BR112017000124B1 - Dispositivo de montagem e sanitário - Google Patents

Dispositivo de montagem e sanitário Download PDF

Info

Publication number
BR112017000124B1
BR112017000124B1 BR112017000124-1A BR112017000124A BR112017000124B1 BR 112017000124 B1 BR112017000124 B1 BR 112017000124B1 BR 112017000124 A BR112017000124 A BR 112017000124A BR 112017000124 B1 BR112017000124 B1 BR 112017000124B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
segment
toilet
mounting device
rod segment
mounting
Prior art date
Application number
BR112017000124-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017000124A2 (pt
Inventor
Mathias Och
Original Assignee
Indesas Sàrl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Indesas Sàrl filed Critical Indesas Sàrl
Publication of BR112017000124A2 publication Critical patent/BR112017000124A2/pt
Publication of BR112017000124B1 publication Critical patent/BR112017000124B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47KSANITARY EQUIPMENT NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; TOILET ACCESSORIES
    • A47K13/00Seats or covers for all kinds of closets
    • A47K13/24Parts or details not covered in, or of interest apart from, groups A47K13/02 - A47K13/22, e.g. devices imparting a swinging or vibrating motion to the seats
    • A47K13/26Mounting devices for seats or covers

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Toilet Supplies (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)
  • Telephone Function (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)

Abstract

RESUMO ?DISPOSITIVO DE MONTAGEM? Um dispositivo de montagem (1) para a fixação liberável de modo reversível de um conjunto de assento para sanitário (3) em um vaso sanitário (2) compreende um segmento de conexão (11), que pode ser conectado de modo estacionário com o conjunto de assento para sanitário (3), e um segmento de haste (12) disposto no segmento de conexão (11), podendo o segmento de haste ser pelo menos parcial-mente introduzido através de uma abertura de montagem (21) do vaso sanitário (2). O dispositivo de montagem (1) apresenta ainda uma parte de bloqueio (13) defor-mável que é fixada a uma distância do segmento de conexão (11) no segmento de haste (12), estando o segmento de conexão (11) e a parte de bloqueio (13) dispostos de lados opostos da abertura de montagem (21), quando o segmento de haste é in-troduzido pelo menos parcialmente através da abertura de montagem do vaso sani-tário. O dispositivo de montagem é dotado com uma alavanca da atuação (16) que apresenta uma posição comprimida, na qual a parte de bloqueio é de tal modo de-formada, que não pode ser introduzida na abertura de montagem, e uma posição liberada, na qual a parte de bloqueio é tão pouco deformada, que ela pode ser intro-duzida na abertura de montagem (...).

Description

CAMPO TÉCNICO
[001]A presente invenção se refere a um dispositivo de montagem, de acordo com a definição geral da reivindicação independente 1.
[002]Dispositivos de montagem deste tipo compreendem, por exemplo, um segmento de conexão, que pode ser ligado de modo estacionário com um conjunto de assento para sanitário, um segmento de haste disposto no segmento de conexão, que pode ser introduzido pelo menos parcialmente através de uma abertura para montagem de um vaso sanitário, uma parte de bloqueio deformável que é fixada a uma distância do segmento de conexão no segmento de haste, sendo o segmento de conexão e a parte de bloqueio dispostos em lados opostos da abertura para mon-tagem, quando o segmento de haste está introduzido, pelo menos parcialmente, na abertura de montagem do vaso sanitário, e uma alavanca de atuação que apresenta uma posição de compressão, na qual a parte de bloqueio é de tal modo deformada, que ela não pode ser introduzida na abertura de montagem, e uma posição liberada, na qual a parte de bloqueio é tão pouco deformada, que ela pode ser introduzida na abertura para montagem do vaso sanitário. Eles podem ser empregados para a fixa-ção liberável de modo reversível do conjunto de assento para sanitário no vaso sani-tário.
ESTADO DA TÉCNICA
[003]Em instalações sanitárias atualmente são difundidos sanitários com as-sento. Tais sanitários com assento compreendem um vaso sanitário de cerâmica, por exemplo, e um conjunto de assento para sanitário. O vaso sanitário apresenta principalmente uma abertura superior com uma borda que o limita, uma descarga para a limpeza da parte interna do vaso sanitário e uma saída de drenagem projetada na extremidade inferior do vaso sanitário. O conjunto de assento para sanitário é tipicamente dotado com um anel de assento, com o qual pode ser fechada a borda do vaso sanitário, uma tampa para fechar a abertura do vaso sanitário e uma articu-lação. O conjunto de assento para sanitário é montado em sua articulação em uma região traseira da borda do vaso sanitário, de modo que o anel de assento e a tampa possam ser levantados para trás.
[004]Para a montagem do conjunto de assento para sanitário no vaso sanitá-rio, os vasos sanitários apresentam na região traseira da borda ou na borda traseira de suas aberturas frequentemente uma ou, de preferência, duas aberturas de mon-tagem. Como dispositivos de montagem são conhecidos diversos projetos, que por um lado são conectados com o conjunto de assento para sanitário e por outro lado podem ser fixados ao vaso sanitário através das aberturas de montagem nele. São difundidos, por exemplo, dispositivos de material sintético ou de metal, que podem ser inseridos ou inseridos com pressão nos furos de montagem. Estes tipos de dis-positivos de montagem são frequentemente relativamente instáveis, de modo que pode ocorrer involuntária ou indesejavelmente que o conjunto de assento para sani-tário se solte do vaso sanitário. Além disso, é difícil se fazer regularmente a limpeza, principalmente daquela zona onde o vaso sanitário e o conjunto de assento para sa-nitário se tocam na região da dobradiça. Este problema ocorre de modo acentuado quando o sanitário é utilizado publicamente, tal como em restaurantes, hospitais, e especialmente em instalações sanitárias públicas.
[005]Em WO 2013/003969 A2 são descritos neste sentido modalidades me-lhoradas de dispositivos de montagens para conjuntos de assentos para sanitários. Um dispositivo de montagem compreende, por exemplo, uma alavanca e um ele-mento de inserção em forma de haste. O elemento de inserção em forma de haste é conectado na sua extremidade longitudinal através de um elemento excêntrico com a alavanca e na sua outra extremidade longitudinal com um tubo elastomérico. Para a montagem o elemento de inserção é inserido através de uma das aberturas de montagem de cima, até o tubo elastomérico se apoiar na face inferior da borda do vaso sanitário. Em seguida a alavanca é abaixada de uma posição vertical para uma posição horizontal, sendo o elemento de inserção puxado para cima através do ele-mento excêntrico. Neste caso o tubo elastomérico é comprimido entre o elemento de inserção e um elemento de bloqueio e deformado, de modo que ele não possa mais ser introduzido na abertura de montagem. Nesta posição o dispositivo de montagem é fixado no vaso sanitário.
[006]A desvantagem do dispositivo de montagem descrito acima consiste no fato de que ele fixa o conjunto de assento para sanitário em uma posição e orienta-ção fixas no vaso. Deste modo pode ocorrer que o anel de assento do conjunto de assento para sanitário não se apoia alinhado sobre a borda do vaso sanitário, mas está afastado dele com uma inclinação. Além disso, com dispositivos de montagem deste tipo, o conjunto de assento para sanitário deve ser disposto um tanto para frente, para que a alavanca possa ser operada atrás dele. Isto exige ou uma cons-trução delgada da região da articulação do conjunto de assento para sanitário ou uma borda traseira larga do vaso sanitário.
[007]O objetivo da presente invenção consiste, portanto, em propor um dis-positivo de montagem, com o qual possa ser ajustado um conjunto de assento para sanitário orientado em relação ao vaso sanitário, mais exatamente em relação à sua posição no vaso sanitário. Além disso, o dispositivo de montagem deve possibilitar, de preferência, que não haja necessidade de nenhuma especial precaução em uma borda do vaso sanitário ou no conjunto de assento para sanitário, para que o dispo-sitivo de montagem possa ser operado.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[008]O objetivo é atingido de acordo com a presente invenção com um dis-positivo de montagem conforme ele vem definido na reivindicação independente 1, assim como por meio de um sanitário, conforme ele vem definido na reivindicação independente 11. Variantes de modalidades vantajosas do dispositivo de montagem de acordo com a presente invenção serão evidentes das reivindicações dependen-tes.
[009]A essência da presente invenção consiste no seguinte: um dispositivo de montagem para a fixação liberável de modo reversível de um conjunto de assento para sanitário em um vaso sanitário compreende um segmento de conexão, que é conectável de modo estacionário com o conjunto de assento para sanitário e um segmento de haste disposto no segmento de conexão que pode ser introduzido, pelo menos parcialmente, em uma abertura de montagem do vaso sanitário. Além disso, o dispositivo de montagem apresenta uma parte de bloqueio deformável, que é dis-posto na segmento de haste afastada do segmento de conexão, sendo o segmento de conexão e a parte de bloqueio dispostos em lados opostos da abertura para mon-tagem, quando o segmento de haste tiver sido pelo menos parcialmente introduzido na abertura de montagem do vaso sanitário. O dispositivo de montagem é dotado com uma alavanca de atuação, que é deslocável de uma posição comprimido do dispositivo de montagem, na qual a parte de bloqueio é de tal modo deformada, que ela não pode ser introduzida na abertura para montagem, para uma posição liberada do dispositivo de montagem, em que a parte de bloqueio é tão pouco deformada, que ela pode ser introduzida na abertura para montagem do vaso sanitário, e vice- versa. Neste caso, o segmento de haste é ligado ao segmento de conexão na posição comprimida de modo estacionário e na posição liberada de modo deslocável, projetando-se o segmento de haste do segmento de conexão, na posição comprimi-da e na posição liberada, de um ângulo, de preferência, idêntico predefinido.
[010]Em associação com a presente invenção o termo “sanitário” pressupõe um dispositivo sanitário com assento para receber excrementos corporais tais como, por exemplo, fezes e urina. O termo é empregado como sinônimo do termo ”privada” ou “WC”, Frequentemente os sanitários compreendem um vaso sanitário fabricado de uma cerâmica tal como, por exemplo, de uma porcelana, um dispositivo de des- carga para lavar o vaso sanitário e um anel de assento, fabricado, por exemplo, de material sintético ou de madeira para cobrir uma borda do vaso sanitário.
[011]O termo “liberável de modo reversível” em conexão com o conjunto de assento para sanitário e com o vaso sanitário, significa que o conjunto de assento para sanitário pode ser liberado muitas vezes, ou sempre, do vaso sanitário. Isto é, o dispositivo de montagem é previsto para que o conjunto de assento para sanitário seja montado conforme desejado no vaso sanitário e seja novamente dele liberado, mais exatamente, desmontado.
[012]O conjunto de assento para sanitário compreende tipicamente um anel de assento do tipo descrito acima e um mecanismo de charneira tal como, por exemplo, uma ou mais dobradiças. Quando o conjunto de assento para sanitário for fixado no vaso sanitário, o anel de assento pode ser levantado e abaixado através do mecanismo de charneira do vaso sanitário. O conjunto de assento de sanitário pode ainda compreender uma tampa de sanitário que pode ser fechada e aberta em relação ao vaso sanitário através do mecanismo de charneira análogo ao anel de assento. A tampa de sanitário serve para cobrir o vaso sanitário, mais exatamente a sua abertura, por motivos higiênicos.
[013]Tipicamente o conjunto de assento para sanitário é fixado no vaso sani-tário com um conjunto de montagem compreendendo dois dispositivos de montagem. Deste modo pode se obter que o conjunto de assento para sanitário seja fixado de um modo suficientemente estável e que não possa ser torcido.
[014]O termo “estacionário” em relação à conexão do segmento de haste e do segmento de conexão pode se referir a uma disposição essencialmente sem mo-vimento dos dois componentes de um em relação ao outro. O segmento de haste pode, por exemplo, ser de tal modo conectado de modo estacionário com o segmento de conexão, que não possa nem ser tombado nem lateralmente deslocado em relação ao segmento de conexão. Uma rotação do segmento de haste em relação ao segmento de conexão, ao redor do eixo longitudinal do segmento de haste, por exemplo, pode, no entanto, ainda ser possível. Neste caso a rotação do segmento de haste somente pode também ser possível na posição comprimida por aplicação de uma força adequada, por meio de uma alavanca de atuação, por exemplo.
[015]No tocante à conexão entre o conjunto de assento para sanitário e o segmento de conexão o termo “estacionário” pode significar que o conjunto de as-sento para sanitário não pode ser separado do segmento de conexão. No entanto, o conjunto pode ainda ser girado em relação ao segmento de conexão, mais exata-mente, ser aberto ou fechado.
[016]O termo “de modo não girável” se refere, dentro do contexto da presente invenção, a uma conexão em que os componentes conectados são girados em conjunto. Neste caso eles podem ser flexíveis para outros movimentos, tais como, por exemplo, um movimento longitudinal.
[017]Quando o dispositivo de fixação for de tal modo disposto sobre o vaso sanitário, que o segmento de haste é introduzido na abertura para montagem e a parte de bloqueio está disposta no lado da abertura de montagem oposto ao seg-mento de conexão, sendo ainda deformada, o dispositivo de montagem permite que o conjunto de assento para sanitário seja fixado no vaso sanitário de modo eficiente e suficientemente firme. Deste modo pode ser especialmente assegurado que o con-junto de assento para sanitário pode resistir suficientemente a uma força de cisa- lhamento. As forças de cisalhamento conforme são definidas em normas, dentre ou-tros pelo Instituto Alemão para a Normatização, são aquelas às quais os conjuntos de tampa de sanitários nos sanitários devem poder ser expostos sem serem sofrerem dano. São conhecidos normas, por exemplo, em que estas forças de cisalha- mento são fixadas em 300 Newton. Tais exigências relevantes para a segurança podem ser satisfeitas eficientemente com o dispositivo de montagem de acordo com a presente invenção.
[018]Como o segmento de haste sempre se projeta do segmento de conexão formando um ângulo predefinido, de preferência, idêntico, pode ser obtido que ele está orientado de um modo exatamente predefinido. Ele pode, por exemplo, ser posicionado de um modo tão simples em uma posição vertical e de modo relativa-mente simples ser introduzido na abertura para montagem do vaso sanitário. Na po-sição liberada ele é deste modo deslocável exclusivamente ao longo do segmento de conexão. Quando o dispositivo de montagem de acordo com o definido é introduzido na abertura para montagem do vaso sanitário, mas ainda se encontra na posição liberada, podendo deste modo ser obtido que o segmento de conexão, e juntamente com ele o conjunto de assento para sanitário, possa ser empurrado ao longo do vaso sanitário e especialmente ao longo da sua face superior de borda. Isto permite que o conjunto de assento para sanitário possa ser posicionado e orientado de modo preciso.
[019]Se o conjunto de assento para sanitário se encontra em uma posição alvo, mais exatamente tendo uma orientação alvo, a alavanca de atuação é manu-almente operada e o dispositivo de montagem é colocado na posição comprimida. Neste caso a parte de bloqueio é de tal modo deformada, que ela não pode mais passar pela abertura para montagem do vaso sanitário. A parte de bloqueio pode ser fabricada, por exemplo, de um material sintético termoplástico ou de um poliuretano termoplástico. Nesta posição comprimida, o conjunto de assento para sanitário por um lado é firmemente conectado com o vaso sanitário e por outro lado posicionado e orientado de modo exato contra ele.
[020]É preferível que o segmento de conexão compreende uma superfície de apoio essencialmente plana dotada com uma fenda de guia, atravessando o segmento de haste a superfície de apoio através da fenda de guia. A superfície de apoio pode para tal fim ser prevista para se apoiar sobre a borda do vaso sanitário quando o segmento de haste é conduzido através da abertura para montagem. Des- te modo o conjunto de assento para sanitário se apoia perfeitamente e com precisão sobre o vaso sanitário. A fenda de guia permite por sua vez que o conjunto de as-sento para sanitário possa ser empurrado para dentro de um determinado valor, para que seja possível de modo eficiente um posicionamento e uma orientação do con-junto de assento para sanitário.
[021]O dispositivo de montagem compreende no caso, de preferência, uma luva de segmento de haste que se estende de modo não girável da fenda de guia da superfície de apoio do segmento de conexão, projetando-se o segmento de haste através da luva de segmento de haste, e podendo girar dentro dela. Como luva de segmento de haste pode ser empregado, por exemplo, um tubo, ou segmento de tubo, metálico. A luva de segmento de haste, por meio de uma configuração ade-quada de uma extremidade longitudinal sua ser não girável em relação à fenda de guia e consequentemente em relação ao segmento de conexão, sendo, no entanto deslocável, podendo, mais exatamente, ser empurrada ao longo da fenda. A extre-midade longitudinal pode, por exemplo, apresentar um formato assimétrico ou alon-gado, de modo que a extremidade longitudinal possa ser disposta na fenda de guia sem poder ser girada dentro dela. A luva de o segmento de haste permite que se guie o segmento de haste em um movimento longitudinal e em um movimento de rotação ao redor do eixo longitudinal.
[022]É preferível se projetar uma parte com entalhes na superfície de apoio do segmento de conexão. A parte com entalhes permite que o segmento de haste e eventualmente também a luva de segmento de haste possa ser deslocada gradual-mente em relação ao segmento de conexão. Além disso, pode ser evitado um movi-mento inadvertido do segmento de haste na posição comprimida.
[023]Além disso, o dispositivo de montagem compreende, de preferência, uma vedação, que é disposta na superfície de apoio do segmento de conexão. Em um estado montado, a vedação se encontra entre o segmento de conexão e o vaso sanitário, mais exatamente a sua borda, e produz a vedação desta área. Deste modo pode ser impedido que umidade e/ou sujeira cheguem a esta região, por exemplo, através da abertura de montagem do vaso sanitário.
[024]O segmento de haste apresenta, de preferência, um eixo longitudinal e a alavanca de atuação é conectada com o segmento de haste de modo não girável, podendo a alavanca de atuação ser irada da posição liberada para a posição com-primida ao redor do eixo longitudinal do segmento de haste. Uma operação da ala-vanca de atuação faz no caso com que o segmento de haste gire, mais exatamente que seja girado, ao redor do seu eixo longitudinal. A alavanca de atuação pode, por-tanto, ser operada de modo eficiente através de um movimento rotativo horizontal. Isto permite ainda que se possa dispor a alavanca de atuação com economia de es-paço e de modo escamoteável. A alavanca pode se encontra, por exemplo, entre o conjunto de assento para sanitário e o vaso sanitário e possa ser pouco vísível ou mesmo invisível. Além disso, uma alavanca de atuação horizontalmente girável des-te tipo permite que o dispositivo de montagem não deva ser desencontrado para trás em relação ao conjunto de assento para sanitário. Tal alavanca de atuação que se desloca horizontalmente e a parte mecânica de compressão pertinente podem tam-bém ser empregadas em modalidades dos dispositivos de montagem, não sendo o segmento de haste deslocável contra o segmento de conexão.
[025]É preferível que o dispositivo de montagem compreenda uma cavilha de articulação ligada de modo não girável com o segmento de haste e uma cavilha deslizante de deslocamento axial na luva de o segmento de haste, sendo a parte de bloqueio disposta na luva de segmento de haste e a cavilha deslizante disposta en-tre a cavilha de articulação e a parte de bloqueio. A cavilha de articulação pode ser girada em relação à cavilha deslizante por uma rotação do segmento de haste mais exatamente por meio da alavanca de atuação. A cavilha deslizante pode por sua vez ser deste modo deslocada ao longo da luva de segmento de haste, afastando-se e aproximando-se da cavilha de articulação. Por meio deste movimento axial da cavi-lha de articulação, a parte de bloqueio pode ser comprimida, mais exatamente colo-cada sob compressão.
[026]Para tal fim podem ser previstos meios adequados na cavilha de articu-lação e na cavilha deslizante, por exemplo, que produzem em um movimento de ro-tação da cavilha de articulação um movimento longitudinal da cavilha deslizante. Neste sentido a cavilha de articulação apresenta, de preferência, uma superfície de contato externa voltada para a cavilha deslizante e a cavilha deslizante apresenta, de preferência, uma superfície de contato interna voltada para a cavilha de articulação, formando a superfície de contato externa da cavilha de articulação e a superfície de contato interna da cavilha deslizante um ângulo agudo idêntico como eixo longitudinal do segmento de haste. A superfície de contato externa e a superfície de contato interna apresentam um ângulo com o eixo longitudinal do segmento de haste que se altera. Além disso, elas podem ser projetadas de modo correspondente em forma de espiral em uma região na direção da periferia da cavilha de articulação e da cavilha deslizante, ou então elas podem ser projetadas correspondentemente em forma de dois ou mais segmentos em espiral em uma região na direção da periferia da cavilha de articulação e da cavilha deslizante. No caso a cavilha de articulação e a cavilha deslizante podem apresentar centralmente respectivamente um furo, de modo que as superfícies de contato sejam projetadas somente em uma região de borda, mais exatamente na região na direção da periferia.
[027]A cavilha de articulação e a cavilha deslizante podem assim se apoiar uma contra a outra nas superfícies de contato interna e externa inclinadas. Neste caso a superfície de contato interna da cavilha deslizante e a superfície de contato externa da cavilha de articulação se apoiam, de preferência, uma contra a outra su-perfície contra superfície na posição liberada do dispositivo de montagem. Se a cavi-lha de articulação e a cavilha deslizante foram girara uma em relação à outra por operação da alavanca de atuação, a cavilha de articulação e a cavilha deslizante são comprimidas afastando-se uma da outra ao longo das superfícies de contato inclinadas. Deste modo a cavilha deslizante se desloca ao longo da luva de segmen-to de haste na direção da parte de bloqueio, sendo a parte de bloqueio comprimida e deformada. A parte de bloqueio pode, por exemplo, formar assim um cordão e au-mentar o seu raio, de modo que ela não pode mais ser deslocada através da abertura para montagem.
[028]É preferível que seja disposto na luva de segmento de haste um espa- çador entre a parte de bloqueio e o segmento de conexão. O espaçador pode garantir que a parte de bloqueio se encontra do outro lado da abertura para montagem do vaso sanitário que o segmento de conexão, quando o dispositivo de montagem é introduzido na abertura para montagem. O espaçador pode, por exemplo, ter pelo menos um comprimento igual à grossura, mais especificamente, espessura da borda do vaso sanitário.
[029]Um outro aspecto da presente invenção se refere a um sanitário dotado com um vaso sanitário, um conjunto de assento para sanitário e um dispositivo de montagem conforme descrito acima para a fixação liberável de modo reversível do conjunto de assento para sanitário ao vaso sanitário. O conjunto de assento para sanitário é ligado de modo estacionário com um segmento de conexão do dispositivo de montagem. O vaso sanitário apresenta uma abertura para montagem, através da qual é introduzido, pelo menos parcialmente, um segmento de haste do dispositivo de montagem disposto no segmento de conexão. Uma parte de bloqueio deformável do dispositivo de montagem, que é disposta a uma distância do segmento de cone-xão no segmento de haste, é disposta de um lado da abertura para montagem do vaso sanitário oposto ao segmento de conexão. Uma alavanca de atuação do dispo-sitivo de montagem é deslocada para uma posição comprimida. A alavanca de atua-ção pode ser deslocado de uma posição comprimida do dispositivo de montagem, em que a parte de bloqueio do dispositivo de montagem é de tal modo deformada, que ela não pode ser introduzida pela abertura para montagem do vaso sanitário, para uma posição liberada do dispositivo de montagem, em que a parte de bloqueio do dispositivo de montagem é tão pouco deformada, que ela pode ser introduzida na abertura para montagem do vaso sanitário e vice-versa. Deste modo a parte de blo-queio do dispositivo de montagem é deformada e o dispositivo de montagem, junta-mente com o conjunto de assento para sanitário, é fixado no vaso sanitário, sendo o segmento de haste do dispositivo de montagem conectado de modo estacionário com o segmento de conexão do dispositivo de montagem e com o vaso sanitário. Com o sanitário de acordo com a presente invenção podem ser obtidos de um modo eficiente, em associação com o dispositivo de montagem, os efeitos e vantagens citados acima.
[030]É preferível que no sanitário a altura entre o vaso sanitário e uma face superior do conjunto de assento para sanitário tenha na posição fechada no máximo 4 cm ou no máximo 3,5 cm. Com a configuração do dispositivo de montagem de acordo com um modo como o acima descrito pode ser obtido para a composição de conjunto de assento para sanitário-dispositivo de montagem uma altura relativamen-te pequena no sanitário. Isto é desejável frequentemente por motivos de conforto ou estéticos. Em muitos casos é desejada, por exemplo, uma construção que não supe-re 3,5 cm de altura.
[031]É preferível que no caso do sanitário, o dispositivo de montagem se en-contre sob o conjunto de assento para sanitário, quando o conjunto de assento para sanitário se encontra em uma posição fechada. Deste modo o dispositivo de monta-gem pode ser protegido e coberto.
[032]É preferível que o sanitário compreenda dois dispositivos de montagem idênticos, que são dispostos lateralmente próximos um do outro. Os dois dispositivos de montagem eventualmente juntamente com outros dispositivos de montagem idên- ticos podem formar deste modo um conjunto de montagem. Com uma multiplicidade de dispositivos de montagem deste tipo mais exatamente com um conjunto de mon-tagem pode ser obtido que o conjunto de assento para sanitário seja fixado de modo suficientemente estável e não ser capaz de empenar.
DESCRIÇÃO SUCINTA DOS DESENHOS
[033]Outras modalidades vantajosas da invenção resultarão da leitura da descrição de modalidades exemplares a seguir com a ajuda do desenho esquemáti-co. A seguir, será descrito, por exemplo, o dispositivo de montagem de acordo com a presente invenção com referência aos desenhos apensos por meio de modalidades exemplares. Neste desenho: - a Figura 1 é uma vista dianteira de uma primeira modalidade exemplar de um dispositivo de montagem de acordo com a presente invenção; - a Figura 2 é uma vista lateral do dispositivo de montagem da Figura 1; - a Figura 3 é uma vista de baixo de um dispositivo de montagem da Figura 1; - a Figura 4 é um conjunto de assento para sanitário empregado sobre um vaso sanitário através do dispositivo de montagem da Figura 1, encontrando-se o dispositivo de montagem em uma posição liberada; - a Figura 5 é uma vista de um conjunto de assento para sanitário emprega-do sobre o vaso sanitário através do dispositivo de montagem da Figura 1, encon-trando-se o dispositivo de montagem em uma posição comprimida; - a Figura 6 é uma vista em um conjunto de assento para sanitário empre-gado sobre um vaso sanitário através de uma segunda modalidade exemplar de um dispositivo de montagem de acordo com a presente invenção, encontrando-se o dis-positivo de montagem em uma posição liberada; - a Figura 7 é uma vista de um conjunto de assento para sanitário emprega-da sobre o vaso sanitário através do dispositivo de montagem da Figura 6, encon- trando-se o dispositivo de montagem em uma posição comprimida; - a Figura 8 é uma vista lateral de uma terceira modalidade exemplar de um dispositivo de montagem de acordo com a presente invenção com a alavanca de atuação retraída; - a Figura 9 mostra uma vista lateral do dispositivo de montagem da Figura 8 com a alavanca de atuação saliente; - a Figura 10 é uma vista de cima do dispositivo de montagem da Figura 8 com a alavanca de atuação retraída; e - a Figura 11 é uma vista de cima do dispositivo de montagem da Figura 8 com a alavanca de atuação saliente.
MEIO(S) PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA INVENÇÃO
[034]Determinadas expressões serão empregadas na descrição a seguir para fins práticos e não devem ser consideradas como limitantes. As palavras “à direita”, “à esquerda”, “embaixo” e “em cima” descrevem orientações no desenho ao qual se referem. As expressões “para dentro” e “para fora” indicam direções para um ponto geométrico médio do dispositivo de montagem ou afastando-se dele, assim como os componentes citados propriamente ditos. A terminologia compreende as palavras expressamente citadas acima, derivadas das mesmas e palavras de significado aná-logo.
[035]A Figura 1 mostra uma primeira modalidade exemplar de um dispositivo de montagem 1 de acordo com a presente invenção, que compreende um segmento de conexão 11 metálico, um segmento de haste 12 metálico tendo um eixo longitu-dinal 121 e uma alavanca de atuação 16 metálica. O segmento de conexão 11 apre-senta em uma face superior meios de conexão 112 para a conexão com um conjunto de assento para sanitário e em uma face inferior uma superfície de apoio 111, na qual é projetada uma parte com entalhes 113. Lateralmente a superfície de apoio 111 é limitada por uma borda, sendo disposta dentro da borda, apoiando-se em par- tes da superfície de apoio 111, uma vedação 19 fabricada de material sintético. A borda e a superfície de apoio 111 seguram deste modo a vedação 19.
[036]Verticalmente sob a superfície de apoio 11 é em seguida disposta uma luva de segmento de haste 17 tubular metálica, que é atravessada pelo segmento de haste 12. Sobre a luva de segmento de haste 17 são dispostos uma parte de blo-queio 13 fabricada de um material sintético elasticamente deformável e um espaça- dor 18 fabricado de um material sintético relativamente rígido, encontrando-se o es- paçador 18 entre a parte de bloqueio 13 e a superfície de apoio 111, mais exata-mente a vedação 19. Sob a parte de bloqueio 13 a luva de segmento de haste 17 é dotada com uma fenda de guia 171 vertical. Na fenda de guia 171 engata um cilindro de fixação 152 de uma cavilha deslizante 15, que é disposta se apoiando sobre a luva de segmento de haste 17 sob um lado da parte de bloqueio 13 não voltado para o espaçador 18, mais exatamente contra este lado. A luva de segmento de haste 17 e a cavilha deslizante 15 são ligadas entre si de modo não girável através da fenda de guia 171 e do cilindro de fixação 152, sendo a cavilha deslizante 15 verticalmente deslocável sobre a luva de segmento de haste 17 em todo o comprimento da fenda de guia 171.
[037]Na cavilha deslizante 15 contra a parte de bloqueio 13, contígua à cavi-lha deslizante, mais exatamente sob ela, é disposta, sobre o segmento de haste 12, uma cavilha de articulação 14. A cavilha de articulação 14 apresenta uma parte ros- queada 142, através da qual é aparafusada com o segmento de haste 12 de modo não girável. Na sua face superior a cavilha de articulação 14 apresenta uma superfí-cie de contato externa 141 e a cavilha deslizante 15 apresenta na sua face inferior uma superfície de contato interna 151. A superfície de contato externa 141 e a su-perfície de contato interna 151 são projetadas inclinadas de modo correspondente, de modo que elas definem um ângulo agudo com o eixo longitudinal 121 do segmento de haste 12.
[038] Para a totalidade da descrição que segue serve a seguinte estipulação. Se em uma figura, com a finalidade de clareza do desenho, constarem números de referência, mas no texto da descrição imediatamente pertinente estes não forem ci-tados, será considerada a explicação na descrição das figuras precedentes. Se forem citados, além disso, números de referência no texto da descrição pertinente imediatamente a uma figura, não constando estes números na figura pertinente, consideram-se as figuras precedentes.
[039]Em comparação com a Figura 1, o dispositivo de fixação 1 na Figura 2 é mostrado girado de 90° para a esquerda ao redor do eixo longitudinal 121 do seg-mento de haste 12. Neste caso pode ser observado que a alavanca de atuação 16 é projetada em forma de uma haste de formato alongado que está conectada central-mente no segmento de conexão 11, de modo não girável, com o segmento de haste 12 formando um ângulo reto. O segmento de conexão 11 apresenta um suporte de alavanca 115 em que a alavanca de atuação 16 pode ser girada ao redor do eixo longitudinal 121 do segmento de haste 12. As limitações do suporte de alavanca 115 limitam neste caso o raio de rotação da alavanca de atuação 16 a 180°.
[040]Na Figura 2 o dispositivo de montagem 1 é mostrado de baixo. Neste caso pode ser observado que na superfície de apoio 111 é projetada uma fenda de guia 114, que é atravessada pelo segmento de haste 12. Além disso, uma região superior da luva de segmento de haste 17 engata na fenda de guia 114, sendo esta região superior de tal modo configurada, que a luva de segmento de haste 17 não pode ser girada ao redor do seu eixo longitudinal em relação ao segmento de cone-xão 11. Deste modo a luva de segmento de haste 17 e a cavilha deslizante 15 são conectadas com o segmento de conexão de modo não girável, ao passo que o seg-mento de haste 12 juntamente com a cavilha de articulação 14 e a alavanca de atu-ação 16 pode ser girada ao redor do eixo longitudinal 121 do segmento de haste 12.
[041]A Figura 4 mostra um conjunto de assento para sanitário 3, que é colo- cado sobre um vaso sanitário 2 através de um conjunto de montagem dotado com dois dispositivos de montagem 1. O conjunto de assento 3 compreende um anel de assento 31 e duas dobradiças 32 sendo cada uma delas conectada firmemente respectivamente com uma dos dispositivos de montagem 1. Para tal fim as dobradiças 32 são aparafusadas com um parafuso 33 sobre os meios de conexão 112 do segmento de conexão 12 do dispositivo de montagem 1 correspondente. Os dispositivos de montagem 1 são introduzidos através de duas aberturas de montagem 21 de uma borda traseira do vaso sanitário 2, apoiando-se a superfície de apoio 111 do segmento de conexão 11, mais exatamente a vedação 19, sobre a face superior da borda, e a luva de segmento de haste 17 juntamente com o segmento de haste 12 atravessam a abertura para montagem 21. No interior das aberturas de montagem 21 se encontram respectivamente os espaçadores 18 dos dispositivos de montagem 1, ao passo que as partes de bloqueio 13, as cavilhas deslizantes 15 e as cavilhas de articulação 14 são dispostas sob as aberturas de montagem 21 e consequentemente sob a borda do vaso sanitário 2.
[042]Os dispositivos de montagem 1 são mostrados na Figura 4 em uma po-sição liberada, na qual os segmentos de compressão 13 atravessam as aberturas de montagem 21. A primeira superfície de contato 141 da cavilha de articulação 14 se apoia com a superfície contra a segunda superfície de contato 151 da cavilha desli-zante 15. As alavancas de atuação 16 se encontram nas suas posições articuladas, mais exatamente, giradas para fora máximas. Na posição liberada, o conjunto de assento para sanitário 3 assentado pode ser deslocado ao longo da fenda de guia 114 dos segmentos de conexão 11 dos dispositivos de montagem 1. Deste modo, este conjunto pode ser posicionado e orientado do modo determinado sobre o vaso sanitário 2.
[043]Para a fixação do conjunto de assento para sanitário 3 sobre o vaso sanitário 2, os alavancas de atuação 16 são articuladas de 180° para dentro ao redor do eixo longitudinal 121 dos segmentos de haste 12, conforme mostrado na Figura 5. Deste modo os segmentos de haste 12 propriamente ditos e com eles as cavilhas de articulação são giradas de 180° ao redor do eixo longitudinal 121. Como as cavilhas deslizantes 15 não são giráveis, as primeiras e as segundas superfícies de contato 141, 151 não se apoiam com as suas superfícies mais uma contra a outra, mas contra os seus segmentos mais inferiores e mais superiores, respectivamente. Deste modo, durante o movimento de rotação das cavilhas de articulação 14, as cavilhas deslizantes 15 ainda são comprimidas para cima e as partes de bloqueio 13 são comprimidas entre as cavilhas deslizantes 15 e os espaçadores 18. Durante este processo as partes de bloqueio 13 se deformam de modo tal, que eles não passam mais através das aberturas de montagem 21 do vaso sanitário 2. O conjunto de as-sento para sanitário 3 fica assim firmemente montado sobre o vaso sanitário 2.
[044]Simultaneamente, através do deslocamento, mais exatamente do mo-vimento longitudinal, das cavilhas deslizantes 15 e através da deformação das partes de bloqueio 13 é exercida uma pressão sobre as luvas de segmentos de haste 17 e estas são comprimidas contra os segmentos de conexão 11. Além disso, por meio de partes com entalhes 113 os segmentos de haste 12 não são mais capazes de se deslocar para os segmentos de conexão 11. Deste modo o conjunto de assento para sanitário 3 é fixado na posição orientada e posicionada.
[045]A Figura 6 mostra uma segunda modalidade exemplar de um dispositivo de montagem 10 de acordo com a presente invenção, que compreende um segmento de conexão 110 metálico, um segmento de haste 120 metálico e uma alavanca de atuação 160 metálica. O segmento de conexão 110 apresenta meios de conexão para conexão com um conjunto de assento para sanitário e na sua face inferior uma superfície de apoio 1110. A superfície de apoio 1110 é limitada lateralmente por uma borda, sendo disposta dentro da borda, apoiando-se contra partes da superfície de apoio 1110 uma vedação 190 fabricada de material sintético. A borda e a superfí- cie de apoio 1110 seguram assim a vedação 190.
[046]O segmento de haste 120 atravessa o segmento de conexão 110 e pode ser deslocado axialmente em relação ao segmento de conexão 110. Sob o segmento de conexão 110 é em seguida disposto, perpendicularmente à superfície de apoio 1110, um espaçador 180 em forma de uma luva tubular, que é atravessada pelo segmento de haste 120. No segmento de haste 120 sob o espaçador 180 há um disco 140 fixado de modo estacionário no segmento de haste 120, sendo disposto entre o disco 140 e o espaçador 180 uma parte de bloqueio 130 fabricada de um material sintético elasticamente deformável. A extremidade longitudinal do segmento de haste 120 não voltada para o segmento de conexão 110 é conectada com a ala-vanca de atuação 160 através de um elemento excêntrico 1610.
[047]Um vaso sanitário 20 apresenta na sua borda traseira duas aberturas de montagem 210, que são respectivamente atravessadas por um de dois dispositivos de montagem 10 idênticos. Neste caso os espaçadores 180 se encontram dentro das aberturas de montagem 210. Os segmentos de conexão 110 se apoiam sobre a borda do vaso sanitário 20 e as partes de bloqueio 130 assim como as alavancas de atuação 160 se encontram sobre uma face interna inferior do vaso sanitário 20.
[048]Os dispositivos de montagem 10 se encontram na Figura 6 em uma po-sição liberada, na qual as alavancas de atuação 160 se projetam para fora dos segmentos de haste 120 perpendicularmente. Nesta posição os dispositivos de mon-tagem 10 podem ser extraídos dos furos de montagem 210 e introduzidos neles. Além disso, eles podem ser empurrados sobre a borda.
[049]Conforme mostrado na Figura 7, as alavancas de atuação 160 para a fixação dos dispositivos de montagem 10 são articuladas de 90° para cima para uma posição horizontal. Por meio dos elementos excêntricos 1610, através dos quais as alavancas de atuação 160 são conectadas com os segmentos de haste 120 de mo- do flexível, é exercida uma pressão sobre as partes de bloqueio 130. Deste modo estas últimas são deformadas, de modo que não podem mais passar através das aberturas de montagem 210. Os dispositivos de montagem 10 são deste modo fixa-dos no vaso sanitário 20.
[050]A Figura 8 mostra uma terceira modalidade exemplar de um dispositivo de montagem 100 de acordo com a presente invenção que compreende um seg-mento de conexão 1100 metálico, um segmento de haste 1200 metálico tendo um eixo longitudinal 12100 e uma alavanca de atuação 1600 metálica. O segmento de conexão 1100 apresenta na sua face superior meios de conexão 11200 para a co-nexão com um conjunto de assento para sanitário e em uma face inferior uma super-fície de apoio 11100.
[051]Com o segmento de conexão 1100 é ligada de modo não girável uma alavanca de atuação 1600. A alavanca de atuação 1600 se encontra praticamente na horizontal e na Figura 8 se encontra em um estado retraído. Neste estado ela está totalmente contida no interior do segmento de conexão 1100.
[052]Sob a superfície de apoio 11100 disposta perpendicularmente se en-contra em seguida uma luva de segmento de haste 1700 em forma de um tubo me-tálico, que é atravessado pelo segmento de haste 1200. Sobre a luva de segmento de haste 1700 são empurrados uma parte de bloqueio 1300 fabricada de um material sintético elasticamente deformável e um espaçador 1800 em duas partes fabricado de um material sintético relativamente rígido, encontrando-se o espaçador 1800 entre a parte de bloqueio 1300 e a superfície de apoio 11100. Sob a parte de bloqueio 1300 a luva de segmento de haste 1700 é dotada com uma fenda de guia 17100 vertical. Na fenda de guia 17100 engata um cilindro de fixação 15200 de uma cavilha deslizante 1500, que é disposta contra a parte de bloqueio 1300 apoiando-se sobre a luva de segmento de haste 1700 sob, mais exatamente contra, um lado da parte de bloqueio 1300 não voltada para o espaçador 1800. Através da fenda de guia 17100 e do cilindro de fixação 15200 a luva de segmento de haste 1700 e a cavilha deslizante 1500 são conectadas entre si de modo não girável, podendo a cavilha deslizante 1500 ser verticalmente deslocada sobre a luva de segmento de haste 1700 em todo o comprimento da fenda de guia 17100.
[053]Na cavilha deslizante 1500 contra a parte de bloqueio 1300 contígua à cavilha deslizante 1500, mais exatamente sob a cavilha deslizante 1500, é disposta sobre o segmento de haste 1200 uma cavilha de articulação 1400. A cavilha de arti-culação 1400 apresenta uma parte rosqueada 14200 através da qual ela é aparafu-sada, de modo não girável, com o segmento de haste 1200. Na sua face superior, a cavilha de articulação 1400 apresenta uma superfície de contato externa 14100 e a cavilha deslizante 1500 apresenta na sua face inferior uma superfície de contato in-terna 15100. A superfície de contato externa 14100 e a superfície de contato interna 15100 são inclinadas de modo correspondente e são configuradas curvadas, de mo-do que elas formem em grande trecho um ângulo agudo com o eixo longitudinal 12100 do segmento de haste 1200.
[054]Em comparação com a Figura 8 o dispositivo de fixação 100 na Figura 9 é mostrado com a alavanca de atuação 1600 no estado saliente. Neste estado a alavanca de atuação 1600 é extraída do segmento de conexão 1100 horizontalmente para a esquerda. Deste modo, ela é acessível de fora do segmento de conexão 1100 e pode ser atuada de modo simples. Pode ainda ser observado que a alavanca de atuação 1600 é projetada em forma de haste e forma um ângulo reto com o segmento de haste 1200. O segmento de conexão 1100 apresenta um suporte de alavanca 11500 no qual a alavanca de atuação 1600 pode ser introduzida horizontalmente.
[055]Na Figura 10 é mostrado o dispositivo de montagem 100 de cima. Neste caso pode ser observado que a alavanca de atuação 1600 apresenta uma fenda vertical central, que é atravessada por uma cavilha do suporte de alavanca 11500. A cavilha do suporte de alavanca 11500 se estende centralmente no segmento de co-nexão 1100. Além disso, o suporte de alavanca 11500 apresenta um sulco de guia, que acolhe a alavanca de atuação 1600 e a sustenta lateralmente.
[056]Conforme mostrado na Figura 11, a alavanca de atuação 1600 pode ser radialmente extraída para a esquerda ao longo do sulco de guia, até a extremidade da fenda vertical esbarrar na cavilha do suporte de alavanca 11500. A fenda da ala-vanca de atuação 1600, juntamente com a cavilha do suporte de alavanca 11500, limitam o movimento radial da alavanca de atuação 1600. Conforme pode ser obser-vado na Figura 11, a alavanca de atuação 1600 pode ser extraída tanto para a es-querda como também, de modo análogo, para a direita.
[057]O sulco de guia do suporte de alavanca 11500 absorve um movimento de rotação ou um movimento tangencial da alavanca de atuação 1600 e transfere o movimento de rotação para o segmento de haste 1200. Deste modo o segmento de haste 1200 pode ser girado através de uma rotação da alavanca de atuação 1600 e o dispositivo de montagem 100 pode ser assim levado de uma posição comprimida para uma posição liberada e vice-versa. Devido à capacidade que a alavanca de atuação 1600 tem de ser retraída e extraída, esta pode, conforme a necessidade, ser extraída para se atuar o dispositivo de montagem 100, e caso contrário ficar guardada dentro do segmento de conexão 1100. Deste modo não se salienta do segmento de conexão nenhum componente que possa estorvar, quando não for necessária nenhuma atuação do dispositivo de montagem 100.
[058]Embora a presente invenção tenha sido apresentada por meio de figu-ras e da descrição pertinente e tenha sido descrita detalhadamente, esta apresenta-ção e esta descrição detalhada, tem um cunho ilustrativo e exemplar e não limitam em nada a presente invenção. É evidente que os versados na técnica podem intro-duzir alterações e variações sem que seja ultrapassado o âmbito das reivindicações que seguem. A presente invenção compreende também modalidades com qualquer combinação de características, que são citadas ou mostradas anteriormente ou a seguir em modalidades diversas. Ela compreende ainda características individuais nas figuras, mesmo se ali tenham sido mostradas em conexão com outras caracte-rísticas e/ou não sejam citadas anterior ou posteriormente. Podem também ser ex-cluídas do objeto da invenção ou dos objetos divulgados as alternativas, descritas nas figuras e na descrição, de modalidades e alternativas individuais das caracterís-ticas. A presente invenção compreende modalidades que compreendem exclusiva-mente as características descritas nas reivindicações ou nas modalidades exempla-res assim com aquelas que compreendem outras características adicionais.
[059]Além disso, a expressão “compreender” e seus derivados não exclui outros elementos ou etapas. Tampouco exclui o artigo indeterminado “um” ou “uma” e seus derivados a sua forma no plural. As funções de muitas características apre-sentadas nas reivindicações podem ser desempenhadas por uma unidade ou por uma etapa. As expressões ”essencialmente”, “aproximadamente”, “mais ou menos” e semelhantes em conexão com uma qualidade ou com um valor definem, por exem-plo, também exatamente a qualidade ou exatamente o valor. As expressões “apro-ximadamente” e “mais ou menos” em associação com um valor numérico dado ou uma faixa de valores numéricos dados pode se referir a um valor ou faixa de valores que se encontra dentro de 20%, dentro de 10%, dentro de 5% ou dentro de 2% do valor dado ou da faixa dada. Todos os números de referência nas reivindicações não devem ser subentendidos como limitando o âmbito das reivindicações.

Claims (15)

1. Dispositivo de montagem (1; 10; 100) para fixação liberável de modo re-versível de um conjunto de assento para sanitário (3) em um vaso sanitário (2; 20), compreendendo: um segmento de conexão (11; 110) que é conectável de modo estacionário com o conjunto de assento para sanitário (3), um segmento de haste (12; 120; 1200) que é disposto no segmento de co-nexão (11; 110; 1100) e que é introduzível pelo menos parcialmente através de uma abertura de montagem (21; 210) do vaso sanitário (2; 20), uma parte de bloqueio deformável (13, 130; 1300) que é disposta espaçada do segmento de conexão (11; 110; 1100) no segmento de haste (12, 120, 1200), em que o segmento de conexão (11; 110; 1100) e a parte de bloqueio (13; 130; 1300) podem ser dispostos em lados opostos da abertura para montagem (21; 210) do vaso sanitário (2; 20), quando o segmento de haste (12; 120; 1200) foi introduzido pelo menos parcialmente através da abertura para montagem (21; 210) do vaso sanitário (2; 20), um espaçador (18; 180; 1800) disposto no segmento de haste (12; 120; 1200) e configurado para se estender através da abertura de montagem (21; 210) do vaso sanitário (2; 20), em que o espaçador (18; 180; 1800) tem um comprimento configurado para ser substancialmente igual a uma profundidade da abertura de montagem (21; 210) do vaso sanitário (2; 20), e em que uma extremidade superior do espaçador (18; 180; 1800) contata o segmento de conexão (11; 110; 1100), e a extremidade inferior do espaçador (18; 180; 1800) contata a parte de bloqueio (13; 130; 1300), e uma alavanca de atuação (16; 160; 1600) conectada ao segmento de haste (12; 120; 1200) que é móvel de uma posição de compressão do dispositivo de mon-tagem (1; 10; 100), na qual a parte de bloqueio (13; 130; 1300) é comprimida a partir de baixo de modo a ser deformada de tal maneira que ela não pode ser introduzida através da abertura para montagem (21; 210) do vaso sanitário (2; 20), para uma posição liberada do dispositivo de montagem (1; 10; 100), na qual a parte de bloqueio (13; 130; 1300) é tão pouco deformada que ela é introduzível através da abertura de montagem (21; 210) do vaso sanitário (2; 20) e então movida de volta, CARACTERIZADO pelo fato de que: o segmento de haste (12; 120; 1200) é conectado ao segmento de conexão (11; 110; 1100) na posição comprimida em um modo estacionário e na posição libe-rada em um modo deslocável em relação ao segmento de conexão (11; 110; 1100), e em que o segmento de haste (12; 120; 1200) se projeta do segmento de co-nexão (11; 110; 1100) em um ângulo predefinido na posição comprimida e na posi-ção liberada.
2. Dispositivo de montagem (1; 10; 100), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o segmento de conexão (11; 110; 1100) com-preende uma superfície de apoio (111; 1110; 11100) essencialmente plana tendo uma fenda de guia (114), sendo que o segmento de haste (12; 120; 1200) atravessa a superfície de apoio (111; 1110; 11100) através da fenda de guia (114).
3. Dispositivo de montagem (1; 10; 100), de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende uma luva de segmento de haste (17; 1700) que se estende de um modo não girável a partir da fenda de guia (114) da superfície de apoio (111; 1110; 11100) do segmento de conexão (11; 110; 1100), sendo que o segmento de haste (12, 120; 1200) atravessa a luva de segmento de haste (17; 1700) e é girável em seu interior.
4. Dispositivo de montagem (1; 10; 100), de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende uma cavilha de articulação (14; 1400) conectada de um modo não girável com o segmento de haste (12; 120; 1200) e uma cavilha deslizante (15; 1500) que é conectada de um modo não girável com a luva de segmento de haste (17; 1700) e móvel axialmente na luva de segmento de haste (17; 1700), sendo que a parte de bloqueio (13; 130; 1300) é disposta na luva de segmento de haste (17; 1700) e a cavilha deslizante (15; 1500) é disposta entre a cavilha de articulação (14; 1400) e a parte de bloqueio (13; 130; 1300).
5. Dispositivo de montagem (1; 10; 100), de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que a cavilha de articulação (14; 1400) tem uma superfície de contato externa (141; 14100) voltada para a cavilha deslizante (15; 1500) e a cavilha deslizante (15; 1500) tem uma superfície de contato interna (151; 15100) voltada para a cavilha de articulação (14; 1400), sendo que a superfície de contato externa (141; 14100) da cavilha de articulação (14; 1400) e a superfície de contato interna (151; 15100) da cavilha deslizante (15; 1500) se encontram formando um ângulo agudo idêntico com o eixo longitudinal (121; 12100) do segmento de haste (12; 120; 1200).
6. Dispositivo de montagem (1; 10; 100), de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que a superfície de contato interna (151; 15100) da cavilha deslizante (15; 1500) e a superfície de contato externa (141; 14100) da cavi-lha de articulação (14; 1400) se apoiam uma contra a outra na posição liberada do dispositivo de montagem (1; 10; 100).
7. Dispositivo de montagem (1; 10; 100), de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que uma parte com entalhes (113) é formada na superfície de apoio (111; 1110; 11100) do segmento de conexão (11; 110; 1100).
8. Dispositivo de montagem (1; 10; 100), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende uma vedação (19; 190) que é dis-posta na superfície de apoio (111; 1110; 11100) do segmento de conexão (11; 110; 1100).
9. Dispositivo de montagem (1; 10; 100), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o segmento de haste (12; 120; 1200) tem um eixo longitudinal (121; 12100) e a alavanca de atuação (16; 160; 1600) é conectada de modo não girável com o segmento de haste (12; 120; 1200), sendo que a alavan-ca de atuação (16; 160; 1600) é girável da posição liberada para a posição de com-pressão e vice-versa ao redor do eixo longitudinal (121; 12100) do segmento de has-te (12; 120; 1200).
10. Dispositivo de montagem (1; 10; 100), de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende uma cavilha de articulação (14; 1400) conectada de modo não girável com o segmento de haste (12; 120; 1200) e uma cavilha deslizante (15; 1500) que é conectada de modo não girável com a luva de segmento de haste (17; 1700) e deslocável axialmente na luva de segmento de haste (17; 1700), em que a parte de bloqueio (13; 130; 1300) é disposta sobre a luva de segmento de haste (17; 1700) e a cavilha deslizante (15; 1500) é disposta entre a cavilha de articulação (14; 1400) e a parte de bloqueio (13; 130; 1300).
11. Sanitário, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um vaso sanitário (2; 20) compreendendo pelo menos uma abertura de mon-tagem (21; 210); um conjunto de assento para sanitário (3); e um dispositivo de montagem (1; 10; 100) conforme definido na reivindicação 1; em que o dispositivo de montagem (1; 10; 100) conecta o conjunto de assen-to para sanitário (3) ao vaso sanitário (2; 20) por meio da abertura de montagem (21; 210).
12. Sanitário, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fa-to de que uma altura entre o vaso sanitário (2; 20) e um lado superior do conjunto de assento para sanitário (3) tem, em uma posição fechada, no máximo 4 cm ou no mí-nimo 3,5 cm.
13. Sanitário, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fa-to de que o dispositivo de montagem (1; 10; 100) se encontra abaixo do conjunto de assento para sanitário (3), quando o conjunto de assento para sanitário (3) se en-contra na posição fechada.
14. Sanitário, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fa-to de que o dispositivo de montagem (1; 10; 100) se encontra abaixo do conjunto de assento para sanitário (3) quando o conjunto de assento para sanitário (3) se encon-tra na posição fechada.
15. Sanitário, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fa-to de que compreende dois dispositivos de montagem idênticos (1; 10; 100) que são dispostos lateralmente adjacentes um ao outro.
BR112017000124-1A 2014-07-04 2015-07-02 Dispositivo de montagem e sanitário BR112017000124B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP14175761 2014-07-04
EP14175761.7 2014-07-04
PCT/EP2015/065122 WO2016001371A1 (de) 2014-07-04 2015-07-02 Montagevorrichtung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017000124A2 BR112017000124A2 (pt) 2017-11-07
BR112017000124B1 true BR112017000124B1 (pt) 2022-02-01

Family

ID=51063323

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112017000124-1A BR112017000124B1 (pt) 2014-07-04 2015-07-02 Dispositivo de montagem e sanitário

Country Status (10)

Country Link
US (1) US10342399B2 (pt)
EP (1) EP3164041B1 (pt)
JP (1) JP6731859B2 (pt)
BR (1) BR112017000124B1 (pt)
ES (1) ES2932531T3 (pt)
HR (1) HRP20221457T1 (pt)
PL (1) PL3164041T3 (pt)
PT (1) PT3164041T (pt)
RU (1) RU2687786C2 (pt)
WO (1) WO2016001371A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111194383A (zh) * 2017-07-11 2020-05-22 卡塞利有限公司 固定装置
AU2018300211B2 (en) * 2017-07-11 2023-09-28 Kass Bathroom Products Limited Engagement apparatus
DE202017105664U1 (de) 2017-09-19 2018-12-20 Neoperl Ag Befestigungsvorrichtung zum Befestigen eines WC-Sitzes sowie WC-Sitzgarnitur
DE102017121682B4 (de) 2017-09-19 2020-11-19 Neoperl Ag Befestigungsvorrichtung zum Befestigen eines WC-Sitzes sowie WC-Sitzgarnitur
DE102019132130A1 (de) * 2019-11-27 2021-05-27 Duravit Aktiengesellschaft Gelenkanordnung zur schwenkbaren Lagerung eines Deckels, eines Sitzes oder einer Sitz-Deckel-Garnitur an einem keramischen Sanitärgegenstand

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1248399A (en) * 1968-05-01 1971-09-29 Ideal Standard Improvements in or relating to seat fixing devices for water-closet pans
US4820096A (en) 1987-09-14 1989-04-11 Dal-Tex Specialty & Mfg. Co. Nut apparatus
US4878255A (en) * 1987-12-14 1989-11-07 Kohler Co. Adjustable hinge assembly
NL9002210A (nl) * 1990-10-11 1992-05-06 Koninkl Sphinx Nv Inrichting voor het bevestigen van een zitting op een toiletpot.
DE4419469A1 (de) * 1994-06-04 1995-12-14 Norbert Noetzold Schnellwechselsystem um einen WC-Sitz/Deckel oder andere Deckel/Abdeckungen miteinander drehbar zu verbinden und eine schnelle Austauschbarkeit zu gewährleisten
JP3319566B2 (ja) * 1995-03-31 2002-09-03 株式会社イナックス 連結用クリップ
IT1290103B1 (it) * 1997-03-17 1998-10-19 S I A P S R L Dispositivo di connessione di un sedile e coprisedile ad un water
JP2007232156A (ja) * 2006-03-03 2007-09-13 Inax Corp 締結装置及び洋風水洗式便器
US8656522B2 (en) * 2008-11-26 2014-02-25 Michael R. Leibfried Toilet and toilet seat mounting system
EP2640904B1 (en) * 2011-03-11 2016-11-30 Bemis Manufacturing Company Toilet seat hinge assembly
CH705265A2 (de) * 2011-07-05 2013-01-15 Maria Ayer Toilettendeckel-Garnitur.
US9307877B2 (en) * 2013-03-13 2016-04-12 Toilet Titan, Inc. Toilet seat locking assembly and method

Also Published As

Publication number Publication date
PT3164041T (pt) 2022-12-13
EP3164041B1 (de) 2022-09-07
WO2016001371A1 (de) 2016-01-07
RU2017103640A3 (pt) 2018-10-29
RU2017103640A (ru) 2018-08-06
JP2017521155A (ja) 2017-08-03
HRP20221457T1 (hr) 2023-01-20
US20170231443A1 (en) 2017-08-17
EP3164041A1 (de) 2017-05-10
PL3164041T3 (pl) 2023-02-13
ES2932531T3 (es) 2023-01-20
JP6731859B2 (ja) 2020-07-29
BR112017000124A2 (pt) 2017-11-07
RU2687786C2 (ru) 2019-05-16
US10342399B2 (en) 2019-07-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112017000124B1 (pt) Dispositivo de montagem e sanitário
JP3844946B2 (ja) レッグレスト
ES1088504U (es) Conjunto de puerta
ES2675223T3 (es) Dispositivo para el montaje y desmontaje rápido de la superficie lateral externa de una tapa de inodoro y método de realización del mismo
KR20090083009A (ko) 자동 차단막을 갖는 소변기 및 그 자동 차단 방법
CN108697282A (zh) 可自动升起的马桶座
ES2358809T3 (es) Accesorio de entrada y rebosadero para bañeras.
CN2899543Y (zh) 自动伞的开收伞装置
EP3017131B1 (en) Cushioned coupling hinge
JP6264612B2 (ja) ブラシ
KR101054921B1 (ko) 비데 시트 및 시트커버의 결합장치
US10119261B2 (en) Adjustable hinge fasteners for use with a bidet washing apparatus
KR101696145B1 (ko) 장식회전부가 마련된 세면대용 배수구 개폐장치
CN201431117Y (zh) 马桶刷帚座
JP4306400B2 (ja) 肘掛け回動機構
KR200484487Y1 (ko) 위생 변기 커버
KR200349292Y1 (ko) 양변기의 절수용 레버 장치
ES2681842T3 (es) Deslizado secuencial de efectos del hogar
CN110680223A (zh) 一种便于折叠收纳的移动式马桶
EP3260609A1 (de) Betätigungsvorrichtung für einen unterputzspülkasten
PT11327U (pt) Fechadura para uma porta interior
PT1098058E (pt) Guarnição para portas, janelas e similares
USD928929S1 (en) Airplane lavatory unit
BR202017027096U2 (pt) Disposição construtiva aplicada a dispositivo para levantamento de tampas
US260967A (en) Slop safe for water closets

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/07/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.