BRPI0211602B1 - material para uso como refrigerante magnético, seus métodos de preparação e sua aplicação - Google Patents

material para uso como refrigerante magnético, seus métodos de preparação e sua aplicação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0211602B1
BRPI0211602B1 BRPI0211602A BR0211602A BRPI0211602B1 BR PI0211602 B1 BRPI0211602 B1 BR PI0211602B1 BR PI0211602 A BRPI0211602 A BR PI0211602A BR 0211602 A BR0211602 A BR 0211602A BR PI0211602 B1 BRPI0211602 B1 BR PI0211602B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
powder mixture
formula
mnfe
range
temperature
Prior art date
Application number
BRPI0211602A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0211602A (pt
Inventor
Ekkehard Hubertus Brueck
Frank Roelof De Boer
Ojiyed Tegusi
Original Assignee
Stichting Tech Wetenschapp
Univ Amsterdam
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Stichting Tech Wetenschapp, Univ Amsterdam filed Critical Stichting Tech Wetenschapp
Publication of BR0211602A publication Critical patent/BR0211602A/pt
Publication of BRPI0211602B1 publication Critical patent/BRPI0211602B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01FMAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
    • H01F1/00Magnets or magnetic bodies characterised by the magnetic materials therefor; Selection of materials for their magnetic properties
    • H01F1/01Magnets or magnetic bodies characterised by the magnetic materials therefor; Selection of materials for their magnetic properties of inorganic materials
    • H01F1/012Magnets or magnetic bodies characterised by the magnetic materials therefor; Selection of materials for their magnetic properties of inorganic materials adapted for magnetic entropy change by magnetocaloric effect, e.g. used as magnetic refrigerating material
    • H01F1/017Compounds
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25BREFRIGERATION MACHINES, PLANTS OR SYSTEMS; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS
    • F25B21/00Machines, plants or systems, using electric or magnetic effects
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02BCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO BUILDINGS, e.g. HOUSING, HOUSE APPLIANCES OR RELATED END-USER APPLICATIONS
    • Y02B30/00Energy efficient heating, ventilation or air conditioning [HVAC]

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Hard Magnetic Materials (AREA)
  • Soft Magnetic Materials (AREA)
  • Powder Metallurgy (AREA)
  • Devices That Are Associated With Refrigeration Equipment (AREA)
  • Treatments Of Macromolecular Shaped Articles (AREA)
  • Manufacture Of Metal Powder And Suspensions Thereof (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)

Abstract

"material para refrigeração magnética, preparação e aplicação". a presente invenção refere-se a um material que pode ser usado para refrigeração magnética, onde o material tem substancialmente a fórmula geral (a~ y~b~ 1-y~)~ 2+<30>~(c~ 1-x~d~ x~) onde a é selecionado dentre mn e co; b é selecionado dentre fe e cr; c e d são diferentes e são selecionados dentre p, as, b, se, ge, si e sb; e x e y são, cada um, um número na faixa de 0 - 1, e a é um número de (-0,1) a (+0,1).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MATERIAL
PARA USO COMO REFRIGERANTE MAGNÉTICO, SEUS MÉTODOS DE PREPARAÇÃO E SUA APLICAÇÃO". A invenção refere-se a um material que pode ser usado para re- frigeração magnética.
Tal material é conhecido, por exemplo, da análise "Desenvolvimentos Recentes na Refrigeração Magnética" por K. A. Gschneidner Jr. e outros em Mate- rials Science Forum volumes 315-317 (1999), páginas 69-76. Esse artigo relata que uma procura por novos materiais com propriedades magnetocalóricas melho- radas tem levado à descoberta de um forte efeito magnetocalotrífico (MCE) em metal Gd e em ligas Gd5 (SixGei-x)4, entre as quais a ligaGd5(Si2Ge2).
Tais novos materiais tornam possível usar-se refrigeração mag- nética (MR) em armazenamento refrigerado e em transporte refrigerado de alimentos, ar condicionado em edifícios e veículos, etc..
Uma grande vantagem da refrigeração magnética é a de ser uma tecnologia ambientalmente segura que não usa produtos químicos que esgotam a camada de ozônio tais como NH3, gases de estufa, etc.. Além disso, devido à esperada eficiência de energia, a quantidade de energia consumida e conseqüentemente a emissão de C02 serão reduzidas.
Uma desvantagem dos materiais conhecidos que podem ser u- sados para refrigeração magnética é que eles não são otimamente aplicá- veis na faixa de temperatura de aproximadamente 250 a 320 K. Também os materiais conhecidos que são adequados para refrigeração magnética tais como as ligas Gd5(SixGei_x)4 acima mencionadas são muito expansíveis, o que impede seu uso em larga escala. Há uma necessidade contínua de novos materiais que sejam Ci- teis para refrigeração magnética. É um objetivo da presente invenção evitar as desvantagens aci- ma mencionadas e preencher as necessidades anteriormente mencionadas.
De acordo com a presente invenção, esta meta é atingida com um material conforme o preâmbulo, onde o material tem substancialmente a fórmula geral (AyB-|.y)2+5(Cl-xDx) onde A é selecionado dentre Mn e Co; B é selecionado dentre Fe e Cr; C e D são diferentes e são selecionados dentre P, As, B, Se, Ge, Si e Sb; e x e y são, cada um, um número na faixa de 0 - 1, e δ é um número de (-0,1) a (+0,1).
Com tal composição é possível obter-se um efeito magnetocaló- rico que é mais forte que aquele obtido com Gd puro. Isto é absolutamente inesperado, porque os momentos magnéticos de materiais Gd são maiores por um fator de 2 que aqueles de ligas de transição, razão pela qual efeitos magnetocalóricos fortes são esperados apenas em materiais Gd. A capaci- dade de resfriamento dos materiais conforme a presente invenção podem portanto ser maiores que a dos melhores materiais com base de Gd referi- dos no artigo por Gschneidner Jr. e outros (veja acima). Além disso, a capa- cidade máxima de resfriamento cobre uma faixa muito mais útil de tempera- turas em relação à aplicação em, por exemplo, um condicionador de ar.
Uma outra vantagem dos materiais conforme a presente inven- ção é que eles são compreendidos de elementos que ocorrem amplamente, de forma que a aplicação em larga escala é possível. O efeito magnetocalórico é tão forte que torna-se possível tra- balhar com um campo magnético gerado pelos ímãs permanentes ao invés de eletroímãs (opcionalmente supercondutores).
Uma outra vantagem é que os materiais conforme a presente in- venção não se dissolvem ou não se dissolvem prontamente na água.
Preferivelmente no material conforme a presente invenção pelo menos 90%, preferivelmente pelo menos 95% de A é Mn; pelo menos 90%, preferivelmente pelo menos 95% de B é Fe; pelo menos 90%, preferivel- mente pelo menos 95% de C é P; e pelo menos 90%, preferivelmente pelo menos 95% de D é As ou Sb.
Particularmente preferida é uma liga tendo uma composição onde uma parte do As é substituído por Si e/ou Ge. Especialmente preferível é uma liga onde 1 - 40% do As é substituído por Si e/ou Ge, mais preferi- velmente 10 - 30%, ainda mais preferivelmente 17 - 23%, e onde mais pre- ferivelmente 20% do As é substituído por Si e/ou Ge.
Se A for Mn e B for Fe, é também possível substituir-se até 25% do Fe com Mn, mais preferivelmente até 15%, e mais preferivelmente subs- tituir 10% do Fe por Mn.
De acordo com uma outra representação preferida, o material tem a fórmula geral MnFe(Pi-xAsx) ou MnFe(Pi_xSbx).
Esses dois materiais produzem uma alta capacidade de resfria- mento na faixa de temperaturas de 250 a 320 K. Desses dois materiais o MnFe(Pi.xAsx) é o mais preferido, devido a seu efeito magnetocalórico ex- cepcionalmente forte. Se houver uma possibilidade de que o composto con- forme a invenção entre em contato com o ambiente, o MnFe(P-|.xAsx) é preferido porque, em contraste com o MnFe^. xAsx), nenhum composto venenoso de arsênico pode desenvolver durante a decomposição.
Um efeito magnetocalórico ainda mais forte é obtido com uma liga na qual parte do As é substituído por Si e/ou Ge nas quantidades acima mencionadas, resultando em uma liga obedecendo à fórmula MnFe(Pi. x(As,Si,Ge)x). Então é obtida uma liga mais preferida tendo uma composição obedecendo à fórmula MnFe(Pi.xAs0,8x(Si/Ge)o,2x)· Resultados favoráveis são também obtidos quando x é um nú- mero na faixa de 0,3 - 0,6.
Especialmente para MnFe(Pi_xAsx), uma escolha adequada de x permitirá que a ordenação da temperatura ferromagnética na qual um efeito de refrigeração magnética seja obtido possa ser ajustada de 150 a 320 K.
Desta forma resultados favoráveis são obtidos com um material conforme a invenção, nos quais o material tem substancialmente a fórmula geral MnFeP0,45As0,55- Quando, de acordo com a representação preferida descrita acima, uma porção do As é substituída por Si e/ou Ge, o efeito magnetocaló- rico é melhorado ainda mais. Mais preferivelmente a liga tem então uma composição tendo a fórmula MnFeP0,45Aso,45Sio,io ou MnFePo,45As0,45Ge0,io· A presente invenção também se refere a um método para a pro- dução do material tendo a fórmula geral MnFe(P-i_xAsx) ou MnFe(P-i_xSbx), onde pós de arsenieto de ferro (FeAs2) ou ferro antimônio (FeSb2); fosfeto de manganês (Mn3P2); Ferro (Fe); e manganês (Mn) são misturados, meca- nicamente ligados e sinterizados em quantidades adequadas para produzir uma mistura de pós que obedece à fórmula geral MnFe(Pi.xAsx) ou MnFe(P-i_ xSbx) e a mistura de pós é subseqüentemente fundida sob uma atmosfera inerte e recozida.
Um método particularmente preferido inicia-se a partir de Fe2P, MnAs2, Mn e P em proporções de peso adequadas, esses são misturados, a mistura de pó é fundida, e a liga resultante é finalmente recozida. Os materi- ais de partida podem, por exemplo, ser tratados em um moinho de bolas para produzir-se uma liga. Essa liga é subseqüentemente sinterizada sob uma atmosfera inerte e então recozida, por exemplo, em um forno adequa- do. Especialmente uma liga da composição MnFeP0,45As0,55, na qual preferi- velmente uma porção do As é substituída por Si e/ou Ge, preferivelmente uma liga da composição MnFeP0,45Aso,45Sio,io ou da composição MnFePo,45As0,45Geo,io, exibirá um efeito magnetocalórico à temperatura am- biente que é mais forte que aquele encontrado quando se usa Gd puro. Isto é contrário à expectativa geral porque com base nos modelos usuais, efeitos magnetocalóricos fortes são apenas esperados em materiais terras raras, como os momentos magnéticos nesses materiais são, em um fator de 2 ou ainda mais, maiores que em ligas metálicas de transição. Entretanto, esses modelos referem-se apenas a baixas temperaturas. À temperatura ambiente um efeito magnetocalórico mais forte pode ocorrer em ligas adequadas com base em metais de transição conforme a invenção.
Foi mostrado que se os materiais acima mencionados MnFe(P-i_xAsx) e MnFe(P-|.xSbx) forem preparados a partir de materiais As ou Sb, P, Fe e Mn puros e opcionalmente Si e/ou Ge, os materiais resultantes também realmente exibem um forte efeito magnetocalórico mas, por outro lado, também uma histerese de temperatura considerável. Isto significa que quando o material tiver sido magnetizado uma vez, ele deve também ser aquecido e resfriado antes que o mesmo efeito magnetocalórico possa ser medido à mesma temperatura pela segunda vez.
Antes da fundição, a mistura de pós é preferivelmente inicial- mente comprimida em uma pílula. Isto reduz a chance de perda de material quando o material está sendo fundido.
Quando se funde a mistura de pós sob uma atmosfera inerte, foi demonstrado ser vantajoso para essa atmosfera inerte que ela seja uma at- mosfera de argônio. Isto reduz a ocorrência de contaminantes no material durante a fundição. É também preferível que a mistura de pós fundida seja recozida a uma temperatura na faixa de 750 - 900°C, por exemplo, 780°C. Isto re- sulta em um baixo gradiente de concentração no material.
Finalmente, a presente invenção refere-se à aplicação do material conforme a invenção com refrigeração magnética na faixa de 250 - 320 K. O material conforme a presente invenção pode ser usado, entre ou- tras coisas, para refrigeradores de alimentos, condicionadores de ar, com- putadores, etc.. O método conforme a presente invenção será agora também elucidado em relação a uma representação exemplar não-limitativa.
Exemplo 1 1,8676 g de pó de arsenieto de ferro (FeAs2) (AlfaAesar Rese- arch Chemicals Catalogue, 2N5 estoque N° 36191), 1,4262 g de fosfeto de manganês (Mn3P2, 2N estoque N° 14020), 1,1250 g de ferro (Fe, 3N estoque N° 10213), e 0,5882 g de manganês (Μη, 3N estoque N° 10236) foram mis- turados à mão. A mistura de pó foi comprimida até uma pílula e subseqüen- temente fundida sob uma atmosfera de argônio. A composição nominal da pílula foi Mn-i.oiFePo^Aso.ea· Subseqüentemente, a pílula fundida foi recozida por 3 dias a 780°C. Após a fundição, a pílula pesou 4,639 g, o que significa que 0,41 g foram perdidos devido ao respingo de material e à vaporização durante a fundição. A análise de microssonda eletrônica do material mostrou que gradientes menores de concentração ocorreram no material que, entre- tanto, parecia não ter efeito negativo no efeito magnetocalórico. Gradientes menores de concentração podem ser obtidos pelo recozimento em uma temperatura levemente maior, tal como 850°C.
Dos materiais preparados acima (com a fórmula geral MnFe(Pi-xAsx), onde x é substancialmente aproximadamente 0,6) e dos materiais preparados analogamente ao método 1 mencionado acima, onde x substancialmente está entre 0,4 e 0,5, respectivamente, a dependência da temperatura de magnetização, o efeito magnetocalórico ASm e a capacidade de resfriamento foram determinados. A capacidade de resfriamento foi com- parada com a dos materiais Gd e Gd5(Si2Ge2) descrito no artigo por Gschneidner Jr. e outros (veja acima). A Figura 1 mostra a dependência da temperatura de magnetiza- ção ("M" em emu/g) do MnFe (Pi.xAsx) na faixa de temperatura 0 - 400 K em um campo magnético de 0,05 T. O "A" após MnFe(Pi.xAsx) indica que o material foi inicialmente submetido a um tratamento térmico (72 horas a 780°C). A magnetização mais forte para x = 0,6 é obtida aproximadamente à temperatura ambiente (cerca de 298 K). Assim esse material produz uma boa magnetização à temperatura ambiente e a uma mudança de campo magnético muito pequena. A Figura 2 mostra o efeito magnetocalórico ASm dos materiais a mudanças de campo magnético de 0 -2 T e 0 - 5 T. Da Figura 2 pode ser visto que os materiais de acordo com a invenção, em particular o material onde x é substancialmente aproximadamente 0,6, exibe um efeito magneto- calórico favorável na faixa de temperatura de aproximadamente 250 a 320 K. A Figura 3 mostra a capacidade de resfriamento de alguns mate- riais MnFe(P-|.xAsx) e de alguns materiais Gd e Gd5(Si2Ge2) mencionados no artigo de Gschneidner Jr. e outros, a uma mudança de campo de 0- 5 T. Os materiais de acordo com a presente invenção realmente exibem uma menor capacidade de resfriamento que os materiais mais eficazes da técnica ante- rior mencionados no artigo de Gschneidner Jr. e outros, mas a capacidade máxima de resfriamento dos materiais de acordo com a invenção fica em uma faixa de temperatura que é muito mais útil para a aplicação em, por exemplo, um condicionador de arou em um computador.
Exemplo 2 Fe2P, MnAs2, Mn e P como materiais de partida na forma de pós, foram misturados em quantidades adequadas em um moinho de bolas de forma a produzir uma mistura com a fórmula geral MnFeP0,45As0,55. A
mistura de pós é aquecida em uma ampola sob atmosfera de argônio. O aquecimento ocorre a uma temperatura de 1273 K. A liga é subseqüente- mente homogeneizada a 923 K. A primeira etapa desse tratamento térmico, a sinterização, toma aproximadamente 5 dias, assim como a segunda etapa, recozimento a 923 K. A duração mínima para execução da primeira etapa é de 1 hora, enquanto a duração mínima para a segunda etapa é de 1 dia. O efeito magnetocalórico à temperatura ambiente da liga obtida por esse método é mais forte que aquele obtido quando se usa Gd puro.
Uma vantagem geral da preparação de acordo com esse exem- plo é, entre outras coisas, que não há perda de peso e que o material torna- se mais homogêneo.
As Figuras 4-7 anexas mostram as vantagens da liga conforme a invenção conforme preparado de acordo com o método descrito acima. A
Figura 4 mostra a temperatura de transição magnética em função do campo aplicado. A Figura 5 mostra as curvas de magnetização a várias tempe- raturas em torno de Tc. A Figura 6 mostra a mudança da entropia magnética para várias mudanças de campo. Para comparação, os valores da mudança de entropia magnética de um material da técnica anterior, a saber, aquele de acordo com o artigo de Gschneidner Jr. e outros, é representada. Claramente, a temperaturas mais altas, o material conforme a invenção fornece um efeito excelente.
Finalmente, a Figura 7 mostra a capacidade de resfriamento para vários campos aplicados ao material. Para comparação, os valores para a capacidade de resfriamento de Gd e do material referido no artigo de Gschneidner Jr. e outros estão representados. Aqui, também, as vantagens do material conforme a invenção são bastante óbvias. A presente invenção não está limitada à representação mostrada nas Figuras e descrita na representação exemplar. Mais particularmente, parte do As pode ser substituída por Si e/ou Ge, conforme explicado em mais detalhes na especificação. Ela pode ser modificada de várias maneiras dentro do escopo protetor estabelecido pelas reivindicações.

Claims (14)

1. Material para uso como refrigerante magnético, caracterizado pelo fato de apresenta a fórmula MnFeP^xDx, em que D é As ou Sb; e x é um número na faixa de 0 a 1.
2. Material de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que x é um número na faixa de 0,3 a 0,6.
3. Material de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que apresenta a fórmula MnFePo,45As0,55.
4. Material de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracteriza- do pelo fato de que se D for As, 1 a 40% do As é substituído por Si ou Ge.
5. Material de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que preferivelmente 10 a 30%, mais preferivelmente 17 a 23%, e mais preferivelmente ainda 20%, de As é substituído por Si ou Ge.
6. Método para produzir material, como definido na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pós de arsenieto de ferro (FeAs2) ou ferro antimônio (FeSb2); fosfeto de manganês (Mn3P2); ferro (Fe); e manganês (Mn) são submetidos a formação mecânica de liga e misturados em quanti- dades adequadas para produzir uma mistura de pós que obedece à fórmula geral MnFe(Pi-xAsx) ou MnFe(Pi.xSbx) e a mistura de pós é subsequente- mente fundida sob uma atmosfera inerte e recozida.
7. Método para produzir material, como definido na reivindicação 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que compreende as seguintes eta- pas: misturar pós dos componentes Fe2P, MnAs2, Mn e P, e opcio- nalmente Si e/ou Ge, em proporções de peso adequadas; moer os pós por formação mecânica de liga para produzir uma mistura em pó obedecendo à fórmula geral MnFe(P1.x(As, Si, Ge)x); fundir a mistura de pós em uma atmosfera inerte; e recozer a liga resultante.
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a mistura de pós é sinterizada a uma temperatura de aproxima- damente 1,000°C e a liga resultante é aquecida a uma temperatura de apro- ximadamente 650°C.
9. Método de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que a etapa de sinterização leva pelo menos uma hora e a eta- pa de recozimento leva pelo menos 24 horas.
10. Método de acordo com a reivindicação 7, 8, ou 9, caracteri- zado pelo fato de que os materiais de partida são misturados em quantida- des de forma a fornecer uma composição apresentando a fórmula como de- finida na reivindicação 1, preferivelmente apresentando a fórmula Mn- FePo,45Aso,55, e mais preferivelmente apresentando a fórmula Mn- FePo,45Aso,45(Si/Ge)o,io.
11. Método de acordo com a reivindicação 7, 8, 9 ou 10, caracte- rizado pelo fato de que antes da fundição a mistura de pós é comprimida em uma pílula.
12. Método de acordo com a reivindicação 7, 8, 9, 10 ou 11, ca- racterizado pelo fato de que a atmosfera inerte é uma atmosfera de argônio.
13. Método de acordo com a reivindicação 7, 8, 9, 10, 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que a mistura de pós fundida é recozida a uma temperatura na faixa de 750 a 900°C.
14. Aplicação de material, como definido na reivindicação 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato de ser com refrigeração magnética na faixa de 250 a 320 K.
BRPI0211602A 2001-07-31 2002-07-12 material para uso como refrigerante magnético, seus métodos de preparação e sua aplicação BRPI0211602B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1018668A NL1018668C2 (nl) 2001-07-31 2001-07-31 Materiaal geschikt voor magnetische koeling, werkwijze voor het bereiden ervan en toepassing van het materiaal.
PCT/NL2002/000463 WO2003012801A1 (en) 2001-07-31 2002-07-12 Material for magnetic refrigeration, preparation and application

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0211602A BR0211602A (pt) 2004-08-24
BRPI0211602B1 true BRPI0211602B1 (pt) 2015-09-15

Family

ID=19773812

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0211602A BRPI0211602B1 (pt) 2001-07-31 2002-07-12 material para uso como refrigerante magnético, seus métodos de preparação e sua aplicação

Country Status (14)

Country Link
US (1) US7069729B2 (pt)
EP (1) EP1415311B1 (pt)
JP (1) JP4125229B2 (pt)
AT (1) ATE435494T1 (pt)
BR (1) BRPI0211602B1 (pt)
CA (1) CA2454440C (pt)
CY (1) CY1109448T1 (pt)
DE (1) DE60232798D1 (pt)
DK (1) DK1415311T3 (pt)
ES (1) ES2329449T3 (pt)
NL (1) NL1018668C2 (pt)
PL (1) PL207833B1 (pt)
PT (1) PT1415311E (pt)
WO (1) WO2003012801A1 (pt)

Families Citing this family (75)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2286514T3 (es) * 2003-01-29 2007-12-01 Stichting Voor De Technische Wetenschappen Material magnetico con capacidad refrigerante, procedimiento para la fabricacion del mismo y utilizacion de dicho material.
US20050217278A1 (en) * 2004-03-31 2005-10-06 Mongia Rajiv K Apparatus to use a magnetic based refrigerator in mobile computing device
JP4413804B2 (ja) * 2005-03-24 2010-02-10 株式会社東芝 磁気冷凍材料及びその製造方法
GB0519843D0 (en) * 2005-09-29 2005-11-09 Univ Cambridge Tech Magnetocaloric refrigerant
KR101088535B1 (ko) * 2007-02-12 2011-12-05 바쿰슈멜체 게엠베하 운트 코. 카게 자기 열교환용 물품 및 그 제조 방법
ATE516586T1 (de) * 2008-03-31 2011-07-15 Univ Nancy 1 Henri Poincare Neue intermetallische verbindungen, ihre verwendung und herstellungsverfahren dafür
TW201003024A (en) * 2008-04-28 2010-01-16 Basf Se Open-cell porous shaped bodies for heat exchangers
CN102438777B (zh) * 2009-03-24 2016-03-09 巴斯夫欧洲公司 生产用于换热器的热磁性成型体的印刷方法
DE102009002640A1 (de) 2009-04-24 2011-01-20 Leibniz-Institut Für Festkörper- Und Werkstoffforschung Dresden E.V. Magnetisches Legierungsmaterial und Verfahren zu seiner Herstellung
US20110041513A1 (en) * 2009-08-18 2011-02-24 Technology Foundation Stw Polycrystalline magnetocaloric materials
TWI403682B (zh) * 2009-09-17 2013-08-01 Delta Electronics Inc 磁製冷結構
EP2481061A1 (de) * 2009-09-21 2012-08-01 Basf Se Schaltbare ferromagnetische nanoteilchen enthaltende substrate
TW201145319A (en) * 2010-01-11 2011-12-16 Basf Se Magnetocaloric materials
KR101848520B1 (ko) * 2010-03-11 2018-04-12 바스프 에스이 자기열량 재료
US20110220838A1 (en) * 2010-03-11 2011-09-15 Basf Se Magnetocaloric materials
KR101223036B1 (ko) * 2010-04-21 2013-01-18 나기오 친환경 자기냉동기용 합금 자기냉매
TW201604465A (zh) 2010-06-15 2016-02-01 拜歐菲樂Ip有限責任公司 從導熱金屬導管提取熱能的方法、裝置和系統
DE102010063061B3 (de) * 2010-12-14 2012-06-14 Leibniz-Institut Für Festkörper- Und Werkstoffforschung Dresden E.V. Verwendung eines seltenerdmetallfreien Stoffes als magnetokalorisch aktives Material
US20140157793A1 (en) * 2012-12-07 2014-06-12 General Electric Company Novel magnetic refrigerant materials
US10465951B2 (en) 2013-01-10 2019-11-05 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Magneto caloric heat pump with variable magnetization
KR20150108913A (ko) * 2013-01-24 2015-09-30 바스프 에스이 최적화된 재료 배치를 통한 자기열량 캐스케이드의 성능 향상
US9245673B2 (en) 2013-01-24 2016-01-26 Basf Se Performance improvement of magnetocaloric cascades through optimized material arrangement
EP2994703A1 (en) 2013-05-08 2016-03-16 Basf Se Use of a rotating magnetic shielding system for a magnetic cooling device
WO2015017230A1 (en) 2013-08-02 2015-02-05 General Electric Company Magneto-caloric assemblies
US9605789B2 (en) 2013-09-13 2017-03-28 Biofilm Ip, Llc Magneto-cryogenic valves, systems and methods for modulating flow in a conduit
US9851128B2 (en) 2014-04-22 2017-12-26 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Magneto caloric heat pump
US9797630B2 (en) 2014-06-17 2017-10-24 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Heat pump with restorative operation for magneto caloric material
BR112017012856A2 (pt) 2014-12-18 2018-01-09 Basf Se cascata magnetocalórica, regenerador magnetocalórico, bomba de calor, método para a fabricação de uma cascata magnetocalórica, método de bombeamento de calor
US10254020B2 (en) 2015-01-22 2019-04-09 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Regenerator including magneto caloric material with channels for the flow of heat transfer fluid
US10299655B2 (en) 2016-05-16 2019-05-28 General Electric Company Caloric heat pump dishwasher appliance
US10006673B2 (en) 2016-07-19 2018-06-26 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Linearly-actuated magnetocaloric heat pump
US10281177B2 (en) 2016-07-19 2019-05-07 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Caloric heat pump system
US10047980B2 (en) 2016-07-19 2018-08-14 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Linearly-actuated magnetocaloric heat pump
US10047979B2 (en) 2016-07-19 2018-08-14 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Linearly-actuated magnetocaloric heat pump
US10274231B2 (en) 2016-07-19 2019-04-30 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Caloric heat pump system
US10006674B2 (en) 2016-07-19 2018-06-26 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Linearly-actuated magnetocaloric heat pump
US10006672B2 (en) 2016-07-19 2018-06-26 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Linearly-actuated magnetocaloric heat pump
US10006675B2 (en) 2016-07-19 2018-06-26 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Linearly-actuated magnetocaloric heat pump
US10222101B2 (en) 2016-07-19 2019-03-05 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Linearly-actuated magnetocaloric heat pump
US10295227B2 (en) 2016-07-19 2019-05-21 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Caloric heat pump system
US9869493B1 (en) 2016-07-19 2018-01-16 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Linearly-actuated magnetocaloric heat pump
US9915448B2 (en) 2016-07-19 2018-03-13 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Linearly-actuated magnetocaloric heat pump
US10443585B2 (en) 2016-08-26 2019-10-15 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Pump for a heat pump system
US9857106B1 (en) 2016-10-10 2018-01-02 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Heat pump valve assembly
US9857105B1 (en) 2016-10-10 2018-01-02 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Heat pump with a compliant seal
US10386096B2 (en) 2016-12-06 2019-08-20 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Magnet assembly for a magneto-caloric heat pump
US10288326B2 (en) 2016-12-06 2019-05-14 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Conduction heat pump
US11009282B2 (en) 2017-03-28 2021-05-18 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Refrigerator appliance with a caloric heat pump
US10527325B2 (en) 2017-03-28 2020-01-07 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Refrigerator appliance
US10451320B2 (en) 2017-05-25 2019-10-22 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Refrigerator appliance with water condensing features
US10422555B2 (en) 2017-07-19 2019-09-24 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Refrigerator appliance with a caloric heat pump
US10451322B2 (en) 2017-07-19 2019-10-22 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Refrigerator appliance with a caloric heat pump
US10520229B2 (en) 2017-11-14 2019-12-31 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Caloric heat pump for an appliance
US11022348B2 (en) 2017-12-12 2021-06-01 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Caloric heat pump for an appliance
US10641539B2 (en) 2018-04-18 2020-05-05 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Magneto-caloric thermal diode assembly
US10648704B2 (en) 2018-04-18 2020-05-12 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Magneto-caloric thermal diode assembly
US10648705B2 (en) 2018-04-18 2020-05-12 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Magneto-caloric thermal diode assembly
US10557649B2 (en) 2018-04-18 2020-02-11 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Variable temperature magneto-caloric thermal diode assembly
US10876770B2 (en) 2018-04-18 2020-12-29 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Method for operating an elasto-caloric heat pump with variable pre-strain
US10551095B2 (en) 2018-04-18 2020-02-04 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Magneto-caloric thermal diode assembly
US10648706B2 (en) 2018-04-18 2020-05-12 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Magneto-caloric thermal diode assembly with an axially pinned magneto-caloric cylinder
US10782051B2 (en) 2018-04-18 2020-09-22 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Magneto-caloric thermal diode assembly
US10830506B2 (en) 2018-04-18 2020-11-10 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Variable speed magneto-caloric thermal diode assembly
US11015842B2 (en) 2018-05-10 2021-05-25 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Magneto-caloric thermal diode assembly with radial polarity alignment
US11054176B2 (en) 2018-05-10 2021-07-06 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Magneto-caloric thermal diode assembly with a modular magnet system
US10989449B2 (en) 2018-05-10 2021-04-27 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Magneto-caloric thermal diode assembly with radial supports
US11092364B2 (en) 2018-07-17 2021-08-17 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Magneto-caloric thermal diode assembly with a heat transfer fluid circuit
US10684044B2 (en) 2018-07-17 2020-06-16 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Magneto-caloric thermal diode assembly with a rotating heat exchanger
US11193697B2 (en) 2019-01-08 2021-12-07 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Fan speed control method for caloric heat pump systems
US11149994B2 (en) 2019-01-08 2021-10-19 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Uneven flow valve for a caloric regenerator
US11168926B2 (en) 2019-01-08 2021-11-09 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Leveraged mechano-caloric heat pump
US11274860B2 (en) 2019-01-08 2022-03-15 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Mechano-caloric stage with inner and outer sleeves
US11112146B2 (en) 2019-02-12 2021-09-07 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Heat pump and cascaded caloric regenerator assembly
US11015843B2 (en) 2019-05-29 2021-05-25 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Caloric heat pump hydraulic system
CN110605386B (zh) * 2019-07-24 2021-09-03 南京理工大学 Mo掺杂的Mn-Fe-P-Si基磁制冷材料及其制备方法

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4849017A (en) * 1985-02-06 1989-07-18 Kabushiki Kaisha Toshiba Magnetic refrigerant for magnetic refrigeration
DE69008770T2 (de) * 1989-05-31 1994-11-24 Ibm Magnetische Materialien für Festkörpervorrichtungen.
US5641424A (en) * 1995-07-10 1997-06-24 Xerox Corporation Magnetic refrigerant compositions and processes for making and using

Also Published As

Publication number Publication date
BR0211602A (pt) 2004-08-24
CA2454440A1 (en) 2003-02-13
JP4125229B2 (ja) 2008-07-30
EP1415311B1 (en) 2009-07-01
US7069729B2 (en) 2006-07-04
EP1415311A1 (en) 2004-05-06
DK1415311T3 (da) 2009-11-02
WO2003012801A1 (en) 2003-02-13
ES2329449T3 (es) 2009-11-26
NL1018668C2 (nl) 2003-02-03
ATE435494T1 (de) 2009-07-15
DE60232798D1 (de) 2009-08-13
PL207833B1 (pl) 2011-02-28
PL366733A1 (en) 2005-02-07
CY1109448T1 (el) 2014-08-13
PT1415311E (pt) 2009-10-06
CA2454440C (en) 2014-12-02
JP2004537852A (ja) 2004-12-16
US20040250550A1 (en) 2004-12-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0211602B1 (pt) material para uso como refrigerante magnético, seus métodos de preparação e sua aplicação
BR0318065B1 (pt) Material que pode ser usado para refrigeração magnética, e, método para a fabricação e aplicação do mesmo
US7063754B2 (en) Magnetic material for magnetic refrigeration and method for producing thereof
US9383125B2 (en) Magnetic material for magnetic refrigeration
US5743095A (en) Active magnetic refrigerants based on Gd-Si-Ge material and refrigeration apparatus and process
CN102017026B (zh) 金属间化合物、它们的用途及其制备方法
US20050000230A1 (en) Magnetic material
KR20150095764A (ko) 신규한 자기 냉매 물질들
JP2010060211A (ja) 磁気冷凍用磁性材料、磁気冷凍デバイスおよび磁気冷凍システム
US9633769B2 (en) Magnetic refrigeration material
Pakhira et al. Chemical disorder driven reentrant spin cluster glass state formation and associated magnetocaloric properties of Nd 2 Ni 0.94 Si 2.94
JP2010077484A (ja) 磁気冷凍用磁性材料、磁気冷凍デバイスおよび磁気冷凍システム
US5462610A (en) Lanthanide Al-Ni base Ericsson cycle magnetic refrigerants
US5435137A (en) Ternary Dy-Er-Al magnetic refrigerants
Fujita et al. Magnetocaloric properties in (La, R)(Fe, Mn, Si) 13H (R= Ce and Pr)—toward a better alloy design that results in a reduction in volume of permanent magnets and the establishment of long-term reliability in cooling systems
RU2804024C1 (ru) Магнитокалорический материал для магнитной тепловой машины
Gschneidner Jr The fruition of 4f discovery, the interplay of basic and applied research
CN116344136A (zh) 一种连续梯度磁热材料及其制备方法
Il’in et al. Magnetocaloric effect near the first-order phase transitions in compounds of rare earth and transition metals
Fernandes Project Work Report
PL209262B1 (pl) Materiał, który można zastosować do chłodzenia magnetycznego, sposób jego wytwarzania i zastosowanie tego materiału

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/09/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2522 DE 07-05-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.