BRPI0418792B1 - dispositivo para processar e sistema para produzir um composto facilmente polimerizável compreendendo ácido (met)acrílico e (met)acrilato - Google Patents

dispositivo para processar e sistema para produzir um composto facilmente polimerizável compreendendo ácido (met)acrílico e (met)acrilato Download PDF

Info

Publication number
BRPI0418792B1
BRPI0418792B1 BRPI0418792-0A BRPI0418792A BRPI0418792B1 BR PI0418792 B1 BRPI0418792 B1 BR PI0418792B1 BR PI0418792 A BRPI0418792 A BR PI0418792A BR PI0418792 B1 BRPI0418792 B1 BR PI0418792B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
polymerization inhibitor
polymerizable compound
easily polymerizable
condenser
acrylic acid
Prior art date
Application number
BRPI0418792-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Shuhei Yada
Yasushi Ogawa
Yoshiro Suzuki
Kimikatsu Jinno
Original Assignee
Mitsubishi Chemical Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mitsubishi Chemical Corporation filed Critical Mitsubishi Chemical Corporation
Publication of BRPI0418792A publication Critical patent/BRPI0418792A/pt
Publication of BRPI0418792B1 publication Critical patent/BRPI0418792B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D5/00Condensation of vapours; Recovering volatile solvents by condensation
    • B01D5/0027Condensation of vapours; Recovering volatile solvents by condensation by direct contact between vapours or gases and the cooling medium
    • B01D5/003Condensation of vapours; Recovering volatile solvents by condensation by direct contact between vapours or gases and the cooling medium within column(s)
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D5/00Condensation of vapours; Recovering volatile solvents by condensation
    • B01D5/0078Condensation of vapours; Recovering volatile solvents by condensation characterised by auxiliary systems or arrangements
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C51/00Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides
    • C07C51/42Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives
    • C07C51/50Use of additives, e.g. for stabilisation
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S203/00Distillation: processes, separatory
    • Y10S203/22Accessories

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Vaporization, Distillation, Condensation, Sublimation, And Cold Traps (AREA)

Abstract

“DISPOSITIVO PARA PROCESSAR E SISTEMA PARA PRODUZIR UM COMPOSTO FACILMENTE POLIMERIZÁVEL COMPREENDENDO ÁCIDO (MET)ACRÍLICO E (MET)ACRILATO” Um condensador (20) possui a superfície superior de uma placa de tubo (33) para a condensação de ácido acrílico no condensador (20), um pulverizador (35) para pulverizar o inibidor de polimerização na placa de tubo (33), um primeiro tubo de abastecimento (28) para abastecer o inibidor de polimerização no pulverizador (35), e um suporte (36) para sustentar o pulverizador (35) em uma posição específica. O suporte (36) sustenta o primeiro tubo de abastecimento do inibidor de polimerização (28) fora do condensador (20). Em um refrigerador sendo fornecido com vapor de um composto fácil de polimerizar, a polimerização do composto fácil de polimerizar é impedida mediante uma disposição simples, e um sistema de produção que compreende o refrigerado pode ser operado estável e continuamente durante um longo prazo.

Description

Campo da Invenção
A presente invenção se refere a: um dispositivo para processar um composto facilmente polimerizável, aplicado ao equipamento de coluna tal como uma coluna de destilação e uma coluna de evaporação com relação a um composto facilmente polimerizável; e um aparelho para a fabricação de um composto facilmente polimerizável. A presente invenção mais especificamente se refere a: um dispositivo para processar um composto facilmente polimerizável, aplicado ao equipamento de coluna provido com um condensador de gás da parte de cima da coluna ou um condensador de gás de exaustão; e um aparelho para a fabricação de um composto facilmente polimerizável.
Técnica dos Fundamentos
Equipamento para a fabricação de um composto facilmente polimerizável tal como ácido (met)acrílico ou (met)acrilato emprega equipamento de coluna tal como uma coluna de destilação para ácido (met)acrílico bruto ou (met)acrilato bruto ou um coluna de destilação da reação de decomposição para a recuperação de ácido (met)acrílico ou semelhante mediante a decomposição de uma substância com ponto de ebulição elevado.
Em tal equipamento de coluna, parte ou o todo de um gás do topo da coluna pode ser esfriado e liqüefeito em um condensador de gás da parte de cima da coluna para a liquefação, para desse modo formar um refluxo ou um destilado. Além disso, um gás (gás de exaustão) contendo substâncias valiosas, que não foram condensadas no condensador de gás da parte de cima da coluna, pode ser esfriado em um condensador de gás de exaustão, para desse modo recuperar as substâncias valiosas.
Quando uma substância facilmente polimerizável gasosa for condensada e liqüefeita em um condensador, uma solução menos inibidora sem um inibidor de polimerização é formada. Assim, um tal condensador para processar uma substância facilmente polimerizável convencionalmente emprega uma técnica de pulverização de uma solução contendo um inibidor de polimerização dentro do condensador para suprimir a formação de um produto polimerizado em um condensado, para desse modo incluir o inibidor de polimerização no condensado (ver JP 2000-344688 A, por exemplo).
Quando um tal pulverizador convencional para a pulverização de uma solução contendo um inibidor de polimerização for fornecido, um tubo para a introdução de uma solução contendo o inibidor de polimerização dentro do pulverizador é fornecido com um suporte para suprimir vibração do tubo e o pulverizador em uso por causa de um volume de fluxo de líquido, um peso do tubo, ou semelhante.
Em um condensador tipo placa de tubo fixado na vertical convencional 50 a qual um gás contendo um composto facilmente polimerizável é fornecido do acima como mostrado na Fig. 5 por exemplo, um tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 53 que fornece um inibidor de polimerização a um pulverizador 52 tal que o inibidor de polimerização seja pulverizado em uma face de topo inteira de uma placa de tubo 51, que está dividindo uma passagem de gás e uma passagem do meio de esfriamento, acima da placa de tubo 51 a partir do pulverizador 52; é sustentado dentro do condensador 50 abaixo por um suporte 54. Ainda como mostrado na Fig. 6 por exemplo, o tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 53 é sustentado por um suporte 55 do acima dentro do condensador 50. Um gás fornecido ao condensador 50 é condensado em um tubo de esfriamento 56.
Um condensado facilmente forma um produto polimerizado porque o condensado não contém nenhum inibidor de polimerização. Assim, um líquido contendo inibidor de polimerização é pulverizado sobre a placa de tubo 51 a partir do pulverizador 52 através do tubo de fornecimento do inibidor de 4>olimerizacão---43-~para"-STOÍmi^^4ssim7 a formação de um produto polimerizado sobre a placa de tubo 51 é impedida. Além disso, o líquido contendo inibidor de polimerização flui no tubo de esfriamento 56, para desse modo fornecer o inibidor de polimerização ao condensado formado dentro do tubo de esfriamento 56.
O condensador convencional mencionado acima é geralmente fornecido dentro de um condensador para se evitar a interferência com uma operação de transporte ou desmontagem e operação de limpeza do condensador. No entanto, um composto facilmente polimerizável pode ser condensados em um suporte, desse modo um produto polimerizado pode ser formado.
Para ser mais específico, uma temperatura de um líquido que flui através do tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 53 estando em contato com o suporte 54 ou 55 está geralmente mais abaixo do que uma temperatura de um gás contendo um composto facilmente polimerizável fornecido ao condensador 50. Assim, o suporte 54 ou 55 é esfriado e um condensado sem um inibidor de polimerização é formado sobre o suporte 54 ou 55, possivelmente um produto polimerizado pode ser formado.
Divulgação da Invenção
Um objetivo da presente invenção é fornecer um dispositivo que permita uma operação contínua estável com um condensador durante um longo período de tempo mediante a prevenção da polimerização de um composto facilmente polimerizável no condensador em que um vapor de um composto facilmente polimerizável é fornecido com uma estrutura simples deste.
Os inventores da presente invenção têm estudado intensivamente e têm observado que a formação de um produto polimerizado pode ser evitada como se segue. (1) O suporte é fornecido fora de um condensador onde um condensado não é formado. (2) No caso da força ser insnfijdente-quando-G--superfe4brfornecidσfe fornecer o suporte dentro do condensador. No caso de fornecer o suporte dentro do condensador, uma solução contendo um inibidor de polimerização é pulverizada sobre o suporte, igualmente.
Isto é, a presente invenção é: um dispositivo para processar para processar um composto facilmente polimerizável em que um vapor de um composto facilmente polimerizável é fornecido, que compreende: uma parte de condensação em que o composto facilmente polimerizável pode ser condensado dentro do dispositivo para processar; um espalhador para a parte de condensação para o espalhamento de um inibidor de polimerização sobre a parte de condensação; um tubo de fornecimento do inibidor de polimerização para fornecer o inibidor de polimerização ao espalhador para a parte de condensação; e um meio de sustentação para sustentar o espalhador para a parte de condensação em uma posição predeterminada dentro do dispositivo para processar, em que o meio de sustentação é um meio para sustentar o tubo de fornecimento do inibidor de polimerização fora do dispositivo para processar; e um aparelho para a fabricação de um composto facilmente polimerizável tendo o dispositivo para processar.
Breve Descrição dos Desenhos
A Fig. 1 é uma vista em corte vertical de uma parte superior de um condensador de acordo com uma forma de realização da presente invenção.
A Fig. 2 é uma vista em corte vertical de uma parte superior de um condensador de acordo com uma outra forma de realização da presente invenção.
A Fig. 3 é uma vista em corte vertical de uma parte superior de um condensador de acordo com mais uma outra forma de realização da presente invenção.
A Fig. 4 é um diagrama esquemático de um aparelho de destilação como um exemplo de um aparelho para a fabricação de acordo com a presente invenção.
A Fig. 5 é uma vista em corte vertical de uma parte superior de um exemplo de um condensador convencional.
A Fig. 6 é uma vista em corte vertical de uma parte superior de um outro exemplo de um condensador convencional.
Melhor Modo para realizar a Invenção
Em seguida, a presente invenção ser descrita com maiores detalhes.
Um dispositivo para processar para processar um composto facilmente polimerizável de acordo com a presente invenção é um dispositivo para processar um composto facilmente polimerizável em que um vapor de um composto facilmente polimerizável é fornecido e compreende: uma parte de condensação em que o composto facilmente polimerizável pode ser condensado dentro do dispositivo para processar; um espalhador para a parte de condensação para o espalhamento de um inibidor de polimerização na parte de condensação; um tubo de fornecimento do inibidor de polimerização para fornecer o inibidor de polimerização ao espalhador para a parte de condensação; e um meio de sustentação para sustentar o espalhador para a parte de condensação em uma posição predeterminada dentro do dispositivo para processar, em que (1) o meio de sustentação é um meio para sustentar o tubo de fornecimento do inibidor de polimerização fora do dispositivo para processar ou (2) o meio de sustentação é um meio para sustentar o tubo de fornecimento do inibidor de polimerização dentro do dispositivo para processar, e o dispositivo para processar ainda compreende um meio de pulverização para o meio de sustentação para a pulverização do inibidor de polimerização no meio de sustentação.
O composto facilmente polimerizável usado na presente invenção não é particularmente limitado contanto que o composto facilmente cause uma reação de polimerizaçâo spb^condiç Um .... compostoriacilmentepolimerizável típico da presente invenção é pelo menos um dos compostos selecionado de ácido acrílico, ácido metacrílico, e ésteres 5 destes. Exemplos de acrilatos incluem acrilato de metila, acrilato de etila, acrilato de butila, acrilato de isobutila, acrilato de t-butila, acrilato de 2- etilexila, acrilato de 2-hidroxietila, acrilato de 2-hidroxipropila, e acrilato de metoxietila. Exemplos de metacrilatos incluem compostos similares aos acrilatos acima.
O dispositivo para processar não é particularmente limitado contanto que um vapor de um composto facilmente polimerizável é fornecido no dispositivo. Uma substância parcialmente contendo o vapor de um composto facilmente polimerizável ou o vapor de um composto facilmente polimerizável propriamente dito pode ser fornecido ao dispositivo para 15 processar. Exemplos de um tal dispositivo para processar incluem um condensador, uma coluna de destilação, um tanque, uma bomba, e um tubo.
A parte de condensação não é particularmente limitada contanto que seja um parte dentro do dispositivo para processar onde um vapor de um composto facilmente polimerizável possa ser esfriado e onde um 20 líquido de um composto facilmente polimerizável sem um inibidor de polimerização possa existir. Uma tal parte de condensação inclui uma parte cuja temperatura pode ser até uma temperatura mais baixa do que aquela de um vapor de um composto facilmente polimerizável onde um condensado do composto facilmente polimerizável tende a se acumular. Exemplos de uma tal 25 parte de condensação incluem: uma placa de tubo ou tubo de esfriamento de um condensador; uma parte de topo da coluna ou bandejas nos arredores desta em uma coluna de destilação; um parte final em um tanque; e uma parte de canto ou um válvula fornecida em uma bomba ou tubo.
A presente invenção é mais eficazmente aplicada a um dispositivo para processar em que um líquido de um composto facilmente polimerizável sem um inibidor de polimerização facilmente se forma através da condensação de um vapor de um composto facilmente polimerizável. Exemplos de um tal dispositivo para processar incluem um condensador conhecido (trocador térmico) em que uma passagem de meio de esfriamento para um fluxo de um meio de esfriamento e uma passagem para um gás contendo um vapor de um composto facilmente polimerizável são divididos por um membro de transmissão térmica.
O espalhador para a parte de condensação não é particularmente limitado contanto que seja um dispositivo para o espalhamento de um inibidor de polimerização no condensador. Exemplos de um tal espalhador para um condensador incluem um pulverizador de água tal como um bocal de pulverizador e um pulverizador tal como um bocal de pulverização. A pulverização é preferivelmente usada na presente invenção em termos de uma área de pulverização grande e prevenção de excesso de pulverização do inibidor de polimerização.
O tubo de fornecimento do inibidor de polimerização não é particularmente limitada contanto que seja um tubo para fornecer um inibidor de polimerização a um espalhador para a parte de condensação. Um tal tubo de fornecimento do inibidor de polimerização pode empregar um tubo conhecido dependendo das condições tais como um ambiente no dispositivo para processar e uma quantidade de fornecimento do inibidor de polimerização.
O inibidor de polimerização usado na presente invenção não é particularmente limitado contanto que o inibidor suprima a formação de um produto polimerizado do composto facilmente polimerizável. Exemplos de um tal inibidor de polimerização incluem acrilato de cobre, ditiocarbamato de cobre, um composto de fenol, e um composto de fenotiazina.
Exemplos de ditiocarbamato de cobre incluem: ialquilditiocarbamatos de cobre tais como dimetilditiocarbamato de cobre, dietilditiocarbamato de cobre, dipropilditiocarbamato de cobre, e dibutilditiocarbamato de cobre; cicloalquileno ditiocarbamatos de cobre tais como etileno ditiocarbamato de cobre, tetrametileno ditiocarbamato de cobre, pentametileno ditiocarbamato de cobre, e hexametileno ditiocarbamato de cobre; e cicloxidialquileno ditiocarbamatos de cobre tais como oxidietileno ditiocarbamato de cobre.
Exemplos do composto de fenol incluem hidroquinona, metoquinona, pirogalol, catecol, resorcina, fenol, e cresol.
Exemplos do composto de fenotiazina incluem fenotiazina, bis-(α-metilbenzila)fenotiazina, 3,7-dioctilfenotiazina, e bis-(oc- dimetilbenzila)fenotiazina.
O inibidor de polimerização usado na presente invenção é selecionado dependendo das condições tais como um tipo de um composto facilmente polimerizável. O inibidor de polimerização pode ser usado como é ou como uma solução de um composto facilmente polimerizável a ser processado ou um solvente que não afeta o processamento do composto facilmente polimerizável tal como um outro solvente apropriado, para o espalhamento. O inibidor de polimerização a ser espalhado pode conter uma substância diferente daquelas descritas acima dependendo dos processos, mas o tipo ou quantidade desta pode ser selecionado na condição em que a substância não afeta o processamento do composto facilmente polimerizável.
O meio de sustentação não é particularmente limitado contanto que seja um meio para sustentar o tubo de fornecimento do inibidor de polimerização tal que o espalhador para a parte de condensação seja sustentado em uma posição predeterminada dentro do dispositivo para processar. Um tal meio pode empregar um meio conhecido para sustentar um tubo tal como uma cruzeta, um reforço, ou uma correia. A frase “posição predeterminada dentro do dispositivo para processar” se refere a uma posição onde o espalhador para a parte de condensação possa espalhar o inibidor de polimerização sobre a parte de condensação inteira.
O meio de espalhamento com relação ao meio de sustentação não é particularmente limitado contanto que seja um meio para a pulverização de um inibidor de polimerização sobre a meio de sustentação inteiro fornecido dentro do dispositivo para processar. Um tal meio de espalhamento com relação ao meio de sustentação pode consistir do pulverizador acima mencionado ou pulverizador e além disso um tubo para fornecer o inibidor de polimerização.
A presente invenção fornece um aparelho de fabricação para a fabricação de um composto facilmente polimerizável que compreende o dispositivo para processar acima mencionado. O aparelho de fabricação não é particularmente limitado contanto que o aparelho inclua o dispositivo para processar e seja capaz de fabricar um composto facilmente polimerizável. Um tal aparelho de fabricação pode empregar um aparelho geralmente usado na produção de um composto facilmente polimerizável.
O composto facilmente polimerizável pode ser fabricado através de um método conhecido de produção. Exemplos de um método de produção de ácido acrílico e acrilato incluem o que segue de (1) a (3). (1) Um método inclui: uma etapa de oxidação para a produção de ácido acrílico através da oxidação catalítica de fase vapor de propano. propileno, e/ou acroleína; uma etapa de coleta para a coleta de ácido acrílico como uma solução aquosa de ácido acrílico mediante a produção de um gás contendo ácido acrílico formado na etapa de oxidação a estar em contato com a água; uma etapa de extração para extrair o ácido acrílico mediante o uso de um solvente de extração apropriado a partir da solução aquosa de ácido acrílico obtido na etapa de coleta; uma etapa de separação para separar o ácido acrílico e o solvente do líquido extraído obtido; uma etapa de purificação para a purificação do ácido acrílico separado através da destilação ou semelhante; uma etapa de recuperação para a recuperação de substâncias ΔialLQsas-medi-ante-o-fornecimento-’^^ de ponto de ebulição elevado contendo adutos de Michael de ácido acrílico e um inibidor de polimerização usado em cada uma das etapas recuperadas das etapas acima mencionadas em uma coluna de reação de decomposição; e uma etapa de reciclo para fornecer as substâncias valiosas recuperadas em qualquer etapa após a etapa de coleta. (2) Um método inclui: uma etapa de oxidação para a produção de ácido acrílico através da oxidação catalítica de fase vapor de propano, propileno, e/ou acroleína; uma etapa de coleta para coletar ácido acrílico como uma solução aquosa de ácido acrílico mediante a produção de um gás contendo ácido acrílico formado na etapa de oxidação a estar em contato com a água; uma etapa de separação azeotrópica para tirar o ácido acrílico bruto de um fundo de uma coluna de separação azeotrópica mediante a destilação da solução aquosa de ácido acrílico obtida na etapa de coleta na coluna de separação azeotrópica na presença de um solvente azeotrópico; uma etapa de separação de ácido acético para remover o ácido acético a partir do ácido acrílico tirado; uma etapa de purificação para remover as impurezas de ponto de ebulição elevado; uma etapa de recuperação para a recuperação das substâncias valiosas mediante o fornecimento como uma matéria-prima, um líquido de ponto de ebulição elevado contendo adutos de Michael de ácido acrílico e um inibidor de polimerização usado em cada uma das etapas recuperadas das etapas mencionadas acima em uma coluna de reação de decomposição; e uma etapa de reciclo para fornecer as substâncias valiosas em qualquer etapa após a etapa de coleta. (3) Um método inclui: uma etapa de oxidação para a produção de ácido acrílico através da oxidação catalítica de fase vapor de propano, propileno e/ou acroleína; uma etapa de coleta/separação para coletar ácido acrílico como uma solução orgânica de ácido acrílico mediante a produção de um gás contendo ácido acrílico formado na etapa de oxidação a estar em contato com um-solveiile orgânico e simultaneamente remover água, ácido acético, e outros mais; uma etapa de separação para retirar o ácido acrílico da solução orgânica de ácido acrílico; uma etapa de recuperação para a recuperação das substâncias valiosas mediante o fornecimento como uma matéria-prima, um líquido de ponto de ebulição elevado contendo um inibidor de polimerização e um solvente orgânico usado em cada uma das etapas e adutos de Michael de ácido acrílico recuperados das etapas mencionadas acima em uma coluna de reação de decomposição; uma etapa de reciclo para fornecer as substâncias valiosas em qualquer etapa após a etapa de coleta; e uma etapa de purificação de solvente para a parte de purificação ou o todo do solvente orgânico recuperado.
Um método de produção de acrilato inclui, por exemplo: uma etapa de reação de esterificação que envolve uma reação de ácido acrílico e um álcool com um ácido orgânico, uma resina de troca de íon catiônica, ou semelhante como um catalisador; uma etapa de concentração que envolve extração, evaporação e destilação como operações unitárias para a concentração de uma solução de acrilato bruto obtido através da reação de esterificação; uma etapa de purificação para a purificação em uma coluna de purificação, do acrilato no líquido concentrado obtido na etapa de concentração; e uma etapa de recuperação para a recuperação de substâncias valiosas mediante o fornecimento em uma coluna de reação de decomposição ou retomo ao processo, de um líquido de ponto de ebulição elevado contendo acrilatos e adutos de Michael tal como β-acriloxipropionatos, β- alcoxipropionatos, e β-hidroxipropionatos como componentes principais, em um líquido de fundo da coluna de purificação, e inibidores de polimerização usados nas etapas mencionadas acima. Cada uma das operações unitárias na etapa de concentração é arbitrariamente selecionada dependendo de uma relação de matéria-prima do ácido acrílico e do álcool na reação de 12 ‘I esterificação, o catalisador usado na reação de esterificação, as propriedades físicas da matéria-prima, sub-produtos da reação, e os acrilatos, ou semelhante.
Um líquido com ponto de ebulição elevado pode conter: ácido acrílico, um dímero de ácido acrílico (em seguida, referido como um dímero), um trímero de ácido acrílico (em seguida, referido como um trímero), ácidos β-alcoxipropionico, e β-alcoxipropionatos como componentes principais, obtidos em qualquer etapa das etapas exceto no fundo da coluna de purificação de produtos de acrílato; e inibidor de polimerização usado nas etapas de produção, dependendo do álcool usado. As substâncias valiosas podem ser recuperadas de um tal líquido de ponto de ebulição elevado, também, mediante o fornecimento do liquido de ponto de ebulição elevado contendo adutos de Michael ao reator de decomposição. Depois, as substâncias valiosas recuperadas podem ser fornecidas nas etapas apropriadas tais como a etapa de reação de esterificação e a etapa de concentração.
O aduto de Michael mencionado acima de ácido acrílico ou acrílato se refere a um produto obtido através da condensação de Michael de ácido acrílico e matérias-primas de acrílato. Exemplos de um tal aduto de Michael obtidos na produção de ácido acrílico incluem: um dímero de ácido acrílico (em seguida, referido como um dímero); um trímero de ácido acrílico (em seguida, referido como um trímero); e um tetrâmero de ácido acrílico (em seguida, referido como um tetrâmero). Além disso, exemplos de um aduto de Michael obtidos na produção de acrílato incluem: adutos de Michael de ácido acrílico no acrílato mencionado acima tal como um éster alquílico tendo de 2 a 8 átomos de carbono ou um éster cicloalquílico tal como β- acriloxipropionato; adutos de Michael de um álcool tal como β-alcoxi propionato; dímeros; trímeros; tetrâmeros; ésteres de trímeros; ésteres de tetrâmeros; ácido β-hidroxipropionico; e β-hidroxipropionatos.
O aparelho de fabricação de acordo com a presente invenção pode empregar um dispositivo ou aparelho geralmente usado na produção de um composto facilmentepolimerizável tal comQunu-^pai^lho~de~désfiIãçãQ~õu —^pãfélfiõ^eev^õraçãopara um composto facilmente polimerizável.
A coluna de destilação geralmente usada em uma usina 5 química pode ser empregada. Bandejas ou recheios são fornecidos dentro da coluna de destilação. Exemplos específicos de bandejas incluem bandejas de borbulhamento cada uma tendo um tubo vertical, bandejas com placa perfurada, bandejas com válvula, bandejas SUPERFRAC, bandejas MAX- FRAC, e bandejas de fluxo duplo sem tubos verticais.
Exemplos de recheio estruturado incluem: SULZER
PACKING disponível da Sulzer Brothers Ltd.; SUMITOMO-SULZER PACKING disponível da Sumitomo Heavy Industries, Ltd.; MELLAPAK disponível da Sumitomo Heavy Industries, Ltd.; GEM-PAK disponível da Koch-Glitsch, LP; MONTZ-PAK disponível da Julius Montz GmbH; GOOD
ROLL PACKING disponível da Tokyo Tokushu Kanaami K. K.; HONEYCOMB PACK disponível da NGK Insulators, Ltd.; IMPULSE PACKING disponível da Nagaoka International Corporation; e MC PACK disponível da Mitsubishi Chemical Engineering Corporation.
Exemplos de recheio aleatório incluem: INTALOX 20 SADDLES disponível da Saint-Gobain NorPro; TELLERETT disponível da Nittetsu Chemical Engineering Ltd.; PALL RINGS disponível da BASF Aktiengesellschaft; CASCADE MINI-RING available Mass Transfer Ltd.; e FLEXI RINGS disponível da JGC Corporation.
O tipo da bandeja e recheio não é limitado na presente 25 invenção, e um tipo de cada um das bandeja e recheio pode ser usado, ou dois ou mais destes podem ser usados em combinação como geralmente usados. Na produção de um composto facilmente polimerizável, uma reação pode ser realizada em uma coluna de destilação, e a coluna de destilação da reação corresponde à coluna de destilação na presente invenção.
O aparelho de evaporação geralmente usado em uma usina química pode ser empregado.ãgual-mente;-fsto--é;'mmwrélKõ'déEvãpõrãção é fornecido com um evaporador e um refervedor e pode opcionalmente incluir um condensador (refrigerador) para a condensação de um gás evaporado, um tanque para a armazenagem de um condensado, uma bomba para a liberação do condensado, e um condensador de gás de exaustão para ainda esfriar um gás não condensado novamente. O aparelho de evaporação não é particularmente limitado contanto que o aparelho inclua o dispositivo para processar acima mencionado.
Um condensador que é um trocador térmico para o esfriamento de um gás do topo da coluna e um condensador que é um trocador térmico para o esfriamento de um gás de exaustão são ligados a cada coluna de destilação no aparelho de destilação ou o aparelho de evaporação. O condensador é geralmente classificado em um condensador fornecido dentro de uma coluna e um condensador fornecido fora da coluna, mas a presente invenção é geralmente aplicada ao condensador fornecido fora da coluna. Um tipo de condensador não é particularmente limitado, e exemplos específicos do condensador incluem um tipo de placa de tubo fixada na vertical, um tipo de placa de tubo fixado na horizontal, um tipo de tubo em U, um tipo de cano duplo, um tipo de espiral, um tipo de bloco quadrado, e um tipo de lâmina.
Os materiais para o dispositivo para processar, aparelho de fabricação, e dispositivos periféricos destes na presente invenção não são particularmente limitados e são preferivelmente selecionados dependendo do composto facilmente polimerizável a ser processado e das condições de temperatura. Aços inoxidáveis são frequentemente utilizados como tais materiais na produção de ácido (met)acrílico e (met)acrilatos que são substâncias facilmente polimerizáveis típicas, por exemplo, mas os materiais não são limitados aos aços inoxidáveis. Exemplos de tais aços inoxidáveis incluem SUS 304, SUS 304L, SUS 316, SUS 316L, SUS 317, SUS 317L, p ILM.8 792 SUS 327, e hastellois. Os materiais são selecionados correspondendo às propriedades risicas._de-xada^ üm pontõ~~de^vista da resistência de corrosão ou semelhante.
Na presente invenção, uma quantidade do inibidor de polimerização espalhado sobre a parte de condensação de um espalhador para inibidor de polimerização pode ser arbitrariamente determinada dependendo das várias condições tais como a quantidade de fornecimento do composto facilmente polimerizável no dispositivo para processar, o tipo de composto facilmente polimerizável, e um tamanho da parte de condensação.
Em seguida, um aparelho de destilação para o ácido acrílico será descrito nas formas de realização da presente invenção com referência aos desenhos.
<Primeira Forma de Realização>
Como mostrado na Fig. 4, o aparelho de destilação para o ácido acrílico compreende: um corpo de coluna (coluna de destilação) 1 para a destilação de ácido acrílico; um condensador 20 para o esfriamento de um vapor contendo ácido acrílico para a sua condensação; um tanque de refluxo 21 para receber um condensado que se condensa no condensador 20; um condensador de gás de exaustão 25 para outro esfriamento de um gás esfriado no condensador 20, para desse modo recuperar as substâncias valiosas; e equipamento a vácuo 26 para a formação do sistema de destilação reduzir a pressão.
Um bocal de retirada 2 para retirar um líquido do fundo da coluna é fornecido em uma parte de fundo do corpo de coluna 1. Um bocal de introdução 3 e um tubo 11 através do qual parte da retirada do líquido do fundo da coluna é fornecido são conectados ao bocal de retirada 2.
Um tubo 4 para liberar o líquido do fundo da coluna do bocal de introdução 3 é conectado ao bocal de introdução3, e um refervedor 5 para aquecimento do líquido do fundo da coluna a partir do tubo 4 é conectado ao tubo 4. Um tubo 6 para liberar o líquido aquecido do fundo da coluna é conectado ao rcfervedoi e um bocal 7 para fornecer o líquido do fundo da coluna para o corpo de coluna 1 a partir do tubo 6 é conectado ao tubo 6.
Uma bomba 12 para a liberação do líquido do fundo da coluna a partir do tubo 11 é conectado ao tubo 11, e um tubo 13 é conectado à bomba 12.
Por outro lado, um tubo 19 para a liberação de um gás contendo ácido acrílico é conectado a uma parte de topo da coluna do corpo de coluna 1. O condensador 20 é conectado ao tubo 19, e o tanque de refluxo 21 é conectado ao condensador 20. O condensador de gás de exaustão 25 e uma bomba 22 para a liberação do condensado no tanque de refluxo 21 são conectados ao tanque de refluxo 21. O equipamento de vácuo 26 é conectado ao condensador de gás de exaustão 25.
Um tubo 23 para o retomo de parte do condensado ao corpo de coluna 1 é conectado à bomba 22. O tubo 23 é ramificado em um tubo 24 para a liberação de parte do condensado como ácido acrílico purificado e um tubo 27 para a liberação de parte do condensado rumo ao condensador 20 e o condensador com respiradouro 25.
Um tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 30 para fornecer um inibidor de polimerização para parte do condensado é conectado ao tubo 27. O tubo 27 é ramificado em um primeiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 28 para fornecer o condensado contendo o inibidor polimerização fornecido ao condensador 20 e um segundo tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 29 para fornecer o condensado contendo o inibidor de polimerização fornecido ao condensador de gás de exaustão 25.
Como mostrado na Fig. 1, o condensador 20 é um trocador térmico do tipo placa de tubo fixada vertical em que um gás flui através dos tubos e um meio de esfriamento flui através de uma estrutura. O condensador inclui: um placa de tubo 33 que divide uma câmara 31 a qual um gás contendo ácido acrílico é fornecido_fro--ac4ma--e-uma^câmara^'2-~ã''quãlum meio de esfriamento é fornecido; e tubos de esfriamento 34 que se abrem na câmara 31 e passam através da câmara 32 verticalmente. Apenas um dos tubos de esfriamento 34 é mostrado na Fig. 1, mas uma pluralidade de tubos de esfriamento 34 são fornecido.
O primeiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 28 é inserido na câmara 31a partir do lado de fora do condensador 20, e um pulverizador 35 é conectado a uma extremidade do primeiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 28. O primeiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 28 é sustentado por um suporte 36 no lado de fora do condensador 20. Assim, o pulverizador 35 é sustentado em uma posição que permite pulverizar o inibidor de polimerização sobre a face de topo inteira da placa de tubo 33. O condensador com respiradouro 25 possui a mesma estrutura como aquela do condensador 20.
O ácido acrílico bruto é introduzido no corpo de coluna 1 para destilação. Parte do líquido do fundo da coluna é circulado na ordem do bocal de retirada 2, do bocal de introdução 3, do tubo 4, do refervedor 5, do tubo 6, e do bocal 7, e é devolvido ao corpo de coluna 1. A outra parte do líquido do fundo da coluna é tirada como um resíduo através do bocal de retirada 2, do tubo 11, da bomba 12, e do tubo 13. Uma substância destilada a partir do topo da coluna é introduzida dentro do tanque de refluxo 21 através do tubo 19 e o condensador 20. Uma temperatura do fundo da coluna é preferivelmente de 60 a 120 °C, particularmente preferível de 70 a 100 °C, e uma pressão no topo da coluna é preferivelmente de 1 a 50 kPa, particularmente preferível de 2 a 20 kPa.
Parte do ácido acrílico no tanque de refluxo 21 é devolvido ao topo da coluna através da bomba 22 e do tubo 23. Outra parte do ácido acrílico é liberada através do tubo 27 e misturada com o inibidor de polimerização fornecido a partir do tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 30. AimsturaXfomecúda-aom^ tbmêcidcFdêntro de cada um do condensador 20 e do condensador de gás de exaustão 25 através do primeiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 28 e o segundo tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 29.
Uma solução misturada de ácido acrílico e do inibidor de polimerização é pulverizado sobre a face de topo inteira da placa de tubo 33 a partir do pulverizador 35. A placa de tubo 33 é esfriada pelo meio de esfriamento na câmara 32. Assim, quando um gás fornecido à câmara 31 estiver em contato com o placa de tubo 33, o ácido acrílico no gás é facilmente condensado, e um líquido de ácido acrílico sem o inibidor de polimerização se forma sobre a placa de tubo 33. Isto é, a face de topo da placa de tubo 33 serve como a parte de condensação.
No entanto, o ácido acrílico contendo o inibidor de polimerização é pulverizado sobre a placa de tubo 33 e o inibidor de polimerização é fornecido ao líquido de ácido acrílico sobre a placa de tubo 33, desse modo impedindo a formação de um produto polimerizado de ácido acrílico sobre a placa de tubo 33. No condensador com respiradouro 25, a formação de um produto polimerizado de um composto facilmente polimerizável tal como ácido acrílico é impedida igualmente.
Além disso, o inibidor de polimerização flui dentro dos tubos de esfriamento 34, e o inibidor de polimerização é fornecido ao condensado de ácido acrílico formado dentro dos tubos de esfriamento 34. Assim, a formação de um produto polimerizado de ácido acrílico é impedida nos tubos de esfriamento 34 e o tanque de refluxo 21, desse modo impedindo a obstrução dos tubos de esfriamento 34 e outros mais.
O ácido acrílico remanescente do tanque de refluxo 22 é removido como ácido acrílico purificado através do tubo 24 ramificado a partir do tubo 23. Um gás no tanque de refluxo 21 é esfriado novamente no condensador de gás de exaustão 25, e o ácido acrílico condensado é devolvido ao tanque de refluxo 21. Um compjon^^ exaustão após a passagem através do equipamento de vácuo 26.
Na presente forma de realização, com uma estrutura simples para fornecer o suporte 36 no lado de fora do condensador 20, o primeiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 28 pode ser sustentado sem levar o suporte 36 em contato com um gás contendo ácido acrílico, desse modo sustentando o pulverizador 35 em uma posição apropriada. Assim, a formação de um condensado ou produto polimerizado de ácido acrílico sobre o suporte 36 pode ser impedida, desse modo permitindo uma operação contínua estável de um aparelho de fabricação para a fabricação de ácido acrílico durante um longo período de tempo.
<Segunda Forma de Realização>
Como mostrado na Fig. 2, um aparelho para a fabricação de ácido acrílico de acordo com o presente forma de realização possui a mesma estrutura como aquela da primeira forma de realização exceto que: um suporte 37 para sustentar o primeiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 28 dentro do condensador 20 do acima é usado em lugar do suporte 36; e um terceiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 38 inserido na câmara 31 do lado de fora do condensador 20 e um pulverizador 39 conectado a uma extremidade do terceiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 38 para a pulverização do inibidor de polimerização sobre o suporte inteiro 37 são ainda fornecidos. O pulverizador 39 é sustentado em uma posição onde o inibidor de polimerização pode ser fornecido ao suporte inteiro 37 pelo terceiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 38. O terceiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 38 pode ser: um tubo ramificado a partir do primeiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 28; um tubo ramificado a partir do tubo 27 a jusante de uma parte de conexão do tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 30; ou um tubo para fornecer .um inibidor-d^pohmerização-de uma linhagem cσmpletamente diferente.
Na presente forma de realização, um gás contendo ácido acrílico entra em contato com o suporte 37 pode ser condensado na superfície do suporte 37. Isto é, uma parte de condensação na presente forma de realização inclui a superfície do suporte 37. No entanto, o inibidor de polimerização é pulverizado sobre a superfície do suporte 37, desse modo impedindo a formação de um produto polimerizado de ácido acrílico sobre a superfície do suporte 37.
A presente forma de realização permite o suporte do primeiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 28, suporte do pulverizador 35 em uma posição apropriada, e impede a formação de um produto polimerizado de ácido acrílico dentro do condensador 20 mesmo quando o primeiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 28 seja mal sustentado no lado de fora do condensador 20 devido aos vários problemas tais como prevenção da vibração ou resistência do tubo.
Na presente forma de realização, empregando um tubo ramificado a partir do primeiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 28 assim como o terceiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 38 é mais eficaz no fornecimento do inibidor de polimerização ao condensador 20 ou ao condensador de gás de exaustão 25 com uma estrutura simples.
<Terceira Forma de Realização>
Como mostrado na Fig. 3, um aparelho de fabricação para a fabricação de ácido acrílico de acordo com a presente forma de realização possui a mesma estrutura como aquela da segunda forma de realização exceto que: um suporte 40 para sustentar o primeiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 28 dentro do condensador 20 do acima é usado em lugar do suporte 37; e o pulverizador 39 é sustentado pelo terceiro tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 38 em uma posição onde o inibidor de polimerização possa ser pulverizado_^c^^jiupor4e4nteiro"4'07T)s mesmos -efei-tos conio’^ segunda forma de realização podem ser fornecidos na presente forma de realização.
Na presente invenção, uma posição de um suporte fornecido como o meio de suporte pode ser determinada através dos cálculos de força mecânica geralmente realizados. No entanto, um suporte é geralmente fornecido: fora do condensador 20 quando o corpo de coluna 1 tiver um diâmetro de menos do que 1 m; e dentro do condensador 20 quando o corpo de coluna 1 tiver um diâmetro de 1 m ou mais.
Além disso, as formas de realização da presente invenção cada uma emprega um suporte tendo uma estrutura de reforço como um suporte, mas o suporte usado na presente invenção não é limitado a este. O suporte apenas necessita empregar “forma”, “dimensões”, e “espessura” fornecidas como um resultado dos cálculos da força mecânica geralmente realizados.
Exemplos
Em seguida, a presente invenção ser descrita com maiores detalhes com base nos exemplos e exemplos comparativos, mas a presente invenção não é limitada por eles. <Exemplo 1>
Destilação do ácido acrílico bruto foi realizada no aparelho de destilação mostrado na Fig. 4 usando a coluna de destilação de aço inoxidável SUS 316 tendo um diâmetro interno de 1.100 mm, um comprimento de 20.000 mm, e 21 placas perfuradas (bandejas de fluxo duplo) fornecidas no interior como o corpo de coluna 1. O condensador 20 de SUS 316L tinha um diâmetro de 890 mm e um comprimento de 3.050 mm. O condensador com respiradouro 25 de SUS 316L tinha um diâmetro de 480 mm e um comprimento de 2.440 mm. Um condensado flui através do tubos de esfriamento em cada um do condensador 20 e do condensador de gás de exaustão 25.
O pulverizador 35 foi fornecido_deníro—de -eada^um ’clo condeiisadon^O-e-do^õhdêhsãdorde gás de exaustão 25, e o suporte não foi fornecido no interior como mostrado na Fig. 1.
No aparelho de destilação mostrado na Fig. 4, uma mistura contendo 98,5% em massa de ácido acrílico, 0,3% em massa de ácido maleico, e 0,3% em massa de dímero de ácido acrílico como ácido acrílico bruto foi fornecida no corpo de coluna 1 em 90 °C e 1.300 kg/h.
Um líquido preparado por dissolver 8% em massa de metoquinona e 1 % em massa de fenotiazina em ácido acrílico foi fornecido no topo da coluna do corpo de coluna 1 em 34 kg/h e ao líquido de monômero acrílico bruto fornecido no corpo de coluna 1 em 31 kg/h, a partir de um tanque de líquido contendo inibidor de polimerização não mostrado. Uma operação foi realizada em uma pressão de topo de coluna de 2,8 kPa, uma pressão de fundo de coluna de 7,9 kPa, uma temperatura de topo de coluna de 53 °C, e uma temperatura de fundo de coluna de 75 °C, para desse modo obter ácido acrílico com pureza elevada tendo uma pureza de 99,8% em massa ou mais a partir do topo da coluna.
Parte do ácido acrílico com pureza elevada obtida do topo da coluna foi ajustada em uma concentração de metoquinona de 200 ppm em massa mediante a mistura com um líquido contendo um inibidor de polimerização (metoquinona) a partir do tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 30 através do condensador 20, o tubo de refluxo 21, a bomba 22, e o tubo 27. O ácido acrílico com pureza elevada ajustado foi fornecido ao condensador 20 em 1.020 kg/h e ao condensador de gás de exaustão 25 em 995 kg/h.
Após uma operação contínua durante 6 meses sob as condições acima mencionadas, a operação foi interrompida por uma inspeção do condensador 20 e o corpo de coluna 1. Os resultados da inspeção confirmaram: nenhuma substância acumulada; e nenhum entupimento do condensador 20 durantc a operacão-.
<Exemplo Comparativo 1>
A mesma operação foi repetida como aquela do Exemplo 1 5 exceto que o condensador 20 e o condensador de gás de exaustão 25 mostrado na Fig. 1 foram substituídos pelo condensador 50 mostrado na Fig. 5.
Após uma operação durante 3 meses, uma temperatura do líquido do fundo da coluna gradualmente aumentou, e uma diferença entre uma pressão do tanque de refluxo 21 e uma pressão de topo da coluna do 10 corpo de coluna 1 aumentou. Desta maneira, um vapor não pode ser fornecido ao refervedor 5.
A operação foi interrompida, e a parte interna do aparelho foi inspecionada. O resultado da inspeção confirmou um produto polimerizado semelhante a pipoca sobre a face de topo da placa de tubo 51 no condensador 15 50. <Exemplo 2>
A destilação de acrilato de etila bruto foi realizada no aparelho de destilação mostrado na Fig. 4 usando a coluna de destilação de aço inoxidável (SUS 316) tendo um diâmetro interno de 1.500 mm, um 20 comprimento de 14.700 mm, e 20 bandejas de fluxo duplo fornecidas intemamente. O condensador 20 de SUS 316L tinha um diâmetro de 1.020 mm e um comprimento de 3.050 mm. O condensador com respiradouro 25 de SUS 316L tinha um diâmetro de 303 mm e um comprimento de 2.440 mm. Um condensado flui através dos tubos de esfriamento em cada um do 25 condensador 20 e do condensador de gás de exaustão 25.
O pulverizador 35 foi fornecido na parte interna de cada um do condensador 20 e do condensador de gás de exaustão 25, e o suporte não foi fornecido intemamente como mostrado na Fig. 1.
No aparelho de destilação mostrado na Fig. 4, uma mistura contendo 99,3% cm massa de acrilato de etila, 0,04% em massa acetato de etila, 0,04% em massa de propionate de pti1azJ\52% em rnnssa-de-Mdπ- acrilico, e 0,1% em massa de hidroquinona como o acrilato bruto foi fornecido ao corpo de coluna 1 em 90 °C e 4.500 kg/h.
Um líquido preparado por dissolver 1,5% em massa de metoquinona em acrilato de etila foi fornecido ao topo da coluna do corpo de coluna 1 em 30 kg/h a partir do tanque de líquido contendo inibidor de polimerização (não mostrado). Uma operação foi realizada em uma pressão de topo da coluna de 21,3 kPa, uma pressão de fundo de coluna de 26,7 kPa, uma temperatura de topo da coluna de 56 °C, e uma temperatura de fundo da coluna de 71 °C, para desse modo obter acrilato de etila com pureza elevada tendo uma pureza de 99,9% em massa ou mais a partir do topo da coluna.
Parte do acrilato de etila com pureza elevada obtida do topo da coluna foi misturada com 11 kg/h de um líquido contendo um inibidor de polimerização do tubo de fornecimento do inibidor de polimerização 30 através do condensador 20, do tubo de refluxo 21, da bomba 22, e do tubo 27. A mistura foi fornecida ao condensador 20 em 1.750 kg/h e ao condensador de gás de exaustão 25 em 1.000 kg/h.
Após uma operação contínua durante 6 meses sob as condições mencionadas acima, a operação foi interrompida para uma inspeção do condensador 20 e do corpo de coluna 1. Os resultados da inspeção confirmaram: nenhuma substância acumuladas; e nenhum entupimento do condensador 20 durante a operação.
<Exemplo Comparativo 2>
A mesma operação foi repetida como aquela do Exemplo 2 exceto que o condensador 20 e o condensador de gás de exaustão 25 mostrado na Fig. 1 foram substituídos pelo condensador 50 mostrado na Fig. 6.
Após uma operação durante 4 meses, uma temperatura do líquido do fundo da coluna gradualmente aumentou, e uma diferença entre uma pressão do tanque de refluxo 21 e uma pressão do topo da coluna do corpo de coluna 1 aumentou. Assim. ‘efefvédõrS.
A operação foi interrompida, e a parte interna do aparelho foi inspecionada. O resultado da inspeção confirmou um produto polimerizado sobre a face de topo da placa de tubo 51 no condensador 50.
Aplicabilidade Industrial
De acordo com a presente invenção, a formação de um produto polimerizado devido a um meio de sustentação fornecido para o espalhamento de um inibidor de polimerização é suprimida em um dispositivo para processar para processar um composto facilmente polimerizável tal como um condensador ou um condensador de gás de exaustão, desse modo impedindo a obstrução. Assim, um aparelho de fabricação para a fabricação de um composto facilmente polimerizável tal como equipamento de coluna de destilação incluindo o dispositivo para processar para um composto facilmente polimerizável pode ser estável e continuamente operado durante um longo período de tempo.
A presente invenção é mais eficaz para o espalhamento do inibidor de polimerização extensiva e eficientemente quando o espalhador para o espalhamento do inibidor de polimerização for um pulverizador.
Em particular, a presente invenção é mais eficazmente aplicada para processar ou produzir um composto facilmente polimerizável tal como ácido (met)acrílico ou (met)acrilato.

Claims (8)

1. Dispositivo (20) para processar um composto facilmente polimerizável no qual um vapor do composto facilmente polimerizável é fornecido, caracterizadopelo fato de que compreende: uma parte de condensação (33) em que o composto facilmente polimerizável pode ser condensado dentro do dispositivo (20); um espalhador (35) para a parte de condensação (33) para o espalhamento de um inibidor de polimerização sobre a parte de condensação (33); um tubo de fornecimento (28) do inibidor de polimerização para fornecer o inibidor de polimerização ao espalhador (35) para a parte de condensação; e um meio de sustentação (36) para sustentar o espalhador (35) para a parte de condensação (33) em uma posição predeterminada dentro do dispositivo (20), em que o meio de sustentação (36) é um meio para sustentar o tubo de fornecimento (28) do inibidor de polimerização no lado de fora do dispositivo (20), o meio de sustentação liga um ponto de apoio sobre a parede externa do dispositivo com um ponto de força sobre o tubo de fornecimento de inibidor de polimerização e sustenta uma força que atua sobre o tubo de fornecimento de inibidor de polimerização no ponto de força por meio do ponto de apoio.
2. Dispositivo (20) para processar um composto facilmente polimerizável no qual um vapor do composto facilmente polimerizável é fornecido, caracterizadopelo fato de que compreende: uma parte de condensação (33) em que o composto facilmente polimerizável pode ser condensado dentro do dispositivo (20); um espalhador (35) para a parte de condensação (33) para o espalhamento de um inibidor de polimerização sobre a parte de condensação (33); um tubo de fornecimento (28) do inibidor de polimerização para fornecer o inibidor de polimerização ao espalhador (35) para a parte de condensação (33); e um meio de sustentação (37) para sustentar o espalhador (35) para a parte de condensação (33) em uma posição predeterminada dentro do dispositivo (20), em que: o meio de sustentação (37) é um meio para sustentar o tubo de fornecimento (28) do inibidor de polimerização na parte interna do dispositivo (20); e o dispositivo (20) ainda compreende um meio de espalhamento (39) para o meio de sustentação (37) para o espalhamento do inibidor de polimerização sobre o meio de sustentação (37), o meio de sustentação liga um ponto de apoio sobre a parede externa do dispositivo com um ponto de força sobre o tubo de fornecimento de inibidor de polimerização e sustenta uma força que atua sobre o tubo de fornecimento de inibidor de polimerização no ponto de força por meio do ponto de apoio.
3. Dispositivo para processar um composto facilmente polimerizável de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o dispositivo (20) é um condensador.
4. Dispositivo para processar um composto facilmente polimerizável de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o espalhador (35) é um pulverizador.
5. Dispositivo para processar um composto facilmente polimerizável de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o composto facilmente polimerizável é pelo menos um dos compostos selecionados de ácido (met)acrílico e (met)acrilato.
6. Aparelho para a fabricação de um composto facilmente polimerizável, caracterizadopelo fato de que o aparelho compreende o dispositivo para processar um composto facilmente polimerizável como definido em qualquer uma das reivindicações de 1 a 5.
7. Aparelho para fabricar um composto facilmente polimerizável de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato de que o aparelho é um aparelho de destilação ou aparelho de evaporação para um composto facilmente polimerizável.
8. Aparelho para fabricar um composto facilmente polimerizável de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizadopelo fato de que o composto facilmente polimerizável compreende pelo menos um dos compostos selecionados de ácido (met)acrílico e (met)acrilato.
BRPI0418792-0A 2004-05-17 2004-09-07 dispositivo para processar e sistema para produzir um composto facilmente polimerizável compreendendo ácido (met)acrílico e (met)acrilato BRPI0418792B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2004146169A JP4466190B2 (ja) 2004-05-17 2004-05-17 易重合性化合物の取り扱い装置及び製造装置
JP2004-146169 2004-05-17
PCT/JP2004/012979 WO2005110949A1 (ja) 2004-05-17 2004-09-07 易重合性化合物の取り扱い装置及び製造装置

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0418792A BRPI0418792A (pt) 2007-10-09
BRPI0418792B1 true BRPI0418792B1 (pt) 2020-11-03

Family

ID=35350089

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0418792-0A BRPI0418792B1 (pt) 2004-05-17 2004-09-07 dispositivo para processar e sistema para produzir um composto facilmente polimerizável compreendendo ácido (met)acrílico e (met)acrilato

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7892403B2 (pt)
EP (1) EP1748037B1 (pt)
JP (1) JP4466190B2 (pt)
CN (1) CN100390112C (pt)
AU (1) AU2004319725A1 (pt)
BR (1) BRPI0418792B1 (pt)
ES (1) ES2773729T3 (pt)
RU (1) RU2356875C2 (pt)
WO (1) WO2005110949A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102009002861A1 (de) * 2009-05-06 2010-11-18 Evonik Röhm Gmbh Verfahren und Anlage zur Aufreinigung von Monomeren
FR3008899B1 (fr) * 2013-07-25 2017-04-21 Arkema France Methode et systeme pour la distribution d'un liquide dans des capacites pour la preparation de monomeres (meth)acryliques
JP6682850B2 (ja) * 2015-12-24 2020-04-15 三菱ケミカル株式会社 易重合性化合物の蒸留方法
JP6961954B2 (ja) * 2016-06-29 2021-11-05 三菱ケミカル株式会社 (メタ)アクリル酸又はそのエステルの製造方法
WO2019142862A1 (ja) * 2018-01-19 2019-07-25 三菱ケミカル株式会社 (メタ)アクリル酸又はそのエステルの製造方法
JP7147567B2 (ja) * 2018-01-19 2022-10-05 三菱ケミカル株式会社 (メタ)アクリル酸又はそのエステルの製造方法

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SU496286A1 (ru) 1974-03-28 1975-12-25 Предприятие П/Я М-5927 Способ регулировани процесса свободно-радикальной полимеризации виниловых мономеров
EP0870753A1 (en) 1997-04-04 1998-10-14 Imperial Chemical Industries Plc A process for the preparation of methacrylate esters
JP4206510B2 (ja) 1998-03-19 2009-01-14 三菱瓦斯化学株式会社 ビニル化合物重合防止用の蒸留塔充填物及びビニル化合物の重合防止方法
EP0909767B1 (en) * 1997-10-16 2004-02-04 Mitsubishi Gas Chemical Company, Inc. Packing and distillation methods for inhibiting polymerization of vinyl compound
JPH11226301A (ja) * 1998-02-20 1999-08-24 Nippon Shokubai Co Ltd 蒸留方法及び蒸留装置
JP3787261B2 (ja) * 1999-04-16 2006-06-21 株式会社日本触媒 易重合性化合物の重合防止方法
JP4698778B2 (ja) * 1999-06-03 2011-06-08 株式会社日本触媒 (メタ)アクリル酸(エステル)の精製方法
JP2000344688A (ja) 1999-06-04 2000-12-12 Mitsubishi Chemicals Corp 易重合性化合物の精製方法
JP2001131116A (ja) * 1999-11-08 2001-05-15 Nippon Shokubai Co Ltd 易重合性物質含有液の蒸留方法
JP4687843B2 (ja) 2000-12-12 2011-05-25 三菱瓦斯化学株式会社 メタクリル酸の精製方法
DE10300499A1 (de) * 2003-01-08 2003-10-23 Basf Ag Verfahren der rektifikativen Auftrennung von (Meth)acrylmonomere enthaltenden Fluiden

Also Published As

Publication number Publication date
AU2004319725A1 (en) 2005-11-24
EP1748037B1 (en) 2020-01-29
BRPI0418792A (pt) 2007-10-09
EP1748037A1 (en) 2007-01-31
EP1748037A4 (en) 2011-11-09
ES2773729T3 (es) 2020-07-14
JP2005325084A (ja) 2005-11-24
CN1697675A (zh) 2005-11-16
RU2006144831A (ru) 2008-06-27
WO2005110949A1 (ja) 2005-11-24
US20080271984A1 (en) 2008-11-06
RU2356875C2 (ru) 2009-05-27
JP4466190B2 (ja) 2010-05-26
CN100390112C (zh) 2008-05-28
US7892403B2 (en) 2011-02-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7473338B2 (en) Distillation apparatus for readily polymerizable compound
US7368602B2 (en) Process for producing (meth) acrylic acid
JP2001226320A (ja) アクリル酸の捕集方法およびアクリル酸の精製方法
TWI441798B (zh) 用以純化不飽和化合物之方法及設備
JP6762957B2 (ja) 脂肪族カルボン酸のtert−ブチルエステルの製造
US7476299B2 (en) Vessel for easily polymerizable compound
JP3992643B2 (ja) (メタ)アクリル酸および/またはそのエステルの蒸留方法
JP6890591B2 (ja) エチレン性不飽和カルボン酸のtert−ブチルエステルの製造
JP4621174B2 (ja) (メタ)アクリル酸および/またはそのエステルの蒸留方法
BRPI0418792B1 (pt) dispositivo para processar e sistema para produzir um composto facilmente polimerizável compreendendo ácido (met)acrílico e (met)acrilato
US7014736B2 (en) Apparatus and process for purification of acrylic acid family
US7351310B2 (en) Rectificative separation of fluids comprising (meth) acrylic monomers
JP4412019B2 (ja) (メタ)アクリル酸およびそのエステルの取り扱い装置の閉塞防止方法
JP2005179352A (ja) (メタ)アクリル酸の精製方法
KR20090124964A (ko) 수성 (메트)아크릴산의 생성 방법
JP4186459B2 (ja) 易重合性化合物用の塔設備
ES2522574T3 (es) Procedimiento para producir ácido (met)acrílico
AU2004293259A1 (en) Method of purifying (meth)acrylic acid
JP2005170931A (ja) 易重合性化合物用の容器
JP2014133719A (ja) (メタ)アクリル酸の製造方法
CN115702137A (zh) 易聚合性化合物的制造方法
WO2005082827A1 (ja) 高粘性物質の取扱い方法

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 8O E 13 DA LPI.

B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: MITSUBISHI RAYON CO., LTD. (JP)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: MITSUBISHI CHEMICAL CORPORATION (JP)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: MITSUBISHI CHEMICAL CORPORATION (JP)

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/11/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.