitin, S.A. Low molecular weight derivatives of carboxamide halogenated porphyrins, namely chlorins and bacteriochlorins, and their applications thereof
RU2692999C2 (ru) * 2017-10-13 2019-06-28 Общество с ограниченной ответственностью "Клиника профессора Пасман" (ООО "Клиника профессора Пасман") Способ лечения хронического эндометрита
CN109481696B (zh) * 2018-12-22 2020-10-02 吉林大学 用于癌症光动力治疗和化学治疗的药物及其制备方法
EP3983486A1 (en) * 2019-06-14 2022-04-20 Universidade de Coimbra Small cationic ortho-5,15-di-heteroaryl-porphyrins derivatives and their applications in photoinactivation of microorganisms
US11850233B2 (en) 2019-10-28 2023-12-26 Matibur Rahaman Zamadar Reduced adaptive microbial resistance treatment for flesh eating disease (necrotizing fasciitis)

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3809671A1 (de) * 1988-03-18 1989-09-28 Schering Ag Porphyrin-komplexverbindungen, verfahren zu ihrer herstellung und diese enthaltende pharmazeutische mittel
NO180167C (no) * 1994-09-08 1997-02-26 Photocure As Fotokjemisk fremgangsmåte til å innföre molekyler i cellers cytosol
PT983272E (pt) * 1997-05-07 2004-03-31 Univ British Columbia Nova classe de compostos fotoactivos derivados de benzoporfirina
DE19831217A1 (de) * 1998-07-03 2000-01-05 Schering Ag Neue Porphyrinderivate, diese enthaltende pharmazeutische Mittel und ihre Verwendung in der photodynamischen Therapie und MRI-Diagnostik
EP1279676A1 (en) * 2001-07-19 2003-01-29 Institut Curie Porphyrin derivatives for photodynamic therapy
GB0121023D0 (en) * 2001-08-30 2001-10-24 Norwegian Radium Hospital Res Compound
PT102721B (pt) * 2002-02-01 2011-01-24 Cipan Companhia Industr Prod De Antibioticos S A Compostos macrocíclicos tetrapirrólicos com rendimento quântico de oxigénio singuleto adequado à terapia fotodinâmica e processos para a sua preparação

Also Published As

Publication number Publication date
RU2007122529A (ru) 2008-12-27
BRPI0517664B8 (pt) 2021-05-25
DE602005007769D1 (de) 2008-08-07
EP1811994B1 (fr) 2008-06-25
ZA200703516B (en) 2008-09-25
EP1811994A1 (fr) 2007-08-01
AU2005306055A1 (en) 2006-05-26
JP5226317B2 (ja) 2013-07-03
NO20073083L (no) 2007-06-15
ATE399009T1 (de) 2008-07-15
CN101102766A (zh) 2008-01-09
CA2587328C (fr) 2011-10-11
PT1811994E (pt) 2008-12-05
ES2309815T3 (es) 2008-12-16
NO338966B1 (no) 2016-11-07
CN101102766B (zh) 2010-12-15
BRPI0517664B1 (pt) 2019-01-22
US20090149525A1 (en) 2009-06-11
US8592404B2 (en) 2013-11-26
FR2877943B1 (fr) 2008-09-05
WO2006053707A1 (fr) 2006-05-26
FR2877943A1 (fr) 2006-05-19
RU2399622C2 (ru) 2010-09-20
DK1811994T3 (da) 2008-10-20
CA2587328A1 (fr) 2006-05-26
AU2005306055B2 (en) 2011-09-01
PL1811994T3 (pl) 2009-01-30
JP2008520558A (ja) 2008-06-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0517664A2 (pt) novos derivados de porfirina, particularmente clorinas e/ou bacterioclorinas e as suas aplicações em terapia fotodinámica
Daniell et al. A history of photodynamic therapy
Lui et al. Photodynamic therapy in dermatology: recent developments
JPH01275528A (ja) ポルフィリンおよびガンの治療
JPH04500770A (ja) 光化学療法による悪性および非悪性病変の検出および治療方法
ES2202640T3 (es) Derivados de acido iminoclorina aspartico.
RU2371181C2 (ru) Улучшенные композиции фотосенсибилизаторов и их применение
ES2244694T3 (es) Composiciones antibacterianas que comprenden analogos de metal ftalocianina.
Castro et al. The concept of laser phototherapy
AU773261B2 (en) Porphyrin compound
US20110257583A2 (en) Thiadiazole Compounds and Uses Thereof
Tralau et al. Relative merits of porphyrin and phthalocyanine sensitization for photodynamic therapy
ES2319008B1 (es) Uso de derivados de porficeno en terapia fotodinamica bifotonica.
Salomao et al. Chlorophyllin‐M: A new substance for photodynamic therapy in the retina and choroid
Canyurt EFFORTS TOWARDS SYNTHESIS OF HYDROGEN SULFIDE ACTIVATED BODIPY BASED PDT AGENT
Hendrich et al. Experimental photodynamic laser therapy for rheumatoid arthritis using photosan-3, 5-ALA-induced PPIX and BPD verteporfin in an animal model
Brückner Fighting Diseases with a Combination of Drugs and Light: Photodynamic Therapy (PDT)
Matin et al. Current Status of Photodynamic Therapy for Renal Tumors
JP2002212066A (ja) 新規光化学療法剤

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: ESCLARECA O DEPOSITANTE DIVERGENCIA ENTRE NOME DO INVENTOR SEBASTIAO JOSE FORMOSINHO PINTO APRESENTADO NA PETICAO INICIAL (1.03) E O NOME SEBASTIAO JOSE FORMOSINHO SIMOES CONSTANTE DA PUBLICACAO INTERNACIONAL - WO.

B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO EM SUA FORMA AUTENTICADA; OU SEGUNDO PARECER DA PROCURADORIA MEMO/INPI/PROC/NO 074/93, DEVE CONSTAR UMA DECLARACAO DE VERACIDADE, A QUAL DEVE SER ASSINADA POR UMA PESSOA DEVIDAMENTE AUTORIZADA A REPRESENTAR O INTERESSADO, DEVENDO A MESMA CONSTAR NO INSTRUMENTO DE PROCURACAO, OU NO SEU SUBSTABELECIMENTO.

B07D Technical examination (opinion) related to article 229 of industrial property law [chapter 7.4 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07E Notification of approval relating to section 229 industrial property law [chapter 7.5 patent gazette]

Free format text: NOTIFICACAO DE ANUENCIA RELACIONADA COM O ART 229 DA LPI

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/01/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/11/2005 OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF