BR112016005708B1 - Carcaça de um aparelho elétrico ou eletrônico do tipo médico - Google Patents

Carcaça de um aparelho elétrico ou eletrônico do tipo médico Download PDF

Info

Publication number
BR112016005708B1
BR112016005708B1 BR112016005708-2A BR112016005708A BR112016005708B1 BR 112016005708 B1 BR112016005708 B1 BR 112016005708B1 BR 112016005708 A BR112016005708 A BR 112016005708A BR 112016005708 B1 BR112016005708 B1 BR 112016005708B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
housing
access cover
latch
slide piece
base plate
Prior art date
Application number
BR112016005708-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112016005708A2 (pt
Inventor
Rudolf Zepf
Rolf SCHNEKENBURGER
Ralf Krause
Joachim Guba
Original Assignee
Aesculap Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Aesculap Ag filed Critical Aesculap Ag
Publication of BR112016005708A2 publication Critical patent/BR112016005708A2/pt
Publication of BR112016005708B1 publication Critical patent/BR112016005708B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05KPRINTED CIRCUITS; CASINGS OR CONSTRUCTIONAL DETAILS OF ELECTRIC APPARATUS; MANUFACTURE OF ASSEMBLAGES OF ELECTRICAL COMPONENTS
    • H05K5/00Casings, cabinets or drawers for electric apparatus
    • H05K5/02Details
    • H05K5/0217Mechanical details of casings
    • H05K5/0221Locks; Latches
    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05KPRINTED CIRCUITS; CASINGS OR CONSTRUCTIONAL DETAILS OF ELECTRIC APPARATUS; MANUFACTURE OF ASSEMBLAGES OF ELECTRICAL COMPONENTS
    • H05K5/00Casings, cabinets or drawers for electric apparatus
    • H05K5/02Details
    • H05K5/03Covers
    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05KPRINTED CIRCUITS; CASINGS OR CONSTRUCTIONAL DETAILS OF ELECTRIC APPARATUS; MANUFACTURE OF ASSEMBLAGES OF ELECTRICAL COMPONENTS
    • H05K9/00Screening of apparatus or components against electric or magnetic fields
    • H05K9/0007Casings
    • H05K9/0009Casings with provisions to reduce EMI leakage through the joining parts

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Microelectronics & Electronic Packaging (AREA)
  • Casings For Electric Apparatus (AREA)
  • Shielding Devices Or Components To Electric Or Magnetic Fields (AREA)
  • Accommodation For Nursing Or Treatment Tables (AREA)

Abstract

carcaça de um aparelho elétrico ou eletrônico preferencialmente de tipo médico com, pelo menos, uma cobertura de acesso, uma tampa de acesso ou uma parte da carcaça semelhante. a divulgação refere-se a uma carcaça para um aparelho elétrico ou eletrônico, preferencialmente, de tipo médico com uma cobertura de acesso, uma tampa de acesso ou uma parte da carcaça semelhante que pode ser fixa na carcaça para fechar ou abrir a carcaça por meio de um mecanismo de travamento que pode ser acionado a partir do lado de fora da carcaça. o mecanismo de travamento compreende pelo menos uma trava que é mantida na carcaça ou na cobertura de acesso/tampa de acesso de modo a ser longitudinalmente deslocável e que é provido com uma rampa (18) e, com isso, um retentor (20) espaçado na direção de deslize, enquanto que na cobertura de acesso/tampa de acesso ou na carcaça é provida com, pelo menos, uma saliência, a qual é configurada e/ou disposta para a definição de dois meios de engate de tal modo que, o meio de engate de acordo com a posição de deslizamento atual da trava alternadamente engrena-se operativamente com o retentor associada para puxar ou com a rampa para empurrá-lo para longe da carcaça.

Description

[0001] A presente invenção refere-se a uma carcaça bloqueável (carcaça de pressão), em particular, de um aparelho médico de acordo com o preâmbulo da reivindicação da patente 1.
Fundamentos da Invenção
[0002] Particularmente na tecnologia médica, mas também no campo da engenharia automotiva ou da construção de aeronaves, existe a necessidade básica para envolver aparelhos elétricos e componentes eletrônicos nas chamadas carcaças de proteção que, por um lado, protegem os aparelhos e componentes contra efeitos externos tais como umidade, sujidade e choques/impactos/vibrações e, por outro lado, impedem de forma eficaz a fuga de ondas eletromagnéticas a partir da carcaça.
[0003] Tais carcaças geralmente compreendem pelo menos uma abertura de montagem que pode ser fechada com uma aba de montagem ou cobertura.
Estado da técnica
[0004] A partir do estado da técnica, carcaças da categoria anteriormente descrita são bem conhecidas. As referidas carcaças consistem de uma placa base que possui quatro paredes laterais aparafusadas ou soldadas na sua extremidade. Uma tampa de carcaça compreende uma armação circunferencial de montagem na extremidade, a qual, quando a tampa é assentada, as paredes laterais engrenam a partir de cima ou a partir de atrás. Por fim, as perfurações de passagem são fornecidas nas paredes laterais bem como na armação circunferencial de montagem, em que podem ser aparafusados, preferencialmente, parafusos de chapas metálicas ou parafusos de metal, a fim de montar, dessa maneira, a tampa nas paredes laterais.
[0005] O problema com essa construção de carcaça comumente conhecida é que mesmo as menores lacunas ou folgas entre as partes individuais da carcaça podem ser suficientes para causar a fuga de ondas eletromagnéticas a partir do interior da carcaça. Além disso, pode ocorrer que partículas de poeira e umidade penetrem essas "lacunas de montagem", o que pode danificar os componentes envolvidos. Este último pode ser impedido, de fato, por meio de vedações correspondentes, mas estes são geralmente feitos de um material plástico (não metálico) e, portanto, são permeáveis às ondas eletromagnéticas.
[0006] Por isso, a fim de proporcionar uma carcaça vedada contra a umidade e a poeira, bem como isolada em termos de ondas eletromagnéticas, os componentes individuais da carcaça devem ser fabricados com elevada precisão e a montagem do mesmo também deve ser operada com grande despesa. É por isso que as partes da carcaça têm que ser providas com arestas de encaixe perimetral macho-fêmea e as perfurações previstas para a conexão rosqueada devem ser definidas com precisão de modo que durante o aparafusamento das partes individuais da carcaça, as posições relativas predefinidas não sejam alteradas. Esta despesa na preparação e na montagem das partes da carcaça resulta em que a carcaça inteira se torne cara e sua manipulação impraticável.
[0007] Breve Descrição da Invenção
[0008] Em face dessa problemática, a tarefa da presente invenção é proporcionar uma carcaça (aparelho-), preferencialmente, para fins médicos, que se distingue por uma montagem simples e de fácil manutenção. Um objetivo é, preferencialmente, o de reduzir o tempo de montagem da carcaça e, consequentemente, de todo o aparelho (elétrico/eletrônico). Um outro objetivo é, preferencialmente, o de configurar a carcaça como uma gaiola de Faraday, a fim de evitar, primeiramente, que uma fuga de ondas/radiações eletromagnéticas a partir do interior da carcaça para o exterior, mas também, em segundo lugar, para evitar que qualquer radiação de interferência externa entre na carcaça de aparelho.
[0009] A tarefa e possivelmente outros objetivos da presente invenção são solucionados por meio de uma carcaça de aparelho (médica) com características da reivindicação 1. As configurações vantajosas são o objeto das reivindicações dependentes.
[0010] A invenção baseia-se na consideração de utilizar os parafusos empregados até então como elementos de conexão destacáveis entre duas partes da carcaça, daqui em diante somente indiretamente como mecanismos de posicionamento para o acionamento de um mecanismo de travamento. Em princípio, tal mecanismo de travamento, de acordo com a invenção, para a conexão de duas partes da carcaça compreende uma tranca ou corrediça com uma indentação/retentor e uma rampa, em que a trava/peça corrediça é montada de forma móvel em uma primeira parte da carcaça, e, preferencialmente, que possa ser acionada a partir de fora por meio de um parafuso de ajuste ou de um outro mecanismo de ajuste como, por exemplo, uma alavanca articulada. Em uma segunda parte da carcaça, um primeiro meio de engate é disposto/configurado para a indentação/retentor e um segundo meio de engate é disposto/configurado para a rampa.
[0011] Ambos meios de engate como também a indentação/retentor de tal maneira são dispostos que, no caso de um movimento de tranca da trava/peça corrediça, a indentação/retentor engrena-se operativamente com o primeiro meio de engate, enquanto que a rampa sai do engate operativo com o segundo meio de engate. Assim, o primeiro meio de engate e, portanto, a parte da carcaça associada é puxada em direção a trava/peça corrediça e, consequentemente, para a parte da carcaça associada. Se em vez disso a trava/peça corrediça é acionada em um movimento de abertura/liberação, o rebaixo/retentor sai do engate operativo com o primeiro meio de engate, enquanto a rampa engrena-se operativamente com o segundo meio de engate. Dessa maneira, o segundo meio de engate e, portanto, a parte da carcaça associada é pressionada para fora da trava/peça corrediça e, portanto, da parte da carcaça associada.
[0012] Em outras palavras, de acordo com um aspecto da presente invenção, é proposta uma carcaça de um aparelho elétrico ou eletrônico, preferencialmente, de tipo médico com uma cobertura de acesso, uma tampa de acesso ou uma parte da carcaça semelhante que pode ser fixa na carcaça para fechar a carcaça ou para abrir a carcaça por meio de um mecanismo de travamento que pode ser acionado a partir do lado de fora da carcaça. O mecanismo de travamento compreende pelo menos uma trava/peça corrediça de modo a ser longitudinalmente deslocável e que é mantida em uma primeira parte da carcaça, nomeadamente, na carcaça ou na cobertura de acesso/tampa de acesso e que é provida com uma rampa e, nesse caso, um rebaixo ou um retentor espaçado na direção de deslize, enquanto que em uma segunda parte da carcaça, nomeadamente na cobertura de acesso/tampa de acesso ou na carcaça, é provida com pelo menos uma saliência, a qual é configurada e/ou disposta para a definição de dois meios de engate de modo que os meios de engate de acordo com a posição de deslize atual da trava/peça corrediça alternadamente engrenam-se operativamente com o retentor associada para puxar a cobertura de acesso/tampa de acesso em direção a carcaça ou com a rampa para pressioná-lo para fora da carcaça.
[0013] Por meio da formação da trava/corrediça com o retentor de retenção, uma enorme força de compressão pode ser aplicada as duas partes da carcaça a serem conectada uma com a outra, puxando as duas partes da carcaça na direção uma da outra. A força de compressão resulta, em parte, sob a forma do retentor, o qual na forma de um gancho cada vez mais engrena a partir de trás aos meios de engate, por exemplo, sob a forma de uma saliência em forma de parafuso e deste modo puxa-se mais e mais, e, por outro lado, a partir do tipo de mecanismo de ajuste para o acionamento da trava/peça corrediça, por exemplo, sob a forma de um parafuso de ajuste. A fim de livrar-se desta enorme força de compressão de novo, o que também provoca um auto-bloqueio do mecanismo de trava, e para desbloquear as duas partes da carcaça pressionadas uma com a outra, é provida a rampa, a qual é pressionada na forma de uma cunha contra o meio de engate associado, por exemplo, também sob a forma de uma saliência em forma de rebite, enquanto ou depois o retentor desbloqueia/desbloqueou o seu meio de engate. Desta forma, ambas as partes da carcaça que, inicialmente, são firmemente conectadas uma com a outra, podem ser separadas uma da outra compulsoriamente.
[0014] Esta construção do mecanismo de trava permite otimizar de tal maneira os pontos de contato das duas partes da carcaça que eles são impermeáveis à radiação eletromagnética. A título de exemplo, pode ser proporcionada uma conexão de encaixe perimetral macho-fêmea entre as duas partes da carcaça, a qual é de tal maneira estruturada que resulta em uma conexão firme por pressão. Uma vez que o mecanismo de trava exerce forças restritivas sobre as duas partes da carcaça tanto na direção de trava quanto na direção de desbloqueio, e, dessa maneira a conexão por pressão pode ser produzida forçosamente, mas também pode ser novamente liberada.
[0015] Preferencialmente, a carcaça de acordo com a invenção compreende uma placa base, um número de paredes laterais, bem como pelo menos uma cobertura de acesso ou uma tampa de acesso, que, como já explicado acima, podem ser encaixadas em conjunto uma com a outra de acordo com o princípio de encaixe perimetral macho-fêmea. Para este fim, pelo menos no interior da carcaça da placa base ao longo da sua extensão pode/podem ser configuradas pelo menos uma ranhura ou várias ranhuras com a respectiva profundidade da ranhura configurada de modo perpendicular ao interior da carcaça para a admissão de encaixe vertical das paredes laterais e, preferencialmente, da cobertura de acesso ou tampa de acesso. Evidentemente, essa(s) ranhura(s) pode/podem ser providas também na cobertura de acesso/tampa de acesso e/ou nas paredes laterais de tal maneira que a carcaça encaixada em conjunto a partir das referidas partes possui a conexão de encaixe perimetral macho- fêmea em todas as arestas longitudinais ou somente nas selecionadas.
[0016] De acordo com um outro aspecto da presente invenção, em pelo menos uma parte ou em partes selecionadas da carcaça, nomeadamente na placa base, nas paredes laterais e/ou na cobertura de acesso/tampa de acesso são moldados na extremidade um número de pivôs guias espaçados em série no respectivo interior da carcaça da parte da carcaça correspondente, os quais são providos para guiar longitudinalmente a trava/peça corrediça. A trava/peça corrediça pode ser fabricada, preferencialmente, a partir de um componente de chapa metálica ou de um componente de metal fundido.
[0017] Preferencialmente, a trava/peça corrediça possui um número de fendas longitudinais de passagem espaçadas em série na direção longitudinal, na qual os pivôs guias são inseridos ou podem ser inseridos de modo a deslizar na direção longitudinal. Isso significa que os pivôs guias juntos com as fendas longitudinais de passagem formam um tipo de guia de corrediça para a trava/peça corrediça. Alternativamente seria também concebível uma guia de rabo de andorinha, uma guia de cortina ou uma guia de corrediça semelhante. É vantajoso se o guia impede o bloqueio involuntário da trava/peça corrediça. No caso de pivôs guias, estes podem ser configurados com roscas internas axiais, nas quais os parafusos de fixação podem ser aparafusados após o assentamento da trava/peça corrediça.
[0018] De acordo com mais um outro aspecto da invenção, um equipamento de acionamento é provido para deslocar longitudinalmente a respectiva trava/peça corrediça de fora da carcaça. Este mecanismo de acionamento pode ser, por exemplo, um parafuso de ajuste, o qual é aparafusado em uma parte da carcaça selecionada, nomeadamente na placa base, nas placas laterais e/ou na cobertura de acesso ou tampa de acesso na direção de deslizamento da trava/peça corrediça associada e é engrenado no lado frontal com a trava/peça corrediça associada a fim de pressionar e puxar este na sua direção longitudinal. Existem também outras formas para o equipamento de acionamento como, por exemplo, uma construção de alavanca articulada, por exemplo.
[0019] Além disso, é vantajoso se pelo menos uma saliência é colocada a disposição por meio de um componente de meio de engate separado, o qual é fixado ou pode ser fixado às partes selecionadas da carcaça, nomeadamente a placa base, as paredes laterais e/ou a cobertura de acesso ou tampa de acesso. Assim, por um lado, a respectiva parte da carcaça, na qual o componente de meio de engate é montado, é por este meio reforçada/endurecida; e por outro lado, o componente de meio de engate pode ser ajustado com precisão durante a sua montagem, a fim de assegurar um bom funcionamento do mecanismo de trava em cooperação com a trava/corrediça associada.
[0020] Preferencialmente, o componente de meio de engate é configurado como um componente de chapa metálico ou um componente de metal fundido e compreende um número de saliências em forma de aba ou em forma de rebite espaçadas longitudinalmente, as quais definem, respectivamente, um ou dois meios de engate para a cooperação com o retentor e/ou a rampa na trava/peça corrediça.
[0021] Descrição das Figuras
[0022] A invenção é explicada em detalhe a seguir com base em um exemplo de modalidade preferível com referência às figuras anexas.
[0023] Figura 1 mostra uma parte de uma carcaça, de preferência, de aparelho médico de acordo com um exemplo de modalidade preferido da invenção.
[0024] Figura 2 mostra um componente de meio de engate para a montagem nas partes da carcaça, de preferência, carcaça de aparelho médico.
[0025] Figura 3 mostra uma corrediça como um elemento de um mecanismo de trava de acordo com o exemplo de modalidade preferido da invenção.
[0026] A carcaça de aparelho ilustrada parcialmente na Fig. 1 compreende uma placa base 1, pelo menos duas placas laterais 2 para serem conectadas à placa base 1 como também uma cobertura não ilustrada em uma seção transversal eventualmente curvada em forma de U que, por conseguinte, configura integralmente em uma única peça duas outras placas laterais como também uma tampa. Como alternativa a isso, é também possível que cada um dos lados da carcaça incluindo a placa e a tampa seja formado respectivamente a partir de um elemento de placa.
[0027] De acordo com a Fig. 1, a placa base 1 compreende, no interior da sua carcaça, uma ou várias ranhuras 4 circunferenciais na extremidade, nas quais as placas laterais 2 podem ser inseridas ou são inseridas de acordo com o princípio de encaixe perimetral macho-fêmea. Ademais, são formadas ao longo das ranhuras 4 um número de soquetes de parafuso ou pivôs 6 com rosca interna espaçados essencialmente uniforme.
[0028] Na Fig. 1, a carcaça ilustrada parcialmente é fornecida com duas placas laterais opostas 2, as quais são inseridas ou pressionadas na posição vertical nas ranhuras 4 já mencionadas acima. Além disso, um assim chamado componente de meio de engate 8, como é mostrado na Fig. 2, é montado (aparafusado/rebitada/soldada etc.) em cada placa lateral 2 na extremidade.
[0029] No presente caso, o componente de meio de engate 8 consiste, neste caso, de um componente de chapa metálica com uma tira de metal de montagem 8a, da qual sobressai essencialmente em ângulos retos um número de aba 8b espaçadas longitudinalmente. Cada aba 8b (ou as selecionadas) compreende um chanfro 8c em forma de cunha em uma extremidade longitudinal (paralela). Cada aba 8b (ou as selecionadas) forma, assim, respectivamente, dois meios de engate A, B, para um mecanismo de trava como será descrito a seguir com base nas Fig. 1 e 3.
[0030] No presente caso, o mecanismo de trava de acordo com a Fig. 3 consiste a partir de uma trava ou uma corrediça 10, a qual é formada por um componente de chapa metálica ou por um componente de metal fundido. Ele compreende uma tira de metal de montagem 12, no qual um número de fendas longitudinais 14 espaçadas longitudinalmente são moldadas de acordo com o número e o intervalo das soquetes de parafusos 6. Ademais, a tira de metal de montagem 12 é dobrada em uma aresta longitudinal para uma barra 16 (90°), em que na sua aresta superior livre é moldado um número de rampas 18 em forma de cunha como também um número de retentores 20 em forma de aba em um intervalo longitudinal. O número e o posicionamento das rampas 18 e dos retentores 20 é de tal maneira selecionado, que para o caso que a corrediça 10 é relativamente movida ao longo do componente de meio de engate 8 em uma primeira direção longitudinal, os retentores 20 engrenam-se a partir detrás e assim introduzem com as abas 8b do componente de meio de engate 8 de frente as respectivas arestas laterais (representam um meio de engate associada) B, enquanto as rampas 20 das abas 8b do componente de meio de engate 8 são espaçadas de frente aos respectivos chanfros laterais (também representam seus meios de engate associada) A. Se a corrediça 10 é movida na direção longitudinal oposta, o retentor 20 sai do engate com as abas 8b do componente de meio de engate 8, ao passo que as rampas 18 entram em engate pressionado para fora com as abas 8b do componente de meio de engate 8. Este processo será explicado em mais detalhe a seguir no contexto da descrição funcional do mecanismo de trava.
[0031] Em uma extremidade longitudinal, a trava/corrediça 10 compreende um chanfro 22 que se estende perpendicularmente à tira de metal de montagem 12, em que um orifício de passagem 24 é formado no chanfro 22, como é ilustrado, particularmente, na Fig. 3. O alinhamento do orifício de passagem 24 corre paralelamente em direção de deslocamento da trava/corrediça 10. Por fim, é indicado que as direções operativas dos retentores 20 e das rampas em forma de cunha 18 são opostas umas à outras. Em outras palavras, enquanto que os retentores 20 facilitam uma engrenagem a partir de trás na direção de deslizamento longitudinal, as rampas 18 inclinam para baixo na direção de deslizamento longitudinal oposta, ou seja, o efeito de cunha ocorre na direção de deslizamento longitudinal oposta.
[0032] A montagem da carcaça de acordo com a invenção, bem como o modo de operação do mecanismo de trava é descrito a seguir com base na Fig. 1.
[0033] De acordo com a Fig. 1, um número de soquetes de parafuso 6 são moldadas nas (ambas) arestas longitudinais opostas da placa base 1. Duas travas/corrediças 10 são montadas na sua respectiva tira de chapa metálica de montagem 12 no soquete de parafuso 6 de modo a poder se deslocar em sentido longitudinal, enquanto passa a soquete de parafuso 6 por meio da fenda longitudinal 14 em uma tira de chapa metálica de montagem 12, em que por fim os parafusos de fixação 26 são aparafusados sobre a soquete de parafuso 6, a qual impede o levantamento da trava/corrediça 10 do soquete de parafuso. Desta forma, as duas travas/corrediças 10 podem ser deslocadas longitudinalmente uma com a outra na placa base 1. As respectivas barras longitudinais 16 com os retentores 20 e as rampas 18 estão situadas sobre o lado longitudinal alinhado para fora de cada trava/corrediça 10 e são essencialmente perpendiculares ao interior da placa base.
[0034] Para o acionamento da trava/corrediça 10, é fornecido, respectivamente, um mecanismo de acionamento. Esse consiste, neste caso, de um parafuso de fixação 28, o qual é aparafusado na placa base 1 na direção longitudinal da trava/corrediça e tem a sua extremidade fixada no respectivo orifício de passagem 24 da trava/corrediça 10 associada de modo a poder girar entretanto é axialmente fixada. Em outras palavras, ao girar o parafuso de fixação 28 na placa base 1, esse é movido na direção longitudinal do parafuso, em que esse movimento é transferido sobre as travas/corrediças 10 acopladas para esse deslizamento longitudinal.
[0035] Em cada placa de lateral 2 é fixada (por meio de aparafusamento, rebitagem, soldadura, etc.), respectivamente, um componente de meio de engate 8 à pelo menos uma aresta longitudinal, neste caso, em duas arestas longitudinais opostas de tal maneira que as suas abas 8b que definem os meios de engate A, B podem ser engajáveis com as rampas 18 e os retentores 20 das corrediças 10 associadas.
[0036] Daqui em diante, para montar a carcaça a partir das referidas partes da carcaça, as duas placas laterais 2 ilustradas são pressionadas, por exemplo, na vertical nas ranhuras 4 moldadas na placa base 1. Em seguida, as duas travas/corrediças 10 são acionadas/deslocadas por meio de parafusos de ajuste 28, de tal maneira que os retentores 20 nela configurada engrena a partir de trás das abas 8b configuradas nos componentes de meio de engate 8 e desta maneira puxa- os contra si. Embora as duas placas laterais 2 sejam apertadas para as ranhuras 4 e mantidas lá de uma maneira quase de auto-travamento com uma força elevada de compressão (aplicada sobre os parafusos de ajuste). Por meio dessa medida, é alcançada uma conexão firme como também impermeável a radiação eletromagnética entre as placas laterais 2 ilustradas e a placa base 1
[0037] A fim de remover uma das placas laterais 2, por exemplo, para o propósito de manutenção nos elementos de aparelhos envolvidos (não ilustrado), o correspondente parafuso de ajuste 28 é rodado no sentido inverso e, consequentemente, a trava/corrediça 10 é empurrada em uma direção em que os retentores 20 saem do engate operativo das abas 8b do componente de meio de engate e, em vez disso, as rampas 18 entram em contato de modo pressionado com as abas 8b. Com isto, de acordo com a forma de cunha das rampas 18, a referida placa lateral 2 é pressionada para fora da ranhura 4 na placa base 1.
[0038] É evidente que, em vez de uma pluralidade de parafusos de ajuste 28 dispostos individualmente para cada trava/corrediça 10, pode ser disposto um parafuso comum para o acionamento de pelo menos duas travas/corrediças 10 paralelas. Também é possível que as travas/corrediças 10 sejam dispostas na placa lateral 2, ao invés de serem dispostas na placa base 1 (e a cobertura de acesso não ilustrada). Por fim, as posições de engate não precisam ser necessariamente formadas por meio de abas ilustradas, mas também podem ser configuradas por meio de tarugos ou pinos, os quais são inseridos no componente de meio de engate.

Claims (8)

1. Carcaça de um aparelho elétrico ou eletrônico de tipo médico, compreendendo pelo menos uma cobertura de acesso, uma tampa de acesso que pode ser fixada à carcaça para fechar a carcaça ou uma abertura da carcaça por meio de um mecanismo de travamento que pode ser acionado a partir do lado de fora da carcaça, o mecanismo de travamento compreende pelo menos uma trava/peça corrediça (10), a qual é mantida na carcaça ou na cobertura de acesso/tampa de acesso, de forma a ser deslocada longitudinalmente e é provida pelo menos uma rampa (18) e pelo menos uma indentação ou um retentor (20), neste caso, espaçado na direção de deslizamento, enquanto que na outra parte, nomeadamente, na cobertura de acesso/tampa de acesso ou na carcaça é provida pelo menos uma saliência (8b), a qual é formada e/ou disposta de tal maneira para a definição de pelo menos dois meios de engate (A, B), de tal maneira que os meios de engate, dependendo da posição atual de deslizamento da trava/peça corrediça (10), alternativamente engrenam-se operativamente ora com o retentor (20) associado, a fim de proporcionar uma introdução da cobertura de acesso/tampa de acesso na carcaça ou com a rampa (18), a fim de proporcionar um afastamento da cobertura de acesso/tampa de acesso em relação à carcaça, em que a carcaça compreende um mecanismo de acionamento para o deslocamento longitudinal da respectiva trava/peça corrediça (10) a partir de fora da carcaça, caracterizada pelo fato de que: tal mecanismo de acionamento é um parafuso de ajuste (28), o qual é aparafusado na placa base (1), nas placas laterais (2) e/ou na cobertura de acesso/tampa de acesso na direção de deslizamento da trava/peça corrediça (10) associada e é engrenado no lado frontal com a trava/peça corrediça (10) associada, a fim de pressionar e puxar a última na sua direção longitudinal.
2. Carcaça, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por uma placa base (1), uma quantidade de paredes laterais (2), bem como por pelo menos uma cobertura de acesso ou tampa de acesso, as quais podem ser encaixadas conjuntamente uma à outra de acordo com o princípio de encaixe perimetral macho-fêmea.
3. Carcaça, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que pelo menos na superfície interior da carcaça da placa base (1), ao longo da sua extensão, é/são configuradas pelo menos uma ou várias ranhuras (4), cujas respectivas profundidades de ranhura são alinhadas perpendicularmente em relação à superfície interior da carcaça para a admissão de encaixe vertical das paredes laterais (2) e da cobertura de acesso/tampa de acesso.
4. Carcaça, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que em pelo menos uma parte ou em partes selecionadas da carcaça, nomeadamente na placa base (1), nas paredes laterais (2) e/ou na cobertura de acesso/tampa de acesso é moldado, na extremidade, um número de pivôs guias espaçados em série (6) na respectiva superfície interior da carcaça da parte de carcaça correspondente, os quais são providos para guiar longitudinalmente a trava/peça corrediça (10).
5. Carcaça, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que a trava/peça corrediça (10) é fabricada a partir de um componente de chapa metálica ou de um componente de metal fundido.
6. Carcaça, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a trava/peça corrediça (10) compreende um número de fendas longitudinais de passagem espaçadas em série (14) na direção longitudinal, e nas quais os pivôs guias (6) são inseridos ou podem ser inseridos de modo a deslizar na direção longitudinal.
7. Carcaça, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que a pelo menos uma saliência (8b) é provida por meio de um componente de meio de engate (8) separado, o qual é fixado ou pode ser fixado às partes selecionadas da carcaça, nomeadamente à placa base (1), às paredes laterais (2) e/ou à cobertura de acesso/tampa de acesso.
8. Carcaça, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o componente de meio de engate (8) feito de componente de chapa metálica compreende um número de saliências (8b) em forma de abas ou de pinos espaçadas longitudinalmente, as quais definem, respectivamente, um ou dois meios de engate (A, B) para o funcionamento conjunto com pelo menos um retentor (20) e/ou pelo menos uma rampa (18) na trava/peça corrediça (10).
BR112016005708-2A 2013-09-19 2014-09-16 Carcaça de um aparelho elétrico ou eletrônico do tipo médico BR112016005708B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE201310110383 DE102013110383A1 (de) 2013-09-19 2013-09-19 Verriegelbares Druckgehäuse
DE102013110383.9 2013-09-19
PCT/EP2014/069672 WO2015040011A1 (de) 2013-09-19 2014-09-16 Verriegelbares druckgehäuse

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112016005708A2 BR112016005708A2 (pt) 2017-08-01
BR112016005708B1 true BR112016005708B1 (pt) 2022-05-10

Family

ID=51582370

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112016005708-2A BR112016005708B1 (pt) 2013-09-19 2014-09-16 Carcaça de um aparelho elétrico ou eletrônico do tipo médico

Country Status (9)

Country Link
US (1) US9661769B2 (pt)
EP (1) EP2880968B1 (pt)
JP (1) JP6514215B2 (pt)
KR (1) KR102309433B1 (pt)
CN (1) CN105557077B (pt)
BR (1) BR112016005708B1 (pt)
DE (1) DE102013110383A1 (pt)
ES (1) ES2578016T3 (pt)
WO (1) WO2015040011A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN112889356B (zh) * 2018-10-29 2023-04-28 京瓷株式会社 电气设备用壳体以及电力控制装置
EP3648558A1 (en) 2018-11-05 2020-05-06 Koninklijke Philips N.V. Housing with internal locking arrangement
BE1026757B1 (de) * 2018-11-07 2020-06-08 Phoenix Contact Gmbh & Co Baugruppe eines Elektronikgeräts mit einem Gerätegehäuse und einer Elektronikbaugruppe
DE102022128816A1 (de) 2022-10-31 2024-05-02 Viessmann Climate Solutions Se Gehäuse

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1101564B (de) * 1955-02-18 1961-03-09 Bbc Brown Boveri & Cie Auszieh- und Eindrueckvorrichtung fuer elektrische Geraete
US3039837A (en) * 1960-01-08 1962-06-19 Hartwell Corp Latching device
DE3602446C2 (de) * 1986-01-28 1994-10-13 Deutsche Aerospace Anordnung zur Verriegelung von Baugruppen
JPS62185441A (ja) * 1986-02-12 1987-08-13 Fujitsu Ltd 蓋ロツク構造
DE4032801C2 (de) * 1990-10-16 1993-10-14 Triumph Adler Ag Steckverbindungsanordnung zur mechanischen und elektrischen Steckverbindung von elektronischen Geräteeinheiten
US5197789A (en) * 1991-12-02 1993-03-30 Lin Chung H Connecting structure for a computer casing
JPH0766305B2 (ja) * 1992-09-16 1995-07-19 インターナショナル・ビジネス・マシーンズ・コーポレイション 情報処理装置
US6053586A (en) * 1997-10-24 2000-04-25 Dell U.S.A., L.P. Computer access panel having a biased cover latching mechanism and method
US6297948B1 (en) * 2000-03-07 2001-10-02 Dell Products, L.P. Panel mounting system
DE10013134A1 (de) * 2000-03-17 2001-09-20 Moeller Gmbh Montagerahmen, Verrastungs- und Entriegelungsvorrichtung, insbesondere für einen Montagerahmen, und modulare speicherprogrammierbare Steuerung
JP4341140B2 (ja) * 2000-03-31 2009-10-07 ミツミ電機株式会社 電子機器
TW479927U (en) * 2001-05-08 2002-03-11 Hon Hai Prec Ind Co Ltd Computer housing with two open doors
US6932447B2 (en) * 2001-12-10 2005-08-23 Hon Hai Precision Ind. Co., Ltd. Computer enclosure with locking bar
DE20310087U1 (de) 2002-09-27 2004-03-18 Moeller Gmbh Gerätekombination
DE10245328C1 (de) * 2002-09-27 2003-11-20 Moeller Gmbh Modulare Steuereinheit
US20040160744A1 (en) * 2003-02-19 2004-08-19 Yi-Cheng Yuan Casing structure for power supply
CN2800351Y (zh) * 2005-05-20 2006-07-26 鸿富锦精密工业(深圳)有限公司 电脑机壳
CN201601914U (zh) * 2009-11-30 2010-10-06 鸿富锦精密工业(深圳)有限公司 防电磁干扰机壳
DE102010049605A1 (de) * 2010-08-23 2012-02-23 Rohde & Schwarz Gmbh & Co. Kg Kastengehäuse und Herstellungsverfahren
CN102402257A (zh) * 2010-09-17 2012-04-04 富泰华工业(深圳)有限公司 机箱

Also Published As

Publication number Publication date
JP2016535938A (ja) 2016-11-17
ES2578016T3 (es) 2016-07-20
JP6514215B2 (ja) 2019-05-15
BR112016005708A2 (pt) 2017-08-01
KR102309433B1 (ko) 2021-10-06
DE102013110383A1 (de) 2015-03-19
CN105557077B (zh) 2019-01-18
KR20160058898A (ko) 2016-05-25
EP2880968A1 (de) 2015-06-10
US9661769B2 (en) 2017-05-23
EP2880968B1 (de) 2016-05-25
CN105557077A (zh) 2016-05-04
US20160295723A1 (en) 2016-10-06
WO2015040011A1 (de) 2015-03-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112016005708B1 (pt) Carcaça de um aparelho elétrico ou eletrônico do tipo médico
JP5656205B2 (ja) 無応力コネクタ位置保証装置
US11114830B2 (en) Networking enclosure assembly with magnetic alignment and interlocking, adaptable to be installed in different locations and positions
CN104411903B (zh) 不使用螺钉而将门锁固定进入家用电器的固定
DE102016100237A1 (de) Speichermediumaufnahmevorrichtung, Industriecomputer und Verfahren
BR112012024363B1 (pt) elemento tampão e conector tampão
ES2471875T3 (es) Disposición de pestillo para un cuerpo de cerradura
JP2016535938A5 (pt)
US9356381B2 (en) Protective cover configured to cover a mating interface of an electrical connector
JP6340311B2 (ja) 金属閉鎖形スイッチギヤの換気装置
DE102017009890B4 (de) Lüfterbefestigungsstruktur und Lüfter
DE102009008037A1 (de) Modular aufgebauter Sicherheitsschrank zur Aufnahme von Daten- und/oder computertechnischen Geräten
KR101449870B1 (ko) 레버식 커넥터
DE2515742C3 (de) Gehäuse für ein kontaktloses elektrisches Gerät
CN105916344A (zh) 一种电气柜装置
RU163279U1 (ru) Устройство для крепления универсального контейнера в корпусе ноутбука
US11075506B2 (en) Maintenance latch for switchgear shutter
CN105089391A (zh) 一种防止被撬的插销
DE102010046620A1 (de) Installationsgerät zur Montage auf einer Tragschiene
JP2006265944A (ja) 本体材に対する取付け部片の装着構造
DE102012221115A1 (de) Steckerelement mit Kontaktmodulverrastung
DE102009040150B4 (de) Anordnung zur Befestigung eines Kühlkörpers
DE202014104596U1 (de) Anordnung zum Festlegen eines Laufwerks an einem Computersystem sowie Gehäuse
JP2011119623A (ja) 機器収納キャビネット
DE102014119271A1 (de) Elektrisches Installationsgerät

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/09/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS