BRPI0516878B1 - Precursor de chá preto e composição consumível de chá preto - Google Patents

Precursor de chá preto e composição consumível de chá preto Download PDF

Info

Publication number
BRPI0516878B1
BRPI0516878B1 BRPI0516878-3A BRPI0516878A BRPI0516878B1 BR PI0516878 B1 BRPI0516878 B1 BR PI0516878B1 BR PI0516878 A BRPI0516878 A BR PI0516878A BR PI0516878 B1 BRPI0516878 B1 BR PI0516878B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
consumable composition
tea
precursor
consumable
mixture
Prior art date
Application number
BRPI0516878-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Shi-Qiu-Zhang
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BRPI0516878A publication Critical patent/BRPI0516878A/pt
Publication of BRPI0516878B1 publication Critical patent/BRPI0516878B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23FCOFFEE; TEA; THEIR SUBSTITUTES; MANUFACTURE, PREPARATION, OR INFUSION THEREOF
    • A23F3/00Tea; Tea substitutes; Preparations thereof
    • A23F3/16Tea extraction; Tea extracts; Treating tea extract; Making instant tea
    • A23F3/163Liquid or semi-liquid tea extract preparations, e.g. gels, liquid extracts in solid capsules
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P39/00General protective or antinoxious agents
    • A61P39/06Free radical scavengers or antioxidants

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Tea And Coffee (AREA)
  • Coloring Foods And Improving Nutritive Qualities (AREA)
  • Non-Alcoholic Beverages (AREA)
  • Food Preservation Except Freezing, Refrigeration, And Drying (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Medicines Containing Plant Substances (AREA)
  • Anti-Oxidant Or Stabilizer Compositions (AREA)

Description

“PRECURSOR DE CHÁ PRETO E COMPOSIÇÃO CONSUMÍVEL DE CHÁ PRETO” Campo da Invenção A presente invenção se refere a uma composição consumível. Mais particularmente, a presente invenção se refere a uma composição consumível que compreende uma mistura de teaflavina, tearubigina e catequina, em que pelo menos 50% em peso da mistura é teaflavina e tearubigina. A composição consumível da presente invenção, de forma inesperada, possui boas características de aparência e sabor, além de muitas vantagens para a saúde associadas a antioxidantes.
Antecedentes da Invenção Com exceção da água, o chá é a bebida mais popular consumida pelo homem. O chá é uma bebida muito refrescante, pode ser servido quente ou frio, e está comercialmente disponível por muitos anos. Lipton®, por exemplo, é a principal marca de chá do mundo, disponível em mais de 110 países pela Unilever.
Hoje, cientistas modernos têm explorado o crescente potencial do chá, que possui uma combinação única de antioxidantes naturais conhecidos como flavonóides que podem incluir catequinas, flavonóis e flavonol glicosídeos. Tomado regularmente, o chá pode ajudar a melhorar a função vascular, o combate a fadiga, a redução dos níveis de colesterol e aumento das sensações de vitalidade.
Acredita-se que os antioxidantes encontrados no chá, especialmente o chá verde, reduzam o risco de câncer. De fato, estudos indicam que antioxidantes reduzem os riscos de câncer no trato digestivo superior, cólon, reto, pâncreas e mamas.
Uma vez que os antioxidantes estão associados com uma boa saúde, é de interesse crescente a incorporação de antioxidantes em composições consumíveis. A dificuldade, entretanto, é adicionar antioxidantes a composições consumíveis sem comprometer o gosto e estabilidade das mesmas. Particularmente, é de interesse crescente a incorporação de antioxidantes de chá verde em composições consumíveis, e especialmente, em áreas onde o chá verde não é popular. A presente invenção, portanto, refere-se a uma composição consumível que compreende níveis elevados de antioxidantes. A composição consumível da presente invenção compreende uma mistura de teaflavina, tearubigina, e catequina, em que pelo menos 50% em peso da mistura é teaflavina e tearubigina. A composição consumível da presente invenção, de forma inesperada, possui boas características de aparência e sabor, bem como as vantagens relacionadas à saúde associadas aos antioxidantes.
Tentativas têm sido realizadas para a produção de boas composições consumíveis. No pedido de patente U.S. No. 2003/0054089 A1 são descritos alimentos saborosos e prontos para comer.
Outros testes foram realizados para a produção de produtos comestíveis consumíveis com sabor agradável. No pedido de patente U.S. No. 2002/0001651 A1, são descritos produtos comestíveis consumíveis com compostos polifenólicos monoméricos ou oligoméricos.
Ainda outras realizações foram realizadas para a produção de composições consumíveis. No pedido de patente U.S. No. 10/726,718, são descritas composições de bebida com sabor aprimorado.
Realizações adicionais foram descritas para a produção de composições consumíveis com sabor agradável. No pedido de patente U.S. No. 6,413,570, está descrito concentrados para composições de chá prontas para beber com sabor agradável.
Nenhuma das referências acima descreve uma composição consumível que compreende uma mistura de teaflavina, tearubigina e catequina, em que pelo menos 50% em peso da mistura é teaflavina e tearubigina.
Descrição Resumida da Invenção Em um primeiro aspecto, a presente invenção se refere a um precursor de composição consumível que compreende uma mistura de polifenol compreendendo teaflavina, tearubigina e catequina, em que a mistura de polifenol compreende pelo menos 50% em peso de teaflavina e tearubigina.
Em um segundo aspecto, a presente invenção se refere a uma composição consumível produzida a partir do precursor de composição consumível do primeiro aspecto da invenção.
Em um terceiro aspecto, a presente invenção se refere a um método para a produção da composição consumível do segundo aspecto da presente invenção.
Precursor de composição consumível indica uma composição precursora utilizada para produzir uma composição consumível. O precursor de composição consumível preferido da presente invenção é um concentrado de chá preto utilizado para produzir uma bebida de chá pronta para beber (isto é, composição consumível).
Composição consumível, da forma utilizada no presente, indica um produto alimentício pronto para o consumo, como uma bebida saborosa, pasta, molho, patê, tempero que pode ser manuseado com colher (spoonable), tempero que pode ser despejado (pourable), sorvete, composição de massa, composição com base em trigo (tal como pão), suplemento alimentar ou bebida substituta, ou um suplemento alimentar ou barra substituta. Em uma realização preferida, a composição consumível da presente invenção é uma bebida de chá preto pronta para beber.
Descrição Detalhada da Invenção Não há limitação com relação ao tipo de mistura de polifenol utilizada na presente invenção diferente daquela mistura de polifenol que é apropriada para uso em composições consumíveis e a mistura que compreende teaflavina, tearubigina e catequina, em que a mistura de polifenol compreende pelo menos 50,0% em peso de teaflavina e tearubigina, com base no peso total da mistura de polifenol. Em uma realização preferida, a mistura de polifenol compreende pelo menos 5,0% a 30,0%, e de maior preferência, de 8,0% a 25,0% em peso de catequina, com base no peso total da mistura de polifenol e, incluindo todas as faixas incluídas na mesma. Em ainda outra realização preferida, pelo menos 60%, e preferencialmente, pelo menos 75% em peso da mistura de polifenol total é teaflavina e tearubigina. O tipo de catequina empregado na presente invenção é limitado apenas à extensão da catequina ser apropriada para consumo humano. Exemplos ilustrativos do tipo de catequina apropriada para uso na presente invenção são epicatequina, gaiato de epicatequina, epigalocatequina, gaiato de epigalocatequina, catequina, e galocatequina ou uma mistura das mesmas. De preferência, as catequinas são isoladas de chá verde ou folhas de chá, e portanto, são mais preferencialmente adicionadas como um composto ou mistura de compostos e não em uma composição de chá verde. Ditas catequinas podem ser isoladas a partir de chá verde ou folhas de chá através de métodos convencionais que incluem extração com água ou solventes orgânicos tais como acetato de etila ou álcool alimentício. Ainda, as catequinas podem ser fabricadas de forma sintética, algumas são comercialmente disponíveis, e outras podem ser derivadas de plantas (além das plantas de chá) que são membros da Catechu gambir (família Uncaria).
Os tipos de teaflavina e tearubigina empregados na presente invenção são limitados apenas para o fato destes polifenóis serem apropriados para o consumo humano. Exemplos ilustrativos dos tipos de teaflavinas que podem ser utilizadas na presente invenção incluem teaflavina, teaflavina-3-galato, teaflavina-3-0- gaiato, e teaflavina-3-3 di-0-galato ou misturas dos mesmos. Ditas teaflavinas são tipicamente produzidas a partir da polimerização oxidativa dependente de polifenol oxidase (PPO) polifenóis ou flavonóides de folha de chá durante a fermentação da folha de chá para chá preto.
Tearubigina utilizada na presente invenção é apropriada para consumo humano, e a mesma é definida para abranger uma mistura de estruturas indeterminadas a partir do monomérico para o polimérico derivado por oxidação enzimática de flavan-3-ols folha de chá fresca. A tearubigina utilizada na presente invenção é, preferencialmente, solúvel em água, ácida, e pode apresentar uma coloração marrom ferrugem. Exemplos ilustrativos dos tipos de tearubiginas que podem ser utilizadas na presente invenção incluem aquelas derivadas de teasinensina e/ou pró-antocianidina, bem como as encontradas em frações de teafulvinas.
Tearubigina, como teaflavina, é produzida através de polimerização oxidativa de polifenóis de chá verde ou flavonóides durante a fermentação de folha de chá para chá preto. As teaflavina e tearubigina apropriadas para uso em composições consumíveis de acordo com a presente invenção são preferencialmente isoladas de chá preto. Em uma realização preferida, entretanto, a teaflavina e a tearubigina estão em chá preto (por exemplo, como a composição consumível) e a catequina preferida, ou misturas de catequinas é/são combinada(s) com a mesma.
Observa-se, particularmente, que em uma realização especialmente preferida, existem pelo menos duas (2) vezes, e preferencialmente, de 3 a 4 vezes mais tearubigina do que teaflavina na mistura de polifenol empregada na presente invenção.
Uma descrição mais detalhada dos tipos de polifenóis apropriados para uso na presente invenção pode ser encontrada em “Analysis of Theaflavins and Thearubigins from Black Tea Extract”, por Marie-Claude Menet et al., J. Agric. Food Chem. 2004, 52, 2455-2461; “Isolation and Analysis of a Polymeric Thearubigin Fraction from Tea”, por Richard G. Bailey et al., J.
Sei. Food Agric. 1992, 59, 365-375; “Thoughts on Thearubigins”, por Edwin Haslam, Phytochemistry, 61 (2003), 61-73, cujas descrições são incorporadas ao presente pedido como referência.
Quando se realiza a adição da mistura de polifenóis a uma composição consumível, prefere-se que a teaflavina e a tearubigina sejam isoladas de chá preto e combinadas com catequina recuperada de chá verde. A mistura de polifenol resultante pode ser adicionada a precursores de composições consumíveis como misturas de pimentas secas para temperos e molhos, bem como precursores de bebidas em pó e farinhas e grãos para massas e pães. Dita mistura de polifenol pode ainda ser adicionada a composições consumíveis prontas para o consumo, como patês, tempero que pode ser manuseado com colher (spoonable) e pastas, sendo a seguir misturada na mesma para render um antioxidante que compreende uma composição consumível homogênea. Tipicamente, a mistura de polifenol compreende teaflavina, tearubigina e catequina, compostas de 0,10% a 1,0%, e preferencialmente, de 0,15% a 0,60%, e mais preferencialmente, de 0,20% a 0,40% em peso do peso total da composição consumível, incluindo todas as faixas incluídas nas faixas descritas.
Em uma realização preferida, o precursor de composição consumível (ao qual a mistura de polifenol descrita no presente é adicionada ou preparada) é um concentrado ou extrato de chá preto, tais como aqueles disponíveis comercialmente pela Unilever pela marca comercial “Lipton Tea”. O precursor possui, freqüentemente, de 5,0 a 30,0% em peso de sólidos de chá, e é combinado com carboidratos selecionados (por exemplo, xarope de milho com elevada frutose e/ou xarope de milho) em uma razão de 1,5 partes ou mais de carboidrato para 1 parte de sólidos de chá. Dito precursor (isto é, aquele utilizado para a produção de uma bebida de chá pronta para beber) é preferencialmente embalado termicamente e/ou assepticamente e possui tipicamente um pH de 3,5 a 6,0, e preferencialmente, de 4,0 a 6,0, incluindo todas as faixas descritas. O precursor de composição consumível preferido que pode ser utilizado na presente invenção é tipicamente preparado, primeiramente, pela preparação de uma mistura de enzimas apropriadas para digerir as paredes celulares da folha de chá. A folha de chá é adicionada à mistura de enzima com água e enviada através de um extrator para permitir o tempo de contato entre a folha de chá e a solução de enzima. A calda de folha resultante é aquecida a uma temperatura de 25°C a 98°C, rendendo uma solução de folha de chá aquosa. Dita solução é pasteurizada e submetida a centrifugação e concentração a fim de recuperar o concentrado desejado. Adiciona-se ao concentrado (através de mistura) as catequinas descritas no presente e isoladas a partir de, por exemplo, chá verde.
Quando o precursor de composição consumível de acordo com a presente invenção é um concentrado de chá, descobriu-se que o mesmo é, de forma inesperada, mais estável que concentrados de chá que não possuem a mistura de polifenol de acordo com a presente invenção. Mais estável, conforme definido na presente invenção, indica apropriado para produzir uma bebida de chá pronta para beber com sabor agradável e limitada turbidez visível (valor de análise de turbidez Hunter abaixo de 70) após ser armazenado por 57 dias a 35°C conforme medido em um espectrofotômetro Hunter DP9000 em uma célula de 5 cm. O concentrado de chá resultante pode então ser diluído com água para produzir uma composição de chá preto consumível com boas características de sabor e aparência. Dita composição de chá preto consumível é translúcida, saudável e livre de precipitados, como precipitado alcoólico branco. Uma descrição mais detalhada da preparação dos precursores de composição consumíveis (que não possuem a mistura de polifenóis descrita no presente pedido) é encontrada na patente U.S. No. 6.413.570, sendo que a descrição da mesma é incorporada ao presente pedido como referência Está incluído no escopo da presente invenção o emprego de aditivos opcionais tais como quelante, corante, conservante, sabor, vitamina, adoçante, sucos de frutas, tensoativo (por exemplo, monolaurato de sorbitano e monopalmitato de sorbitano), acidulante e similares. Quando empregados, ditos aditivos opcionais, coletivamente, podem representar menos de 15,0% em peso do peso total do precursor de composição consumível.
Um tipo de recipiente fornecedor apropriado para uso com o concentrado de chá superior de acordo com a presente invenção, é aquele recipiente que combina o concentrado com um líquido, como água, a fim de produzir uma bebida de chá pronta para beber. Dito recipiente combina, tipicamente, uma (1) parte de concentrado de chá para 95 a 100 partes em peso líquido a fim de produzir a composição consumível desejada. Uma descrição mais detalhada do tipo de recipiente fornecedor apropriado para uso na presente invenção é dada, por exemplo, na patente U.S. Nos. 6.792.847, e US 6.685.059, e pedido de patente U.S. 2003/0116025, sendo que a descrição de ditos documentos são incorporadas à presente invenção como referência.
Exceto nos exemplos, ou onde explicitamente indicado de outra forma, todos os números da presente descrição indicam quantidade de material, ou condições de reação, propriedades físicas de materiais e/ou o uso pode ser entendido como modificado pelo termo "cerca de". Todas as quantidades são em peso da composição, a menos que especificado de outra forma.
Os exemplos a seguir são fornecidos com o intuito de facilitar o entendimento da presente invenção. Os exemplos não são limitativos do escopo de proteção da presente invenção.
Exemplos Exemplo 1 Um precursor de composição consumível (concentrado de chá) que possui os seguintes ingredientes, foi preparado: ‘Isolado do chá verde e misturado no precursor. O precursor de composição consumível foi embalado em uma embalagem comercialmente disponível e dispensado a partir de um aparelho similar ao descrito no pedido de patente U.S.No. 2003/0116025. A composição consumível de chá preto pronto para beber foi produzida a partir da combinação e distribuição de uma parte de precursor para cada 100 partes de água.
Exemplo 2 Composições consumíveis prontas para beber similares às composições descritas no exemplo 1 foram preparadas a partir de precursores armazenados a 35°C por 57 dias, ao longo dos quais os precursores de controle mantiveram as mesmas condições e não apresentando catequinas adicionadas. As composições consumíveis de chá preto pronto para beber resultante a partir do precursor de composição consumível da presente invenção possuem, de forma inesperada, um valor de análise de turbidez Hunter abaixo de 70, enquanto as composições consumíveis de chá preto pronto para beber resultante produzida com precursores controle, apresentaram todos valores de análise de turbidez acima de 80 (comercialmente inaceitável).Os resultados indicam que a mistura de polifenol descrita no presente resulta, de forma inesperada, em um precursor estável que leva a uma composição consumível apresentando uma aparência mais aceitável para os consumidores.
Exemplo 3 Composições consumíveis de chá preto pronto para beber foram preparadas com precursores similares ao descrito no Exemplo 1. Composições consumíveis de chá preto pronto para beber controle foram preparadas com precursores similares aos descritos no Exemplo 1, exceto aquele em que nenhuma catequina foi adicionada. O precursor possuindo catequina adicionada ao mesmo, foi deixado agir por cerca de 6 meses antes da produção das composições consumíveis de chá preto pronto para beber da presente invenção. Os controles foram preparados com precursores que não apresentam mais de 1 mês de idade.
Ambas as composições consumíveis de chá preto pronto para beber foram testadas por indivíduos treinados para análise quantitativa descritiva. Os indivíduos concluíram, unanimemente, que as composições consumíveis de chá preto pronto para beber preparadas de acordo com a presente invenção (e com precursor de cerca de 6 meses de idade) possuíam a mesma adstringência de resíduo, resíduo de amargura e outros atributos de sabor que as composições consumíveis prontas para beber controle produzidas a partir de um precursor que não apresentava mais de 1 mês de idade.
Os resultados indicam que os precursores de composição consumíveis de acordo com a presente invenção são, inesperadamente, estáveis, levando a uma composição consumível com níveis aumentados de antioxidantes e com características similares à composições consumíeis convencionais produzidas com um precursor convencional que é cinco vezes mais novo ou fresco.

Claims (15)

1. PRECURSOR DE CHÁ PRETO, caracterizado pelo fato de que o precursor compreende: (a) uma mistura de polifenol compreendendo teaflavina e tearubigina no chá preto, e adicionada de catequina recuperada a partir de chá verde ou folha de chá, em que a mistura de polifenol compreende pelo menos 60% em peso de teaflavina e tearubigina da mistura de polifenol, e (b) pelo menos 1,5 partes de carboidrato para uma parte de sólidos de chá, em que o precursor é estável e é um concentrado ou um extrato que compreende cerca de 5% a cerca de 30% em peso de sólidos de chá.
2. PRECURSOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que existe pelo menos duas vezes mais tearubigina do que teaflavina.
3. PRECURSOR, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a mistura de polifenol compreende de cerca de 5% a cerca de 30% em peso de catequina, com base no peso total da mistura de polifenol.
4. COMPOSIÇÃO CONSUMÍVEL DE CHÁ PRETO, caracterizada pelo fato de que compreende o precursor, conforme definido na reivindicação 1, e água.
5. COMPOSIÇÃO CONSUMÍVEL, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a mistura de polifenol compreende cerca de 5% a cerca de 30% em peso de catequina.
6. COMPOSIÇÃO CONSUMÍVEL, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que existe pelo menos duas vezes mais tearubigina do que teaflavina na mistura de polifenol.
7. COMPOSIÇÃO CONSUMÍVEL, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a mistura de polifenol é composta de cerca de 0,10% a cerca de 10% em peso do peso total da composição consumível.
8. COMPOSIÇÃO CONSUMÍVEL, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a composição consumível é chá preto pronto para beber.
9. COMPOSIÇÃO CONSUMÍVEL, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a catequina é um polifenol de chá verde.
10. COMPOSIÇÃO CONSUMÍVEL, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a composição consumível possui um valor de análise de turbidez Hunter abaixo de 70 após armazenamento por cerca de 57 dias a cerca de 35 °C.
11. COMPOSIÇÃO CONSUMÍVEL, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a composição consumível não possui precipitado.
12. PRECURSOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o carboidrato é xarope de milho com alta frutose, xarope de milho ou uma mistura dos mesmos.
13. COMPOSIÇÃO CONSUMÍVEL, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o carboidrato é xarope de milho com alta frutose, xarope de milho ou uma mistura dos mesmos.
14. PRECURSOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a mistura de polifenol compreende pelo menos cerca de 75% em peso de teaflavina e tearubigina.
15. COMPOSIÇÃO CONSUMÍVEL, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a mistura de polifenol compreende pelo menos cerca de 75% em peso de teaflavina e tearubigina.
BRPI0516878-3A 2004-11-03 2005-10-18 Precursor de chá preto e composição consumível de chá preto BRPI0516878B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/980,396 US7829132B2 (en) 2004-11-03 2004-11-03 Consumable tea composition with antioxidants
US10/980,396 2004-11-03
PCT/EP2005/011251 WO2006048122A1 (en) 2004-11-03 2005-10-18 Consumable composition with antioxidants

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0516878A BRPI0516878A (pt) 2008-09-23
BRPI0516878B1 true BRPI0516878B1 (pt) 2015-07-21

Family

ID=35478220

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0516878-3A BRPI0516878B1 (pt) 2004-11-03 2005-10-18 Precursor de chá preto e composição consumível de chá preto

Country Status (17)

Country Link
US (1) US7829132B2 (pt)
EP (1) EP1809119B1 (pt)
JP (1) JP4750123B2 (pt)
CN (1) CN101048069B (pt)
AR (1) AR051415A1 (pt)
AT (1) ATE390850T1 (pt)
AU (1) AU2005300798B2 (pt)
BR (1) BRPI0516878B1 (pt)
CA (1) CA2585863C (pt)
DE (1) DE602005005845T2 (pt)
ES (1) ES2303274T3 (pt)
MY (1) MY139924A (pt)
PL (1) PL1809119T3 (pt)
PT (1) PT1809119E (pt)
RU (1) RU2376786C2 (pt)
SA (1) SA05260358B1 (pt)
WO (1) WO2006048122A1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1891862B1 (en) * 2006-07-24 2012-04-18 Unilever PLC Beverage precursor
WO2008064573A1 (fr) * 2006-11-29 2008-06-05 Sanman Li Thé fermenté et procédé de fabrication pour celui-ci
EA200970525A1 (ru) * 2006-12-01 2009-10-30 Унилевер Н.В. Способ получения теафлавинов
PL2096937T3 (pl) * 2006-12-01 2011-06-30 Unilever Nv Sposób wytwarzania produktów herbacianych o zwiększonej zawartości teaflawiny
JP4999084B2 (ja) * 2007-06-14 2012-08-15 三井農林株式会社 インスタント粉末茶
US8945655B2 (en) * 2007-07-10 2015-02-03 Conopco, Inc. Stable and consumable compositions
US20090047405A1 (en) * 2007-08-16 2009-02-19 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Food composition with therapeutic agents
TWI432148B (zh) * 2007-09-11 2014-04-01 Suntory Beverage & Food Ltd Improved taste of food and drink
JP5117148B2 (ja) * 2007-09-11 2013-01-09 サントリーホールディングス株式会社 アスパルテームを含有する酸性飲料
JP5153319B2 (ja) * 2007-12-28 2013-02-27 三井農林株式会社 紅茶抽出物
CN102209470B (zh) * 2008-11-11 2013-03-13 荷兰联合利华有限公司 茶组合物
JP5676078B2 (ja) * 2008-12-26 2015-02-25 サントリー食品インターナショナル株式会社 風味増強剤及び香料組成物
PL2432485T3 (pl) * 2009-05-19 2014-01-31 Unilever Nv Kompozycja prebiotyku
JP5751750B2 (ja) * 2009-12-21 2015-07-22 花王株式会社 インスタント紅茶
US8932468B2 (en) 2010-01-12 2015-01-13 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Army Separation of enzymatically synthesized polyepicatechin via high performance liquid chromatography
WO2017211670A1 (en) * 2016-06-10 2017-12-14 Unilever N.V. A process for encapsulation
CN106256357B (zh) * 2016-08-10 2019-11-22 广东省农业科学院茶叶研究所 一种具有抗氧化和辅助降血脂功效的红茶复合物
CN109985471A (zh) * 2019-04-25 2019-07-09 吉首大学 一种茶多酚纳米除霾颗粒溶液及其制法和用途

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PT654221E (pt) 1993-11-18 2001-04-30 Nestle Sa Processo de preparacao de cha preto instantaneo
JP2718653B2 (ja) * 1995-01-31 1998-02-25 日本配合飼料株式会社 新規卵および卵質改良方法
ATE233054T1 (de) * 1998-08-17 2003-03-15 Unilever Nv Behandlung von tee mit kohlendioxid
US6413570B1 (en) 1999-02-12 2002-07-02 Lipton, Division Of Conopco, Inc. Tea concentrate
KR100509288B1 (ko) * 1999-11-29 2005-08-22 카가쿠키쥬쯔 신코지교단 클로스트리듐속 미생물독소 억제제
US20020001651A1 (en) 2000-01-24 2002-01-03 Norris Leslie Marie Method of altering and improving taste characteristics of edible consumables with monomeric or oligomeric polyphenolic compounds
US6827954B2 (en) 2000-04-12 2004-12-07 Mid-America Commercialization Corporation Tasty, convenient, nutritionally balanced food compositions
JP2001302529A (ja) * 2000-04-21 2001-10-31 Ito En Ltd 胆汁酸生成促進剤及び飲食物
CN1328092A (zh) * 2000-06-08 2001-12-26 陈虎 一种新的提取茶色素的方法及其在高血脂方面的应用
JP3683790B2 (ja) * 2000-08-22 2005-08-17 日清紡績株式会社 抗菌性繊維及びその製造方法
WO2003002126A1 (en) * 2001-06-28 2003-01-09 University Of Pretoria Anti-retroviral agent in combination with tea polyphenol for the treatment of viral infections
JP3403400B1 (ja) 2001-09-28 2003-05-06 花王株式会社 容器詰飲料
US20040097432A1 (en) * 2002-11-04 2004-05-20 Access Business Group International Llc. Method of reducing cholesterol
JP3863482B2 (ja) * 2002-11-08 2006-12-27 花王株式会社 インスタント粉末飲料
JP3597856B2 (ja) * 2003-10-31 2004-12-08 花王株式会社 容器詰茶飲料

Also Published As

Publication number Publication date
DE602005005845T2 (de) 2009-05-14
EP1809119B1 (en) 2008-04-02
CN101048069B (zh) 2012-11-14
CA2585863C (en) 2012-12-18
PL1809119T3 (pl) 2008-09-30
PT1809119E (pt) 2008-06-09
RU2376786C2 (ru) 2009-12-27
AU2005300798A1 (en) 2006-05-11
AU2005300798B2 (en) 2009-10-01
ES2303274T3 (es) 2008-08-01
AR051415A1 (es) 2007-01-10
ATE390850T1 (de) 2008-04-15
CN101048069A (zh) 2007-10-03
US20060093725A1 (en) 2006-05-04
DE602005005845D1 (de) 2008-05-15
RU2007120396A (ru) 2008-12-10
JP4750123B2 (ja) 2011-08-17
SA05260358B1 (ar) 2008-02-25
JP2008518590A (ja) 2008-06-05
MY139924A (en) 2009-11-30
US7829132B2 (en) 2010-11-09
EP1809119A1 (en) 2007-07-25
CA2585863A1 (en) 2006-05-11
BRPI0516878A (pt) 2008-09-23
WO2006048122A1 (en) 2006-05-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0516878B1 (pt) Precursor de chá preto e composição consumível de chá preto
TWI331511B (en) Beverage having high concentration of non-polymer catechins
JP2024063243A (ja) 容器詰め飲料
JP4884003B2 (ja) 容器詰烏龍茶飲料
JP5153319B2 (ja) 紅茶抽出物
KR20070039980A (ko) 아미노산 함유 차 음료
JP2008125428A (ja) 高濃度紅茶ポリフェノール含有容器詰紅茶飲料
JP2017079674A (ja) 容器詰茶飲料
JP4160276B2 (ja) 尿酸値低下剤及び尿酸値低下効果を備えた飲食物
Hirun et al. A study of stability of (-)-Epigallocatechin gallate (EGCG) from green tea in a frozen product.
JP6029546B2 (ja) 飲料
US8945655B2 (en) Stable and consumable compositions
JP4383337B2 (ja) 高濃度カテキン含有容器詰烏龍茶飲料
CN100518528C (zh) 容器装饮料
JP4514210B2 (ja) 甜茶飲料
KR101444875B1 (ko) 히비스커스 및 l-카르니틴을 포함하는 관능성 및 안정성이 개선된 다이어트 음료 조성물
JP2007159541A (ja) 高濃度カテキン類含有液及びその製造方法
WO2001032212A1 (fr) Medicaments, boissons ou aliments
JP2012143230A (ja) 苦味抑制剤
JP6912190B2 (ja) ステインフリー茶飲料
JP2011006355A (ja) 骨密度改善組成物及び飲食物
JP2006182737A (ja) 肝機能改善用容器詰飲料
US20090264519A1 (en) Insulin sensitivity improving agent
JP4840003B2 (ja) 経口用組成物
KR20200137293A (ko) 수박, 레몬머틀 및 야관문을 유효성분으로 포함하는 액상차 조성물

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/10/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2484 DE 14-08-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.