BR9815752B1 - controle programável com tecla de operação como tecla ativa. - Google Patents

controle programável com tecla de operação como tecla ativa. Download PDF

Info

Publication number
BR9815752B1
BR9815752B1 BRPI9815752-3A BR9815752A BR9815752B1 BR 9815752 B1 BR9815752 B1 BR 9815752B1 BR 9815752 A BR9815752 A BR 9815752A BR 9815752 B1 BR9815752 B1 BR 9815752B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
key
active
control
programmable
signal
Prior art date
Application number
BRPI9815752-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9815752A (pt
Inventor
Dieter Bauerfeind
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=7861780&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR9815752(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed filed Critical
Publication of BR9815752A publication Critical patent/BR9815752A/pt
Publication of BR9815752B1 publication Critical patent/BR9815752B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G05CONTROLLING; REGULATING
    • G05BCONTROL OR REGULATING SYSTEMS IN GENERAL; FUNCTIONAL ELEMENTS OF SUCH SYSTEMS; MONITORING OR TESTING ARRANGEMENTS FOR SUCH SYSTEMS OR ELEMENTS
    • G05B19/00Programme-control systems
    • G05B19/02Programme-control systems electric
    • G05B19/04Programme control other than numerical control, i.e. in sequence controllers or logic controllers
    • G05B19/042Programme control other than numerical control, i.e. in sequence controllers or logic controllers using digital processors
    • G05B19/0426Programming the control sequence

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Automation & Control Theory (AREA)
  • Programmable Controllers (AREA)
  • Push-Button Switches (AREA)
  • External Artificial Organs (AREA)
  • Water Treatment By Sorption (AREA)
  • Numerical Control (AREA)
  • Input From Keyboards Or The Like (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "CONTROLEPROGRAMÁVEL COM TECLA DE OPERAÇÃO COMO TECLA ATIVA".
A presente invenção refere-se a um controle programável comuma unidade de calcular, uma tela, uma unidade de operação e com entra-das de sinal e saídas de sinalrsendo que aunidade de cálculo, a tela, a uni-dade de operação, as entradas de sinal e as saídas de sinal estão dispostasem uma caixa comum e sendo que funções de comando são programáveispelo usuário por meio de uma superfície de usuário conduzida por menu so-bre a tela com base em funções pré-dadas.
Tais controles, como elementos de comando inteligentes, sãomuitas vezes empregados na indústria, na ciência e no uso doméstico. Comeles podem ser programados decursos de comando entre as tensões de en-trada aplicadas nas entradas de sinal e saídas de sinal de múltiplas manei-ras. Ao usuário são colocados à disposição para seus programas módulosinternamente existentes, por exemplo, módulos de contadores ou de tempo-rizadores, e funções prontas, por um sistema operacional implementado. Osprogramas são então alimentados ou pela superfície conduzida por menucom as teclas de operação presentes no controle ou por meio de um compu-tador (PC) externo e conectado por meio de uma linha de dados.
É desvantajoso para a elaboração dos programas de comandoque seu decurso não possa ser testado ou possa sê-lo apenas com grandedispêndio. Assim, para o teste as tensões requeridas devem ser aplicadasàs entradas de sinal, para produzir o decurso de comando e a emissão desinal a isso vinculada. Do mesmo modo é de configuração muito difícil abusca de erros no programa em curso. Esses problemas contribuem parauma considerável insegurança operacional. Também nos controles conheci-dos é desvantajoso que o programa de comando não seja influenciável, ounão possa ser interrompido por medidas simples.
É conhecido do estado da técnica o documento US 4989178,que revela um controlador programável com uma CPU, uma tela, com entra-das de sinal e saídas de sinal. A CPU , a tela, bem como as entradas e saí-das de sinal estão montadas em um console. As funções de comando sãoprogramadas por uma superfície de usuário na tela conduzida por menuNesse documento são apresentas apenas teclas com funções predefinidas,que não apresentam função programável para tecla ativa. Essa desvanta-gem pode ser vista no grande número de teclas necessárias no referido do-cumento americano em comparação com o objeto da presente invenção.Não há a vantagem de uma ocupação flexível das teclas em dependência dafunção.
Constitui, por conseguinte, objetivo da invenção prover um con-trole programável de alta segurança operacional, que seja de manipulaçãoconfortável e cujos programas de comando possam ser verificados de ma-neira simples sem outros meios auxiliares quando a seu correto decurso.
Esse objetivo é alcançado por um controle programável comuma tecla da unidade de operação que é comandável por meio de uma fun-ção programável para uma tecla ativa, de cuja ativação depende o decursode uma função de comando.
A tecla ativa de acordo com a invenção pode ser empregada demúltiplas maneiras. Assim, em uma primeira forma de execução especial-mente vantajosa, é possível simular uma entrada de sinal por meio da teclaativa. Para a ativação está prevista no sistema operacional uma função, coma qual cada uma das teclas de operação pode ser declarada como tecla ati-va. A ativação da tecla ativa assim definida pode então ser tratada como es-tado lógico em lugar do sinal de entrada elétrico dentro de um programa decomando. Cada decurso de comando pode assim ser acoplado à ativaçãoda tecla ativa. A tecla ativa atua como uma entrada adicional sem borne.
Como cada estado de tensão pode se equiparar a uma das en-tradas de sinal com a ativação de uma tecla ativa, isto é, ser simulado, dis-pensam-se outros meios auxiliares como suprimentos de tensão indepen-dentes ou emissores de sinal para a experimentação do programa de co-mando ou para a busca de erros. O controle pode ser programado e testadoa qualquer momento sem a presença de tensões de entrada. Assim, antesdo emprego pode ser instalado no local de aplicação posterior. A instalaçãode programas de comando do controle programável é assim especialmentesimples e confortável.
A cômoda possibilidade de se substituir os sinais de entrada tor-na o controle programável confiável e, portanto, graças aos pequenos dis-pêndios para reparações e manutenção, barato para o usuário.
As teclas ativas podem ser ativadas e desativadas nos parâme-tros de sistema do controle. O estado básico é "desativado". Estando as te-clas ativas, podem ser usadas durante o decurso do programa e no menu deestado.
Em uma outra forma de execução vantajosa, a tecla ativa é em-pregada de tal maneira que com sua ativação é influenciado um programacorrente. A tecla ativa pode nessa função, por exemplo, ser empregada co-mo interrupção à maneira de uma saída de emergência. Para tanto, a teclaativa é posicionada em um interruptor do microcontrolador presente no con-trole ou seu estado é ciclicamente consultado dentro do programa de co-mando. Como também no exemplo de execução primeiramente mencionado,o decurso de uma função de comando depende assim da ativação da teclaativa.
Como outra possibilidade de emprego da tecla ativa se podeprever dentro de um programa de comando um controle manual, desviando-se do decurso do programa. Assim é possível, por exemplo, empregar o con-trole como controle de tempo automático para escadas rolantes e, não obs-tante, possibilitar por meio das teclas ativas um controle manual superior.
Vantajosamente, a função para a ativação e desativação de umatecla é concebida de tal maneira que a tecla ativa é empregável em qualquerlugar da função de comando programável. Com isso é assegurada uma pos-sibilidade de emprego flexível e, assim, um conforto de operação especial-mente alto. Para se produzir a simulação de várias entradas de sinal é van-tajoso empregar um número correspondente de teclas ativas dentro de umafunção de comando programável. O número das teclas ativas utilizadas si-multaneamente é então restrito apenas ao número das teclas de operaçãodo controle, que são comandáveis cada qual como tecla ativa.
É ademais vantajoso indicar na tela o pedido de ativação de umatecla ativa. Com isso o usuário é informado sobre as necessárias etapas demanipulação. Para alertar o usuário sobre a necessidade da alimentação, évantajoso acoplar o pedido da ativação da tecla ativa com um sinal acústico.
Um exemplo de execução do controle de acordo com a invençãocom teclas ativas está representado nos desenhos 1 e 2 e é descrito maispormenorizadamente a seguir. Mostram:
Figura 1 - um controle programável por memória e
Figura 2 - um exemplo para o emprego de uma tecla ativa.
Na figura 1 um controle programável por memória é provido deuma caixa 1 e uma série de entradas de tensão 2 (I) e saídas de tensão 3(O). O controle programável comanda sob controle de um programa o fluxode corrente entre as entradas 2 e as saídas 3. O programa pode ser alimen-tado na unidade de cálculo disposta na caixa 1 por meio das teclas de ope-ração 4 da tecla de múltiplas funções 5. Cada uma das teclas de operação 4e da tecla de múltiplas funções 5 pode ser definida como tecla ativa. A ali-mentação e o decurso do programa podem ser observados na tela 6. Na tela6 é indicada a necessidade de ativação uma tecla ativa em um campo 11.Na tecla 6, ademais, durante a programação, está representada uma super-fície de usuário conduzida a menu. Por meio de uma interface 7 pode o controle ser programado por um computador externo (PC).
Na figura 2 está representado um exemplo para o emprego deuma tecla ativa. As entradas de sinal 8 e 9 são de tal maneira comandadas,que na entrada 8 deve estar aplicado um sinal (I) e na entrada 9 nenhumsinal (I), para se obter um sinal de saída na saída de sinal 10. Condição paraa aplicação do sinal na saída 10 é a ativação da tecla de operação 12 (P1),como também é indicado na tela 6 no campo 11 (figura 1). O aparecimentodo pedido de alimentação está associado com um som de sinal 13.

Claims (8)

1. Controle programável com uma unidade de calcular, uma tela(6), uma unidade de operação (4, 5) e com entradas de sinal (2) e saídas desinal (3), sendo que a unidade de calcular, a tela (6), a unidade de operação(4,5), as entradas de sinal (2) e as saídas de sinal (3) estão dispostas emuma caixa (1) comum e sendo que funções de comando são programáveispelo usuário por meio de uma superfície de usuário conduzida por menu naa tela (6) com base em funções pré-dadas, caracterizado pelo fato de queuma tecla da unidade de operação (4, 5) é comandável por meio de umafunção programável para uma tecla ativa, de cuja ativação depende o decur-so de uma função de comando e onde a tecla ativa é empregável em qual-quer ponto da função de comando programável.
2. Controle de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que com a tecla ativa é simulável uma entrada de sinal (2).
3. Controle de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que o decurso de uma função de comando é interrompido até que atecla ativa esteja ativada por um usuário.
4. Controle de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, carac-terizado pelo fato de que mediante ativação da tecla ativa é interrompível afunção de comando.
5. Controle de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, carac-terizado pelo fato de que são empregáveis várias teclas ativas dentro deuma função de comando programável.
6. Controle de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, carac-terizado pelo fato de que cada uma das teclas pertencentes à unidade deoperação é comandável como tecla ativa.
7. Controle de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, carac-terizado pelo fato de que o pedido para a ativação (11) da tecla ativa é indi-cável na tela.
8. Controle de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, carac-terizado pelo fato de que o pedido de ativação da tecla ativa está associadoa um sinal acústico (13).
BRPI9815752-3A 1998-03-20 1998-12-23 controle programável com tecla de operação como tecla ativa. BR9815752B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19812423A DE19812423A1 (de) 1998-03-20 1998-03-20 Bedientasten als aktive Tasten
DE19812423.6 1998-03-20
PCT/DE1998/003780 WO1999049371A1 (de) 1998-03-20 1998-12-23 Bedientasten als aktive tasten

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9815752A BR9815752A (pt) 2000-11-28
BR9815752B1 true BR9815752B1 (pt) 2011-01-11

Family

ID=7861780

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9815752-3A BR9815752B1 (pt) 1998-03-20 1998-12-23 controle programável com tecla de operação como tecla ativa.

Country Status (12)

Country Link
US (1) US6944831B1 (pt)
EP (1) EP0988504B2 (pt)
JP (1) JP2002508541A (pt)
CN (1) CN1116628C (pt)
AT (1) ATE196544T1 (pt)
BR (1) BR9815752B1 (pt)
CZ (1) CZ302029B6 (pt)
DE (2) DE19812423A1 (pt)
ES (1) ES2152748T5 (pt)
HK (1) HK1032830A1 (pt)
HU (1) HU224942B1 (pt)
WO (1) WO1999049371A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19835506A1 (de) * 1998-08-06 2000-02-10 Moeller Gmbh Intellegente Steuerung
DE10043841A1 (de) * 2000-09-06 2002-03-14 Moeller Gmbh Verfahren zum Anschluss einer Erweiterungsbaugruppe an ein programmierbares elektrisches Schaltgerät
US20060190106A1 (en) 2001-07-30 2006-08-24 Rockwell Automation Technologies, Inc. Method for consistent storage of data in an industrial controller
US7065415B2 (en) * 2001-07-30 2006-06-20 Rockwell Automation Technologies, Inc. Method for consistent storage of data in an industrial controller
DE10233397A1 (de) * 2002-07-23 2004-02-19 Abatec-Electronic Ag Steuerungssystem und Steuerverfahren für eine Wellness-Einrichtung
WO2005029983A1 (de) * 2003-08-30 2005-04-07 Hauni Maschinenbau Ag Bedieneinheit für eine maschine der tabakverarbeitenden industrie
DE10360228A1 (de) 2003-12-20 2005-07-21 Rexroth Indramat Gmbh Mit Tasten bedienbare, an einen Personalcomputer angekoppelte, speicherprogrammierbare Steuerung
IT1391565B1 (it) * 2008-09-03 2012-01-11 Abb Spa Un dispositivo d'interfaccia utente per dispositivi di commutazione in bassa tensione
US20130204406A1 (en) * 2010-04-12 2013-08-08 Electrolux Home Products Corporation N.V. Control interface for household appliances

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3487173A (en) * 1966-07-15 1969-12-30 Automatic Elect Lab Small exchange stored program switching system
DE3533034A1 (de) * 1985-09-17 1987-03-26 Unidor Gmbh Speicherprogrammierbares steuergeraet
EP0288169A3 (en) * 1987-04-07 1990-04-25 Possum Controls Limited Control system
DE4125176A1 (de) 1991-07-30 1993-02-04 Lucas Nuelle Lehr Und Messgera Steuerfeld einer industriellen anlage mit einer speicherprogrammierbaren steuerung
DE4223193A1 (de) * 1992-07-15 1994-01-20 Abb Patent Gmbh Programmierbare Steuerung mit Anschlußeinheiten zur Verbindung mit analogen und/oder digitalen Peripheriegeräten
DE9408544U1 (de) * 1994-04-19 1995-08-17 Murrelektronik Ag Anlage mit einer Steuerungseinheit
CN1143473C (zh) * 1995-04-28 2004-03-24 皇家菲利浦电子有限公司 在一组设备之间可靠的通信的无线通信系统
EP0800127A4 (en) * 1995-10-09 1998-07-08 Fanuc Ltd METHOD FOR EDITING SEQUENTIAL DATA
KR0150367B1 (ko) * 1995-12-19 1998-11-02 양승택 완결 결합형 에이티엠 스위칭 장치
WO1997027540A1 (de) * 1996-01-25 1997-07-31 Siemens Aktiengesellschaft Graphische bedienoberfläche zur programmierung von speicherprogrammierbaren steuerungen
DE69736278T2 (de) * 1996-02-22 2007-06-06 Kvaser Consultant Ab Vorrichtung zur Beeinflussung von Nachrichten in einem CAN-System
US5877957A (en) * 1996-11-06 1999-03-02 Ameritech Services, Inc. Method and system of programming at least one appliance to change state upon the occurrence of a trigger event
US5997167A (en) * 1997-05-01 1999-12-07 Control Technology Corporation Programmable controller including diagnostic and simulation facilities
US6061668A (en) * 1997-11-10 2000-05-09 Sharrow; John Anthony Control system for pay-per-use applications
US6040829A (en) * 1998-05-13 2000-03-21 Croy; Clemens Personal navigator system

Also Published As

Publication number Publication date
EP0988504B2 (de) 2004-06-23
HK1032830A1 (en) 2001-08-03
DE59800279D1 (de) 2000-10-26
HUP0101642A2 (hu) 2001-09-28
EP0988504A1 (de) 2000-03-29
JP2002508541A (ja) 2002-03-19
CZ302029B6 (cs) 2010-09-08
HU224942B1 (en) 2006-04-28
CZ20003475A3 (cs) 2001-02-14
US6944831B1 (en) 2005-09-13
ATE196544T1 (de) 2000-10-15
CN1286766A (zh) 2001-03-07
WO1999049371A1 (de) 1999-09-30
ES2152748T3 (es) 2001-02-01
ES2152748T5 (es) 2005-03-01
DE19812423A1 (de) 1999-09-23
BR9815752A (pt) 2000-11-28
HUP0101642A3 (en) 2004-11-29
CN1116628C (zh) 2003-07-30
EP0988504B1 (de) 2000-09-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10197985B2 (en) Safety controller module
ATE160233T1 (de) Rechnerfehler-wiederinbetriebnahme und warnsystem
BR9815752B1 (pt) controle programável com tecla de operação como tecla ativa.
US5198809A (en) Hard wired programmable controller especially for heating ventilating and air conditioning (HVAC systems)
KR960042351A (ko) 씨피유 리셋회로
KR970056690A (ko) 통신을 이용한 고장 서비스 시스템 및 그 제어 방법
US7543170B2 (en) Equipment fail safe safety system
JPH05189005A (ja) 切替制御装置
JP3838037B2 (ja) 通信子局及び制御装置
JP2000165420A (ja) バスシステム
JPS58155461A (ja) マイクロコンピユ−タの異常処理機構
KR100432195B1 (ko) 팬 필터 유닛 제어장치
KR100200360B1 (ko) 도포장치의 레시피 입력키 제어장치
JPS58101521A (ja) 電気的負荷駆動装置
KR200359921Y1 (ko) 슬레이브 장치
JPH0241476Y2 (pt)
KR970004467B1 (ko) 전자기기의 이상상태 검지회로
KR100555342B1 (ko) 전력 구동 장치의 고장 방지방법
PT3076418T (pt) Sistema de sinalização luminosa para dispositivos de controlo e de comando elétricos
JPH0371217A (ja) 電源供給制御システム
JPH0266234A (ja) 衛生洗浄装置
JPH0276007A (ja) 機器の表示装置
JP2001060102A (ja) プログラマブルコントローラ
JPH04205162A (ja) マルチプロセッサシステム
KR20010017791A (ko) 전자전기제품의 대기전원차단시스템

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/01/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B09W Correction of the decision to grant [chapter 9.1.4 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A RPI 2050 DE 20/04/2010 CODIGO DE DESPACHO 9.1

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)