BRPI0417620B1 - Método e aparelho para moldar um molde superior e um molde inferior sem caixa de fundição e que se ajustam entre si - Google Patents

Método e aparelho para moldar um molde superior e um molde inferior sem caixa de fundição e que se ajustam entre si Download PDF

Info

Publication number
BRPI0417620B1
BRPI0417620B1 BRPI0417620-0A BRPI0417620A BRPI0417620B1 BR PI0417620 B1 BRPI0417620 B1 BR PI0417620B1 BR PI0417620 A BRPI0417620 A BR PI0417620A BR PI0417620 B1 BRPI0417620 B1 BR PI0417620B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
casting
compression
housings
adjusting plate
sand
Prior art date
Application number
BRPI0417620-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Minoru Hirata
Takayuki Komiyama
Original Assignee
Sintokogio Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sintokogio Ltd filed Critical Sintokogio Ltd
Publication of BRPI0417620A publication Critical patent/BRPI0417620A/pt
Publication of BRPI0417620B1 publication Critical patent/BRPI0417620B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22CFOUNDRY MOULDING
    • B22C11/00Moulding machines characterised by the relative arrangement of the parts of same
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22CFOUNDRY MOULDING
    • B22C11/00Moulding machines characterised by the relative arrangement of the parts of same
    • B22C11/10Moulding machines characterised by the relative arrangement of the parts of same with one or more flasks forming part of the machine, from which only the sand moulds made by compacting are removed

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Casting Devices For Molds (AREA)
  • Table Devices Or Equipment (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)
  • Making Paper Articles (AREA)

Description

MÉTODO E APARELHO PARA MOLDAR UM MOLDE SUPERIOR E UM MOLDE INFERIOR SEM CAIXA DE FUNDIÇÃO E QUE SE AJUSTAM ENTRE SI
Descrição Um método e um aparelho para moldar um molde superior e um inferior sem caixa de fundição, e um método para substituir uma placa de ajuste usada para esse fim.
Campo Técnico Esta invenção refere-se a um método e aparelho para moldar um molde superior e um molde inferior sem caixa de fundição. Além disso, refere-se a um método e aparelho para substituir uma placa de ajuste usada para esse fim.
Fundamentos da Invenção Por convenção, em máquinas de moldar deste tipo, há o aparelho abaixo, que compreende: uma primeira estação, que é localizada sobre uma base, para comprimir areia de fundição em um espaço de moldagem comprimindo-se a areia horizontalmente, uma segunda estação, que é localizada próximo a uma superfície inferior da base, para ajustar um molde superior e um molde inferior em uma direção perpendicular contra a superfície inferior da base e para remover caixas de fundição, na qual dois conjuntos da caixa de fundição superior e inferior são permutados alternadamente entre a primeira e a segunda estação, e na qual são moldados um molde superior e um inferior que se ajustam entre si e que não possuem caixa de fundição.
Contudo, a máquina de moldagem convencional usada para se moldar um molde superior e um inferior possui problemas a serem resolvidos, de forma que não é eficiente o suficiente. É necessário melhorar a qualidade do molde e o procedimento para substituir a placa de ajuste, ou a máquina de moldar deve ser menor.
Documento de patente 1: Pedido de Patente Japonesa Examinado, Publicação n" S62-16736 Divulgação da Invenção Esta invenção pretende apresentar um método aperfeiçoado e um aparelho para moldar um molde superior e um inferior que se ajustam entre si e que não possuem caixa de fundição, e que pode resolver os problemas do aparelho convencional, que não é eficiente o suficiente. É necessário melhorar a qualidade do molde e o procedimento para substituir a placa de ajuste, ou a máquina de moldar deve ser menor. A primeira invenção compreende os elementos abaixo para resolver estes problemas.
Um método para moldar um molde superior e um inferior que se ajustam entre si e que não possuem caixa de fundição, que compreende: um processo para se colocar uma placa de ajuste que está entre uma caixa de fundição superior e uma inferior com uma entrada de alimentação de areia de fundição e para manter a placa de ajuste, no qual a placa de ajuste e as caixas de fundição superior e inferior estão na horizontal, um processo para definir um espaço de moldagem superior e um inferior inserindo-se um meio de compressão superior e um inferior em aberturas de um par de caixas de fundição superior e inferior sem placa de ajuste, um processo para girar o par de caixas de fundição superior e inferior e a placa de ajuste de forma a serem posicionados perpendicularmente, e para movê-los de forma que as entradas de alimentação da caixa de fundição superior e inferior movam-se para cima, um processo para preencher o espaço de moldagem superior e o inferior com a areia de fundição através das entradas de alimentação das caixas de fundição superior e inferior, um processo para se comprimir a areia de fundição do espaço de moldagem superior e inferior fazendo com que os meios de compressão superior e inferior se aproximem mais um do outro, um processo para girar o par de caixas de fundição superior e inferior e a placa de ajuste de forma a serem posicionadas horizontalmente, e um processo para se remover a placa de ajuste disposta entre a caixa de fundição superior e a inferior separando-se a caixa de fundição superior e a inferior que contém um molde da placa de ajuste, no qual, enquanto os processos anteriores são executados, se necessário, o núcleo é instalado entre o molde superior e o inferior, a caixa de fundição superior e a inferior contendo o molde são ajustadas entre si, e os moldes são removidos do par de caixas de fundição superior e inferior que se ajustam entre si.
De acordo com esta invenção, desde que um processo de moldagem para fazer os moldes em um par de caixas de fundição superior e inferior e um processo para remover os moldes que já foram feitos das caixas de fundição superior e inferior ocorram simultaneamente, é possível fazer um molde superior e um inferior sem caixa de fundição mais rápido e com mais eficiência em comparação com o método convencional. A segunda invenção é constituída pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. 0 método da primeira invenção, no qual o processo para definir os espaços de moldagem superior e inferior inserindo-se os meios de compressão superior e inferior nas aberturas de um par de caixas de fundição superior e inferior sem placa de ajuste, e o processo para girar um par de caixas de fundição superior e inferior e a placa de ajuste de forma a serem posicionadas perpendicularmente, e para movê-las de forma que as aberturas de alimentação das caixas de fundição superior e inferior se movam para cima, se processem simultaneamente.
De acordo com esta invenção, é possível aumentar a produtividade dos moldes. A terceira invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. 0 método da primeira invenção, no qual o processo para comprimir a areia de fundição dos espaços de moldagem superior e inferior fazendo com que os meios de compressão superior e inferior se aproximem um do outro, e o processo para girar um par de caixas de fundição superior e inferior e a placa de ajuste de forma a serem posicionadas horizontalmente, se processem simultaneamente. A quarta invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. O método da primeira invenção, no qual a placa de compressão superior e a inferior são fornecidas como os meios de compressão superior e inferior.
De acordo com esta invenção, um método mais simples de moldagem dos moldes pode ser apresentado usando-se o aparelho para moldar o molde superior e o inferior sem caixa de fundição. A quinta invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. 0 método da primeira invenção, no qual os pés de compressão segmentados superior e inferior são apresentados como meios de compressão superior e inferior.
De acordo com esta invenção, um molde superior e um inferior que são uniformes, e que possuem uma alta qualidade, e areia de fundição de alta densidade, podem ser moldados. A sexta invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. 0 método da quarta invenção, que também compreende um processo para afastar ainda mais a placa de compressão superior da placa de compressão inferior a uma distância pré-determinada, e o processo para se preencher os espaços de moldagem superior e inferior com a areia de fundição adicional através das entradas de alimentação das caixas de fundição superior e inferior, após o processo de preenchimento do espaço de moldagem com a areia através das entradas de alimentação ser completado.
De acordo com esta invenção, além disso, um molde superior e um inferior que são uniformes, e que possuem uma alta qualidade, e areia de fundição de alta densidade, podem ser moldados. A sétima invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. 0 método da sexta invenção, no qual o processo para afastar mais a placa de compressão superior da placa de compressão inferior a uma distância pré-determinada, e o processo para preencher os espaços de moldagem superior e inferior com a areia de fundição adicional através das entradas de alimentação das caixas de fundição superior e inferior, ocorram simultaneamente.
De acordo com esta invenção, além disso, um molde superior e um inferior que são uniformes, e que possuem uma alta qualidade, e areia de fundição de alta densidade, podem ser moldados. A oitava invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. 0 método da quinta invenção, no qual o processo para definir os espaços de moldagem superior e inferior inserindo-se os meios de compressão superior e inferior em aberturas de um par de caixas de fundição superior e inferior sem placa de ajuste também inclui um processo de ajuste para ajustar as distâncias entre o padrão da placa de ajuste e cada um de uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores de forma que cada uma das razões entre a distância após a compressão se iguale à de antes da compressão.
De acordo com esta invenção, além disso, um molde superior e um inferior que são uniformes, e que possuem uma alta qualidade, e areia de fundição de alta densidade, podem ser moldados. A nona invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. 0 método da quinta invenção, no qual o processo para definir os espaços de moldagem superior e inferior inserindo-se os meios de compressão superior e inferior em aberturas de um par de caixas de fundição superior e inferior sem placa de ajuste também inclui um processo de formação para formar o espaço de moldagem definido pelo padrão da placa de ajuste e cada um de uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores para que a areia de fundição possa fluir facilmente no espaço de moldagem.
De acordo com esta invenção, além disso, um molde superior e um inferior que são uniformes, e que possuem uma alta qualidade, e areia de fundição de alta densidade, podem ser moldados. A décima invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. 0 método da nona invenção, no qual o processo para formar o espaço de moldagem definido pelos padrões da placa de ajuste e cada um de uma pluralidade dos pés de compressão segmentados superior e inferior de forma que a areia de fundição possa fluir facilmente no espaço de moldagem também inclui um processo para reduzir a fricção entre a areia de fundição e uma lateral de um tanque de arejamento injetando-se ar em um bico injetor (especialmente uma garganta de bico injetor) do tanque de arejamento e a porção onde é difícil para a areia de fundição fluir.
De acordo com esta invenção, além disso, um molde superior e um inferior que são uniformes, e que possuem uma alta qualidade, e areia de fundição de alta densidade, podem ser moldados. A décima primeira invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. 0 método da quinta invenção, no qual o processo para se preencher os espaços de moldagem superior e inferior com a areia de fundição através das aberturas de alimentação das caixas de fundição superior e inferior e o processo para comprimir a areia de fundição dos espaços de moldagem superior e inferior fazendo com que os meios de compressão superior e inferior se aproximem mais um do outro inclui: um primeiro processo de preenchimento para preencher os espaços de moldagem superior e inferior definidos pelas caixas de fundição superior e inferior, os meios de compressão superior e inferior, e a placa de ajuste, que são perpendiculares, com a areia de fundição através das aberturas de alimentação das caixas de fundição superior e inferior, um primeiro processo de compressão para comprimir a areia de fundição dos espaços de moldagem superior e inferior fazendo com que uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores dos meios de compressão superior e inferior se aproximem mais entre si, um segundo processo de preenchimento para preencher os espaços de moldagem superior e inferior com a areia de fundição adicional através das entradas de alimentação das caixas de fundição superior e inferior após o processo de retração para retrair os pés de compressão segmentados superior e inferior estar completo, e um segundo processo de compressão para comprimir a areia de fundição e os espaços de moldagem superior e inferior fazendo com que os pés de compressão segmentados superior e inferior, cujas superfícies estejam dispostas em um plano, se aproximem entre si simultaneamente.
De acordo com esta invenção, além disso, um molde superior e um inferior que são uniformes, e que possuem uma alta qualidade, e areia de fundição de alta densidade, podem ser moldados. A décima segunda invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas supracitados.
Um aparelho para moldar um molde superior e um inferior que se ajustam entre si e que não possui caixa de fundição, que compreende: dois pares de caixas de fundição superior e inferior com uma entrada de alimentação disposta nas suas laterais para areia de fundição, uma placa de ajuste disposta entre um dos dois pares de caixas de fundição superior e inferior de forma que a placa de ajuste possa ser inserida e removida por um aparelho de condução, um mecanismo de compressão para comprimir a areia de fundição, que suporta o par de caixas de fundição superior e inferior com a placa de ajuste entre si, que suporta meios de compressão superior e um inferior inseridos nas aberturas de caixas de fundição superior e inferior sem placa de ajuste de forma que o meio de compressão possa ser removido, e que possa girar em sentido horário ou anti-horário em um plano perpendicular sobre um eixo de suporte de forma que o par de caixas de fundição superior e inferior sem placa de ajuste entre si possa se tornar perpendicular e na horizontal, um mecanismo de condução para girar o mecanismo de compressão em sentido horário ou anti-horário, um mecanismo de arejamento para descarregar a areia de fundição em caixas de fundição superior e inferior, que são . perpendiculares, pelo mecanismo de condução através da entrada de alimentação, um mecanismo de remoção para remover um molde superior e um inferior de um par de caixas de fundição superior e inferior que contém um molde, ajustadas entre si, e que estão na horizontal, e um mecanismo de rotação para girar alternada e intermitentemente os dois pares de caixas de fundição superior e inferior, que estão na horizontal, entre o mecanismo de compressão, que está na horizontal, e o mecanismo de remoção, e para levantar e abaixar a caixa de fundição superior. 0 aparelho de acordo com a décima segunda invenção pode, por um lado, formar um par de moldes em caixas de fundição, e, por outro lado, pode remover os moldes de um par de caixas de fundição superior e inferior que contém moldes que já foram feitos.
Assim, é possível fazer moldes superior e inferior sem caixa de fundição mais rápida e eficientemente em comparação com o aparelho convencional. A décima terceira invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. 0 aparelho da décima segunda invenção, no qual as placas de compressão superior e inferior são apresentadas como os meios de compressão superior e inferior.
De acordo com esta invenção, um aparelho mais simples de moldar um molde superior e inferior sem caixa de fundição pode ser apresentado. A décima quarta invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. 0 aparelho da décima segunda invenção, no qual os pés de compressão segmentados superior e inferior são apresentados como meios de compressão superior e inferior.
De acordo com esta invenção, um molde superior e um inferior um que são uniformes, e que possuem uma alta qualidade, e areia de fundição de alta densidade, podem ser moldados. A décima quinta invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. 0 aparelho de qualquer uma dentre a 12a, a 13a e a 14a invenções, no qual o mecanismo de remoção para remover um molde superior e um inferior compreende: um elemento de suporte para suportar os moldes, que possui uma placa retangular, e que pode ser levantado e abaixado, e que pode ser inserido na caixa de fundição inferior, Um cilindro de fluido inferior disposto sob o elemento de suporte para levantar o elemento de suporte, uma plataforma de levantamento e abaixamento inferior, na qual o cilindro de fluido inferior é disposto sob a plataforma de levantamento e abaixamento inferior, um mecanismo dobrável e retrátil inferior para levantar e abaixar a plataforma de levantamento e abaixamento inferior, que é disposto sob a plataforma de levantamento e abaixamento inferior, um elemento de compressão para prensar os moldes, que possui uma placa retangular, é disposto sobre o elemento de suporte a uma dada distância, e pode ser movido para cima e para baixo e inserido em uma caixa de fundição superior, um cilindro de fluido superior disposto sobre o elemento de compressão para levantar e abaixar o elemento de compressão, uma plataforma de levantamento e abaixamento superior, na qual o cilindro de fluido superior é disposto sobre a plataforma de levantamento e abaixamento superior, e um mecanismo dobrável e retrátil superior para levantar e abaixar a plataforma de levantamento e abaixamento superior, que é disposto sobre a plataforma de levantamento e abaixamento superior.
De acordo com esta invenção, é possível reduzir a altura do mecanismo de remoção. A décima sexta invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. 0 aparelho da décima quinta invenção, no qual cada um dos mecanismos dobráveis e retráteis superior e inferior do mecanismo de remoção é um mecanismo articulado ou pantográfico.
De acordo com esta invenção, é possível reduzir mais a altura do mecanismo de remoção. A décima sétima invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas. 0 aparelho da 15a ou da 16a invenção, no qual os cilindros de fluido superior e o inferior do mecanismo de remoção são um cilindro hidráulico e um cilindro pneumático, respectivamente.
De acordo com esta invenção, é possível reduzir mais a altura do mecanismo de remoção. A décima oitava invenção é formada pelos elementos abaixo para solucionar os problemas.
Um método para substituir a placa de ajuste usando o mecanismo de rotação do aparelho da 12 a, da 13 a ou da 14 a invenção, que compreende: um processo para levantar as duas caixas de fundição superiores dos dois pares de caixas de fundição superior e inferior, um processo para conduzir a placa de ajuste à caixa de fundição superior posicionada no mecanismo de compressão por um carro, um processo para conduzir a placa de ajuste à caixa de fundição superior posicionada no mecanismo de remoção por um carro, um processo para mover a placa de ajuste posicionada no mecanismo de compressão ao mecanismo de remoção, e para mover a placa de ajuste posicionada no mecanismo de remoção ao mecanismo de compressão guiando-se o mecanismo de rotação, e um processo para conduzir duas placas de ajuste que são giradas e movidas entre o mecanismo de compressão e o mecanismo de remoção.
Pelo método de acordo com a décima oitava invenção, é possível substituir a placa de ajuste mais rápido e eficientemente em comparação com o método convencional. Modalidades Preferidas da Invenção As modalidades desta invenção para um aparelho de moldagem de um molde superior e inferior sem caixa de fundição são aqui explicadas em detalhes com base nas figuras.
As Figuras 1-3 mostram um aparelho para moldar um molde superior e um inferior sem caixa de fundição, usando uma placa de compressão superior e uma inferior como meios de compressão superior e inferior. 0 aparelho para moldar o molde superior e o inferior sem caixa de fundição inclui: uma base 1 com espaço interno e uma configuração retangular em paralelepípedo, dois pares de caixas de fundição superior e inferior 2, 3, 2 ,3 com entradas de alimentação dispostas em suas laterais para areia de fundição, uma placa de ajuste 5 disposta entre um dos dois pares de caixas de fundição superior e inferior 2, 3, 2, 3 de forma que a placa de ajuste possa ser inserida e removida por um aparelho de condução 4, um mecanismo de compressão 9 para comprimir a areia de fundição, que suporta um par de caixas de fundição superior e inferior 2, 3 com uma placa de ajuste 5 entre as caixas de fundição superior e inferior 2, 3, que suporta as placas de compressão superior e inferior 6, 7 como meios de compressão inseridas nas aberturas das caixas de fundição superior e inferior sem placa de ajuste 5 de forma que os meios de compressão possam ser retirados, e que podem girar em sentido horário ou anti-horário em um plano perpendicular sobre um eixo de suporte 8 disposto sobre a base 1 para que o par de caixas de fundição superior e inferior 2, 3 com a placa de ajuste 5 entre as caixas de fundição superior e inferior 2, 3 possam ser perpendiculares ou horizontais, respectivamente, um cilindro 10 disposto na direção horizontal como mecanismo de condução para girar o mecanismo de compressão 9 em sentido horário ou anti-horário, um mecanismo de arejamento 11 para descarregar a areia de fundição nas caixas de fundição superior e inferior 2, 3, que são perpendiculares, pelo cilindro 10, através das aberturas de alimentação das caixas de fundição superior e inferior, um mecanismo de remoção 12 para remover um molde superior e um inferior do par de caixas de fundição superior e inferior 2, 3 contendo um molde, ajustadas entre si, e que estão na horizontal, e um mecanismo de rotação 13 para girar alternada e intermitentemente os dois pares de caixas de fundição 2, 3 que estão na horizontal, entre o mecanismo de compressão 9, que está na horizontal, e o mecanismo de remoção 12, e para levantar e abaixar a caixa de fundição 2.
Nas caixas de fundição superior e inferior 2, 3, um par de hastes de conexão 14, 14 é pendurado na superfície externa frontal e traseira da caixa de fundição 2, e a caixa de fundição inferior 3 é conectada de forma que pode deslizar às hastes 14, 14 conforme é mostrado na Figura 1. A caixa de fundição inferior 3 é parada na extremidade inferior das hastes de conexão 14, 14. Além disso, as protuberâncias 2a, 2a, 3a, 3a, são dispostas no centro das superfícies externa frontal e traseira da caixa de fundição superior 2 no estado no qual a caixa de fundição inferior 3 é posicionada no mecanismo de compressão 9. 0 aparelho de condução 4 para carregar a placa de ajuste 5 inclui: um elemento em anel 15 disposto sobre a superfície do eixo de suporte 8 do mecanismo de compressão 9, um cilindro 16 conectado ao mecanismo de arejamento 11 na extremidade da sua base e conectado de modo a poder girar à porção do elemento em anel 15 na extremidade periférica da biela de pistão do cilindro 16, um par de braços 17, 17 fixado ao elemento em anel 15 na sua extremidade como uma estrutura em cantilever, e um carro 45 pendurado de forma a poder sustentar a placa de ajuste 5 e ter movimento alternativo de um lado ao outro, conforme mostra a Figura 1. 0 par de braços 17, 17 gira através do movimento telescópico do cilindro 16. Então, o carro 45 pode inserir a placa de ajuste 5 entre o par de caixas de fundição 2, 3 sobre o mecanismo de compressão 9, que está na horizontal, e pode remover a placa de ajuste 5 dos mesmos através dos trilhos 46, 47, explicados abaixo (vide Figuras 5 - 7). 0 carro 45 desce uma pequena distância pela rotação dos braços 17, 17 pelo movimento telescópico do cilindro 16. Conseqüentemente, os braços 17, 17 podem ser conectados ou desconectados do carro 45.
No mecanismo de compressão 9, conforme mostrado na Figura 1, uma porção central de uma estrutura giratória 18 é disposta no eixo de suporte 8 disposto na porção superior e na central da base 1 de forma que a estrutura giratória 18 possa girar em sentido horário ou anti-horário no plano perpendicular.
Um par de hastes-guias 19, 19, estendidas verticalmente, são dispostas no lado direito da estrutura giratória 18 com um dado intervalo na direção conectando os lados frontal e traseiro da estrutura giratória 18.
Uma estrutura de levantamento e abaixamento superior 20, com configuração em L invertido, é conectada de forma que pode deslizar na porção superior das hastes-guias 19, 19 através de uma porção de sustentação fixada à estrutura de levantamento e abaixamento 20. Além disso, uma estrutura de levantamento e abaixamento 21, com configuração em L invertido, é conectada de forma que pode deslizar na porção inferior das hastes-guias 19, 19 através de uma porção de sustentação fixada â estrutura de levantamento e abaixamento 21.
As estruturas de levantamento e abaixamento superior e inferior 20, 21 podem se separar e acessar uma a outra, guiando um cilindro 22 disposto para cima e um cilindro 23 disposto para baixo.
Os trilhos 46 são fixados à estrutura giratória 18 de forma que o carro 45 possa ser guiado quando o par de caixas de fundição superior e inferior estiver na horizontal.
Os trilhos 47 para guiar o carro 45 são dispostos nas caixas de fundição superiores 2, 2 e atingem o mesmo nível dos trilhos 46 quando as caixas de fundição superiores 2, 2 movem-se para cima (vide Figuras 5-7).
Uma pluralidade de cilindros 24, 24 para mover a placa de compressão 6 para a frente ou para trás são dispostos na estrutura de levantamento e abaixamento superior 20.
Além disso, uma pluralidade de cilindros 25, 25 para mover a placa de compressão 7 para a frente ou para trás são dispostos na estrutura de levantamento e abaixamento inferior 21.
As estruturas de levantamento e abaixamento superior e inferior 20, 21 possuem, cada uma, uma superfície plana ampla e horizontal de forma a empurrar as caixas de fundição superior e inferior 2, 3. 0 mecanismo de arejamento 11 é disposto na porção superior à esquerda da base 1, e é composto por dois tanques de arejamento 27, 27, O mecanismo de arejamento 11 pode descarregar a areia de fundição nas caixas de fundição superior e inferior independentemente através de ar em baixa pressão (preenchendo com areia de fundição por arejamento). A pressão de ar preferida para arejar a areia de fundição é de 0,05 MPa a 0,18 MPa. Além disso, é possível usar pressão a vácuo para arejar a areia de fundição com os tanques de arejamento se comunicando com a fonte de pressão a vácuo (não mostrada).
Os tanques de arejamento 27, 27 podem ser operados ao mesmo tempo controlando-os simultaneamente com dois controles ou controlando-os com um controle.
No mecanismo de remoção 12, um empurrador 28, que é fixado na extremidade periférica da biela de pistão do cilindro 29, é disposto para baixo e fixado na porção superior da base 1. Este pode ser inserido nas caixas de fundição superior e inferior 2, 3, que se ajustam entre si, e que estão na horizontal, e que podem se mover para cima e para baixo guiando o cilindro 29.
Um elemento de suporte 30 é disposto abaixo do empurrador 28, que suporta os moldes superior e inferior que são removidos das caixas de fundição superior e inferior 2, 3, e que podem se mover para cima e para baixo através de um mecanismo pantográfico guiado por um cilindro 31. A saber, já que o mecanismo pantográfico é usado para mover o elemento de suporte 30, é necessário prover um furo para o mecanismo de remoção 12 (vide Figura 2).
No mecanismo de rotação 13, um eixo de rotação 33 que se estende para cima e para baixo é disposto na base 1 de forma a poder girar. A extremidade periférica do eixo de rotação 33 é conectada a um eixo de saída de um motor 34 fixado à extremidade superior da base 1. O motor 34 pode girar o eixo de rotação 33 180° em sentido horário ou anti-horário.
Um elemento de suporte 35 é disposto na parte superior do eixo de rotação 33. Dois pares de hastes-guias 36, 36 que se estendem para baixo são pendurados a partir do elemento de suporte 35 com um dado intervalo na direção que conecta os lados frontal e o traseiro do mecanismo de rotação 13.
Dois pares de hastes-guias 36, 36 são localizados simetricamente em relação ao eixo de rotação 33.
Os ganchos superiores 37 para pendurar as protuberâncias 2a, 2a da caixa de fundição superior 2 são dispostos de forma a poder deslizar em cada um dos dois pares dos hastes-guias 36, 36.
Os ganchos 37 são fixados à extremidade periférica da biela de pistão de um cilindro 38, disposto verticalmente e conectado ao eixo de rotação 33. Os ganchos 37 podem se mover para cima e para baixo guiando-se o cilindro 38.
Os ganchos inferiores 39 para pendurar as protuberâncias 3a, 3a da caixa de fundição inferior 3 são dispostos nas extremidades inferiores dos dois pares de hastes-guias 36, 36.
Um símbolo 40, mostrado nas figuras, indica um aparelho para retirar os moldes superior e inferior que são removidos das caixas de fundição superior e inferior 2, 3, a partir do elemento de suporte 30.
As Figuras 8-14 mostram um aparelho que usa os pés de compressão segmentados superior e inferior como meios de compressão superior e inferior para moldar os moldes superior e inferior sem caixa de fundição. A diferença entre o aparelho que usa os pés de compressão segmentados superior e inferior como meios de compressão superior e inferior e o que usa as placas de compressão superior e inferior para moldar os moldes superior e inferior sem caixa de fundição é o uso de uma pluralidade de pés de compressão segmentados superior e inferior 6a, 6a, 7a, 7a no lugar da placa de compressão superior e inferior.
Os pés de compressão segmentados superior e inferior 6a, 6a, 7a, 7a podem ser inseridos nas aberturas das caixas de fundição superior e inferior 2, 3, que não possuem placa de ajuste 5 de forma que o pés de compressão segmentados possam ser retirados.
Uma pluralidade de cilindros 24', 24' são dispostos na estrutura de levantamento e abaixamento superior 20 para mover uma placa de compressão superior 6' para a frente e para trás, conforme mostrado na Figura 9. Uma pluralidade de cilindros 25', 25' são dispostos na estrutura de levantamento e abaixamento inferior 21 para mover uma placa de compressão inferior 7' para a frente e para trás.
Uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores 6a, 6a podem se mover para a frente e para trás guiando-se uma pluralidade de cilindros 6b, 6b. Uma pluralidade de pés de compressão segmentados inferiores 7a, 7a podem se mover para a frente e para trás guiando-se uma pluralidade de cilindros 7b, 7b.
As estruturas de levantamento e abaixamento superior e inferior 20, 21 possuem amplas superfícies horizontais planas de forma a permitir que as caixas de fundição superior e inferior 2, 3, que são similares ao aparelho que usa as placas de compressão superior e inferior como meios de compressão superior e inferior para moldar os moldes superior e inferior sem caixa de fundição. A diferença entre o aparelho que usa os pés de compressão segmentados superiores e inferiores como meios de compressão superior e inferior e o que usa as placas de compressão superior e inferior para moldar os moldes superior e inferior sem caixa de fundição é explicada abaixo.
Estes dois aparelhos são compostos pelos mesmos elementos, exceto pelos elementos diferentes explicados acima.
Abaixo, a segunda modalidade do mecanismo de remoção 12, que pode ser instalado em dois tipos de aparelhos para a moldagem dos moldes explicados acima é agora explicada em detalhes com base nas Figuras 15 e 16. A segunda modalidade do mecanismo de remoção é composta de: Um membro se suporte 119 com a configuração de uma placa retangular para suportar os moldes, onde o membro de suporte 119 pode ser levantado, abaixado, e inserido na caixa de fundição inferior 3, um cilindro de ar 120 disposto sob o membro de suporte 119 para levantar e abaixar o membro se suporte 119, uma plataforma de levantamento e abaixamento inferior 121, onde o cilindro de ar inferior 120 é disposto sob a plataforma de levantamento e abaixamento inferior 121, um mecanismo articulado inferior 122 para levantar e abaixar a plataforma de levantamento e abaixamento inferior 121, que é disposto sob a plataforma de levantamento e abaixamento inferior 121, um empurrador 123 disposto sobre o membro se suporte 119, a uma dada distância, que pode se mover para cima e para baixo, e que pode ser inserido na caixa de fundição superior 2, para prensar os moldes, um cilindro hidráulico superior 124 disposto sobre o empurrador 123 para levantar e abaixar o empurrador 123, uma plataforma de levantamento e abaixamento superior 125, onde o cilindro hidráulico superior 124 é disposto sobre a plataforma de levantamento e abaixamento superior 125, e um mecanismo articulado superior 126 disposto sobre a plataforma de levantamento e abaixamento superior 125 para levantar e abaixar a plataforma de levantamento e abaixamento superior 125.
Conforme mostrado na Figura 15, o mecanismo articulado inferior é composto por: uma plataforma-base inferior 127 com superfície horizontal e plana, dois pares de estruturas articuladas principais 128, 128 dispostas entre a superfície superior da plataforma-base inferior 127 e a superfície inferior da plataforma de levantamento e abaixamento inferior 121, e um cilindro 129 disposto na horizontal entre os dois pares de estruturas articuladas principais 128, 128. 0 mecanismo articulado inferior pode levantar e abaixar a plataforma de levantamento e abaixamento inferior 121, guiando o cilindro 129. 0 mecanismo articulado superior 126 também é composto por: uma plataforma-base superior 130 com superfície horizontal e plana, dois pares de estruturas articuladas principais 131, 131 dispostas entre a superfície inferior da plataforma-base superior 130 e a superfície superior da plataforma de levantamento e abaixamento superior 125, e um cilindro 132 disposto na horizontal entre os dois pares de estruturas articuladas principais 131, 131, que são similares ao mecanismo articulado inferior. O mecanismo articulado superior pode levantar e abaixar a plataforma de levantamento e abaixamento superior 125 guiando o cilindro 132.
Nesta modalidade, os mecanismos articulados superior e inferior são usados como mecanismos dobráveis e retráteis superior e inferior. Contudo, os mecanismos dobráveis e retráteis superior e inferior não se limitam aos mecanismos articulados superior e inferior.
Um mecanismo pantográfico pode ser usado como mecanismo dobrável e retrátil.
Os processos para moldar os moldes superior e inferior sem caixa de fundição pelo aparelho que usa as placas de compressão como meios de compressão são explicados agora em detalhes com base na Figura 1.
Primeiramente, a placa de ajuste 5 é inserida entre um par de caixas de fundição superior e inferior 2, 3, que estão na horizontal, guiando-se um cilindro 16 do aparelho de condução 4 de forma que o par de braços 17, 17 possa girar. Em seguida, enquanto a caixa de fundição superior 2 está sendo levemente movida para cima e para baixo guiando-se o cilindro 38, o par de braços 17, 17 é solto do carro 45 guiando-se o cilindro 16 do aparelho de condução 4 de forma que o par de braços 17, 17 possa girar em sentido horário e retorne à posição inicial.
Então, as caixas de fundição superior e inferior 2, 3 acessam uma à outra guiando-se o cilindro 22, que é disposto para cima, e o cilindro 23, que é disposto para baixo, do mecanismo de compressão 9, de forma que as estruturas de levantamento e abaixamento superior e inferior 20, 21 possam acessar uma â outra.
Em seguida, enquanto as caixas de fundição superior e inferior 2, 3 estão mantendo a placa de ajuste 5 entre si, a placa de compressão superior 6 e a placa de compressão inferior 7 são inseridas nas caixas de fundição superior e inferior 2, 3a uma profundidade pré-determinada para definir os espaços de moldagem superior e inferior guiando-se uma pluralidade de cilindros 24, 24, 25, 25 do mecanismo de compressão 9.
Então, o par de caixas de fundição superior e inferior 2, 3 e a placa de ajuste 5 ficam perpendiculares guiando-se o cilindro 10 de forma que o mecanismo de compressão 9 gire em sentido horário sobre um eixo de suporte 8.
As entradas de alimentação de areia de fundição movem-se para cima e entram em contato com as extremidades inferiores dos dois tanques de arejamento 27, 27 do mecanismo de arejamento 11 (vide Figura 4).
Neste caso, enquanto os espaços de moldagem superior e inferior estão sendo definidos, o mecanismo de compressão 9 pode ser girado em sentido horário sobre o eixo de suporte 8 guiando-se o cilindro 10.
Então, os espaços de moldagem superior e inferior são preenchidos com a areia de fundição descarregando-se a areia de fundição pelo mecanismo de arejamento 11 através das entradas de alimentação. A areia de fundição nos espaços de moldagem superior e inferior é comprimida movendo-se as placas de compressão superior e inferior 6, 7 para a frente.
As caixas de fundição superior e inferior e a placa de ajuste são giradas de forma a ficarem na horizontal.
Neste caso, o processo para comprimir a areia de fundição e o processo para girar as caixas de fundição superior e inferior e a placa de ajuste de forma a ficarem na horizontal podem ser executados simultaneamente. Por outro lado, qualquer um deles pode ser executado antes do outro. 0 processo para preencher a areia de fundição e o processo de compressão podem ser executados em duas etapas consecutivas. A saber, os espaços de moldagem superior e inferior são preenchidos com a areia de fundição descarregando-se a areia de fundição pelo mecanismo de arejamento 11 através das entradas de alimentação, e então as placas de compressão superior e inferior 6, 7 são movidas para trás para retrair as placas de compressão 6, 7 para uma posição próxima â abertura de um par de caixas de fundição superior e inferior guiando-se uma pluralidade de cilindros 24, 24, 25, 25.
Em seguida, os espaços de moldagem superior e inferior também são preenchidos com a areia de fundição descarregando-se a areia de fundição pelo mecanismo de arejamento 11 através das entradas de alimentação, e enquanto as caixas de fundição superior e inferior 2, 3 e a placa de ajuste 5 são giradas de forma a ficarem na horizontal, a areia de fundição nos espaços de moldagem superior e inferior é comprimida guiando-se uma pluralidade de cilindros 24, 24, 25, 25 de forma que as placas de compressão superior e inferior 6, 7 movam-se para a frente.
Nos processos de preenchimento e compressão da areia de fundição, as placas de compressão superior e inferior 6, 7 são movidas para trás para retrair as placas de compressão 6, 7 para uma posição próxima à abertura de um par de caixas de fundição superior e inferior, após os espaços de moldagem superior e inferior definidos inserindo-se as placas de compressão superior e inferior 6, 7 nas caixas de fundição superior e inferior 2, 3 serem preenchidos com a areia de fundição.
Contudo, enquanto os espaços de moldagem superior e inferior definidos inserindo-se as placas de compressão superior e inferior 6, 7 nas caixas de fundição superior e inferior 2, 3 estão sendo preenchidos com a areia de fundição, as placas de compressão superior e inferior 6, 7 podem se mover para trás para retrair as placas de compressão 6, 7 para uma posição próxima à abertura de um par de caixas de fundição superior e inferior.
Usando-se um processo em duas etapas para o preenchimento e a compressão da areia de fundição conforme mencionado acima, é possível aumentar a dureza da areia de compressão próximo à abertura das caixas de fundição superior e inferior 2, 3.
Após o processo de preenchimento e compressão da areia de fundição ser completado, as estruturas de levantamento e abaixamento superior e inferior 20, 21 são afastadas guiando-se o cilindro 22, que é disposto para cima, e o cilindro 23, que é disposto para baixo.
Então, a caixa de fundição superior 2, contendo o molde feito comprimindo-se a areia de fundição, é pendurada pelos ganchos superiores 37, e é separada da placa de ajuste 5. A caixa de fundição inferior 3 é posicionada nos ganchos inferiores 39 do mecanismo de rotação 13, e então a placa de ajuste 5, que está localizada entre as caixas de fundição superior e inferior 2, 3 é retirada guiando-se o cilindro 16 de forma que os braços 17, 17 sejam girados.
Em seguida, as caixas de fundição superior e inferior 2, 3 que contém os moldes são movidas para a posição do mecanismo de remoção 12 guiando-se o motor 34 do mecanismo de rotação 13 de forma que o eixo de rotação 33 possa ser girado a um ângulo pré-determinado e, se necessário, após o núcleo ser ajustado, a caixa de fundição superior 2 que contém o molde é ajustada com a caixa de fundição inferior 3 guiando-se o cilindro 38 de forma que a caixa de fundição superior 3, localizada nos ganchos superiores 37, possa descer.
Então, as caixas de fundição superior e inferior 2, 3 que contém os moldes são colocadas na plataforma de suporte 30 guiando-se o cilindro 31 do mecanismo de remoção 12 de forma que a plataforma de suporte possa subir.
Após o empurrador 28 ser colocado sobre a superfície superior da caixa de fundição superior guiando-se o cilindro 29 do mecanismo de remoção 12, os moldes são removidos das caixas de fundição superior e inferior 2, 3 guiando-se o cilindro 31 de forma que o empurrador 28 e a plataforma de suporte 30 possam descer juntos.
Então, os moldes superior e inferior sobre a plataforma de suporte 30 são prensados pelo aparelho para remover o molde inferior 40.
Nos processos acima, enquanto as caixas de fundição superior e inferior 2, 3 são giradas e movidas para a posição do mecanismo de remoção 12, se necessário, após o núcleo ser ajustado no molde que já foi feito, o par de caixas de fundição superior e inferior 2, 3 são ajustadas entre si, e os moldes são removidos das caixas de fundição, em processos semelhantes ao método descrito acima.
Em seguida, os processos para substituir as placas de ajuste do aparelho para moldar os moldes sem caixa de fundição são descritos em detalhes.
Conforme mostrado na Figura 5(a), após as caixas de fundição 2, 2 serem penduradas guiando-se os cilindros 38, 38 do mecanismo de rotação 13 de forma que as caixas de fundição superiores 2, 2 nos ganchos superiores 37, 37 possam subir, o carro 45, com a placa de ajuste 5 (A) sobre o mesmo, é transferido dos trilhos 46 aos trilhos 47 da caixa de fundição superior 2 guiando-se o cilindro 16 do aparelho de condução 4 para que o par de braços 17, 17 possa girar em sentido anti-horário. Então, a placa de ajuste 5 (A) é transferida à caixa de fundição superior 2, localizada à esquerda.
Conforme mostrado na Figura 5(b), enquanto a caixa de fundição superior 2 está sendo levemente movida para cima e para baixo guiando-se o cilindro 38, o par de braços 17, 17 é solto do carro 45 guiando-se o cilindro 16 do aparelho de condução 4 de forma que o par de braços 17, 17 possa girar em sentido horário e retorne â posição inicial. Além disso, o carro 45, com a placa de ajuste 5 (B) sobre o mesmo para ser substituída, que está pendurado nos trilhos dispostos em um aparelho de transferência, e que está aguardando no mecanismo de remoção 12, move-se à posição oposta à dos trilhos 47 da caixa de fundição superior 2, que está à direita do aparelho e que está localizada no mecanismo de remoção 12.
Conforme mostrado na Figura 6(a), o carro 45, disposto na posição oposta à dos trilhos 47 da caixa de fundição superior 2, que está localizada â direita do aparelho, e localizada no mecanismo de remoção 12, é movido manualmente sobre os trilhos 47. A placa de ajuste 5(B), posicionada à direita, é movida à caixa de fundição superior, posicionada â direita, então a placa de ajuste 5 (A) , posicionada no mecanismo de compressão 9, é girada e movida ao mecanismo de remoção 12, e a placa de ajuste 5 (B) , posicionada no mecanismo de compressão 9, é girada e movida ao mecanismo de remoção 12, é girada e movida ao mecanismo de compressão 9 guiando-se o motor 34 do mecanismo de rotação, conforme mostrado na Figura 6(b).
Então, conforme mostrado na Figura 7 (a), um par de braços 17, 17 são conectados ao carro 45 com a placa de ajuste 5(B) sobre o mesmo guiando-se o cilindro 16 de forma que o par de braços 17, 17 possa girar em sentido anti-horário, enquanto a caixa de fundição superior 2 está sendo movida para cima e para baixo a uma pequena distância guiando-se o cilindro 38.
Em seguida, um carro 45 com a placa de ajuste 5 (A) sobre o mesmo é movido dos trilhos 47 da caixa de fundição superior 2 ao lado de fora do aparelho, e o carro 45 com a placa de ajuste 5 (B) é movido dos trilhos 47 da caixa de fundição superior 2 aos trilhos 46 guiando-se o cilindro 16 do aparelho de condução 4 de forma que o par de braços 17, 17 possa girar em sentido horário, e então a placa de ajuste 5 (B) é movida da caixa de fundição superior 2. 0 carro 45, com a placa de ajuste 5 (A) e sendo removido dos trilhos 47, é movido a um lugar próprio por um meio de transferência próprio. Conseqüentemente, o processo para substituir a placa de ajuste 5 está completo.
Os processos para moldar um molde superior e inferior sem caixa de fundição pelo aparelho que usa os pés de compressão segmentados como meios de compressão são explicados em detalhes com base na Figura 8.
Primeiramente, a placa de ajuste 5 é inserida entre o par de caixas de fundição superior e inferior 2, 3 que estão na horizontal, guiando-se o cilindro 16 do aparelho de condução 4 de forma que o par de braços 17, 17 possa girar (vide Figura 9).
Então, as caixas de fundição superior e inferior 2, 3 acessam uma à outra guiando-se o cilindro 22, que é disposto para cima, e o cilindro 23, que é disposto para baixo, do mecanismo de compressão 9, de forma que as estruturas de levantamento e abaixamento superior e inferior 20, 21 possam acessar uma à outra, e guiando-se o cilindro 38 de forma que os ganchos superiores 37 possam descer.
Em seguida, enquanto as caixas de fundição superior e inferior 2, 3 estão mantendo a placa de ajuste 5 entre si, uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a são inseridos nas caixas de fundição superior e inferior a uma profundidade pré-determinada para definir os espaços de moldagem superior e inferior guiando-se uma pluralidade de cilindros 24,24, 25, 25 do mecanismo de compressão 9.
Então, o par de caixas de fundição superior e inferior 2, 3 e a placa de ajuste 5 ficam perpendiculares guiando-se o cilindro 10 de forma que o mecanismo de compressão 9 gire em sentido horário sobre o eixo de suporte 8.
As entradas de alimentação de areia de fundição são movidas para cima e entram em contato com as extremidades inferiores dos dois tanques de arejamento do mecanismo de arejamento 11 (vide Figura 12(a)).
Neste caso, enquanto os espaços de moldagem superior e inferior estão sendo definidos, o mecanismo de compressão 9 pode ser girado em sentido horário sobre o eixo de suporte 8 guiando-se o cilindro 10.
Além disso, após os espaços de moldagem superior e inferior serem definidos, o mecanismo de compressão 9 pode ser girado em sentido horário sobre o eixo de suporte 8 guiando-se o cilindro 10.
Uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a dos meios de compressão superior e inferior são movidos a uma distância pré-determinada de forma que cada uma das respectivas razões de distância entre cada um dos pés segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a e a placa de ajuste 5 antes de comprimir a areia de fundição se torne quase igual àquela de depois da compressão.
Quando, conforme mostrado na Figura 12(b), as distâncias entre uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a e a porção correspondente da placa de ajuste 5 antes de se comprimir a areia de fundição são definidas como "A" e "B", e como mostrado na Figura 12 (c), após a compressão são definidas como "a" e "b", os pés de compressão segmentados 6a, 6a, 7a, 7a são movidos de forma que as razões de "a/A" e "b/B" podem estar fortemente relacionadas a "a/A = b/B". A saber, quando a altura da porção da placa de ajuste é alta, os pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a são movidos de forma que a quantidade de areia de fundição na posição correspondente à porção se torna menor, e quando a altura da porção da placa de ajuste é baixa, eles não são movidos demais, de forma que a quantidade de areia de fundição na posição correspondente da porção se torna maior.
Então, os espaços de moldagem superior e inferior são preenchidos com a areia de fundição descarregando-se a areia de fundição de um mecanismo de arejamento 11 através das entradas de alimentação das caixas de fundição superior e inferior 2, 3. A areia de fundição nos espaços de moldagem superior e inferior é comprimida guiando-se uma pluralidade de cilindros 24, 24, 25, 25 de forma que uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a podem se mover para a frente, enquanto o par de caixas de fundição superior e inferior 2, 3 e a placa de ajuste estão sendo girados de forma a ficar na horizontal.
Em seguida, após uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a serem retraídos guiando-se uma pluralidade de cilindros 24, 24, 25, 25, os pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a são movidos mais para a frente guiando-se os cilindros 24, 24, 25, 25.
Por estes processos, a densidade da areia de fundição dos moldes superior e inferior pode se tornar uniforme, e a superfície da areia de fundição nas caixas de fundição 2, 3 oposta aos pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a também pode se tornar plana (vide Figura 12(c)).
As estruturas de levantamento e abaixamento superior e inferior 20, 21 são separadas uma da outra guiando-se o cilindro 22, disposto para cima, e o cilindro 23, disposto para baixo.
Então, a caixa de fundição superior 2, contendo o molde feito comprimindo-se a areia de fundição, é pendurada pelos ganchos superiores 37, e é separada da placa de ajuste 5 guiando-se o cilindro 38 do mecanismo de rotação 13. A caixa de fundição inferior 3 é posicionada nos ganchos inferiores 39 do mecanismo de rotação 13, e então a placa de ajuste 5, que é localizada entre as caixas de fundição superior e inferior 2, 3, é removida guiando-se o cilindro 16 de forma que os braços 17, 17 possam girar.
Em seguida, as caixas de fundição superior e inferior 2, 3, contendo o molde, são movidas à posição do mecanismo de remoção 12 guiando-se o motor 34 do mecanismo de rotação 13, de forma que eixo de rotação 33 possa girar a um ângulo pré-determinado, e se necessário, após o núcleo estiver ajustado, a caixa de fundição superior 2, contendo o molde, é ajustada à caixa de fundição inferior 3 guiando-se o cilindro 38 de forma que a caixa de fundição superior 2 nos ganchos superiores 37 possa descer (vide Figura 10).
Então, as caixas de fundição superior e inferior 2, 3, contendo o molde, são colocadas sobre a plataforma de suporte 44 guiando-se o cilindro 43 do elemento de suporte 30 de forma que a plataforma de suporte 44 possa subir, e guiando-se o cilindro 31 de forma que a plataforma de suporte 44 na plataforma de levantamento e abaixamento 42 possa subir mais.
Após o empurrador 28 ser colocado sobre a superfície superior da caixa de fundição superior 2 guiando-se o cilindro 29 do mecanismo de remoção 12, os moldes superior e inferior são removidos das caixas de fundição superior e inferior 2, 3 guiando-se o cilindro 31 de forma que o empurrador 28 e a plataforma de suporte 44 possam descer j untos.
Então, os moldes superior e inferior sobre a plataforma de suporte 44 e a plataforma de levantamento e abaixamento 42 são abaixados mais, guiando-se o cilindro 31, e são prensados pelo aparelho para retirar os moldes 40.
Nos processos acima, enquanto as caixas de fundição superior e inferior 2, 3 estão sendo giradas e movidas à posição do mecanismo de remoção 12, se necessário, após o núcleo ser ajustado no molde que já foi feito, o par de caixas de fundição superior e inferior 2, 3 que contém o molde pode ser ajustado entre si, e então os moldes podem ser removidos das caixas de fundição. Este processo é semelhante ao método supracitado.
Nesta modalidade preferida, quando as distâncias entre uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a e a porção correspondente da placa de ajuste 5 antes de se comprimir a areia de fundição são definidas como "A" e "B", e estas após a compressão são definidas como "a" e "b", os pés de compressão segmentados 6a, 6a, 7a, 7a são movidos de forma que as razões de "a/A" e "b/B" podem ter relação próxima a "a/A = b/B", para assim tornar a densidade da areia de fundição dos moldes superior e inferior uniforme, e para fazer com que a superfície da areia de fundição nas caixas de fundição 2, 3 opostas aos pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a também se torne plana.
Contudo, o método para moldar os moldes não se limita a este processo.
Por exemplo, conforme mostrado nas Figuras 13(a) -13 (c), após o espaço entre as placas de ajuste 5 e uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a opostos à placa de ajuste 5 ser formado de modo que a areia de fundição possa fluir facilmente no espaço, os moldes podem ser moldados descarregando-se a areia de fundição no espaço de moldagem através das entradas de alimentação das caixas de fundição superior e inferior 2, 3. É possível reduzir a fricção entre a areia de fundição e uma lateral de um tanque de arejamento injetando-se ar em um bico injetor (especialmente uma garganta de bico injetor) do tanque de arejamento e uma porção onde seja difícil para a areia de fundição fluir para tornar fácil que a areia de fundição flua no espaço entre uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a e a placa de ajuste 5.
Conforme mostrado nas Figuras 14(a)-14(b), o processo abaixo também pode ser aceitável. A saber, após os espaços de moldagem superior e inferior, que são perpendiculares, serem definidos pela placa de ajuste 5, pelas caixas de fundição superior e inferior 2, 3, e por uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a, agindo como meios de compressão superior e inferior, então a areia de fundição é descarregada nos espaços de moldagem superior e inferior através das entradas de alimentação das caixas de fundição superior e inferior 2, 3.
Então a areia de fundição no espaço de moldagem é comprimida guiando-se uma pluralidade de cilindros 6b, 6b, 7b, 7b de forma que uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a possam mover-se para a frente.
Em seguida, após uma pluralidade dos pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a serem retraídos guiando-se uma pluralidade de cilindros 6b, 6b, 7b, 7b, mais areia de fundição é descarregada nos espaços de moldagem superior e inferior através das entradas de alimentação.
Então, as superfícies de compressão de uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a são dispostos em um plano, e a areia de fundição nos espaços de moldagem superior e inferior é comprimida mais guiando-se uma pluralidade de cilindros 19, 19, 20, 20 de forma que uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a possam se mover para a frente juntos.
Além disso, uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a, integrados com alguns de uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores 6a, 6a, 7a, 7a, podem ser usados.
Quando os moldes superior e inferior que não possuem caixa de fundição são moldados pelo aparelho usando o pés de compressão segmentados como meio de compressão para fazer os moldes, o método para substituir a placa de ajuste é o mesmo que o usado na moldagem dos moldes pelo aparelho usando as placas de compressão como meio de compressão.
Abaixo, o método para remover os moldes usando a segunda modalidade do mecanismo de remoção 12 é explicado em detalhes com base nas Figuras 15-20.
Após a areia de fundição nos espaços de fundição superior e inferior ser comprimida, as estruturas de levantamento e abaixamento superior e inferior 20, 21 são separadas uma da outra, e a caixa de fundição superior contendo o molde feito comprimindo-se a areia de fundição é levantada usando-se os ganchos 37 e guiando-se o cilindro 38 do mecanismo de rotação 13, e é separada da placa de ajuste 5.
Então, a caixa de fundição inferior 3 ê colocada nos ganchos inferiores 39 do mecanismo de rotação 13, e a placa de ajuste 5 é removida da área entre as caixas de fundição superior e inferior 2, 3.
Em seguida, as caixas de fundição superior e inferior 2, 3, contendo o molde, são movidas ao mecanismo de remoção 12 guiando-se o motor 34 do mecanismo de rotação 13 de forma que o eixo de rotação 33 possa girar em um ângulo pré-determinado. Se necessário, após o núcleo ser ajustado no molde, a caixa de fundição superior 2 nos ganchos superiores 37 é abaixada e ajustada â caixa de fundição inferior 3.
Então, após as caixas de fundição superior e inferior 2, 3 serem mantidas entre as plataformas de levantamento e abaixamento superior e inferior 125, 121 guiando-se os cilindros 132, 129 do mecanismo articulado superior e inferior 126, 122 de forma que as plataformas de levantamento e abaixamento superior e inferior 125, 121 possam acessar uma à outra conforme mostrado na Figura 18 (a), o elemento de suporte 119 entra em contato com a superfície inferior do molde inferior guiando o cilindro de ar 120 conforme mostrado na Figura 18(b).
Em seguida, após o empurrador 123 entrar em contato com a superfície superior do molde superior guiando-se o cilindro hidráulico 124 conforme mostrado na Figura 19(a), o empurrador 123 e o elemento de suporte 119 são abaixados guiando-se o cilindro hidráulico 124 e o cilindro de ar 120 juntos, conforme mostrado na Figura 19(b).
Então, as plataformas de levantamento e abaixamento superior e inferior 125, 121 são separadas guiando-se os cilindros 132, 129 dos mecanismos articulados superior e inferior 126, 122. Os moldes superior e inferior "A" e "B" podem ser removidos das caixas de fundição superior e inferior 2, 3 por estes processos.
Nestes processos, enquanto as caixas de fundição superior e inferior 2, 3 que contém o molde estão sendo giradas e movidas ao mecanismo de remoção 12, então, se for necessário, após o núcleo estar ajustado no molde, um par de caixas de fundição superior e inferior 2, 3 contendo o molde pode ser ajustado, e então os moldes podem ser removidos das mesmas.
Breve Descrição dos Desenhos A Figura 1 mostra uma visão superior e uma visão em corte parcial de um aparelho para moldar um molde de uma modalidade preferida da invenção, usando uma placa de compressão como meio de compressão. A Figura 2 mostra uma seção A-A, e a condição de se manter a placa de ajuste 5 entre as caixas de fundição superior e inferior 2, 3. A Figura 3 mostra uma visão em plano da Figura 1. A Figura 4 mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para se moldar um molde, e a condição na qual a areia de fundição é descarregada nas caixas de fundição superior e inferior pelo aparelho mostrado na Figura 1. A Figura 5 (a) mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para substituição de uma placa de ajuste usando o aparelho mostrado na Figura 1, e consiste em uma visão em plano localizada na parte superior de uma visão superior localizada na parte inferior. A Figura 5 (b) mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para substituir uma placa de ajuste usando o aparelho mostrado na Figura 1, e consiste em uma visão em plano localizada na parte superior e uma visão superior localizada na parte inferior. A Figura 6 (a) mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para substituir uma placa de ajuste usando o aparelho mostrado na Figura 1, e consiste em uma visão em plano localizada na parte superior e uma visão superior localizada na parte inferior. A Figura 6 (b) mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para substituir uma placa de ajuste usando o aparelho mostrado na Figura 1, e consiste em uma visão em plano localizada na parte superior e uma visão superior localizada na parte inferior. A Figura 7 (a) mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para substituir uma placa de ajuste usando o aparelho mostrado na Figura 1, e consiste em uma visão em plano localizada na parte superior e uma visão superior localizada na parte inferior. A Figura 7 (b) mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para substituir uma placa de ajuste usando o aparelho mostrado na Figura 1, e consiste em uma visão em plano localizada na parte superior e uma visão superior localizada na parte inferior. A Figura 8 mostra uma visão superior de um aparelho para moldar um molde da modalidade preferida da invenção usando pés de compressão segmentados como meios de compressão. A Figura 9 mostra uma visão em seção parcial da Figura 8. A Figura 10 mostra uma visão em seção A-A da Figura 8. A Figura 11 mostra uma visão em plano e uma visão em seção parcial da Figura 8. A Figura 12 mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para moldar o molde por um aparelho para moldar os moldes superior e inferior, que não possui caixa de fundição, mostrado na Figura 8. A Figura 13 mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para moldar o molde por um aparelho para moldar os moldes superior e inferior. Ela não mostra a caixa de fundição mostrada na Figura 8. A Figura 14 mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para moldar o molde por um aparelho para moldar os moldes superior e inferior. Ela não mostra a caixa de fundição mostrada na Figura 8. A Figura 15 mostra a segunda modalidade de um mecanismo de remoção para remover um molde de uma caixa de fundição, e indica uma visão lateral pela direita. A Figura 16 mostra uma visão superior de um aparelho para moldar os moldes superior e inferior, que não possui caixa de fundição, usando a segunda modalidade de um mecanismo de remoção para remover um molde de uma caixa de fundição, e indica a visão lateral pela direita. A Figura 17 mostra uma visão lateral pela direita da Figura 16. A Figura 18 (a) mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para se remover um molde superior e um inferior de um par de caixas de fundição superior e inferior contendo um molde pelo mecanismo de remoção mostrado na Figura 15, e uma visão lateral pela direita. A Figura 18(b) mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para se remover um molde superior e uma inferior de um par de caixas de fundição superior e inferior contendo um molde pelo mecanismo de remoção mostrado na Figura 15, e uma visão lateral pela direita. A Figura 19(a) mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para se remover um molde superior e um inferior de um par de caixas de fundição superior e inferior contendo um molde pelo mecanismo de remoção mostrado na Figura 15, e uma visão lateral pela direita. A Figura 19(b) mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para se remover um molde superior e um inferior de um par de caixas de fundição superior e inferior contendo um molde pelo mecanismo de remoção mostrado na Figura 15, e uma visão lateral pela direita. A Figura 20 mostra uma visão operacional indicando alguns dos processos para se remover um molde superior e um inferior de um par de caixas de fundição superior e inferior contendo um molde pelo mecanismo de remoção mostrado na Figura 15, e uma visão lateral pela direita e uma visão superior.

Claims (16)

1. Método para moldar um molde superior e um molde inferior sem caixa de fundição e que se ajustam entre si, caracterizado por compreender: um processo para colocar e manter uma placa de ajuste (5) entre caixas de fundição superior (2) e inferior (3) com entradas para areia de fundição e que são horizontais e para manter a placa de ajuste (5), um processo de definição para definir espaços de moldagem superior e inferior inserindo-se meios de compressão superior e inferior em aberturas de um par de caixas de fundição superior (2) e inferior (3) sem placa de ajuste (5), um processo de rotação e movimentação para girar o par de caixas de fundição superior (2) e inferior (3) e a placa de ajuste (5) de forma a ficarem posicionadas perpendicularmente, e para movê-las de forma que as entradas de alimentação das caixas de fundição superior (2) e inferior (3) movam-se para cima, um processo de preenchimento para preencher os espaços de moldagem superior e inferior com a areia de fundição através das entradas de alimentação das caixas de fundição superior (2) e inferior (3), um processo de compressão para comprimir a areia de fundição dos espaços de moldagem superior e inferior fazendo com que os meios de compressão superior e inferior se aproximem mais um do outro, um processo de rotação para girar o par de caixas de fundição superior (2) e inferior (3) e a placa de ajuste (5) de forma a ficarem posicionados horizontalmente, um processo de remoção para remover a placa de ajuste disposta entre as caixas de fundição superior e inferior após a separação das caixas de fundição superior e inferior contendo um molde da placa de ajuste, no qual, enquanto os processos anteriores estão sendo executados, o núcleo é instalado entre os moldes superior e inferior, se necessário, as caixas de fundição superior e inferior contendo o molde são ajustadas entre si, e os moldes são removidos de um par de caixas de fundição superior e inferior que são ajustadas entre si, em que o processo de definição para definir espaços de moldagem superior e inferior inserindo-se meios de compressão superior e inferior em aberturas de um par de caixas de fundição superior (2) e inferior (3) sem placa de ajuste (5), e o processo de rotação e movimentação para girar o par de caixas de fundição superior (2) e inferior (3) e a placa de ajuste (5) de forma a ficarem posicionadas perpendicularmente, e para movê-las de forma que as entradas de alimentação das caixas de fundição superior (2) e inferior (3) movam-se para cima, são realizados simultaneamente.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do processo de compressão para comprimir a areia de fundição dos espaços de moldagem superior e inferior fazendo com que os meios de compressão superior e inferior se aproximem mais um do outro, e do processo de rotação para girar o par de caixas de fundição superior (2) e inferior (3) e a placa de ajuste (5) de forma que sejam posicionadas horizontalmente, serem executados simultaneamente.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma placa de compressão superior (6) e uma inferior (7) são apresentadas como meios de compressão superior e inferior.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato dos pés de compressão segmentados superior e inferior serem apresentados como meios de compressão superior e inferior.
5. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de após o processo de preenchimento para preencher os espaços de moldagem superior e inferior com a areia de fundição através das aberturas de alimentação das caixas de fundição superior (2) e inferior (3) estar completo, este também compreende: a) um processo para afastar mais a placa de compressão superior (6) da placa de compressão inferior (7) a uma distância pré-determinada, e b) um processo de preenchimento para preencher os espaços de moldagem superior e inferior com a areia de fundição adicional através das entradas de alimentação das caixas de fundição superior (2) e inferior (3) .
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de: a) o processo para afastar mais a placa de compressão superior (6) da placa de compressão inferior (7) a uma distância pré-determinada, e b) o processo de preenchimento para preencher os espaços de moldagem superior e inferior com a areia de fundição adicional através das entradas de alimentação das caixas de fundição superior (2) e inferior (3) serem executados simultaneamente.
7. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de: o processo de definição para definir espaços de moldagem superior e inferior inserindo-se os meios de compressão superior e inferior em aberturas de um par de caixas de fundição superior (2) e inferior (3) sem placa de ajuste (5) também incluir um processo de ajuste para ajustar a distância entre o padrão da placa de ajuste (5) e cada um de uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores de forma que cada razão da distância após a compressão e a de antes da compressão seja igual.
8. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato do processo de definição para definir espaços de moldagem superior e inferior inserindo-se os meios de compressão superior e inferior em aberturas de um par de caixas de fundição superior (2) e inferior (3) sem placa de ajuste (5) também incluir um processo de formação para formar o espaço de moldagem definido pelo padrão da placa de ajuste (5) e cada um de uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores de forma que a areia de fundição possa fluir facilmente no espaço de moldagem.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato do processo de formação para formar o espaço de moldagem definido pelo padrão da placa de ajuste (5) e cada um de uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores de forma que a areia de fundição possa fluir facilmente no espaço de moldagem também incluir um processo de redução para reduzir a fricção entre a areia de fundição e uma lateral de um tanque de arejamento (27) injetando-se ar em um bico injetor do tanque de arejamento (27) e uma porção onde é difícil para a areia de fundição fluir.
10. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato do processo de preenchimento para preencher os espaços de moldagem superior e inferior com a areia de fundição através das entradas de alimentação das caixas de fundição superior (2) e inferior (3) e do processo de compressão para comprimir a areia de fundição dos espaços de moldagem superior e inferior fazendo-se com que os meios de compressão superior e inferior se aproximem mais um do outro também incluírem: a) um primeiro processo de preenchimento para preencher os espaços de moldagem superior e inferior definidos pelas caixas de fundição superior (2) e inferior (3), os meios de compressão superior e inferior, e a placa de ajuste (5), que estão perpendiculares, com a areia de fundição através das entradas de alimentação das caixas de fundição superior (2) e inferior (3), b) um primeiro processo de compressão para comprimir a areia de fundição dos espaços de moldagem superior e inferior fazendo com que uma pluralidade de pés de compressão segmentados superiores e inferiores dos meios de compressão superior e inferior se aproximem mais um do outro, c) um segundo processo de preenchimento para preencher os espaços de moldagem superior e inferior com a areia de fundição adicional através das entradas de alimentação das caixas de fundição superior (2) e inferior (3) após o processo de retração para retrair os pés de compressão segmentados superiores e inferiores, e d) um segundo processo de compressão para comprimir a areia de fundição dos espaços de moldagem superior e inferior fazendo com que os pés de compressão segmentados superiores e inferiores, cujas superfícies estão dispostas em um plano, se aproximem um do outro simultaneamente.
11. Aparelho para moldar um molde superior e um inferior que se ajustam e que não possuem caixa de fundição, caracterizado por compreender: dois pares de caixas de fundição superior (2) e inferior (3) , cada uma tendo aberturas de alimentação dispostas nas suas laterais para areia de fundição, uma placa de ajuste (5) disposta entre um dos dois pares de caixas de fundição superior (2) e inferior (3) de forma que a placa de ajuste (5) possa ser inserida e retirada entre um dos dois pares de caixas de fundição superior (2) e inferior (3) por um aparelho condutor (4), um mecanismo de compressão (9) para comprimir a areia de fundição, que suporte um par de caixas de fundição superior (2) e inferior (3) com a placa de ajuste (5) entre as caixas de fundição superior (2) e inferior (3), que suporta os meios de compressão superior e inferior inseridos em aberturas das caixas de fundição superior (2) e inferior (3) sem placa de ajuste (5) para que os meios de compressão possam ser retirados, e que podem girar em sentido horário ou anti-horário em um plano perpendicular sobre um eixo de suporte (8) de forma que o par de caixas de fundição superior (2) e inferior (3) com placa de ajuste (5) entre as caixas de fundição superior (2) e inferior (3) podem ficar perpendiculares e na horizontal, um mecanismo de condução para girar o mecanismo de compressão (9) em sentido horário ou anti-horário, um mecanismo de arejamento (11) para descarregar a areia de fundição nas caixas de fundição superior (2) e inferior (3), que estão ambos perpendiculares, através de um mecanismo de condução, através da entrada de alimentação, um mecanismo de remoção (12) para remover um molde superior e um inferior de um par de caixas de fundição superior (2) e inferior (3) contendo um molde, e ajustadas entre si, e que estão na horizontal, e um mecanismo de rotação (13) para girar alternada e intermitentemente os dois pares de caixas de fundição superior (2) e inferior (3), que estão na horizontal, entre o mecanismo de compressão (9), que está na horizontal, e o mecanismo de remoção (12), e para levantar e abaixar a caixa de fundição superior (2).
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato das placas de compressão superior (6) e inferior (7) serem apresentadas como meios de compressão superior e inferior.
13. Aparelho, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato dos pés de compressão segmentados superiores e inferiores serem apresentados como meios de compressão superior e inferior.
14. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11, 12 e 13, caracterizado pelo fato do mecanismo de remoção (12) para remover um molde superior e um inferior ser composto de: a) um elemento de suporte (119) para suportar os moldes, cujo elemento de suporte possui uma placa retangular, pode ser levantado e abaixado, e pode ser inserido na caixa de fundição inferior (3), b) um cilindro de fluido inferior (120) disposto sob o elemento de suporte (119) para levantar e abaixar o elemento de suporte (119), c) uma plataforma de levantamento e abaixamento inferior (121), na qual o cilindro de fluido inferior (120) é disposto sob a plataforma de levantamento e abaixamento inferior (121), d) um mecanismo dobrável e retrátil inferior (122) para levantar e abaixar a plataforma de levantamento e abaixamento inferior (121), que é disposto sob a plataforma de levantamento e abaixamento inferior (121), e) um elemento de compressão (123) para prensar os moldes, cujo elemento de compressão (123) possui uma placa retangular, é disposto sobre o elemento de suporte (119) a uma dada distância do mesmo, e pode ser movido para cima e para baixo e inserido na caixa de fundição superior (2), f) um cilindro de fluido superior (124) disposto sobre o elemento de compressão (123) para levantar e abaixar o elemento de compressão (123), g) uma plataforma de levantamento e abaixamento superior (125), na qual o cilindro de fluido superior (124) é disposto sobre a plataforma de levantamento e abaixamento superior (125), e h) um mecanismo dobrável e retrátil superior (126) para levantar e abaixar a plataforma de levantamento e abaixamento superior (125), que é disposto sobre a plataforma de levantamento e abaixamento superior (125) .
15. Aparelho, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato dos mecanismos dobráveis e retráteis superior (125) e inferior (122) do mecanismo de remoção (12) serem um mecanismo articulado ou um mecanismo pantográfico.
16. Aparelho, de acordo com a reivindicação 14 ou 15, caracterizado pelo fato dos cilindros de liquido superior (124) e inferior (120) do mecanismo de remoção (12) serem um cilindro hidráulico e um cilindro pneumático, respectivamente.
BRPI0417620-0A 2003-12-18 2004-12-17 Método e aparelho para moldar um molde superior e um molde inferior sem caixa de fundição e que se ajustam entre si BRPI0417620B1 (pt)

Applications Claiming Priority (9)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2003420273 2003-12-18
JP2003-420266 2003-12-18
JP2003-420273 2003-12-18
JP2003420266 2003-12-18
JP2004-132346 2004-04-28
JP2004132346 2004-04-28
JP2004332788 2004-11-17
JP2004-332788 2004-11-17
PCT/JP2004/018887 WO2005058528A1 (ja) 2003-12-18 2004-12-17 鋳枠無し上・下鋳型の造型方法、その装置及びマッチプレートの交換方法

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0417620A BRPI0417620A (pt) 2007-04-10
BRPI0417620B1 true BRPI0417620B1 (pt) 2015-06-16

Family

ID=34705213

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0417620-0A BRPI0417620B1 (pt) 2003-12-18 2004-12-17 Método e aparelho para moldar um molde superior e um molde inferior sem caixa de fundição e que se ajustam entre si

Country Status (11)

Country Link
US (1) US7654302B2 (pt)
EP (1) EP1695776B1 (pt)
JP (1) JP4281742B2 (pt)
KR (1) KR100895356B1 (pt)
AT (1) ATE490828T1 (pt)
BR (1) BRPI0417620B1 (pt)
DE (1) DE602004030478D1 (pt)
DK (1) DK1695776T3 (pt)
PL (1) PL1695776T3 (pt)
TW (1) TW200536634A (pt)
WO (1) WO2005058528A1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2006312170A (ja) * 2005-05-06 2006-11-16 Sintokogio Ltd 鋳枠無し上・下鋳型の造型装置におけるマッチプレートの交換方法
JP4374619B2 (ja) * 2005-05-10 2009-12-02 新東工業株式会社 鋳枠無し上・下鋳型の造型方法
JP2006326590A (ja) * 2005-05-23 2006-12-07 Sintokogio Ltd 鋳型造型装置の遠隔監視システム
WO2006134770A1 (ja) 2005-06-13 2006-12-21 Sintokogio, Ltd. 鋳枠無し上鋳型および下鋳型の造型装置
CN100589899C (zh) * 2005-06-13 2010-02-17 新东工业株式会社 无砂箱的上下铸型的造型装置
JP4221731B2 (ja) * 2006-12-06 2009-02-12 新東工業株式会社 上下鋳型造型装置
EP1837099A3 (en) * 2006-12-06 2008-01-02 Sintokogio, Ltd. Moulding machine for making an upper and a lower mould and method for operating said machine
EP1930101B1 (en) 2006-12-06 2017-04-19 Sintokogio, Ltd. Molding machine
ES2347083T3 (es) 2006-12-18 2010-10-25 Sintokogio, Ltd. Maquina de moldeo.
TR201904582T4 (tr) * 2007-01-15 2019-05-21 Sintokogio Ltd Kalıplama makinesi ve kalıplama yöntemi.
US7762307B2 (en) 2007-01-16 2010-07-27 Sintokogio Ltd. Sand-introducing device using air, and method and apparatus for producing a mold
DE602007009594D1 (de) * 2007-05-25 2010-11-18 Sintokogio Ltd Kastenlose Formmaschine
US20080185117A1 (en) * 2007-10-11 2008-08-07 Sintokogio, Ltd. A core-setting apparatus used for a molding apparatus and a method for setting a core
ATE545471T1 (de) * 2007-11-28 2012-03-15 Sintokogio Ltd Kerneinstellungsverfahren und -vorrichtung für eine maschine zur herstellung
MX2012012696A (es) 2010-07-23 2012-12-17 Sintokogio Ltd Un metodo de moldeo sin caja y una maquina de moldear sin caja.
EP2777844B1 (en) 2012-01-20 2017-06-14 Sintokogio, Ltd. Flaskless mold making device, flaskless mold making method, and sand receiving device
CN103817294B (zh) * 2014-03-07 2016-03-30 南京亚力电气有限公司 喷砂方便,取放模具省力的水平分型脱箱造型机
CN109108236A (zh) * 2018-11-08 2019-01-01 安徽新宁装备股份有限公司 一种造型机

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3589432A (en) * 1967-10-02 1971-06-29 Sherwin Williams Co Match plate foundry molding machine
JPS5645252A (en) 1979-09-17 1981-04-24 Toyoda Autom Loom Works Ltd Pattern exchanging method in flaskless mold molding machine and its device
JPS56119645A (en) 1980-02-23 1981-09-19 Sintokogio Ltd Molding method for flaskless type horizontal split molds and its device
DK159600C (da) * 1981-02-20 1991-04-29 Dansk Ind Syndikat Anlaeg til fremstilling af lodret delte stoebeforme bestaaende af kasseloese formparter og med udstyr til modelpladeskift.
JPS5973148A (ja) * 1982-10-19 1984-04-25 Toyoda Autom Loom Works Ltd 無枠式鋳型造型装置
JPH0673514B2 (ja) 1985-07-16 1994-09-21 松下電器産業株式会社 食器洗浄方法
US4791974A (en) * 1987-05-18 1988-12-20 Dansk Industri Syndikat A/S Method and an apparatus for producing shaped bodies from particulate material
JPH03243243A (ja) 1990-02-17 1991-10-30 Sintokogio Ltd 無枠鋳型造型設備
JP2772859B2 (ja) * 1990-07-27 1998-07-09 新東工業株式会社 無枠鋳型造型機
AU2412299A (en) 1999-02-23 2000-09-14 Disa Industries A/S Machine for producing flaskless moulds
JP3413798B2 (ja) * 2000-01-14 2003-06-09 新東工業株式会社 枠付造型装置の造型方法及び造型システム
BR0106085A (pt) * 2000-04-21 2002-03-05 Sintokogio Ltd Máquina de moldagem e transportador de molde usado para a mesma

Also Published As

Publication number Publication date
US7654302B2 (en) 2010-02-02
EP1695776A1 (en) 2006-08-30
JP4281742B2 (ja) 2009-06-17
BRPI0417620A (pt) 2007-04-10
JPWO2005058528A1 (ja) 2007-12-13
ATE490828T1 (de) 2010-12-15
PL1695776T3 (pl) 2011-05-31
KR20060127045A (ko) 2006-12-11
US20070151694A1 (en) 2007-07-05
EP1695776B1 (en) 2010-12-08
TW200536634A (en) 2005-11-16
EP1695776A4 (en) 2007-06-06
DE602004030478D1 (de) 2011-01-20
KR100895356B1 (ko) 2009-04-29
DK1695776T3 (da) 2011-03-14
WO2005058528A1 (ja) 2005-06-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0417620B1 (pt) Método e aparelho para moldar um molde superior e um molde inferior sem caixa de fundição e que se ajustam entre si
KR101086998B1 (ko) 주형틀 유닛, 상·하 주형조형장치, 및 주조라인
US5846576A (en) Apparatus for the production of shaped bricks
US8056605B2 (en) Flaskless molding method
US8011415B2 (en) Flaskless molding apparatus for an upper and a lower mold
US7654303B2 (en) Method and apparatus for molding an upper and a lower mold having no flask
EP1857200B1 (en) Flaskless molding machine
BRPI0610899A2 (pt) método de trocar uma placa de ajuste em um aparelho de moldagem sem caixa para um molde superior e um molde inferior
CN116945448A (zh) 一种活性炭水凝胶敷料加工装置
CN215144494U (zh) 一种砂型造型机用双工位旋转机构
CN100534666C (zh) 无砂箱的上下铸模的制造方法及装置,以及双面模板的交换方法
RU2324568C2 (ru) Способ и устройство для формирования верхней и нижней частей безопочной литейной формы и способ замены используемой для этого двухсторонней модельной плиты
CN216758050U (zh) 一种注蜡机节能型驱动系统
CN218080263U (zh) 一种精铸蜡模快速脱模结构
CN221754669U (zh) 铸造用压实造型设备
CN218361941U (zh) 一种铸造加工用造型机
CN113103485A (zh) 一种变压器配件圆柱复合支柱绝缘子成型模具
JP2006312177A (ja) 上・下鋳型の上・下鋳枠からの抜出し装置
JP2001321889A (ja) 枠付砂鋳型の造型装置及びパタ−ンキャリア

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/06/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2610 DE 12-01-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.