BRPI0403223B1 - Bloco de cilindro para motor de combustão interna - Google Patents

Bloco de cilindro para motor de combustão interna Download PDF

Info

Publication number
BRPI0403223B1
BRPI0403223B1 BRPI0403223-3A BRPI0403223A BRPI0403223B1 BR PI0403223 B1 BRPI0403223 B1 BR PI0403223B1 BR PI0403223 A BRPI0403223 A BR PI0403223A BR PI0403223 B1 BRPI0403223 B1 BR PI0403223B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cylinder block
parts
thick
sleeve
castings
Prior art date
Application number
BRPI0403223-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Takashi Kanbe
Fuminori Mizutani
Shuji Kobayashi
Original Assignee
Honda Motor Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co., Ltd filed Critical Honda Motor Co., Ltd
Publication of BRPI0403223A publication Critical patent/BRPI0403223A/pt
Publication of BRPI0403223B1 publication Critical patent/BRPI0403223B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Cylinder Crankcases Of Internal Combustion Engines (AREA)

Abstract

"BLOCO DE CILINDROS PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA". Em um bloco de cilindros de liga leve tendo uma luva integralmente fundida no mesmo, para resolver as diferenças em tempo de solidificação das partes fundidas com paredes espessas, largas e leves no momento da fundição assegurando uma espessura de parede uniforme das partes fundidas com paredes espessas do bloco de cilindros e assim assegurar a uniformidade de forças para prender a luva. Uma luva de ferro 2 é integralmente fundida em um bloco de cilindros de lugar de alumínio 1. As partes fundidas de alumínio circundando e retendo a periferia externa 2a da luva são fornecidos com furos de parafuso 3a a 3d usados para prender o bloco de cilindro 1. As partes de conexão conectando entre as partes em torno dos furos de parafuso 3a a 3d e as partes em torno da periferia externa 2a da luva são definidas como partes de conexão fundidas com paredes espessas, largas e leves 6a a 6d. As partes para redução de peso 8a a 8d são formadas nas partes de conexão fundidas com paredes espessas, largas e leves 8a a 8d são formadas nas partes de conexão fundidas com paredes espessas 6a a 6d, pelas (...).

Description

CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a um bloco de cilindro para um motor de combustão interna, mais particularmente, a uma tecnologia aperfeiçoada para um bloco de cilindro para um motor de combustão interna resfriado a ar com um objetivo de aliviar tensões térmicas em um bloco de cilindro de liga de alumínio tendo uma luva de ferro integralmente fundida no mesmo.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
[002] Os blocos de cilindros para um motor de combustão interna possuem em geral um formato externo como mostrado em uma vista em perspectiva na Figura 7. Muitos deles são fabricados fundindo integralmente no mesmo uma luva de ferro (ferro fundido) tendo uma seção transversal no formato de um círculo perfeito, junto com uma liga leve tal como uma liga de alumínio, ou prensando uma luva de ferro (ferro fundido) dentro de um bloco de cilindro, que é fundido de uma liga leve tal como liga de alumínio. Em muitos destes blocos de cilindros, não é necessariamente dada a consideração devido a uma espessura uniforme em vista de efeitos térmicos nas partes fundidas de liga leve em torno da periferia da luva que circundam e prendem a luva de ferro.
[003] Em geral, as partes em torno de furos de parafusos de fixação no bloco de cilindro fornecidas para fixar o bloco de cilindro em um cárter e um cabeçote de cilindro, devem ser partes fundidas com paredes espessas devido à demanda por rigidez maior para fixação. Particularmente, um bloco de cilindro, que tem uma construção onde as localizações de fixação dos furos de parafuso estão afastadas da periferia externa da luva, tende a ter partes de fundição largas e espessas em torno dos furos de parafuso, resultando em espessuras muito dife- rentes das partes de fundição de liga leve em torno da luva dependendo da localização (ver Modelo de Utilidade japonês N° 62-175249 (página 1, figura 1)).
[004] Sob as circunstâncias, havia um exemplo em que, um bloco de cilindro cujo corpo de cilindro de liga leve tem, fundida no mesmo, uma luva de cilindro de ferro fundido, as partes de saliência se projetam da periferia externa da luva de cilindro de ferro fundido, e os furos de parafuso para fixar o bloco de cilindro são formados nas partes de saliência. Naquele exemplo, a rigidez das partes em torno da fixação dos furos de parafuso é reforçada, permitindo, assim, que a periferia externa da luva e a fixação dos furos de parafuso sejam dispostas mais perto uma da outra. Como resultado, as partes fundidas de paredes espessas e largas são reduzidas (ver Modelo de Utilidade japonês N° 63-119849 (páginas 1-2, figuras 1-2)).
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO Problemas a serem Solucionados pela Invenção
[005] Em um bloco de cilindro 01 de acordo com a invenção descrita na Literatura de Patente 1 mostrada na Figura 5, uma luva 02 é pressionada no bloco de cilindro 01, que é fundido de uma liga leve. As localizações de fixação dos furos de parafuso 3a a 3d estão afastadas de uma periferia externa 02a da luva 02. Em tal bloco de cilindro 01, as espessuras das partes fundidas que são feitas de uma liga leve tal como liga de alumínio e cobrem a periferia externa da luva 02a, como mostrada na Figura, são notavelmente grandes em partes em torno da fixação dos furos de parafuso 03a a 03d, desse modo formando partes fundidas com paredes espessas 04a a 04b. Adicionalmente, as partes fundidas se conectando entre as partes fundidas com paredes espessas 04a a 04d em torno da fixação dos furos de parafuso 03a a 03d e a periferia externa 02a da luva também formam partes de conexão fundidas com paredes espessas 06a a 06d.
[006] Na fundição de um bloco de cilindro feito de uma liga leve, a presença das partes fundidas com paredes espessas e largas acima descritas causa espessuras variadas nas partes fundidas de liga leve feitas de alumínio ou similar que circundam e prendem a periferia externa da luva, e desigualdade aumentada nas espessuras das partes fundidas causa diferenças aumentadas no tempo de solidificação das partes fundidas de liga leve feitas de alumínio ou similar no momento de fundição do bloco de cilindro. As diferenças aumentadas no tempo de solidificação resultam em cavidades de contração nas partes fundidas com paredes espessas nas partes fundidas de liga leve devido à contração, levando a tensões térmicas. Então, forças desiguais atuam na luva cuja periferia externa é circundada e mantida pelas partes fun-didas de liga leve, pelas quais a luva é adversamente afetada. Particu-larmente, em cilindros onde a luva feita de ferro (ferro fundido) e similar é integralmente fundida, tais efeitos são tão grandes que as forças desiguais que circundam e retêm a luva podem aumentar as tensões no diâmetro interno do cilindro sob condições de alta temperatura durante a operação do motor ou similar.
[007] Embora não seja certo se ou não a invenção descrita na Literatura de Patente 2 inclui um ponto de vista de remover efeitos adversos devido à presença das partes fundidas com paredes espessas e largas acima mencionadas, uma estrutura do bloco de cilindro 01 mostrada na Figura 6 é descrita na Literatura de Patente 2. Na estrutura, as partes de saliência 04a a 04d, respectivamente, tendo os furos de parafuso 03a a 03d para fixar o bloco de cilindro 01, são formadas em torno da periferia externa da luva fundida 02 feita de ferro fundido para assegurar a rigidez das partes em torno dos furos de parafuso 03a a 03d e permitir que os furos de parafuso 03a a 03d e a periferia externa 02a da luva sejam dispostos mais perto um do outro. Como resultado, as larguras e espessuras das partes fundidas são reduzi- das. No entanto, no bloco de cilindro 1, a luva 2 é exigida para ter uma estrutura especial em que a luva 2 é fornecida com as partes de saliência 04a a 04d para fixar os furos de parafuso 03a a 03d.
[008] Na situação acima descrita, baseado em um bloco de cilindro feito de uma liga leve, tal como uma liga de alumínio, tendo uma luva de ferro (ferro fundido) integralmente fundida no mesmo, desejou- se desenvolver o bloco de cilindro que facilita os processos de fundição por mudanças simples em construção; resolve as diferenças no tempo de solidificação da liga fundida no trabalho de fundição; circunda e prende a luva fundida com forças uniformes sem tensões térmicas devido à fundição; e não causa deformação de um diâmetro do cilindro sob condições de alta temperatura durante a operação de motor.
Meios para Solucionar Problemas
[009] A presente invenção refere-se a uma estrutura aperfeiçoada de um bloco de cilindro para um motor de combustão interna para resolver os problemas precedentes, e é caracterizada pelo fato de que, em um bloco de cilindro para um motor de combustão interna tendo uma luva de cilindro de ferro integralmente fundida no mesmo, as partes de alívio são fornecidas nas partes de conexão largas e espessas conectadas entre as partes fundidas com paredes espessas e largas em torno dos furos de parafuso fixando o bloco de cilindro e as partes fundidas com paredes espessas em torno da periferia externa da luva; as partes de alívio são furos de alívio; e as partes de alívio são formadas pelas partes de conexão fundidas com paredes espessas e largas a partir de uma direção transversa.
EFEITOS DA INVENÇÃO
[0010] A invenção de acordo com a reivindicação 1 da presente invenção fornece partes de alívio nas partes de conexão fundidas com paredes espessas e largas conectadas entre as partes fundidas com paredes espessas e largas em torno dos furos de parafuso de fixação de bloco de cilindro e as partes fundidas com paredes espessas em torno da periferia externa da luva. Consequentemente, é possível assegurar uma espessura de parede uniforme das partes fundidas em torno da periferia externa da luva, que circundam e prendem a luva do cilindro, para resolver diferenças localizadas no tempo de solidificação das partes fundidas no momento da fundição, e assim impedir a ocorrência de tensões térmicas e cavidades de contração devido a diferenças no tempo de solidificação das partes fundidas.
[0011] Portanto, desde que é possível assegurar a uniformidade de forças das partes fundidas de alumínio em torno da luva para prender a luva, a luva de ferro sofre de modo uniforme expansão térmica com as partes fundidas sob condições de alta temperatura durante a operação de motor. Assim, as tensões na luva de ferro tornam-se menores, e sua deformação é controlada. Como resultado, o consumo de óleo e a quantidade de gás de passagem podem ser reduzidos. Adicionalmente, a ocorrência de ruído de batida de um pistão e similar pode ser controlada.
[0012] Na invenção, de acordo com a reivindicação 2 da presente invenção, as partes de alívio da invenção, de acordo com a reivindicação 1, são definidas como furos de alívio. Portanto, em adição às vantagens da invenção, de acordo com a reivindicação 1, é possível formar os furos de alívio integralmente no momento de fundição. Desde que cada um dos furos de alívio adotados tem uma estrutura relativamente simples, a facilidade da operação de fundição não é prejudicada, desse modo permitindo a resolução das diferenças no tempo de solidificação das partes fundidas enquanto minimiza uma redução de resistência devido aos furos de alívio.
[0013] Na invenção, de acordo com a reivindicação 3 da presente invenção, as partes de alívio da invenção, de acordo com a Figura 1, aliviam as partes de conexão fundidas com paredes espessas e largas a partir da direção transversal. Portanto, em adição às vantagens da invenção, de acordo com a reivindicação 1, é possível resolver as diferenças no tempo de solidificação das partes fundidas no momento da fundição sem prejudicar a facilidade de operação de fundição pela adoção das estruturas de alívio simples.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0014] A Figura 1 é uma vista em seção transversal mostrando estruturas de um bloco de cilindro e arredores do mesmo de um motor de combustão interna compreendendo o bloco de cilindro a ser submetido a uma tecnologia aperfeiçoada de acordo com a presente invenção.
[0015] A Figura 2 é uma vista principal mostrando uma estrutura de seção transversal do bloco de cilindro antes de implementar um aperfeiçoamento da presente invenção.
[0016] A Figura 3 é uma vista principal mostrando uma estrutura de seção transversal do bloco de cilindro submetido a um aperfeiçoamento da presente invenção (modalidade 1).
[0017] A Figura 4 é uma vista principal mostrando uma estrutura de seção transversal do bloco de cilindro submetido a outro aperfeiçoamento da presente invenção (modalidade 2).
[0018] A Figura 5 ilustra um bloco de cilindro convencional, e mostra uma vista de topo do mesmo.
[0019] A Figura 6 ilustra outro bloco de cilindro convencional, e mostra uma vista de topo do mesmo.
[0020] A Figura 7 é uma vista em perspectiva de um bloco de cilindro convencional típico.
MODALIDADES PREFERIDAS DA INVENÇÃO
[0021] A invenção é implementada em um bloco de cilindro para um motor de combustão interna tendo uma luva de cilindro feita de Fc fundido integralmente em partes fundidas de liga de alumínio.
[0022] Uma modalidade 1 de acordo com a presente invenção será descrita com referência aos desenhos anexos.
[0023] Primeiro, estruturas de uma seção de bloco de cilindro 10 e arredores da mesma, que são o assunto de aperfeiçoamento nesta modalidade, serão descritas.
[0024] A Figura 1 ilustra estruturas parciais da seção de bloco de cilindro 10 e arredores da mesma em um motor de combustão interna E.
[0025] Como mostrado na Figura 1, o bloco de cilindro 10 é preso a uma seção de cárter 20 em sua parte inferior e em uma seção de cabeçote de cilindro 30 em sua parte superior. No fim, a seção de cárter 20, a seção de bloco de cilindro 10 e a seção de cabeçote de cilindro 30 são presas uma na outra por pinos de rosca B.
[0026] Um eixo de manivela 21, parcialmente ilustrado, é rotativamente suportado na seção de cárter 20 por meio de mancais de moen- te 22. Na Figura 1, um aspecto é parcialmente ilustrado em que os mancais esféricos 22a são usados para um mancal esquerdo e mancais cilíndricos 22b são usados para um mancal direito. Uma haste de conexão 23 é fixada em um pino de manivela 21a do eixo de manivela 21 em sua extremidade grande 23a, e um pistão é fixado na extremidade pequena da haste de conexão 23, que não é mostrada, por meio de um pino pistão. O pistão alterna deslizantemente em um diâmetro de cilindro 2 (ver Figura 2) formado na seção de bloco de cilindro 10. Estas estruturas foram bem-conhecidas.
[0027] Na Figura 1, um elemento fixado no eixo de manivela 21 e designado como 24 é uma roda dentada para acionar uma corrente de came, e um elemento 25 que se estende da seção de cárter 20 através da seção de bloco de cilindro 10 para a seção de cabeçote de cilindro 30 é um guia de corrente de came.
[0028] A Figura 2 ilustra uma vista de seção transversal de um bloco de cilindro 1 em seu centro vertical antes de implementar o aperfeiçoamento para alívio do bloco de cilindro 10 do motor de combustão interna E. O bloco de cilindro 1, em sua vista em seção, tem um formato externo de um retângulo aproximado compreendendo dois lados longos A1, A2 e dois lados curtos B1, B2. O contorno propriamente dito do formato externo é formado por uma nervura F para resfriar por ar o bloco de cilindro 1.
[0029] A nervura de resfriamento F compreende uma pluralidade de nervuras laterais F1 (ver Figura 1) e uma pluralidade de nervuras longitudinais F2. A pluralidade de nervuras laterais F1 se estende para fora da periferia externa do bloco de cilindro 1, isto é, dos lados longos e lados curtos do bloco de cilindro 1, em uma pluralidade de planos dispostos em intervalos de espaço predeterminados e substancialmente paralelos com uma seção transversal mostrada na Figura 2. A pluralidade de nervuras longitudinais F2 interceptam as nervuras laterais F1, se estendem para fora da periferia externa do bloco de cilindro 1, isto é, dos lados longos e lados curtos do bloco de cilindro 1, e assim conectam entre as nervuras laterais superior e inferior F1.
[0030] O bloco de cilindro 1 tem um diâmetro do cilindro 1a formado aproximadamente em seu centro. O diâmetro do cilindro 1a se desloca através do bloco de cilindro em sua direção vertical e, como bem- conhecido e descrito acima, é uma abertura 1a que é usada para encaixar de modo deslizável o pistão, que não é mostrado. Adicionalmente, em um espaço entre o diâmetro interno do cilindro 1a e o lado B, que é um dos lados que formam o formato externo aproximadamente retangular do bloco de cilindro 1, é formada uma abertura 1b que se desloca através do bloco de cilindro 1 em sua direção vertical. A abertura 1b é uma abertura 1b que é usada para movimento giratório de uma corrente de came, não mostrada.
[0031] A propósito, o bloco de cilindro 1 é feito de uma liga de alumínio, e fabricado por fundição. Durante a fundição, a luva de cilindro cilíndrica que é feita de ferro tal como Fc e tem uma seção transversal no formato de um círculo perfeito é fundida com uma liga de alumínio. No bloco de cilindro 1, o diâmetro do cilindro 1a que é usado para um pistão, não mostrado, e que se desloca verticalmente através da parte de centro aproximado do bloco de cilindro 1, é formado de modo a abrir no centro aproximado do bloco de cilindro 1 em sua vista de seção transversal, como mostrado na Figura 2 e descrito acima. Assim, a luva de cilindro 2 feita de Fc integralmente fundida no centro aproximado do bloco de cilindro 1.
[0032] As áreas adjacentes inteiras da luva de cilindro 2 são completamente cobertas com partes fundidas de liga de alumínio. Em torno da periferia externa 2a da luva de cilindro 2, uma pluralidade de protuberâncias tipo nervura 2b são formadas, que se estendem em uma direção longitudinal (em uma direção longitudinal) da periferia externa 2a em intervalos igualmente espaçados. As protuberâncias tipo nervura 2b contribuem para reforçar a fundição junto com uma liga de alumínio no momento de fundição.
[0033] Com o diâmetro do cilindro 1a da luva de cilindro 2 interposto no meio, dois pares de furos de parafuso 3a, 3b, e 3c, 3d são dispostos opostos um ao outro. Os furos de parafuso 3a a 3d são dispostos tal que os pares, isto é, 3a, 3c e 3b, 3d são simetricamente localizados com relação ao diâmetro do cilindro 1a, e os furos de parafuso 3a a 3d são respectivamente formados em linhas L1 a L4 que são mutuamente localizadas em intervalos angulares de aproximadamente 90 graus com o centro O do diâmetro do cilindro 1a como o eixo de rotação e se estendem para fora do centro O em uma direção radial.
[0034] Os furos de parafuso 3a a 3d se deslocam através do bloco de cilindro 1 em uma direção vertical do bloco de cilindro 1, e estes quatro furos de parafuso 3a a 3d são furos de parafuso usados para os pinos de rosca B para prender o bloco de cilindro 1, que serve como a seção de bloco de cilindro 10 no motor de combustão interna acima mencionado E, para a seção de cárter 20 e o cabeçote de cilindro 30 (ver Figura 1).
[0035] Desde que as partes em torno dos quatro furos de parafuso 3a, 3b, 3c, 3d usados para a fixação acima mencionada do bloco de cilindro 1 por meio dos pinos de rosca B servem tal fixação pelos pinos de rosca B, são respectivamente definidos como partes fundidas com paredes espessas e largas 4a a 4d em benefício da retenção de tensão e estabilidade aumentada na fixação. As partes fundidas com paredes espessas e largas 4a a 4d são conectadas às partes fundidas com paredes espessas 5a e 5d que circundam diretamente e seguram a periferia 2a da luva de cilindro 2 via partes fundidas de conexão com paredes espessas e largas 6a a 6d.
[0036] As partes fundidas de conexão com paredes espessas e largas 6a a 6d que conectam entre as paredes fundidas de paredes espessas e largas 4a a 4d em torno dos parafusos 3a a 3d e as partes fundidas com paredes espessas e largas 5a a 5d em torno da periferia externa 2a do cilindro representam curvas suaves como mostradas na Figura 2. No fim, quatro partes fundidas com paredes espessas e largas 7a a 7d que são formadas respectivamente conectadas entre aquelas partes se estendem ao longo das linhas L1 a L4 em um formato largo simétrico ou aproximadamente simétrico com as quatro linhas L1 a L4 se estendendo para fora do centro O da luva de cilindro 2 na direção radial.
[0037] Então, os furos de parafuso de fixação 3a a 3d para pinos de rosca B são formados nas extremidades respectivas das partes fundidas com paredes espessas e largas 7a a 7d se estendendo ao longo das quatro linhas L1 a L4. Como pode ser visto na Figura 2, as partes fundidas com paredes espessas e largas 7a a 7d se estenden- do ao longo das quatro linhas L1 a L4 formam partes fundidas com partes espessas e consideravelmente largas em comparação com as larguras de outras partes fundidas de liga de alumínio que circundam e prendem a luva de cilindro 2.
[0038] O bloco de cilindro 1 antes de implementar os aperfeiçoamentos na modalidade 1 toma a estrutura acima mencionada. Na modalidade 1, como mostrado na Figura 3, a fim de aliviar os efeitos térmicos adversos sofridos pelo bloco de cilindro 1 no momento de fundição, os aperfeiçoamentos são implementados com um foco em uma espessura de parede uniforme das partes fundidas de liga de alumínio que circundam e prendem a periferia externa da luva de cilindro 2 feito de Fc. A fim de assegurar uma espessura de parede uniforme das partes fundidas de liga de alumínio, a estrutura aperfeiçoada seguinte do bloco de cilindro 1 é adotada.
[0039] Isto é, como descrito acima, o bloco de cilindro 1 é fornecido com as partes fundidas com paredes espessas e largas 7a a 7d que se estendem ao longo das quatro linhas L1 a L4. As partes de alívio 8a a 8d são formadas nas áreas aproximadamente médias respectivas entre as partes com paredes espessas 4a a 4d em torno dos furos de parafuso de fixação 3a a 3d para os pinos de rosca B nas extremidades respectivas das partes fundidas com paredes espessas e largas 7a a 7d e as partes fundidas 5a a 5d em torno da periferia externa 2a da luva de cilindro 2, isto é, nas áreas aproximadamente médias respectivas nas partes de conexão com paredes espessas e larguras 6a a 6d cada uma conectando entre as partes com paredes espessas 4a a 4d e as partes fundidas 5a a 5d.
[0040] As partes de alívio 8a a 8d, como mostrado na Figura 1, são fornecidas na forma de furos de alívio 9a a 9d que se estendem do topo e do fundo do bloco de cilindro 1 em uma direção longitudinal do bloco de cilindro 1 para profundidades predeterminadas em uma ma- neira mutuamente oposta. Os furos de alívio 9a a 9d têm formatos de ampulheta, os centros dos quais são um pouco restringidos, em uma vista em seção transversal (ver Figura 3). No entanto, aqueles formatos de seção transversal dos furos de alívio 9a a 9d são meramente um exemplo, e os formatos de seção transversal dos furos de alívio 9a a 9d não são limitados a tais formatos. Assim, qualquer formato adequado deve ser selecionado em consideração de uma espessura de parede uniforme das partes fundidas de liga de alumínio, facilidade de operação de fundição, e assim por diante.
[0041] Na modalidade 1, os furos de alívio 9q a 9d são formados nas partes fundidas com paredes espessas e largas 7a a 7d nas partes fundidas de liga de alumínio em torno da periferia externa da luva 2 que circundam a prendem a luva de cilindro 2 feita de Fc, isto é, nas partes de conexão fundida com paredes espessas e largas 6a a 6d conectando entre as partes fundidas com paredes espessas e largas 4a a 4d em torno dos furos de parafuso de fixação 3a a 3d para pinos de rosca B e as partes fundidas 5a a 5d em torno da periferia externa 2a da luva 2. Consequentemente, as espessuras das partes fundidas de alumínio em torno da luva de cilindro 2 podem ser feitas uniformes.
[0042] Portanto, as diferenças no tempo de solidificação da liga de alumínio devido às diferenças nas espessuras das partes fundidas de liga de alumínio no momento de fundir o bloco de cilindro 1 são quase completamente resolvidas; ocorrência de tensão térmica no processo de fundição é controlada; a ocorrência de cavidades de contração nas partes fundidas com paredes espessas é controlada; as forças das partes fundidas de liga de alumínio para prender a luva de cilindros 2 feita de Fc são feitas uniformes, e a ocorrência de deformação do diâmetro do cilindro 1a ou tensões no mesmo sob condições de alta temperatura na operação do motor é impedida.
[0043] Enquanto uma modalidade 2 difere da modalidade 1 em relação às estruturas das partes de alívio fundidas de liga de alumínio no bloco de cilindro 1 tendo a luva de cilindro 2 feita de Fc integralmente fundida no mesmo, não existe diferença substantiva em relação às estruturas de outras partes.
[0044] Consequentemente, a modalidade 2 será descrita abaixo com referência à Figura 4, centralizando nas estruturas das partes de alívio 8a a 8d das partes fundidas de liga de alumínio no bloco de cilindro 1 tendo a luva de cilindro 2 feita de Fc integralmente fundida do mesmo. Note que os mesmos numerais de referência serão usados substancialmente para os mesmos elementos estruturais que os elementos estruturais na modalidade 1.
[0045] Na modalidade 2, o alívio não é diferente do alívio da modalidade 1, em que as partes de alívio 8a a 8d para tornar as espessuras uniformes no bloco de cilindro 1 antes de implementar os aperfeiçoamentos como mostrado na Figura 2 são as partes de alívio 8a a 8d nas partes fundidas com paredes espessas e largas 7a a 7d ao longo das quatro linhas acima mencionadas L1 a L4, mais especificamente, nas partes fundidas com paredes espessas e largas 7a a 7d em que as partes fundidas de liga de alumínio 5a a 5d em torno da periferia externa 2a da luva de cilindro 2 e as partes fundidas com paredes espessas e largas 4a a 4d em torno dos furos de parafuso de fixação 3a a 3b para os pinos de rosca B são conectados pelas partes de conexão fundidas com paredes espessas e largas 6a a 6d.
[0046] No alívio desta modalidade, como ilustrado na Figura 4, as partes de alívio 8a a 8d são implementadas de uma direção transversal às partes fundidas com paredes espessas e largas 4a a 4d em torno dos furos de parafuso de fixação 3a a 3b para os pinos de rosca B e as partes de conexão fundidas com paredes espessas e largas 6a a 6d nas partes fundidas com paredes espessas e largas 7a a 7d ao longo das quatro linhas acima mencionadas L1 a L4. Deste modo, o alargamento das larguras laterais destas partes de fundição é restrito, e estas partes de fundição são feitas mais delgadas. Além disso, as irregularidades na espessura das partes fundidas de liga de alumínio que circundam e seguram a periferia externa da luva do cilindro 2 são minimizadas na mais larga extensão possível para assegurar uma espessura uniforme da parede.
[0047] Na figura 4, somente uma semiparte esquerda do bloco do cilindro 1 é ilustrada, especificamente, aspectos das partes de alívio 8a, 8d nas partes fundidas de paredes espessas e largas 7a, 7d nas linhas L1, L4 são ilustradas. No entanto, as partes de alívio 8b, 8d nas partes fundidas com paredes espessas e largas 7b, 7c nas linhas L2, L3 em uma metade direita de parte do bloco de cilindro 1, que não é mostrada, estão presentes quase da mesma maneira.
[0048] Desde que as estruturas de alívio são simples, uma espessura de parede uniforme das partes fundidas de liga de alumínio circundando e prendendo a periferia da luva de cilindro 2 feita de ferro, isto é Fc, é facilmente assegurado sem prejudicar a facilidade do processo de fundição devido ap alício. Além do mais, como na invenção da modalidade 1, o bloco de cilindro 1 tendo a luva de cilindro de ferro 2 integralmente fundida no mesmo pode ser facilmente obtido sem tensões térmicas residuais no momento de fundição.
[0049] A invenção é aplicável a partes fundidas de liga leve tal como partes componentes automotivas que em um elemento de ferro integralmente fundido nas mesmas. REFERÊNCIAS NUMÉRICAS 1 - bloco de cilindro 1a - diâmetro do cilindro 1b - abertura para corrente de came 2 - luva de cilindro 2a - periferia externa da luva 2b - protuberância 3a, 3b, 3c, 3d - furos de parafuso de fixação 4a, 4b, 4c, 4d - partes fundidas com paredes espessas e largas em torno dos furos de parafusos 5a, 5b, 5c, 5d - partes fundidas com paredes espessas em torno da periferia externa da luva 6a, 6b, 6c, 6d - partes de conexão fundidas com paredes espessas e largas 7a, 7b, 7c, 7d - partes fundidas com paredes espessas e largas 8a, 8b, 8c, 8d - partes de alívio 9a, 9b, 9c, 9d - furos de alívio 10 - seção de bloco de cilindro 20 - seção de cárter 21 - eixo de manivela 21a - pino de manivela 22 - mancal de moente 22a - mancal esférico 22b - mancal cilíndrico 23 - haste de conexão 23a - extremidade grande de haste de conexão 24 - roda dentada de acionamento de corrente de came 25 - guia de corrente 30 - seção de cabeçote de cilindro 40 - cobertura de cabeçote de cilindro A1, A2 - lados longos B - pino de rosca B1,B2 - lados curtos E - motor de combustão interna F,F1,F2 - nervuras de resfriamento L1, L2, L3, L4 - linhas

Claims (3)

1. Bloco de cilindro (1) para um motor de combustão interna (E) tendo uma luva de cilindro (2) de ferro integralmente fundida no mesmo, que compreende: partes de conexão fundidas com paredes espessas e largas (6a, 6b, 6c, 6d) conectando entre partes fundidas com paredes espessas e largas (4a, 4b, 4c, 4d) em torno dos furos de parafuso (3a, 3b, 3c, 3d) fixando o bloco de cilindro (1) e partes fundidas com paredes espessas (7a, 7b, 7c, 7d) em torno da periferia externa da luva (5a, 5b, 5c, 5d) são fornecidas com partes de alívio (8a, 8b, 8c, 8d); furos de alívio (9a, 9b, 9c, 9d) são localizados no topo e do fundo do bloco de cilindro (1) e se estendem em uma direção longitudinal do bloco de cilindro (1) para profundidades predeterminadas em uma maneira mutuamente oposta; caracterizado pelo fato de que as partes de alívio (8a, 8b, 8c, 8d) são formadas entre as partes fundidas com paredes espessas (4a, 4b, 4c, 4d) em torno dos furos de parafuso (3a, 3b, 3c, 3d), nos quais os parafusos são fixados, e as partes fundidas (5a, 5b, 5c, 5d) da periferia externa (2a) da luva de cilindro (2).
2. Bloco de cilindro (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as partes de alívio (8a, 8b, 8c, 8d) são furos de alívio (9a, 9b, 9c, 9d); e as partes fundidas com paredes espessas e largas (7a, 7b, 7c, 7d) são formadas respectivamente conectando entre aquelas partes se estendem ao longo das linhas (L1, L2, L3, L4) em um formato largo simétrico ou aproximadamente simétrico com as quatro linhas (L1, L2, L3, L4) se estendendo para fora do centro O da luva de cilindro (2) na direção radial
3. Bloco de cilindro (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as partes de alívio (8a, 8b, 8c, 8d) alivi- am as partes de conexão fundidas com paredes espessas (6a, 6b, 6c, 6d) de uma direção transversal; e a pluralidade de nervura de resfriamento (F, F1, F2) se estende para fora da periferia externa dos furos de parafusos de fixação (3a, 3b, 3c, 3d).
BRPI0403223-3A 2003-09-12 2004-08-12 Bloco de cilindro para motor de combustão interna BRPI0403223B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2003-322187 2003-09-12
JP2003322187A JP4087320B2 (ja) 2003-09-12 2003-09-12 内燃機関用シリンダブロック

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0403223A BRPI0403223A (pt) 2005-05-24
BRPI0403223B1 true BRPI0403223B1 (pt) 2022-09-20

Family

ID=34453633

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0403223-3A BRPI0403223B1 (pt) 2003-09-12 2004-08-12 Bloco de cilindro para motor de combustão interna

Country Status (3)

Country Link
JP (1) JP4087320B2 (pt)
CN (1) CN1598277B (pt)
BR (1) BRPI0403223B1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4555753B2 (ja) * 2005-08-31 2010-10-06 本田技研工業株式会社 内燃機関
JPWO2007094500A1 (ja) * 2006-02-17 2009-07-09 日立金属株式会社 耐熱鋳鋼製排気マニホールド
CN102562344B (zh) * 2010-12-22 2015-04-29 光阳工业股份有限公司 内燃机的汽缸
CN102878288B (zh) * 2012-10-22 2015-04-29 昆明云内动力股份有限公司 发动机气缸体
CN103629103A (zh) * 2013-09-27 2014-03-12 潘建民 柱塞泵进水室、排水室与汽缸室连接机构
JP2017223174A (ja) * 2016-06-16 2017-12-21 トヨタ自動車株式会社 内燃機関用シリンダブロックおよびその製造方法
CN114658560A (zh) * 2022-03-18 2022-06-24 杨宏山 一种新型发动机

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0403223A (pt) 2005-05-24
JP4087320B2 (ja) 2008-05-21
CN1598277B (zh) 2010-12-01
JP2005090287A (ja) 2005-04-07
CN1598277A (zh) 2005-03-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4693216A (en) Crankshaft bearings for internal-combustion engines
US4641609A (en) Cylinder head for DOHC engine
BR112013005243B1 (pt) tampa metálica de mancal a base de ferro a ser fundida em um componente de metal leve
BRPI0403223B1 (pt) Bloco de cilindro para motor de combustão interna
JPS5874851A (ja) アルミニウム合金製シリンダブロツク
JP3666131B2 (ja) V型ドライライナエンジンのシリンダブロック
JPH0821299A (ja) 内燃機関のシリンダブロック
JPH029087Y2 (pt)
JPH0791312A (ja) サイアミーズ型シリンダブロック及びその鋳造方法
JP6586986B2 (ja) エンジン
JPH0245495Y2 (pt)
JP2527312B2 (ja) V形エンジンのシリンダブロツク構造
EP1482157B1 (en) Lower casing of engine crankcase
JP2015094246A (ja) 内燃機関のシリンダブロック
JPH0639078Y2 (ja) 内燃機関のシリンダヘッドの冷却水通路構造
JP3075198B2 (ja) ラダーフレーム
JP6614231B2 (ja) 多気筒エンジン
JP2001082443A (ja) 内燃機関のクランク軸
JPH0113787Y2 (pt)
JPS6220651Y2 (pt)
JP4748881B2 (ja) エンジンのコンロッド及びその取付構造
JPH029088Y2 (pt)
JPH0326288Y2 (pt)
JPH11218118A (ja) クランクシャフト支持構造
JPH041452A (ja) 内燃機関の一体型シリンダブロック

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/08/2004, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.